quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Em nota, Petrobras desmente jornal O Globo


A Petrobras nega que a Transportadora Gasene, criada em 2005 como Sociedade de Propósito Específico (SPE), seja uma 'empresa de fachada' e informa que se trata de uma integrante de modelo de negócio mundialmente utilizado, de project finance. A estatal petroleira também acrescentou que a existência da Gasene sempre foi informada nos balanços da Petrobras.
O comunicado divulgado pela empresa é uma resposta às matérias do jornal O Globo, publicadas nos dias 4, 5 e 6 de janeiro, e explica que o modelo de negócio constitui em uma empresa com objetivo específico de captar recursos para implantação de um projeto e de individualizar custos, receitas e resultados.
No comunicado, a Petrobras informa que o Santander foi contratado como estruturador do projeto e foi criada a PB Bridge Trust 2005, com sede em Nova Iorque, para ser sócia da Gasene Participações Ltda, com 99,99%. 'Trata-se de uma figura jurídica existente na legislação americana que tem por finalidade gerir um conjunto de bens'. O outro 0,01% era detido por Antonio Carlos Pinto de Azeredo, sócio e administrador da Domínio Assessores, que prestou serviços de contabilidade e administração tributária para a Transportadora Gasene.
A companhia diz que não houve irregularidade no endereço da SPE como o mesmo do escritório da Domínio, já que o presidente era Antônio de Azeredo. 'Não se trata de 'laranja' ou 'empresa de fachada'. Muito pelo contrário, pois tudo estava de acordo com o que prevê a lei das sociedades anônimas', esclareceu a Petrobras, em comunicado distribuído na noite de terça-feira.(Do blog de magno martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário