sábado, 30 de agosto de 2014

Eleições para governador em PE: Paulo (28) X (32) Armando

A nova pesquisa de intenções de voto nas eleições em Pernambuco para governador publicada pelo portal LeiaJá  traz dados novos como a  diminuição da diferença das intenções votos entre Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB).  Segundo dados do levantamento, divulgado neste sábado (30), pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), encomendado pelo Portal LeiaJá, em parceria com o Jornal do Commercio. Os números mostram que Armando permanece na liderança, com 32% da preferência do eleitor, contudo o índice de votos para Câmara chega à casa dos 28%. Se as eleições fossem hoje, o segundo turno estaria garantido e possivelmente com um empate técnico.
No levantamento espontâneo, quando os pesquisadores não mencionam a lista com os postulantes ao Palácio do Campo das Princesas, a diferença entre Armando e Câmara também reduz. O candidato petebista foi preferido por 24% dos pernambucanos, já Câmara teria 22% dos votos.(Do blog de magno martins)

Líderes do PT convocam infantaria para ajudar Dilma

Encontro estava agendado antes da morte de Eduardo Campos (Bruno Campos/Folha de Pernambuco)
Presente na plenária que reuniu integrantes de movimentos sociais de Pernambuco com a militância do PT, nesta sexta-feira (29), no Teatro da Boa Vista, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que o partido está convocando a “infantaria” para ajudar na reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele relatou que o encontro estava agendado antes mesmo da morte do ex-governador Eduardo Campos.
“Eu concordo que no atual momento, dada às condições do fenômeno da Marina (Silva), torna-se mais importante a gente fazer o que a gente chama de infantaria. Ela tem que ser feita na explicação do nosso projeto. A politização do debate a nossa militância sabe fazer. Temos que carregar a bateria para isso. Eu acho que vamos ter um segundo turno duríssimo. Eu creio na vitória de Dilma, mas vai ser suado”, relatou Carvalho.
Sobre a última pesquisa do Datafolha, que coloca Marina Silva ao lado de Dilma com 34% dos votos, Gilberto comentou que esperava um crescimento razoável da socialista. “Eu não esperava que Aécio (Neves – PSDB) caísse tanto”, relatou o ministro, sobre a queda do candidato tucano na corrida eleitoral – o neto de Tancredo Neves está com 15% das intenções de voto.
Ele ainda comentou que o PT não vai criticar Marina. Segundo o petista, isso ficara a cargo de Aécio.
“Não temos porque desconstruí-la. Não estamos desesperados. Quem está desesperado é Aécio. Nós estamos no jogo, ele (Aécio) está ficando fora do jogo. Ele tem que ir para o ataque. Não tem porque nós ficarmos nervosos não. Se você reparar, em muitas campanhas eleitorais, existiam o fenômeno de ondas. Em 2006, existia o fenômeno do Ciro (Gomes – PROS, que concorreu as eleições pelo PSB naquele ano). Mas não acho que a Marina Silva é onda não. Eu acho que é consistente. Ela capta uma opção de sentimento das ruas, não subestimo, mas não precisa ficar demasiadamente preocupado”, explicou.
(do Blog da folha)

Aécio minimiza resultado do Datafolha

Tucano disse que o seu maior desafio é vencer o desconhecimento (Antonio Cruz/Agência Brasil)
O candidato à Presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, minimizou a última pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (29). A amostragem coloca o tucano em terceiro lugar, com 15%, atrás da presidente Dilma Rousseff (PT) e da ex-ministra Marina Silva (PSB), ambas com 34%.
“A pesquisa reflete um momento do já esperado crescimento de Marina Silva.
Nas próximas semanas, vai crescer a atenção e o interesse nas eleições, o que dará oportunidade à população de conhecer os verdadeiros significados de cada candidatura”, disse o tucano, através do seu perfil no Facebook.
Segundo o candidato, o maior desafio é vencer o seu desconhecimento perante o eleitorado. “Por termos o melhor projeto, estamos confiantes na vitória”, frisou.

Pesquisa muda estratégia do PT para virar o jogo



No comando da reeleição da presidente Dilma Rousseff, Aliados petistas dizem que  os resultados da próxima divulgada na sexta-feira levam a uma avaliação para uma mudança mais incisiva na estratégia eleitoral da campanha à reeleição.
Antes a estratégia era continuar investindo no discurso de que muito do resultado obtido até agora por Marina Silva deve-se à comoção gerada com a morte do presidenciável Eduardo Campos e que só nos próximos dias seria possível determinar o tom a ser adotado.

Datafolha confirma: hoje, Marina seria eleita

Pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, apontou empate técnico, no primeiro turno, entre a presidente Dilma Rousseff e a ex-senadora Marina Silva na sucessão presidencial; ambas teriam 34%, contra 15% de Aécio Neves; no entanto, na simulação de segundo turno, Marina venceria, com dez pontos de vantagem (50% a 40%); nesta sexta, ela afirmou ainda que o povo brasileiro já elegeu um acadêmico, um operário e "há de eleger uma professora que veio do seringal da Amazônia"

Barrado: e agora? ele é nova ou velha política?

  Citado pela presidenciável como símbolo da "nova política", o veterano Pedro Simon (PMDB-RS) foi barrado do palco do evento. "Senador é na plateia", disseram a ele. A informação é de Bernardo Mello Franco, hoje na Folha de S.Paulo. 
Já o marketing de Marina exagerou na despolitização nas redes sociais. A campanha pediu, no Facebook, que os eleitores publiquem fotos com o cabelo preso em coque para demonstrar apoio à candidata.
"O penteado usado por Marina é o look preferido de muita gente", diz a publicação do comitê. Alguns eleitores reclamaram. "Cadê as propostas?", questionou a goiana Sara Andrade. A reclamação foi apoiada por outros 200 internautas.(do blog de magno martins)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Filha de Chico Mendes: Marina é ponto de interrogação

247 – Depois de ser confrontada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre) por intitular Chico Mendes, uma de suas referências, de representante da “elite nacional”, Marina Silva passa por outra saia-justa.
A filha de Chico Mendes, Ângela Mendes, crava seu apoio a presidente Dilma Rousseff e diz que Marina é “um enorme ponto de interrogação”.
Leia a declaração feita pelo Facebook:
Ok, alguns amigos me pediram uma posição sobre a candidatura da Marina e a menção que ela fez ao meu pai como sendo ele da “elite”.
Vamos lá, eu respeito e admiro muito a Marina pela sua trajetória de vida, pelo esforço pessoal com que venceu todas as dificuldades impostas à ela como o analfabetismo, doenças e toda espécie de discriminação, até pelo modo com que consegue envolver a todos com seu discurso ecologicamente correto e bem acabado, mas pra mim isso não basta pra governar um Brasil como o de hoje, tenho muitas dúvidas, de todos os tipos, Marina pra mim ainda é um enorme ponto de interrogação, pra começar: desistiu do PT (utopia do passado) quando poderia ter resistido como fazem hoje tantos PTistas históricos mesmo não tendo o mesmo espaço que a elite que tenta dominar o partido, não resistiu à pressão enquanto ministra quem me garante que vai resistir à pressões ainda mais forte se eleita presidente? Com tantas concessões feitas pela cúpula do PSB, aliás todas as concessões possíveis, penso eu que será que tramam as cabeças pensantes desse partido caso consigam eleger Marina? Terá ela realmente liberdade pra governar? Não sei, como será esse mandato em rede, apenas com os melhores? Quem são esses melhores e quais critérios serão utilizados pra escolha desses “melhores”? minhas dúvidas são pra Marina, mas minhas esperanças são pra companheira Dilma, que ela consiga, se eleita, continuar melhorando o Brasil, com uma política que tem problemas mas que não admite dúvidas.
Ah, quanto ao fato do Chico ser da elite, considero que foi apenas uma infeliz comparação, nem precisa de todo esse mimimi.

Lula faz alerta contra o discurso de Marina

247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou em campo, nesta quinta-feira, para confrontar o discurso da chamada "nova política" de Marina Silva, que promete colocar na oposição nomes que representam o Poder Legislativo, como os senadores José Sarney (PMDB-MA) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
"Se alguém quiser votar em alguém que não é político, em primeiro lugar, não acredite quando o cara faz a apologia da não-política. Não acredite. Porque não é possível alguém governar fora da política", disse ele. "Quem for eleito presidente da República vai ter de conversar com o Congresso Nacional e com os partidos políticos. Não está na hora de a gente negar a política."
Lula também pediu votos para a presidente Dilma e para o candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha. "Votar na presidente Dilma para que a gente não deixe o Brasil voltar ao que era antes de 2002. Os mais jovens não sabem o que era o Brasil antes de eu chegar à Presidência. Por favor, perguntem para os seus pais, para os seus avós, para saber que este país era o país do desencanto, era o país em que o ministro da Fazenda, todo final de ano, ia a Washington pedir esmola para fechar o caixa deste país."
Na disputa paulista, Lula pediu um Padilha mais combativo. "Você não tem que ter raiva. Você não tem de demonstrar ódio, mas acho que você tem de ser mais duro com a bandalheira que está acontecendo neste estado", afirmou. Com 5% na última pesquisa Ibope, Padilha ainda está distante de Paulo Skaf, que tem 20%, e do governador Geraldo Alckmin, que lidera, com 50%.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Sindicato de Chico Mendes expõe contradições de Marina Silva

Blog do Esmael - Um texto que circula pelas redes sociais desde ontem (27), data da sua publicação, chama a atenção por expor contradições da candidata à presidência, Marina Silva, em relação a sua origem ambientalista no Acre. O texto é assinado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre), José Alves e pelo assessor jurídico, Waldemir Soares. Chico Mendes foi um dos fundadores desse sindicato em 1975. Ele foi assassinado em 1988 por fazendeiros contrários a sua luta pelos direitos dos trabalhadores extrativistas da floresta.
Como o sindicato não possui página na internet, o Blog do Esmael entrou em contato por telefone com a entidade e em conversa com o presidente José Alves foi verificada a autenticidade do texto que reproduzimos a seguir:
Diante da declaração da candidata à Presidência da República para as próximas eleições, Marina Silva, onde esta coloca o companheiro Chico Mendes junto a representantes da elite nacional, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri (Acre), legítimo representante do legado classista do companheiro Chico, vem a público manifestar-se nos seguintes termos:
Primeiramente, o companheiro Chico foi um sindicalista e não ambientalista, isso o coloca num ponto específico da luta de classes que compreendia a união dos Povos Tradicionais (Extrativistas, Indígenas, Ribeirinhos) contra a expansão pecuária e madeireira e a consequente devastação da Floresta. Essa visão distorcida do Chico Mendes Ambientalista foi levada para o Brasil e a outros países como forma de desqualificar e descaracterizar a classe trabalhadora do campo e fortalecer a temática capitalista ambiental que surgia.
Em segundo, os trabalhadores rurais da base territorial do Sindicato de Xapuri (Acre), não concordam com a atual política ambiental em curso no Brasil idealizada pela candidata Marina Silva enquanto Ministra do Meio Ambiente, refém de um modelo santuarista e de grandes Ong's internacionais. Essa política prejudica a manutenção da cultura tradicional de manejo da floresta e a subsistência, e favorece empresários que, devido ao alto grau de burocratização, conseguem legalmente devastar, enquanto os habitantes das florestas cometem crimes ambientais.
Terceiro, os candidatos que compareceram ao debate estão claramente vinculados com o agronegócio e pouco preocupados com a Reforma Agrária e Conflitos Fundiários que se espalham pelo Brasil, tanto isso é verdade, que o assunto foi tratado de forma superficial. Até o momento, segundo dados da CPT, 23 lideranças camponesas foram assassinadas somente neste ano de 2014. Como também não adentraram na temática do genocídio dos povos indígenas em situação alarmante e de repercussão internacional.
Por fim, os pontos elencados, são os legados do companheiro Chico Mendes: Reforma Agrária que garanta a cultura e produção dos Trabalhadores Tradicionais e a União dos Povos da Floresta.
Xapuri, 27 de agosto de 2014
José Alves – Presidente
Waldemir Soares – Assessor Jurídico

Ministros do STF aumentam próprio salário: R$ 35,9 mil

  Os ministros do Supremo Tribunal Federal(STF) aprovaram em sessão administrativa nesta quinta-feira (28) proposta de aumento dos próprios salários de R$ 29,4 mil para R$ 35,9 mil - alta de 22%. Conforme o Supremo, o reajuste tem a intenção de recompor as perdas inflacionárias no período de 2009 a 2014 com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
saiba mais
A proposta será enviada para o Congresso e o valor poderá ser incluído no Orçamento de 2015, para que o aumento comece a valer em 1º de janeiro. Para valer, o Orçamento precisa ser aprovado por deputados e senadores até o final deste ano.
Pela Constituição, os salários do STF são os mais altos do Poder Público e representam o máximo do que um servidor pode receber mensalmente.
O aumento beneficia toda a classe da magistratura. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ganham 95% do valor recebido pelos ministros do Supremo. Os juízes da segunda instância, ganham 95% do recebido pelos integrantes do STJ. Os juízes de primeira instância ganham 95% dos de segunda instância.
A proposta aprovada nesta quinta prevê aumento de 16,11% em relação ao salário que estará em vigor em janeiro de 2015, de R$ 30.935 - esse aumento já está previsto em lei de 2012. Na prática, no entanto, o valor subirá 22% em relação ao salário recebido atualmente pelos magistrados. (Do Portal G1 Brasília)

Orçamento do governo prevê salário mínimo de R$ 788 em 2015

Aumento previsto para o salário mínimo é de 8,8% na comparação com o atual valor; impacto nas contas públicas será de R$ 22 bilhões


A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou nesta quinta-feira, 28, que o reajuste do salário mínimo a partir de janeiro de 2015 será para R$ 788,06. O aumento será de 8,8% em relação ao valor deste ano, que é de R$ 724. O impacto para as contas públicas no próximo ano, segundo a assessoria da ministra, será de R$ 22 bilhões. Miriam entregou nesta manhã a peça orçamentária ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Quando foi citar o novo valor previsto para o salário mínimo, de R$ 788,06, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, se equivocou e acrescentou a palavra "mil" ao final. Os jornalistas que acompanham a coletiva de imprensa corrigiram e aplaudiram Mantega, que brincou com o seu erro: "Tem muito jornalista que ganha salário mínimo, não é".
O reajuste do salário mínimo tem como base a regra atual, que calcula o valor a partir da variação da inflação do ano anterior, além do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.
A ministra disse que a proposta orçamentária terá como eixo saúde, educação, combate à pobreza e investimentos em infraestrutura. Segundo ela, o presidente do Senado comprometeu-se a aprovar a proposta orçamentária até o final do ano, dentro do prazo legal.
Os ministérios de Dilma Rousseff que terão o maior aumento na previsão de despesas para o ano de 2015, segundo o projeto de orçamento, são os da Saúde, Educação e Cidades. A pasta da Saúde terá R$ 91,4 bilhões para gastar no ano que vem, uma alta de R$ 8,2 bilhões em relação a este ano. O ministério da Educação poderá gastar R$ 46,7 bilhões em 2015, uma alta de R$ 4,4 bilhões ante 2014. A pasta das Cidades terá um orçamento de R$ 26,3 bilhões no ano que vem, uma elevação de R$ 3,4 bilhões em relação a 2014.(Estadão)

Governador participa de feira internacional do setor eólico, que tem o Porto de Suape entre os destaques



O governador João Lyra Neto visitou, na tarde desta quarta-feira (27/08), a feira Brazil Wind Power 2014, que ocorre no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O chefe do Executivo pernambucano com executivos e empresários do setor, além da presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Melo. João Lyra Neto também visitou os estandes da LM Wind Power - empresa produtora de pás eólicas que inaugurou sua fábrica em Pernambuco em outubro do ano passado - e do Complexo Industrial Portuário de Suape, que pela terceira vez marca presença como um dos destaques do evento.

"Essa é maior feira do setor na América Latina, e o Porto de Suape mais uma vez se faz presente com destaque. O nosso porto já abriga quatro indústrias do setor eólico, com investimentos de quase R$ 500 milhões e que geram aproximadamente dois mil empregos diretos, e temos certeza que novos interessados se instalarão em breve em Pernambuco", pontuou o governador, acompanhado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do Porto de Suape, Márcio Stefanni.

No estande de 64 metros quadrados de Suape na feira, os executivos e empresários do ramo eólico recebem informações da localização central do Complexo em relação às áreas com grande potencial de ventos, como os estados da Bahia, do Rio Grande do Norte, do Ceará e de Pernambuco. Há também o benefício da infraestrutura de transporte das peças de grande porte do setor (como pás, torres, turbinas e flanges - espécie de aneis conectores da torre com o aerogerador) ligando as vias internas do complexo ao porto e às principais rodovias da Região Nordeste. Suape é, ainda, o primeiro porto brasileiro integrante da ABEEólica. O setor eólico no Brasil conta hoje com 181 usinas instaladas, que juntas têm capacidade de gerar 4,5 gigawatts (GW) médios de energia limpa.

Situado a 50 quilômetros do Recife, Suape possui 105 empresas em operação, divididas em dez polos – sendo o eólico o mais recente deles –, responsáveis por 25 mil postos de trabalho. Com o detalhamento das vantagens, a administração de Suape espera atrair novos negócios para Pernambuco. "No último mês, iniciamos a consolidação do nosso polo eólico, com a terraplenagem da Iraeta, fábrica do grupo espanhol Gonvarri voltada para a produção de flanges. Assim, dentro em breve, ocorrerá em Suape a montagem completa dos equipamentos eólicos, com torre, pás, aerogerador e flanges. Queremos atrair mais indústrias, por isso estamos na Brazil Wind Power, feira onde são apresentadas as últimas políticas na área, os avanços tecnológicos e as estratégias do setor no nosso País", afirmou Márcio Stefanni.

Além da Iraeta, fábrica de 5,5 mil metros quadrados, investimento de R$ 70 milhões e operação prevista para 2015, Suape abriga a fábrica de aerogeradores argentina Impsa, que produz 500 turbinas por ano e foi a primeira a operar no Complexo, no ano de 2008. Também ligada ao grupo Gonvarri, a Gestamp começou a produzir em 2010, fabricando atualmente 500 torres eólicas por ano. Em 2013, a LM Wind Power, empresa produtora de pás eólicas, de capital brasileiro e dinamarquês, iniciou suas atividades no Complexo.

Em sua quinta edição, a Brazil Wind Power possui cerca de 200 expositores e mais de dois mil participantes de diversos locais do País e do exterior. A feira teve início na terça-feira (26/08) e segue até esta quinta-feira (28/08).

CNT/MDA sugere que Ibope manipulou pesquisa

EDUARDO GUIMARÃES
O Ibope pode ter minimizado a (má) situação de Aécio Neves no primeiro turno e maximizado a (má) situação de Dilma Rousseff em eventual segundo turno contra Marina Silva
Surpreenderam as manchetes que afirmaram que a mais recente pesquisa feita pelo instituto MDA para a Confederação Nacional dos Transportes teria "confirmado" a pesquisa Ibope. Apesar de as duas pesquisas mostrarem a mesma tendência, não mostraram a mesma coisa.
Contudo, devido à separação cronológica entre as duas pesquisas supracitadas (Ibope foi a campo entre os dias 23 e 25 e MDA entre os dias 23 e 26) e a última pesquisa Datafolha (divulgada no dia 18 de agosto, com campo entre os dias 14 e 15), pode-se amaciar, ao menos no momento, com o instituto de pesquisas da família Frias.
Sobre Ibope e MDA, porém, há diferenças fundamentais entre os quadros que revelam. O Ibope pode ter minimizado a (má) situação de Aécio Neves no primeiro turno e maximizado a (má) situação de Dilma Rousseff em eventual segundo turno contra Marina Silva.
Ibope e MDA pesquisaram intenções de voto ao mesmo tempo – nos dias 23, 24 e 25. Não seria de estranhar, inclusive, que os pesquisadores de campo dos dois institutos tenham esbarrado uns nos outros nas ruas.
A pesquisa Ibope tem margem de erro de 2 pontos percentuais e mostrou Aécio com 19%, Marina com 29% e Dilma com 34%. Em simulação de segundo turno, Marina venceria Dilma por 45 a 36 – 9 pontos de vantagem para a candidata de oposição.
A situação de Aécio, nessa pesquisa, praticamente não mudou em relação ao que o Datafolha retratou 10 dias antes. Pela margem de erro do Ibope, ele não caiu.
Na ponta superior dessa margem, Aécio poderia ter no Ibope os mesmos 21% que no Datafolha. Com Dilma aconteceu o mesmo. Com ajuda da margem de erro, pelo Ibope pode ter os mesmos 36% que teve no Datafolha.
A única divergência real do Ibope para o Datafolha é no segundo turno entre Dilma e Marina. Os 9 pontos de vantagem de Marina no Ibope superam em muito os quatro pontos que lhe deu o Datafolha (47% para Marina e 43% para Dilma).
O grande problema é que a pesquisa MDA mostra situação muito pior para Aécio e razoavelmente melhor para Dilma. Os 19% de Aécio no primeiro turno no Ibope viram 16% no MDA, agora bem distante dos 21% no Datafolha. Porém, o MDA confirma os números de Dilma e Marina no Ibope, dentro da margem de erro de 2,2 pontos.
Já no caso de segundo turno entre Dilma e Marina, os números do MDA diferem bastante em relação aos do Ibope. A pesquisa Ibope sobre segundo turno é bem mais parecida com a do Datafolha, que foi a campo cerca de 10 dias antes.
No melhor cenário do Ibope para Dilma no segundo turno, considerando a margem de erro ela poderia chegar a 38% e Marina a 43% – com vantagem de 5 pontos percentuais para a pesssebista. Já no MDA, no melhor cenário para Dilma ela pode ter 40% e Marina, 41,5% – uma vantagem (fora da margem de erro) de apenas 1,5% para Marina.
O mais interessante na comparação das pesquisas Ibope e MDA é que foram feitas simultaneamente e concordam em alguns resultados e divergem em outros. Algum dos dois institutos errou feio na pontuação de Aécio no primeiro turno e nas de Marina e Dilma no segundo, mas ambos concordaram na pontuação de Dilma e Marina no primeiro turno.
Outro ponto em que o MDA diferiu do Ibope e do Datafolha foi na simulação de segundo turno entre Aécio e Marina. À diferença desses dois, que não pesquisaram esse cenário e não explicam por que, o MDA fez a simulação e mostrou que a derrota de Aécio seria acachapante – 48,8% para Marina e 25,2% para ele.
Na quarta-feira, este Blog questionou por que Ibope e Datafolha não fizeram simulações de segundo turno entre Marina e Aécio. O MDA deu a resposta.
Infelizmente, essa aparente manipulação de pesquisas ficou muito mais fácil de ser feita em 2014 do que em 2010. Há quatro anos, Ibope e Datafolha davam números mais favoráveis a José Serra e Sensus e Vox Populi davam números mais favoráveis a Dilma.
Em maio de 2010, Sensus e Vox Populi diziam que Dilma estava empatada com Serra e Ibope e Datafolha chegaram a dar 12 pontos de vantagem para o tucano. Com isso, este Blog, através do Movimento dos Sem Mídia, representou à Justiça Eleitoral e Ibope e Datafolha tiveram que convergir para os números de Sensus e Vox Populi, pois foi aberta uma investigação contra os quatro institutos na Polícia Federal.
Em 2014, como o Vox Populi praticamente só está fazendo pesquisas privadas para o PT, os outros institutos, todos alinhados ao PSDB, estão fazendo a festa. O Sensus, que em 2010 era mais favorável ao PT, este ano faz pesquisas privadas para o PSDB. E Ibope e Datafolha continuam tucanos.
Segundo informações de fonte do PT, o quadro real seria Aécio fora do jogo e Marina e Dilma praticamente empatadas (tecnicamente) no segundo turno. Dilma, portanto, está no jogo e com fortes chances de vencer a eleição devido à melhor estrutura de campanha, tempo de televisão e palanques mais sólidos, ainda que, em questão de alianças e financiamento de campanha, Marina deva melhorar devido aos seus bons resultados nas pesquisas.
Por fim, vale a reflexão de que a morte de Eduardo Campos foi péssima para Dilma e Aécio e caiu do céu para Marina. Era, inclusive, previsível. Como tem sido lembrado fartamente, Marina já tinha mais ou menos esse percentual de hoje, em primeiro turno, no fim do ano passado.
Só o que não estão lembrando é que Marina Silva chegou a 26% no Datafolha e 22% no Ibope em agosto de 2013, mas em setembro, no Ibope, caiu para 16% – o Datafolha deixou de pesquisar intenções de voto de Marina em agosto.
Como foi dito várias vezes aqui neste Blog, portanto, Marina, no primeiro turno, é problema de Aécio. O segundo turno é outra história e mesmo nas projeções que se faz de segundo turno, apesar de Marina estar com leve vantagem sobre Dilma ainda é cedo para cantar vitória.

Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República



Aécio Neves (PSDB)
São Paulo e Campinas
6h30 – Toma café da manhã com operários da construção civil no Condomínio Jardim das Perdizes (Rua Nicolas Boer, 301, Barra Funda)
19h – Participa de comício em Campinas, no Ginásio Arquiteto Ubaldo Carpigiani (Rua Madre Maria Santa Margarida, 270)

Dilma Rousseff (PT)
Brasília
12h – Encontro com trabalhadores na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no Núcleo Bandeirante (Setor de Mansões ParkWay, Quadra 1, Conjunto 2, Lote 2)

Marina Silva (PSB)
Sertãozinho (SP)
14h30 – Encontro com dirigentes da indústria na Feira Internacional do Setor Sucroenergético (Fenasucro) - (Avenida Marginal João Olézio Marques, 3.563)
15h30 – Entrevista coletiva no Centro Empresarial e Eventos Zanini

Pastor Everaldo (PSC)
São Paulo
11h – Visita a sede do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE) - Rua Professor Tamandaré Toledo, n° 69, 3° andar, Itaim Bibi
14h – Gravação de programa eleitoral

Rui Costa Pimenta (PCO)
São Paulo
8h – Entrevista à CBN.
9h – Entrevista ao Bom Dia Brasil e ao Jornal da Globo

Zé Maria (PSTU)
Osasco (SP)
16h – Apresenta candidatura a operários na sede do partido (Rua General Bitencourt, 315)

Eduardo Jorge (PV)
São Paulo
Manhã e tarde – Grava programas de rádio e TV

Eymael (PSDC)
Macapá
10h20 – Decola de Guarulhos (SP) para Macapá
15h10 – Aterrissa no Aeroporto Internacional de Macapá
15h40 – Entrevista coletiva no Espaço 70 (Rua Mendonça Furtado, esquina com a Rua Milton Silva)
16h30 – Visita a sede do partido (Avenida Diógenes Silva, esquina com Rua Professor Tostes)
17h30 – Coquetel reservado
19h14 – Embarca para Belém
Belém
20h04 – Aterrissa no aeroporto internacional
21h30 – Reunião com a Executiva do PSDC, no Hotel Sagres (Avenida Governador José Malcher, 2.927)

Levy Fidelix (PRTB)
São Paulo
13h – Encontro com eleitores no Largo 13 de Maio, em Santo Amaro
13h30 – Gravação com a TV Globo no mesmo local
20h – Encontro com jovens blogueiros na sede do PRTB

Luciana Genro (PSOL)
Porto Alegre
9h30 - Entrevista ao Painel RBS (Rua Rádio e TV Gaúcha, bairro Santa Tereza)

Mauro Iasi (PCB)
Uberaba (MG)
11h – Entrevista coletiva na sede do PCB (Rua Boulanger Pucci, nº 33, Bairro Quinta da Boa Esperança)
15h – Reunião com apoiadores de movimentos populares, sindicatos e estudantes, no Sindicato dos Bancários
19h – Participa do debate Conjuntura e Poder Popular.

Câmara faz promessa a professores: dobrar saláriodo Estado

Representantes da comunidade escolar de Pernambuco se reuniram, nesta quarta-feira, para declarar seu apoio ao candidato da Frente Popular ao Governo Estadual, Paulo Câmara (PSB). Em discurso, o socialista assumiu o compromisso de duplicar, até 2018, o piso salarial dos professores do Estado. "Avançamos muito na Educação desde 2007, mas ainda é preciso construir muito mais. Precisamos qualificar mais e remunerar melhor os nossos professores. Nos quatro anos do meu mandato, seremos capazes de dobrar a remuneração da categoria", garantiu.
Além do reajuste, Paulo também declarou que vai aumentar de 1,6 mil para 3 mil o número de alunos que participam anualmente do programa Ganhe o Mundo, onde os estudantes têm a oportunidade de conhecer um país estrangeiro e aprender uma nova língua.
A iniciativa também amplia as vagas para que os professores de toda a rede participem de programas de mobilidade acadêmica (hoje, existem programas voltados para aqueles que exercitam o ensino de línguas). Os recursos para colocar essas propostas em prática, explicou Câmara, estarão disponíveis por conta do aumento previsto da arrecadação e do modelo inteligente de gestão, que ele ajudou a implantar no Governo Eduardo Campos






Colunista vê contradição em promessa de Marina para saúde

247 – O colunista da Folha de S. Paulo, Gustavo Patu aponta uma com tradição na campanha de Marina Silva. Segundo ele, enquanto seus emissários tranquilizam o mercado financeiro com juras de austeridade nos gastos públicos, a presidenciável Marina Silva (PSB) abraça a promessa mais cara da disputa:
“A proposta de destinar à saúde 10% da receita da União --também apoiada no Legislativo por congressistas do PSDB-- significaria custos adicionais na casa do R$ 40 bilhões anuais, algo como a metade do que o governo se propõe a poupar para o abatimento da dívida pública”.
Segundo ele, a ideia de combinar mais poupança pública, mais gasto social e mesma carga tributária só é possível em um cenário de crescimento vigoroso da economia e da arrecadação de impostos (leia mais).

Cenário eleitoral em PE: pesquisado Maurício de Nassau será publicada neste fim de semana


Montagem do Blog
Montagem do Blog de jamildo

Uma nova pesquisa será publicada neste final de semana em Pernambuco. Quem está na frente na disputa pelo governo do Estado? Como anda a corrida pela única vaga no Senado? Como está o espírito do eleitor pernambucano neste momento? Será  publicada neste, fim de semana, o resultado da pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau/Leia Já sobre o cenário eleitoral no Estado ..
Segundo registro no Tribunal Regional Eleitoral, 2.480 pessoas foram entrevistadas, entre os dias 25 e 26 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A última pesquisa do instituto foi publicada no início de agosto, antes da morte do ex-governador Eduardo Campos.

JN com Marina teve pouca audiência



segundo Lauro Jardim, na sua coluna da Veja Online.A participação tranquila de Marina Silva no Jornal Nacional de ontem rendeu à Globo (e à candidata) a menor audiência entre as entrevistas dos candidatos a presidente até agora.
Aos números: no horário da entrevista, que nem de longe repetiu o clima tenso das anteriores,  a  Globo registrou dezenove pontos, de acordo com números prévios do Ibope para a Grande São Paulo. (no mesmo horário, o SBT, Record e Band cravaram, respectivamente, nove pontos, oito pontos e quatro pontos).
Os entrevistados anteriores, Aécio Neves, Eduardo Campos, Dilma Rousseff e o Pastor Everaldo, marcaram, 23, 23, 27 e 20 pontos,. respectivamente.

PSB já pensa em dobrar bancada com Marina



 Nas conversas reservadas, dirigentes do PSB já falam em dobrar o tamanho da bancada federal do partido, graças à candidatura da ex-senadora Marina Silva. Isso, é claro, no cenário mais otimista. Hoje a legenda tem 24 deputados federais. segundo informa Clarissa Lima no blog Poder Online.
Enquanto isso, a colunista Mel Bleil Gallo, no mesmo blog, diz que com a guinada para cima de Marina e a queda de seu adversário Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas eleitorais, candidatos tucanos já demonstram preocupação com uma possível redução da bancada federal no Congresso Nacional.
''O desafio, dizem, é encontrar um discurso que impeça a bancada de murchar, preservando a imagem do PSDB como verdadeira oposição petista, uma vez que a campanha de Aécio já decidiu evitar qualquer confronto direto com Marina, neste primeiro momento.''(do blog de magno martins)

Socialista questiona banqueira de Marina sobre BC

247 – O presidente do PSB, Roberto Amaral, revelou ser contra a proposta de Marina Silva feita para se aproximar do mercado financeiro.
Segundo a colunista Mônica Bergamo, ele diz que a independência do Banco Central "ainda está em discussão" na coligação de Marina. A medida, no entanto, foi confirmada por Neca Setubal, coordenadora do programa de Marina e acionista do Banco Itaú.
“Os socialistas sempre foram historicamente contra a proposta”, diz Amaral. "O BC tem que ser independente de quê? Dos banqueiros e do capital. O BC americano é independente e olha no que deu", acrescenta. Ele admite, no entanto, que deve ser voto vencido.
No debate da Band, Amaral apontava para Maurício Rands (PSB-PE), que participa da discussão do programa, e dizia, sobre a independência do BC: "Isso quem quer é ele!".

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Hospital Regional do Agreste ganha reforço de 15 médicos



O Hospital Regional do Agreste (HRA), localizado em Caruaru e referência para toda a região, vai ganhar o reforço de 15 novos médicos. O ato de nomeação dos novos servidores, aprovados no concurso público realizado pelo Governo do Estado em 2013, foi assinado pelo governador João Lyra Neto, nesta terça-feira (26/08), e será publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (27/08).

Os profissionais convocados são das especialidades de clínica médica (09) e traumato-ortopedia (06). Todos serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. Após esse trâmite, os médicos terão 30 dias para entrar em exercício. A previsão é que estejam na unidade já na primeira semana de outubro.

Atualmente, o menor salário dos médicos plantonistas na rede estadual de saúde é de R$ 7.514,74. Além disso, os profissionais contam com gratificação por desempenho e Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, após aprovação no período probatório.

Governo do Estado anuncia concurso com 1.905 vagas para profissionais de saúde


O governador João Lyra Neto autorizou a publicação do edital de concurso público para contratação de profissionais de saúde de diversas áreas. Ao todo, o certame vai oferecer 1.905 vagas para hospitais da rede estadual de saúde, sendo 11 da Região Metropolitana do Recife (RMR) e 10 do Interior do Estado. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26/08). A seleção será organizada pela IAUPE/CONUPE (www.upenet.com.br).

O último concurso voltado para profissionais de saúde para a rede estadual foi realizado em 2004. "O novo certame será fundamental para preenchimento de lacunas de profissionais que se aposentaram ou pediram exoneração, ampliando e garantindo o acesso regionalizado da população aos serviços de saúde, principalmente em áreas consideradas estratégicas, como assistência obstétrica e terapia intensiva, já que o concurso inova na definição de vagas para profissionais especialistas nestas áreas", explica a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque.
 
Do total de vagas, 821 são para o cargo de Analista em Saúde, divididos nas seguintes funções: Assistente Social (43 vagas); Biomédico (13 vagas); Cirurgião Dentista (24 vagas); Cirurgião Dentista com especialidade em cirurgia buco-maxilo-facial (04 vagas); Enfermeiro Assistencial (253 vagas); Enfermeiro Obstetra (77 vagas); Enfermeiro Uteísta (56 vagas); Farmacêutico Diarista (41 vagas); Farmacêutico (59 vagas); Fisioterapeuta Motor (18 vagas); Fisioterapeuta Respiratório (38 vagas); Fonoaudiólogo (42 vagas); Nutricionista (66 vagas); Psicólogo (53 vagas); e Terapeuta Ocupacional (34 vagas).

As outras 1.084 vagas são para o cargo de Assistente em Saúde. Todas as vagas são para profissionais plantonistas, a exceção do cargo de Analista em Saúde função Farmacêutico Diarista.

Para qualificar os serviços e garantir a assistência especializada aos usuários do SUS, os profissionais de enfermagem e fisioterapia serão lotados por área de especialidade, reforçando o perfil de cada unidade hospitalar de maneira regionalizada. Para a distribuição das vagas, foram analisadas as necessidades e o perfil de cada serviço. 

Os cargos de Analista em Saúde receberão um vencimento de R$ 1.518,38, com gratificação de plantão no valor de R$ 798,60. As exceções são os cargos de Analista em Saúde na função de Cirurgião Dentista com especialidade em cirurgia buco-maxilo-facial, que terá vencimento de R$ 4.599,02, com gratificação de plantão de R$ 2.915,72; e de Analista de Saúde função Cirurgião Dentista, que receberá gratificação de plantão no valor de R$ 2.134,00. Já os Assistentes em Saúde receberão vencimentos de R$ 724,13, com gratificação de plantão de R$ 261,35.
 
Assim como no último concurso para médicos, realizado em 2013, as vagas serão preenchidas por Gerências Regionais de Saúde (Geres). Ou seja, no ato da inscrição, o profissional já poderá escolher a Região do Estado em que irá atuar. O maior número de vagas será para a I Geres, com sede em Recife (1.078), que conta com os hospitais Barão de Lucena, Restauração, Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Otávio de Freitas; Geral de Areias; Correia Picanço; Ulysses Pernambucano; Policlínica Jaboatão-Prazeres; Alcides Codeceira, em Igarassu; e Sanatório Padre Manoel, em Paulista.

Os profissionais serão lotados ainda no Hospital Regional José Fernandes Salsa, em Limoeiro (II Geres); Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos, em Barreiros (III Geres); Hospital Jesus Nazareno e Hospital Regional do Agreste, em Caruaru (IV Geres); Hospital Dom Moura, em Garanhuns (V Geres); Hospital Regional Ruy de Barros Correia, em Arcoverde (VI Geres); Hospital Regional Inácio de Sá, em Salgueiro (VII Geres); Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira (X Geres); Hospital Prof. Agamenon Magalhães, em Serra Talhada (XI Geres), e Hospital Belarmino Correia, em Goiana (XII Geres).

Aécio perde força em Minas e empata com Dilma, diz IBOPE

Aécio começa a perder força em Minas sua terra natal, na última pesquisa feita pelo IBOPE ele aparece empatado com Dilma que é candidata a reeleição. Com a entrada de Marina na disputa o resultado que na pesquisa anterior com Eduarda ainda na disputa era o seguinte:
Aécio tinha 41%
Dilma tinha 31% e 
Campos tinha só 5%
Com a morte de Campos e a entrada de Marina o resultado hoje é o seguinte:
Aécio tem 34%
Dilma continua com os mesmos 31% e 
agora Marina tem 20%.
A candidata do PSB tirou votos de Aécio e votos dos que não tinham candidato. Esses resultados dificulta e muito a situação de Aécio de conseguir uma diferença grande de votos em sua terra natal, só as próximas pesquisas dirá o futuro.

Será que o eleitorado de três gerações de brasileiros - conduzido pela mídia direitista - vai embarcar nesta furada outra vez?

 

Será que o eleitorado de três gerações de brasileiros - conduzido pela mídia direitista - vai embarcar nesta furada outra vez?



Será que o eleitorado atual não entende que o Brasil atravessa a melhor fase da sua história? 


Veja uma pequena amostra:


É tão difícil comparar o Brasil de hoje com o Brasil de antes de 2002? 



- Um voto em Dilma representa a continuação destes avanços
- O voto Aécio representa a volta ao neoliberalismo da era FHC
- Um voto em Marina Silva não passa de um tiro no escuro.. ou no ouvido. Um suicídio para o País.
 
Do Blog ContrapontoPIG.

Lula vem a Pernambuco na próxima semana

Dilma também pode vir ao Estado no dia 4 de setembro (Foto: Reprodução/Web)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aportará em Pernambuco na próxima semana. O líder mor petista visitará Recife, Olinda e Petrolina no dia 4 de setembro, numa quinta-feira. A expectativa é que a presidente Dilma Rousseff (PT) acompanhe a agenda.
A vinda de Lula e de Dilma é para conter o crescimento do candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), e da postulante à Presidência da República pela chapa Unidos pelo Brasil, Marina Silva (PSB). Ambos tiveram um crescimento significativo no Estado.
O apadrinhado do ex-governador Eduardo Campos cresceu 18 pontos percentuais na última pesquisa Ibope, diminuindo a diferença para o seu principal adversário, Armando Monteiro Neto (PTB). O petebista aparece com 38% das intenções de voto contra 29% do socialista.

TSE agiu como tribunal nazista, diz Mendes, kkkkkkkkkkk

 


O vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, disse, hoje, que a corte agiu como um "tribunal nazista" ao mudar jurisprudência sem justificativa para barrar a candidatura do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR) com base na Lei da Ficha Limpa.
"A gente não cria jurisprudência ad hoc, quem faz isso é tribunal nazista", afirmou. "Todo tribunal tem escrúpulo em mudar a jurisprudência e justifica. Quem tem responsabilidade institucional, justifica. Quer dizer, estou mudando por causa disso. E não faz de conta que ontem eu estava votando assim e hoje estou votando assado. Isso é brincadeira de menino."
Na sessão de ontem do TSE, que varou a madrugada, Mendes foi o único entre os sete magistrados da corte a votar por liberar a candidatura de Arruda.
Ele entendeu que deveria prevalecer regra presente na Lei das Eleições segundo a qual impugnações de candidaturas devem levar em conta a situação do candidato no dia do pedido de registro.
Seus pares, porém, discordaram dele e defenderam que condenações que causam inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa devem ser levadas em conta durante todo o processo de julgamento do registro.
A polêmica no caso de Arruda é que, quando ele entrou com pedido, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal ainda não havia julgado o seu caso, o que viria a acontecer dias depois. O órgão colegiado confirmou a sua condenação e Arruda acabou enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Marina e Dilma em Pernambuco: Empate técnico 41 x 37

A candidata à Presidência da República Marina Silva (PSB), está empatada técnicamente com a  presidente Dilma Rousseff (PT) em Pernambuco. A última pesquisa Ibope mostra a socialista com 41% das intenções de voto contra 37% da líder petista. O postulante Aécio Neves (PSDB) aparece em terceiro lugar com 3%.
De acordo com o portal G1 Pernambuco, a pesquisa foi feita em 69 municípios do Estado. O Ibope ouviu 1512 eleitores entre os dias 23 e 25 deste mês.  A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dilma vence Marina (21) e Aécio (11) com 54% na Bahia

:
247-A entrada de Marina Silva (PSB) na disputa pela presidência da República já mudou o cenário também na Bahia; pesquisa divulgada nesta quarta pelo instituto Bahia, Pesquisa e Estatística ainda revela larga vantagem da presidente Dilma Rousseff na preferência dos baianos; ela aparece com 54% das intenções de voto; Marina disparou e aparece à frente de Aécio Neves (PSDB), com 21%, contra 11% do tucano

STF nega prisão domiciliar a Roberto Jefferson



Por um placar de 5 votos a 3, o STF (Supremo Tribunal Federal) negou, hoje, pedido de prisão domiciliar para o delator do mensalão petista, o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), que cumpre pena no Rio de Janeiro.
Jefferson foi condenado a sete anos e quatorze dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do mensalão.
O relator do caso, ministro Luís Roberto Barroso, rejeitou o pedido com base em laudo médico do Instituto Nacional do Câncer que atesta que, embora "seu estado clínico exija o uso continuado de medicamentos, não demanda sua residência domiciliar fixa".
Barroso confirmou decisão do relator anterior, o então ministro Joaquim Barbosa, que também já havia negado o pedido pelas mesmas razões, mas a defesa de Jefferson recorreu.
O magistrado justificou a sua decisão dizendo que seguia a mesma linha tomada em casos anteriores, como o do ex-deputado José Genoino (PT-SP), que também teve pedido de domiciliar negado.
"Hipótese é análoga ao caso de José Genoino. (...) Estou decidindo na mesma linha que me motivou em casos anteriores de tratar esse processo sob as mesmas regras do jogo que valem para todo mundo e com a atenção de que o que se decidir aqui valerá para os demais condenados no país", afirmou o relator.(Do blog de magno martins)

Orquestra Criança Cidadã vai se apresentar para o papa

 

Do Portal FolhaPE
Criada há oito anos, a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque está prestes a dar mais um passo importante em sua trajetória. Uma comitiva de cerca de 50 músicos, entre professores e alunos do projeto social, embarca no mês de outubro para o Vaticano, onde fará uma apresentação especial para o Papa Francisco, em evento do colegiado de cardeais, promovido pela Fraternidade Católica.
'Nossa vontade sempre foi ganhar o reconhecimento internacional. Esse convite que recebemos é a prova de que não estamos muito longe disso. Seremos a primeira orquestra a América Latina a ter esta oportunidade”, diz o maestro Nilson Galvão Jr. Segundo o regente, um representante da organização do encontro deve visitar o projeto neste final de semana, para acertar mais detalhes sobre o concerto.

Confira a agenda dos candidatos ao Governo de Pernambuco



Armando Monteiro (PTB)
8h – Entrevista à Rádio Maranata. Rua Coronel Francisco Galvão, 195, Prazeres
9h – Gravação do Guia Eleitoral
14h – Entrevista na TV Tribuna – Programa Ponto de Vista. Sit Bela vista, s/n, Ouro Preto
16h – Caminhada com toda coligação Pernambuco Vai Mais Longe no bairro do Coque. Concentração: Em frente ao Terminal Integrado de Joana Bezerra
19h – Caminhada com toda coligação Pernambuco Vai Mais Longe na Roda de Fogo. Em frente ao Terminal de Ônibus do Sítio das Palmeiras

Jair Pedro (PSTU)
Não enviada até as 9h00.

Paulo Câmara (PSB)
8h – Café da manhã com o Trade Turístico. Parraxaxá. Av. Fernando Simões Barbosa, 1.200, Casa Forte - Recife.
16h – Caminhada em Paulista. Praça Aníbal Fernandes, Jardim Paulista Baixo
19h30 – Encontro com​​a comunidade escolar de Pernambuco. Clube Internacional

Zé Gomes (PSOL)
11h40 – Entrevista ao vivo para a TV Jornal. Rua Capitão Lima, n° 250, Santo Amaro, Recife - Pernambuco.
14h – Gravação do guia eleitoral

Miguel Anacleto (PCB)
16h – Panfletagem no Mercado da Encruzilhada

Pantaleão (PCO)
Não enviada até as 9h00.