segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Argentina: Alberto Fernández aumenta salários para aquecer economia


O governo peronista da Argentina decretou, na última sexta-feira (3), um reajuste salarial de 4.000 pesos (o equivalente a cerca de R$ 270) para os trabalhadores do setor privado, uma promessa de campanha para iniciar a recuperação do poder aquisitivo e aquecer a economia do país devastada pelo ex-presidente neoliberal Maurício Macri.

“Os 4.000 [pesos] são um reajuste salarial, não um bônus, nem um pagamento extraordinário”, disse em entrevista à imprensa o ministro do Trabalho, Claudio Moroni.

Os trabalhadores do setor público também terão aumento salarial que será anunciado ainda neste mês, acrescentou Moroni.

Sobre o reajuste para o setor privado, o ministro destacou que o “aumento será igual e uniforme para todas as escalas”.

Com um salário mínimo de 16.875 pesos mensais (pouco mais de R$ 1.140), os sindicatos esperavam um reajuste mais significativo após um ano de inflação galopante. A inflação acumulada em 2019 atingiu a marca de 55%.

O governo argentino espera que o reajuste salarial tenha “um efeito dinamizador na demanda”, e isentou as pequenas e médias empresas do pagamento das contribuições relacionadas ao reajuste pelo prazo de três meses.

O presidente Alberto Fernández adotou um pacote de medidas econômicas de emergência para enfrentar a pior crise econômica da Argentina nos últimos vinte anos, herdada do governo neoliberal de Macri.

*Com Folha Press

Em novo ataque, Bolsonaro diz que jornalistas são 'raça em extinção'

Jair Bolsonaro disparou novos ataques à imprensa nesta segunda-feira (6) e disse que os jornalistas brasileiros são uma "raça em extinção". "Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama. Vocês são uma raça em extinção", disse ele


Jair Bolsonaro (Foto: Marcos Corrêa/PR)

247 - Bolsonaro disparou novos ataques à imprensa nesta segunda-feira (6) e disse que os jornalistas brasileiros são uma "raça em extinção". "Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama. Vocês são uma raça em extinção", disse ele. Bolsonaro também atacou o jornal Folha de S.Paulo, como informa reportagem reproduzida no portal. 

"Quem não lê jornal não está informado. E quem lê está desinformado. Tem de mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente]. Vocês são uma raça em extinção", afirmou o ocupante do Planalto.

Venezuela: jornalista explica por que Guaidó tentou pular a grade do Congresso e o que aconteceu na eleição

Guaidó chega para cerimônia no Congresso em Caracas 05/01/2020
                                        Guaidó chega para cerimônia no Congresso em Caracas 05/01/2020 (Foto: REUTERS/Fausto Torrealba)


Por Victor Farinelli, na Revista Fórum - Neste domingo (5), o deputado Juan Guaidó foi derrotado em sua tentativa de reeleição para a presidência da Assembleia Nacional da Venezuela, mas não caiu em silêncio: pouco antes da votação – que terminou com a eleição de Luis Parra, representante do setor mais moderado da oposição ao chavismo –, ele tentou entrar no edifício da Assembleia Nacional e as imagens o mostram discutindo com a polícia que resguardava o prédio.

O relato do “guaidoísmo”, e de boa parte da imprensa hegemônica, diz que Guaidó foi alvo de uma ação repressiva ordenada por Maduro, mas a verdade é bem diferente disso e mostra um deputado que armou um cenário para posar de vítima e disfarçar uma derrota que sofreu dentro do seu próprio setor.

Militares cometeram mais estelionatos e furtos em 2019

Blog do Matheus Leitão
O número de ações penais relacionadas aos crimes de estelionato e furto praticados por militares aumentou, respectivamente, 95% e 55% em 2019 na comparação com o ano anterior. Os dados são do Superior Tribunal Militar (STM).
O levantamento se refere ao período de janeiro a novembro dos dois últimos anos e tratam de delitos julgados na primeira instância.
Nos julgamentos finalizados em 2018 e 2019, militares das três forças cometeram 46 e 90 estelionatos - fraudes com o objetivo de se obter vantagem indevida. Já os casos de furtos somam 54 no ano retrasado e 84 no ano passado.
Em 2019, o STM registrou 14 ocorrências de peculato (desvio de dinheiro público). No ano anterior houve 10 casos do tipo. Ou seja, um aumento de 40% na incidência.
Em 2018, a primeira instância da Justiça Militar julgou 11 episódios de falsificação de documentos contra nove no ano passado, uma queda de 18%.
Outros crimes que costumam ser apurados pela Justiça Militar registraram modesta queda na comparação entre 2018 e 2019. A deserção (abandono do serviço militar sem aviso prévio) caiu 2,4% no comparativo anual.