sábado, 2 de agosto de 2014

Santa Cruz joga bem e vence o América/RN

Foto: Reprodução/América
TIAGO FREITAS/BLOG DE PRIMEIRA
A expectativa não era das melhores. O Santa Cruz vinha de três derrotas na Série B e de três atuações preocupantes. O cenário fez com que o técnico Sérgio Guedes tivesse a obrigação de mexer na equipe titular. O treinador fez isto e acabou dando certo. O Tricolor praticamente não correu riscos diante do América/RN, neste sábado, e acabou vencendo a partida por 1×0.
O gol foi marcado pelo atacante Léo Gamalho, depois de uma bela jogada coletiva. Com os três pontos somados, os corais subiram ao 11º lugar da Segundona e ganhou tranquilidade para a sequência do campeonato.
O Santa Cruz foi um time muito mais seguro atuando diante do América/RN. Um pouco por conta das entradas de Marllon e Everton, um pouco por conta da postura coletiva da equipe e também por conta da qualidade do adversário. O resumo da história é que o Tricolor praticamente não correu riscos durante toda a partida e saiu para o campo de ataque com certa qualidade. A vitória acabou sendo merecida.
O resultado da boa postura ofensiva do Santa fez com que o Tricolor não sofresse nenhum lance de perigo no primeiro tempo. O volante Everton, que fez apenas a segunda partida como titular na temporada, esteve muito bem. Conseguiu executar as tarefas de posicionamento, marcação e passe com êxito.

América-RN
Fernando Henrique; Walber, Cléber, Roberto Dias e Wanderson; Márcio Passos, Fabinho, Val (Paulinho) e Jéferson (Andrezinho); Isac (Daniel Costa) e Rodrigo Pimpão. Técnico: Oliveira Canindé.
Santa Cruz
Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Marllon, e Renatinho; Sandro Manoel, Everton (Memo), Danilo Pires e Carlos Alberto (Wescley); Pingo (Natan) e Léo Gamalho. Técnico: Sérgio Guedes.
Estádio: Arena das Dunas (Natal-RN).
Árbitro: Paulo Henrique Godoy (SC).
Assistentes: Hélton Nunes (SC) e Ivaney Alves de Lima (SE).
Gol: Léo Gamalho (34 do 1ºT).
Cartões amarelos: Isac e Rodrigo Pimpão (América/RN); Danilo Pires, Léo Gamalho, Tony e Sandro Manoel (Santa Cruz). Público: 8.967.

IPMN/JC Senado: João Paulo, 30%; Bezerra Coelho, 13%


João-Paulo-X-FBC-Editada

Do JC Online 

Na consulta feita pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) com o cenário de disputa pelo Senado, também é um candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, o ex-prefeito do Recife que lidera a preferência dos entrevistados. O petista João Paulo aparece com 30 pontos percentuais na intenção de voto. O seu principal adversário, o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, do PSB e candidato pela Frente Popular, aparece em segundo lugar com 13% das intenções de voto.

Pesquisa IPMN/JC: Armando 37%, Paulo Câmara 10%

 Com um mês de campanha nas ruas, o candidato ao Governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro (PTB), apresenta 37% das intenções de voto, segundo a consulta produzida pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), encomendada pelo Portal Leia Já e publicada em parceria pelo Jornal do Commercio. Na pesquisa estimulada, com apresentação dos candidatos ao entrevistado, o petebista está 27 pontos percentuais à frente do adversário, o candidato pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), que teria 10% das intenções se as eleições acontecessem neste momento(Do JC Online)

'Torturamos pessoas' após ataques de 11 de setembro, reconhece Obama



'Torturamos pessoas' após ataques de 11 de setembro, reconhece Obama

(EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reconheceu nesta sexta-feira que seu país adotou ações que considerou reprováveis após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, entre elas a de torturar alguns detidos.
'Torturamos pessoas', afirmou Obama na sala de imprensa da Casa Branca ao comentar a polêmica sobre um relatório do Senado no qual é investigado o uso de controversos processos de interrogatório a suspeitos de terrorismo, incluindo asfixia simulada, entre 2001 e 2009 por parte da CIA.
'Cruzamos a linha, fizemos coisas que vão contra nossos valores', acrescentou o líder, que disse, no entanto, que é preciso entender essas ações no contexto dos atentados sofridos pelos Estados Unidos.

IPA alerta para o uso de agrotóxicos em PE

O Brasil é o campeão mundial no uso de agrotóxicos, substancias utilizadas para acelerar a produção agrícola  mas traz perigos para a saúde da população no Estado,O INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO (IPA) alerta para o uso dessas substâncias e expande o trabalho de conscientização voltado a consumidores e produtores.

Reviravolta em Brejo da Madre de Deus:TSE devolve mandato de Edson Souza

Decisão do ministro João Otávio de Noronha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a devolução do mandato de José Edson Souza (PTB) como prefeito de Brejo da Madre de Deus, no Agreste. Ele havia sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) em abril do ano passado, por abuso de poder político.
No dia 7 de julho, Roberto Asfora (PSDB) foi eleito para comandar a cidade numa eleição suplementar. Ele tomou posse há um ano. Os dois são adversários no município. Ainda não há previsão de quando será feita a passagem do cargo.
Em 2012, Edson foi reeleito prefeito da cidade numa disputa contra Asfora. O petebista teve 12.142 votos (50,75%) contra 11.782 votos (49,25%) do tucano.

Ironia: 'Fizemos aeroportos; ninguém ficou com a chave'



Presidente alfineta Aécio ao se referir a aeródromo de Cláudio, em Minas Gerais 


Dilma ao lado de Lula e Josué Alencar em Minas Gerais - O Tempo / Lincon Zarbietti
Em discurso para prefeitos aliados de Minas Gerais, a presidente Dilma Rousseff (PT) explorou o caso do aeródromo de Cláudio, obra feita em terras de parentes do senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB), para atacar seu principal adversário na eleição deste ano. Acompanhada do ex-presidente Lula, Dilma criticou Aécio enquanto apresentava um balanço da atuação do governo durante a Copa do Mundo. Foi a primeira vez que a presidente petista, candidata à reeleição, utilizou o episódio politicamente em público.
- Queria ganhar dentro e fora dos estádios. Infelizmente não conseguimos ganhar dentro do estádio, mas ganhamos na condução da condução, na realização e no planejamento. Estou falando da Copa por um motivo. Disseminaram mentiras por aí. Disseram, por exemplo, que a Copa seria um fracasso porque os estádios só ficariam prontos em 2038. Depois disseram que iria haver racionamento de energia. Depois disseram que não ia ter aeroporto. Nós aumentamos a capacidade dos aeroportos em 67 milhões e ninguém ficou com a chave desses aeroportos - alfinetou a presidente.
A petista se referiu à denúncia de que as chaves do aeroporto de Cláudio, que recebeu R$ 14 milhões em investimentos do governo mineiro, ficavam guardadas com ex-prefeito da cidade, Múcio Guimarães Tolentino, tio de Aécio. Atualmente, a administração do espaço está sob responsabilidade da prefeitura. Durante o segundo mandato de Aécio, o terreno foi desapropriado. O Ministério Público (MP) instaurou inquérito para investigar se obra teve interesse público e se Aécio cometeu improbidade administrativa.
 
Outra frente de investigação foi aberta pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem em vista que o aeroporto não foi liberado para o uso por falta de documentação. Nessa semana, o senador tucano admitiu ter usado a pista algumas vezes.  (De O Globo - Ezequiel Fagundes)

PB: palavrão marcou debate do governador e adversário



 A turma ansiosa para a temperatura eleitoral aumentar deve ficar atenta à disputa na Paraíba. O pau quebrou no primeiro debate, transmitido ontem pela TV Master, com os candidatos ao governo do Estado.
O momento mais pesado, um destempero do atual governador, Ricardo Coutinho-PSB, (foto), porém, não foi ao ar. A baixaria aconteceu na hora do intervalo.
Cabeça de chapa do PSTU, Antônio Radical dedicou boa parte de seu tempo a denúncias e críticas à atual administração.
Coutinho esperou os microfones e câmeras serem desligados e vociferou:
- Vai se f…!
Radical, enlouquecido, pedia em vão:
- Diga no microfone, Coutinho. Repita isso no microfone.
O governador, lógico, não obedeceu, mas as redes sociais se encarregaram de disseminar o episódio lamentável entre o eleitorado.(Lauro Jardim - Veja Online)

Classificação de risco do Brasil desmente “mercado”, oposição e mídia

EDUARDO GUIMARÃES 
As “balas de prata” de 2006 e 2010” – denúncias de corrupção contra o governo federal – tendem a sumir em 2014, sendo substituídas pelo terrorismo econômico
Em um momento em que o mercado financeiro, a oposição ao governo Dilma Rousseff e a mídia espalham pessimismo com divulgação incessante de prognósticos catastróficos sobre a economia brasileira, a prova maior do exagero desse discurso essencialmente político-eleitoral reside no que, em investimento, é chamado de “classificação de crédito” (rating).
Essa classificação, levada ao pé da letra pelo mercado financeiro internacional, é feita por meio de notas representadas por letras e sinais aritméticos a partir de avaliações concedidas pelas três principais agências de classificação de risco. Quais sejam, a Fitch Ratings, a Moody’s e a Standard & Poor’s.
Entre 2008 e 2009, o Brasil obteve a pontuação BBB no “rating” das três agências – a Fitch Ratings usa a nota Baa2, que corresponde à nota BBB das outras duas agências. Em março de 2014, a Standard & Poor’s reduziu a nota do Brasil para BBB – e as outras agências mantiveram a nota BBB.
Contudo, tanto a nota BBB quanto a nota BBB – concedem ao país o que é chamado “grau de investimento”. As notas em azul no gráfico acima indicam aos investidores internacionais que aquele país apresenta boas condições de honrar suas dívidas.
As três agências fizeram revisões recentíssimas da nota de risco do Brasil e em nenhuma dessas avaliações foi entendido por elas que exista qualquer tipo de risco de a economia brasileira naufragar.
Para que se tenha uma ideia, a nota brasileira em ao menos duas das três agências equivale às notas de países como Itália ou Espanha. Já um país como a Argentina, que enfrenta graves problemas com sua dívida externa, teve recentemente sua nota rebaixada pela agência Standard & Poors para CCC – (vulnerável e dependente de condições favoráveis de mercado para pagar a dívida).
Contudo, enquanto a S&P rebaixava a nota do Brasil para BBB – em março último – divergindo das outras duas grandes agências, que nos mantiveram em BBB –, a agência de classificação de risco chinesa Dagong subia em três posições a nota de nossa economia.
O Brasil mantém, oficialmente, contrato para classificação de seu crédito com as agências Standard & Poor´s (S&P), Fitch Ratings (Fitch) e Moody´s Investor Service. Contudo, outras agências internacionais monitoram o risco econômico do país: Dominion Bond Rating Service(Canadá), Japan Credit Rating Agency (Japão), Rating and Investment Information (Japão), NICE Investors Service (Coréia do Sul) e a chinesa Dagong Global Credit Rating.
Seja qual for a agência de classificação de risco internacional, porém, o consenso é um só: a economia brasileira não sofre nenhum tipo de ameaça relevante. A S&P rebaixou um único nível a nossa nota e não foi acompanhada por nenhuma outra agência relevante. E, apesar da redução da nota, manteve-nos em “grau de investimento”.
É nesse ponto que o leitor discordante – ou tendente a discordar – dirá que essas instituições que avaliam as condições econômicas dos países erraram ao mensurar o risco de empresas americanas, sobretudo o banco Lehman Brothers, que deu início ao derretimento da economia americana e mundial em 2008.
Este Blog não faria restrições a esse argumento se essas agências de classificação de risco não fossem parte da ideologia do setor do “mercado” que faz propaganda eleitoral negativa contra Dilma Rousseff e que alardeia desastres econômicos próximos no Brasil. Para empresas como o Santander ou como certa consultoria Tabajara que espalha pânico para beneficiar Aécio Neves, essas agências têm que ser levadas muito a sério.
Aliás, mesmo quem não confia muito nelas tem que lhes dar crédito por conta de seu poder de determinar que nível de custo financeiro (taxa de juros) um país paga no mercado financeiro internacional. Ou seja: acreditando ou não nessas agências, todo o sistema financeiro mundial acredita, apesar dos erros de 2008.
Quanto aos erros das agências, vale comentar que elas se defendem dizendo que as instituições financeiras que avaliaram bem – como o próprio Lehman Brothers – ocultavam fatos, fraudando os analistas e até o Estado.
Segundo as três grandes agências de classificação de risco soberano dos países, portanto, o Brasil é um dos lugares mais seguros do mundo para investir. Ao contrário do mercado financeiro e empresarial brasileiro, essas agências julgam que o favoritismo de que ainda desfruta a presidente Dilma em sua própria sucessão é um fator positivo para a economia.
O fato é um só: toda a campanha oposicionista na eleição presidencial de 2014 está se sustentando não mais em “corrupção”, como em anos anteriores, mas na situação econômica do país. As “balas de prata” de 2006 e 2010” – denúncias de corrupção contra o governo federal – tendem a sumir em 2014, sendo substituídas pelo terrorismo econômico.
Por que? Porque a direita midiática já entendeu que “É a economia, estúpido!”. Contudo, há muito o que dizer na campanha que se avizinha. Ao refrescar a memória dos brasileiros e ao mostrar fatos como o que este post menciona, o discurso catastrofista, na melhor das hipóteses, não ganhará credibilidade suficiente para eleger Aécio Neves.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Estado deixa pecuaristas sem o milho da CONAB



A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em Pernambuco, vem sofrendo uma forte pressão dos criadores e pecuaristas para que volte a liberar, nos postos de distribuição, no interior, o milho subsidiado pelo Governo Federal em portaria já assinada pela Presidente Dilma Rousseff (PT).
O que está travando a chegada do milho aos produtores em geral não é a burocracia da CONAB, nem a falta de vontade do governo Dilma, mas o fato de o governador João Lyra Neto (PSB) não ter assinado a portaria, a qual o Estado abre mão do recolhimento do ICMS, na venda do milho subsidiado.
Essa portaria já era esperada para entrar em vigor desde o último dia 19 e em razão disso quem está pagando o pato é a CONAB, que não tem como distribuir o milho solicitado pelos agricultores e pecuaristas.(Do blog de magno martins)

Templo de Salomão reúne todas as crenças políticas


Com a presença de milhares de fiéis e autoridades políticas, a alta cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) inaugurou, na noite de ontem, o Templo de Salomão em São Paulo. O empreendimento, que custou cerca de R$ 685 milhões, é uma réplica do seu homônimo construído em Jerusalém e se torna agora a sede mundial da Iurd. A cerimônia foi fechada a convidados e chamou a atenção pela quantidade de políticos presentes. Em ano eleitoral, governadores, ministros, prefeitos, secretários, deputados, entre outros, aceitaram o convite do bispo Edir Macedo, comandante da igreja, que, segundo o último censo do IBGE, tem cerca de 1,8 milhão de fiéis.
De acordo com a organização do evento, o protocolo foi convidar autoridades políticas com cargo. Além da presidente Dilma Rousseff e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a lista dos presentes foi grande: o vice-presidente Michel Temer; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; os ministros de Estado Aloizio Mercadante, Gilberto Carvalho, Arthur Chioro, Edison Lobão, Vinícius Lajes e Moreira Franco; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello, a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha; governadores de diversas unidades da Federação, inclusive do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); prefeitos, secretários de Estado, juízes, desembargadores e deputados. A imprensa acompanhou parte da cerimônia por um telão instalado em um espaço externo.
Do lado de fora do templo, ao redor do prédio, jovens vestidos de branco formavam o chamado cordão de sentinelas. Ao cair da tarde, com o pôr do sol, a estrutura foi toda iluminada. A energia elétrica chegou a cair em alguns momentos, um deles durou mais de 10 minutos, fazendo com que os convidados subissem três andares de escadas. Ao som de uma orquestra, eles esperaram o início da cerimônia, marcada para as 19h. O bispo Domingos Siqueira anunciou o começo dos trabalhos com a entrada da Arca da Aliança. Em seguida, imagens sobre a história da religião foram projetadas na fachada, durante a execução dos hinos do Brasil e de Israel.(Do blog de magno martins)

TSE nega recurso a PSDB contra fala de Dilma


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou, hoje, a representação do PSDB contra a candidata à reeleição, presidente Dilma Rousseff (PT). O partido questionava decisão monocrática da relatora, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, que não considerou como propaganda eleitoral extemporânea pronunciamento de Dilma em cadeia de rádio e TV na celebração do Dia da Mulher.
O advogado da presidente e candidata do PT argumentou que o PSDB "pinçou" de um "pronunciamento maior" pontos específicos que fazem parte de um contexto relativo ao Dia da Mulher. O PSDB questionava elementos do pronunciamento da presidente alegando que não possuíam relação com a data e insistiu no pedido de aplicação de multa.
Por quatro votos a três, o plenário do TSE negou provimento à representação do PSDB. No entendimento da relatora, seguida pelos ministros Henrique Neves, Teori Zavascki e Luciana Lóssio, o discurso não indica situação em que Dilma, como candidata, tenha se apresentado como mais apta do que os demais concorrentes ao Palácio do Planalto.

Lula ataca: "tucanos não têm programas sociais"

247 – No dia em que fará visita a Montes Claros (MG), o ex-presidente Lula desferiu ataques ao governo de Minas Gerais e enalteceu as iniciativas do governo federal no estado. Segundo ele, o poder federal "investiu fortemente em Minas Gerais", mas os tucanos "não fizeram a parte deles". O ataque foi feito em entrevista ao jornal Gazeta Norte Mineira. Na noite desta sexta-feira 1º, Lula participa com a presidente Dilma Rousseff do lançamento da candidatura de Josué de Alencar (PT) ao Senado, filho do ex-vice-presidente José de Alencar, na Praça da Catedral.
Ao falar sobre o PT, Lula disse não acreditar em "desgaste", mas sim que "o PT tem que se renovar, constantemente". "Hoje a população brasileira tem novas demandas, e o PT precisa entender isso, dialogando com os movimentos sociais, a juventude e os trabalhadores rurais, entre outros setores", afirmou. "O Brasil de 2014 não tem mais os mesmos problemas que tinha quando criamos o PT", acrescentou o ex-presidente. Segundo ele, "o povo pode esperar muito" ainda do partido, que "já fez muito pelo povo brasileiro".

Templo de Salomão reúne todas as crenças políticas


Com a presença de milhares de fiéis e autoridades políticas, a alta cúpula da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) inaugurou, na noite de ontem, o Templo de Salomão em São Paulo. O empreendimento, que custou cerca de R$ 685 milhões, é uma réplica do seu homônimo construído em Jerusalém e se torna agora a sede mundial da Iurd. A cerimônia foi fechada a convidados e chamou a atenção pela quantidade de políticos presentes. Em ano eleitoral, governadores, ministros, prefeitos, secretários, deputados, entre outros, aceitaram o convite do bispo Edir Macedo, comandante da igreja, que, segundo o último censo do IBGE, tem cerca de 1,8 milhão de fiéis.
De acordo com a organização do evento, o protocolo foi convidar autoridades políticas com cargo. Além da presidente Dilma Rousseff e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a lista dos presentes foi grande: o vice-presidente Michel Temer; o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; os ministros de Estado Aloizio Mercadante, Gilberto Carvalho, Arthur Chioro, Edison Lobão, Vinícius Lajes e Moreira Franco; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello, a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha; governadores de diversas unidades da Federação, inclusive do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); prefeitos, secretários de Estado, juízes, desembargadores e deputados. A imprensa acompanhou parte da cerimônia por um telão instalado em um espaço externo.
Do lado de fora do templo, ao redor do prédio, jovens vestidos de branco formavam o chamado cordão de sentinelas. Ao cair da tarde, com o pôr do sol, a estrutura foi toda iluminada. A energia elétrica chegou a cair em alguns momentos, um deles durou mais de 10 minutos, fazendo com que os convidados subissem três andares de escadas. Ao som de uma orquestra, eles esperaram o início da cerimônia, marcada para as 19h. O bispo Domingos Siqueira anunciou o começo dos trabalhos com a entrada da Arca da Aliança. Em seguida, imagens sobre a história da religião foram projetadas na fachada, durante a execução dos hinos do Brasil e de Israel.

Separados pela política

(Clemilson Campos/Folha de Pernambuco)
Juntos no amor e na vida, separados na política. Durante o almoço em homenagem a Paulo Câmara promovido pelo Gere, nesta quinta-feira, uma cena chamou atenção. Sentados lado a lado, os vereadores Felipe Francismar, líder do PSB, e Gilberto Alves (PSB), líder do Governo na casa, acompanharam com atenção o discurso do candidato socialista.
Até aí, nada de mais. A curiosidade é que Francismar é marido da que se tornou uma das principais rivais da Frente Popular, Marília Arraes. Apesar de pertencer aos quadros do PSB e ser prima de Eduardo Campos, ela se engajou de corpo e alma na campanha do candidato da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, Armando Monteiro Neto (PTB).
Já Gilberto Alves é irmão gêmeo do ex-secretário de Habitação do Recife, João Batista (PTB), que deixou o cargo quando o seu partido rompeu com o PSB e construiu a candidatura de Armando.

Genocida Netanyahu interrompe trégua e mata mais 50 palestinos

Por Nidal al-Mughrabi e Jeffrey Heller
GAZA/JERUSALÉM (Reuters) - Uma cessar-fogo na Faixa de Gaza foi violado poucas horas depois de ter entrado em vigor nesta sexta-feira, com pelo menos 50 palestinos mortos por ataques de artilharia israelenses, segundo o Ministério da Saúde local. Israel acusou militantes de violarem a trégua mediada pelos Estados Unidos e pela ONU ao dispararem foguetes e projéteis de morteiros contra o seu território.
"Mais de 50 foram mortos e 222, feridos em Rafah", disse um diretor do ministério em Gaza, Medhat Abbas.
Segundo um porta-voz das Forças Armadas de Israel, dois soldados foram mortos e um aparentemente foi capturado por militantes palestinos durante o confronto em Rafah, no sul da Faixa de Gaza nesta sexta-feira.
"Forças (israelenses) em operação para desativar um túnel foram atacadas. As indicações iniciais são de que um soldado foi sequestrado por terroristas durante a operação", disse o tenente-coronel Peter Lerner em uma teleconferência com jornalistas.
A trégua, que deveria durar 72 horas, anunciada pelo secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi a tentativa mais ambiciosa até agora de encerrar mais de três semanas de combate, e se seguiu a uma crescente pressão internacional por causa do grande número de palestinos mortos.
Depois do cessar-fogo estavam previstas negociações entre negociadores israelenses e palestinos no Cairo para uma solução de longo prazo.
Autoridades egípcias disseram que o convite ainda está de pé, mas alguns representantes palestinos pediram adiamento até sábado ou domingo para permitir um acordo sobre uma nova trégua.
Os militares israelenses disseram que, passados 90 minutos da entrada da trégua em vigor - enquanto famílias palestinas que fugiram de bairros transformados em campos de batalha começavam a caminhar para casa -, militantes atacaram soldados que rastreavam a região em busca de túneis no sul da Faixa de Gaza.
"De um ponto de acesso do túnel ou vários pontos, terroristas saíram da terra. Pelo menos um era um terrorista suicida, que se explodiu. Houve uma troca de tiros", disse o tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz militar. Dois soldados israelenses foram mortos.
"A indicação inicial sugere que um soldado foi sequestrado por terroristas durante o incidente", declarou ele em uma entrevista por telefone com jornalistas.
Ao lhe perguntarem se o cessar-fogo acabou, Lerner respondeu: "Sim, nós estamos continuando nossas atividades no terreno.". Ele disse que as forças israelenses estavam montando um "amplo esforço" para localizar o soldado".
OFENSIVA
Israel lançou sua ofensiva em Gaza, enclave dominado pelo Hamas, em 8 de julho, realizando bombardeios em resposta a um surto de ataques contra seu território. Tanques e infantaria invadiram o enclave palestino, de 1,8 milhão de pessoas, em 17 de julho.
Autoridades de Gaza dizem que pelo menos 1.509 palestinos, a maioria civis, foram mortos e 7 mil ficaram feridos. Do lado de Israel, 63 soldados perderam a vida e mais de 400 se feriram. Três civis morreram devido a foguetes disparados por palestinos contra Israel.
Algumas horas após a trégua ter entrado em efeito, tanques e artilharia israelense abriram fogo no sul da área de Rafah, e um hospital local disse que 40 pessoas foram mortas - número que se elevou para 50, segundo o Ministério da Saúde.
Oito foguetes e projéteis de morteiros foram disparados de Gaza para Israel, segundo os militares, acrescentando que um foi interceptado por seu sistema antimisseis e sete caíram em áreas abertas.
Após o cessar-fogo ter começo nesta sexta-feira, as ruas de Gaza começaram a se encher de famílias palestinas. Com seus pertences, elas voltavam para as casas que deixaram durante os intensos combates que destruíram ou danificaram milhares de prédios.
"Estamos voltando para Beit Lahiya (norte da Faixa de Gaza)", disse Asharaf Zayed, de 38 anos e que tem quatro filhos. "Esperamos que a trégua seja permanente e não tenhamos que voltar para um abrigo da ONU."
Em meio a um forte apoio em Israel para a campanha em Gaza, Netanyahu enfrentou intensa pressão internacional para conter suas forças militares.
O clamor internacional para o fim na violência se intensificou após o ataque de artilharia, na quarta-feira, que matou 15 pessoas abrigadas em uma escola da ONU no campo de refugiados de Jabalya, em Gaza.
(Reportagem adicional de Ari Rabinovitch, David Brunnstrom em Nova Déli; Lesley Wroughton em Washington; Michelle Nichols nas Nações Unidas; e Omar Fahmy no Cairo)

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dilma vence Eduardo Campos em Pernambuco, diz Ibope.


Eduardo Campos (PSB) não consegue vencer a presidenta Dilma (PT).  aqui em PE segundo a pesquisa do Ibope ela está com 41% enquanto Campos está com 37% e Aécio aparece com 6% das intenções de voto dos pernambucanos.

A confissão de Aécio prova duas coisas: o estrago eleitoral e sua covardia moral



Autor: Fernando Brito


pinoquio
Finalmente, hoje, em artigo na Folha de S.Paulo, Aécio Neves admite que o Aeroporto de Cláudio, junto a sua fazenda, serviu para sua comodidade pessoal, em atividades rigorosamente privadas.
E que a obra (que entre contratos e desapropriação custou, em dinheiro de hoje, mais de R$ 20 milhões) que consumiu farto dinheiro público, por não homologada e sem controle público já há quatro anos, só teve mesmo a serventia de dar-lhe este privilégio.
Mais importante que a semi-confissão do candidato tucano é o que o levou a ela, 11 dias depois de revelado o escândalo pela própria Folha.
Depois de várias gaguejadas e diversos “de novo este assunto?” irritados, Aécio tomou essa iniciativa, sem sombra de dúvida, porque as pesquisas internas do tucanato revelaram o estrago que isso fez em sua campanha.
Não foi um ato de honestidade, de quem quer e pode sustentar as atitudes que tomou.
Fosse assim, não teria se evadido de dizer, antes, o que diz agora.
O fez por três fatores, todos sem qualquer dignidade.
O primeiro é que sabe que existem provas deste uso. Não se descarte, até, que tenha sofrido ameaças de que elas seriam reveladas.
O segundo é que só tomou esta atitude depois que as pesquisas eleitorais internas do PSDB mostraram que o estrago não apenas era grande como está se agravando à medida em que o conhecimento da situação se amplia.
O terceiro, mais grave e por isso capaz de continuar ceifando o seu prestígio e o respeito pessoal que possa ter, é o que se provou um homem moralmente covarde.
Precisou ser exposto diariamente às suas contradições e omissões – ou, pior ainda, ser ameaçado por alguém que tinha provas do uso do aeroporto – para confessar que fez, por diversas vezes, uso particular da pista que a ninguém mais servia.
Depois disso, quem acredita na já implausível afirmação de que a obra milionária se justificava pelo “grande pólo industrial” que é aquele município de menos de 30 mil habitantes? Ou que o negócio entre o Estado e o tio, que tinha os bens bloqueados, não foi bom pela família, até porque parte do depósito já foi levantado pela tia, num processo tumultuado de separação e com, inclusive, uma ação de interdição por um dos filhos?
Aécio abaixou o bico.
Diante da mentira que pregou, durante 11 dias, a todo o país e à imprensa, desqualificou-se moralmente para dizer qualquer coisa.
A confissão tardia e cínica não lhe perdoa, exatamente porque é tardia e cínica.
Ficou do tamanho que é: um herdeiro de oligarquias, que controla e uso o poder que o sobrenome foi lhe trazendo e que trata o exercício do poder com a mesma irresponsabilidade que lhe valeu a fama de playboy mimado.
Resta saber o que não fazer com ele: se é melhor deixar que o fracasso recaia sobre sua inconsistência moral ou se tentarão uma muito improvável nova via para disputar as eleições.
O aeroporto de Cláudio foi sua bolinha de papel.
E essa, sim, capaz de provocar um estrago imenso.

Do Blog TIJOLAÇO.

Governo de Pernambuco premia servidores da educação

Com desempenho superior a 70%, a rede pública de educação de Pernambuco celebra, hoje, a superação das metas estabelecidas no ano de 2013. O reconhecimento dos bons resultados veio através da liberação do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). Este ano, o governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação, premiou 19 mil servidores da educação, num investimento total de R$ 60 milhões, por meio do BDE.
Foram contempladas 14 das 17 Gerências Regionais, área que obteve o desempenho escolar na casa dos 80%. As escolas do Sertão do Araripe lideram o ranking pernambucano. A regional do Sertão Central, de Salgueiro, ficou em segundo lugar, com 90%; em terceiro, ficou a regional Recife Sul, com 89%. A premiação individual, que será depositada na conta dos servidores no dia 21 de agosto, varia de R$ 624,12 a R$ 4,691.
Para o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, esta premiação é a celebração do avanço na qualidade da educação de Pernambuco. "Também é importante ressaltar que a maioria das premiações praticadas em outros estados da Federação mede apenas o cumprimento de tarefas. Aqui, nós reconhecemos o resultado desse trabalho no alunado", disse Dantas.

Fim da era JB: não há mal que dure para sempre

247 - Acabou. Joaquim Barbosa não é mais presidente do Supremo Tribunal Federal. Sua aposentadoria precoce foi publicada nesta quinta-feira, 31 de julho de 2014, no Diário Oficial da União.
É uma data histórica porque chega ao fim dos períodos mais vergonhosos da história do Poder Judiciário no Brasil. À frente do STF, Barbosa agrediu colegas, jornalistas, entidades de magistrados, expulsou um advogado do plenário com a ajuda de seguranças e violentou, sobretudo, direitos e garantias individuais assegurados pela Constituição Federal.
Como relator da Ação Penal 470, transformou-se em figura midiática, "o menino pobre que mudou o Brasil" (em Veja), ou o "brasileiro que faz diferença" (no Globo), para cumprir o papel que a ele foi designado, alinhado com a agenda política dos meios de comunicação que garantiram seu breve estrelato.
No poder, a despeito da fama de justiceiro, usufruiu de todas as benesses do cargo, algumas permitidas, outras, nem tanto. Reformou o banheiro de sua residência por R$ 90 mil, viajou a Paris e visitou uma loja da Prada usando diárias que depois se viu forçado a devolver e registrou um imóvel em Miami em nome de uma empresa offshore que tinha como endereço seu apartamento funcional em Brasília.
Aposentado, Barbosa poderá se dedicar à vida de subcelebridade, seja nos bares da vida, no Rio de Janeiro, ou em Miami. A carreira política, que ele chegou a cogitar, a bem do Brasil, foi abortada. Caso tivesse se lançado candidato, jogaria por terra a "credibilidade" do julgamento da Ação Penal 470, a única causa a que se dedicou verdadeiramente na suprema corte.
Com sua saída, comprova-se, mais uma vez, a força de um ditado popular. Não há mal que dure para sempre.
E com a chegada de Ricardo Lewandowski ao comando do Poder Judiciário o Supremo Tribunal Federal poderá, enfim, restaurar a sua própria dignidade.

Governador anuncia hoje o bônus da educação

O governador João Lyra Neto (PSB) assina hoje, em ato programado para às 10 horas, no Palácio das Princesas, o decreto que libera pagamento do Bônus de Desempenho Educacional (BDE). Serão contemplados profissionais da educação e das gerências regionais que cumpriram, integral ou parcialmente, as metas acordadas com a Secretaria de Educação e Esportes para o Índice de Desenvolvimento da Educação (Idepe)

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Lutar pode ser crime, sim


Janio de Freitas 
Cobrança de devedores
As ameaças dos "ativistas" aos fotógrafos, cinegrafistas e repórteres --"Lutar não é crime / Vocês vão nos pagar"--, berradas em coro dentro do próprio Sindicato dos Jornalistas do Rio, são um equívoco duplo e denunciador de inequívoca obtusidade política. Mas não só.
Lutar pode ser crime, sim, a depender da luta. Lançar um rojão contra um cinegrafista de costas, levando-o à morte, não é lutar. É covardia mortal. Como também é só covardia criminosa, embora, por sorte, não letal, derrubar e ferir um cinegrafista que apenas procurava captar a liberação dos presos por violências apelidadas de "manifestações".
É quase engraçado que os adeptos da violência inútil estejam tomados de ódio aos jornalistas. Tivessem um mínimo de percepção, deveriam exibir-lhes muita gratidão. Na obtusidade da sua ira, ainda não perceberam que devem a jornalistas a sua integridade física, se é que muitos não devem a vida.
Não fossem os cinegrafistas, os fotógrafos e os repórteres que se expõem no testemunho das arruaças, não haveria o clamor das reportagens e artigos que pressionam e convencem os responsáveis pela atividade polícia a conter, desarmar e até sacrificar os métodos e, é preciso dizê-lo, as obrigações repressoras requeridas pela segurança pública.
No Rio e em São Paulo, é muito evidente o esforço das Secretarias de Segurança por uma nova conduta policial, por educar o agente de segurança para os confrontos sem exorbitâncias. Os beneficiários desse avanço não são os jornalistas que os cobraram, inclusive pela exibição de arbitrariedades policiais. São os manifestantes arruaceiros, os grevistas agressivos e os direitos humanos.
Até mamãe Sininho acusa os jornalistas de tornarem "um inferno a vida" da filhota Sininho. Mas não foram os jornalistas que frustraram o plano de incendiar a Câmara Municipal do Rio. Têm dado tratamento até muito camarada às pessoas e investigações das violências passadas e pretendidas. Para percebê-lo, é suficiente imaginar o tratamento aos mesmos fatos e gravações com personagens de outra classe social.
Por falar em gravações: ainda que a polícia tenha "plantado as bombas encontradas", como dizem as defesas, as vozes e diálogos gravados não foram plantados. E também não foram gravados por jornalistas.

Ban Ki-Moon: "nada é mais vergonhoso do que matar crianças dormindo"

Da Agência Brasil - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, condenou hoje (30) o ataque de Israel a uma escola que servia de abrigo da ONU para refugiados em Gaza, que matou pelo menos 16 palestinos, inclusive crianças.
"Nada é mais vergonhoso que atacar crianças dormindo", Ban Ki-moon ao desembarcar na Costa Rica, para uma visita oficial, segundo informações da Agência de Notícias da ONU. "Foi um ataque condenável. É injustificável. E exige responsabilização e justiça", acrescentou.
De acordo com o chefe da ONU, a localização da escola foi comunicada por 17 vezes militares israelenses, inclusive na noite de ontem (29), horas antes do ataque.
A escola é gerenciada pela Agência das Nações Unidas para Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês). O chefe da agência, Pierre Krähenbühl, disse que o ataque ao abrigo foi "uma afronta" e motivo "de vergonha universal".

Ibope Senado: João Paulo 37%, Fernando Bezerra 16%


Do G-1
Pesquisa Ibope divulgada, há pouco, aponta que o candidato a senador pelo PT de Pernambuco, João Paulo, aparece na frente com 37% das intenções de voto. Na sequência, o socialista Fernando Bezerra Coelho (PSB) aparece com 16%. Simone Fontana (PSTU) tem 3% e Albanise Pires (PSOL), 1%.

Foi citado, mas não alcançou o percentual mínimo, o candidato Oxis (PCB). Os indecisos somam 25% e os que declaram que vão votar branco ou nulo são 17%.
Veja os números do Ibope:
 João Paulo (PT) - 37% das intenções de voto
 Fernando Bezerra Coelho (PSB) - 16%
 Simone Fontana (PSTU) - 3%
 Albanise Pires (PSOL) - 1%
 Brancos e nulos - 17%
 Não sabe ou não respondeu - 25%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e realizada entre os dias 26 e 28 de julho. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 57 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a  probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00012/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00269/2014.

Ibope: Armando lidera com 43% e Câmara tem 11%




Do G-1
Pesquisa Ibope divulgada, há pouco, na TV-GLobo, mostra Armando Monteiro (PTB) com 43% das intenções de voto para governador de Pernambuco. Em seguida, aparecem Paulo Câmara (PSB) com 11%, Zé Gomes (PSOL) com 2%, e Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), os três empatados com 1%.
 

Confira abaixo os números do Ibope, segundo a pesquisa estimulada, em que os nomes de todos os candidatos são apresentados ao eleitor:

Armando Monteiro (PTB): 43%
Paulo Câmara (PSB): 11%
Zé Gomes (PSOL): 2%
Jair Pedro (PSTU): 1%
Miguel Anacleto (PCB): 1%
Pantaleão (PCO): 1%
 Brancos e nulos: 19%
 Indecisos: 22%

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de julho. Foram entrevistados 1.204 eleitores em 57 municípios do estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
O que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos, a  probabilidade do resultado retratar a realidade é de 95%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número 00012/2014, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00269/2014.

Rejeição 
A pesquisa também mediu a taxa de rejeição de cada um dos candidatos, isto é, aquele em quem o eleitor diz que não votará de jeito nenhum. Veja os números:

Pantaleão: 26%
 Zé Gomes: 24%
 Jair Pedro: 21%
 Paulo Câmara: 20%
 Miguel Anacleto: 19%
 Armando Monteiro: 14%
 Não rejeitariam nenhum dos candidatos: 15%
 Não souberam ou não responderam: 35%

Novos 'anões', Chile e Peru seguem o Brasil



Josias de Souza - (Blog)
Chamado pela chancelaria israelense de ‘anão diplomático’ após convocar seu embaixador em Israel, o Brasil ganhou a companhia regional de Chile e Peru. Os dois países também chamaram seus embaixadores para ‘consultas’. Como Equador já fizera o mesmo, os anões da América do Sul já somam quatro.
O inferno de Gaza portencializou-se. Num dos piores bombardeios dos útimos 22 dias, morreram 110 pessoas em 24 horas. Israel já mandou à cova 1.116 palestinos. E enterrou 56 israelenses. A desproporcionalidade fulmina a alegação de “autodefesa”.
Cada vez que Benjamin Netanyahu aperta um botão causa embaraço para os Estados Unidos, que precisam explicar porque são seus amigos. Nesse ritmo, além de matar em escala industrial, Israel logo, logo terá de travar uma guerra retórica com todos os “anões” do pleneta. Com os americanos torcendo a seu favor.

Israelense defende o estupro de palestinas

Do Pragmatismo Político - O ex-membro da inteligência militar de Israel, o Dr. Mordechai Kedar, defendeu que estuprar as mulheres palestinas seria uma “medida efetiva para amedrontar os combatentes desse povo.” Kedar, que serviu durante 25 anos esse setor, ainda disse que “a única coisa que vai deter um atacante suicida é saber que, se ele puxar o gatilho, sua irmã será estuprada”.

Tal resposta foi dada em uma entrevista ao programa de rádio Hakol Diburim, da Rádio Israel Bet. As informações são do portal Livre Pensamento.
Atualmente, Kedar é investigador do Centro Begin-Sadat para Estudos Estratégicos da Universidad de Bar-Ilan. Além disso, o ex-militar também é diretor do “Israel Academia Monitor”, um centro que policia os acadêmicos das universidades israelenses. Segundo as agências de notícias estrangeiras, esse centro é conhecido por “perseguir as pessoas que não obedecem as diretrizes do governo de Israel.”

"Governo nos enganou" dizem em nota entidades militares



(Do blog de magno martins)
Nós representantes das associações abaixo relacionadas vimos a público informar a sociedade pernambucana que não concordamos com o encaminhamento dado pelo Governo do Estado quanto ao Plano de Cargos e Carreiras e as demais propostas apresentadas pelo Governo, através da pauta de reivindicação que surgiu, no dia 13 de maio, do “Movimento em  Defesa da Dignidade da Pessoa Humana”.



Aconteceu na tarde de hoje (29), uma reunião na Secretaria de Administração (SAD) com a participação das entidades representativas das categorias Policiais e Bombeiros
Militares, na qual a Comissão de Negociação foi informada que não seria possível atender aos pedidos que vinham sendo negociados nos últimos dois meses. O Governo do Estado alegou que devido a Lei de Responsabilidade Fiscal é inviável a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras.

A nossa sensação é de que fomos enganados. Pois o “Movimento em Defesa da Dignidade da Pessoa Humana” foi encerrado com a promessa de que essas demandas seriam atendidas: Plano de Cargos e Carreiras, Investimento no Hospital da Policia Militar (SISMESP) e incorporação do risco de vida.
Como resposta, nós representantes das entidades nos reunimos em caráter emergencial e, decidimos que amanhã (30), às 9h da manhã, estaremos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) com objetivo de dialogar com os parlamentares para que o Projeto de Lei em questão não seja votado, ou preferencialmente reavaliado.
Assinam esta nota as seguintes entidades:
Associação de Cabos e Soldados (ACS-PE)
Associação de Praças (ASPRA)
União dos Militares do Brasil (UMB)
Associação de Militares Estaduais (AME)

PSDB é gente fina e gente fina é outra coisa



Dia 20, Juazeiro do Norte, Ceará. Grande festa popular em homenagem ao Padre Cícero, ruas cheias, romeiros vindos de longe. Na missa, os tucanos Aécio Neves, candidato à Presidência da República, e Tasso Jereissati, candidato ao Senado, com comitivas.
Pois não é que, na cidade superlotada, acharam um jeito de não se misturar à multidão? Conseguiram um cercadinho VIP, com cadeiras e tudo, que ninguém é de ferro.
Tudo bem, eram cadeiras de plástico, indignas de um pessoal tão refinado que nem na missa se mistura, mas que se há de fazer?     (Carlos Brickmann)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Dilma surpreendeu entrevistadores na "sabatina" do Uol

EDUARDO GUIMARÃES 
Os jornalistas dispararam as críticas de sempre ao governo, mas elas resvalaram em uma muralha de argumentos da entrevistada, com números e contra-argumentos pouco conhecidos de um público acostumado a conhecer só o lado midiático da história
A “sabatina” do UOL a que a presidente Dilma Rousseff se submeteu na tarde da última segunda-feira (27 de julho) no Palácio da Alvorada confirmou expectativas no que diz respeito ao ânimo dos entrevistadores, mas surpreendeu no que diz respeito ao da entrevistada.
Para inquirir a presidente, foram escalados Ricardo Balthazar (Folha de SP), Josias de Souza (UOL), Kennedy Alencar (SBT) e José Maria Trindade (Jovem Pan).
Não foi propriamente uma sabatina. Foi, como era previsível, um debate. Os entrevistadores encamparam o papel de oposição, como aliás já foi definido que deve ser pelas entidades que congregam os donos da mídia.
Dizer quem venceu aquele debate, é difícil. Mas, se alguém venceu, foi por pontos. Ninguém nocauteou ninguém.
Os jornalistas dispararam as críticas de sempre ao governo, mas tais críticas resvalaram em uma muralha de argumentos da entrevistada, com muitos números e contra-argumentos pouco conhecidos de um público acostumado a conhecer só o lado midiático da história.
O mínimo que se pode dizer é que se os jornalistas tinham argumentos mais fortes, guardaram só para eles. Disseram, por exemplo, que muitos países já teriam saído da crise financeira internacional, o que Dilma desmentiu.  E ninguém soube dizer que países já saíram da crise.
A presidente fez comparação entre o pessimismo com a economia e o pessimismo com a organização da Copa. Essa imagem foi fartamente usada por ela. Pode-se dizer que com requintes de crueldade, pois relembrou, em detalhes, todas as previsões catastrofistas que não se confirmaram.
Com efeito, a comparação é muito forte. Grande parte da sociedade se surpreendeu por não ter ocorrido na Copa nada do que foi vaticinado pela mídia. Dizer que o mesmo está acontecendo na economia pode até ser questionável, mas a chance de a tese colar é muito alta.
Por que? Porque Dilma citou, também, desastres econômicos vaticinados pela mídia que tampouco ocorreram – alguns diriam que “ainda” não ocorreram, mas, até que ocorram, tudo fica no campo da futurologia.
Como esse diálogo sobre a Copa ocorreu logo no início da sabatina o restante dela ficou contaminado por essa imagem, deixando o expectador isento com dúvidas sobre as previsões catastrofistas tanto quanto sobre as previsões otimistas.
Outro aspecto interessante da entrevista foi o uso da ironia. Se os entrevistadores usaram e abusaram da estratégia, Dilma não fez por menos. Lembrou, por exemplo, previsões furadas da mídia sobre racionamento de energia, que hoje está fora de cogitação.
Claro que, para quem apoia a presidente, o seu desempenho foi excelente, assim como foi desastroso para quem a repudia. Mas, ao expor o fracasso de várias previsões da mídia, Dilma conseguiu, no mínimo, plantar a semente da desconfiança em quem ainda não tomou partido, que, no frigir dos ovos, é quem importa.
O que de novo a sabatina de Dilma trouxe, então? Evidentemente que a disposição dela não só para o debate, mas para partir para o ataque. Em vários momentos, chegou ao impensável: deu a entender que os seus entrevistadores apoiam a oposição, sobretudo o PSDB.
O grande fato político que a sabatina da presidente pelo UOL revelou é o de que ela poderá tirar a mídia para dançar na campanha eleitoral. O Blog garante aos leitores que aqueles jornalistas, no mínimo, ficaram surpresos. E, provavelmente, ficaram preocupados.

Usinas eólicas predominam em em leilão de energia

Agencia Brasil
Os empreendimentos voltados para a construção de usinas eólicas (proveniente dos ventos) voltaram a predominar entre as empresas cadastradas para participar do Leilão de Energia de Reserva 2014, que o governo federal fará em 31 de outubro deste ano.
Segundo informações divulgadas hoje (29) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), foram cadastrados 1.034 empreendimentos interessados em participar do leilão, com uma oferta total de 26.297 megawatts (MW) de capacidade instalada. O Leilão de Reserva prevê a entrega da energia a partir de 2017.

Dois senadores e oito deputados de PE se destacam no congresso

 


O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que faz o acompanhamento anual do desempenho dos parlamentares no Congresso Nacional, inclui oito dos 25 deputados da bancada de Pernambuco entre os mais atuantes e dois senadores - Armando Monteiro (PTB) e Humberto Costa (PT).
Entre os deputados, Eduardo da Fonte (PP), Bruno Araújo (PSDB), Fernando Ferro (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Mendonça Filho (DEM), Paulo Rubem Santiago (PDT) e Silvio Costa (PSC) (foto). Os critérios avaliados pelo órgão na composição da lista passam pelo destaque na capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.
(do blog de magno martins)

Dilma afiada usa estilo ‘bateu, levou’ em campanha

247 – A presidente Dilma Rousseff deixou no cabide o figurino de candidata vestido em 2010, quando venceu a disputa usando um modelito do melhor estilo 'paz e amor'. Protegida pelo então presidente Lula, ela não precisou entrar em bolas divididas com o adversário José Serra e flanou sobre o eleitorado enquanto seu padrinho político se encarregava de comprar suas brigas.
Agora é diferente, já se viu na longa entrevista à mídia tradicional concedida ontem pela presidente. Diante de uma certa pressão nas perguntas, o que se viu foi uma Dilma segura, objetiva e nada disposta a aceitar calada as críticas feitas ao seu governo. Ela igualmente não se incomodou em deixar, com frases curtas e palavras fortes, suas posições sobre temas do momento.
Essa Dilma que parece à vontade no chamado estilo 'bateu, levou' surge nitidamente em suas posições a respeito dos ataques desferidos, diariamente, à gestão da política econômica:
- O pessimismo da fase pré-Copa passou para a política econômica, afirma a presidente, ganhando com a frase a manchete desta terça-feira 29 do jornal Folha de S. Paulo. A se considerar o tom das últimas notícias destacadas no mesmo espaço pela publicação da família Frias, Dilma conseguiu o melhor momento para o seu governo, ali, em semanas.
A presidente também não ficou nem por um minuto quieta diante da gafe cometida pelo banco espanhol Santander no Brasil, com o relatório para clientes de alta renda com a associação nominal da presidente ao fracasso econômico futuro.
- Bancos interferirem na política é inadmissível, rebateu uma Dilma, como se diz, curta e grossa.
A ênfase de Dilma vai sendo apurada, no tocante a efeitos eleitorais, em pesquisas feitas por sua equipe de campanha. O que se sabe, inicialmente, é que pouca gente vai estranhar uma candidata que avança pela linha do 'fala o que pensa', uma vez que Dilma nunca foi dada, no governo, a floreios sobre suas posições. Em outras palavras, a Dilma 'bate, levou' combina mais com o momento atual da presidente, cercada por ataques nas frentes econômica e política, do que a Dilma 'paz e amor'.
No governo, o momento da presidente tem levado, também, à tomada de posições claras e objetivas. Depois de se fortalecer com a reunião dos Brics, realizada no Brasil, e a aproximação com a Unasul, Dilma posicionou o Brasil na linha de frente à oposição à Israel, na faixa de Gaza:
- O que há da parte de Israel não é um genocídio, e sim um massacre, atalhou a presidente diante de uma das perguntas que lhe foram dirigidas ontem. Dilma não se intimidou com a postura crítica à decisão brasileira de censurar o governo de Benjamin Netanyahu pelo "uso desproporcional" da força na faixa de Gaza.
A Dilma afiada, com respostas na ponta da língua, sem medo de devolver perguntas difíceis com respostas desconcertantes pela clareza, é que está entrando em campo para a disputa pela reeleição. Osso duro.