sexta-feira, 4 de março de 2016

Lula é ovacionado ao voltar para casa após depor à PF

Do blog de Magno Martins

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ovacionado ao voltar para sua casa em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, depois de ter sido levado por coerção coercitiva para a Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas e, em seguida, ter dado um depoimento na sede do Partido dos Trabalhadores no Centro de São Paulo
Partidários fizeram o tradicional coro "Olê, olê olê olá, Lula, Lula", de campanhas eleitorais passadas. Ele acenou para a multidão e finalmente entra no prédio.
Ana do Carmo, deputada estadual do PT, afirmou que o ex-presidente não está cansado e não mostrou abatimento. "Ele está ótimo. Muito bem. Firme para a luta. Ele não falou se vai pra a manifestação. O importante é que a gente sempre esteve na luta, estamos sempre na luta e agora, mais do que nunca, vai continuar a luta."
Lula disse na tarde desta sexta-feira (4) que se sentiu "prisioneiro" por ter sido levado coercitivamente para prestar depoimento à Polícia Federal. Ele depôs no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo e, em seguida, foi à sede nacional do PT, no Centro da capital paulista, onde fez um pronunciamento.
O presidente afirmou ainda que "acertaram o rabo da jararaca", mas "não mataram". E também falou sobre a presidente Dilma Rousseff: "Não permitem que a Dilma governe esse país".

Requião vê “molecagem” de Moro e da Globo em espetáculo midiático

No Blog do Esmael Morais:
O senador Roberto Requião (PMDB-PR), nesta sexta-feira (4), classificou como “molecagem” da TV Globo, Ministério Público e Justiça Federal a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 24ª fase da Operação Lava Jato.

Para o parlamentar, o BBB da Globo — em referência ao programa Big Brother Brasil — é uma “molecagem festejada por alienados e prejudicial ao direito”.

“Condução coercitiva desnecessária, absurdo BBB da Globo, MP e Justiça Federal.Molecagem festejada por alienados e prejudicial ao direito”, tuitou.

Requião também criticou o juiz Sérgio Moro pelo espetáculo midiático. “Foi ilegal e fere o direito”, opinou o senador que é advogado e jornalista por formação.

“Eu, Lula, e qualquer cidadão devemos responder por nossos atos. Mas o espetáculo midiático da Globo,MP e juiz, foi ilegal e fere o direito”, disse pelo microblog.

Marco Aurélio: Moro atropelou regras

247 - A primeira crítica contundente do Supremo Tribunal Federal à ação do juiz Sérgio Moro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dentro da 24ª fase da operação Lava Jato veio do ministro Marco Aurélio Mello. 
"Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado", afirmou Mello, segundo a colunista Mônica Bergamo.
Marco Aurélio diz que é preciso "colocar os pingos nos 'is'". "Vamos consertar o Brasil. Mas não vamos atropelar. O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes", afirmou.
O magistrado criticou também o argumento utilizado por Moro para embasar a condução coercitiva de Lula, de que a medida seria para a própria segurança do ex-presidente. "Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força", segue o magistrado. "Isso implica em retrocesso, e não em avanço."
O ministro do STF disse que o juiz Sérgio Moro "estabelece o critério dele, de plantão", o que seria um risco. "Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros". E ensina: "Não se avança atropelando regras básicas".

“Antes deles já éramos democratas”


247 - Em coletiva transmitida ao vivo pela televisão na tarde desta sexta-feira 4, o ex-presidente Lula chorou e desabafou ao comentar a 24ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada hoje pela Polícia Federal. Lula e seus filhos foram alvo de mandado de condução coercitiva – quando são forçados a prestar depoimento e são liberados em seguida.
"Não precisava ter mandado coerção na minha casa hoje de manhã, na casa dos meus filhos. Mas lamentavelmente eles preferiram utilizar a prepotência, a arrogância, e fizeram um show, um espetáculo de pirotecnia. É lamentável que uma parcela do MP esteja trabalhando em associação com a imprensa", disse Lula, depois de ter prestado depoimento à PF no aeroporto de Congonhas.
"Eu me senti um prisioneiro hoje", acrescentou. Ao falar de Marisa, declarou: "ela merecia respeito". "Eu sou um homem que acredito em instituições de Estado forte. Estado forte é a garantia do estado democrático. E desde a Constituinte briguei para ter um Ministério Público Forte. Mas é importante que os procuradores saibam que uma instituição forte tem que ter pessoas responsáveis", destacou Lula. Para ele, "o que aconteceu hoje era o que precisava acontecer para o PT levantar a cabeça".
"Antes deles já éramos democratas", disse Lula, sobre os investigadores da Lava Jato. O ex-presidente antecipou a campanha presidencial de 2018 ao dizer que vai "rodar o País". E fez duras críticas à Globo e às denúncias diárias realizadas pela imprensa sobre o apartamento no Guarujá e o sítio em Atibaia. "Se preocupando com pedalinho que ela [Marisa] comprou por 2 mil reais para os netos? Se pudesse eu dava um iate para ela", afirmou.
"Eu quero saber quem vai me dar o apartamento, se é a Globo ou o Ministério Público", provocou o ex-presidente, acrescentando que a Globo bem que poderia lhe oferecer um triplex em Paraty (RJ). "Estou indignado com o que fizeram com a minha família", disse. "Eu acho que eu merecia um pouco mais de respeito nesse país". Lula declarou ainda que, se com a Operação Lava Jato, "quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça, bateram no rabo".
Mais cedo, em um vídeo divulgado na internet, Lula criticou o juiz da Lava Jato: "Se o juiz Moro, se o Ministério Público quisesse me ouvir, era só mandar um ofício", afirmou. Lula enfatizou que sempre esteve à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos. Reunido com a militância no diretório do PT em São Paulo, Lula declarou ainda: "Não devo e não temo. Parece que o que mais vale é o show midiático. Há um complô midiático".

Lava Jato virou Projac da Globo

247-O jornalista Fred Melo Paiva compara o cenário em frente ao Aeroporto de Congonhas, onde o ex-presidente Lula prestou depoimento, a "um enorme Projac", estúdios da Rede Globo para a gravação de novelas e outros programas de entretenimento.
"Neste momento conto pelo menos seis helicópteros", descreve o jornalista, pelo Facebook. Se referindo a governo e oposição, ele escreve ainda: "Não existe, nem lá nem cá, uma liderança capaz aglutinar ou de nos propor uma saída. O herói que sobressai é o juiz de segunda instância, apesar dos vazamentos criminosos, de espetáculo, da óbvia obsessão por um personagem cujo iate é um barco de lata e o latifúndio um sítio emprestado metade do sítio do meu sogro".
Leia abaixo:
Uma estranha delação, negada pelo estranho delatador, publicado por uma estranha revista, há muitos anos de segunda linha. Delação que, se ocorreu, é criminoso vazá-la. O JN, da emissora cujos donos foram pegos de calças curtas no exercício da mais descarada hipocrisia numa reserva ambiental em Paraty, faz tabelinha com a revista de segunda e o crime do vazamento. Amanhecemos então com 200 agentes na casa do perigoso ex-presidente. Veja: um ex-presidente que nunca se furtou a nenhum esclarecimento, levado a força pela Polícia, sob ação de um juiz de segunda instância. Eu moro ao lado de Congonhas. Virou um enorme Projac. Neste momento conto pelo menos seis helicópteros. Isso tudo ocorre uma semana antes dos bizarros protestos do dia 13, aqueles que clamam por golpe militar, vestem-se de CBF e portam faixas Somos Milhões de Cunha. Justiça e PF, pela óbvia tabelinha com uma mídia que se porta como partido de oposição (ou de situação, como já foi a partir de março de 64, por exemplo) e com todo tipo de golpista, já conta com o olhar desconfiado de boa parte da população. A oposição, envolvida em casos e mais casos de corrupção, é rechaçada até por parte dos golpistas e entusiastas do espetáculo que se desenrola esta manhã. Não existe, nem lá nem cá, uma liderança capaz aglutinar ou de nos propor uma saída. O herói que sobressai é o juiz de segunda instância, apesar dos vazamentos criminosos, de espetáculo, da óbvia obsessão por um personagem cujo iate é um barco de lata e o latifúndio um sítio emprestado metade do sítio do meu sogro. Sobressai também, elevada à décima potência, o ódio que tem separado amigos e famílias. Triste país, que prende Lula numa circunstância dessa e Maluf tudo bem, e todo o resto tudo bem.

Wadih Damous: ‘Lula foi sequestrado por Moro’

247 - O advogado e deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro, afirmou nesta sexta-feira 4 que a ação da Polícia Federal contra o ex-presidente Lula "não foi condução coercitiva, foi um sequestro perpetrado pela PF a mando do juiz da Lava Jato".
"Condução coercitiva acontece quando alguém intimado a depor perante o juiz não comparece. Lula jamais se negou a depor sequer foi intimado", justificou o parlamentar em sua conta no Twitter.
"Lula jamais foi intimado a depor até porque juiz Moro não é competente p/ apurar os fatos relativos a Atibaia e a um triplex do guarujá", completou Damous, afirmando que "está em curso um golpe de estado". Confira abaixo vídeo publicado pelo deputado falando sobre a operação e suas suas mensagens no Twitter:
 

- Um obscuro juiz de Curitiba põe de joelhos o Estado e as instituições do Poder #Golpe #SomosTodosLula #LulaEstamosComVoce
- Não nos iludamos: está em curso um golpe de estado associado aos grandes meios de comunicação #LulaEstamosComVoce #SomosTodosLula #golpe
- Não foi condução coercitiva foi um sequestro perpetrado pela PF a mando do juiz da Lava Jato. #LulaEstamosComVoce #SomosTodosLula #golpe
- Condução coercitiva acontece qdo alguém intimado a depor perante o juiz ñ comparece. Lula jamais se negou a depor sequer foi intimado #golpe
- Lula jamais foi intimado a depor até pq juiz Moro ñ é competente p/ apurar os fatos relativos a Atibaia e a um triplex do guarujá
- Juiz quer obrigar STF a fixar competência da república de Curitiba p/ processar Lula
- Isso temos que barrar nas ruas. Golpe de estado não se assiste de braços cruzados #Golpe #SomosLula
- Ou asseguramos nossa democracia q custou tanto sangue,tantas vidas ou vamos entrar num retrocesso sem precedente no Brasil #Golpe #SomosLula
- Vamos nos mobilizar, vamos organizar nossa resistência pq ñ podemos permitir que esse golpe avance. #Golpe #SomosLula
- 13/03 será igual Marcha c/ Deus pela Família em 64. Temos que nos lembrar de Getúlio Vargas, João Goulart, Brizola #golpe #SomosLula
- Temos q barrar o golpe. Ñ podemos cometer erro q gerações q nos precederam cometeram tendo ilusões de q isso faz parte da democracia #Golpe

Lula: foi um show midiático e não uma apuração séria

Do UOL
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que seu depoimento à Polícia Federal teve um aspecto de "show midiático" e não uma apuração séria do Ministério Público. Segundo Lula, ele já chegou a suspender as férias para falar com a Polícia Federal.
"Era só ter mandado me ouvir. Sempre fui prestar esclarecimento porque não devo e não temo". A rua Silveira Martins, no centro de São Paulo, onde fica o diretório nacional do PT, foi bloqueada devido à grande circulação de pessoas.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Delegado da PF é candidato pelo PSDB

247 - O delegado da Polícia Federal Antonio Rayol foi escolhido pelo PSDB como pré-candidato do partido à Prefeitura de Niterói. Rayol ficou conhecido por ter prendido o marqueteiro do ex-presidente Lula, o publicitário Duda Mendonça, numa rinha de galos.
A apresentação dele como pré-candidato será feita na próxima segunda-feira (7).

Governo do Estado realiza a maior contratação da saúde dos últimos 20 anos

O governador Paulo Câmara autorizou, na manhã desta quinta-feira (03.03), a maior contratação de profissionais de saúde dos últimos 20 anos no Estado. Serão nomeados 2.560 servidores aprovados nos últimos dois concursos públicos (2013 e 2014) realizados pela administração estadual para a área. Desse total, são 209 médicos e 489 enfermeiros. A convocação também inclui 428 trabalhadores de Nível Superior e 1.434 do Nível Médio, que vão fortalecer o atendimento em 18 unidades. A ampliação da mão de obra local dialoga com o aumento da demanda - devido à crise econômica, as epidemias de zika, chikungunya e dengue. Além dos esforços para conter o avanço das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o reforço também terá um papel importante no tratamento das crianças com microcefalia. 

A partir dessa convocação, as escalas profissionais de unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife (RMR), do Agreste e do Sertão receberão um importante incremento. Na RMR, seis hospitais públicos do Recife (Agamenon Magalhães, em Casa Amarela; Barão de Lucena, na Iputinga; Restauração, no bairro do Derby; Getúlio Vargas, no Cordeiro; Otávio de Freitas, em Tejipió; e Correia Picanço, na Tamarineira), a Farmácia de Pernambuco, o Serviço de Verificação de Óbito e a Fundação e Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) serão favorecidos com a medida. Ainda serão destinados servidores para o Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres, localizado em Cajueiro Seco, no município do Jaboatão dos Guararapes. O número de profissionais e alteração dos plantões será definido após a convocatória.

No Agreste, as novas equipes serão enviadas ao Hospital Regional do Agreste e Jesus Nazareno, em Caruaru, e ao Dom Moura, em Garanhuns. O Serviço de Verificação de Óbito e as Farmácias de Caruaru e de Limoeiro, também serão beneficiadas. Para o Sertão, serão encaminhados servidores para o Professor Agamenon Magalhães, em Serra Talhada, no Pajeú. Todos serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação. Após esse processo, os selecionados terão 30 dias para iniciar as atividades. 

Além de reforçar os plantões nas emergências, esses novos profissionais vão atuar ainda no diagnóstico, reabilitação e terapia dos principais equipamentos de saúde pernambucanos. Para o secretário da pasta, Iran Costa, a chamada foi classificada como "histórica". "Mais uma vez, Pernambuco avança na saúde. Essas contratações têm um grande significado para a nossa área, pois vivemos um momento delicado", afirmou  gestor, lembrando que os convocados iniciam suas atividades dentro de 60 dias.

Com essa nova chamada, sobe para 965 o número de médicos convocados desde 2013. Desta forma, ainda será possível realizar a reposição das escalas dos hospitais que sofreram com os pedidos de demissão e aposentadoria. Além disso, um novo concurso para a categoria já está em planejamento e tem previsão de lançamento para o segundo semestre.

SESI promove Mobilização Nacional contra o Aedes Aegypti nesta sexta-feira (5) no Agreste

Alunos do SESI e SENAI participam, nesta sexta-feira (4) e sábado (5), da Mobilização Nacional contra o Mosquito Aedes Aegypti, promovido pelo Sistema Indústria. Simultaneamente, as escolas do SESI e SENAI dos 26 Estados e o Distrito Federal vão realizar ações para engajar os alunos, pais e responsáveis na luta contra o mosquito transmissor da dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika.
Em Pernambuco, palestras e esquetes teatrais, ambas com duração média de 40 minutos, estão programadas para acontecer durante toda a sexta-feira (4), em dez escolas, da Região Metropolitana ao Sertão, com meta de atingir 18 mil pessoas. No Agreste, a unidade de Caruaru do SESI terá palestras em quatro horários, a partir das 9h30, para ensinar o público a não deixar o mosquito nascer, e a reconhecer os sintomas da doença.
As esquetes teatrais serão no Recife e Moreno. A mobilização nacional pretende alertar sobre a importância da sociedade no combate ao mosquito e será um reforço à campanha que o SESI está promovendo com as indústrias sobre a temática, desde o final de fevereiro.
As unidades que vão participar do evento desta sexta-feira são: Cabo, Camaragibe, Ibura, Paulista e Vasco da Gama, na Região Metropolitana do Recife ; Escada, na Zona da Mata; Caruaru, no Agreste; Araripina e Petrolina, no Sertão. No SENAI, os professores vão orientar os alunos por meio de blitz nas escolas da entidade, onde eles poderão colocar em prática os conhecimentos recebidos de como eliminar os focos do mosquito.
Para Empresas – Indústrias interessadas em contratar palestras de saúde ou as esquetes teatrais do SESI, podem entrar em contato com a entidade pelo 81 3412-8330 ou relacionamento@pe.sesi.org.br.

Hospital Dom Moura passa a ser referência regional para Microcefalia em Pernambuco‏‏

O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, passou a atender bebês recém-nascidos dos 21 municípios da Regional de Saúde, para diagnósticos de casos com suspeita com Microcefalia. Desde a semana passada, as consultas estão sendo realizadas, agendadas pela regulação que atende as Secretarias de Saúde. O início do serviço ganhou repercussão estadual com matéria veiculada na TV Asa Branca e Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo Nordeste, alcançando todo o estado de Pernambuco.

Antes, os pais e responsáveis pelas crianças precisavam se deslocar até Caruaru ou Recife, o que estava dificultando a assistência, devido a distância. Segundo o gestor do Hospital Regional Dom Moura, Luiz Melo, a Secretaria de Saúde do Estado, comprovou as condições técnicas e pessoal à disposição, inclusive com Neuropediatra, Dr. MIlton Garcia, tornando o HRDM uma referência regional no interior do estado. "Acompanharemos desde o acolhimento psicológico da criança e familiares, até o seu desenvolvimento, pela equipe formada pelo Neuropediatra, Psicóloga, Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Oftalmologista, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros e Técnicos, entre outros que venham a ser necessários. Alguns dos serviços serão ofertados em parceria com a UPAE Garanhuns" - Afirma o gestor.

Para o atendimento regional, o diretor do hospital participou de reuniões com a gestora Regional de Saúde, Catarina Tenório e da UPAE, Gustavo Amorim, onde foram definidos os passos do atendimento e a participação de cada instituição de saúde.

"As consultas acontecem nos dias de segunda e terça-feiras, especialmente para os casos notificados. Isto facilitará a vida das pessoas neste momento muito difícil, e de superação. Por isto disponibilizamos a equipe, pois logo após o diagnóstico, os profissionais entram em campo para atender as necessidades dos familiares e iniciar um trabalho estimulação na criança" - Afirma Luiz Melo.

CASOS

A Regional de Saúde tem 150 casos notificados, com apenas 3 confirmações. 16 casos já foram descartados, e o restante segue em investigação. Estes números são de pacientes encaminhados para outras unidades de saúde, desde outubro.

No primeiro dia no HRDM foram atendidas oito crianças, seis delas tiveram a microcefalia descartada. Duas seguem em investigação clínica, com a equipe do hospital. Os recém-nascidos vão passar pelos exames necessários.

Governador sanciona Projetos de Lei beneficiando as carreiras de polícias Militar e Civil

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta quinta-feira (03.03), dois Projetos de Lei Complementares que beneficiarão as carreiras de polícias Militar e Civil do Estado. Os textos com as mudanças serão publicados no Diário Oficial de amanhã (04.03). Para a Polícia Civil, haverá adequação no Plano de Cargos e Carreiras, e, para os Militares, a mudança será em relação à alteração dos seus quantitativos de postos e composição, bem como haverá um novo critério para a promoção à graduação de 3º Sargento.


O primeiro Projeto de Lei é referente à adequação do Plano de Cargos e Carreira da Polícia Civil, cujos efeitos entram em vigor a partir do mês de abril de 2016. No projeto, ficou estabelecida a adequação no percentual das faixas de progressão de 1,5% para 2%.


Já o segundo Projeto de Lei redefine os quantitativos da composição do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Serão criadas: 01 vaga de Coronel BM, 01 vaga de Tenente-Coronel BM, 06 vagas de Major do Quadro de Oficiais Combatente, 01 vaga de Major do Quadro de Oficias da Administração, 07 vagas de Capitão QOC/BM, 03 vagas de Capitão QOA/BM, 03 vagas de 1° Tenente QOA/BM, 01 vaga de Subtenente BM, 05 vagas de 1° Sargento BM, 08 vagas de 2° Sargento BM, 08 vagas de 3° Sargento, e 29 vagas de Cabo BM. Essas alterações viabilizarão mais promoções dentro da Carreira Militar, previstas para ocorrer já a partir do dia 06 de março.


Além disso, o Projeto aumenta os quantitativos de gratificações de exercício dos policiais militares lotados na Casa Civil: 01 para Coronel, 02 para Major, 08 para Capitão, 03 para 1° Sargento, 04 para 2° Sargento, 1 para 3° sargento, e 07 para Cabo. Essa alteração vai gerar avanços nas atividades de Defesa Civil, uma vez que possibilitará o emprego direto de bombeiros militares no planejamento e na execução das atividades de proteção da sociedade perante riscos e desastres. 


Também fica estabelecida, neste mesmo Projeto de Lei, a nova regra para a promoção à graduação de 3º Sargento da Polícia Militar, que passará exclusivamente a ser através do critério de antiguidade, garantindo uma maior fluidez na carreira.


Esses Projetos são frutos de negociação com o Governo do Estado reforçando o processo de reconhecimento do servidor estadual, o qual busca a sua valorização através da organização das estruturas salariais. Bem como, observa a conjuntura socioeconômica, refletindo o compromisso das partes, Governo e servidores, na construção equilibrada das presentes Leis Complementares.


Lula rebate Revista Isto É

Do Instituto Lula:

Nota sobre acusações publicadas na revista IstoÉ

São completamente falsas as acusações feitas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em matéria publicada hoje (3) pela revista IstoÉ.

O ex-presidente Lula jamais participou, direta ou indiretamente, de qualquer ilegalidade, antes, durante ou depois de seu governo, seja em relação aos fatos investigados pela Operação Lava Jato ou quaisquer outros citados pela revista.

A sociedade brasileira não pode mais ficar à mercê de um jogo de vazamentos ilegais, acusações sem provas e denúncias sem fundamento.

Assessoria de Imprensa
Instituto Lula

Delcídio nega delação e diz desconhecer documentos

247 - O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou, em nota divulgada na tarde desta quinta-feira 3, que não confirma o conteúdo da reportagem publicada nesta manhã com denúncias que seriam de um acordo de delação firmado por ele no âmbito da Operação Lava Jato.
No texto, o parlamentar diz não ter sido contatado pela jornalista que assina a matéria e diz desconhecer os documentos publicados. "Não conhecemos a origem, tampouco reconhecemos a autenticidade dos documentos que vão acostados ao texto", aponta.
"Esclarecemos que em momento algum, nem antes nem depois da matéria, fomos contatados pela referida jornalista para nos manifestarmos sobre a fidedignidade dos fatos relatados", acrescenta.
A nota é assinada pelo senador e pelo advogado Antonio Augusto Figueiredo Basto, que cuida de sua defesa. Abaixo, a íntegra:

A quem interessa a falsa delação de Delcídio?

247 - O jornalista Luiz Carlos Azenha, do Viomundo, afirma que "o vazamento da falsa delação premiada do senador petista Delcídio do Amaral é lance de House of Cards". Ele cita o que disse o procurador-geral Rodrigo Janot, que classificou de “ato jornalístico”, não jurídico. Azenha pondera que "o que está em jogo é muito: a destituição e possível prisão da presidente da República e do ex-presidente Lula".
O jornalista do Viomundo pondera as possibilidades que envolvem a divulgação da falsa delação:
"1. O próprio Delcídio pode ter vazado? Sim, emitindo um sinal de que se tiver o mandato salvo no Senado, pelo PMDB e PSDB, pode devolver o favor derrubando Dilma e prendendo Lula. Por outro lado, ele perde consideravelmente o poder de chantagem, já que qualquer mudança ou nova versão dada ao que foi publicado pela IstoÉ enfraquece a credibilidade do delator.
2. Alguém ligado à Lava Jato ou à oposição pode ter vazado? Sim, já que isso turbina as manifestações de 13 de março. Pode ser também uma forma de constranger o Supremo a homologar logo a delação do senador petista. Mas, como existe o risco de desgastar o papel de Delcídio como delator, fica a dúvida.
3. O próprio governo poderia ter se adiantado para desarmar armadilha de Delcídio? Possível. Seria uma forma de tirar dele o poder de chantagem e esvaziar o timing do juiz Moro e/ou da oposição. É razoavelmente conhecida a tática de furar o balão informativo alheio. O conteúdo de outro “vazamento” recente, que dava conta da quebra de sigilo de Lula e de toda a sua família, não se concretizou. Nada melhor que o vazamento de uma falsa delação premiada para desmoralizar futuros vazamentos, mas é óbvio que o conteúdo da IstoÉ enfraquece Dilma, Lula e o PT, já que ao longo do dia o conteúdo foi transformado em verdade absoluta pela mídia".

STF transforma Cunha em réu da Lava Jato

Por Felipe Amorim
UOL
Por dez votos a zero, o STF (Supremo Tribunal Federal) concluiu nesta quinta-feira (3) o julgamento que decidiu pela abertura de processo criminal contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Com a decisão, Cunha passa a ser o primeiro parlamentar no exercício do mandato a se tornar réu a partir das investigações da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras. Outros 37 deputados e senadores são investigados.
O deputado agora será julgado pelo Supremo e, se condenado, pode perder o mandato. A cassação, no entanto, precisa ser aprovada pela maioria do voto dos 513 deputados.
Votaram favoravelmente à abertura de processo contra o deputado, além do relator, Teori Zavascki, os ministros Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Luiz Fux não participou do julgamento por estar em viagem.
O presidente da Câmara foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República em agosto do ano passado por supostamente ter recebido US$ 5 milhões de propina relativa a dois contratos de navios-sonda da Petrobras.
Votos mais duros vieram de Gilmar e Celso de Mello
O julgamento começou na quarta-feira (2), com o voto do relator, que defendeu o acolhimento parcial da denúncia.
De acordo com o voto de Teori, a denúncia traz indícios de que Cunha e a ex-deputada Solange Almeira (PMDB-RJ) teriam atuado, a partir de 2010, para cobrar o pagamento de parcelas atrasadas de propina relativa a dois contratos de navios-sonda da Petrobras.
Mas o ministro afirmou não ter encontrado provas de que ambos participaram do acordo que originou a propina relativa aos contratos, assinados em 2006 e 2007. E, por isso, votou pelo recebimento parcial, excluindo os fatos relativos à celebração dos contratos.

Petrobras: maior alta desde 1999; Bolsa em 7 anos

Do G1, em São Paulo
A Bovespa fechou em forte alta e engatou o quarto avanço seguido nesta quinta-feira (3), com o cenário político no centro dos holofotes e em dia de agenda cheia nas cenas corporativa e macroeconômica. A alta, a maior desde 2009, foi puxada principalmente pelo forte avanço da Petrobras, Vale e bancos. A petroleira se destacou pela maior alta diária desde 1999, segundo a Economatica.

Este é o maior avanço diário desde 2009. Segundo a Economatica e a FN Capital, no dia 29 de outubro daquele ano o índice subiu 5,91%.
Destaques
Petrobras fechou com as preferenciais na maior alta diária desde 1999, segundo a Economatica. Os papéis tiveram alta de 16,28%, a R$ 6,57. No dia 15 de janeiro de 1999, os mesmos papéis subiram 20,67%, segundo a Economatica. Já as ações ordinárias subiram 12,46%, a R$  9,11.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Agropecuária da mansão de Paraty usou endereço do genro de João Roberto Marinho

por Luiz Carlos Azenha no VIOMUNDO
Na página 15 do registro de número 1030822 da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, de 25.10.2010, o empresário Alexandre Chiappetta de Azevedo se declara testemunha da formação de um consórcio.
Alexandre era genro de João Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, casado com uma das netas de Roberto Marinho, Paula.
O consórcio formado em Minas Gerais uniu duas empresas.
De um lado, a Agropecuária Veine Patrimonial. Está em nome dela a Paraty House, a mansão de concreto construída de forma irregular na praia pública de Santa Rita, no litoral do Rio de Janeiro.
Foi a engenheira florestal Graziela Moraes Barros, do Instituto Chico Mendes, que ligou o triplex de Paraty à família Marinho, em entrevista que deu à Bloomberg, publicada em 8 de março de 2012: Ricos brasileiros não têm vergonha de construir em área de preservação ambiental.
Em notificação a blogs através de sua advogada, João Roberto Marinho informou que “a notícia é inverídica”, pois a casa e as empresas ligadas a ela “não pertencem, direta ou indiretamente, ao notificante ou a qualquer um dos demais integrantes da família Marinho”.
Voltando ao consórcio: do outro lado do contrato registrado na JUCEMG estava a Santa Amália Administração e Participações Ltda.
Ela tem como endereço a rua Margarida Assis Fonseca, 171, na capital mineira. O Viomundo esteve lá. É a sede da Brasif, que já operou free shops em aeroportos brasileiros e hoje aluga máquinas pesadas. Pertence ao pecuarista e empresário Jonas Barcellos.
A Brasif, de Jonas, admitiu recentemente ter contratado a jornalista Mirian Dutra, ex-amante de Fernando Henrique Cardoso, para prestar serviços no Exterior. Mirian, repórter da TV Globo, exilou-se quando, grávida, ouviu do então senador FHC que poderia ter o filho de qualquer um, menos dele, que era casado com a antropóloga Ruth Cardoso e pretendia chegar ao Planalto, como chegou.
O caso será investigado pela Polícia Federal, já que FHC ainda ocupava o Palácio do Planalto quando o contrato foi assinado e a Brasif era à época concessionária do governo federal.
O objetivo do consórcio Brasif-Santa Amália-Veine, estabelecido em 2010, foi trazer para o Brasil um helicóptero.
“As partes pretendem conjugar esforços para realizar uma operação de arrendamento operacional de um helicóptero Agusta A109E Power, com número de série 11764, com importação da Aeronave para o Brasil pelo regime de admissão temporária para utilização da mesma pelas Consorciadas e seus executivos”.
A mansão de Paraty tem heliporto. Um vôo entre a Lagoa Rodrigo de Freitas — de onde decolam, inclusive, os helicópteros da Globo — ou o aeroporto de Jacarepaguá e a Paraty House dura menos de duas horas.
O contrato que formou o consórcio teria duração de 5 anos.
A participação da Veine era de 70%. Por isso, a empresa tinha prioridade no uso do helicóptero, que ficou baseado no Rio de Janeiro.
“Todas as notificações e comunicações feitas de acordo com este Contrato de Consórcio devem ser feitas por escrito”, diz o contrato na página 14.
O endereço de entrega da correspondência da Agropecuária Veine, a dona da mansão de Paraty, aparece como: Avenida Borges de Medeiros, 1424, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
No documento, Lúcia Cortes Pinto aparece como a sócia da Veine que nomeia uma procuradora.
Lúcia é uma das sócias originais da empresa. Ela teria entrado com 10% das ações. Os outros 90% eram da Blainville, empresa panamenha que tinha como procurador o contador Jorge Lamenza.
Lúcia mora no Grajaú, um bairro de classe média do Rio. Ela desligou o telefone quando consultada se foi mesmo sócia da Veine.
O ENDEREÇO DE CORRESPONDÊNCIA
Captura de Tela 2016-03-01 às 20.43.29O endereço de correspondência da Agropecuária Veine no Rio que aparece no documento de formação do consórcio — avenida Borges de Medeiros, 1424 — é onde funciona a empresa do genro de João Roberto Marinho, 

Kleber Mendonça Filho ironiza cobertura do JN sobre pedalinhos

247 - O cineasta Kleber Mendonça Filho ironizou a cobertura do Jornal Nacional, da TV Globo, sobre pedalinhos, no cerco ao ex-presidente Lula. Leia o post dele no Facebook sobre o assunto: 
"Dois Pedalinhos foram comprados por R$ 5.600,00, assunto de corrupção no Jornal Nacional durante mais de dois minutos de horário nobre. Esse é o tipo de miolo de pote que tentam jogar em cima de Lula, maior e mais importante presidente que o Brasil já teve, e em quem vou votar em 2018. Nenhum helicóptero com meia tonelada de pasta base, nenhuma conta comprovada na Suíça, nenhuma prova real de nada, nada, nothing. Mídia pateta."

Votação de parecer de Cunha empata por 10×10; Araújo desempata por continuar ação

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O voto de desempate veio do presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Estadão Conteúdo – O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou o parecer prévio pela continuidade do processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O relatório do deputado Marcos Rogério foi aprovado por 11 votos a 10 contra. O voto de desempate veio do presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA).
“Não posso de forma alguma votar de forma diferente. Minha intenção é investigar”, justificou. A sessão foi retomada as 23h17 minutos, após Cunha segurar a sessão do plenário principal até o final da noite. Mesmo tendo concluído a votação de uma Medida Provisória, o peemedebista manteve o plenário praticamente vazio, com apenas 10 parlamentares, se revezando em discurso no tribuna.
Ele chegou a prorrogar a sessão por mais uma hora sob a alegação de que havia inscritos para discursar. O objetivo era fazer com que os trabalhos no colegiado não fossem retomados até as 23h59, como prevê o regimento, e ganhar algumas horas para reverter o placar.
O presidente do conselho manteve a sessão desta noite para concluir a votação do parecer do relator Marcos Rogério (PDT-RO) À tarde, a sessão foi suspensa devido ao início da ordem do dia no plenário. Pelo regimento, o início das votações no plenário principal impede a deliberação nas comissões.
O parecer só pode ser votado nesta noite porque os deputados retiraram os três pedidos de adiamento da votação, mas a sessão foi marcada por gritos e discussões para que os trabalhos fossem concluídos. Os aliados de Cunha passaram as últimas semanas manobrando para impedir as votações no colegiado.
Esse é o segundo parecer submetido à votação. O primeiro aprovado acabou sendo anulado após recurso concedido pelo vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA). Cunha agora terá 10 dias úteis para apresentar sua defesa e começar assim a fase de instrução do processo.
O grupo contrário a Cunha acreditava ter pelo menos 11 votos dos 21 votantes para aprovar a admissibilidade do processo. Temendo uma derrota, os aliados de Cunha fizeram uma nova manobra, substituindo um parlamentar titular que faltou à sessão, cujo suplente poderia votar contra o peemedebista. Coube ao líder do PR, Maurício Quintella Lessa (AL), substituir Vinícius Gurgel (PR-AP). Segundo Quintella, o deputado alegou doença e pediu para que ele fosse substituído para fazer valer seu voto em favor de Cunha.
O colegiado vem sofrendo trocas constantes de seus titulares. Mais cedo foi anunciada a entrada do deputado Silas Câmara (PSD-AM) como suplente. Já o PTB mudou a deputada Jozi Araújo (AP) da titularidade para suplência e transferiu o deputado Sérgio Moraes (RS) de suplente para titular no bloco.

terça-feira, 1 de março de 2016

Afronta da PF exige medida enérgica!

O deputado Paulo Pimenta - que deu uma aula sobre as ligações da Globo com a lavagem de dinheiro no triplex ao lado do que NÃO é do Lula - sobre o luto que o twitter e o facebook oficiais da Polícia Federal passaram adotar depois que o Procurador Wellington Cesar foi nomeado para o lugar daquele que repousa no coração da Urubóloga e do Globo.

Disse Pimenta:

- É uma afronta ao novo Ministro. Isso exigirá uma medida enérgica para manter a hierarquia e a autoridade.

- Esse gesto não é uma coisa qualquer, não é um fato isolado.

- Delegado usou o rosto da Presidenta para treina tiro ao alvo.

- Delegado colocou o rosto da Presidenta numa privada.

- Botou o rosto do Ministro José Eduardo Cardozo na cara de um cachorro!

- É uma indisciplina recorrente!

- Isso não tem nada a ver com independência funcional.

- Mas se trata de a burocracia do Estado agir à revelia da Lei!


Paulo Henrique Amorim

Governo Federal libera R$ 5,7 mi para creches em Pernambuco

O senador Humberto Costa, líder do Governo no Senado afirmou que o governo da presidenta Dilma Rousseff liberou, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cerca de R$ 5,7 milhões para o investimento em creches em Pernambuco. Os recursos foram destinados a 74 prefeituras do Estado e serão usados em melhoria das unidades e do serviço.
 “A educação é umas das prioridades da gestão de Dilma. A garantia de creches de qualidade é fundamental para o desenvolvimento das crianças e para os pais, que, para poderem trabalhar com tranquilidade, precisam ter os filhos em uma instituição segura e de qualidade. Então, este tipo de investimento é fundamental, especialmente para aquelas famílias que não têm condições de arcar com essa assistência na primeira infância”, afirmou
O senador ainda destacou que nos últimos três anos houve um incremento no número de crianças de baixa renda em idade escolar frequentando unidades de ensino. “São ações como esta que reforçam a importância da educação e contribuíram para que o número de crianças do Bolsa Família nas escolas aumentasse em 35%”.
Os recursos irão cobrir 40% de todos os municípios do  Estado. O investimento pode ser usado para aquisição de materiais didáticos e pedagógicos e ajudar na manutenção das unidades. A ação faz parte do programa Brasil Carinhoso, do MDS. A proposta apoia o alcance da meta 1 do Plano Nacional de Educação, que estabelece que, em 2024, 50% das crianças de 0 a 48 meses estejam matriculados em creches e que a diferença de cobertura entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres não seja superior a 10%.

Delegados aecistas: Autonomia funcional não é polícia de regime fascista, que faz o que quer!

Os delegados da PF, que chamam o Lula de "essa anta", os delegados que fazem a Dilma de alvo de exercício de tiro e campanha para o Aecío Neves, os delegados que plantam grampo em mictório de preso, os delegados que não sabem quem é o dono do jatinho, quem é o dono da cocaína do helicóptero, que acham que Brasif é sinônimo de virtude. como diz PHA estão reclamando, com o apoio do PSDB e da grande mídia golpista, da mudança empreendida pela presidenta Dilma no comando do Ministério da Justiça, órgão a quem a PF é subordinada.

STF rejeita pedido contra presidente do Conselho de Ética da Câmara

Da ABr
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para declarar a suspeição do presidente do Conselho de Ética da Casa, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA). A defesa de Cunha alegou que Araújo não tem imparcialidade para conduzir o processo de cassação de Cunha.
Na decisão, Barroso disse que a decisão de determinar a abertura do processo de cassação é política, assim como a decisão de Eduardo Cunha que deflagrou o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.
“O procedimento destinado a apurar a ocorrência ou não de quebra de decoro parlamentar, para fins de cassação de mandato, também tem natureza eminentemente política, não podendo ser equiparado a um processo judicial ou administrativo comum, pelo que não se mostra aplicável o regime legal de suspeições e impedimentos”, argumentou o ministro.

Nova Escola Técnica de Jaboatão dos Guararapes fortalece o ensino profissionalizante na RMR

O governador Paulo Câmara entregou, nesta segunda-feira (29.02), a segunda unidade de ensino profissionalizante do Governo do Estado no município do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). A Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues tem capacidade para atender mil alunos e, devido ao seu posicionamento estratégico, vai favorecer 18 comunidades localizadas em bairros do Recife e do Jaboatão. O equipamento, que contou com investimento de R$ 10,4 milhões, fica no limite entre as duas cidades e se torna a 11ª do perfil na RMR. As oportunidades que a ETE proporcionará aos estudantes foram destacadas pelo gestor estadual. 

"Os alunos vão comandar o Estado no futuro. E nós queremos que eles estejam bem preparados para o desafio de fazer um Pernambuco mais justo e  igual. Além do ensino regular, essa unidade vai oferecer a qualificação necessária para que os alunos que aqui estudam possam encontrar bons empregos e melhorar de vida. Esse equipamento vai abrir portas para as universidades. Isso significa pensar o futuro", assinalou Paulo. 

O endereço da ETE do Jordão/Ibura foi definido pelos próprios moradores. Em uma ação conjunta com o Estado, eles apontaram a necessidade da instalação do equipamento público durante uma agenda administrativa do ex-governador Eduardo Campos. Naquele momento, ficou evidente para os envolvidos que a preparação profissional dos jovens era prioridade para a comunidade. 

Conforme José Rufino, ex-presidente da associação de moradores da comunidade, a escola vai trazer novas perspectivas para a juventude de toda a localidade. Ele pontuou que a ETE vai dialogar com as potencialidades que o Complexo de Suape tem a oferecer para os estudantes. "Estamos a cerca de 30 quilômetros. Temos que aproveitar essa proximidade e qualificar os jovens nesse sentido", apontou o líder, que participou ativamente do projeto de implantação da unidade do Jordão.  

Os prefeitos do Recife, Geraldo Julio, e do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, concordaram que o equipamento público, que poderá ser utilizado por estudantes das duas cidades, é fruto da união da sociedade civil e as entidades governamentais. O gestor recifense pontuou que os jovens que tiverem a oportunidade de estudar na ETE vão estar bem preparados para o futuro. "Vocês vão honrar Pernambuco com o trabalho de vocês", ressaltou. Elias Gomes afirmou que a parceria em favor da melhoria da qualidade de vida do povo vai sempre prevalecer. "Vamos sempre saber o momento de nos unir e promover mais ações em favor dos pernambucanos", disse. 

ESTRUTURA - Com 12 salas de aula, biblioteca, auditório para 200 pessoas, oito laboratórios, quadra poliesportiva e área de convivência, a unidade vai atender os bairros Ibura, Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão, Monte Verde, Milagres, Prazeres, Curado (1 ao 4), Cavaleiro, Muribeca, Dois Carneiros e Zumbi do Pacheco. Neste semestre, os 180 alunos selecionados para a modalidade Médio Integrado começam a estudar Administração e Rede de Computadores.

Matriculada no curso de Sistema de Informação, a estudante Juliana Maria, de 16 anos, garantiu que a ETE do Jordão/Ibura será importante para o seu futuro profissional. No julgamento da Jovem, ter uma escola bem estruturada é fundamental para melhorar o desempenho. "Essa é uma oportunidade para a gente se desenvolver lá na frente. Eu acredito que a minha vida vai mudar a partir dessa formação", analisou a jovem recifense, que mora com avó. 

Atuando na comunidade há oito anos, o gestor da nova ETE, Marcos Udenildo, lembrou da preocupação do Estado com os jovens que já concluíram o Ensino Médio. "Além da formação em tempo integral, nós vamos oferecer, a partir de julho, aulas no turno da noite para capacitar os estudantes que já trabalham e não podem se dedicar integralmente", explicou Marcos. Envolvido em diversos projetos inovadores, o gestor está na educação pública desde 1998.

Com o fortalecimento da educação profissional no Estado, será possível suprir a demanda de mão de obra especializada. Na avaliação do governador Paulo, a chegada de novos empreendimentos a Pernambuco reitera a necessidade de ampliar o investimento público na educação. "Essa escola técnica prepara os nossos alunos para os desafios do mercado de trabalho. E a gente quer ofertar unidades como essa em todas as regiões. Essa é a 31ª da Rede Pública Estadual. E, em breve, nós vamos ter 40 funcionando ", pontuou Paulo, que na última quarta-feira entregou a ETE de Paudalho.

Nesse cenário, o ensino profissionalizante do Estado ganha destaque também pelo papel na formação do comportamento cidadão. As ETEs pernambucanas foram programadas para ir além do ensino especializado. As unidades têm os seus projetos pedagógicos amparados no engajamento social. Desta forma, o aluno que estiver matriculado em uma das escolas técnicas do Estado também será incentivado a se inserir nas ações da localidade.

Na oportunidade, o secretário de Educação, Frederico Amâncio, informou que até o fim de março o Estado entrega oficialmente as unidades de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), de Buíque e Belo Jardim, ambas no Agreste, e Arcoverde, localizada no Sertão. "Manter o cronograma de entregas é uma vitória de todo o povo pernambucano. Esses equipamentos vão transformar a vida de milhares de jovens no Estado", disse o gestor. Das 11 unidades da RMR, seis estão no Recife, duas em Jaboatão, uma em Camaragibe, Paulista e Cabo de Santo Agostinho.

Além do advogado José David Gil Rodrigues, a ETE do Jordão vai homenagear uma personalidade querida da comunidade local. A quadra foi batizada com o nome do líder comunitário Alberto Gomes da Silva. Nascido em 16 de dezembro de 1962, Alberto foi um cidadão com as causas sociais. Na década de 1980, fundou o Conselho de Moradores do Alto dos Milagres e participou da fundação da Federação das Entidades do Ibura/Jordão, em 1990.

Lucas Ramos comemora inauguração do "COMPAZ DO ALTO SANTA TEREZINHA"

Na tarde desta segunda-feira (29), em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) comemorou a chegada de um grande equipamento que os recifenses irão ganhar em 12 de março, dia do aniversário da cidade. O novo Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos será implantado na Escola Municipal Alto Santa Terezinha e também vai atender a dez escolas e creches da Zona Norte do Recife.

O novo centro, que será inaugurado pelo prefeito Geraldo Júlio e pelo secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, possui área de 13 mil m² e conta com salas de aula, biblioteca, área para lazer e prática de atividades esportivas, atendimento psicológico e sala do Procon. Lucas Ramos destacou a importância do Compaz para a região, que vai garantir o acesso a atividades educacionais como aulas de inglês e espanhol, reforço escolar em matemática e português, meditação, dança popular, teatro, percussão, natação, ginástica, futebol, jiu-jitsu, capoeira e mediação de conflitos. “O Compaz tem potencial para mudar a realidade do Alto Santa Terezinha e vizinhança, levando serviços e abrindo oportunidades. É uma verdadeira fábrica de cidadania”, ressaltou Lucas.

Todas as atividades poderão ser realizadas diariamente pelos moradores do Alto Santa Terezinha e de bairros próximos. “A entrega do Compaz demonstra o compromisso da prefeitura do Recife e, por extensão, do prefeito Geraldo Júlio, em trabalhar por quem mais precisa”, elogiou o socialista.

Ao final do discurso, o parlamentar comentou a lembrança feita ao ex-governador Eduardo Campos, que dá nome ao equipamento. “Destaco a justa homenagem ao nosso saudoso governador Eduardo Campos, que batiza esta primeira unidade do Compaz. Eduardo sempre lutou por quem mais precisa e se mostrou um incansável defensor dos direitos do cidadão”, enfatizou Lucas.

Reitor busca verbas para Universidade de Pernambuco em Brasília‏‏

O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, esteve, nos últimos dias 24 e 25/02, em Brasília, onde participou, de reunião na Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e de encontros com deputados federais da bancada de Pernambuco, com o objetivo de conquistar recursos para a universidade e seus hospitais, além de defender junto aos parlamentares o fim das contrapartidas nas emendas que beneficiam a instituição.

Na reunião administrativa da Abruem, com reitores de outras instituições de ensino superior estaduais e municipais ligadas à associação, foram deliberados diversos assuntos, como a situação atual do Pibid, o Programa de Mobilidade Nacional da Abruem e o 58º Fórum Nacional de Reitores.

VISITA A PARLAMENTARES NO CONGRESSO NACIONAL

Ainda em Brasília, o reitor visitou os deputados federais João Fernando Coutinho, Tadeu Alencar, Jarbas Vasconcelos, Carlos Eduardo Cadoca, Gonzaga Patriota, Pastor Eurico, Luciana Santos, Wolney Queiroz, Augusto Coutinho, Mendonça Filho e Zeca Cavalcanti.

Nos encontros, com o objetivo de conquistar emendas e recursos para a Universidade e seus hospitais, estiveram presentes também a Gestora Executiva – Pró-Tempore – do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc), Profa. Izabel Avelar, o Superintendente Médico do Huoc/UPE, Gustavo Trindade, e a Assessora de Relações Institucionais da UPE, Norma Gouveia.

Investigação contra Lula partiu do PSDB e de Veja

247 – Nesta segunda-feira, o procurador Deltan Dallagnol confirmou, pela primeira vez, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo investigado no âmbito da Operação Lava Jato (leia mais aqui).
Dallagnol respondia a uma manifestação da defesa de Lula, que arguiu que o ex-presidente estaria sofrendo dupla investigação decorrente dos mesmos fatos: uma pelo MP federal, no caso da Lava Jato, e outra pelo MP estadual de São Paulo.
Ao defender que Lula seja investigado pela Lava Jato, Dallagnol argumentou que as ações são distintas e também apontou a origem do inquérito.
Ele nasceu a partir de uma representação apresentada por um parlamentar tucano, chamado Major Rocha (PSDB-AC), a partir de uma reportagem de Veja sobre uma suposta delação premiada de Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, que acabou não se materializando.
A representação tucana foi primeiramente rejeitada pelo Ministério Público de São Paulo, que alegou não ter competência para investigar fatos relacionados à Lava Jato. De São Paulo, seguiu para o Ministério Público do Distrito Federal, que também afirmou não ser competente para o caso. De lá, subiu para o gabinete do procurador-geral Rodrigo Janot, de onde foi encaminhada para a força-tarefa da Lava Jato.
No último fim de semana, na festa de 36 anos do PT, o ex-presidente Lula afirmou que a oposição é hoje formada por dois "partidos", Globo e Veja, e também acusou integrantes do Ministério Público de se subordinarem aos interesses políticos e econômicos desses meios de comunicação (leia mais aqui).

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Governo do Estado inaugura Escola Técnica em Jaboatão dos Guararapes


O governador Paulo Câmara inaugura, nesta segunda-feira (29.02), às 10h, a Escola Técnica Estadual (ETE) Advogado José David Gil Rodrigues, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O novo prédio recebeu um investimento de R$ 10,4 milhões e tem capacidade para atender mil alunos. Localizada entre Recife e Jaboatão, o equipamento público vai favorecer 19 comunidades do entorno.
 
A ETE do Jordão/Ibura conta com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva, além de laboratórios voltados para ensino profissionalizante. Inicialmente, os cursos oferecidos serão nas áreas de Administração e Informática. Neste início de ano letivo, ingressam cerca de 180 estudantes do 1° ano do Médio Integrado.

Paulo Câmara assinou, neste sábado, a ordem de serviço para a Requalificação da PE-329

Principal via de acesso que liga o Sertão do Pajeú ao Estado vizinho da Paraíba, a PE-329 será requalificada pelo Governo de Pernambuco. Cumprindo agenda administrativa na região neste sábado (27.02), o governador Paulo Câmara autorizou o início das obras que vão garantir a conclusão da pavimentação de toda a rodovia. A solenidade reuniu a população local na Escola Tomé Francisco, situada no Distrito de Lagoa da Cruz, no município de Quixaba. 

Com investimento de R$ 5,2 milhões, a revitalização compreende trecho com extensão de 9km. 
"A obra é justa. Eu não tenho dúvida nenhuma que, vindo hoje aqui a Quixaba para dar a ordem de serviço de uma estrada que há tanto tempo é esperada pelas pessoas que moram aqui, estamos contribuindo para o desenvolvimento dessa cidade, para geração de emprego e renda e para melhoria da qualidade de vida do nosso povo", destacou Paulo.