sábado, 19 de setembro de 2020

Agentes de Endemias dos 21 municípios da V GERES recebem smartphones para agilizar informações sobre arboviroses

Os 21 municípios que englobam a V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Garanhuns, são os novos contemplados com o aplicativo e-visit@PE, tecnologia que proporciona mais agilidade ao trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Para utilizar a tecnologia, foram entregues, na manhã desta quinta-feira (16.09), 224 smartphones equipados com a ferramenta para agentes comunitários de endemias (ACE), coordenadores, supervisores e técnicos para os profissionais do Agreste. O investimento é do Governo de Pernambuco através da Secretaria Estadual de Saúde. 

A entrega foi realizada no auditório da V GERES, e foi coordenada pela dra. Catarina Tenório, gestora regional de saúde. Participaram também da solenidade de entrega: Claudenice Pontes, diretora de arboviroses da SES/PE; Rodriga Rouka, assessora técnica de arboviroses; Nadir Ferro, representante do COSEMS e secretária municipal de saúde de Jupi; Manoela Souto, vice-representante do COSEMS regional e secretária de saúde de Saloá; Reginaldo dos Santos, epidemiologia da V GERES; Conceição Santana, coordenadora regional de Vigilância em Saúde, além de representantes dos 21 municípios da regional, 

Resultado de uma parceria entre as secretarias de Saúde de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, estado que já utilizava a tecnologia, o e-visit@ substitui os boletins diários das visitas domiciliares realizadas pelos agentes de endemia, evitando a utilização de papel e a necessidade de digitação pós-visita, o que traz mais agilidade na consolidação das informações. No aplicativo, os agentes podem localizar os imóveis a serem visitados, selecionar o tipo de visita a ser feita e digitar as informações necessárias, como os focos encontrados e tratados. Ainda é possível fazer upload de imagens. Todos os dados podem ser compartilhados, em tempo real, como os gestores municipais e estaduais. 

"Essa tecnologia otimiza o trabalho dos profissionais que atuam no combate às arboviroses, possibilitando a consolidação dos dados em ambiente on-line e acessível ao município e à gestão estadual. Assim, podemos acompanhar em rotineiramente a situação das localidades e auxiliar nas estratégias em tempo oportuno sempre que necessário", afirma a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-PE, Claudenice Pontes. 

Até o momento, já foram entregues 2.281 smartphones para profissionais de 127 municípios. Os coordenadores e digitadores da plataforma web de todos os municípios já foram treinados pela Secretaria. A expectativa é que, até o fim de setembro, todos os agentes de endemias das cidades também tenham sido treinados para uso da ferramenta. Ao todo, cerca de 3,3 mil smartphones serão entregues. 

DADOS - Em Pernambuco, foram confirmados, até 29 de agosto, 5.974 casos de dengue, 1.047 de chikungunya e 16 para zika. Na I Geres, foram confirmados 1.150 casos de dengue, 773 casos confirmados para chikungunya e 3 confirmações para zika. Já na V Geres, foram confirmados 529 casos de dengue e 6 de chikungunya - não há confirmações de zika.

Governo de Pernambuco lança edital para bolsas de graduação na área de saúde

André Longo foto: Helia Sheppa

O Governo de Pernambuco lança, neste sábado (19.09), o edital do processo seletivo para o Programa de Formação do Sistema Único de Saúde (FormaSUS-PE) 2020 – nível superior. Este ano, serão ofertadas 87 bolsas integrais de estudo para oito cursos de graduação em saúde, em 17 instituições privadas de ensino, nas cidades do Recife, Olinda, Caruaru, Belo Jardim, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão. As vagas são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas pernambucanas, ou em instituições privadas, na condição de bolsistas integrais. 

As inscrições poderão ser realizadas de 21 de setembro a 04 de outubro, pelo endereço formasus.saude.pe.gov.br. O edital estará disponível no site do programa e no portal.saude.pe.gov.br. As vagas estão distribuídas entre os cursos de biomedicina (3), enfermagem (50), farmácia (5), fisioterapia (13), medicina (12), nutrição (1), odontologia (2), tecnólogo em radiologia (1). Para se inscrever, o candidato precisa preencher a ficha e informar a nota de cada componente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018 ou 2019, já que a classificação levará em conta o critério da nota do exame. 

Além disso, devem ser anexados o certificado de conclusão de ensino médio (Ficha 19) e o certificado das notas do Enem, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas, que utilizam as unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. A cada 10 vagas que uma instituição particular solicita para estágio, uma bolsa integral é criada para alunos da rede pública, equivalente a 10%. 

“O FormaSUS ajuda a dar acesso à qualificação dos estudantes da rede pública, além de fortalecer a formação na área de saúde. Essa também é uma forma das instituições particulares darem uma contrapartida à Secretaria Estadual de Saúde e à sociedade, já que, por ano, mais de três mil alunos da rede privada utilizam os serviços estaduais para a realização do estágio curricular. É uma iniciativa pioneira e de grande sucesso do Governo de Pernambuco”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

O resultado preliminar do certame deverá ser divulgado no dia 15 de outubro. Além das vagas em cursos superiores, lançadas anualmente, o FormaSUS-PE também disponibiliza, a cada dois anos, bolsas em cursos técnicos na área de saúde. O próximo edital desta última modalidade será lançado no dia 2 de outubro. Desde o início do programa, em 2012, foram beneficiadas 1.564 pessoas com bolsas integrais do FormaSUS-PE.

UPE prorroga prazo para inscrições do SSA

A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (UPE) prorrogou, até o dia 30/09, o prazo de inscrição para os candidatos interessados em ingressar na instituição através do seu Processo de Ingresso 2021 - Sistema Seriado de Avaliação (SSA). 

O prazo para o pagamento do boleto bancário dos candidatos será até o dia 08/10, improrrogavelmente, sob pena de exclusão do certame. 

Os candidatos que não concluíram suas inscrições no Sistema Seriado de Avaliação da UPE (SSA) também terão este novo prazo para completar o procedimento e finalizar o processo. 

As inscrições são realizadas, exclusivamente pela internet, através do endereço http://processodeingresso.upe.pe.gov.br. A taxa custa R$ 100,00. É obrigatório que o candidato possua CPF próprio e conta de e-mail válida. 

O número de vagas ofertadas não mudou, a UPE oferece 3.460 vagas, distribuídas em 11 campi da instituição, para 54 cursos de graduação, sendo: 1.730 no SSA e 1.730 no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (Mec). Nos dois processos de ingresso está reservada 20% das vagas para o sistema de cotas da UPE. Os cursos estão distribuídos nas regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão. 

Outras informações através dos telefones: (81) 3183-3660 e 3183-3791, no e-mail: processodeingresso@upe.br ou ainda no endereço eletrônico: http://processodeingresso.upe.pe.gov.br

CALENDÁRIO DE PROVAS: 

SSA 3: 04 e 05 de fevereiro de 2021 (manhã) 

SSA 1: 31/01 e 01 de fevereiro de 2021 (manhã) 

SSA 2: 31/01 e 01 de fevereiro de 2021 (tarde) 


Sob governo Bolsonaro, Brasil esvazia estoques reguladores de alimentos e preço dispara



Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)

247 - Em meio a alta de alimentas da cesta-básica, os estoques públicos de alimentos tiveram uma redução de 96% na média anual, em uma década, considerando seis diferentes tipos de grãos. O arroz está entre os que mais puxaram a queda na armazenagem, reforçando que a alta de preços do produto é causada pela decisão deliberada do governo Bolsonaro. 

De acordo com reportagem do UOL, além do arroz, outros dois produtos estão com os estoques zerados: o feijão sumiu dos estoques públicos há mais de três anos. Já a soja, um dos principais produtos do país, não é armazenada desde 2013.

De acordo com especialistas, a medida do governo deixa os preços dos produtos à mercê da oferta e da procura do mercado e da oscilação no valor do dólar, sem interferência do Estado.


"Em 2010, havia armazenadas quase 1 milhão de toneladas do grão, volume que despencou para 21 mil toneladas —patamar mantido desde fevereiro do ano passado a até agora", destaca a reportagem sobre o arros que já está em falta nas prateleiras e o o valor chega a custar R$ 40.

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Presidente golpista da Bolívia desiste de candidatura nas eleições de outubro



Jeanine Añez (Foto: Facebook/Divulgação)


247 - Pesquisa da fundação católica Jubileo, feita em conjunto com várias universidades bolivianas, apontou Luis Arce, ex-ministro da Economia de Evo Morales (2006-2019), liderando a disputa, com 29,2% das intenções de voto, seguido do ex-presidente de centro Carlos Mesa, com 19%. Em terceiro lugar apareceu o líder cívico regional de direita Luis Fernando Camacho, com 10,4%, seguido de Áñez, com 7%.

A pesquisa também determinou as porcentagens dos votos válidos. Nesse caso, Arce teria 40,3%, Mesa ficaria com 26,2%, Camacho alcançaria 14,4% e Áñez, 10,6%. Pelos números, se a eleição fosse hoje, Arce seria eleito no primeiro turno, informa O Estado de S.Paulo.

Áñez disse que tomou a decisão de retirar sua candidatura para facilitar a concentração de votos em um candidato da direita que seja capaz de derrotar o candidato do ex-presidente Evo Morales. 

Ela admitiu que se não houver união da direita, "Morales voltará", com a eleição do candidato Luis Arce do Movimento ao Socialismo, partido liderado pelo ex-presidente.

Pesquisa mostra Lula como o nome mais forte para enfrentar Bolsonaro


Lula e Bolsonaro. (Foto: Divulgação)


247 - Pesquisa Poderdata, divulgada nesta quinta-feira, 17, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o político mais competitivo numa eleitoral contra Jair Bolsonaro. 

Segundo o levantamento, feito por telefone para o site Poder 360, Jair Bolsonaro aparece à frente na corrida eleitoral para 2022, com 35% das intenções de voto. O ex-presidente Lula (PT) aparece em 2º lugar, com 21%. O ex-ministro Sergio Moro foi citado por 11% dos entrevistados. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com apenas 3% de intenções de voto, ao lado do governador Flávio Dino (PCdoB), e atrás do governador João Doria (PSDB), com 4%, e do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 5%. 

Numa simulação de segundo turno, Lula e Bolsonaro aparecem empatados com 41% de intenções de voto. Nos demais cenários, Bolsonaro sai vitorioso, o que demonstra que os candidatos de "centro" não se viabilizaram até o momento. 


Os dados foram coletados de 14 a 16 de setembro, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 459 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. 

Confira os cenários para o segundo turno, se as eleições fossem hoje:

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

TRF-2 condena Bretas à pena de censura por participar de atos ao lado de Bolsonaro





Do Conjur – Ao participar de eventos ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, demonstrou uma desnecessária proximidade com políticos, comprometendo sua imparcialidade com magistrado.

Com esse entendimento, o Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ e ES) concluiu, por 12 votos a 1, nesta quinta-feira (17/9), que Bretas praticou os atos de superexposição e autopromoção e o condenou à pena de censura.

Em 15 de fevereiro, Bretas participou, ao lado de Bolsonaro e Crivella, da inauguração da ligação da ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha e de um evento religioso na praia de Botafogo. No Twitter, negou que tivesse violado regras da magistratura. “Em nenhum momento cogitou-se tratar de eventos político-partidários, mas apenas de solenidades de caráter técnico/institucional (obra) e religioso (culto)”.

“Vale notar que a participação de autoridades do Poder Judiciário em eventos de igual natureza dos demais Poderes da República é muito comum, e expressa a harmonia entre esses Poderes de Estado, sem prejuízo da independência recíproca”, complementou.

O relator do caso, desembargador Ivan Athié, afirmou que os eventos não tinham nada a ver com o Judiciário. Portanto, a ida a eles ao lado de Bolsonaro e Crivella representou sua proximidade com os políticos, o que coloca em xeque sua imparcialidade. Até porque o juiz fez questão de divulgar os eventos em suas redes sociais.

Athié também apontou que Bretas entrou em contradição ao alegar que não sabia que haveria a inauguração da ligação da ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha, mas só o culto evangélico. Isso porque o próprio juiz federal anexou em sua defesa documento do gabinete pessoal da Presidência da República que informava a ocorrência do evento. Dessa maneira, o relator entendeu que Marcelo Bretas praticou os atos de superexposição e autopromoção.

No entanto, o magistrado avaliou que o juiz não exerceu atividade político-partidária. Afinal, acompanhar presidente ou prefeito em inauguração de obra pública fora do período eleitoral não configura essa infração, conforme precedente do Conselho Nacional de Justiça.

O vice-presidente da corte, desembargador Messod Azulay Neto, ressaltou que Marcelo Bretas não poderia ir aos eventos. O motivo disso é que ele passou a imagem de representar o Judiciário, o que só poderia ser feito pelo presidente do TRF-2, Reis Friede, ou quem fosse indicado por ele.

Na visão de Azulay Neto, a presença de Bretas em eventos ao lado de Bolsonaro e Crivella representa, sim, apoio a esses políticos. O desembargador também criticou a exposição excessiva do juiz federal.

“Eu não sei dizer o nome, por exemplo, do juiz da ‘lava jato’ de São Paulo ou de Brasília. Nunca vi os desembargadores Abel Gomes, relator, Paulo Espírito Santo, revisor, ou Ivan Athié, que integram a 1ª Turma Especializada do TRF-2 [que julga processos da operação], se manifestarem sobre qualquer processo da ‘lava jato’. Isso é um comportamento adequado.”

O desembargador federal Guilherme Couto de Castro afirmou que o procedimento administrativo disciplinar contra Bretas não enfraquece a operação “lava jato”, e sim reforça a imagem republicana do Judiciário.

Por sua vez, a desembargadora Simone Schreiber disse que diversos corregedores do TRF-2 alertaram Bretas sobre o risco de seu comportamento para a imagem da Justiça.

“Por cuidar da ‘lava jato’, que tem vários políticos envolvidos, a sua [de Bretas] responsabilidade é aumentada. Ele deve se conduzir de maneira reservada, se preservar, não permitir que políticos capitalizem para si resultados da ‘lava jato’. Não pode parecer que está dando apoio a segmentos políticos. Isso gera descrédito sobre a atuação do tribunal”, avaliou Simone.

Ela também opinou que magistrados não deveriam ter poder para decidir a destinação de recursos recuperados em processos. Segundo a magistrada, isso permite uma aproximação indevida de juízes com políticos, como ocorreu com Bretas e militares, como Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e políticos, como Crivella.

De acordo com Simone Schreiber, o presidente está sempre em atividade politico-eleitoral. E Crivella irá disputar a reeleição neste ano.

Pernambuco amplia leitos para atendimento às crianças com sintomas respiratórios

Hélia Scheppa/SEI
Dando continuidade ao planejamento de ampliação e assistência às crianças que apresentam sintomas respiratórios de forma mais aguda e que precisam de internamento hospitalar no Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), vem reestruturando a rede para o recebimento do público infantil. O Hospital de Referência Covid-19 (Maternidade Brites de Albuquerque), em Olinda, deu início à mudança de perfil no atendimento aos pacientes com o novo coronavírus. A partir desta quinta-feira (17.09), dez leitos de terapia intensiva (UTI), antes destinados ao uso exclusivo de adultos, já estarão reservados para o acolhimento de crianças que precisam de assistência médica. 

Nesta sexta-feira (18.09), outros dez leitos de enfermaria que atendiam ao público adulto também mudarão de perfil para atendimento pediátrico. Até o final de setembro, mais 20 leitos (sendo dez de enfermaria e dez de UTI) também estarão habilitados para crianças com sintomas gripais, totalizando 40 leitos. 

Pernambuco já possui mais de 100 leitos pediátricos e neonatais, sendo mais de 40 de terapia intensiva (UTI), para prestar assistência a esse público. Atualmente, a ocupação média dessas vagas está em 62%. “Diante da necessidade de reforçar a assistência ao público pediátrico, os leitos, antes voltados para adultos, estão sendo readequados e convertidos, dentro do nosso planejamento, o que vai nos dar ainda mais segurança no plano de convivência”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

A SES-PE também mantém, permanentemente, a busca ativa de leitos em toda a rede e em unidades conveniadas para encaminhamentos de seus pacientes, atendendo às especificidades de quadro clínico. Antes das vagas no Hospital de Referência, em Olinda, já haviam sido abertos 10 leitos de UTI neonatal no Imip, mais 10 leitos de UTI pediátrica e 17 de enfermaria para crianças no Hospital Barão de Lucena.


VACINAÇÃO - O secretário lembrou, ainda, durante a coletiva online do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira, que crianças apresentam menor risco de desenvolver formas graves da Covid-19. Reforçou também a necessidade de imunizar esse público contra outras doenças que já dispõem de vacinas nos postos de saúde. “As crianças, apesar de também propensas a se infectarem pela Covid-19, apresentam menor risco de desenvolver as formas graves da doença. Para além do novo coronavírus, há uma série de outras doenças – até mais graves para o público infantil – com as quais já convivemos e que, para muitas delas, já temos vacinas disponibilizadas na rotina dos postos de saúde. Por isso, reforço a importância de pais e responsáveis levarem as crianças aos postos de vacinação para atualizar o esquema vacinal”, alertou Longo. 

REDE – Atualmente, os serviços de referência em pediatria para Covid-19 no Estado são: Hospital de Referência Covid-19 (Maternidade Brites de Albuquerque); Hospital Correia Picanço; Hospital Barão de Lucena (HBL); Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no Recife; Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru; Hospital Dom Malan, em Petrolina; Hospital Dom Moura, em Garanhuns; Hospital Fernando Bezerra, em Ouricuri; Hospital Inácio de Sá, em Salgueiro; Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada; e Hospital Ruy de Barros Correia, em Arcoverde. 

Essas unidades atuam, constantemente, para dar celeridade ao processo de avaliação de cada quadro clínico, realizando exames e procedimentos, e, quando indicado, encaminhando pacientes para outras unidades de saúde ou direcionando para outros setores da própria unidade.

Efeito Bolsonaro: Sony fecha fábrica em Manaus

Do Blog de Esmael


A multinacional japonesa Sony, há 48 anos instalada em Manaus, anunciou na segunda-feira (14) que vai fechar a sua fábrica na capital amazonense. A empresa é uma das maiores fabricantes de equipamentos e componentes eletroeletrônicos do mundo.

Conforme comunicado enviado a varejistas, a empresa afirmou que encerrará as atividades industriais em março de 2021. “As vendas de TVs, equipamentos de áudio e câmeras fotográficas serão interrompidas em meados de 2021”, informa a empresa.

No comunicado, a empresa afirma ainda que adotou essa atitude “considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios”.

A empresa afirmou também que a “decisão visa fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo.”

Além disso, o documento ressalta que a Sony manterá os serviços de garantia e de assistência técnica.

A política econômica do governo Bolsonaro, pilotada por Paulo Guedes, acumula uma onda de fechamentos e quebradeiras de empresas, situação agravada pela pandemia do novo coronavírus.

O país caminha célere para uma profunda recessão econômica. O governo Bolsonaro não tem um plano de conjunto de reconstrução da economia para enfrentar a crise social e sanitária em curso.

Frente Popular de Garanhuns apresenta chapa Sivaldo Albino / Pedro Veloso para prefeito e vice

A Frente Popular de Garanhuns realizou convenções partidárias na noite desta terça-feira (15), onde homologou 110 candidatos a vereador e vereadora no município e apresentou a chapa formada pelo deputado estadual Sivaldo Albino (PSB) e o médico Pedro Veloso (PT) como candidatos a prefeito e vice no pleito de 15 de novembro.

O evento também marcou a chegada do Avante, com o empresário Givaldo Calado de Freitas abrindo mão de sua pré-candidatura a prefeito para ingressar na Frente Popular e construir uma coligação à majoritária que já somava PSB, PSD, PCdoB, PDT e PT. Ao longo do processo e com muito diálogo, três grandes lideranças abriram mão de suas pré-candidaturas a prefeito, Luizinho Roldão, Givaldo Calado e Pedro Veloso, para avalizarem o maior projeto visando a eleição deste ano, conforme o slogan apresentado na noite de ontem: Coragem para Mudar Garanhuns!

Ao final da convenção foi realizado um Ato Político com os presidentes dos partidos em apoio à chapa Sivaldo Albino/Pedro Veloso, que contou com as presenças dos deputados Doriel Barros (presidente estadual do PT) e Carlos Veras (deputado federal/PT), a secretária estadual de Infraestrututa e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, o reitor da Universidade de Pernambuco, Prof. Pedro Falcão, prefeitos e ex-prefeitos da região, representados à mesa por Beta Cadengue (Brejão) e Douglas Duarte (Angelim), além de vereadores e ex-vereadores de Garanhuns e região, representados à mesa pelo presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, vereador Gil PM.

Cerca de 100 pessoas estiveram no auditório da GRE/Agreste Meridional, principalmente os pré-candidatos e lideranças, em um evento que exigiu todos os cuidados legais de prevenção devido à pandemia.

Vídeos de lideranças como o deputado federal e candidato a prefeito do Recife, João Campos, e do governador Paulo Câmara, alem de muitos outros de deputados estaduais e federais mostraram a força e a confiança no projeto eleitoral de Sivaldo e Pedro Veloso.

Sivaldo Albino encerrou a noite, após vídeo no qual relembrou sua trajetória simples e de luta, desde seu nascimento em Garanhuns, sua vida em nossos bairros, trabalho na empresa de coletivos São Cristóvão e sua entrada na política, vereador por quatro mandatos, presidente do Legislativo, conquistas como o prédio moderno da Câmara e seu trabalho em defesa das pessoas mais simples, que o levou a novos saltos, atualmente deputado estadual, líder do PSB na ALEPE e concorrendo com o maior grupo político deste ano para a prefeitura municipal, com o apoio de grandes lideranças, ex-prefeitos e vices, a exemplo de Ivo Amaral, Bartolomeu e Rosa Quidute, Márcio Quirino, entre outros. 

Motivado, Sivaldo Albino agradeceu a chegada do grupo de Givaldo Calado, renovou a parceria com o PT e demais partidos da Coligação Coragem para Mudar Garanhuns, e conclamou seus pré-candidatos a vereador para, juntos, trabalharem até a vitória de 15 de novembro, com garra, determinação, mostrarem que o município cresceu mas não desenvolveu, que as pessoas precisam de mais presença e serviços do poder público, que a educação precisa acompanhar os investimentos e resultados do estado, que a saúde precisa ofertar melhor serviço, inclusive com Hospital e UPA do município, que a juventude e as mulheres devem participar de um projeto de gestão, que o Festival de Inverno deve ter 30 dias de duração, que os feirantes, marchantes e ambulantes devem ser melhor tratados, que a AESGA deve ser fortalecida, que temos que ter um projeto de atração de empresas, indústrias e demais segmentos que gerem emprego e renda, que serviços de asfalto e saneamento devem ser de boa qualidade na periferia da cidade, que as pessoas devem ser tratadas com respeito, que não aceitam mais tantas obras paradas, que os distritos e zona rural recebam os mesmos serviços da zona urbana, que o futuro não espera e a resposta para avançar não está no passado. 

Por tudo isso, é preciso ter coragem para mudar, e Sivaldo Albino, com todo o grupo formado para recolocar Garanhuns no eixo do desenvolvimento de Pernambuco, provou que tem!

Rumo ao dia 15 de novembro, rumo à vitória!

Mortes por Covid-19 se multiplicaram por 9 durante gestão interina do general Pazuello



General Eduardo Pazuello (Foto: Erasmo Salomao/MDS)


247 - Em maio, no primeiro dia do general Pazuello no cargo de ministro interino da Saúde, o número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil era de 14.817 e os casos confirmados, 218.223, segundo o próprio Ministério da Saúde. Na quarta-feira (16), data em que Pazuello tomou posse como ministro, são 134.174 mortes confirmadas e 4,4 milhões de casos confirmados, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O total de vítimas cresceu nove vezes no período. 

A informação é de O Estado de S.Paulo, que ressalta que a primeira ação efetiva de Pazuello no cargo, em maio, foi atender ao pedido de Bolsonaro de recomendar a cloroquina para todos os pacientes de Covid-19. 

Em documento divulgado em 20 de maio, o ministério orientou a prescrição da cloroquina desde os primeiros sintomas da Covid-19, apesar de vários estudos terem mostrado a falta de eficácia do medicamento. 

Na época, o Ministério das Relações Exteriores informou que o governo dos Estados Unidos entregou ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina.

Pazuello instituiu um estilo de gestão sem transparência. Ele acabou com as entrevistas coletivas diárias. Desde que havia começado a pandemia no Brasil, em março, o ministério concedia diariamente uma coletiva para a imprensa com números e novas informações sobre o combate à doença.

Pesquisa apresenta disputa acirrada na eleição de Garanhuns





Do Blog de Roberto Almeida

Pesquisa do Instituto Simplex, realizada em Garanhuns, de 10 a 12 deste mês, mostra uma disputa acirrada entre os três principais candidatos, Silvino Duarte (PTB), Zaqueu Lins (PP) e Sivaldo Albino (PSB). 

Os candidatos estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro.

De acordo com o instituto, que realizou 500 entrevistas no município, Silvino tem hoje 17, 6% das intenções de voto. O representante do Partido Progressista somou 13,7%. Logo depois vem Sivaldo Albino (PSB), que pontuou com 12,8%. 

O delegado João Lins (PRTB) obteve 2,6%, Givaldo Calado 1,3%. Brancos e nulos somaram 13,9% e indecisos 38,1%

Na pesquisa espontânea Silvino lidera com 11,5%, Sivaldo 7,8%, Zaqueu, 7,2%, Izaías Régis, 1,9%, João Lins 1,4%. 

O Instituto Simplex procurou saber também a rejeição dos candidatos. Quando foi perguntado em quem você não vota de jeito nenhum? 50,04% dos garanhuenses disseram não ao nome de Givaldo Calado, 38,1% não admitiram votar em João Lins, 35,07% rejeitam o nome de Sivaldo, 35% o de Silvino e 34% em Zaqueu. 

No cenário só com três candidatos, Silvino Duarte somou 17,4%, Zaqueu Lins 15,02%, Sivaldo 13,09%. Brancos e nulos 14,5%. Indecisos 39.01%

Num confronto direto Silvino e Sivaldo o petebista ficou com 21,06%, e Sivaldo 18,03%. Brancos e nulos 19,07%. Indecisos 40,03%

Numa disputa só com Silvino e Zaqueu o candidato da situação teria 20,07% e oposicionista 19,06%. Brancos e nulos 18,04%. Indecisos 41,03%.

A pesquisa foi registrada no TSE com o número 07489/2020

Douglas Duarte é Homologado candidato a reeleição em Angelim pelo PSB


Convencionais na homologação da chapa Douglas Duarte\ Rosa Foto: Sr cariri

O PSB oficializou os nomes de Douglas Duarte e Rosa Cavalcanti como candidatos a prefeito e vice-prefeita respectivamente, ambos concorrendo á reeleição. A convenção unificada PSB-PT seguiu todos os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19. O número de pessoas foi restrito no local devido a pandemia, porém transmitida nas redes sociais ao vivo.

A convenção foi precedida por uma  carreata com mais de 500 carros e motos, direto do povoado de Quatro Bocas percorreu as ruas da cidade começando os preparativos para as convenções partidárias do PSB e PT que foram realizadas no Clube ARA desde as 15 e 40 se estendendo as 10 da noite.

Na convenção foram homologados 26 nomes para concorrer pelos partidos PSB-PT como candidatos e candidatas a vereador, as 09 vagas no poder legislativo municipal, sendo 14 do PSB e 12 pelo PT.

Grandes lideranças estaduais e federais se pronunciaram online e visualizadas em telão pelos presentes, a exemplo do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, Sebastião Oliveira e de João Campos deputados federais, Doriel Barrose Sivaldo Albino deputados estaduais além de Sileno Guedes presidente estadual do PSB. 

Em seu discurso Douglas Duarte, destacou o seu compromisso de trabalho pela cidade. que cumpriu os compromissos assumidos para esse mandato e que para este novo mandato sua meta é investir em uma nova unidade hospitalar, calçar e asfaltar novas ruas,novas escolas, e trabalhar incansavelmente pelo bem estar do homem  e da mulher da cidade e da zona rural.