sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Pesquisa Ipespe\Folha presidente em PE

Confira os resultados:

Fernando Haddad (PT): 44%

Jair Bolsonaro (PSL): 23%

Ciro Gomes (PDT): 10%

Marina Silva (Rede): 5%

Geraldo Alckmin (PSDB): 4%

Cabo Daciolo (Patriota): 1%

Henrique Meirelles (MDB): 1%

Álvaro Dias (Podemos): 0%
João Amoedo (Novo): 0%

José Maria Eymael (DC): 0%

João Goulart (PPL): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%



Nenhum/Branco/Nulo: 7%

Não sabe/Não respondeu - 6%

Pesquisa Ipespe\Folha para o senado: Jarbas e Humberto lideram

Na disputa pelas vagas ao Senado, de acordo com o quarto levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), em parceria com a Folha de Pernambuco, o cenário se manteve o mesmo. O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) aparece na frente com 41% das intenções de votos, seguido pelo senador Humberto Costa (PT), que tem 34% das menções. Os dois candidatos cresceram quatro pontos percentuais. Na terceira colocação, o deputado federal Mendonça Filho (DEM), tem 25%.

Os entrevistados que declararam voto branco, nulo ou nenhum no primeiro voto somam 20% e no segundo, 31%. Os que não sabem ou não responderam representam 23% das manifestações.

A pesquisa também registrou que Sílvio Costa (Avante) tem 12%; Bruno Araújo (PSDB), 8%; Pastor Jairinho (Rede), 3%. Eugênia (PSol), Albanise (PSol), Adriana Rocha (Rede) e Hélio Cabral (PSTU) aparecem com 1%, cada. Alex Lima Rola (PCO) e Lidia Brunes (PROS)aparecem com 0%.



Pesquisa Ipespe\ Folha: Paulo segue na liderança

O governador Paulo Câmara (PSB) segue na liderança, com boa vantagem, na disputa pelo Governo de Pernambuco, de acordo com a quarta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada nesta sexta-feira (5). O socialista aparece com 43% das intenções de voto - 17 pontos percentuais a mais do que o último levantamento. O senador Armando Monteiro Neto (PTB), segundo colocado, registra 28% das menções – oscilando positivamente dois pontos percentuais. Entretanto, nos votos válidos, Paulo Câmara venceria a eleição no primeiro turno, com 56%.

O ex-deputado federal Maurício Rands (PROS) e o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio (Rede), têm 2%, cada; Dani Portela (PSOL) e Ana Patrícia Alves (PCO) – que retirou a sua candidatura -, aparecem com 1%, cada; Simone Fontana (PSTU), por sua vez, tem 0%.







Água do Rio São Francisco até a próxima semana em Pesqueira


As águas do Rio São Francisco avançam em direção ao Agreste. Os testes da Adutora do Moxotó continuam em ritmo acelerado com as equipes da Compesa trabalhando nos três turnos para fazer o enchimento da Adutora e corrigir os vazamentos ao longo dos trechos. Hoje, o presidente da Compesa e equipe técnica estiveram no município para acompanhar de perto os serviços. De acordo com a Companhia, 100 km já foram testados, a água já chegou a Arcoverde e está prestes a chegar a Pesqueira. “O ponto de entrega de água em Pesqueira já está pronto (Estação de Tratamento de Água da cidade). Estamos confiantes que na próxima semana a água chega nas torneiras dos moradores de Pesqueira”, informou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Os testes estão ocorrendo próximo ao povoado do Novo Cajueiro, distrito de Pesqueira. “Essa é uma obra imensa e complexa. São 550 km de adutoras e os vazamentos vão surgir porque só conseguimos identificá-los à medida que a tubulação vai recebendo água. Sei que os moradores de Pesqueira estão ansiosos e nós também porque essa água vai dar segurança hídrica à cidade, mesmo no período de seca”, explicou Tavares.
Em Pesqueira, a água será tratada na Estação de Tratamento de Água e será distribuída na cidade e também transportada para atender a população de Alagoinha. Outros municípios também receberão água do Rio São Francisco beneficiados pela interligação da Adutora do Moxotó com a Adutora do Agreste. São eles: Vertentes, Pedra, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Em Belo Jardim, a comitiva vistoriou a derivação da adutora para o município. A expectativa da Compesa é que até o fim deste mês a água chegue a Belo Jardim, na Estação de Tratamento de Água. De lá, irá atender automaticamente pelo Sistema Integrado as cidades de Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una. “Essa obra representa a sensibilidade do Governador Paulo Câmara e a capacidade de gestão para interligar sistemas e botar pra funcionar mesmo sem as obras de transposição do Rio São Francisco terem sido totalmente concluídas pelo Governo Federal”, afirmou o presidente.

Douglas Duarte mostra sua força e fecha a campanha com uma multidão na Cohab

Prefeito Douglas e Vice Rosa
Douglas Duarte mostrou toda a  sua força politica em Angelim e fecha a campanha eleitoral  com uma multidão na Cohab.
Uma multidão compareceu as ruas da Cohab para ouvir o prefeito Douglas Duarte seus vereadores e o todo o seu grupo politico.

As pessoas atenderam o chamado do prefeito Douglas Duarte e lotaram as ruas de Angelim para o ato de encerramento da campanha eleitoral de 2018. Uma  carreata saindo do Povoado de 4 Bocas em desagravo ao vereador Junior Caldas percorreu as ruas do centro até chegar ao local do evento. que ficou lotada. Parecia mais festa de padroeiro, tamanha a quantidade de gente e a animação das pessoas.

Após ouvir vereadores locais e lideranças, além da vice-prefeita Rosa o prefeito Douglas Duarte o Deputado Romário Dias, a multidão desceu a ladeira da Cohab em arrastão até o centro da cidade. Fotos abaixo


Nova pesquisa reduz Datafolha e dá 5% entre Haddad e Bolsonaro

POR FERNANDO BRITO · no TIJOLAÇO


Pesquisa que o Datapoder360, site do jornalista Fernando Rodrigues,poblica esta manhã, mantém como estava a diferença entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.

Com os dados divulgados no Drive, newsletter do grupo, a vantagem de Bolsonaro fica em 5% nos votos totais e, no critério de votos válidos que a Folha inaugurou hoje, seis pontos.

Bolsonaro cresce quatro pontos; Haddad, três pontos, mas o curioso é que não há perda de votos dos demais candidatos. De Ciro (15%) para baixo, os candidatos somam 38 pontos, contra 36 % na rodada anterior da pesquisa.

Como o primeiro turno se decide com a soma de todos os outros candidatos além do primeiro Bolsonaro está a improváveis 17 pontos de consegui-lo, bem mais que os 11 por cento que estima a Folha.

A soma de Haddad e Ciro, cenário provável para o 2° turno, chega a 40%, contra 37% da soma Bolsonaro + Alckmin (menos provável de se realizar).

Noite das dobradinhas: Ciro e Marina, Haddad e Boulos


Helena Chagas - Blog Os Divergentes

A primeira parte do debate dos presidenciáveis na TV Globo revelou duas fortes dobradinhas, ao que parece inseparáveis nessa reta final da eleição. Ciro Gomes e Marina Silva uniram-se para criticar a polarização entre Bolsonaro e o PT, argumentando que qualquer um dos dois que sair vitorioso não conseguirá governar em meio a tanto ódio.
Do outro lado, Fernando Haddad encontrou em Guilherme Boulos um parceiro para atirar em Bolsonaro. Os dois alertaram para os riscos de uma volta à ditadura militar, lembrando daqueles tempos duros.
O maior embate direto até agora foi entre Alckmin e Haddad, sobre a política econômica e as gestões petistas. Nada de novo.
O que salta aos olhos é que, diferentemente do que ocorreu em outros debates, o clima é pesado e tenso. Os candidatos sérios, semblantes preocupados, nervosos. É a última chance.
O nervosismo grande até entre os que não tem mais chance. A piada que correu na plateia que se encontrava no estúdio da Globo é que Álvaro Dias é, esta noite, o substituto do Cabo Daciolo, que não foi convidado. Na primeira aparição, ele falou, falou, falou, e gastou seu tempo sem conseguir formular a pergunta a Meirelles.

Setores do MP e Judiciário jogam para Bolsonaro

FGV vê indício de fake news mais pró-Bolsonaro
Blog do Kennedy

Setores do Ministério Público e do Judiciário fazem um jogo político a favor do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, na reta final do primeiro turno.
Quem conhece o Judiciário sabe que o magistrado controla o ritmo do processo. O juiz federal Sergio Moro deu prazo para que alegações finais do Ministério Público devessem ser feitas na reta final da primeira etapa. Trata-se de processo que apura acusação de compra de terreno e prédio para o Instituto Lula. O ex-presidente nega as acusações.
É interferência política indevida a abertura de prazo para produzir um resultado politico, gerando fato negativo na reta final do primeiro turno da eleição.
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes, candidato do DEM ao governo do Estado, sofreu hoje acusações de um ex-secretário em depoimento a um processo sob os cuidados do juiz Marcelo Bretas. Óbvio que a data prejudica Paes.
Não se deve achar que só há movimentos políticos no Executivo e no Legislativo. O Judiciário, que deveria ser o menos político dos poderes, tem adotado uma agenda política. Isso é um fato notório no Brasil de hoje.
É um erro tratar juízes e procuradores como deuses. Ele têm um papel importante, mas são autoridades públicas que precisam prestar contas dos seus atos. O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) devem atuar com rigor para coibir eventuais abusos, exercendo o controle externo para os quais foram criados.
Alegações finais contra Lula a três dias do primeiro turno equivalem à decisão de Moro de retirar o sigilo da delação do ex-ministro Antonio Palocci Filho num acordo de colaboração feito com a Polícia Federal. Os dois fatos dão munição contra Fernando Haddad numa hora decisiva para o candidato do PT. Nesta noite, por exemplo, haverá o debate mais importante da campanha presidencial. O noticiário foi alimentado de modo negativo para Haddad.
O ativismo do Judiciário e do Ministério Público custará caro ao país, porque desequilibra as regras do jogo político-eleitoral e gera disfuncionalidade na democracia. Além de abuso de poder, tal ativismo é uma ação irresponsável do ponto de vista institucional.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Datafolha para o Senado: Jarbas, 38%; Humberto, 34%; Mendonça, 25%

G1 PE

Pesquisa Datafolha divulgada hoje aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado em Pernambuco:

  • Jarbas (MDB): 38%
  • Humberto Costa (PT): 34%
  • Mendonça Filho (DEM): 25%
  • Silvio Costa (Avante): 14%
  • Bruno Araújo (PSDB): 10%
  • Pastor Jairinho (Rede): 6%
  • Adriana Rocha (Rede): 3%
  • Hélio Cabral (PSTU): 2%
  • Eugênia (PSOL): 2%
  • Lídia Brunes (Pros): 1%
  • Albanise Pires (PSOL): 1%
  • Alex Rola (PCO): 1%
  • Brancos/nulos – Vaga 1: 19%
  • Brancos/nulos - Vaga 2: 26%
  • Não sabe/não respondeu – Vaga 1: 7%
  • Não sabe/não respondeu – Vaga 2: 11%
Sobre a pesquisa
  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 1.482 eleitores em 59 municípios, com 16 anos ou mais
  • Quando a pesquisa foi feita: 3 e 4 de outubro
  • Registro no TSE: PE-05100/2018
  • Contratantes da pesquisa: TV Globo e Folha de S.Paulo
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro

Datafolha em Pernambuco: Paulo, 42%; Armando, 28%


Do G1/PE

Pesquisa Datafolha divulgada hoje aponta os percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Votos totais
Veja os números da pesquisa estimulada, considerando todas as intenções de voto, inclusive as respostas dos eleitores que se declaram indecisos ou que votariam em branco ou nulo:
  • Paulo Câmara (PSB): 42%
  • Armando Monteiro (PTB): 28%
  • Dani Portela (PSOL): 3%
  • Julio Lóssio (Rede): 3%
  • Maurício Rands (Pros): 3%
  • Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
  • Simone Fontana (PSTU): 1%
  • Branco/nulo/nenhum: 15%
  • Não sabe: 4%
A candidata Ana Patrícia Alves anunciou, na terça-feira (2), que retirou a candidatura ao governo de Pernambuco.
Votos válidos
Veja, abaixo, o resultado da pesquisa Datafolha considerando apenas os votos válidos. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto. Veja os índices:
  • Paulo Câmara (PSB): 52%
  • Armando Monteiro (PTB): 35%
  • Dani Portela (PSOL): 4%
  • Julio Lossio (Rede): 4%
  • Maurício Rands (Pros): 3%
  • Ana Patrícia Alves (PCO): 2%
  • Simone Fontana (PSTU): 1%
Rejeição
A Datafolha também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome, por isso, os resultados somam mais de 100%. Veja os índices:
  • Paulo Câmara (PSB): 32%
  • Armando Monteiro (PTB): 32%
  • Dani Portela (PSOL): 26%
  • Ana Patrícia Alves (PCO): 25%
  • Julio Lossio (Rede): 24%
  • Simone Fontana (PSTU): 24%
  • Maurício Rands (PROS): 24%
  • Rejeita todos/não votaria em nenhum: 8%
  • Votaria em qualquer um/não rejeita nenhum: 3%
  • Não sabe: 6%
Segundo turno
A Datafolha apresentou cenário para o segundo turno com os dois primeiros colocados. Veja:
  • Paulo Câmara (PSB): 46% x 36% Armando Monteiro (PTB)
  • Branco/nulo: 16%;
  • Não sabe: 3%
Sobre a pesquisa
  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 1.482 eleitores em 59 municípios, com 16 anos ou mais
  • Quando a pesquisa foi feita: nos dias 3 e 4 de outubro
  • Registro no TSE: PE-05100/2018
  • Contratantes da pesquisa: TV Globo e Folha de S.Paulo
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro

Agenda dos candidatos ao Governo de Pernambuco hoje


Agenda da candidata Dani Portela (PSol)

7h- Panfletagem com Dani no Colégio de São Bento de Olinda
Av. Sigismundo Gonçalves, 357, Varadouro

9h - Caminha na Ibura com os candidatos a Deputado Estadual Áureo Cisneiros e Deputado Federal Levi Costa
Saída do Terminal do UR-02

18h - Panfletagem com Dani na Unicap
Rua do Príncipe, 526, Boa Vista (na Rua do Lazer)




Agenda do candidato Armando Monteiro (PTB)

9h30 - Entrevistas a Rádios do Agreste e Zona da Mata Norte

17h30 - Caminhada em condado com o prefeito Cassiano
- Ponto de Encontro: Big Posto, na entrada da cidade

19h - Ato em Goiana com o prefeito Osvaldinho

21h - Caminhada Onda Azul em Igarussu, com o prefeito Mário Ricardo



Agenda do candidato Maurício Rands (Pros)

10h - Entrevista para Rádio Nova FM (Goiana)

10h30 - Homenagem ao dia dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (Recife)

12h30 - Entrevista para Rádio Goiana FM (Goiana)

15h - Caminhada e panfletagem no bairro dos Coelhos (Recife)

18h - Reunião com grupo de hip-hop (Paulista)

19h - Caminhada e contato com eleitores (Paulista)

Agora, Haddad tem que ser Haddad


Helena Chagas - Blog Os Divergentes

Nas últimas três semanas, o PT viveu uma espécie de sonho dourado em que viu seu candidato subir vertiginosamente nas pesquisas, e chegou a alimentar esperanças de que Fernando Haddad ultrapassasse Jair Bolsonaro nas pesquisas nesta última semana – o que seria uma espécie de passaporte para o Planalto, já que, até hoje, quem chegou ao segundo turno na frente sempre venceu. Ao que parece, não será bem assim, e a estratégia está sendo revista.
Nada de surpreendente, já que as pesquisas que mostravam o ex-presidente Lula na liderança da corrida presidencial sempre apontaram que ele teria capacidade de botar um poste no segundo turno, com cerca de 20% das preferências. Nenhuma delas jamais apontou que o candidato de Lula iria muito além disso no primeiro turno – e isso já seria suficiente para chegar ao segundo, que todo mundo sabe quené uma nova eleição.
Então, o que está acontecendo agora pode ser um balde de água fria nos sonhos dos petistas mais entusiasmados, mas está do script desde o início. E, de certa forma, antecipa a estratégia planejada para o segundo turno, que tira Haddad da posição de mero tributário dos votos do criador e o transforma em protagonista da cena.
Além de bater em Bolsonaro, o que não precisou fazer até agora, chegou a hora de Haddad ser um pouco menos Lula e mais Haddad. O que quer dizer isso? Combater a onda antipetista mostrando que ele não é nenhum bicho-papão, mostrando-se ao público como ele é.
Talvez seja a hora de Haddad começar a fazer aquela inflexão ao centro que até agora nao foi necessária. Não para conquistar o mercado, mas para mostrar a uma fatia decisiva do eleitorado que não vai botar fogo no circo da economia. E para mostrar sua biografia de gestor sério e honesto, que sempre esteve fora de maracutaias e malfeitos.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Paulo: Temos o compromisso de melhorar a vida das pessoas


Hoje, o governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) aproveitou a caminhada da Frente Popular pelo centro de Carpina para ouvir comerciantes locais. Na ocasião, Paulo pontuou ações que vão ajudar a aquecer as vendas e fomentar novos investimentos. O socialista estava acompanhado do prefeito Manoel Botafogo e do seu companheiro de chapa Humberto Costa (PT), postulante à reeleição no Senado.

"A partir do próximo ano, vamos contar com o Crédito Popular, que vai permitir acesso a crédito de forma desburocratizada para que pequenos comerciantes e microempreendedores possam reforçar seus negócios", afirmou Paulo, completando: "Cerca de 40 mil pessoas serão beneficiadas e vão contribuir com a nossa economia. Temos o compromisso de melhorar a vida das pessoas."
O socialista frisou que outra medida que vai ajudar quem comercializa em Pernambuco é a criação do 13º do Bolsa Família. "Com ele, as pessoas que recebem o benefício terão um dinheirinho extra para fazer compras no final do ano. Dessa forma pensamos em reforçar o orçamento dessas famílias, contribuindo também para movimentar mais o nosso comércio", assinalou.
Paulo sinalizou que as duas iniciativas irão contribuir com um grande Pacto pelo Emprego que será criado. "Vamos devolver os empregos que a crise criou, com um conjunto de ações que vão possibilitar a atração de novos empreendimentos, a ampliação de outros já instalados no Estado e apostas cada vez maiores na inovação e na economia criativa", disse.

Haddad supera Bolsonaro no segundo turno, diz Ibope


Bolsonaro e Haddad

A pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (3), mostra Haddad 2 pontos percentuais à frente de Bolsonaro no segundo turno.

O petista fica com 43% das intenções de voto, contra 41% do militar.

Agenda desta quarta dos candidatos a governador


Julio Lóssio (Rede)
7h30 - Entrevista à Rádio Gravatá FM, 92,3, Programa Jota Silva
10h - Gravação para as Mídias Socais
14h - Reunião com a equipe
Simone Fontana (PSTU)
5h  - Panfletagem em Ponte dos Carvalhos, próximo ao viaduto
13h - Panfletagem Escola Municipal do Leão, Boa Viagem
Dani Portela (PSOL)
8h - Panfletagem com o candidato a Deputado Estadual Áureo Cisneiros
Local: Mercado São Jose
13h - Reunião de coordenação de campanha
18h - Atividade com Torcida Organizada Antifascista
Local: Casarão dos Movimentos Sociais | Rua de Santa Cruz, 190, Boa Vista
19h - Roda de conversa com o grupo Eu Acho É Pouco
Armando Monteiro (PTB)
9h40 - Entrevista a rádios da Zona da Mata Sul 
15h - Caminhada no Ibura com Priscila Krause (Concentração na academia das cidades da UR1)
17h - Grande Caminhada em Ponte dos Carvalhos 
20h - Caminhada no Jordão
Maurício Rands (PROS)
7h30 - Sabatina no Colégio Ideia (Recife)
9h - Entrevista com a Rádio Nova Timbaúba (Timbaúba)
11h  - Gravação de vídeo com líderes dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias (Recife)
14h - Sabatina na União dos Escrivães de Polícia (Recife)
18h - Comício e caminhada (Água Preta)

Paulo Câmara (PSB)
12h - Caminhada no Centro de Carpina

Ameaçador de empregados pegou R$ 48 mi do BNDES de Lula/Dilma

POR FERNANDO BRITO · no TIJOLAÇO



A Procuradoria Eleitoral abriu inquérito contra um certo Pedro Zonta, dono da maior rede de supermercados do Paraná, o Grupo Condor, que mandou carta aos funcionários pressionando para que votem em Jair Bolsonaro e que “a esquerda” vai promover “a desestruturação da empresas brasileiras”.

Os jornais publicam o assunto mas, para que você compreenda o que de fato significa o que estes picaretas estão fazendo, o Tijolaço foi buscar os valores que eles tomaram no BNDES, nos governos Lula e Dilma, para expandir os seus negócios e se exibirem como campeões da livre iniciativa.

O Grupo Condor fez nada menos que 38 operações de crédito subsidiado, num total de R$ 48.876.118,00, em valores não corrigidos, em financiamentos com juros entre 2,5 e 7,5% ao ano.

Ao menos cinco vezes mais baixos do que encontrariam no mercado.

Pelos dados públicos do BNDES não é possível saber se usou todo o valor, nas, a estes juros, difícil que não tenha aproveitado.

Dê uma olhada ao final do post, estão listados um por um os empréstimos.

Este é o caráter da parte dos empresários brasileiros que está chantageando seus empregados.

Sugaram nas tetas do Estado e, agora, arrotam a sua competência subsidiada para chantagear trabalhadores.

Num post próximo, vou mostrar os negócios da Havan, que está uniformizando e colocando em ordem unida seus trabalhadores para apoiar Bolsonaro.

Segundo turno vai ser uma pauleira


Helena Chagas - Blog Os Divergentes

Vai ser uma pauleira – foi a reação de estrategistas de Fernando Haddad diante do Datafolha divulgado há pouco, confirmando o crescimento de Jair Bolsonaro (32%) e uma estagnação do petista (21%) a cinco dias das eleições. Não é o cenário esperado pela cúpula petista, que previa um empate ou até a ultrapassagem de Bolsonaro por Haddad até domingo. Mas é cedo para a comemoração que alguns já estão fazendo, como o mercado – que fechou com o dólar em baixa e a bolsa em alta.
A avaliação de petistas que estão mantendo o sangue-frio é de que não há risco de a onda antipetista da semana levar o candidato do PSL a vencer em primeiro turno. Se há uma certeza, hoje, é de que haverá segundo turno, Haddad estará lá, e muita água ainda vai correr até 28 de outubro. E o resultado é imprevisível: o Datafolha voltou a registrar empate entre os dois no segundo turno, com vantagem numérica para Bolsonaro (44% x 42%).
A quatro dias das eleições, o PT espera uma última onda a seu favor, vinda sobretudo de eleitores que hoje ainda estão com Ciro Gomes (11%) ou Geraldo Alckmin (9%) e que, diante do risco Bolsonaro cada vez maior, podem correr para Haddad. Por esse raciocínio, o movimento inverso, levando possíveis eleitores do campo da centro-direita que poderiam votar nesses candidatos para Bolsonaro, já está ocorrendo. Em parte, atribui-se a ele o crescimento do candidato do PSL, já que esses eleitores e eleitoras não fizeram escala nem em Ciro nem em Alckmin.
Ironicamente, quem pregava o voto útil pode acabar sendo vítima dele, ao inverso.

Cuidado com pesquisas

Carlos Brickmann

Pesquisa é ótimo: serve para orientar a campanha do candidato.
E só. Quem acha que seu favorito vai vencer ou perder por causa da pesquisa se engana.
Há uma foto clássica: o presidente americano Harry Truman, reeleito, mostrando o Chicago Daily Tribune com a manchete “Dewey derrota Truman”.
Brigar com pesquisas, acusar institutos de falsear números, é perder tempo: melhor é usá-lo em busca de novos eleitores.
E é preciso, no caso de pesquisas, verificar se foram mesmo feitas.
Uma instituição americana, a University of Southern California, de Los Angeles, apareceu como autora de uma pesquisa que dava Bolsonaro como vitorioso no primeiro turno, com mais de 60% dos votos.
Só que a pesquisa era falsa: a USC não fez pesquisa alguma sobre as eleições no Brasil.

Como as mulheres poderão decidir a eleição

...e como isso afeta as chances de Bolsonaro e Haddad
Elas são 52% de todo o eleitorado brasileiro e normalmente definem o voto às vésperas da corrida às urnas. Com o #EleNão, ganharam ainda mais destaque neste processo como público decisivo
Do infomoney - Estadão

As ruas de diversas cidades brasileiras foram tomadas, no último fim de semana, por atos contrários e favoráveis à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República. O parlamentar lidera as pesquisas de intenções de voto a 6 dias do primeiro turno, com vantagem que chega a 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad (PT), de acordo com o último Ibope.
Por outro lado, o militar reformado enfrenta um elevado índice de rejeição, sobretudo entre o eleitorado feminino, protagonista nas recentes manifestações, embaladas pelo grito #EleNão, que também englobou pautas mais abrangentes em defesa da democracia e dos direitos humanos.
Os impactos dos atos sobre o processo eleitoral ainda estão em avaliação. O que se sabe é que as mulheres são maioria, correspondendo a cerca de 52% de todo o eleitorado brasileiro, e normalmente definem o voto mais próximo da reta final. Segundo a última pesquisa Datafolha, 41% delas dizem que seu voto pode mudar até o tão esperado 7 de outubro, contra 27% dos homens.
Hoje, 19% das mulheres se dizem indecisas ou declaram voto em branco ou nulo. A diferença é a maior desde a redemocratização, o que se explica principalmente pelo perfil do apoio hoje depositado em Bolsonaro.

terça-feira, 2 de outubro de 2018

Pesquisa Ibope para o Senado em Pernambuco: Humberto, 33%; Jarbas, 33%; Mendonça, 20%

Por G1 PE



Pesquisa Ibope em Pernambuco mostra intenção de voto para senador — Foto: Reprodução/TV Globo

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado em Pernambuco:

Humberto Costa (PT): 33%
Jarbas (MDB): 33%
Mendonça Filho (DEM): 20%
Silvio Costa (Avante): 11%
Bruno Araújo (PSDB): 9%
Pastor Jairinho (Rede): 5%
Adriana Rocha (Rede): 2%
Eugênia (PSOL): 2%
Hélio Cabral (PSTU): 2%
Albanise Pires (PSOL): 2%
Lídia Brunes (Pros): 1%
Alex Rola (PCO): 1%
Brancos/nulos – Vaga 1: 19%
Brancos/nulos - Vaga 2: 29%
Não sabe/não respondeu: 30%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio”.


No levantamento anterior, feito entre os dias 24 e 26 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:


Humberto Costa (PT): 32%
Jarbas (MDB): 31%
Mendonça Filho (DEM): 22%
Silvio Costa (Avante): 12%
Bruno Araújo (PSDB): 9%
Pastor Jairinho (Rede): 5%
Adriana Rocha (Rede): 3%
Eugênia (PSOL): 2%
Hélio Cabral (PSTU): 2%
Albanise Pires (PSOL): 2%
Lídia Brunes (Pros): 1%
Alex Rola (PCO): 1%
Brancos/nulos – Vaga 1: 20%
Brancos/nulos - Vaga 2: 29%
Não sabe/não respondeu: 30%

Pesquisa Ibope em Pernambuco: Paulo, 39%; Armando, 27%

G1Pernambuco

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (2) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco:

Paulo Câmara (PSB): 39%
Armando Monteiro (PTB): 27%
Julio Lossio (Rede): 3%
Maurício Rands (PROS): 3%
Dani Portela (PSOL): 2%
Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Brancos/nulos: 15%
Não sabe/não respondeu: 8%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio".

A candidata Ana Patrícia Alves anunciou, nesta terça-feira (2), que retirou a candidatura ao governo de Pernambuco.

No levantamento anterior, feito entre os dias 24 e 26 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:

Paulo Câmara (PSB): 35%
Armando Monteiro (PTB): 27 %
Julio Lossio (Rede): 3%
Maurício Rands (PROS): 2%
Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Dani Portela (PSOL): 1%
Brancos/nulos: 23%
Não sabe/não respondeu: 7%

Sobre a pesquisa desta terça-feira, 2

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1.512 eleitores
Quando a pesquisa foi feita: de 29 setembro a 1º de outubro
Registro no TRE: PE-04128/2018
Registro no TSE: BR‐09633/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro


Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices no levantamento feito entre e de setembro:


Paulo Câmara (PSB): 34%
Armando Monteiro (PTB): 30%
Dani Portela (PSOL): 21%
Julio Lossio (Rede): 20%
Simone Fontana (PSTU): 18%
Ana Patrícia Alves (PCO): 18%
Maurício Rands (PROS): 17%
Poderia votar em todos: 4%
Não sabe/não respondeu: 16%


Simulação de segundo turno

Paulo Câmara 43% x 34% Armando Monteiro (branco/nulo: 17%; não sabe: 6%)

Datapoder360: todas as pesquisas mostram Bolsonaro estável e Haddad em alta



POR FERNANDO BRITO ·no TIJOLAÇO


Transcrevo tópicos do artigo de Rodolfo Costa Pinto, diretor do Datapoder360, ligado ao site Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues. É de enorme objetividade.

1. “Todos os indicadores de todas as últimas pesquisas publicadas apontam para o mesmo quadro. Jair Bolsonaro estabilizado e Fernando Haddad em ascensão. Os demais candidatos em 1 patamar de intenção de voto bem abaixo dos líderes”.

2. O capitão do Exército na reserva varia de 1/4 a 1/3 das intenções de voto. Haddad ocupa o espaço que estava guardado ao “candidato de Lula“. Os 2, inclusive, já podem estar empatados – como indicou a última pesquisa divulgada pelo DataPoder360.

3.Os números revelam que tanto os eleitores de Bolsonaro quanto os de Haddad já estão consolidados e não devem mudar de opinião.

4.Seja Haddad ou Bolsonaro que termine o 1o turno numericamente à frente, no 2oturno o nível de rejeição será decisivo. As campanhas terão tempo de televisão e rádio iguais. O clima de polarização política no país significa que qualquer erro pode ser fatal para cada 1 dos candidatos.

5.Os ataques vão se intensificar de ambos os lados. Ao mesmo tempo que tentarem desconstruir o adversário, os candidatos terão de saber construir pontes e selar alianças para vencer a eleição.

Rodolfo diz que esta é a “eleição da rejeição” e a vencerá quem conseguir “construir pontes e selar alianças para vencer”.

O artigo foi publicado hoje e é natural que quem dirige empresas de pesquisa – especialmente as que desenvolveram sistemas, metodologia e modelos de ponderação para fazê-las por telefone – esteja de posse de informações atualizadas todo o tempo.

Portanto, este é o quadro que aparece para quem está mais bem informado.

O resto é jogo político de quem usa pesquisa como ferramenta de campanha.

TRE pune Mendonça por ataques a Humberto

Por 6x1, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco puniu o deputado federal e candidato ao Senado pelo DEM, Mendonça Filho, por ataques, nas inserções eleitorais, ao líder da Oposição a Temer no Senado, Humberto Costa (PT). Mendonça, que foi ministro da Educação de Temer, terá de ceder 40 comerciais ao senador como direito de resposta, o que equivale a todo o seu tempo de mídia nessa modalidade até o fim da campanha.

Em terceiro lugar na disputa pelo Senado, segundo as últimas pesquisas Ibope e Datafolha, o deputado do DEM usou seu espaço em rádio e TV para tentar implicar Humberto na Lava Jato. Em razão disso, os desembargadores eleitorais proibiram a veiculação das peças, "sob toda e qualquer forma, integral ou parcialmente, em guia e inserções, e em toda e qualquer plataforma de divulgação (TV, rádio, Internet), sob pena de multa diária".

O TRE determinou, ainda, que 40 inserções de Mendonça no horário eleitoral gratuito sejam destinadas como direito de resposta a Humberto. "O Tribunal deu uma demonstração que não quer jogo sujo nestas eleições. Nossa campanha foi absolutamente limpa durante todo o tempo. Não atacamos ninguém. Levamos ao ar nossas propostas, o nosso trabalho, aquilo que fizemos no nosso mandato como senador, sem agredir qualquer dos nossos adversários", afirmou Humberto.

Douglas inova e paga antecipado 13º de servidores municipais




O prefeito Douglas Duarte (PSB) inovou na administração pública no Agreste Meridional de Pernambuco, a gestão atual de Angelim com muito esforço e planejamento conseguiu um feito inédito na região ao pagar 02 folhas salariais em um único mês. O mês trabalhado e o 13º integral para todos os servidores municipais.

Em um ano e oito meses o prefeito já realizou muitas  de obras novas, é uma referência pelo muito que tem feito, edificando o município, trabalhando prá valer. Pagamento de fornecedores super controlados. Servidores pagos em dia. Prédios sendo restaurados, logradouros públicos revitalizados.

“Ao assumir o Poder Executivo, não medi esforços para resolver todas as pendências e tirar o Município dessa relação de devedores. Isso prejudicava muito a cidade e a população. Agora, vamos poder trabalhar ainda mais por Angelim”, comentou Douglas Duarte, satisfeito por ter conseguido pagar os débitos das gestões anteriores.

O Prefeito Douglas Duarte sempre destacou, que iria aquecer a economia local. “Paguei duas folhas, a do décimo que antecipei e foi integral, como também o salário de setembro no mês trabalhado, com isto, proporcionamos o aquecimento da economia, garantindo a circulação de dinheiro em nosso comércio em mais de um milhão e meio de reais. Na minha administração o servidor pode ficar sabendo que recebe no dia certo.” Finalizou.

Esquema Globo-Ibope-Moro-Palocci fecha cerco ao PT: Começou a guerra



Para mim e os leitores que me acompanham neste modesto Balaio, alguns há mais de 10 anos, nada do que aconteceu nesta noite de segunda-feira foi surpresa.

Escrevi logo cedo sobre o cenário político na fase decisiva do primeiro turno, baseado em conversas no final de semana:

“Nas atuais condições de tempo e temperatura, tudo ainda pode acontecer, se Fernando Haddad continuar subindo nas pesquisas e a sua vitória se tornar inevitável pelas atuais regras do jogo.

Afinal, não foi para devolver o poder ao PT que eles fizeram a Operação Lava Jato, deram o golpe e prenderam o Lula”.

À tarde, escrevi outra coluna com este título:

“Haddad, mire-se no exemplo de Lula em 1989: a última semana é guerra”.

As duas entidades e os dois personagens citados no título acima não estão reunidos ali por acaso.

Diante do fracasso das candidaturas reformistas de “centro”, o Grupo Globo resolveu apoiar, na falta de outra opção mais confiável, o capitão reformado Jair Bolsonaro, único candidato com chances de derrotar o PT, o inimigo a ser abatido.

Com Haddad crescendo sem parar e Bolsonaro estacionado ou começando a cair, era preciso agir rápido.

No sábado, a cobertura torta e manipulada das magníficas manifestações da mulherada do #EleNão pelo Brasil inteiro, as maiores desde as Diretas Já, dando a elas o mesmo destaque das carreatas pró-Bolsonaro, foi a primeira indicação de que o jogo agora era para valer.

Variadas matérias sobre Bolsonaro, incluindo uma entrevista exclusiva no avião que o levou ao Rio, e o depoimento da ex-mulher negando todas as acusações que havia feito contra ele, publicadas pela revista Veja, ocuparam a maior parte do tempo do Jornal Nacional.

Na segunda-feira, estava prevista a divulgação de uma nova pesquisa do Ibope.

Fontes bem informadas já me asseguravam que Bolsonaro iria subir na pesquisa e poderia até ganhar no primeiro turno.

Achei que era chute, bazófia de torcedor do capitão, mas me enganei.

No final da tarde, antes do Jornal Nacional, a Globo News já deitou e rolou em cima de uma “delação premiada” do ex-ministro Antonio Palocci, feita em abril à Polícia Federal, e liberada pelo juiz Sérgio Moro só agora, a seis dias da eleição, depois de ser rejeitada pelo Ministério Público Federal por falta de provas.

As acusações de Palocci contra Lula, Dilma e o PT foram dadas como fato consumado, transitado em julgado.

Tudo seguiu o script: o JN abriu com o crescimento de 4 pontos de Bolsonaro no Ibope, chegando a 31%, e Haddad estacionado em 21%, vendo sua rejeição disparar para 38% em poucos dias, a apenas 6 pontos abaixo de Bolsonaro.

Para o segundo turno, em que Haddad levava ampla vantagem, foi apontado o empate em 42%.

Como é que o capitão conseguiu subir tanto no período em que choveram denúncias contra ele e boa parte do Brasil foi às ruas protestar contra a sua candidatura?

Os números podem ser todos verdadeiros, baseados em métodos científicos, mas é difícil de entender.

A seguir, logo depois dos comerciais, como se já estivesse tudo planejado desde cedo, entrou o bombardeio contra o PT embrulhado no pacote entregue por Moro com a delação de Palocci, que William Bonner apresentou como a bala de prata tão aguardada.

Ali nada acontece de graça, e só têm o direito de surpreender os mais jovens que não viveram a campanha presidencial de 1989, na primeira eleição direta para presidente depois do golpe de 1964.

Naquela eleição, eu era assessor de imprensa de Lula e quando vi entrar na sala em que se acertariam as regras para o segundo debate, um assessor de Fernando Collor, conversando alegremente com Alberico Souza Cruz, diretor da Globo, pensei comigo: estamos perdidos.

Por acaso, como me disseram, os dois pegaram o mesmo avião do Rio para São Paulo.

As baixarias de Collor na véspera, envolvendo a família de Lula, as denúncias acusando o PT como autor do sequestro do empresário Abílio Diniz (ainda não se falava em fake news) e a indecente edição do debate decisivo para favorecer Collor no Jornal Nacional _ tudo me voltou à lembrança nesta reta final da campanha de 2018 (ver dois posts anteriores).

É justo reconhecer: eles são profissionais e não brincam em serviço.

Mas não podiam esperar que Lula, mesmo preso numa solitária em Curitiba, há quase seis meses, transformasse Fernando Haddad no candidato favorito, em apenas duas semanas, como apontavam as pesquisas anteriores.

Era preciso virar este jogo que parecia perdido. E são tantos os interesses daqui e de fora que estão em jogo nesse momento que os eleitores nem podem imaginar.

Mesmo quebrado, humilhado e vilipendiado, o Brasil ainda é um país muito importante na geopolítica mundial.

“Fortes emoções ainda nos aguardam”, escrevi pela manhã, mas não podia imaginar que fossem tantas, e tão rápidas.

São emoções e informações demais para um velho repórter, que trabalha sozinho em casa, e só tem um celular e um computador à mão, para tentar entender e explicar o que está em jogo neste momento.

Já são 11 da noite, e amanhã tem mais.

Vida que segue.