sábado, 20 de dezembro de 2014

Dilma nomeia Vital do Rego para cargo de ministro do TCU


Vital do Rêgo Neto - foto Agência Brasil
O Diário Oficial da União desta sexta-feira (19) publica o ato da presidente Dilma Rousseff nomeando o senador Vital do Rêgo Neto (PMDB-PB) para o lugar do pernambucano José Jorge no Tribunal de Contas da União.
José Jorge completou 70 anos no dia 18 de novembro e, pela Constituição, teve que se aposentar compulsoriamente.
Vital do Rego teve o seu nome aprovado pelo Senado para o cargo de ministro do TCU por 63 votos a favor e apenas um contra. Já na Câmara Federal o nome dele foi aprovado por 313 x 8.
O senador paraibano, que terá que renunciar ao mandato, presidiu as duas CPIs da Petrobras do Congresso sobre denúncias de corrupção na estatal.
Ele também comandou a Comissão de Constituição e Justiça do Senado e relatou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2015, que serve de base para a elaboração do Orçamento.
Vital vai relatar no TCU todos os processos envolvendo a Petrobras que estavam sob a relatoria do seu antecessor, José Jorge.

Escola que ensinou brasileiros a torturar



 Ricardo Boecht - ISTOÉ
Principal ONG americana dedicada à formulação de políticas públicas para a América Latina – o Council on Hemispheric Affairs – aplaudiu o Relatório da Comissão da Verdade no Brasil. Ao fazê-lo revelou um horror. De 1954 a 1985, 300 militares brasileiros cursaram a Escola das Américas, operada pelo governo dos EUA.
As aulas sobre como administrar sessões de tortura tinham por base um modelo criado pelo Exército francês (na luta contra a independência da Argélia) e técnicas da CIA, da Guerra do Vietnã. Criminosos de guerra nazistas, contratados pelo governo americano, também ensinaram tortura aos brasileiros.
O prédio da Escola das Américas no Panamá,(foto) hoje, abriga o Hotel Melia. Tão insólito como se a casa da morte em Petrópolis virasse uma pousada para turistas.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Medina dá ao Brasil o primeiro título mundial na principal categoria do surf


Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil
O paulista Gabriel Medina, 20 anos, tornou-se hoje (19) o primeiro brasileiro a faturar o título de campeão mundial de surf profissional. Após vencer o havaiano Dustin Payne e avançar para as quartas de final da décima  primeira e última etapa do circuito, disputada nas ondas de Pipeline, no Havaí, Medina viu seu conterrâneo Alejo Muniz vencer o australiano Mick Fanning, 33, segundo colocado no ranking, o que lhe garantiu o título da temporada. O Billabong Pipe Master ainda não foi concluído.
Acompanhado pela internet por milhares de pessoas, o campeonato mobilizou Maresias, praia de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, onde Medina mora e aprendeu a surfar. “O clima aqui é de uma final de Copa do Mundo”, disse à Agência Brasil o bacharel em direito e surfista, Marcos Antônio Ferreira Tenório Júnior. Com um grupo de amigos moradores de São Sebastião, todos praticantes de surf, Júnior viabilizou a instalação de um telão para exibir o evento para quem não tem acesso à internet. “Muitos jovens pobres de São Sebastião surfam, e o sonho de muitos é virar surfista profissional. Isso já acontecia antes, mas agora, com o sucesso do Medina, do Miguel Pupo e do Filipe Toledo, ficou ainda maior. A praia, hoje, parou”.
A conquista de Medina coincide com os 80 anos da prática do surf no país, quando o primeiro brasileiro se equilibrou sobre uma pesada prancha de madeira e deslizou sobre uma onda na praia de Santos (SP), em 1934. Desde que o esporte das ondas se profissionalizou, no final da década de 1970, vários brasileiros conquistaram títulos mundiais na divisão de acesso à elite do surf e em outras categorias (amador e júniores) e modalidades - longboard (praticado com pranchas maiores); ondas gigantes e stand up paddle (SUP). Mas o melhor resultado alcançado até agora por um brasileiro no ranking final da categoria mais disputada foi o terceiro lugar do cabofriense Victor Ribas, em 1999.
Medina não é só o primeiro brasileiro a conquistar o campeonato da principal categoria do surf mundial, ele também é o primeiro latino-americano a se sagrar o melhor do mundo desde 1976, quando foi criado um circuito mundial com várias etapas, nos moldes do atual. Antes disso, apenas o peruano Felipe Pomar exibia o título de campeão do mundo, obtido em 1965, com a vitória no primeiro campeonato mundial oficial da história, ocorrido em uma única etapa. A partir daí, o esporte foi dominado por norte-americanos, australianos e havaianos (apesar de o Havaí ser um estado norte-americano, seus surfistas competem como se fossem uma nação independente).
Por pouco Medina não tirou do fenômeno Kelly Slater o título de mais jovem surfista a vencer o circuito mundial. Quando conquistou o seu primeiro título, em dezembro de 1992, Slater estava prestes a completar 20 anos e dez meses. Já Medina completará 21 anos na próxima segunda-feira (22). Slater, que está com 42 anos, é também o mais velho surfista a se sagrar campeão de um esporte que, além de força física, exige flexibilidade, resistência e equilíbrio.
O título da Associação Profissional de Surf (ASP) consagra a ascensão no cenário internacional do jovem atleta que há tempos era apontado como uma das maiores promessas do esporte. Morador de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, Medina começou a surfar aos 9 anos, por influência do padrasto e, hoje, técnico, Charles Rodrigues. Habituado às fortes ondas da Praia de Maresias, ele começou a confirmar as expectativas já em 2009. Com apenas 15 anos de idade e ainda amador, tornou-se o mais jovem surfista do mundo a vencer uma prova seis estrelas do circuito profissional mundial, disputada na Praia Mole, em Florianópolis (SC). Seu adversário na final, o também brasileiro Neco Padaratz, tinha 32 anos e larga experiência nesse tipo de competição.
Em 2010, o sebastianense venceu o torneio promovido pela Associação Internacional de Surf (ISA), na Nova Zelândia, e se tornou campeão mundial na categoria abaixo dos 18 anos. No segundo semestre de 2011, com então 17 anos, Medina ingressou no seleto time de 36 surfistas que disputam a primeira divisão do circuito profissional, tornando-se o mais jovem surfista a ingressar no pelotão de elite da ASP. E o fez em grande estilo, vencendo duas das cinco etapas que disputou em meia temporada – o que lhe garantiu o 12º lugar no ranking anual. Em 2012, quando participou de todas as etapas, Medina alcançou a sétima posição. No ano passado, terminou em 14º.
Este ano, o brasileiro liderou o ranking durante praticamente todo o ano – um fato raro. Das 10 etapas já concluídas, o brasileiro já venceu três - e ainda pode vencer esse último evento. O tricampeão mundial Mick Fanning também ganhou três campeonatos, mas enquanto o brasileiro já chegou quatro vezes à quinta colocação, o australiano obteve menos resultados semelhantes, terminando em posições piores que Medina nos outros eventos. Já o onze vezes campeão do mundo Kelly Slater até aqui não venceu nenhuma etapa em 2014.
Patrocinado por uma das mais poderosas multinacionais fabricante de artigos de surf desde 2009, a crescente popularidade de Medina lhe rendeu contratos com empresas estranhas à modalidade, como uma montadora de carros de luxo, uma empresa telefônica e fabricantes de celular e de refrigerantes. Só em prêmios, Medina recebeu, este ano, US$ 391 mil. Fora patrocínios, bônus por resultados, royalties por produtos com seu nome e outras ações de marketing.

Artigo de opinião: Vazios em Pernambuco


Por: *Adriano Oliveira
Ciclos políticos e eleitorais não são perenes. Mas podem vir a ser duradouros. Eventos ocorridos na trajetória possibilitam a perpetuação ou o fim dos ciclos. Getúlio Vargas, por exemplo, liderou ciclos políticos e eleitorais. Sob a sua liderança, o estado brasileiro foi construído e passou por transformações. Vargas conseguiu cativar por logo tempo eleitores, em particular, os trabalhadores.
Eduardo Campos construiu, fortaleceu e consolidou ciclos político e eleitoral em Pernambuco. As ações de Eduardo à frente do governo de Pernambuco possibilitaram a conquista de eleitores. Eduardo, conforme pesquisas qualitativas mostram, obteve a admiração dos sufragistas pela sua capacidade de trabalho e sensibilidade social. O desempenho de Eduardo Campos como político e governador teve a capacidade de influenciar a decisão dos eleitores. Denomino tal capacidade de “eduardismo”.
O eduardismo contribuiu para os sucessos eleitorais de Geraldo Júlio em 2012 e de Paulo Câmara em 2014. Com a morte precoce do governador Eduardo Campos, o eduardismo continuou a existir na memória dos eleitores, pois a admiração por um líder não cessa repentinamente. Porém, ao olhar atentamente para os espaços político e eleitoral em Pernambuco, constato vazios.
A Frente Popular, aparentemente, continua a existir. Quem lidera ou liderará a Frente Popular de Pernambuco? Geraldo Júlio e Paulo Câmara exercem funções executivas. Portanto, teoricamente, serão os líderes. Mas para isto ocorrer, eles precisam estar bem avaliados entre os eleitores.
Caso um esteja bem avaliado entre os sufragistas e o outro não, um ascenderá sobre o outro. E, por consequência, será referência na Frente Popular. A ascendência de um sobre o outro tem condições de gerar conflitos na Frente Popular. Então, o líder que surgir precisará ter a capacidade política para arbitrar os conflitos. Caso não, chances para a implosão da Frente Popular surgirão. Se Geraldo Júlio e Paulo Câmara não conquistarem a admiração de parcela majoritária dos eleitores, aumentam as chances da Frente Popular implodir.
Um grupo, supostamente liderado pelo senador Armando Monteiro, tende a fazer oposição ao governador eleito Paulo Câmara. As desavenças ou a implosão da Frente Popular beneficiam a suposta oposição. Mas quem liderará a oposição ao governador de Pernambuco? O senador Armando Monteiro tem condições de aglutinar parlamentares, em particular do PT, e com isto liderar a oposição?
O PSDB e o DEM estão aptos a liderar a oposição a Geraldo Júlio. Porém, estratégias equivocadas tendem a enfraquecer os seus principais quadros. A ação do PT em Recife é uma incógnita, pois a agremiação carece de novos quadros. E, talvez, o partido não esteja convencido de que a melhor estratégia para 2016 seja a de produzir candidatos neófitos. Um detalhe: desavenças na Frente Popular podem criar líderes oposicionistas advindos da Frente Popular.
A ausência caracteriza as atuais paisagens eleitoral e política de Pernambuco. O eduardismo continua a existir na memória dos eleitores. Mas a sua existência não será suficiente para a manutenção do capital eleitoral da Frente Popular. Diante disto, surge a oportunidade para o surgimento de novas lideranças. Quem será ou quais serão as novas lideranças de Pernambuco?
*Adriano Oliveira é professor e cientista político

Humberto consegue viabilizar recursos para Garanhuns



Do Blog da Folha
O senador Humberto Costa (PT) anunciou, nesta sexta-feira, a liberação de mais de R$ 4 milhões em recursos para obras em Pernambuco. O dinheiro foi retirado da verba do Orçamento Geral da União (OGU) de 2014, através da articulação com ministros e técnicos do governo federal.
O montante será destinado a pelo menos 5 cidades do Estado, que poderão contar com o benefício ainda este ano. O valor deve ser colocado em obras no setor de saúde, infraestrutura urbana e reforma agrária. “Trata-se de um montante relevante que irá contemplar consideravelmente o nosso Estado. É verba federal que será aplicada diretamente até o dia 31 de dezembro. Temos que comemorar a liberação desses recursos nesse momento de rigor fiscal e aplicá-los em obras que sejam fundamentais para os pernambucanos”, afirma Humberto.
O Ministério da Saúde irá enviar R$ 2 milhões para a construção do Hospital Maternidade de Jaboatão dos Guararapes e o Ministério do Desenvolvimento Agrário aplicará R$ 300 mil na rubrica orçamentária de assistência técnica e extensão rural em assentamentos agrários, em todo o Estado. Já o Ministério das Cidades vai investir R$ 1,7 milhão em obras de infraestrutura urbana nas cidades de Serra Talhada (R$ 500 mil) e Petrolina (R$ 500 mil), no Sertão do Estado, e Surubim (R$ 400 mil) e Garanhuns (R$ 300 mil), no Agreste.

Lula quer a imprensa participando das plenárias do PT

Líder-mor do PT quer que jornalistas conheçam o partido internamente (Foto: Instituto Lula/Divulgação)

Segundo informa o Blog da Folha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está traçando novas estratégias para tentar diminuir o antipetismo. Depois dos episódios do mensalão e do escândalo da Petrobras, a imagem do partido ficou bastante desgastada perante o eleitor. Uma fonte que faz parte da Executiva Nacional disse que o líder-mor do PT não esconde dos seus correligionários que a sigla está arcando com as consequências, mas, segundo o ex-presidente, a imprensa afeta ainda mais a representatividade da legenda.
Um das táticas de Lula é trazer a imprensa para dentro do partido, participando das plenárias e dos diversos congressos que a sigla realiza pelo País. Ele acha que os jornalistas analisam o partido à distância, e só se remetem aos seus representantes e, consequentemente, à legenda, de forma negativa. Para mudar isso, o ex-presidente quer que os comunicadores observem as discussões sobre ética e transparência que acontecem nas reuniões do PT.
Segundo a fonte, Lula cita nas reuniões que o PT “foi o grande construtor das políticas de transparência, e criou até o próprio portal das transparências”. Nos encontros o líder-mor do Partido dos Trabalhadores não deixa de cutucar os tucanos afirmando que a legenda não tem “um engavetador geral da república”. A frase é em referência ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, foi acusado de não dar andamento as investigações sobre várias denúncias de corrupção ocorridas durante a gestão tucana.

Armando se despede do Senado

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) fez, nesta quinta-feira (18), seu último discurso no plenário do Senado antes de assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior anunciando que o MDIC será “ponta de lança” do processo de reativação da atividade econômica, com medidas que darão maior competitividade às empresas.
Monteiro, que será empossado em 1º de janeiro, defendeu que a retomada do crescimento econômico deve ter por base a indústria, por se caracterizar como setor que gera inovação tecnológica e emprego de qualidade. “Não podemos permitir que a indústria continue a perder posição relativa de participação no PIB, o Produto Interno Bruto”, enfatizou.
Diante de apartes de vários senadores, ressaltou que o MDIC terá papel proativo na retomada do crescimento econômico mesmo diante de uma conjuntura econômica restritiva, de severa contenção dos gastos públicos.

Em busca do diploma, Aécio vira piada nas redes

247 - A extravagante ação judicial do PSDB, que ontem tentou fazer com que  o senador Aécio Neves fosse diplomado presidente da República, virou piada nas redes sociais. "Aécio quer o diploma porque o atestado de sanidade ele já não consegue", disse o jornalista e escritor Palmério Doria.
No Diário do Centro do Mundo, Paulo Nogueira também escreveu a respeito:
Aécio precisa ser informado de que perdeu
As pessoas se perguntavam nas redes sociais: é piada?
Mas não. Não era.
Pouco antes da diplomação de Dilma hoje, o PSDB solicitou ao TSE o seguinte. Que, em vez de Dilma, Aécio fosse diplomado.
Quer dizer: o PSDB quer cassar mais de 54 milhões de votos.
Há detalhes até engraçados. Você pode imaginar a cena: um mensageiro do PSDB vai em louca correria ao presidente do TSE para entregar-lhe o pedido e, ao chegar a seu escritório, descobre que ele já está diplomando Dilma.
Em quem teria se inspirado o PSDB? No Fluminense, que escapou da segunda divisão no ano passado graças ao tapetão de última hora?
No grande filme de Dustin Hoffman em que ele salva a amada de um casamento torto em plena igreja, quando ela, belíssima em seu vestido de noiva, estava prestes a dizer sim?
O desfecho seria perfeito, como comédia, se no momento em que Toffoli entregava o diploma a Dilma o presidente do PSDB, Aécio, irrompesse na sala e cantasse: “Por favor, pare agora. Senhor juiz, pare agora.”

Exagero e insanidade

O PSDB deu entrada, ontem, junto ao Tribunal Superior Eleitoral, de pedido para que a presidente Dilma não seja diplomada na cerimônia marcada para hoje, resultado de sua reeleição em outubro. Trata-se, além de um exagero, de um ato de insanidade.
Por mais que a presidente tenha decepcionado o país nos últimos quatro anos, a verdade é que acaba de receber o apoio da maioria do eleitorado.
Qualquer restrição ao seu comportamento durante a campanha precisaria ser objeto de um processo judiciário, jamais do impedimento de sua diplomação. (Carlos Chagas)

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Como o governo do PT banca a pior mídia do mundo

Por Leandro Fortes
 
O recente levantamento publicado pela “Folha de S.Paulo” sobre despesas de publicidade do governo federal, nos últimos 14 anos, 12 dos quais sob o comando do PT, é, ao mesmo tempo, um espanto estatístico e um desalento político.
Foram 15,7 bilhões de reais despejados, prioritariamente, em veículos de comunicação moralmente falidos e explicitamente a serviço das forças do atraso e da reação. Quando não, do golpe.
O mais incrível é que 10 entre 10 colunistas cães de guarda da mídia não perdem a chance de abrir a bocarra para, na maior cara de pau, acusar blogueiros de receber dinheiro do governo para falar bem do PT.
Ainda que fosse verdade (99% dos blogueiros não recebem um centavo de ninguém), ainda assim, não seria injusto.
Isso porque somente a Globo recebeu 5 bilhões de reais dos cofres públicos para, basicamente, falar mal do PT. Nada menos que 1/3 de todo dinheiro gasto com publicidade pelo governo federal.
E se pode, ainda, colocar mais 1 bilhão de reais por fora, valor atualizado da sonegação de impostos com a qual a Globo está envolvida.
Sem falar na Editora Abril, responsável pelo esgoto da revista Veja.
Apesar do histórico de invencionices, o balcão dos Civita faturou quase 300 milhões (!!) de reais de grana do contribuinte para produzir lixo tóxico disfarçado de jornalismo.
Isso significa que o negócio do jornalismo no Brasil, sempre tão ávido em apontar o dedo para o governo, simplesmente, não vive sem o dinheiro da Viúva.
Esse levantamento reforça a tenebrosa impressão de que os governos do PT foram definitivamente dominados pelos oligopólios da mídia de forma a garantir-lhes renda líquida e necessária, mesmo que a contrapartida seja a fatura conhecida de todos: calúnia, difamação, injúria, mentiras, boatos, assassinatos de reputação e ataques editoriais.
Por essa razão, tornou-se imperiosa a necessidade de se fazer, imediatamente, uma revisão geral dos critérios de aplicação de publicidade oficial nessas máquinas privadas de sucção de dinheiro público.
Em um mundo virtual, onde a comunicação de rede trabalha com audiência de milhões de pessoas em torno de um único post nas redes sociais, tornou-se totalmente obsoleto o tal “critério técnico”, seguido como evangelho pelo governo federal.
Está bem claro quem são os beneficiários dessa armadilha burocrática mantida intacta pelo Palácio do Planalto.
E, é bom que se diga, isso nada tem a ver com regulação da mídia, nem se inclui em qualquer dessas falsas polêmicas relativas a liberdade de imprensa e de expressão – tão caras a moralistas e hipócritas a soldo das empresas de comunicação.
Trata-se de acabar com um sorvedouro de dinheiro público.

Sarney se despede do Senado



O senador José Sarney (PMDB-AP) fez hoje seu último discurso na tribuna do Senado. Embora seu mandato encerre apenas no dia 1º de fevereiro, Sarney aproveitou o último dia com maior presença de senadores para sua despedida após 60 anos ocupando cargos públicos.
“Levo o fato de ser o senador, o parlamentar mais longevo da história política do País. São 60 anos”, disse ao iniciar o discurso. Na fala, Sarney aproveitou para lembrar fatos históricos e defender temas atuais, como a reforma política, mudanças no controle das empresas estatais e na legislação penal para diminuir a violência no país.
Ex-presidente da República e ex-governador do Maranhão, Sarney disse que se arrepende de ter voltado ao Congresso depois que deixou o Palácio do Planalto e defendeu que o Brasil se torne um país parlamentarista. “Eu também tenho um arrependimento – até fazendo um mea culpa: penso que é preciso proibir que os ex-presidentes ocupem qualquer cargo público, mesmo que seja cargo eletivo”, disse.
“Já expressei minha convicção de que precisamos caminhar a passos mais largos para o parlamentarismo. O parlamentarismo é uma forma mais alta, nas crises que a democracia sempre tem, cai o governo mas não se cria a crise institucional de cair o presidente, de termos o trauma de se fazer aquilo que o povo já fez, que é a Presidência da República”, complementou.
Ainda sobre crises institucionais, o senador fez referência ao delicado momento vivido pelo governo em meio à crise da Petrobras e lembrou que já apresentou há anos um projeto de lei para criar um Estatuto das Estatais. Segundo ele, seu último legado ao Senado será reapresentar a proposta.(Do blog de magno martins)

'Não terá 3º turno', diz Toffoli na diplomação de Dilma



Renan Ramalho e Filipe MatosoDo G1, em Brasília
'Que os especuladores se calem'
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, afirmou nesta quinta-feira (18) que 'não haverá terceiro turno' nas eleições de 2014. A declaração foi dada durante discurso na cerimônia de diplomação da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer.

Mais cedo, o PSDB protocolou na Corte Eleitoral
pedido para cassar o registro de candidatura de Dilma e Temer e para que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado no segundo turno da eleição, seja diplomado presidente da Presidência da República.
 
'As eleições de 2014, para o Poder Judiciário, são uma página virada. Não haverá terceiro turno na Justiça Eleitoral. Que especuladores se calem. Já conversei com a Corte, e esta é a posição inclusive do nosso corregedor-geral eleitoral, com quem conversei, e de toda a composição. Não há espaço para, repito, terceiro turno que possa cassar o voto destes 54.501.118 eleitores', afirmou Toffoli.

Gilberto Carvalho será presidente do conselho do Sesi



O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, anunciou nesta quinta-feira, que vai assumir a presidência do conselho do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Carvalho informou que tomará posse no cargo em fevereiro de 2015. A instituição é mantida com contribuições compulsórias da indústria e agroindústria e mantém projetos de educação e especialização em todo o País. A vaga desocupada por Carvalho na Presidência da República será ocupada por Miguel Rossetto, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário.
Ressaltando que terá “um décimo de preocupações” após assumir a nova função, Carvalho afirmou que vai conseguir se dedicar mais ao PT, principalmente aos fins de semana.

Empresário dava abrigo a Fleury

Por Helena Dias
Da Folha de Pernambuco
Novas informações sobre o local de hospedagem de um dos maiores símbolos da repressão no País, na época do regime militar, o então delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), Sérgio Paranhos Fleury, podem movimentar ainda mais as investigações da Comissão Estadual de Memória e Verdade Dom Hélder Câmara (CEMVDHC) sobre do Massacre da Granja São Bento. Os crimes aconteceram em 1973, resultando no assassinato de seis integrantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR).
Segundo o secretário de Imprensa do Estado, jornalista Ivan Maurício, ouvido ontem em sessão pública da CEMVDHC, havia informações de que o empresário do ramo de transportes Arthur Schwambach hospedava Fleury em sua casa, durante as visitas do torturador ao Estado. Esses dados eram informados por um jornalista que prestava serviço à empresa de Schwambach à época.
“Foram informações que eu tinha colhido nessa época e eu posso até ser desmentido por essas pessoas, mas elas me disseram. Eu não tenho fama de mentiroso. Aconteceu esse fato, ele esteve aqui várias vezes no Recife e foi hospedado”, disse Ivan Maurício, em conversa com a Imprensa, ao final da sessão.
O secretário ainda falou sobre a existência de um outro profissional da imprensa que testemunhou a chegada de quatro assassinos do padre Antônio Henrique à Secretaria de Segurança do Estado, caso já investigado pela Comissão da Verdade. Um deles estava com manchas de sangue na roupa e confirmou a execução do padre, logo após o crime.
Todos os relatos de ambos os casos serão apurados pela CEMVDHC e podem resultar na convocação de novos depoentes citados na sessão desta última quarta-feira. Até o fechamento da edição, a reportagem tentou entrar em contato com Arthur Schwambach, mas não obteve resposta.

PML sobre EUA-Cuba: “vê-se agora quem tinha razão”

:
247-Enquanto "a postura do PSDB refletiu o conservadorismo de matriz norte-americana", pregando "um tratamento agressivo do governo de Raúl Castro", propondo "o isolamento forçado do regime", o governo Lula-Dilma adotou uma "postura em linha de continuidade com a escola diplomática civilizada, que prega o respeito à soberania dos povos como o princípio básico para a convivência pacífica entre países"; a análise é do jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília; segundo ele, o reatamento anunciado ontem entre Estados Unidos e Cuba "tem uma utilidade suplementar no Brasil: coloca em seu devido lugar o anti-comunismo primitivo que fez uma grande aparição na última campanha presidencial"

Leia aqui a íntegra do artigo.

'Brasil marcou golaço ao financiar porto de Mariel'.Agora?



:
Patrícia Campos Mello - Folha de S.Paulo
Com o porto de Mariel e outros inúmeros investimentos em Cuba, o Brasil é um dos países que estão mais bem posicionados para se beneficiar da queda do embargo americano à ilha, cuja negociação foi anunciada hoje.
Alvo de críticas ferrenhas, o porto de Mariel, que recebeu cerca de US$ 800 milhões de financiamento do BNDES e foi tocado pela Odebrecht, está a apenas 200 quilômetros da costa da Florida.
Depois da dragagem, poderá receber navios grandes como os Super Post Panamax, que Dilma citou várias vezes durante a cúpula da Celac este ano, e concorrer com o porto do Panamá.
Mesmo sem a dragagem, já será concorrente de portos como o de Kingston, na Jamaica, e das Bahamas, bastante movimentados.
O raciocínio do governo brasileiro sempre foi o de 'entrar antes da abertura para já estar lá quando caísse o embargo'.
Essa estratégia se provou acertada.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

UPAE Garanhuns e sua gama de serviços oferecidos a população do Agreste

Baixe upae garanhuns fachada.jpg (115,3 KB)
Em julho de 2013, o Agreste Meridional viu inaugurada a primeira UPAE do estado. A Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado foi entregue pela Secretaria Estadual de Saúde, com a presença do então governador Eduardo Campos, recebendo o nome de Dr. Antônio Simão dos Santos Figueira, pelos relevantes serviços prestados ao município e região.

Um ano e meio depois, A UPAE Garanhuns se tornou uma referência em saúde, oferecendo diariamente atendimento médico ambulatorial com agendamento prévio, através de sistema de regulação, com sede em Garanhuns, e abrangendo os 21 municípios que fazem parte da V GERES – Gerência Regional de Saúde; Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Desde sua implantação, a UPAE, teve um contínuo processo de inclusão de novos serviços, com novas especialidades e consequentemente, aumento das ofertas de consultas. "Hoje, o quadro é grande, e por isto é interessante atualizar para a população todos os serviços realizados em nossa unidade no momento" - Afirma Dr. Franco Junqueira, coordenador médico da unidade.

Já foram inauguradas UPAE´s em Garanhuns, Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde, Limoeiro e Belo Jardim, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) desses municípios e das cidades vizinhas. Todas elas contam com consultórios e modernos centros de apoio ao diagnóstico e exames. A previsão é que até o final do primeiro semestre de 2014, os municípios de Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri já estejam com suas unidades funcionando.

Confira os serviços oferecidos pela UPAE Garanhuns:

ESPECIALIDADES MÉDICAS
Alergologia
Anestesia
Cirurgião Geral
Cardiologia
Dermatologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Geriatria
Ginecologia
Infectologia
Mastologia
Nefrologia
Neurologia
Oftalmologia
Otorrinolaringologia
Pneumologia
Proctologia
Urologia

ESPECIALIDADES NÃO MÉDICAS
Assistente Social
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Fonoaudiologo
Nutricão
Terapia Ocupacional
Psicologia

EXAMES COMPLEMENTARES
Patologia Clínica ( Posto de coleta)
Bioquímica
Hematologia
Urianálise
Parasitológico
Imunologia
Microbiologia
Hormonologia
Bacteriologia
Audiometria - Impedanciometria
Biópsia
Densitometria
ECG
Ecocardiografia com Doppler Vascular
EEG
MAPA
Colonoscopia
Endoscopia Digestiva Alta
Mamografia
Radiologia Simples
Ultrassonografia Geral
Nasofibroscopia
Biometria Ultrassônica
Campimetria Computadorizada
Ceratometria
Mapeamento de Retina com Gráfico
Paquimetria
Tonometria Ultrassônica
Cistoscopia

CIRURGIAS
Cirurgia Geral
Dermatologia
Oftalmologia
Otorrinolaringologia
Urologia

Para saber mais:
UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim

Petrobras inicia operação na Refinaria Abreu e Lima

A Petrobras anunciou, nesta quarta-feira (17), o início da comercialização de combustíveis na Refinaria Abreu e Lima, instalada em Pernambuco. Com a operação da refinaria, a empresa projeta a redução da importação de derivados de petróleo. Abreu e Lima produzirá, prioritariamente, óleo diesel, que responde por 70% do rendimento total da unidade.
A venda será para a BR Distribuidora, também da Petrobras, de diesel S-500, com menos teor de enxofre

Estados Unidos anunciam aproximação histórica de Cuba


Do Portal UOL
Depois de mais de 50 anos de ruptura, os Estados Unidos e Cuba iniciam a retomada de relações diplomáticas, informaram ambos os países nesta quarta-feira.
'Pretendemos criar um novo capítulo nas relações entre os países', disse o presidente norte-americano, Barack Obama, ao abrir o seu discurso. Ele destacou que a barreira ideológica e econômica entre os dois países não faz mais sentido, em referência ao regime socialista da ilha, ainda mais em uma época em que os 'EUA estão preocupados com ameaças reais, como os grupos extremistas Al Qaeda e Estado Islâmico'.
'Esses 50 anos mostraram que o isolamento não funcionou, é tempo de outra atitude', frisou Obama. Na conclusão do discurso, Obama usou expressões em espanhol. 'Todos somos americanos', disse.
Ao mesmo tempo em que Obama anunciava a retomada de relações com Cuba, o presidente da ilha, Raul Castro, falava aos cubanos. Em Havana, o líder destacou que o governo concordou em restabelecer as relações diplomáticas e que havia proposto aos EUA 'a adoção de medidas neutras baseadas nas leis cubanas' neste processo.
Obama e Castro já haviam conversado mais cedo nesta terça-feira por telefone para discutir os planos da libertação do cidadão norte-americano Alan Gross, um agente de inteligência e de três cubanos presos nos Estados Unidos.
A mudança implicará um relaxamento no fluxo de comércio e transportes dos Estados Unidos para Cuba. Em 1960, os Estados Unidos impuseram um embargo comercial contra Cuba – o adversário da Guerra Fria mais próximo de sua costa. Os dois países não têm relações diplomáticas desde 1961.
Além da retomada de relações comerciais, os EUA planejam abrir uma embaixada em Cuba como parte de seus planos para normalizar as relações com o país de Castro.
Libertação de presos
Cuba soltou o norte-americano Alan Gross, 65, após cinco anos de prisão. Após ser preso em 3 de dezembro de 2009, o norte-americano foi condenado a 15 anos de prisão em 2011 pelo que o governo cubano descreveu como 'ações contra a integridade territorial do Estado'. Ele sofre de diabetes e teve suas condições de saúde agravadas com a prisão.
Cuba também está libertando um agente de inteligência norte-americano detido por quase 20 anos.
O governo dos Estados Unidos libertou três agentes de inteligência cubanos, presos desde 1998: Gerardo Hernandez, 49, Antonio Guerrero, 56, e Ramon Labañino, 51. Dois outros foram libertados antes de cumprirem a sentença toda: Rene Gonzalez, 58, e Fernando Gonzalez, 51. No entanto, segundo o 'New York Times' apurou com fontes diplomáticas americanas, essa não foi uma 'troca de prisioneiros'.

Prefeito de Bom Conselho está foragido

Do blog de magno martins

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o habeas-corpus impetrado pela defesa do prefeito de Bom Conselho, Danilo Godoy (PSDB). A decisão deixou o prefeito na condição de foragido, podendo ser preso a qualquer instante.
Ele e os estudantes Jocelino Ramos de Carvalho Filho e Eduardo Cavalcante Ramos de Carvalho são acusados pelo homicídio de Rufino Gomes de Araújo Neto, dono de academia de artes marciais e professor de jiu-jitsu em João Pessoa (PB), conhecido como Morceguinho.
A decisão do relator revogou liminar anteriormente deferida que concedia direito à liberdade provisória aos três acusados. Rufino Gomes teria sido morto por conta de uma briga ocorrida durante o Fest Verão de 2011, na cidade de Cabedelo (PB), envolvendo o furto de uma garrafa de uísque. Testemunhas disseram que Morceguinho envolveu-se na briga para defender um amigo e foi morto pelos pernambucanos dias depois, em um crime premeditado.
Decisão
O ministro assentou em sua decisão que a Primeira Turma do STF consolidou entendimento no sentido da inadmissibilidade do uso de habeas corpus em substituição ao recurso ordinário, previsto na Constituição Federal. Contudo, salientou que o colegiado tem examinado a possibilidade da concessão da ordem de ofício. No entanto, segundo o ministro, não é o caso dos autos.
O relator observou que o decreto prisional expedido pelo juízo de origem está devidamente fundamentado na conveniência da instrução criminal, na garantia da ordem pública e na preservação de futura aplicação da lei penal.
Segundo o ministro, de acordo com a jurisprudência do STF, “a gravidade concreta dos fatos até então apurados justifica a custódia cautelar para a garantia da ordem pública”. As prisões, diz o relator, foram determinadas com base na gravidade concreta dos fatos, aferida diante do modo cruel do crime e da periculosidade dos acusados.

Juiz que prendeu funcionários da TAM é afastado



O juiz Marcelo Testa Baldochi foi afastado de suas funções pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, na manhã desta quarta-feira. O magistrado protagonizou uma cena polêmica no aeroporto de Imperatriz, no dia 6 de dezembro, quando deu voz de prisão a três agentes da companhia aérea TAM após chegar atrasado para embarcar em voo com destino para São Paulo.
A apuração do caso foi feita pelo desembargador Bayama Araújo. O membro da alta corte do judiciário maranhense apresentou relatório e pediu instauração de procedimento administrativo disciplinar com imediato afastamento das funções judiciais.
Segundo Bayma, a decisão se deu por diversos motivos. A arbitrariedade das prisões não foram os únicos. Várias instâncias, como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Magistrados, repudiaram a atitude que ganhou repercussão nacional.
"Jamais tinha sido humilhado dessa forma. Ser chamado de calhorda, de vagabundo, de pilantra", comentou o despachante de voo Argemiro Augusto.(Do blog de Magno Martins)

TSE aprova novo mandato de Paulo Maluf



 Ex-prefeito havia sido barrado com base na Ficha Limpa pelo TRE-SP.
Procurador-geral eleitoral recomendou que registro fosse negado.

Renan Ramalho - Do G1, em Brasília
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta quarta-feira (17) aprovar o registro de candidatura do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), o que o autoriza a assumir um novo mandato na Câmara, a partir de 2015. A decisão derruba decisão anterior do próprio TSE e do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que haviam barrado o parlamentar com base na Lei da Ficha Limpa.

Em setembro, por um placar apertado, de 4 votos a 3, o TSE negou recurso de Maluf e barrou a sua candidatura à reeleição na Câmara dos Deputados com base na Lei da Ficha Limpa. O parlamentar, no entanto, ainda podia recorrer da decisão no próprio TSE e no Supremo Tribunal Federal (TSE), o que permitiu que ele pudesse continuar em campanha.
O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, chegou a enviar, em setembro, parecer ao TSE recomendando que a Corte negasse o registro eleitoral para o parlamentar. Maluf obteve 250.296 mil votos nas eleições deste ano, sendo o oitavo candidato mais votado no estado.

Petrobras: oh, que delícia de crise !

​E o que importava passou a produzir na Abreu e Lima !​
A Petrobras não exporta petróleo.

Portanto, pouco se lhe dá se os preços do barril desabaram no mercado internacional.

A Petrobras importa diesel.

Com a inauguração da estratégica Refinaria Abreu e Lima – a primeira que o Brasil construiu em séculos – a Petrobras passa a produzir diesel internamente.

A Petrobras cada vez mais se utiliza do petróleo do pré-sal – cuja produção cresce vertiginosamente e já significa 30% do consumo nacional.

Portanto, pode abastecer o país com tranquilidade, com mais ou menos petróleo extraído do pré-sal, sem gastar um dólar de divisa.

É só chupar o óleo lá de dentro, custe US$ 1.000, o barril, ou U$ 10 …

Com a estratégica decisão – da Dilma e da Graça – de garantir 60% de conteúdo nacional, as compras da Petrobras serão pouco afetadas pelo aumento do custo de importação, com a desvalorização do Real.

Porque os custos serão os internos, em Real.

Ah, mas a queda do preço do petróleo vai desorganizar o mundo.

Sim !


E muito provavelmente o Brasil dela se beneficiará.

Porque os países que consomem petróleo importado vão gastar menos com petróleo e comprar mais – comprar mais soja, carne, café e produtos manufaturados, como os aviões da Embraer.

Portanto, qualquer tentativa de transformar a crise russa numa crise brasileira não passa de fraude intelectual.

Até porque não se sabe a extensão dessa crise: qual a reação do Putin e se Obama vai deixar Wall Street quebrar pela segunda vez nas suas mãos …
(Do blog conversa afiada)

Vacinação de pólio e sarampo prorrogada até 31/12‏


Exiba Vacinacao.jpg na apresentação de slides

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorroga até o dia 31 de dezembro a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Até o momento, foram vacinadas 577.752 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) contra a pólio (92,36% de um total de 625.552) e 195.270 meninos e meninas entre 1 ano a menos de 5 anos contra o sarampo (89,38% de 220.757). A meta é vacinar, no mínimo, 95% do público alvo. Todos os postos de saúde estão abastecidos para fazer o atendimento dos pequenos pernambucanos.

No caso da imunização de sarampo, não é indicado vacinar crianças que estejam com infecções agudas e febre a partir de 38º. Meninas e meninos com alergia a leite de vaca também não devem tomar a trípice viral (sarampo, rubéola e caxumba).

HISTÓRICO DA POLIO – A poliomielite não é registrada no Brasil há 25 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem.

No mundo, entre 2013 e 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) registrou casos em dez países, como Camarões, Iraque, Nigéria e Paquistão, os dois últimos considerados endêmicos. Só em 2014 foram 149 casos da doença no mundo, sendo 117 no Paquistão.

HISTÓRICO DE SARAMPO – Em 2013, Pernambuco confirmou 202 casos de sarampo. Após uma intensa mobilização entre Estado e municípios, para vacinação das crianças, o número reduziu para 24 em 2014, com casos confirmados apenas no primeiro trimestre do ano. Antes disso, o último caso autóctone da doença tinha sido em 1999.

A doença: O sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, como gotículas expelidas ao tossir, falar ou respirar. O período de incubação é, geralmente, de 10 dias, desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o início do exantema (erupção cutânea).

Sintomas: Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema generalizado, tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema). A gravidade da doença varia segundo as condições socioeconômicas, apresentando evolução severa em populações carentes, desnutridos, pacientes vivendo em moradias superpopulosas, imunodeprimidos ou com tratamento de imunossupressão. As complicações mais comuns são pneumonia, otite, doenças diarreicas e neurológicas. Acomete principalmente crianças, com até cinco anos de vida.

Fonte: Secretaria de Saúde de Pernambuco

Crise hídrica? A Sabesp vai muito bem, obrigado!

Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

O que acontece com o Estado de São Paulo na questão da água é um exemplo do que pode acontecer em outros estados e cidades brasileiras, segundo dados recentes publicados pela ANA (Agência Nacional de Águas). Portanto, aprender e tirar lições deste episódio poderá ajudar gestores públicos e a sociedade a não repetir os erros que foram cometidos, e conviver melhor com uma situação que veio para ficar.

A crise hídrica, como ficou conhecida, não ocorreu por uma única causa, ou por um único erro cometido, nem tampouco pela falta de chuvas – mesmo considerando que esta seca é uma das piores dos últimos 84 anos. Na verdade foi um conjunto de fatores que levou a maior cidade brasileira, sua região metropolitana e várias cidades importantes do interior do Estado a sofrerem o desabastecimento de água.

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), empresa que administra a coleta, o tratamento, a distribuição de água, e também o tratamento dos esgotos, é uma das maiores empresas de saneamento do mundo, e uma das mais preparadas do Brasil – com um corpo técnico altamente qualificado, e dispondo de uma boa infraestrutura. Assim pode-se afirmar sem dúvida que a causa principal de tamanha incompetência foi a sua administração voltada ao mercado, voltada ao lucro, que trata a água, um bem essencial à vida, como uma mera mercadoria.

Em 1994, a Sabesp se tornou uma empresa de capital misto, com a justificativa de que vendendo parte de suas ações conseguiria mais recursos financeiros para investir nos sistemas de abastecimento de água e de saneamento. Depois de 20 anos, o controle acionário se encontra nas mãos do Estado, que detém 50,3% das ações (metade negociada na BMF/ Bovespa, e a outra metade na Bolsa de NY), ficando os 49,7% restantes com investidores brasileiros (25,5%) e estrangeiros (24,2%).

A Sabesp é a empresa outorgada para utilizar e gerir o Sistema Alto Tietê, Guarapiranga e Cantareira, destinando em tempos normais 33 m³/s para Região Metropolitana de SP. Com a persistência da falta de chuvas e clima adverso, foi obrigada a reduzir pela metade a captação (pouco mais de 16 m³/s), apesar de fazê-lo tardiamente. Assim, o que era considerado um risco remoto tornou-se uma grande incerteza. A situação chegou a um ponto tal de dramaticidade que foi perdido o controle do sistema hídrico e, agora, além da captação do volume morto dos reservatórios, em curto prazo, a população fica na dependência das chuvas.

Em 2012, em documento elaborado pela própria Sabesp para a Comissão de Valores dos EUA, era admitido que pudesse ocorrer diminuição das receitas da empresa, devido a condições climáticas adversas. Assim sendo seria obrigada a captar água de outras fontes para suprir a demanda de seus usuários. Portanto, se conhecia e se antevia uma situação que acabou acontecendo. Porém nada foi feito pela Sabesp para diminuir este risco previsível.

Por outro lado, a gestão da crise não visou resolver os problemas da população, mas sim apenas amenizar a responsabilidade da própria Sabesp, blindando o governo do Estado, cujo mandatário estava em plena campanha eleitoral para sua reeleição. Em nenhum momento a gestão da Sabesp ou o governo do Estado admitiram a gravidade da situação. Muito menos a necessidade do racionamento, da diminuição da vazão, sendo ainda negadas pelas autoridades paulistas as interrupções que se tornaram cada vez mais constantes no fornecimento da água. Por isso, o que mais abalou a credibilidade do governo foi a divulgação pela imprensa de uma gravação onde a presidente da Sabesp admitia que uma “orientação superior” impediu, durante a campanha eleitoral, que a empresa tornasse pública a real situação hídrica do Estado.

Todavia, mesmo com a tragédia anunciada, penalizando a população, a empresa e seus acionistas vão muito bem. Basta acompanhar os lucros extraordinários nos relatórios de administração dos últimos anos, que geraram dividendos generosos para os acionistas da Sabesp, ao passo que o investimento necessário não acompanhou a mesma intensidade dos lucros obtidos pela empresa.

Esta situação por que passa a população paulista e paulistana poderá se estender a outras regiões do país nos próximos anos, caso persistam a má gestão, o desperdício e a devastação de nossas florestas. É um alerta à questão da privatização dos nossos bens naturais, em particular da gestão da água, do seu controle e distribuição. Daí a premente e essencial participação da sociedade nas políticas públicas para que a gestão das águas alcance resultados positivos, e não simplesmente siga a lógica da maximização dos lucros.

Dez vereadores afastados em Caruaru

Do Blog de Mário Flávio
De acordo com um documento assinado por desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco ao qual o blog do Mário Flávio teve acesso, dez vereadores caruaruenses, indiciados pela Operação Ponto Final 1, devem ser afastados das funções púbicas nos próximos dias.
Com isso, assim que a Câmara for notificada, os vereadores Neto (PMN), Eduardo Cantarelli (SD), Cecílio Pedro (PTB), Val das Renderias (Pros), Pastor Jadiel (Pros), Jajá (sem partido), Evandro Silva (PMDB), Louro do Juá (SD), Sivaldo Oliveira (PP) e Val de Cachoeira Seca (DEM) irão passar por um novo afastamento. A defesa dos vereadores vai recorrer da decisão junto ao próprio TJPE.

Líder do governo na Alepe responde nota das Oposições


Do blog de
waldemar borges - foto alepe
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Waldemar Borges (PSB), divulgou nota na noite de ontem rebatendo críticas das Oposições à qualidade do secretariado do governador eleito Paulo Câmara (PSB).
De acordo com a nota das oposições, a escolha dos novos secretários não “frustrou” apenas o senador eleito, Fernando Bezerra Coelho (PSB), mas também os eleitores pernambucanos que apostaram num projeto de mudança e de renovação política.
Afirma ainda que as escolhas foram feitas para acomodar pessoas que poderiam divergir da Frente Popular nas eleições do próximo ano e que Paulo Câmara chefiará um “governo velho”, pautado por interesses eleitorais.
Veja, abaixo, a nota do líder do governo:
I) Essa oposição que hoje critica o secretariado de Paulo Câmara é a mesma que há oito anos estava, animadamente, assumindo cargos no primeiro escalão do governo Eduardo Campos e a mesma que, em nível federal, promove a mais fisiológica partilha de cargos em troca de apoio no Congresso.
II) Como se vê, esses setores insistem em menosprezar a memória e a inteligência das pessoas, por isso aqui em Pernambuco, certamente, as urnas lhes têm sido tão adversas.
III) Abrir espaço para que as forças políticas, partidárias ou não, que ajudaram a ganhar a eleição, possam contribuir na implementação de um programa de governo legitimado pelas urnas não é o problema. O fundamental é que esse movimento ocorra com transparência e, sobretudo, garantindo o rumo estratégico e os compromissos assumidos em praça pública, como acontece em Pernambuco.
IV) Mesmo porque, quando qualquer dessas forças começa a trair esses compromissos, ela, de alguma forma, termina afastada da gestão, como aliás, também já vimos acontecer no Estado de Pernambuco.
V) O secretariado de Paulo Câmara não apenas é de alto nível, como também é comprometido integralmente com o projeto que vem transformando profundamente a realidade do nosso Estado. Para isso, inclusive, temos aplicado com competência e eficácia os recursos públicos que chegam de outras esferas de Poder.
VI) Isso faz parte da nova política. A mesma política que já faz o prefeito Geraldo Júlio (PSB) ocupar as cabeceiras da aprovação popular, no Brasil (o 2º mais bem avaliado de capitais), espaço onde Eduardo passou todos os seus governos e no qual Paulo, com certeza, também chegará rapidamente.
VII) O mesmo, para infelicidade dos seus munícipes, não pode dizer, apenas como exemplo, o povo de São Paulo, capital que permanece condenada a ser a de pior avaliação no País. Será pouca atenção do governo federal?”

Daniel Coelho diz ter aval de Aécio Neves para disputar Prefeitura do Recife em 2016


Foto: divulgação
Foto: divulgação
O deputado federal eleito Daniel Coelho (PSDB) teria recebido o aval do senador mineiro Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, para manter sua candidatura à Prefeitura do Recife em 2016, diz nota da coluna Pinga-fogo do Jornal do Commercio desta quarta-feira (17). Daniel deve enfrentar o atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que apoiou a candidatura presidencial de Aécio no segundo turno e trabalhou para que o PSB apoiasse o tucano.
Do Blog de Jamildo

Ibope: Governo Dilma é aprovado por 40% dos eleitores


Pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quarta-feira, mostra que o governo Dilma Rousseff é aprovado por 40% dos eleitores. O percentual leva em consideração entrevistados que avaliaram a gestão como "ótima" ou "boa".
A aprovação do governo se manteve estável, de acordo com a margem de erro. Na pesquisa anterior, divulgada em setembro de 2014, era de 38%. Foram entrevistadas 2.002 pessoas em 142 municípios, entre 5 e 8 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o grau de confiança, 95%.
Também subiu o nível de confiança na presidente. Na última pesquisa, divulgada em setembro, 45% dos eleitores responderam que confiavam na petista. Agora, o índice cresceu para 51%. A aprovação na maneira que Dilma governa o país subiu de 48% para 52%.
A pesquisa mostra, entretanto, que a presidente não conseguiu recuperar os índices de aprovação anteriores aos protestos de junho de 2013. Em março de 2013, o Ibope mostrou que ela tinha 79% de aprovação. Foi o maior índice alcançado pela petista.
Entre os entrevistados, 31% citaram a Operação Lava-Jato como a notícia que mais lembravam. A prisão dos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato Duque foi citada por 19% dos eleitores. E 8% disse que se lembrava mais do aumento da inflação.
Sobre os aspectos negativos do governo Dilma, 30% responderam que houve pouco investimento na área de saúde, 26% citaram a falta de combate à corrupção. Entre os aspectos positivos, 24% citaram combate à fome a à pobreza e 17% investimentos em programas sociais.(Do blog de magno martins)

Cerco se fecha contra novo mandato a Uchoa na Alepe



Do Diario de Pernambuco – Rosália Rangel
 O cerco está se fechando para impedir um novo mandato do atual presidente da Assembleia Legislativa, Guiherme Uchoa (PDT). As articulações estão acontecendo nos campos jurídico e político. Ontem, a OAB/PE divulgou parecer apontando a inconstitucionalidade na reeleição de Uchoa. Na outra trincheira, estão os socialistas e partidos da base aliada que buscam fazer valer a proporcionalidade na Casa. Já executam, inclusive, um plano avalizado pelo governo a ser iniciado em janeiro. Se tudo correr de acordo com as projeções, o PSB ganhará automaticamente o direito de comandar a presidência da Mesa nos próximos dois anos. 

Nos bastidores na Assembleia, o trabalho para conquistar adeptos à não reeleição do presidente é contabilizada na ponta do lápis. O PSB, partido que detém o governo do Estado, forma a maior bancada, com 15 deputados. O segundo é o PTB, com seis. Nesse conjunto de forças, Uchoa conta com o apoio de 19 deputados, dos 49 que compõem a Casa. Um placar que pode ser alterado, segundo uma fonte, em conversas com os partidos, inclusive os de oposição. Dessa forma, o número favorável ao presidente pode cair para 12. Na lista dos favoráveis ao princípio da proporcionalidade, o PSB conta com PTB, PT, PRB, PR e PSD.

Reações
Ontem, o deputado eleito Edilson Silva (PSol) também reagiu contrário à ideia de um terceiro mandato para Uchoa. Ele esteve na OAB/PE para receber o parecer emitido pela instituição e disse que apoiará uma ação na Justiça, se for necessário. Já Guilherme Uchoa, ao ser questionado sobre o parecer da OAB, não quis comentar o assunto.