sábado, 24 de janeiro de 2015

Morre no Recife o colunista social Alex



 


 









  Do Portal G1 Pernambuco
Morreu na madrugada deste sábado (24), no Hospital Santa Joana, no Recife, o jornalista e colunista social Alex. Ele tinha 87 anos e estava internado desde o início do mês com infecção respiratória.
O corpo de Alex está sendo velado na capela São Vicente de Paula, na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista. A capela fica na mesma rua onde Alex morou a maior parte da vida, na casa de Dona Sinhá, em homenagem à mãe do jornalista. O enterro será às 17h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
Em nota, o governador Paulo Câmara lamentou a morte de Alex e disse que Pernambuco perdeu uma referência do jornalismo no estado, em especial do segmento cultural e social. O governador destacou ainda a determinação de Alex, que nos últimos anos continuou no batente, transformando em profissão a paixão que ele tinha por escrever.
Pioneirismo
Alex foi como ficou conhecido o jornalista José de Souza Alencar. Ele nasceu no munícipio de Água Branca, em Alagoas, e ainda jovem veio morar no Recife, no fim da década de 1940. Formou-se em direito, mas se dedicou à carreira de jornalista, que começou como crítico de cinema - uma das grandes paixões da vida dele.
Foi um dos pioneiros do colunismo social em Pernambuco, tendo assinado, por mais de 30 anos a 'Coluna do Alex', no Jornal do Commercio.
Ele também foi escritor. Publicou seis livros e ocupava a cadeira de número 10 da Academia Pernambucana de Letras. O último trabalho de Alex como jornalista foi na Folha de Pernambuco, onde assinava uma coluna.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Paulo: "A decisão já foi tomada. Nós vamos finalizar o presídio de Itaquitinga"

 
Governador também garantiu a entrega da unidade de Araçoiaba e a retomada das obras em Tacaimbó

         O governador Paulo Câmara determinou a retomada das obras do presídio de Itaquitinga, na Mata Norte. Com a intervenção, o Governo de Pernambuco ampliará em quatro mil o número de vagas do sistema prisional. "A decisão já foi tomada. Nós vamos finalizar o presídio de Itaquitinga", cravou Paulo, em duas entrevistas concedidas nesta sexta-feira (23). O Chefe do Executivo salientou que, como haverá a necessidade do emprego de recursos públicos, o Estado está avaliando a questão jurídica da obra, que, inicialmente, foi concebida para ser uma Parceria Público-Privada (PPP).
             
              Nesse sentido, o governador também assegurou a conclusão das unidades de Tacaimbó, no Agreste, e Araçoiaba, na Região Metropolitana, que vão oferecer 700 e três mil vagas, respectivamente. "Outras medidas já estão sendo tomadas. Medidas que buscam, justamente, ajudar o Judiciário nessa questão da análise dos processos, com a contratação de advogados e com a indicação de defensores públicos", explicou Câmara, lembrando que a unidade de Araçoiaba será entregue até o fim deste ano.
           
           Paulo Câmara adiantou ainda que, durante a sua gestão, o Governo de Pernambuco ampliará ainda mais as vagas do sistema prisional, com o objetivo de garantir a ressocialização dos presos. "Temos uma população carcerária de cerca de 30 mil presos. Por isso, nós vamos criar uma série de novas vagas", afirmou o governador. Em paralelo, serão contratados mais agentes penitenciários.  

DIÁLOGO - Ainda sobre a questão da Segurança Pública, o governador ressaltou que o diálogo com os comandos e as associações de policiais militares está aberto, e que a negociação com a classe vai continuar. "Eles nos entregaram uma pauta relativa às promoções, que está sendo analisada pelo secretário de Administração, Milton Coelho. Não vamos admitir nenhum tipo de desordem em relação à nossa segurança. O diálogo será mantido. Vamos, dentro desse processo, mostrar as condições do Estado", reiterou.
             
             Paulo se comprometeu em analisar um mecanismo de promoções que atenda a questão dos praças, soldados, e, principalmente, a promoção de cabo para soldado. "Tenho certeza que, com diálogo e a nossa disposição para resolver, teremos condições de encerrar esse debate nas próximas reuniões. E termos, a partir do Carnaval, do mês de fevereiro, a tranquilidade para trabalhar cada vez mais por um Estado seguro",frisou o governador.

SECA - Além de garantir investimentos em campanhas educativas para evitar o desperdício de água, o governador assegurou a continuidade das ações de enfrentamento da estiagem. "Nós vamos continuar  com projeto de Convivência com o Semiárido, que prevê uma série de investimentos na infraestrutura hídrica de Pernambuco. Nós temos mais de 400 mil famílias na zona rural; apenas 25% têm algum tipo de abastecimento por sistema. Temos que investir para que chegue água nas demais; a partir de ações estruturadoras, que envolvem a construção de poços e de mini-barragens", disse o Paulo, lembrando que os investimentos acontecem do Litoral ao Sertão. 

MOBILIDADE -  Assegurar a mobilidade urbana nos principais centros urbanos de Pernambuco é outra prioridade do governador. Na Região Metropolitana, o Governo executa diversas intervenções importantes. Uma delas é a construção do Túnel da Abolição, na Zona Norte do Recife, que será entregue até o fim do mês de fevereiro. "Eu tenho uma reunião com a construtora responsável pela obra nesta terça-feira para finalizar essa questão. Tenho a convicção que é possível entregar nas próximas três ou quatro semanas. Mas desde que haja um devido entendimento para que essa obra continue. A construtora está ciente desses questões, nós já garantimos os recursos", argumentou Câmara.

Brasil gera 5,2 milhões de empregos em quatro anos

247 – O Brasil fechou o ano de 2014 com um saldo positivo de 396.993 postos de trabalho criados formalmente, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta sexta-feira 23.
Em dezembro, a economia brasileira fechou 555.508 vagas com carteira assinada. Em comparação com 2013, que somou 1,11 milhão empregos formais abertos, o ano passado representou uma queda de 64,4%.
Segundo o MTE, o balanço de 2014 também mostrou que o salário de admissão teve aumento real na casa de 0,92%, se levado em consideração os valores médios e o INPC. As mulheres tiveram o melhor reajuste, na casa de 1,39%, contra 0,84% dos homens.
Os estados que mais geraram empregos foram Santa Catarina, Rio de Janeiro e Ceará. Entre as regiões, o Sudeste teve o melhor desempenho, seguido do Sul e do Nordeste.
No quadriênio 2009/2014, o Brasil atingiu a marca de 5.277.071 novos empregos gerados, um crescimento de 11,97% tomando como base os dados do Caged e da Rais.
"O Brasil vive o pleno emprego, com regiões onde a taxa de desemprego está abaixo dos 3%, caso do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Em 2015, como os prognósticos da economia são mais positivos que em 2014, acreditamos que vamos continuar gerando empregos", afirmou o ministro Manoel Dias.
O ministro do Trabalho ressaltou ainda que a crise internacional continua e que muitos países ainda não recuperaram o nível de emprego de 2008, diferente do que ocorreu com o Brasil.
"Nesse mesmo período, de 2008 até agora, o Brasil gerou mais de 10,5 milhões de postos de trabalho", comentou. Segundo ele, foram lançadas muitas incertezas sob o ano de 2014, que se refletiram nos resultados de dezembro, que tradicionalmente é o pior mês em termos de geração de empregos.

Túnel da Abolição deverá ser entregue até fevereiro

Do blog de magno martins

Em entrevista concedida hoje, o governador Paulo Câmara assegurou que a mobilidade nos principais centros urbanos de Pernambuco é uma das prioridade do governador. Na Região Metropolitana, o governo executa diversas intervenções importantes. Uma delas é a construção do Túnel da Abolição, na Zona Norte do Recife, que, segundo ele, será entregue até o fim do mês de fevereiro.
"Eu tenho uma reunião com a construtora responsável pela obra na terça-feira para finalizar essa questão. Tenho a convicção que é possível entregar nas próximas três ou quatro semanas. Mas desde que haja um devido entendimento para que essa obra continue. A construtora está ciente desses questões, nós já garantimos os recursos", argumentou

Dirceu: consultoria “nada tem a ver” com a Lava Jato

O Ex_ministro José Diceu rebateu ontem em nota distribuída a imprensa possivel envolvimento de sua empresa com a operação lava jato em insinuação de juiza do Paraná.
Vejam, abaixo, a íntegra do esclarecimento prestado pela empresa do ex-ministro José Dirceu:

NOTA À IMPRENSA
A respeito da reportagem veiculada pelo Jornal Nacional nesta quinta-feira (22), a JDA esclarece que prestou consultoria às empresas UTC, OAS e Galvão Engenharia, conforme contratos, para atuação em mercados externos, sobretudo na América Latina e Europa.
A relação comercial com as empresas não guarda qualquer relação com contratos na Petrobras sob investigação na Operação Lava Jato. O ex-ministro José Dirceu está à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos à Justiça.

Estado vai retomar obras de presídios

Depois de uma crise no sistema prisional, que acarretou na morte de três pessoas, o Governo do Estado tomou uma série de providências para minimizar a superlotação e os problemas nos presídios de Pernambuco. Pelo menos foi o que garantiu o governador Paulo Câmara (PSB) ao falar das ações da gestão, que incluem a retomada de obras de unidades prisionais.
De acordo com o governador, as obras do presídio de Tacaimbó serão retomadas já na próxima segunda-feira (26). A unidade prisional terá capacidade para abrigar 700 presos. Outras 3 mil vagas devem ficar disponíveis no presídio de Araçoiaba que, segundo o gestor, já foi dada a autorização ao secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, para a retomada da obra. “Nós já garantimos o recurso para a conclusão desse presídio ainda em 2015”, disse Câmara, em entrevista à Rádio Jornal.
“Itaquitinga eu também já autorizei a Procuradoria Geral do Estado para ver a questão jurídica necessária para o Estado assumir essa obra, porque essa obra foi feita por um parceiro privado, não houve recursos públicos e nós precisamos finalizar. Então, a decisão já foi tomada que nós vamos finalizar o presídio de Itaquitinga”, garantiu Paulo Câmara.
O governador ainda citou outras medidas, incluindo o suporte ao Judiciário, com a indicação de defensores públicos para atuar na análise dos processos dos presos e soluções “paliativas pontuais que são necessárias” que foram acordadas com os detentos, como a melhoria da condição das famílias que vão aos presídios para visitar os familiares e a contratação de agentes penitenciários.
“Ou seja, nós temos que fazer muitas ações nos próximos dias, nos próximos meses para minimizar a questão da superlotação e, ao longo de quatro anos, trabalhar para a construção de novas vagas visando justamente termos condições de ressocializar os nossos presos dentro de um cenário hoje que é negativo de superlotação”, disse.(Do blog da folha)

Jeep inicia produção em série em fevereiro na fábrica de Goiana


Começa já no início de fevereiro a produção em série da fábrica da Jeep em Goiana, na Mata Norte de Pernambuco. O plano de operação da empresa prevê uma produção de 100 mil veículos em 2015; que começarão a chegar ao mercado no final de março e início de abril. A unidade de Goiana tem capacidade para produzir 250 mil veículos, que vão ser vendidos em toda a América Latina. Ao mesmo tempo, a companhia vai lançar 150 concessionárias da Jeep no Brasil. Três delas, no Recife. O Grupo Fiat, dono da marca Jeep, garante que o preço será “bem competitivo”; com a versão mais simples com valor compatível com o de concorrentes como o Eco Sport.(Do blog de jamildo)

Tijolaço ironiza 'escândalo da importação de energia'

A imprensa, com estardalhaço, anuncia que o Brasil está importando energia da Argentina e Paraguai.
Está.
Exatos 90 megawatt, ontem.
O equivalente a estrondosos 0,12% dos 73.780 MW consumidos ontem no país.
Uma quantidade, como se vê, ridícula, embora, nesta seca, qualquer 10 mil réis sejam úteis.
Irrelevante, sob qualquer aspecto.
Mas o Brasil importava energia antes?
Sim, e muito mais.
Peguei, ao acaso, um dia de 2001, na crise energética tucana.
Importamos 673 MW da Argentina e do Paraguai no mesmo dia 21 de janeiro de 2002.
Ou 1,89% da carga de 35.647 MW consumida pelo país, proporcionalmente 15 vezes mais.
(Sim, porque o consumo – e a produção – de energia mais que dobraram de Fernando Henrique para cá, embora a população tenha crescido pouco mais de 20%)
Não me recordo de qualquer escândalo por isso.
Até porque, de lá para cá, importamos ou exportamos energia ( e, aí, até 1.000 MW) conforme as disponibilidades da região sul do Brasil e dos países vizinhos.
Mas, agora, qualquer defeito local, a maioria das distribuidoras de energia, vai virar “prova” de que estamos na iminência de um baita apagão.
O jornalismo, no Brasil, é a política.

Crise hídrica, no Globo, é culpa de Dilma

247Com uma charge que estampa a presidente Dilma Rousseff de quatro, em um reservatório seco, Chico Caruso, do Globo, atribui a crise hídrica ao governo federal, embora a gestão da agua seja competência dos Estados e dos municípios.
Após a seca em São Paulo, que gerou impasses com o abastecimento do Rio de Janeiro, Minas Gerais anunciou problemas de escassez e a urgência de se economizar água.
No Rio de Janeiro, um dos principais reservatórios opera no chamado 'volume morto', assim como o Cantareira em São Paulo. Ao atribuir o problema das secas a Dilma, o jornal O Globo explicita sua posição política.

Cegonheiros fazem protestos na visita de Ministro




Na chegada à Fiat, em Goiana, o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro, encontrou na entrada da fábrica um grupo de motoristas ligados ao Sindicato dos Cegonheiros protestando contra o silêncio da montadora em relação ao pleito da categoria. Eles estão acampados na entrada da montadora há cinco dias e pedem que o transporte dos carros produzidos no Estado seja feito por filiados ao sindicato e não por grupos ligados aos cegonheiros de Minas.(DO blog de magno martins)

Em reunião com ministro, Ferro reforça espaço no Governo

Por Anderson Bandeira
Da Folha de Pernambuco
Enquanto o Palácio do Planalto não sinaliza para atender a reivindicação da bancada do PT local de ocupar espaço no Governo, nos bastidores, petistas pernambucanos vêm intensificando as articulações para o pleito. Nesta quinta-feira (22), o deputado federal Fernando Ferro teve um encontro em Brasília com o ministro chefe da Casa Civil e interlocutor direto da presidente Dilma Rousseff (PT), Aloisio Mercadante.
Na reunião, que se estendeu por horas, o deputado pernambucano, que vem sendo cotado para assumir a Eletrobrás, colocou para o auxiliar da presidente Dilma Rousseff (PT) a necessidade de se reestruturar o partido no Estado. Ele também reforçou o pedido da Executiva estadual de ocupar espaço no segundo e terceiro escalão. “Conversamos sobre a situação do PT. A questão do quadro político que temos, inclusive, em Pernambuco. Discutimos também que o PT tem enfrentado uma reorganização em Pernambuco e que é preciso apoio para o partido se recompor. Foi uma discussão política sobre esse quadro. Colocamos a necessidade de se dar uma atenção ao PT de Pernambuco na sua retomada, que está às postulações. Isso já foi colocado pela direção estadual. Evidentemente que eu reforcei”, disse Ferro.
Segundo o parlamentar, no encontro, Mercadante ressaltou sobre a necessidade de se ter uma preocupação com o PT-PE e que o Governo Federal reconhece que o Estado ajudou a dar a vitória a Dilma no segundo turno. O ministro, segundo Ferro, sinalizou que de fato o PT de Pernambuco precisa “ser tratado com cuidado e atenção”. Se não bastasse a pressão de toda a bancada do PT por espaço, há aproximadamente 15 dias uma suposta carta de reivindicação foi emitida pela Executiva estadual à nacional. Conforme apurou a reportagem da Folha na última terça-feira, no documento a direção sugere os nomes dos deputados federais Pedro Eugênio, João Paulo e Fernando Ferro, além do ex-prefeito do Recife, João da Costa, para assumirem cargos em estatais. Nas coxias da legenda, a expectativa é de se ter uma resposta até o próximo mês.

PF vê armação em fita exibida por Eduardo Cunha



 A gravação que o líder do PMDB na Câmara, o deputado Eduardo Cunha, apresentou na terça-feira (20) como suspeita de que ele é vítima da máquina do governo tem indícios de 'armação', segundo o perito André Morrison, que chefia o serviço de análise de áudio e vídeo da Polícia Federal.
'A falta de naturalidade na fala é muito acentuada. Parece que estão lendo um texto. Isso é indício de armação', disse à Folha Morrison, que preside a Associação Nacional dos Peritos Federais.
Cunha é candidato à presidência da Câmara dos Deputados e apresentou a gravação como uma orquestração da cúpula da PF para atingi-lo e beneficiar o candidato petista ao cargo, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Na conversa, um suposto aliado de Cunha fala com outro homem que menciona dinheiro para não incriminar o deputado. 'Se eu ficar abandonado, eu vou jogar merda no ventilador. Está todo mundo enchendo a burra de dinheiro e eu estou abandonado e duro, sem grana', diz alguém que diz ser da PF.
Cunha disse ter recebido o áudio de um policial federal.  (Da Folha de S.Paulo)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Náutico bate o Vitória e vai decidir título da Supercopa do Maranhão

Time alvirrubro venceu por 2x1 nesta noite de quinta-feira, em São Luís

Do JC Online

Técnico Moacir Júnior começou bem a temporada e o Náutico venceu no seu primeiro grande teste / Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Técnico Moacir Júnior começou bem a temporada e o Náutico venceu no seu primeiro grande teste

Foto: Edmar Melo/JC Imagem

O Náutico vai disputar a sua primeira final da temporada de 2015. O alvirrubro venceu o Vitória-BA por 2x1, na noite desta quinta-feira (22/1), no Castelão, em São Luís, pela Supercopa do Maranhão e vai decidir o título diante do vencedor do confronto entre Sampaio Corrêa e Moto Club. Como vice-campeão, o Timbu já garante uma cota de R$ 80 mil. No caso de ser campeão receberá R$ 100 mil.

Não se poderia esperar um grande jogo tecnicamente. Afinal, as duas equipes estão na fase de montagem dos seus elencos. Mesmo assim, foi uma partida além da expectativa. O Náutico, com alguns dos seus novos contratados, foi um time mais organizado. Por isso, criou mais oportunidades. Aos cinco, o bom volante Fillipe Soutto cobrou falta e acertou o travessão do goleiro Gustavo. O Vitória respondeu aos 16, quando Leo Ceará finalizou e o goleiro Júlio César salvou.

Com mais objetividade, o Náutico, aos 38, foi ao ataque e o meia Jefferson Renan cruzou na área para o atacante João Paulo bater cruzado e fazer 1x0. O Vitória reagiu. Aos 43, Vander cobrou escanteio e o zagueiro Kadu, de cabeça, empatou.

No segundo tempo, os dois times não repetiram a mesma velocidade do primeiro.  Mas, o Náutico foi mais competente. Aos 17, Fillipe Soutto cobrou falta da direita para o lateral Gastón Filgueira, de cabeça, fazer 2x1. A partir daí, o time se fechou e o Vitória não teve condições de uma reação.

FICHA DO JOGO
Vitória: Gustavo; Nino, Kadu, Ednei e Mansur; Gabriel Soares (Marcelo), José Welison, Escudero (David) e Vander (Mauri); Willie e Leo Ceará (Wellington). Técnico: Ricardo Drubkscy.

Náutico: Júlio César; David, Elivélton, Flávio (Welton Felipe) e Gastón Filgueira; João Ananias, Fillipe Soutto e Jefferson Renan (Anderson Preto); Bruno Alves (Helder), Josimar e João Paulo (Guilherme). Técnico: Moacir Júnior.

Local: Castelão, em São Luís-MA. Árbitro: Maykon Matos Nunes (MA). Assistentes: José Jorge Gomes e Raphael Silva Pereira (MA). Gols: João Paulo, aos 38, Kadu, aos 43 minutos do 1º tempo, Gastón Filgueira, aos 17 do 2º. Cartões amarelos: Josimar e Flávio (N), Kadu (V).









Humberto Costa pede avanço das investigações da Lava Jato

Senador sugeriu que todos os parlamentares do Congresso fossem investigados (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Um dia depois do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki anunciar que pode haver um número grande, inclusive de parlamentares federais, envolvidos no esquema da operação Lava Jato, o senador Humberto Costa (PT) informou que se avance nas investigações para separar o “joio do trigo”.
“É importante que o Ministério Público faça isso logo. Eu achei excelente essa ideia do Janot, de que criar uma força tarefa, juntar seis ou sete procuradores e correr com isso. Caso contrário, nós vamos passar ai seis meses, oito meses, por exemplo, pode estar o presidente da Câmara ou do Senado envolvido e ninguém sabe”, relatou o petista, se referindo ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Segundo Humberto, o ideal era que todos os parlamentares fossem investigados. “Até para aqueles que não tem nada receberem um atestado de idoneidade. Ou, se entender que não deve investigar todos, arquivar aqueles contra os quais não há a menor prova, qualquer indício do que quer que seja e levar para julgamento no Supremo (Tribunal Federal)”, disse.
Em sua opinião, não há necessidade da criação de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Segundo ele, as investigações já passaram para o âmbito jurídico e, se voltar a ser discutido no Congresso, será retida apenas a uma discussão política.
“Essa questão da Petrobras não é nem mais investigação, já está judicializada, já vão sair sentenças. Então nós vamos abrir uma nova CPI para quê? Para ficar na mesma discussão política? Eu pergunto: qual foi a descoberta que essa CPI, que acabou agora no final do ano, fez diferente do MPF? Agora, assunto político teve. Então, na verdade, há um espaço de disputa política”, afirmou Humberto.

Gestão tucana escondeu crise no abastecimento de água em Minas

Minas 247 - Segundo fontes da Copasa, mesmo sabendo que o Sistema Paraopeba, que abastece de água a Região Metropolitana de Belo Horizonte, estava em queda contínua desde o início do ano e operava abaixo de 50%, a gestão tucana em Minas Gerais não adotou qualquer medida de contingenciamento ou emergência para evitar que a situação se tornasse crítica.
Em reportagem publicada no início de agosto, em plena campanha eleitoral, pelo jornal Estado de Minas, o então presidente da companhia, Ricardo Simões, tranquilizava a população e dizia que os níveis dos reservatórios estavam dentro da normalidade.
Segundo o jornal, ele afirmou na ocasião que não haveria problema de racionamento na região "mesmo com estiagem severa" a partir de outubro. Em 21 de outubro, Simões voltou a negar a possibilidade, em entrevista coletiva. "Não temos risco de desabastecimento. Estamos com abastecimento da região metropolitana sob controle total, o abastecimento se dando de forma normal", defendeu.
Ainda no ano passado, técnicos da empresa já davam como real o risco de "colapso do sistema" a partir de julho deste ano se nenhuma medida fosse tomada e o regime de chuvas permanecesse o mesmo. A situação já seria crítica pelo menos desde agosto de 2014.
Quando Simões deu a primeira declaração, em agosto, o nível do Sistema Paraopeba estava em 50,51%. Na segunda declaração, já havia baixado para 39,7%. Em dezembro, o nível já havia caído para menos de 33,46%.
Embora negasse a dimensão da crise e o risco de desabastecimento, a gestão anterior, segundo técnicos da empresa, já operava com as chamadas "manobras de rede", o famoso rodízio, em que se alternam os dias de fornecimento de água para as cidades e bairros a fim de garantir o abastecimento.
As "manobras de rede", no entanto, não seriam publicamente admitidas. A dúvida já havia sido levantada em reportagem do jornal O Tempo, publicada em outubro, em que leitores reclamavam da falta de água: "Para minha surpresa, [ao ligar para a Copasa] a atendente disse que os reservatórios estavam vazios e, por isso, a empresa optou por fazer um rodízio na distribuição entre várias regiões".
Ao comentar o assunto, em entrevista coletiva concedida em outubro, o antigo presidente da empresa atribuiu a questão a "situações pontuais" na rede. "Nós temos ai quilômetros de rede, que trabalham pressurizadas 24 horas por dia, portanto, estão sujeitos a rompimento", disse.

Detento é esfaqueado na Barreto Campelo



Informações do Diário de Pernambuco

Uma briga entre dois detentos reacendeu o clima de insegurança na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, hoje. Na confusão, um dos envolvidos levou uma facada em um dos braços e precisou ser socorrido. A unidade prisional ainda convive com a tensão depois da rebelião da terça-feira. Balanço do Corpo de Bombeiros apontou que 27 presos ficaram feridos no confronto com a Polícia Militar.

Fernando Bezerra Coelho visita a Usina Pumaty

O deputado Aluisio Lessa (PSB) e as entidades ligadas ao setor da cana de açúcar, convidaram o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) para uma  visita amanhã a Usina Pumaty, no município de Joaquim Nabuco. 
A usina que estava parada desde 2012, retomou as atividades no segundo semestre do ano passado e a expectativa é moer 550 mil toneladas de cana. O faturamento já chegou na casa dos R$ 22 milhões, gerando mais de R$ 2 milhões somente de ICMS estadual.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Policiais militares realizam passeata na Agamenon




Policiais militares seguem no ato intitulado 'Caminhada da Paz' pela Avenida Agamenon Magalhães com destino à Praça do Derby. A manifestação é para homenagear o sargento Carlos Siveira, 44, morto durante a rebelião no Complexo Prisional do Curado na segunda-feira. Utilizando carro de som, os policiais pedem mais investimentos para a categoria.

Youssef abre mão de imóveis e bens que mantinha em oito cidades do País

No acordo de colaboração premiada firmado com o Ministério Público Federal e homologado pelo ministro Teori Zavascki, o doleiro Alberto Youssef abriu mão em favor da Justiça de uma série de bens e imóveis em oito cidades em quatros Estados do País, incluindo terrenos e unidades de hotéis, além de veículos importados. Ele também abriu mão de R$ 1,89 milhão e de US$ 20 mil encontrados pela PF na sede da GFD Investimentos. O doleiro admitiu que todo esse patrimônio é fruto de atividade criminosa.
A extensa lista dá a dimensão do patrimônio levantado pelo doleiro, alvo principal da Operação Lava Jato e que liderou o esquema de lavagem de cerca de R$ 10 bilhões e desvios de dinheiro envolvendo fundos de pensão, obras espalhadas pelo País e, sobretudo, a Petrobras, foram anexados pelo juiz federal Sérgio Moro aos autos da Lava Jato a pedido da defesa de Youssef.
Dentre as propriedades estão: todos os bens em nome da GFD administrados pela Web Hotéis Empreendimentos; 74 unidades autônomas do Condomínio Hotel Aparecida, bem como o empreendimento Web Hotel Aparecida, em Aparecida do Norte (SP); 37,23% do imóvel do Web Hotel Salvador, na capital baiana; Web Hotel Príncipe da Enseada, localizado em Porto Seguro (BA); seis unidades autônomas do Hotel Blue Tree Premium, em Londrina (PR); 34,88% das ações da empresa Hotel Jahu S.A, em Jaú (SP); 50% do terreno do loteamento Granjas Reunidas Ipitanga, em Lauro de Freitas (BA), de 4.800m² avaliado em R$ 5,3 milhões bem com o empreendimento que está sendo construído no local; um imóvel de 300m² localizado em Camaçari (BA).
Além destes imóveis, o doleiro também abriu mão de um veículo Volvo XC60, um Wolkswagem Tiguan 2.0, ambos blindados, e de uma Mercedes Benz CLS 500. Os veículos blindados ficarão depositados judicialmente em nome das filhas de Youssef, que poderão utilizá-los como medida de segurança enquanto o pai estiver preso. Após a progressão de regime de Youssef, ou caso as filhas decidam abrir mão, os veículos serão alienados pela Justiça.
O acordo prevê ainda que a ex-esposa do doleiro fique com um imóvel dele na capital paulista, localizado no bairro Vila Nova e que suas filhas fiquem com um imóvel de Youssef em Londrina. Por fim, um imóvel do doleiro na capital fluminense, um sobrado no Campo de São Cristovão, será destinado “de forma irretratável e irrevogável” à Justiça como multa compensatória pelos delitos cometidos pelo doleiro.
No período em que ele ficar preso, o imóvel ficará apreendido sob administração da Justiça e os valores dos aluguéis do sobrado serão depositados na Justiça. Após a soltura de Youssef, será levantado o valor do imóvel e de todos os bens e valores que forem recuperados em decorrência das informações prestadas pelo doleiro na delação. Se a porcentagem de 1/50 avos do total recuperado for maior ou igual ao valor do imóvel, o doleiro ficará dispensado da multa e o bem passará para suas filhas. Caso 1/50 do total recuperado seja menor que o valor do imóvel, ele será alienado judicialmente.
Youssef também se comprometeu a informar e renunciar à União todos os valores em contas bancárias e investimentos a que tem direito no Brasil e no exterior, ainda que estejam em nome de outras pessoas físicas ou jurídicas. O doleiro ainda autorizou as autoridades nacionais e estrangeiras a acessarem todos os dados de suas movimentações financeiras no exterior, mesmo que não estejam em seu nome, como offshores e contas em nome de familiares.
(Fonte: Estadão Conteúdo)

Vice do PT rebate Goldman: “protagonista do caos”

Gisele Federicce, 247O vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), rebateu nesta quarta-feira 21 o artigo publicado pelo ex-governador Alberto Goldman. No texto, o vice-presidente do PSDB volta a defender o impeachment da presidente Dilma Rousseff, o que chama de "transição democrática".
"Ele devia saber que a democracia brasileira é sólida e não vai permitir esses atalhos autoritários", respondeu o petista, em entrevista ao 247. Guimarães lamentou que de "defensor das liberdades" – o tucano lutou contra a ditadura militar e foi membro do Partido Comunista Brasileiro – Goldman tenha se tornado um crítico da democracia.
"É preciso primeiro saber se é opinião pessoal dele ou do PSDB. Para uma pessoa que, no passado, foi um defensor das liberdades e da democracia como ele foi, [a nova posição] é de uma leviandade e de um afastamento desse legado sem precedentes", comparou o dirigente petista.
Quanto à questão colocada por Goldman sobre como Dilma irá resistir a mais quatro anos no poder "em um quadro de superação difícil, se não impossível", o deputado do PT ressalta: "Bobagem. A Dilma está respaldada por 54 milhões de brasileiros, tem o mandato dado por brasileiros e brasileiras. Não é uma revista do PSDB que vai dizer se ela tem ou não moral".
"São vozes golpistas e vozes do além. Protagonistas do caos. Ganha-se eleição disputando ideias e programas. A sociedade recusou o programa neoliberal dele (Aécio Neves)", acrescentou Guimarães. "Não aceitaremos essa incursão autoritária desse dirigente", assegurou, em referência a Goldman.
Apagão
Sobre a ofensiva oposicionista na questão energética, que tem colocado em Dilma a responsabilidade pelo que chama de crise no setor, Guimarães afirmou que "não há crise nem de geração nem de transmissão de energia".
Ele lembrou que "o apagão do [governo] FHC foi por conta da falta de linha de transmissão. Não fizeram nenhum investimento", criticou. E disse que o PSDB "não é alternativa e muito menos tem autoridade para falar de apagão no governo Dilma".

Piada do Face: Pra morrer de rir


Detentos ameaçam matar outros presos



Informações do Diário de Pernambuco
A movimentação voltou a se intensificar no Complexo Prisional do Curado, pouco antes das 10h desta quarta-feira, terceiro dia de rebelião. Em cima do telhado do presídio Frei Damião Bozzano, cerca de 50 detentos exigem a presença do juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Luiz Rocha.
Pelo microfone, os reeducandos ameaçam matar os 'gatos', detentos que colaboram com a PM, fazem favores e não se misturam com os 'ratos', os demais detentos. Eles querem a agilidade no julgamento dos processos e pedem a transferência para outra unidade prisional.
Perto das 11h, enquanto o Batalhão de Choque da Polícia Militar se preparava para entrar novamente no presídio, os detentos rezaram e, do lado de fora do presídio, era possível ouvir os gritos das preces. No telhado, os detentos chegaram a queimar um boneco de pano, que representaria o juiz Luiz Rocha.
Nos últimos dois dias, três pessoas morreram - um PM e dois reeducandos - dentro do complexo. Na Penitenciária Barreto Campelo, em Itamaracá, tumultos também foram registrados e, ao todo, 49 detentos ficaram feridos durante as rebeliões.
Depois dos dias de tensão, o Governo do Estado prometeu adotar medidas emergenciais para melhorar a situação do sistema prisional em Pernambuco. Em reunião com uma comissão formada por dez detentos do Complexo Prisional do Curado, o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, se comprometeu a contratar 20 advogados para atuar nos processos de execução penal dos detentos, prometeu a melhoria da qualidade da comida e a instalação de câmera na área externa para acompanhar a entrada de visitantes, evitando situação de constrangimento no acesso.
Os presos pedem maior agilidade no julgamento dos processos e reclamam da superlotação da unidade. O sistema prisional do estado tem um déficit de 19.467 vagas.

Gabrielli: parecer de José Jorge (EX-DEM) é politicamente motivado

247Após responsabilizar o Conselho de Administração da Petrobras pela compra da refinaria de Pasadena, o ex-presidente da estatal Sérgio Gabrielli sugere que o ministro José Jorge,(Ex deputado do DEM de PE) do Tribunal de Costas da União, manipulou parecer sobre a transação.
“O parecer do TCU é politicamente motivado. Não é do TCU, é do ministro José Jorge. Os técnicos do TCU no primeiro parecer concluem que não há problemas com o preço nem os contratos de Pasadena. Depois o ministro solicitou outro a um assessor que em 30 dias, sem nem sequer ir à Petrobrás, criou um parecer que a meu ver é uma ficção equivocada e politicamente motivada”, disse ele em entrevista ao ‘Estado de S. Paulo’, na sede do PT da Bahia.

Para assessor de Lula entrevista de Marta 'foi sórdida'

  Diretor do Instituto Lula, o ex-ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) rompeu o silêncio no PT sobre as críticas recentes da senadora Marta Suplicy (PT-SP) aos colegas de partido. Em comentário para a Rádio Brasil Atual, ligada à CUT, e em entrevista à Folha, Vannuchi classificou como 'sórdida', 'chocante', 'intolerável' e 'inaceitável' -- entre outros adjetivos -- a 'manobra' usada por Marta ao revelar conversas particulares que ela teve com Lula.
'O elemento sórdido --sem dúvida é um elemento sórdido, condenável, inaceitável da entrevista de Marta-- [...] foi expor Lula publicamente na versão de que o Lula, no fundo, é o grande adversário da [presidente] Dilma [Rousseff]', disse Vannuchi.
Em entrevista ao jornal 'O Estado de S. Paulo' no dia 10, Marta disse que, num jantar organizado por ela com empresários, Lula 'entrou nas críticas' dos presentes e 'decepava (sic) ela [Dilma]'. Marta disse ainda ter ouvido Lula reclamar de dificuldade na relação com Dilma. 'Estou conversando com ela, mas não adianta, ela não ouve', teria dito o petista.
'A manobra de Marta é sórdida porque deixa para Lula duas opções', disse Vannuchi. 'Ou fica quieto, e, ao ficar quieto, deixa a mídia alimentar que tudo o que ela fala é verdade; ou então Lula se rebaixa, rigorosamente se rebaixa, e vem a público dizer 'olha, a Marta não me entendeu bem, nunca disse isso''.  Para Vannuchi, Lula acerta ao não responder: 'Lula realmente não tem que se colocar no mesmo nível de Marta, muito menos nesse momento de atitudes sórdidas'. (Da Folha de S.Paulo - Ricardo Mendonça)

Lula interpela jornalista sobre suposta volta do câncer



 O ex-presidente Lula ingressou nesta segunda (19) com interpelação judicial contra o jornalista Leandro Mazzini que publicou em sua coluna 'Esplanada', reproduzida em jornais e no UOL (empresa do Grupo Folha), a informação de que ele teria feito um tratamento sigiloso no Hospital Sírio-Libanês para tratar um câncer no pâncreas no início de 2014. A informação é de Mônica Bergamo, hoje na sua coluna da Folha de S.Paulo.
Na medida protocolada no Fórum Criminal de SP, -- diz a colunista --, os advogados de Lula declaram que 'o jornalista faltou com a verdade', negam o diagnóstico e pedem esclarecimento sobre dados como o uso de um medicamento, o Bevacizumab. 'O remédio não é usado ou recomendado pela literatura médica para tratamento de câncer.' A interpelação é medida preparatória para eventual ação penal.
Responsável pelo conteúdo editorial da coluna, Mazzini sustenta as informações, apesar dos desmentidos de Lula e do hospital. 'Confio nas minhas fontes, e todos foram procurados antes da publicação e preferiram não falar', afirma o jornalista. Quanto à interpelação, ele só se manifestará após ser notificado oficialmente.(Do blog de magno martins)

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Policiais e agentes criticam condições de trabalho



Do G1 PE
A superlotação das unidades penitenciárias, o déficit de policiais e as más condições de trabalho foram apontados pelos representantes dos oficiais como as causas da onda de tumultos e rebeliões que toma conta dos presídios do Grande Recife nesta semana.
De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários, esses problemas poderiam ser contidos com mais eficácia se o efetivo estivesse completo. Já a Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco pede melhores condições de trabalho.
Ao confirmar a retomada da rebelião no Complexo Prisional do Curado, o presidente Sindicato dos Agentes Penitenciários, João Carvalho, confessou que é difícil trabalhar na situação atual. Segundo ele, com esse número de policiais, cerca de 60% das guaritas ficam desativadas.
Carvalho foi apoiado pelo presidente da Associação de Cabos e Soldados de Pernambuco, Alberisson Carlos, que ainda lamentou a morte do policial militar baleado durante a rebelião de ontem no Curado.
O presidente da Associação de Cabos e Soldados ainda disse que vai aproveitar esse momento para pedir melhores condições de trabalho para os policiais, tanto para os agentes penitenciários quanto para os oficiais do Batalhão de Choque que dão apoio às rebeliões.

Sudeste e Centro-Oeste lideram inadimplência no país

As regiões Sudeste e Centro-Oeste apresentaram, no mês de dezembro de 2014, os maiores crescimentos na quantidade de pessoas com dívidas em atraso no país, em relação a dezembro de 2013. Os aumentos foram de 5,41% e de 5,03%, respectivamente ? bem acima da média nacional divulgada na semana passada, de 3,45%. O dado é do Indicador Regional de Inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Na outra ponta, a região Nordeste registrou crescimento inferior à média do país: de 1,70%. Norte e Sul registraram, respectivamente, altas de 3,66% e 3,58%.
Assim como ocorrido nos meses anteriores, a região Sudeste foi a que teve a maior participação no número total de pessoas inadimplentes no Brasil (40,35%), seguida pelo Nordeste (26,04%), Sul (12,92%), Norte (8,89%) e Centro-Oeste (7,78%). Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, não houve mudanças significativas no ranking de participação de pessoas inadimplentes em relação ao que foi observado no mês anterior.
As regiões Sudeste e Sul contribuíram, respectivamente, com 2,14 e 0,46 pontos percentuais para o crescimento de 3,45% no crescimento de pessoas inadimplentes em todo o país. Já Norte e Centro-Oeste tiveram um impacto menor na alta nacional, com contribuições de 0,32 e 0,39 pontos percentuais, respectivamente.
A abertura dos dados por setor credor da economia mostra que o segmento de Comunicação (telefonia, internet, TV a cabo, entre outros serviços) lidera o crescimento no número de dívidas no Brasil. Em dezembro de 2014, o número de dívidas deste segmento cresceu 16,11% na média nacional, em relação ao mesmo mês no ano anterior.
No Norte, a alta deste segmento foi de 37,18%. Em segundo lugar para o Brasil aparece o setor de Água e Luz, com alta 7,73%. Para Marcela Kawauti, outro setor que merece destaque é o Comércio, que em dezembro registrou queda no número de dívidas (-1,01%) para o país como um todo, na comparação com dezembro de 2013. No Nordeste, esse número foi de -4,56%. O setor de Bancos é o que apresenta maior participação no total das dívidas no Brasil, concentrando 46,39%.(Do blog de jamildo)

Ah, que saudades do FHC !

O Conversa Afiada publica sugestão de Valéria Rios, no facebook



Petrolina: UPAE é pioneira em assistência integral ao paciente


A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção especializada (UPAE) de Petrolina (PE) se destaca na região do Vale do São Francisco como pioneira na assistência integral ao paciente. Uma das características da instituição é valorizar a importância do cuidado ao paciente de maneira holística, respeitando seus limites e considerando sua totalidade.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UPAE, Grazziela Franklin, a Unidade dispõe de consultas de profissionais não médicos que são os enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos. "Todos eles atuam em consonância com os profissionais médicos que realizam atendimentos na instituição. O intuito dessas consultas é trazer informações sobre os cuidados de saúde de uma maneira mais detalhada e humanizada, e assim levar o bem-estar a todos os pacientes que são atendidos no serviço", ressalta Franklin.

A UPAE de Petrolina considera prioritária a prática de atendimento multiprofissional, na qual o profissional médico ocupa-se de sua área específica, mas ao mesmo tempo existe uma preocupação com o que acontece paralelamente. Esse processo permite a troca de informações, de forma que o tratamento seja global, integrativo e interativo.

Grazziela Franklin pontua dois profissionais que atuam em conjunto com a área médica. "Temos, por exemplo, a consulta de enfermagem, que leva orientações para os pacientes que farão exames de média e alta complexidade, e cujos preparos são mais específicos. Os pacientes recebem além das orientações, um folheto explicativo sobre o procedimento que realizará, o que traz mais segurança e apropria o paciente sobre o procedimento", explica a coordenadora.

Outra importante atuação é a do profissional farmacêutico. "Ele consulta e faz orientações aos pacientes em uso de multidrogas, acerca de horários, interações com alimentos, possíveis reações adversas e eventuais dúvidas que possam surgir no paciente ou acompanhante", finaliza Franklin.

A paciente Francisca Teresa Rodrigues, que já esteve na UPA para inúmeras consultas, entre elas de dermatologia e oftalmologia, além da consulta de enfermagem, demostrou sua avaliação positiva sobre os atendimentos. “Sempre fui bem tratada aqui e as consultas são feitas com profissionais atenciosos e preocupados com o nosso bem estar”, elogiou.​

Blecaute vira apagão com torcida por racionamento

247 - O corte de luz ocorrido ontem em dez estados brasileiros, provocado por uma sobrecarga no sistema, em razão do consumo excessivo decorrente do recorde de calor nas capitais brasileiras, reacendeu uma esperança na oposição e em seus braços nos meios de comunicação: a de que a presidente Dilma Rousseff, ex-ministra de Minas e Energia, decrete um racionamento, assim como fez o ex-presidente FHC, em 2000.
No Estado de S. Paulo e no Valor (joint-venture entre os grupos Folha e Globo), a estrela do dia é o consultor Mario Veiga, que aponta o risco "cada vez maior" de racionamento em 2015. No Globo, a manchete do dia também prevê novos apagões ao longo do ano, o que tem sido descartado pelo governo. Segundo o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, não faltará energia, mas ela ficará mais cara, em razão do acionamento das térmicas, uma vez que os reservatórios das hidrelétricas estão vazios.
Para a oposição, um eventual racionamento seria uma vitória simbólica em relação a Dilma, uma vez que um de seus grandes trunfos, nas campanhas presidenciais de 2010 e 2014 foi o de ter evitado apagões como o de 2000, com o planejamento da expansão do setor elétrico, com obras como as usinas do Madeira, de Belo Monte e de Angra 3, além dos programas de energias renováveis.
Por enquanto, o que aconteceu no Brasil em 2015 foi apenas um blecaute, mas a torcida de setores da mídia por racionamento é evidente.

Choque acionado para conter nova movimentação



Do Diário de Pernambuco
O Batalhão de Choque foi acionado, na manhã desta terça-feira (20), para controlar uma nova movimentação dos detentos no Complexo Prisional do Curado, onde duas pessoas morreram e 29 ficaram feridas depois de uma rebelião nesta segunda-feira.
A fumaça saindo do pátio da unidade prisional indica que os reeducandos podem ter voltado a se rebelar. Segundo parentes, os detentos avisaram as famílias através de mensagens no celular que uma nova movimentação estaria começando.
Nesta terça-feira os familiares fariam uma carteirinha para organizar as visitas, mas o serviço está suspenso pelo menos até a quarta-feira.

Juiz Moro: quem sai aos seus não degenera

Publicado no bliog conversa afiada


“Não peça a um conservador tomar atitudes avançadas”.


O Conversa Afiada reproduz colaboração de conterrâneo e contemporâneo do Dr Moro, aquele que o Paulo Moreira Leite descreveu de forma irretocável:


Paulo, os pais do Juiz Moro são o Professor de Geografia Dalton Aureo Moro (já falecido) e a Professora de Língua Portuguesa Odete Starke Moro.

Os dois deram aulas para mim no antigo ginásio (hoje ensino fundamental). Eles eram Professores da Rede Pública Estadual e eu estudava no Colégio Estadual Gastão Vidigal (sim, a família Vidigal daí de São Paulo comprou a Paraná Plantation – empresa inglesa que fez a colonização de Londrina, Maringá e região, e essa empresa virou a Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná – logo o nome do Colégio “Gastão Vidigal”).

O Professor Dalton era o que poderíamos chamar de geógrafo positivista. Para ele geografia era saber o nome de rios, planaltos e planícies, países e suas capitais. Nem sei se ele teve contato com a obra do Milton Santos, ou com a geografia humana discutida por outro autor.

O Professor Dalton foi convidado (sim, na época não havia concurso público) para trabalhar no  curso de geografia da Universidade Estadual de Maringá. Quando ele faleceu fizeram um texto em sua homenagem. Leia aqui !

A Professora Odete era (é, creio que ainda está viva) uma mulher muito educada, fina, e excelente Professora.

Se fosse conceituar politicamente os dois (Dalton e Odete) diria que eles seriam classe média alta (sim, naqueles tempos professores ainda ganhavam bem), com um cunho político conservador.

Isso pode ser comprovado por um texto que o Eduardo Guimarães publicou, no qual relata seu encontro com uma família aqui de Maringá. Os filhos levaram o pai para conhecer o Edu, pois eram fãs do mesmo. Um dos filhos era dono de uma locadora de vídeos, e escreveu o Edu: “Com tristeza no semblante, ele relata episódio envolvendo um dos seus clientes mais frequentes e queridos à época: Dalton Moro, já falecido, pai do juiz Sergio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava Jato. Eis o que houve: em 2002, esse senhor foi à locadora do Moisés [um dos filhos que foram levar o Pai a São Paulo para conhecer o Edu] e lhe perguntou se era verdade que ele iria votar em Lula, ao que obteve a imediata confirmação. Naquele momento, ele pagou o que devia ao estabelecimento e disse ao estupefato Moisés que por conta de sua opção política dele nunca mais entraria em sua loja”.

Outro fato que chama a atenção foi quando o Juiz Moro pediu para a Universidade Federal do Paraná – onde tem carga horária de 20 horas/aula, e tem que ministrar 8 horas em sala de aula – que o liberasse das aulas para serem repostas posteriormente. Esse fato aconteceu em 2012, quando o Moro foi solicitado para ser Assessor de Gabinete no STF (Ministra Rosa Weber). Em um primeiro momento ele conseguiu trocar aulas com outros Professores: “inicialmente, o juiz fora requisitado para trabalhar no STF durante o primeiro semestre de 2012. Conseguiu trocar, informalmente, os horários com outros professores da faculdade, e se comprometeu a repor as aulas não dadas em sábados no segundo semestre”.

Mas, como seus serviços foram requisitados por mais um semestre, ele entrou com um pedido para que a Faculdade de Direito da UFPR o liberasse por mais seis meses. Daí ocorreu um imbróglio, pois a Faculdade não concedeu o pedido, o Juiz Moro recorreu nos órgãos internos da UFPR, perdeu. Posteriormente, entrou com uma ação na Justiça Federal de Curitiba, perdeu, daí recorreu ao TRF (Quarta região, em Porto Alegre), perdendo também. Não consegui saber como ele resolveu essa questão, pois segundo se noticiou ele acabou auxiliando a Ministra Rosa Weber na Ação Penal 470 (vulgo mensalão), só não sei se no primeiro ou segundo semestre de 2012. A matéria do CONJUR esmiuça, com detalhes, o que relatei aqui.

Também essa matéria esclarece um pouco sobre o Juiz Moro:

“Doutor em Direito e professor da UFPR, estudou em Harvard e participou de programa do Departamento de Estado norte-americano com visitas a agências que combatem a lavagem de dinheiro.

- Moro é precursor na utilização da colaboração premiada e nos pedidos de colaboração jurídica com o Exterior. Muito do que ele usou serviu de laboratório para a nova legislação no país, destaca a juíza federal Salise Monteiro Sanchotene, colega do paranaense nas discussões da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção, e à Lavagem de Dinheiro”. (No jornal Zero Hora)

Porém, todo esse verniz que cerca o Juiz Moro fica arranhado quando se descobriu que sua esposa trabalhou (não sei se ainda trabalha) para o ex-vice Governador do Paraná, o tucano Flávio Arns. Isso foi divulgado em diversos sites da internet, como “O Cafezinho”, e “Pragmatismo Político”.

Paulo, aprendi algumas coisas na vida:
- Ninguém dá o que não tem (não peça para um conservador tomar atitudes avançadas);
- A formação de alguém, desde os mais tenros anos, influencia pelo resto de nossas vidas.

Era isso, meu caro.

Espero que tenha valido a pena ler esse relato tão longo.


Abraços

Huck pedirá recontagem do Ibope? Como o PSDB.


Blog do Miro - O apresentador Luciano Huck, da TV Globo, não vive uma boa fase. Segundo o Ibope, seu programa de sábado passado (17) registrou um dos piores índices da sua história. O Caldeirão do Huck marcou apenas 10 pontos - "a pior audiência da atração desde 6 de setembro, quando foram registrados 8,9 pontos no Ibope", segundo o site Notícias da TV. Durante a campanha eleitoral, o astro global virou um ativo militante tucano. Fotos registraram a sua tristeza no comitê do cambaleante Aécio Neves na noite da apuração do segundo turno do pleito. O PSDB, inconformado, chegou a propor a recontagem dos votos - o que virou motivo de chacota nas redes sociais e resultou numa dura reação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Derrotado nas eleições presidenciais e na audiência, Luciano Huck até poderia propor também uma recontagem ao Ibope - já apelidado de Globope.

Mas o tucano de nariz afiado não deve se abater. A crise não atinge apenas o seu gelado "caldeirão". No domingo (18), o programa Fantástico registrou a pior média de audiência dos últimos nove meses - com 17,7 pontos. No início do ano passado, a "revista" da TV Globo foi totalmente recauchutada - com novo cenário e muitos efeitos especiais. Não adiantou. O programa continua em queda. Em abril, a poderosa emissora da famiglia Marinho completa 50 anos de existência. Pelo jeito, não terá muito o que comemorar em termos de audiência. Os herdeiros seguem bilionários, mas a TV Globo dá sinais de fadiga!