sábado, 4 de janeiro de 2014

Central tenta diminuir distância para o líder Salgueiro neste domingo

Do NE 10

Vice-líder do Pernambucano 2014, o Central volta a campo neste domingo para tentar aproximar-se do líder Salgueiro na classificação do primeiro turno do Estadual. A Patativa encara o Ypiranga no Luiz Lacerda, em Caruaru, às 16h, e precisa dos três pontos para diminuir a diferença para o Carcará, que lidera com 19 pontos - o Central tem 14.

Pelo lado da Máquina de Costura, a expectativa de pontuar e entrar no grupo de três melhores que classifica-se para o segundo turno. O Ypiranga tem 8 pontos e está em quinto.

A outra equipe de Caruaru, o Porto, também atua neste domingo pelo Pernambucano. Duela com o Serra Talhada, no Nildo Pereira, também às 16h, para manter-se no G3. O Gavião tem 11 pontos e é o terceiro. O Cangaceiro é o sétimo com sete.

O complemento da rodada ocorre na segunda-feira. O Pesqueira enfrenta o Chã Grande,
às 15h, no Joaquim de Brito, enquanto o América encara o Salgueiro, às 20h, no Ademir Cunha.

Papa liga para freiras mas é atendido por secretária eletrônica


ac926d2deb6b1e70cf4ce0285508b352.jpg
O papa ficou de retornar a ligação em outro momento
Foto: AFP

O papa Francisco tentou desejar um feliz ano novo para um grupo de freiras de um convento na Espanha, contudo, para a surpresa do pontífice, ele foi atendido pelo secretária eletrônica. "O que as freiras estão fazendo para que não possam atender o telefone?", perguntou o papa em uma mensagem deixada na máquina. A gravação foi obtida pelo jornal El Mundo e transmitida pela mídia italiana neste sábado (4).

"Aqui é o papa Francisco. Eu queria oferecer minhas saudações pelo fim do ano. Talvez eu tente ligar novamente depois. Que Deus abençoe vocês", disse. Francisco tem o costume de ligar para as pessoas de surpresa e muitas vezes entra em contato com cidadãos comuns que escreveram ao pontífice sobre seus problemas. O próprio papa faz as ligações, o que ficou evidente pela mensagem deixada para as freiras.
Fonte: Agência Estado

Schumacher corre o risco de ficar paralisado

Da Folha de Pernambuco
Michael Schumacher estaria ligeiramente melhor, mas corre o sério risco de ficar totalmente paralisado. Essa é a informação dada pelo ex-piloto francês Phillipe Streiff, depois de visitar, nesta sexta-feira (3), a família e os médicos do alemão no hospital em Grenoble, na França, onde o maior campeão da história da Fórmula 1 está internado desde o último domingo (29), quando sofreu acidente de esqui.
“Eu tenho notícias. Michael está um pouco melhor. Mas ninguém sabe dizer como irá sair dessa ainda”, disse Streiff, que sofreu um acidente em 1989 que o obrigou a usar cadeiras de rodas desde então. Ele contou que conversou com o médico de Schumacher, Gerard Saillant. “Ele me disse que ainda não sabe como a história terminará. O sangramento continua em ambos os lados do cérebro e poderia afetar a fala”, revelou.
“Eles fazem exames todos os dias para ver como os edemas estão sendo absorvidos. Quanto mais rápido eles forem absorvidos, menos ele ficará paralisado”, explicou Streiff. “Mas se a hemorragia continuar por muito tempo, ele corre o risco de ficar paralisado completamente”, insistiu o ex-piloto de 58 anos. Dezenas de fãs de Michael Schumacher foram ontem até os arredores do hospital em Grenoble, na França, onde o ex-piloto está internado. Ainda em estado grave, o alemão recebeu diversas homenagens no dia do seu aniversário de 45 anos.
Schumacher está em estado de coma induzido desde o último domingo, quando bateu com a cabeça em uma pedra ao sofrer uma queda quando esquiava nos Alpes franceses. Assim, vários fãs aproveitaram a data do aniversário do alemão para homenageá-lo em Grenoble, com a chegada de torcedores vindos da Itália, sede da Ferrari, equipe pela qual ele conquistou cinco de seus sete títulos da Fórmula 1 – os outros foram na Benetton -, e também de Paris. “Schumi, todos os nossos pensamentos para você e sua família”, dizia uma das frases.

Na edição da mentira, Veja nega "guerra psicológica"

247 - O time está completo. Editorialistas da Folha de S. Paulo, do Globo, do Estado de S. Paulo e colunistas como Merval Pereira e Eliane Cantanhêde – ou seja, todos aqueles que fazem permanente "guerra psicológica" contra o governo – já haviam condenado o uso dessa mesma expressão pela presidente Dilma Rousseff no seu pronunciamento do último fim de semana.
Só faltava a revista Veja, a mesma publicação que apostou em teses como a inflação do tomate e o dólar a R$ 3, em algumas capas recentes.
Bem, não falta mais. Neste fim de semana, a edição de Veja, cuja capa é dedicada ao tema da mentira, nega que a revista faça qualquer tipo de "guerra psicológica" contra o País ou contra o governo. 
Na reportagem interna, chamada "É um papo muito cabeça", Veja afirma que Dilma usou uma expressão típica da ditadura militar, que "a prendeu e torturou", e que isso seria um exemplo de "síndrome de Estocolmo", como se Dilma estivesse emulando os generais. A revista também sugere que ela pare com esse tipo de retórica, porque corre o risco de, em breve, estar repetindo slogans como "Brasil: ame-o ou deixe-o".
Assim como os demais veículos que negaram fazer "guerra psicológica", Veja se colocou na posição de quem faz críticas construtivas. E reconheceu até avanços do governo Dilma. "A presidente Dilma entra na campanha como favorita. Na área social, os programas governamentais de combate à pobreza têm mostrado resultados. Mesmo na economia, há alguns trunfos. O ritmo de contratações perdeu força, mas as empresas continuam abrindo vagas. A taxa de desemprego, de apenas 4,6% da população ativa, nunca foi tão baixa", diz Veja.
De fato, o desemprego na mínima da série histórica é um bom trunfo da presidente Dilma neste ano de 2014.

Dilma toma banho de mar em praia isolada da Bahia


 Cercada por um forte esquema de segurança, a presidente Dilma Rousseff foi à praia neste sábado, 4, em Salvador (Bahia), onde passa ae férias dos festejos de final de ano. Dilma visitou a praia da Viração, na Ilha dos Frades, um local de difícil acesso do litoral baiano, onde só se chega de lancha ou barco. A presidente chegou ao local por volta das 10h, tomou banho de mar e depois retornou à Inema, onde passa férias com a filha, Paula, e o neto, Gabriel, desde o último dia 26 de dezembro.
Dilma Rousseff deverá deixar a Base Naval de Aratu neste final de semana e retomar a agenda de trabalho na segunda-feira, 6. (De A Tarde) 
 

Paulo Moreira Leite: FHC desmente Tuminha

Denúncia de Tuminha de que Lula  teria sido “alcaguete” da ditadura é falsa

FHC ENTERROU TUMINHA

por Paulo Moreira Leite, na IstoÉ

Por duas vezes, no programa Manhattan Conection, Diogo Mainardi sugeriu a  Fernando Henrique Cardoso que fizesse comentários sobre a denúncia do delegado Romeu Tuma Jr de que Luiz Inácio Lula da Silva foi “alcaguete” do ditadura.
Nas duas vezes, FHC desmentiu Diogo e Tuminha. Deixou claro que a história é falsa.
É um testemunho importante, considerando quem é e quem foi. Lula fez campanha para Fernando Henrique em 1978. Os dois percorreram portas de fábrica e falaram em comícios. Mais tarde, estiveram juntos numa articulação pela criação de um partido político de esquerda, mas o projeto não deu certo.
Os dois tomaram caminhos separados a partir de então e hoje são os adversários que polarizam a política brasileira.
Já fiz criticas duras ao comportamento de  Fernando Henrique diante de fatos políticos recentes, como a ação penal 470. Considerando o que ele sabe, viu e fez durante sua carreira política, eu acho que ele não poderia unir-se ao coro dos ingênuos e dos espertalhões que esperam derrotar o governo Lula na Justiça – já que não conseguem fazer isso pelo voto. Não vamos criminalizar ninguém.
Mas diante até de confissões gravadas de parlamentares que venderam seus votos na emenda que permitiu sua reeleição FHC não precisava  bater palmas para o STF e dizer que o país precisa seguir em frente, não é mesmo?
O debate aqui é outro, porém.
A divulgação orquestrada do livro de Tuma Jr não obedece a nenhum interesse legítimo. É apenas mais uma operação destinada a atacar o ex-presidente, sem fatos concretos nem um fiapo de prova. Quem dá curso a esse tipo de ação deveria sentir vergonha, até porque não entendeu o país em que vive.
Pressionado a fazer parte de uma mentira, Fernando Henrique recusou-se a agir  abaixo de sua dignidade.
Respeitou a memória do país e sua própria história.
Os brasileiros só têm a ganhar quando um ex-presidente lembra que a única forma decente de participar da  luta política, tão natural numa democracia, consiste em respeitar a verdade dos fatos.

Funai ajudará índios Tenharim com comida e remédios

Agência Brasil (Brasília) – Sem acesso a alimentos e remédios, após conflitos entre a comunidade indígena Tenharim e moradores no sul do Amazonas, os índios deverão receber ajuda da Fundação Nacional do Índio (Funai). A ajuda é necessária porque o deslocamento deles às cidades mais próximas, Humaitá e Manicoré, foi interrompido por razões de segurança.
O prefeito de Humaitá (AM), José Cidenei Lobo do Nascimento, solicitou ao General Ubiratan Poty, da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, auxílio no fornecimento dos medicamentos e itens da alimentação. O prefeito vai se reunir nos próximos dias com servidores da Funai e a equipe de segurança enviada ao local, composta pelas Polícias Federal, Rodoviária Federal, pela Força Nacional e pelo Exército.
“Preciso saber deles que providências estão sendo tomadas nesse sentido [de garantir alimentação]. A prefeitura está aqui para ajudar em todos os sentidos”, disse Nascimento em entrevista à Agência Brasil. Segundo o prefeito, não há recursos próprios do município para o abastecimento da comunidade indígena.
O clima na cidade é tenso desde o último dia 16, quando três homens brancos desapareceram, após serem vistos trafegando de carro pela Rodovia Transamazônica. Moradores acusam os índios de terem sequestrado os homens em represália à morte do cacique Ivan Tenharim. Após o desaparecimento, manifestantes incendiaram o prédio da Funai. Os servidores foram para Porto Velho, capital de Rondônia, que fica a cerca de 200 quilômetros de Humaitá.
“O pessoal da Funai está receoso por conta do problema que houve”, disse o prefeito. “Toda relação comercial deles [índios] é feita aqui em Humaitá e em Manicoré. É uma dificuldade realmente nesse sentido [de acesso aos alimentos]”, afirmou

Caos aéreo: Nevasca nos EUA atrapalha retorno de brasileiros ao país


FERNANDO MELLO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Brasileiros estão presos no aeroporto JFK, em Nova York, desde a última quinta-feira (2), na tentativa de embarcar para o país. Com remarcações e cancelamentos de voos, as pessoas dormiram no chão do aeroporto, tiveram problemas médicos e momentos de tensão com representantes das companhias aéreas.
O engenheiro civil Eduardo Stahlhoefer chegou com a mulher e dois filhos ao aeroporto na sexta-feira por volta das 6h. Como a filha tinha vestibular para Medicina no domingo, tentou um voo via Miami, que foi cancelado. A segunda opção foi tentar embarcar via Cidade do Panamá. Por fim, foi oferecido um voo da Delta para São Paulo. A família aguardou até a meia noite, quando o voo foi cancelado. O voo para a Cidade do Panamá acabou saindo no meio da madrugada.
"Se arrependimento matasse. É lastimável, estamos sendo tratados como animais. Passamos a noite no chão. Ninguém fala o que está acontecendo. Ontem, mudaram o portão quatro vezes, a gente caminhou o aeroporto todo, até cancelarem o voo", disse Stahlhoefer.
Andrew Gombert/Efe
AGX23 NUEVA YORK (EE.UU.) 03/01/2014.- Decenas de personas hacen cola para pasar un control de seguridad en el aeropuerto JFK de Nueva York, Estados Unidos, hoy, viernes 3 de enero de 2014. La ciudad de Nueva York amaneció hoy afectada pero no paralizada por la tormenta de nieve que afecta a la región noreste de Estados Unidos y que ha causado considerables complicaciones. A la una de la tarde (hora local) el JFK, que llegó a cerrar para poder despejar sus pistas, celebraba el primer despegue y el primer aterrizaje en sus pistas. Por su parte, LaGuardia restablecía de manera progresiva la regularidad en sus servicios. EFE/Andrew Gombert ORG XMIT: AGX23
Movimentação no aeroporto JFK, em Nova York, nesta sexta-feira (3)
O engenheiro contou que de madrugada o grupo de brasileiros teve que sair da área de embarque para fazer um novo check-in, para o voo previsto para a tarde deste sábado. "Não queriam deixar a gente embarcar de novo. Pediram para a gente dormir no saguão de entrada, onde não tem cadeiras nem aquecimento."
O médico Daniel Boris Ghetler também enfrentou dificuldades por conta do frio. "O pessoal da Delta queria que a gente saísse do aeroporto com 12 graus negativos, a noite mais fria em muitos anos. E não ofereceram hotel. Aliás, todos os hotéis estão lotados."
O filho de Daniel também tinha uma prova marcada de residência médica. "Mesmo que ele chegue, estará muito cansado. A gente tentava argumentar com a empresa e três policiais intimidavam a gente, como se nós não fossemos vítimas."
Outra reclamação dos brasileiros é a falta de informações. "Falam que a neve é todo o problema. Ontem muitos aviões subiram e desceram. Estava o famoso céu de brigadeiro durante todo o dia. Nosso avião estava estacionado e eles, depois de horas mudando de portão, informaram que o problema era que o horário da tripulação havia estourado", disse Daniel Ghetler.
Durante a noite, um paramédico foi chamado para dar assistência a uma grávida de oito meses e uma senhora com crise de pressão alta. Uma ambulância foi colocada de plantão.
Passageiros que estavam em um voo da American Airlines cancelado na noite de quinta-feira ainda aguardavam para voltar ao Brasil. Na madrugada de sábado, foram para um hotel.
A analista de sistemas Vanessa Arnold fez sua primeira viagem internacional. Resolveu chegar com antecedência no aeroporto, por volta das 15h de sexta. A nova previsão para o seu voo é as 15h deste sábado.
"Na ultima remarcação de portão, à meia-noite, cancelaram o voo. Disseram que não iriam prestar assistência, não dariam hotel. Falaram para pegarmos as malas e sair para fora do terminal, na parte fria do aeroporto. "
Vanessa ligou para o consulado do Brasil. "À noite distribuíram lanches, mantas e travesseiros. Todos dormimos no chão, inclusive crianças e idosos", relatou. "Às oito horas da manhã eu liguei para o consulado. Eles disseram que se deram cobertor, lanche e travesseiro, estavam nos atendendo. Eu pedi para mandar alguém. Ontem o cônsul veio para ajudar um voo da TAM. Prometeram entrar em contato

Chapa café-com-leite se impõe a Aécio contra PSB

247 – Uma chapa café com leite, como era típico na Velha República, está se impondo ao PSDB. Mineiro de quatro costados, o presidenciável Aécio Neves já percebeu que as circunstâncias das eleições de 2014 estão mudando rapidamente, e que será preciso acompanhar o ritmo para não ficar para trás. Um vice paulista é a solução. Hoje, o nome, paradoxalmente, é do carioca Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente cuja carreira política foi toda ela desenvolvida em São Paulo.
O ímã que desbalanceia a bússola política de Aécio está no arranjo ensaiado entre o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a ex-senadora Marina Silva. Eles se acertaram em torno de uma chapa puro sangue no PSB. A consolidação desse movimento, a ser anunciado formalmente em fevereiro, atinge frontalmente a estratégia do presidente tucano. Aécio precisa avaliar seriamente a ideia de ter um paulista – e tucano - em sua companhia, para recuperar o terreno perdido pela manobra em curso no campo de adversário mais amistoso (e perigoso) que ele conheceu. FHC vem a calhar para combater o astuto Eduardo Campos.
Entre o staff de Aécio, como apurou 247, o nome de Fernando Henrique não é apenas bem-vindo, mas encarado como uma solução do tipo luva sob medida para desatar o nó do presente momento.
Em primeiro lugar, o anúncio de uma chapa Aécio-FHC dominaria as atenções da mídia e poderia galvanizar o debate nos primeiros meses do ano. Além de ser uma simples resposta à união no PSB, mostraria que também os tucanos têm sua própria artilharia pesada. De quebra, acentuaria a polêmica com a principal adversária da corrida eleitoral, a presidente Dilma Rousseff.
Com seu poder de argumentação, ninguém melhor que FHC para defender sua própria gestão de oito anos no Brasil. Já não há dúvida, neste sentido, de que tanto a administração de Dilma, como também as de Lula e de FHC estarão em questão neste ano. Talvez mais que apontar soluções para o futuro, como gostaria a oposição, o grande debate em torno das eleições de outubro será a respeito do que se fez até aqui, quem fez mais, quem fez menos, quem fez por quem ou deixou de fazer.
Na Velha República, as chapas café-com-leite funcionavam às mil maravilhas, tanto pela força dos coronéis para marcarem votos à caneta, como pelo poderio econômico dos dois Estados. Agora, por outro lado, uma aliança entre um senador de carreira toda ela vitoriosa em Minas Gerais, maior produtor de café do país, com um ente nacional de berço político paulista, Estado que se tornou o principal produtor nacional de leite, juntaria bem mais que um simples 'pingado'. Nos dois Estados, afinal, se concentra praticamente a metade do eleitorado do País.
Para o PSDB, escolher um vice para Aécio saído das próprias fileiras tucanas em São Paulo seria um bálsamo. Teria o poder, de saída, de aplacar a dissidência interna promovida pelo ex-governador José Serra, que não para um minuto de disparar farpas contra Aécio. Talvez com um único amigo na política dos dias de hoje – FHC --, Serra estancaria suas críticas diante do constrangimento de desagradar o velho parceiro, de quem foi ministro do Planejamento e da Saúde. A aliança, ainda, tranquilizaria o governador Geraldo Alckmin, que veria reforçadas suas chances de reeleição – e, assim, finalmente, poderia descer do muro em apoio a Aécio.
Nos demais Estados, os próprios tucanos reconhecem que, à exceção de poucos nomes, não tem ninguém melhor para concorrer. Entre as alianças possíveis, todos os partidos disponíveis parecem atraídos pela máquina do governo Dilma ou pelo poder de atração da aventura Eduardo-Marina.
O movimento natural das coisas pode levar o PSDB a encontrar no próprio PSDB a sua melhor solução.

Artigo de opinião:Fiação subterrânea, poder público e cidadania

Por Heitor Scalambrini Costa, 
professor da Universidade Federal de Pernambuco

Mais um ano se vai. De triste lembrança para os pernambucanos, marcados pelos pesadelos causados pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Um alento à população foi o Projeto de Lei nº 99/2013, aprovado pela Câmara de Vereadores em 11/12/2013, dispondo sobre a substituição e instalação subterrânea de toda fiação aérea na cidade do Recife. Hoje, quem provoca o caos da fiação aérea, vista por toda cidade do Recife e em outras metrópoles, são os fios e cabos que distribuem a energia, as linhas telefônicas, os canais de televisão a cabo, a internet e o que mais houver.
A iniciativa é uma medida de interesse público almejada por toda sociedade. Do ponto de vista da segurança, sem dúvida a fiação elétrica embutida contribuirá drasticamente na redução, ou mesmo na supressão, de tragédias fatais. Segundo a Agencia de Regulação de Pernambuco (Arpe), dez pessoas perderam a vida por choque elétrico causados pela rede de fiação até setembro de 2013 e outras 31 em 2012.
O emaranhado de fios nos postes é de responsabilidade de quem é proprietária e aluga o espaço: a Celpe. A companhia alega que 95% do dinheiro arrecadado no aluguel serve para reduzir a tarifa dos clientes/usuários (?) e os restantes 5% seriam usados na manutenção e serviços da empresa. Pura falácia: as tarifas são exorbitantes e a manutenção é péssima, vistas as constantes interrupções, justificadas sempre pela Celpe como decorrentes de “galhos de arvores que rompem a fiação”. Como se vivêssemos em plena floresta amazônica...
O real problema que dificulta a decisão de embutir toda a fiação é que, após o a sanção da lei pelo Chefe do Executivo Municipal, o que implicará vetos a algumas disposições ali mal elaboradas, deverá ainda ser regulamentada. Sem esta, a lei será letra morta. Mais uma que não vai “pegar”.  E ai, se o Poder Público não agir, os interesses econômicos falarão mais alto que a vida e o bem-estar das pessoas. Pois a companhia postula que quem pague a conta de enterrar toda (sua) fiação seja o consumidor/usuário. Direta ou indiretamente, através de recursos que o Poder Público arrecada de todos nós via impostos e tarifas.
Cálculo realizado em algumas cidades brasileiras estima que o quilômetro da fiação subterrânea chega a ser até quatro vezes mais caro do que a aérea (de 3 a 5 milhões/km). Mas isso depende de cada caso, que tem que ser estudado. O óbvio é que este custo deve ser dividido entre as concessionárias de energia, telefonia, internet e outros que a gente nem sabe. E, porque não, a maior parte da contribuição ser da Celpe, que ganha rios de dinheiro conforme demonstram seus balanços contábeis, cobrando as tarifas mais caras do planeta Terra.
Bem, a questão fundamental está ai. A Celpe deseja que os custos de instalação (enterramento de fios) de equipamentos que pertencerão à própria companhia sejam bancados/repassados aos consumidores, o que poderá representar no quádruplo do valor da tarifa que se paga hoje. Aqui em Pernambuco, sabemos muito bem o quanto o poder publico contemporiza com as infrações constantes da Celpe, violando até mesmo o contrato de concessão. Portanto, será ingenuidade esperar que os gestores estadual e municipal se confrontem com a companhia, que, diga-se de passagem, esta no topo de arrecadação do ICMS. Ou seja, é a empresa que mais recolhe imposto. E, por outro lado, oferece um serviço cada vez pior aos seus clientes (nós).
Portanto, sabemos que não podemos contar com o Poder Publico, que empurra com a barriga esse problema. Na verdade, ilude a população com a criação de comissões que não chegam a nada, com a aplicação de multas que quase nunca são pagas, etc. Mas na realidade “enrola” o cidadão e posterga medidas mitigadoras e urgentes a serem tomadas.
O PLO nº 99/2013 votado e aprovado pela Câmara de Vereadores do Recife está longe de virar realidade. Daí que não há solução que dispense a mobilização da sociedade, a pressão popular.
Unamo-nos, então. Em 2014, vem pra rua você também, e assim teremos a chance de um dia ver efetivado o enterramento dos fios e o fim das mortes anunciadas de tantos recifenses/pernambucanos por descarga elétrica causadas por fiações impróprias. Para o bem estar do cidadão.

Aécio aparelha SEBRAE-MG com o cunhado


O candidato á Presidência  Aécio Neves (PSDB-MG), que nas horas vagas também ocupa o cargo de senador, está tendo mais sorte do que seu correligionário paulista José Serra (PSDB-SP), cujo aparelhamento do SEBRAE-SP tem sido alvo de contestação no judiciário.

Luiz Márcio Haddad Pereira Santos é cunhado de Aécio, e ocupa a Diretoria Técnica do SEBRAE-MG, órgão com forte influência do governo tucano mineiro. Ele é casado com a irmã do senador, Andréa Neves.

Em São Paulo, o superintende do SEBRAE é Bruno Caetano, ligado ao ex-governador José Serra, de quem já foi Secretário Estadual de Comunicação. Ele está sendo acusado de aparelhamento no órgão porque demitiu em massa 150 técnicos qualificados de carreira para contratar outros por critérios políticos, abrigando assessores ligados ao grupo de Serra. Essa denúncia já chegou até na Assembléia Legislativa de São Paulo, através de um discurso do deputado Itamar Borges (PMDB). Os dispensados reclamaram através da justiça trabalhista. Além de questionarem a dispensa coletiva e injustificada, alegam que o próprio regulamento do Sebrae para justificar demissões não foi observado. A 81ª Vara do Trabalho de São Paulo já concedeu liminar de reintegração imediata para 68 demitidos.

Enquanto isso, no SEBRAE mineiro, o aparelhamento com o cunhado do senador Aécio Neves não é questionado.

Não é o único caso de nepotismo em Minas envolvendo parentes do senador. A própria irmã, Andréa Neves, fez parte do Grupo Técnico de Comunicação do Governo de Minas Gerais quando o irmão era governador. Ela também é presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais (Servas), uma ONG que recebe a delegação e verbas do governo de Minas para fazer ações de assistência social.

Quando Aécio era governador, seu pai, ainda vivo na época, ocupava uma cadeira no Conselho de Administração de CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais).

Outro caso é o presidente da CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais), Oswaldo Borges da Costa Filho. É casado com Beatriz Faria Borges da Costa, filha do falecido banqueiro Gilberto de Andrade Faria, que foi o segundo marido da mãe de Aécio. Oswaldo é um dos sócios da BANJET, empresa de táxi-aéreo dona do jatinho no qual o senador tucano costumava viajar.

Ah, Luiz Márcio, o cunhado, também foi, nas eleições de 2002, segundo suplente do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), réu do "mensalão" tucano.

Com esse histórico de misturar questões de estado com negócios de família, o discurso do senador Aécio dizendo-se critico a aparelhamento do estado soa mais falso do que uma nota de três reais.(blog amigos do lula)

artigo de opinião: Sua excelência JB na roda de samba é o quê?

Jean Menezes de Aguiar
JEAN MENEZES DE AGUIAR
Ninguém entra ou sai de uma roda de samba impunemente. Barbosa não precisava deste movimento escancaradamente político para se mostrar [mais] pop. Ou popularesco
JB no Brasil já foi marca de uísque, hoje é ministro do Supremo Tribunal Federal. Com toda a pinta de candidato. A qualquer coisa, não se sabe. Mas é um ministro diferente. Vai a roda de samba, se sacode, usa patuá e dá rabo de arraia. Bem, se não chega a tanto, falha nossa. Ou roda de samba não é lugar de gente assim? (Da melhor qualidade!).
A jornalista Ana Alakija, defendendo JB que foi a uma roda de samba, veio com essa: "samba é coisa séria". Não, Ana, é muito mais séria do que o seu sério. Samba é coisa de gente genial como Chico Buarque; admirável como Zeca Pagodinho; amada como Beth Carvalho; criativa como João Bosco. Também gente não autoritária como Cartola; não ditatorial como Nelson Cavaquinho; e gente que não precisa ser chamada de "dotô" como Neguinho da Beija Flor. Samba é amor e gentileza, não é ódio.
Samba é muito mais que uma religião. É uma cultura e um dom. Há os que nascem sabendo batucar e os que não conseguem aprender nunca por toda uma vida. O baixista mundialmente respeitado Ron Carter quando gravou com Rosa Passos ficou evidente não se tratar de um músico brasileiro. Falta o balanço, o suingue. O lindo Ron Carter tão endeusado por toda a classe musical, não vai lá muito bem no samba. JB como bom brazuca talvez tenha essa "musicalidade" própria do samba.
Mas então, sua excelência foi a roda de samba? Sem problema. O samba é uma mulher fácil e linda, adorada por todos nós. Aceita de reis a escravos, de senadores a bandidos (perdoem-me bandidos). Mas o samba cobra o seu preço. Ninguém entra ou sai de uma roda de samba impunemente. JB não precisava deste movimento escancaradamente político para se mostrar [mais] pop. Ou popularesco.
É claro que JB é livre para ir aonde quiser e fazer o que bem entender. "Será que é?", talvez perguntasse Moreira Alves, velho ministro do Supremo. Um Supremo de outra cepa? Ou um ministro de outros modos? Não importa. O Supremo também virou pop com suas Quartas Nobres, na TV. Não se precisa invocar a coisa autoritária de regimento de magistratura para se saber o que o ministro pode ou não pode fazer. JB vai aonde quiser, é problema seu. Roda de samba ou churrasco na laje no Rio de Janeiro. Só há um problema, como pessoa pública fornece a observadores o direito de ser interpretado.
Um problema é que JB tem se mostrado uma criança que desceu para o play mas não sabe brincar lá muito bem. Quando é interpretado cruamente por algum jornalista ou observador de plantão fica enfurecido e promete vinganças furiosas no tempo oportuno. Isto é feio. Se JB quer se lançar a alguma coisa que reveja os vídeos de Leonel Brizola, por exemplo, o inventor do marketing político que conversava intimamente com o eleitor pela televisão, com manga arregaçada e sempre tinha uma resposta para tudo. Sem perder as estribeiras e ter enfurecimentos. Muitos aprenderam com o velho Briza.
Não há problema neste JB pop que deverá começar a beijar crianças em praças públicas, comer sanduíches de mortadela em rodoviárias e abolir a camisa branca de terno, como fazem os políticos profissionais, principalmente os da direita. JB pode tudo. Todo mundo pode tudo. Não se vive uma democracia? JB só não pode fazer bico para interpretações que ache malditas e infames. Já seus defensores que o defendam. E se a sociedade quiser um autoritário em algum cargo, JB já cansou de mostrar esse lado conservador e imperial. Praticamente um general de 70.
Ana Alakija diz que JB sofre de "bullying e assédio racial" ou que a imprensa o coloca nessa condição. Mas quem disse que há taras antropológicas que o perseguem foi ele mesmo. Esta conversa rácica – no caso específico de JB- já virou biombo malandro para esconder atitudes parciais e muito visíveis e televisivas de Barbosa. A não ser assim, tantos intelectuais e juristas não teriam se manifestado contra as atitudes. Nunca contra qualquer cor de pele.
Do blog Observatório Geral

Tempestade de neve nos EUA causa 15 mortes

Agência Brasil (Brasília) – A tempestade de neve Hércules que atinge os Estados Unidos desde a quinta-feira (2) já causou pelo menos 15 mortes. As previsões indicam que nos próximos dias os termômetros poderão descer para mínimos históricos, abaixo dos -20 graus Celsius (°C).
Pelo segundo dia consecutivo, os ventos fortes e a neve, com o registro de 60 centímetros de altura em algumas áreas, provocaram problemas em voos, levando ao cancelamento de mais de 3 mil e atrasos em 7 mil. Também houve restrições na rede de transportes terrestres e escolas. Edifícios governamentais foram fechados em 22 estados.
Milhares de norte-americanos ficaram sem luz em casa e nos seus locais de trabalho. Também foram registrados acidentes de viação e internações por hipotermia. As baixas temperaturas provocaram a ruptura de canos, o que gerou inundações que forçaram a evacuação de lojas, teatros e hospitais de algumas zonas de Boston.
As autoridades norte-americanas têm concentrado esforços nas advertências à população para que se proteja diante da previsão de queda de temperatura.
A primeira grande tempestade de neve de 2014 afeta um terço dos Estados Unidos, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas, mantendo em situação de emergência Nova York e Nova Jersey, e causando também graves complicações em Massachusetts, Illinois e Pensilvânia.
A capital do país, Washington, amanheceu coberta por uma fina capa de neve, mas não sofreu transtornos tão graves como em pontos do Nordeste do país.

PT Nacional encomenda pesquisa para entender o pensamento dos eleitores

O PT encomendou uma pesquisa para entender o que pensam os cerca de 60% do eleitorado que esperam ações diferentes do próximo governo. Do total, 25% foram identificados como "tucanos empedernidos", ou seja, votam invariavelmente contra o PT. As informações foram publicadas na coluna Painel, da jornalista Vera Magalhães, da Folha de São Paulo.
Segundo a pesquisa, 20% dos eleitores foram classificados de "niilistas", que são aquelas pessoas sempre descontentes com o governo, mas que podem até votar em Dilma Rousseff.

Marina, quase vice, “segura” Eduardo



 A união de socialistas e tucanos em Pernambuco, com a entrada de dois nomes do PSDB na gestão do presidenciável Eduardo Campos (PSB), é apenas o primeiro passo para aproximação dos dois grupos políticos em outras unidades da Federação. A lógica é unir onde for possível. A ex-ministra Marina Silva, que deve ser confirmada como vice na chapa de Campos até o fim do mês, não colocou obstáculos em Pernambuco por ser o quintal do governador, no entanto, já vetou a aliança em São Paulo, onde Geraldo Alckmin (PSDB) tentará a reeleição. Os marineiros também podem complicar o namoro do PSB com o PSDB principalmente em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Paraná.
O deputado federal Walter Feldman (PSB-SP), muito próximo a Marina Silva, avalia que o cenário de Pernambuco é atípico. “É uma realidade local. A nossa posição é ter candidatura própria. Em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, estamos lutando para isso. Não ter candidatura própria é um problema porque dificulta a explicitação de um programa alternativo para o Brasil. Em Pernambuco, não temos esse problema uma vez que o governo de lá já é do PSB”, explicou. (Do Correio Braziliense)

Marina vai ter que fazer mais que torcer por novos protestos em 2014


Do Diário do Centro do Mundo

E a desigualdade?
E a desigualdade?
Paulo NogueiraEm seu comentado artigo de ontem na Folha, Marina deixou claro qual é sua grande arma e grande esperança para 2014: os protestos.

É compreensível.

O único nome na política que saiu intacto nas chamadas Jornadas de Junho foi o dela.
Para muita gente, em geral desavisada, Marina simbolizou, naqueles dias, um “jeito diferente” de fazer política.

Nas pesquisas, o favoritismo absoluto de Dilma pareceu ameaçado. Sua popularidade desabou. Num triunfo da esperança, a oposição achou que Dilma poderia estar acabada como candidata a um segundo mandato, ou alguma coisa próxima disso.

Marina cresceu em tais circunstâncias. Mais tarde, o fracasso em legalizar seu partido e o casamento de conveniência com Eduardo Campos tiraram boa parte do brilho e do ímpeto conquistado por Marina nas manifestações.

No eleitorado progressista, Marina se desgastou também ao repetir um chavão dos conservadores – o risco de “chavismo” no Brasil.

E Dilma, ao mesmo tempo, foi se recuperando. Hoje, passados alguns meses, e com o impacto positivo de ações sociais como o programa Mais Médicos, Dilma recuperou o amplo favoritismo.
Na maior parte das pesquisas, ela ganha com uma certa facilidade. Parecem grandes as chances de vitória no primeiro turno, nas circunstâncias atuais.

Mas e se houver uma nova rodada de protestos? A disputa fica aberta de novo? Marina vira uma candidata forte a ponto de Campos ser obrigado a ceder a ela a cabeça de chapa no PSB?

Bem, ao contrário do que Marina mostrou desejar em seu artigo, dificilmente o quadro se repetirá.

Primeiro, o fator surpresa não existirá mais. Segundo, com a confusão programática e pragmática da aliança com Campos, a aura de “diferente” de Marina perdeu muito.

Terceiro, os reais articuladores das manifestações – os jovens do Passe Livre – aprenderam uma lição prática.

Os protestos, na sua origem, tinham uma clara aura de reivindicações sociais. O que estava sendo dito nas ruas é que a sociedade queria menos pobreza, menos desigualdade, menos violência contra os índios, menos concessões aos conservadores em nome da “governabilidade”.

Depois, com a ajuda entusiasmada da mídia, houve uma manipulação. Malandramente, tentou-se dar à manifestações um caráter – falso – de cansaço da “corrupção”.

Foi quando a Veja colocou em suas páginas amarelas um celerado carioca que era “o rosto que emergiu das ruas”, pausa para rir. Pouco tempo depois, sem a ajuda da esquerda jovem, o “líder” da Veja reuniu dez pessoas num protesto que ele convocou como se fosse Danton.

Os garotos do PL perceberam a usurpação que se quis fazer nos protestos, e se recolheram. O resultado é que as manifestações imediatamente começaram a minguar. Perderam seu motor.

Dilma parece ter compreendido a mensagem das ruas. A firmeza com que enfrentou a resistência retrógrada no Mais Médicos foi um sinal disso.

Acelerar ações sociais em curso e promover novas é a melhor forma de prevenir manifestações. No Brasil, como de resto em quase todo o mundo, o alvo delas é a desigualdade social.

Marina vai ter que fazer mais, caso queira ter relevância em 2014, que torcer por novas Jornadas de Junho.

Ela vai ter que mostrar que tem planos reais para reduzir a iniquidade brasileira.

Até aqui, ela falou não mostrou nada neste que é o maior desafio nacional, embora tenha falado muito.





Paulo Nogueira. Jornalista,  fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Marina aceita ser lançada logo para vice de Eduardo

Depois de convencer Eduardo Campos (PSB) a não apoiar a reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, a ex-ministra Marina Silva (PSB) concordou em ter sua candidatura a vice de Eduardo lançada ainda neste mês ou no máximo até meados de fevereiro.
De acordo com o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, Eduardo Campos desistiu do apoio a Alckmin depois que uma pesquisa encomendada pelo PSB testou a popularidade de Marina Silva e o alcance do seu apoio como vice à candidatura de Eduardo.
A popularidade de Marina bateu a casa dos 20%. Com o apoio dela, Eduardo ultrapassa Aécio Neves, aspirante a candidato do PSDB a presidente, nas maiores cidades do Estado.
(blog da folha)

Nova etapa do Programa Mais Médicos começa em fevereiro

Segundo o Ministério da Saúde, meta do governo é somar 13 mil médicos no projeto

Agência Brasil
Agência Brasil
Programa já tem 6.658 médicos atendendo 23 milhões de brasileiros
RIO DE JANEIRO - A terceira etapa de contratação do Programa Mais Médicos será iniciada no mês que vem com os profissionais brasileiros e, em março, com os estrangeiros. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é atingir 13 mil médicos. Atualmente o programa conta com 6.658 profissionais, atendendo a 23 milhões de brasileiros.
Os locais onde os médicos irão trabalhar ainda não foram escolhidos. O ministério pretende contemplar municípios que não receberam profissionais do programa lançado pelo governo federal em julho de 2013.
No estado do Rio, foram beneficiadas 765,9 mil pessoas em 23 municípios, entre eles Duque de Caxias, Belford Roxo e Mesquita, na Baixada Fluminense; Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, Petrópolis na região serrana, e a cidade do Rio. No estado, 222 profissionais fazem parte do programa, sendo 198 estrangeiros.
Na capital, trabalham 70 médicos. O maior número está nas zonas oeste (34) e norte (31). A maior parte dos 68 estrangeiros é cubana. Há ainda uma espanhola, um argentino e uma peruana. Todos atendem em unidades básicas de saúde e em clínicas da Família próximas às comunidades, e são monitorados pelos coordenadores das unidades.
Na avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, como os médicos cubanos tinham o costume de atender em clínicas da Família de Cuba, eles se adaptaram muito bem ao trabalho no Brasil e a resposta dos pacientes é positiva.
A Bahia é o estado que recebeu mais profissionais (787). Na sequência, vêm os estados de São Paulo (588), do Ceará (572) e do Maranhão (445), onde, segundo o Ministério da Saúde, há o menor índice de médicos por mil habitantes do país (0,5).

Boicote tucano

O governador Eduardo Campos deu posse ontem aos novos secretários estaduais, porém o evento os deputados do PSDB boicotaram,  a posse coletiva. 
Não prestigiando a chegada do partido ao poder com Murilo Guerra na pasta de Trabalho e Caio Mello no Detran. Nem Antônio Moraes e Claudiano Filho, que costumam votar com o Governo, deram o ar da sua graça. Mas Sérgio Guerra, o comandante tucano, estava lá.

Tropa de choque criada para conter protestos na Copa SIDNEY REZENDE Cerca de 10 mil pessoas integram a tropa de choque que foi formada pelo governo federal para apoiar as polícias militares nas sedes da Copa do Mundo durante o torneio. Eles terão o objetivo de conter os possíveis protestos violentos, enquanto o eventos estiver sendo realizado. Eles serão compostos por PMs que integram a Força Nacional de Segurança Pública, segundo o diretor da unidade, coronel Alexandre Augusto Aragon. Estes novos membros da tropa de choque tiveram um aperfeiçoamento intensificado em 2013, logo após as manifestações em todo o Brasil, durante a Copa das Confederações. 'A Força Nacional não é uma força comum. Somos convocados só para momentos de crise, só para missões específicas. Cheguei a ter 42 frentes de operações abertas ao mesmo tempo no país. Para a Copa do Mundo, formamos 10 mil homens em doutrinas de ações de choque, e estamos com condições de atuar em todas as 12 cidades-sede ao mesmo tempo', disse o coronel Alexandre Aragon.

 SIDNEY REZENDE
 Cerca de 10 mil pessoas integram a tropa de choque que foi formada
pelo governo federal para apoiar as polícias militares nas sedes da
Copa do Mundo durante o torneio. Eles terão o objetivo de conter os possíveis protestos violentos, enquanto o eventos estiver sendo realizado.

Eles serão compostos por PMs que integram a Força Nacional de
Segurança Pública, segundo o diretor da unidade, coronel Alexandre
Augusto Aragon. Estes novos membros da tropa de choque tiveram um aperfeiçoamento intensificado em 2013, logo após as manifestações em todo o Brasil, durante a Copa das Confederações.

'A Força Nacional não é uma força comum. Somos convocados só para momentos de crise, só para missões específicas. Cheguei a ter 42 frentes de operações abertas ao mesmo tempo no país. Para a Copa do Mundo, formamos 10 mil homens em doutrinas de ações de choque, e estamos com condições de atuar em todas as 12 cidades-sede ao mesmo tempo', disse o coronel Alexandre Aragon.

A corda, como sempre, arrebenta no lado mais fraco

 O garçom que teria sido humilhado por um desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte foi afastado do trabalho e passou por consultas com psicólogos após a confusão.
Segundo a administração da padaria Mercatto, que fica na zona sul de Natal, o funcionário trabalha na empresa desde a sua fundação e ficou "muito abalado" pelo episódio registrado na manhã do último dia 29.
O desembargador Dilermando Motta está sendo acusado de ter humilhado o garçom, antes de se envolver em discussão com outro cliente da padaria, o empresário Alexandre Azevedo.
O bate-boca foi filmado por clientes da padaria e as imagens foram parar na internet. Um dos vídeos já superava 210 mil visualizações nesta sexta-feira (3).
Segundo Azevedo, que estava em mesa ao lado de Motta, o desembargador se irritou porque o garçom não colocou gelo em seu copo e gritou com o funcionário na frente dos demais clientes.
"Não satisfeito com esse escândalo, este senhor [Motta] puxou o garçom pelo ombro e exigiu que lhe olhasse nos olhos e o tratasse como excelência, e disse que deveria 'quebrar o copo em sua cara'", afirmou Azevedo em nota divulgada após o episódio.
O empresário disse ter decidido intervir em defesa do garçom. Nos vídeos, ele aparece gritando com o desembargador, a quem chama de "safado" e "sem-vergonha". O magistrado revida e se refere a Azevedo como "cabra safado" e "endemoniado".
O dono da padaria, Adelino Marinho, disse que a empresa deu total apoio ao garçom e optou por conceder férias ao funcionário após o caso.
Em nota, o desembargador Motta negou ter humilhado o garçom ou praticado abuso de autoridade.
"A verdade é que um simples e moderado pedido de esclarecimentos de um cliente a um garçom, que já havia sido solucionado, gerou uma reação de um terceiro com ameaças, gritos e total desrespeito ao público presente", disse.
No texto, Motta afirma ainda que "sem nenhum propósito revanchista, as medidas judiciais cabíveis serão adotadas".
O episódio motivou a abertura de um abaixo-assinado contra o desembargador no site de petições online Avaaz, que contava nesta sexta-feira com quase 10 mil assinaturas.(blog do magno martins)

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Deputado tucano renuncia secretaria-geral do partido


Após demonstrar no Twitter toda a sua insatisfação com as declarações do presidente estadual do PSDB, Sérgio Guerra, de que era papo de “babaca” a conversa de que os tucanos faziam oposição ao Governo Eduardo Campos (PSB), o deputado estadual Betinho Gomes renunciou à Secretaria-Geral do PSDB Pernambuco.
O segundo posto mais importante na hierarquia partidária. O Blog da Folha tentou, sem sucesso, contato com Sérgio Guerra para comentar a decisão de Betinho.
O deputado já não havia concordado com o formato escolhido por Sérgio Guerra para oficializar a aliança do PSDB com o PSB. A postura do presidente da legenda, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, agravou a situação.
Segue a nota encaminhada por Betinho para formalizar a sua decisão:
Em função da decisão do PSDB/PE de assumir uma óbvia aliança com o PSB, mas que não contou com a devida consulta aos dirigentes partidários, solicito o meu desligamento da função de secretário geral do partido, voltando à condição de mero filiado à sigla. Agradeço ao presidente Sérgio Guerra e aos demais membros da Direção por toda a confiança em mim depositada.
Atenciosamente,
Betinho Gomes
Deputado estadual
Blog da Folha

"Crítica a Barbosa não é racial. É política"

Valter Lima, do Brasil 247 – Ex-ministro da Igualdade Racial, o deputado federal Edson Santos (PT-RJ) não enxerga qualquer tipo de "bullying racial" nas críticas feitas contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, como afirmou a jornalista Ana Alakija, editora da Agência Afro-Latina e Euro-Americana de Informação. Ao 247, Edson Santos, disse que a questão contra Barbosa "não é racial, mas sim política". "O que o senhor Joaquim Barbosa faz atualmente é um jogo político", afirma.
Para o petista, Barbosa é "peça no esquema dos tucanos, uma tentativa de volta do projeto neoliberal ao poder". "Tanto que FHC já sinalizou que ele pode ser candidato ao Senado ou até a vice-presidente", frisa.
Edson Santos vê em Barbosa o maior contraponto ao PT. "Ele tem uma postura a qual me oponho, que é de não reconhecer os avanços que o Brasil teve nesse período dos governos do PT, que permitiram criar o ambiente atual de qualidade de vida e de ação afirmativa para a entrada de jovens negros e pobres nas universidades, por exemplo. Além das medidas de inserção dos negros em ambientes dominados por brancos. E ele fez parte disto, que foi a iniciativa do presidente Lula de colocar um homem negro no STF, para representar um novo momento do país", afirma.
Outra questão levantada pelo deputado é a forma como o presidente do STF conduziu o julgamento da Ação Penal 470 e as prisões dos condenados. "A postura de JB se coloca, claramente, em oposição ao projeto do PT. A forma como ele conduziu a AP 470 com o claro objetivo de condenar, introduzindo até novidades na Teoria do Direito, estabelecendo que são os réus que têm que provar sua inocência. E não a acusação, a culpa. Sinceramente, Joaquim Barbosa vai contra tudo aquilo que o Brasil avançou em termos sociais e em luta racial, nos últimos anos em que foi governado pelo PT e pelos partidos aliados", afirma.
Denominando Barbosa de "principal algoz da AP 470", o petista cita a situação do ex-deputado Roberto Jefferson, também condenado na ação, mas ainda em liberdade, e recebendo tratamento diferenciado ao que foi dado ao também ex-deputado José Genoino.
"Veja a questão de Roberto Jefferson. Não é porque foi ele quem desencadeou este processo que vou desconsiderar que ele precisa de um tratamento diferenciado em relação ao seu estado de saúde, mas este direito também tem que ser garantido a José Genoino, que tem uma cardiopatia grave. Mas Barbosa insistiu em mantê-lo preso. Não no regime semiaberto, mas no fechado, como fez com Dirceu ilegalmente", ressalta.
Ministro responsável pela criação do Estatuto da Igualdade Racial, Edson Santos lembra que a oposição foi contrária ao projeto, bem como a Globo. "Isto só revela as reais posições de cada um de nós. A mídia acabou capturando Joaquim Barbosa para o seu projeto. Como principal partido de oposição, a mídia vê que Barbosa serve ao seu projeto. E Barbosa assume esse ar de celebridade que nada tem a ver com a função de presidente do STF", critica.
Questionado sobre a possibilidade de Barbosa ser realmente candidato, o deputado acredita que isto é uma decisão pessoal do presidente do STF. "Acho que ele já se comporta como candidato. Já sinaliza que é uma opção política. Ele tem todo direito de fazê-lo, mas terá a minha mais dura e firme oposição", reforça.

PSB anuncia rompimento com PT no Piauí

 















O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), anunciou ontem (2) o rompimento com o PT à nível estadual e os nomes dos novos secretários para substituir os petistas nas secretarias das Cidades, da Inclusão de Pessoas com Deficiência, de Assistência Social e Cidadania e Agência de Fomentos. De acordo com o gestor, o rompimento foi provocado pela decisão unilateral do senador Wellington Dias (PT) de formar uma chapa com o PTB e PP, legendas que criticam de forma contundente seu governo, deixando os partidos aliados de fora.

Wilson Martins anunciou também o rompimento com o PTB, presidido no Piauí pelo senador João Vicente Claudino, que é candidato à reeleição, exonerando o secretário estadual de Turismo, José Nery Filho, filiado à legenda trabalhista.

O socialista afirmou que a tendência é ficar no Governo do Estado até o final de 2014. Ele pretendia ser candidato ao Senado Federal.

O PT e o PSB foram aliados nas eleições gerais de 2006 e 2010. Wilson Martins foi vice no segundo governo de Wellington Dias - de 2006 a 2010 - e assumiu o Executivo do Piauí no lugar do petista, que foi disputar o Senado Federal com apoio do PSB.


O Globo.

Governador empossa novos secretários do Governo de Pernambuco

 









O governador Eduardo Campos (PSB) deu posse aos seis novos secretários estaduais na manhã desta sexta-feira (3), em cerimônia realizada na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os nomeados são: João Bosco de Almeida (Infraestrutura), Adailton Feitosa (Turismo), Bernardo D’Almeida (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos), Murilo Guerra (Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo), Marcelo Canuto (Cultura) e Alessandro Carvalho (Defesa Social).

Eduardo agradeceu o empenho dos secretários que deixaram o governo e deu as boas vindas aos que iniciam sua missão, "para nos ajudar nessa tarefa de continuar o trabalho, um trabalho que entende a importância do diálogo, que sabe respeitar as diferenças, que sabe ouvir a população", disse. "Temos de entregar em 2014 muitas ações que começamos, fazer andar cronogramas, fiscalizar o que está sendo feito. Temos de manter o foco no trabalho, nas entregas a serem feitas", acrescentou.

Quem falou em nome dos novos integrantes foi João Bosco, que já comandou a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos na gestão de Eduardo Campos. "Temos de assumir o compromisso de atuar com esforço redobrado para que todos os objetivos e metas pactuados por esse governo com o povo pernambucano sejam alcançados", destacou o secretário, relatando diversas ações a serem concluídas este ano, como as barragens de Serro Azul, Igarapeba e Gatos.

O ex-secretário de Transportes, Isaltino Nascimento (PSB), fez o discurso representando o time que deixou as pastas do governo. O Termo de Posse assinado pelo governador complementa a reforma administrativa anunciada em novembro e publicada no Diário Oficial do Estado no segundo dia do ano.

Caruaru: Câmara estuda demitir assessores para pagar salários de vereadores

Nove assessores dos dez vereadores afastados seriam demitidos (Foto: Blog Mario Flávio/Reprodução)
A Câmara de Vereadores de Caruaru estuda demitir 90 assessores dos vereadores presos para ter condições de arcar no final do mês com o salário dos 23 parlamentares da casa, mais os dez suplentes que foram nomeados após decisão judicial.
Segundo o Blog do Flávio Barros, o presidente da Câmara, Leonardo Chaves (PSD), sem ter dinheiro em caixa, já que no início do ano a Câmara fica com a conta zerada e não querendo correr o risco de infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal, não descartou a possibilidade de demitir os nove assessores que cada um dos dez vereadores presos.
Com isso, 90 pessoas irão ser demitidas com salários que variam de R$ 700 a R$ 1,5 mil. Concretizadas essas demissões, a Casa espera economizar R$ 90 mil – valor suficiente para pagar os dez suplentes que assumiram os cargos.(blog da folha)

Sintepe critica aumento de 8,32% anunciado por Eduardo Campos e promete mobilização



Em nota sobre o anúncio do reajuste salarial do professor para este ano, anunciado nesta quinta-feira (2), pelo governador de Pernambuco, o Sintepe informou que não irá aceitar o percentual de 8,32%.

“Além do valor ser bem abaixo do esperado, não houve negociação com os educadores. Em fevereiro, será o período de início da mobilização nacional, com assembleia geral da categoria, em Pernambuco”, afirma o presidente.

Depois de ter feito um levantamento de arrecadação por estado e município, o Sintepe diz que o percentual de reajuste cairia, mas pelos cálculos da instituição, ele ficaria em 15%, segundo o presidente do sindicato, Heleno Araújo.

“O reajuste salarial do professor, referente a Lei do Piso Salarial, tem como base o aumento do custo aluno por ano, medido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). E em 2012, a taxa de reajuste seria de 19,2%, porém com uma portaria publicada nos últimos dias de 2013, o índice foi para 8,32%”.

"Como o governador anunciou esse reajuste, informamos que vamos nos mobilizar", pontuou Araújo.

A categoria vai se reunir para deliberar os encaminhamentos do plano de luta, no próximo dia 13 de fevereiro, às 9h, no Teatro Boa Vista, centro do Recife.

Artigo de opinião: Agora a usina nuclear será em Piranhas/Alagoas? A insensatez continua.



 Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

 A construção de usinas nucleares no país significa a disposição do poder público de aceitar mais riscos do que recomendaria a prudência.

A formulação de políticas públicas, em particular na área energética, tem sido calcada em diagnósticos superficiais e imediatistas, influenciados por interesses econômicos poderosos, com clara reincidência em erros cometidos no passado. Na verdade o governo pensa o Brasil do futuro com idéias do passado.

Hoje no chamado mundo moderno, se discute e executa uma completa mudança de direção no que concerne à questão nuclear. Mais e mais paises decidiram refrear e mesmo abandonar a construção de novas usinas nucleares. Decisões essas tomadas com largo apoio popular. A obvia conclusão é que o risco de tal tecnologia não compensa os ganhos (se é que existem!!!).

Aqui no Brasil tudo é diferente. Projeta-se até 2030 a instalação de quatro novas usinas nucleares sendo duas no Nordeste. Falou-se na cidade de Itacuruba no sertão pernambucano (480 km de Recife) como provável local para esta instalação a beira do Rio São Francisco.  Houve uma total repulsa a esta proposta. As populações, os movimentos populares, sindicais e religiosos, se expressaram no documento  “Carta de Itacuruba” (http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meioambiente), subscrito por mais de 50 entidades.

Agora no final do ano toda atenção é dirigida ao município de Piranhas (291 km de Maceió) no sertão oeste alagoano, em função da declaração pública do chefe do escritório da Eletrobrás/Eletronuclear de Recife, apontando o município como o provável destino para a instalação da usina nuclear nordestina, as margens do Rio São Francisco.

Com esta informação um inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) em Arapiraca/Alagoas para investigar o processo de instalação da usina nuclear. O MPF enviou ofício a Eletrobrás/Eletronuclear solicitando informações sobre o andamento do projeto, e detalhes, como a localização exata das duas usinas nucleares anunciadas pelo Governo Federal a serem instaladas no Nordeste, bem como a data prevista para o início da construção. Ainda foi solicitado o esclarecimento de que forma as populações afetadas foram consultadas sobre a implantação da usina, como exige a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

De acordo com a procuradora da República em Arapiraca, responsável pela instauração do inquérito, a instalação de uma usina nuclear no Sertão de Alagoas é passível de afetar diversas populações tradicionais locais, como ribeirinhos, quilombolas, indígenas e pescadores artesanais. Motivo pelo qual o MPF instaurou o inquérito, de forma a reunir informações sobre eventual violação de direitos, pelo poder público federal, às normas internacionais sobre populações tradicionais e ao meio ambiente.

O procedimento adotado é característico da área energética, em particular pelos gestores da energia nuclear no país, que agem na surdina. Na calada da noite, sem nenhuma discussão com os maiores interessados, as populações próximas do local que os “sábios” decidiram como o mais adequado (?), a noticia vem a público, é vazada.

A reação nesse caso foi imediata visto que existe um sentimento e um desejo da maioria da população de que tal forma de geração de energia elétrica não ocorra no Brasil. Não importando em que região, a quase unanimidade contrária a estas usinas existe fortemente.  Todavia o governo e setores minoritários, mas com grande poder de decisão, insistem nessa insanidade que parece não ter limites.

Mas uma certeza é muito clara. As usinas nucleares não terão espaço em nosso país, e por uma única razão, os brasileiros e brasileiras não a desejam. Em 2014, vem pra a rua você também.