sábado, 11 de abril de 2020

Maternidade Brites de Albuquerque em Olinda já está em funcionamento atendendo pacientes da Covid-19

Foto: Heudes Regis /SEI
O Governo de Pernambuco, dando continuidade ao plano de expansão dos leitos dedicado aos pacientes portadores de Covid-19, já colocou em operação a Maternidade Brites de Albuquerque, que será utilizada como retaguarda, para servir como apoio das unidades que serão centro de referência do tratamento do novo coronavírus. Localizada na PE-15, no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, o equipamento já conta com os primeiros 10 primeiros leitos de enfermaria da unidade e 10 UTIs. Ao todo, o serviço vai contar com 120 vagas, sendo 40 de Unidade de Terapia Intensiva - UTI.

O Estado também fez a requisição administrativa do Hospital Nossa Senhora das Graças (Alfa), unidade privada localizada em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A estrutura que estava desativada desde 2018, será centro de referência para o tratamento e já está passando por reformas para atuar de forma exclusiva aos pacientes com a Covid-19, garantindo a ampliação da assistência à população em Pernambuco. A unidade está disponibilizando 230 leitos, sendo 100 de UTI. A previsão é que os primeiros leitos do serviço sejam abertos ainda este mês.

Nos últimos dias, o Governo de Pernambuco abriu 353 leitos para o tratamento da doença, sendo 133 UTIs e 220 de enfermaria.

Sivaldo parte na frente com grupo forte de pré-candidatos a vereador


O prazo eleitoral para filiação partidária para aqueles que pretendem concorrer nas eleições deste ano, seja para os cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador, encerrou no último sábado, 04 de abril, e a Frente Popular de Garanhuns mostrou força com os três partidos aliados (PSB-PDT-PSD) conseguindo a quantidade máxima de pré-candidatos a vereador, e melhor ainda, agregando lideranças com força eleitoral, inclusive já testados nas urnas.

A liderança do grupo tem sido do deputado Sivaldo Albino (PSB), que deve aceitar o convite do partido e da população para ser o candidato da Frente Popular na disputa pela prefeitura do município. "Conseguimos os 78 pré-candidatos, 26 por legenda, conforme a legislação eleitoral. Mas sabemos que melhores que os números são as pessoas, as lideranças, homens e mulheres, e acreditamos que a grande maioria tem condições de sucesso eleitoral. Temos o maior e mais forte grupo, sem dúvida, e sem a força da máquina da prefeitura, são lideranças que vieram para a Frente Popular por acreditar no projeto de fazer uma Garanhuns melhor para todos", afirma Sivaldo Albino.

A Frente Popular de Garanhuns espera fazer entre oito e dez vereadores, já que o número de cadeiras na Câmara Municipal sobe de 13 para 17 na próxima legislatura. A Frente não está fechada, e outros partidos devem compor o grupo visando as eleições deste ano.

FORÇA DAS CHAPAS

A legislação eleitoral não permite mais as coligações entre os partidos na disputa proporcional, ou seja, cada partido concorrerá com seus próprios candidatos. Assim, PSB, PDT e PSD trataram de se fortalecerem para disputa de outubro.

PSB - O Partido Socialista Brasileiro, liderado no estado pelo governador Paulo Câmara e presidido em Garanhuns pelo odontólogo Dorgival Figueiredo, traz nomes como os vereadores Betânia Monteiro e Tonho de Belo, e outros que já tiveram excelentes desempenhos eleitorais em Garanhuns, a exemplo dos ex-vereadores Paulo Leal e Cláudio Taveira, e ainda Johny Albino, Carlos Tevano, Damásio Cardoso, Claudomira Andrade, Nai de Siqueira, Hélio Faustino, Vera Godoi, Sub Ten Oliveira, Tabica Neles, Sargento Nanes, entre outros. O partido traz também nomes novos como Rhuanna Nurryelly, profa. Jaqueline e Francisco Alencar (conhecido como Chico do INSS), Sidney da gráfica, Leo Figueiredo, entre outros. Luizinho Roldão, desistiu de sua candidatura a prefeito pelo PCdoB e vai disputar o legislativo municipal pela legenda socialista.

PDT - O partido presidido pelo advogado Dr. Paulo Couto, conta com o ex-vereador Eraldo Caxiado, os professores César Brasil, Jailton Melo, que inclusive já disputou eleição para deputado estadual, Gênio Ventura, entre outros. Quem também está no partido é o ex-vereador Sílvio Sabino Filho, que ainda não decidiu se entra na disputa eleitoral deste ano.

PSD - Sob o comando de Rafael Barbosa Peixoto, o partido traz como futuros candidatos o suplente de vereador Roberto Pereira, Matheus Martins, o comerciante Danilo Guedes, o advogado Dr. Nilton Ayres, o professor Lincoln Cardoso, o comerciante Erivan Pita, Profº Carlos Guedes, Palhinha de São Pedro, Alexandre Barbeiro, entre outros.


As relações acima são apenas uma mostra da força do grupo.

A cloroquina é jabuticaba?



FERNANDO BRITO no Tijolaço · 



A cloroquina, ao contrário da jabuticaba, não existe só no Brasil.

O mundo inteiro conhece e usa em outras doenças e com muito cuidado, porque seus efeitos colaterais são sérios e perigosos.

E por que, num universo de 210 países atingidos pelo novo coronavírus as pessoas seguem morrendo como moscas (101, 5 mil, neste momento)?

Certamente, entre os quase 1,7 milhão de infectados pelo coronavírus centenas de milhares deles foram medicados com cloroquina, simplesmente porque esta – ao lado de outras – é uma das possibilidades terapêuticas.

Desde que cuidadosa, acompanhado pelo médico e com o paciente em condições de observação e ação imediata no caso de problemas na sua administração.

Mas com grandes reservas, como as expressas no conceituadíssimo British Medical Journal, de Londres, onde se diz que o uso da cloriquina e de seu derivado, a hidroxicloriquina, “é prematuro e potencialmente prejudicial”.

Ao menos um caso, hoje, aparenta ter como causa da morte (por arritmia cardíaca severa) efeitos colaterais da medicação. Invalida o uso em casos extremos? Não. Recomenda cautela? Sim.

Nada justifica o presidente da República aparecer numa live com uma caixa do remédio – que não pode ser vendido sem receita retida – como um garoto-propaganda da droga.

Transformou o que deveria ser pesquisa médica em alavanca política, em fanatismo e, sobretudo, numa promessa de cura que explique a sua obsessão para levantar a quarentena que, até agora, tem provado ser a profilaxia, muito mais que a terapêutica, a ferramenta mais adequada a evitar que a tragédia se amplie.

Nos EUA, onde os estudos (e a contaminação) estão mais avançados, um estudo dos departamentos de Segurança Interna e Saúde e Serviços Humanos do governo central, estimam que levantas a quarentena depois de 30 dias fará com que as mortes no país cheguem a 200 mil.

O que estamos assistindo é uma palhaçada mortal, um homem que não tem o menor senso de equilíbrio para presidir uma Nação, muito mais numa hora de tamanha gravidade.

Por conta deles, as ruas estão se enchendo outra vez e e alega o direito de ir e vir como fundamento de sua insânia.

Sim, sr. Bolsonaro, o senhor tem o direito de ir onde quiser, mas cuidado com o lugar que o povo brasileiro quer mandá-lo.

Auxílio emergencial: 31,5 milhões concluíram cadastro


Por Estadão Conteúdo

A Caixa Econômica Federal informou que 31,5 milhões de brasileiros concluíram cadastro para o auxílio emergencial de R$ 600,00 a ser pago durante a crise do novo coronavírus, conforme boletim do banco divulgado às 18 horas de ontem. Desses, 40,1% já optaram pela poupança social da instituição para receber os recursos. A expectativa da Caixa é criar 30 milhões de contas nesse formato.
Em um primeiro momento, os recursos depositados na poupança social da Caixa não poderão ser sacados, uma vez que estarão disponíveis somente para transações digitais como transferências e pagamentos de contas, por exemplo. O governo ainda vai divulgar o calendário para a realização de saques.
A Caixa informa ainda que o site já recebeu 271,6 milhões de visitas. Foram enviados 135,6 milhões de mensagens por celular (SMS) para a confirmação do cadastro do auxílio emergencial. A central 111, na qual os brasileiros podem tirar dúvidas e pedir informações, recebeu até o momento 8,6 milhões de ligações.
A diferença entre a quantidade de cadastros aceitos e o número de mensagens enviadas por celular para a confirmação dos mesmos sinaliza a quantidade de pessoas que não têm direito ao auxílio emergencial. Até agora, somam um total de 104,1 milhões de pessoas que tentaram se registrar para receber os recursos, mas tiveram o pedido negado. Neste grupo, estão desde aqueles que não têm direito por que não estão no Cadastro Único do governo, fraude ou desinformação em relação aos critérios exigidos.
A Caixa está olhando “com lupa”, segundo fontes, para pedidos de pessoas que não têm direito ao auxílio. Este trabalho está sendo feito ainda pela Dataprev, empresa de tecnologia ligada ao Ministério da Economia, com apoio ainda do Banco do Brasil

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Teste de gravidez e canalhice sem limites


Por Cláudio Soares* 
 no Blog de Magno Martins
Bolsonaro foi perguntado hoje pela manhã: "O que teria ido fazer no hospital das Forças Armadas" e respondeu aos jornalistas: "Teste de gravidez". É um homem despreparado e sem postura, paranóico e acintoso.   
Os EUA, notadamente  Nova York, começam a enterrar centenas de vítimas do coronavirus em covas públicas.  O Japão e a Coréia do Sul, que relutavam ao isolamento, já não relutam mais e adotam em todo País.      
No Brasil, já passam de mil mortos e quase 20 mil infestados e o presidente da República continua debochando da situação. 
É preciso chegar a esse ponto para que se observe que vidas humanas não são  bilhetes de apostas do jogo político? 
Bolsonaro é o único 'chefe' de Nação contra a política de isolamento social, em detrimento a economia brasileira.  
*Advogado e jornalista.

Prefeitura do Recife constrói, em 20 dias, hospital de campanha maior que o Hospital da Mulher


Hospital provisório tem 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva 
(UTIs) e outros 60 de enfermaria. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação)

Do Diario de Pernambuco

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura do Recife entregou a obra do quarto hospital de campanha municipal, que é maior que o Hospital da Mulher do Recife (HMR), o primeiro hospital de grande porte construído pelo Executivo municipal, com 150 leitos em sua estrutura original, antes da pandemia. Com 100 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e outros 60 de enfermaria erguidos em 20 dias, o novo Hospital Provisório Recife 1, na Rua da Aurora, bairro de Santo Amaro, área central da cidade, tem a maior capacidade de atendimento já montada pela gestão municipal. O prefeito Geraldo Julio entregou a obra pronta ao Hospital do Câncer, que será responsável por gerenciar a unidade, assim como já administra o HMR.

“Salvar vidas é o mais importante no enfrentamento aos desafios dessa pandemia. Hoje ficou pronto o Hospital Provisório Recife 1, que fica na Rua da Aurora, um hospital construído em 20 dias. São 100 leitos de UTI e 60 de enfermaria para receber apenas os pacientes encaminhados pela Central de Regulação do SUS. Essa unidade foi esforço de muita gente dedicada que está empreendendo todos dos esforços para salvar vidas. Este é o quarto hospital de campanha entregue para cuidado exclusivo de pacientes com o coronavírus. Ontem nós entregamos o terceiro hospital de campanha, desta vez no bairro do Ibura, além das UPIs já em funcionamento um em Casa Amarela e o outro em Campina do Barreto”, disse Geraldo Julio.

O Hospital do Câncer, que assinou contrato com a Prefeitura no último dia 30, tem dez dias para iniciar a operação e receber os primeiros pacientes. Com mais de 3 mil m² de área construída, o hospital provisório é mais um dos sete hospitais de campanha do Plano Municipal de Contingência Covid-19 para enfrentamento à pandemia, que chega a 531 leitos previstos, sendo 154 de UTI. Dos sete hospitais de campanha, três já estão em funcionamento nas Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Barros Lima, em Casa Amarela, e Arnaldo Marques, no Ibura. Além desses, estão funcionando 65 leitos no Hospital da Mulher, sendo 31 de UTI. No total, 186 leitos já estão disponíveis para a população.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife estruturou o novo Hospital Provisório Recife 1 em um prédio adaptado para funcionar como unidade de saúde no número 1.675 da Rua da Aurora. No local, serão atendidos apenas os pacientes encaminhados pela Central de Regulação. A unidade será equipada com respiradores pulmonares, raio-x digital portátil, camas hospitalares, monitores de sinais vitais, desfibriladores cardíacos, entre outros itens. O hospital também tem uma área segura para que os profissionais coloquem e tirem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de dormitório e refeitório para a equipe.

Para viabilizar a implantação de todas essas estruturas, a Prefeitura do Recife anunciou, no início deste mês, um pacote para reduzir em mais de R$ 180 milhões as despesas com revisão de contratos de prestação de serviço, consultorias, locação de veículos, combustível, energia elétrica, materiais de consumo, além de novos aluguéis, passagens aéreas e diárias. Nesta semana, também foi anunciada a compra de mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares para os hospitais de campanha e a aquisição de um milhão de itens de EPIs para proteção dos trabalhadores da rede municipal. Nesta semana, o prefeito também anunciou que 658 profissionais estão reforçando a rede para enfrentamento à pandemia.

Maia sobre Guedes: ‘É vendedor de redes, dá a informação que quer’



O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), rebateu nesta quinta-feira (9) os números apresentados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o impacto da ajuda emergencial a estados e municípios para o combate à pandemia de coronavírus. A proposta começou a ser analisada ontem (8), mas a votação foi adiada para a próxima semana.

Segundo Maia, Guedes tem dado informações falsas à imprensa. O ministro estima que esse impacto seria de aproximadamente R$ 180 bilhões, mas o presidente da Câmara negou que o valor chegue a esse patamar. Maia prevê impacto fiscal de, no máximo, R$ 95 bilhões, incluindo a compensação das perdas de arrecadação do ICMS (estados) e ISS (municípios), no valor de R$ 35 bilhões; mais R$ 9 bilhões de suspensão das dívidas com a Caixa Econômica Federal; e R$ 5 bilhões para grandes cidades, que concentram até 80% dos leitos de UTI’s; além da previsão de aumento do limite de empréstimo.

“Ele (Paulo Guedes) vende as coisas como quer, é vendedor de redes, dá a informação que quer e todo mundo compra, mas nossa proposta é muito objetiva”, criticou Maia.


Rodrigo Maia também reclamou das críticas de que a proposta seria uma “pauta bomba”. “Transformar o debate sério que fazemos em um debate de pauta bomba, porque o governo não quer atender o Sudeste e o Sul”, lamentou. Ele também disse estar aberto ao diálogo para negociar o limite de endividamento dos estados. “Se o 8% (da Receita Corrente Líquida) não é valor adequado, se precisamos vincular a uma alíquota menor para o segundo momento de retomada de obras, a gente está disposto a dialogar”, ponderou.

Conflito com os estados
Maia acredita que o enfrentamento político entre governadores e o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), é o verdadeiro problema. Governadores e o presidente têm entrado em conflito sobre o alcance e o impacto econômico das medidas restritivas no combate à pandemia de Convid-19.

Maia lembra que o governo ajudou os estados do Norte e do Nordeste, com a compensação do FPE e FPM na semana passada, mas não quer aprovar a ajuda emergencial com a compensação do ICMS.

Para o presidente da Câmara, isso indica que o governo não quer beneficiar governadores, especialmente do Rio de Janeiro e de São Paulo, que têm entrado em conflito com Bolsonaro. “O enfrentamento do presidente (Bolsonaro) com os governadores do Rio (Wilson Witzel) e de São Paulo (João Doria) é ruim, não adianta, não ajuda”, ressaltou.

Maia enfatizou que os parlamentares estão dispostos a negociar alternativas à proposta de ajuda aos estados para reduzir o endividamento e aumentar o prazo para a compensação do ICMS/ISS para 4 ou 5 meses. “Só não estamos abertos para criar uma zona cinzenta para prejudicar alguns estados”, disse Maia.

A proposta
A proposta de ajuda emergencial aos estados é uma alternativa ao chamado Plano Mansueto, que estabelece um programa de ajuda financeira aos estados comprometidos com medidas de ajuste fiscal. Na avaliação do presidente da Câmara, não havia acordo para votar propostas com foco econômico no médio e longo prazo e, por essa razão, um texto enxuto de ajuda aos entes federados (estados e municípios) foi apresentados para ajudar no combate à pandemia.


“Eles (equipe econômica) querem um debate de médio e longo prazo e nós queremos votar algo de curto prazo. O Plano Mansueto quer recuperar estados em situação negativa e não atendia a todos os estados. A ajuda de agora é horizontal, porque os estados precisam de recursos para manter a máquina funcionando”, explicou.

Com informações da Agência Câmara.

Bolsonaro é escrachado em Brasília e chamado de babaca ao quebrar isolamento social

Moradores da Asa Norte pediram 'Fora Bolsonaro' e o chamaram de 'babaca' por colocar vidas em risco, ao quebrar isolamento e provocar aglomeração



Bolsonaro para em padaria, abraça apoiadores e volta a defender fim
 do isolamento (vídeo) (Foto: Reuters | Reprodução)




247 – Ao quebrar a política de isolamento social em Brasília para ir a uma padaria, Jair Bolsonaro, que tem sabotado as recomendações de todas as autordades médicas, foi também escrachado pela população local. Confira

Em plena PANDEMIA foi novamente à PADARIA. 
Bolsonaro diretamente coloca vidas em risco +uma vez. Foi vaiado pelas pessoas perto do local.
Mais um ato irresponsável de quem ñ trabalha pro Brasil, só provoca cisões p/ alimentar redes sociais de seu bando de odientos.

Eduardo quer fazer carreata na rua em meio à pandemia

Por Revista Forum
O deputado federal Eduardo Bolsonaro disse ontem, que “o sistema” utiliza a pandemia de coronavírus para “desestabilizar” seu pai, o presidente Jair Bolsonaro.
Em vídeo compartilhado no Twitter, Eduardo culpa a imprensa por “fala exclusivamente da questão da pandemia” e os governadores. Segundo ele, são “autoritários” que se valem da pandemia para proibir manifestações, novamente falando contra as medidas de isolamento, recomendadas por especialistas para conter a transmissão do vírus.
“Esse pessoal, que até ontem tinha dificuldade de transitar nas ruas devida a sua baixíssima moral, hoje estão se sentindo confortáveis de botar as asinhas de fora e dizer o que você e eu devemos fazer”, disse Eduardo.

Justiça do Rio proibe Igreja de Malafaia de realizar cultos

O Globo - Por Ancelmo Gois
O desembargador Agostinho Teixeira, da 13ª Câmara Cível do TJ do Rio, concedeu ontem liminar para determinar que a igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, comandada por Silas "Sempre Ele" Malafaia, abstenha-se de realizar cultos presenciais no Estado do Rio enquanto durar a calamidade pública por causa da Covid-19. Acatou recurso do MP do Rio, que alegou desrespeito de Malafaia quanto à determinação de isolamento social. Caso o pastor desrespeite a decisão, pagará R$ 10 mil por culto realizado.
Decisão acata pedido feito pelo MP do Rio

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Depois de ir à padaria, Bolsonaro sinaliza demissão de Mandetta



Após desrespeitar novamente recomendações sanitárias e interagir com pessoas em uma padaria em Brasília, Jair Bolsonaro usou sua live semanal para mandar um recado ao ministro da Saúde, Luiz Mandetta. "Médico não abandona paciente, mas o paciente troca de médico"
(Foto: ABr | Reprodução)


247 - Um dia depois de se reunir com o ministro Luiz Henrique Mandetta, Jair Bolsonaro voltou a alfinetar o titular da Saúde. Em sua sua live semanal nas redes sociais, Bolsonaro voltou a defender o uso generalizado da hidroxicloroquina para o tratamento generalizado da covid-19. 

"Médico não abandona paciente, mas o paciente troca de médico", afirmou Bolsonaro sem citar o nome de Mandetta. Ao justificar que não deixaria o cargo, mesmo em confronto com Bolsonaro, Mandetta tem dito que "médico não abandona paciente". 

"Você tem todo o direito de trocar de médico", disse. Bolsonaro disse também que já entrou em contato com um dos fabricantes no Brasil e que o país tem capacidade de produzir o remédio em grande escala.

Onyx e Osmar Terra discutem saída de Mandetta


CNN Brasil

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e o deputado federal Osmar Terra, conversaram, na manhã de hoje, sobre a substituição do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e a mudança da política do governo de enfrentamento ao coronavírus no Brasil. 
A CNN ouviu a conversa após ter telefonado às 8h33 para Terra. O ministro atendeu ao telefonema, nada falou e não desligou, o que possibilitou que o diálogo de pouco mais de 14 minutos fosse ouvido.
No trecho inicial da conversa, Terra defende a mudança da política do governo. "Tem que ter uma política que substitua a política de quarentena. Ibaneis (Rocha, governador do Distrito Federal) é emblemático. Se Brasília começa a abrir... (Mas) ele está com um pouco de receio. Qualquer coisa que fala em aumentar...", disse fazendo uma analogia de como as pessoas estão, mesmo com a restrição, saindo às ruas: "Supermercado virou shopping".
Para ele, a política do atual ministério da Saúde "não está protegendo o grupo de risco" e que uma ideia é estabelecer uma política especial para os municípios onde há asilos.  
Ambos fazem ainda projeções sobre número de mortos no Brasil pelo COVID-19. Onyx estima que deve chegar a 4 mil mortos. Terra acha que fica "entre 3 e 4 mil". "Vai morrer menos gente de coronavírus do que da gripe sazonal." Ele também cita São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza como os locais onde deve estar concentrada a restrição de circulação de pessoas.
Ambos começam, então, a falar mais especificamente de Mandetta.
Onyx: "Eu acho que esse contraponto que tu tá fazendo..."
Terra: "É complicado mexer no governo por que ele tá..."
Onyx: "Ele (Mandetta) não tem compromisso com nada que o Bolsonaro está fazendo."
Terra: "E ele (Mandetta) se acha."
Onyx: "Eu acho que (Bolsonaro) deveria ter arcado (com as consequências de uma demissão)..."
Terra: "O ideal era o Mandetta se adaptar ao discurso do Bolsonaro."
Onyx: "Uma coisa como o discurso da quarentena permite tudo. Se eu tivesse na cadeira (de Bolsonaro)... O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele..."
Terra: "Você viu a fala dele depois?"
Onyx: "Ali para mim foi a pá de cal. Eu já não falo com ele (Mandetta) há dois meses. Aí acho que é xadrez. Se ele sai vai acabar indo para a secretaria do Doria."
Terra: "Eu ajudo, Onyx. E não precisa ser eu o ministro, tem mais gente que pode ser."
Onyx é do DEM, mesmo partido de Mandetta. Ele começou o governo como ministro da Casa Civil, mas neste ano acabou sendo deslocado para a Cidadania. É, porém, um dos aliados mais fiéis do presidente. Foi ele que desde o início se entusiasmou com o projeto político de Bolsonaro.
Em 2018, promoveu reuniões com parlamentares para coletar apoios ao então candidato. Onyx é muito próximo aos filhos do presidente, o senador Flávio, o deputado federal Eduardo e Carlos, vereador pelo Rio de Janeiro. Também é próximo ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. É próximo, portanto, ao que se convencionou chama "ala ideológica" do governo, um núcleo que nos últimos meses foi perdendo espaço para os militares, mas que manteve grande influência com o presidente e com sua militância nas redes sociais. 
Já Terra é deputado federal pelo MDB. Deixou o ministério da Cidadania após algumas queixas do Palácio do Planalto, mas principalmente para que Bolsonaro pudesse abrigar Onyx, a quem tem uma grande dívida por ter sido dos primeiros a acreditar e a se empenhar no seu projeto presidencial. 
Ambos têm um projeto político conjunto no Rio Grande do Sul. A ideia predominante é que Terra seja o candidato ao governo gaúcho em 2022.
Esse contexto político ajuda a explicar também porque Terra se aproximou do Palácio do Planalto nesta crise do coronavírus. Seu discurso é alinhado ao que o presidente Jair Bolsonaro tem defendido: flexibilização do isolamento, foco das políticas nos grupos de risco e investimento na hidroxicloroquina.
Mas o que a conversa de ambos mais deixa claro é que a saída de Mandetta continua a ser algo ainda aventado no entorno do presidente Jair Bolsonaro. Procurado, Terra disse que não ia comentar porque se trata de uma conversa privada. Onyx não se manifestou.

Polo de Confecções de Pernambuco vai produzir máscaras e outros itens para atender a demanda da população

A estimativa inicial é que o polo produza cerca de 1 milhão de unidades de máscaras para abastecer a população do Estado em pontos de venda físicos, como supermercados e farmácias

Do JC

Cerca de 50 empresas vão participar do processo de produção -
 FOTO: Foto: Léo Motta/JC Imagem



O Polo de Confecções do Agreste vai contribuir para o combate da pandemia do coronavírus em Pernambuco. O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira (8) um pacote de medidas para impulsionar a indústria do setor, adequando a linha de produção das fábricas para atender à demanda da população por equipamentos e itens de proteção contra a Covid-19. A ação é dividida em três eixos: apoio técnico, com fornecimento de manuais para produção e de selo de certificação para atestar a conformidade dos novos produtos; suporte financeiro, com linha de crédito especial no valor de R$ 6 milhões, garantindo a aquisição de matéria-prima; e consultoria comercial, com o objetivo de facilitar a interlocução com os mercados consumidores.

A estimativa inicial é que o polo produza cerca de 1 milhão de unidades de máscaras para abastecer a população do Estado em pontos de venda físicos, como supermercados e farmácias, e também por meio de plataformas de e-commerce. Além de aproximar o setor fabril das empresas do varejo, o Governo do Estado já encomendou 200 mil unidades dos protetores faciais para abastecer os servidores que continuam trabalhando, diariamente, em contato com o público.

O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções de Pernambuco (NTCPE), que é uma organização social contratada pelo Governo do Estado para executar as políticas públicas voltadas para o setor, tem fornecido há cerca de duas semanas um manual técnico com protótipos de equipamentos de proteção, como batas, máscaras e protetores para os pés, para as empresas do segmento promoverem a adaptação necessária. Cerca de 50 empresas já estão com suas linhas de produção na ativa.

O documento, que está disponível gratuitamente no site www.ntcpe.org.br, descreve modelagens e insumos necessários para a fabricação de cada produto. A ação tem como base aproveitar a base industrial já instalada e escoar a matéria-prima existente na região, incentivando a aquisição de fornecedores locais. Além disso, o NTCPE vai avaliar os protótipos confeccionados, emitindo um selo de conformidade que garantirá a padronização da produção em grande escala.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, reforça a atenção do Governo para os efeitos da Covid-19 na economia. “O governador Paulo Câmara criou o gabinete socioeconômico de enfrentamento ao coronavírus e todas as secretarias têm executado ações coordenadas contra essa nova doença, mas com um olhar para o setor produtivo e os empregos. A indústria permanece autorizada a funcionar normalmente e é importante reforçarmos isso. Continuamos atuantes para ajudar as empresas a enfrentarem essa crise global”, destaca.

Para garantir a compra de insumos e cobrir estoques para a nova produção, os empreendedores do Polo de Confecções do Agreste terão acesso a uma nova linha de crédito, disponibilizada pelo Governo do Estado através da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). O recurso deverá ser utilizado exclusivamente para a compra de matéria-prima necessária à confecção de itens para o combate e proteção à Covid-19. As cartas de crédito contemplam empréstimos individuais de até R$ 50 mil, totalizando R$ 6 milhões, com taxas de juros baixas, de 0,31% ao mês. Mais informações podem ser obtidas pelo Disque AGE (0800- 081-8081) ou por e-mail, no endereço negocios@age.pe.gov.br.

E-COMMERCE

Empresas de marketplaces nacionais, que reúnem milhares de fornecedores em seus canais de venda, já estão em negociação com o governo estadual para disponibilizar a produção pernambucana de máscaras e demais itens em suas plataformas de e-commerce. Em paralelo, estabelecimentos do atacado e do varejo que não foram impactados com a suspensão das atividades, que é o caso de supermercados e farmácias, serão acionados para abastecer suas prateleiras com os itens fabricados no Agreste pernambucano.

Gabinete do ódio e da mentira propaga nova fake news: a do “primo curado por cloroquina”

Esquema de mentiras que alimenta o gado bolsonarista nas redes sociais espalha uma nova fake news que coloca em risco a saúde da população brasileira. Perfis falsos no Twitter, dos chamados robôs, dispararam uma mesma mensagem: a de que teriam um primo curado por cloroquina, remédio de eficácia não comprovada, pelo qual Jair Bolsonaro tem feito lobby
(Foto: Reuters | Mírian Barradas/UFRGS | Reprodução)


247 - O esquema bolsonarista de fake news foi colocado em ação nesta quinta-feira para espalhar uma nova mentira. Vários perfis falsos no Twitter, dos chamados robôs, dispararam uma mesma mensagem: a de que teriam um primo curado por cloroquina, remédio de eficácia não comprovada, pelo qual Jair Bolsonaro tem feito lobby. 

Com a mentira, o chamado “gabinete do ódio” bolsonarista, que dissemina fake news e insultos pela internet, coloca em risco a saúde da população brasileira, ao espalhar a falsa percepção de que as pessoas podem quebrar a quarentena, porque já existiria uma cura para o coronavírus.

Bolsonaro chegou a dizer que a cloroquina seria um remédio para curar as pessoas de coronavírus. Esse posicionamento também seria uma forma de o ocupante do Planalto reforçar o seu discurso de pedir a reabertura do comércio, contrariando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil tem pelo menos 16,2 mil casos e 823 mortes provocadas pelo coronavírus.

Panelaço marca novo pronunciamento de Bolsonaro nesta noite



Do Blog de Esmael

O presidente Jair Bolsonaro foi novamente alvo de panelaços em diversas capitais do país durante o seu pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta noite de quarta-feira (8).


Bolsonaro voltou a defender o relaxamento das medidas de isolamento social adotadas em diversos estados do país. Ainda durante a sua fala, o presidente defendeu o uso da cloroquina para combater o coronavírus, um componente fármaco em fase de testes e sem a eficácia comprovada.

Em resposta ao pronunciamento, brasileiros bateram panelas e gritaram “Fora, Bolsonaro”. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília os protestos foram mais intensos neste 20º dia de panelaços contra o presidente Bolsonaro.

PT aciona MP contra movimento bolsonarista por ameaça à saúde pública



O Partido dos Trabalhadores representou junto ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) “notícia crime” contra Valquíria Lopes, fundadora do Movimento Soberanos.


A petição denuncia vídeo divulgado nas redes sociais, tanto nos perfis oficiais pessoais quanto nos perfis do “movimento Soberanistas”, contendo informações contrárias às orientações de saúde pública da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e dos governos estaduais, no âmbito do combate à pandemia do Covid-19.

A representação é assinada pela presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR) e pelos líderes do partido na Câmara, deputado Enio Verri (PR), e no Senado, senador Rogério Carvalho (SE).

Na representação, as lideranças petistas acusam o movimento de instigar os comerciantes a restabelecer suas atividades econômicas com “os preços lá embaixo”, o que seria um incentivo – visando apenas o lucro e ignorando o cuidado com a saúde e a vida dos brasileiros.

Apontando a iniciativa como propaganda comercial, a representação destaca que “a exemplo do resto do mundo, o Brasil enfrenta situação de calamidade pública em razão da pandemia de COVID-19”. Diante disso, a peticionada incorre em crime ao divulgar posturas que vão na contramão das medidas adotadas pela maioria das Nações já atingidas pelo “novo coronavírus”.

A “notícia crime” alerta que Valquíria já incorreu na mesma prática antisocial ao participar de manifestações em meados de março, mesmo diante das recomendações para que fossem evitadas aglomerações. De acordo com a representação, diversos atos praticados pela fundadora do movimento Soberanistas configuram crimes de infração comum.

Para as lideranças petistas, as atitudes do movimento bolsonarista “atentam contra a vida e a saúde humana, a incolumidade pública, a paz pública e a probidade da administração pública”.
As informações são do PT.

Mandetta: "Saúde dialoga com tráfico e milícia"


O Globo
O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que o governo federal trabalha num plano piloto em uma comunidade para frear o avanço do doença em favelas do país. Ele disse que é preciso ter diálogo com tráfico e milícia em nome da saúde pública.
— Hoje, começamos o primeiro plano de manejo, e eu não vou dizer em qual comunidade, porque ali você tem que entender a cultura, a dinâmica. Entender que são áreas onde, muitas vezes, o Estado está ausente, onde quem manda é o tráfico, a milícia... Como que a gente constrói esta ponte em nome da vida? A saúde dialoga, sim, com o tráfico, com a milícia, porque eles também são seres humanos e também precisam colaborar, ajudar, participar. Então, neste momento, quando a gente faz este tipo de colocação, a gente deixa claro que todo mundo vai ajudar, fazer sua parte.
O prefeito Marcelo Crivella decretou na noite desta quarta-feira estado de calamidade na cidade, como noticiou o blog de Ancelmo Gois, observando que o município está impedido pela pandemia de cumprir “obrigações financeiras, orçamentárias e fiscais”. Estão confirmados seis casos de coronavírus, dois deles na Rocinha, onde os riscos parecem estar sendo ignorados pelos moradores esta semana. As ruas voltaram a ficar repletas de pessoas e lojas estão abertas. Os outros óbitos por coronavírus foram registrados em Vigário Geral (dois), Maré e Manguinhos.

Alcolumbre se voluntaria em estudo contra Covid-19


Por O Globo

Após pouco mais de duas semanas afastado do trabalho para se recuperar da infecção pelo novo coronavírus, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) será voluntário em um estudo sobre o tratamento da doença. O amapaense, que foi diagnosticado no dia 18 de março, voltou ao trabalho no início desta semana reforçando que não se trata de uma simples gripe e relatou ter vivido dias difíceis durante o isolamento.
Por ter se recuperado da doença e não ter sido entubado ou internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Alcolumbre se enquadrou nos requisitos para doar plasma sanguíneo para ser usado no estudo que foi autorizado no fim da semana passada em um consórcio entre os hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein e o Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele continuará a ser observado pelos médicos durante o estudo, especialmente para detectar possíveis sequelas nos pulmões, o que alguns pacientes recuperados apresentam.
O plasma, que é um componente do sangue que transporta os anticorpos que o corpo precisa para lutar contra infecções, será aplicado em pacientes com quadros graves da doença na expectativa de que eles se recuperem mais rapidamente. Nos Estados Unidos e na China, o tratamento experimental já começou e demonstrou eficiência no país asiático.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Governo anuncia cartão alimentação para estudantes da Rede Estadual


O Governo de Pernambuco anunciou o lançamento do cartão alimentação para estudantes da rede pública estadual. Com investimentos na ordem de R$ 12 milhões, o repasse de R$ 50 irá beneficiar cerca de 240 mil estudantes em todas as regiões do Estado.
Serão beneficiados com a medida os estudantes em maior situação de vulnerabilidade e que dependem da merenda fornecida pelas escolas. Com as aulas suspensas devido ao isolamento como forma de prevenção a propagação do novo Coronavírus, a medida do Governo do Estado busca suprir a interrupção das atividades nas escolas, inclusive, do fornecimento da merenda para os estudantes. O valor repassado será equivalente aos alimentos necessários para um mês de refeição por estudante e só poderá ser utilizado em compras de produtos alimentícios.
A iniciativa tem como base os dados das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
A distribuição do cartão alimentação, que será gerenciado pela Alelo, empresa de serviços financeiros especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, será realizada a partir do dia 20/04. A Secretaria de Educação do Estado explica que, a partir da próxima segunda-feira (13), as famílias dos estudantes da rede pública estadual poderão acessar o site (www.educacao.pe.gov.br) e realizar a consulta para saber se terão direito ao benefício.
Também será disponibilizada a consulta da rede Alelo, que contempla mais de 9.300 estabelecimentos credenciados em todas as regiões do Estado. A estratégia de uso do cartão alimentação vai também beneficiar a economia dói estado, pois os alimentos serão adquiridos em supermercados, mercadinhos, padarias e outros estabelecimentos locais.
Além do cartão merenda, a família receberá uma carta de apresentação com todas as orientações sobre o uso do cartão, informações nutricionais, sugestões dos produtos a serem adquiridos e de produtos não permitidos, como bebidas alcoólicas e refrigerantes, por exemplo.

Direita não-terraplanista se recompõe para 2022

Por Helena Chagas no Blog Os Divergentes


Presidente Jair Bolsonaro e o governador do Rio de Janeiro, 
Wilson Witzel - Foto: Orlando Brito

Jair Bolsonaro já não estava bem na foto antes da pandemia: sua popularidade declinava a cada pesquisa, a economia não crescia, o governo se perdia entre conflitos ideológicos e tiros no pé. Sua reeleição em 2022 não era tão provável quanto alguns desejavam. Além de intensificar esse quadro – torna-se real até a possibilidade de Bolsonaro não concluir o mandato – o cenário da Covid-19 trouxe mudanças surpreendentes, como o crescimento na aprovação de governadores como João Doria (SP) e Wilson Witzel (RJ) e o surgimento do cometa Mandetta no horizonte. A direita não-terraplanista se organiza em torno de novas opções.
Luiz Henrique Mandetta – Foto Orlando Brito

Ainda é cedo para se dizer, pois além de faltarem dois anos e meio para a eleição, o destino desses personagens, e de outros, estará profundamente ligado a seu desempenho até o final da pandemia – que, infelizmente, ainda está na primeira metade. O retrato do momento, porém, mostra Doria com 51% e aprovação em São Paulo e Witzel com 55% no Rio. Jair Bolsonaro em queda livre em seu próprio estado (39% de desaprovação x 34% positivos) e, sobretudo, em São Paulo, onde está o maior eleitorado do país: 28% de aprovação contra 43% de rejeição, segundo o Datafolha. No cômputo do país todo, o presidente da República tem 33% de bom e ótimo.
Governador João Dória – Foto Orlando Brito

Se mantiverem esses bons patamares, Doria e Witzel são candidatos a presidente em 2022, ou, quem sabe, ou Doria ou Witzel, numa aliança à direita que já está senso esboçada por eles e teria o poder de esvaziar parte do eleitorado de Bolsonaro e ainda atrair forças de centro. O cometa Mandetta, filiado ao DEM, é visto também como possível candidato, mas quem entende do riscado vê o hoje ministro da Saúde como uma aposta vencedora para o governo do Mato Grosso do Sul ou até como vice de Doria, numa provável reedição da aliança que elegeu e sustentou Fernando Henrique Cardoso: PSDB + .
Luciano Huck

Nomes inventados como novidade, como o do apresentador Luciano Huck, nem entrariam no páreo nessa hipótese. Tudo indica que vai ser uma eleição para profissionais, e os chefes de governos estaduais nunca foram tão competitivos nos anos recentes. Claro, a depender de sua avaliação final no pós-pandemia.

Tudo isso deveria fazer as forças de centro-esquerda do país se mobilizarem. Entende-se como cômoda a situação de quem, retirado da disputa ou nela derrotado, assiste o circo pegar fogo e transformar em carvão seu principal adversário. Mas a vitória, ou a chance de chegar lá em 2022, não virá por osmose, com a simples derrota da direita radical que chegou ao poder com Bolsonaro. Outras forças estão sendo mais rápidas e podem acabar ocupando aquele vazio político que, desde as lições de Ulysses Guimarães, sabemos que não existe…
Filipe Andretta Do UOL


Uma medida provisória publicada nesta terça-feira (7) extinguiu o Fundo PIS-Pasep, mas isso não interfere no abono salarial do PIS-Pasep, que é pago todos os anos para quem trabalhou com carteira assinada e recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês.

O Fundo PIS-Pasep e o abono do PIS-Pasep são coisas diferentes. Entenda mais abaixo.








O que é o Fundo PIS-Pasep

PIS é a sigla para Programa de Integração Social. Pasep é a sigla para Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. São programas pelos quais as empresas e órgãos públicos depositam contribuições em um fundo ligado aos seus empregados.

Entre 1971 e 1988, os depósitos das empresas e órgãos públicos eram feitos em nome de cada um dos trabalhadores, em contas individuais do Fundo PIS-Pasep. Cada trabalhador, então, era dono de uma parte (cota) no fundo. Quem trabalhou como contratado em uma empresa ou como servidor público antes de 4 de outubro de 1988 tem uma conta no fundo PIS-Pasep.
Quem tem dinheiro no Fundo PIS-Pasep vai perder?

Não. O valor continuará identificado separadamente e permanecerá livre para saque até 1º de junho de 2025. Depois dessa data, será considerado abandonado e aí, então, passa para a União.

O governo fez sucessivas campanhas para que os trabalhadores que ainda tinham dinheiro nas contas individuais do PIS-Pasep retirassem esses valores. No entanto, estima-se que R$ 21 bilhões ainda não foram resgatados.

Quem ainda não fez o saque deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial com foto. Até 31 de maio, o dinheiro das contas PIS-Pasep de funcionários públicos continua com o Banco do Brasil.
Abono deste ano começa em julho

O governo divulgou no começo de abril o calendário de pagamento do abono para quem trabalhou com carteira assinada em 2019. Confira:


Abono de 2018 só até 29/5

Quem tem direito ao abono salarial por ter trabalhado em 2018 e ainda não sacou precisa ficar atento: o governo antecipou a data limite para 29 de maio.
Quem tem direito a sacar o abono?
Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2019
Ganhou, no máximo, dois salários mínimos por mês, em média
Está inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos
É preciso que a empresa onde trabalhava tenha informado os dados corretamente ao governo
Como saber se tenho direito?

Para saber se tem direito ao abono salarial, é possível fazer a consulta das seguintes maneiras:

Calendário para empregado em empresa privada


Chart
PIS (trabalhador de empresa privada):
No site da caixa (www.caixa.gov.br/PIS), clique em "Consultar pagamento"
Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207

Calendário para funcionário público

Chart
Pasep (servidor público):
Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos)
Quanto é pago?

O valor pago é de até um salário mínimo (R$ 1.045, em 2020) e varia de acordo com o tempo que a pessoa trabalhou. Se ela trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do salário mínimo.

Segundo o Ministério da Economia, os valores são arredondados para cima. Quem trabalhou por um mês, por exemplo, teria direito a R$ 87,08 de abono. Com o arredondamento, o trabalhador recebe R$ 88.
Onde é feito o saque?
Funcionários de empresa privada, com Cartão Cidadão e senha cadastrada: o saque pode ser feito em caixas eletrônicos da Caixa ou em lotéricas
Não tem o Cartão Cidadão? O saque é feito em uma agência da Caixa, com documento de identificação
É correntista individual da Caixa? O abono é depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$ 1 e movimentação
É servidor público? O saque é feito nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação. Servidores correntistas do banco recebem o dinheiro diretamente na conta. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone do BB: 0800 729 0001