quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Bolsonaro é eleito por consórcio “Personalidade Corrupta do Ano em Crime Organizado e Corrupção”



Bolsonaro admite rever BPC e reduzir idade mínima para mulher se aposentar
 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)


247 - O Projeto de Relatório sobre Crime Organizado e Corrupção (OCCRP, na sigla em inglês) elegeu Jair Bolsonaro “Personalidade do Ano em Crime Organizado e Corrupção”. A eleição foi por ter se "cercado de figuras corruptas, usado propaganda para promover sua agenda populista, minado o sistema de Justiça e travado uma guerra destrutiva contra a região da Amazônia, o que enriqueceu alguns dos piores proprietários de terras do país".

Bolsonaro venceu outros dois líderes: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Turquia, Recep Erdogan. O oligarca ucraniano Ihor Kolomoisky completou a lista de finalistas.

A organização lembrou das acusações de envolvimento do clã Bolsonaro com o crime de “rachadinha”, no qual o parlamentar é acusado de recolher salários de funcionários fantasmas do gabinete, mas disse que "os juízes o escolheram por causa de sua hipocrisia — ele assumiu o poder com a promessa de lutar contra a corrupção, mas não apenas se cercou de pessoas corruptas, como também acusou injustamente outros de corrupção”.

Drew Sullivan, editor do OCCRP e um dos nove jurados, afirmou que acusações pairam sobre demais integrantes da família presidencial. São citados o vereador Carlos Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, ambos do Republicanos.

“A família de Bolsonaro e seu círculo íntimo parecem estar envolvidos em uma conspiração criminosa em andamento e têm sido regularmente acusados ​​de roubar do povo.” disse Sullivan.

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Oposição pede a Baleia compromisso com independência


Do G1

Lideranças de partidos de oposição se reuniram, hoje, com o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara, para pedir, caso seja eleito, comprometimento com a independência do Legislativo.

PT, PSB, PDT e PC do B fazem parte do bloco partidário, liderado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que lançou o nome de Baleia na disputa pelo comando da Casa.

A candidatura tem consenso entre os partidos de oposição, com exceção do PT, cuja bancada tem uma reunião amanhã para discutir se apoiará o nome de Baleia ou se terá candidato próprio.

Maia tenta emplacar um sucessor no comando da Câmara e capitaneia um bloco composto por 11 legendas: PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede, que somam 280 parlamentares.

"Acabamos uma reunião muito produtiva com a esquerda democrática, onde pudemos reafirmar os nossos pontos convergentes de defesa da democracia, das instituições, de uma pauta de defesa do meio ambiente, das liberdades. Claro que a democracia prevê um amplo e permanente diálogo. Cada líder, cada presidente de partido vai se reunir com a sua bancada, mas saio muito otimista pela união do centro com a esquerda democrática para a gente poder caminhar nessa candidatura", afirmou Baleia em um vídeo divulgado após o encontro virtual.

Na reunião, o líder do PSB, Alessandro Molon (RJ), leu uma carta em que pediu, em linhas gerais, que Baleia, se eleito presidente da Câmara, garanta a liberdade de atuação da Câmara em relação ao Palácio do Planalto.

A redação da carta ainda iria passar por ajustes e, até a última atualização desta reportagem, a versão final ainda não havia sido divulgada, assim como quem irá assinar o documento.

“Pedimos a ele o compromisso com a garantia do espaço constitucional e regimental assegurado à oposição, para que ele assegure que possamos usar os instrumentos, como comissões parlamentares de inquérito, para fiscalizar os atos do Poder Executivo”, afirmou Molon.

Líder do PCdoB, a deputada Perpétua Almeida (AC) também endossou o teor da carta. "Queremos a proteção da nossa democracia", disse.

A preocupação é a mesma que a do PDT. "A nossa pauta fundamental é a independência da Câmara e o respeito às instituições e ao estado democrático de Direito", explicou o líder do PDT, Wolney Queiroz (PE).

Baleia terá como principal adversário o líder do PP e do Centrão, deputado Arthur Lira (PP-AL), que tem o apoio declarado do presidente Jair Bolsonaro.

O bloco de Lira é composto pelos partidos PL, PP, PSD, Republicanos, Solidariedade, PROS, Patriota, PSC e Avante. Juntas, as siglas reúnem 177 deputados, considerando as bancadas eleitas em 2018. O PTB, com 10 deputados eleitos na ocasião, também deve se unir ao grupo.

A estratégia de formar blocos é garantir espaço na Mesa Diretora da Câmara, uma vez que as vagas são distribuídas conforme o tamanho das legendas ou dos blocos. Pelo regimento, nesse caso, é considerado o número de deputados eleitos pelos partidos.

No entanto, apesar da adesão das siglas, não há garantia de que todos os parlamentares seguirão a orientação partidária uma vez que a eleição é secreta.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Sivaldo Albino apresenta secretariado para sua Gestão em Garanhuns


O prefeito eleito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), e seu vice, Dr. Pedro Veloso (PT), anunciaram na manhã desta segunda-feira (28), no auditório da AESGA, os nomes dos futuros secretários que vão compor o primeiro escalão de seu governo, que inicia em 1º de janeiro. Foram anunciados ainda três presidentes de autarquias e três diretores para cargos relevantes, devido à junção de pastas, que permitiu o enxugamento da máquina administrativa. 
No auditório lotado, com espaço entre cadeiras e respeitando protocolos sanitários devido à pandemia, a cada nome anunciado por Sivaldo Albino, o cerimonial fazia uma breve apresentação curricular, o que pôde mostrar aos presentes o time criterioso que estará à disposição do município a partir da próxima sexta-feira. O próprio futuro prefeito aproveitou a solenidade para cobrar empenho à equipe, e também humildade, cordialidade e atenção à população. "Precisamos tratar bem as pessoas, ouvir e entender seus problemas, e dar respostas rápidas e eficientes. Não tenho dúvidas que vamos fazer uma grande gestão, e para isto precisamos da participação de todos e de todas." - Disse Albino.

Os nomes foram escolhidos após criteriosa análise curricular, chegando a pessoas experientes, com vasta formação, mas principalmente com perfil para cada cargo. O objetivo foi formar uma equipe que una esta experiência à juventude, com conhecimento específico e ouvindo sugestões de cada ambiente profissional, chegando a nomes com aprovação da sociedade e dos setores envolvidos.

Confira abaixo a equipe anunciada nesta data.




Secretariado Municipal de Garanhuns– Gestão 2021/2024

1. AESGA – Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – Dra. Adriana Carvalho, advogada e professora da AESGA
2. AMSTT – Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte - Sgt PM Rodolpho Melo, Bacharel em Direito
3. IPSG – Instituto de Previdência dos Servidores de Garanhuns – Dra. Claudomira Andrade, advogada.
4. Diretor de Obras – Hélio Faustino, engenheiro e ex-secretário de obras de Garanhuns.
5. Diretora de Cultura – Socorrinho Gueiros, artista plástica e curadora de galerias e exposições de arte.
6. Diretor de Desenvolvimento Econômico – Joctã Barros, empresário e ex-gerente da JUCEPE em Garanhuns.
7. Secretaria de Comunicação Social – Ronaldo Cesar, servidor público, radialista, blogueiro.
8. Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico – Alexandre Marinho, advogado e especialista em gestão pública.
9. Secretaria de Administração – Acácio Godoy, administrador de empresas
10. Secretaria de Governo, Articulação Política e Ouvidoria – Gedécio Barros, ex-vereador e agropecuarista
11. Procuradoria Geral do Município – Dr. Paulo Couto Soares, advogado e ex-presidente da OAB Garanhuns.
12. Controladoria – Daniel Penaforte, servidor da Controladoria do Estado de Pernambuco
13. Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – Carlos Tevano, professor e atleta.
14. Secretaria da Mulher – Betânia Monteiro, atual vereadora e ex-assessora parlamentar
15. Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Ivaldo Bispo, formado em Geografia, especialista em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar
16. Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária – Lucimar Oliveira, professora e especialista em Desenvolvimento Rural Sustentável.
17. Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos – Sinval Albino (Fá Albino), Ex-assessor parlamentar e ex-secretário da Prefeitura de São João
18. Secretaria de Turismo e Cultura – Dr. Givaldo Calado, advogado e empresário de hotelaria
19. Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos – Eliane Madeira, especialista em Assistência Social e SUAS (Sistema Único).
20. Secretaria de Educação – Wilza Vitorino, Professora da Rede Municipal, Doutoranda em Educação. 
21. Secretaria de Saúde – Catarina Tenório, Bacharela em Direito e especialista em Saúde Pública. Atual gestora da V GERES
22. Secretaria de Finanças – Vera Sarmento, Administradora, especialista em Gestão Pública e Orçamento Público

Rizek critica Neymar por 'festança' durante pandemia: 'não está à altura do futebol que joga'



André Rizek e Neymar Jr. (Foto: Reprodução/Youtube | Reuters)


247 - O jornalista esportivo André Rizek, do canal SporTV, criticou o craque brasileiro Neymar Jr. por promover uma enorme festa, apelidada de "Neymarpalooza", em plena pandemia de Covid-19. Vale ressaltar que a principal recomendação de segurança para evitar o contágio pela doença é não promover aglomerações e praticar o distanciamento social.

O jornalista foi um dos temas mais comentados no Twitter nesta segunda-feira. 

“Sabem o que Messi, CR7, Hamilton e Lebron têm em comum? São referências mundiais em seus esportes. Mais que isso. São exemplos. Nenhum deles é notícia por promover festança para centenas de pessoas nessa pandemia. Lamento por Neymar não estar à altura do (genial) futebol que joga”, escreveu Rizek.

O apresentador Milton Neves, da Band, registrou sua concordância com Rizek. “Verdaaaadeeeee”, respondeu. 

Wanderley Nogueira, da Jovem Pan, acrescentou: “caro André Rizek, e não tem nenhum integrante do estafe para dizer 'é melhor, não'".


O jornalista, porém, também foi alvo de críticas. Internautas reprovaram o uso de Cristinao Ronaldo como exemplo, já que contra o português pesa uma acusação de estupro. Ele também foi atacado por não ter comentado festas promovidas por colegas de Rede Globo no Natal.

Diante da repercussão negativa da festa, o pai de Neymar Jr. decidiu diminuir as proporções da festa. Ela terá agora 150 participantes. A Fábrica, agência responsável pela produção do evento, se pronunciou pelas redes sociais e informou que a festa é uma produção própria, tirando a carga das costas do atleta.

Leia nota da empresa: 


“A agência Fábrica esclarece que é a idealizadora e produtora de evento de réveillon na região da Costa Verde, no estado do Rio de Janeiro, que receberá aproximadamente 150 pessoas.

A realização do evento se dá cumprindo todas as normas sanitárias determinadas pelos órgãos públicos. A empresa esclarece também que o evento privado, com acesso exclusivo para convidados e sem vendas de ingressos, acontece com todas as licenças dos órgãos competentes necessárias para a sua realização. Bem como tem procedido em todos os eventos privados da agência no Rio de Janeiro e Ceará”.

Fiocruz pedirá registro de vacina até a semana que vem



Tubo de ensaio com o rótulo de vacina em frente a logo da AstraZeneca 
em foto de ilustração (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)


247 - O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, disse à Rádio Gaúcha nesta segunda-feira (28) que a fundação pedirá à Anvisa o registro da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 até a próxima semana.

Segundo Krieger, ainda é necessário publicar os dados da terceira fase de testes e concluir a avaliação de esterilidade na fabricação dos lotes.

De acordo com o membro da fundação, o plano é solicitar à Anvisa o registro definitivo, e não o emergencial. Desta forma, toda a população poderia ser beneficiada com o imunizante.

O início da produção da vacina está previsto para 20 de janeiro e a primeira entrega deve ocorrer a partir de 8 de fevereiro.