sábado, 6 de julho de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: HERANÇA BENDITA



A Embratur fechou o balanço de quanto os turistas e a Fifa deixaram no país durante a Copa das Confederações: somadas receitas diretas, gastos com delegações e impactos indiretos na economia, ficaram no Brasil cerca de 740 milhões de reais. O montante é 207% superior aos 241 milhões de reais estimados antes da competição.
Os gastos diretos de turistas – brasileiros e estrangeiros – foram de aproximadamente 322 milhões de reais, enquanto o incremento indireto ficou em cerca de 348 milhões de reais e a Fifa desembolsou 70 milhões de reais para bancar as despesas de delegações. (Lauro Jardim – Veja)

MÉDICOS ESTRANGEIROS COMEÇAM A CHEGAR EM AGOSTO

Da Agência Estado
Médicos estrangeiros recrutados no programa que o Ministério da Saúde lançado na segunda-feira (1º) começam a trabalhar em setembro nos municípios brasileiros. Documento preliminar ao qual a reportagem teve acesso mostra que os profissionais selecionados no edital de chamamento deverão desembarcar no País em agosto e, dias depois, serão encaminhados para o processo de capacitação, com duração prevista de três semanas.
O projeto prevê que, na primeira etapa de agosto, serão convocados profissionais procedentes da Espanha e de Portugal. Na segunda fase, programada para outubro, começam a chegar profissionais procedentes de Cuba. Na terceira fase, inicialmente prevista para novembro, viriam médicos de outros países.
A estimativa é de que, neste ano, cheguem 4 mil profissionais estrangeiros para trabalhar nos serviços públicos de saúde municipais. Em três anos, o governo prevê que 10 mil médicos formados no exterior cheguem ao País. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CENTRAIS SINDICAIS VÃO AS RUAS DIA 11

A Força Sindical em Pernambuco vai realizar na próxima quinta-feira (11/07), um grande ato público, com greves e manifestações nas ruas em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores, para marcar o Dia Nacional de Luta. O objetivo da mobilização é cobrar o cumprimento de uma pauta de reivindicações entregue em março deste ano ao Governo Federal durante a 7ª Marcha das centrais sindicais, em Brasília, com a presença de mais de 50 mil manifestantes.
Além da Força Sindical, participam das manifestações a Central única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Nova Central (NCST). Também vão aderir a mobilização a União Nacional dos Estudantes (UNE) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). A parceria com as centrais sindicais foi firmada durante reunião nesta sexta-feira (05), na sede da CUT, no bairro de Santo Amaro, no Recife.
O presidente da Força Sindical em Pernambuco, Aldo Amaral, juntamente com os presidentes das demais centrais, vai conceder entrevista coletiva na próxima terça-feira (09), às 14h, na sede da Força Sindical em Pernambuco, para detalhar os atos e manifestações que serão realizados  em Pernambuco com a presença de milhares de trabalhadores nas ruas.
As principais reivindicações da categoria são: o fim do fator previdenciário, jornada de 40 horas semanais sem redução salarial, reajuste digno para os aposentados, mais investimentos em saúde e educação, transporte público de qualidade, fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização, reforma agrária, fim dos leilões do petróleo, combate à inflação e a recuperação das perdas do FGTS. A pauta reivindicada pela Força Sindical foi aprovada na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, realizada em 2010, no Estádio do Pacaembu.

ARTIGO DE OPINIÃO : CRIAÇÃO DE UMA AGÊNCIA DE SEGURANÇA NUCLEAR

A Articulação Antinuclear Brasileira, integrada por entidades, indivíduos, movimentos socioambientais e pesquisadores, foi criada em 3 de maio de 2010. No manifesto declaramos nossa firme oposição à retomada do Programa Nuclear Brasileiro, por várias razões. Entre elas destacamos:
A energia nuclear é suja, insegura e cara. O ciclo do nuclear – da mineração do urânio, ao problema insolúvel da destinação do lixo radioativo – é insustentável do ponto de vista social, ambiental e econômico.
A usina nuclear é uma falsa solução para evitar o aquecimento global. Como os reatores não emitem gás carbônico (CO2) –  o principal dos gases do efeito estufa –  os defensores desta energia tentam convencer a sociedade que ela é limpa e segura. Não é limpa, de forma alguma, pois o ciclo de produção de seu combustível – que começa com a mineração do urânio e termina no descomissionamento das instalações – apresenta importantes emissões de gases de efeito estufa.
Há suficiente produção de energia no Brasil, porém mal distribuída. Atualmente o consumo se concentra em seis setores da indústria: siderurgia, cimento, papel e celulose, alumínio, petroquímica e ferro-liga, atividades que respondem por 30% da demanda de energia no país. Só o consumo anual da indústria de alumínio é equivalente a duas vezes o total da energia produzida por Angra 2.
Não existe lugar apropriado para confinar o lixo nuclear em nenhuma parte do mundo. Rechaçamos qualquer política energética que ameace as gerações presentes e futuras.
O manejo e o transporte de substâncias radioativas pelas precárias estradas e portos brasileiros é inseguro e coloca em risco cidades vizinhas das rodovias e portos, bem como moradores de grandes cidades como Rio de Janeiro e Salvador.
A geração de energia nuclear é cara. E o custo para o encerramento adequado das atividades das usinas antigas é altíssimo, o que torna irracional, em termos financeiros, o investimento neste tipo de energia.
A energia nuclear representa menos de 2% da matriz energética brasileira. Se investirmos em eficiência energética é perfeitamente possível dar fim a essa produção, sem ônus para o contribuinte e para a geração de energia.
Esta energia é perigosa para a humanidade, pois seu sub-produto pode ser usado para produzir armas atômicas, caso do plutônio. Cada instalação nuclear é uma ameaça em caso de acidente, atentado ou guerra.
Não há transparência ou participação popular no acesso às informações sobre o ciclo da energia nuclear. Sob o falso argumento do “segredo militar”, alimenta-se a desinformação da população sobre um assunto que diz respeito à sua vida e segurança.
Os acidentes nucleares de Three Miles Island, Chernobyl e Fukushima revelam que as normas nacionais e internacionais de segurança não são cumpridas. No caso do maior desastre radiológico do mundo, em Goiânia (1987), 19 g de Césio abandonado irregularmente num hospital desativado causou a morte de 4 pessoas, a contaminação direta e indireta de milhares de pessoas, e gerou mais de 6.000 toneladas de lixo atômico.
A mineração em Caetité, recordista em acidentes e multas ambientais (não pagas) na Bahia, vem contaminando a água no entorno da mina, ameaçando a integridade ambiental, a segurança alimentar e a saúde da população. Há suspeita de ter contaminado seus trabalhadores.
Nas duas usinas de Angra dos Reis, onde há um histórico de acidentes e interrupções de funcionamento por problemas técnicos (inclusive com a contaminação de empregados), não existe um plano - sério e crível - de evacuação da população, em caso de emergência.
Os reatores não sofreram significativas alterações ou inovações tecnológicas que garantam a sua total segurança, continuando a apresentar riscos sérios, inerentes a manipulação do átomo.
Por estas e outras razões reivindicamos:
·         O fim do Programa Nuclear Brasileiro;
·         O cancelamento da construção de Angra 3  e dos planos de construção de novas usinas no país;
·         O fim da mineração e do processamento de urânio, em todas suas modalidades;
·         A solução imediata para os danos sociais e ambientais das localidades onde houve exploração de urânio ou instalação de depósitos de material radioativo. Justa indenização para seus habitantes e trabalhadores de instalações nucleares;
·         A desativação de Angra 1 e 2;
·         A participação da sociedade civil em todos os processos de tomada de decisão relativos à indústria nuclear e amplo debate público sobre este assunto;
·         Criação de um órgão especializado em segurança nuclear e radiológica;
·         O fomento a uma política energética baseada na descentralização da geração , eficiência energética e utilização de fontes limpas, renováveis, e sócio ambientalmente corretas;
·         O  reconhecimento público dos direitos dos atingidos direta e indiretamente pela contaminação radioativa, com indenização e assistência integral à saúde;
·         Efetiva democratização, transparência e desenvolvimento do debate público sobre as informações referentes às atividades nucleares no Brasil, especialmente sobre os sinistros e impactos sobre o meio ambiente e a saúde da população.

Portanto fica bem claro nosso posicionamento com relação à questão nuclear no país. Além do mais somos contrários ao projeto de fabricação de centrifugas, do reator para propulsão de submarinos e reafirmamos nossa total oposição à exploração de minerais radioativos como o urânio, tório, terras raras.
Com relação à criação de uma Agência Reguladora para o setor temos algumas considerações a respeito.
1)  Reivindicamos dentre os pontos apresentados em nosso manifesto “Separação imediata entre licenciamento, fiscalização e operação/fomento e criação de um órgão especializado em segurança nuclear e radiológica”, com participação efetiva da sociedade civil neste processo, nas tomadas de decisão relativos à indústria nuclear, e um amplo debate público sobre esta fonte de energia.
Ao mesmo tempo suspeitamos dos reais e atuais interesses que movem neste momento a criação desta Agencia, pois a maioria daqueles e daquelas que protelaram a criação deste órgão independente, chamada de “Agência”, são os mesmos e mesmas que a defendem hoje.
Gostaria de lembrar que o funcionamento de uma agência reguladora independente para as atividades com tecnologia nuclear estava prevista, desde setembro de 1994, quando o país assinou o Protocolo da Convenção de Segurança Nuclear, e o Congresso Nacional ratificou Os termos da convenção estão no decreto presidencial 2.648 de 1º de julho de 1998. Portanto há 19 anos (lembrando também que Angra 2 passou 10 anos funcionando com uma licença provisória). O que reforça e demonstra a total falta de importância e de interesse das autoridades, para que o país tivesse um órgão regulatório que, como reza a convenção assinada,  “estabelecesse os requisitos e regulamentações nacionais de segurança”; criasse “um sistema de licenciamento para as instalações nucleares e a proibição de operação da instalação nuclear sem uma licença”; que também criasse “um sistema de inspeção regulatória e avaliação de instalações nucleares para apurar o cumprimento de regulamentos aplicáveis e dos termos de licenças”; e para “o cumprimento dos regulamentos aplicáveis e dos termos de licenças, incluindo suspensão, modificação ou revogação”. Segundo a mesma convenção, cada país deveria “assegurar uma efetiva separação entre as funções do órgão regulatório e aquelas de qualquer outro órgão ou organização relacionado com a promoção ou utilização da energia nuclear”.
Apesar de ter assinado esta convenção, o governo brasileiro, em 2001, concentrou na Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), subordinada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a responsabilidade pelo licenciamento e pela fiscalização de depósitos iniciais, intermediários e finais de rejeitos radioativos. Lei 10.308, de 20 de novembro de 2001 . Portanto, a Cnen que existe há mais de 50 anos, esta autarquia federal está em total desrespeito à efetiva separação entre as funções de um órgão regulatório, pois além de desenvolver pesquisas e tecnologia, mantém atividades industriais (produção, beneficiamento e enriquecimento de urânio), e é responsável pelo planejamento, orientação, normas, regulamentos, supervisão e fiscalização das atividades nucleares no Brasil.
Logo, a criação da Agência e a hora adequada estão no passado, no momento em que o Brasil passou a deter a primeira fonte radioativa. Talvez, digo talvez, “o pior acidente radiológico do mundo” com o césio 137, em Goiânia, pudesse ter sido evitado, ou pelo menos amenizado.
Já que os governantes e os gestores do setor nuclear preferiram que o país ficasse a margem da legislação internacional por décadas e décadas. Não podemos hoje ser contra a criação da Agência Nacional de Segurança Nuclear, se ela de fato vier a se encarregar da efetiva fiscalização do uso da energia nuclear no país, e se nela houver assentos destinados a participação da sociedade civil em processos de tomada de decisão. Aplaudiremos toda e qualquer iniciativa que venha, de fato, assegurar a segurança da população, dos trabalhadores das instalações nucleares e a preservação do meio ambiente.
Não renunciamos aos nossos princípios. Mas sabemos que mesmo que fechássemos hoje todas as usinas nucleares teremos toneladas de rejeitos de lixo radioativo para administrar, por pelo menos um século. O descomissionamento, dessas instalações já será uma tarefa hercúlea e caríssima. O fechamento das minas, de Poços de Caldas, Caetité e Santa Quitéria. A necessidade do controle de seus impactos. O encerramento das atividades das  fábricas como a de Resende, além de capacitar e supervisionar os laboratórios, hospitais etc., que utilizem isótopos radioativos, necessitará de uma Agencia reguladora.
2)  Não podemos aceitar que a criação desta Agencia seja somente para “inglês ver”. Este debate público provocado e iniciado por esta mesma Comissão e que resultou no Relatório do Grupo de Trabalho “Fiscalização e Segurança Nuclear” em 2007, e que  está sendo retomado agora deve ter continuidade para incentivarmos uma ampla discussão com a sociedade. Lembro que participamos aqui mesmo, em 22 de maio passado, de uma audiência pública que discutiu “A situação da energia nuclear pós Rio+20, e reafirmo que devemos popularizar mais este debate. A proposta do ante projeto de lei do MCTI, que se encontra na Casa Civil deve ser aberto ao debate, e não ficar restrito a alguns protagonistas como a Cnen, a Eletronuclear,  as Indústrias Nucleares Brasileiras, a Nuclep, a Marinha, e mesmo ao Ministério das Relações Exteriores, que faz a relação com a Agência Internacional de Energia Atômica e com a Agência Brasileiro-Argentina de Controle e Contabilidade. Chega de opacidade, de “sigilo estratégico”. A transparência e a participação da sociedade civil são essenciais para a credibilidade do que vai ser criado.
Não aceitamos estar aqui como meros coadjuvantes. A sociedade brasileira, e nós como legítimos representantes de uma parcela desta sociedade EXIGIMOS participar e interferir nas decisões. Temos a responsabilidade técnica e política. Não aceitamos “pacotes prontos”.
A Agência Reguladora Nuclear, instituição multidisciplinar e multiministerial  deve ter como finalidade garantir a segurança das aplicações dessa tecnologia na medicina, indústria e pesquisa;  deve ser criada através de dispositivos legais que garantam a independência e autonomia de sua atuação, mantendo-a livre de pressões políticas e sob controle social. E que todas as atividades no território nacional devam atender aos critérios de segurança e normas da Agência, submetidas todas à sua ação reguladora, licenciadora e fiscalizadora, determinando claramente a hierarquização setorial.
Somos contrários à vinculação da Agência ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação o que representaria uma subordinação hierárquica ao fiscalizado. Como sabemos, tanto a CNEN como a INB estão vinculadas ao Ministério de Ciência e Tecnologia e, assim, legalmente, estariam no mesmo nível hierárquico que a Agência. Desta maneira não haverá garantia efetiva de sua independência. Portanto, para que seja independente, a Agência não poderá estar vinculada ao MCTI, nem a outro ministério que detenha instalações nucleares como o de Minas e Energia (MME). Portanto, a independência teoricamente apenas poderá ser garantida se a Agência for um órgão da Presidência da República, como acontece nos EUA e na Argentina, por exemplo.
Temos exemplos de sobra sobre as inúmeras mazelas de outras agencias regulatórias, que sofreram a “captura pelo mercado”, e também a influência política que levou a escândalos de corrupção e de favorecimentos. Nem precisamos listar aqui, pois qualquer um poderá verificar nas páginas policiais.
Desde já exigimos a independência e a autonomia desta Agencia, e que tenha força institucional para cumprir suas atribuições de garantia da segurança da população, do trabalhador e do meio ambiente, com a subordinação das empresas do setor como a Eletronuclear, a INB e a CNEN.  E mais: que funcione sob rigoroso controle social, popular. Para nós, o objetivo principal da Agencia e de suas competências, conforme preconizado pela Convenção Internacional de Segurança Nuclear, é a desvinculação das atribuições de licenciamento e fiscalização das demais atividades da CNEN, onde atualmente há a convivência com a promoção de pesquisas, desenvolvimento de tecnologia, prestação de serviços, produção de radioisótopos, etc. 
3)  Temos consciência das pressões para o engessamento desta Agência, e não desejamos que ela nasça como tantas outras que sucumbiram e foram “capturadas pelo mercado”. Os operadores das nucleoelétricas são resistentes ao aperfeiçoamento de sistemas de segurança por causa dos custos que isso pode acarretar. Sabem que o aumento da segurança acaba impactando no valor do kilowatt/hora; o que pode fazer com que a usina nuclear se torne menos viável economicamente comparada a tantas outras maneiras de geração de energia elétrica. É tudo o que o operador da área nuclear não quer – o operador e o construtor e quem vende o projeto, os efetivos beneficiários desta insanidade que é a eletricidade nuclear.

Defendemos, o uso das fontes renováveis de energia, e denunciamos a pouca importância, e mesmo o desprezo que o governo brasileiro trata deste tema. Se recusando a participar de organismos internacionais que promovam as fontes renováveis, em particular o Sol e o vento. Como é o caso da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), fundada em junho de 2009, contando atualmente com 115 paises membros. E mais recentemente o Clube de Renováveis (Renewables Club), criado em 1 de junho último por iniciativa do governo alemão.
Fonte abundante, distribuída, gratuita, inesgotável, com potencial enorme, o Brasil é privilegiado. Mas o que se constata é que os planejadores a desprezam completamente. Aqui cabe, portanto ao Congresso Nacional a  aprovação das iniciativas legislativas de regulamentação da produção e comercialização de energias renováveis, em particular da energia solar.
Defendemos, a descentralização da produção e do uso de energia diminuindo o desperdício e a emissão de gases que provocam aquecimento e mudanças climáticas. Na região em que há menos insolação no Brasil, ela é superior quatro vezes à da Alemanha, que é líder na produção descentralizada de energia solar. Exigimos respeito e reconhecimento da capacidade energética do Sol que incide sobre todo o Brasil, exigindo que nossa política energética seja essencialmente solar, complementada pela eólica, ambas descentralizadas e com participação da comunidade. Com isso, o Brasil entrará verdadeiramente no rol dos países que lideram as mudanças que a Terra está exigindo.
E para finalizar, conclamamos a todas e todos a se posicionarem contra a energia nuclear, e se juntarem ao Movimento por uma Nova Política Energética (http://fmclimaticas.org.br/ver_desc.php?id_noticias=599), lançado em maio último, em Brasília, e subscrito por mais de 50 organizações, entidades e pesquisadores.

_______________________
* Apresentado na Audiência Pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ocorrida em 25/6/2013 na Câmara dos Deputados.

PARA DILMA, VOLTA DA INFLAÇÃO É PAPO FURADO DA OPOSIÇÃO



 Reunida com líderes petistas, ontem, a presidente Dilma sustentou que todo o discurso relativo ao descontrole das contas públicas e a volta da inflação é papo furado da oposição. Quem revela é Ilimar Franco, na sua coluna deste sábado no jornal O GLOBO.
Para a presidente -- diz o colunista -- a curva de preços está dentro da meta e que os adversários usam a questão econômica para desgastar seu governo. Sobre os gastos elevados do governo, Dilma falou, em determinado momento:
''Quando FH deixou o governo, a dívida pública chegava a 60% do PIB. No governo Lula, foi reduzida para 45% do PIB e, na minha gestão, já está em 36% do PIB.” Sinalizou que não deve reduzir o número de ministérios e que não pretende fazer mudanças imediatas no governo.''(BLOG DO MAGNO MARTINS)

O DEDO DO TIO SAM


CARLOS CHAGAS

 Pior papel não poderia ter sido feito pela França, Itália, Espanha e Portugal, cujos governos negaram ao presidente Evo Morales, da Bolívia, o direito de seu avião sobrevoar os respectivos  espaços aéreos. Nem se fala do risco de uma pane ou da falta de combustível, no caso  de a aeronave  necessitar  um pouso de  emergência. Proibido sobrevoar, proibido também aterrissar. 

Essa truculência exprimiu um ato de profunda covardia por parte das referidas nações. Todas cederam à pressão dos Estados Unidos, tanto faz se feita direta ou indiretamente. O dedo do Tio Sam deixou impressões em todo o episódio,  por conta da suspeita de que no avião boliviano encontrava-se o ex-funcionário da CIA acusado de revelar segredos escabrosos do governo de Washington. O vexame é monumental.

CAÇADO PELA PF, EX-PREFEITO FOGE PARA OS EUA


 Grampos telefônicos da primeira fase da operação Violência Invisível da Polícia Federal (PF) em Minas Gerais, obtidos com exclusividade pela reportagem do jornal O Globo, revelam que o ex-prefeito de Montes Claros Luiz Tadeu Leite (PMDB) viajou para os Estados Unidos para fugir da prisão. Na última terça-feira, dia da deflagração da operação, a Polícia Federal chegou a receber um comunicado avisando que ele havia sido localizado e detido em um flat, na cidade de Miami.
O ex-prefeito de Montes Claros ficou hospedado no imóvel, mas não foi encontrado até agora pelas autoridades norte-americanas. Foragido da Justiça no Brasil, ele está na lista de procurados da Interpol. Em um dos áudios, o ex-prefeito conversa com seu filho, o deputado estadual Luiz Tadeu Martins Leite (PMDB). (Informãções da Agência Globo)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

CAMINHONEIROS SUSPENDEM BLOQUEIOS DAS ESTRADAS



















Após reação do Governo Federal, que mandou prender quem interditasse rodovias, e a morte de cinco pessoas durante manifestações, o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC) decidiu acabar com os bloqueios que atingiram estradas de nove estados desde segunda-feira (1º).

Segundo o presidente do MUBC, Nélio Botelho, as estradas serão desbloqueadas, mas os motoristas continuarão mobilizados e podem fazer paralisações. "Se o governo não quer negociar e está mandando a polícia agir, temos de dançar conforme a música", disse.

Os motoristas reivindicam a redução no preço dos pedágios e do óleo diesel, mais segurança para os caminhoneiros que circulam à noite e mudanças na lei que regulamenta a profissão.
O movimento não tem apoio nem dos sindicatos que representam os trabalhadores de transportes nem daqueles que reúnem os empresários.

AGUA PRETA : VEÍCULO DESTRÓI CASA DE ALIADO DE ARMANDO SOUTO



















O clima político no município de Água Preta, na Zona da Mata de Pernambuco, continua tenso. Na madrugada desta sexta-feira (5), um veículo ainda desconhecido – provavelmente do modelo caminhão-caçamba – invadiu a chácara de Cicinho Prestamista, aliado do candidato a prefeito Armando Souto (PDT), e derrubou a residência do militante.
De acordo com informações enviadas ao blog, o fato causa estranheza na população por Cicinho Prestamista ser integrante do grupo político de Eduardo Coutinho (PSB), diplomado no último pleito municipal.
Os ânimos, que já estavam acirrados, se exaltaram ainda mais após a derrubada de Cicinho. Ainda segundo informações de moradores, militantes de Eduardo Coutinho estariam insatisfeitos com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizando a realização de novas eleições na cidade.
A polícia foi acionada e está apurando os fatos.(BLOG DO MAGNO MARTINS)

BARBOSA: FILHO NA GLOBO E VIAGENS PAGA PELO STF

247 - O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tem um filho, Felipe Barbosa, que acaba de ser contratado pela Rede Globo. É o que informa a jornalista Keila Jimenez, da coluna Outro Canal, da Folha. Leia abaixo:
Reforço O mais novo contratado da produção do "Caldeirão do Huck" (Globo) é Felipe Barbosa, filho do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa.
Reforço 2 A Globo e fontes na produção da atração negaram para a coluna a recente contratação do rapaz. Disseram que ele foi apenas fazer uma visita ao Projac, no Rio.
Reforço 3 Mais tarde, a emissora confirmou que Felipe fora mesmo contratado para um trabalho de pesquisa temporário no programa de Luciano Huck. O jovem é formado em comunicação social.
Talvez para comemorar a contratação, Barbosa e Felipe tenham ido juntos a um jogo da seleção brasileira, no camarote de Huck e Angélica. Barbosa viajou com as despesas pagas pelo STF.
Leia abaixo notícia anterior do 247 sobre a viagem de Barbosa ao Rio, bancada pelo STF:
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, teve as despesas de sua viagem para assistir ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 2 de junho, pagas pela Corte.
Os voos de ida e de volta foram feitos em aviões de carreira. O STF alega que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito.
Segundo informações do Estadão, na agenda do ministro não havia nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã.
Ele assistiu à partida ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica.
Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicada no dia 20 de maio revela, com base nos dados que estavam publicados no site do STF, conforme determina a Lei de Acesso à Informação, que em quatro anos (de 2009 a 2012), o total de recursos públicos gasto em passagens pelos ministros e suas esposas foi de R$ 2,2 milhões, sendo que R$ 1,5 milhão foi usado em viagens internacionais. No período, foram destinados R$ 608 mil para as mulheres de Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski - ainda na corte -, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Eros Grau - já aposentados.
Cotado como presidenciável, Barbosa não tem demonstrado, em sua vida pessoal, o mesmo rigor que cobra dos outros. Recentemente, soube-se que a reforma do banheiro do seu apartamento funcional, em Brasília, custou mais de R$ 90 mil (leia aqui).

CHIMBINHA DA BANDA CALYPSO É CONDENADO A PAGAR PENSÃO A FILHA FORA DO CASAMENTO


Crítica: Casal coadjuvante rouba cena e salva Malhação do fracasso - 1 (© Divulgação TV Globo)
Por FAMOSIDADES
SÃO PAULO - O músico Chimbinha foi condenado pela 5ª Vara de Família de Belém do Pará a pagar R$ 144.828,21 a Claudia Juliana Móia, com quem teve uma filha.

O documento com a decisão da Justiça foi divulgado nesta quinta-feira (4) e informa que o valor determinado é referente a 'ação de execução de alimentos', movida pela ex-tecladista em nome da herdeira, Rebeca Móia, segundo o jornal 'O Dia'.

A jovem de 14 anos é fruto de um relacionamento extraconjugal do guitarrista da banda Calypso - que é casado com a cantora Joelma há 16 anos - e também precisou de uma longa briga nos tribunais para ser reconhecida.

Ela só foi registrada com o nome do pai em 2006, após a comprovação de parentesco por meio de um exame de DNA. Na ocasião, Chimbinha recorreu e pediu um novo exame, o que foi negado pela Justiça.

A decisão sobre a pensão é datada de 14 de novembro de 2012. Após seis anos de brigas, a conta do guitarrista foi bloqueada, para garantir o pagamento do valor determinado.

VEREADOR MAURILIO DENUNCIA ABANDONO DE CEMITÉRIO MUNICIPAL

Essas fotos tiradas pelo Vereador Maurílio Edson e denunciadas no seu Facebook.
O vereador está no seu papel de oposição, fiscalizar e denunciar as coisas erradas da Administração Municipal.

Comentários do Vereador:(No Facebok)

1-Minha gente, olhem a situação do cemitério da nossa cidade, ANGELIM PEDE SOCORRO. isso é um dos descasos.

2-ANGELIM: PREFEITURA DESRESPEITA ATÉ OS MORTOS: CEMITÉRIO MUNICIPAL ESTÁ ABANDONADO
As famílias ao fazerem o enterro dos seus entes queridos, vejam a situação de abandono que se encontra o cemitério de nossa cidade. Eles não respeitam nem os mortos, imaginem a situação dos moradores que são adversários políticos desse governo.

"HEROI" REVERENCIADO POR VEJA É ISSO AI!

247 – Veja já teve mais critério ao selecionar entrevistados para suas "páginas amarelas", ou, na verdade, é o contrário: agora sim é que Veja tem nitidamente um critério ideológico para eleger seus entrevistados. No caso, o "jovem" e "técnico de segurança do trabalho que vive de bicos e já trabalhou como camelô e dublê" Maycon Freitas, de 31 anos.
Uma pesquisa básica no Facebook e nas mensagens de Twitter postadas pelo mesmo Maycon Freitas mostra que ele simpatiza com ideias típicas de extrema direita, dissemina a homofobia e cultua a violência. Um perfil real que não aparece em uma linha sequer da entrevista publicada pela principal revista do Grupo Abril, feita por Álvaro Vale. Ali, Maycon surge como um líder forte e renovador, que detesta os partidos e os políticos, mas que renega a violência. Bem diferente do que ele realmente é, dito por si mesmo:
"Marcelo Freixo, vai dar meia hora de c... com o relógio parado e chupar um canavial de rola, seu filho da puta. Direitos humanos é o caralho, seu FROUXOOOOO!!!!!!", postou ele, por exemplo, em sua página, a respeito do deputado estadual do Rio de Janeiro.
Entre fotografias em que aparece ao lado da estrela Xuxa, da Rede Globo, Maycon postou a si próprio vestido como policial militar, de fuzil na mão. Explica-se: Maycon trabalhou sim como dublê, e isso foi para a Rede Globo, no programa Linha Direta, que explorava casos policiais de maneira romanceada..
Em poucas palavras, numa postagem anterior, ele definiu sua posição sobre direitos humanos, garantidos à humanidade desde a Declaração Universal, de 1948:
"E vai tomar no c... quem é a favor de direitos humanos", cravou Maycon, como se estivesse espetando uma baioneta no coração da democracia.
Foi esse "jovem" para o qual Veja desta semana, nas bancas, abriu sua seção considerada mais nobre, de três páginas.
Além de ser um rematado reacionário, que nitidamente não tem sintonia ideológica nenhuma com a grande maioria dos jovens, esses sim, universitários que saíram às ruas de todo o País, Maycon é um louco incendiário. Exagero? Abaixo,uma de suas últimas postagens em sua página no facebook:
"Galera, tive uma ideia.
Que acham de eu chegar la no congresso em Brasilia, me acender e tacar fogo em geral? (abaixo)", perguntou o entrevistado de Veja. Não nas paginas amarelas, mas depois, em sua página no Face, sob efeito da entrevista que o tornou famoso.
Ao abrir a revista para um personagem desse calibre, mesmo em nome da ideologia que defende, a revista Veja cometeu uma grande falha de apuração, tendo apresentado a seus leitores apenas uma parte – e a mais rósea delas – de um cidadão cujas ideias são extremamente prejudiciais à democracia. Deve a publicação desculpas a seus leitores, a não ser que concorde com o que pensa o "herói" Maycon. 
Leia, ainda, texto de Paulo Nogueira, ex-diretor da Abril, sobre o entrevistado de Veja, no Diário do Centro do Mundo:
O heroi da Veja diz que bandido bom é bandido morto
Maycon Freitas é a vanguarda do atraso.
Desequilibrado, agressivo e fanático: o heroi da Veja
Obtusidade? Má fé cínica? Ambas?
Faça sua escolha.
Tantos jovens brilhantes emergindo nos protestos, e eis que a Veja consegue escolher, para dar nas suas Páginas Amarelas, um certo Maycon Freitas que tem sido, justificadamente, chamado de ‘débil mental’ nas mídias sociais.
Maycon, segundo a Veja, teria se destacado nas manifestações do Rio.
Wellington diria que quem acredita nisso acredita em tudo, mas o ponto não é a liderança, ou pseudoliderança, que ele possa ter exercido.
São suas ideias, cruamente expostas em sua página no Facebook.
Uma mensagem conta quase tudo.
“Marcelo Freixo, vai dar meia hora de cu com o relógio parado e chupar um canavial de rola, seu filho da puta. Direitos humanos é o caralho, seu FROUXOOOOO!!!!!!”
Outra mensagem de Maycon afirma o seguinte: “Bandido bom é bandido morto”.
Maycon se declara presidente de uma certa UCC, União Contra a Corrupção.  Não se sabe direito o que ele faz quando você percorre sua página.
Numa hora, ele aparece vendendo dólares e aparelhos eletrônicos. Mas num vídeo que circula hoje pela internet ele diz, histericamente, ser funcionário da Globo.
Viaja muito, e publica fotos das viagens, muitas delas sem camisa. Diz ser faixa preta de alguma luta marcial, para enfrentar pessoas maiores.
Seu heroi, claro,  é Joaquim Barbosa, o “guerreiro”.
“Fique firme, suporte com galhardia e não esmoreça jamais”, escreveu ele sobre JB. “Toda a nação depende do senhor.”
Aprecia também o promotor paulista Rogério Zagallo, que recentemente sugeriu que a tropa de choque paulistana abrisse fogo contra manifestantes do MPL.
A terra de sua adoração são os Estados Unidos. Ele vibrou quando a família do jovem acusado em Boston não encontrou cemitério. “Por isso que sou fã dos EUA. Enterrar vagabundo é o cacete. Manda pro Brasil. Aqui vagabundo tem direito.”
O Brasil é um “país de merda”, por este tipo de coisa, composto por um “povo de merda”.
Em outro texto, ele diz: “E vai tomar no cu quem é a favor de direitos humanos”.
Ele diz que é vascaíno ao publicar uma foto de uma latinha de Coca Zero com a inscrição “Flamerda”.
Teme a ‘ditadura comunista’, bem como a ‘ditadura bolivariana’, e isso mostra que ele é, essencialmente, um homem assustado.
Importante notar: ele é irrelevante. Não influencia ninguém.
Seus posts no Facebook, pré-Amarelas, em geral não tinham nenhum comentário e nenhum “curti”.
Alguns raros tinham duas ou três manifestações, uma das quais vinha sempre de sua mulher, Cris.
Nada da mente fanática de Maycon apareceu na entrevista, feita pelo jornalista Álvaro Vale, ao qual ele agradeceu a gentileza no Facebook.
Álvaro é um jornalista de verdade? Se é, por que não confrontou Maycon com algumas de suas aberrações publicadas? Um dia talvez ele, Álvaro, se dê conta de quanto sua reputação se mancha ao fazer um jornalismo tão desonesto.
Você lê e se pergunta: é esse o Brasil que emergiu?
Só para a Veja.
Queremos um Brasil à imagem e semelhança de Maycon Freitas?
Talvez a Veja queira.
Mas os brasileiros de bem não querem isso.

OPOSIÇÃO APONTA DESCASO NO DOM MOURA

No setor mais moderno, a UTI, inaugurada há um ano, equipamentos novos, mas sem funcionar, pois faltam médicos (Foto: Divulgação)
A situação dos hospitais públicos do Estado tem chamado a atenção da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Nesta quinta-feira (4), os deputados Daniel Coelho (PSDB), líder da oposição na Casa, Betinho Gomes (PSDB), Terezinha Nunes (PSDB) e Severino Ramos (MD) foram até o município de Garanhuns, no Agreste Meridional, para ver de perto as obras e o funcionamento do Hospital Dom Moura, referência na região.
No local, os parlamentares constataram o porquê das críticas – a unidade de saúde foi alvo, na semana passada, de uma audiência pública para discutir seus problemas: prédio antigo, faltando manutenção, com inúmeras infiltrações e precariedade nas instalações. No setor mais moderno, a UTI, inaugurada há um ano, equipamentos novos, mas sem funcionar, pois faltam médicos.
“O hospital precisa de uma grande reforma e não apenas pinturas. Agora, o que está mais evidente, que a população sabe, é a dificuldade em relação à quantidade de médicos. Ter uma UTI como essa, com boas instalações, e não ter médicos, não pode. Foi feito um grande investimento, mas sem as condições necessárias”, afirmou Daniel Coelho.
O líder da oposição avisou que vai procurar o governo do Estado para cobrar melhorias no hospital. “A bancada aqui presente vai preparar um relatório da visita e a partir daí encaminhar ao secretario de Saúde e ao governador do Estado pedindo providências”, avisou.(BLOG DA FOLHA)

BARBOSA VOA PARA VER JOGO DO BRASIL COM DINHEIRO PÚBLICO E AGORA ?



 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte para se deslocar ao Rio de Janeiro no final de semana de 2 de junho, quando assistiu ao jogo Brasil e Inglaterra no estádio do Maracanã. O STF diz que a viagem foi paga com a cota que os ministros têm direito, mas não divulgou o valor pago nem qualquer regulamento sobre o uso da cota. O tribunal confirmou à reportagem que não havia na agenda do presidente nenhum compromisso oficial no Rio de Janeiro durante o final de semana do jogo no Maracanã.
Barbosa tem residência na cidade e acompanhou o jogo ao lado do filho Felipe no camarote do casal de apresentadores da TV Globo Luciano Huck e Angélica. (Informações de O Estado de S.Paulo - Eduardo Bresciani e Mariangela Gallucci)

CELPE É MULTADA EM R$ 2 MILHÕES POR DANO MORAL COLETIVO

 















O deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, comemorou, nesta quinta-feira (4), a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) que condena a Celpe a pagar multa de R$ 2 milhões por dano moral coletivo em função de contratos terceirizados da concessionária considerados ilícitos.

“Não podemos admitir que a Celpe tire a vida das pessoas, que utilize da prática de trabalho escravo e ainda preste um péssimo serviço a Pernambuco. Ela perdeu todas as condições de distribuir energia elétrica ao povo pernambucano. Com a decisão do TRT, vamos reforçar o pedido que já fizemos em relação às mortes no Estado ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para cassar o contrato de concessão da Celpe”, disparou o progressista.

Em novembro de 2011, Eduardo da Fonte havia pedido providências à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, à OAB e à própria Aneel em relação a denúncias sobre trabalho escravo na Celpe.(blog de magno martins)

SECRETARIO EXPLICA A NÃO VINDA DE ANA CAROLINA PARA O FIG


Hoje o Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Tadeu Alencar (foto), fez algumas revelações interessantes sobre a montagem da programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2013. Segundo ele se fez todo esforço possível para se trazer o melhor em termos de atrações. Foram contactados nomes como Djvan, Gilberto Gil e Ana Carolina. Esta última chegou a fechar com a Fundarpe, mas depois desistiu, alegando problemas de agenda. Tentou-se então a cantora Paula Fernandes, que pediu R$ 400 mil, quase meio milhão de reais, para se apresentar numa única noite do FIG. O cachê de Jorge & Mateus também está em torno disso, por isso a dupla também ficou de fora. Com o dinheiro de um sertanejo desses dá para pagar a Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Chico César, Zeca Baleiro e ainda sobra.(blog de roberto almeida)

quinta-feira, 4 de julho de 2013

EDUARDO EXIGE DAS EMPRESAS VOLTA DOS ÔNIBUS E GARANTE SEGURANÇA

                             

O governador Eduardo Campos determinou ao Consórcio Metropolitano de Transportes que exija das empresas operadoras do transporte coletivo da Região Metropolitana do Recife a imediata regularização do serviço, sob pena de sofrer as penalidades previstas. 

"Antes da greve acontecer, nossos secretários tentaram, de todas as formas, ajudar para que a negociação entre empresários e representantes dos trabalhadores tivesse um entendimento. A Justiça do Trabalho chegou a fazer uma reunião de mais de 12 horas, onde se desenhava um acordo, mas não foi possível, por causa de uma briga na base sindical. Aí houve o julgamento do dissídio e essa decisão nos dá a condição de exigir das empresas que cumpram o contrato que têm com o estado e ofereçam os ônibus, nem que para isso tenham que contratar pessoas para colocar os ônibus em funcionamento˜, disse o governador

Eduardo Campos avisou, ainda, que as empresas poderão pedir reforço policial para a operação e que esse apoio será assegurado. "O Estado não é dono de ônibus e a Justiça é quem julga a legalidade das greves. Nós temos a responsabilidade de garantir a ordem pública e isso nós faremos", frisou.

O governador acrescentou que a participação do estado não terá como conseqüência qualquer aumento de tarifa, que foi recentemente reduzida. "Este é um assunto encerrado e jogo combinado de empresas com sindicato não vai nos obrigar a aumentar tarifa", disse

MMU PUBLÍCA CARTA ABERTA À POPULAÇÃO SOBRE A GREVE DOS RODOVIÁRIOS

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO SOBRE A GREVE DOS RODOVIÁRIOS
Os membros do Movimento pela Mobilidade Urbana de Pernambuco - MMU/PE expressam pela presente carta seu repúdio pela forma irresponsável com que vem sendo conduzido o movimento dos rodoviários do transporte urbano de passageiros da Região Metropolitana do Recife.
Grupos ligados a movimentos radicais como o CSP-CONLUTAS utilizam a intimidação dos trabalhadores honestos da categoria como instrumento para atingir os seus projetos de controle e dominação das entidades sociais, sem alertá-los que estes atos irresponsáveis prejudicam a população e põe em risco seus próprios empregos.
A população sofre e paga pela irresponsabilidade de uma minoria que insiste em desrespeitar a lei e a ordem judicial de restabelecimento dos serviços de transporte. O MMU-PE repudia a postura criminosa dos indivíduos irresponsáveis que provocam tantos transtornos à população e arriscam os empregos de milhares de trabalhadores, motoristas, cobradores e fiscais, como também causam prejuízos com desconto dos dias parados e multas para a instituição sindical, prejudicando toda a categoria, para atingir os seus objetivos.
Manifestações não podem instalar o caos urbano com a supressão de serviços essenciais à população, fechando comércio e indústria, trazendo prejuízos ao estado. Os trabalhadores tem o direito constitucional de reivindicar por melhorias, porém, o limite do seu direito termina onde começa o direito de todos nós trabalhadores, de ir e vir aos nossos empregos.
 
José Gonçalves - Organizador
Movimento pela Mobilidade Urbana de Pernambuco – MMU/PE

ATÉ ROBERTO CARLOS ASSISTIU A VOTAÇÃO DE PROJETO DO SENADOR HUMBERTO COSTA

Roberto Carlos - Divulgação
Até o cantor Roberto Carlos, que não tem mais onde guardar dinheiro, esteve ontem no Senado para assistir à votação do projeto de lei que estabelece novas regras para a cobrança, arrecadação e distribuição dos direitos autorais de obras musicais.
O projeto resultou da CPI do ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), que foi criada pelo Senado para investigar denúncias de irregularidades na distribuição do dinheiro arrecadado.
O texto aprovado, cujo relator foi o senador Humberto Costa (PT-PE), prevê que o Ecad continue a ser formado pelas associações que congregam compositores e intérpretes. Mas essas entidades terão de se credenciar junto ao Ministério da Cultura.
O projeto agora segue para a Câmara, onde deverá ser votado antes do recesso parlamentar.
Além de Roberto Carlos, foram dar apoio ao projeto Caetano Veloso, Lenine, Carlinhos Brown, Roberta Miranda, Erasmo Carlos, Gaby Amarantos e outros grandes compositores da MPB.(blog do inaldo sampaio)

BARBOSA USOU DINHEIRO PÚBLICO PARA IR A JOGO DO BRASIL


Mas valor ainda não foi divulgado pelo Supremo (Foto: Arquivo/ABr)

E não é que a utilização de recursos públicos – seja dinheiro ou estrutura – para acompanhar in logo partidas da Seleção Brasileira de futebol deixou de ser exclusividade dos nossos políticos? O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou recursos da Corte máxima da Justiça brasileira para ir ao Rio de Janeiro assistir ao amistoso entre a Canarinha e a Inglaterra, no dia 2 de junho, no estádio do Maracanã.
Joaquim Barbosa foi convidado pelo apresentador da TV Globo Luciano Huck para, do seu camarote, torcer pelo Brasil. De acordo com o STF, o deslocamento do presidente da Corte de Brasília para o Rio de Janeiro foi pago com a cota que os ministros do Supremo têm direito. Entretanto, a instituição não divulgou o regulamento para a liberação dessa cota.

PREÇO DA CESTA BÁSICA CAI

São Paulo – O preço da cesta básica em junho caiu em dez das 18 capitais pesquisadas. As maiores quedas foram apuradas no Rio de Janeiro (-3,55%), em Vitória (-3,14%), Manaus (-2,07%) e Belo Horizonte (-2,0%). Os aumentos ocorreram em oito capitais, com destaque para Aracaju (3,05%), Brasília (2,87%) e o Recife (1,97%). Os dados, divulgados hoje (4), são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
São Paulo continuou sendo a capital onde se apurou o maior valor para o conjunto de produtos da cesta (R$ 340,46). Em seguida, estão Porto Alegre (R$ 329,16), Manaus (R$ 316,29) e Vitória (R$ 315,63). Os menores valores médios foram observados em Aracaju (R$ 248,07), Salvador (R$ 260,20) e Campo Grande (R$ 275,91).
O Dieese destaca que – se for considerada a determinação constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser capaz de suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência – o salário mínimo deveria ser R$ 2.860,21, ou seja, 4,22 vezes o valor em vigor, R$ 678.
O preço da carne bovina, produto de maior peso na composição do valor da cesta básica, apresentou predominância de queda em 11 capitais, em junho. As maiores retrações ocorreram em Vitória (-2,91%), Natal (-2,71%) e Florianópolis (-2,61%). Os aumentos ocorreram em sete localidades, com destaque para Salvador (6,03%), Fortaleza (5,31%) e Manaus (1,72%). No acumulado do ano (de janeiro a junho), o preço da carne teve queda em 12 capitais.(blog da folha)

MORALES É RECEBIDO POR MULTIDÃO


O avião de Morales foi proibido de ingressar no espaço aéreo de Portugal, da França, Itália e Espanha porque havia suspeitas de que ex-agente norte-americano estivesse a bordo (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Agência Brasil (Brasília) – O presidente da Bolívia, Evo Morales, chegou ontem (3) à noite à cidade de El Alto, perto de La Paz, capital boliviana, e foi recebido por uma multidão de simpatizantes, aliados políticos, militares e representantes de organizações não governamentais. Ao descer do avião presidencial, que foi impedido de sobrevoar e aterrissar em quatro países europeus, Morales ouviu o lema das Forças Armadas bolivianas: “Pátria ou morte, venceremos”.
A reação da multidão foi uma resposta ao veto sofrido por Morales na Europa. Anteontem (2), o avião de Morales foi proibido de ingressar no espaço aéreo de Portugal, da França, Itália e Espanha porque havia suspeitas de que o ex-agente norte-americano Edward Snowden estivesse a bordo. Morales foi obrigado a desviar a rota e aguardar em Viena, na Áustria, autorização para seguir viagem. Os governos dos quatro países europeus impediram a passagem do avião.
Ontem à noite, a multidão ignorou o frio de 5 graus centígrados, levando cartazes, bandeiras e flores para aguardar a chegada de Morales. “Nunca vão nos intimidar porque somos um povo que tem dignidade e soberania”, disse o presidente emocionado. A proibição dos governos europeus mobilizou a União de Nações Sul-Americanas (Unasul,) que promove uma reunião extraordinária para discutir o assunto.
Snowden é acusado de espionagem nos Estados Unidos e está na Rússia à espera da concessão de asilo político. O ex-agente denunciou que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país. O norte-americano pediu asilo a 21 países, inclusive ao Brasil.
Os presidentes Dilma Rousseff, Humala (Peru), Cristina Kirchner (Argentina), Mujica (Uruguai) e Correa (Equador) prestaram solidariedade a Morales. Nas declarações, eles consideraram os atos dos governos europeus uma violação à América Latina.
*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

USINAS TERMELÉTRICAS SÃO DESLIGADAS PARA ECONOMIZAR

Agência Brasil (Brasília) – O governo vai desligar hoje (4) todas as usinas termelétricas movidas a óleo combustível e a óleo diesel, que estavam ligadas desde outubro do ano passado. Essas usinas são as mais caras do sistema elétrico. A medida visa economizar R$ 1,4 bilhão por mês. O valor representa cerca de dois terços do custo mensal que o governo tem atualmente com térmicas.
A decisão foi tomada ontem (3) durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Com a decisão, 34 usinas vão deixar de gerar energia. O desligamento representa a saída de 3,8 megawatts. As térmicas a gás, a biomassa, a carvão e as usinas nucleares continuarão ligadas.
As usinas foram acionadas em outubro para garantir a segurança energética do país. Na época, o nível dos reservatórios das hidrelétricas era considerado baixo. O sistema de geração de eletricidade do Brasil é chamado de hidrotérmico, ou seja, a geração por meio de hidrelétricas é a principal, e as térmicas movidas a gás natural, óleo diesel, carvão ou biomassa servem para complementar.
Quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está muito baixo, o governo decide acionar mais termelétricas para garantir que não falte energia no país. No entanto, essa energia é mais cara e mais poluente.

APRESENTADOR FOI CONDENADO A PAGAR R$ 200 MIL POR MOSTRAR ESTUPRO EM PROGRAMA

O apresentador Samuka Duarte, da TV Correio, afiliada da Record na Paraíba, se envolveu em mais uma polêmica.

Segundo o "Portal Paraíba", a Justiça do Estado condenou Samuka e a TV Correio a pagar 200 mil reais, por exibir no programa “Correio Verdade” uma cena de estupro de uma menina de 13 anos, que foi gravada no celular.

O juiz do caso considerou que o conteúdo não poderia ser exibido na TV, já que se trata de um crime contra uma menor de idade. Tanto a emissora quanto o apresentador podem recorrer da decisão, já que ela é em primeira instância.

Essa é a segunda polêmica em menos de um mês que Samuka Duarte se envolve.

No final de junho, durante a cobertura dos protestos em João Pessoa, Samuka usou uma câmera em cima de um prédio e disse que tinha imagens de helicóptero, colocando até sons de hélice para dar mais veracidade.

A história foi desmentida pelo seu concorrente, Fábio Araújo, da TV Tambaú/SBT e virou piada nacion
al.(NA TELINHA)

ATLÉTICO MINEIRO PERDE POR 2 A 0 E SE COMPLIACA NA LIBERTADORES


Em uma das partidas mais importantes de sua história, o Atlético Mineiro começou nesta quarta-feira (3) a decidir com o Newell’s Old Boys uma vaga na final da Copa Libertadores. Jogando em Rosario, na Argentina, os mineiros foram derrotados por 2 a 0 e agora precisam de uma vitória por três ou mais gols de diferença para conseguir a sonhada vaga na decisão. A partida de volta será disputada na quarta da semana que vem, no estádio Independência, em Belo Horizonte.

No começo do jogo, o Newell’s Old Boys tentou pressionar, mas esbarrava na forte marcação atleticana. Marcando a saída de bola argentina, o Atlético deixava o rival com maior posse de bola no primeiro tempo, mas isso não era traduzido em objetividade.

A melhor chance argentina foi aos 26 minutos. O atacante Scocco girou dentro da área e bateu firme para ótima defesa de Victor, que mandou para escanteio. Pelo lado do Atlético, o time desperdiçou uma chance clara: em um rápido contra-ataque, Ronaldinho Gaúcho deixou Bernard livre. Ele tentou driblar Guzmán na corrida, mas o goleiro tocou na bola e impediu o gol.

Na volta do intervalo, o Atlético até teve uma grande chance com Ronaldinho Gaúcho, logo no primeiro minuto, mas a pressão foi toda do Newell´s Old Boys. Aos 11, Maxi Rodríguez quase marcou um chute de bico no canto esquerdo, em que Victor conseguiu fazer a defesa. Aos 15, saiu o gol argentino: após jogada pela direita, o mesmo Maxi Rodríguez cabeceou sem marcação, de dentro da área, no canto esquerdo do gol.

Com a vantagem, o Newell´s Old Boys não recuou e buscou mais gols para ter boa vantagem no jogo da volta. Aos 28 minutos, o time argentino quase marcou em uma jogada em que a bola primeiro bateu na trave direita de Victor e, no rebote, Rafael Marques tirou em cima da linha. No minuto seguinte, foi o Atlético que quase empatou. O gol de Jô até saiu, mas o árbitro marcou o impedimento do atacante na jogada.

Como castigo para o time mineiro, o Newell´s Old Boys conseguiu o segundo gol. Aos 35 minutos, Scocco bateu muito bem uma falta da intermediaria, com a bola passando pelo lado de fora da barreira e entrando no canto esquerdo baixo de Victor. Vantagem importante para a partida de volta, em Belo Horizonte.


Fonte: Agência Estado