sábado, 29 de junho de 2013

LULA VENCERIA NO PRIMEIRO TURNO. E AGORA, PT ?

247 - Nas próximas horas, dias, semanas... uma única questão estará colocada no ambiente político: o ex-presidente Lula voltará ou não já em 2014? Se faltava um argumento nessa direção, ele está também colocado nos números da pesquisa Datafolha, que será divulgada amanhã pela Folha de S. Paulo, em sua edição impressa, mas está sendo antecipada, agora, pelo 247.
No levantamento, o Datafolha fez simulações incluindo o nome do ex-presidente Lula como presidenciável. Ao contrário da presidente Dilma Rousseff, ele venceria seus adversários em primeiro turno.

Confira os cenários do Datafolha:

1) Lula, Marina, Aécio e Eduardo
Lula                                  46%
Marina Silva                    19%
Aécio Neves                   14%
Eduardo Campos             4%
Total Lula                      46%
Total adversários        37%
Diferença                      9 pontos

2) Lula, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa

Lula                                  45%
Marina Silva                    14%
Joaquim Barbosa          13%
Aécio Neves                   12%
Eduardo Campos             4%
Total Lula                      45%
Total adversários        43%
Diferença                      2 pontos

3) Dilma, Marina, Aécio e Eduardo

Dilma                              30%
Marina Silva                   23%
Aécio Neves                  17%
Eduardo Campos            7%
Total Dilma                   30%
Total adversários        47%
Diferença                   -  17 pontos

2) Dilma, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa

Dilma                               29%
Marina Silva                   18%
Joaquim Barbosa          15%
Aécio Neves                   15%
Eduardo Campos             5%
Total Dilma                    29%
Total adversários        53%
Diferença                    -  24 pontos

Leia ainda reportagens sobre a queda na popularidade da presidente Dilma (aqui), sobre a pesquisa que aponta sua ida ao segundo turno (aqui) e sobre o debate no PT relacionado à volta de Lula (aqui).
Deve-se ressaltar que os protestos também atingiram a popularidade de Lula, mas não o bastante para evitar sua vitória em primeiro turno. Antes das manifestações, ele tinha 55% das intenções de voto, nos dois cenários (com ou sem Joaquim Barbosa). Cumprindo agenda na África, o ex-presidente hoje faz campanha pelo Prêmio Nobel da Paz e, em declarações públicas, tem dito que não será candidato em 2014.

IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS É COMUM EM OUTROS PAISES


Uma das maiores polêmicas recentes do governo Dilma Rousseff, a importação de médicos estrangeiros é prática comum em diversos países, principalmente na Europa. Considerado detentor de rede modelo de saúde pública, a Inglaterra, por exemplo, possui 44 mil médicos provenientes do exterior, o que representa 37% de todo seu contingente.
Criticado pela maioria dos sindicatos brasileiros, o programa de importação foi idealizado para que as vagas em postos de trabalho no interior do país não ocupadas por brasileiros fossem destinadas aos médicos de fora. A medida é vista pelo Ministério da Saúde como solução emergencial em curto prazo. Pressionado pelos inúmeros protestos das últimas semanas e ciente de que é necessário um maior investimento na formação de médicos brasileiros, o governo também anunciou a criação de 12.000 novas vagas de especialização até 2017.
O Brasil possui hoje um índice de 1,8 médicos para cada 1.000 habitantes, número considerado baixo, principalmente em comparação com outros países como Reino Unido (2,7), Uruguai (3,7) e Argentina (3,2). A baixa quantidade contribui para que muitas cidades de regiões remotas do país possuam uma alta defasagem de assistência médica, por falta de pessoal. O Ministério da Saúde abriu edital, no início do ano, com 13.682 vagas para postos de trabalho nestes municípios, sendo que só 3.601 pessoas se inscreveram. Dezenas de sindicatos e entidades se posicionaram contra o projeto do governo, alegando que o maior problema não está na falta de mão de obra, mas sim nas precárias condições de trabalho que são oferecidas e que é necessário um investimento maior na modernização do sistema de saúde e na qualificação e valorização dos profissionais. (Do Jornal do Brasil)

RESPOSTA DE DILMA PARA PESQUISA É TRABALHAR MAIS



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o resultado da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (29/6), apontando queda de popularidade do governo após a onda de protestos no país, foi recebido com 'tranquilidade'.
Segundo ele, a presidenta Dilma Rousseff considera que o 'remédio' é dialogar com a sociedade e seguir trabalhando para dar respostas às reivindicações apresentadas pela população. (Do Correio Braziliense)

COMEÇARAM AS OBRAS DE ENGORDA DAS PRAIS EM JABOATÃO



 
Foto: reprodução da internet
Parecia que não ia sair, mas começou mesmo nesta sexta-feira (28) a dragagem de areia para engorda das praias de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A ação deixará as praias com uma média de 30 a 45 metros em uma extensão de 5,8 Km onde estão localizados os pontos críticos e servirá para conter o avanço do mar. A areia será retirada de uma jazida localizada na costa do Cabo de Santo Agostinho, a cerca de 14 km de distância do litoral.(Blog de jamildo)

OPORTUNIDADE DE CURSOS TÉCNICOS PARA ESTUDANTES VEJAM



Aunos do ensino médio da rede pública estadual interessados em ter qualificação técnica podem se inscrever em cursos gratuitos. A Secretaria de Educação do Estado (SEE) publicou nesta sexta-feira (28) edital que destina aos estudantes 2.432 vagas em cursos técnicos de nível médio, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Podem participar jovens que estejam frequentando este ano o 2° ano ou 3° ano do ensino médio em todas as modalidades da rede estadual de Educação de Pernambuco. As vagas são oferecidas em 16 cidades, incluindo no Recife e municípios como Arcoverde, Cabo, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão, Limoeiro, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão.

São 28 opções de cursos em áreas diversas. No ato da inscrição, o candidato deve fazer a sua escolha para apenas uma oferta de vaga (curso/turno/município/ofertante). Caso o candidato efetue mais de uma inscrição, valerá apenas a última efetuada.

O critério de seleção levará em conta o rendimento escolar nas disciplinas de português e matemática. Outra mudança são as inscrições, que nesta edição poderão ser feitas apenas pelo site www.educacao.pe.gov.br, no período de 1° a 5 de julho de 2013, evitando as filas de espera nos polos. A matrícula acontece na instituição onde o curso é ofertado e em datas previstas no edital.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a média aritmética das disciplinas de português e matemática do primeiro bimestre de 2013. Serão considerados aprovados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas para cada curso, por turno, unidade ofertante e município.

A exigência de idade mínima varia de acordo com o curso. Os cursos técnicos em Enfermagem, Radiologia, Estética e Podologia somente poderão se inscrever candidatos com idade mínima de 18 anos. O curso Técnico em Guia de Turismo tem exigência de idade mínima de 17 anos. Já os cursos de Redes de Computadores, Administração, Contabilidade, Meio Ambiente, Rádio e TV, Hospedagem, Serviço de Bar e Restaurante, Logística, Transações Imobiliárias, Design de Interiores, Ótica, e Computação Gráfica têm exigência de idade de, no mínimo, 16 anos. (Blog do jamildo)

sexta-feira, 28 de junho de 2013

PREFEITURA DE JUAZEIRO VOLTA ATRÁS E CANCELA CORTE DE 40 % DE SALÁRIOS DOS PROFESSORES

Carlos Madeiro
Do UOL
Menos de um mês após tirar dos professores  da rede municipal uma gratificação que corresponderia a 40% dos salários, a prefeitura de Juazeiro do Norte (a 548 km de Fortaleza) não resistiu à pressão popular e voltou atrás. 
Normando Sóracles/Agência Miséria Na verdade, aquele choro veio depois de um grito e foi antes da votação. Foi uma forma de desabafar o que estava sentido e via naquele momento. Estávamos passando uma pressão muto grande. A polícia já tinha soltado spray de pimenta, e eu tinha de desabafar de algum jeito
Nesta sexta-feira (28), após reunião com a categoria e o MP-CE (Ministério Público do Ceará), a prefeitura anunciou a recomposição dos salários, na forma como era anteriormente. 
"Nós assinamos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP, e vamos encaminhar uma nova uma mensagem ao Legislativo para algumas alterações do plano", disse a procurador do município, Mariana Gurgel, que representou a prefeitura no encontro.
Segundo ela, com o TAC, os 40% de gratificação volta aos vencimentos dos professores. "Na verdade nunca houve desconto. "Nós tínhamos incorporado 10% da gratificação aos salários. Com essa nova mudança, permanecerá os 40% de gratificação à regência para professores em sala de aula ou do suporte pedagógico. Os professores de área administrativo não receberão", disse. 
Com a decisão, os professores também decidiram encerrar a greve que durou 17 dias. As aulas devem voltar à normalidade na próxima segunda-feira (1).
Os professores da rede municipal de Juazeiro do Norte tiveram seus salários reduzidos em até 40%, aumento na carga horária, além de outras mudanças regidas no PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), aprovado no último dia 6 pela Câmara de Vereadores. 
A sessão foi marcada por protestos dos professores. Após a aprovação, houve uma comoção municipal e foi criado um movimento pedindo a recomposição salarial dos professores.

NATAN DONADON É PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL

l











O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) já foi preso pela Polícia Federal (PF), em Brasília. O parlamentar se apresentou ao superintendente do órgão, Marcelo Mosele, em uma parada de ônibus, na área sul da capital federal. Acompanhado do advogado Nabor Bulhões, ele queria evitar o registro da prisão pela imprensa. Neste momento, segundo a assessoria da PF, são feitos os procedimentos legais para efetivar a prisão do parlamentar.

O deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha.

Ontem (27), o PMDB de Rondônia comunicou a expulsão do deputado Natan Donadon, condenado a pouco mais de 13 anos de prisão pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição.
O deputado estadual Marcos Donadon, irmão de Natan, também foi expulso do partido por ter sido condenado pela Justiça.(BLOG DO MAGNO MARTINS)

EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE CARPINA É PRESO NO RECIFE



















O ex-presidente da Câmara Municipal de Carpina, Edilson Gomes da Silva, mais conhecido como Edilson da Ambulância (MD), foi preso na manhã desta sexta-feira (28) no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, neste momento, está sendo encaminhado para a delegacia seccional de Goiana. A prisão é o resultado de uma ação conjunta entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil.

O ex-vereador é acusado de peculato, falsificação de documentos, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Outros crimes ainda estão sendo investigados. De acordo com a assessoria do MPPE, Edilson vai prestar depoimento e seguirá para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel).

Edilson da Ambulância é acusado de desviar pelo menos R$ 800 mil pagos em diárias e outras despesas pela Câmara de Carpina no período de2005 a 2012. Em operação realizada ontem pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, foram recolhidos documentos, móveis e utensílios pertencentes à Câmara de Vereadores do município e que estavam em imóveis pertencentes ao ex-vereador.

O ex-vereador ocupava atualmente o cargo de secretário de Obras da Prefeitura de Carpina. O prefeito do município, Carlos Vicente (PSB), em entrevista ontem (27), minimizou o caso e disse que a investigação se limita ao Poder Legislativo. “Esta investigação não atinge a gestão de jeito nenhum. É uma questão da Câmara Municipal e não tem nada a ver com a prefeitura”, declarou.
Com informações do Diario de Pernambuco.

JUSTIÇA PROCESSA TELEXFREE POR INDÍCIOS DE PIRÂMIDE FINANCEIRA

 










O Ministério da Justiça abriu processo administrativo nesta sexta-feira (28) contra a empresa Telexfree, nome fantasia da Ympactus Comercial Limitada, por indícios de formação de pirâmide financeira. A empresa, que tem sede no Espírito Santo mas atuava pela internet, terá agora dez dias para apresentar sua defesa e poderá ser multada em até R$ 6 milhões caso fique comprovada a fraude.

A Telexfree se apresenta em seu site como fornecedora de serviços de voz, mas faz propaganda de enriquecimento fácil a quem se torna "divulgador" dos serviços da empresa.

O trabalho oferecido pela TelexFree consiste em espalhar anúncios pela internet. Para participar, contudo, o colaborador tem de pagar uma taxa de adesão e comprar um "kit" que o habilita a função. A empresa oferece ainda o pagamento de comissão a quem trouxer mais membros.

A Telexfree está proibida de aceitar novos colaboradores desde junho por determinação da 2ª Vara Cível de Rio Branco, sob pena de multa de R$ 100 mil a cada nova adesão. O caso chegou à Justiça após ação do Ministério Público do Acre. Uma mensagem no site alerta o internauta sobre a decisão judicial.

A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, iniciou investigação sobre o caso em março deste ano após receber denúncias de diversos Procons e do Ministério Público do Acre. "A prática de esquemas de pirâmides, além de crime, acarreta danos irreparáveis aos consumidores. As empresas que incorrerem nessas práticas também serão sancionadas com base no Código de Defesa do Consumidor", alertou Amaury Oliva, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon.

Com informações da Folha de S.Paulo.

CÂMARA APROVA FIM DE 14 º E 15 º DE PARLAMENTARES

 









O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (27) o projeto que acaba com o pagamento de 14º e 15º salário a parlamentares. O projeto não precisa de sanção presidencial e entrará em vigor imediatamente. A votação foi simbólica, não nominal, e houve unanimidade entre os 476 deputados presentes.

Atualmente, os parlamentares recebem 15 salários por ano, cada um de R$ 26,7 mil. Os dois pagamentos a mais são feitos em fevereiro e em dezembro de cada ano, a título de ajuda de custo. O depósito de fevereiro de 2013 já foi feito.

O projeto de decreto legislativo, de autoria da ex-senadora e atual ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi aprovado há cerca de nove meses no plenário do Senado. Ao extinguir os salários extras, o projeto prevê que os parlamentares ainda continuem recebendo dois salários a mais, um no início e outro no final do mandato, ou seja, para os deputados, a cada quatro anos; para os senadores, a cada oito anos.

O texto tramitava na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara desde maio, mas um acordo entre os líderes partidários permitiu caráter de urgência na votação. A colocação do assunto em pauta é uma tentativa do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de melhorar a imagem da Câmara dos Deputados diante da opinião pública. "Parabéns a este plenário, que resgata a altivez dessa Casa", declarou após a aprovação.
(Do: magno Martins)

BLOG O CAFEZINHO DENUNCIA SONEGAÇÃO DA GLOBO

247 - Segundo o blog O Cafezinho, a Rede Globo disfarçou a compra dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2002 como investimentos em participação societária no exterior, no que teria resultado na sonegação de R$ 183,14 milhões, em valores não atualizados; somando juros e multa, já definidos pelo fisco, o valor que a Globo devia ao contribuinte brasileiro em 2006 sobe a R$ 615 milhões, diz O Cafezinho. Leia:


O Cafezinho acaba de ter acesso a uma investigação da Receita Federal sobre uma sonegação milionária da Rede Globo. Trata-se de um processo concluído em 2006, que resultou num auto de infração assinado pela Delegacia da Receita Federal referente à sonegação de R$ 183,14 milhões, em valores não atualizados. Somando juros e multa, já definidos pelo fisco, o valor que a Globo devia ao contribuinte brasileiro em 2006 sobe a R$ 615 milhões. Alguém calcule o quanto isso dá hoje.
A fraude da Globo se deu durante o governo Fernando Henrique Cardoso, numa operação tipicamente tucana, com uso de paraíso fiscal. A emissora disfarçou a compra dos direitos de transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2002 como investimentos em participação societária no exterior.  O réu do processo é o cidadão José Roberto Marinho, proprietário da empresa acusada de sonegação.
Esconder dólares na cueca é coisa de petista aloprado. Se não há provas para o mensalão petista, ou antes, se há provas que o dinheiro da Visanet foi licitamente usado em publicidade, o mensalão da Globo é generoso em documentos que provam sua existência. Mais especificamente, 12 documentos, todos mostrados ao fim do post. Uso o termo mensalão porque a Globo também cultiva seu lobby no congresso. Também usa dinheiro e influência para aprovar ou bloquear leis. O processo correu até o momento em segredo de justiça, já que, no Brasil, apenas documentos relativos a petistas são alvo de vazamento. Tudo que se relaciona à Globo, à Dantas, ao PSDB, permanece quase sempre sob sete chaves. Mesmo quando vem à tôna, a operação para abafar as investigações sempre é bem sucedida. Vide a inércia da Procuradoria em investigar a privataria tucana, e do STF em levar adiante o julgamento do mensalão "mineiro".
Pedimos encarecidamente ao Ministério Publico, mais que nunca empoderado pelas manifestações de rua, que investigue a sonegação da Globo, exija o ressarcimento dos cofres públicos e peça a condenação dos responsáveis.
O sindicato nacional dos auditores fiscais estima que a sonegação no Brasil totaliza mais de R$ 400 bilhões. Deste total, as organizações Globo respondem por um percentual significativo.
A informação reforça a ideia de que o plebiscito que governo e congresso enviarão ao povo deve incluir a democratização da mídia. O Brasil não pode continuar refém de um monopólio que não contente em lesar o povo sonegando e manipulando informações, também o rouba na forma de crimes contra o fisco.

ROUBO: JUÍZES PUNIDOS; APOSENTADOS E COM SALÁRIO INTEGRAL




O Conselho Nacional de Justiça decidiu nesta quinta-feira (27), por unanimidade, aposentar compulsoriamente dois desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) suspeitos de desviar R$ 18 millhões em precatórios. A aposentadoria compulsória é a pena máxima que o CNJ pode aplicar na esfera administrativa. O magistrado deixa o cargo, mas continua recebendo o salário.
Precatórios são títulos emitidos pelo poder público para pagar dívidas reconhecidas pela Justiça. O Judiciário é quem faz os pagamentos independentemente de que órgão público é o devedor.
O plenário do CNJ entendeu que os ex-presidentes do TJ Osvaldo Soares da Cruz e Rafael Godeiro Sobrinho tiveram participação em esquema que desviou verba pública.
De acordo com a investigação havia multiplicação de pagamentos de precatórios; fabricação de processos administrativos e a criação de contas fraudulentas para crédito e saque de valores referentes a precatórios; e o recebimento de valores por pessoas estranhas aos processos.  (Do Portal G1 - Mariana Oliveira)

CUT QUER LEVAR O POVO AS RUAS "COM PAUTA DOS TRABALHADORES"



 Acionados pelo PT e pelo governo como forma de fazer frente aos protestos das últimas semanas, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Movimento dos Sem Terra (MST) vão se unir em um ato no dia 11 de julho.
“Vamos colocar o povo na rua com a pauta da esquerda”, afirmou o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas. A informação é de Julianna Granjeia, no blog Poder Online.
A intenção segundo Freitas, é passar a mensagem de que investimentos e melhorias em saúde, educação e transporte público, reivindicados pelos manifestantes, também fazem parte da pauta dos trabalhadores.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

TARSO GENRO ANUNCIA PASSE LIVRE NO RIO GRANDE DO SUL
















O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), anunciou na noite desta quinta-feira (27) a criação do passe livre estudantil no transporte metropolitano intermunicipal, regulado pela Metroplan, uma autarquia estadual.

Como a medida depende de aprovação da Assembleia Legislativa, o Executivo vai elaborar um projeto de lei e, ao encaminhá-lo, pedirá votação em regime de urgência. A intenção é que o benefício entre em vigor em agosto próximo.

Terão direito ao passe livre os estudantes do ensino médio e universitário que residem em um município e estudam em outro na região metropolitana de Porto Alegre e nas aglomerações urbanas do Litoral Norte, Sul e Nordeste.

Um cálculo inicial indica uma demanda de 200 mil passes livres por mês. O custo de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões por ano deve ser bancado pelo Estado.
Com informações da Exame.

NOS PÊNALTIS, ESPANHA BATE ITÁLIA E JOGA FINAL COM BRASIL

Após 120 minutos de 0x0, seleções decidiram a vaga na cobrança de penalidades: 7x6

 PAULO HENRIQUE TAVARES, da Folha de Pernambuco
 
FORTALEZA - A lógica, deu. Sim! Difícil era não apostar na Espanha como a finalista da Copa das Confederações, nesta quinta-feira, antes do duelo contra a Itália, na Arena Castelão, em Fortaleza. Mas, a confirmação da vaga só aconteceu no chute do zagueiro Bonucci para fora, após cobrança de pênalti. Até ali, seis outros batedores já haviam balançado as redes. Dois tempos de 45 minutos e mais dois, de 15, já haviam passado. O defensor da Azzurra perdeu. Coube, então, a Jesus Navas confirmar a favorita Fúria na grande decisão. Agora, é com o Brasil.
A partida poderia ter ficado apenas nos 90 minutos. A vaga na grande final poderia ter sido italiana após o tempo regulamentar. A Azzurra teve um início de jogo digno de seleção quatro vezes campeã do mundo. Com uma tática onde se privilegiava o lançamento e a velocidade, a defesa espanhola teve de se segurar sob pressão adversária. E, por incrível que pareça, em nenhum momento a Fúria tentou mudar o tão batido estilo de jogo, para tomar pra si as rédeas do jogo
A expectativa ficava para apenas um erro da Itália. E as duas equipes sabiam que qualquer deslize seria fatal. No entanto, a aguardada falha não foi cometida. O goleiro Buffon, inclusive, teve a sua meta sob perigo apenas no segundo tempo. Uma etapa bastante morna, para falar a verdade. O ímpeto italiano já não foi mais o mesmo. E a Espanha seguiu no seu “tiki-taka” de praxe, mas sem conseguir a efetividade necessária. Tanto que os gritos de “Itália, Itália”, antes pronunciados pelas arquibancadas, foram logo substituídos por “Shakira gostosa” – em referência a namorada do zagueiro Pique.
Com o 0x0 no placar, mais 30 minutos de prorrogação alongaram o jogo. E todo o gás acumulado pelo futebol chato do segundo tempo, acabou sendo colocado em campo pelos atletas. Não demorou muito para, enfim, a Espanha voltar a ser a toda poderosa Espanha. A Itália chegou apenas uma vez com perigo. O substituto de Balotelli, Giaccherini, soltou uma bomba de primeira e carimbou a trave de Casillas. O arqueiro espanhol fez questão de fazer um afago no local onde a bola bateu.
O mesmo não foi feito pelo italiano Buffon, já na segunda metade da prorrogação. O meia Xavi arriscou um chute colocado, e o goleiro chegou a tocar na bola, antes de ela também carimbar a trave. Como a partida havia esquentado, a torcida voltou a desempenhar o seu papel fora das quatro linhas. Mais uma vez, os italianos foram os escolhidos. Nada de “olé, olé” como no tempo regulamentar. O momento não era muito propício para tal audácia. 
Até que chegou o último minuto da prorrogação. A Espanha puxou contra-ataque, com quatro jogadores, contra três. A bola chegou para Javi Martínez, que tentou completar um cruzamento de letra. Sem pontaria, a última chance no jogo acabou desperdiçada. E a emoção dos pênaltis invadiu a Arena Castelão, em Fortaleza. Com um final feliz apenas para a Espanha, adversária do Brasil na final da Copa das Confederações. 
FICHA DE JOGO
ESPANHA 0x0 ITÁLIA

ESPANHA

Casillas; Arbeloa, Pique, Sergio Ramos e Jordi Alba; Busquets, Xavi, Iniesta; Pedro (Mata), David Silva (Jesús Navas) e Fernando Torres (Martinez). Técnico: Vicente del Bosque.

ITÁLIA
Buffon; Chiellini, Barzagli (Montolivo) e Bonucci; Maggio, De Rossi, Pirlo, Marchisio (Aquilani), Candreva e Giaccherini; Gilardino (Giovinco). Técnico: Cesare Prandelli

LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza
HORÁRIO: 16h
ÁRBITRO: Howard Webb (ING)
ASSISTENTES: Michael Mullarkey (ING) e Darren Cann (ING)
CARTÕES AMARELOS: Pique (Espanha); De Rossi (Itália)

GOVERNO DE PERNAMBUCO RECEBE PREMIO DA ONU PELO ÊXITO PACTO PELA VIDA

O Governo de Pernambuco recebeu, nesta quinta-feira (27/06), o prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela gestão Eduardo Campos na área da Segurança Pública. O programa Pacto pela Vida, lançado em abril de 2007, foi selecionado na categoria “Melhoria na Entrega de Serviços Públicos” do United Nations Public Services Forum Day and Awards, que premia boas práticas administrativas desenvolvidas em todo o Mundo. Esta é terceira vez que o Governo de Pernambuco é reconhecido pela ONU por suas experiências administrativas. O Estado foi o único no Brasil a ser premiado por dois anos consecutivos.
Durante quatro dias, nesta última semana de junho, delegações de todo o mundo reuniram-se para debater práticas de gestão e trocar experiências em oficinas e mesas redondas. Desde 2002, o Departamento de Economia e Assuntos Sociais da ONU premia experiências governamentais alinhadas com os Objetivos do Milênio. Em 2012, o Governo de Pernambuco recebeu dois prêmios pelo Modelo de Gestão Todos Por Pernambuco e pelo programa Chapéu de Palha Mulher. “Este prêmio da ONU posiciona o Pacto Pela Vida entre os melhores programas de segurança do Mundo e certamente o mais eficaz do Brasil”, avaliou o secretário-executivo de Gestão por Resultado, Bernardo D’Almeida, membro da delegação pernambucana que esteve no Bahrein para receber o prêmio.

PROJETO SÃO FRANCISCO VAI GARANTIR ÁGUA PARA 325 COMUNIDADES















A maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto de Integração do Rio São Francisco, também vai levar abastecimento de água tratada para quase 20 mil famílias que vivem próximas aos eixos Leste e Norte do empreendimento. A licitação para a elaboração dos projetos executivos desses sistemas, que contemplarão 325 comunidades nos Estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco, foi publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU).
O estudo receberá investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões e deverá ser iniciado em 90 dias, sob a supervisão do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), do Ministério da Integração Nacional.

A empresa vencedora da licitação será responsável pelo desenvolvimento de projetos para construção de sistemas de abastecimento de água nas comunidades localizadas até cinco quilômetros dos eixos Norte e Leste dos canais do Projeto de Integração do São Francisco. São povoados rurais, comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos do Incra ao longo de 25 cidades do semiárido nordestino.

O Programa de Implantação de Infraestrutura de Abastecimento de Água vai garantir o acesso à água tratada para 19,6 mil famílias. A licitação ainda prevê a realização de um diagnóstico socioeconômico desses povoados.

Com base nesse levantamento, o DNOCS definirá as localidades que, além de receber os sistemas de abastecimento, serão contempladas com um reservatório de água bruta para dessedentação de animais e irrigação de pequenas hortas em sua volta.

A expectativa é que a construção dos sistemas de abastecimento seja iniciada no segundo semestre de 2014.(blog do Magno martins)

EDUARDO SE REÚNE COM DILMA NESTA QUINTA-FEIRA

 














O governador Eduardo Campos participa do encontro como presidente nacional do PSB. A reunião será realizada na manhã de hoje (27), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Com manifestações populares em todo país e que pedem investimentos em áreas com grande gargalo no país, a presidente Dilma Rousseff (PT) corre contra o tempo para cumprir a realização de uma reforma política e debater questões citadas em seu pronunciamento. Buscando uma proposta consensual para enviar aos parlamentares, a presidente se reúne com líderes e presidentes de partidos da base aliada para ouvi-los sobre o tema, como fez ontem (26) com as centrais sindicais.(do: Diário de Pernambuco)

DILMA ENTREGA MAQUINAS DO PAC 2 A MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS


A presidenta Dilma fará a entrega de um novo lote de equipamentos adquiridos na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PEC2) serão entregues, nesta sexta-feira (28), em Pernambuco pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ao todo, o lote compreende 98 máquinas, sendo 33 retroescavadeiras e 65 motoniveladoras, que serão destinadas a 85 municípios.
Os equipamentos poderão ser retirados pelas prefeituras a partir do dia 1º de julho, de acordo com um cronograma que será divulgado nesta sexta. As cidades do interior terão que enviar um operador de máquinas para retirá-las no estacionamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Rodovia BR-101, ao lado do Posto Fiscal da Polícia Rodoviária Federal.
Os equipamentos representam um investimento de R$ 28,5 milhões. Vinte municípios receberão apenas retroescavadeiras, enquanto 52 cidades receberão apenas as motoniveladoras. Os treze municípios restantes ganharão os dois equipamentos.
Vale ressaltar que vários municípios do Agreste Meridional já receberam os seus equipamentos e entre eles o de Angelim.

ESTADO DE SAÚDE DE MANDELA SE AGRAVA E ZUMA CANCELA VIAGEM


A piora no estado geral de Mandela fez o presidente sul-africano, Jacob Zuma, cancelar a viagem, marcada para hoje (27), a Maputo (Foto: Reprodução/Internet)

Agência Brasil (Brasília) – O estado de saúde do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz de 1993, Nelson Mandela, de 94 anos, agravou-se nas últimas horas. A piora no estado geral de Mandela fez o presidente sul-africano, Jacob Zuma, cancelar a viagem, marcada para hoje (27), a Maputo, capital de Moçambique – país que faz fronteira com a África do Sul.
Em comunicado divulgado pela Presidência da República, o governo informou que Zuma conversou com os médicos que asseguraram que “estão fazendo tudo para garantir o bem-estar” de Madiba (apelido de Mandela que significa O Conciliador).
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, disse ontem (26) que o mundo reza por Mandela: “Um dos gigantes do século 20″. Ki-moon destacou o papel de Mandela na luta contra o apartheid (regime de segregação racial) na África do Sul.
“Eu sei que os nossos pensamentos e orações são para Nelson Mandela e sua família, assim como para os entes queridos, todos os sul-africanos e para as pessoas que foram inspiradas pela sua vida notável e pelo seu exemplo em todo o mundo”, disse. “Vamos mostrar a mesma convicção e a mesma motivação de trabalhar para o bem-estar e um futuro melhor para todos os africanos”, acrescentou o secretário.
Mandela foi hospitalizado há quase três semanas, no último dia 8, em Pretória, devido a uma infecção pulmonar.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

PROFISSIONAIS DISCUTEM AVANÇOS NO DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DE DOENÇAS ENDÓCRINAS NO ENDORECIFE


Evento tem início nesta quinta-feira (27) e segue até sábado (29) no Summerville Beach Resort, em Muro Alto
Osavanços no diagnóstico e tratamento de doenças endócrinas, entre eles a diabetes, tireóide e obesidade, serão debatidos na 16ª edição do EndoRecife, maior encontro regional de endocrinologia do país. 
O evento aporta na Praia de Muro Alto, litoral Sul de Pernambuco, a partir desta quinta (27) e segue até sábado (29).
Voltado para classe médica e estudantes, o EndoRecife também tem por objetivo promover a troca de experiências, facilitando assim o acesso dos profissionais às novidades em endocrinologia. O congresso vai reunir cerca de 800 pessoas, entre endocrinologistas, profissionais de saúde, residentes e estudantes. O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM-PE) e presidido pelo Dr. Lúcio Vilar, também presidente da Regional.
“O EndoRecife situa-se entre os cinco melhores eventos de endocrinologia do país, tendo como característica principal o fato de ser essencialmente clínico, abordando temas de grande interesse para os endocrinologistas, clínicos gerais, pediatras, cardiologistas e ginecologistas”, explicou Dr. Lúcio Vilar.
No total, cerca de 40 conferencistas entre grandes nomes da endocrinologia brasileira como Lúcio Vilar, Luiz Griz, Nina Mussolino e Ruy Lyra; além de palestrantes internacionais, entre eles, Rodica Pop-Busui, professora associada do Internal Medicine, Metabolism, Endocrinology and Diabetes da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. A professora participa de mesa redonda com tema “Neuropatia diabética periférica: Update no tratamento”.
Este ano, a programação traz novidades em seu formato garantindo mais interação entre palestrantes e congressistas. A grade científica conta com 11conferências,seis simpósios, 14 mesas redondas, além Meeting the Professor, Hot Topics e apresentações orais de temas livres. Entre os assuntos que serão discutidos, durante os três dias de evento: Reposição Hormonal Feminina, Disfunção Eréctil, Aterosclerose e a importância do controle do colesterol, Cirurgia Bariátrica, e Câncer de Tireoide.
INSCRIÇÕES - Ainda podem ser realizadas nesta quinta-feira (27/06), na secretaria do evento, no hotel, a partir das 10h. O valor varia entre R$ 300 e R$ 670, dependo da categoria, se estudante, residente ou médico.A inscrição não inclui hospedagem.

SERVIÇO
Endorecife 2013
Dias: 27 a 29 de junho de 2013
Local: Hotel Summerville - Praia de Muro Alto, s/n – Porto de Galinhas - Ipojuca – PE
Inscrições: Na secretaria do evento, no Summerville Beach Resort, a partir das 10h desta quinta-feira (27/06).

ARTIGO DE OPINIÃO : POR QUE SIM A PEC 37

Leonardo Attuch
LEONARDO ATTUCH
Poucos assuntos têm sido tão distorcidos e manipulados quanto o debate em torno da emenda constitucional que disciplina a atuação do Ministério Público
(Nesta terça, acuada pela pressão do MP e da Globo, a Câmara derrotou a PEC)
"PEC da impunidade", defendida apenas por bandidos, "petralhas", mensaleiros e companhia. Assim, num eficiente golpe de marketing, foi rotulada a Proposta de Emenda Constitucional 37, que disciplina os poderes do Ministério Público. Se isso não bastasse, os detratores da medida ainda tentaram se apropriar das manifestações que tomaram as ruas do País, buscando vender a ideia de que o Brasil vive uma revolta popular contra a PEC – algo que 99,99% das pessoas que foram às ruas desconhecem.
Apresentada em 2011, a medida visa apenas disciplinar a atuação do Ministério Público, evitando que procuradores extrapolem no exercício de suas funções. Segundo a Constituição Federal, a segurança pública é uma atividade exercida por meio de inquéritos instaurados e presididos pela Polícia Federal e pelas polícias civis. Ao Ministério Público, cabe o papel, extremamente nobre num estado democrático de direito, de acompanhar os inquéritos e fiscalizar o cumprimento da lei – até para evitar que abusos contra os cidadãos sejam cometidos pelas polícias.
No entanto, as forças que comandam o debate público no Brasil buscam, a qualquer custo, desmoralizar a atividade política – o que significa, também, enfraquecer a própria democracia. E a PEC 37 é apresentada à sociedade como uma tentativa, engendrada por criminosos de colarinho branco, de evitar investigações. Ocorre que o Ministério Público hoje tem o poder de requisitar investigações à polícia judiciária – que tem a obrigação de atender aos pedidos. O que a emenda constitucional evita é que o MP possa também presidir tais inquéritos.
O que também salta aos olhos nesse debate é a intensa pressão de grupos de mídia, especialmente a Rede Globo, para que a PEC seja rejeitada. Por que razão? Quando a atividade política é criminalizada e o poder que emana do povo – e, portanto, das urnas, perde sua legitimidade – ganha força quem for mais capaz de manipular os gritos da rua. É apenas isso o que está em jogo.

SDS EXPULSA DOS SEUS QUADROS O DELEGADO TIAGO CARDOSO

wilson_damazio_divulgacao_SEI
Após a conclusão do inquérito policial, a Secretaria de Defesa Social decidiu excluir dos seus quadros, “a bem do serviço público”, na semana passada, o delegado de polícia, Tiago Cardoso, que estava afastado de suas funções desde 2012 após ter sido preso sob suspeita de montar um esquema de corrupção na Delegacia da Pirataria.
Tiago Cardoso tem 27 anos de idade, é natural do Rio Grande do Norte e entrou na Polícia Civil por concurso público realizado na primeira gestão do governador Eduardo Campos.
Ele foi flagrado no ano passado cobrando propina de contrabandistas para liberar produtos pirateados.
À época, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, determinou que o caso fosse investigado pela Corregedoria da Polícia Civil.


Inaldo Sampaio

NA ONDA DE PROTESTOS, TORCIDA XINGA REDE GLOBO



 Empolgados com a vitória de 2 a 1 do Brasil sobre o Uruguai, torcedores que assistiram à partida em bares na Praça Varnhagen, na Tijuca, nas proximidades do Maracanã, entraram no clima dos protestos e hostilizaram uma equipe da TV Globo que estava no local.  
Ao contrário das manifestações nas ruas, porém, os xingamentos dirigidos à equipe de reportagem foram feitos em tom de brincadeira, e os jornalistas que lá estavam não precisaram deixar o local. “Ih, fora”, gritavam os presentes para a equipe da Globo, entre um ou outro xingamento.(MAGNO MARTINS)

quarta-feira, 26 de junho de 2013

MANIFESTANTES AMEAÇAM INVADIR SEDE DO GOVERNO

Continua tenso o clima dos protestos em frente à sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, em Olinda. Uma parcela dos manifestantes está pressionando as grades de contenção colocadas pela Polícia Militar. Parte da multidão começa a gritar 'abaixa a barreira'.
Há alguns minutos, um grupo de manifestantes pacíficos estava fazendo um cordão humano para impedir que manifestantes mais exaltados se aproximassem das grades, mas foram retirados pelo grupo mais radical.
Neste momento a Polícia Militar está se enfileirando para bloquear uma possível invasão.
Com informações do Diario de Pernambuco.

GOVERNADOR NÃO VAI RECEBER MANIFESTANTES

O Governo de Pernambuco afirmou, através do secretário estadual de Imprensa, Evaldo Costa, que não vai mais receber nenhum grupo de manifestantes. Neste momento, o grupo realiza protesto em frente ao Centro de Convenções, sede provisória do Governo do Estado.
De acordo com o secretário Evaldo Costa, foram enviados interlocutores para dialogar com os manifestantes na tentativa de reunir um pequeno grupo, que seria recebido pelo governador Eduardo Campos (PSB), que permanece no local.
Os manifestantes jogaram pedras e bombas nos interlocutores enviados pelo governo. "Esse não é mais um movimento pacífico. Em solidariedade aos policiais e interlocutores, não iremos mais receber nenhum grupo", garantiu.
Com informações do NE10.

EDUARDO CAMPOS É FAVORAVEL À IMPORTAÇÃO DE MÉDICOS ESTRANGEIROS

eduardo_campos_foto_eduardo_braga
Em nota enviada à imprensa na noite de ontem, o governador Eduardo Campos posicionou-se favoravelmente à decisão do governo federal de trazer médicos estrangeiros para trabalharem no Brasil.
Ele defende essa contratação “como medida temporária, assegurando, em primeiro lugar, o aproveitamento racional dos profissionais brasileiros já existentes e depois de definido o aumento da oferta de vagas em cursos de medicina em todas as regiões do País”.
O presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Mário Jorge Lobo, disse ser contrário a “importação”, a menos que esses profissionais se submetam ao “Revalida” (prova para convalidar o diploma) e falem fluentemente a língua portuguesa.


Por: Inaldo Sampaio

BRASIL VENCE O URUGUAI POR 2 X 1 E ESTÁ NA FINAL DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

Foi da forma mais emocionante que poderia ser. Com pênalti defendido no início, gol no final e vitória sobre o carrasco de 1950, a seleção está na final da Copa das Confederações. O Brasil venceu o Uruguai, por 2 a 1, no Mineirão e agora enfrentará o vencedor de Itália e Espanha, no domingo, no Maracanã.
Eficiente nos jogos da primeira fase, a “blitz” da seleção brasileira nos primeiros 15 minutos de jogo não foi repetida. O time de Luiz Felipe Scolari não conseguia ter a posse de bola, muito menos atacar. Os uruguaios eram mais eficientes, cadenciavam o jogo e mantinham a bola no campo de defesa do Brasil.
Diferentemente das vitórias sobre Japão, México e Itália, quando o Brasil amassou os rivais nos primeiros minutos, contra o Uruguai não conseguiu nem chegar à área, muito menos criar uma chance de gol.
Foi dos pés de Paulinho que a seleção conseguiu furar a defesa uruguaia. Aos 40 minutos de jogo, o volante deu lançamento longo para Neymar, já dentro da área. O atacante tirou o goleiro da jogada e a bola sobrou para Fred abrir o placar. Pelo que conseguiu fazer no primeiro tempo, o 1 a 0 era goleada.
O segundo tempo começou na pior maneira possível para o Brasil. No primeiro lance de ataque após o intervalo, os uruguaios tabelam e chegam à área. David Luiz tenta afasta, mas bola sobra para Thiago Silva que toca errado, no pé de Cavani. O atacante chuta de esquerda , no canto, sem chance para Júlio César.O gol da vitória, porém, só saiu nos minutos finais. Após cobrança de escanteio de Neymar, Paulinho subiu mais que todo mundo e marcou. O Brasil estava garantido na final da Copa das Confederações.


Brasil2x1Uruguai
Técnico: FelipãoTécnico: Óscar Tabárez
12. Julio Cesar
2. Daniel Alves
3. Thiago Silva
4. David Luiz Cartão amarelo
Entrou13. Dante
6. Marcelo Cartão amarelo
17. Luiz Gustavo Cartão amarelo
18. Paulinho Gol
Entrou8. Hernanes
Entrou20. Bernard
9. Fred Gol
Saiu10. Neymar
Saiu11. Oscar
Saiu19. Hulk
X
1. Muslera
16. Maxi Pereira
3. Diego Godín
2. Lugano
22. Martín Cáceres
17. Arévalo
Entrou5. Walter Gargano
7. Cristian Rodríguez
10. Diego Forlán
21. Edinson Cavani Gol Cartão amarelo
9. Luis Suarez
Saiu20. Álvaro González 

(Do UOL)