sábado, 30 de maio de 2020

Aprovação ao Congresso e STF tem forte alta em meio à crise com Bolsonaro, diz Datafolha

Congresso e o STF podem deter Bolsonaro. (Foto: ABr | Divulgação)

247 - A reprovação à atuação do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) despencou em meio à crise e instabilidade política do governo Bolsonaro, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, entre segunda-feira (25) e terça-feira (26) de maio. A informação é do jornal Folha de S. Paulo.


A pesquisa do Datafolha aponta que 32% consideram o desempenho dos senadores e deputados federais como ruim ou péssimo. A avaliação para o Congresso Nacional era 45% seis meses atrás. Hoje, 18% disseram que o trabalho realizado pelos congressistas é ótimo ou bom, contra apenas 14% do levantamento anterior. A avaliação regular é de 47%.

Na mesma pesquisa, realizada com 2.069 pessoas e com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, 30% entendem que o trabalho desempenhado pelo STF é ótimo ou bom, contra 19% em dezembro de 2019. A taxa de avaliação como ruim ou péssimo caiu de 39% para 26%. Cerca de 40% consideram regular a atuação dos ministros da Suprema Corte.

Angelim e a Covid 19:


O município que tem confirmado 03 casos da Covid 19 e 01 cura clinica, do 1º paciente diagnosticado com a doença em nossa cidade.

Porém os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco mostra uma leva subida no Índice de Isolamento Social.


A nossa cidade alterna ao longo dos dias melhoras e quedas. 

O índice alcançado por Angelim passou de 36,7% (161º) para 42,4%(49º ) no Estado


Esses são dados dos 10 maiores Índices de isolamento Social no Agreste Meridional( sexta feira 29/05/2020)

1.Terezinha 50,0%  (2° colocado no estado) 
2.Itaíba 46,5 % (10º)  
3.Garanhuns 45,8% (16°) 
4.Palmeirina 43,4,9%(35º)
5.Brejão 43,2% (39º)
6.Canhotinho 42,7% (44º) 
7.Águas Belas 42,6% (47°) 
8.Caetés 42,5% (48°) 
9. Angelim 42,4% (49º)
10.Saloá 40,8% (65º)
10. São João 40,8% (66º)

Governo de Pernambuco vai reforçar estrutura da saúde no interior

O Governo de Pernambuco, por intermédio da Secretaria de Saúde, está reforçando a rede estadual exclusiva para pacientes com a Covid-19 no mês de junho, com a entrega de três hospitais de campanha que estão sendo instalados nas cidades de Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, representando um investimento de mais de R$ 4 milhões. Essa estrutura terá uma oferta total de 301 novos leitos. Mais 38 UTIs também serão entregues em municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão.

Em Caruaru, serão instalados 104 leitos, sendo 76 de enfermaria, 26 semi-intensivos e dois de estabilização. A unidade de Serra Talhada terá 95 leitos (72 de enfermaria, 22 semi-intensivos e um leito para estabilização). O Hospital de Campanha de Petrolina terá capacidade para 102 leitos (74 de enfermaria, 26 de tratamento semi-intensivo e duas vagas para estabilização).

Serão entregues, nos próximos dias, 38 leitos de UTIs nas cidades de Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru, Serra Talhada e Goiana. Esse reforço do Estado já garantiu a abertura de 421 leitos dedicados exclusivamente a pacientes com a Covid-19 em 13 cidades polo do interior, sendo 139 de UTIs e 282 de enfermaria. As UTIs estão distribuídas em hospitais de Palmares, Limoeiro, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

Segundo a secretária-executiva de Vigilância em Saúde do Estado, Luciana Albuquerque, em pouco mais de dois meses, Pernambuco conseguiu abrir 1.447 leitos, sendo 635 UTIs. “Por determinação do governador Paulo Câmara, temos monitorado diariamente os dados da doença, inclusive sua entrada no interior, e atuado na vigilância dos casos e também para garantir a estrutura necessária na rede de saúde”, comentou Luciana.

Ruralista avalia que Ricardo Salles contamina a imagem do setor


Salles quer barrar recursos internacionais para ONGs na Amazônia
 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247 – Os ruralistas já começam a perder a paciência com o ministro Ricardo Salles, inimigo do meio ambiente que pode, com suas falas e posturas, causar prejuízos ao setor. "Estamos nos transformando em um pária. Nossa imagem nunca esteve tão mal. Precisamos identificar como sair desse buraco que cavamos", diz Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agribusiness sobre fala de Ricardo Salles de 'passar a boiada' e o apoio de entidades do setor.

“Não precisa passar coisas de baciada. Pegou mal. Pega mal pro agro. E veja bem. Não era a ministra da Agricultura que estava falando, era o ministro do Meio Ambiente. Tem um processo meio maluco nisso aí”, disse ele, em entrevista à jornalista Giovana Girardi, do Estado de S. Paulo.

Justiça determina que fundação do governo Bolsonaro apague artigos contra Zumbi dos Palmares

A juíza federal Maria Cândida Almeida, da 9ª Vara de Justiça do Distrito Federal, deferiu, nesta sexta-feira (29), o pedido de parlamentares, determinando à Fundação Cultural Palmares a imediata retirada de artigos que desqualificam a figura de Zumbi dos Palmares do site da instituição, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

A ação popular foi impetrada pelos deputados federais Túlio Gadêlha (PDT-PE), Benedita da Silva (PT-RJ), Áurea Carolina (PSOL-MG) e Bira do Pindaré (PSB-MA) no último dia 14 de maio.

Na decisão, a juíza concluiu que “a permanência dos artigos no sítio institucional ameaça o patrimônio histórico-cultural e viola o direito à identidade, ação e memória da comunidade negra e a sua garantia a condições adequadas para a preservação, expressão e desenvolvimento de sua identidade”.

“O perigo da demora decorre do fato de que a permanência de tais publicações reverbera o dano que vem sendo infligido ao patrimônio histórico-cultural pátrio e ao direito à identidade, ação e memória da comunidade negra, desde o 13 de maio”, diz.

No último dia 13 de maio, Camargo usou o site oficial e as redes sociais da Fundação Palmares para lançar uma campanha revisionista com a finalidade de desqualificar Zumbi dos Palmares, figura que dá nome à instituição, criada justamente para promover e preservar valores históricos e culturais da influência negra no país. Na ocasião, os parlamentares acionaram a Justiça, alegando abuso de poder e desvio de finalidade.

Quarentena rígida não será prorrogada


O Governo de Pernambuco não irá prorrogar a quarentena mais rígida no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A partir da próxima segunda-feira, as cinco cidades voltam a se submeter às mesmas regras de isolamento dos demais municípios pernambucanos.

As cinco cidades, que estão há quase duas semanas obedecendo à quarentena mais rígida, são responsáveis por 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos da Covid-19 em Pernambuco. O objetivo da maior restrição à circulação de pessoas nesses municípios foi o de reduzir a curva de contágio do novo coronavírus.
“Só teremos os dados completos com o resultado da quarentena no domingo, mas as informações preliminares mostram uma estabilização da epidemia. Não prorrogaremos as regras mais rígidas na Região Metropolitana, mas ainda precisamos manter o isolamento social”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Na próxima segunda-feira, o Governo de Pernambuco vai detalhar o plano de retomada das atividades econômicas no Estado. O estudo foi conduzido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano. A liberação das atividades será gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente posta em prática.
O planejamento também inclui a análise da quantidade de trabalhadores por segmento e de que maneira o retorno de cada atividade influenciará em pontos complementares como o transporte público. A ideia é que os setores adotem horários diferentes de expediente para não saturar o sistema nos horários de pico.

Bomba no caminho dos Bolsonaros

Do Blog de Magno Martins

A bomba que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, em conflito aberto com o presidente Bolsonaro, soprou nos ouvidos de jornalistas em Brasília seria uma possível prisão de Carlos Bolsonaro, filho do presidente, vereador no Rio. Ele teria provas de que o parlamentar carioca alimenta uma rede de mais de 1 milhão de sites e blogs pelo País pagos pelo Banco do Brasil, para defender o Governo e difundir as chamadas fakes news. Esse grande balaio de sites e blogs foi citado pelo jornalista Lauro Jardim na lista dos que terão seus pagamentos pelos anúncios suspensos pelo Banco do Brasil. O BB, segundo o jornalista, foi forçado a tomar tal decisão em cumprimento à ordem expressa pelo Tribunal de Contas da União. Para se chegar ao número de sites e blogs, a corte de contas teria recorrido às agências de propaganda que trabalham para o BB.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Bolsonaro transforma Aras num desmoralizado




FERNANDO BRITO · no Tijolaço

A distância entre ser e parecer, na política, é muito pequena. Na prática, quase nenhuma.

O Procurador Geral da República, ao recusar as regras de um jogo que já estavam sedimentadas – a escolha do cargo a partir da lista tríplice formada com o voto da categoria – entregou, por sua ambição, sua alma ao presidente da República.

Como Mefistófeles no Fausto de Goethe, a hora de pagar o preço sempre vem quando se pensa alcançar a situação de felicidade que parece eterna, como é uma cadeira no STF.

Bolsonaro, ao acenar com uma “vaga não prevista” do Supremo, acenou publicamente com aquilo que já acenara em particular ou, ao menos, na mente de Augusto Aras.

O resultado é que o Procurador se tornou um molambo perto da independência que o cargo exige. Mesmo que de boa-fé ou por convicção jurídica tome alguma decisão que favoreça o presidente, ninguém mais deixará de suspeitar – lembram-se da convicção mesmo sem provas inventada pelo próprio MP? – que o fez por sabujice interesseira.

A repórter Malu Gaspar, na Piauí, mostra que já há uma sublevação entre seus próprios pares dentro da PGR, inclusive entre alguns de seus auxiliares diretos.

Não parece que o ânimo do STF em guerra com a Presidência, certamente não será diferente.

O Ministério Público, como todos os que entraram na aventura desastrosa da politização da Justiça, é mais um que tem uma morte sem honra.

Bolsonaro tem coronel como chefe do serviço paralelo de informação

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
247 - Ocupando uma sala no 3º andar do Palácio do Planalto, a poucos metros do gabinete de Jair Bolsonaro, o coronel do Exército Marcelo Costa Câmara conduz investigações e trabalha na produção de dossiês que já provocaram a demissão de ministros e diretores de estatais, e fulminaram adversários políticos.

"Ele só cuida disso. Todas as denúncias que chegam, de dossiês a relatórios de informação, vêm dele", conta um auxiliar de Bolsonaro, de acordo com relatos publicados por Veja

Bolsonaro não confia nos canais oficiais de informação, com destaque para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), por acreditar que é composta de servidores ainda fiéis à gestão do PT. 

O coronel teve papel fundamental na demissão do general Carlos Alberto Santos Cruz. O agora ex-ministro da Secretaria de Governo tinha uma disputa de poder com o vereador Carlos Bolsonaro, que suspeitava que o militar conspirava contra o pai do parlamentar, Jair Bolsonaro. 

Circularam informações de WhatsApp, atribuídas ao ministro, com críticas pesadas a membros do governo e Bolsonaro quis demitir o general, mas antes acionou o coronel Câmara, que investigou o caso e descobriu que era uma armação contra o ministro. Depois o mesmo coronel fez chegar a Bolsonaro a informação de que Santos Cruz o havia criticado numa conversa com colegas das Forças Armadas durante um evento em São Paulo. O ministro foi demitido.

O coronel Câmara também foi nomeado como segundo tesoureiro do Aliança pelo Brasil. O que ele faz lá também é um mistério. "Não sei qual é a função dele aqui", confessa Karina Kufa, dirigente da sigla e advogada pessoal de Bolsonaro. 

O militar informou que suas atribuições estavam disponíveis na agenda publicada no site da Presidência da República e citou "despachos internos", para resumir o seu trabalho. "Se não ficou claro é porque são coisas pessoais sobre as quais não vou falar", disse o espião de Bolsonaro.

MP-SP mira transferências milionárias em contas operadas por Salles

Ricardo Salles (Foto: Alessandro Dantas)

247 - O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) quebrou o sigilo do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e descobriu transferências milionárias de contas controladas por ele. As investigações do MP agora tentam avançar nas suspeitas de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, de acordo com a Revista Crusoé

Salles repassou R$ 2,75 milhões da conta de seu escritório de advocacia para a sua conta pessoal em 54 transferências, feitas entre 2014 e 2017. No período, ele ocupou dois cargos públicos quando Geraldo Alckmin era governador de São Paulo. O atual ministro foi secretário particular do tucano e secretário do Meio Ambiente, além de atuar como advogado na iniciativa privada.

O MP abriu o inquérito em agosto do ano passado e analisa as movimentações financeiras de Salles no período que vai de 2012 a 2017, quando Salles deixou de atuar como advogado para ocupar cargos no governo paulista. O ministro teria acumulado R$ 7,4 milhões em cinco anos.

Com base na declaração de bens que o ministro prestou à Justiça Eleitoral em 2012, quando foi candidato a vereador pelo PSDB, Salles declarou ter R$ 1,4 milhão em bens. Em 2018, quando saiu para deputado federal pelo Partido Novo, foram R$ 8,8 milhões, sendo dois apartamentos de R$ 3 milhões cada, R$ 2,3 milhões em aplicações e um barco de R$ 500 mil, representando um aumento de 335% em cinco anos, corrigindo o valor pela inflação.

Pelo Twitter, Salles chamou de mentirosa a matéria da revista. "Todos os meus rendimentos ditos ‘repassados’ são honorários declarados e decorrentes da minha atividade privada como advogado, fora do Governo, a qual muito me orgulho. Não tenho nada a esconder, de ninguém", afirmou ele, que está com a imagem a cada dia pior, após a divulgação de um vídeo sobre uma reunião ministerial do dia 22 de abril. 

De acordo com o vídeo, o ministro queria aproveitar o enfoque da imprens ana cobertura do coronavírus para ampliar as áreas de desmatamento. Salles defendia "reformas infralegais de desregulamentação e simplificação" na área do meio ambiente e "ir passando a boiada".

Um dos efeitos desta deterioação dele enquanto ministro foi a iniciativa do vice-presidente, Hamilton Mourão, de retirá-lo da presidência do comitê orientador do Fundo Amazônia. O próprio general é quem assumirá o cargo.

Detran-PE prorroga prazo de validade do CRLV de 2019


Levando em conta as dificuldades temporárias, impostas pela pandemia da Covid-19, com consequências na operacionalização dos serviços públicos, o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), Roberto Fontelles, prorrogou o prazo de validade do calendário anual de licenciamento de veículos usados/CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) do exercício de 2019.

A medida consta na Portaria 2271, publicada no Diário Oficial do Estado, hoje, e amplia o período em que o portador do CRLV pode circular com o documento de 2019. O prazo limite para a circulação com o CRLV 2019 fica da seguinte forma:
FINAL DA PLACA – 1 e 2 – Até julho
FINAL DA PLACA – 3, 4 e 5 – Até agosto
FINAL DA PLACA – 6, 7 e 8 – Até setembro
FINAL DA PLACA – 9 e 0 – Até outubro
Além das questões burocráticas, a medida foi adotada levando em conta que as taxas e impostos, referentes ao licenciamento de veículos, envolve vários órgãos estaduais, que estão com os serviços suspensos ou com funcionamento reduzido, entre eles, o próprio Detran. A iniciativa visa ainda, facilitar a vida dos proprietários de veículos, oferecendo mais tempo e, com isso, reduzir aglomerações, impróprias no atual momento de saúde pública.
O Detran-PE, seguindo determinação do Governo de Pernambuco, e com o objetivo de colaborar com as ações de combate à Covid-19, suspendeu os atendimentos presenciais, desde o dia 23 de março, por tempo indeterminado. A decisão teve como princípio proteger a saúde dos servidores do órgão e da população em geral evitando o contágio comunitário.

Vacinação contra febre aftosa começa dia 01 de junho

Adicionar legenda
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa acontecerá e 01 a 30 de junho, nela todos os bovinos e búfalos de todas as idades devem ser imunizados. Em Pernambuco espera-se que mais de 1,9 milhões de animais devam receber a dose da vacina.

Os criadores têm até o dia 30 de junho para comprarem as vacinas contra a doença em uma farmácia autorizada, mesmo o produtor que tem apenas uma cabeça de gado está obrigado a realizar a vacinação. Nesta campanha o produtor terá até o dia 31 de agosto para realizar a declaração dos seus animais.

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) está oferecendo aos produtores a possibilidade de realizar a declaração da vacinação de forma online, sem necessidade de deslocamentos para os escritórios da agência.

“Sabemos das dificuldades de realizar essa campanha durante a pandemia do COVID 19, mas acreditamos que o produtor mais uma vez vai honrar seu compromisso e realizar a vacinação do seu rebanho, o adiamento para o mês de junho foi necessário para que tivéssemos mais tempo para organizarmos a campanha e pudemos implementar a declaração online”, ressaltou o presidente da Adagro, Paulo Lima. Para realizar a declaração online é necessário que o produtor realize o seu pré-cadastro no site www.adagro.pe.gov.br, no banner siapec3.

Até o momento já entrou no Estado mais de 1,4 milhões de doses de vacina contra a febre aftosa, o suficiente para imunizar boa parte do rebanho. O produtor que não vacina e não declara paga multa e fica proibido de transitar com o seu rebanho.

Moraes tem informação para ações explosivas


Por Mônica Bergamo
O ministro Alexandre Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), já acumulou informações suficientes para operações policiais de potencial político mais explosivo do que as determinadas por ele na quarta (27).
Segundo interlocutores do magistrado, ele preferiu esperar pelo resultado das buscas feitas nesta semana para encorpar o material que já tem – e partir para ações mais contundentes no inquérito que investiga fake news.
A Polícia Federal identificou Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente, como um dos articuladores de um esquema criminoso de fake news. A possibilidade de ele ser alvo de alguma ação no inquérito preocupa o pai.

Angelim e a Covid 19: Traz o 1º caso de cura clinica de paciente e nova queda no Isolamento Social


O município que tem confirmado 3 casos da Covid 19, traz hoje uma ótima noticia que foi a cura clinica do 1º paciente diagnosticado com a doença em nossa cidade.

Porém os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco mostra uma quada significativa no Índice de Isolamento Social.


A nossa cidade alterna ao longo dos dias melhoras e quedas. 

O índice alcançado por Angelim passou de 47,2% (46º) para 36,7%(161º ) no Estado


Esses são dados dos 10 maiores Índices de isolamento Social no Agreste Meridional

1.Palmeirina 52,6,9% (2° colocado no estado) 
2.Terezinha 46,1% (23°) 
3.Garanhuns 44,1% (44°) 
4.Caetés 43,0% (59°) 
5.Águas Belas 42,9% (61°) 
6.Capoeiras 42,8 (63°)
7.São João 41,9 % (79º)
8.São Bento do Una 41,6% (84º)
9. Brejão 41,5% (77º)
10.Canhotinho 41,3% (89º) 





Alcolumbre prorroga validade da MP que flexibiliza ano letivo




O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) publicou ato no Diário Oficial da União (DOU) que prorroga por 60 dias a validade da Medida Provisória nº 934/2020.

A MP estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior em 2020, em razão do enfrentamento da situação de emergência de saúde pública por causa da pandemia de covid-19.

Entre outras decisões, a MP dispensa, em caráter excepcional, a obrigatoriedade de observância ao mínimo de dias de efetivo trabalho escolar previsto na Lei de Diretrizes e bases da Educação.


Desde o dia 16 de maio, a MP tramita com prazo de urgência e aguarda ser votada na Câmara dos Deputados para posterior votação no Senado Federal.

Datena ‘comunista’ explode nas redes sociais com “Moscou Urgente”; assista

FacebookTwitterEmailWhatsApp
Do Blog de Esmael

O apresentador José Luiz Datena viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira, 28, após mostrar no Brasil Urgente, da Band, ao vivo, que foi vítima de uma fake news. Com bom humor, o ex-petista de carteirinha disparou contra a rede bolsonarista de fake news.


Datena criticou os autores de notícias falsas ao falar do o inquérito das fake news conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que nesta semana emitiu mandados de busca e apreensão na casa e escritórios dos cibercriminosos vinculados ao chamado gabinete do ódio.

Datena mostrou no telão do estúdio uma montagem que fizeram com uma foto sua todo vestido de vermelho apresentando o “Moscou Urgente”, dando margem para chamar o apresentador de comunista.

“Olha lá, ó, Moscou Urgente. O senhor acha isso legal? Quem produz isso aqui? É gente decente da rede social? O senhor acha que passou pela minha cabeça ser comunista?”, questionou, se referindo ao presidente.

Ação do STF contra gabinete do ódio derruba ação de robôs bolsonaristas



247 - A consultoria AP Exata apontou uma queda de 40,8% na atuação de robôs pró-Jair Bolsonaro no Twitter em relação a picos atingidos no passado e 10% na comparação com a média histórica em meio às investigações da Polícia Federal autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes contra um esquema de fake news. A informação é da coluna de Mônica Bergamo.

De acordo com levantamento da consultoria, as publicações dos chamados perfis de interferência caíram de uma média de 14% para 10% no Twitter. Elas já chegaram a ter pico de 17%.

A AP Exata avalia que, se os perfis de interferência forem desmobilizados, os bolsonaristas passarão a ter menos força para impor suas narrativas nas redes sociais. 

Dentre os alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos pela PF estão os empresários bolsonaristas Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan e Edgard Corona, fundador da Smart Fit. A corporação também investiga oito deputados bolsonaristas, dentre eles Carla Zambelli. O ex-deputado federal Roberto Jefferson é outro investigado.

Governo de Pernambuco anuncia plano de reabertura das atividades econômicas

Nos últimos dois meses, o Governo de Pernambuco vem realizando uma série de reuniões com representantes de vários setores produtivos para estabelecer os parâmetros de um plano de convivência das atividades econômicas com a pandemia da Covid-19. O estudo foi conduzido pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano. O estudo prevê uma retomada gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente posto em prática.


A data de início da estratégia dependerá de um conjunto de indicadores definidos pelas autoridades sanitárias e científicas que fazem parte do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, do governo estadual. O plano também inclui a análise da quantidade de trabalhadores por setor e de que maneira o retorno de cada atividade influenciará em pontos complementares, como o transporte público. A ideia é que os setores adotem horários diferentes de expediente para não saturar o sistema nos horários de pico.


“Sem vacina ou medicamento comprovadamente eficaz contra o novo coronavírus, todos teremos que conviver com a doença. Nosso plano pesa quais atividades têm menos impacto nas curvas de contaminação e a relevância econômica de cada setor para definir o cronograma de liberação”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.




A epidemia da Covid-19 atingiu de maneira direta a economia mundial, e no Brasil não foi diferente. A estimativa da Secretaria da Fazenda é de que a paralisação das atividades econômicas, por conta das medidas de isolamento social, tenha um reflexo negativo na arrecadação da ordem de 20%, no comparativo com 2019. “A ajuda aos Estados, sancionada nesta quinta-feira pelo Governo Federal, é insuficiente para repor as perdas impostas pela epidemia do novo coronavírus”, destacou o secretário da Fazenda, Décio Padilha.

"Bolsonaro faz confusão deliberada entre liberdade de expressão e o crime de divulgar fake news", diz Miriam Leitão



247 - Em sua coluna publicada no jornal O Globo, a jornalista Miriam Leitão afirma que "o projeto de Bolsonaro é este mesmo: a ruptura. Adianta pouco as negativas de que não haverá golpe militar porque as democracias morrem de outra maneira".

A colunista destaca que Jair Bolsonaro "colocou toda a força da presidência para defender exatamente essa milícia digital, investigada pelo Supremo".

"Bolsonaro está deliberadamente fazendo uma confusão entre liberdade de expressão e o crime de divulgar fake news, caluniar, difamar, organizar-se para atacar através de robôs, contratar empresas de disparos em período eleitoral, financiar manifestações antidemocráticas. É isso que está sendo investigado", acrescenta. 


De acordo com Miriam, Bolsonaro "está claramente querendo intimidar o Judiciário. Por efeito bumerangue, conseguiu aumentar a união dentro da Corte, como se viu no curto e claro discurso do ministro Luiz Fux, avalizado por Dias Toffoli, em defesa de Celso de Mello. Bolsonaro acredita que neutralizou o Ministério Público com a nomeação de Augusto Aras, a quem ofereceu ontem publicamente o cargo de ministro no STF". "Bolsonaro tentará ignorar recados e passar por cima dos limites".

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Como seria o golpe de Bolsonaro?

Jair Bolsonaro,  (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

Por Helena Chagas, para o Jornalistas pela Democracia

Quando um presidente da República diz ao Supremo Tribunal Federal que “acabou, porra!”, ou prega o descumprimento de “ordens absurdas” de lá emanadas e sugere que seus integrantes “se coloquem em seu devido lugar”, é o caso de se imaginar que estamos à beira de uma ruptura institucional. Somando as declarações presidenciais às notas do general Heleno e às lives dos bolsokids, concluímos que em nenhum momento ao longo dos últimos anos pós-redemocratização o fantasma do golpe esteve tão presente quanto nesta semana.

A pergunta que não quer calar em Brasília hoje é se estamos à beira de uma quebra da normalidade democrática, de uma ruptura. O que nos leva a tentar imaginar: como seria o golpe de Bolsonaro?

Com a tensa situação agravada após a operação contra fake news determinada pelo ministro Alexandre de Moraes atingindo políticos, empresários e blogueiros bolsonaristas, é de se supor que a “medida enérgica” a qual se refere seu filho 03 – e que segundo ele faria o pai ser tachado de ditador – seria tomada contra o Judiciário. Só que o governo do ex-capitão já percebeu que é preciso bem mais do que um cabo e um soldado para fechar o STF, e é difícil acreditar que ele pense que terá sucesso em algo assim.

Até porque a grande incógnita desse momento é a real posição dos militares da ativa – os únicos que, com o controle de tropas e tanques, têm condições físicas de dar um golpe. Nas últimas horas, fontes ligadas a Bolsonaro têm tentado passar a ideia de que há uma união dos militares do governo em torno da avaliação de que o STF está extrapolando – no caso das fake news, do celular presidencial, da interferência na PF… O próprio ministro da Defesa, Fernando Azevedo, andou muito perto do presidente nos últimos dias e chegou a apoiar a nota ameaçadora de Heleno no caso do celular.

Há dúvidas, porém, se uma demonstração de solidariedade a um presidente explosivo e descontrolado, um afago, e até mesmo uma crítica em relação às últimas posições do Supremo podem, por parte dos militares, se traduzir no apoio a algum tipo de golpe. São coisas muito diferentes, e tudo indica que não.


A julgar pelas seguidas manifestações públicas de Azevedo em apoio à democracia e a suas instituições, não há ali muita disposição para isso. Observadores da cena militar lembram que os comandantes da ativa vêm se sentindo até muito incomodados com os movimentos de Bolsonaro de passar a ideia de que tem o apoio das Forças Armadas para o que der e vier. Acham que vai ser difícil botar essas tropas na rua, sem maior apoio popular, e mantê-las para sustentar medidas de força que quebrem a ordem constitucional, sob a liderança do ex-capitão.

Há ainda a questão do apoio popular. Não se tem notícia de movimentos golpistas que tenham se sustentado com menos de 30% de apoio da população. Podem até ser deflagrados, mas não se sustentam.

É possível supor, portanto, que por trás da espuma das ameaças e das declarações incendiárias do presidente e de seus filhos, não se vá encontrar nem base social nem militar para desferir um golpe nas instituições e, mais complicado ainda, sustentar ao longo do tempo o estado de coisas que resultar da quebra da normalidade democrática.


É por isso que, por trás do nervosismo que parece ter tomado conta de Brasília, alguns mantém o sangue frio diante das bravatas presidenciais e apostam que as instituições da democracia vão se impor e responder: não acabou não, Bolsonaro! Aliás, o maior risco de quem tenta dar um golpe é acabar golpeado.

Angelim e a Covid 19: Sobe o Índice de isolamento Social

Os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco mostra uma alta significativa no Índice de Isolamento Social na nossa cidade.

O município que tem confirmado 3 casos da Covid 19, 

A nossa cidade alterna ao longo dos dias melhoras e quedas. 


O índice alcançado por Angelim passou de 40,0% para 47,2% (16º ) no Estado


Esses são dados dos 10 maiores Índices de isolamento Social no Agreste Meridional

1. Angelim 47,2% (16° colocado no estado) dados do Blog de Ronaldo Cesar
2. Paranatama 47,0% (18°)
3. Águas Belas 43,9% (41°)
4. Brejão 42,8% (57º)
5. Capoeiras 42,3 (68°)
6. Caetés 41,4% (85°)
7. Palmeirina 44,9% (88°)
8. Calçado 40,3% (113°)
9. Terezinha 40,2% (116°)
10. Garanhuns 39,6% (127°)

Governo de Pernambuco recebe respiradores e EPIs do Projeto Todos pela Saúde, coordenado pelo Banco Itaú

O Governo de Pernambuco ganhou um reforço no combate à Covid-19 com a doação de 15 respiradores e mais de 1,1 milhão de unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) à rede estadual de saúde. Os aparelhos, que já estão sendo entregues a 10 hospitais e 14 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), foram doados pelo Projeto Todos pela Saúde, coordenado pelo Banco Itaú.


Além dos respiradores, Pernambuco foi contemplado com 335 galões de álcool em gel; 26 mil máscaras N-95; 213 mil máscaras cirúrgicas; 873 mil luvas; 41,8 mil aventais; e 9,3 mil óculos de proteção. Esses itens estão sendo distribuídos entre as unidades de referência para o atendimento à Covid-19 no Estado, como os hospitais Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Oswaldo Cruz, Barão de Lucena, Imip e Alfa, no Recife; Hospital Jaboatão-Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes; Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão; e hospitais Mestre Vitalino e Regional do Agreste, em Caruaru. 


Dos 15 respiradores, cinco já foram encaminhados para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, e 10 estão sendo destinados ao Mestre Vitalino, em Caruaru. "Com esses equipamentos, estamos fortalecendo as unidades de saúde do interior do Estado, principalmente no Agreste. O objetivo é fortalecer a rede para enfrentar possíveis picos da doença nessa região", comentou a secretária executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota.


Iniciativa coordenada pelo Banco Itaú para colaborar com as ações de saúde pública no combate ao novo coronavírus, o Projeto Todos pela Saúde reúne doações de diversas entidades, que são geridas por um grupo de especialistas. "Essa tem sido uma parceria bem importante para Pernambuco, pois além da doação de insumos, que é fundamental para enfrentarmos a pandemia, o projeto ainda tem feito um trabalho diferenciado junto às unidades de referência, dando suporte à criação e gestão de comitês de crise dentro desses serviços. Sem contar, a previsão de apoio técnico para pesquisas", ressaltou Cristina Mota.


Para garantir as doações, o Projeto Todos pela Saúde envia profissionais aos Estados, para conhecer a situação epidemiológica local e entender a gestão do enfrentamento da epidemia pelas autoridades de saúde. “Esse é um projeto suplementar, que vem para apoiar as gestões estaduais de diversas formas, desde o envio de equipamentos até o suporte técnico”, explica a médica e assessora técnica do Todos pela Saúde, Karina Calife, que ainda fez uma avaliação do trabalho de enfrentamento à pandemia em Pernambuco. 


”É interessante ver como Pernambuco conseguiu implantar uma gestão estruturada, coordenada por um comitê de crise central, que articula o trabalho das diversas secretarias envolvidas nos principais focos de combate à pandemia. Além disso, o Estado tem implantado uma política de testagem bastante organizada, incluindo um protocolo pensado de forma adequada para os profissionais de saúde, e tem um feito um importante planejamento de criação de novos leitos, que inclui a abertura de vagas em hospitais da própria rede, assim como a interiorização da rede de enfrentamento à doença”, completou Calife

Lula ironiza Bonner, que sente saudades da época do PT

FacebookTwitterEmailWhatsApp

Do Blog de Esmael 

O ex-presidente Lula não perdoou seu “inimigo” de estimação William Bonner, apresentador do Jornal Nacional, da Globo.

“Quem diria que até o Bonner tinha saudade”, tuitou hoje (27) o petista, ao comentar a entrevista do jornalista no programa “Conversa com Bial”.


Lula comentou o encerramento da entrevista em que Bonner, em 2006, apresentou direto de Juazeiro do Norte (CE). Ele estava cercado por uma multidão empolgada e alegre, que o aplaudia,


Bonner disse não acreditar que essa situação algum dia possa acontecer de novo. “Hoje seria impossível isso”.

Nessa época, há 14 anos, o presidente do Brasil era quem? Lula.

“Apesar da seleção de futebol e da derrota na Copa, em 2006 a população brasileira teve muito a comemorar. Principalmente na melhoria dos indicadores econômicos e sociais do Brasil”, diz o texto compartilhado por petista no Twitter.



O site “Reconta Aí” ainda registrou:
PIB: R$ 2,37 trilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
PIB per capita: R$ 12.688 (PIB per capita é o valor da riqueza gerada no país se divido igualmente entre toda a população);
Taxa de crescimento do PIB: 4,0%;
Desemprego: 8,4%, a menor taxa desde 1997;
Formalidade no mercado de Trabalho: Pela primeira vez na história, o número de trabalhadores formais passou os informais e ficou no patamar de 50,6% dos trabalhadores formalizados. Dados do Caged mostram que foram em 2006 foram gerados 1.228.686 empregos com carteira assinada no País;
Salário Mínimo: R$ 350,00;
Cesta Básica: O estado com a cesta básica mais cara foi o Distrito Federal, cujo valor dos itens foi de R$ 178,14.

A publicação retuitada por Lula fez questão de frisar sua solidariedade com William Bonner e todos os jornalistas que vêm sofrendo uma implacável perseguição de grupos de ódio. É impossível ter democracia sem o jornalismo profissional e a liberdade de expressão.

Moraes manda tirar do ar rede do ódio bolsonarista



FERNANDO BRITO · no Tijolaço

O despacho de Alexandre Moraes autorizando a busca e apreensão na rede bolsonarista divide os investigados em vários grupos.

O primeiro, o dos “postadores”, cujos nomes mais conhecidos são Allan dos Santos e Bernardo Kuster (parceiro de Olavo de Carvalho). Deles, Moraes resume em um anexo de 130 páginas as postagens ofensivas ou hostis ao sistema democrático. Para eles, Moraes determinou o cancelamento de seus perfis nas redes sociais, o que não foi cumprido até agora.

O segundo, de supostos “financiadores”, onde se destacam Luciano Hang (Havan), Edgard Corona (rede de academias Smart Fit) , seria responsável por impulsionar as publicações e, por isso tiveram quebrados seus sigilos bancários, desde julho de 2018. Portanto, desde a campanha eleitoral.

O terceiro grupo é o dos deputados – seis federais (Bia Kicis, Carla Zambelli , Daniel Silveira,Filipe Barros, Cabo Junio Amaral e o “príncipe” Luiz Phillipe de Orleans e Bragança, todos do PSL) e dois estaduais de SP. Todos foram intimados para, em 10 dias, prestarem declarações à Polícia sobre a rede de mentiras.

Roberto Jefferson é objeto de outro despacho, por ter incentivado Jair Bolsonaro a usar a força para tirar “demitir e substituir os 11 ministros do STF”.

Você pode ver aqui a íntegra da decisão de Moraes.

Crise econômica da Covid-19 já afeta 1 em cada 4 trabalhadores com carteira assinada

(Foto: Valdecir Galor)

247 - Dados do Ministério da Economia revelam que a crise atinge fortemente os assalariados, deteriorando o mercado de trabalho formal. A crise do coronavírus já afetou um em cada quatro trabalhadores com carteira assinada.

Em março e abril, 9,2 milhões de pessoas foram atingidas pelos efeitos da Covid-19 na economia —1,1 milhão ficaram sem emprego e 8,1 milhões tiveram contrato suspenso ou corte de salário e jornada, indica reportagem dos jornalistas Bernardo Caram e Thiago Resende na Folha de S.Paulo.

Até a última terça-feira, durante a pandemia, 1,2 milhão de empresas (13,5% das companhias do país) comunicaram que fizeram acordos com empregados para suspender contratos ou reduzir salários.


Segundo dados do governo, o setor de serviços foi o mais afetado em março e abril deste ano. Foram fechadas 458,7 mil. Em seguida vêm comércio (-296 mil), indústria (-223,5 mil), construção (-79,9 mil) e agricultura (- 9,6 mil).

As previsões correntes no mercado são pessimistas. O banco Goldman Sachs diz esperar que o declínio de empregos com carteira assinada deve continuar pelos próximos meses.

Governo quer habeas corpus preventivo para Weintraub

Abraham Weintraub e Jair Bolsonaro (Foto: Isac Nóbrega/PR)

247 - Após uma reunião de emergência no Planalto, o governo formatou detalhes de um habeas corpus preventivo ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, convocado pelo Supremo Tribunal Federal a prestar depoimento na Polícia Federal após ataques violentos aos integrantes da Corte.

A reportagem do portal R7 destaca que “nesta noite, o texto está sendo debatido pelo presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, André Luiz Mendonça, no Palácio da Alvorada. O ministro da Advocacia-Geral da União, Levi Mello, deve se juntar a eles.”

A matéria ainda acrescenta que “ao chegar à residência oficial nesta noite, Bolsonaro, sem citar o STF, disse aos apoiadores que trabalhará até meia-noite junto com Mendonça. "Tô trazendo trabalho pra casa, tô com o ministro da Justiça para trabalhar até a meia-noite para resolver alguns problemas, tá ok?", afirmou ele, apontando para o ministro.”

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Após ameaçar Alexandre de Moraes, Sara Winter vai ao STF protestar contra operação (vídeo)



247 - A militante bolsonarista Sara Winter publicou um vídeo na tarde desta quarta-feira (27) anunciando que está indo ao STF protestar contra o ministro Alexandre de Moraes. 


Sara Winter foi alvo de operação da Polícia Federal nesta quarta-feira no âmbito de um inquérito conduzido pelo STF, e de relatoria de Alexandre de Moraes, que busca investigar disseminação de fake news nas redes sociais.

A militante chamou Moraes de "covarde", "safado" e "pilantra".

Oposição acerta estratégia contra escalada autoritária de Bolsonaro

Da Época
Terminou agora uma reunião com todos os líderes dos partidos da oposição na Câmara e no Senado, em que foi acertada uma estratégia contra a 'escalada autoritária' do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Na próxima segunda-feira, haverá um ato com a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em defesa da liberdade de imprensa, como primeiro ponto a ser defendido pelos partidos.
Foi a primeira vez que todos se reuniram desde o começo da atual legislatura, em fevereiro de 2019. As rusgas entre PT e PDT eram um dos principais impeditivos para o encontro, mas hoje foram deixadas de lado em nome de enfrentarem Bolsonaro, adversário comum a todos.
Os encontros passarão a ser semanais.

“Feitosa tem necessidade de aparecer”, diz Isaltino


“É lamentável o papel que o deputado estadual Alberto Feitosa cumpre na defesa das teses infundadas do presidente Jair Bolsonaro. A última do parlamentar, que se coloca como prefeiturável no Recife, demonstra toda sua falta de humanidade e incorrigível necessidade de aparecer”, afirmou o líder do governo na Alepe, deputado Isaltino Nascimento (PSB).

Segundo Isaltino, ingressar na Justiça para cobrar contraprova de um exame e o suposto receituário de alguém diagnosticado com a Covid-19 beira a insanidade. “O governador Paulo Câmara tem atuado de forma exemplar no combate ao novo coronavírus no estado, sempre colocando a vida da nossa população em primeiro lugar. A divulgação do seu teste positivo para doença só reforça a sua transparência e o seu compromisso com a verdade dos fatos”, disse.
“Algo falta no ‘campo bolsomion’, que se alimenta de ódio e intrigas. Ao contrário do que tenta promover Feitosa, o Brasil e Pernambuco precisam de unidade e trabalho em conjunto. Desse caminho, não vamos nos desviar”, concluiu Isaltino.

Bolsonaro gasta com publicidade em sites de fake news e até jogo do bicho, diz PT

FacebookTwitterEmailWhatsApp

A farra publicitária da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do governo Jair Bolsonaro, contempla gastos com sites de fake news e até um ligado à atividade ilegal de jogo do bicho.

Para esclarecer esses gastos e por fim às possíveis ilegalidades, o líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), encaminhou um pedido de informações para o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, general Luiz Eduardo Ramos.

O documento foi protocolado na segunda-feira (25); o governo tem 30 dias para responder ao requerimento.

O líder do PT requer informações sobre todos os contratos e destinação de verbas de publicidade institucional e de utilidade pública do Governo Federal ao longo de 2019 até o dia 30 de abril último.

A Secom, acionada pelo jornal Folha de S. Paulo, recusou-se a revelar gastos detalhados, conforme observa o líder do PT.

Ele lembra que o jornal publicou no dia 9 de maio matéria sob o título “Publicidade de Bolsonaro na Previdência irrigou sites de jogos de azar e fake news”, conforme planilhas da própria Secom.

Foram destinadas verbas de publicidade do Governo Federal a sites de fake news, sites de jogo do bicho, sites infantis em russo e, ainda, a canal de apoio ao Presidente Jair Bolsonaro no YouTube, que veicularam propaganda da Reforma da Previdência no ano de 2019.

As informações referem-se apenas aos períodos de 6 de junho a 13 de julho de 2019 e de 11 a 21 de agosto de 2019.

No entanto, desde 11 de novembro de 2019, a Secom recusou-se por duas vezes a fornecer planilhas solicitadas por meio do Serviço de Informação o Cidadão.

Conforme o líder do PT, após recursos contra as duas negativas da Secom, a CGU determinou, em fevereiro deste ano, que a Secretaria disponibilizasse o relatório no prazo de 60 dias contados da notificação da decisão. A Secom finalmente encaminhou as informações incompletas em 17 de abril passado, mais de cinco meses após o pedido inicial.

“Segundo as planilhas da Secom, sites de fake news receberam verba de anúncios do Governo Federal. Um dos campeões, com 66.431 anúncios, foi o Sempre Questione, que divulga desde desinformação na forma de teorias da conspiração sobre a pandemia de coronavírus, até alegados ‘flagrantes de Ovnis’”, observa Enio Verri.

As planilhas não especificam o total gasto pela Secom com os anúncios. Em maio de 2019, a Secretaria anunciou que gastaria R$ 37 milhões em inserções publicitárias sobre a reforma da Previdência, em televisão, internet, jornais, rádio, mídias sociais e painéis em aeroportos.

O montante pago pela Secom é dividido entre o Google e o site ou canal do YouTube. As porcentagens do Google variam, de 40% a 20% ou menos, dependendo da negociação entre os sites e a plataforma.

As peças do governo Bolsonaro também foram veiculadas em outros sites que disseminam desinformação, como o Diário do Brasil (36.551 anúncios). O canal Terça Livre TV, do YouTuber de extrema direita Allan dos Santos, recebeu por 1.447 anúncios.

Verri lembrou que essa informação oficial colide frontalmente com o depoimento do bolsonarista Allan Santos à CPMI das Fake News, em novembro de 2019, quando afirmou não receber “nenhum centavo do governo”.

“Chama a atenção nas planilhas, igualmente, informação sobre site o resultadosdobichotemporeal.com.br, que divulga resultados do jogo do bicho, atividade notoriamente ilegal no Brasil”, comenta o líder no requerimento.

“As planilhas da Secom registram, ainda, gastos de verba publicitária com sites e canais que promovem o Presidente Jair Bolsonaro. Foram 5.067 anúncios no Bolsonaro TV, descrito como “canal dedicado em apoiar o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro”.

Aplicativos para celular como Brazilian Trump, Top Bolsonaro Wallpapers e Presidente Jair Bolsonaro também veicularam a campanha. Ainda segundo a planilha, foram veiculados anúncios em sites de políticos eleitos, como o do Senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

A Secom contrata agências de publicidade, que compram espaços por meio do serviço GoogleAdSense para veicular campanhas em sites, canais do YouTube e aplicativos para celular. O serviço permite exibir anúncios em texto, imagem e vídeo, gerando lucro de acordo com a quantidade de cliques ou de visualizações.

Alguns desses canais, como o do blogueiro Allan dos Santos, foram alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal no inquérito das ‘fake news’ do Supremo Tribunal Federal. Ou seja, há indícios que o funcionamento dos canais de notícias falsas bolsonaristas seja financiado pelo próprio governo.

As informações são do PT e da Folha de São Paulo.

PGR investiga oito governadores por suspeitas de irregularidades no combate à Covid-19



247 - A Procuradoria-Geral da República (PGR) está investigando oito governadores pela suspeita de irregularidades em contratos celebrados para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. 

Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, estariam na mira da PGR os contratos firmados pelas gestões dos governadores Wilson Witzel (PSC-RJ), Helder Barbalho (MDB-PA), João Azevedo (PSB-PB), João Doria (PSDB-SP) e Wilson Miranda Lima (PSC-AM). Outros três governadores não tiveram seus nomes informados.

Ainda conforme a reportagem, a PGR já teria feito avaliações referentes as acusações, além de estar encaminhando ao Superior Tribunal de Justiça os pedidos de autorização para abertura de inquéritos. 


Nesta terça-feira (26), o STJ autorizou a realização de diligências, que incluiu mandados de busca e apreensão no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Angelim e a Covid 19


Os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco mostra novamente uma queda brusca no Índice de Isolamento Social na nossa cidade.

Em que pese o município ter confirmado ontem mais 02 casos da Covid 19, o indice de Isolamento voltou a cair.

A nossa cidade alterna ao longo dos dias melhoras e quedas. 


O índice alcançado por Angelim passou de 44,4% para 40,0% (137º ) no Estado

Esses são dados dos 10 maiores Índices de isolamento Social no Agreste Meridional


segunda feira (25/05/2020) 
1. Terezinha 48,3% (11° colocado no estado)
2. Brejão 48,3% (13°)
3. Caetés 48,1% (14º)
4. Iati 46,9% (23º)
5. Itaiba 46,9% (24°)
6. Capoeira 46,4% (30º)
7. Correntes 44,9 % (47º)
8.Calçado 43,0% (78º)
9. São Bento do Una 42,7% (84º)
10. Garanhuns 42,1% (96º)

França proíbe uso da cloroquina contra coronavírus

Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado | Reprodução)

247 – O governo francês, de Emmanuel Macron, acaba de anunciar a proibição do uso de cloroquina no tratamento contra a Covid-19. O motivo é um estudo científico, com 96 mil pacientes, que prova que o remédio traz mais risco de morte de que possibilidade de cura, no tratamento da doença. A despeito disso, o remédio foi recomendado por Jair Bolsonaro, que provocou a demissão de dois ministros da Saúde, que eram contrários ao remédio do "Dr. Bolsonaro". Confira tweet da agência francesa AFP e vídeo sobre o estudo.