sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Governo de Pernambuco desapropria prédio do Americano Batista





O Governo do Estado de Pernambuco garantiu a manutenção do imóvel do colégio Americano Batista, na Boa Vista, Recife, como complexo escolar, agora no âmbito da educação pública estadual. O Diário Oficial do Estado publicou na edição de hoje o Decreto nº 54.429, assinado pela governadora Raquel Lyra, que “declara de utilidade pública” a área, incluindo as benfeitorias. Em vez da mudança de finalidade do prédio para objetivos comerciais, a decisão do governo mantém a funcionalidade do imóvel.

O terreno com suas benfeitorias fica localizado numa área estratégica da capital pernambucana. Para a governadora Raquel Lyra, o impasse em torno do imóvel – que estava próximo de ser leiloado – apareceu como oportunidade para o governo estadual na defesa do interesse público. “Vamos manter o prédio como complexo escolar. É um patrimônio de Pernambuco que agora estará a serviço da educação pública”, registrou. Com o decreto, a Secretaria de Educação e Esportes passa agora aos trâmites para adequação do prédio aos objetivos da Pasta.


De acordo com a Procuradoria-Geral do Estado, Bianca Teixeira, o processo será realizado com transparência e diálogo e a publicação do decreto representa a formalização a primeira fase do processo, que agora será seguido pela realização do laudo de avaliação por parte da administração estadual para que se faça o pagamento, que será custeado pelo tesouro estadual. “Como a governadora elenca a educação como prioridade de governo, ela viu essa oportunidade diante do leilão que estava marcado e tomou a decisão. O complexo continuará tendo como função social a educação”, afirmou.

Governadora participou ontem da abertura do ano letivo da Rede Estadual


O início do ano letivo da Rede Estadual de Ensino foi marcado, nesta quinta-feira (02), pela visita da governadora Raquel Lyra à Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Guedes Alcoforado, no bairro do Varadouro, em Olinda. Em clima de festa, os estudantes novatos foram recepcionados ao som da banda Mistura Vibe, composta pelos alunos veteranos da unidade de ensino, e com a presença de um boneco de Olinda. Ao todo, são mais de 480 mil estudantes matriculados nas 1056 escolas distribuídas por todo o Estado.

“É a partir da educação que vamos transformar nosso estado. Já estamos trabalhando de maneira incansável para garantir a esses jovens o direito de sonhar. Nossas escolas estão à disposição de todos os familiares que cuidam dos nossos alunos”, destacou Raquel Lyra, que conversou com alunos, pais e professores.

A secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas, enfatizou que a expectativa é de que a educação do Estado figure entre as melhores do país. “Estamos retomando às aulas com toda potencialidade para seguir avançando cada vez mais. A gente espera que seja um ano de aprendizado, bons resultados e muitas alegrias”, reforçou Ivaneide.

A EREM Guedes Alcoforado conta com 415 alunos. Wendler Aragorn, estudante do primeiro ano, falou sobre a receptividade do corpo docente da unidade. “Fomos extremamente bem recebidos neste primeiro dia de aula. Espero que tenhamos um ano letivo bem positivo, com uma ótima qualidade de estudo e bons amigos. É na escola que a gente começa a pensar nas possibilidades do futuro”, disse o aluno.

Também acompanharam o primeiro dia de aula os secretários executivos de Educação Igor Cadena (Gestão da Rede) e Ana Cristina (Profissional e Integral), e o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Vencimentos do IPVA 2023 começam em 8 de fevereiro; veja calendário completo

Pagamento pode ser feito em até três parcelas, mas quem optar pela cota única terá desconto de 7%

Por FMotors



Começa a vencer em 8 de fevereiro o pagamento do licenciamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de bombeiros e licenciamento, segundo calendário do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE). A data vale para o pagamento da primeira parcela para veículos com placas terminadas em 1 e 2, bem como para a cota única.

Em 2023, o pagamento do tributo pode ser feito em até três parcelas, mas quem optar pela cota única terá desconto de 7%. Vale ressaltar que a última cota precisa ser quitada até abril.

Pelo sexto ano consecutivo, as multas não constarão no carnê de licenciamento, ou seja, no demonstrativo de débitos. Portanto, para pagar, o usuário deverá acessar o site do Detran-PE, onde irá gerar o boleto com as multas vencidas já com juros e correção.

Os carnês de pagamento já seguiram pelos Correios para o endereço dos proprietários. Este ano, pela primeira vez, o boleto foi impresso em preto e branco. Também é possível acessar o site www.detran.pe.gov.br e imprimir os boletos.
- PUBLICIDADE -


É importante destacar que o código de barras dos boletos impressos são diferentes a cada emissão de pagamento. De acordo com o layout definido pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as posições de 16 até 19 do código de barras identificam a empresa/órgão: 0103 – Sefaz, 0104 – Detran-PE.

Veja o calendário completo:

 
 Ultimo dígito da placa                Cota única                              2ª cota                     3ª cota
                                       (com desconto de 7%) e1ª cota                   
1 e 2                                               08/02/23                              08/03/23                06/04/23
3 e 4                                               14/02/23                              14/03/23                11/04/23
5 e 6                                               17/02/23                              17/03/23                14/04/23
7 e 8                                               24/02/23                              22/03/23                19/04/23
9 e 0                                               28/02/23                              29/03/23                26/04/23

Deputado Waldemar Oliveira assume vice-liderança do Governo Federal na Câmara

Por Blog da Folha



O deputado federal pernambucano, Waldemar Oliveira (Avante), foi indicado para assumir a vice-liderança do Governo Federal na Câmara dos Deputados. O convite foi feito na manhã desta quinta-feira (2), em reunião como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o líder do Governo, deputado José Guimarães (PT).

A indicação de Waldemar Oliveira foi intermediada pelo presidente nacional do Avante, o deputado Luiz Tibet. Com a definição de Waldemar para o cargo o deputado terá participação efetiva no colegiado além de assumir todas as atribuições do líder no caso da ausência do mesmo.

“Hoje tomei posso como vice-líder do governo, momento em que tivemos a primeira reunião da bancada com o presidente. O presidente Lula está sensível às mudanças que precisam ser formuladas e precisará do nosso máximo esforço no plenário da Câmara para aprovar as medidas encaminhadas. Em nossa conversa ele não deixou de falar sobre o nordeste e do nosso estado. Afirmou que o desenvolvimento estrutural de Pernambuco e do nordeste será uma prioridade neste início de Governo”, relatou o parlamentar.

Waldemar Oliveira é irmão do ex-deputado Sebastião Oliveira (Avante), que foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada pela também ex-deputada Marília Arraes (Solidariedade). Mesmo sem apoio oficial de Lula, então candidato a presidente da República, a chapa vinculou discurso e material de campanha à imagem do petista.

Lula abre a porta para revalidar a sua candidatura para as eleições presidenciais no Brasil, se necessário

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu na quinta-feira a porta à candidatura nas eleições presidenciais de 2026, apesar de ter previamente descartado essa possibilidade, dizendo que precisa de "desfrutar da vida".

O presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva - Marcelo Camargo/Agencia Brazil/d / DPA© Fornecido por News 360

Segundo o presidente brasileiro, ele poderia revalidar a sua candidatura se considerar que existe "uma situação delicada" e se sentir em perfeita saúde, como disse numa entrevista à RedeTV e relatado pela 'Folha de S.Paulo'.

"Se vos puder dizer agora, digo-vos 'Não serei um candidato em 2026'. Terei 81 anos de idade. Preciso de desfrutar um pouco da minha vida, porque tenho 50 anos de vida política", reiterou Lula da Silva, reiterando que só mudaria de ideias numa situação grave.

A advertência é contrária às declarações feitas durante a campanha eleitoral do ano passado. Num evento em Setembro, o actual presidente afirmou que "todos" sabiam que ele tinha apenas quatro anos de idade. "Todos sabem que não é possível para um cidadão de 81 anos de idade querer ser reeleito", disse ele.

Entretanto, Lula apontou a necessidade dentro do Partido dos Trabalhadores de construir novos líderes que possam ser candidatos em 2026, de acordo com o jornal.

A primeira vez que foi presidente (de 2003 a 2006), Lula disse que era "filosoficamente" contra a reeleição, que foi instituída no país em 1997. Mas acabou por concorrer a um segundo mandato e ganhar as eleições, o que o levou a governar até 2011.

Fonte: (EUROPA PRESS)

Defesa de Torres ironiza e diz que minuta foi escrita por Tiririca

Do JC

 A defesa de Anderson Torres disse, em tom irônico, que devido aos "erros de português", a minuta de golpe teria sido escrita pelo deputado federal Tiririca (PL).

“[A minuta], possivelmente, foi feita pelo Tiririca. Tem mais de 50 erros de português”, disse Demóstenes Torres, advogado do ex-secretário.

“Aquilo é uma presepada que alguém deixou no Ministério da Justiça e ele levou para casa e ficou por lá. Ele não lembra quem entregou porque não recebe documentos diretamente”, disse o advogado.