sábado, 27 de abril de 2013

ARTIGO DE OPINIÃO : O VELHO, O NOVO E O RENOVADO


Por Michel Zaidan
O  Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) fêz sua aparição espectral na televisão,  apresentando suas caras "novas" ou "renovadas": o ex-governador do estado, a filha de Jacilda urquiza, o deputado Raul Henry etc. O que mais chama atenção é o discurso da "renovação". 0 PMDB de Pernambuco é como o Pc do B: velho, mas renovado. De acordo com os desafios da contemporaneidade...dos donos do poder atuais. Este partido, bem como o antigo PFL, tornaram-se partidos fósseis na cena política brasileira. Perderam o rumo. Transformaram-se naqueles antigos mastordontes grandes e sem uma função  ou identidade definida, a não ser negociar apoio ao governo, em troca de cargos, recursos,nomeações. Disto, uma verdadeira reforma política devia cuidar. Afinal, a causa da ingovernabilidade nãoé a existência dos pequenos partidos e legendas, mas o fisiologismo, o clientelismo e (em alguns casos) o corp orativismo de algumas legendas partidárias.
Consumada a chamada "transição democrática" com o governo Sarney e a Constituição de 1988, o histórico desse grande partido mastordôntico - detentor do maior número de cadeiras no Parlamento e de grande capilaridade municipal - é o da falta de unidade nacional, de comando e de ser ma federação de oligarquias estaduais que utilizam a legenda como querem. Um pedaço faz oposição ao governo; outro pedaço adere fisiologicamente ao governo; e um terceiro pedaço fica em cima do muro, vendo a direção dos ventos. De forma que hoje nós temos uma ala representada pelo vice-presidente da República e seus ministros no governo Dilma; uma ala que faz oposição ao governo Dilma, bem representada pelo o ex-governador de Pernambuco  e os omissos e oportunistas de sempre, esperando o momento de tirarem proveito da mudança dos ventos.

Exemplar  é o ajustamento de conduta partidário do PMBD de Pernambuco. Tendo se declarado oposição ao governo federal, desde o começo, aderiu ao palanque do governador do estado, logo que este acenou com a possibilidade de abrir um palaque próprio na corrida presidencial. Muita gente  deve ter se espantado com a manobra radical do velho partido "autêntico", em apoiar o adversário político  dos últimos anos. Deve ser esta a renovação de que fala a propaganda partidária do PMDB: se aliar ao adversário de ontem, contra o adversário federal. Ou leia-se contra o próprio PMBD governista. E a manobra deve ter rendido alguma coisa ao partido: não só o apoio nas eleições municipais de 2012, indicações de nomes na Comissão da Verdade e da Justiça, cargos na Prefeitura do Recife e promessas de apoio político a parlamentares pembedistas  nas próximas eleições (talvez, a reeleição do próprio se nador).

É nisto em que consiste o "novo", o "renovado" o "autêntico" PMDB: um partido desfigurado à serviço de interesses e ambições paroquiais de chefes políticos regionais. Em Pernambuco, a aliança preferencial do partido tem sido com legendas de centro-direita, PPS, DEM, PSDB, PV. Uma verdadeira sopa de letrinhas que não signfica nada. Uns funcionam com linha auxiliar de outros. O próprio PSDB não passa de um instrumento na mão do seu presidente regional, tal como o PMDB o é nas mãos do ex-governador do estado. O ex-PPS faz o jogo do ex-governador e agora marcha a passos largos para apoiar a candidatura do primeiro mandatário do estado a Presidencia da República. E o DEM encontra-se em estado terminal. Sobreviverá se apoiar a candidatura ou de Aércio Neves ou de Eduardo Campos.

Só falta caracterizar a postura do "novíssimo" PSB. Que partido é esse? - Poderá ele dizer - como seu aliado da hora - que tem a mesma história e a mesma cara, ao longo de tantos anos?. Durante muito tempo, o partido de João Manguabeira e Evaristo de Moraes gravitou em torno do Partido Comunista Brasileiro. Era uma agremiação de intelectuais que tinham escrúpulos de aceitar o estalinismo do velho PCB. Com a crise ideológica do socialismo real, o "novo" PSB ficou em disponibilidade ideológica e passou a gravitarem torno do PT, de quem foi aliado muitos anos. Pelo visto, a transformação pragmática do PT, liberou outra vez o PSB para assumir novos compromissos partidários. Só que dessa vez  com partidos de centro, centro-direita, partidos religiosos, de adesistas de última hora, pós-pós-pós tudo. É com essa trinca de legendas, mais do que de partidos, que o governador pretende afirmar a  nova i dentidade do PSB. A cara do nosso "Maquiavel de aldeia", o nosso socialista, sem socialismo; o nosso republicano, sem república; o nosso nacionalista, sem nação.

PREFEITOS RECUSAM VICE DE EDUARDO



LEANDRO MAZZINI - COLUNA ESPLANADA
 A pouco mais de um ano do início das campanhas, Eduardo Campos procura um vice forte no Sul ou Sudeste, e um aliado de peso político em Minas, porém suas duas investidas causaram constrangimento para o presidenciável do PSB. Após o convite para ser vice na chapa, feito pelo próprio pré-candidato à Presidência da República, o prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati (PDT) disse um discreto não para o socialista governador de Pernambuco.
De passagem por Brasília e em conversa com a coluna, Fortunati, reeleito em 2012, revelou que prefere concluir a gestão na prefeitura e evitou falar do futuro. E resumiu: “Tem muito mandato pela frente”.
Foi o segundo revés que Campos teve em poucos meses, nas articulações para fortalecer o seu nome para a disputa em 2014.
Correligionário de Eduardo, Marcio de Lacerda (PSB), prefeito de Belo Horizonte, recusa se candidatar ao governo de Minas. Lacerda, mais aliado de outro presidenciável, Aécio Neves (PSDB), que de Eduardo Campos, diz a amigos que continuará prefeito e gosta de ‘pegar no chifre do boi’ – bordão dos mineiros em alusão a quem gosta do que faz e ir para o front. Se a decisão prevalecer, Eduardo pode ficar sem palanque forte no Estado de Minas, o segundo colégio eleitoral do País.

SENADOR ARMANDO MONTEIRO EM VISITA AO AGRESTE

Por: Inaldo Sampaio

jose_queiroz_armando_monteiro_foto_rafael_lima
O senador Armando Monteiro (PTB) visitou nesta sexta-feira os municípios de Caruaru, Agrestina e Altinho e Garanhuns para discutir com os seus prefeitos a seca que assola o Agreste Meridional.
Durante visita ao prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), o senador defendeu “uma mobilização permanente” das lideranças políticas de Pernambuco em favor da construção da Adutora do Agreste, principal canal de transposição de água do rio São Francisco para aquela região.
Essa obra já consta do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), está orçada em R$ 2 bilhões e irá beneficiar, quando for concluída, 60 municípios do Agreste.
“O Agreste tem uma situação de abastecimento d’água pior até que a do Sertão. Porque no Sertão existem alguns mananciais, água no subsolo, que nós não temos no Agreste”, declarou o senador petebista.
Depois do encontro com José Queiroz, o senador visitou os prefeitos Thiago Nunes (PDT-Agrestina) e José Ailson (PSD- Altinho e Izaías Régis (PTB-Garanhuns).
Nesta última, o senador participou de uma reunião na Codeam (Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional) com vários prefeitos da região.

MAIS MILHO PARA O GADO NORDESTINO

 Por ordem da presidente Dilma Rousself a Conab comprou, ontem, mais 20 mil toneladas de milho a granel para atender aos criadores de gado em áreas atingidas pela seca no Nordeste. Os grãos deverão chegar pelo porto de Cotegipe, na Bahia. Novo leilão foi marcado para 6 de maio para compra de 83 mil toneladas do produto. A ordem do Governo, repassada à Conab, é não deixar o gado morrer.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

LANÇAMENTO DE BANDA LARGA DE ALTA PERFORMANCE PARA O BAIRRO DO RECIFE


O governador Eduardo Campos participa, nesta próxima segunda-feira (29/04), às 17 horas, no auditório do Porto Digital, no 16° andar do edifício Vasco Rodrigues, no Bairro do Recife, do lançamento do serviço de banda larga de 10 GB (Gigabytes), a partir de cabos de fibra ótica. As 230 empresas que fazem parte do parque tecnológico do Porto Digital irão ter a Vivo Fibra (da Vivo Telefônica) para trabalhar com maior velocidade de tráfego de internet.
O papel do Governo do Estado de Pernambuco foi decisivo para a disponibilização deste serviço para as 230 empresas do Porto Digital. Isso porque foi a partir da realização da Campus Party Recife, no ano passado, evento que contou com o apoio do governo do Estado, que a operadora descobriu o potencial do mercado do Recife, em especial do Porto Digital. Os 10 GB oferecidos pela Vivo Telefônica serão vendidos para as empresas em pacotes de 20 Mbps a 200 Mbps, com 100% de banda larga para upload e download. Futuramente, esses 10 GB poderão virar 30 GB. 

ARTIGO DE OPINIÃO : CAROS AMANTES DE GARANHUNS



  Alguns tecnocratas andaram anunciando, como decisão de Governo, uma 
desastrada intervenção no encaminhamento do traçado da duplicação da 
BR-423 (São Caetano-Garanhuns), ação da maior importância para todo o 
Agreste Meridional que é imensamente grato ao Governador Eduardo Campos 
pela decisão governamental de implantar essa duplicação.
Entretanto, alguma coisa está destoando da extraordinária iniciativa. 
No dizer do poeta, “as cidades nascem dos sonhos” e esses sonhos não 
podem ser destruídos por uma insensibilidade burocrática. Os luminares 
de engenharia rodoviária e urbanística recusam-se considerar a absoluta 
e inarredável necessidade de inclusão, no projeto executivo, de uma alça 
de contorno à cidade de Garanhuns, sob a medíocre alegação do alto custo 
da obra e, com isso, pretendem DESPEJAR o consequente adensamento de 
tráfego em uma via urbana da cidade que acarretará – sem qualquer dúvida 
– na destruição de uma boa parte de Garanhuns. Isso é uma prática 
predatória, gerada por técnicos ainda aferrados a conceitos medievais, 
que nenhuma cidade do mundo atual admite mais.
Claro que essa alça proposta faria parte de um anel rodoviário 
contornando a cidade para racionalizar a capilarização de um importante 
entroncamento rodoviário, com fulcro em nossa cidade e que não está 
sendo devidamente avaliado. Claro que, para sua construção, não se pode 
atentar, apenas, para o seu custo, mas, sobretudo, para os seus aspectos 
técnicos, econômicos, sociais, políticos, urbanísticos, ambientais, 
mobilidade urbana (o mal do século), qualidade de vida, etc. não podendo 
se ater a mesquinhos indicadores de custo , sem avaliar sua 
economicidade.
Por falar em economicidade, os técnicos “esquecem” de observar a 
circunstância de que TODA A FAIXA DE DOMÍNIO DA ESTRADA A SER DUPLICADA 
ENCONTRA –SE PRESERVADA NAS MESMAS CONDIÇÕES DE SUA DESAPROPRIAÇÃO 
OCORRIDA HÁ MAIS DE TRINTA ANOS, ainda no governo Nilo Coelho. O custo, 
portanto, para desapropriações do percurso é SIMPLESMENTE ZERO. 
Excetuam-se, logicamente, as intervenções de interseção das estradas e 
acessos a cidades ao longo do seu trajeto, que existirão de qualquer 
modo e que evidenciam a significativa economicidade do projeto.
São importantes, portanto, algumas observações:
ENTRONCAMENTO RODOVIÁRIO:
Cruzam em Garanhuns algumas rodovias alcançando cidades importantes no 
contexto nordestino:
a) A própria BR-423, com início em São Caetano servindo em seu trajeto: 
Cachoeirinha, Altinho, Ibirajuba, Lajedo, São Bento do Una, Belo jardim, 
Canhotinho, Jupí, Jucatí,  Calçados, Vila de Neves, Vila de São Pedro, 
Paranatama, Saloá, Iatí, Aguas Belas,  Itaíba, Tupanatinga, Buique e 
Arcoverde; daí em diante cruza todo sertão alagoano, até alcançar a 
cidade de Paulo Afonso na Bahia.
b) A PE-177, com início em Palmares, servindo em seu trajeto: Catende, 
Belém de Maria, Lagôa dos Gatos , Vilas de Laje Grande e Batateiras, 
Jaqueira, Maraial, São Benedito do Sul, Quipapá - onde alcança a BR-104 
ora em duplicação - , Panelas, Cupira, Agrestina, Caruarú, Canhotinho, 
Anjelim, Palmeirina e São João.
c) A BR-424, com início na Região do Pajeú, servindo em seu trajeto 
Arcoverde, Pedra, Venturosa,Caetés,  Capoeiras, Vila de Poço Comprido, 
Correntes e entra no Estado das Alagoas em Santana do Mundaú até 
alcançar Maceió.
d) PE-218, que já está a exigir também sua duplicação, com início em 
Garanhuns, servindo em seu trajeto Brejão, Terezinha, Bom Conselho, até 
alcançar a divisa com o Estado das Alagoas no município de Palmeira dos 
Índios.
Desnecessário realçar que a duplicação da BR-423 resultará em forte 
incremento do tráfego nessas rodovias que se entrelaçam no entroncamento 
de Garanhuns, com reais danos e uma breve saturação da área urbana de 
Garanhuns.
ÁREA ATINGIDA PELA MANUTENÇÃO DO ATUAL TRAÇADO:
A BR-423, a manter-se o projeto, prejudicará uma parte substancial da 
cidade, sendo de relevar-se que ali já se encontram atividades de 
intensa movimentação viária, tais como o campus da Universidade de 
Pernambuco, o campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco e sua 
Clínica de Bovinos, o quartel do 71º B.I. e provável quartel do Batalhão 
da Polícia já em estudos, a U.P.A.E. com inauguração para dentro em 
breve, o Shopping Center já em construção e vários condomínios 
residenciais (privês) de alta qualidade.
Ressalte-se, ainda, que nesse trecho urbano a ser invadido pela 
duplicação, existem dois boqueirões profundos submetidos à uma erosão 
constante, sendo que o último deslizamento ocorrido em um deles, 
interditou uma faixa de tráfego que, dada a sua dimensão, levou alguns 
anos para ser reparado e, mesmo assim, já apresenta um novo afundamento 
da pista. Imagine-se o que vai acontecer com o alargamento resultante de 
sua duplicação.
Os danos serão irreparáveis para o desenvolvimento ordenado de sua área 
urbana; o prejuízo inevitável para sua mobilidade; a necessidade de 
construção das “famigeradas passarelas” de pedestres, obedecendo a uma 
tradicional e perversa prioridade uma vez que não permite sua utilização 
por quem mais precisa: os deficientes físicos e idosos que continuarão 
obrigados a atravessar a pista atropelando os veículos; a importuna 
construção das inevitáveis “lombadas” que dificultarão a rapidez do 
tráfego dos veículos que ultrapassarem Garanhuns em demanda às cidades 
do entorno; a lentidão do trânsito que prejudicará também os veículos de 
toda a região na sua ultrapassagem e o inexorável aumento dos acidentes 
que resultarão em mortes e incapacidades físicas e aí ninguém esqueça 
que estamos tratando de VIDAS HUMANAS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
As cidades não são pensadas apenas para o presente e a falta de 
previdência pode ser destruidora. É pacífico que precisamos planejá-las 
pensando no futuro para que não mais ocorram os desastres urbanos já 
provocados, bem como e, sobretudo, o alto custo das alternativas a que 
estão obrigados os gestores de agora para reparar os erros dos 
governantes de outrora, de que são exemplos:
a) O Arco Metropolitano composto por uma auto-estrada com cerca de 70 
quilômetros para contornar o Recife, que o governo Eduardo Campos está 
encarando para corrigir um erro do passado, a um custo altíssimo de 
desapropriações, na medida em que atravessa uma região de grande 
valorização imobiliária e sem contar o prejuízo já causado à cidade pelo 
atual traçado da BR-101. Os jornais do dia 26 de março divulgaram 
fartamente que essa obra custará a “bagatela” de R$1.200.000.000,00 (um 
bilhão e duzentos milhões de reais), enquanto os 76 quilômetros da 
duplicação da BR-423 custarão apenas R$450.000.000 (quatrocentos e 
cinqüenta milhões de reais), ou seja, cerca de 1/3 do custo desse arco 
rodoviário;
b)  O incrível viaduto de Cinco Pontas, na cidade do Recife, uma 
verdadeira aberração da engenharia de trânsito e urbanismo, que está a 
exigir uma reformulação integral da área, incluindo a sua demolição;
c) O primor de má-concepção dos dois viadutos em frente ao Aeroporto do 
Recife, que desembocam os seus escapes em corredores de gelos baianos, 
sem falar nos inúmeros conflitos criados nos seus acessos e saídas;
d) Todos lembram que a decisão sobre a construção do túnel e do maior 
viaduto do Nordeste, na transposição da Russinha pela duplicação da 
BR-232, somente foi tomada durante a construção. A solução foi 
encontrada no decorrer da obra e, independentemente do seu custo, na 
Russinha foi possível e porque em Garanhuns a solução tem que ser a MAIS 
BARATA, mesmo sendo de qualidade discutível e custando a degradação da 
cidade?
e) Mesmo com essa solução da Russinha, não se tangenciou a cidade de 
Gravatá que resultou invadida e devastada pela duplicação e tem hoje 7 
(sete) quilômetros de auto-estrada interditados para velocidades 
superiores a 40 quilômetros e vale lembrar que em dias de festas (que 
são constantes) a estrada fica totalmente engessada. A cidade de Gravatá 
tem tolerado esse absurdo porque a maioria da população à margem da 
estrada não vive lá e não tem qualquer relação de amor a terra, 
frequentando-a apenas em fins de semana.
f) Da mesma forma em que se critica a desastrada travessia de Gravatá, 
ressalte-se a eficiente transposição de Vitória de Santo Antão, 
tangenciando a cidade sem criar-lhe danos e implantando novos focos de 
desenvolvimento para a região. Recentemente, o Jornal do Commercio em 
sua seção de Economia destacou o que já denomina de “Complexo Industrial 
que se formou nos municípios de Glória do Goitá, Pombos e Vitória de 
Sto. Antão” com uma movimentação naquelas cidades na ordem de 4,3 
milhões de reais mensais e significativa geração de empregos.
g) Em Caruarú, que tem apenas uma única interseção com a BR-104, já foi 
concluído o anel de contorno da cidade. Porque em Garanhuns não se 
elabora, desde logo, o projeto completo do anel rodoviário e mesmo que 
sua construção não se complete agora pela (alegada) escassez de 
recursos, que se faça a transposição da cidade mediante sua 
ultrapassagem em direção a Paulo Afonso através de um tangenciamento 
desde logo enquadrado no projeto original. O resto se faz depois, à 
medida em que sua necessidade se imponha através do desenvolvimento das 
estradas integradas e da própria cidade;
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE GARANHUNS:
Esqueçamos, no episódio, a nossa baixa-estima e vamos pensar grande e 
esta é a grande questão. A implantação do arco rodoviário da cidade de 
Garanhuns, além de todas as razões de natureza técnica já expostas, 
expõe a possibilidade de um desenvolvimento ordenado, no seu entorno, de 
uma nova fronteira de expansão da cidade, recomendada por sua 
localização afastada da zona residencial, em que se abrigaria um pólo 
industrial e de serviços, preservando-se de antemão o meio-ambiente e 
estabelecendo-se as normas legais de proteção da utilização dos seus 
espaços.
Seriam incluídos na elaboração deste mega-projeto: um distrito 
industrial; um espaço consentâneo para eventos (todos proclamam que a 
cidade não suporta mais a magnitude do Festival de Inverno e discutem a 
ampliação da praça de eventos atual); um centro comercial incluindo mais 
um shopping center; um centro de artesanato; um centro de convenções 
articulado com um hotel, ambos de nível internacional (os jornais do 
último domingo - 21.04 - dão notícia que o Centro de Convenções do 
Recife já está comprometido até 2015); uma unidade de qualificação 
profissional compatível com a demanda do projeto e reserva das áreas de 
estacionamento necessárias para todas essas atividades.
Considere-se o baixo custo da área a ser utilizada, diferentemente dos 
espaços urbanos centrais, que facilitaria sobremodo as eventuais 
desapropriações que se fizessem necessárias para sua implantação e, 
ademais, a multiplicidade das atividades permitiria a sua implantação de 
forma gradual, favorecendo a identificação, garimpagem e busca dos 
investimentos privados bastantes à sua execução.
Não se pode esquecer nessas considerações a necessidade de prever, nos 
referidos polos, a construção de conjuntos residenciais para abrigar os 
trabalhadores neles envolvidos, assegurando-lhes residência próxima aos 
locais de trabalho, com baixo custo e dispensando transporte coletivo em 
distâncias longas que resultam em estressante perda de tempo e, ademais, 
com essa providência, seria evitado o grave problema da FAVELIZAÇÃO, 
sempre recorrente nos projetos de desenvolvimento , mal ou sem 
planejamento adequado.
Com a necessária antecipação, em tarefa conjunta do Estado e do 
Município, seria elaborado um macro-projeto para essa nova fronteira que 
estabeleceria no seu planejamento todos os requisitos, demandas e 
distribuição espacial sem essa estúpida invasão da área urbana da 
cidade, com reais danos à qualidade de vida da população que todos temos 
a obrigação de preservar, para sua execução no prazo adequado às suas 
necessidades e possibilidade de captação de recursos.
CONCLUSÃO
Não sou autoridade nessa matéria, mas assumo a ousadia e a vaidade de 
intrometer-me na questão em face do nosso pioneirismo (eu e outros 
companheiros do Partido) no trato dessa questão, ainda em janeiro de 
2012 em uma das famosas reuniões promovida pelo nosso PSB de Garanhuns, 
quando se discutiu amplamente a questão do projeto de duplicação da 
estrada São Caetano-Garanhuns. Considero lamentável que as nossas 
autoridades constituídas e legitimadas pelas eleições de 2012 aceitem, 
passivamente, a desastrada iniciativa, conforme se comprovou na 
audiência pública dirigida pela Secretaria de Transportes. Elas foram 
omissas e lenientes diante da anunciada maldade que se pretende fazer 
com nossa terra.
a) IVAN RODRIGUES

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ACIDENTE EM CORRENTES MATA FILHA DE EX-VEREADOR

MÁRCIA TELES (FALECIDA NO ACIDENTE)
Nesta quinta- feira 25 de Abril de 2013 aconteceu um  grave acidente na BR-424 envolvendo uma Sprinte (transporte alternativo) e uma caçamba da prefeitura das Correntes. Vários feridos foram levados para hospitais da região. Houve uma vítima fatal, a jovem Márcia Teles, filha do ex-vereador Nezinho do Distrito de Olho dÁgua dos Góis-Correntes-PE. O acidente ocorreu no início da tarde desta quinta-feira.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) uma van colidiu com um caminhão ao tentar desviar de uma moto próximo ao KM 103. Após a colisão a van capotou. Márcia Teles França da Silva, 30 anos, era passageira do veículo e morreu no local. O corpo da vitima foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Outros doze passageiros que estavam no veículo ficaram feridos e foram levados para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste.
FOTO: Portal de Correntes

GOVERNO LANÇA O PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA

Exiba IMG_20130425_170352.jpg na apresentação de slides
Numa iniciativa pioneira no Brasil, o Governo de Pernambuco e o Governo do Reino Unido selaram, nesta quinta-feira (25/04), um acordo para impulsionar ensino da língua inglesa no Estado. O governador Eduardo Campos e o ministro britânico de Negócios, Vince Cable, assinaram protocolo de intenções, que concede bolsas de estudo a professores de inglês da rede estadual. A parceria conta ainda com o banco HSBC.
Denominado de Programa de Mobilidade Acadêmica, o projeto piloto vai selecionar 25 docentes para curso de 30 dias de qualificação de inglês em instituições de ensino britânicas. O edital será lançado em agosto, e os professores selecionados viajarão em janeiro de 2014, tendo como destino mais provável a cidade de Londres.
Para Eduardo, o Mobilidade Acadêmica complementa o Programa Ganhe o Mundo, que, este ano, vai enviar 1.600 alunos para ensino de língua no exterior. “Com essa parceria, temos a possibilidade de dar sequência a um programa objetivo de nosso governo, que é propiciar uma segunda língua aos nossos estudantes. É algo estratégico, vai ajudar nosso professorado no ensino, torná-lo mais ágil e melhor”, disse o governador.
Já o diretor nacional do Conselho Britânico, Richard Masters, explicou a decisão de iniciar o projeto em Pernambuco. “Pernambuco tem uma grande história nessa área, vários projetos que já funcionam e são únicos no Brasil. Esses 25 professores vão aprender e depois repassar o aprendizado a quase mil alunos”, afirmou Masters.
 O acordo foi celebrado na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções, com a presença do secretário de Educação, Ricardo Dantas. O investimento para a primeira turma é de aproximadamente R$ 300 mil, com todas as despesas - passagens, curso e acomodação - inclusas no programa.  

CANDIDATO APOIADO POR PEDRO FALCÃO VENCE ELEIÇÃO NA UPE/GARANHUNS


O professor Pedro Falcão mostrou força e os seus candidatos à direção da UPE, Clóvis Gomes e Fábio Formiga, venceram a eleição realizada ontem à noite, para a direção da unidade local da Universidade de Pernambuco.
A campanha foi acirrada e em alguns momentos acusações foram feitas de um lado e outro. Ainda ontem à noite, correligionários do professor Manoel Barros, da chapa 2, pareciam já admitir a derrota. Pelas redes sociais eles salientaram o fato do ex-diretor ter vencido entre os alunos.
Daí se deduz que os professores fizeram a diferença e garantiram a vitória da chapa da situação. (
Do blog de roberto almeida)

SONHO REALIZADO

Nílton, Quanta emoção!...

Este sonho que exigiu constante dedicação e estudo,
foi realizado com méritos,
por você, neste momento mágico de sua vida.

Esta caminhada foi construída
com muita garra.

Este é o começo de um futuro ainda melhor para este angelinense que teve origem de uma família de pais modestos. 

Que Deus te abençoe
na vocação que escolhestes e te inspire
na emocionante jornada da vida.

O sonho continua...

Parabéns! Seja Feliz!
Sucesso!
Tomei conhecimento através do amigo comum Samuel Salgado, que Nilton Rodrigues, amigo e conterrâneo da nossa querida Angelim,I color grau como Bacharel em Direito nesse dia 27 do corrente.
Nilton conseguiu realizar um velho sonho de de ser um homem versado nas leis do país.
Para conseguir realizar esse sonho muitas horas de estudos foram usadas, muitas horas de sono foram perdidas, mas quando se sonha com algo interessante na nossa vida todo empenho é valido e esse seu empenho e dedicação não foram em vão.
Esse momento de sua colação de grau foi de muita alegria e satisfação para você e toda sua familia mais em especial seus pais, seu Olegário e dona Toca, ele que já esta em outra dimensão, mas com certeza vibrou com voce neste seu momento de sonho realizado.
Parabéns a você nesse momento e que deus o cubra com muitas benções neste seu novo momento de vida.

HOJE, DILMA SERIA IMBATÍVEL DIZ PREFEITO DE BELO HORIZONTE

Por: Inaldo Sampaio
marcio lacerda - foto divulgação
Eleito pelo PSB, mas ligadíssimo a Aécio Neves, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, disse em Brasília nesta quarta-feira que se eleição presidencial se realizasse hoje, a presidente Dilma Rousseff seria “imbatível”.
O prefeito participou do seminário “Os Desafios da Gestão Municipal no Brasil e as Obrigações Legais para 2013-2016″ promovido pela Frente Nacional de Prefeitos, que é presidida pelo seu colega de Porto Alegre, José Fortunati (PDT).
Ele admitiu, no entanto, que a candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, é irreversível, mas não se compromete a apoiá-la.
“A decisão dele de colocar sua candidatura é algo concreto, mas é preciso esperar mais um pouco para ver como o cenário irá ficar”, declarou Lacerda.
Apesar da vontade do partido no sentido de que concorra ao governo de Minas para “armar” palanque em Minas para Eduardo Campos, o prefeito garantiu que não será candidato.

EX-DIRETORA DO DOM MOURA TEM AUTORIZAÇÃO DA JUSTIÇA PARA TRATAMENTO MÉDICO

A odontóloga Emília Pessoa, ex-diretora do Hospital Dom Moura, de Garanhuns, foi autorizada pela juíza da 1ª Vara Criminal daquela cidade, Polyanna Pirauá Cotrim, a viajar para o Recife a fim de submeter-se a exames médicos. Carece de veracidade, portanto, a versão de que estaria foragida.
Pernambucana de Tuparetama, Emília Pessoa foi indicada pelo PSB de Garanhuns para dirigir o Hospital Dom Moura na 1ª gestão de Eduardo Campos. Ela foi presa há 15 dias por suposto envolvimento com desvio de recursos públicos. Mas garante que muito breve vai provar a sua inocência.

PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE ESTADUAL VÃO CONCORRER A BOLSAS DE ESTUDO NA INGLATERRA


 
Assim como os estudantes, os professores da rede estadual também vão ganhar o mundo. Nesta quinta-feira (25/04), o governador Eduardo Campos assina um protocolo de intenções para a concessão de bolsas de estudo para professores de inglês em instituições de ensino britânicas. O memorando será celebrado em parceria com o Conselho Britânico e o banco HSBC. Pernambuco foi o Estado escolhido para o projeto piloto. A assinatura acontece às 12h, no Centro de Convenções, Sede Provisória do Governo de Pernambuco, com a presença do ministro britânico de negócios, Vince Cable.
A previsão é que sejam oferecidas aproximadamente 30 bolsas para docentes que desejem aperfeiçoar o idioma, e estima-se um investimento de 100 mil libras. O curso de especialização terá duração de um mês no Reino Unido e o embarque dos selecionados está previsto para janeiro de 2014. Todas as despesas - passagens, curso e acomodação - serão custeadas pelo programa. O processo seletivo será realizado pela Secretaria de Educação do Estado. O edital com todos os detalhes da seleção será publicado em agosto.

SENAI GARANHUNS FORMARÁ 40 PADEIROS NA CIDADE DA PEDRA

Os moradores da cidade de Pedra, no Agreste pernambucano, têm até o próximo dia 28 deste mês para aproveitar a oportunidade de fazer um curso de Padeiro oferecido gratuitamente pelo SENAI. São 40 vagas distribuídas em duas turmas que acontecerão nos períodos da manhã e tarde, na Unidade Móvel do SENAI, que estará localizada na Praça Imaculada Conceição, em frente à Igreja Matriz. A previsão de início das aulas é para o próximo dia 07 de maio e têm duração de 160 horas.
Os interessados devem realizar cadastro online até o próximo domingo (28), pelo site da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), mas as vagas são preenchidas por ordem de inscrição. Para participar é preciso ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo. Após a inscrição, o candidato deverá realizar matrícula, no local informado no site, portando o Protocolo de Confirmação de Cadastro emitido após a Inscrição on-line, RG, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade e Declaração de Baixa Renda, a ser preenchida de próprio punho no ato da matrícula.

UPE : ABRE INSCRIÇÕES PARA O PREVUPE

As inscrições do PREVUPE, para aluno, serão de 26/04 a 12/05 do corrente e as provas no dia 26/05/13.  As aulas e as matrículas serão no dia 01/06.


Alunos da rede pública de ensino que se preparam para conseguir uma vaga na universidade podem se inscrever, a partir da próxima sexta-feira (26), no processo seletivo do Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe), curso que ministra aulas gratuitas para os estudantes.

Interessados devem fazer cadastro no site do Prevupe e pagar taxa no valor de R$ 25 nas agências da Caixa Econômica ou em casas lotéricas. O período para solicitar isenção da taxa é de 26 a 30 de abril, apenas para quem está inscrito em programas sociais do governo federal.

Ao todo, são oferecidas 7.600 vagas, distribuídas em 31 municípios. Recife (1.000 vagas), Garanhuns (400) e Nazaré da Mata (400) são os polos com o maior número de alunos. Este ano, o Prevupe também vai contemplar alunos dos municípios de Igarassu, São Lourenço da Mata, Timbaúba, Custódia, Ouricuri e Petrolândia, todos com 200 vagas.

As provas serão realizadas no dia 26 de maio. O edital com o cronograma completo, inclusive com a data do resultado, estará disponível no site. As matrículas e início das aulas estão marcados para 1º de junho.
O curso, que oferece aulas presenciais preparatórias para o vestibular, é custeado pelo governo do estado.
As inscrições serão realizadas no período de 26/04/2013 a 12/05/2013, pelo site da UPE (www.upenet.com.br).
A taxa de inscrição será no valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), cobrada a título de ressarcimento de despesas com material e serviços para aplicação da prova e não será devolvida em qualquer hipótese.

Requisitos para Inscrição
Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio em ESCOLA PÚBLICA ou ser concluinte do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos) Médio em ESCOLA PÚBLICA ou TRAVESSIA.


ATENÇÃO TODAS AS INFORMAÇÕES ESTARÃO DISPONÍVEIS NO SITE 

LEIAM O EDITAL. 

EDUARDO PEDE A MINISTRO APOIO PARA FUNDO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL


 
Numa reunião que durou cerca de uma hora e meia, realizada nesta quarta-feira (24/04), em Brasilia, o governador Eduardo Campos pediu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que dê o apoio do governo federal à aprovação do projeto de resolução 01/2013, do Senado Federal, que avança na construção de um entendimento entre Estados e a União para a unificação da alíquota do ICMS.
"Disse ao ministro que somos favoráveis à aprovação do relatório senador Delcídio Amaral (PT/MS), que propõe a unificação da alíquota do ICMS ao longo de 12 anos, mantendo, porém, diferencial de alíquota para mercadorias produzidas em indústrias das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Deste modo, o  imposto cobrado, que hoje é de 12% quando a mercadoria sai dos estados do Nordeste e 7% para produtos do Sul e do Sudeste, será paulatinamente equiparado, até a unificação no percentual de 4%", informou o governador ao final da reunião.
Eduardo Campos defendeu o acordo que põe fim à guerra fiscal, mas enfatizou a necessidade de criação dos fundos de Compensação e de Desenvolvimento Regional como mecanismos para proteger as regiões menos desenvolvidas. "Sustentei que no Fundo de Desenvolvimento Regional a União contribua com pelo menos 50% dos recursos", explicou o governador, que elogiou a receptividade do ministro e o compromisso por ele assumido de ajudar na construção do entendimento para que a matéria transite no Congresso Nacional com rapidez.
"O ministro me tranquilizou dizendo que o interesse do governo federal é ajudar a construir o entendimento entre os estados para que a resolução destas questões federativas ocorra ainda no mês de maio, porque é importante dar segurança sobre as regras do ICMS com a máxima brevidade", concluiu Eduardo.

terça-feira, 23 de abril de 2013

LULA ASSINARÁ COLUNA NO JORNAL AMERICANO "THE NEW YORK TIMES"

 
O ex-presidente Lula aceitou o convite do jornal norte-americano The New York Times para assinar uma coluna mensal no periódico. Conforme a assessoria do petista, ele produzirá textos sobre política e economia internacional, além, claro, de iniciativas de combate à miséria. O acerto foi celebrado, na última segunda-feira (22), pelo cacique e o diretor-geral do serviço de notícias da empresa estrangeira, Michael Greenspon.
No início de abril, o The New York Times publicou um artigo de Lula, no qual o ex-presidente afirmou que o recém-falecido presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixou um grande legado para a América do Sul.
Ontem,  também em Nova York, Lula recebeu o  prêmio “Em Busca da Paz”, conferido pelo International Crisis Group, organização voltada a prevenção de conflitos internacionais, por suas contribuições na área social.

HUMOR : VAMOS RIR COM O BÊBADO KKKKKKKKK

Foto

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ANGELIM PARAM E PARTICIPAM DE ATO PÚBLICO

Banner



Piso... EU luto por ele.
Um grupo de professores da Rede Municipal de Angelim, filiados ao SINDUPROM, participaram nesta terça feira de um ato público na cidade de Caruaru, em defesa de melhores condições para a educação pública no país.
Os profissionais atenderam a convocação do Sindicato da categoria e foram as ruas da cidade de Caruaru em caravana. 

EDUARDO PARABENIZA COMISSÃO DA VERDADE POR ELUCIDAR MORTE DO PADRE HENRIQUE



O governador Eduardo Campos elogiou, na tarde desta terça-feira (23/04), o trabalho realizado pela Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara. Constituída há menos de um ano, a comissão esclareceu nesta semana a motivação e a autoria da morte do padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto, o Padre Henrique, crime de motivações políticas, praticado há 43 anos.

"Gostaria de parabenizar o relator Henrique Mariano e todos os membros da comissão pelo trabalho desempenhado nesse período de menos de um ano, desde que ela foi formada, em junho de 2012. Esse grupo tem tido uma postura de, com muito cuidado, ir a fundo na investigação para elucidar fatos que até agora permaneciam obscuros. A elucidação da morte do Padre Henrique, por exemplo, é uma demonstração da seriedade e do empenho dos membros da comissão", exaltou o governador.