sábado, 19 de janeiro de 2013

CHUVA LEVA ALÍVIO PARA O SERTÃO

Fonte: NE 10


 
Em Exu, o Rio Brígida,  passou a acumular água 
As chuvas que caíram entre anteontem e ontem trouxeram esperança para milhares de sertanejos que sofrem há alguns meses com o período de estiagem na região. O município onde foi registrado o maior volume (114,6 mm) foi Araripina, seguido de Exu (101 mm). A Agência Pernambucana de Água e Clima (Apac) divulgou que choveu em pelo menos nove cidades do Sertão do Estado.
 
A previsão para os próximos dias, segundo a agência, é que mais pancadas de chuva deverão atingir também áreas ao leste, como os Sertões do Pajeú e do Moxotó. O gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Apac, Patrice Oliveira, explica, que as chuvas dos últimos dias fazem parte de um sistema meteorológico que atingiu todo o Nordeste e está próximo de acabar. A previsão para os meses de fevereiro a maio, época em que mais chove no Semiárido, deverá sair apenas na semana que vem, depois de encontro entre meteorologistas. “É prematuro afirmar cientificamente que teremos um bom inverno”, ressaltou.
 
Mesmo sem uma confirmação científica de que haverá mudanças climáticas, os sertanejos reacenderam as esperanças a partir do que viram em seus municípios. Em Exu, o Rio Brígida, normalmente seco nesta época do ano, passou a acumular água. Moradores da Serra do Araripe que foram contemplados recentemente no Programa Água Para Todos, do governo do Estado, conseguiram encher suas cisternas. “Tenho um pluviômetro na minha fazenda e registrei um volume de 104 milímetros, na madrugada entre a quinta e a sexta-feira. Já havia chovido no último dia 4, mas agora o volume de água foi bem maior”, afirmou Djaci Peixoto, proprietário de fazenda em Exu, que espera recuperar prejuízo de R$ 20 mil. “Nenhum animal meu morreu de fome, mas alguns morreram intoxicados, já que precisei mudar a alimentação deles e nesse período é complicado selecionar uma boa comida para o gado”, contou. 
 
COBRANÇA - Sindicatos de trabalhadores rurais e representantes da Federação de Trabalhadores de Agricultura do Estado (Fetape) participaram ontem de uma reunião com o secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, em Afogados da Ingazeira, para cobrar mais ações de combate à seca nas regiões do Pajeú e do Moxotó. O governo anunciou a construção de mais de 700 poços tubulares no Sertão e de mais quatro barragens.

ÁGUAS BELAS DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

O prefeito de Águas Belas, Genivaldo Meneses (PT), decretou estado de calamidade pública no município. A medida foi tomada em virtude do colapso no abastecimento de águas que atinge o centro e a zona rural do município. O abastecimento de água já vinha sendo feito de forma emergencial pela prefeitura e pela Compensa, mas com o prolongamento da falta de chuva, as nascentes e os reservatórios que abasteciam os carros pipas também secaram.
Segundo o prefeito Genivaldo Meneses, além do prejuízo social e humano da crise de água no município, a seca reduziu cerca de 60 % do rebanho de gado no Vale do Ipanema, principal atividade econômica da região. “A situação se agrava a cada dia, as fontes naturais que abasteciam nosso município secaram e agora os carros pipas estão indo buscar água na cidade de Garanhuns, a 80 km de distancia”.
A medida tem duração de 90 dias, prazo em que a administração municipal, espera contar com o apoio do governo Estadual e federal em ações emergenciais, para que seja minimamente normalizado o abastecimento de águas a população do município.

Do blog da folha

REVISTA FINANCEIRA FORBES PUBLICA LISTA DOS PASTORES MAIS RICOS DO BRASIL

Com um patrimônio que superaria o montante de R$ 1,9 bilhão, a revista americana Forbes coloca o bispo Edir Macedo como o pastor mais rico do Brasil. A publicação ainda apresenta o líder da Igreja Universal do Reino de Deus como exemplo de enriquecimento das igrejas evangélicas no País.

Segue, abaixo, a matéria da Veja:

O bispo Edir Macedo é o pastor mais rico do Brasil, com um patrimônio avaliado em 950 milhões de dólares (1,9 bilhão de reais), de acordo com a revista Forbes. A publicação americana trouxe em sua edição desta quinzena uma matéria em que lista os pregadores evangélicos mais ricos do país. Com uma fortuna superior da relacionada aos outros listados, o líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que possui templos também nos Estados Unidos, é apontado como o “símbolo do enriquecimento das igrejas evangélicas no Brasil”.
Em seguida, aparece um ex-discípulo de Macedo, o pastor Valdemiro Santiago. Ex-pregador da Igreja Universal do Reino de Deus, Valdomiro fundou a própria instituição, a Igreja Mundial do Poder de Deus, que, atualmente, conta com 900.000 seguidores e 4.000 templos. O patrimônio de Valdomiro é estimado em 220 milhões de dólares (440 milhões de reais). Silas Malafaia, da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal brasileira, figura na terceira posição, com a fortuna avaliada em 150 milhões de dólares (300 milhões de reais).
O ranking aponta ainda RR Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus (patrimônio avaliado em 250 milhões de reais), e os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, “apóstolo” Estevam Hernandes Filho e sua esposa, “Bispa” Sonia. Com 1.000 igrejas no Brasil e no exterior, o patrimônio dos dois é avaliado em 65 milhões de dólares (130 milhões de reais).
A reportagem afirma que, em virtude da rentabilidade, ser um pastor evangélico no Brasil é “o sonho de muitas pessoas”. De acordo com a Forbes, para os pregadores, “as chances de ganhar na loteria celestial são maiores”.

COPA DO NORDESTE: SALGUEIRO VENCE O ASA

O Salgueiro um dos três representantes de Pernambuco na competição, que conta com a presença dos principais clubes do Nordeste, jogando em casa no Cornelio de Barros venceu o ASA de Arapiraca AL, pelo placar de 1 X 0, o gol do time pernambucano foi marcado pelo nigeriano Yerien, que entrou no segundo tempo.
Amanhã o campeonato continua com os Jogos dos outros times de pernambuco, no Arruda o Santa Cruz enfrenta ao CRB de Maceió AL enquanto o Sport Club do Recife vai a Sousa no interior paraibano enfrentar a equipe local de mesmo nome.
O Naútico não participa desta competição, pois foi o quarto colocado no pernambucano de 2012.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

FORTES CHUVAS TRAZEM ESPERANÇAS NO SERTÃO

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima ( APAC) choveu no sertão pernambucano nesta quinta e sexta feitras.
Confira o texto publicado no site da Apac www.apac.pe.gov.br – sobre os registros de chuvas no Sertão, ontem:
“Temporais no Sertão
O dia de ontem (17/01) foi marcado por muita chuva em grande parte do Sertão. Entre as 09h00min do dia 17 e as 09h00min do dia 18, foram registrados 114,6 mm em Araripina, sendo que 51,4 mm caíram em apenas uma hora. Outras localidades onde também se registrou elevado índice de precipitação foram: Exu (101,0 mm), Moreilândia (80,0 mm), São José do Belmonte (67,5 mm) Santa Maria da Boa Vista (58,0 mm), Ouricuri (49,0 mm) e Cabrobó (31,8 mm).
    As precipitações no Sertão foram causadas pela interação entre a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – extensa faixa de nebulosidade que se estende normalmente da Amazônia ao Sudeste do Brasil – e um vórtice ciclônico sobre o oceano, sendo este vórtice responsável por impulsionar umidade da ZCAS em direção a Pernambuco.  A previsão para os próximos dias é de mais pancadas de chuva para o Sertão, atingindo, também, áreas mais ao leste, como os Sertões do Pajeú e do Moxotó, menos afetados pela chuva de ontem”.
Boletim Pluviométrico da mesma Apac sobre o dia de ontem indica índices quase insignificantes de chuvas nas demais regiões do estado.
Para este sábado (19), as previsões não mudam em relação aos dois dias mais recentes: chuvas muito prováveis em todas as regiões, com possibilidades de trovoadas.
Para conhecer o prognóstico detalhado, além de inúmeras outras informações sobre a hidrometeorologia no estado, acesse  www.apac.pe.gov.br/meteorologia.

ATOR VALMOR CHAGAS É ENCONTRADO MORTO, COM TIRO NO PEITO

Do UOL, em São Paulo
O ator Walmor Chagas é um dos destaques do longa dirigido por Ugo Giorgetti
  • O ator Walmor Chagas é um dos destaques do longa dirigido por Ugo Giorgetti
O ator Walmor Chagas, de 82 anos, foi encontrado morto na chácara onde morava em Guaratinguetá, em uma área de difícil acesso no interior de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros local. 
O ator morava havia muitos anos em um hotel fazenda chamado Sete Nascentes, que fica no bairro das Pedrinhas. Um funcionário do local ligou para a família porque encontrou o ator morto com um tiro no peito, segundo informações da polícia local.
Policiais com conhecimento do caso dizem não descartar a hipótese de suicídio. 
Chagas foi encontrado pelo caseiro, segundo uma pessoa que atendeu o telefone na casa do ator. "Realmente aconteceu esta tragédia", disse a pessoa.
José Arteiro de Almeida, que trabalhava para Chagas, disse em entrevista ao Programa do Datena que o encontrou sem pulso. "Estava trabalhando o dia todo com ele, cortando a grama, saí para tomar banho, quando voltei ele já estava morto", contou. "Não ouvi tiro nenhum. Ele tinha marca de tiro na cabeça e a arma estava no colo dele. Ele tinha arma dentro de casa."
O delegado de Guaratinguetá além de investigadores  estão no local apurando o caso e só devem retornar após as 22h.
O último trabalho do ator foi no cinema, no papel de um general aposentado, em "Cara ou Coroa", de Ugo Giorgetti".
Para o ator José Wilker, que trabalhou com ele na novela "Xica da Silva", Walmor é "um dos maiores atores que este país já produziu". "Tive a oportunidade de trabalhar com ele em 'Xica da Silva', acompanhar como ele criava os personagens, um senso de humor muito dele. Uma pessoa sensacional."

SETE CIDADES DE PE NÃO RECEBERAM A 1ª PARCELA DO FPM

Por: Inaldo Sampaio

Paulo Ziulkoski - Foto Antônio Cruz-Agência Brasil
Por estarem com problemas na Secretaria do Tesouro, sete cidades de Pernambuco não receberam no último dia 10 a primeira quota do Fundo de Participação dos Municípios.
Foram elas Surubim, Maraial, Jaboatão, Itaquitinga, Ipojuca, Belém do São Francisco e Araçoiaba.
No Brasil, ao todo, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziulkoski, 387 cidades estão na mesma situação.
Das cinco de Pernambuco, apenas duas não sentiram o abalo da retenção do PFM porque têm uma grande receita própria: Ipojuca e Jaboatão.

PREFEITO DE SALOÁ ASSINA TERMO DE AJUSTE DE GESTÃO



O prefeito do município de Saloá, no Agreste pernambucano, Manoel Ricardo de Andrade Lima Alves (PMDB), procurou o Tribunal de Contas do Estado e assinou, nesta sexta-feira (18), um Termo de Ajuste de Gestão (TAG).
No documento o gestor se compromete a fazer um levantamento do atual quadro de servidores da Casa e, no prazo de 180 dias, a realizar de um concurso público.
Caso o acordo não seja cumprido, o peemedebista será penalizado com uma multa de R$ 5 mil. O prefeito afirmou ser o maior interessado na realização do concurso porque o município conta atualmente com mais servidores contratados do que efetivos.
Do: magno martins

PERNAMBUCANO DE FUTEBOL 2013 ESTÁ COMEÇANDO

 
Está começando neste domingo o campeonato pernambucano em sua versão 2013.
Os jogos iniciais não terão os três grandes da capital, serão os seguintes jogos que abrirão o campeonato: Ipiranga X Chã Grande (estreante na competição), Central  X Porto (o classico de Caruaru), Serra Talhada X Petrolina e Pesqueira X Belo Jardim, o Naútico folga na primeira rodada.
O campeonato será disputado em três turnos, onde o primeiro não conta, apenas do segundo em diante começará pra valer.
No primeiro turno que só terá a presença do Naútico como o único grande, uma vez que não disputará a Copa do Nordeste, (Competição que terá a participação de Sport, Santa e Salgueiro como os nossos representantes). 
O Santa que é o atual bi-campeão tentará o tri-campeonato.



REPASSE DE RECURSOS PARA SÃO JOÃO 2013

Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação  
  18/01/2013    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    07:47:01
SAO JOAO - PE


 
FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


 
18.01.2013 PARCELA DE IPI 60.114,60 C

PARCELA DE IR 127.075,61 C

RETENCAO PASEP 1.871,89 D

DEDUCAO SAUDE 28.078,53 D

DEDUCAO FUNDEB 37.438,04 D

TOTAL: 119.801,75 C


 
TOTAIS PARCELA DE IPI 60.114,60 C

PARCELA DE IR 127.075,61 C

RETENCAO PASEP 1.871,89 D

DEDUCAO SAUDE 28.078,53 D

DEDUCAO FUNDEB 37.438,04 D


 

DEBITO FUNDO 67.388,46 D

CREDITO FUNDO 187.190,21 C


 
FUS - FUNDO SAUDE
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


 
18.01.2013 ORIGEM FPM 28.078,53 C


 
TOTAIS ORIGEM FPM 28.078,53 C


 

DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 28.078,53 C


 
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


 
18.01.2013 ORIGEM ITR 108,11 C

ORIGEM IPI-EXP 553,28 C

ORIGEM FPE 34.498,16 C

ORIGEM FPM 25.803,49 C

TOTAL: 60.963,04 C


 
TOTAIS ORIGEM ITR 108,11 C

ORIGEM IPI-EXP 553,28 C

ORIGEM FPE 34.498,16 C

ORIGEM FPM 25.803,49 C


 

DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 60.963,04 C


 
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO


 

DEBITO BENEF. 67.388,46 D

CREDITO BENEF. 276.231,78 C




NOVO REPASSE DE RECURSOS PARA IATÍ 2013

Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação  
  18/01/2013    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    07:43:59
IATI - PE


FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


18.01.2013 PARCELA DE IPI 60.114,60 C

PARCELA DE IR 127.075,61 C

RETENCAO PASEP 1.871,89 D

DEDUCAO FUNDEB 37.438,04 D

TOTAL: 147.880,28 C


TOTAIS PARCELA DE IPI 60.114,60 C

PARCELA DE IR 127.075,61 C

RETENCAO PASEP 1.871,89 D

DEDUCAO FUNDEB 37.438,04 D



DEBITO FUNDO 39.309,93 D

CREDITO FUNDO 187.190,21 C


FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


18.01.2013 ORIGEM ITR 113,22 C

ORIGEM IPI-EXP 579,42 C

ORIGEM FPE 36.128,18 C

ORIGEM FPM 27.022,70 C

TOTAL: 63.843,52 C


TOTAIS ORIGEM ITR 113,22 C

ORIGEM IPI-EXP 579,42 C

ORIGEM FPE 36.128,18 C

ORIGEM FPM 27.022,70 C



DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 63.843,52 C


TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO



DEBITO BENEF. 39.309,93 D

CREDITO BENEF. 251.033,73 C


GOVERNO ANUNCIA 13 NOVAS TERMOELÉTRICAS EM OPERAÇÃO ATÉ MAIO.

 
DO VALOR
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevê a entrada de mais 13 termelétricas em operação até maio deste ano, somando 2.577,6 MW de capacidade instalada ao parque gerador brasileiro, segundo relatório de fiscalização das usinas divulgado nesta quinta-feira (17).
Na prática, porém, o número total de usinas pode ser menor porque o relatório da agência inclui na soma as duas unidades geradoras da termelétrica de Pecém I, no Ceará, com (de 360 MW cada uma.
Mas uma das máquinas da MPX, braço de energia do grupo EBX, do empresário Eike Batista, já entrou em operação comercial em novembro do ano passado. Desconsiderada a unidade, a capacidade instalada adicional pode ser de 2.217 MW.
Entre os principais empreendimentos que deverão iniciar a operação nos cinco primeiros meses de 2013 estão as térmicas Maranhão V (337,6 MW), Maranhão IV (337,6 MW), Porto de Itaqui (360,14 MW), Nova Venécia (176 MW) e Pecém II (360 MW), além da ampliação de Pecém I (360 MW), todas da MPX.
Juntas, elas representam 75% de toda a capacidade de geração de energia que entrará no sistema.
Estão previstos outras seis térmicas, com 399,29 MW de capacidade, para entrar em operação ao longo do ano. Todas essas usinas, no entanto, apresentam algum tipo de restrição no cronograma.
EÓLICA
O órgão regulador também aponta a adição de 1.682 MW de capacidade instalada em energia eólica neste ano.
Os dados, no entanto, não consideram o atraso nos sistemas de transmissão dessas usinas --que vão de seis a 17 meses, segundo levantamento da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica).
Com o atraso na conclusão das linhas, a usina fica pronta para ser operada, mas incapacitada de adicionar energia ao SIN (Sistema Interligado Nacional).