sábado, 16 de maio de 2020

Marcos Pontes é avisado por mais próximos que Bolsonaro pretende demiti-lo


Ed Alves/CB/D.A Press

O ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, foi informado, por pessoas próximas e ligadas ao presidente Jair Bolsonaro, que ele pode ser demitido nos próximos dias. O chefe do Executivo pretende colocar no cargo um nome ligado a parlamentares do centrão. No momento, Bolsonaro cogita entregar o ministério para o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

Ex-ministro do governo Temer, Kassab está afastado, há 500 dias, do cargo de secretário-chefe da Casa Civil do governo de João Doria (PSDB) em São Paulo. Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal, acusado de receber R$ 58 milhões em propina da JBS entre 2010 e 2016. Desde o ano passado, ele está afastado da gestão Dória por conta de um pedido de licença não remunerada.

A investigação é um entrave para a nomeação dele ao ministério, em razão dos prejuízos que traria para a imagem do presidente e seu governo.
A alternativa, estudada pelo Executivo, é colocar um indicado de Kassab na pasta de Marcos Pontes. O astronauta, primeiro brasileiro a ir ao espaço, decepcionou a comunidade científica e de tecnologia ao não ter posições firmes em meio a perda de verba para a comunidade científica e universidades.

Ele também não se posicionou contra demissões em seu ministério, como Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Pontes, que tem trajetória acadêmica, científica e foi militar da Força Aérea Brasileira (FAB) tem ficado apagado no governo e não ganhou apoio popular como Damares Alves, dos Direitos Humanos e Henrique Mandetta, que ocupou o Ministério da Saúde.


Na cúpula do Ministério da Ciência e Tecnologia a demissão de Pontes é dada como certa e a equipe dele já está avisada. O governo vê como a pasta mais fácil de trocar, sem gerar novos capítulos em uma crise que afeta a política nacional.

Pelas redes sociais, o ministro Marcos Pontes negou que esteja próximo de deixar o governo.

Covid 19 no Agreste Meridioanal

De acordo com levantamento realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto as Secretarias Municipais de Saúde, o Agreste Meridional passa a registrar 272 casos positivos da doença, sendo: 
 Garanhuns – 91; 
Águas Belas – 55; 
São Bento do Una – 47; 
Bom Conselho – 33; 
Caetés - 11; 
Lajedo – 10; 
Jucati – 3; 
Capoeiras – 3; 
Terezinha - 3; 
Palmeirina – 3; 
São João – 2; 
Correntes – 2; 
Jupi – 2; 
Canhotinho - 2; 
Lagoa do Ouro, Paranatama, Iati, Angelim e Saloá – 1.



Também já foram registradas 24 mortes sendo:
08 em Garanhuns; 
04 em Águas Belas; 
03 em São Bento do Una; 
02 em Caetés; 
e as outras sete em Lajedo, Saloá, Jupi, Capoeiras, Bom Conselho, Terezinha e Correntes, com um óbito em cada Município

Angelim e a Covid 19



A pós o primeiro caso de Covid 19 em nossa cidade a prefeitura tomou algumas providencias para melhorar Índice de Isolamento Social, cancelou a feira semanal na próxima quarta feira e aumentou o monitoramento das pessoas que chegam vinda de outras cidades.
Os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco mostra que a queda drástica no Índice de Isolamento Social na nossa cidade se mantem,  os dados são preocupantes pois atinge menos da metade da população.
O índice alcançado por Angelim não passou de 36,8%, quando segundo analistas dizem que o ideal seriam algo em torne de 70%.


Esses dados dos 10 maiores Índices de isolamento Social 

sexta-feira (15/05/2020) (dados do Blog de Ronaldo Cesar)


1. Calçado 47,2% (29° colocado no estado)
2. Brejão 46,5% (33°)
3. Iati 46,2% (36°)
4. Águas Belas 45,4% (48°)
5. São João 46,1% (69°)
6. Caetés 44,1% (70°)
7. Itaíba 43,0% (89°)
8. Canhotinho 42,8% (94°)
9. Palmeirina 42,4% (96°)
10. Correntes 41,7% (110°)

Paulo Guedes agride, de novo, servidores públicos: ‘inaceitável saquear o País’



Do Blog de Esmael

O ministro da Economia, Paulo Guedes, aproveitou a coletiva de balanço de 500 dias de governo Bolsonaro para atacar novamente servidores públicos. O encontro ocorreu no início da noite desta sexta-feira (15) no Palácio do Planalto.

Preocupado em transferir o orçamento e os ativos da União para os bancos privados, Guedes reproduziu a grosseria que marca sua passagem pelo governo –antes de sua ida definitivamente para a Papuda [presídio de Brasília].

A filosofia futebolista assegura que a melhor defesa é o ataque, portanto, foi isso que fez o ministro da Economia:

“Na hora em que estamos fazendo esse sacrifício, que o Brasil está no chão, é inaceitável que tentem saquear o gigante que está no chão, que usem a desculpa da crise da saúde para saquear o Brasil na hora em que ele cai. Nós queremos saber o que podemos fazer de sacrifício para o Brasil nesta hora. E não o que o Brasil pode fazer por nós”, atacou.

Guedes ainda insistiu em chamar servidores de mercenários, elogiou as empresas privadas e disse que a venda de estatais é a melhor saída para o País.

“Nossos heróis não são mercenários. Que história é essa de pedir aumento de salário porque um policial vai exercer sua função? Ou porque um médico vai à rua exercer a sua função. Se ele trabalhar mais por causa do coronavírus, ótimo. Ele recebe hora extra. Mas dar medalhas antes da batalha? As medalhas vêm depois da guerra”, disparou o ministro dos bancos.

Paulo Guedes afirmou que o congelamento evitaria que centenas de bilhões sejam transferidos para rentistas. “O dinheiro continua tranquilo, mas pode ser empregado para investimentos em saneamento, por exemplo. O Brasil virará uma força movida pelo empreendedorismo”, discursou, escondendo que ele gosta mesmo é de banqueiro.

O ministro da Economia mentiu ao dizer que a depressão alcançou o País somente durante a pandemia de coronavírus.

“A reconstrução de um país leva anos. Passamos um ano e meio tentando reconstruir. Quando estamos começando a decolar, somos atingidos por uma pandemia. Vamos nos aproveitar de um momento deste, da maior gravidade de uma crise de saúde, e vamos subir em cadáveres para fazer palanque? Vamos subir em cadáveres para arrancar recursos do governo?”

O leitor do Blog  sabe, há mais de um ano, que os índices macroeconômicos apontavam para a depressão econômica. Logo, Paulo Guedes se escora na doença para continuar sua política de sanguessuga do erário.

O ataque do ministro aos servidores públicos, novamente, visa distrair a atenção da sociedade enquanto ele mesmo saqueia o orçamento da União para transferi-lo aos bancos e rentistas.

Paulo Guedes poderia empregar essas mesmas palavras para Paulo Guedes:

“É inaceitável que tentem saquear o gigante que está no chão. As medalhas são dadas após a guerra, não antes da guerra”, disse. “Que história é essa de pedir aumento antes porque policial vai trabalhar mais? Se policial trabalhar mais, ótimo, recebe hora extra.”

Resta saber se os servidores irão reagir à altura ou deixarão por isso mesmo.

Lembro aos agredidos que não adianta bater no cachorro é preciso chutar o dono do cachorro, que, na política, atende pelo nome Bolsonaro. Portanto, prepare a garganta e grite todos os dias: Fora, Bolsonaro!

Deputados entraram com ação popular no MPF contra Sergio Camargo, da Fundação Palmares

O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE) entrou com ação popular com tutela de urgência no Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente da Fundação Cultural Palmares, Sergio Camargo. Os deputados Bira do Pindaré, Benedita da Silva (PT-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG) subscreveram a ação.

Os parlamentares pedem que as publicações depreciativas contra Zumbi dos Palmares sejam retiradas dos canais de comunicação oficiais da instituição, sob pena de multa estipulada pelo órgão, alegando abuso de poder e desvio de finalidade. “As publicações ostentam o escopo de desqualificar a figura que dá nome à instituição constituída para promover e preservar valores históricos e culturais da influência negra no Brasil”, diz a ação. 

“Não se faz necessário empreender esforços desmedidos para vislumbrar que todo esse protótipo profanador do patrimônio histórico brasileiro foi soerguido para fins de prestigiar unicamente a ideologia que ascendeu ao poder nas eleições 2018, que tem como modus operandi a difusão de fake news, de conteúdo desinformativo e nenhum apreço aos dados históricos e científicos”, diz.

No último dia 13 de maio, Camargo usou o site oficial e as redes sociais da Fundação Palmares para lançar uma campanha revisionista e desqualificar Zumbi dos Palmares, figura que dá nome à instituição, criada justamente para promover e preservar valores históricos e culturais da influência negra no país.

Diversos movimentos denunciam o 13 de maio a falsa abolição. Afinal, a data é só parte do um processo político de luta, na qual vários arranjos, negociações, protestos e mortes aconteceram para chegar a abolição, e não por benevolência da monarquia. O movimento negro considera o 20 de novembro - dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra - como a data simbólica.

Governo do Estado exclui novas categorias do rodízio durante a quarentena

O Governo de Pernambuco incluiu, nesta quinta-feira, novas categorias entre as que não se submeterão ao rodízio de veículos durante a quarentena de 16 a 31 de maio no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Os funcionários de supermercados, padarias, farmácias e postos de gasolina, além dos trabalhadores em vigilância e zeladoria, assim como funcionários de empresas de serviços públicos de transporte coletivo e metroviários, todos considerados serviços essenciais básicos, precisarão portar uma declaração do empregador no caso de serem abordados nos pontos de fiscalização.

Por seu relevante trabalho social e espiritual à sociedade, o decreto esclarece que os líderes de todos os segmentos religiosos fazem parte das atividades essenciais e, por isso, podem se deslocar aos templos ou estúdios a fim de gravar ou transmitir celebrações via internet ou por outros meios de comunicação. A medida vale também para as equipes técnicas envolvidas nessas transmissões.


As profissionais que tomam conta de crianças nas casas de trabalhadores da saúde e da segurança também passam a ser consideradas essenciais. O objetivo é assegurar que essas duas categorias possam continuar se dedicando a garantir a segurança e a salvar vidas durante a quarentena. O decreto incluindo todos esses serviços na lista dos essenciais, no período de quarentena, será publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado.

A aritmética de Bolsonaro é tão ruim quanto seu caráter

FERNANDO BRITO · no Tijolaço


Gravei ontem, para o TV Afiada, um comentário sobre a estupida aritmética de Jair Bolsonaro ao não explicar como a Argentina, aqui ao lado, consegue ter nove vezes mortes a menos que o Brasil e ainda nos apontar como exemplo a Suécia, um dos raros países que não adotou medidas restritivas e tem uma taxa de letalidade 50 vezes maior que a registrada entre os hermanos.

Falo, ainda, do padrão “bundalelê” que tomou conta do governo brasileiro e da necessidade de que as forças democráticas deste país, seja lá em que campo do espectro ideológico estejam para afastar este psicopata da chefia na Nação.

Risco Bolsonaro: embaixadas começam a retirar seus funcionários do Brasil

(Foto: Reprodução | ABr)
247 – O Brasil está se tornando um país tão isolado no mundo, que até mesmo as embaixadas começam a retirar seus funcionários. "Recebi a informação de que em algumas embaixadas tem chegado circulares de países para que seus diplomatas deixem o Brasil. E que as representações diminuam o número de pessoal dentro das embaixadas, porque o Brasil está sendo considerado um país perigoso, pela condução temerária do presidente Bolsonaro nesta pandemia. A fonte me informa que algumas embaixadas grandes podem reduzir o pessoal, ainda que ninguém vá dizer isso abertamente", aponta a jornalista Miriam Leitão, em sua coluna.
"A saída de Nelson Teich hoje vem confirmar essa ideia de país desgovernado. Ele ficou pouco tempo e agregou pouco. Ao sair, na entrevista coletiva prestou um desserviço ao país, por não explicar exatamente o motivo de sua saída. Esse silêncio dele, quando perguntado por jornalistas após a entrevista, é ruim porque não ajuda nem favorece a transparência. Seria melhor que ele falasse claramente, porque isso ajudaria a ver exatamente o tamanho do problema", diz ainda Miriam.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Angelim tem primeiro caso de Covid 19

O município de Angelim teve hoje a tarde confirmado o primeiro caso de Covid 19, a Prefeitura de Angelim emitiu uma nota oficial tornando pública a situação.

Veja abaixo a nota


Dr Teich dá atestado de insanidade a Bolsonaro



Por Helena Chagas, para Os Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia

O quase ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, sai do governo, menos de um mês depois de ter assumido o cargo, muito maior do que entrou. Com seu pedido de demissão vapt-vupt, o médico fez o que muita gente na Esplanada dos Ministérios deveria ter feito há tempos mas não teve coragem. Desautorizado e humilhado, como boa parte de seus colegas, deu um didático “chega para lá” no presidente da República, mostrando que nem todo mundo está disposto a se submeter à sua insanidade.

Teich parece ter mais tutano do que se imaginava, e expõe o presidente a um desgaste maior ainda do que o sofrido na demissão de Luiz Henrique Mandetta, seu antecessor. Com a segunda troca em meio à pandemia, fica claro que a divergência na Saúde não tem origem em razões políticas, futricas e nem nos alegados ciúmes que Bolsonaro tinha do sucesso midiático de Mandetta. No momento em que um médico com viés técnico deixa a pasta, e o comando da política de combate à pandemia, por falta de condições para trabalhar, fica claro, nacional e internacionalmente, que a guerra de Bolsonaro é com a ciência.

Apesar do claro desconhecimento em relação ao funcionamento da máquina pública e do jeito de cachorro correndo atrás de caminhão de mudanças que o acompanhou em sua curta gestão, Teich ainda mantinha, para efeito externo, um verniz de profissionalismo.

Seu sucessor, que deverá ser incumbido de desmontar as políticas de isolamento social e adotar tratamentos com remédios receitados pelo presidente da República, como a cloroquina, dificilmente o terá. Seja ele o general Eduardo Pazzuello – já instalado no Ministério para fazer uma espécie de vigilância a Teich -, o amigo do chefe Osmar Terra ou algum político indicado pelo Centrão ou mais um tecnico como a Dra Nise Yamagushi. A única certeza que se tem nesse momento é que não tem jeito de dar certo…

Paulo Guedes na reunião ministerial: ‘É preciso vender logo a porra do Banco do Brasil



Blog de Esmael

Na reunião ministerial de 22 de abril citada por Sergio Moro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que é preciso “vender logo a porra do BB”, de acordo com a coluna da jornalista Bela Megale no O Globo.


Além de todos os ministros do governo, também estavam presentes no encontro os presidentes do próprio Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A gravação da reunião, que é apontada por Moro como prova da interferência de Bolsonaro na Polícia Federal, está em poder do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Celso de Mello deve decidir hoje sobre a divulgação do vídeo.

Segundo interlocutores do ministro da economia, Guedes passou a fazer mais críticas mais duras ao BB. O ministro tem reclamado que sua pasta tem feito medidas para fornecer créditos às instituições financeiras, mas que isso não tem chegado às empresas. Guedes costuma falar que o BB, que “deveria puxar a fila” por ter o governo como maior acionista não vem fazendo isso.


O ministro também se queixa que o BB está atrasado demais na corrida tecnológica em relação aos demais bancos.

Teich deixa o Ministério da Saúde


Do Blog de Magno Martins
O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo hoje, antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão.

Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta.
Assim como Mandetta, Teich também apresentou discordâncias com o presidente Jair Bolsonaro sobre as medidas para combate ao coronavírus.
Teich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto nesta manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois.

Angelim tem queda drástica no índice de isolamento Social


Os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco traz uma queda drástica no Índice de Isolamento Social na nossa cidade, os dados são  preocupantes pois atinge menos da metade da população.
O índice alcançado por Angelim não passou de 35,9%, quando segundo analistas dizem que o ideal seriam algo em torne de 70%.




Esses dados dos 10 maiores Índices de isolamento Social


quarta-feira (14/05/2020)

1. Terezinha 55,4%
2. Palmeirina 51,3% 
3. Caetés 49,0 %
4. Calcados 46,4 % 
5. Canhotinho 44,6 %
6. Brejão 44,1% 
7. Iati 43,4 %
8. Correntes 43,6%
9. Águas Belas 43,1%
10.Garanhuns 42,9%

Exaltado, Bolsonaro ataca imprensa, mas admite que usou a palavra "PF" na reunião ministerial

(Foto: Carolina Antunes/PR)


247 - Jair Bolsonaro voltou a atacar a imprensa após ser questionado sobre o vídeo da reunião ministerial em 22 de abril com membros do governo em que ele pediu interferência na Polícia Federal. Depois de negar por dias seguidos que tivesse falado na Polícia Federal na reunião, ele admitiu na manhã desta sexta-feira (15) nos portões do Alvofrada que usou a expressão "PF" no encontro. 

Alegou de maneira torta que teria usado a expressão "PF" na reunião "é no tocante ao serviço de inteligência" e não à Polícia Federal.

Bolsonaro estava exaltado mais uma vez e reagiu às peguntas dos jornalistas afirmando, aos gritos: "Sem interrogatório. Não vem com palhaçada aqui. O que eu falei é no tocante à segurança física e à minha segurança. Acabou a entrevista". A reação deveu-se à pergunta sobre o trecho da reunião de 22 de abril em que diz: "Eu não vou esperar f… minha família toda de sacanagem".

Na reunião de 22 de abril, Bolsonaro ameaçou o então ministro da Justiça Sérgio Moro dizendo que não ia esperar "foder" alguém da sua família.

Moro deixou o cargo no dia 24 de abril, após Bolsonaro exonerar Mauricio Valeixo da Diretoria-Geral da PF. Em coletiva de imprensa naquele dia, o ex-juiz apontou crime de responsabilidade do seu então chefe. "O presidente me relatou que queria ter uma indicação pessoal dele para ter informações pessoais. E isso não é função da PF", denunciou.

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, autorizou a abertura de inquérito para investigar as denúncias de Moro.

Grampeado por Moro, Zanin ironiza defesa da "paridade de armas" pelo próprio Moro


247 – Vítima de uma das maiores arbitrariedades judiciais da história do Brasil, ao ter seu escritório grampeado para que se encontrasse a estratégia de defesa do ex-presidente Lula, o advogado Cristiano Zanin Martins se surpreendeu com o fato de o ex-juiz Sergio Moro agora defender o tema da paridade de armas entre defesa e acusação. "O tema da 'paridade de armas' no exercício do direito de defesa é realmente muito importante. Que bom que hoje foi lembrado. Deveria sempre ser lembrado", escreveu Zanin. Foi uma resposta ao seguinte texto postado por Moro:

“Sergio Moro e seus advogados foram surpreendidos com a petição da AGU, em favor do presidente da República, no inquérito junto ao STF. A transcrição parcial revela disparidade de armas, pois demonstra que a AGU tem acesso ao vídeo, enquanto a defesa de Sérgio Moro não tem. A petição contém transcrições literais de trechos das declarações do Presidente, mas com omissão do contexto e de trechos relevantes para a adequada compreensão do que ocorreu na reunião –inclusive, na parte da “segurança do RJ”, do trecho imediatamente precedente. De todo modo, mesmo o trecho literal, comparado com fatos posteriores, como a demissão do diretor-geral da PF, a troca do superintendente da PF e a exoneração do ministro da Justiça, confirma que as referências diziam respeito à PF e não ao GSI. A transcrição parcial busca apenas reforçar a tese da defesa do presidente, mas reforça a necessidade urgente de liberação do vídeo na íntegra”, diz a nota assinada pelo advogado Rodrigo Rios.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Kakay: ‘Moro vai entender, sofrendo na pele, a importância de ter uma defesa técnica’



247 - O advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, comentou em nota o posicionamento em que a defesa do ex-ministro Sergio Moro defende a paridade de armas e alega surpresa por não ter acesso integral aos documentos obtidos pela AGU (Advocacia-Geral da União), em inquérito no Supremo Tribunal Federal sobre interferência de Bolsonaro na Polícia Federal. 

Ele lembra que Moro, como juiz da Lava Jato, “sempre foi parcial e nunca respeitou o direito de defesa na sua amplitude” e que agora “vai entender, sofrendo na pele, a importância de ter uma defesa técnica e de ver cumprida a Constituição”.


Leia a íntegra do comunicado de Kakay e abaixo a nota da defesa de Moro:

Ler a defesa do ex-ministro Sergio Moro defender a paridade de armas, alegar surpresa por não ter acesso integral aos documentos a que se refere à AGU, clamar por ter o direito de defesa respeitado é um presente para o estado democrático de direito. 

O ex-juiz sempre foi parcial e nunca respeitou o direito de defesa na sua amplitude. Um juiz que nunca honrou o Poder Judiciário, desrespeitando com frequência a Constituição Federal. Mas, como ensina o poeta maranhense, “a vida dá, nega e tira”. 

Neste momento difícil para o sr. Sérgio Moro, em que o ex-juiz está sendo investigado e sofrendo a força do poder do Estado contra ele, mesmo mantendo o apoio de grande parte da mídia, se faz necessário que todos os democratas, toda a advocacia defenda o devido processo legal na sua plenitude. 


O ex-juiz tem, felizmente, um grande advogado. E queremos que como investigado tenha garantido todos os direitos que nunca garantiu aos réus dos casos nos quais atuou como juiz. Vamos todos exigir o cumprimento das garantias constitucionais. Inclusive o princípio da presunção de inocência, contra o qual ele tanto lutou. 

Se processado e condenado que só cumpra sua pena após o trânsito em julgado e que não sofra o supremo constrangimento de uma prisão preventiva desnecessário e arbitrária.

O ex-juiz vai entender, sofrendo na pele, a importância de ter uma defesa técnica e de ver cumprida a Constituição.

Teich tenta se manter no governo, apesar da humilhação

O que leva um ministro a insistir em se manter no cargo, não pedir demissão, quando seu chefe o expõe a humilhações públicas?

No caso do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta eu sei responder mais ou menos.

Ele aguentou alguns meses de agressões públicas do presidente Jair Bolsonaro com a seguinte explicação para seus interlocutores próximos: "Estou no meio de uma guerra contra a pandemia do coronavírus. Isso é mais importante do que os muxoxos do presidente”.

Eu disse que sei mais ou menos, porque pode não ser bem assim. Mandetta pode ter aguentado para não se deixar sair menor do que entrou.

Bolsonaro abriu guerra com o substituto de Mandetta, simplesmente porque o novo ministro declarou não haver comprovação científica para a eficácia da cloroquina no combate ao coronavírus.

É aí, no caso de Nelson Teich, que fica mais difícil responder, quando repito a pergunta que havia feito lá no início: O que leva um ministro a insistir em se manter no cargo, não pedir demissão, quando seu chefe o expõe a humilhações públicas?. Clique aqui e confira a matéria do jornalista Tales Faria na íntegra.

Pra nunca esquecer: “Se Dilma sair, PIB dobra”



Do Blog de Esmael

Na última terça-feira, 12, completou 4 anos o golpe que derrubou Dilma Rousseff (PT). Na época, o conto do vigário era: “Se Dilma sair, PIB dobra”.

Os golpistas continuam mandando na economia, por meio de Paulo Guedes, e enfiaram o País numa tremenda depressão.

De acordo com os estudos mais sérios, de agências internacionais, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode cair até 15% este ano.


Note o caríssimo leitor que, antes da pandemia do coronavírus, nós já alertávamos aqui sobre a recessão promovida pelo presidente Jair Bolsonaro e seu “Posto Ipiranga”.

Miriam Leitão, da Globo, prevê tombo maior na economia sob Bolsonaro

Até a jornalista Miriam Leitão, da Globo, está prevendo um tombo maior do que aquele anunciado pelo governo Jair Bolsonaro. Os economistas do Palácio do Planalto estimam queda no PIB de 4,5% neste ano.


A estranheza em relação à jornalista da Globo é porque ela sempre foi chapa-branca, com exceção no período do PT. ‘Se hay gobierno, soy a favor’, era o lema dela.

Miriam Leitão disse nesta quinta-feira (14) que, mais adiante, o governo terá de rever mais para baixo ainda o PIB.

Em sua coluna no Globo, edição de hoje, a jornalista retrata o “Risco Bolsonaro” que afugenta investimentos estrangeiros no país. “O risco-país saiu de 100 para 350 pontos de dezembro para cá”, escreve, referindo-se às turbulências diárias criadas pelo presidente e ao ambiente de desconfiança do mercado expressado pela desvalorização do Real.


O Blog do Esmael já anotou antes, aqui, que economistas desenvolvimentistas estimam em até 15% o tombo no PIB. A pandemia do coronavírus agravou a crise econômica de Bolsonaro e Paulo Guedes, portanto a depressão era preexistente no Brasil.

Folha temia dólar a R$ 4 com vitória de Lula em 2018. Moeda americana quase fechou hoje em R$ 6



Do Blog de Esmael

Em 21 de fevereiro de 2020, o ex-presidente Lula fez um post no Facebook cujo título era “Expectativa x Realidade” para mostrar como a Folha –e a velha mídia, especialmente a Globo– manipulava as notícias com a finalidade de prejudicar ele e o PT.

“Vitória de Lula em 2018 pode derrubar Bolsa e levar dólar a R$ 4, diz pesquisa”, gritava a manchete da folha e do UOL.

O petista caçoou da “catastrófica” manchete da Folha cravada em junho, publicando outra manchete do G1 (Globo) retratando a realidade factual: “Dólar opera em alta e bate R$ 4,40 pela 1ª vez na história”.


O diabo, caro leitor, é que nesta quinta-feira (14) a moeda americana beirou a cotação dos R$ 6 (seis reais).

Nas casas de câmbio, segundo relatos obtidos pelo Blog do Esmael, o dólar está sendo vendido até por R$ 7 (sete reais).

Quanto à Bolsa, coitada, no ano de 2020, a queda acumulada está em 32,75%.


Portanto, é esse Brasil que Bolsonaro, Paulo Guedes e a velha mídia estão deixando para nós brasileiros: depressivo, do ponto de vista econômico, com pleno desemprego e menos direitos sociais.

Abaixo, a postagem de Lula em 21/02/2020 (quando mal ele sabia que o dólar iria chegar a sete paus):

Expectativa x Realidade

Bolsonaro edita MP para sua proteção: agente público que cometer erros no combate à Covid-19 não será punido



247 - Na madrugada desta quinta-feira (14) Jair Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) que, na prática, representa uma seguro para livrá-lo de responsbilização pela desastrosa condução de seu governo em relação à epidemia do coronavírus. 

A MP que livra de punição o agente público que cometer equívocos no combate à pandemia do novo coronavírus, informa O Globo. O texto estabelece que as autoridades só poderão ser responsabilizadas se ficar comprovado o dolo (ação intencional) ou "erro grosseiro". A MP estabelece, no entanto, que o chamado "erro grosseiro" só estará configurado levando-se em conta cinco variáveis que, na prática, tornariam muito restritivo o enquadramento de autoridade por essa conduta.

Perguntado sobre a MP na manhã, Bolsonaro não soube responder. Ao deixar o Palácio da Alvorada, jornalistas pediram que o presidente falasse sobre a medida provisória que protege autoridades públicos por atos relacionados à pandemia. Bolsonaro desconversou:

- Vou ver isso aqui agora quando chegar lá (no Planalto) - respondeu.

- Mas já saiu (no D.O.), presidente - insistiu uma jornalista.

- Eu vou tomar... Mais alguma pergunta aí pessoal? - encerrou o presidente.

MP-DF aciona Justiça para desmontar acampamento miliciano em Brasília



O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) acionou a Justiça para que o acampamento do grupo “Os 300 do Brasil”, composto por milicianos bolsonaristas instalados em Brasília, seja alvo de busca e apreensão. Na denúncia, o MP classifica o grupo como uma milícia e cita a declaração da líder do bando, Sara Winter, segundo a qual existem integrantes com armas de fogo no local.

O Ministério público também pede que o governo do Distrito Federal use o “poder de polícia para resguardar a segurança pública, e evitar a mobilização de milícias armadas no Distrito Federal”.

Para o MP, publicações do grupo nas redes sociais — como “Você não é mais um militante, você é um militar…”; “Traga o que você levaria para uma guerra na selva. Te esperamos para a guerra!”; “Vista roupa adequada para um treinamento físico de combate!” —, associadas à confissão da existência de armas dentro do acampamento, remetem à conclusão inequívoca de que se está diante de uma organização paramilitar, independentemente do nome que lhe seja dado.


“Milícias não se subordinam à normatividade jurídica do Estado; seguem paralelas a ela ou em contraposição ao poder estatal. Não é necessário haver uniforme, distintivo, continência ou sinais de respeito à hierarquia, símbolos ou protocolos de conduta visíveis ou explícitos. Importa, e muito, o emprego paramilitar dos associados para finalidade política nociva ou estranha à tutela do Estado Democrático de Direito”, diz trecho do documento.

Por fim, o MP elenca uma série de pedidos como o encaminhamento de infratores das medidas de proibição de aglomeração à delegacia de polícia e a desmobilização do acampamento bolsonarista.


*Com informações do ConJur

‘Estadão’ põe em dúvida exames de Bolsonaro



FERNANDO BRITO · no Tijolaço

O Estadão coloca “em letra de forma” o que grande parte dos brasileiros pensa: é estranha a forma dos resultados dos exames apresentados por Jair Bolsonaro ao STF:

Um dos três exames de covid-19 apresentados pelo presidente Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) não possui CPF, RG, data de nascimento nem qualquer outra informação que vincule o laudo médico ao chefe do Executivo ou a qualquer outra pessoa. No papel da Fiocruz, atribuído pela Advocacia-Geral da União (AGU) a Bolsonaro, aparece apenas uma identificação de nome: “paciente 5”. O mesmo não ocorre nos outros dois laudos, feitos pelo laboratório Sabin.

Nos dois exames do Sabin, constam codinomes (Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz), mas esses documentos informam dados pessoais do presidente da República – a data de nascimento, RG e CPF são do próprio Bolsonaro.

Segundo a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, a legislação “impõe a correta identificação do paciente no momento da coleta de amostra biológica e da entrega do laudo, inclusive com a apresentação de documento de identidade civil”. A resolução 302/2005 da Anvisa exige que o laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial solicitem ao paciente documento que comprove a sua identificação. O cadastro do paciente deve incluir número de registro de identificação do paciente gerado pelo laboratório, o nome dele; idade, sexo e procedência, entre outras informações.

É, claro, uma completa tolice, do ponto de vista objetivo. Nenhum governante, daqui ou de fora, perdeu um grama de popularidade quando se revelou contaminado pelo novo coronavírus.

Bolsonaro não seria pior ou melhor se o resultado do teste fosse positivo, como boa parte das pessoas acredita que tenha sido depois daquela “comitiva do vírus” aos Estados Unidos, quando foi bajular Donald Trump.

Mas ele usa tudo, inclusive a verdade mais simplória, para fazer-se de vítima de um perseguição de qualquer uma que defina como inimigo: a imprensa, o judiciário, a opinião pública.

Bolsonaro, o algoz, adora o papel de vítima.

Ernesto Araújo proíbe que diplomatas no exterior recebam notícias de jornais brasileiros


Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores 
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Reuters - O Itamaraty suspendeu, por determinação do ministro Ernesto Araújo, o envio de notícias veiculadas na imprensa nacional aos postos diplomáticos no exterior para subsidiar o trabalho dos diplomatas brasileiros, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.


O trabalho, feito diariamente pela assessoria de imprensa do órgão, servia para auxiliar os diplomatas no exterior com as informações sobre o que ocorre no Brasil. Com a decisão, o chamado clipping só é feito com notícias de veículos internacionais que trabalham no Brasil.

De acordo com uma das fontes, não foi dada qualquer explicação aos diplomatas quando o material deixou de chegar aos postos no exterior.

“Agora temos que trabalhar sem as informações publicadas pela imprensa brasileira. Só nos chega o clipping de publicações estrangeiras”, disse.

Os postos diplomáticos têm verba específica para assinatura de jornais do local onde estão localizados, mas não de jornais brasileiros.

A razão por trás da decisão, segundo uma das fontes, seria a insatisfação do chanceler Ernesto Araújo com a cobertura dos veículos brasileiros sobre a política externa encabeçada pelo ministro.


Araújo utilizou as redes sociais no fim de semana para rebater artigo assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os ex-chanceleres Aloysio Nunes Ferreira, Celso Amorim, Celso Lafer, Francisco Rezek e José Serra, o ex-ministro da Fazenda Rubens Ricupero e o ex-secretário especial de Assuntos Estratégicos da Presidência, Hussein Kalou, publicado pelos grandes jornais brasileiros.

No texto, os autores dizem estar preocupados com “a sistemática violação pela atual política externa dos princípios orientadores das relações internacionais do Brasil” definidos na Constituição, a subserviência aos Estados Unidos e o que chamam de custos de difícil reparação à imagem brasileira, com “desmoronamento da credibilidade externa, perdas de mercados e fuga de investimentos.”

Em duas séries de mais de uma dezena de publicações, o chanceler chamou o ex-presidente e ex-ministros de “paladinos da hipocrisia” e “figuras menores” que deveriam aprender com o atual governo como se defende a Constituição.


“Se querem implementar de novo seus falidos projetos de política exterior para servir a um sistema de corrupção e atraso, muito bem. Apresentem esse projeto ao povo e disputem uma eleição. Não fiquem usando a Constituição como guardanapo para enxugar da boca da sua sede de poder”, escreveu.

De acordo com uma segunda fonte, o clipping interno do Itamaraty já havia sido modificado desde o ano passado. Quando o presidente Jair Bolsonaro determinou a suspensão da assinatura da Folha de S.Paulo, o jornal —que tem a maior circulação do país— foi retirado da seleção de notícias.

Em seguida, o gabinete do ministro ordenou a assinatura de sites de apoio a Bolsonaro, que passaram a ser incluídos no clipping do ministério.

Procurado, o Itamaraty informou em nota que a seleção nacional de notícias está suspensa desde o dia 4 de março, para reavaliação de sua elaboração.

Josias de Souza: general Heleno inventa o patriotismo de botequim



247 - "Comandante de uma escrivaninha no Planalto, o general Augusto Heleno desceu à trincheira das redes sociais armado de tambores e clarins", escreve Josias de Souza em sua coluna publicada no portal Uol. "Estufando o peito como uma segunda barriga, Heleno proclamou que o ministro Celso de Mello, do Supremo, cometerá 'um ato impatriótico, quase um atentado à segurança nacional' se mandar divulgar a íntegra da gravação da reunião ministerial de 22 de abril".

De acordo com o jornalista, "Heleno insinua que Jair Bolsonaro e seus ministros trataram na reunião de temas sensíveis. Na definição do general, abordaram-se 'assuntos confidenciais e até secretos'".

"Até para desfazer essa imagem, Heleno deveria defender o escancaramento da gravação. Sob pena de potencializar a sensação de que o general do GSI e seus companheiros de farda no Planalto inventaram uma modalidade nova de patriotismo: o patriotismo de botequim".

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Angelim tem leve aumento no índice de isolamento Social


Os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco traz uma leve melhora no Índice de Isolamento Social na nossa cidade, os dados são ainda preocupantes pois atinge menos da metade da população.
O índice alcançado por Angelim não passou de 48,3%, quando segundo analistas dizem que o ideal seriam algo em torne de 70%.


Esses dados dos 10 maiores Índices de isolamento Social 


Terça-feira (12/05/2020) dados do Blog de Ronaldo Cesar

1. Brejão 51% (13° colocado no estado)
2. Terezinha 50% (18°)
3. Capoeiras 49,4% (22°)
4. Angelim 48,3% (34°)
5. Palmeirina 45,6% (68°)
6. Águas Belas 45,4% (70°)
7. São João 44,8% (79°)
8. Garanhuns 44,3% (95°)
9. Caetés 44,1% (99°)
10. Correntes 43,6% (114°)

MP chama grupo bolsonarista de 'milícia armada' e pede busca e apreensão de armas

(Foto: Reprodução)

247 - O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ajuizou ação civil pública na Justiça pedindo o desmonte do acampamento de apoiadores de Jair Bolsonaro na capital federal. 

O MPDFT chama o grupo de "milícia armada" e colocam como ré na ação a porta-voz do acampamento, a ativista Sara Fernanda Giromini, que se autodenomina Sara Winter. 

Na ação, os promotores de Justiça Flávio Augusto Milhomem e Nísio Tostes Filho também pedem uma revista de seus integrantes para verificar se há armas de fogo com os manifestantes e a busca e apreensão de armas em situação irregular. 


Segundo reportagem da BBC Brasil, Sara Winter admitiu que o acampamento tem armas de fogo. 

O grupo prega o “extermínio da esquerda” e vem ameaçando invadir o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) para defender o governo Jair Bolsonaro.

O curral do Planalto



FERNANDO BRITO · no Tijolaço

Os relatos que vêm na imprensa dos que assistiram o vídeo do reunião ministerial do dia 22 de abril mostram que o governo Bolsonaro é uma verdadeira Casa de Noca, gíria que se dá a lugar destrambelhado, onde todo mundo manda e diz o que quer.

As coisas são estapafúrdias mas, a esta altura, nada soa impossível.

Abraham Weintraub diz que os “fdp” do Supremo têm de ir para a cadeia.

Mesmo destino que a ministra Damares deseja aos prefeitos e governadores que decretam medidas de isolamento social.

Bolsonaro diz que investigações querem “f…” a sua família, que João Doria é “um bosta” colega do “estrume” de Wilson Witzel e querem que ele revele “a porcaria” do resultado de seu exame de Covid-19 para que, com isso, se faça contra ele um processo de impeachment.

Não se trata, como se vê, de uma reunião de governo, mas de um curral de bestas.

Do qual, nos depoimentos de hoje, emergirão os três generais palacianos – Augusto Heleno, Luiz Eduardo Ramos e Walter Braga Netto – como espécimes do mesmo rebanho muar e escoiceante que resfolegava no Planalto.

Agora, o país, depois da sinopse espantosa, o pais espera pelo vídeo pornô da reunião ministerial.

Bolsonaro cria situação de caos para dar golpe de Estado, diz Humberto Costa



O senador Humberto Costa (PT-PE) disse, nesta terça-feira (12), que as ações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação à pandemia de coronavírus tem como objetivo criar uma situação caótica para dar um golpe de Estado.

“É o que ele faz quando até agora mais de 17 milhões de pessoas que recorreram a esse seguro quarentena sequer tiveram resposta se elas cumprem ou não os pré-requisitos para receber a ajuda do Estado brasileiro. O presidente da República trabalha para produzir o caos e com isso criar as condições para aplicar no Brasil um golpe de Estado que o transforme em ditador do nosso País”, disse.

O senador afirmou que a quantidade de mortos e infectados no país tem obrigado governadores e prefeitos a tomarem medidas de isolamento mais radicais. Humberto citou a ilha de Fernando de Noronha, que zerou o número de contaminados depois de uma quarentena restrita, como um exemplo de sucesso.

Bolsonaristas espalham fake news de que Flávio Dino estaria internado em Brasília



Do Blog de Esmael

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) afirmou por meio de suas redes sociais nesta terça-feira (12) que notícias falsas estão circulando nas redes sociais sobre sua internação em Brasília por contaminação pela Covid-19.

Dino denunciou duas mensagens falsas que passaram a circular desde o final de semana. Em uma, bolsonaristas dizem que ele estaria internado em Brasília por covid-19. A respeito, escreveu Dino:
“Inventaram isso e estão circulando em grupos de WhatsApp. Informo que não estou em Brasília, nem internado por coronavírus. Impossível encontrar adjetivos para esse tipo de “pessoas”. Peço que orem a Deus para me proteger de tanta maldade”, esclareceu.



Em outra mensagem desmentida pelo governador do Maranhão, bolsonaristas espalham que doentes internados em hospitais particulares seriam removidos para hospitais de campanha. Neste caso, os mentirosos procuram gerar confusão com a informação de que o governador do Maranhão está requisitando leitos privados desocupados.

A estratégia, que foi utilizada, por exemplo, na Espanha, visa garantir que um maior número de pessoas possam ser atendidas e menos gente morra por covid-19. Os hospitais privados que passam a internar pacientes do SUS serão indenizados, portanto não há qualquer “confisco”. Todo o procedimento é respaldado pela Constituição Federal.

Paulo Câmara se reúne com prefeitos de todo o Estado para avaliar trabalho de combate à Covid-19

Gestores da Zona da Mata, Agreste e Sertão, além da RMR, receberam as últimas 
atualizações sobre o enfrentamento à pandemia em Pernambuco

Em mais um encontro por videoconferência, o governador Paulo Câmara dialogou, nesta terça-feira (12.05), com quase 150 prefeitos de municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Acompanhado pelos secretários da Casa Civil, José Neto; Fazenda, Décio Padilha; e da Saúde, André Longo, o governador fez um detalhamento dos protocolos e ações, aquisições de equipamento e pessoal, bem como da estrutura articulada nos últimos meses pelo Governo do Estado para o combate à pandemia do novo coronavírus.


Paulo Câmara destacou a importância da infraestrutura montada com rapidez para atender aos pacientes da Covid-19. Em dois meses, o Governo de Pernambuco abriu 532 novos leitos de UTIs e 616 novos leitos de enfermaria, contratou cinco mil profissionais da área de saúde e aumentou a capacidade de testagem para o coronavírus, passando de 200 para sete mil exames semanais. O investimento na aquisição de Equipamentos de proteção Individual (EPIs) mostra a preocupação com a população e com os profissionais de saúde – médicos, enfermeiros e pessoal de apoio. Foram comprados mais de 15 milhões de EPIs, destinados a abastecer o sistema público de saúde.


“Nós estamos passando pelos momentos mais difíceis de nossas vidas. O isolamento social é responsabilidade de todos. Precisamos nos unir nesse esforço, Estados e prefeituras, com o objetivo de avançar para reduzir a capacidade de disseminação do vírus”, disse o governador.


Na pauta também estiveram os hospitais de campanha que estão sendo instalado pela Secretaria Estadual de Saúde para reforçar o atendimento médico no interior. Em Caruaru, no terreno localizado ao lado do Hospital Mestre Vitalino, serão instalados 104 leitos, sendo 76 de enfermaria, 26 semi-intensivos e dois de estabilização. A unidade de Serra Talhada, na área do Hospital Governador Eduardo Campos, terá 95 leitos (72 de enfermaria, 22 semi-intensivos e um leito para estabilização). O Hospital de Campanha Petrolina, no terreno do Hospital Universitário da Univasf, terá capacidade para 102 leitos (74 de enfermaria, 26 de tratamento semi-intensivo e duas vagas para estabilização).


Paulo Câmara lembrou aos prefeitos que, a essas unidades, somam-se outras estruturas no interior, com 139 enfermarias e 78 UTIs já em funcionamento em Caruaru, Garanhuns, Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Palmares e Petrolina.

Ministro Marco Aurélio, do STF, diz que falta 'urbanidade mínima' a Weintraub

Ministro Marco Aurélio Mello

247 - "Ele é ministro de que mesmo, hein? Da Educação? Então, está faltando urbanidade mínima. Para ocupar tal posto, deve-se ter ao menos o nível médio de urbanidade. Não parece ser o caso", disse o MInistro do STF Marco Aurélio Mello. 

Para o MInistro, o comportamento de Jair Bolsonaro e seus auxiliares demonstra uma "espécie de lamentável competição de maus modos".

Marco Aurélio Mello considera inimaginável uma reunião realizada nestes termos, considerando que se trata do poder maior do país. "Parecem competir para ver quem lança o que mais nos estarrece".

Marco Aurélio diz, porém, que Bolsonaro não o surpreende e, mais uma vez com ironia, conclui:

O Ministro refere-se a Jair Bolsonaro também ironicamente: "Em 2017, eu já dizia que temia pelo Brasil com a eleição desse moço. Não chegamos ao fim do mandato e ele já está pensando em 2027. Será que ainda tem os 57 milhões de votos que o elegeram?". O relato é da coluna de Lauro Jardim, no Globo.