sábado, 30 de novembro de 2013

Datafolha trará boas notícias a Dilma no sábado

247 - A presidente Dilma Rousseff está prestes a receber uma ótima notícia, neste sábado. Pesquisa Datafolha, que estará amanhã na edição da Folha de S. Paulo e hoje ainda no portal Uol, revelará que ela abriu mais cinco pontos de vantagem em relação a seus principais adversários na corrida presidencial, o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos.
Na pesquisa anterior, divulgada no dia 12 de outubro pelo Datafolha, Dilma tinha 42%, contra 21% de Aécio Neves e 15% de Eduardo Campos. Ela já vencia no primeiro turno, mas por uma margem não tão confortável.
O que se sabe, neste momento, em relação ao levantamento que será divulgado hoje, é que ela cresceu, tirando votos tanto de Aécio como de Campos.
Sabe-se ainda que, nas simulações do Datafolha com outros candidatos, como Marina Silva e José Serra, o quadro não se altera. Dilma também os venceria em primeiro turno.
Ainda hoje, os números oficiais serão divulgados aqui.
Para Dilma, essa nova vantagem chega num momento importante, em que ela amarra com o PMDB as alianças regionais e os palanques em todos os estados – neste sábado, ela se reuniu com o ex-presidente Lula, com o vice Michel Temer e com o presidente do PT, Rui Falcão, para definir esses acordos.

Vitória de Santo Antão ganha o seu primeiro Shopping e o de Garanhuns . Quando sairá?


Foi inaugurado nesta sexta-feira em Vitória de Santo Antão, a 55 km do Recife, o Vitória Park Shopping, empreendimento da mesma rede do Petrolina Park Shopping que deverá ser entregue à população em 2015.
Ambos os Shoppings são empreendimentos da Class Empreendimentos e Plus Investimentos.
O Vitória é o único Shopping Center a ser inaugurado em Pernambuco 2013. De acordo com João Monteiro, superintendente do centro de compras, onde foram investidos R$ 65 milhões, a expectativa é que 45 mil pessoas passem pelo mall durante o mês de dezembro.
O Vitória Park Shopping vai atender a uma população estimada em torno de 300 mil habitantes. Ele terá mais de 130 lojas, sendo cinco âncoras, nove megalojas, cinema com tecnologia 3D e Dolby Digital, game, livraria, praça de alimentação e uma unidade do Hotel Íbis acoplado.
À inauguração compareceram políticos de várias tendências, entre eles o prefeito Elias Lira (PSD) e os deputados Aglailson Júnior (PSB) e Henrique Queiroz (PR).(Por: Inaldo Sampaio)

Encontro da equipe de Dilma com prefeitos em Pernambuco tem sua programação divulgada


O encontro vai acontecer em um hotel na cidade de Gravatá, no Agreste do Estado, a partir das 9h.
"Esta será uma oportunidade importante para que os gestores possam buscar dados detalhados com os principais ministérios de interesse de suas regiões específicas. Tenho certeza de que o resultado dessa parceria entre o governo federal e os municípios será fundamental para qualificar a gestão pública e aumentar o repasse de verba federal às cidades", afirma Ideli Salvatti.
Para o governo Federal, o objetivo do encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades. As capacitações estão sendo realizadas em todos os Estados do País.
Mas, nos bastidores, sabe-se que a intenção da vinda da tropa de ministros e técnicos é uma demonstraçãode força para reforçar a estratégia de retomada da unidade.
Programação
9h
Abertura com a participação de autoridades locais e nacionais
*Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti
*Governador de Pernambuco, Eduardo Campos
*Prefeito de Gravatá, Bruno Martiniano
*Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, José Coimbra Patriota

10h30 às 17h
Salas de Atendimento Individualizado: Ministério da Saúde / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome / Ministério da Educação /Ministério das Cidades / Ministério do Desenvolvimento Agrário / Ministério da Agricultura / Ministério daPesca e Aquicultura / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão / Ministério da Integração Nacional /Ministério do Turismo / Ministério da Cultura / Ministério de Minas e Energia / Fundação Nacional de Saúde -Funasa / Controladoria - Geral da União (CGU) / Caixa Econômica Federal / Sebrae / Banco do Brasil
14h
Oficina: Regime Próprio de Previdência dos Municípios - Ministério da Previdência
14h30 
Palestra de Saúde - Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mozart Sales
15h30
Palestra de Educação - Coordenador Geral da Secretaria de Educação Básica, Luiz Hudson Guimarães
17h 
Encerramento

IBGE: benefícios não fazem pobre deixar de trabalhar


Da Agência Estado

Na última década, o salário proveniente do trabalho perdeu peso no rendimento dos brasileiros mais pobres, graças aos programas de transferência de renda. No entanto, o benefício não serviu como estímulo para que se deixasse de trabalhar. Pelo contrário, a taxa de ocupação dessa população até aumentou.

Para medir o impacto da transferência de renda sobre o mercado de trabalho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) separou os dados das famílias com renda per capita de até um quarto de salário mínimo e renda de um quarto a meio salário mínimo. “Como são famílias de rendimento muito baixo, a gente acha que são beneficiárias de programas de transferência de renda e complementação de renda”, afirmou Bárbara Cobo, pesquisadora do IBGE.

Nas famílias com renda per capita de até um quarto de salário mínimo, a renda proveniente do trabalho representava 78,5% do que essas famílias ganhavam em 2002 e passou a representar 58,5% em 2012. Ao mesmo tempo, a participação de outras fontes de renda aumentou, de 14,3% em 2002 para 36,3% em 2012. Em paralelo a taxa de ocupação dessa fatia da população cresceu de 76,9% para 78,2%. “As políticas de transferência de renda não levam a esse 'desincentivo' ao trabalho. As pessoas continuam trabalhando”, observa Bárbara.

Na faixa de renda per capita que vai de um quarto de salário mínimo a meio salário mínimo, o movimento se repetiu: a participação do trabalho na renda das famílias saiu de 78,3% para 72,3% em 2012, enquanto a fatia da renda obtida por outras fontes subiu de 6,5% para 12,9%. O rendimento médio teve aumento em todas as camadas da população no País entre 2004 e 2012, mas foi maior justamente na base da pirâmide, nas faixas com rendimento mais baixo.

PSB já enquadrou Marina Silva

Da coluna Fogo Cruzado
Muito mais cedo que se imaginava, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) conseguiu enquadrar Marina Silva. A ex-senadora filou-se ao partido em outubro último para fortalecer o projeto presidencial de Eduardo Campos, mas já entrou espalhando brasa. Poucos dias depois expulsou do palanque do governador o deputado ruralista Ronaldo Caiado, com quem teve divergências profundas como ministra do Meio Ambiente do governo Lula sobre questões ambientais. Isso causou sério prejuízo à campanha do governador, que foi obrigado a ir atrás do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para pedir-lhe que abrisse um canal de comunicação com os representantes do agronegócio, que a ex-senadora ainda demoniza. Rodrigues marcou duas palestras do governador para os líderes rurais e a ex-senadora aparentemente se enquadrou, pois não há registro de que tenha discordado dele na política de reaproximação com o setor rural.

Aliança entre PSDB e PSB certa em 4 estados

Da coluna Fogo Cruzado
Vários tucanos já dão como certa a aliança do PSB com o PSDB no Piauí, no Paraná, na Paraíba e em Pernambuco. Neste último, informações de bastidores dão conta que o nome cotado para a vaga de vice é o do deputado Daniel Coelho. O parlamentar, crítico ferrenho da gestão Eduardo Campos (PSB) afirmou à coluna Roberta Jungmann que não trabalha com essa hipótese.

11 municípios elegem novos prefeitos neste domingo

Agência Brasil (Brasília) – Novas eleições serão feitas neste domingo (1º) em 11 municípios de sete estados. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 167 mil eleitores voltarão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos, porque o resultado das eleições de 2012 foi anulado.
As novas eleições serão em Tarrafas (CE), Palestina (AL), Pires do Rio (GO), Água Boa, Água Azul do Norte (PA), Montezuma, Mathias Lobato e Santa Helena de Minas (MG), Água Azul do Norte (PA), Colinas (RS), Descalvado e Santana do Parnaíba (SP).
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, 65 cidades de 19 elegeram novos prefeitos e vice-prefeitos em 2013. Novas eleições podem ser convocadas pela Justiça Eleitoral.

Dilma se reúne com lideranças partidárias em Brasília

Agência Brasil (Brasília) – A presidenta Dilma Rousseff está reunida neste momento, na Residência Oficial da Granja do Torto, com lideranças do PT e do PMDB para tratar do cenário político-eleitoral de 2014 nos estados.
Participam da reunião, entre outros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente nacional do PT, Rui Falcão.
De acordo com a assessoria de Rui Falcão, os dois partidos tentam chegar a um acordo sobre as candidaturas nos governos estaduais.

PSDB, Siemens e o propinoduto tucano

  Virou hit na internet e dá dor de cabeça para dirigentes do Metrô e do
governo de São Paulo. Em protesto contra supostos desvios em contratos das estatais paulistas de transporte sobre trilhos, denunciados em julho por ISTOÉ, usuários têm colado adesivos nas estações e vagões dos trens com a mensagem: “Atenção! Este trem foi superfaturado em uma licitação fraudulenta. Enquanto você paga caro para se espremer como em uma lata de sardinha, seus governantes gozam da sua cara.”

Por falar no escândalo, as relações entre o MP suíço e o Brasil estão
“às mil maravilhas”. Os promotores de lá superaram o fato de seus
pedidos de colaboração para esclarecer o caso e punir envolvidos terem ficado anos engavetados. As partes conversam agora com fluidez sobre assuntos como as consultorias usadas no esquema e novos personagens suspeitos. Com as informações, aliás, muita coisa passou a fazer sentido aos suíços.  (ISTOÉ - Ricardo Boecht)

Armando faz ataque pesado à gestão de Eduardo


Em entrevista, Armando apontou

Do jornal do Commercio - Gabriela López
Como pré-candidato declarado ao governo do Estado em 2014, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) está mais à vontade no papel de crítico à gestão Eduardo Campos (PSB), da qual fazia parte até setembro passado. Em entrevista à JC News, nessa sexta-feira, o trabalhista não se eximiu de apontar, segundo ele, as contradições da recente reforma administrativa do governo do PSB e questionou os baixos índices educacionais do Estado.
Instado a opinar sobre a recente decisão do líder socialista, anunciada no Programa do Jô, de cortar secretarias e reduzir a máquina, Armando Monteiro disse que “sempre há espaço para promover ajustes”, mas que “29 secretarias numa estrutura estadual é muita coisa”. “Veja, uma coisa que queria manifestar agora é que estão surgindo ultimamente notícias de (novas) nomeações de ex-prefeitos, cotados para algumas áreas do governo”, continuou, mesmo sem ser perguntado diretamente sobre o assunto.
Na opinião do trabalhista, a nomeação de ex-prefeitos é incoerente com a pauta defendida pelo governador socialista, que evoca critérios técnicos e racionalização de gastos na máquina pública. Ele não falou, mas a preocupação é também eleitoral: ex-prefeitos nomeados certamente engrossarão o palanque socialista em 2014.
“É uma coisa estranha. Você corta mil comissionados, que devem ter salários médios e modestos. Por outro lado, se promove ex-prefeitos em assessorias diversas, algumas de caráter, me parece, nitidamente político. Aí eu pergunto: isso fica coerente com as linhas de uma reforma que se pauta por critérios técnicos e de diminuição de despesa? Eu conheço situações de ex-prefeitos que agora ganharam status de gestor técnico em algumas secretarias. É um sinal contraditório nesse processo”, alfinetou.
Após criticar o baixo índice de exportação do Estado - segundo ele, equivalente a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) –, Armando, na ponta da língua, recorreu às notas do Ideb, prova que avalia os primeiros e os últimos anos do ensino fundamental e do ensino médio, para censurar a política educacional no Estado.
“Pernambuco tem a 18ª posição nos primeiros anos, a 22ª nos anos finais e a 16ª no ensino médio. O Ceará, que está aqui perto, com as mesma dificuldades de estar no Nordeste, teve muito sucesso nos últimos dez anos. Tanto que tem, respectivamente, a 7ª posição, a 12º e a 8ª. Então, há indicadores que preocupam, e esse me parece que é muito importante”, concluiu.


PSB fecha hoje com o PPL primeira aliança para 2014



Em meio ao namoro com PPS, PDT e PS, o governador Eduardo Campos (PSB), terá formalizado o primeiro apoio de um partido ao seu projeto nacional. O Partido Nacional Pátria Livre (PPL) fará o anúncio, hoje, durante o III Congresso Nacional da sigla, em São Paulo. O passo seguinte da sigla socialista é puxar para o seu arco de alianças o PPS, também pretendido pelo PSDB do senador e presidenciável Aécio Neves (MG).
Para consolidar a parceria, os dirigentes preparam um documento com nove pontos que foram enviados a Campos para análise. A avaliação do documento ele irá apresentar hoje no congresso do PPL, onde o governador terá direito a uma sessão especial, das 15h às 17h.
De acordo com o secretário nacional de organização do partido, Miguel Manso, a costura da parceria começou há cerca de um mês. “O governador nos procurou para convidar o PPL a participar da construção de um novo projeto para o país”, contou. Depois do primeiro contato, relatou Manso, mais duas reuniões foram realizadas com a presença de Eduardo e do presidente nacional do PPL, Sérgio Rubens.(Do Diario de Pernambuco – Rosália Rangel)

PT e PMDB querem Dilma no primeiro turno



CARLOS CHAGAS
 Previsto para o fim de semana, em Brasília, um novo encontro do
ex-presidente Lula com a presidente Dilma terá direito à presença de dirigentes do PT e do PMDB. Para efeito externo, vão tratar das
alianças para a eleição de governadores de diversos estados. Não será batido o martelo em nenhum caso, mas significativos avanços poderãobeneficiar a tentativa de candidato único do PMDB nos estados do Ceará, Alagoas e Maranhão. Já o PT trabalha para a adesão dos parceiros em São Paulo, Minas e Brasília.

Na realidade, a reunião cuidará muito mais do plano federal. O esforço dos dois partidos se fará para que a presidente Dilma venha a ser reeleita no primeiro turno. Essa será a prioridade maior, restando saber qual o preço cobrado pelos peemedebistas. Ministérios, é claro, mas quais?

Parece brincadeira tratar com tanta antecedência do segundo governo Dilma, mas em política costuma valer aquele velho provérbio árabe, de que bebe água limpa quem chega primeiro na fonte. Como primeiro capítulo dessa renovação de compromissos está a reforma prevista para janeiro, quando a chefe do governo dispensará no mínimo doze ministros, aqueles que disputarão as eleições do próximo ano e talvez outros.

O PMDB gostaria de desde já ganhar ministérios mais robustos que os atuais ocupados por seus representantes. Emplacar os Transportes, por exemplo. Sem esquecer Saúde, também. Outra questão importante para a vitória de Dilma na primeira votação seria afinar as bancadas dos dois partidos no Congresso. Mesmo sendo um ano eleitoral, 2014 deve merecer cuidados especiais, a começar pela rejeição de quaisquer projetos capazes de aumentar despesas ou de prejudicar a administração.
CARLOS CHAGAS
 Previsto para o fim de semana, em Brasília, um novo encontro do
ex-presidente Lula com a presidente Dilma terá direito à presença de dirigentes do PT e do PMDB. Para efeito externo, vão tratar das
alianças para a eleição de governadores de diversos estados. Não será batido o martelo em nenhum caso, mas significativos avanços poderãobeneficiar a tentativa de candidato único do PMDB nos estados do Ceará, Alagoas e Maranhão. Já o PT trabalha para a adesão dos parceiros em São Paulo, Minas e Brasília.

Na realidade, a reunião cuidará muito mais do plano federal. O esforço dos dois partidos se fará para que a presidente Dilma venha a ser reeleita no primeiro turno. Essa será a prioridade maior, restando saber qual o preço cobrado pelos peemedebistas. Ministérios, é claro, mas quais?

Parece brincadeira tratar com tanta antecedência do segundo governo Dilma, mas em política costuma valer aquele velho provérbio árabe, de que bebe água limpa quem chega primeiro na fonte. Como primeiro capítulo dessa renovação de compromissos está a reforma prevista para janeiro, quando a chefe do governo dispensará no mínimo doze ministros, aqueles que disputarão as eleições do próximo ano e talvez outros.

O PMDB gostaria de desde já ganhar ministérios mais robustos que os atuais ocupados por seus representantes. Emplacar os Transportes, por exemplo. Sem esquecer Saúde, também. Outra questão importante para a vitória de Dilma na primeira votação seria afinar as bancadas dos dois partidos no Congresso. Mesmo sendo um ano eleitoral, 2014 deve merecer cuidados especiais, a começar pela rejeição de quaisquer projetos capazes de aumentar despesas ou de prejudicar a administração.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Falcão: laudo foi manipulado para prejudicar Genoino

O comando nacional do PT está jogando pesado contra o que classifica como retaliação ao partido no processo do mensalão. Após reunião com deputados federais do partido, o presidente da legenda, Rui Falcão, afirmou que os laudos sobre as condições de saúde do deputado licenciado José Genoino, que cumpre pena na penitenciária da Papuda, em Brasília, foram  ”manipulados” para mantê-lo na prisão.
O dirigente nacional disse ainda que as prisões de Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares fazem parte de uma espécie de campanha antecipada promovida por adversários do PT. Para Rui Falcão, seria uma ação orquestrada para que os seus efeitos recaiam sobre a postulação à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
“Acabamos de ver a ação penal 470 [nomenclatura jurídica do processo do mensalão], que condenou companheiros sem provas, inverteu o ônus da prova, fazendo que as pessoas tivessem que provar que são inocentes, que suprimiu o duplo grau de jurisdição, que puniu companheiros pelas tarefas que desenvolveram”, disse Falcão.
O presidente nacional do PT também destacou que haveria uma tentativa de humilhar politicamente os envolvidos no escândalo do mensalão.
“E agora, não contentes com esse tipo de condenação política, humilham os companheiros na forma do cumprimento da pena. Colocam em risco – e serão responsabilizados por isso – a vida do companheiro Genoino, que padece de uma cardiopatia grave e manipula inclusive laudos para mantê-lo na prisão em condições que ele não pode suportar”, concluiu.(blog da folha)

Unicap pode receber aval para abrir vestibular para curso de medicina agora em dezembro

Sem alarde, os técnicos do Ministério da Educação (MEC) estiveram na semana passada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para averiguar as condições para a implantação da oferta de cursos de medicina, em seu vestibular. Um dos assuntos discutidos foi a grade da área de saúde.

A cúpula da instituição de ensino espera que o conselho nacional do MEC aprove a abertura do curso em reunião prevista para o dia 12 de dezembro, em Brasília.
Quanto mais médicos, melhor para a população, desde que eles tenham uma boa formação técnica e prática.

Os reitores da universidade já conseguiram assinar acordos com pelo menos três hospitais. Um deles é o Hospital Português, outro é o Maria Lucinda, além do Santo Amaro, da Santa Casa de Misericórdia. Trata-se de uma das exigências atuais para oferecer a especialização.

O governo Federal tem todo o interesse em aprovar a iniciativa, uma vez que um dos males do Brasil é a reduzida oferta de profissionais médicos, diante da demanda crescente da população.

Em julho de 2012, em evento no Arcádia Paço Alfândega, a antiga Faculdade Maurício de Nassau tornou-se centro universitário depois de portaria publicada em maio pelo Ministério da Educação. Na festa, a instituição comemorou a conquista do curso de medicina, que passou a ser oferecido na instituição.

A instituição firmou uma parceria com o governo do Estado e alunos de escolas públicas participarão de uma seleção própria, na qual haverá 12 vagas específicas para esse público.(do blog do jamildo)

Jefferson obtém privilégio negado por JB a Genoino

Da Agência Brasil
Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, determinou hoje (29) que uma junta médica avalie o estado de saúde do presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson. Ele foi condenado a sete anos e 14 dias de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em regime semiaberto, na Ação Penal 470, o processo do mensalão.
Uma junta médica do Instituto Nacional do Câncer, do Rio de Janeiro, deve ser composta em 24 horas. Segundo Barbosa, os médicos deverão esclarecer se Jefferson pode cumprir a pena em uma penitenciária ou deve cumprir prisão domiciliar. No ano passado, Jefferson passou por cirurgia para a retirada de um tumor no pâncreas.
Segundo Barbosa, o regime domiciliar pode ser concedido ao condenado, mas ele deverá provar a gravidade da doença. “Considerando o relatório médico apresentado pelo sentenciado nos embargos de declaração, que dá conta de tratamento por “neoplasia maligna da cabeça do pâncreas”, à qual se seguiram “incremento de deficiência nutricional crônica de que era portador” e “episódios intermitentes de febre aferida”, mostra-se condizente com as finalidades da execução penal o pronto exame do pedido feito pelo sentenciado Roberto Jefferson, antes de dar início à execução da sua pena”, decidiu o presidente.
Na fase de julgamento dos recursos contra as condenações, a defesa de Jefferson pediu ao Supremo que a pena fosse substituída por prisão domiciliar, mas o pedido não foi analisado. Para Barbosa, "as formalidades legais" não foram observadas.
Na época, a defesa de Jefferson fez a solicitação alegando questão humanitária: “Requere-se ao menos, tendo em visto ao gravíssimo estado de saúde em ele se encontra que, por uma questão legal e, acima de tudo, humanitária, seja substituída por sanções restritivas de direito, sob pena de, no seu caso, a eventual execução da pena corporal num estabelecimento prisional transformar-se em verdadeira pena de morte”.

CASAS BAHIA DE GARANHUNS INAUGURA 4ª FEIRA


O antigo prédio onde funcionou o Cine Jardim já está de cara nova. 
Passou por uma ampla reforma e já ostenta a marca das Casas Bahia

Uma das mais populares e maiores redes de varejo de móveis e eletrodomésticos do Brasil, as Casas Bahia, devem inaugurar sua loja de Garanhuns na próxima quarta-feira, dia 4 de dezembro. O repórter passou hoje no prédio, por trás de Ferreira Costa e notou os trabalhos acelerados, o nome do estabelecimento afixado na frente e na parte de interna mercadorias começando a ser arrumadas.

Os próprios trabalhadores da obra informaram que a inauguração estava marcada para a próxima semana. Logo em seguida o empresário Roberto Ivo, da ACIG, confirmou que a informação estava correta.

As Casas Bahia de Garanhuns irá funcionar no prédio que abrigou durante muitos anos o Cine Jardim, depois um atacadão de estivas,  o Centro Administrativo da Prefeitura e por último o SEBRAE. O imóvel já foi do Município, mas foi doado para fins culturais quando da instalação do cinema na cidade. Mesmo sendo utilizado agora com finalidades comerciais permanece na iniciativa privada.

O prefeito Izaías Régis intermediou e apoiou a vinda do grupo para Garanhuns, uma vez que a loja deve gerar de 50 a 60 empregos diretos e atrair consumidores para a cidade de cidades do Agreste, parte do Sertão e Zona da Mata e de municípios de outros Estados, como a vizinha Alagoas.

A nova empresa que chega à cidade vende móveis, televisores, computadores, geladeiras e outros bens por preços atrativos, o que pode forçar outras lojas de Garanhuns a baixar o preço de alguns produtos.

Dentro do acordo para a instalação das Casas Bahia na Suíça Pernambucana, está o uso da área em volta para estacionamento. A praça que existia há muito estava decadente e de um lado barracas foram instaladas dando ao local um aspecto de favela. A Empresa deve reformar esta área, que por enquanto ainda não recebeu nenhum melhoramento.

Vamos aguardar o comunicado da direção confirmando a data da inauguração. De todo modo, podemos dizer que a nova loja de Garanhuns é uma realidade.(do blog de Roberto Almeida

Entre o PSDB e PSB, há o PMDB

Por Renata Bezerra de Melo
Da Coluna Folha Política
O martelo ainda não foi batido sobre o ingresso do PSDB na administração Eduardo Campos, mas as costuras foram alinhavadas e tal passo pode servir de atalho para abertura de nova discussão: a da eventual participação dos tucanos na chapa majoritária comandada pelo PSB no Estado. Detalhe é que o PMDB já está “na fila” por espaço semelhante há algum tempo e, entre o PMDB e o PSDB, existe uma relação rompida do senador Jarbas Vasconcelos com o deputado federal Sérgio Guerra. Não vai ser uma equação fácil para Eduardo Campos solucionar. Os peemedebistas que tem a candidatura à reeleição do senador como prioridade contam com o fator “precedência”. E, no tucanato, há quem já cogite cenários para formação da chapa. Mas o PMDB, tendo o segundo maior tempo de TV, ficando atrás apenas do PT, traz bem clara a memória de ter declarado apoio aos socialistas ainda em 2012, quando o PSDB ameaçou levar a disputa municipal para o 2º turno. A conferir.

Boletim médico de Reginaldo Rossi descarta hipótese de infarto


O cantor segue bem e em estado consciente

Jullimária Dutra, da Folha de Pernambuco
Continua internado no Hospital Memorial São José, o músico Reginaldo Rossi, 69 de anos. O Rei do Brega foi internado na manhã da quinta-feira (28) na UTI do Hospital. Segundo o último boletim médico divulgado às 11h47, esta descartado a hipótese de problemas cardíacos, entre eles infarto do miocárdio. Segunda a assessoria do cantor, Rossi segue bem e o estado de saúde dele é consciente, sem riscos aparentes. Ao longo do dia serão divulgados mais exames do Rei. O cantor está sob os cuidados de uma junta médica comandada pelo Dr. Jorge Pinho.
Reginaldo Rossi nasceu em 1944 e é natural de Recife. Entre os seus maiores sucessos estão "Garçom", "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". O Rei do Brega tentou se eleger deputado estadual de Pernambuco pelo PDT, mas não obteve êxito. A última apresentação de Rossi em Pernambuco foi na sexta-feira passada, 22 de novembro, no Manhattan Café Teatro, em Boa Viagem.
 

É hoje: posse em dose dupla de Souto em Água Preta



O município de Água Preta, na Mata Sul, teve mais um dia politicamente tumultuado ontem. Empossado judicialmente na segunda-feira, o prefeito eleito Armando Souto (PDT) teve que deixar o cargo. A Câmara de Vereadores do município entrou com pedido de liminar para que a posse ocorra como manda a Constituição. Os vereadores alegam que apenas o Legislativo tem legitimidade para empossar o prefeito. A Justiça acatou o pedido. A nova posse de Armando Souto está marcada para hoje.
Por isso, por um dia, o município volta a ser administrado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Elias Alegrete (PTN). A questão é que o vereador deixou o cargo sob protesto dos servidores, que reclamaram da falta de pagamento de salários. As contas da prefeitura chegaram a ser bloqueadas judicialmente.
A Justiça tinha determinado a convocação de uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores para a realização da posse de Armando Souto na segunda-feira. Como a Casa não acatou o pedido, o MPPE, sob o argumento de descumprimento, requereu ao juízo da 2ª Vara da Comarca de Água Preta para que providenciasse a posse judicial.    (Do Diario de Pernambuco)

Armando Monteiro Neto revela que Dilma vem dar ordem de serviço para obras do Arco Metropolitano


O senador Armando Monteiro Neto revelou, nesta manhã de sexta-feira, em debate na rádio JC News, que a presidente Dilma vira ao Estado, em dezembro, para anunciar o destravamento das obras do projeto do Arco Metropolitano.

O Blog de Jamildo questionou se ele concordava que ao governo Federal puniu o Estado, ao retomar a obra do governo do Estado, logo depois de o governador Eduardo Campos entregar os cargos que detinha no governo Dilma.

“A gente devia agradecer. O governo Federal assumiu as obras. Só havia uma modelagem, usando o instrumento da PPP. A presidente Dilma vem ao Estado agora em dezembro e estamos em vias de celebrar (o anúncio das obras, afinal)”, declarou.
No programa, comandado pelo radialista Aldo Vilela, Armando Monteiro Neto ensaiou mais de uma vez repetir o discurso dos petistas, de que a gestão Eduardo Campos não dá crédito ao dinheiro que recebe do governo Federal. Ele citou que há dinheiro do governo Dilma nas Upas, na dragagem do Rio Capibaribe e nas obras de mobilidade da Copa.

PT defende Cardozo e aponta "gavetas vazias"

247 -  O Partido dos Trabalhadores saiu em defesa do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, na polêmica do chamado propinoduto tucano, em São Paulo, com o editorial "Gavetas Vazias" distribuído pelo Facebook. "O PSDB, simplesmente, pretende transformar em escândalo o fato de o ministro da Justiça ter enviado à Polícia Federal uma carta entregue a ele pelo deputado estadual Simão Pedro (PT), em maio passado. A carta contém denúncias de envolvimento de tucanos com o esquema de cartel no metrô de São Paulo, em diversas administrações tucanas.  A partir daí, com a ajuda de certa mídia que lhe presta serviços diários, o PSDB tentou estabelecer uma discussão bizantina sobre a competência de o ministro da Justiça cumprir a lei!", diz o texto.
O mesmo editorial condena ainda os anos FHC, em que o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, era chamado de "engavetador-geral da República".

Leia abaixo o editorial do PT sobre a polêmica dos trens:

GAVETAS VAZIAS

No Brasil, entre os anos de 1995 e 2002, o tucano Fernando Henrique Cardoso lançou uma poderosa sombra sobre a verdade pública, tanto e de tal forma, que o operador dessa lamentável ação de governo tinha o oportuno apelido de “Engavetador Geral da República”. Tratava-se, lamentavelmente, de uma referência a Geraldo Brindeiro, procurador-geral nomeado e renomeado por FHC ao longo desse período para agir como se num mundo bizarro vivesse. 

Responsável pela fiscalização da aplicação das leis e por zelar pelos interesses dos cidadãos, Brindeiro dedicava-se ao triste mister de esconder as muitas denúncias surgidas contra o consórcio neoliberal que governava – e quase faliu – o País de então.

Não por outra razão, foi preciso que, a partir do primeiro governo do PT, em 2003, fosse injetado no Ministério Público Federal largas doses de republicanismo a fim de reverter a imagem degenerada herdada das gestões tucanas anteriores. 

Feito isso, o Brasil passou a conviver com a dinâmica das investigações, a transparências dos atos, a independência das instituições em relação ao governo central. O Ministério Público passou a ter relevância e a Polícia Federal, antes uma milícia paroquial partidária, passou a ter protagonismo como polícia judiciária que é.

Ou seja, houve um tempo que o maior escândalo de corrupção do Brasil não era a corrupção em si, mas o sistema oficial que fora montado para escondê-la. Foi assim com as compras de votos para a reeleição de FHC, em 1998. Foi assim com a privataria que vendeu incontáveis bens da União e do povo brasileiro a preço de banana.

Somente em um País onde a mídia acostumou-se a atuar à margem da realidade se pode, portanto, conceber o tratamento inverso e disfuncional que o noticiário tem dado aos atos e declarações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no que diz respeito ao caso do “Trensalão Tucano”, em São Paulo.

O PSDB, simplesmente, pretende transformar em escândalo o fato de o ministro da Justiça ter enviado à Polícia Federal uma carta entregue a ele pelo deputado estadual Simão Pedro (PT), em maio passado. A carta contém denúncias de envolvimento de tucanos com o esquema de cartel no metrô de São Paulo, em diversas administrações tucanas. 

A partir daí, com a ajuda de certa mídia que lhe presta serviços diários, o PSDB tentou estabelecer uma discussão bizantina sobre a competência de o ministro da Justiça cumprir a lei!

A primeira manifestação do ministro sobre o caso foi mortal para a alma tucana: “A época de engavetador-geral acabou”.

Hoje, em coletiva à imprensa, arrematou: “É curioso. Aquele que pede investigação, na lógica deles (dos tucanos), tem que se defender. É a investigação do mensageiro independentemente da mensagem. O ministro da Justiça é mensageiro da ocorrência de eventuais crimes. É um vil pretexto para criar uma cortina de fumaça”.

O Brasil precisa saber como funcionou o propinoduto de duas décadas de governos do PSDB em São Paulo. 

Eles podem contar como essa triste mídia que, em tempos recentes, tentou transformar uma bolinha de papel em ataque terrorista.

O resultado vai ser o mesmo: um vexame histórico.

Dilma convoca Armando ao Planalto para falar sobre Pernambuco

Por: Inaldo Sampaio

dilma-rousseff-Foto Wilson Dias-ABr
A presidente Dilma Rousseff chamou hoje (28) ao Palácio do Planalto para uma troca de opiniões sobre Pernambuco o senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro Neto (PTB).
A conversa durou cerca de uma hora e teve como finalidade discutir os projetos de interesse de Pernambuco e a data da visita que a presidente deverá fazer ao Estado ainda neste mês de dezembro.
Foi a segunda vez, esta semana, que Armando se encontrou com a presidente. Na terça-feira, 26, o parlamentar almoçou com Dilma, no Palácio da Alvorada. Na oportunidade, o senador estava ao lado de um grupo de parlamentares da base de apoio ao governo federal.
Há 15 dias, o senador também se encontrou com o ex-presidente Lula, em São Paulo para discutir a sucessão do governador Eduardo Campos.

Dilma tira Kassab e Colombo do PSB

Da Coluna Fogo Cruzado
Sem fazer esforço, a presidente Dilma Rousseff “roubou” do palanque de Eduardo Campos duas importantes lideranças do Sul e do Sudeste: o governador Raimundo Colombo (SC) e o ex-prefeito Gilberto Kassab (SP). Ambos são “crias” políticas do ex-senador Jorge Bornhausen e tiveram o apoio do governador de Pernambuco para fundar o PSD. Eles estiveram no Recife mais de uma vez para articular com o governador a criação do novo partido, que nasceu em 2012 com mais de 50 deputados federais, quatro vice-governadores e, no caso de Pernambuco, quatro deputados estaduais. O plano original do PSD era se aliar ao PSB na sucessão presidencial do próximo ano, “armando” palanque para Eduardo Campos em São Paulo (com Kassab candidato a governador) e em Santa Catarina (com Colombo disputando a reeleição). Mas ambos se deixaram seduzir pelo PT e decidiram apoiar a reeleição da atual presidente.

Socialistas confiam em vitória no primeiro turno

Tirando o governador Eduardo Campos, ninguém dentro do PSB tem certeza de quem será o representante do partido na disputa sucessória estadual. No entanto, essa dúvida não é suficiente para afastar o discurso otimista de que o partido tem tudo para vencer o pleito ainda no primeiro turno. Apesar de a indefinição ser vista com incômodo, alguns socialistas analisam que dificilmente o PT deverá lançar um nome ao Governo do Estado, deixando o nome do senador Armando Monteiro Neto (PTB) como o palanque oficial da presidente Dilma Rousseff (PT).
Esse quadro, como já vem sendo discutido por petistas e petebistas, naturalmente já afasta qualquer projeção de segundo turno em Pernambuco. Com a cada vez mais provável aliança entre PSDB e PSB, a possibilidade de uma terceira candidatura forte ficaria por conta apenas do PT. E não dá para assegurar que o alinhamento construído para evitar o segundo turno do PED será suficiente para fechar o partido em torno de um nome, talvez o do deputado federal João Paulo.
Como ainda tem gente no PT disposta a bagunçar o coreto,  uma divergência pontual pode se transformar em um ponto de conflito rapidamente. O histórico recente mostra muito bem que isso é razoavelmente possível.
A confiança socialista bebe um pouco dessa instabilidade que o PT teima em conviver. Como o partido deverá ser o principal apoiador da candidatura do PTB, tem gente do PSB cravando em “contaminação” do clima divisionista na postulação. Mas, vale lembrar que esse é o discurso de quem torce contra para vencer com mais facilidade.(blog da Folha)

Dilma: Mais Médicos tira pressão dos hospitais

Em entrevista a rádios de Santa Catarina, a presidente Dilma Rousseff (PT) disse nesta sexta-feira (29) que o programa Mais Médicos, de autoria do Governo Federal, ajuda a reduzir a pressão sobre os hospitais, melhorando o atendimento.
“O Mais Médicos tira uma demanda que não era para ser atendida no hospital e era atendida no hospital porque não tinha médico atendendo no posto de saúde”, disse a petista.
Dilma completou: “Nós estamos evitando que a população precise sempre procurar hospitais fazendo filas, provocando congestionamentos em todos os serviços que o hospital presta”.
A presidente ainda citou dados do Ministério da Saúde e de organizações internacionais segundo os quais 80% dos problemas de saúde as pessoas têm ao longo da vida podem ser resolvidos em postos de saúde.
“Isso não acontecia porque faltavam médicos para esse primeiro atendimento, e por isso as pessoas procuravam o hospital para tratar de problemas que não precisam ser tratados no hospital”, afirmou.
Ainda na entrevista, Dilma anunciou que será assinada a ordem de serviço, na próxima terça-feira (3), em Brasília, para as obras de duplicação da BR-280, no Norte de Santa Catarina.
O anúncio era esperado durante a visita de Dilma ao Estado na quarta-feira (27), mas a petista não chegou a mencionar a obra durante a viagem porque a licença ambiental do Ibama estava pendente, mas que foi concedida na noite desta quinta-feira (28).
Além disso, Dilma disse ainda que nos próximos meses serão realizados estudos de viabilidade técnica para obras de ampliação e modernização do aeroporto regional de Joinville. As informações são da Folha de S. Paulo.

Dirceu quer tratamento prioritário por ser idoso



 A defesa do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu lançou mão do Estatuto do Idoso para pedir que o Supremo Tribunal Federal (STF) analise rápido o pedido para que o condenado trabalhe durante o dia e volte para a prisão à noite, para dormir, como permite o regime semiaberto. Ontem, a defesa do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares enviou à Vara de Execução Penal (VEP) pedido para que ele possa trabalhar no escritório da Central Única dos Trabalhadores (CTU) do DF. A VEP de Brasília informou que a solicitação de Dirceu seria analisada depois dos outros casos que já estavam na fila.
O Estatuto do Idoso prevê prioridade para pessoas com mais de 60 anos. Dirceu tem 67. Já no caso de Delúbio, o sistema de registro de processos da vara informa que o caso será analisado respeitando a fila de processos. (O Globo - Carolina Brígido)

Dilma orienta ofensiva a ataque de tucanos



 A presidente Dilma Rousseff coordenou o contra-ataque às acusações do PSDB de que o governo estaria direcionando a investigação sobre o cartel do metrô em São Paulo para atingir a reputação de tucanos em meio à prisão de petistas pelo escândalo do mensalão.
A presidente tenta fortalecer o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que convocou entrevista para anunciar que processará os que o “caluniaram” e “ofenderam”. Ele se referia a críticas que recebeu de tucanos por ter encaminhado à PF documento com denúncias sobre o cartel.(O Estado de S.Paulo)

PSB quer ataques mais duros a Dilma na campanha



 Um dos responsáveis pela redação final do documento apresentado ontem por Rede e PSB, Carlos Siqueira diz esperar que as críticas ao governo Dilma fiquem mais incisivas em textos futuros. "Na campanha isso se faz necessário."
Durante evento em que foi apresentado o texto-base do programa de governo do PSB, a ex-senadora Marina Silva foi questionada sobre o que achava dos "movimentos" do correligionário Eduardo Campos para angariar apoio a sua candidatura presidencial.
Eu vou ver se o governador tem movimento mesmo é no Carnaval. Que é a época em que os movimentos aumentam --respondeu.
Diante de risos, admitiu que não é tão boa de dança quando o aliado:
Já eu sou ruim de movimento. (Folha de S.Paulo - Vera Magalhães)

Cantor Reginal Rossi está internado

A família não quis dar mais detalhes sobre a internação, ontem, no hospital Memorial, no Recife, do cantor e compositor Reginaldo Rossi, que está na UTI. Informa apenas que o seu quadro é estável. Rossi é o rei da música brega.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Helicóptero do pó voava movido a dinheiro público

247 – Tornou-se ainda mais grotesto o caso da apreensão, com 450 quilos de cocaína, nesta semana, do helicóptero de propriedade da empresa agropecuária dos filhos do senador Zezé Perrela (PDT-MG) - o deputado estadual Gustavo Perrella (Solidariedade) e sua irmã Carolina Perrella, além do primo André Almeida Costa.
Descobriu-se que o chamado helicóptero do pó voava à base de combustível pago com o dinheiro público dos contribuintes mineiros. O piloto Rogério Almeida, preso em flagrante com a impressionante carga da droga, também recebia R$ 1,7 mil da Assembleia, na qualidade de assessor do deputado Perrelllinha.
Nada menos que R$ 14 mil foram gastos, entre janeiro e outubro deste ano, pela Assembleia mineira com o combustível para o helicóptero do pó. Com esse dinheiro é possível comprar nada menos que 2,8 mil litros de querosene, o suficiente para voar 6,5 mil quilômetros. Perrelinha confirmou que usava a verba indenizatória dada pela Assembleia para encher o tanque do aparelho, usado, sendo registrou em nota, para missões políticas.
Será mesmo? Agentes da Polícia Federal suspeitam, em razão da expressão da quantidade de cocaína apreendida, que a viagem encerrada na segunda-feira 25, no Espírito Santo, pode não ter sido o único voo do helicóptero com pó. Justificam, nos bastidores da operação, que traficantes dificilmente transportam tanta droga – repita-se, quase meia tonelada – num esquema principiante.
Normalmente, longas viagens com droga são feitas, inicialmente, em quantidades menores, até que se assegure a eficiência dos meios utilizados.
Em relação a essas outras viagens, Perrelinha afirmou que eram todas para compromissos profissionais. É o que se vai apurar. Na terça-feira 26, um dia após a operação da PF, o piloto Rogério Almeida foi exonerado do gabinete de Perrelinha. Tratava-se de um funcionário de confiança, que está sendo ouvido pelos agentes federais. Ele sabe muito sobre a rotina dos voos de Perrelinha.
Ex-presidente do Cruzeiro, o senador Zezé Perrela ainda não se pronuciou sobre o caso.
A repercussão do caso levou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais a proibir, a partir de agora, o uso da verbas indenizatória para colocar combustíveis em veículos de parlamentares.

2014 no Rio: eleitor prefere Dilma e Garotinho

Rio 247 – Uma pesquisa eleitoral registrada junto ao TSE pelo Instituto Ulrich Propaganda e Marketing, que ouviu 4.738 eleitores em todo o Rio de Janeiro, entre 21 e 25 de novembro, aponta o quadro atual da disputa de 2014 no estado. Na briga pelo Palácio Guanabara, quem consolida sua liderança é o ex-governador e atual deputado Anthony Garotinho (PR-RJ). No plano nacional, a presidente Dilma Rousseff se recuperou e também consolidou boa vantagem em relação ao senador Aécio Neves (PSDB-MG) e ao governador Eduardo Campos, do PSB.
Num dos cenários para o governo estadual, Garotinho chega a 26% dos votos, sendo seguido por Marcelo Crivella, do PRB. Aos números:
Anthony Garotinho  (PR)    26%
Marcelo Crivella (PRB)        18%
Lindbergh Farias (PT)        12%
Pezão (PMDB)                     6%
Numa disputa com mais candidatos, Garotinho ainda lidera, com 23%:
Anthony Garotinho (PR)  23%
Marcelo Crivella (PRB)    15%
Lindbergh Farias (PT)      9%
Cesar Maia (DEM)             5%
Pezão (PMDB)                  5%
Jandira Feghali (PCdoB) 3%
Bernardinho (PSDB)       3%
Miro Teixeira (PDT)        2%
No Rio, os números também apontam forte desaprovação ao governador Sergio Cabral, que, no quadro atual, dificilmente conseguiria se eleger para o Senado. Hoje, só 2% consideram ótima sua administração e 17% a avaliam como boa. A soma de ruim e péssimo chega a 42%, com 36% no regular.
A presidente Dilma Rousseff, por sua vez, se recuperou com força no Rio de Janeiro. Se as eleições fossem hoje, o resultado seria: 
Dilma teria 49% das intenções de voto;
O tucano Aécio Neves teria 13 %
O socialista Eduardo Campos teria 9%
Eduardo Campos.

Aliança PSB-Rede defende tripé macroeconômico

















O documento que vai servir de base para o programa de governo do PSB e da Rede Sustentabilidade para a eleição do ano que vem defende o tripé macroeconômico formado pela robustez fiscal, câmbio flutuante e combate à inflação.

Apresentado pelo governador Eduardo Campos (PSB) e pela ex-senadora Marina Silva (PSB), em São Paulo, o documento também defende uma reforma urbana para criar cidades mais sustentáveis e a segurança pública como parte dos "desafios estratégicos" para o país.
Os aliados repetem ainda o discurso de manter as conquistas da estabilidade econômica e da inclusão social.
"Esta estabilidade precisa ser preservada nas próximas décadas, fincada nos compromissos de toda a sociedade com a responsabilidade fiscal, com uma política monetária vigilante e com a manutenção do regime de câmbio flutuante", afirma o documento.

O texto será submetido a sugestões dos internautas até o início do ano que vem e servirá de base para o programa da chapa presidencial a ser encabeçada pelo gestor pernambucano ou pela ex-senadora.

Exame.

Caruaru recebe estação de internet da GVT

Serviços incluem banda larga, telefonia via voz sobre IP e TV HD por assinatura

Danilo Aguiar, da Folha de Pernambuco
Cleiton Lima/Folha de Pernambuco
 
A partir de dezembro deste ano, os serviços de internet banda larga, telefonia fixa via voz sobre IP (VoIP) e televisão por assinatura com canais HD da GVT chegam a Caruaru, no Agreste pernambucano. O investimento no município é de R$ 23 milhões em uma primeira fase, onde a partir de uma estação central, o sinal será distribuído para 16 mini-estações de rede. Ao fim da segunda fase, espera-se que 35 armários sejam instalados, garantindo um mínimo de 27 mil acessos, que incluem conexão à internet e telefone fixo. As velocidades da internet variam entre 15 e 150 Mbps.

Homem-bomba do PSDB-SP operou R$ 28 mi na Suíça

247 – Apontado pela Polícia Federal como responsável por receber e intermediar pagamentos de propina a importantes nomes do PSDB durante os governos tucanos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, no caso da francesa Alstom, Jorge Fagali Neto agora é alvo de uma nova acusação: ter movimentado nada menos que R$ 28 milhões em bancos estrangeiros na Suíça num período de dez anos (de 1997 a 2007).
O ex-secretário de Transportes no governo Luiz Antonio Fleury Filho (PMDB) é irmão de José Jorge Fagali, ex-presidente do Metrô na gestão Serra. Considerado o “homem bomba” do escândalo de corrupção em contratos firmados pelo grupo Alstom para fornecer energia ao metrô de São Paulo, Jorge Fagali tinha autorização para movimentar no paraíso fiscal a conta do responsável por uma das consultorias suspeitas de movimentar propina para a Alstom: a Taltos, de José Geraldo Villas Boas.
No inquérito do Ministério Público, ele também aparece como representante de três fundações no exterior: Andrius e Lenobrig, em Lichtenstein, e Niton Foundation, no Panamá. É também representante da offshore Woler Consultants, no Panamá. José Fagali Neto foi denunciado à Polícia Federal pela secretária Edna Flores, que entregou aos Ministério Público estadual e federal emails pessoais do consultor, segundo denúncia do jornal O Globo.
Nas mensagens, fica evidente o livre trânsito da família Fagali à cúpula do tucanato. Segundo a secretária, o engenheiro Pedro Benvenuto, atual secretário-executivo do conselho gestor de Parcerias Público-Privadas frequentava o escritório do consultor em 2006 e 2007, quando era coordenador de gestão da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, à qual estão subordinadas o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Em 2006, Alckmin era o governador. Em 2007, José Serra. Suspeito de intermediar propinas da Alstom, José Fagali Neto teve bloqueada uma conta de US$ 6,5 milhões na Suíça.
Deputado Paulo Teixeira (PT) defende investigação contra cartel
Em discurso na Câmara nesta quarta-feira 27, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) foi duro ao pedir investigação detalhada sobre o caso de propina em gestões do PSDB no estado de São Paulo. Segundo ele, o PSDB, em vez de esclarecer se há ou não corrupção nas licitações do Metrô, apenas atacou os responsáveis pela investigação durante coletiva de imprensa na última terça-feira 26. A cúpula do partido também acusa o deputado licenciado Simão Pedro (PT-SP) de traduzir a denúncia de forma a prejudicar os membros da legenda.
O parlamentar demonstrou seu apoio ainda ao ministro da Justiça, acusado pelos tucanos de agir politicamente ao entregar a denúncia sobre o caso à Polícia Federal. "Se ele não tivesse encaminhado esse relatório à Polícia Federal, ele, sim, estaria prevaricando. Se o deputado Simão Pedro não tivesse encaminhado a denúncia ao ministro José Eduardo, ele, sim, estaria praticando ilícito. E se o presidente do CADE não tivesse instaurado uma investigação de cartel, aí sim ele teria prevaricado", disse Teixeira.

Clima foi tenso na câmara de vereadores de São João ontem

O clima foi de muita tensão ontem a noite por ocasião de sessão para apreciação de Projeto oriundo do executivo em que solicitava poderes para executar projeto de melhoria do açude municipal.Ao final o projeto foi derrotado pois não obteve os votos necessários para a aprovação do mesmo.
O ex-secretário de saúde José Porfirio enviou ofício solicitando que seja investigado o seu período a frente da secretaria.
Informações que rolaram durante a reunião de ontem, na Câmara de vereadores, e segundo informações repassadas pelo presidente da Câmara Municipal de São João, Jamesson Guilherme, a oposição deve ganhar mais um vereador e ficar com 7 vereadores a partir da próxima semana. Ele informou que o Secretário de Agricultura, Josias Agostinho, vai entregar o cargo e reassumir seu mandato no Legislativo, ficando contra a gestão de Genaldi.
Jamesson reconhece que a oposição não consegue 8 votos para instalar uma CPI, mas informou que mesmo sem a Comissão Parlamentar de Inquérito a Câmara vai investigar o rombo de R$ 800 mil nos cofres públicos denunciados pelo ex-secretário José Porfírio.

DENÚNCIAS CONTRA GENALDI SERÃO ENCAMINHADAS AO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL


O advogado José Nélson Vilela Barbosa Filho, 41 anos, que disputou a eleição municipal de São João pelo PSB, deve dar encaminhar ao TRE as denúncias feitas pelo ex-secretário de saúde, José Porfírio, contra a administração do prefeito Genaldi Zumba (PSD). O entendimento de pessoas ligadas ao socialista é que os novos fatos fortalecem a luta contra o gestor, acusado de uma série de irregularidades junto à Justiça Eleitoral.

Segundo apurou o blog de Roberto Almeida, existem 10 processos contra Genaldi. Um deles diz respeito à prestação de contas da campanha, que estava para ser julgado terça-feira passada e ficou para a próxima semana. Os partidários de Nelsinho Barbosa acreditam que Porfírio na prática confirmou as denúncias que vêm sendo feitas pelo PSB de São João desde a campanha eleitoral. "Existem, principalmente agora, elementos suficientes provando as ilegalidades da campanha no PSD", disse um dos que fazem a oposição em São João.

Caso Genaldi venha a ser cassado, como inclusive pediu o procurador regional eleitoral, São João poderá ter uma nova eleição ainda este ano. Mas se o prefeito vencer os processos continuará administrando o município normalmente até o final do seu mandato.(blog de roberto almeida)

Professores protestam em frente à Alepe nesta quinta


No dia em que o governador Eduardo Campos (PSB) lança as bases programáticas de sua candidatura presidencial, os professores do Estado preparam um protesto em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), as categorias do setor devem realizar uma Assembleia Geral e protesto nesta quinta-feira (28), às 15h.
Nas pautas propostas pelo sindicato estão a municipalização de escolas da rede estadual e a diferença de 4% no salário entre profissionais com formação superior e os trabalhadores com magistério. A diferença, que já foi de 30%, desestimularia a procura pela formação superior. Eles também devem aproveitar a ocasião para aprovar o calendário de mobilizações 2013/2014.

PMDB compreensivo com apoio de Lóssio à Dilma

Por Renata Bezerra de Melo
Da coluna Folha Política
De boa relação com o vice-presidente da República, Michel Temer, e exercendo oposição explícita ao governador Eduardo Campos, o prefeito de Petrolina, Julio Lóssio (PMDB), tem como caminho natural armar palanque para presidente Dilma Rousseff na cidade que comanda. E o PMDB no Estado, ainda que esteja, hoje, alinhado ao projeto presidencial de Eduardo Campos, não deve oferecer qualquer obstáculo. Por não seguirem a orientação nacional do partido de apoiar a reeleição da presidente Dilma, os peemedebistas pernambucanos serão compreensivos como Lóssio e com a opção dele de manter-se aliado dos petistas em 2014. A sigla deverá considerar ainda toda a contradição local entre o grupo de Lóssio e de Fernando Bezerra Coelho, do mesmo PSB do governador, de forma a não gerar constrangimento ao filiado. Na corrida estadual, Lóssio já sinalizou que deve votar no senador Armando Monteiro Neto para governador, tendo em vista a relação próxima nutrida por ambos e isso também será acatado.
TODOS CONTRA UM
Em Petrolina, a propósito, há sinais de que as maiores lideranças locais, a exemplo de Odacy Amorim, Isabel Cristina e Adalberto Cavalcanti devem subir no palanque do senador Armando Monteiro Neto (PTB). A exceção seria Osvaldo Coelho e, mesmo assim, o petebista investiu em gestos recentes na direção do ex-deputado federal durante o debate sobre o Canal do Sertão com FBC.

Prefeito de Água Preta diz que derrotou três grandões

Da coluna Fogo Cruzado
O novo prefeito de Água Preta, Armando Souto (PDT), circulou na última quarta-feira (27) no Recife em companhia de Álvaro Porto (PTB), ex-prefeito de Canhotinho e futuro candidato a deputado estadual. Ele se diz “aliviado” pelo resultado das urnas porque conseguiu derrotar de uma só vez “o Governo do Estado e os prefeitos do Recife (Geraldo Júlio) e de Jaboatão (Elias Gomes)”.

Revisão faz PIB de 2012 quase dobrar. Como não é notícia ruim, ignore-se



Do Tijolaço - 27 de Novembro de 2013 | 18:08
A revisão pelo IBGE do crescimento do PIB de 2012 – de 0,9 para 1,5% – não foi nenhuma surpresa.
Ela está prevista há tempos e foi, até, motivo de uma longa análise da insuspeita Miriam Leitão, em sua coluna.
Na qual, aliás, suas fontes cometem um erro indesculpável, porque não se pode dizer  que “tanto podia descer quanto subir” o cálculo do PIB com a incorporação dos dados da Pesquisa Mensal de Serviços, pois este indicador passou quase todo o ano de 2012 com uma variação nominal sempre superior aos 10% em relação ao ano anterior. O que, deflacionado, deve ter correspondido a algo  na casa dos  quatro por cento de crescimento real.

Embora não se possa simplesmente considerar este dado isoladamente – parte dos serviços é incorporada a conta de consumo das famílias e em outros componentes do PIB, é claro que isso resultaria numa elevação do dado de crescimento de 1,7% do setor de serviços no cálculo anterior do PIB.

Toda a incorporação foi feita de forma transparente, com a publicação, no dia 7 de novembro, de um comunicado do IBGE detalhando os indicadores e a metodologia a serem utilizados.

O anúncio de que o crescimento da economia brasileira no ano passado foi quase o dobro do anteriormente estimado foi tratado com desdém e má vontade pelos jornais brasileiros.
Globo e Estadão publicaram pequeninas chamadas nas suas capas. A Folha, nem isso.

Preferiram dar espaço para a “revolta” pelo fato de Dilma ter antecipado em uma semana os dados (recordem, de 2012) que o IBGE anunciará no dia 3 de dezembro.

Até o Financial Times meteu a colherzinha torta dizendo que isso “tira a credibilidade” das estatísticas brasileiras.

Engraçado é que desde setembro os jornais especulam com o reajuste da gasolina, sem usar informações oficiais e provocam um sobe e desce das ações da Petrobras na Bolsa, num jogo totalmente lesivo à empresa e ao país.

O Estadão chegou até a dizer o dia e o índice – 8% – do aumento.