sábado, 5 de outubro de 2013

PARA FERRO, MARINA SILVA VIROU CARICATURA


Paulo Emílio_PE247 - “Com o discurso de acabar com o "chavismo" do PT, marina vira caricatura tucana, e reforça sim o "lulismo" no povo brasileiro.!!!”. A postagem no Twitter do deputado federal Fernando Ferro (PT-PE), rebatendo a declaração da ex-ministra Marina Silva de que a sua aliança com o PSB do presidenciável e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, visa acabar com o "chavismo" do PT, traduz como a nova realidade do quadro político nacional foi recebida internamente pelo PT. De acordo com o parlamentar, a formação da chapa Campos/Marina fará com que o discurso da campanha majoritária de 2014 caminhe à esquerda, “desidratando a candidatura Demo-Tucana (DEM-PSDB) do senador Aécio Neves. Marina vai resgatar os piores momentos tucanos com essa coisa do chavismo. Este discurso já foi usado por Serra e por outros tucanos. Eles esquecem que Lula não é Chávez (Hugo, presidente da Venezuela já falecido)”, afirmou Ferro.
Segundo o parlamentar, a união entre Campos e Marina afeta, além da candidatura do senador mineiro Aécio Neves, as chances do próprio Campos e do PSB na corrida presidencial do próximo ano. “Esta é uma das razões da frustração do PPS, do deputado federal Roberto Freire (SP). Ele sabe que com isso as chances de levar a disputa para um segundo turno acabam diminuídas. Isso desidrata a candidatura Demo-Tucana, deixando o segundo turno mais distante”, analisou. Ferro observa que os discursos ideológicos entre Campos e Marina logo deverão entrar em conflito, o que justificaria a irritação de Roberto Freire. “O discursos ambientalista conservador de Marina logo vai se chocar com o discurso desenvolvimentista de Campos. Este choque vai acontecer um pouco mais à frente”, disse.
Sobre a relação entre PT e PSB, Ferro avalia que o nível de tensão entre as legendas deverá crescer rapidamente, apesar das declarações de membros da Executiva nacional do PSB assegurarem que os socialistas permanecerão na base do governo da presidente Dilma Rousseff (PT). “É claro que vai haver um aumento no nível de tensão. É proposta deles disputarem a Presidência, então vamos em frente. Mas eles não devem pensar que o jogo está ganho. Dilma está se recuperando em todas as pesquisas e isso vale para qualquer jogo. Temos time e temos banco, com o ex-presidente Lula. O jogo não está definido”, observou.

O PLANO B DE MARINA OU DOS RICOS FINANCIADORES ?


A notícia da filiação de Marina Silva ao PSB  que já circula rapidamente pelas redes sociais, embora as circunstâncias ainda que meio confusas, apesar de surpreendente, não deixa de ser uma solução quase racional. 
Marina tem poderosos apoiadores financeiros, que fizeram pesada pressão nas últimas horas. O Estadão sequer hesitou em dar nome aos bois: Natura e Itaú. Mencionou-se ainda articulação do próprio Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo.

A turma do dinheiro estava decidida a manter Marina no páreo de qualquer jeito, e não aceitavam a derrota. A sua presença é fundamental para segundo esses, levar a eleição para o segundo turno.
Mesmo assim a pergunta está no ar, quem sai ganhando ou perdendo com essa filiação de Marina ao PSB ?

DILMA PERDE OU GANHA COM AS CANDIDATURAS DOIS EM UM ?

:
247 - Na última pesquisa Ibope, realizada em setembro, a presidente Dilma Rousseff já voltava a vencer em primeiro turno. Tinha 38% das intenções de voto, contra 16% de Marina Silva, 11% de Aécio Neves e 4% de Eduardo Campos.
Por isso mesmo, a oposição estimulava outras candidaturas. José Serra, por exemplo, concorreria pelo PPS. E colunistas da mídia conservadora defendiam enfaticamente que a Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, fosse aprovada, para que pudesse haver maior competição política, em 2014.
Assim, com cinco candidatos (Dilma, Marina, Aécio, Serra e Campos), um segundo turno seria praticamente inevitável.
No meio da semana, ocorreu a primeira eliminação. José Serra foi convencido por Aécio Neves a permanecer no PSDB. E ainda que não se esforce pelo mineiro, o PSDB tem hoje uma situação de "dois em um".
Neste sábado, veio a segunda eliminação, com a filiação de Marina Silva ao PSB, onde deverá ser vice de Eduardo Campos (leia mais aqui). Novamente, outra situação "dois em um".
Para onde irão os votos de Serra e Marina, ninguém sabe. Mas é improvável que todos eles sejam incorporados por Aécio e Eduardo – nomes que ficaram mais fortes, mas não se sabe, ainda, se a ponto de provocar um segundo turno.
As respostas virão nas próximas semanas, com novas pesquisas eleitorais. Desta vez, com apenas três candidatos: Dilma, Aécio e Eduardo. Será que a presidente ganhou ou perdeu com esse novo cenário?

PPS DE FREIRE NÃO APOIARÁ MARINA NO PSB

Segundo informações do Blog de Magno Martins, Marina Silva estava reunida com a direção do PPS.
O Presidente nacional da legenda, o deputado Roberto Freire (SP) comunicou a Marina que o partido não integrará a coligação de apoio à candidatura de Eduardo pelo PSB, partido ao qual ela está se filiando.  
Freire chegou a dizer a Marina que ela está cometendo suicídio político ao se filiar ao PSB e apoiar Eduardo. Freire fez um apelo para Marina se filiar ao PPS, mas ela recusou. Neste momento, Marina está no apartamento do senador Pedro Simon (PMDB-RS) fechando com Marina o seu ingresso no PSB.

MARINA DECIDE SE FILIAR AO PSB

Da Folha de São Pululo
A ex-senadora Marina Silva decidiu se filiar ao PSB e admite a possibilidade de sair como candidata a vice na chapa do governador Eduardo Campos (PE) nas eleições presidenciais do ano que vem. A decisão foi tomada após conversas iniciadas na noite de ontem e concluídas na manhã deste sábado (5).
Até então, Marina era, assim como Campos, virtual candidata à Presidência da República nas eleições de 2014.
Segundo a Folha apurou, Marina está discutindo com aliados a melhor maneira de explicar publicamente as razões pelas quais poderia ser vice na chapa. Em 2010, ela concorreu à Presidência e foi o "fator surpresa" ao conseguir 19,6 milhões de votos e ficar em terceiro lugar.
O coordenador-executivo da Rede, Bazileu Margarido, disse que o lançamento de Marina como vice de Campos é "uma possibilidade" no ano que vem. "A Marina reconhece a candidatura posta do Eduardo Campos e se dispõe, desprendidamente, a ser vice em eventual candidatura", afirmou. "Mas a disposição de ambos é de tratar isso com tranquilidade, sem ansiedade."
Segundo ele, pesou para a decisão de Marina de migrar para o partido de Campos "a aderência programática maior com o PSB".
Para ampliar a força do grupo contra a polarização PT-PSDB, o PPS está sendo chamado a integrar a coalizão. O partido foi uma das legendas que ofereceu abrigo a Marina após o veto da Justiça Eleitoral ao partido que ela tentou organizar, a Rede Sustentabilidade.
A união tem o objetivo de formar uma consistente terceira via na corrida ao Planalto, em contraposição à candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e à postulação do oposicionista Aécio Neves (PSDB).

PT PERNAMBUCANO PODE DEVOLVER OS CARGOS AO PSB

No Painel da Folha de São Paulo

Novos... A direção nacional do PT indicou que pode liberar o rompimento da sigla com o PSB em Estados onde a relação entre os dois partidos se deteriorou. Petistas de Pernambuco decidirão na semana que vem se desembarcam do governo de Campos.

... ventos Os pessebistas passaram a assediar os quadros do PT no Estado. Ontem, o petista Isaltino Nascimento, secretário estadual de Transportes, confirmou a filiação ao PSB do governador.

ELEIÇÕES 2014 : CORTE REAL GARANTE UM PTB FORTE



O deputado federal Jorge Côrte Real comemora a chegada de nomes de peso no PTB de Pernambuco que ingressaram no partido até o último dia 05/10, prazo final para filiação de quem vai disputar um cargo na eleição de 2014.

“É uma satisfação ver o PTB-PE mais reforçado e robusto com a chegada de novos quadros ao partido, a fim de caminhar num projeto político único para o desenvolvimento do Estado”.

Segundo ele, no PTB, o importante não é o quantitativo, é o qualitativo.

Nomes como Romário Dias (ex-deputado e conselheiro do TCE), Álvaro Porto (ex-prefeito de Canhotinho), Cecílio Galvão (ex-prefeito de Belo Jardim), Silvano Duarte (ex-prefeito de Garanhuns) e Aurora Cristina (ex-deputada estadual), Ricardo Teobaldo (prefeito de Limoeiro), Vavá Rufino (ex-prefeito de Moreno) fortalecerão a sigla para as eleições de 2014.

GOVERNO DE PE E INCRA IRÃO RELOCAR FAMÍLIAS PARA CONSTRUÇÃO DE BARRAGEM

eduardo_campos_foto_raul_buarque
O governador Eduardo Campos e o presidente nacional do Incra, Carlos Guedes, assinaram convênio nesta sexta-feira, no Recife, para relocação de 67 famílias que serão afetadas pela construção da barragem do Engenho Pereira, no município de Moreno.
O convênio prevê a aquisição do Engenho Floresta, também situado em Moreno, onde as famílias do Movimento Sem Terra (MST) serão reassentadas.
“A partir de segunda-feira, as verbas indenizatórias começarão a ser pagas. Estaremos disponibilizando, além das indenizações devidas, um percentual a mais de 20%, que denominamos de transição de colheita. Assim, as famílias já podem começar a se preparar para fazerem a mudança para o novo assentamento”, afirmou Eduardo Campos.
Ao todo, o Governo do Estado vai investir cerca de R$ 33 milhões nas desapropriações. Deste montante, R$ 13 milhões serão destinados à aquisição do terreno.
A barragem do Engenho Pereira beneficiará as cidades de Moreno e Jaboatão. Ele terá capacidade para acumular 46 milhões de metros cúbicos de água e garantir a regularidade do abastecimento da região para os próximos 20 anos.



MARINA DECIDE HOJE SE É CANDIDATA E SE FILIA A UM PARTIDO DOS JÁ EXISTENTES


Marina Silva - Foto Thays Cabette
A ex-senadora Marina Silva faz hoje o anúncio do seu futuro político após o TSE ter indeferido o registro do partido Rede Solidariedade por não ter conseguido as 492 mil assinaturas necessárias à sua criação.
Marina deu entrevista na tarde de ontem, em Brasília, para falar sobre a decisão do TSE e o seu futuro partidário.
Ela disse que ainda tem “uma longa noite e um dia” pela frente para decidir o que pretende fazer na eleição presidencial do próximo ano.
Frisou também que precisaria de mais tempo para tomar a decisão porque não há unidade de pensamento na Rede sobre se ela deveria se filiar a outro partido para concorrer à Presidência da República em 2014.
Marina estava cercada por correligionários na entrevista, entre eles o ex-deputado pernambucano Roberto Leandro que vai comandar a rede em nível estadual.

JUSTIÇA DO RIO DECRETA PRISÃO DE PMs ACUSADOS NO CASO AMARILDO

Agência Brasil (Rio de Janeiro) – A Justiça decretou hoje (4) a prisão preventiva dos dez policiais militares acusados de torturar e matar o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, na Favela da Rocinha, zona sul do Rio. A denúncia foi aceita pelo juízo da 35ª Vara Criminal da Capital, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Os policiais militares vão responder pelos crimes de tortura seguida de morte e ocultação de cadáver. Os acusados são Edson dos Santos, Luiz Felipe de Medeiros, Jairo da Conceição Ribas, Douglas Roberto Vital Machado, Marlon Campos Reis, Jorge Luiz Gonçalves Coelho, Victor Vinícius Pereira da Silva, Anderson César Soares Maia, Wellington Tavares da Silva e Fábio Brasil da Rocha.
De acordo com a decisão, a prisão cautelar é necessária pela gravidade dos delitos e pela conduta dos acusados durante as investigações, que pode “atrapalhar o decorrer da instrução criminal”. Amarildo desapareceu no dia 14 de julho, após ser levado para averiguação para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha.

PARTIDOS DISPUTAM ESPÓLIO AMBIENTAL DE MARINA



 Os partidos dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) já se organizam para disputar o espólio eleitoral da ex-ministra Marina Silva se ela não participar das eleições presidenciais de 2014. Ou mesmo para enfrentá-la, se ela  optar pela candidatura por outra agremiação. Tucanos designaram o deputado estadual por Pernambuco Daniel Coelho como coordenador do partido para essa área.
No PT, a ordem é aproveitar as ações oficiais de governo para explorar o tema ambiental e o diálogo com o perfil do eleitorado de Marina. “Os principais feitos ambientais são a diminuição do desmatamento da Amazônia, o protagonismo do Brasil nas discussões sobre aquecimento global e os investimentos em geração de energia limpa”, disse o secretário-geral do partido e deputado federal Paulo Teixeira (SP). (De O Estado de S.Paulo)

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

VEREADORA NELMA SOLICITA COBERTURA DE QUADRA DE ESCOLA

Baixe CAM00198.jpg (1235,1 KB)
Através do Requerimento Nº670/13,  a Vereadora Nelma Carvalho
solicitou ao governo municipal de Garanhuns  que seja realizada a
construção da coberta da Quadra Esportiva da Escola Municipal
Professora Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares, localizada na
Avenida Santa Rosa, bairro  de Heliópolis, na comunidade da Liberdade.
 
A parlamentar justificou seu pedido em virtude de que a quadra da
referida escola é o local de lazer para as crianças da Educação
Infantil e Ensino Fundamental (Séries Iniciais),  que atualmente
brincam desprotegidas, a mercê das condições climáticas .
 
Segundo o princípio 7º  da Declaração Universal dos Direitos Humanos,
"a criança deve ter plena oportunidade para brincar e para se dedicar
a atividades recreativas". Os artigos 4 e 16 do Estatuto da Criança e
do Adolescente (ECA) reafirmam esse direito, legitimado ainda pelo
artigo 227 da Constituição Federal de 1988. Sendo assim é dever de
todos proporcionarem meios para efetivar tais direitos.

SPORT VENCE A 3ª PARTIDA SEGUIDA E SE CONSOLIDA NO G 4

O Sport se consolidou no G-4 da Série B. Sem sustos, o time pernambucano não encontrou dificuldades para aplicar 3 a 0 no América-RN, na Ilha do Retiro, alcançar seu terceiro resultado positivo e, de quebra, deixar o rival colado na zona de rebaixamento.
Com o resultado positivo, a equipe de Geninho chegou aos 46 pontos. “Era fundamental vencer para ter mais tranquilidade e continuar essa ascensão na Série b”, definiu o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro. O América-RN, que conheceu seu quinto jogo seguido sem vitória, tem apenas 27 pontos e pode encerrar a rodada na degola.
Marcaram para o Sport Tobi, Lucas Lima e Neto Baiano

FICHA DA PARTIDA - SPORT 3X0 AMÉRICA-RN

Sport: Magrão; Patric, Gabriel, Tobi e Marcelo Cordeiro; Anderson Pedra, Rithely (Chumacero), Camilo e Lucas Lima; Marcos Aurélio (Rafael) e Felipe Azevedo (Neto Baiano). Técnico: Geninho.

América-RN: Andrey; Chiquinho Alagoano (Daniel Amora), Cléber, Edson Rocha e Raí; Rafael Coutinho, Neto (Adílson Goiano), Márcio Passos e Vinícius Pacheco; Adriano Pardal (Tiago Adrian) e Rodrigo Pimpão. Técnico: Pintado.

Série B. Local: Ilha do Retiro, Recife (PE). Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ). Assistentes: Ailton Farias da Silva (SE) e Daniel Vidal Pimentel (SE). Gols: Toby aos 17 minutos do primeiro tempo; Neto Baiano aos 23 e Lucas Lima aos 24 do segundo. Amarelos: Toby (S), Gabriel (S).

VEJA A LISTA DOS DEPUTADOS ESTADUAIS E FEDERAIS DE PE QUE TROCARAM DE PARTIDO

Se aproxima o prazo fatal para a troca de partido e poder concorrer as próximas eleições e em todo o país foram muitas as trocas de legendas, só no Congresso Nacional foram mais de 100 e aqui no Estado não seria diferente.

Veja quem mudou e para onde:

Deputados Estaduais:

Ricardo Costa  saiu do PTC e foi para o PMDB
Marco Dourado saiu do PDT e foi para o PSB
Clodoaldo Magalhães saiu do PTB e foi para o PSB
Cleiton Colins saiu do  PSC e foi para o PP
Isaltino Nascimento saiu do PT e foi para o PSB
Tony Gel saiu do DEM e foi para o PMDB
André Campos saiu do PT e foi para o PSB

Deputados Federais:

Cadoca saiu do PSC e foi para o PC do B
Augusto Coutinho saiu do DEM e foi para o Solidariedade
Silvio Costa saiu do PTB e foi para o Pros
José Augusto Maia saiu do PTB e foi para o PROS

PÃO DE AÇÚCAR VAI INVESTIR R$ 20 MILHÕES EM GARANHUNS



O Grupo Pão de Açúcar, controlado pelo Grupo Casino, de capital francês, confirma a chegada do Assaí em Garanhuns, um atacado de autosserviço, mais conhecido como “atacarejo”. O investimento do grupo será de R$20 milhões apenas com a construção do empreendimento, que ficará localizado na antiga Fazendinha, nas proximidades do CAIC.

O prefeito Izaías Régis (PTB), que esteve reunido com representantes do grupo no início do ano, disse que “o governo municipal está buscando a cada dia atrair novos investimentos para Garanhuns, com o objetivo de incrementar a economia do nosso município, gerando emprego e renda”.
A expectativa é que, com a chegada do Assaí, sejam gerados cerca de 270 empregos diretos.(Do blog de magno martins)

CADOCA ENTRA NO PCdoB


Não é só a entrada de Carlos Eduardo Cadoca no PC do B que surpreende. É verdade, Cadoca agora é comunista, como Luciano Siqueira.

A assinatura do ato de filiação e o anúncio oficial será feito nesta sexta-feira, na capital, a um dia do fim do prazo para as trocas partidárias.

O que mais intriga é a relação da entrada do deputado com a orientação do partido aqui no Recife em 2014. Os aliados de Cadoca falam que ele atendeu pedido de Eduardo. Trata-se de uma indicação forte de que o partido, que tem novamente Luciano Siqueira na vice-prefeitura do Recife, estará no mesmo barco de Eduardo em 2014, longe do palanque dilmista.

O deputado federal já foi do PMDB. depois deixou o PSC depois de se desentender com Lula Cabral e chegou a negociar com o PROS, mas deu ré.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

MARINA E SUA REDE : PERDERAM

247 – Fim da linha. A maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acaba de responder negativamente ao pedido de criação do Rede Sustentabilidade, partido de Marina Silva. Já votaram contra a criação da legenda a relatora do processo, a ministra Laurita Vaz, que foi seguida, até o momento, pelos ministros João Otávio Noronha, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Marco Aurélio Mello. A votação continua ocorrendo na noite desta quinta-feira (3). O ministro Gilmar Mendes fez um discurso extremamente crítico contra a não-validação das assinaturas pelos cartórios sem justificativa, com uma defesa ardorosa da ex-senadora. Ele votou favorável à criação do partido. Cármen Lúcia, presidente da Corte, apresentou um voto firme indeferindo o Rede. Ela rebateu cada uma das críticas de Mendes.
A maioria dos ministros não se deixou levar pela pressão midiática criada pela ex-senadora e diz que Rede não passou por não ter cumprido exigências da Justiça Federal. A lei determina que uma nova sigla precisa apresentar 492 mil assinaturas registradas para sair do papel. Foram apresentadas 442 mil assinaturas, 50 mil a menos. 
A ministra Laurita Vaz, relatora do caso, votou por rejeitar a criação da sigla. "Verifico o não cumprimento do apoiamento necessário, eu voto pelo indeferimento do registro da Rede Sustentabilidade", disse Laurita.
Ao apresentar o seu voto, a relatora afirmou concordar com argumento apresentado pelo Ministério Público Eleitoral de que não cabe ao tribunal verificar a validade das assinaturas. Citando o parecer do MPE, ela disse que provar os apoiamentos é "ônus do partido e não dos cartórios".
O ministro Noronha votou com a relatora e disse que o próprio partido reconhece que não tem o número mínimo exigido de assinaturas. "Falta um número significativo", observou. "A rejeição [das assinaturas] não se resolve no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral", afirmou. "O problema aqui é maior, é a ausência de certidões. Não temos o que certificar", acrescentou.
Henrique Neves também seguiu a relatora e votou contra a criação da legenda. Ele disse, porém, que nada impede que o partido traga as assinaturas necessárias depois para continuar o processo de pedido de registro e, assim, participe de outro pleito - o de 2016.
Ao justificar o seu voto, Luciana disse que "não há como admitir as certidões vindas diretamente dos cartórios eleitorais", rejeitando pedido da Rede para que o tribunal aceitasse assinaturas rejeitadas pelos cartórios.
O ministro Gilmar Mendes fez um discurso inflamado contra a não criação do partido de Marina. Disse que a verificação de assinaturas revela um país do passado. Criticou a forma como os cartórios lidaram com a questão. "Que a reforma política resolva os problemas de criação de partido, para que a Justiça não tenha que passar de novo pelo constrangimento de verificar a falta de modernidade de seus cartórios", afirmou.
A presidente do TSE, Cármen Lúcia, iniciou seu voto rebatendo as críticas de Gilmar Mendes contra a Justiça Eleitoral. "Não é com constrangimento que voto. Voto consciente que a Justiça Eleitoral trabalhou para dar cobro da demanda", disse. Ela rechaçou a ideia levantada por Mendes de que há "casuísmo" na decisão. "Até voto lamentando, mas como juíza não tenho como deixar de acompanhar o voto da relatora e proclamo o resultado: pedido de partido indeferido; vencido o ministro Gilmar Mendes", encerrou.
O QUE MARINA FARÁ?
O deputado federal Alfredo Sirkis (PV) diz que a decisão do TSE não é surpresa. "Agora o passo seguinte é a Marina decidir se vai se candidatar. Amanhã vai ser uma sexta-feira 13, uma sexta-feira de saia justa", afirmou, em entrevista ao site da Folha.
Sem conseguir atingir o número estipulado, partidários de Marina começaram uma verdadeira batalha para convencer ministros do TSE a aceitarem os 95 mil apoios rejeitados pelos cartórios eleitorais sem justificativa.
Desde o início, a ex-senadora acusou a burocracia do sistema por atrasos no pedido de registro da sigla. O prazo final, caso quisesse concorrer às eleições em 2014 pelo Rede, é dia 5 de outubro de 2013, um ano antes da disputa à Presidência.
Agora, cabe a Marina correr para aderir a outro partido se ainda quiser sair como candidata. Na pesquisa mais recente do Ibope, ela parece em segundo lugar nas intenções de voto, atrás apenas da presidente Dilma Rousseff.
STF
Ciente dos riscos de derrota, Marina acatou uma ideia de seu principal conselheiro no campo jurídico, o ex-presidente do STF Ayres Britto. Ela e a cúpula de seus apoiadores entrarão com um mandado de segurança no STF assinado pelo ex-juiz do TSE Torquato Jardim, segundo reportagem exclusiva do 247 (Leia aqui).
A argumentação para um pedido de liminar a favor do funcionamento do Rede será a de que as assinaturas são válidas e, com mais tempo, isso poderá ser comprovado. O acatamento deixaria o caso sub-judice e daria novo fôlego ao Rede para tentar desatar o nó jurídico em que se envolveu a partir da glosa, pelos cartórios eleitorais, do contingente de nomes apresentados.

SANTA CRUZ VENCE NO ACRE E ASSUME A LIDERANÇA NO SEU GRUPO

Por NE 10

Ilustração: NE10

O Santa Cruz é o líder do grupo A da Série C. Com 31 pontos em 18 jogos, a Cobra Coral chegou à ponta da chave e se aproximou da classificação para a segunda fase após uma vitória fundamental sobre o Rio Branco. André Dias e Raul marcaram, no primeiro tempo, os gols do tricolor no triunfo (2 x0) sobre os acreanos, no Florestão, nesta quinta-feira. O próximo compromisso do time de Vica é no domingo, às 19h, no Arruda, diante do Brasiliense.

O JOGO - Com a necessidade da vitória, o Santa Cruz foi para cima desde o início do jogo. O time do Rio Branco, já rebaixado, não assustava. E o clima da torcida não era de pressão: apenas 127 pessoas estiveram no Florestão para acompanhar o duelo.
A primeira boa chance coral foi logo aos cinco minutos. Falta na intermediária: em jogada ensaiada, Renatinho rolou para Éverton Sena. O zagueiro tricolor encheu o pé e soltou a bomba. A bola explodiu no travessão.  A resposta do Rio Branco foi quase imediata.  No lance seguinte, o atacante Giovani bateu de dentro da área com perigo, mas a bola passou ao lado
Apesar do susto, o Tricolor era melhor. Tanto era que chegou ao primeiro gol aos 12 minutos. O RIo Branco saiu mal lá de trás. O Tricolor roubou a bola. Nininho recebeu na direita e cruzou no capricho para André Dias. O atacante foi esperto, antecipou-se à defesa e mandou para as redes. Um a zero para a Cobra Coral.
Após o gol, a tendência era crescer. Não foi isso, porém, o que aconteceu. O Santa Cruz retraiu-se um pouco, enquanto o Rio Branco cresceu. O Estrelão assustou em algumas oportunidades, sobretudo pelos pés do meia Testinha. Ele era o principal jogador dos acreanos. As melhores chances foram com o camisa 10 em bola parada. Aos 17, na entrada da área, bateu com força, no canto de Tiago Cardoso. Como não tentou adivinhar o que o adversário faria, o goleiro tricolor pegou. Aos 26, cobrou nova falta. Desta vez, a pelota desviou na barreira e quase entra.
Aos 38, foi a vez do Santa chegar. E o tricolor não perdoou. André Dias cruzou, Renatinho ajeitou de cabeça para Raul, que empurrou para o gol: 2 x 0. Boa vantagem para a Cobra Coral. No segundo tempo, bastava administrar.
Foi o que o Tricolor fez. Até os 10 minutos da segunda etapa, nenhuma oportunidades para cada lado. Aos 11, Testinha teve mais uma boa chance em falta. Da entrada da área, tentou colocar, mas mandou para fora. Dois minutos depois, a chegada tricolor foi ainda melhor. Tiago Costa fez grande jogada, driblou Januário e encheu o pé. Douglas fez ótima defesa e mandou para escanteio. No corner, Raul subiu bem e quase fez seu segundo de cabeça. O goleiro acreano esteve atento e fez outra grande intervenção.
O jogo era lento. O Santa Cruz continuava melhor e, se forçasse um pouco mais, chegaria ao gol. Em várias ocasiões, envolveu o time adversário, mas não marcou por puro excesso de preciosismo. Vica mexeu: sacou Renatinho e colocou Leozinho. Aos 30, tirou Natan e colocou Caça-Rato. Leozinho até entrou bem, com vontade, mas pecou na finalização. O segundo atacante teve várias chances, mas não conseguiu fazer. A melhor delas foi aos 33. Leozinho fez tudo certo: driblou, entrou na área, ficou de frente para o goleiro, mas, na hora do chute, errou. Bateu mal: a bola passou ao lado da barra.
O Santa Cruz não precisou desse gol: os 2 x 0 foram suficientes para a vitória e, principalmente, para a liderança. Mas há más notícias: Raul foi expulso no final do jogo de forma infantil e desfalca o time diante do Brasiliense. Nininho e Sandro Manoel, com terceiro amarelo, também ficam de fora.
 
Ficha do Jogo

Rio Branco: Douglas; Januário, Eric, Pé de Ferro (João Carlos) e Ananias; Zé Marco (Araújo),Paulinho Pitbull, Ismael e Testinha; Giovani e  Marcelo Brás (Giuliano). Técnico: Tangará

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Nininho, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Luciano Sorriso (Ramirez), Natan (Caça-Rato), Raul e Renatinho (Leozinho); André Dias. Técnico: Vica

Local: Estádio Florestão
Horário: 19h30
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação (AM)
Assistentes: Jander Rodrigues Lopes (MT) , e Ivo Fernando da Costa de Sousa (AM)
Cartão amarelo: Pé de Ferro, Araújo (Rio Branco); Nininho (Santa Cruz)
Cartão vermelho: Raul (Santa Cruz); Ananias (Rio Branco)
Gols: André Dias ( aos 12 do 1ºT) e Raul (aos 38 do 1ºT) para o Santa Cruz
Público: 127
Renda: R$ 830,00

SECRETÁRIO DA CASA CIVIL PARTICIPOU DA COMEMORAÇÃO DOS 78 ANOS DO IPA



O secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, destacou hoje (3), durante a solenidade comemorativa dos 78 anos de fundação do Instituto Agronômico de Pernambuco, o papel do IPA na produção de pesquisas e assistência técnica e extensão rural, com relevantes serviços prestados às cadeias produtivas do Estado, entre elas a fruticultura, apicultura e ovinocaprinocultura. Destacou, ainda, que neste momento de estiagem prolongada as ações de infraestrutura hídrica tomam uma maior importância dentre os trabalhos do Instituto, levando água potável à população e ao rebanho, por meio de uma rede de poços, barragens subterrâneas e sistemas simplificados de abastecimento.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, destacou a participação do IPA como entidade executora das ações no campo, levando aos agricultores familiares programas direcionados as suas necessidades, seguindo a vocação de cada região. Já o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, lembrou a história do instituto e sua função como multiplicador dos conhecimentos obtidos pela pesquisa, levando-os ao campo e munindo os pequenos agricultores de conhecimento e estruturas necessárias ao desenvolvimento agropecuário.

TCE JULGA IRREGULAR AUDITORIA REALIZADA EM PALMEIRINA

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregular uma Auditoria Especial realizada na Prefeitura de Palmeirina, referente ao exercício financeiro de 2011, cujo interessado foi o então prefeito Eudson Catão Ferreira (PSB). O objeto da Auditoria foi analisar possíveis irregularidades no pagamento de servidores.
De acordo com o relatório da Auditoria, instaurada pela Coordenadoria de Controle Externo (CCE), foram constatadas as seguintes falhas: pagamento de servidores domiciliados em outros estados (R$ 27.570,18); pagamentos a servidores com CPF inválido ou inexistente (R$ 25.879,26); pagamentos a pessoa física que não consta no cadastro de pessoal da prefeitura (R$ 1.537,00); pagamentos a supostos servidores cujos CPFs pertencem a terceiros (R$ 115.893,91); servidores acumulando, indevidamente, cargos, funções, empregos e/ou aposentadorias (R$ 719.473,60); constatação de cinco servidores com remuneração inferior ao salário mínimo e constatação de 41 professores que receberam remuneração bruta inferior ao piso da categoria em pelo menos um mês do período auditado.
O conselheiro Valdecir Pascoal, relator do processo, determinou que o atual prefeito instaure no prazo máximo de 30 dias um Processo Administrativo Disciplinar para apurar os indícios de acumulação indevida de cargos públicos e Tomadas de Contas Especiais nos demais casos com vistas à apuração das irregularidades, sob pena de aplicação da multa.
(Do blog da folha)

ELEIÇÕES 2014 : ARMANDO FORTALECE O PTB

O senador Armando Monteiro, presidente estadual do PTB de Pernambuco, recebe nesta quinta-feira (3), em seu escritório, no Recife, as filiações ao partido dos ex-prefeitos Silvino Duarte (Garanhuns) e Cecílio Galvão (Belo Jardim), além da ex-deputada estadual Aurora Cristina e da delegada Nely Queiroz Lucas. Diversas lideranças do PTB devem prestigiar o ato de filiação.
Na manhã desta quinta, quem também se filiou ao partido foi o ex-vereador Romero Sales, segundo colocado na disputa para prefeito de Ipojuca, no ano passado, obtendo mais de 20 mil votos, o equivalente a 41%. Romero estava no PMDB. Nos últimos dias, também filiaram-se ao PTB o médico e ex-prefeito de São Lourenço da Mata, Jairo Pereira; e o empresário e candidato a prefeito de Carpina em 2012, Ginei Francisco.(Do blog da folha)

GREVE DOS BANCÁRIOS FECHA MAIS DE 11 MIL AGÊNCIAS

 













A greve dos bancários mantém mais da metade das agências do país fechadas, segundo balanço divulgado ontem (2) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).
De acordo com a entidade, os bancários fecharam 11.156 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 Estados e no Distrito Federal. Com isso, a greve, que começou na última quinta-feira (19) atinge 51,9% das agências, considerando 21.500 agências no país.
A categoria quer reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), Participação nos Lucros e Resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860. Pede, ainda, fim de metas abusivas e de assédio moral que, segundo a confederação, adoece os bancários.
(informações do Blog de Magno Martins)

MAGRÃO PODE ENGROSSAR BANCADA DO PSB NA CÂMARA FEDERAL















Não é de hoje que o esporte, especialmente o futebol, cede nomes para a vida política brasileira. Nas últimas décadas, jogadores que brilharam nos gramados, como Romário, Bebeto, Danrley, João Leite, Robgol, Vandick, Biro-Biro, entre tantos outros, trocaram as chuteiras pelo paletó. O mais novo a ingressar neste time será o goleiro do Sport Club do Recife, Magrão.

Com 36 anos, o jogador se filiou ao PSB e, na última quarta-feira (2), teve um encontro com o presidente nacional do partido, governador Eduardo Campos, na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, em Olinda.

Discreto, o goleiro preferiu não comentar o assunto após o treino do Sport, na tarde de ontem, e só deve falar sobre seu futuro político na tarde de sábado, justamente no dia em que se encerra o prazo para filiações.

Ídolo do Sport e com simpatia até mesmo nas torcidas adversárias, Magrão poderia atuar como um “puxador de votos”, caso se candidate a deputado federal no ano que vem.

Apesar de ser paulistano de nascimento, o goleiro construiu sua carreira em Pernambuco. Em maio do ano passado, o jogador recebeu o título de cidadão recifense por proposta de Marília Arraes (PSB), prima do governador e então vereadora da Câmara do Recife. Depois, em março deste ano, o goleiro recebeu o título de cidadão pernambucano por proposta do deputado estadual Maviael Cavalcanti (DEM).

Com informações do Diario de Pernambuco.

SANTA TENTA NO ACRE, ASSUMIR A LIDERANÇA DE SUA CHAVE

Do NE 10

Foto: JC Imagem
Depois da má atuação diante do Sampaio Corrêa no último domingo no Arruda, o Santa Cruz chega ao Acre para conquistar os três pontos em cima do Rio Branco, já rebaixado e sem pretensões no Campeonato Brasileiro da Série C. Se na teoria o jogo parece ser muito fácil, na prática poderá ser totalmente diferente, devido a suposta ajuda financeira de alguns clubes ao time acreano, para que vença e tire pontos do Santa no jogo. Sampaio Corrêa e Brasiliense seriam os contribuintes, e ofereceram dinheiro para que o estrelão possa atrapalhar a vida dos pernambucanos.

No Santa Cruz, as más noticias são as ausências de Siloé e Dênis Marques. O primeiro foi poupado por causa de uma lombalgia, já o segundo, não viajou por conta de dores musculares e ficou no departamento médico do clube. Ambos estarão à disposição no domingo contra o Brasiliense.
Para o lugar de Siloé, o técnico optou por Renatinho. Com a escolha, o time ganha mais poder de criação. Mas, como o próprio Vica havia dito no meio de semana, Siloé e Renatinho podem jogar na mesma posição.
 
O adversário
Já rebaixado no Campeonato Brasileiro da Série C, o Rio Branco apenas cumprirá tabela nas duas últimas rodadas da primeira fase. Por isso, alguns jogadores estão deixando o clube, como o atacante Pretinho, de saída para o Operário, do Mato Grosso.
 
Ficha de Jogo

Rio Branco: Douglas; Fellype, Eric, Leandro Camilo e Pedro Henrique; Araújo Goiano,Paulinho Pitbull, Ismael e Juliano César; Geovane e  Marcelo Brás. Técnico: Tangará
Santa Cruz: Tiago Cardoso; Nininho, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel, Luciano Sorriso, Natan Raul e Renatinho: André Dias. Técnico: Vica

Local: Estádio Florestão
Horário: 19h30
Árbitro: Edmar Campos da Encarnação (AM)
Assistentes: Jander Rodrigues Lopes (MT) , e Ivo Fernando da Costa de Sousa
(AM)

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

JOÃO LIRA ENFIM INGRESSA NO PSB

Vice-governador (Foto:Widio Joffre)
O Vice-governador João Lira Neto, após meses de anuncio de que deixaria o PDT e ingressaria no PSB enfim, assinou a sua ficha de filiação. O ato ocorreu nesta desta quarta-feira (2) na sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Olinda. Inicialmente, estava prevista para ocorrer na sede da legenda no Recife. No entanto, devido à agenda administrativa do governador Eduardo Campos, ficou acertado que a chegada de Lyra ao ninho socialista seria oficializada nas instalações do Poder Público pernambucano.

EDUARDO AINDA NÃO CONFIRMA CANDIDATURA DO FILHO

Governador disse que filho ainda não oficializou candidatura (Foto: Internet)
O governador Eduardo Campos (PSB) afirmou, agora há pouco, que ainda se trata de especulação a provável candidatura do seu filho, João Campos, 19 anos, a deputado federal no próximo ano. “Isso é especulação. Se houvesse alguma coisa, ele teria falado e ainda não tem nenhuma decisão sobre isso”, afirmou.
No entanto, uma fonte palaciana garantiu que é “como dois mais dois são quatro” é que a candidatura do filho do governador que está confirmada, assim como a candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República.
João Campos assumiria justamente o espólio eleitoral de sua avó, a ministra do Tribunal de Contas da União (TCU) Ana Arraes. Ela teve que renunciar ao mandato para ingressar no órgão de fiscalização.
Ana Arraes obteve mais de 387 mil votos nas eleições de 2010, sagrando-se a deputada mais votada em Pernambuco e a quinta em todo o País.

TADEU ALENCAR ABRE XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO DE PE



O secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, abriu no início da tarde de hoje (2), no Recife, o XIII Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco, considerado o maior do Brasil. No evento, que tem como base dos debates a pesada carga tributária imposta ao país, Tadeu Alencar destacou que o Governo do Estado, em pouco menos de sete anos, colocou em prática uma política de incentivos fiscais e de atração de investimentos sem que tenha ocorrido perda de receita ou tampouco elevação de tributos.
Para Alencar, é necessária uma discussão mais aprofundada sobre a revisão do pacto federativo, assim como uma resposta à sociedade apartidária e difusa em suas demandas, representadas por um Estado eficiente, que assegure serviços púbicos de qualidade e um Estado democrático de direito, baseado na transparência, ética e diálogo social.
O congresso, que tem como tema central “Tributação e Desenvolvimento: será o nosso sistema fiscal competitivo?”, é promovido pelo Instituto Pernambucano de Estudos Tributários (IPET) e pelo Centro de Estudos Avançados de Direito Tributário e Finanças Públicas do Brasil (CEAT). Até a próxima sexta-feira, mais de cem palestrantes e cerca de 700 congressistas estarão reunidos no Recife.