sábado, 3 de outubro de 2020

William Bonner vira “comunista” após noticiar vitória de Lula no Jornal Nacional

Do Blog de Esmael



Bolsonaristas e fundamentalistas de extrema direita –adoradores de Bolsonaro e Moro– acreditam que William Bonner deu uma guinada ao “comunismo”, após o chefão do Jornal Nacional noticiar mais uma vitória do ex-presidente Lula contra a Lava Jato.

O neo “marxista-leninista” William Bonner, de acordo com o delírio extremista, se entregou ao lulopetismo em pleno horário nobre. No devaneio direitista, a mentira tinha de continuar para não manchar a imagem do ex-juiz Sérgio Moro.

Segundo noticiou o Jornal Nacional, da Globo, na noite desta sexta (2), a juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, não encontrou evidências de que o dinheiro das palestras do ex-presidente Lula eram mal havido.


Na prática, a Lava Jato também não provou nada acerca dessa fake news que a Globo ajudou disseminar nos últimos anos, a exemplo da mentira do tríplex do Guarujá (SP), divulgada no famigerado power point do procurador Deltan Dallagnol. A emissora igualmente participou desse conluio sabidamente criminoso.

Mesmo com toda essa história pregressa, o delírio do bolsonarismo e do morismo –adoradores de Bolsonaro e Moro, repetimos– insiste carimbar William Bonner de “comunista”.

Moro vira alvo de chacotas de Bolsonaro, após indicação de desembargador para o STF

Do Blog de Esmael


O ex-ministro Sérgio Moro foi alvo de chacotas nesta sexta-feira (2), em Brasília, após o presidente Jair Bolsonaro confirmar o desembargador Kassio Marques para a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro ficou magoado com a militância bolsonarista que criticou o desembargador e fez troça do ex-juiz e ex-ministro da Justiça.

“Ah, mas pera aí, calma. Se não tivesse pedido demissão… Estaria comigo até hoje, e muitos de vocês falando: ‘É o Sergio Moro pro Supremo ou não tem reeleição”, declarou o presidente, dando a entender que não cedeu a uma suposta chantagem.

Depois de fazer chacota com o nome de Moro, o presidente Jair Bolsonaro colocou sua autoridade à prova dos bolsonaristas: “Ou vocês confiam em mim ou não confiam, está certo? Eu não tenho cabeça dura, não. Eu volto atrás em decisões minhas, mas essa decisão é crucial pra mim.”

Nesta sexta-feira, logo pela manhã, militantes de extrema direita do Vem Pra Rua publicaram um vídeo exaltando Moro e pedindo Fora Bolsonaro. Eles levantam nas redes sociais a hashtag #BolsonaroPetista para justificar um “rompimento” político.


“Eu escolhi ele para o Supremo e está mantido, a não ser que tenha um fato novo gravíssimo contra ele. Pelo que tudo indica, não tem, ele vai pro Supremo. Agora, é uma covardia o que estão fazendo com ele”, denunciou o presidente.


Na noite desta quinta, pelo Twitter, o ex-ministro Sérgio Moro —com dor de cotovelo— abriu fogo contra a escolha de Bolsonaro. Segundo o ex-aliado do presidente, o desembargador não vai lutar contra a corrupção e pela prisão antes do trânsito em julgado.

O desembargador Kassio Marques, futuro novo ministro do STF, está sendo alvo de críticas de decisões pretéritas no TRF1 como o voto contrário à deportação de Cesare Battisti e favorável à compra de lagosta e vinho importado pelo Supremo.


“Esse juiz derrubou uma liminar que proibia o Supremo de comprar lagosta e vinho, é isso mesmo? Eu não sei se é verdade, parece que é. Detalhe: eu recebo autoridades do mundo todo, o que eu devo servir pra eles? Angu e Itubaína?”, minimizou o presidente.

Com apoio de Bolsonaro, Russomano tem alta rejeição em São Paulo



Celso Russomanno e Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Instagram)


247 – O candidato Celso Russomanno (Republicanos) à prefeitura de São Paulo, que ainda lidera a pesquisa divulgada pelo Ibope na sexta-feira (2), enfrenta uma alta rejeição quando o nome de Jair Bolsonaro é vinculado à sua campanha. Um editorial publicado no jornal O Globo observa que “tal qual o mandatário do país, o candidato do Republicanos, ao tentar conquistar a prefeitura de São Paulo, percebe que a sua simbiose com Bolsonaro o empurra para o céu e para o inferno da eleição”.

Bolsonaro tem a menor popularidade entre nomes cotados para a eleição presidencial de 2022 e consequentemente entre os eleitores da capital paulista. Mesmo com uma boa posição na pesquisa do Ibope, cerca de 31% dos entrevistados responderam que não votariam no candidato Russomanno “de jeito nenhum”, acrescenta a reportagem.

A análise do O Globo ainda conclui que Russomanno, “talvez por se tratar do início de uma campanha mais curta dado o revés da pandemia do coronavírus, continua alimentando publicamente sua boa relação com Bolsonaro, a quem chamou de amigo no debate promovido na noite de quinta-feira na Band”.

Ibope: João e Mendonça aparecem tecnicamente empatados

Do Blog de Magno Martins

A pesquisa Ibope/JC/Rede Globo apontando empate técnico entre os candidatos João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) é a confirmação da polarização que se imaginava para a eleição do Recife. As informações são do portal G1/PE.

Imaginava-se, porque era impossível que a grande exposição dos debates nacionais nos últimos meses, entre esquerda e direita, não influenciasse a campanha em cada canto do Brasil, inclusive por aqui. A perspectiva sobre quem seria o representante da direita conservadora nessa disputa local é que estava em jogo e ainda está.

Hoje, João Campos aparece com 23% e o ex-ministro Mendonça Filho, com 19%. Logo em seguida, vem Marília Arraes (PT) com 14% e Patrícia Domingos (Podemos) com 11%.

Sobre a pesquisa

  • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
  • Quem foi ouvido: 805 eleitores da cidade do Recife
  • Quando a pesquisa foi feita: 30 de setembro e 2 de outubro
  • Número de identificação no TRE-PE: PE 09685/2020
  • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Boulos: “Bolsonaro quer eleger Russomanno e acionou a PF pra tentar me intimidar”



Guilherme Boulos, Celso Russomanno e Jair Bolsonaro 
(Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Reprodução/Facebook)


247 - O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, reagiu pelo Twitter à notícia de que a Polícia Federal pode intimá-lo por críticas feitas a Jair Bolsonaro nas redes sociais.

“Precisa desenhar? Bolsonaro quer eleger Russomanno e acionou a PF pra tentar me intimidar. O medo deles do nosso crescimento só mostra que estamos no caminho certo. São Paulo vai ser a capital da resistência!”, postou Boulos.

Líder nas pesquisas, Celso Russomanno (Republicanos) é o candidato de Bolsonaro na capital paulista. O presidente recebeu a visita do deputado federal no hospital neste final de semana, pouco antes de receber alta após passar por uma cirurgia para retirada de cálculo na bexiga.

Motoristas e cobradores paralisam atividades no Recife


Do G1/PE

Motoristas e cobradores paralisaram as atividades em um protesto realizado hoje, na região central do Recife. Ônibus foram estacionados nas avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes, Cruz Cabugá e Agamenon, entre outras vias, devido ao ato.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários, a manifestação foi convocada para alertar sobre as demissões que aconteceram recentemente na categoria e também contra o acúmulo de funções pelos motoristas e retirada dos cobradores dos coletivos.

Os ônibus começaram a ser estacionados por volta das 7h30. Com isso, os passageiros tiveram de descer e seguir a pé o percurso em diversos pontos da região central da capital, como a partir do Shopping Tacaruna, na Avenida Cruz Cabugá, e nas imediações da Praça do Derby.

A aposentada Josefa Quitéria da Silva estava a caminho da fisioterapia, quando foi informada que o coletivo não iria até o local onde ia ser atendida. "O ônibus está de greve e todo mundo voltando. Eu estou operada e esperava descer logo na entrada", contou.

O protesto de hoje é relacionado ao ocorrido no dia 21 de setembro, que deixou ônibus sem circular na região central da capital até pouco após as 13h.

Em ambos os atos, os rodoviários pediram pela aprovação de um projeto de lei em tramitação da Câmara do Recife que proíbe o acúmulo de função por motoristas e cobradores. Previsto para ser votado no dia 21, o projeto foi tirado de pauta por falta de quórum, segundo a Câmara.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou, por volta das 7h50, que a Avenida Conde da Boa Vista foi interditada entre as ruas do Hospício e Aurora, no sentido centro da cidade. De acordo com a CTTU, agentes de trânsito orientaram que motoristas desviem pela Rua Gervásio Pires.

Às 8h48, devido à manifestação, uma faixa da pista local e da pista principal da Avenida Agamenon Magalhães foi interditada em cada um dos sentidos. O trânsito era intenso na altura da Praça do Derby, segundo a CTTU.

O Grande Recife Consórcio de Transporte afirmou, por meio de nota, que não foi comunicado sobre o ato e busca "alternativas para o desvio do itinerário das linhas que passam pela localidade com o objetivo de minimizar os impactos deste protesto para os usuários".

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) informou, por meio de nota, que não foi avisado sobre a paralisação, que não houve tentativa de diálogo prévio e "que tomará as medidas necessárias para evitar novos transtornos à população". O G1 perguntou sobre as demissões realizadas nas empresas nos últimos meses, mas a Urbana não respondeu.

DataVox: João Campos cresce e chega a 24,6%

Do Blog de Edmar

O Instituto DataVox em parceria com o Blog Edmar Lyra realizou seu segundo levantamento para prefeito do Recife, sendo o primeiro após as convenções municipais. O Instituto ouviu 800 pessoas entre os dias 21 e 22 de setembro, a pesquisa tem margem de erro de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95% e está registrada sob o número 6498/2020 no TSE.

No cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, João Campos (PSB) aparece com 16,6% das intenções de voto, seguido de Marília Arraes (PT) com 12,1%, em terceiro lugar aparece Mendonça Filho (DEM) com 7,3%, seguido de Delegada Patrícia Domingos (Podemos) com 5,8%, o Coronel Alberto Feitosa (PSC) surge com 1,5%, Marco Aurélio (PRTB) tem 0,5%, Geraldo Julio 0,3%, Priscila Krause (DEM), Carlos Andrade Lima (PSL) e Charbel Maroun (Novo) aparecem cada um com 0,1%. Indecisos 44,8%, Branco/Nulo 10,8%.


No cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos, João Campos aparece com 24,6% das intenções de voto, seguido de Marília Arraes com 20,9%, Mendonça Filho 12,6%, Delegada Patrícia Domingos 9,5%, Coronel Alberto Feitosa 2,9%, Marco Aurélio 1,6%, Charbel Maroun 0,5%, Thiago Santos (UP) 0,5%, Carlos Andrade Lima 0,3% e Claudia Ribeiro (PSTU) 0,1%. Indecisos 15,4%, Brancos/Nulos 10,8%.

No quesito rejeição, quando o Instituto pergunta em quem o entrevistado não votaria de jeito nenhum, João Campos aparece com 16,6%, seguido de Mendonça Filho com 9,9%, Coronel Alberto Feitosa 9,6%, Marília Arraes 7,8%, Marco Aurélio 5,5%, Carlos Andrade Lima 5,4%, Delegada Patrícia Domingos 4,6%, Claudia Ribeiro 4,5%, Charbel Maroun 3,6%, Thiago Santos 1,9% e Victor Assis 0,4%. Não votaria em nenhum 9,4%, Não sabe/Não opinaram 21%.

O Instituto DataVox também questionou a avaliação do prefeito Geraldo Julio, do governador Paulo Câmara e do presidente Jair Bolsonaro.

O primeiro questionado foi Geraldo Julio, que aparece com 51,6% de aprovação, 42,1% de desaprovação e 6,3% Não sabe/Não opinaram. O governador Paulo Câmara é aprovado por 43,9% dos eleitores e desaprovado por 50,6% e 5,5% Não sabe/Não opinaram. O presidente Jair Bolsonaro é aprovado por 46,8%, desaprovado por 49,4% e 3,8% Não sabe/Não opinaram.

Gilmar defende Luiza Trajano e condena racismo incitado por Bia Kicis








Ministro Gilmar Mendes, do STF (Foto: Fellipe Sampaio /STF)


247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes condenou o racismo incitado pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) neste domingo (27), sem citar o nome da parlamentar.

“O preconceito racial é uma das maiores chagas da nossa tradição colonial. Qualquer iniciativa - seja do Estado ou da iniciativa privada - que vise a reparar a história de segregação da população negra deve ser louvada, jamais achincalhada. Racismo é crime e fomentá-lo também”, publicou Gilmar no Twitter.

A deputada compartilhou mais cedo um meme racista que trazia fotos de Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta, ex-ministros de Bolsonaro que estariam “desempregados”, pintados de preto, fazendo alusão ao programa de trainees do Magazine Luiza que só irá aceitar inscrições de pessoas negras. 


Depois da denúncia de racismo, a deputada reagiu atacando jornalistas, dizendo que racista era o Magazine Luiza e fazendo um discurso sobre meritocracia. A empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza, afirmou em uma live neste sábado (26) que não pode haver meritocracia se o ponto de partida entre as pessoas não é o mesmo.