sábado, 26 de julho de 2014

Aécio, Serra e Alckmin: caminhada sem caminhantes


Aécio, Alckmin e Serra se encontram no Parque da Juventude (antigo complexo do Carandiru). Foto: Leonardo Benassatto/Estadão Conteúdo
Aécio, Alckmin e Serra se encontram no Parque da Juventude (antigo complexo do Carandiru). Foto: Leonardo Benassatto/Estadão Conteúdo
O candidato à Presidência pelo PSDB, senador Aécio Neves, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o candidato ao Senado José Serra (PSDB) enfrentaram uma saia-justa neste sábado, 26, em ato de campanha na capital paulista. O trio se encontrou no Parque da Juventude, na zona norte, local onde funcionou o antigo presídio do Carandiru, para fazer uma caminhada e registrar imagens com potenciais eleitores para o programa eleitoral. Mas encontraram o parque completamente vazio.
A situação ficou pior quando começou a chover. Entre os poucos eleitores que encontraram no local estava um grupo de jovens que jogava futebol em uma das quadras. À distância, os adolescentes pediram aos tucanos a legalização das drogas. O senador Aécio Neves não entendeu o que os garotos gritavam e apenas sorriu.
Em outro momento, uma professora da rede estadual de Ensino, Amabile Lopes, de 28 anos, aproximou-se de Alckmin e fez um agradecimento. O governador virou-se e estendeu a mão para a moça, que disse: “Muito obrigada por ter sido demitida na última sexta-feira”.
O tucano, então, afirmou não haver demitido ninguém. “Quem demitiu foi a Secretaria”, disse o governador. Antes de ir embora, disse à professora que iria ver o que tinha acontecido.
Alckmin, Serra e Aécio discutiram, então, uma outra alternativa para fazer campanha neste sábado chuvoso em São Paulo. Cogitaram ir até o Mercado Municipal, na região central, para comer sanduíche de mortadela, mas acabaram decidindo ir para Itaquera, na Feira Tecnológica da Zona Leste. (Pedro Venceslau e Luís Lima/Agência Estado)

Angelim: Presidente do PSB foi o primeiro a declarar apoio a Armando

O candidato do PSB de Angelim nas eleições passadas, Douglas Duarte, atualmente na presidência do PSB de Angelim,  o primeiro da Frente Popular no município a declarar apoio a Armando Monteiro para governador, garantiu a imprensa que juntamente com seu grupo político de oposição ao atual prefeito, que depois de ficar em "cima do muro até agora" e que ao identificar que a candidatura de Armando Monteiro continua crescendo  e que  Paulo patina nas pesquisas anuncia seu apoio ao candidato. Segundo Marcio Douglas  não sobirá no mesmo palanque com o prefeito Marco Calado (PSD).
"Meu grupo foi o primeiro a identificar em Armando a melhor opção para governador, mesmo sendo  do PSB em Angelim. Estamos com Romário Dias para deputado estadual e Ricardo Teobaldo para federal, mas não quero conversa com esse prefeito", disse Duarte.

Bebê nasce após morte da mãe em Gaza

Mãe morreu em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza; bebê nasceu prematuro.

Da BBC
Bebê nasce em Gaza após morte da mãe (Foto: BBC) 
Bebê nasce em Gaza após morte da mãe (Foto: BBC)
Um bebê prematuro nasceu após a morte da mãe em um ataque aéreo israelense em Gaza.
O médico disse que a criança tem iguais chances de viver e de morrer.
Mais de 800 pessoas foram mortas em Gaza desde que Israel iniciou sua ofensiva militar no dia 8 de julho, com o objetivo declarado de impedir os disparos de foguetes do Hamas contra seu território, e diz ter descoberto uma rede de túneis usados pelo grupo militante para supostamente se infiltrar em território israelense.
Pelo menos 35 israelenses (ao menos dois deles civis) e um tailandês, atingido por um foguete palestino, também perderam a vida na onda de violência até agora.

Fiel a pé não terá acesso a templo da Universal

Em São Paulo
Após quatro anos de obras que custaram R$ 680 milhões, o Templo de Salomão, construído no bairro do Brás, região central de São Paulo, pela Igreja Universal do Reino de Deus, vai ser inaugurado no dia 31 somente para convidados e autoridades.
O espaço de 100 mil metros quadrados também não tem data para ser aberto aos fiéis - quem quiser assistir aos cultos terá de pagar a passagem para a empresa de fretamento contratada pela Universal, ao valor de R$ 45 por pessoa, para quem mora na capital.
Nesta quinta-feira, 24, a cúpula da igreja promoveu uma entrevista coletiva em Santo Amaro, na zona sul, para explicar detalhes sobre o templo, o maior espaço religioso do País, quatro vezes maior do que o Santuário Nacional de Aparecida.
O local acomodará um público de 10 mil pessoas, sentadas. O ambiente é suntuoso, com mármore rosa italiano, 10 mil lâmpadas de LED e oliveiras importadas de Israel.

Parente disse que nenhuma pessoa poderá entrar no templo por conta própria. Quem quiser, vai precisar contratar o serviço de fretamento feito por ônibus.
Para pessoas de outras cidades e Estados o valor da passagem ainda não foi estimado pela mesma empresa de ônibus, cujo nome não foi revelado.
"É um preço que será cobrado pela empresa de fretamento, não é da igreja. Não é um ônibus de linha normal, é turístico", disse Parente.
O templo também vai ter um telão com 20 metros de comprimento (maior do que os telões dos estádios da Copa do Mundo) e 60 apartamentos para pastores convidados, além da residência oficial do pastor Edir Macedo, fundador da Universal.
A igreja também divulgou regras para o uso de roupas. Mulheres devem evitar o uso de minissaias e roupas curtas.
Para os homens, está vetado o uso de bermudas e de uniformes de clubes esportivos. Chinelos, camiseta regata, boné e óculos escuros também foram proibidos.

Contrapartidas

A autorização para o funcionamento do local foi emitida pela Prefeitura no dia 10, por meio da certidão de diretrizes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), documento que atesta que o empreendedor cumpriu as contrapartidas pelo fato de ser um polo gerador de tráfego.
Entre as obras que a igreja teve de realizar, estão a instalação de cinco semáforos em cruzamentos e o plantio de 25 mudas de árvores.
Outra contrapartida foi o rebaixamento de guias de cinco cruzamentos. O certificado de conclusão de obra ainda deverá ser solicitado. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Candidatos de Marina em Pernambuco estão abrigados no PV


roberto leandro e marina silva - divulgação

Ao todo, são 104 candidatos espalhados por várias legendas. A Rede lançaria Marina Silva como candidata à Presidência da República. Mas como não obteve registro no Tribunal Superior Eleitoral, abrigou a ex-senadora no PSB e ela se tornou candidata a vice na chapa de Eduardo Campos.
A maior parte (69) dos candidatos que pertencem à Rede se filiou ao PSB para não ficar inelegível às próximas eleições.
Em seguida, aparecem PPS (8), PV (6) e PEN (4). O PDT tem três candidatos e o PHS e o SDD dois, cada.
Com apenas um candidato estão PRB, PROS, PRP e PTN. Ao todo são 11 partidos que abrigaram os candidatos da Rede. Em Pernambuco, o ex-deputado Roberto Leandro, ligado a Marina, vai disputar um mandato de deputado estadual pelo PV.
A Rede tem como candidatos ao Senado as seguintes pessoas: Eliana Calmon (PSB-BA), Heloísa Helena (PSOL-AL), José Antônio Reguffe (PDT-DF) e Aguimar Jesuíno da Silva (PSB-GO).
Para a Câmara dos Deputados, a Rede lançou 36 candidatos e 58 para as Assembleias Legislativas.(do blog de Inaldo sampaio)

Ficha suja: impugnada a candidatura de Maluf

  Procuradoria Regional Eleitoral impugnou em 23 de julho o registro da candidatura do deputado federal e ex-prefeito de São Paulo Paulo Salim Maluf (PP). Caberá agora ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) julgar se o registro da candidatura será deferido.
A ação foi baseda no argumento de que Maluf está inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa por ter sido condenado por improbidade administrativa no processo que trata da construção do Túnel Ayrton Senna quando ele era prefeito da capital paulista.
A assessoria de Maluf rebate o argumento da Procuradoria. "Para ser impedido pela Lei da Ficha Limpa é necessário que a condenação por improbidade administrativa tenha as seguintes caracteristicas de forma cumulativa: proferida por orgão colegiado; determine a supensão dos direitos politicos; que o ato tenha sido praticado na modalidade dolosa; que o ato importe em prejuizo ao erário; e, que o ato cause enriquecimento ilícito do agente público", informou a assessoria. (Do portal G1)

Para se opor ao governo Veja se alinha a assassino

247 - Responsável pelo primeiro voto, em 1947, pela criação de Israel, o Brasil sempre foi um aliado da causa judaica. No entanto, a política externa do Itamaraty também sempre foi pautada pela defesa dos direitos humanos. Foi exatamente neste contexto que o chanceler Luiz Alberto Figueiredo divulgou uma nota em que condenava "energicamente" a ação desproporcional de Israel no conflito da Palestina, que, em menos de vinte dias, matou mais de 800 pessoas.
Neste período, o governo do chanceler Benjamin Netanyahu assassinou mulheres, crianças e foi capaz até de bombardear um hospital e uma escola da Organização das Nações Unidas, levando o secretário Ban-Ki-Moon a se dizer "estarrecido". De acordo com as Nações Unidas, Netanyahu deve ser investigado por "crimes de guerra" e até mesmo o maior aliado de Israel, o governo dos Estados Unidos, tem se mostrado desconfortável com o banho de sangue. Ontem, o secretário de Estado, John Kerry, pediu uma trégua que impedisse a continuidade da matança.
No entanto, Netanyahu tem, a seu lado, a família Civita, que edita a revista Veja, cuja capa desta semana se dedica a a apontar o que seria o "apagão na diplomacia" e a "falência moral da política externa do governo Dilma". Internamente, a revista aponta o que seriam sinais de "nanismo" do Itamaraty. Um desses, curiosamente, seria até a declaração do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, numa reunião do G-20, quando chamou o ex-presidente Lula de "o cara". Ou seja: na lógica de Veja, um elogio de Obama no G-20, organismo que deve muito ao Brasil, diminuiria o País.
Com a capa desta semana, Veja se coloca à extrema direita e se isola até de mesmo seus leitores. Responsável pela formulação da política externa do candidato Aécio Neves (PSDB-MG), o embaixador Rubens Barbosa concordou com a posição adotada pelo Itamaraty. Neste sábado, a jornalista Mônica Bergamo também informa que o presidente da Confederação Israelita Brasileira, Claudio Lottenberg, se disse indignado com a grosseria do porta-voz Yigal Palmor, que chamou o Brasil de "anão diplomático". Em editorial, o jornal Estado de S. Paulo condenou o que chamou de "baixaria israelense".
Veja, assim, se isola, assim como o carniceiro Benjamin Netanyahu. Os dois, na verdade, se merecem.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Genoino vai à Justiça por progressão de regime

André Richter - Repórter da Agência Brasil
O ex-deputado José Genoino, condenado na Ação Penal 470, processo do mensalão, pediu à Justiça do Distrito Federal progressão de regime. Segundo a defesa, desde o dia 22 de julho, Genoino tem direito a passar do regime semiaberto para o aberto por ter cumprido um sexto da pena, período que garante a progressão.
A data prevista para a concessão do benefício é 24 de agosto. No entanto, os advogados alegam que o cumprimento da pena no atual regime expirou devido aos 34 dias que o condenado tem de crédito, por ter trabalhado dentro do presídio.
“Em virtude de atividades realizadas no presídio - tanto trabalho, quanto estudo - o sentenciado tem direito a remição de parte de sua pena, o que antecipou para 22 de julho de 2014 o cumprimento do interstício mínimo de 1/6 (um sexto) necessário para a progressão de regime”, afirma a defesa.
Genoino teve prisão decretada no dia 15 de novembro do ano passado e chegou a ser levado para o Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Mas, por determinação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar temporária, uma semana após a decretação da prisão. Em abril, o ex-parlamentar voltou a cumprir pena de quatro anos e oito meses no presídio.
O ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas, condenado na mesma ação, também já pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a concessão da progressão de regime. O ex-tesoureiro começou a cumprir pena no dia 15 de novembro do ano passado e já teria direito a passar para o regime aberto no dia 14 de setembro, ao completar dez meses de prisão no semiaberto.
Os advogados argumentam que ele já cumpriu o prazo, descontando os dias trabalhados fora da prisão, em uma empresa de engenharia, e em cursos à distância. De acordo com informações da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, Lamas tem direito à progressão desde o dia 15 de junho.
Por causa do recesso do Supremo, o pedido foi encaminhado ao vice-presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, responsável por decidir questões urgentes até o dia 1º de agosto. Na última quarta-feira (23), Lewandowski pediu o parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e, em seguida, o caso deve ser decidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, responsável pelas execuções das penas dos condenados.
De acordo com o Código Penal, o regime aberto deve ser cumprido em uma Casa do Albergado, para onde os presos devem retornar somente para dormir. Em muitos casos, diante da inexistência do estabelecimento nos sistemas prisionais estaduais, os juízes determinam que o preso fique em casa e cumpra algumas regras, com horário para chegar ao domicílio, não sair da cidade sem autorização da Justiça e manter endereço fixo.

Novo material de campanha de Armando chega às ruas


Armando aposta em novo formato de propaganda. Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação
Armando aposta em novo formato de propaganda. Foto: Alexandre Albuquerque/Divulgação
Após retirar cavaletes e bandeiras com bases fixas das principais vias do Recife e Região Metropolitana, o movimento Campanha Limpa, da coligação Pernambuco Vai Mais Longe, colocou nos principais cruzamentos dos corredores viários do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes novos materiais de campanha. A população recebe adesivos com propostas e ideias dos candidatos a governador Armando Monteiro (PTB), a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT), e ao Senado, João Paulo (PT).
Com a alteração do formato, a população tem tido acesso a propostas dos candidatos majoritários por meio de banners expostos em formato “pirulito”. As peças publicitárias contêm informações sobre ideias e propostas da coligação Pernambuco Vai Mais Longe para áreas prioritárias da campanha, como saúde, educação, segurança pública e mobilidade.(do blog de jamildo)

Trapalhada atinge imagem e prestígio do Santander

247 – Todos os clientes do banco Santander que tentaram, nesta sexta-feira 25, acessar o site da instituição espanhola no Brasil se depararam, antes de entrar no ambiente privado, com um aviso "importante". Tratava-se, em letras brancas sobre o vermelho berrante da instituição, de um "pedido de desculpas". Mais cedo, em mensagem dirigida a clientes de alta renda, o mesmo Santander recomendara por escrito que seus clientes tomassem cuidado com o que poderá acontecer com seus investimentos caso a candidata à reeleição, pelo PT, suba nas pesquisas eleitorais.
- Se a presidente (Dilma Rousseff) se estabilizar ou voltar a subir nas pesquisas, um cenário de reversão pode surgir", elaborou o texto que tinha apenas a assinatura da instituição espanhola. A seguir, traçou-se o quadro de que "o câmbio voltaria a se desvalorizar, juros longos retomariam alta e o índice Bovespa cairia". Em resumo, um inferno.
A recomendação para seus clientes endinheirados tomarem cuidado com a eventual ascensão da presidente pegou especialmente mau para o Santander porque não é nada disso que o presidente mundial da banca espanhola, Emílio Botín, fala nas vezes em vai ao Palácio do Planalto. Ali, sorridente, já posou para fotos e manifestou crer na economia brasileira gerenciada por Dilma.
Para compensar o estrago cometido pela parcialidade da avaliação, o próprio Santander primeiro pediu desculpas em forma de declaração oficial, e mais tarde resolveu ocupar toda a primeira página de seu site para dizer que "o referido texto feriu a diretriz interna" que barra análises marcadas pelo "viés político ou partidário".
Enquanto a imagem do banco se derretia, o primeiro prejuízo objetivo aconteceu. Em Osasco, na Grande São Paulo, município que arrecada R$ 1,9 bilhão em transferências, impostos municipais e taxas todos os anos, o prefeito Jorge Lapas encontrou o mote que precisava para tomar uma decisão que já vinha estudando: romper o convênio mantido com o Santander para o recolhimento de impostos e taxas municipais.
Ao 247, Lapas explicou sua decisão:
- O volume de reclamação que a Prefeitura recebe contra o Santander é grande. Acontece que os caixas das agências têm sido orientados a não receberem pagamentos de IPTU e taxas municipais, sob a alegação de que esse movimento forma filas", disse o prefeito petista. "Agora esse problema vai acabar tanto para a população como para o Santander. Notificamos o banco que em trinta dias o convênio será encerrado. Outros bancos continuarão a atender o nosso público".
A recomendação do Santander para seus clientes de alta renda ficarem com um pé atrás diante do crescimento da presidente Dilma foi considerada "descabida" pelo prefeito Lapas:
- O banco praticou uma partidarização fora de hora e lugar.
Para a coleção de escorregões e quedas que o Santander já levou em sua trajetória no Brasil, agora o presidente local Jesús Zabalza já tem uma a mais para mostrar a dom Emílio.

PT sobre nota do Santander: "terrorismo eleitoral"

247 - O presidente do PT, Rui Falcão, classificou, nesta sexta-feira (25), como "terrorismo eleitoral" o texto distribuído pelo banco Santander a correntistas em que descreve a reeleição da presidente Dilma Rousseff como uma ameaça à economia. Segundo Falcão, a instituição bancária já pediu desculpa e informou que foram feitas demissões na instituição.
"Já houve um pedido de desculpas formal enviado à Presidência. A informação que deram é que estão demitindo todo o setor que foi responsável pela produção do texto. Inclusive gente de cima. E estão procurando uma maneira resgatar o que fizeram", disse Falcão.
O presidente do PT afirmou que o Santander informou que 40 mil pessoas receberam o texto. Ele disse que o comunicado prejudica a campanha da presidente e comparou a iniciativa a críticas de economistas em 2002 à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.
"Já vimos esse filme no passado. Eles criaram o Lulômetro para medir como a bolsa oscilava. Agora mesmo a Bolsa sobe e desce, e deve estar beneficiando quem não está interessado no resultado eleitoral, mas em ganhar dinheiro com ação", disse o presidente do PT.
A militantes do PT do Rio, Falcão classificou o caso como "terrorismo eleitoral". Mas afirmou que aceita as desculpas do banco. "Aceito as desculpas do banco, mas isso não elide o que aconteceu. Isso é proibido. Instituições bancárias ou financeiras não podem fazer manifestações que interfiram na decisão do voto."

Israel rejeita proposta de cessar-fogo dos EUA: banho de sangue prossegue

Da Agência Lusa
O governo de Israel recusou hoje (25) a proposta de cessar-fogo apresentada pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, informou emissora de televisão israelense.
Segundo o Canal 1, o Gabinete de Segurança rejeitou por unanimidade a proposta de Kerry, "nos termos em que está". O Canal 1 adiantou, porém, que os ministros continuarão discutindo o assunto.
Kerry encontrou-se com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito, Samed Shukri, com a intenção de chegar a um acordo de cessar-fogo, após 18 dias de conflito armado, que já causou a morte de cerca de 800 palestinos, a maioria civis, e de 73 israelenses, 34 deles soldados.
Os meios de comunicação informam que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não abdica do direito do Exército de destruir túneis usados pelos guerrilheiros do Hamas para lançar ataques em território israelense.
A proposta de Kerry previa um cessar-fogo inicial, seguido de negociações entre delegações das partes envolvidas no conflito.
O Hamas, a maior força em Gaza, rejeitou inicialmente a proposta de cessar-fogo, exigindo um acordo final antes da suspensão das hostilidades, mas esforços da mediação internacional obtiveram uma abertura para alcançar a paz.
Kerry, que passou a última noite no Cairo, capital egípcia, manteve encontros com Ban Ki-moon e Samed Shukri e prometeu falar aos jornalistas ainda nesta sexta-feira.

domingo, 20 de julho de 2014

Denúncia (fraca) da Folha contra Aécio prenuncia ofensiva contra Dilma

Eduardo Guimarães
EDUARDO GUIMARÃES 
Sempre que esse jornal publica alguma coisa contra um tucano graúdo, o objetivo é ganhar credibilidade para, em seguida, atacar um petista. Principalmente se for ano eleitoral
Não se deixe iludir pela inédita denúncia da Folha contra Aécio Neves. Sempre que esse jornal publica alguma coisa contra um tucano graúdo – e, em 2014, o neto de Tancredo Neves é o tucano mais graúdo da praça –, o objetivo é ganhar credibilidade para, em seguida, atacar um petista. Principalmente se for ano eleitoral.
Há inúmeros episódios iguais, na Folha. De forma recorrente, toda vez que esse jornal divulga denúncias (invariavelmente fracas, apesar de existirem outras mais fortes) contra tucanos é para preparar ataque pesado contra petistas.
Para que se tenha uma ideia, após mais de um ano de artilharia incessante e diária contra Dilma finalmente aparece em um veículo de alcance nacional denúncia vistosa contra um político que, durante seus governos de Minas Gerais, sofreu toneladas de denúncias da oposição, as quais a mídia mineira e a nacional esconderam e escondem descaradamente.
Um grupo de deputados mineiros de oposição, aliás, criou o site “Minas Sem Censura” para repercutir tudo o que a mídia local esconde para defender o “coronel” Aécio Neves, eminência parda que governa o Estado com mão de ferro e criminaliza adversários políticos, chegando a mandar prendê-los simplesmente por lhe fazerem críticas, com o beneplácito do judiciário e da imprensa.
Nunca faltou denúncia contra Aécio Neves. O site supracitado publicou dezenas. Houve investigações no Ministério Público, na Justiça, mas nada nunca alcançou a grande mídia nacional, o que permitiu à mídia mineira esconder tudo.
Nesse contexto, a manchete de primeira página da última edição dominical da Folha de São Paulo contra Aécio Neves deve seguir o roteiro de outras oportunidades em que aquele jornal fez uma denúncia “fraca” contra um tucano para que denúncia “forte” contra petista ganhasse credibilidade.

Dilma vem a Pernabuco reforçar palanque de Armando



Segundo Ilimar Franco, na coluna do jornal O Globo deste domingo,o comando da campanha da presidente Dilma decidiu que ela começará a percorrer o país pelos estados com palanque único, com Armando Monteiro, em Pernambuco, e Fernando Pimentel. em Minas Gerais. Nos estados com vários candidatos da base ela vai esperar a definição do quadro eleitoral. O Rio é um dos estados que deve ficar para depois. As informações são de
Ela vai dar a largada percorrendo os menores, como Acre, Amapá e Roraima. Pois, se deixar para a reta final, a necessidade política poderá excluí-los da agenda.

Netanyahu amplia massacre e mata mais 50 palestinos

GAZA/JERUSALÉM (Reuters) - Ao menos 50 palestinos foram mortos neste domingo em um bombardeio feito por Israel em uma localidade da Faixa de Gaza, onde corpos estavam espalhados pela rua, enquanto milhares de pessoas fugiam para um hospital repleto de feridos, disseram testemunhas e fontes sanitárias.
O ataque à localidade de Shejaia ao noroeste de Gaza foi o mais intenso desde que Israel lançou sua ofensiva no território palestino em 8 de julho.
Angustiados gritos de procura por pessoas ressoavam na recepção do hospital, onde vizinhos aterrorizados se reuniam com grupos familiares, enquanto os feridos se amontoavam no interior do prédio.
A gravação de um vídeo de ruas cheias de escombros feita por uma testemunha e à qual a Reuters teve acesso mostra ao menos uma dezena de corpos mutilados, incluindo de crianças.
(Reportagem de Nidal al-Mughrabi)

Ativistas presos iam incendiar a Câmara do Rio



Após ser presa no RS, Sininho embarcou para o Rio de Janeiro na tarde de sábado (Foto: Reprodução/RBS TV)
Elisa Quadros, conhecida como Sininho, é apontada em denúncia como organizadora de protestos violentos. (Foto: Reprodução/RBS TV)
Portal G - Henrique Coelho
Denúncia do Ministério Público contra 23 manifestantes acusados de atos violentos em protestos no Rio de Janeiro afirma que os réus, comandados por Elisa Quadros, a Sininho, se reuniram com o objetivo de incendiar o prédio da Câmara Municipal, na ocupação conhecida como Ocupa Câmara, em agosto de 2013.
De acordo com a denúncia, a que o G1 teve acesso e que foi aceita pela Justiça, tornando réus em ação penal os 23 citados, os ativistas cometeram crimes de associação criminosa, com pena maior por participação de menores, dano qualificado, resistência, lesões corporais, posse de artefatos explosivos e corrupção de menores.
Segundo a Promotoria, Sininho, além de ter incitado os ocupantes do Ocupa Câmara e Black Blocs a queimar um ônibus nos protestos, teria comandado manifestantes a levarem três galões de gasolina para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro e incitado os ocupantes a incendiar o prédio. Segundo testemunhas ouvidas nas investigações, outros participantes impediram o incêndio.
Cinco denunciados foram presos no sábado (12), dois ativistas que não foram incluídos na denúncia foram soltos neste sábado, e outros 18 estão foragidos, segundo a Polícia Civil.

Minas fez aeroporto em fazenda da familia de Aécio



Aecio Neves 

O Jornal afirma que para pousar no aeroporto é preciso pedir autorização a familiares de Aécio

No final de seu mandato como governador do Estado, Aécio gastou quase R$ 14 milhões no empreendimento

 Do portal Terra

De acordo com a publicação, o aeroporto é administrado por familiares de Aécio. A família de Múcio Guimarães Tolentino, 88 anos, que é tio-avô do tucano e ex-prefeito de Cláudio, guarda as chaves do portão do local. 
Segundo a publicação, a pista do aeroporto tem um quilômetro e pode receber aeronaves de pequeno e médio porte, com até 50 passageiros. Sem funcionários, o local é considerado irregular pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que afirmou que ainda não recebeu do governo estadual todos os documentos necessários para a homologação do aeroporto.
Ao jornal, Aécio afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a construção do aeroporto seguiu critérios técnicos, e que o governo de Minas Gerais não levou em consideração o fato de o proprietário do terreno ter parentesco com ele.
Leia aqui reportagem na íntegra