sábado, 6 de junho de 2020

Gilmar condena maquiagem estatística do governo Bolsonaro e fala em ousadia espantosa

Gilmar Mendes e Jair Bolsonaro (Foto: Divulgação)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, disse ao jornalista Lauro Jardim, do Globo. Que ficou estarrecido com a decisão do governo Bolsonaro de maquiar as estatísticas sobre mortes e contágios por coronavírus no Brasil. “É muito grave. O governo deixa de colocar o problema da Covid como uma questão central. Sem esses dados o país está sem bússola para caminhar”, 

Wizard, o bilionário que atua na Saúde, diz que governo não vai “desenterrar mortos”

Carlos Wizard (Foto: Roberta Namour)

247 - O empresário Carlos Wizard, que ficou bilionário com uma rede de escolas de idiomas e agora dá as cartas no ministério da Saúde, voltou a defender a ideia de mudar a contagem de casos e de mortes de coronavírus no Brasil - o que, para a maioria dos especialistas, é uma maquiagem estatística para esconder o número real.
“Não pretendemos desenterrar mortos, não tratamos disso. O que pretendemos é rever os critérios dessas mortes”, disse Wizard, em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, que ainda não foi formalmente nomeado como secretário.


Oficialmente, o Brasil tem 651 mil casos e mais de 35 mil mortes, estando na segunda posição entre os países mais afetados, mas Wizard acha que pode melhorar a imagem do país mudando o critério de contagem.

“Temos uma equipe de inteligência no ministério. Essa equipe encontrou indícios de que alguns municípios e estados estão inflacionando os dados para receber benefícios federais, isso é lamentável”, disse ele, sem apresentar provas de fraudes.


Caso altere a contagem, o Brasil, que foi apontado como péssimo exemplo no combate ao coronavírus até por Donald Trump,l deverá se isolar ainda mais na cena internacional.

Ala da Igreja Católica ofereceu apoio a Bolsonaro em troca de verba publicitária

(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Revista Fórum - Padres e leigos conservadores que controlam boa parte do sistema de emissoras católicas de rádio e TV ofereceram ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) “mídia positiva” para ações do governo na pandemia do novo coronavírus. Em troca, porém, eles pedem anúncios estatais e outorgas para expandir sua rede de comunicação.

De acordo com matéria do repórter Felipe Frazão, publicada no Estadão deste sábado (6), a proposta foi feita no último dia 21, em videoconferência com a participação de Bolsonaro. A reunião foi pública e transmitida por redes sociais do Planalto e pela TV Brasil. O grupo solicitou acesso ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, principalmente, à Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom).

Leia a íntegra na Fórum.

Parabéns Angelim pelos seus 89 anos de vida

Matriz de São José
O município de Angelim nasceu e cresceu sob a proteção do Glorioso padroeiro São José as margens da Ferrovia Federal e  que outrora cortava suas terras e chega ao 89º ano de sua emancipação politica de uma forma diferente dado que estamos passando por uma pandemia sem precedentes no mundo.

Apesar de todas as dificuldades que atravessa o País, Angelim teve a sorte de seu povo ter escolhido uma pessoa jovem para lhe administrar e esse jovem está fazendo a diferença em todos os sentidos para Angelim, Parabéns Angelim e parabéns ao nosso povo por neste momento ter Douglas Duarte como prefeito.


Antiga estação ferroviaria de Angelim


Praça São José


Segue abaixo lindo texto publicado no Facebook em homenagem a Angelim pela jovem estudante


Para alguns,apenas um interiorzinho sem futuro,nada de interessante,para outros símbolo de vitória,coragem,perseverança e força,89 anos de emancipação política ,89 anos que lá estava o povo Angelinense lutando pelos seus direitos,por sua "liberdade",povo que sempre teve voz e sem abaixar a cabeça para os "homens fortes" conseguiram autonomia dessa vila,hoje cidade. Angelim,por trás desse nome existe uma grande e bela história,talvez você não conheça,eu também não conhecia. Hoje,jovem e estudante me dedico a conhecer cada partezinha dessa cidade e como é lindo conhecer nossa "casa" e descobrir que nela existe lugares lindos,objetos importantes,pequenos detalhes incríveis e cheio de histórias porém estão escondidos dentro de um baú e poucos têm interesse de procura-los,tenham orgulho das suas origens e zelem por ela. Hoje eu sou apaixonada por essa cidade e levarei comigo o seu nome por onde for,parabéns Angelim! "Em seis de junho passastes a cidade,chegou a hora da libertação... Teu brado é este,desde o primórdio: A liberdade aqui não terá fim,guarda no peito a feliz sentença 'ô brava gente filha de Angelim"

* Alice Gabriela Ivo é estudante do 2º ano do EM da Erem Azarias Salgado e monitora da Disciplina de História

Angelim e a Covid 19: Entregou um anexo para pacientes com Covid 19



O município tem agora 20 casos de Covid confirmados e 01 cura clinica, a do 1º paciente diagnosticado com a doença em nossa cidade.

O Município que hoje comemora seu 89º aniversário de emancipação, entregou ontem a população um anexo do Hospital Municipal exclusivo para tratamento de pacientes com a covid 19.



Porém os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco mostra uma grande queda no Índice de Isolamento Social.
Confirmando que nossa cidade alterna ao longo dos dias melhoras e quedas. 


O índice alcançado por Angelim passou de 40,0% (104º) para 34,3%(85º ) no Estado


Sexta-feira (05/06) - Média estadual - 35,2%


1. Correntes - 40,1% (7°) no Estado
2.Iati - 39,9,% (9°)
3. Brejão - 38,2,% (24º)
4.Terezinha 37,6% (31º). 
5.Palmeirina - 36,8% (42º)
6. Calçados 35,6% (56°)
7.Caetés 35,5% (58º)
8.Garanhuns 35,5% (59º)
9.Jucati 35,,2% (65º)
10.Capeiras 34,8% (71º)

Covid-19: Plantão da Globo detona Bolsonaro

FacebookTwitterWhatsAppTelegramMessenger

Do Blog de Esmael

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou hoje (6) à noite a Rede Globo de “TV Funerária” por causa dos boletins dos casos do novo coronavírus no País.

‘Acabou matéria do Jornal Nacional’, disse o presidente sobre o atraso dos boletins diários.


Além disso, para ferrar o Jornal Nacional, Bolsonaro determinou que os dados do Ministério da Saúde fosse divulgados somente após as 21h30 –quando o telejornal da Globo terminasse.

O deboche ocorreu em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Pois bem, Jair Bolsonaro não contava com a astúcia de William Bonner. O apresentador do JN chamou o “Plantão” e detonou os dados com aquela vinheta diabólica, que assusta ao pegar o telespectador de surpresa.

“Bonner entrando ao vivo no plantão da Globo pra informar os dados que o governo não queria que eles informassem no Jornal Nacional”, anotou Jorge Souza.

Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 35.206 mortes e 645.771 casos de coronavírus confirmados nesta sexta-feira.

Bolsonaro manda atrasar boletins da Covid-19 para não passar em telejornais



Do Blog de Esmael

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mandou o Ministério da Saúde atrasar os boletins diários sobre a situação do novo coronavirus no país para que os números não sejam divulgados nos telejornais noturnos. A informação é do jornal Correio Braziliense.

A ordem do presidente foi dada para que os dados sejam enviados à imprensa somente às 22h, e não às 19h, como estava ocorrendo.


A intenção é prejudicar a cobertura dos telejornais que tem maior audiência, como no caso do Jornal Nacional, da TV Globo.

A medida já começou a valer nessa quinta-feira (4), quando o Brasil atingiu a marca de 34.021 mortos pela covid-19, ultrapassando a Itália. Foram 1.473 óbitos em 24 horas, novo recorde. Os casos confirmados da doença chegaram ao número de 614.941.

Pelo Twitter, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou o atraso na publicação dos dados por parte do governo.

“Na pandemia, a divulgação de dados oficiais envolve, além do dever de prestar contas, uma questão de saúde pública. Dados do @minsaude são fundamentais às respostas à #COVID19 e devem estar abertos ao público, aos gestores e, portanto, à imprensa de forma consistente e ordenada”, escreveu Gilmar.





Na pandemia, a divulgação de dados oficiais envolve, além do dever de prestar contas, uma questão de saúde pública. Dados do @minsaude são fundamentais às respostas à #COVID19 e devem estar abertos ao público, aos gestores e, portanto, à imprensa de forma consistente e ordenada.

2.836 pessoas estão falando sobre isso

Marília debate uso da bicicleta no pós-pandemia





A deputada federal Marília Arraes (PT) participou de um debate sobre o papel da bicicleta na mobilidade do Recife, principalmente no pós-pandemia, com Lígia Lima, da Ameciclo, nesta sexta-feira. A bicicleta é utilizada por 15% dos recifenses como meio de transporte e é fundamental para uma cidade mais sustentável, sem trânsito e mais democrática. A mobilidade é um dos pilares do Recife Cidade Inteligente.

Dos 15% que utilizam a bicicleta como instrumento de descolamento, 95% usam para ir de casa ao trabalho. Políticas de incentivo a utilização de bicicleta serão fundamentais no pós-pandemia, principalmente para evitar o contágio entre as pessoas nos ônibus e metrôs que sempre estão lotados. “Cerca de 85% dos recifenses estão nos ônibus, metrôs, bicicletas ou a pé. É preciso criar ciclofaixas temporárias no pós-pandemia para diminuir a aglomeração no transporte público. Vai estimular o uso de bicicleta e impedir que mais pessoas fiquem doentes”, afirma Marília.

A ideia da ciclofaixa temporária é defendida por Marília, que sugere o modelo usado nos domingos e feriados. “Se a mesma estrutura dos domingos e feriados for usada, a ciclofaixa tem tudo para dar certo”, continua Marília. “A própria Ameciclo tem pesquisas que apontam que a população do Recife é aberta a bicicleta, mas que continua com os carros pela falta de estrutura e segurança nas vias”, complementa Lígia, da Ameciclo.

O uso da bicicleta também diminuiria os congestionamentos no Recife, que possui o pior trânsito do Brasil e um dos 10 piores do mundo.

Marília lembra ainda que o Plano Diretor Cicloviário, que deveria ser implementado no Recife e na Região Metropolitana, e que deveria ser entregue até 2024, quase não saiu do papel. “O Plano Diretor seria importantíssimo na mudança de pensamento, mas quase nada saiu do papel. Enquanto Fortaleza está fazendo quase 300 km de ciclofaixa e São Paulo entregou quase 400 km, no Recife não há incentivo ao uso de bicicletas.”

Moro foi um ministro da Justiça medíocre, diz Gilmar Mendes

Gilmar Mendes e Sergio Moro (Foto: STF | Senado)

247 - Em entrevista à CNN Brasil nesta sexta-feira (5), o ministro do STF Gilmar Mendes criticou o ex-ministro da Justiça Sergio Moro que, para ele, teve uma passagem medíocre no Ministério da Justiça. O ministro do Supremo afirmou também que Sergio Moro errou na condução da Lava Jato contra o PT.

Gilmar Mendes disse que Moro não estava preparado para Brasília, comparando a capital do Brasil com a Champions League, campeonato de clubes de futebol da Europa, sendo que Moro, na visão do ministro, estava qualificado apenas para disputar um campeonato do interior do Paraná. 

"Eu acho que Moro fez uma opção errada ao ter atuado de maneira tão enfática nos processos do PT, especialmente do presidente Lula, e depois aceitar o convite para integrar o governo do adversário do PT, do Bolsonaro. Acho que foi uma trajetória errada. Como ministro da Justiça, nós não vamos lembrar dele. Vamos lembrar dele como esse personagem que brigou com o Bolsonaro no final. Não deixou nenhuma marca na segurança pública, não deixou nenhuma marca no que diz respeito às funções do Ministério da Justiça. Eu diria que foi uma passagem média ou medíocre. Tentou ser político e não se saiu bem. Me parece que de fato ele veio para uma Champions League mas na verdade estava qualificado para disputar um campeonato lá do interior do Paraná".

CNI diz que China já eleva barreiras comerciais contra o Brasil para favorecer Estados Unidos

(Foto: Xinhua)

Sputnik – Um levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou que as barreiras comerciais praticadas contra produtos brasileiros no comércio internacional chegam a 70.

Segundo a última atualização publicada no portal da confederação, foram encontradas 17 novas barreiras somente entre março e maio. Dessas, 10 foram impostas pela China. As outras foram criadas pelo México, Arábia Saudita, Argentina, Índia e União Europeia.

Segundo Johnny Mendes, professor de Economia e Finanças da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), especialista em Comércio Exterior, o Brasil historicamente priorizou acordos comerciais com a América Latina, mas esses acordos acabaram não sendo vantajosos.

"Nesse momento o que deve motivar o crescimento de barreiras comerciais a produtos brasileiros é a consequência dos relacionamentos que o Brasil construiu ao longo de anos. O país investe, já investiu e continua investindo em acordos comerciais na América Latina ou na América do Sul, porém esses acordos não tendem a ter boas vantagens para o país", disse à Sputnik Brasil.

Mendes atribui o crescimento de barreiras impostas pela China, com quem o Brasil mantém intensas trocas comerciais, à guerra comercial entre Pequim e Washington. De acordo com o economista, para atender às exigências dos EUA, os chineses têm deixado alguns produtos brasileiros de lado.

"A China tem realmente se dedicado a cumprir essas métricas que os americanos desejam para que eles façam convenções que favoreçam os dois países. Dessa forma eles tendem a privilegiar produtos que poderiam ser fornecidos pelo Brasil a serem fornecidos pelos Estados Unidos", explicou.


Mendes diz que o Brasil precisa construir relações sólidas para que, mesmo em momentos de crise econômica como a causada pela pandemia da COVID-19, o país consiga manter parcerias comerciais.

"[O Brasil] deveria se desgastar um pouco mais com relacionamentos de longo prazo que favoreçam, inclusive, situações de crise como essa que nós estamos passando", defendeu.

Para tentar acabar com algumas dessas barreiras, Johnny Mendes sugere que o Brasil faça negociações de forma bilateral.


"O Brasil pode intervir em cada país e procurar entender o motivo da barreira. Em alguns casos são referentes a subsídios, em outros casos são referentes a aumento de tributos e a partir daí tentar relacionar, selecionar uma convenção que os países já haviam estabelecido e tentar negociar com esses países de forma bilateral", disse.

Quebrar as barreiras deve ser uma agenda público-privada, defende CNI

No levantamento a Confederação Nacional da Indústria apontou que das 70 barreiras identificadas, o governo brasileiro conseguiu resolver apenas sete.

Para Constanza Negri Biasutti, gerente de Política Comercial da Confederação Nacional da Indústria, o aumento de barreiras comerciais se deve às muitas regulações exigidas com base na proteção do consumidor.

"Hoje em dia há muitas exigências legítimas de proteção ao consumidor e a saúde que fazem com que muitos regulamentos internos do país, então questões não só na fronteira, mas que acontecem dentro dos países, acabem criando obstáculos desnecessários ao comércio e se transformando em barreiras", disse à Sputnik Brasil.

Mas, para além das questões de saúde, Biasutti acredita que muitas vezes as barreiras são impostas pelos países por conta de medidas protecionistas.

"Há uma tendência em alguns países de tomar medidas protecionistas e criar impedimentos de acesso ao mercado em diferentes setores onde se têm interesses defensivos", disse.

A gerente de Política Comercial da CNI defende que a diminuição das barreiras é algo que precisa ser encarado tanto pelo setor público quanto pelo setor privado.

"É preciso lembrar que isso é uma agenda público-privada. O setor privado precisa estar sensibilizado de um lado para poder identificar e apontar ao governo quais são essas barreiras para que assim o governo possa ter os insumos bem embasados para defender junto a terceiros países a derrubada dessas barreiras", completou.

PE antecipa pontos do Plano de Convivência com a Covid-19


O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, apresentado na última segunda-feira, passará por ajustes para as próximas semanas. Parte dos 32 setores que voltarão a operar ao longo das 11 etapas previstas teve o cronograma antecipado ou sofreram alterações nas regras de funcionamento, para contemplar as especificidades de cada segmento. A partir de segunda-feira, além da reabertura do comércio atacadista, a construção civil voltará a funcionar com 50% de seu efetivo em horário livre, e não mais das 9h às 18h, como planejado anteriormente. Shopping centers também poderão oferecer o serviço de coleta por drive thru nos estacionamentos uma semana antes do previsto.

Clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia, que retornarão às suas atividades no próximo dia 10. Antes, as atividades não possuíam data definida. Todas as orientações sobre os protocolos gerais e específicos a serem cumpridos pelas empresas, de forma a evitar a propagação da coronavírus, podem ser acessadas no site oficial www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.
A reabertura gradual do varejo para lojas de até 200 metros quadrados funcionará ao mesmo tempo para todo o comércio do Estado, no Centro e nos bairros. Esses estabelecimentos estão autorizados a reabrir a partir do dia 15 de junho. Serviços de venda, locação e vistoria de veículos, que seriam retomados a partir da fase 4.4, também voltarão a funcionar na mesma data.
Salões de beleza e serviços de estética, cujo atendimento estava previsto para começar a partir do dia 15, continuam sem alterações. Esses estabelecimentos precisarão atender um cliente por vez, por agendamento, sem fila de espera e com higienização entre um cliente e outro, além de obedecer ao distanciamento de, pelo menos, 1,5 metro entre clientes. A partir da mesma data também poderão ocorrer os treinos de futebol profissional.
As mudanças são fruto de um diálogo constante com as representações empresariais e estão de acordo com as normas de segurança no ambiente de trabalho, acertadas seguindo orientações do Comitê Socioeconômico de Enfrentamento ao Coronavírus do Governo de Pernambuco. O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19 considera, prioritariamente, a relevância socioeconômica dos setores e os riscos que o retorno de cada atividade pode representar para a saúde da população.
A primeira etapa foi iniciada na última segunda-feira (01.06), com a liberação da operação de lojas físicas de material de construção, seguindo novos protocolos de atendimento, e com funcionamento exclusivamente por delivery do comércio não essencial, que esteve restrito nos 15 dias de intensificação da quarentena.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, há um esforço do Comitê Socioeconômico em ouvir permanentemente as lideranças setoriais para que o plano avance sem ampliar os riscos à população. O restabelecimento escalonado das atividades econômicas e a circulação de pessoas estarão sob avaliação, e o cumprimento do cronograma depende do comportamento das curvas de contaminação e de mortes provocadas pelo novo coronavírus.
Atualmente, um grupo formado por agentes da Secretaria de Saúde de Pernambuco, em parceria com o Laboratório de Imunopatologia Keiso Asami (Lika), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do Porto Digital, mantém atualizado o mapa do impacto da pandemia em todo o Estado.

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Angelim e a Covid 19: Angelim tem mais 8 casos confirmados hoje



O município tem agora  20 casos de Covid confirmados com os 08 casos confirmados hoje e 01 cura clinica, a do 1º paciente diagnosticado com a doença em nossa cidade.

Os novos pacientes são 4 mulheres sendo 2 da cidade e 2 da zona rural e os 4 homens são todos residentes na zona rural do município


Porém os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco mostra uma grande queda no Índice de Isolamento Social.
Confirmando que nossa cidade alterna ao longo dos dias melhoras e quedas. 

O índice alcançado por Angelim passou de 48,1% (6º) para 40,0%(104º ) no Estado

Sexta-feira (04/06) - Média estadual - 41,4%


1. Brejão - 46,4% (9°) no Estado
2.Terezinha - 46,1% (11°)
3. Águas Belas - 45,2,% (18º)
4.Jucati 43,3% (33º). 
5.Caetés - 42,7% (44º)
6. Canhotinho 42,2% (61°)
7. São Bento do Una 41,7% (71º)
8.Capoeiras 40,3% (97º)
9.Angelim 40,0% (104º)
10.Itaíba 38,7% (124º)


Protesto pede justiça por Miguel


Do G1

Manifestantes realizaram um ato público, hoje, no Centro do Recife, para pedir justiça para a morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos. Ele caiu do 9º andar de um prédio na capital, na terça (2), depois que a mãe dele, a doméstica Mirtes Renata, o deixou aos cuidados da patroa, Sari Mariana Côrte Real, enquanto passeava com o cachorro da família. A empregadora foi presa por homicídio culposo, pagou fiança de R$ 20 mil e está respondendo em liberdade.
O ato teve início por volta das 14h, no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no bairro de Santo Antônio, no Centro. Esse prédio fica na frente do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado. As vias da região foram interditadas pela polícia.
Usando máscaras por causa da pandemia do novo coronavírus, alguns manifestantes levavam faixas e cartazes com frases em alusão ao racismo.
Negro, Miguel Otávio estava passando o dia com a mãe, enquanto ela trabalhava na casa do patrão, o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker. O município fica distante cerca de 110 quilômetros do Recife, no Litoral Sul do estado.

“Vidas Negras importam”, “Crime burguesia branca” e “Cinco unhas valem mais do que cinco anos de um preto” estampavam os cartazes.
Essa última frase é uma alusão ao fato de que Sari Côrte Real estava com uma manicure, fazendo as unhas, no apartamento, quando deixou Miguel entrar no elevador e apertou o botão do último andar, para que o menino fosse procurar a mãe.
"Vidas negras importam" é uma frase usada por movimentos em vários países, sobretudo, após o assassinato de George Floyd, em Mineápolis, nos Estados Unidos. Esse crime provocou uma série de atos e confrontos com a polícia naquele país.
Os manifestantes seguiram pela Rua do Imperador Dom Pedro II e foram em direção ao Condomínio Píer Maurício de Nassau, que fica cerca de um quilômetro distante do ponto inicial do ato.
Foi lá nesse conjunto, conhecido como "Torres Gêmeas" que Miguel caiu de uma altura de 35 metros, segundo a perícia feita na terça-feira.

Por volta das 14h, já havia pessoas na frente do edifício segurando rosas para serem colocadas no local do acidente. Um carro de vigilância privada também estava estacionado.
As "Torres Gêmeas" ficam na frente do 16 º batalhão da Polícia Militar de Pernambuco. Faixas prestas foram colocadas na fachada do prédio, simbolizando luto pela morte de Miguel Otávio.
Os manifestantes se ajoelharam em frente às "Torres Gêmeas" e gritaram, novamente, que “não foi um acidente”. Eles disseram que se ajoelharam em frente ao local onde ocorreu “um assassinato”.
O pai de Miguel, Paulo Silva, disse não conseguir sequer conceber o tamanho da dor de perder o filho. “Miguel era tudo na nossa vida. Eu espero nada mais que justiça. Sequer cheguei a conhecer a mulher que é responsável por tirar a vida do meu filho”, disse.

A avó de Miguel, a também empregada doméstica Marta Alves, se emocionou ao ver a presença de centenas de pessoas pedindo justiça pelo neto, em frente ao antigo local de trabalho.
“Eu creio que a justiça vai ser feita. Eu clamo por justiça. Eu fiquei muito emocionada ao chegar aqui e ver tanta gente. Ela vai ter que explicar por que Miguel foi para o elevador”, declarou.

Estados do Nordeste vão ao STF por volta de recursos do Bolsa Família

Cartão do Bolsa Família (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

247 - Procuradores-gerais dos nove estados do Nordeste ingressaram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a suspensão do corte de R$ 83,9 milhões do programa Bolsa Família. O governo de Jair Bolsonaro retirou este recurso do programa social e direcionou-o para despesas com publicidade. 

Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, no pedido ao Supremo, os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte pedem que o governo justifique a concentração de cortes no programa na região Nordeste e recomponha o valor retirado para ser usado pela publicidade do governo.

Deputados bolsonaristas invadem hospital de campanha do Anhembi e disparam agressões

Deputados bolsonaristas invadem hospital campanha do Anhembi (Foto: Reprodução)

247 - Cinco deputados estaduais acompanhados de seus assessores invadiram as instalações do hospital de campanha no Anhembi (SP) na tarde desta quinta-feira (4), causando tumulto no local. Dizendo que fariam uma vistoria, eles criticaram o governador João Doria (PSDB) e afirmaram que o governo paulista mente sobre o número de casos e mortes no estado.


Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, os deputados Adriana Borgo (Pros), Marcio Nakashima (PDT), Leticia Aguiar (PSL), Coronel Telhada (PP) e Sargento Neri (Avante) forçaram a entrada nas instalações hospitalares do Anhembi, inclusive em áreas com alto risco de contaminação.

A reportagem acrescenta que os vídeos divulgados pelos parlamentares mostram funcionários do hospital pedindo para os deputados e assessores usarem, pelo menos, equipamentos de proteção individual para entrarem nos locais com alto risco de contaminação. "Isso é frescura. A gente não tem medo disso", reclamou Borgo.


Em nota, a Prefeitura afirmou que "os deputados e assessores invadiram o HMCamp do Anhembi de maneira desrespeitosa, agredindo pacientes e funcionários verbal e moralmente, colocando em risco a própria saúde porque inicialmente não estavam usando EPIs e a própria vida dos cidadãos que estão internados e em tratamento na unidade."

Escândalo federal


Uma força-tarefa do TCU encontrou indícios de fraudes em 55 contratos com empresas de tecnologia da informação (TI) firmados pelo governo federal que custaram R$ 500 milhões aos cofres públicos. Entre as irregularidades encontradas estão desde a falta de justificativa para as contratações até a ausência de detalhamento do serviço que seria prestado, o que levou os auditores a apontarem um potencial risco de corrupção e desvio de dinheiro. A investigação foi iniciada em 31 de julho do ano passado e envolve contratos em 11 ministérios, incluindo Saúde, Cidadania, Educação, Economia e Infraestrutura, além de 17 órgãos do governo. Nem todos foram fechados na gestão de Jair Bolsonaro, mas receberam aditivos ou foram mantidos em vigor pela atual gestão. Do total apontado como suspeito de irregularidades, pelo menos R$ 100 milhões ainda estavam vigentes em março de 2020.

Do Blog de Magno Martins

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Deputadas do PSOL pedem cassação de bolsonarista que produziu dossiê de antifascistas

(Foto: Divulgação)

247 - As deputadas estaduais pelo PSOL-SP Isa Penna e Mônica Seixas, da Bancada Ativista, entraram com pedido de cassação do mandato do deputado bolsonarista Douglas Garcia (PSL-SP). A informação é da jornalista Mônica Bergamo.

As parlamentares do PSOL classificaram o ato de Garcia, que anunciou em suas redes sociais ter um dossiê com nomes de pessoas autodenominadas "antifas" (antifascistas), como "um claro estímulo à perseguição das últimas manifestações em defesa da democracia".

A deputada Isa Penna também abriu uma representação no Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pedindo que seja investigada a origem de dossiê.

"Douglas Garcia coletou informações pessoais de pessoas ideologicamente diferentes dele e divulgou tais informações com um intuito de intimidação e violência", afirma a representação enviada ao Ministério Público.

Na segunda-feira (1º), o Ministério Público de São Paulo abriu inquérito civil contra ele e Edson Salomão, presidente do Instituto Conservador e chefe de gabinete de Garcia, para investigar o uso de recursos públicos em suposto "gabinete do ódio" e na coleta de assinaturas para a criação do partido Aliança pelo Brasil, de Jair Bolsonaro (sem partido).

O objetio é apurar suposta prática de atos de improbidade administrativa por parte de Salomão, sob ciência e apoio do deputado estadual, ao utilizar computadores, internet e serviços da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para promover manifestações de ódio contra figuras públicas nas redes sociais e divulgar postagens do Instituto Conservador.

Bolsonaro tira R$ 83 mi de programa contra pobreza no NE: Bolsa Familia

Do Blog de Magno Martins
O secretário de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, retirou R$ 83,9 milhões de um programa de combate à extrema pobreza e realocou o recurso na conta da comunicação institucional da Presidência da República, sob chefia da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom).
A “abertura do orçamento”, como a operação é chamada tecnicamente pelo governo, foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).
Os R$ 83.904.162 deixam os cofres da Transferência de Renda Diretamente às Famílias em Condição de Pobreza e Extrema Pobreza, programa criado em 2004, e que beneficiava populações carentes do Nordeste.
“Abrir ao Orçamento Fiscal da União em favor da Presidência da República, crédito suplementar no valor de R$ 83.904.162,00. Os recursos necessários à abertura do crédito decorrem de anulação de dotação orçamentária conforme indicado [na portaria]”, escreveu Waldery.

Weintraub deve cair do MEC

FacebookTwitterWhatsAppTelegramMessenger

Do Blog de esmael

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, deverá perder a cabeça nas próximas horas ou dias, garante a revista Veja. Além disso, o Supremo Tribunal Federal manteve para esta quinta-feira (4) o depoimento do ministro à Polícia Federal por suposto crime de racismo.

De acordo com a coluna Radar, o demissionário ministro pedirá demissão em virtude da trégua que está sendo construída por interlocutores de Jair Bolsonaro (sem partido) com o judiciário e o legislativo.


O Palácio do Planalto, segundo a revista da Abril, o ministro da Educação não estaria resistindo aos ataques desferidos de dentro e de fora do governo e que Bolsonaro não estaria mais defendendo Weintraub.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), também teria alertado Bolsonaro de que a fala do ministro sobre a noite dos cristais provocaram a ira da comunidade judaica –degradando a interlocução.

Weintraub não é mais suportado pelo STF, a quem chamou os ministros de “vagabundos” e que precisariam ser presos, e coleciona polêmicas e desempenho insuficientes à frente do MEC.

Em relação ao depoimento à Polícia Federal, a bronca diz respeito às declarações de Weintraub em redes sociais sobre a China. O ministro insinuou com postagem nas redes sociais, no início de abril, que a China poderia se beneficiar, de propósito, da crise mundial causada pelo coronavírus.

O texto de Weintraub imitava o jeito de falar do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, que troca a letra “R” pela “L”. O titular do MEC ridicularizava de alguns chineses, que têm dificuldade de expressar termos na língua portuguesa.

O ministro Celso de Mello, do STF, negou um recuso de Weintraub que pedia a suspensão do depoimento à PF. Portanto, o ainda ministro terá de encontrar o “Japonês da Federal” esta tarde.

Tacla Duran rebate ex-ministro Sérgio Moro sobre propina na Lava Jato

FacebookTwitterWhatsAppTelegramMessenger

Do Blog de Esmael

O advogado Rodrigo Tacla Duran, do exílio na Espanha, rebateu nesta quinta-feira (4) o ex-ministro Sérgio Moro e o desafiou para uma careação judicial. “Não tenho nada a esconder”, disse.

Após ter acordo de delação desengavetado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, o advogado Tacla Duran declarou que foi investigado e nunca condenado em diversos países.

“Esclareci tudo que deveria às autoridades competentes e não tenho medo de ser investigado”, desafiou, referindo-se às preocupações de Moro com o conteúdo da delação do ex-advogado da Odebrecht.


Tacla Duran sustenta que pagou propina para o advogado Carlos Zucolotto, amigo e compadre de Moro, para obter vantagens em seu acordo de delação premiada com a Lava-Jato em 2016.

“Fui investigado por anos e por diversos países e nunca fui condenado. Esclareci tudo que deveria ás autoridades competentes e não tenho medo de ser investigado, porque não tenho nada a esconder. A Interpol reconheceu que fui vítima de abuso de autoridade que tem interesse politico”, avisou Rodrigo Tacla Duran.

Em nota, Sérgio Moro surtou ontem (3) com o desengavetamento da delação pelo PGR.

O ex-ministro e ex-juiz da Lava Jato afirmou que “causa-me perplexidade e indignação que tal investigação, baseada em relato inverídico de suposto lavador profissional de dinheiro, e que já havia sido arquivada em 2018, tenha sido retomada e a ela dado seguimento pela atual gestão da Procuradoria-Geral da República logo após a minha saída, em 22/04/2020, do Governo do Presidente Jair Bolsonaro.”

Angelim e a Covid 19: Angelim tem nova queda no Isolamento social


O município que tem 12 casos de Covid 19 confirmado e 01 cura clinica, a do 1º paciente diagnosticado com a doença em nossa cidade.

Porém os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco mostra uma grande queda no Índice de Isolamento Social.
Confirmando que nossa cidade alterna ao longo dos dias melhoras e quedas. 


O índice alcançado por Angelim passou de 48,1% (6º) para 40,0%(104º ) no Estado

Quarta-feira (02/06) - Média estadual - 42,5%

1. Brejão - 46,% (9°) no Estado
2.Terezinha - 46,1% (11°)
3. Águas Belas - 45,2,% (18º)
4.Jucati 43,3% (33º). 
5.Caetés - 42,7% (44º)
6. Canhotinho 42,2% (61°)
7. São Bento do Una 41,7% (71º)
8.Capoeiras 40,3% (97º)
9.Angelim 40,0% (104º)
10.Itaíba 38,7% (124º)

Atleta que 'esnobou' coronavírus vê família inteira doente: 'Não respeitei'

Rafaela Oliveira (Foto: Arquivo pessoal/Rafaela Oliveira)

247 - A corredora Rafaela Oliveira, de Bertioga, no litoral paulista, admitiu que não respeitou o isolamento, mas viu o pai e a mãe testarem positivo para o coronavírus e sentiu medo de perdê-los. "Minha família é muito grande, somos em cinco irmãos. Na casa da minha mãe, a gente não respeitou a quarentena. Eu não respeitei. Achávamos que nunca ia acontecer", afirma. A entrevista foi concedida ao portal G1

O pai dela foi o primeiro a ser diagnosticado com a doença, no último dia 19. No dia seguinte, a mãe também manifestou sintomas, seguido de Rafaela. Os três foram para Santos, junto com o marido da atleta e a irmã mais nova para fazer o teste da doença. Após cinco dias veio a confirmação: os cinco estavam com a Covid-19.

No começo da quarentena ela fazia viagens diárias para Santos, onde fica o seu emprego. Ao chegar em casa, a jovem não tinha os devidos cuidados de higiene, conforme confessa à reportagem. "Não tinha aquele cuidado de tirar o sapato, de tirar a roupa e colocar para lavar. Não acreditava que o vírus ficava na roupa ou sapato", esclarece.

Deputados querem comissão para acompanhar volta às aulas

A retomada das aulas nas escolas públicas brasileiras será acompanhada por uma comissão nacional de parlamentares. O requerimento para a criação da comissão temporária externa foi protocolado hoje na Câmara dos Deputados, com a participação de 12 deputados. A ideia é promover uma arena pública de acompanhamento, discussão e deliberação, que pode contribuir para orientar boas decisões, autônomas e articuladas, pelos entes federativos.
O deputado Danilo Cabral, um dos integrantes do colegiado, afirma que a volta às aulas deve ocorrer de forma planejada, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e visando a preservação da saúde dos estudantes, professores e trabalhadores da educação. “Por imposição da pandemia, tivemos que interromper o ano escolar bruscamente, o retorno das atividades deve assegurar direito à aprendizagem dos alunos, buscando oferecer igualdade de condições e equidade para prioridades na alocação de recursos e ações”, destaca.
Para a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), o Poder Público deve envidar esforços para construir uma efetiva, dialogada e pactuada estratégia para o Retorno às Aulas no âmbito do enfrentamento da Covid-19, envolvendo a participação da União, estados, o Distrito Federal e os municípios. “Soluções improvisadas e limitadas não são capazes de garantir o direito de aprendizagem, ao contrário, podem aprofundar uma oferta desigual e limitar, ainda mais, oportunidades educativas”, afirma.
A comissão pretende promover debates envolvendo especialistas, entidades de representação das categorias da educação, movimento estudantil e governos para a definição do retorno das atividades escolares. “Dessa forma, poderemos contribuir para a elaboração de uma estratégia para essa retomada”, explica Danilo Cabral. Segundo o deputado, a estratégia deve conter a política e as diretrizes para a reorganização dos calendários, dos processos de reposição e de recuperação das aprendizagens.
Além de Danilo Cabral e da Professora Rosa Neide, assinam o requerimento os deputados Waldenor Pereira (PT-BA), Idilvan Alencar (PDT-CE), Maria do Rosario (PT-RS), Margarida Salomão (PT-MG), Zeca Dirceu (PT-PR), Alice Portugal (PCdoB-BA), Rejane Dias (PT-PI), Alencar Santana Braga (PT-SP), Pedro Uczai (PT-SC) e Rogério Correia (PT-MG).

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Presidente do BNB cai 24 horas após ser nomeado

Do Blog de Magno Martins

Indicado pelo Centrão, o novo presidente do Banco do Nordeste, Alexandre Borges Cabral, deve ser exonerado do cargo, segundo fontes do governo. Como mostrou reportagem do Estadão, Cabral é alvo de uma apuração conduzida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre suspeitas de irregularidades em contratações feitas pela Casa da Moeda durante sua gestão à frente da estatal, em 2018. O prejuízo é estimado em R$ 2,2 bilhões.

Foi mais uma indicação política do Centrão depois da aliança dos partidos que formam o bloco com o governo Bolsonaro – a primeira na equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes. Cabral tomou posse ontem, após ser eleito pelo Conselho de Administração. Procurado pelo Estadão, Cabral negou qualquer ilegalidade e disse esperar que o TCU reconheça isso.
Na cerimônia de posse, afirmou que sua indicação é “técnica” e se deu por causa da sua “experiência exitosa” à frente da Casa da Moeda. Cabral foi indicado para o cargo pelo PL, de Valdemar Costa Neto, em troca de apoio do partido ao governo no Congresso.
Auditores atribuem ao executivo “possível ato de gestão temerária” na presidência da estatal e o descrevem como um dos “potenciais responsáveis” por prejuízos em contratos firmados durante sua gestão.
As supostas irregularidades estão relacionadas à fraude e direcionamento de licitações para as empresas Sicpa e Ceptis, que resultaram em contratos destinados à operação do Sistema de Controle de Bebidas (Sicobe) e do Sistema de Controle e Rastreamento da Produção de Cigarros (Scorpios). Os valores dos pagamentos, somados, superam R$ 11 bilhões.

Angelim e a Covid 19 : Angelim lidera o Isolamento Social no Agreste Meridional


O município que teve ontem mais 04 casos de Covid 19 confirmado e agora temos 12 casos e 01 cura clinica, a do 1º paciente diagnosticado com a doença em nossa cidade.

Porém os dados divulgados hoje pelo Ministério Público de Pernambuco mostra uma grande sobida no Índice de Isolamento Social.
Confirmando que nossa cidade alterna ao longo dos dias melhoras e quedas. 

O índice alcançado por Angelim passou de 43,5% (57º) para 48,1%(6º ) no Estado

Terça-feira (02/06) - Média estadual - 43,5%

1. Angelim - 48,1% (6°) no Estado
2. Brejão - 45,5% (17°)
3. Caetés - 44,4% (27º)
4. Terezinha - 43,2% (37°)
5. Palmeirina - 42,2% (53º)
6. Itaíba - 39,4% (108º)
7. Iati - 38,9% (115º)
8. Garanhuns - 38,7% (124º)
9. Águas Belas - 38,3% (130º)
10. Jupi - 38,1% (137º)

Governo denuncia o crime do racismo cometendo-o



Josias de Souza Colunista do UOL

Os críticos e Jair Bolsonaro se exaurem tentando analisar sua administração sob a ótica da lógica e do bom senso. Querem enquadrar em conceitos clássicos um governo que não se encaixa em nenhum modelo acadêmico. Bolsonaro opera com método próprio.

Na Fundação Palmares, vinculada à Secretaria Nacional de Cultura, a metodologia administrativa de Bolsonaro roça a perfeição. Ali, encontrou-se uma maneira revolucionária de demonstrar a discriminação contra o negro no Brasil. O governo denuncia o crime do racismo cometendo-o.

Bolsonaro quebrou lanças na Justiça para colocar no comando da fundação responsável por zelar pelos interesses da comunidade afrodescendente o jornalista negro Sérgio Camargo. Descobriu-se de saída que ele acredita que escravidão foi "benéfica para os descendentes" dos escravos.

Veio à luz agora uma gravação feita em reunião com assessores sem que o mandachuva da fundação soubesse. Discutia-se o sumiço de um celular de Sérgio Camargo. "Quem poderia ter feito isso?", indagou o presidente da fundação. "Os vagabundos do movimento negro, essa escória maldita", disse o executivo negro.

Na mesma fita, a voz de Sérgio Camargo soa esculhambando o líder negro que dá nome à fundação dirigida por ele: "Não tenho que admirar Zumbi dos Palmares, que também era um filho da puta que escravizava pretos." Desancou uma mãe de santo, chamando-a de "uma filha da puta de uma macumbeira."

Camargo é um gestor rigoroso. Cobra resultados dos subordinados: "Esses filhos da puta da esquerda não admitem negros de direita. Vou colocar meta aqui para todos os diretores: cada um entregar um esquerdista. Quem não entregar esquerdista vai sair. É o mínimo que vocês têm que fazer."

Bolsonaro revela-se uma caricatura do conservadorismo. Confunde-se com o arcaísmo. Tem a missão secreta e inconsciente de expor o atraso do Brasil. Depois da passagem de Sérgio Camargo pela Fundação Palmares ninguém pode duvidar da existência de um racismo estrutural no Brasil.

Só mesmo um presidente revolucionário como Bolsonaro conseguiria executar com tanto êxito um plano de autodesconstrução. Não ajuda na reeleição. Ao contrário, aprofunda a decomposição. Mas escancara didaticamente séculos de hipocrisia.

DETRAN-PE adota CNH e CRLV digital para veículos de Pernambuco



O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, seguindo as determinações do Governo de Pernambuco informa que em cumprimento às medidas anunciadas pela gestão estadual, e com o objetivo de colaborar com as ações de combate à Covid-19, os atendimentos presenciais estão suspensos em todas as unidades do Órgão, desde o dia 23 de março, por tempo indeterminado. A medida visa proteger a saúde de seus servidores e da população em geral, evitando o contágio comunitário.

Diante disso, o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, informa que o Órgão está reforçando as versões eletrônicas do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV Eletrônico, e Carteira Nacional de Habilitação – CNH Digital, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT, que reúne os dois documentos de porte obrigatório no trânsito. A ação é fruto da parceria com o Serviço de Processamento de Dados – Serpro, e Departamento Nacional de Trânsito – Denatran.

A CNH Digital e o CRLV na versão eletrônica trazem todas as informações do documento impresso e têm a mesma validade jurídica do físico. Para ter o documento digital, o proprietário tem que ter pago o licenciamento do veículo de 2019. O acesso ao CRLV Digital é possível adicionando o documento após download do aplicativo CDT, disponível no Google Play e App Store. O cadastramento do veículo pode ser realizado no próprio aplicativo. Tanto a CNH quanto o CRLV digital poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

O CRLV Digital pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O compartilhamento pode ser realizado para até cinco pessoas ao mesmo tempo. Quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito. Quando o proprietário do veículo não quiser mais compartilhar o documento, é só cancelar a opção no aplicativo.

Segurança – O documento digital do usuário está protegido por uma senha de acesso de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. O acesso ao aplicativo pode ser feito também com a leitura da impressão digital do usuário nos dispositivos móveis que já possuam leitor por biometria.

A autenticidade do documento é garantida pelo QR Code, que pode ser lido para verificar se há alguma falsificação no documento durante uma fiscalização de trânsito. O procedimento de obtenção do CRLV e da CNH Digital é 100% online, não sendo necessário o comparecimento do proprietário ao Detran-PE.

Regionalização do Plano de Convivência com a Covid-19 será formatada com cada região

Foto: Helia Scheppa

Em mais uma reunião por videoconferência, o governador Paulo Câmara apresentou, com a participação da Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, os detalhes do “Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19” para prefeitos do interior. O chefe do Executivo Estadual destacou a ampliação da infraestrutura em saúde no interior e a inclusão no plano de questões sociais e econômicas de todas as macrorregiões de Pernambuco.

A partir da próxima semana, o Governo do Estado, em parceria com a Amupe, irá realizar reuniões setoriais e regionalizadas com os prefeitos, no âmbito do plano. “Fizemos uma reunião com os prefeitos e prefeitas do Estado de Pernambuco, sob a coordenação da Amupe, e apresentamos o Plano de Convivência com a Covid-19, com o olhar da economia, as datas previstas para início da retomada de alguns serviços e como vai ser tocado esse plano. Agora, diante de alguns cenários de estabilização, nós já estamos discutindo como será o futuro, e a participação dos prefeitos é fundamental”, disse o governador.

Paulo Câmara fez questão de enfatizar a importância de envolver os prefeitos nessa questão do Plano de Monitoramento e Convivência com a Covid-19, que determina a retomada gradual e planejada das atividades econômicas em todo o Estado. Pelo cronograma, 32 setores da economia terão as medidas restritivas flexibilizadas.

Serão considerados, prioritariamente, a relevância socioeconômica dos setores e os riscos que o retorno de cada atividade representa para a saúde. Os próximos 15 dias serão determinantes para testar a segurança da flexibilização e os impactos na saúde da população. A partir do dia 08 de junho, a construção civil começará o retorno gradual na Região Metropolitana do Recife e no interior. Na RMR, as obras serão liberadas com 50% dos funcionários e no horário das 9h às 18h. Já no interior, a liberação também é de 50%, sem limitação de horário.

No dia 15 de junho, os serviços de atendimento ao público entrarão no circuito de flexibilização. Salões de beleza e serviços de estéticas estarão liberados, podendo atender um cliente por vez, sem fila de espera e com higienização entre um cliente e outro. Varejos de bairro também poderão funcionar, em lojas de até 200 metros quadrados. Shoppings centers, centros comerciais e praça de alimentação poderão adicionar o atendimento via coleta na operação.

REGIONALIZAÇÃO – Os esforços do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, garantiram a abertura de 1.108 leitos (535 de terapia intensiva) na Região Metropolitana do Recife e 421 vagas dedicadas exclusivamente a pacientes com a Covid-19 em cidades polo do interior, sendo 139 de UTIs e 282 de enfermaria, englobando todas as macrorregiões de Saúde do Estado. Na RMR, os leitos estão distribuídos pela capital, Olinda, Paulista, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho e Moreno.

Na II macrorregional, que engloba municípios do Agreste pernambucano, há 142 leitos, sendo 68 de UTI e 74 de enfermaria nos hospitais Mestre Vitalino e Regional do Agreste (Caruaru), Dom Moura e UPAE, em Garanhuns. Na III macrorregião, há 33 leitos, sendo oito UTIs, nos hospitais Rui de Barros Correia (Arcoverde) e Emília Câmara e no Hospam (Serra Talhada). Na IV macrorregional, os leitos estão distribuídos pelos hospitais Inácio de Sá (Salgueiro), Santa Maria (Araripina); Neurocardio, Dom Malan e UPAE de Petrolina; além do Hospital Regional de Ouricuri, totalizando 114 leitos (20 de UTI). Além disso, ainda há vagas nas cidades de Palmares (50, sendo 20 de UTI), Limoeiro (30, sendo 20 de UTI), Vitória de Santo Antão (10) e Goiana (68, sendo seis UTIs).

Nessa rede de Saúde, destaque para os hospitais Agamenon Magalhães e de Referência Covid-19 – Unidade Boa Viagem (antigo Alfa), que possuem o maior número de vagas de UTI, com 60 leitos cada um. O Agamenon Magalhães conta com 30 vagas para admissão e estabilização de pacientes e o Hospital de Referência Covid-19 Boa Viagem, outros 120 leitos de enfermaria, totalizando 180. O Hospital Universitário Oswaldo Cruz implantou 176 leitos dedicados à doença, sendo 45 UTIs. O Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, tem 40 vagas de Terapia Intensiva. Já no interior, o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, conta com 65 leitos para o tratamento da doença, sendo 40 UTIs.

Congresso identifica 2 milhões de anúncios da Secom de Bolsonaro em sites de fake news e pornográficos

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News 
(Foto: Edilson Rodriques/Agência Senado)


247 - A Secom, presidida por Fábio Wajngarten, comprou inserções com verba pública mais de 2 milhões de vezes em sites considerados inadequados. Entre eles estão sites que divulgam notícias falsas, oferecem investimentos ilegais e até aplicativos com conteúdo pornográfico.


A reportagem do jornal O Globo destaca que “o relatório, elaborado por consultores legislativos, foi divulgado nesta terça-feira pela CPMI. Seus dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso a Informação (LAI). O relatório diz que, apesar de ter solicitado informações do período entre janeiro e novembro de 2019, a Secom só forneceu dados referentes a 38 dias, entre 6 de junho e 13 de julho do ano passado.”

A matéria ainda acrescenta que “mesmo assim, segundo o relatório, foi possível identificar que parte dos anúncios pagos pela Secom foi parar em canais com conteúdo inadequado. A verba utilizada neste período era para a campanha sobre a Reforma da Previdência e se refere a recursos distribuídos na internet por meio da plataforma Adwords e Adsense do Google. Essa publicidade é direcionada de forma automática aos sites pelas plataformas, mas é possível ao anunciante bloquear tanto sites específicos quanto categorias de assuntos.”