sábado, 1 de setembro de 2018

Rosa Weber é Sérgio Moro, não tem jeito

POR FERNANDO BRITO · No TIJOLAÇO


A Doutora Rosa Weber é muito boa de boca.

Seu discurso é liberal, mas seus votos são ditados por seu ex-auxiliar Sérgio Moro.

É crônico, repetitivo.

“Não tenho provas, mas a literatura jurídica me permite condenar”

“Sou contra a prisão antes do trânsito em julgado, mas o princípio da colegialidade me obriga a ser a favor”.

Agora, o tratado de Direitos Humanos é muito bom, mas faltou o decreto, ainda que o Congresso tenha ratificado e o governo tenha depositado o compromisso na ONU.

Ela diz que é da competência do Congresso “resolver definitivamente” sobre os tratados internacionais.

O Congresso Nacional resolveu definitivamente, diz ela, mas diz que isso se “ratifica ou não” segundo a vontade do Executivo, que assinou o tratado.

Como diria a minha avó, faltou o carimbo.

Ainda que a ONU diga que o que vale é o depósito da concordância pelo pais.

Esta senhora, se não estivesse destruindo o pais, seria digna de pena pela mediocridade.

Não há esperança de salvação para o Brasil senão pela extirpação de uma gente que, sem argumentos, diz que algo é justo, mas que, por falta de um papel, vale o injusto.

Chega a dizer que”o tratado vale lá fora”, mas não vale aqui.

Quer dizer, podemos defender alguém ser candidato ao governo do Iraque, por decisão da ONU, mas não aceitamos que possa ser aqui.

Desse mato aí não sai cachorro.

Barroso não é um juiz, é um tirano

Por Fernando Brito no TIJOLAÇO



Assisti, pacientemente, a leitura do diktat – aquilo não é um voto – de Luiz Roberto Barroso.

Foi além de tudo o que de pior se pudesse esperar.

Mistificou vergonhosamente, dizendo que o efeito suspensivo do artigo 26-A da Lei da Ficha Limpa, dizendo que só haveria suspensão da inelegilibilidade se esta houvesse sido decretada por tribunal superior (STJ ou STF) quando o texto legal diz, claramente que se pode “suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal” e não decisão em recurso.

Numa palavra, torceu a lei.

Tergiversou da maneira mais constrangedora sobre a decisão do Comitê dos Direitos Humanos da ONU: “deve ser considerada, mas eu não a considero de cabo a rabo”.

Aliás, reduziu a decisão a um “palpite” de uns “rapazes desinformados”.

Mas o ponto mais baixo de sua peroração foi quando decretou o “afastamento do artigo 16-A da lei eleitoral, que mantém os direitos do candidato enquanto o registro estiver sub-júdice.

Está sub-júdice, no entendimento de Barroso, aquilo que ele ainda não decidiu.

É óbvio que tudo que está em discussão judicial – e cabe recurso da decisão do TSE ao STJ e ao STF – está sub-júdice.

Neste caso, ainda pior, isso seja a negativa do que está expresso em lei e a negativa a tudo o que a Justiça Eleitoral praticou até hoje.

Barroso pretendeu cassar o duplo grau de jurisdição, que é outro princípio ao qual o Brasil aderiu, desta vez a Convenção Americana de Direitos Humanos que dispõe (artigo 8°, 2, h) que “durante o processo, toda pessoa tem direito, em plena igualdade ao direito de recorrer da sentença para juiz ou tribunal superior.

Derivou daí para a chantagem expressa: enquanto o PT e aliados não aceitarem sua decisão e substituírem Lula como candidato, estarão fora do horário eleitoral.

Está claro, para quem não quiser ser cego, que não há um julgamento, com ponderação, análise, prudência.

As cartas, marcadas, estão lançadas.

É, agora, dizer ao povo: não há justiça para quem quiser dissentir do coro das elites.

Já não temos uma eleição, temos uma tirania a ser derrubada, se tivermos força, pelo voto do povo, que se quer castrar.

Assista ao vídeo de Lula que Barroso e a Globo querem censurar

247-O ministro Luis Roberto Barroso, que escreveu seu epitáfio nesta noite, ao desafiar a ONU e propor o banimento de Lula, líder em todas as pesquisas, da eleição presidencial de 2018, também fez uma proposta indecente: de que o PT trocasse Lula por Fernando Haddad, se não quisesse perder seu tempo de televisão. O ex-presidente, no entanto, reagiu prontamente e divulgou o vídeo de sua campanha, que Barroso – o ministro do Supremo Tribunal Federal mais próximo à Globo – pretende censurar.



Haddad vai a Lula para estratégia após decisão do TSE

Candidato a vice na chapa petista vai visitar ex-presidente em Curitiba, na segunda-feira, para definir rumos da campanha presidencial
Sergio Roxo – O Globo – Enviado especial

FORTALEZA — Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de negar o registro da candidatura de Lula à Presidência, o candidato a vice na chapa do PT, Fernando Haddad, vai se encontrar, na próxima segunda-feira, com o ex-presidente, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, para definir os próximos passos da estratégia para as eleições. 
O PT terá que definir a forma de fazer a troca na cabeça da chapa diante da derrota no TSE. Mesmo com as movimentações do tribunal já indicando que o julgamento aconteceria na sexta-feira, Lula se recusou a tratar do assunto na quinta-feira, quando recebeu a visita de Haddad. Por isso, a necessidade de uma nova conversa na segunda-feira.
— Estarei com Lula na segunda, vou levar ao conhecimento dele o resultado do Tribunal Superior Eleitoral e ali vamos discutir o que fazer — afirmou Haddad, no começo da tarde de ontem, em Fortaleza.
Na noite de ontem, Haddad encerrou apressadamente um encontro com lideranças de movimentos sociais, em Fortaleza (CE), para se reunir por teleconferência, do hotel onde estava hospedado, com integrantes da coordenação de campanha, em São Paulo, para discutir o quadro político.
Na sua rápida fala antes de sair, destacou que o julgamento do TSE acontecia exatamente dois anos depois de o Senado sacramentar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Voto de Fachin favorável a Lula: surpresa para colegas

Edson Fachin, do STF, surpreendeu colegas do Supremo e também antigos amigos do mundo acadêmico ao votar pelo registro de Lula na corrida eleitoral –mas cada lado reagiu de uma forma. No fim, a maioria do TSE decidiu que o petista não pode ser candidato.
Colegas de corte disseram não ter entendido como Fachin pode ter votado para manter o ex-presidente preso e, depois, pela liberação de sua candidatura.
Já os que o conhecem há anos e são próximos, celebraram: “O jurista está vivo”, disse um amigo. Fachin entendeu que o despacho da ONU deveria ser seguido. (Folha Painel)

Maioria do TSE decide que Lula não pode ser candidato

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria, na noite desta sexta-feira, contra o registro do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com base no entendimento de que o petista está enquadrado na Lei da Ficha Limpa. A maioria do tribunal também quer impedir Lula de manter atividades de campanha – como o horário eleitoral no rádio e na televisão – até que a sua coligação faça a sua substituição na cabeça de chapa dentro de um prazo de 10 dias.
Luís Roberto Barroso, ministro relator da ação, foi o primeiro a votar e indeferiu o pedido de candidatura de Lula. Os ministros Tarcísio Vieira, Admar Gonzaga, Jorge Mussi e Og Fernandes acompanharam Barroso e votaram pela inelegibilidade. Já o ministro Edson Fachin votou a favor do ex-presidente.
O TSE é composto por sete ministros. Ainda vai votar a presidente Rosa Weber.

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Agenda dos candidatos ao Governo de Pernambuco para hoje


Armando Monteiro (PTB)
13h00 – Gravação para o Guia
21h00 – Sabatina na TVU

Júlio Lóssio (Rede)
11h00 – Sabatina na TV Jornal. Local: TV Jornal, Rua do Lima, Recife – PE;
14h00 – Participação da Conferência Estadual de Educação para apresentação das propostas de Governo. Local: Hotel Canari’us, em Gravatá;
17h00 – Encontro com blogueiros em Bezerros.

Maurício Rands (PROS)
10h00 – Entrega plataforma de política habitacional. Rua 11, quadra Q do Conjunto Habitacional Nossa Prata. Maranguape II – Paulista
14h30 – Entrega das diretrizes e as principais propostas de políticas educacionais. Hotel Canarius, Gravatá
18h00 – Comitê do deputado federal João Fernando Coutinho (PROS) – Piedade – Jaboatão dos Guararapes

Paulo Câmara (PSB)
12h00 – Entrevista para a Salgueiro FM. Local: Avenida Antônio Angelim, 580 – 1º andar – Santo Antônio
12h30 – Prosa Política com a deputada Creuza. Local: Spaço Fest - Rua Casal Joaquim Levino e Hercília (atrás do shopping)
14h00 – Visita ao candidato Bruno Marreca. Local: Rua Amancio Horacio da Cruz Neves, 3707 - Bairro Primavera 
17h00 – Prosa Política com o prefeito Tácio Pontes. Local: Clube 26 de Julho - Rua Dr. Miguel, S/N (próximo à Prefeitura) Parnamirim
19h30 – Prosa Política com Antônio Fernando. Local: Clube de Alemão – Bairro Santa Maria – PE 604 Km 02. Ouricuri.

XP/Ipespe: rejeição de Bolsonaro chega a 61% com risco de “voto útil” contra ele crescer


De Marcos Mortari do InfoMoney.

A poucos dias do início da campanha no rádio e na televisão, onde deverá ser alvo de ataques e terá pouco espaço para se defender, o deputado Jair Bolsonaro (PSL) mantém a liderança da corrida presidencial nos cenários sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas também vê sua rejeição atingir o maior nível já registrado. É o que mostra pesquisa realizada pelo Ipespe entre 27 e 29 de agosto, a 15° encomendada pela XP Investimentos. O levantamento, registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-07252/2018, ouviu 1.000 pessoas e tem margem máxima de erro de 3,2 pontos para cima ou para baixo.

Segundo a pesquisa, Bolsonaro manteve apoio de uma faixa entre 21% e 23% dos entrevistados, dependendo do cenário considerado. A maior taxa é registrada quando a candidatura de Lula não é considerada. Preso há quase cinco meses após ser condenado por unanimidade em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o petista está potencialmente inelegível em função da Lei da Ficha Limpa. Neste caso, Bolsonaro apresenta vantagem de até 10 pontos percentuais em relação ao adversário mais bem posicionado, no caso Marina Silva (Rede), com 13% das intenções de voto. A ex-senadora está tecnicamente empatada com o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), com 10%, e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), com 9%.

(…)

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre os candidatos em que não votariam sob nenhuma hipótese. Pela primeira vez desde que o levantamento começou a ser feito, em maio, Bolsonaro atingiu a marca de 61% e passou a liderar numericamente o ranking, em condição de empate técnico com todos os candidatos testados, exceto Álvaro Dias, ainda desconhecido por 31% dos eleitores. Lula oscilou 2 pontos percentuais para baixo, chegando aos 58% de rejeição, ao passo que Marina Silva manteve-se na taxa de 60%, seu maior patamar. Alckmin e Ciro têm 59%, 3 pontos a mais que Haddad, ainda desconhecido por 24% dos entrevistados.

Após pito do Exército, Temer soa ridículo no Rio

Josias de Souza


Em visita ao Rio de Janeiro, Michel Temer disse estar “satisfeitíssimo” com os resultados “extraordinários” obtidos após a intervenção federal na segurança pública do Estado. As declarações do presidente não encontram amparo na realidade.


Temer voou para o Rio uma semana depois da carraspana que o comandante do Exército passou nos políticos que gravitam na órbita da intervenção. Seis meses depois do decreto assinado por Temer, disse o general Eduardo Villas Bôas, “o componente militar é, aparentemente, o único a engajar-se na missão''. Dias antes, três soldados haviam morrido em tiroteio no Complexo do Alemão.
Sob os efeitos do pito do general, Temer reconheceu indiretamente que a ação no Rio foi projetada em cima do joelho. O reconhecimento veio embutido na declaração em que o presidente enfatizou que, em um semestre de intervenção, houve apenas “três ou quatro meses” de ações concretas nas ruas. “Os índices de combate à criminalidade são extraordinários”, disse.
Em fevereiro, quando decidiu colocar em prática a “jogada de mestre” da intervenção, Temer invadiu os lares dos brasileiros para assegurar, num pronunciamento em rede nacional: “…Derrotaremos aqueles que sequestram a tranquilidade do povo em nossas cidades. Nossos presídios não serão mais escritórios de bandidos, nem nossas praças continuarão a ser salões de festa do crime organizado.” (reveja o pronunciamento de Temer no rodapé)
Ainda que sejam levados em conta avanços pontuais em estatísticas de roubo e de latrocínios, não há no Rio ou em qualquer outro pedaço do mapa brasileiro nada que possa levar à conclusão de que a bandidagem foi derrotada ou de que o Estado prevaleceu sobre as facções criminosas no interior dos presídios. Não há tampouco vestígio de sensação de segurança nas praças.
Um presidente que promete corrigir em seis meses distorções seculares é um tolo. E um presidente tolo que se dispõe a ofender a realidade sem se dar conta de que flerta com o ridículo está no mundo da Lua ou numa roda de cínicos. Em nenhuma das duas hipóteses, será uma autoridade que mereça atenção.
A essa altura, a única informação relevante relacionada a Temer é a seguinte: faltam 123 dias para o atual inquilino do Palácio do Planalto voltar para casa —ou para outro local menos acolhedor.

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Paulo: Nosso lado está claro. É a favor do povo e de Lula


De volta à Zona da Mata Sul para mais duas edições do Prosa Política, a Caravana da Frente Popular de Pernambuco visitou, na noite de ontem, os municípios de Xexéu e Palmares. Na ocasião, o governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), garantiu que não deixará o caminho do atraso chegar ao Estado, assim como ocorreu no Brasil sob o comando do presidente Michel Temer. Aos moradores do município, o líder socialista disse que vai continuar ao lado do povo, como sempre aconteceu com a Frente Popular. A candidata a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), os postulantes ao Senado, Humberto Costa (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB), além dos proporcionais Raul Henry (MSB/federal) e Clodoaldo Magalhães (PSB/estadual), acompanharam as agendas.

“A gente tem um lado muito claro a favor do povo, o lado do presidente Lula, que está no nosso palanque, nos apoia, quer continuar a ajudar Pernambuco como ele ajudou lá atrás com Eduardo Campos. Eu tenho certeza que o presidente Lula conhece o Nordeste, conhece Pernambuco, conhece o problema do povo, vai continuar a fazer parcerias que sejam efetivamente a favor do povo de Pernambuco. Não como quer fazer esse presidente que está aí: diz que manda dinheiro e não manda, diz que ajuda e não ajuda, diz que não persegue, mas persegue todo dia. Persegue porque sabe muito bem que a gente não vai abaixar a cabeça para governo ruim, para governo que prejudica o povo”, enfatizou o líder socialista.
Ao público da região, Paulo disse que o compromisso da Frente Popular é trabalhar por um Pernambuco melhor e poder mudar a realidade de uma crise que não começou no Estado, mas foi provocada nacionalmente.  “Vamos fazer com que as coisas erradas sejam mudadas para que esse presidente que está lá possa se despedir. Temos consciência do nosso papel, por isso Pernambuco tem lado, o governador Paulo Câmara tem lado, os senadores Humberto e Jarbas têm lado e vamos trabalhar ao lado do povo. E o lado de lá, vocês sabem quem são as pessoas que estão do lado de lá, a turma do Temer está toda lá. A turma do Temer quer fazer em Pernambuco o que fizeram no Brasil, mas a gente não vai deixar”, cravou Paulo Câmara.
O senador Humberto Costa também destacou a tentativa da oposição de colar a imagem de Paulo Câmara à de Temer, destacando que a oposição recorre a todo tipo de política para prejudicar a imagem da Frente Popular. “Vejam como esse presidente é odiado no Brasil. Em vez de dizer que quem está com ele, Temer diz que é o adversário quem o apoia. Mas o povo sabe. O palanque de lá tem três ex-ministros de Temer. Nosso palanque é o do trabalho e da unidade”, lembrou.

Armando anuncia 13º do Bolsa Família


Armando Monteiro, candidato ao Governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, anunciou, hoje, um conjunto de medidas que pretende adotar no governo a partir de janeiro, a exemplo do pagamento do 13º para os beneficiários do Bolsa Família.

“Vamos retomar o debate que realmente importa ao povo, agir para recuperar o protagonismo que Pernambuco perdeu entre os Estados do Nordeste e resolver os problemas que se agravaram em áreas como as de segurança e da saúde”, acrescenta. “A má gestão do governo estadual deixou milhares de famílias em situação de extrema pobreza. É para elas que precisamos voltar o olhar e todo o nosso trabalho”.
“Em função disso, o nosso governo vai estabelecer um conjunto de ações sociais para proteger as camadas mais vulneráveis da população. A primeira delas será o pagamento do 13º para os inscritos no Bolsa Família, beneficiando mais de 1,15 milhão de pernambucanas e pernambucanos. A segunda é ampliar o programa Chapéu de Palha, que teve seu orçamento e o número de beneficiários reduzido nos últimos anos”, concluiu.

A fria hora da execução



POR FERNANDO BRITO  no TIJOLAÇO


A ministra Rosa Weber, aquela que se preocupa com a delicadeza de “seguir o princípio da colegialidade” e votar contra o que – ao menos alegadamente – diz acreditar, resolveu “matar o mal pela raiz”.

Sem dizer claramente para o que é, marcou para sexta-feira uma sessão extraordinária do TSE que, na prática, será o fuzilamento da candidatura de Luís Inácio Lula da Silva à Presidência da República.

Não importa que a lei lhe garanta o direito de ser candidato se houver recurso plausível contra sua sentença.

Não importa que a ONU, através de seu comitê de Direitos Humanos, tenha exigido seu direito de candidatar-se.

Não importa que a maioria do povo brasileiro deseje, apesar de tudo o que se diz, dar-lhe o voto.

Roma não aceita que ele seja candidato e vença, como está claro que venceria, até pela boca de seus maiores inimigos.

Minto: nem em Roma, porque lá os melhores imperadores não voltavam o polegar para baixo quando a platéia do Coliseu clamava pelo gladiador derrubado.

O Judiciário brasileiro já há muito deixou “pra lá” o exercício de sua função de agir em nome do povo. Age em seu próprio nome e vontade, mesmo.

O novo presidente do STJ, João Otávio de Noronha, disse hoje que queremos ser “210 milhões de juízes” e que isso não pode ser tolerado, em nome do império dos “doutos”

Pois somos, excelência, somos 210 milhões de juízes dos que invocam o direito de usurpar nossa vontade e o dia haverá, ainda que na história, em que suas imunidades não os protegerão do julgamento destes 210 milhões.

Sexta-feira, não se iludam, os que querem ser donos da sua vontade, dos seus desejos, dos seus direitos, do seu voto decidirão que ele não pode ser dado a Lula.

O mesmo homem que, a vários deles, nomeou e deu poder, sem nunca lhes exigir submissão.

Não lhes pediu, mas não descobriu que eram submissos. Vassalos da mídia, vassalos das camadas dominantes, incapazes de porem retas suas colunas e dizer que a vontade do povo é soberana.

Vão disparar seus votos como o fariam com fuzis um pelotão de execução.

E, embora saibam, ainda não acreditam que nenhum corpo cairá à sua frente.

Ao contrário, levantar-se-á a vontade nacional, contra a qual nada podem.

Somos 210 milhões de juízes, sim, e em meio a este jogo de cartas marcadas e imundas, há um povo que, a comover o coração de quem ainda o tenha, está resistindo a esta camada de inúteis, para os quais a vontade popular é corrupta, burra e estúpida.

É o contrário.

Amanhã, proibindo Lula de ser candidato, os senhores e senhoras o elegerão, de alguma forma e não sem causar mais traumas a este país doído.

A pequenez de quem considera tão sábio – mas que não é capaz de ver o óbvio, que governos sem legitimidade, embora os senhores os considerem legalmente instituídos rapidamente se tornam isso que temos aí.

Mas os senhores dirão que têm objeções morais a Lula, que olha os pobres.

Mas nenhuma objeção a dormirem hoje, tranquilos, com seus aumentos embolsados.

Tripas forras das migalhas que lhes caem, por serem mansos.

Agenda dos candidatos ao Governo de Pernambuco 2018

Agenda da candidata Simone Fontana (PSTU)

9h reunião com assessoria política no comitê. 

14h Debate com demais candidatos ao governo sobre Política Estadual de Inclusão da Pessoa com Deficiência, na APEC, Cordeiro.

Agenda do candidato Júlio Lóssio (Rede)

8h30 – Ato com Lideranças de Olinda

10h - Reunião com a coordenação de campanha

14h – Participa do Debate organizado pela APEC – Associação Pernambucana de Cegos

Local: Instituto Antônio Pessoa de Queiroz – IAPQ, localizado na Rua Guilherme Pinto, 146, Graças, Recife

19h – Gravação de guia eleitoral

Agenda do candidato Armando Monteiro Neto (PTB)

16h - Caminhada em Camaragibe - Bairro dos Estados

19h- Inauguração do Comitê de Antônio Campos em Olinda

20h - Inauguração do Comitê de Terezinha Nunes

20h30 - Ato Político com Priscila Krause

Paulo Câmara: "Temer não tem o nosso apoio e nunca teve"

O governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), reafirma a sua veemente oposição ao modelo discriminatório e perseguidor de governar do presidente Michel Temer (MDB), que, em entrevista à Rádio Jornal, nesta quarta-feira (29/08), tentou confundir a população pernambucana, com declarações inverídicas e com notada pretensão de ajudar o seu desesperado palanque em nosso Estado. "O presidente Temer não tem o nosso apoio e nunca teve em nenhum dos momentos do seu Governo. Pelo contrário: éramos a favor de novas eleições (após o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff). Não aceitamos cargos no governo dele! O PSB não aceitou, a Executiva do partido não aceitou", recordou Câmara, também em entrevista à emissora.

Registrando pontos em que ele e o PSB se colocaram contrários às propostas apresentadas pelo Governo Federal, Paulo Câmara frisou a retaliação praticada por Temer. "Nós fomos contra a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, a venda da Eletrobras, o Teto de Gastos (públicos). São posições muito claras nossas. E nós fomos discriminados. A (devolução da) autonomia de Suape foi remarcada, e ele não fez, porque fomos contra a Reforma Trabalhista", relembrou. 

Esclarecendo sobre a ausência de repasses de recursos federais à primeira etapa da obra da Adutora do Agreste, Paulo Câmara pontuou que, em 2018 a intervenção não recebeu um único real vindo da União. "Nós estamos fazendo graças ao esforço da Compesa, que está executando. A segunda etapa ainda não tem nem prazo para começar. Só vamos abranger nove municípios do Agreste, e os demais estão sem prazo para iniciar essas obras. Tivemos que fazer obras com os recursos do Governo do Estado para suprir a questão da água. Fizemos a Adutora do Pirangi, a Adutora do Alto Capibaribe", pontuou. 


O governador também lembrou a falta de sensibilidade do Governo Federal e do presidente Michel Temer, que, apesar de ter visitado Pernambuco durante a enchente que atingiu a Zona Mata Sul, no primeiro semestre do ano passado, ignorou a necessidade de reestruturação dos municípios afetados. "Estamos (o Estado) fazendo parcerias com os municípios. Não tivemos apoio na reconstrução das casas. Não tivemos apoio com Cartão Reforma para as casas atingidas", registrou. 

A discriminação do Governo Temer com a Região Nordeste foi explicitada, por Paulo, que lembrou que os governadores do Nordeste precisaram se unir para cobrar publicamente. "Toda vez que precisávamos deliberar sobre recursos da União, nós estivemos com os governadores do Nordeste. Nós fomos para cima na questão da Repatriação porque eles não queriam dividir as multas e os juros. Como também formos para cima na efetivação da proposta de venda do Rio São Francisco, mandamos uma Carta no dia 7 de setembro de 2017, assinada por todos os governadores. A prova do "respeito" é que nunca tivemos resposta", recordou.

MINISTÉRIO - Paulo lembrou que o deputado federal Fernando Filho foi indicado ao Ministério de Minas e Energia pela bancada do PSB na Câmara Federal, em contraposição à decisão partidária. "Um ministro que saiu do PSB justamente pelo partido não concordar com o trabalho dele. Ele ia ser expulso do PSB e, por isso, saiu", destacou, ressaltando o desserviço prestado pelo parlamentar à frente da pasta.

Temer escolheu Paulo como chefe da sua turma, diz aliado de Armando

O prefeito de Garanhuns, avaliou como reveladora a entrevista em que o presidente Michel Temer confirma as relações que manteve com o governador Paulo Câmara desde o impeachment de Dilma. “O governador é o verdadeiro chefe da ‘Turma de Temer’ em Pernambuco. O próprio Temer disse que Paulo Câmara sempre esteve ao lado dele na condição de um aliado, liberando os secretários para votarem pelo impeachment, sem nem precisar de pedidos”, comentou o prefeito, referindo-se à entrevista dada por Michel Temer nesta quarta-feira à Rádio Jornal. 

Ao vivo, direto de Brasília, Temer afirmou: “Aliás, desde o primeiro momento ele deu esse apoio. Você se lembra do episódio do impeachment, quando os deputados ligados a ele todos votaram pelo impeachment, sem que eu fizesse qualquer pedido”.

Temer demonstrou um carinho especial por Paulo Câmara, afirmando que entende a tentativa do governador em esconder a ligação entre os dois. 

“Temer deixou claro que tudo não passa de uma jogada eleitoral, que logo depois das eleições Paulo voltará a ser seu amigo, com tudo devidamente pacificado”, ressaltou o prefeito. 

“O governador está em campanha eleitoral, ele me apoiou durante todo o período desde a questão do afastamento da senhora ex-presidente, né? Vamos compreender a posição dele. É natural você verá que logo depois da eleição ele se pacifica, não tenho dúvida disso”, disse Temer na rádio.

Agenda do candidato à reeleição Paulo Câmara desta quinta-feira (30


11h30 - Entrevista à TV Jornal 

Local: Rua Capitão Lima, 250 - Santo Amaro/Recife 


12h30 - Visita à artista Teresa Costa Rêgo 
Local: Avenida Ministro Marcos Freire, 3819 - Edifício Kamaris - Apto 301 - Casa Caiada/Olinda 


18h - Caminhada na Ilha do Joaneiro 
Local: Academia das Cidades - Av. Agamenon Magalhães (próximo ao Unicordis) - Recife 


19h30 - Prosa Política com o Prefeito Lupércio 
Local: Quadra do Colégio Academia Santa Gertrudes - Largo da Misericórdia - Amparo/Olinda

O dia de Alckmin: do céu da CNA ao inferno do JN





Helena Chagas - do Blog Os Divergentes
O dia de Geraldo Alckmin começou bem, sob aplausos, numa sabatina amena na Confederação Nacional da Agricultura (CNA), onde disse o que o público queria ouvir sobre crédito agrícola, seguro e exportação de alimentos. Bem humorado, mostrou segurança quanto à possibilidade de crescimento de sua candidatura, chegando a brincar que seu sonho é cobrir uma eleição em que os jornalistas sejam os candidatos para perguntar a eles por que não decolam.
Geraldo foi do céu da CNA ao inferno do Jornal Nacional em poucas horas. Na bancada do principal noticiário do país, passou 15 minutos respondendo a inquirições sobre corrupção, começando com acusações de caixa2 envolvendo o cunhado, passando pela companhia indesejada de aliados acusados no Centrão e no PSDB e desembocando nas obras so Rodoanel.
O candidato do PSDB repetiu as explicações de sempre, rebatidas seguidamente por Bonner e Renata Vasconcelos. Como já havia feito na Globonews, defendeu com veemência o ex-secretário e ex-diretor da Dersa, Laurence Casagrande, preso nas investigações de superfaturamento do Rodoanel. Chegou a dizer que, quando provada sua inocência, essa informação deve receber da imprensa o mesmo espaço que as acusações. No que foi atalhado por Bonner, segundo quem o candidato terá o ônus de explicar-se caso essa inocência não seja comprovada.
Assim como as anteriores, a entrevista do JN foi pancadaria pura, e nem mesmo o frio e tranquilo Alckmin conseguiu manter a calma. Apesar de sempre contido e educado, seu semblante, ao final, era o de um pugilista levado a nocaute.

Dilma lidera para o Senado: tem 22%

Dilma. Foto: Dida Sampaio/Estadão
Segundo o Ibope, Dilma aparece em primeiro com 22%, seguida por Jornalista Carlos Viana (PHS), com 11%; Coronel Lacerda (PPL), com 7%; Professor Túlio Lopes (PCB) tem 7%; Dinis Pinheiro (SD), 6%; Rodrigo Pacheco (DEM), 6%; Bispo Damasceno (PPL), 5%. 

Em seguida aparecem Ana Paula Alves (PCO) com 4%, Vanessa Portugal (PSTU), 4%; Edson André dos Reis (Avante), 3%; Jaime Martins (PROS), 3%; Rodrigo Paiva (Novo), 3%; Duda Salabert (PSOL), 2%; Kaká Menezes (Rede), 2% e Miguel Correa (PT), 2%.

Brancos e nulos para primeira vaga chegam a 26% e para segunda vaga, com 35%. Indecisos somam 52%. O Ibope ouviu 1.204 eleitores de 76 municípios do estado, com 16 anos ou mais e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Alckmin ataca Bolsonaro, Temer e Dilma na web

Josias de Souza

Numa espécie de prévia do que planeja levar ao ar no horário eleitoral da TV, Geraldo Alckmin veiculou seu primeiro vídeo de campanha nas redes sociais. Numa mesma peça, atacou Jair Bolsonaro, Michel Temer e Dilma Rousseff.
“Não dá pra olhar pra trás”, diz a letra do jingle, com as fotos dos alvos ao fundo.
Alckmin ataca Bolsonaro porque precisa recuperar os votos que perdeu para ele, sobretudo em São Paulo.
Alveja Temer para tentar evitar o contágio com um presidente tóxico.
E atira contra Dilma para seduzir os votos anti-petistas. Agora, só falta combinar com os russos e com os eleitores que têm votos deles

Para Gilmar "vitimização" de Lula criou "um mártir"

Ministro lembra que quando o ex-presidente estava em liberdade, não estava bem colocado nas pesquisas
O Globo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula é tratado hoje como um mártir por estar preso em Curitiba, e, por isso, está crescendo nas pesquisas de intenção de voto para o Palácio do Planalto. Para o ministro, a suposta vitimização do petista é de responsabilidade do Judiciário e da imprensa. Ele alerta que o mesmo pode acontecer em relação a outros candidatos processados.
— Nós criamos hoje um mártir, e agora estamos querendo produzir mais. Agora tem (Jair) Bolsonaro, daqui a pouco, o (João) Amoêdo e o diabo — declarou nesta quarta-feira, um dia após o início do julgamento de uma denúncia contra Bolsonaro no STF.
Gilmar lembrou que quando Lula estava em liberdade, não estava tão bem colocado nas pesquisas. Agora, mesmo impedido de ser eleito pela Lei da Ficha Limpa, lidera as intenções de votos no país.
— Enquanto ele andava com essa caravana e não sei o que aí, ele tinha 25%. Agora, não. Está preso em Curitiba, vitimizado. Não estamos percebendo isso, que estamos tentando interferir demais na política? Será que nós somos tolos? É um quadro realmente sem noção. Mas sem noção vocês, sem noção nós, sem noção juízes e promotores — reclamou o ministro.

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Paulo Câmara: "A nossa parceria é com Lula e com o povo"

PAULISTA - O governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), comandou, na noite desta terça-feira (28/08), a inauguração do Comitê no Paulista da Frente Popular. Durante o ato, que reuniu mais de cinco mil pessoas, o socialista ressaltou que os pernambucanos têm mostrado nas ruas que querem ver Pernambuco seguir avançando, acumulando cada vez mais conquistas. "E mostram isso porque sabem que a nossa parceria é com Lula e com o povo", afirmou.

A inauguração do novo espaço da Frente Popular contou com o seu companheiro de chapa o senador Humberto Costa (PT), candidato à reeleição, o prefeito Júnior Matuto (PSB), o deputado estadual Francismar Pontes, além de um grande conjunto de postulantes a cadeiras na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.

"Esse lado daqui é o lado de pessoas comprometidas com o nosso Estado e com o País. É o lado dos pernambucanos que pensam e trabalho pelo melhor para o nosso Estado. O outro lado é o da turma que aumentou o preço do gás de cozinha, do combustível, que retirou direitos dos trabalhadores e que querem vender patrimônios do País, como a Chesf e o Rio São Francisco", lembrou Paulo Câmara.

O prefeito Júnior Matuto citou algumas das ações realizadas pelo Governo Paulo Câmara em seu município, pontuando que muito mais ainda será implementado nos próximos quatro anos. "O governador Paulo Câmara garantiu a chegada da fábrica da InBetta, que tem gerado muitos empregos, assegurou a duplicação da PE-01, assegurou o Mercado de Paratibe, e tantas outras ações que ninguém pode contestar", assinalou.

O senador Humberto Costa frisou que a aliança liderada pelo governador Paulo Câmara em Pernambuco foi determinante para reforçar o projeto que acena com o retorno do ex-presidente Lula ao comando do Palácio do Planalto. "E essa parceira dará muitos frutos para o nosso Estado. Estaremos muito juntos, com as forças políticas de esquerda unidas em favor do Brasil e de Pernambuco", pontuou.

Durante debate, Armando garante: “O crime não terá vida fácil”

Determinado a resgatar a autoridade que o Estado perdeu nos últimos anos no combate à violência, o candidato a governador Armando Monteiro defendeu propostas e destacou a necessidade de unir as pessoas em torno da reconstrução do Estado, que nos últimos anos perdeu competitividade e enfrentou indicadores alarmantes de violência e desemprego.

“Os bandidos não terão mais vida fácil, como têm hoje. Vamos recuperar a autoridade do governo nas ruas, levar paz e tranquilidade para a população”, comentou, acrescentando: “O governo perdeu a autoridade, se fechou no Palácio e deixou que a criminalidade assumisse as ruas, estradas e até as áreas rurais”, argumentou, após o primeiro confronto entre candidatos, promovido pela Rádio Jornal, no Recife, nesta terça-feira (28).

Armando afirmou que o governo precisa apresentar resultados e não apenas ficar se lastimando pela crise. Além de Armando, participaram Paulo Câmara (PSB), Dani Portela (PSOL) e Maurício Rands (PROS). O debate começou sobre Educação. “Precisamos olhar o Estado como um todo e não apenas para um indicador. Pernambuco apresenta números constrangedores: temos um milhão de analfabetos e mais de 100 mil crianças fora da escola”, disse Armando.

Armando dirigiu pergunta para a candidata do PSOL Dani Portela, ressaltando a questão da violência contra as mulheres. A candidata concordou com Armando, afirmando que é fundamental investir em prevenção e combate ao crime, dizendo que Pernambuco é um território perigoso para as mulheres. “As delegacias aqui funcionam em horário comercial, como se o crime tivesse hora para acontecer”, ponderou.

Por outro lado, Paulo Câmara, questionado sobre a promessa não cumprida de construir o hospital de Serra Talhada, voltou a tentar transferir a culpa para o Governo Federal. Paulo, em 2014, prometeu construir 4 hospitais no interior do Estado e em 3 anos e oito meses de gestão não conseguiu entregar nenhum.

No terceiro bloco, Armando questionou Paulo Câmara sobre o fato de o adversário, há apenas três semanas, ter afirmado “estar arrependido” de ter trabalhado pelo impeachment de Dilma Roussef. “Você também se arrepende de ter votado em Aécio e ter impedido Marília Arraes de ser candidata e estar aqui conosco hoje?”, indagou Armando. Em resposta, Paulo admitiu que o PSB ajudou a levar Michel Temer à presidência porque atuou a favor do impeachment e apoiou Aécio Neves em 2014. Armando foi mais uma vez firme em seu posicionamento: “Eu sou leal, não mudo de opinião ao sabor do vento. Estou e sempre estive ao lado do presidente Lula”, disse, lembrando que votou contra o impeachment no Senado.

Nas considerações finais, Armando defendeu o debate honesto nesta campanha e deixou uma mensagem de esperança no futuro. “Não vamos falsear, mentir e fazer falsas promessas. O que tem faltado a Pernambuco é governo. Uma gestão que restaure a autoridade e tenha um olhar voltado para o micro e pequeno empresário, que gera emprego. Há um novo caminho que iremos seguir, para que a gente volte a crescer”.

Agenda Armando Monteiro - 29 de Agosto


08h00 - Senado Federal - Brasília


18h30 - Gravação de guia


19h30 - Reunião da Coordenação do Programa de Governo\trabalho

Gilmar acusa o juiz Bretas de abuso de autoridade

Ministro criticou demora em soltar Felipe Picciani, filho do presidente afastado da Alerj
André  de Souza – O Globo

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a atacar o juiz federal Marcelo Bretas, responsável pelos desdobramentos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Segundo Gilmar, houve abuso de autoridade na demora em soltar o empresário Felipe Picciani, filho do presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani (MDB). Gilmar e Bretas já trocaram farpas publicamente em diversas ocasiões.
Felipe foi preso em novembro do ano passado por ordem do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Em dezembro, o processo foi dividido em dois. A parte que dizia respeito a políticos com foro, caso do pai de Felipe Picciani, continuou no TRF-2. A outra, inclusive as suspeitas sobre Jorge Picciani, foi para o juiz Marcelo Bretas.
Na semana passada, quando Felipe já estava preso havia nove meses, Bretas o libertou por entender que não há fatos que justifiquem a manutenção da prisão e por não ter encontrado até o momento elementos da participação dele na organização criminosa da qual o pai é acusado de fazer parte.
— Depois de nove meses, o juiz Bretas descobriu que o sujeito não se chamava Manoel e não morava em Niterói. Não tinha nada com o assunto! Usou a prisão preventiva como elemento de investigação, o que nós não consideramos possível. Nesses casos tem que haver responsabilidade criminal e civil. É abuso de autoridade! Usar prisão preventiva quando não é a hipótese! — afirmou Gilmar.
O ministro citou como exemplo o julgamento do mensalão, ocorrido em 2012 no STF:
— Nós julgamos aqui o rumoroso caso do mensalão. Nenhum decreto de prisão preventiva. E nenhum réu evadiu-se.
Durante o julgamento, de fato não houve fugas. Mas depois que ele foi concluído, e antes das primeira ordens de prisão, ocorreu uma. O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato fugiu para a Itália. Posteriormente foi deportado para cumprir pena no Brasil.
As críticas foram feitas durante o julgamento em que a Segunda Turma do STF mandou soltar Pedro da Silva, um dos alvos do braço da Lava-Jato em São Paulo e ex-diretor da Dersa, a estatal paulista responsável pelas rodovias do estado. Ele foi preso em junho durante a Operação Pedra no Caminho, por ordem da juíza Maria Isabel do Prado, da 5ª Vara Federal de São Paulo. Agora, Silva terá apenas que cumprir algumas medidas cautelares. Está proibido de manter contado com os demais investigados, de entrar na Dersa e de deixar o país, devendo entregar o passaporte.
Durante o julgamento, assim como Bretas, a juíza federal paulista também foi bastante criticada por Gilmar, relator do habeas corpus no STF. Segundo o ministro, a decisão dela foi marcada por "inventividade". Gilmar também disse que a ordem de prisão dela contra Pedro da Silva deve ser estudado nas escolas de direito para mostrar "como estão despreparados os magistrados que decretam prisão preventiva".

Bolsonaro no JN: farpas de entrevistado e entrevistador


Talita Fernandes – Folha de S.Paulo
Em entrevista ao Jornal Nacional na noite desta terça-feira (28), Jair Bolsonaro (PSL) disse que cabe à Justiça resolver a diferença salarial entre homens e mulheres.

O candidato vem tentando se desfazer da imagem de misógino e se mostrou irritado ao ser questionado sobre o tema.
Bolsonaro repetiu que a equiparação salarial é garantida pela CLT, mesmo quando foi indagado sobre pesquisa do IBGE que aponta que as mulheres recebem, em média 25%, menos que os homens.
["Já está na CLT. A CLT já garante salário igual para homem em mulher. E se a lei não está sendo cumprida, a quem compete resolver é a Justiça", afirmou.
O presidenciável interrompeu por diversas vezes a jornalista Renata Vasconcellos e afirmou que ela recebe menos do que William Bonner, ao lado de quem ela apresenta o telejornal.
"Estou vendo uma senhora e um senhor aqui e com toda certeza há uma diferença salarial aqui, parece que é muito maior para ele do que para a senhora", disse. 
"O meu salário não diz respeito a ninguém, mas posso garantir ao senhor como mulher que eu jamais aceitaria receber um salário menor de um homem que exercesse as mesmas funções e atribuições que eu", respondeu Renata.
Questionado novamente se fará alguma ação para reduzir a desigualdade, o candidato se esquivou. "Por que o Ministério Público do Trabalho não age? Eu não tenho ingerência sobre isso. É só as mulheres denunciarem", respondeu.

É estranho acusar Haddad de enriquecimento ilícito


Não faz sentido diante de vida pessoal e pública
Blog do Kennedy

É estranho acusar o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad de enriquecimento ilícito. Em denúncia do Ministério Público Federal, Haddad sofre tal acusação com base em delação do empreiteiro Ricardo Pessoa (UTC), que relatou suposto pagamento de contas da campanha eleitoral de 2012.
Pelo que se sabe da vida pessoal e financeira de Haddad, não há sinal no sentido de enriquecimento ilícito. Existe um debate sobre eventual caixa 2 para a campanha de 2012, ano em que ele se elegeu prefeito. Haddad negou tal acusação em entrevista ao “Jornal da CBN – 2ª Edição” feita em junho.
O Ministério Público deveria ter mais dados para formular um ataque nesse sentido. Soa estranho em relação à vida pública e pessoal que Haddad demonstra ter. É preciso mais responsabilidade para fazer acusações, sobretudo em época de campanha eleitoral _Haddad é o plano B do PT para a eleição presidencial.
De 16 acusações feitas até agora por Ricardo Pessoa, oito caíram por terra. A lei de delação premiada prevê no parágrafo 16 do artigo 4º que “nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas na declaração do agente colaborador”. É importante combater a corrupção endêmica do Brasil respeitando a lei.