sábado, 12 de janeiro de 2013

A INDUSTRIA BRASILEIRA FOI MAL NOS ESTADOS GOVERNADOS POR TUCANOS

DO SARAIVA

A produção industrial cresceu em 8 dos 14 estados pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de outubro para novembro de 2012.

Vejam bem: cresceu em 8 estados e caiu em 6. Adivinhe como o "Jornal Nacional" da quarta-feira noticiou?



A TV Globo, em sua cruzada para derrubar Dilma, noticiou com a enfase negativa, colocando o número menor como se fosse mais importante do que o maior.

Mas o telejornal omitiu uma informação importante: dos 6 estados em que a produção industrial caiu, 5 são governados por tucanos.

Eis os 6 estados pesquisados onde houve queda na produção industrial:

Goiás (PSDB): -14,7%
Espírito Santo (PSB): -6,3%
Pará (PSDB): -6,0%
Paraná (PSDB): -5,1%
São Paulo (PSDB): -1,9%
Minas Gerais (PSDB): -0,7%

Eis os 8 estados pesquisados onde houve crescimento:

Bahia (PT): 3,5%
Santa Catarina (PSD): 3%
Amazonas (PSD): 2,9%
Ceará (PSB): 2,2%
Rio de Janeiro (PMDB): 2,1%
Pernambuco (PSB): 1,3%
Rio Grande do Sul (PT): 0,4%
Os governadores tucanos Geraldo Alckmin (SP), Anastasia (MG), Beto Richa (PR), Marconi Perillo (GO) e Simão Jatene (PA) estão destruindo seus estados, e continuam contra o crescimento industrial ao tentarem sabotar a conta de luz mais barata, o que incentivará a produção industrial.

OS PEIXES DO CRIVELLA



TEREZA CRUVINEL
 Quando ele assumiu o Ministério da Pesca, assegurando a participação do PRB na base parlamentar dilmista, confessou que não sabia colocar isca no anzol. Apanhou como minhoca no cardume. Menos de um ano depois, o ministro Marcelo Crivella fala de piscicultura com a desenvoltura de um peixe n’água. Conseguiu instituir um Plano Safra para o setor, com metas, linhas de crédito e garantia de um salário mínimo para mais de 1 milhão de pescadores durante a piracema e a procriação, quando a pesca é suspensa.
A produção brasileira aumentou para l,3 milhão de toneladas de peixe: l,3 milhão vêm da pesca extrativista, 500 mil da criação em tanques e represas. Em dois anos, projeta uma elevação para dois milhões de toneladas. Na pescaria política, ele diz ter duas metas: ajudar a presidente a se reeleger e o PRB a ampliar sua bancada na Câmara.

VOO DE TUCANO OU DE GALINHA ?



 
ELIANE CANTANHÊDE
 
Se Dilma Rousseff está debaixo de críticas e de problemas
na economia, começou o ano pré-eleitoral bem melhor na política do que a oposição.

Enquanto ela se reunia na Bahia com Eduardo Campos para consolidar a união da sua base aliada, segurando o PSB e ratificando o PMDB, a oposição está aos cacos, e o PSDB, sob ataque especulativo.

Além de a cúpula do DEM se reunir na mesma Bahia e acertar que não 'vai correr o risco dos outros' -- ou seja, não quer afundar na canoa tucana --, o PSDB pode perder quadros para o novo partido de Marina Silva e o casamento entre José Serra e Aécio Neves está por um fio. Não cabem os dois tucanos no mesmo poleiro.

Criar um novo partido é um velho sonho de Serra, que desmentiu por
desmentir quando publicamos essa notícia há alguns anos na Folha. O problema é para onde correr. Ruim no PSDB, pior sem ele.

Quem topa uma aventura partidária com Serra? Dá tempo para ter tudo pronto em outubro de 2014? E os 44% de votos em 2010 foram dele, do PSDB ou em boa parte de quem simplesmente não queria o PT? E o plano B? O PPS dá para o gasto?

O ambiente ainda é nebuloso e daqui às eleições há uma eternidade
política, mas as pesquisas iluminam claramente a reeleição de Dilma ou a volta de Lula, e não é rachados, sem o apoio praticamente incondicional do DEM e ameaçados de perder aliados para Marina, que Aécio e Serra vão reverter a expectativa. Ao contrário.

O PIB baixo, os jeitinhos contábeis, as críticas ao estilo Dilma e as
incertezas na vital e emblemática área de energia contam contra Dilma, mas ela tem o que mostrar. E os adversários? Vão buscar FHC de 15, 17 anos atrás?

A oposição tropeça na política e desaba na incapacidade de  contrapor qualquer coisa convincente ao que está aí. De Dilma, há o que debatere criticar, para o bem e para o mal. Dos opositores, nem  isso. Aliás, nem se sabe quem exatamente são.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

SAI LISTÃO COM OS APROVADOS DA UPE

Do Diario de PE
Feras conferem o listão da UPE. Foto: Anamaria Nascimento
A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, na tarde desta sexta-feira (11), o listão com o nome dos candidatos aprovados na prova tradicional e na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação. O listão com os candidatos remanejáveis será divulgado até o dia 14 de janeiro. O edital de matrícula para os aprovados, até o dia 15 do mesmo mês.
Um pouco antes da divulgação, a UPE apresentou os primeiros colocados no processo seletivo 2013 da instituição. O estudante Gustavo Arouca conquistou o primeiro lugar geral do vestibular tradicional e uma vaga no curso de medicina. Seguido por Antônio Luiz Menezes Carneiro, que ficou em segundo lugar e também cursará medicina, e Mateus Alves de Araújo, outro futuro médico.
Já a estudante Ana Raquel Ferraz Remeiro (medicina), aluna do Colégio Aplicação, ficou em primeiro lugar no Sistema Seriado de Avaliação, Hugo de Albuquerque Meira (engenharia elétrica eletrônica) conquistou a segunda posição e Cássia Luana dos Santos França (medicina), a terceira.
Veja o listão

SÃO PEDRO É PETRALHA ?

Jornal O Globo, que até ontem era o mais alarmista em relação ao iminente apagão, reconhece, em editorial, que as chuvas de verão, que acontecem todos os anos, farão com que o risco de escuridão desapareça; como adiantou 247, as águas de janeiro já começam a inundar os catastrofistas

Neste ano, não haverá apagão. E quem reconhece é o jornal O Globo, que, até ontem, vinha sendo o mais catastrofista em relação a um possível colapso do setor elétrico. Nas últimas edições, tanto o jornal como seus principais colunistas, Merval Pereira e Miriam Leitão, vinham colocando o governo Dilma num corredor polonês em razão da iminente escuridão. Segundo Merval, nada se fez no setor elétrico nos últimos dez anos. De acordo com Miriam, era hora de reconhecer a lambança. 

Com as chuvas de janeiro, que acontecem todos os anos, o quadro mudou e inundou os catastrofistas (leia mais aqui). E, nesta sexta-feira, o próprio jornal O Globo reconhece, em editorial, que se chover no verão como sempre acontece, o risco de apagão estará descartado. Diante do quadro, fica a pergunta: São Pedro é petralha ou as chuvas eram previsíveis?
Fonte: blog do sariava

AGUAS DE JANEIRO INUNDAM CATASTROFISTAS





Temporais de hoje e previsão de chuvas pelos próximos sete dias sobre as bacias dos grandes reservatórios de usinas hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste ajudam a recuperar baixas pela estiagem de dezembro; "Um temporal só não faz verão, mas que colabora para sair dessa situação para outra um pouco melhor, isso sim", disse ao 247 a meteorologista Josélia Pegorin, do Instituto Climatempo; governo otimista; apostas da mídia a favor do apagão fazem água
Brasil 247
As fortes chuvas que caem nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, nesta quinta-feira 10, desde as primeiras horas da manhã, atingiram o alvo desejado. Segundo o Instituto Climatempo, as águas de janeiro já estão atingindo as bacias dos grandes reservatórios das principais usinas hidrelétricas. "Um temporal só não faz verão, mas que essas chuvas estão nos ajudando a sair dessa situação atual (de estiagem) para outra um pouco melhor, isso estão", disse ao 247 a meteorologista Josélia Pegorin, uma das mais prestigiadas do País.
Nas previsões do Climatempo, a atual onda de chuvas deve perdurar pelos próximos sete dias. "O problema foi que em dezembro, que sempre é o primeiro ou o segundo mês do ano em volume de chuvas, elas simplesmente não aconteceram". Novos problemas com a falta de chuvas podem acontecer, agora, nos meses de fevereiro e março. "Essa é a nossa preocupação", acrescentou Josélia.
A estarem certos os prognósticos, perderam os que apostaram na estiagem como um fator imediato para um apagão energético. Apesar das negativas do governo quanto a esse risco, a partir da palavra da presidente Dilma Rousseff, colunistas da mídia tradicional como Merval Pereira e Miriam Leitão, do jornal O Globo, e Eliane Catanhêde, da Folha de S. Paulo, cravaram a iminência do apagão.
As chuvas de hoje só fizeram reforçar o otimismo do governo federal de não ocorrer desabastecimento de energia elétrica no país. A água que vem do céu é um alívio também para o Operador Nacional do Sistema (ONS), que acompanha, dia a dia, a subida do nível nos reservatórios.”

5 CIDADE DO SERTÃO DO PAJEÚ NÃO REGISTRARAM CRIME DE MORTE EM 2012

luiz_gonzaga
Das 17 cidades do Sertão do Pajeú, cinco não registraram nenhum crime de morte no ano de 2012, segundo informação divulgada ontem pela Secretaria de Defesa Social.
Foram elas Brejinho, Itapetim, Quixaba, Solidão e Santa Cruz da Baixa Verde.
Os outros municípios de Pernambuco que não registraram nenhum crime de morte em 2012 foram Sanharó, Salgadinho, Vertente do Lério e Exu.
A “terra de Luiz Gonzaga” é caso raro de progresso social porque até pouco tempo atrás as famílias Alencar e Sampaio se matavam mutuamente na disputa pelo poder local.
Fonte: blog de inaldo sampaio

PIORA O ESTADO DE SAÚDE DO EX-DEPUTADO FERNANDO LIRA

Por: Inaldo Sampaio

joao lyra neto - foto divulgação PDT
Piorou ontem à noite o estado de saúde do ex-deputado Fernando Lyra, que está internado no Hospital do Coração, em São Paulo, com insuficiência cardíaca e respiratória.
Segundo seu irmão João Lyra Neto (PDT), vice-governador de Pernambuco, ele conseguiu superar a infecção urinária de que estava acometido. Mas, em compensação, está com retenção de líquido no organismo e por isso retornou à UTI.
As filhas do ex-deputado que haviam retornado ao Recife no final de semana embarcaram hoje cedo para SP, onde já se encontram a mulher dele, Márcia, a irmã Angelice e a cunhada Mércia Lyra.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SERRA TALHADA PAGA DEZEMBRO COM A PRIMEIRA PARCELA DO FPM

tatiana_duarte_foto_divulgaçao 
O primeiro grande exemplo de como se deve administrar a coisa pública vem do sertão, o novo prefeito de Serra Talhada autorizou o pagamento dos servidores municipais referentes ao mês de dezembro que estava em atraso.
Prefeito tem que arregaçar as mangas e começar a mostrar para a população a que veio e a honrrar o voto que recebeu, já passou o periodo da choradeira e das lamentações.
Por ordem por prefeito Luciano Duque (PT), a Prefeitura de Serra Talhada utilizou uma parte da primeira quota do FPM que foi depositada nesta quinta-feira (dia 10) para pagar o salário de dezembro do funcionalismo público municipal.
O anúncio foi feito numa coletiva de imprensa pela vice-prefeita Tatiana Duarte (PSC), dado que o prefeito se encontrava no Recife
A prefeitura gastou cerca de R$ 2 milhões.
Ao fazer o anúncio do pagamento, a vice-prefeito declarou: “Com apenas 10 dias de governo, começamos a honrar compromissos antigos, que estavam pendentes por diversos motivos. A nossa preocupação é sanar tudo isso, praticamente sem arrecadação própria, apenas com o primeiro repasse do FPM”.
A entrevista dela foi acompanhada secretário de Finanças José Marcondes Osório.

ACOMPANHE O 1º REPASSE DE RECURSOS DE PARA IATÍ EM 2013

Fonte: Banco do Brasil

Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação  
  10/01/2013    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    20:50:32
IATI - PE


FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


10.01.2013 PARCELA DE IPI 103.794,09 C

PARCELA DE IR 414.907,80 C

RETENCAO PASEP 5.187,01 D

INSS - EMPRESA 30.149,21 D

INSS-PARC-ADM 646,86 D

DEDUCAO FUNDEB 103.740,37 D

TOTAL: 378.978,44 C


TOTAIS PARCELA DE IPI 103.794,09 C

PARCELA DE IR 414.907,80 C

RETENCAO PASEP 5.187,01 D

INSS - EMPRESA 30.149,21 D

INSS-PARC-ADM 646,86 D

DEDUCAO FUNDEB 103.740,37 D



DEBITO FUNDO 139.723,45 D

CREDITO FUNDO 518.701,89 C


ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


10.01.2013 RETENCAO PASEP 0,76 D

DEDUCAO FUNDEB 19,17 D

ITR-NAO CONVEN 95,89 C

TOTAL: 75,96 C


TOTAIS RETENCAO PASEP 0,76 D

DEDUCAO FUNDEB 19,17 D

ITR-NAO CONVEN 95,89 C



DEBITO FUNDO 19,93 D

CREDITO FUNDO 95,89 C


FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


02.01.2013 ORIGEM IPVA 520,70 C

ORIGEM ICMS EST 53.945,14 C

TOTAL: 54.465,84 C


08.01.2013 ORIGEM IPVA 891,88 C

ORIGEM ICMS EST 89.778,15 C

TOTAL: 90.670,03 C


10.01.2013 ORIGEM ITR 139,08 C

ORIGEM IPI-EXP 1.000,42 C

ORIGEM FPE 100.110,77 C

ORIGEM FPM 74.879,58 C

TOTAL: 176.129,85 C


TOTAIS ORIGEM ITR 139,08 C

ORIGEM IPVA 1.412,58 C

ORIGEM IPI-EXP 1.000,42 C

ORIGEM ICMS EST 143.723,29 C

ORIGEM FPE 100.110,77 C

ORIGEM FPM 74.879,58 C



DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 321.265,72 C


SNA - SIMPLES NACIONAL
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


02.01.2013 SIMPLES NACION. 0,68 C


07.01.2013 SIMPLES NACION. 5,26 C


TOTAIS SIMPLES NACION. 5,94 C



DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 5,94 C


TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO



DEBITO BENEF. 139.743,38 D

CREDITO BENEF. 840.069,44 C


VALOR NACIONAL DO PISO PARA O MAGISTÉRIO É DE R$ 1.567,00

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quinta-feira (10) o novo valor do piso salarial nacional para os professores de educação básica: R$ 1.567. 
"Estamos anunciado a todos que o índice de reajuste do piso salarial será de 7,97%. [O piso salarial] deverá ser aplicado em todos os municípios e Estados a partir de 2013", afirmou Mercadante. O novo valor já deve ser pago em JANEIRO
O parâmetro usado pelo MEC é o aumento no gasto por aluno no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica)  nos últimos dois anos como prevê a lei nacional do piso do magistério, de 2008.
Os governos devem gastar no mínimo R$ 2.243,71 por aluno da educação básica pública no ano de 2013. O valor foi definido pelo MEC (Ministério da Educação) e publicado nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial da União. O montante representa um aumento de R$ 152,34 em relação aos gastos de 2012, que foi de R$ 2.091,37.
O valor não foi o que esperava a categoria dos professores, mas foi cumprido a lei e não o que reinvindicavam os prefeitos, reajustes de 22 % para o repasse as prefeituras e aumento do piso em somente 7.97%.

VALOR ANUAL POR ALUNO DO ENSINO MÉDIO URBANO ESTIMADO PARA 2013

Acre R$ 3.404,16
Alagoas R$ 2.692,45
Amazonas R$ 2.692,45
Amapá R$ 3.816,47
Bahia R$ 2.692,45
Ceará R$ 2.692,45
Distrito Federal R$ 3.454,48
Espírito Santo R$ 3.870,35
Goiás R$ 3.253,11
Maranhão R$ 2.692,45
Minas Gerais R$ 2.838,94
Mato Grosso do Sul R$ 3.228,99
Mato Grosso R$ 2.706,77
Pará R$ 2.692,45
Paraíba R$ 2.692,45
Pernambuco R$ 2.692,45
Piauí R$ 2.692,45
Paraná R$ 2.775,37
Rio de Janeiro R$ 3.051,87
Rio Grande do Norte R$ 2.820,66
Rondônia R$ 3.168,29
Roraima R$ 4.395,23
Rio Grande do Sul R$ 3.527,19
Santa Catarina R$ 3.367,44
Sergipe R$ 3.171,27
São Paulo R$ 3.793,52
Tocantins R$ 3.497,97
Fonte: MEC
 

GURGEL AFIRMA EM ENTREVISTA QUE NÃO EXISTEM PROVAS CONTRA LULA

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou em uma entrevista para o jornal Folha de São Paulo, edição dessa quinta feira (10) que  o depoimento em que Marcos Valério acusa o ex-Presidente Lula de envolvimento no caso  do mensalão foi uma tentativa de “melar” o julgamento, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

LULA
O procurador diz não ter visto o mínimo de elementos que apontassem participação do ex-presidente Lula ..mas.... que seu caso será provavelmente remetido para análise na primeira instância.   "Em relação ao presidente, precisaria ter a prova mais que robusta porque seria uma irresponsabilidade denunciar um presidente. É muito mais difícil."afirmou Gurgel, que mais uma vez desmente  a notícia, "Procurador decide pedir investigação das acusações de Valério contra Lula".publicada ontem no jornal O Estado de São Paulo.

Na entrevista, Gurgel  afirma ainda ainda que, Valério queria obter benefícios, como a redução de penas, com o depoimento prestado em setembro em que acusa Lula de ter sido beneficiado pessoalmente com recursos do esquema. 

O procurador afirma ainda que Valério pediu sigilo, pois "não teria 24 horas de vida", caso o depoimento viesse a público. "Ele prestou um depoimento de duas horas e a primeira impressão foi a de que o depoimento trazia elementos novos, mas nada de bombástico. É um depoimento que robustece algumas teses do Ministério Público em relação a todo o esquema criminoso e da participação do núcleo politico", diz Gurgel. 

Ele lembra uma outra história de Valério: "É uma pessoa extremamente hábil. Houve um momento que ele apareceu aqui, quando Antonio Fernando era o procurador, para também prestar um depoimento que derrubaria a República. Não tinha absolutamente nada". 
 
Fonte: blog do saraiva