sábado, 2 de maio de 2015

A grande ofensiva evangélica


As duas lideranças evangélicas mais anti-petistas do país tiveram um discreto encontro com Michel Temer na última segunda-feira, dia 27. Ciceroneados por Eduardo Cunha, o Bispo Robson Rodovalho e o pastor Silas Malafaia falaram da necessidade da aprovação de uma Lei Geral das Religiões. O secretário da Receita Federal Jorge Rachid acompanhou a conversa. A informação é de Lauro Jardim, na sua coluna da Veja Online.
Segundo o colunista, também participaram do encontro o pastor Mario de Oliveira (presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil), R.R. Soares (Igreja da Graça), Abner e Samuel Ferreira (Assembleia de Deus Madureira), além de Henrique Alves e Eliseu Padilha.

A ofensiva evangélica chegará ao Senado na semana que vem. Renan Calheiros aceitou receber lideranças para ouvir argumentos contrários à indicação de Luiz Edson Fachin para o STF. O jurista será bombardeado nas redes sociais de pastores por ser favorável, por exemplo, ao pagamento de pensão para amantes.  

Governador inaugura praça com o nome de Eduardo Campos

O governador Paulo Câmara foi à Panelas, no Agreste, neste 1º de maio, inaugurar a requalificação da praça Governador Eduardo Campos, realizada pela prefeitura local graças a um aporte do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). A obra, que durou seis meses, recebeu um investimento de R$ 300 mil da versão 2014 do fundo. 

“É uma satisfação para mim entregar esse equipamento que presta uma bonita homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, que tanto trabalhou por Pernambuco" afirmou Paulo Câmara, ao lado de João Campos, filho do ex-governador, que representou a família no ato.

Além da praça, o FEM 2014 financia mais três ações na cidade, somando um total de R$ 1 milhão em investimentos. Em 2013, a gestão municipal apresentou cinco planos de trabalho ao programa, que inclui a pavimentação de ruas e ampliação da unidade Nossa Senhora de Fátima. "A prefeitura tem feito o seu papel executando obras estruturadoras com os recursos do programa", ressaltou Câmara.

O projeto contemplou a revitalização do calçamento, dos bancos e do paisagismo da praça, além da instalação de uma fonte luminosa. O equipamento será mais uma opção de lazer para os moradores da cidade. 

TRADIÇÃO – Antes de inaugurar a praça, o chefe do Executivo estadual prestigiou a tradicional corrida de jericos de Panelas, que aconteceu durante o 42º Festival Nacional de Jericos. "Esse é um evento tradicional em Pernambuco e que já faz parte do calendário turístico da cidade. É bom voltar à Panelas", salientou. O festival atrai pessoas do país inteiro. A expectativa é que a cidade receba cerca de 150 mil pessoas durante os três dias de evento. 

Defensoria contesta Richa: não havia black blocs

Paraná 247 – A Defensoria Pública do Estado do Paraná divulgou negou a presença de black blocs na manifestação de professores ocorrida na última quarta-feira 29 em Curitiba, e que foi violentamente contida pela Polícia Militar. A informação contesta o que vinha defendendo o governador Beto Richa (PSDB).
Em nota, o Grupo de Trabalho de Direito Penal da Defensoria informou que 12 pessoas foram detidas, entre professores e outros servidores, e dois adolescentes, apreendidos. De acordo com o órgão, eles foram ouvidos, autuados por crimes como resistência, desacato e perturbação do trabalho ou sossego alheio e liberados.
"Destaque-se que nenhuma das pessoas detidas foi autuada em virtude da prática de crime de dano ao patrimônio público ou privado, porte de arma ou artefato explosivo, não havendo nenhum indício de que tais manifestantes sejam integrantes de grupos denominados black blocs", diz o texto.
No dia do episódio, Richa defendeu a ação policial, declarou não ter visto excessos e justificou o cerco à Assembleia Legislativa, onde os servidores públicos queriam entrar e os agentes tinham como função não permitir. A ação da PM, disse Richa, foi motivada pela identificação de black blocs na organização e no meio dos protestos.
"Partiram para cima dos policiais com as grades de contenção e estavam preparando coquetel molotov quando foram detidos", declarou.

A contestação da Defensoria apenas torna mais grave a situação do governador, que ontem foi alvo de novo protesto no Palácio do Buriti. Os manifestantes jogaram corante vermelho na água do chafariz da sede do governo para simbolizar o sangue dos mais de 200 feridos no massacre de quarta. Desde então, Richa vem sendo criticado até por aliados.

Capital da Suíça vai financiar parques eólicos em Pernambuco e Ceará

Do blog de jamildo 
EnergiaeolicaEPE4-850x566

A ABB, Grupo líder em tecnologias de energia e automação, recebeu pedido de cerca de $30 milhões da Casa dos Ventos, principal empresa em energias renováveis no Brasil, para fornecer subestações e a infraestrutura de energia relacionada, possibilitando a integração de energia de dois novos complexos eólicos (composta por 13 parques eólicos) na rede de transmissão do país. Os pedidos foram registrados no primeiro trimestre de 2015.
Os projetos no nordeste do Brasil têm conclusão prevista para 2016.
Após o seu término, serão capazes de gerar energia renovável suficiente para atender às necessidades de consumo de cerca de 300.000 famílias locais, evitando a emissão anual de cerca de 325.000 toneladas de dióxido de carbono.
Os dois complexos eólicos de 216 e 130 megawatts (MW), São Clemente e Tianguá, estarão localizados nos Estados de Pernambuco e Ceará.
A Casa dos Ventos tem o maior portfólio de projetos eólicos no Brasil, com mais de 4.800 MW de capacidade em energias renováveis em funcionamento ou em construção.
“Essas subestações e a infraestrutura relativa irão facilitar a integração, transmissão e distribuição de energia limpa para atender às crescentes necessidades de eletricidade na região,” disse Claudio Facchin, responsável pela divisão de Sistemas de Potência da ABB. “Ajudarão também a fortalecer a confiabilidade da rede e fontes de alimentação seguras. Esse pedido é mais um exemplo da Estratégia Next Level da ABB e de nosso foco em expandir mercados em crescimento”
ABB será responsável pela entrega de subestações com painéis isolados a gás de 230 kV e 69kV, incluindo substações compactas de 34,5 kV com transformadores de distribuição, baías de conexão e linhas de transmissão.
Para reduzir o impacto das interrupções resultantes da integração de energia eólica intermitente na rede, a ABB também está fornecendo religadores – disjuntores de circuito projetados para interromper uma corrente de curto-circuito – isolar falhas e evitar paralisações em cascata em toda a rede.
As subestações também estarão equipadas de acordo com a IEC 61850 de automação de padrão aberto compatível, e com sistemas de controle e proteção, para possibilitar o monitoramento e controle de todos os ativos de energia, a fim de melhorar a eficiência operacional e de manutenção, bem como a segurança nas instalações.

Lula diz que nao foge da briga


Ex-presidente ataca elites e imprensa e afirma que não aceitará provocações
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar a imprensa e as elites ao discursar no evento organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) para comemorar o 1º de Maio no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.
"O que me deixa inquieto é o medo que a elite brasileira tem que eu volte à Presidência. É inexplicável, porque eles nunca ganharam tanto dinheiro na vida quanto no meu governo", afirmou.
Lula se mostrou irritado com a revelação de que se tornou alvo de uma investigação aberta pela Procuradoria Geral da República por suspeita de tráfico de influência, publicada pela revista "Época". Lula disse que a revista e sua concorrente "Veja" são "lixo" e "não valem nada".
Ele negou a intenção de voltar a disputar a Presidência da República, mas afirmou que não aceita provocações. "Estou quietinho no meu lugar, mas estão me chamando para briga e sou bom de briga. Eu volto para a briga."
O objetivo do inquérito aberto contra Lula é investigar suspeitas de que ele ajudou empreiteiras a obter financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para conseguir contratos de obras na África e na América Latina.

O ex-presidente disse que percorrerá o país para conversar com o povo brasileiro e desafiará quem não concorda com o "resultado da democracia". A mensagem foi recebida com entusiasmo pelos petistas. Lula não comparecia ao ato de 1º de Maio da CUT desde 2010, último ano de seu segundo mandato. (Da Folha de S.Paulo)

Kim, o analfabeto mirim, mostra bunda ao DCM

247 – O jovem Kim Kataguiri, apelidado de analfabeto político mirim pelo portal Diário do Centro do Mundo, enviou a foto de uma bunda para o jornalista Pedro Zambarda de Araujo que, em nome do site, enviou algumas perguntas sobre a marcha realizada pelo Movimento Brasil Livre, liderado por Kataguiri.
O grupo, que organizou a "Marcha pela Liberdade" contra o governo da presidente Dilma Rousseff nos últimos meses, lidera uma caminhada de São Paulo até Brasília, a fim de pedir o impeachment da presidente diretamente ao Congresso. Araujo queria saber um pouco mais sobre a marcha, que virou alvo de piadas nas redes sociais.
"A tal marcha é um fracasso. O retrato dela é a selfie que Kataraki me enviou. Uma coisa flácida, triste e da qual não sai coisa boa", comentou o jornalista sobre a resposta. Ele também define o movimento como "parte daquela cota de lunáticos que zurra contra a 'censura socialista' enquanto proíbe o trabalho da imprensa", citando o episódio da Carta Capital (leia mais).

Leia aqui o artigo do DCM.

PR: professores pedem menos bala e mais giz



Em novo protesto contra a violência do Estado, que na última quarta-feira (29) deixou ao menos 180 feridos num confronto entre PMs e manifestantes em Curitiba, professores e servidores vestiram-se de preto e saíram em passeata pela capital do Paraná na manhã desta sexta-feira (1º).

Em faixas e adesivos, os servidores pediam "menos bala, mais giz" e diziam estar em "luto pela educação". O protesto começou às 11h e seguiu em direção à sede do governo de Beto Richa (PSDB), que fica em frente à Assembleia Legislativa.
Cerca de 10 mil pessoas participaram do ato, segundo o APP Sindicato (que representa os professores). A PM estimou a presença de 3.000 pessoas. A manifestação foi pacífica. Representantes de partidos políticos de oposição a Richa, como o PT, PSOL e PSTU, também participaram da passeata.
Os professores avançaram aos gritos de "Fora, Beto Richa", sob as buzinas de apoio dos motoristas que passavam ao redor. Cartazes comparavam Richa ao ditador alemão Adolf Hitler.

Moradores também acenaram com faixas pretas das janelas. Na linha de frente da passeata, professores carregavam um caixão preto, onde se lia "aqui jaz a educação".

Terceirização aumentará litígios judiciais



O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagem, criticou a proposta da terceirização e disse que a sua aprovação poderá amentar o número de litígios judiciais.

Em entrevista ao Correio Braziliense, o ministro também lamentou a precarização. “No Congresso eu defendi no máximo 30% de mão de obra terceirizada e salários não inferiores a 80% dos outros contratados”, disse.
A presidente Dilma Rousseff se reuniu no Palácio do Planalto com representantes das principais centrais sindicais do país e criticou o projeto aprovado pela Câmara dos Deputados que regulamenta a terceirização.

O governo é contra a terceirização ampla e irrestrita de atividades e Dilma já sinalizou que vai vetar o texto se ele passar sem mudanças no Senado. 

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Dilma faz pronunciamento aos trabalhadores pelas redes sociais


A presidenta Dilma fez pronunciamentos aos trabalhadores em videos gravados e postados nas redes sociais.
Nos videos a Presidenta falou sobre a politica do salário mínimo, terceirização e de saber ouvir as vozes das ruas e também criticou o massacre aos professores do Paraná ordenado pelo governador tucano Beto Richa.

Vejam os três videos publicados:









A sindicalista que virou o jogo da terceirização

247 - O Primeiro de Maio de 2015 tem um símbolo: a sindicalista cearense Graça Costa, que é a principal especialista da Central Única dos Trabalhadores no tema da terceirização (confira aqui sua página no Facebook).
Nos últimos dias, Graça teve ampla atividade em Brasília. Sua luta foi decisiva para a tomada de posição dos trabalhadores e também para a mudança de percepção da sociedade e dos parlamentares em relação ao tema.
Logo após a primeira votação sobre a terceirização, em que o rolo compressor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) garantiu uma aprovação em regime de urgência do projeto de lei 4.330, Graça participou de uma audiência no Congresso.
No principal momento, ela desafiou os parlamentares ali presentes, como se pode ver neste vídeo. "Podem votar, nós temos fotos de todos vocês e sabemos onde cada um de vocês foi votado; vamos espalhar em todos os postes das suas bases eleitorais para desgastar você que é contra o trabalhador e a trabalhadora", disse ela.
Graça também deu um recado a Cunha. "Respeite a história da CUT. Respeite a história da classe trabalhadora", afirmou. "O Eduardo Cunha tá se comportando como um ditador. A Câmara não é bodega do Cunha".
Coincidência ou não, entre a primeira votação e a segunda, o número de apoiadores na Câmara caiu de 324 para 230. "Viramos 94 votos", disse ela ao 247.
Depois disso, Graça participou de uma audiência com o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), em que obteve o compromisso de uma tramitação no Senado com amplo debate. "Graça é uma lutadora e os trabalhadores serão ouvidos em todas as comissões", disse Renan ao 247.
Depois, foi a vez da presidente Dilma Rousseff, que se posicionou contra a terceirização das chamadas "atividades-fim" nas empresas.
Por essas e outras, Graça Costa é o símbolo deste Primeiro de Maio.

Por que o JN da TV Globo desdenha tanto da prosperidade do Nordeste?


A notícia de ontem era a inauguração da fábrica da Fiat/Jeep em Goiana (PE), trazendo investimentos de cerca de R$ 10 bilhões. Tão importante para o desenvolvimento industrial do Nordeste que a presidenta da República compareceu.

E sabe como o Jornal Nacional da TV Globo noticiou na chamada? É isso mesmo que você vê na figura acima: "Presidente Dilma reconhece dificuldades da economia brasileira".

O fato, a inauguração da fábrica, inacreditavelmente desapareceu da chamada da notícia. 

A que ponto chegou a má qualidade de informação do JN. 

E que implicância e desdém pelo que acontece de bom no Nordeste. 

Será porque a região votou maciçamente em Dilma e Lula desde 2002?

E o pior é que Dilma não deu nenhuma declaração nova sobre esse assunto que mereça destaque. Dificuldades na economia ela vem falando nas entrevistas e em pronunciamentos. Só que dizendo o que JN não diz, que as dificuldades são passageiras e serão superadas. A própria fábrica é um exemplo real de que tem muita gente apostando na economia do Brasil.

No conteúdo da matéria, provavelmente feita pela afiliada regional, melhorou um pouco em relação à chamada (manchete), narrando a inauguração da fábrica. Mas nada justifica o desdém pelo desenvolvimento do Nordeste no título da notícia.

Fora do JN, só há felicidade com a prosperidade do Nordeste.
Do blog amigos do Lula

Denúncia de Época contra Lula mancha o MP

Por Luís Nassif, no jornal GGN
Não há mais limites para a politização do Ministério Público Federal.
A denúncia da Procuradoria da República do Distrito Federal contra a Odebrecht e Lula, por suas ações para conquistar mercados em países emergentes, é um dos capítulos mais graves da atuação política do órgão (http://migre.me/pGGtG). (saiba mais aqui)
Desde o início dos anos 90, obras de construtoras brasileiras no exterior foram enquadradas na categoria “exportação de serviços”, tendo acesso a linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).
Já em 2003, o banco contava com um departamento especializado em América do Sul, com US$ 2,6 bilhões de projetos em carteira.
Junto com as obras vão equipamentos brasileiros, insumos brasileiros e, frequentemente, trabalhadores brasileiros.
Reconhecendo que as características da venda de serviços são similares a de exportação de produtos, houve enquadramento no PROEX (Programa de Financiamento às Exportações).
Em 15 de outubro de 2014, a Época Negócios exaltava a estratégia de internacionalização das empresas brasileiras (http://migre.me/pGFJi) a partir de estudos da Fundação Dom Cabral.
A conclusão do estudo foi a de  que o melhor mercado para as multi brasileiras são países em desenvolvimento:  "Como as empresas brasileiras inovam mais em processos, acabam se dando melhor em países não desenvolvidos, porque sabem lidar melhor com instituições desestruturadas".
E qual a razão da melhor competitividade das empresas brasileiras?
“Nesse sentido, o estudo mostra que os brasileiros têm conseguido muita "aceitabilidade" e lidam melhor que os norte-americanos, por exemplo, com a diversidade cultural de outros países. "Ao invés de chegar e sobrepor a sua cultura àquele país, a maioria das empresas brasileiras adaptam processos, produtos e culturas aos do anfitrião".
A primeira colocada no ranking da Dom Cabral foi a Construtora Norberto Odebrecht (http://migre.me/pGFQN), com um índice de internacionalização de 54,9%.
A ascensão das multinacionais brasileiras foi um feito celebrado por todas as escolas de administração. Em 2005 a revista Forbes passou a incluir empresas de países emergentes entre as 500 maiores do mundo. Esse mesmo mapeamento passou a ser feito pela Boston Consulting, que incluiu 14 empresas brasileiras na lista dos “100 maiores desafiantes globais” (http://migre.me/pGG0i).
No ranking da Dom Cabral. A Odebrecht aparecia em 28 países do mundo.
As suspeitas do MPF
Saindo do governo, através do Instituto Lula, o ex-presidente focou sua atividade internacional na África. Da mesma maneira que a Fundação Clinton, do qual FHC é membro. E a o soft powerbrasileiro – cuja maior expressão é a imagem pública de Lula no mundo – foi utilizada para enfrentar a invasão chinesa na África e em outros países do terceiro mundo.
De repente, o que era uma estratégia brasileira vitoriosa, nos olhos da inacreditável Procuradoria da República do Distrito Federal – e da inacreditável revista Época – torna-se objeto de inquérito.
Trechos da reportagem da revista Época sobre as investigações do Ministério Público Federal de Brasília a respeito das viagens de Lula e dos negócios da Odebrecht em outros países.
As suspeitas são de superfaturamento de obras... em outros países.
Um resumo das denúncias:
1.     A Odebrecht venceu uma licitação para obras na República Dominicana, usinas termelétricas em Pinta Catalina no valor de US$ 2 bilhões. “Suspeita do Ministério Público”, segundo a revista: superfaturamento da obra (na República Dominicana) porque o valor proposto pela Odebrecht seria o dobro da segunda colocada. O MPF acolhe denúncia do grupo chinês que perdeu a disputa.
2.     Obra da Odebrechet em Gana, logo após a visita de Lula: construção de corredor rodoviário no valor de US$ 290 milhões. A “suspeita” do MPF é que, quatro meses após a visita de Lula, a Odebrecht fechou o contrato.
A maior empreiteira brasileira, a mais internacionalizada, a maior cliente do BNDES no setor, com obras em 28 países, é colocada sob suspeita devido a duas obras em pequenos países de terceiro mundo.
Entre 2009 e 2014, a construtora fechou 35 contratos com o BNDES, para financiar obras de infraestrutura em outros países, , Angola, Argentina, Cuba, Equador, Venezuela e República Dominicana, construindo aeroportos, rodovias, linhas de transmissão, hidrelétricas, gasodutos, metrôs, portos (http://migre.me/pGGeH).  E 32 desses contratos firmados com governos nacionais, que são os entes responsáveis pelas obras de infraestrutura.
Nesse oceano de contratos, o Ministério Público Federal do Distrito Federal levantou um caso – o fato da construtora ter obtido uma obra em Gana após a visita de Lula – e transforma-o em algo suspeito.
Há uma disputa insana entre as construtoras brasileiras e as chinesas pelo mercado da África. As chinesas são acusadas até de levar empregados chineses, abrigados em containers de navios, quase como mão de obra escrava. Têm a facilidade de estruturar financiamentos de forma rápida, em condições mais vantajosas.
Para tentar competir, o BNDES estruturou carteiras de financiamento (http://migre.me/pGGjE) e as empresas brasileiras passaram a oferecer treinamento e utilização da mão de obra local como contrapartida.
Estudos da Ernest & Young situaram a África como o mercado mais promissor para as multinacionais brasileiras, segundo matéria do Estadão (http://migre.me/pGGmv):
“A África é, ao lado da América Latina, o principal vetor da expansão internacional de grupos brasileiros. Segundo um estudo da Ernst & Young, embora o Brasil só participe com 0,6% do total dos investimentos estrangeiros nos 54 países africanos, a expansão nos últimos cinco anos tem acompanhado de perto o ritmo chinês. Desde 2007, a atividade brasileira cresceu 10,7% ao ano na África, enquanto a chinesa subiu 11,7%.
Junto com o direito de explorar os recursos naturais do continente vem a obrigação de realizar obras de infraestrutura para os governos - o que abre um mercado cativo para as empreiteiras. Não é por acaso que Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Odebrecht estão entre os grupos brasileiros mais bem conectados no continente”.
É hora de clarear esse jogo. É extremamente alto o custo da politização do Ministério Público e a falta de responsabilidade da mídia.
O Procurador Geral Rodrigo Janot precisa sair de sua zona de conforto, esquecer o show midiático, e garantir um mínimo de seriedade e responsabilidade institucional no órgão que comanda.