sábado, 22 de fevereiro de 2014

PB: ignorando Eduardo, PSDB deixa governo do PSB


 O PSDB de Aécio Neves decidiu desembarcar do governo da Paraíba, chefiado por Ricardo Coutinho, do PSB de Eduardo Campos. Com essa decisão, o tucanato paraibano sinaliza a intenção de lançar um candidato próprio ao governo do Estado, o senador Cássio Cunha Lima. Vice-presidente do PSDB federal, Cássio cogita medir forças com Coutinho, que disputará a reeleição.
Em reunião marcada para esta segunda-feira (24), a Executiva estadual do PSDB paraibano irá formalizar a devolução do cargo que ocupa no primeiro escalão da administração do PSB. Pedirá demissão o secretário de Planejamento e Gestão, Gustavo Maurício Filgueiras Nogueira. Deixarão o governo também meia dúzia de ocupantes de cargos de segundo escalão, que, embora não sejam filiados ao PSDB, foram indicados por Cássio.
EDUARDO PEDIU A AÉCIO
Nesta sexta-feira (21), o tucano Cássio participou do encontro que Aécio manteve com Eduardo Campos no Recife. Ouviu do presidenciável do PSB apelos para que desistisse de devolver os cargos ao governador Ricardo Coutinho. Campos argumentou que o movimento destoava do esforço que PSDB e PSB realizam para formar palanques conjuntos nos Estados.
Em resposta, Cássio informou a Campos que o PSDB já havia decidido realizar uma série de consultas sobre a conveniência de disputar o governo paraibano. E não faria sentido permanecer na administração de Coutinho. De resto, argumentou que sua candidatura é, por ora, apenas uma tendência. Por delicadeza, comprometeu-se a levar em conta as ponderações de Campos na hora em que o martelo for batido.
CÁSSIO GANHA
Do ponto de vista de Aécio, a candidatura do correligionário é conveniente. Desconhecido no Nordeste, o presidenciável tucano passaria a dispor na Paraíba de um palanque comandado por um candidato bem posto nas pesquisas. Sondagens feitas para consumo interno indicam que Cássio, ex-governador da Paraíba, entra na disputa com algo como o dobro do percentual de votos atribuído a Coutinho.  (Do blog de Josias de Souza)

Datafolha: Lula também venceria no 1 º turno

Do G1-Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (22) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” o Datafolha também simulou a disputa tendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato, no lugar de Dilma. Lula venceria no primeiro turno nos dois cenários propostos. No primeiro, Lula registra 54% das intenções de voto, contra 15% de Aécio Neves e 9% de Eduardo Campos.

No segundo cenário, o ex-presidente enfrenta Marina e Aécio. Lula vence com 51% das intenções de voto. Marina registra 19% e, Aécio, 14%.


Cenário A
- Lula: 54%
- Aécio: 15%
- Campos: 9%
- Brancos/nulos: 15%
- Não sabe: 6%

Cenário B
- Lula: 51%
- Marina: 19%
- Aécio: 14%
- Brancos/nulos: 11%
- Não sabe: 5%

Eleições 2014: Datafolha, Dilma venceria no 1º turno


 

 

 

 

 

Apoio a Dilma é igual ao da pesquisa anterior do instituto, de novembro.
Aécio Neves tem 17% e, Eduardo Campos, 12%, diz pesquisa.

Do portal G1
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (22) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” indica que a presidente Dilma Rousseff teria 47% dos votos e venceria no primeiro turno caso a eleição fosse hoje e ela tivesse como adversários o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Nesse cenário, Aécio teria 17% e Campos 12%. Votos em branco ou nulos seriam a opção de 18% e outros 6% responderam que não saberiam em quem votar.

O Datafolha entrevistou 2.614 pessoas em 161 municípios na quarta (19) e quinta (20), com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação à pesquisa anterior divulgada pelo Datafolha, em novembro, a intenção de votos em Dilma ficou estável – naquela ocasião, ela registrou os mesmos 47%. Em outra pesquisa, de outubro, a presidente tinha 42%.

A intenção de votos para Aécio variou para baixo, mas dentro da margem de erro da pesquisa: de 19% para 17%. Entretanto, esta foi a segunda queda seguida na taxa do senador registrada pelo instituto – na pesquisa divulgada em outubro de 2013 ele tinha 21%.

Já intenção de votos em Campos variou para cima, também dentro da margem de erro: de 11% para 12%. Na pesquisa de outubro ele tinha 15%.

Marina
De acordo com o Datafolha, Dilma também venceria no primeiro turno caso seus adversários fossem Marina Silva, do PSB, no lugar de Eduardo Campos, e Aécio Neves. Dilma tem 43% das intenções de votos nesse cenário - registrava 42% na pesquisa anterior, de novembro. Marina ficou com 23% das intenções de voto, queda de 3 pontos percentuais em relação a novembro. Aécio manteve agora os mesmos 15% da pesquisa anterior.

O cenário em que Dilma enfrenta Aécio e Campos é considerado o mais provável, mas as candidaturas só serão oficializadas pelos partidos no mês que vem. A eleição de 2014 está marcada para 5 de outubro e, além de presidente, escolherá senadores, deputados federais, governadores e deputados estaduais.

Veja os resultados obtidos:

Cenário A
- Dilma: 47%
- Aécio: 17%
- Campos: 12%
- Brancos/nulos: 18%
- Não sabe: 6%

Cenário B
- Dilma: 43%
- Marina: 23%
- Aécio: 15%
- Brancos/nulos: 14%
- Não sabe: 5%

Artigo de opinião: A natureza do escorpião




O Escorpião e o Sapo é uma fábula sobre um escorpião que pede a um sapo que o leve através de um rio. O sapo tem medo de ser picado durante a viagem, mas o escorpião argumenta que, se picar o sapo, o sapo iria afundar, e o escorpião iria se afogar. O sapo concorda e começa a carregar o escorpião, mas, no meio do caminho, o escorpião, de fato, ferroa o sapo, condenando ambos. Quando perguntado por que, o escorpião responde que esta é a sua natureza. Essa fábula cai como uma luva para explicarmos a natureza da nossa mídia, em especial as Organizações Globo. Esse grupo empresarial das comunicações vem tendo grandes lucros com as realizações da copa do mundo no Brasil, mas, assim como o escorpião, ela tem que “picar” o que está lhe dando tanto lucro que é o evento esportivo que será realizado no mês de julho.
Mesmo ganhando muito dinheiro, a Globo tem estimulado os protestos durante a copa, pois para ela o objetivo maior é destruir a reeleição do Presidenta Dilma nem que para isso tenha que “morrer” junta com ela, assim como o escorpião e sapo. Essa gente não suporta mais quatro anos de governo do PT. Eles nunca ganharam tanto dinheiro como nesses 12 anos do governo trabalhista do presidente Lula e da presidenta Dilma, contudo tudo isso é inócuo. Eles não querem saber disso pois sua natureza é golpista, até porque eles são filhote de um golpe civil militar de 1964. Durante a governo de FHC, a Globo estava falida com dívida de mais de 1 bilhão de dólares, conseguindo se recuperar no governo do presidente Lula, a ponto de seus donos voltarem a figurar na lista dos homens mais rico do mundo, na revistas FORBES, e sendo a maior riqueza do Brasil com um fortuna avaliada em 24 bilhões de dólares.
Para família Marinho, o Brasil caminha inexoravelmente para o abismo. Todas as noites o Jornal Nacional só tem feito previsão catastrófica para o país. Os comentaristas e “especialistas” desse telejornal já não fazem analises; eles apenas expõem sua tossida para que instale o caos, pois só assim a oposição pode voltar ao poder já que através do jogo limpo eles não têm a mínima chance.  Essa emissora que é uma concessionária pública, que tem usado esse direito para dar golpe e não para informar a população brasileira da verdadeira da situação do Brasil. Você poderá dizer que estou querendo que a Globo seja uma aliada da presidenta Dilma. Não. Nada disso, caro leitor! Apenas invoco um jornalismo sério já que não existe imparcialidade. Que pelos menos se dê voz ao contraditório!
Caso a Globo se preocupasse de verdade com o Brasil, ela teria pago sua dívida com a Receita Federal. A Globo deve mais de 1 bilhão de reais, valores corrigidos. Com que moral essa emissora cobra mais investimentos em saúde e educação, se ela não paga seus impostos? Comete crime de sonegação e mesmo assim não é punida, já que todos tem medo do seu poder de assassinar reputações. É apostando nesse poder que ela faz e desfaz sem nenhuma punição. Durante as manifestações de junho do ano passado, a Globo dedicou um edição especial do Jornal Nacional a essas manifestações com um único propósito, o de desgastar o governo Federal. As manifestações eram contra a todos os governantes, mas a Globo manipulou para que tudo fosse visto como sendo algo relacionado ao governo do PT.
Enquanto o mundo se “derrete” na crise econômica o Brasil, bate recorde atrás de recorde em empregos com carteira assinada. Todavia, para a Globo, tudo está errado. É preciso que se volte o governo de FHC e consiga “restaurar” o Brasil ideal àquele onde os pobres não andavam de avião, não frequentavam shopping center, não tinham acesso a créditos bancários, seus filhos não cursavam universidades gratuitas, e o Nordeste era a região onde se encontrava a mão de obra barata e analfabeta. Entretanto o governo do presidente Lula mudou essa realidade, que a Globo sonha noite e dia que volte pelas mãos de Aécio Neves ou talvez pelas de Eduardo Campos (o traidor). Contudo, sem dúvida nenhuma, o povo brasileiro saberá dizer não a esse desejo da natureza de escorpião da Globo e seus asseclas. Que ela morra abraçada com FHC, Serra, Aécio, Eduardo e Cia.
Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado e pós graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE. 


Quem comandará o governo após a saída de Campos?

João Lyra estaria tão magoado ao ponto de até cogitar renúncia (Foto: Wagner Ramos)
A pergunta que se faz hoje nos bastidores da politica em Pernambuco é: João Lyra (PSB) vai assumir o governo quando Eduardo Campos (PSB) deixar o cargo ou vai abandonar o barco e permitir que Guilherme Uchoa (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, torne-se governador? Já não é segredo para ninguém que Lyra fez esta ameaça a Eduardo ainda durante o processo de escolha do seu sucessor. Embora o gestor tenha dito a pessoas próximas que não acredita nesta possibilidade, ela é factível, porque ainda não dá para medir o tamanho da mágoa de Lyra.
O vice apostou suas fichas e até de deixou seu antigo partido, o PDT, para ingressar na sigla de Eduardo. O caruaruense pode tomar outros rumos: aceitar a escolha e apoiar a decisão ou simplesmente conspirar contra. Isso porque ele não está magoado apenas com Campos, mas também com Fernando Bezerra Coelho, com quem mantinha um pacto. Como a própria Folha noticiou na última sexta-feira (21), os dois haviam acordado que se um não fosse o escolhido, declararia apoio ao outro.
Mas, pelo que se diz nos corredores do Palácio das Princesas, “Bezerra teria montado no cavalo antes mesmo de o governador colocar a sela”. Eduardo deixa o cargo em abril para dar inicio oficial à sua campanha à Presidência da República e João Lyra, como vice, teria nove meses de governo pela frente.
Para Campos, isso coroa a carreira política do colega. Mas Lyra acha pouco. Ele não está magoado apenas por ter sido preterido, mas por não ter participado do processo. Porém, como postulante, isso seria complicado. Resta saber se vai mesmo ao anuncio oficial da chapa, na segunda-feira. Apesar de o evento ter sido adiado por sua causa, sua presença ainda é incerta. A expectativa é grande porque todos sabem que ele mantém uma ótima relação com o candidato da oposição Armando Monteiro Neto (PTB).(Do blog da folha)

SDS conclui curso de formação de 184 novos cabos de polícia


coronel Carlos Pereira - divulgação

Os cabos cursaram disciplinas como Educação Física, Defesa Pessoal, Tiro Policial, Técnicas de Abordagem Policial, Procedimentos em Ocorrências, Direito Aplicado à Atividade Policial e Valores Éticos e Policiamento Protetivo. Ao todo, foram 170 horas/aula.
Com mais esta turma de formandos, o Governo Eduardo Campos já colocou nas ruas 6.052 novos cabos de Polícia.
Desde a implantação do Pacto pela Vida, em 2007, o Governo do Estado já formou 12.871 agentes de segurança dentre policiais militares, policiais civis e do Corpo de Bombeiros.

Tucanos da Paraiba racham com governador do PSB

Na conversa que tiveram ontem no Recife, Eduardo Campos (PSB) tentou convencer o PSDB paraibano a não romper com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), que será candidato à reeleição.
Porém não conseguiu seu intento o PSDB deve entregar os cargos na gestão de Coutinho amanhã, e o atual senador Casio Cunha Lima cogita disputar o governo. A Paraíba fazia parte do pacto de não agressão entre Campos e Aécio Neves.

Serra: Brasil não vive descontrole fiscal



247 - O ex-governador José Serra, que foi excluído da disputa presidencial pelo PSDB, agora atua como bombeiro. Em palestra para investidores, ele afirmou que a situação econômica brasileira não é tão grave como a que vem sendo pintada por seu próprio partido.
"Eu não vejo que o quadro econômico seja tão calamitoso quanto se divulga. Não significa que estamos bem, mas o que não vejo é que seja tão calamitoso", afirma. Serra disse que os problemas relacionados à inflação e ao campo fiscal são menos graves do que se diz. "Há uma perda por ensaio e manobra em relação à inflação, mas não há o risco de descontrole inflacionário", disse. "Há perda de manobra na área fiscal, mas não há perspectiva de descontrole na área fiscal e muito menos de calote. Não há isso", concluiu.
Até em relação ao crescimento pequeno do PIB, ele colocou atenuantes. "O PIB por habitante, se crescer 2% este ano, em termos per capita, vai ser da ordem de 1,2%. Não é um desempenho negativo. Não chega a ser uma tragédia. Nada brilhante, nada desastroso."

Veja descobre que Brasil não acabou e pede: Sorria!

247 - A capa deste fim de semana da revista Veja surpreende um leitor acostumado a receber da publicação, quase sempre, uma imagem negativa do País. Veja pede ao leitor que sorria. E mais: afirma que existem bons empregos à frente. Num país em pleno emprego, que fechou janeiro com a menor taxa de desocupação da história, com apenas 4,8% das pessoas em idade ativa fora do mercado  do trabalho, Veja se curva ao óbvio: o Brasil vai bem, obrigado.
O que não significa, porém, que a Editora Abril, que edita Veja, esteja em boa saúde. Ao contrário. Mergulhada em profunda crise financeira, a empresa da família Civita colocou à venda sua "galinha dos ovos de ouro", a Abril Educação, que reúne sistemas de ensino e escolas de inglês como o Red Balloon e a Wise Up - esta última, comprada por valores exorbitantes, é uma das causas da crise. Com esses recursos, a Abril pretende socorrer suas divisão de revistas, que sofre com a migração da publicidade de meios impressos para publicações digitais.
Com a capa desta semana, Veja transmite uma mensagem ao poder. Talvez, uma bandeira branca, ao reconhecer que a situação econômica do País não é desastrosa como foi pintado em capas recentes da revista - quem não se lembra, por exemplo, da célebre "Dilma pisou no tomate"?
O esforço de diplomacia é uma das estratégias de Fábio Barbosa, executivo que comanda a gestão da empresa. Recentemente, ele foi a Brasília e pediu ajuda de bancos oficiais para uma operação que ajudaria a recuperar a saúde financeira da companhia. A resposta foi negativa. Ao que tudo indica, a Abril terá que se virar com as próprias pernas.
Mas há uma clara inflexão editorial nas páginas de Veja, cujo objetivo parece ser o de transmitir sinais de uma possível pacificação. O que se torna ainda mais necessário num momento em pesquisas mostram o enfraquecimento das revistas num mundo em que as pessoas se informam cada vez mais por outros meios - especialmente a internet.
Fábio Barbosa estendeu a bandeira branca. Resta saber se será atendido e até quando irá durar a trégua.

Marina não desistiu de ter seu partido e ser presidente



 Marina Silva não desistiu de ter o seu próprio partido, nem de ser
presidente da República. A Rede trata Eduardo Campos como companheiro de viagem e faz exigências para Marina compor a sua chapa como vice.
Uma delas é acabar com a reeleição; outra, indicar os candidatos a
governador onde tem aliados ligados à Rede. São os casos de Miro
Teixeira (Pros) no Rio de Janeiro; José Antônio Reguffe (PDT), em
Brasília; e Ricardo Young (PPS), em São Paulo.  (Blog do Azedo)

Campanha: sinal divino a Padilha em São Paulo



 Na primeira etapa da caravana pelo interior de São Paulo, o petista Alexandre Padilha, pré-candidato do partido ao governo, fez uma visita à igreja de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, em Campinas.
Seguindo a tradição, o ex-ministro da Saúde foi até o campanário da igreja, para amarrar uma fita na imagem da santa e fazer um pedido.
No momento em que Padilha apertava o nó, os sinos começaram a tocar, todos de uma vez, para espanto geral. Foi quando um assessor resolveu a questão:
- Calma, ministro, é só meio-dia.       (Vera Magalhães - Folha de S.Paulo)

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

João Paulo: "Vai ser uma eleição difícil"


























JC Online.
A escolha do candidato apoiado pelo governador Eduardo Campos (PSB) deverá provocar alterações no rumo da oposição, mesmo que ninguém assuma abertamente. Ontem (20), após a divulgação do nome do secretário da Fazenda, Paulo Câmara (PSB), como postulante à sucessão estadual, o deputado federal João Paulo (PT) admitiu que a eleição não vai ser das mais fáceis.
De acordo com o ex-prefeito recifense, qualquer nome escolhido pelo governador pode vir a causar dificuldades para os petistas. “Qualquer nome que ele [Eduardo Campos] apresentar é forte. Sem sombra de dúvidas, vai ser uma eleição difícil”, admitiu.

O petista, no entanto, destacou que para os socialistas a situação também não será tranquila. João Paulo lembrou que Paulo Câmara é um técnico e, consequentemente, não é conhecido pela população. “Além de ser desconhecido, tem a questão de ele não ter unificado a base, tem muitas insatisfações. Além disso, ele não tem tradição política. Os embates vão exigir uma pessoa mais experiente. Com certeza, vai ser uma candidatura difícil”, frisou.

Apesar de reconhecer as dificuldades, João Paulo disse que não há previsão de mudar o roteiro de conversas do partido. No entanto, ontem mesmo o petista se reuniu com o senador Armando Monteiro Neto (PTB), candidato que pode vir a ser apoiado pelo Partido dos Trabalhadores. O deputado não quis, entretanto, adiantar se a sua legenda vai apoiar o petebista ou se lançará candidatura própria.

Governo conclui construção de quatro pontes no município de Jaqueira

Distante 170 km do Recife, a cidade de Jaqueira, localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco, foi atingida pelas enchentes de 2010 junto com tantas outras cidades da região e do Agreste. Agora, a paisagem do município ganhou novos contornos com a reconstrução de quatro pontes que haviam sido destruídas pela força das águas. O chefe da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti esteve ontem (20/02) em Jaqueira, junto com o Prefeito, Marivaldo Andrade, vereadores do município, e com o coordenador de Engenharia e Arquitetura da Casa Militar, Maj Fábio Rosendo, fazendo a vistoria final nas quatro pontes que serão inauguradas na próxima semana. A Orla de Palmares, que será inaugurada em março, também foi visitada pelo Chefe da Casa Militar.
Além das quatro pontes e da nova orla, uma série de importantes obras serão entregues em março aos moradores de Palmares, Quipapá, Jaqueira, São Benedito do Sul e Xexéu, Zona da Mata Sul. Tais obras são fundamentais para a região, que foi devastada pelas enchentes em 2010 e 2011. Nelas, o Governo investiu mais de 20 milhões de reais.
As pontes que foram construídas em Jaqueira são as que dão acesso às comunidades chamadas de “engenhos” Salgado 2, Bálsamo da Linha, Laje Nova e Guerra. A cidade de Jaqueira integra a bacia do Rio Una e é banhada pelo Rio Piranji. Ambos tiveram seus níveis elevados após as chuvas ocorridas em 2010 causando destruição de muitos aparelhos públicos na cidade. “A construção dessas quatro pontes regularizará o acesso da população dessas comunidades à sede do município e o escoamento da produção agrícola realizada nessas localidades”, declarou o chefe da Casa Militar.
Segundo o coordenador técnico de Engenharia e Arquitetura (CTEA) da Casa Militar, major Fábio Rosendo, “As novas pontes obedecem a um padrão de segurança e qualidade que não correrá o risco de serem arrastadas pelas águas caso ocorram novos desastres.” Cada uma das quatro pontes foi construída em concreto armado, com 50 m de extensão. O investimento é de R$ 9.552.554,91.
A Casa Militar é responsável pela construção de 22 pontes nos municípios atingidos pelas enchentes de 2010 e 2011.  Ano passado foram concluídas as pontes nos bairros Baeté e Maria Amália, na cidade de Barreiros, e a Ponte Francisco de Matos Sobrinho que liga o distrito de Caldeirões dos Guedes ao povoado de Cachoeira dos Pintos, em Bom Conselho.
Vale salientar que obras de arte dessa natureza demandam um tempo maior porque requerem estudos preliminares (sondagem, estudo geológico e outros), projetos básico e executivo, além dos tramites legais dos processos de licitação até a execução da obra, a fim de garantir a segurança das mesmas.
Para o chefe da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti, o trabalho é persistente para normalizar a rotina das cidades atingidas pelas enxurradas. “A determinação do governador Eduardo Campos é priorizar as ações de governo que melhorem a qualidade de vida da população”. Segundo ele, há uma concentração de esforços da CTEA para entregar várias outras obras em breve. “Em março, vamos inaugurar duas pontes em Palmares, uma em Xexéu, uma em Quipapá e outra em São Benedito do Sul”.
OBRAS - Em Palmares será inaugurada a ponte que dá acesso ao Engenho Limeira beneficiando diretamente 700 pessoas e que é importante para o acesso a engenhos da região, pois facilitará o escoamento da produção de cana de açúcar. A obra está orçada emR$1.729.804,60. A outra ponte com inauguração prevista para março é a que dá acesso à comunidade do Riacho Guaraná. Representa um investimento de R$ 1.668.528,75 e beneficiará 3 mil pessoas.
Na cidade de Xexéu a Ponte do Bode irá recuperar o acesso de aproximadamente 800 pessoas da comunidade do Bode ao centro da cidade. Essa obra está orçada em R$ 647.904,79.Em Quipapá está sendo concluída a ponte que viabiliza o acesso à comunidade da Vila Cruzeiro, no valor de R$1.186.832,67. E em São Benedito do Sul a Ponte de Igarapeba representa um investimento de R$ 2.908.644,85.

Até que enfim:Barbosa manda prender Jefferson



PP lança vereadora-pastora ao Governo do Estado




Na coletiva de imprensa em que anunciou oficialmente a pré-candidatura da vereadora Michele Collins ao Governo do Estado,  o deputado Eduardo da Fonte afirmou que a decisão representa o início de um processo de construção em torno da pré-candidatura de Michele.
Presidente do PP em Pernambuco, Da Fonte também adiantou que a ideia é procurar os partidos pequenos que estão pensando em montar “chapinhas” para a disputa proporcional para compor o que foi chamado de “chapão das chapinhas”.
De acordo com ele, o objetivo é atrair partidos que tenham votos, mas que perderiam força na composição com grandes coligações. A primeira legenda a ser procurado é o PROS, com quem o PP compõe na bancada federal, que é liderada por Eduardo da Fonte.
Com a formação, eles acreditam poder eleger até seis deputados federais e doze estaduais. O Pastor Cleiton foi citado por ele como grande  puxador de voto. Collins é o deputado estadual mais votado por duas vezes consecutivas.
Na ocasião, Michele Collins ressaltou a honra de ter sido escolhida pelo partido para disputar ao Governo do Estado e disse que irá trabalhar para todos, sem distinção, mas sua gestão seria pautada no progresso, na defesa da família e dos princípios cristãos. '
'Estamos ouvindo  as lideranças religiosas,  as bases e os movimentos sociais sobre a minha candidatura para que assim, juntos possamos trabalhar para Pernambuco e para o povo pernambucano', destacou a progressista.(do blog de magno martins)

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Seca e fortalecimento da agricultura familiar são destaques em ações da Comissão de Agricultura


 
Grande parte da agenda de trabalho da Comissão de Agricultura, Pecuária 
e Política Rural, da qual o deputado Manoel Santos é vice-presidente, 
teve como foco principal discutir os impactos da estiagem e as ações 
voltadas para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco. Nos 
debates, ganharam destaque o impacto das consequências da seca para a 
bacia leiteira do estado e as ações previstas no Plano Estadual de 
Convivência com o Semiárido. Foram pautadas, ainda, entre outras 
questões, saúde e educação e infraestrutura de irrigação, no âmbito da 
agricultura familiar.
 
Em sua maioria, as atividades foram realizadas em municípios do 
interior, onde a Comissão realizou acompanhamento a obras em execução e 
audiências públicas nos municípios do Sertão do Submédio São Francisco, 
Sertão do Araripe e Agreste Meridional. Todas elas contaram com a 
participação efetiva de organizações da sociedade e das comunidades.
 
De acordo com o deputado Manoel Santos, alguns pontos estratégicos têm 
diferenciado e fortalecido o trabalho da Comissão. “Um ponto forte do 
nosso trabalho, neste mandato, tem sido a imparcialidade, fundamentada 
nas necessidades apresentadas pela população. Além disso, a dinâmica de 
ir às comunidades permitiu que o Legislativo vivenciasse, junto com a 
população, os problemas da seca e construísse, de forma coletiva, os 
caminhos para minimizar esses problemas”, avalia
 
A região da Zona da Mata também foi contemplada com uma audiência 
pública, que debateu a reestruturação socioprodutiva da região, pautada 
nas “Diretrizes para Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata”, 
documento elaborado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do 
Estado de Pernambuco, em parceria com organizações e movimentos sociais 
que atuam no meio rural.
 
Das nove reuniões realizadas, duas contaram com as presenças de 
representantes do Governo do Estado que atuam na área da agricultura, 
pecuária e reforma agrária. Esses momentos serviram para que o 
Legislativo apresentasse as demandas da população vitima da estiagem ao 
Executivo Estadual.
Foram analisados e aprovados quatro Projetos de Lei Ordinária e de 
Resolução, dentre os quais se destacam o Projeto de Lei que dispõe sobre 
a Licença Sanitária de Estabelecimentos Agroindustriais Rurais de 
Pequeno Porte no Estado e o Projeto Lei que instituiu a Política 
Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura 
Familiar de Pernambuco (Peater-PE) e o Programa Estadual de Assistência 
Técnica e Extensão Rural da Agricultura Familiar (PROATER-PE).
 
Na avaliação do deputado Manoel Santos, este ano impõe três grandes 
desafios para a Comissão. “Temos que lutar pela desburocratização dos 
bancos, de modo que as famílias possam acessar recursos e reconstruírem 
as suas pastagens. Cobrar do Instituto Agronômico de Pernambuco a 
ampliação da produção e da distribuição de palmas resistente à 
cochonilha. Outro desafio é ampliarmos a consciência e a capacidade das 
famílias de conviverem com o Semiárido. E, por fim, é preciso construir 
alternativas voltadas para o desenvolvimento da Zona da Mata, que não 
sejam baseadas apenas no plantio da cana-de-açúcar, mas sim, na 
diversificação das culturas e no fortalecimento dos assentamentos”, 
pontua.

Paulo Camâra é o candidato de Eduardo

Paulo Câmara candidato a governador pelo PSB
O atual Secretário da Fazenda do governo estadual Paulo Câmara foi o candidato pelo governador Eduardo Campos como o candidato da Frente de partidos encabeçada pelo PSB. Fazem parte da chapa que será anunciada oficialmente na segunda feira pelo governador o deputado federal Raul Henry representando o PMDB e como senador o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho também do PSB.
O futuro governador João Lira Filho que ainda esperava ser o indicado acaba de se reunir com o governador e concordou com a chapa escolhida.

Lóssio abre dissidência no PMDB e deve apoiar Armando



O prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), disse há pouco, em entrevista ao Frente a Frente, que embora seu partido esteja representado na chapa da Frente Popular pelo deputado federal Raul Henry, não apoiará a candidatura de Paulo Câmara ao Governo do Estado. “Na última reunião do PMDB eu disse que só apoiaria dentro da Frente Popular o nome do vice-governador João Lyra”, afirmou.
Lóssio disse, ainda, que aguardará o anúncio oficial da chapa amanhã para comunicar ao PMDB que abrirá entendimentos para apoiar a candidatura do senador Armando Monteiro, que tende a unir as oposições contra a chapa oficial. O prefeito não teme retaliação do seu partido.
 “Até porque no plano nacional o PMDB de Pernambuco não está com Dilma. Quem primeiro teria que sofre sofrer retaliação seria o diretório estadual”, disse Lóssio.(do blog do magno martins)

Humberto: "Aécio quer se livrar do mensalão tucano"














O líder do Partido dosTrabalhadores no Senado Federal, Humberto Costa, classificou como estratégia a decisão do deputado federal e ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo (PSDB), de renunciar ao mandato para não ser cassado. De acordo com o petista, a decisão do tucano pretende impedir seu julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e evitar que o escândalo do mensalão mineiro, ocorrido quando ele era governador, prejudique a candidatura do presidenciável Aécio Neves (PSDB).

“O que nós queremos é que não haja no Brasil dois pesos e duas medidas. Essa estratégia adotada pelo deputado é não somente para evitar que o Supremo Tribunal Federal se posicione sobre essa questão, como também para tentar tirar o foco sobre o PSDB, que foi o partido responsável por essa ação de corrupção em Minas Gerais”, afirmou Humberto.

De acordo com o parlamentar pernambucano, o STF deve agir “da maneira como agiu com os membros do PT que foram processados” no caso do escândalo do mensalão. “Ou seja, que sejam julgados pelo Supremo Tribunal Federal e com o mesmo rigor aplicado aos integrantes do Partido dos Trabalhadores”.

Anúncio de chapa do PSB é transferido para segunda-feira

Através de nota a assessoria de comunicação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) informou  à imprensa, que o anúncio da candidatura da legenda ao Governo de Pernambuco, inicialmente agendado para amanhã (21), foi adiado para a próxima segunda-feira (24).

Leia a nota enviada pela equipe de comunicação do PSB:

'Informamos que o evento de anúncio da candidatura do PSB ao Governo de Pernambuco, inicialmente marcado para esta sexta (21/02), foi transferido para a próxima segunda (24/02), às 10h, no auditorio do Recife Monte Hotel, em Boa Viagem.

Esclarecemos que o adiamento se deve à incompatibilidade da agenda do governador Eduardo Campos, que tem compromisso oficial ao meio dia e à tarde embarca para o Rio Grande do Sul.

Assessoria de Comunicação do Partido Socialista Brasileiro'

População realiza protestos contra cassação do prefeito de São João



As fotos da manifestação são do blog de Carlos Eugênio
Parte da população do município de São João em torno de 2.000 pessoas, ainda indignados com o processo de cassação que resultou na perda do mandato do prefeito Genaldi Zumba, realizaram no final da tarde e inicio da noite de ontem (19) uma ruidosa manifestação na PE 177, os manifestantes queimaram pneus e fizeram inflamados discursos.
Segundo alguns do manifestantes eles queriam mostrar o seu descontentamento com a decisão do TRE que segundo eles não respeitou a vontade da maioria dos eleitores da cidade.
Participaram da manifestação  vereadores ligados ao prefeito cassado Genaldi e outros ex assessores, como muitos populares que se dirigiram da cidade e da zona rural para o local do evento.
A manifestação causou um tremendo engarrafamento nos dois sentidos da via, muitos veiculos tiveram de desviar pela zona rural para poder chegar aos seus destinos.(como o próprio blogueiro)
Segundo ainda informações o ato fez com que prefeito em exercício Jamerson Guilherme cancelou uma entrevista coletiva que faria ontem a tarde em seu gabinete onde se defenderia de ataques recebidos do ex prefeito Genaldi, temendo o clima de insegurança na cidade argumentou o prefeito em exercício.
O TRE já marcou uma nova eleição no município para o próximo dia 06 de março e 03 chapas já estão inscritas para concorrer ao novo pleito, muito embora o ex-prefeito Genaldi espera ainda a decisão de um pedido de liminar para que possa reassumir o seu mandato.
(Com informações do blog de Carlos Eugênio)

Joaquim Barbosa passou 19 anos no MPF sem denunciar a bomba do Riocentro

Curriculum de Joaquim Barbosa no STF mostra que ele esteve por 19 anos no MPF.
http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/sobreStfComposicaoComposicaoPlenariaApresentacao/anexo/cv_joaquim_barbosa_2010set15.pdf

Trinta e dois anos depois, o Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro denunciou seis pessoas pelo atentado a bomba no Riocentro ocorrido em 30 de abril de 1981 .

Os denunciados são:

- O general reformado Newton Cruz (na época era chefe da agência central do Serviço Nacional de Informações - SNI);

- O general reformado Nilton de Albuquerque Cerqueira (então comandante da Polícia Militar do Rio);

- O coronel reformado Wilson Luiz Chaves Machado, que dirigia o carro onde a bomba explodiu acidentalmente no colo de seu colega;

- O ex-delegado Claudio Antonio Guerra (apontado por responsável por prender pessoas falsamente ligadas à explosão).

- O general reformado Edson Sá Rocha (acusado de envolvimento no plano);

- O major reformado Divany Carvalho Barros (por fraude processual, pois admitiu ter apagado provas da cena do crime que pudessem incriminar os militares).

Passados 32 anos, é provável que a denúncia tenha efeito apenas moral, para registro histórico, já que a maioria dos denunciados já tem mais de 70 anos, e devem ser beneficiados com a prescrição.

É verdade que a denúncia ocorreu a partir de "fatos novos", ou seja, só admitidos recentemente. Mas uma pergunta não quer calar: O ministro Joaquim Barbosa esteve neste mesmo Ministério Público Federal durante 19 anos antes de ser escolhido para o STF. Por que não investigou?

Aliás, é um mistério os serviços prestados ao público por Barbosa nestes 19 anos de passagem pelo Ministério Público. Órgão encarregado de denunciar casos de corrupção e outros crimes, não há notícias de nenhum caso promovido por Barbosa.(do blog do saraiva)