sábado, 17 de maio de 2014

CPI: PT fará devassa em repasse da Petrobras a Suape



Gerson Camarotti - (Blog)
 Na CPI da Petrobras instalada no Senado, o PT já escolheu o seu alvo: fará uma devassa ao repasse feito pela Petrobras ainda em 2008 de R$ 475 milhões para o Porto de Suape. O PT quer identificar como foi gasto esse valor pelo governo do estado de Pernambuco nas obras portuárias. Esse recurso foi repassado com a assinatura do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que assinou um Termo de Adiantamento de Tarifas Portuárias com o governo de Pernambuco e a Administração de Suape.
A bancada do PT no Senado fará uma força tarefa para tentar avaliar que houve superfaturamento em dinheiro de recursos públicos no Porto de Suape para tentar atingir o ex-governador e hoje presidenciável do PSB, Eduardo Campos.
O recurso repassado em 2008 foi pra custear, entre outras obras do porto, a dragagem da bacia, a construção de um pier petroleiro, a sinalização náutica do canal, além de infraestrutura para o pier e o aprofundamento do canal de acesso ao porto.
A investigação sobre o porto de Suape tinha sido vetada na decisão da ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas na última quarta-feira a CPI aprovou o plano de trabalho do relator da comissão, senador José Pimentel (PT-CE), que incluiu nas investigações o Porto de Suape. Com a estratégia, que contou com o aval do Palácio do Planalto, o partido tenta atingir o candidato da oposição Eduardo Campos.
Nas imediações do Porto de Suape é que esta sendo erguida a refinaria de Abreu e Lima, que teve até recentemente com o presidente do Conselho Paulo Roberto Costa. Ele foi preso em março na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Governador estará hoje e amanhã nas festividades de aniversário de Caruaru

O governador João Lyra Neto estará participando de eventos pelo pelo 157º aniversário de Caruaru  em Sua cidade natal. Na "Caruaru a Capital do Forró", Lyra Neto estará presente hoje  na abertura da exposição "Alto do Moura na Copa" evento este que será realizada nas dependências da AABB local e será aberta às 19:00 horas.
Amanhã ele participará de mais dois eventos: Às 8:00 horas participará do Hasteamento das bandeiras e às 8:30 horas estará na missa de Ação de Graças pelos 157 º aniversário da cidade.

Grupo Logos se apresenta em Petrolina na próxima quarta-feira, 21 de maio, com entrada franca

A cidade de Petrolina receberá mais uma vez um dos conjuntos mais tradicionais da igreja evangélica brasileira, o Grupo Logos.

Desta vez o Grupo participará de uma programação especial na Comunidade Presbiteriana Káris, localizada na Rua Men de Sá, 16, Gercino Coelho, próximo à Panificadora Lisboa, um local de fácil localização.

Antes da participação do Grupo Logos haverá uma apresentação especial do Ministério de Louvor do Seminário Evangélico Betânia de Petrolina.

O Grupo Logos foi fundado em 1981, sendo um conjunto bastante conhecido por todo o Brasil. A banda surgiu após o fim do Grupo Elo, que contava com, além do casal fundador, Paulo César da Silva e Nilma Soares da Silva, o casal Jairo Trench Gonçalves, mais conhecido como Jairinho, e Hélia Trench Gonçalves, ambos falecidos em um acidente automobilistico em 14 de abril de 1981.

O Grupo Logos sempre foi voltado para missões evangelísticas, pregando as mensagens de Jesus Cristo por todo Brasil, sem fazer questão de divulgar nos meios de comunicação da música evangélica seus trabalhos.O Grupo Logos possui um repertório bem trabalhado, admirado até mesmo por músicos que não são evangélicos.

Ao todo, Grupo Logos possui 18 álbuns lançados e 2 dvds, incluindo o mais novo lançamento intitulado Grupo Logos Acústico: Linha do Tempo, lançado em comemoração aos 32 anos de carreira do ministério.

A Comunidade Presbiteriana Káris em Petrolina é liderada pelo Pastor Darlan Tenório.

A trapaça da mídia contra Lula no ato dos blogueiros

:
247-Eduardo Guimarães, que participou do encontro de Lula com blogueiros, relata que repórteres de veículos da mídia familiar, como Folha, Globo e Estado, se reuniram para combinar o que pinçar da palestra do ex-presidente contra ele; foi assim que a declaração sobre metrôs em estádios foi distorcida e chegou à manchete de alguns jornais; "O que Lula disse foi que, no Brasil, nunca ninguém pediu que estações de metrô fossem construídas dentro de estádios de futebol e que agora estavam cobrando alguma coisa que nunca foi pedida no Brasil. E emendou dizendo que brasileiro, para ver futebol, não mede esforços", diz ele; "Após Lula falar, participantes do Encontro de Blogueiros relataram uma cena inusitada presenciada por vários deles: repórteres de vários veículos distintos reuniram-se para discutir que pauta comum todos entregariam às suas respectivas redações"

O jogo é pesado: derrubaram página do PT no You Tube



Do blog de Fernando Rodrigues

A disputa eleitoral nos meios digitais será pesada neste ano. Um exemplo se deu na noite de 5ª feira (15.mai.2014),  quando a página do PT no YouTube foi derrubada e ficou fora do ar até por volta das 11h desta 6ª feira (16.mai.2014).
A queda da página petista ocorreu justamente no momento em que o partido tinha interesse em promover o vídeo de 10 minutos do programa de TV que colocou no ar na noite de 5ª feira, mostrando o que considera avanços da gestão de Dilma Rousseff (assista).
Segundo o Blog apurou, a página petista caiu porque muitos usuários (possivelmente adversários do PT) “denunciaram” o vídeo dizendo que o conteúdo era impróprio. O YouTube derruba as páginas automaticamente quando há muitas reclamações. Depois, um funcionário verifica o que houve. No caso do PT, ficou provado que não havia conteúdo que ferisse a política do site e os vídeos voltaram a ficar disponíveis.

Para Marina, candidatura de Eduardo não pode ser auxliiar da de Aécio




A ex-senadora Marina Silva, pré-candidata a vice-presidente da aliança PSB-Rede-PPS-PPL, defendeu nesta sexta-feira o fim do pacto de boa convivência entre os pré-candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Ela participou pela manhã do encontro nacional da Juventude em Rede, organizado por jovens militantes da Rede Sustentabilidade, de 23 estados.
Marina disse que, no encontro empresarial de Comandatuba(Bahia), realizado pelo Lide, entendeu que houve uma tentativa de dizer que os projetos dos dois candidatos eram semelhantes, mas quando alguém está muito preocupado em ser semelhante, é porque sabe que é diferente.
— Numa eleição em dois turnos ninguém pode tentar colocar uma candidatura como linha auxiliar da sua. É preciso que a sociedade tenha alternativas. Eu e Eduardo vamos afirmar nossas ideias. O PT e o PSDB tem estruturas tão fortes que até parece que eles acham que tem o direito de ganhar — disse Marina.  (De O GLOBO - Maria Lima)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Termina a maior greve da história de Caruaru

Mais de 30 mil alunos voltam às aulas a partir da próxima segunda

Da Folha de Pernambuco
Após 82 dias em greve, os professores da rede municipal de ensino decidiram encerrar o movimento, nesta sexta-feira (16). A paralisação foi a maior registrada na história da cidade e foi encerrada após a decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que considerou a greve ilegal. Com a decisão, mais de 30 mil alunos voltam às aulas a partir da próxima segunda-feira (19), nas mais de 120 escolas espalhadas nas zonas urbana e rural da cidade.
Mesmo com o fim da greve o clima entre prefeitura e docentes segue tenso. Por meio de nota a prefeitura garantiu aos professores a retomada da mesa de negociação, o direito dos trabalhadores, a devolução dos salários descontados dos docentes ao longo da greve e assegurou aos alunos a reposição das aulas. O entrave está justamente no calendário.
Os docentes não aceitam a imposição de datas e querem debater a situação, como explicou o presidente da Associação dos Trabalhadores em Educação, Fred Santiago. “Os professores não aceitarão, em hipótese alguma, um calendário de reposição das aulas imposto autoritariamente pela Secretaria de Educação. O mesmo deverá ser construído coletivamente, inclusive com a participação do Ministério Público”, disse.
Mesmo com novos embates a vista, o fim da greve foi recebido com certo alívio por alguns líderes do movimento. O presidente do Sismuc, Eduardo Mendonça, disse que a situação chegou ao limite e o melhor caminho foi a decisão tomada na assembleia. “Essa greve chegou aonde podia ter chegado. Temos na cabeça um peso da decisão da judicial. A categoria decidiu terminar com a paralisação, mas acabou apenas a greve, não a luta”. Ele explicou ainda que vai tentar uma reunião com secretário de administração, Antônio Ademildo, para assegurar que a prefeitura apresente um documento se comprometendo que não vai haver perseguição de nenhum professor.
O secretário Antônio Ademildo falou em nome da prefeitura e disse que vai tentar recuperar o tempo perdido. “A prefeitura agradece aos professores que voltaram às atividades normais e que, assim, colocaram, acima de tudo, o interesse dos alunos da rede municipal que dependem da educação para construir um futuro melhor”, disse. Os professores ainda lutam na justiça para reformular o PCC da categoria e o pagamento do reajuste de 8,23% no piso salarial.

Governo do Estado fará acompanhamento permanente da Operação Pernambuco, que seguirá até o dia 29

O Governo do Estado de Pernambuco fará um acompanhamento permanente das ações que vem sendo realizadas pela Força Nacional e o Exército Brasileiro, integradas com a Secretaria Estadual de Defesa Social. Na próxima segunda-feira (19/05), será divulgado o relatório das ações o final de semana O anúncio foi feito após reunião do governador João Lyra com o general Jesus Correia, comandante da 7ª Região Militar e responsável pela Operação Pernambuco, deflagrada na última quinta-feira (18/05). A partir da próxima semana, serão divulgados relatórios diários de acompanhamento da operação, que se estenderá até o dia 29 deste mês, conforme decreto de garantia e ordem.

"A Comissão Permanente, formada por integrantes do Governo, através da Secretaria de Defesa Social, e por membros do Exército e da Força Nacional, irá monitorar o comportamento neste final de semana e apresentar o balanço dessas ações na segunda-feira. Esses balanços passarão a ser divulgados diariamente. Vamos utilizar essa mesma estrutura para fazer o acompanhamento da Região Metropolitana e do Interior do Estado", explicou secretário da Casa Civil, Luciano Vásquez.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, pontuou que mesmo com o fim da greve da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, e o consequente retorno dos militares às suas atividades, a decisão do governador João Lyra é de manter a operação conjunta com o Exército brasileiro e a Força Nacional nos próximos dias. "Após a declaração de encerramento da greve, acompanhamos o efetivo retorno dos policiais militares e dos bombeiros ao serviço. Isso se deu de forma gradual, em todas as unidades, incluindo as trocas de turno. Tudo correu bem, colocamos todas as viaturas e todo o nosso efetivo na rua", destacou. "O policiamento retornou à condição normal. Tudo corre como corria antes do movimento. Mas o efetivo da Força Nacional e do Exército continuará no Estado. O decreto de garantia da lei e da ordem vai até o dia 29. Estamos avaliando, dando mais tempo, porque é prudente, apesar de tudo estar normal, e já que houve todo esse trabalho de logística, que a tropa permaneça por mais tempo, além de ser viável o seu retorno, na data máxima, ou antes, a depender de decisão do governador", completou Carvalho.

"Fizemos um périplo por boa parte da cidade do Recife, percorrendo os principais pontos, nos quais temos tropas do Exército e da própria Polícia Militar já retornando às suas atividades. Constatamos que a vida da população vem sendo retomada, dentro do seu cotidiano de normalidade e tranquilidade. Acreditamos que com o continuar da operação, prevista para seguir até o dia 29 de maio, teremos totalmente restabelecidas as condições de vida da sociedade", afirmou o general Jesus Correia, que informou ainda a presença de 1.300 militares na Região Metropolitana do Recife e outros 900 no Interior pernambucano.

Governador João Lyra Neto recebe futura desembargadora do TJPE, Deisy Pereira‏

O governador João Lyra Neto recebeu, na tarde desta sexta-feira (16/05), a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Deisy Maria Pereira de Andrade. A magistrada foi escolhida pelo chefe do Executivo pernambucano para ocupar a vaga na corte estadual após ter figurado no primeiro lugar da lista tríplice. A posse será marcada pelo TJPE. Lyra desejou boa sorte para a nova desembargadora no desempenho de suas funções.

Lula afirma que oposição deseja fracasso da Copa
























Valor.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem (15), em sua coluna no site do jornal espanhol "El País", que a Copa do Mundo no Brasil virou "objeto de feroz luta política eleitoral". "À medida que se aproxima a eleição presidencial de outubro, os ataques ao evento tornam-se cada vez mais sectários e irracionais", escreveu.

No texto, Lula destaca que "determinados setores parecem desejar o fracasso da Copa, como se disso dependessem as suas chances eleitorais. E não hesitam em disseminar informações falsas que às vezes são reproduzidas pela própria imprensa internacional sem o cuidado de checar a sua veracidade". "O país, no entanto, está preparado, dentro e fora de campo, para realizar uma boa Copa do Mundo - e vai fazê-lo", disse.

Em seu artigo, o ex-presidente disse ainda que desde o começo apoiou a realização da Copa do Mundo no Brasil e que a decisão não foi econômica ou política, mas pelo que o futebol representa para os brasileiros.
"Trabalhei intensamente para que a Copa do Mundo de 2014 fosse realizada no Brasil. E não o fiz por razões econômicas ou políticas, mas pelo que o futebol representa para todos os povos e, particularmente, para o povo brasileiro. A nossa população apoiou com entusiasmo a ideia, rejeitando o preconceito elitista dos que dizem que um evento desse porte 'é coisa de país rico'."

O petista também ressalta que o futebol é paixão nacional e é praticado em qualquer lugar no Brasil. "Onde houver uma área disponível, por menor que seja, ali se improvisa uma partida de futebol. Se não tem bola de couro, joga-se com bola de plástico, de borracha ou de pano. Em último caso, até com uma latinha vazia."

O ex-presidente ainda reforça que o mundo conhecerá um Brasil diferente daquele que sediou a Copa em 1950, quando a seleção brasileira perdeu por 2 a 1 o título para os uruguaios no Maracanã, no Rio de Janeiro.

"O país de hoje é mais próspero e equitativo do que era há seis décadas. Entre outras razões porque a nossa gente - principalmente a que vive no 'andar de baixo da sociedade' - libertou-se dos preconceitos elitistas e colonialistas e passou a acreditar em si mesma e nas possibilidades do país. Descobriu que, além de vencer competições mundiais de futebol, podia também vencer a fome, a pobreza, o atraso produtivo e a desigualdade social. Que a mestiçagem, longe de ser um obstáculo - pior: um estigma - é uma das maiores riquezas do nosso país."

Gilberto Carvalho conversa com movimentos sociais para desmitificar ideia que Copa é “antro de corrupção”

O ministro Gilberto Carvalho (centro) veio receber a carta dos integrantes da ONG com diretrizes para Copa do Mundo. Foto: BlogImagem
O ministro Gilberto Carvalho (centro) veio receber a carta dos integrantes da ONG com 
diretrizes para Copa do Mundo. Foto: BlogImagem
O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou, nesta sexta-feira (16), que as manifestações de rua não assutam o governo. Para ele, o isolamento político dos grupos mais radicais, como os ‘black blocs’, são necessários para minimizar os atos de violência.
“O governo federal não teme as manifestações durante a Copa. O turista que vem de fora vai ter que se acostumar com um Brasil que tem uma democracia muito ativa, inclusive nas ruas. O turista vai ter que se acostumar a conviver com essa democracia”, pontuou Carvalho.
Numa viagem pelas 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo, em junho, Carvalho participou, no Recife, de um evento promovido pela ONG Visão Mundial, com a proposta de unir futebol e desenvolvimento social.
Segundo o ministro, a proposta não é desmobilizar os movimentos sociais, mas desfazer informações equivocadas de que o Mundial é apenas um  “antro de corrupção com o dinheiro da Fifa”.
“Nós estamos levando dados que, infelizmente, a imprensa não conseguiu transmistir”, explicou. Carvalho classificou a Copa como uma ‘avenida de possibilidades para o Brasil’.
Para respaldar a análise, ele citou o incremento econômico, crescimento do PIB e a entrada de capital estrangeiro.
O ministro lançou mão de dados para justificar que os gastos com a Copa são inferiores ao investimento federal em saúde e educação. “Gastamos nos últimos 4 anos R$ 800 bilhões do orçamento nacional em saúde e educação e, na Copa, investimos 25 bilhões. Mas, infelizmente, tem pessoas que apostam no quanto pior, melhor”, disse o interlocutor federal, afirmando que os que tentam eleitoralizar a imagem negativa do País no exterior e torcem contra vão “quebrar a cara”. “Será uma Copa muito linda, porque o nosso povo é maravilhoso. Vai vibrar e receber as pessoas de coração aberto. Os outros eu só lamento porque só a realidade vai derrotá-los.(Do blog do jamildo)

Chineses chegam de bolso cheio: vêm comprar comida



 Os chineses devem anunciar participação intensa no próximo pacote de concessões de ferrovias no país. O presidente Xi Jinping, da China, deve fazer o anúncio pessoalmente, em Brasília, ao lado de Dilma Rousseff. A informação é de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo desta sexta-feira.
O país tem interesse em explorar ferrovias que escoariam produtos agrícolas a portos do Norte do país'', -- diz a colunista -- e daí para a China. A previsão é que o país compre cada vez mais alimentos no mundo -- hoje, sua importação chega a cerca de 7 milhões de toneladas. A estimativa é que alcance 22 milhões até 2024.
A propósito, o presidente chinês estará aqui logo, logo, segundo contou a presidente Dilma em jantar ontemcom  jornalistas esportivos. Vem ver a Copa, apaixonado que é por futebol. Dando um exemplo da fixação do chinês pelo esporte, a presidente Dilma disse que a reunião dos Brics no Brasil, seria em março, mas foi transferida para julho porque o líder chinês, Xi Jinping, pediu, para correr paralela à Copa. Pedido feito, pedido aceito. 
(do blog de magno martins)

Greve: na véspera Eduardo festejou 'segurança' em PE

(do blog de Josias de Sousa) 
















 Na véspera da greve, em discurso para uma platéia de estudantes, na cidade baiana de Vitória da Conquista, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) jactou-se na última segunda-feira dos êxitos que obteve como governador de Pernambuco na área de segurança pública (ouça abaixo). Ele disse que a polícia pernambucana passou a ser “gerida com autoridade” e “com planejamento”. Por isso, a violência “não estourou” no Estado. Menos de 24 horas depois desse discurso, estourou a greve da PM de Pernambuco, que espalhou  violência   pela capital, Recife, desde terça-feira.
Na sua passagem pela Bahia, Eduardo Campos estava acompanhado das candidatas do PSB ao governo do Estado, a senadora Lídice da Mata, e ao Senado, a ex-ministra do STJ Eliana Calmon. Ele fez críticas duríssimas ao governo Dilma Rousseff, inclusive na área de segurança. Disse que “a União fica de costas” para os problemas: “No ano passado, passou R$ 300 milhões para todos os Estados da federação. Absolutamente nada!”, declarou. Bateu também na Polícia Federal, que não consegue deter a entrada de armas e drogas no país. As fronteiras estão “escancaradas”, afirmou.
Foi nesse contexto, que Campos mencionou Pernambuco como contraponto positivo. “A violência estourou no Brasil e no Nordeste inteiro”, disse. “Por que lá em Pernambuco não estourou? Por que é o único Estado que, em sete anos ininterruptos caiu a violência? Por que nós fomos premiados pela ONU? [Por que] nós, que éramos a capital mais violenta do Nordeste, o Recife, hoje é a mais segura? Porque teve trabalho. Não deixamos interferência política nas polícias. Fizemos um plano de policia chamado Pacto pela Vida, com prevenção social…”
Em Pernambuco, disse o ex-governador, a política vem “sendo gerida com autoridade, com planejamento, trocando a força pela inteligência. Fizemos um programa de governo na segurançaa pública que fez avançar a sensação de segurança nos quatro cantos do Estado.”
Nesta quinta-feira (15), num instante em que Pernambuco teve de recorrer ao Exército e à Força Nacional para conter a violência, Eduardo Campos reposicionou-se em cena. Divulgou uma declaração que inclui um apelo à sensatez. “A hora agora é de bom senso, de lutarmos juntos por melhores salários, sem contudo deixar a sociedade pernambucana no medo e na insegurança. A melhor solução virá do diálogo e do respeito às leis. É o que todos queremos”, declarou.

Humberto: "Apoio do Planalto garantiu fim da greve"

" O senador Humberto Costa (PT) afirmou nesta sexta-feira (16) que o apoio do Governo Federal e a presença das Forças Armadas no estado foram fundamentais para o fim da greve da Polícia Militar de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros. “A presidente Dilma Rousseff (PT) se dedicou pessoalmente para garantir a segurança. O empenho foi de todo o governo e o apoio foi dado desde o primeiro momento em que foi solicitado pelo governador João Lyra (PSB)”, afirmou o senador.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT), desembarcou na capital no fim da tarde de ontem, vindo de Brasília, para debater pessoalmente com o governador a situação no estado. Após reunião inicial na sede da Secretaria de Planejamento de Pernambuco (Seplag), Lyra e Cardozo, ladeados por representantes do governo estadual e das Forças Armadas, concederam coletiva à imprensa, ocasião na qual o ministro assegurou apoio incondicional ao estado. “Vamos garantir todas às forças e tropas que forem necessárias para estabelecer a lei e a ordem”, disse.

Logo após a coletiva, os líderes do movimento decretaram o fim da greve. Apesar da notícia do cancelamento do movimento, Humberto disse que os homens da Força Nacional e do Exército devem continuar nas ruas até que a situação se normalize. “O importante é estabelecer a paz. O nosso povo não pode continuar sofrendo”, afirmou.

A politização das greves

Segundo Inaldo Sampaio informa na sua coluna, não foi apenas em Pernambuco que líderes de greve de policiais enveredaram pela política. Em Minas, após a célebre greve de 1997, o cabo Júlio César Gomes elegeu-se deputado federal, e na Bahia, em 2012, o bombeiro Marco Prisco elegeu-se vereador na capital pelo PSDB. Já na Paraíba, o deputado federal Major Fábio (PROS) mantém cativo o seu eleitorado na PM ao defender a aprovação da PEC-300, que fixa um piso salarial nacional para os militares.
O mal desses movimentos é o saldo negativo que produzem: a quebra da hierarquia e da disciplina, pilares em que se assentam as instituições militares, e sua politização. O deputado (e ex-capitão) Alberto Feitosa foi produto da greve de 97 e o ex-deputado Soldado Moisés da greve de 2000, donde se conclui que o soldado Joel Maurino, líder da greve atual, pode ser o Moisés de 2014.

PP passa a ser cortejado pelo PSB e pelo PTB


Michelle Collins - divulgação

No entanto, o presidente regional do partido, deputado federal Eduardo da Fonte, disse que só resolverá este assunto no próximo mês de junho.

Atos contra Copa: baixa adesão mas governo fica alerta

  O movimento "15M - Manifestação contra as injustiças da Copa", organizado pela internet, que esperava motivar protestos nesta quinta-feira, 15, em pelo menos 50 cidades do País e no exterior, teve baixa adesão. Cerca de 21 mil pessoas foram às ruas em sete Estados por motivações diversas, que também incluíram pretensões salariais e sociais, como moradia. Foi o que se viu no caso dos sem-teto e dos professores em São Paulo
No Palácio do Planalto, a avaliação foi de que os protestos ficaram bem distantes do que se viu em junho do ano passado, mas será mantido o sinal de alerta principalmente nas 12 cidades-sede e a ideia é tentar vencer "a batalha midiática" contra a Copa, dialogando sobretudo com os movimentos sociais, para evitar grandes manifestações, com incidentes violentos, durante o Mundial.
Em evento público, Dilma destacou que "o legado da Copa é nosso" e pediu aos brasileiros que recebam bem os turistas. "Ninguém que vem aqui assistir a Copa leva consigo, na sua mala, aeroporto, porto, não leva obras de mobilidade urbana nem tampouco estádios. O que eles podem levar na mala? É a garantia e a certeza de que este é um país alegre e hospitaleiro", disse.  (De O Estado de S.Paulo)

Deputado do Solidariedade: 1.411 mensagens com doleiro



 Relatório da Polícia Federal informa que o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) que apoia o candidato Aécio Neves para  presidente, recebeu dinheiro, intermediou negócios e, em alguns casos, atuou até como sócio do doleiro Alberto Youssef, alvo central da Operação Lava-Jato. Segundo a polícia, o deputado e o doleiro trocaram 1.411 mensagens num determinado período.
A intimidade era tamanha entre os dois que o deputado tinha até um telefone exclusivo só para falar com Youssef com a conta paga pelo doleiro. Youssef é investigado por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e corrupção, entre outros crimes.  (De O GLOBO - Jaílton de Carvalho)

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Polícia Civil deteve 234 pessoas durante a greve da Polícia Militar


10308341_834269219936124_4120430791043299276_n
A Polícia Civil de Pernambuco fez a detenção de 234 pessoas e a autuação em flagrante de 102 delas.
O apoio foi sendo realizado pela COORDENAÇÃO DE OPERAÇÕES E RECURSOS ESPECIAIS – CORE, além de unidades especializadas e demais delegacias da Polícia Civil.
O emprego do policiamento nas ruas ocorre desde a noite da última quarta-feira. Foram totalizados em 180 policiais e 59 viaturas.
A Polícia Civil de Pernambuco contou também com a Companhia Independente de Operações na Área de Caatinga – CIOSAC, da Polícia Militar, e da Polícia Rodoviária Federal.
Dentre os delitos registrados foram furtos, roubos, perturbação do sossego, porte ilegal de arma de fogo, dano qualificado dentre outros.(do blog de jamildo)

Artigo de opinião: Cidadania constrangida


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Já há algum tempo tenho feito criticas sobre a arrogância, a omissão, a negligencia, a completa ausência de compromisso social e a falta de transparência da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco).

A operação desastrosa de privatização dessa empresa trouxe enormes prejuízos à população pernambucana. Quer do ponto de vista financeiro, pelas tarifas exorbitantes que são cobradas, quer pelo tratamento de desprezo, de desrespeito que é dispensado ao consumidor, enfim ao cidadão, que, além do dever de pagar a conta mensal (ai de quem não pagar!!!), têm seus direitos sonegados, principalmente pela péssima qualidade dos serviços oferecidos.

Não sou o único a criticar esse grupo econômico que desembarcou em Pernambuco (e em outros Estados), e que tanto infortúnio tem trazido. O descontentamento é geral. Basta acompanhar os editoriais dos principais jornais, dos articulistas, dos “blogs”, das redes sociais, das cartas dos leitores nos jornais dos depoimentos nas rádios da população desesperada, que não tem mais a quem recorrer.

Apesar de todos os transtornos causados pelas recorrentes interrupções no fornecimento de energia elétrica, a falta de transparência da Celpe nos esclarecimentos é notória. Quando se justifica é através de notas oficiais protocolares, enviadas aos meios de comunicação, afirmando que foi um galho de árvore que rompeu a fiação, responsabilizando uma ligação irregular, etc, etc. Por outro lado, contrapondo as criticas, a companhia anuncia todo ano investimentos milionários em obras de ampliação da rede, construções de subestações, manutenção e modernização do sistema elétrico. Só que esses investimentos não são percebidos. Assim, o cidadão/consumidor é duplamente penalizado: paga mensalmente uma alta conta de energia e vê a alta da inflação corroer seu poder de compra, pois o comercio e a industria repassam o custo de energia nos serviços prestados e produtos confeccionados.

É evidente que o serviço fornecido pela Celpe tem se deteriorado rapidamente nos últimos anos. Essa situação é vivenciada na necessidade de energia elétrica para o bem estar das pessoas, o uso no comercio e na produção. Os dados sobre a qualidade de energia distribuída, mostrados na conta mensal através dos indicadores de desempenho, despencaram nos últimos anos. A evidência da má qualidade não influencia os reajustes estratosféricos da tarifa. O máximo que ocorre são multas irrisórias aplicadas à Companhia que, com o corpo de advogados de que dispõe, dificilmente são pagas.

Outra situação absurda é a rotina de tragédias causadas pela fiação elétrica. Somente neste ano foram 8 óbitos. Recentemente houve o indiciamento criminal da Celpe e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) pela morte de um cidadão, eletrocutado por um fio solto. Pernambuco hoje detém o triste recorde de possuir os maiores índices nacionais de óbitos por choques elétricos. Obviamente, não se pode culpabilizar a empresa por todos esses acidentes.

E a pergunta que não quer calar é como o poder público se comporta diante deste constrangimento da cidadania? Bem, no nível municipal, a Câmara de Vereadores do Recife promoveu audiências públicas para discutir a baixa prestação de serviços pela Celpe sem que consequências concretas ocorressem. No final de 2013, Projeto de Lei obrigando o embutimento da fiação (medida que melhoraria muito a atual situação de fornecimento e de segurança) foi sancionado pelo chefe do executivo. Infelizmente, vetou o artigo que definia o prazo para o enterramento da fiação. Hoje não exista prazo para acontecer.

Do ponto de vista Estadual, a Agencia Reguladora de Serviços Públicos (Arpe), vinculada diretamente ao gabinete do governador, não cumpre seu papel fiscalizador. A ela caberei fiscalizar as ações e a qualidade dos serviços elétricos oferecidos à população. Mas, talvez pelo fato da Celpe ser o maior contribuinte do ICMS do Estado, não existe interesse em fazer valer o que lhe cabe institucionalmente.

A nível Federal, a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) delegou, através de convenio com a Arpe, o papel de fiscalização. Todavia, as atribuições dessa Agencia Reguladora são inquestionáveis, e omite ao não cobrar da Arpe uma efetiva fiscalização, e punir a distribuidora. É conivente.

Enfim, a situação do cidadão frente ao descaso nos leva a duvidar se vivemos em um Estado de Direito pleno. Cabe a indagação: a quem interessa esta aliança com uma Companhia privada e a omissão do setor público?
      

Termina a greve dos policiais militares em Pernambuco



c0db018dbafdee37b4b93bd739479440.jpg
Em assembleia, PMs decidiram terminar a greve. Decisão não foi unânime
Foto: Mariana Dantas/NE10

Do NE10.Com informações de Mariana Dantas, direto do Palácio do Campos das Princesas
Após três dias de braços cruzados, termina a greve da Polícia Militar e Bombeiros de Pernambuco. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15) à noite, depois de assembleia tensa dos PMs, ao lado do Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife. A paralisação começou na última terça-feira (13) e, nas últimas 48 horas, a população pernambucana viveu um verdadeiro clima de guerra, com tanques do Exército circulando nas ruas da Região Metropolitana do Recife. O fim da greve não foi unânime.
A categoria conquistou quatro pontos considerados emergenciais. São eles: incorporação de gratificação por risco de morte ao salário base, beneficiando ativos e inativos; plano de cargos e carreiras a partir da próxima segunda-feira (19), com a criação de uma comissão que irá avaliar junto aos deputados estaduais as promoções na categoria; reestruturação do Hospital da Polícia Militar e criação de unidades de saúde para a categoria no interior do Estado; além da promessa do governo estadual de que o aumento salarial voltará a ser debatido na primeira semana de janeiro de 2015, após os impedimentos causados pela lei de responsabilidade fiscal e lei eleitoral.

Acabou a greve da PM

Acabou agora a assembleia dos policiais e bombeiros militares, que decidiram pelo encerramento da greve.
Mais noticias daqui a pouco.

Duelo : FBC (PSB) X Daniel Coelho (PSDB)


Fernando Bezerra Coelho, cobrou a participação do deputado estadual Daniel Coelho na pré-campanha do seu correligionário Paulo Câmara. “Não queremos o apoio só de uma banda. Queremos o partido inteiro”, disparou,o ex-ministro.
Fernando Bezerra Coelho afirmou que o PSDB precisa ser coerente nesse sentido, já que a legenda aderiu à postulação governista e ocupa espaços importantes no Governo do Estado, como o controle do Detran e a Secretaria de Cidades.
“Pode esperar sentado”. Foi dessa forma que o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB) reagiu ontem à pressão feita pelo pré-candidato do PSB ao Senado, Fernando Bezerra Coelho, para que ele passe a defender a pré-candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao governo do Estado. Daniel reagiu pelo Twitter, uma das redes sociais da internet, após Bezerra Coelho criticar o PSDB, dizendo que o partido tucano cobra lealdade do PSB em outros estados, como Minas Gerais, mas não é recíproco em Pernambuco.
A declaração de um e de outro mostra o clima de tensão que se estabeleceu entre socialistas e tucanos no Estado desde a semana passada, quando Bezerra, em entrevista, admitiu que o PSB, por questões históricas, teria mais afinidade com o PT num eventual segundo turno. O PSDB não gostou, fez uma reunião para reavaliar a aliança com o PSB em Pernambuco e o presidente estadual tucano alterou o tom, criticando a possibilidade de o PSB lançar candidato próprio em Minas Gerais, contra o escolhido de Aécio Neves para concorrer ao governo mineiro, Pimenta da Veiga.(com informações do blog da folha e Diario de Pernambuco)

Prefeitos de Iati, Garanhuns e Canhotinho foram os interpelados pelo PSB

Os prefeitos interpelados pela coordenação jurídica da Frente Popular de Pernambuco, por conta das acusações de cooptação para o palanque do socialista Paulo Câmara, foram Filipe Porto, de Canhotinho; Izaías Régis, de Garanhuns; e Padre Jorge, de Iati. Eles terão que prestar esclarecimento sobre as suas falas junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), sob a acusação de calúnia. Caso as prováveis respostas não sejam consideradas palpáveis pela regional da Justiça Eleitoral, poderão ser alvo de ações penais.
O senador Armando Monteiro Neto (PTB), que está na disputa pelo Governo do Estado, e o deputado federal João Paulo (PT), que briga pela vaga ao Senado, também foram interpelados e precisão responder à questão no Supremo Tribunal Federal (STF).
Os postulantes da oposição acusam a Frente Popular de Pernambuco de promover um processo de compra de apoio político. O senador Armando Monteiro Neto classificou a suposta atuação como “bolsa eleição”.
A assessoria que comanda a comunicação da pré-campanha de Armando e João Paulo informou que eles não vão se posicionar neste momento sobre o assunto. Vão esperar a notificação da Justiça para isso.(do blog da folha)

Confira lista: planos de saúde suspensos pela ANS



 O ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), André Longo, anunciaram nesta quarta-feira a suspensão de 161 planos de saúde de 36 operadoras, por descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias, além de negativas indevidas de cobertura.
Do total, 132 planos estão sendo suspensos agora, a partir do novo ciclo de monitoramento da garantia de atendimento ao consumidor, e 29 já estavam na lista e nela permaneceram por não terem alcançado a melhoria necessária para serem liberados para venda. A medida começa a valer nesta sexta-feira.
- As pessoas estão se apropriando na busca de seu atendimento no tempo oportuno. O que queremos é que esse monitoramento induza uma mudança de comportamento das operadoras - disse André Longo.  (De O Globo)

Foco em Aécio: petistas acham Eduardo ainda inofensivo



 Ao definir o campo (políticas sociais) e o adversário (o PSDB), a propaganda petista deixou deliberadamente de fora a dupla
Campos e Marina Silva. A ordem é ignorar o pessebista enquanto ele não mostrar que tem musculatura para crescer nas pesquisas. A informação é de Vera Magalhães, hoje na Folha de S.Paulo.
Segundo ainda a colunista, a inflexão feita pelo PT na propaganda, ao associar uma eventual vitória da oposição ao risco de retrocesso nas políticas sociais e de renda, veio para ficar. O partido pretende usar a hegemonia de tempo de TV na campanha para 'chamar a oposição para o debate', nas palavras de um conselheiro de Dilma Rousseff. A avaliação é que Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) pisaram no freio depois que o PT e o governo passaram a responder diretamente às críticas contra a presidente.
(do blog de magno martins)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Governo do Estado vai pedir auxílio da Força Nacional

O governador João Lyra Neto (PSB) acaba de convocar uma entrevista com a imprensa pernambucana, segundo informações ele irá anunciar a decisão de pedir auxílio de tropas federais para contornar a onda de violência que assola principalmente a Região Metropolitana do Recife após a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros terem decretado estado de greve.
Abreu e Lima, na Região Metropolitana, é uma das localidades mais afetadas pela ação de vândalos. As imediações do prédio-sede da prefeitura estão sendo tomadas por pessoas que ateam fogo em pneus para interditar o trânsito em um trecho da BR-101.
Um grupo formado por cerca de trinta vândalos está assaltando os veículos no local, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A via no sentido da capital está completamente bloqueada.
Internautas disseram que os manifestantes estão cobrando dinheiro dos motoristas para liberar a passagem dos veículos e os que se recusam a pagar o "pedágio" estão tendo os vidros dos automóveis quebrados.
Um grupo das Forças Especiais se dirigiu ao local, amparado por vinte agentes da PRF, para tentar controlar a situação.(informações do blog de magno martins)

Wilson Monteiro: "Jarbas Vasconcelos não se renova"

















“Papagaio velho não aprende a falar”. O provérbio cabe muito bem ao senador e candidato a deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB). O senador fala com o mesmo rancor da ditadura consentida, da disputa contra Sérgio Murilo, e nas incontáveis polêmicas com Miguel Arraes, sem motivo, pois na época, o povo queria Joaquim Francisco governador.
Jarbas seguiu com o mesmo ódio contra Arraes e cumpriu o mandato de senador para falar mal de Lula (PT).
Confirma-se, assim, que Jarbas não muda, não se renova e erra quando diz que apoia o novo, Eduardo Campos (PSB).(publicado no blog de magno martins)
Wilson Monteiro.

''Deixe que façam''



Carlos Brickmann
 Mudez seletiva - Há mais de um ano o caso do cartel e das propinas é jogado no colo do conselheiro Robson Marinho, e só dele. Os demais integrantes do Governo Covas, na época em que os eventos denunciados começaram a ocorrer, até agora se mantiveram em ruidoso silêncio, com a boca abertamente fechada. Não se manifestaram sequer para demonstrar solidariedade ao colega denunciado.
É como se não o conhecessem, não tivessem jamais seguido suas orientações nem sido seus companheiros de Governo, de partido e de ação política. O governador Geraldo Alckmin, diante da criação da CPI sobre Metrô e Trens Urbanos, quase citou Jair Rodrigues, numa homenagem: 'Deixe que façam'.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Polícia Federal é roubada em Garanhuns


Um veículo da Polícia Federal estacionou ontem à noite nas proximidades do SESC Garanhuns. Os homens da PF, que estão fazendo um treinamento na cidade, por conta da Copa do Mundo, saíram e deixaram o carro fechado. Quando voltaram tinha sido arrombado e os ladrões tinham levado fardamento, armas e pertences pessoais dos policiais.

Foi prestada queixa do roubo na Delegacia Regional de Garanhuns.

A coisa está ruim no município, em termos de segurança. Dias atrás por pouco não assaltaram um carro da Polícia Militar que ia para o distrito de Miracica.

Outra coisa: Parar o veículo perto de Academia de Ginástica da cidade virou pesadelo. Os ladrões arrombam o carro e levam o que podem. É o “terror nas academias”.

Mas se nem a Polícia Federal escapa da ousadia dos bandidos, quanto mais os pobres burgueses que vão tentar manter a forma fazendo ginástica.(do blog de Roberto Almeida)

Valor creditado na conta do FUNDEB em Palmeirina

Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação  
  13/05/2014    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    21:25:26
PALMEIRINA - PE


 
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


 
02.05.2014 COMPLEM. UNIAO 37.435,12 C

ORIGEM LEI87/96 542,77 C

COMP.UNIAO PISO 66.766,54 C

AJ.FUNDEB 2013 240.356,77 C

TOTAL: 345.101,20 C


 
06.05.2014 ORIGEM IPVA 4.998,54 C

ORIGEM ICMS EST 58.270,96 C

TOTAL: 63.269,50 C


 
09.05.2014 ORIGEM ITR 9,46 C

ORIGEM IPI-EXP 247,68 C

ORIGEM FPE 77.441,28 C

ORIGEM FPM 57.831,07 C

TOTAL: 135.529,49 C


 
13.05.2014 ORIGEM IPVA 7.532,27 C

ORIGEM ICMS EST 21.123,25 C

TOTAL: 28.655,52 C


 
TOTAIS COMPLEM. UNIAO 37.435,12 C

ORIGEM ITR 9,46 C

ORIGEM IPVA 12.530,81 C

ORIGEM IPI-EXP 247,68 C

ORIGEM ICMS EST 79.394,21 C

ORIGEM FPE 77.441,28 C

ORIGEM FPM 57.831,07 C

ORIGEM LEI87/96 542,77 C

COMP.UNIAO PISO 66.766,54 C

AJ.FUNDEB 2013 240.356,77 C


 

DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 572.555,71 C


 
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO


 

DEBITO BENEF. 0,00 D

CREDITO BENEF. 572.555,71 C