sábado, 5 de julho de 2014

Não somos a Repulblica da Banânia





Um artigo do Financial Times circula nestes dias pela internet. O título é: “O Brasil já ganhou a Copa”.

Ao contrário de textos do FT críticos à política econômica do governo, este não é objeto de exaustiva repercussão na mídia e seus comentaristas.

 Regra número 1: a mídia repercute apenas notícias negativas, numa seleção minuciosa que não admite exceções.

O artigo do FT sublinhava o que já é de amplo conhecimento: a Copa foi um triunfo.

A extraordinária surpresa se deveu menos aos fatos, em si, e mais à campanha feroz movida pela imprensa.

Num dos momentos apoteóticos dessa campanha, Jabor disse que o Brasil mostraria sua incompetência em organizar um evento de tal magnitude.

Mesmo jornalistas de outra natureza que não a de Jabor se deixaram contaminar pelo sentimento apocalíptico. Poucas semanas antes da estreia do Brasil, depois de visitar o Itaquerão num jogo do Corinthians, Juca Kfouri previu, na ESPN, o caos.

O FT falou naquilo que todos sabem: os brasileiros são um povo encantador. O francês rosna para você. O inglês ignora você. O brasileiro sorri e dá um tapa nas suas costas.

Para os jornalistas estrangeiros, e os turistas, cobrir a Copa nas cidades com praias foi uma experiência única. “A Copa tem que ser sempre no Brasil” foi uma frase várias vezes repetida.

Também para os jogadores estrangeiros o Brasil foi, em geral, uma festa. Viralizou um vídeo em que futebolistas alemães torciam num hotel, ao lado de brasileiros, na disputa de pênaltis entre Brasil e Chile.

O ganho em termos de imagem para o Brasil é inestimável. A “publicidade” gratuita que a mídia internacional deu ao país com seus textos e vídeos não tem preço.

Não é que o Brasil tenha passado por uma metamorfose súbita na Copa. É que a mídia, já faz um bom tempo, retrata um país que não existe.

É a Banânia, uma terra da qual devemos todos nos envergonhar. Segundo a mídia, somos corruptos, somos infames, somos linchadores, somos violentos, somos canalhas, somos ignorantes.

Falta alguma coisa? Ah, sim: somos feios.

O Brasil monstruoso da mídia não é, evidentemente, uma obra do acaso. O objetivo é convencer os incautos de que, com outra administração, viraremos um paraíso, mais ou menos como o Brasil que a Globo mostrava na ditadura militar.

Ou, tirados os exageros, como o Brasil sob a ótica dos jornalistas, turistas e jogadores estrangeiros que vieram para a Copa.

O país tem desafios monumentais para se tornar uma sociedade avançada, é certo. Os extremos de opulência e miséria ainda são intoleráveis, a despeito da redução da desigualdade verificada nos últimos anos.

Um “choque de igualdade” tem que percorrer o país.

Mas não somos a Banânia da mídia.

Melhor: a Banânia está representada apenas numa área. Na própria imprensa. A mídia brasileira é, em si, a Banânia que, ardilosamente, ela finge que o Brasil é.

Paulo Nogueira
No DCM

Prefeito de Garanhuns reage aos ataques a Vado




O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), não gostou da nota oficial do PSB em tom, segundo ele, agressivo ao prefeito do Cabo, Vado da Farmácia, por este, na condição de socialista, ter declarado apoio ao candidato do PTB, Armando Monteiro. “Quando Vado estava no PSB era paparicado e valorizado, agora não vale nada”, desabafou.
Para Izaías, a forma de reação da cúpula do PSB sinaliza para um tom desesperado pelo fato do candidato Câmara não reagir nas pesquisas, enquanto a candidatura de Armando vai de vento em popa, atraindo novas adesões a cada dia.
“Vado, para desespero deles, é apenas o primeiro apoio que Armando arranca no PSB e na Região Metropolitana. Vem muito mais apoios por ai, logo após a Copa”, disse o prefeito, que hoje pela manhã acompanhou a adesão do prefeito do Cabo ao palanque de Armando. Izaias disse que o recurso do PSB, de desqualificar quem para o partido já foi importante não tem ressonância da sociedade e representa apenas desespero.(Do blog de magno martins)

Aécio e o tênis de Eduardo


Charge de Aroeira no jornal O Dia. Acabou a tabelinha Eduardo Campos/Aécio Neves... Pernambucano levou
Do blog de Jorge Moreno - O Globo
De repente, um belo dia, o candidato Eduardo Campos acorda invocado e resolve atacar o oponente Aécio Neves, com quem vinha trocando gentilezas nos encontros cada vez mais próximos.
O mineirinho, afeto às boas maneiras, começou a estranhar, até que lembrou a história de dois caçadores que enxergam de longe um leopardo correndo em suas direções.
O primeiro, já a cem metros de distância, olha para trás e vê que o segundo ainda está amarrando os cadarços do tênis:
— O que você está fazendo, rapaz? Você acha que corre mais do que o leopardo?
E o outro caçador responde:
— Não! Mas, mais do que você, eu corro!
Moral da história: bater no Aécio é o tênis do Eduardo Campos para tentar ir ao segundo turno.

Pesquisa aponta Dilma e Aécio empatados no DF

Brasília 247 – Pesquisa realizada pelo Instituto Dados aponta empate técnico entre a presidente Dilma Rousseff e o candidato do PSDB, Aécio neves, no Distrito Federal. Segundo a pesquisa, divulgada pelo portal Poder Online, a petista tem 20,5% das intenções de voto, pouco à frente do tucano, que registra 20,1%.
O candidato do PSB, Eduardo Campos, reúne 9,3% da preferência do eleitorado do DF, diz ainda a mostra. Em quarto lugar, figura o candidato do PSC, Pastor Everaldo, com 2,4%. A soma dos votos brancos e nulos, mais os de quem não sabe ainda em quem votar, é de 46%.
Em maio, Aécio liderava no DF com 24,5% dos votos, contra 18,9% da presidente Dilma. Eduardo Campos tinha 10%. Segundo o levantamento atual, Dilma lidera entre os entrevistados de 35 a 39 anos, enquanto Aécio entre os eleitores com mais de 60 anos. A pesquisa foi realizada entre 21 e 28 de junho.

Paulo Câmara registra sua candidatura no TRE


  O ​pré-candidato pela Frente Popular, Paulo Câmara, estará hoje (05), às 12h30, na sede no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazer o registro da sua candidatura ao Governo do Estado. Ele será recebido pelo desembargador Fausto Campos. Antes disso Paulo encontra-se com vereadores e lideranças políticas do Recife. O encontro será em Casa Amarela, no Morro da Conceição, na quadra Acadêmicos do Morro.  Esse evento seria, anteriormente, na casa de show O Baile Perfumado, mas devido a uma obra de reforma no espaço, o encontro foi transferido para o Morro.
De lá, o pré-candidato e os demais integrantes da chapa - Raul Henry (vice) e Fernando Bezerra Coelho, que disputa uma vaga ao Senado, seguem para o sertão. Vão para Salgueiro, e Granito, onde se reúnem com lideranças do Sertão Central.

Prefeito e nove vereadores do Cabo aderem a Armando

 
O prefeito do Cabo, Vado da Farmácia (PSB), acaba de anunciar o apoio ao candidato do PTB a governador, Armando Monteiro Neto, juntamente com nove vereadores. O ato acontece no comitê de campanha do trabalhista, na Avenida Rosa e Silva, contando com a presença também do candidato a vice-governador, Paulo Rubem (PDT). Também presente o senador Humberto Costa e várias lideranças que integram a Frente de Oposição, assim como lideranças do Cabo.(Do blog de magno martins)

Tentativa de assalto a comitê de Armando nos Aflitos



Do Diario de Pernambuco.com
 Uma suposta tentativa de assalto ao comitê eleitoral do candidato ao senador e candidato a governador Armando Monteiro Neto (PTB) gerou tumulto na Avenida Rosa e Silva, nos Aflitos, na noite de ontem. Segundo o vigilante da casa, Valdemir Pereira, dois homens armados anunciaram o assalto e o fizeram de refém.
Eles entraram no comitê e, após um descuido dos assaltantes, Valdemir conseguiu escapar e acionar os policiais militares pelo 190. Os bandidos fugiram e os PMs encontraram o comitê revirado. No entanto, segundo os policiais, nada foi roubado.

Viaduto que caiu: prefeitura admite falha na fiscalização do viaduto




Enquanto Ministério Público (MP) e Polícia Civil investigam as causas do desabamento do viaduto do PAC Mobilidade, na região da Pampulha, provocando a morte de duas pessoas, o secretário de Obras da Prefeitura de Belo Horizonte, José Lauro Nogueira Terror, admitiu que houve falha na fiscalização da obra.
Inserido no rol do projeto de duplicação da Avenida Pedro I, que dá acesso ao estádio do Mineirão, palco de semifinal da Copa do Mundo na próxima terça-feira, a estrutura de concreto esmagou complemente dois caminhões e um carro de passeio e atingiu parcialmente um ônibus.  (De O Globo)

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Armando defende incentivos por melhorias na educação

 














O senador Armando Monteiro Neto, candidato do PTB ao Governo do Estado, defendeu, na noite de ontem (3), investimentos em educação e infraestrutura como incentivo para o desenvolvimento de Pernambuco. Ao lado dos candidatos a vice, Paulo Rubem Santiago (PDT), e ao Senado Federal, João Paulo Lima (PT), Armando participou de sabatina, em um restaurante da Zona Norte do Recife, com integrantes da Rede Gestão, entidade que reúne 35 empresas e instituições em defesa do crescimento sustentável do estado.

 Armando reforçou o seu compromisso, sobretudo, com a educação, repetindo que esta será "a prioridade das prioridades". Ele enfatizou a necessidade de se promover uma revolução no setor para que os avanços econômicos dos últimos anos possam ser mantidos no futuro. "Ainda há muito a ser feito. Convivemos com situações constrangedoras no ensino fundamental. Precisamos criar um ‘Padrão Pernambuco’ de educação."

O senador também informou que vai implantar no governo a política de incentivo aos municípios para que a educação possa avançar, uma vez que a responsabilidade prioritária do ensino fundamental é das administrações municipais. "É um tipo de incentivo dado por meio do ICMS, um mecanismo relativamente simples: é dar, por meio da cota-parte do ICMS, uma maior participação aos municípios que têm um melhor desempenho na educação", destacou Armando, citando iniciativa já em vigor no Ceará.

Investimentos em infraestrutura também foram citados pelo candidato, que salientou a necessidade de uma parceria estreita com o Governo Federal para a implantação de obras como o Arco Metropolitano, a Adutora do Agreste e a requalificação e duplicação da BR-232 até Salgueiro.

O petebista reforçou ainda a necessidade de um pacto metropolitano para cuidar de questões como mobilidade urbana e habitação. "Os municípios, com a liderança do Governo do Estado, precisam se agrupar em torno de consórcios e conselhos. Não há outras alternativas", afirmou.(Do blog de magno martins)

Neymar está fora da copa

Se era ele quem dava o toque diferencial da seleção brasileira durante a Copa, é hora de se preocupar: Neymar está fora da Copa do Mundo. O atacante fraturou a vértebra na região lombar e não terá tempo de se recuperar para o resto do Mundial.
O atacante não se recuperará a tempo de disputar a semifinal contra a Alemanha, nem uma possível final (ou disputa de terceiro lugar, em caso de derrota) no dia 13 de julho. A assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Futebol informou que Neymar ficará afastado dos gramados por seis semanas.
"Infelizmente ele teve uma lesão benigna no processo transversal da terceira vértebra. A lesão não precisa de cirurgia, só precisa usar uma cinta e fazer fisioterapia. Não é possível precisar o tempo que ele volta, provável algumas semanas, mas ele não tem mais como jogar a Copa", disse Rodrigo Lasmar, médico da seleção, antes da confirmação de que o jogador precisará de seis semanas para se recuperar - faltam nove dias para o final do Mundial.
"Significa que fratura não precisa de tratamento cirúrgico, é um tratamento conservador, uma cinta com imobilização, cinta para dar mais para conforto para a dor, necessário para que ele cicatrize essa fratura e possa voltar a ter uma vida normal", completou o médico.
O doutor comentou os exames feitos no hospital São Carlos, em Fortaleza: "O exame de tomografia que foi feito mostrou fratura no processo transverso no nível da terceira vértebra. Não precisa de tratamento cirúrgico, mas precisa de imobilização para controle da dor e não vai ter condição de jogar. Uma semana não vai ser suficiente. Mas a consolidação da lesão costuma ser boa. São semanas com a cinta para passar a dor. Dependendo do que vier, se tiver mais coisa, ele vai conosco no avião e a partir daí tomaremos as decisões de lá."
O lance da lesão ocorreu em falta cometida por Zuñiga, defensor colombiano, aos 40 minutos do segundo tempo. Ele acertou o joelho nas costas de Neymar. O atacante foi substituído no minuto seguinte por Henrique, e levado direto para o hospital.
"Infelizmente ele tá triste, muito chateado na verdade. Expectativa era tão grande, a gente passando para semifinal", completou Lasmar, sobre o que pensa o jogador após o anúncio da lesão.
Neymar viajará com a seleção para o Rio de Janeiro, de onde a equipe se dirige para Teresópolis, na Granja Comary.(Do UOL)

Prefeito do Cabo rompe com Câmara e adere a Armando



O prefeito do Cabo, Vado da Farmácia (PSB), comunicou, hoje, ao secretariado, que está deixando o palanque de Paulo Câmara, candidato do seu partido a governador, e aderindo ao senador Armando Monteiro Neto, candidato a governador pelo bloco da oposição.
E fará o anúncio amanhã, às 10 horas, no escritório de Armando, nos Aflitos. É o primeiro prefeito socialista da Região Metropolitana a mudar de lado. Na RMR, Armando conta, hoje, com o apoio apenas dos prefeitos de Igarassu e Itamaracá.(do blog de magno martins)

Ampliação da Barragem Pedro Moura Júnior garante segurança hídrica para Belo Jardim e outras cidades do Agreste

Ampliar a oferta de água em 20% para população de quatro municípios do Agreste pernambucano. Este será o resultado da ampliação da Barragem Pedro Moura Júnior, construída sobre o Rio Ipojuca, no município de Belo Jardim. A solenidade que marcou a assinatura da ordem de serviço aconteceu na tarde desta quinta-feira (03/07), no Palácio do Campo das Princesas, com a presença do governador João Lyra Neto, do deputado federal Mendonça Filho e de lideranças dos municípios beneficiados, além dos secretários João Bosco (Infraestrutura) e Luciano Vásquez (Casa Civil) e do presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Com investimento de R$ 5,3 milhões (recursos dos Governos Estadual e Federal), a capacidade de acumulação da Barragem Pedro Moura Júnior vai passar de 29 para 35 milhões de metros cúbicos de água, reforçando a disponibilidade de água do sistema de abastecimento do açude Bitury, que atende as cidades de Belo Jardim, Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una. No total, cerca de 170 mil pessoas serão beneficiadas com a intervenção. O prazo para conclusão da obra é de oito meses.

A sustentabilidade hídrica é urgente no Agreste pernambucano, uma vez que a estiagem continua atingindo fortemente a região. A Barragem de Jucazinho, por exemplo, que atende 16 municípios, está com 30% da capacidade. A própria Barragem de Bitury conta com apenas 10% de sua capacidade. Já a Barragem Pedro Moura Júnior está com 26% da sua capacidade. "A gente precisa fazer os investimentos, mas também precisamos que chova para que se possa repor a água desses mananciais", frisou o secretário João Bosco.


Governo do Estado garante apoio para realização da 44ª edição da Missa do Vaqueiro

O governador João Lyra Neto recebeu, nesta quinta-feira (03/07), a presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio, e o cantor e coordenador da Missa do Vaqueiro, Josildo Sá, que vieram entregar, em mãos, o projeto da 44ª edição do evento, que acontece de 23 a 27 de julho, no município de Serrita, no Sertão pernambucano. "Sei da importância desse evento, por isso vou fazer tudo que estiver ao meu alcance", garantiu o governador. Também participaram da reunião os secretário Luciano Vasquez (Casa Civil) e Ivan Mauricio (Imprensa).

A expectativa da organização é de que o evento reúna cerca de 90 mil visitantes durante os cinco dias. "Saio otimista dessa reunião. Realizamos um evento sério, que congrega todos os elementos da cultura sertaneja, então, tem que ter um olhar diferenciado", disse a presidente da Fundação.

A programação do evento conta com Vaquejada e pega de boi, shows artísticos, exposição de artesanato, além do encerramento, no domingo, com a tradicional Missa do Vaqueiro. Esta última contará com a participação do Quinteto Violado e dos cantores Josildo Sá e Flávio Leandro, além do Coral Aboios. O celebrante será o Bispo Dom Magnus. Entre as novidades para a edição deste ano, está a comemoração pela sanção, em setembro de 2013, da lei que regulamenta no Brasil a profissão de vaqueiro. 

HISTÓRIA - Em 18 de julho de 1971, o Padre João Câncio dos Santos, juntamente com Luiz Gonzaga, realizou a primeira Missa do Vaqueiro, no Sitio Lages, em memória do vaqueiro Raimundo Jacó, que havia sido encontrado morto no local. Desde então, anualmente, no terceiro domingo de julho, vaqueiros de todo o Nordeste se encontram em romaria para renovar sua fé.

Em 1973, dois anos após a realização da primeira missa, Luiz Gonzaga e o Padre João Câncio construíram a estátua de Raimundo Jacó no local onde o vaqueiro foi morto. E assim, durante muitos anos, o momento era composto apenas pela missa religiosa, celebrada em frente ao monumento. Com a construção do Parque Estadual João Câncio, hoje propriedade da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), em 1974, a Missa do Vaqueiro passou a ser um dos principais eventos do calendário turístico de Pernambuco e a principal atividade econômica de Serrita.

Ditadura: americanos sabiam de torturas no Brasil



 Os documentos entregues pelo governo americano à Comissão Nacional da Verdade mostram que os diplomatas do país tinham conhecimento em detalhes das torturas praticadas nos porões do regime militar, mas pouco fizeram para evitá-las.
Relatórios enviados pela embaixada americana no Brasil ao Departamento de Estado revelam com detalhes métodos de tortura física e psicológica e até mesmo relato direto de um agente da repressão.
Na quarta-feira (2/6), o grupo abriu toda a papelada na internet. Segundo a Comissão da Verdade, são esperados outros lotes de documentos dos EUA com mais esclarecimentos.(Do blog de magno martins)

DCM traça contrastes das vidas de JB e Dirceu

247 – O colunista Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, traça os contrates de Joaquim Barbosa e José Dirceu, que frequentaram nos últimos anos as primeiras páginas e iniciaram, nesta semana, uma nova etapa em sua vida.
Segundo ele, as fotos mostram um Joaquim Barbosa reluzente, com ares de estrela de Hollywood, que você vê se despedindo do STF, tirando selfies com jornalistas. “Seu futuro é previsível. Fora a pensão vitalícia de quase 30 mil reais, a possibilidade de fazer palestras em série com cachês milionários”, diz.
Já José Dirceu, ex-ministro de cumpre pena na AP 470, surge muito mais magro e claramente abatido, fotografado a caminho do seu emprego.
“Foram sete meses de prisão por um capricho de Joaquim Barbosa, que contrariou uma jurisprudência consagrada para mantê-lo trancafiado. Neste período de mais de meio ano, enquanto Barbosa fazia coisas como dar um giro pela Europa e ver num camarote a abertura da Copa do Mundo, Dirceu desfrutava o que a mídia chamava de “regalias” da Papuda”, constata.
“Qual o vencedor, qual o vencido?”, questiona (leia mais).

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Desabamento de viaduto em BH deixa ao menos dois mortos

Estrutura atingiu um ônibus, dois caminhões e um carro, deixando pelo menos 19 pessoas feridas


Desabamento de viaduto em BH deixa ao menos dois mortos
"AE"

BELO HORIZONTE - Um viaduto que estava em construção na Avenida Pedro I, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, desabou na tarde desta quinta-feira, 3. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, pelo menos duas pessoas morreram e 19 ficaram feridas. A estrutura desabou inteira sobre a pista e, ainda de acordo com as primeiras informações dos bombeiros, um Fiat Uno foi completamente esmagado.
Nove feridos estão recebendo atendimento no local, 8 foram encaminhados com ferimentos leves para o Hospital Risoleta Neves e outros dois foram levadas ao Hospital Odilon Behrens. Assista ao vídeo que mostra o momento do acidente.
O viaduto atingiu também um ônibus e dois caminhões, sendo que um deles estaria trabalhando na própria obra. Pelo menos oito viaturas dos bombeiros, além de policiais militares e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram mobilizadas para atender à ocorrência. No caso do ônibus, passageiros deram sorte porque apenas a frente do veículo foi atingida. Mesmo assim, algumas pessoas que estavam no veículo ficaram feridas. Até o meio da tarde não havia balanço oficial de vítimas.

O desabamento causou muita confusão no local. Moradores e pessoas que passavam pela via contaram que o estrondo foi enorme. "Parecia uma explosão. Foi um barulho muito grande e levantou muita poeira", contou o publicitário Márcio Araújo Lopes, de 32 anos, que trafegava pelo local.
Os trabalhos na avenida fazem parte das obras do Move, nome dado ao BRT (Bus Rapid Transit) na cidade, e é uma das duas vias de ligação entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana da capital, com o centro de Belo Horizonte. O ônibus atingido pelo desabamento faz parte do sistema do Move, que já circula pela região apesar das obras.
A avenida é uma das mais movimentadas da cidade. Inicialmente, a obra fazia parte dos projetos de mobilidade para a Copa do Mundo, mas não foi concluída a tempo para o Mundial. O desabamento parou completamente o trânsito na região da Pampulha, onde está localizado o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, que, na próxima terça-feira, 8, sediará uma das semifinais da Copa do Mundo.

Secretaria de Agricultura entrega abatedouro em Afogados da Ingazeira

Em parceria com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco inaugurou o Abatedouro Público Municipal nesta terça-feira (01). A entrega do equipamento ocorreu dentro das comemorações pelos 105 anos de emancipação política da cidade sertaneja.

O abatedouro recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão e cumpre todas as normas sanitárias e legais. Tem capacidade para abater até 300 animais por dia e vai gerar 30 empregos diretos na região. Outros municípios do Pajeú vão ser estimulados a levar bovinos, ovinos e caprinos de corte para o abatedouro. "Fica mais barato e mais prático para outros municípios a utilização do abatedouro de Afogados da Ingazeira", destacou o diretor administrativo da Equipabat (empresa que vai gerenciar o abatedouro), Carlos Vandré.

Durante a inauguração, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo Santos, ressaltou a qualidade da carne processada no local. "A população do Pajeú vai ter a certeza de que o alimento produzido aqui é de qualidade. Estamos gerando mais empregos e levando mais saúde para a mesa", afirmou.

Para garantir um produto sem contaminação, o abatedouro de Afogados da Ingazeira é o primeiro no estado a possuir um sistema de tratamento de resíduos líquidos e sólidos capaz de transformar toda a matéria de descarte em adubo orgânico após a ação de bactérias e micro-organismos do próprio material.

UPAE GARANHUNS oferece mais quatro novas especialidades‏‏

Avançando na oferta de mais especialidades, a UPAE - Unidade
Pernambucana de Atendimento Especializado, em Garanhuns, apresenta
mais quatro especialidades que iniciam o atendimentos no mês de julho,
melhorando ainda mais a oferta de médicos especialistas para a V
Regional de Saúde do estado de Pernambuco, que agrega 21 municípios.
 
Agora a população poderá contar com Ginecologia, Mastologia, Geriatria
e Proctologia. Os profissionais contratados são os médicos Dr. Ricardo
Oliveira Jr, Dr. Paulo de Tarso Portela e Dr. Carlos Cabús.
 
"Estamos com serviços oferecidos muito além do que havia sido
planejado para a unidade, isto mostra que a UPAE foi um grande avanço
na saúde regional, cuja população está aprovando não somente pela
oferta destas especialidades, mas pela qualidade do atendimento na
unidade, que vai além da consulta." - Afirma o Coordenador Geral,
Gustavo Amorim.
 
Há duas semanas, a UPAE já havia divulgado consultas em Angiologia,
que agora com Ginecologia, Mastologia, Geriatria e Proctologia,
somam-se às 16 especialidades que já havia na UPAE Garanhuns:
Alergologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia,
Gastroenterologia, Infectologia, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia,
Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.
 
A UPAE Garanhuns oferece também serviços de Fisioterapia,
Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Terapia Ocupacional, Enfermagem
e Assistência Social.

Parceria com Ministério da Cultura e Ancine renderá R$ 20 milhões para o audiovisual de Pernambuco



            O governador João Lyra Neto participou, junto com a presidente Dilma Rousseff, do lançamento do Programa Brasil de Todas as Telas. A iniciativa objetiva ser o maior programa de desenvolvimento do setor do audiovisual, transformando o Brasil num dos cinco maiores centros produtores e programadores de conteúdos do Mundo. A solenidade de lançamento ocorreu na tarde desta terça-feira (01/07), no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, João Lyra Neto, que administra um Estado que figura entre os três maiores produtores de audiovisual do Brasil, reforçou a parceria de Pernambuco com o Ministério da Cultura e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
             O Estado de Pernambuco aderiu recentemente à chamada Pública Nº 1 da Ancine e aguarda um aporte de R$ 8,5 milhões do Fundo Setorial do Audiovisual. Esses recursos suplementarão o Edital do Audiovisual de Pernambuco (Funcultura Audiovisual) para os anos de 2014/2015. No último ano, o Funcultura garantiu investimentos de R$ 11,5 milhões, o que, somados aos recursos federais, proporcionaria um aporte total de R$ 20 milhões para o próximo ano.
             "A tradição pernambucana na área do audiovisual se consolidou ainda mais a partir do Edital do Audiovisual de Pernambuco (Funcultura Audiovisual) com um estímulo maior para a produção local, em valores a cada ano maiores", destacou o governador, lembrando que, desde 2007 até 2014, já foram investidos no setor do audiovisual recursos da ordem de R$ 55,5 milhões, beneficiando 568 projetos, via editais. "Em 2006, o investimento era de R$ 500 mil. No ano da atual gestão, esse valor vem numa crescente, chegando a R$ 11,5 milhões em 2013/2014", ressaltou o secretário de Cultura, Marcelo Canuto.
             Recentemente fixado como Lei pelo governador João Lyra Neto, o Funcultura Audiovisual é uma referência nacional para o setor e considerado um dos instrumentos mais transparentes e importantes na área no País. Lançado anualmente, o edital do Funcultura abrange toda a área de audiovisual, desde cineclubes a longas metragens.
             MAIS AÇÕES – O fortalecimento da cadeira produtiva do cinema em Pernambuco passa ainda por ações de difusão, como o projeto Cinema na Estrada, que nos últimos dois anos realizou 100 exibições em 78 cidades ou distritos do Estado. A ação acontece dentro do circuito de festivais de cultura intitulados Pernambuco Nação Cultural, realizado durante todo o ano, atingindo todas as macrorregiões de Pernambuco, em locais onde o acesso à produção e a equipamentos culturais, como o cinema, é restrito ou mesmo inexistente.
             Em 2008, o Governo do Estado criou o Festival de Cinema de Triunfo, um festival de caráter nacional, cujo objetivo é interiorizar as ações de cinema. Este ano, o festival acontece de 4 a 9 de agosto, reunindo 42 produções e cineastas de 11 estados brasileiros. Outra ação governamental importante é o FestCINE, que está na 15ª edição. O evento é direcionado exclusivamente aos curtas de Pernambuco.
           O já citado edital do Funcultura Audiovisual proporciona, além da produção de conteúdos, o desenvolvimento e fortalecimento de outros festivais de cinema, produzidos por entidades da iniciativa privada. Em 2006, existiam nove festivais de cinema em Pernambuco. Em 2012, esse número passou para 30.
          São políticas públicas como esta que fazem do cinema pernambucano um dos mais aclamados e premiados do país, pela crítica e instituições nacionais e internacionais. Entre os filmes de cineastas pernambucanos mais premiados nos últimos anos, estão "O Som ao Redor" (Kléber Mendonça Filho), "Febre do Rato" (Cláudio Assis), "Tatuagem" (Hilton Lacerda), "Eles Voltam" (Marcelo Lordello), "Era uma vez Eu, Verônica" (Marcelo Gomes), "Boa Sorte meu Amor" (Daniel Aragão), "Doméstica" (Gabriel Mascaro), "Rio Doce-CDU" (Adelina Pontual), "Pernamcubanos" (Nilton Pereira), entre outros.

Foto de Dirceu vale mil palavras !


Dirceu sabe quem combater: não é como Barbosa, um homem oco

A raiva santa !



Uma foto de Dirceu na portaria do prédio onde começou a trabalhar conta tudo.

Ele tem as cicatrizes do sofrimento.

Em tem também o olhar do desafio, da resposta, do combate.

Um mês de alimentação normal, um pouco de sol, e esse aspecto frágil vai embora.

Sobrevive o político militante, que tem uma causa: a dos pobres e oprimidos.

Joaquim Barbosa o atingiu, o enfraqueceu, mas vai embora em opróbrio.

Como herói dos que fizeram dele um instrumento político.

Queriam quebrar o PT e encarcerar o Lula.

Perderam nos dois rounds.

Barbosa tornou-se dispensável.

Barbosa é um homem oco, vazio.

Os adversários de Dirceu tem nome, sobrenome e endereço.

Não são como os de Barbosa, que ele não teve coragem de denunciar, na saída melancólica.

Dirceu tem dentro dele uma raiva santa: o acerto de contas.

Como um condenado injustamente.

José Dirceu ganhou.

Ele passa esse fim de semana em casa, com a filha de três anos, o ponto mais agudo de sua tristeza.

Paulo Henrique Amorim

Deu zebra: Dilma derrota urubuzada na festa da Copa

Tudo foi planejado e feito para derrubar os índices de Dilma Rousseff nas pesquisas durante o anunciado fracasso do governo na organização da Copa no Brasil. Deu zebra: saiu tudo errado para os pregadores apocalípticos da urubuzada midiático-empresarial-partidária, como mostra a nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, três semanas após o início da competição.
Não só a presidente candidata à reeleição subiu quatro pontos em relação à pesquisa anterior, voltando aos 38 % que tinha em abril, antes da onda de protestos e greves selvagens estimulados pela velha imprensa, como seus principais adversários, o tucano Aécio Neves (20%) e Eduardo Campos (9%), do PSB, continuaram empacados, crescendo apenas um ponto na comparação com os índices de junho.
Quando Dilma disse e repetiu que esta seria a "Copa das Copas", caíram matando na presidente e chegaram ao delírio quando ela foi vaiada e xingada na abertura do Mundial no Itaquerão. Pois agora que a Copa no Brasil está sendo celebrada unanimemente no mundo inteiro como a maior de todos os tempos, dentro e fora dos gramados, o que vão dizer?
"Copa melhora o humor do país, e Dilma cresce", diz a manchete do jornal que promoveu a pesquisa, a mesma Folha que, até a véspera do jogo inaugural contra a Croácia, foi o mais ácido crítico das ações do governo desde a escolha do nosso país para sediar o evento, em 2007. "A probabilidade de que a presidente tenha crescido, porém, é maior do que a de que nada tenha acontecido", conforma-se o instituto de pesquisas, ao apontar a variação dos números no limite das margens de erro.
Seus concorrentes do Instituto Millenium foram na mesma linha para justificar o cavalo de pau que a realidade dos fatos deu nas expectativas funéreas turbinadas pelo noticiário da turma do "quanto pior, melhor para nós". E quem foi que criou o clima de mau humor generalizado antes da bola rolar? Foi a imprensa estrangeira, como querem dizer agora?
Como o "Não vai ter Copa" não deu certo, vão inventar o que agora: o "Não vai ter Eleições" ou o "Não vai ter Olimpíadas"?
Sim, também acho que não se deve confundir futebol com política, mas de quem partiu a iniciativa de misturar as coisas e apontar o fracasso da Copa no Brasil como o fracasso do governo petista? Até agora, não vi nenhuma ação do governo, além dos desabafos da presidente contra a urubuzada, para faturar o sucesso, mas também não vi ninguém vir a público para pedir desculpas pelos prejuízos causados durante os últimos meses pelo bombardeio midiático à imagem do país.
O resultado está aí no Datafolha: 60% dos entrevistados disseram que estão orgulhosos com a organização da Copa no Brasil, 65% ficaram com vergonha dos protestos e 76% condenaram as ofensas feitas à presidente da República. Quer dizer, Dilma fez barba, bigode e cabelo nos adversários, como se costuma dizer na linguagem dos estádios.
A vergonha do Ronaldo Fenômeno, agora grande empresário e comentarista gaguejante da Globo, em poucos dias transformou-se no orgulho da grande maioria dos brasileiros, que também não confundem futebol com política, nem gol com voto, nem Dilma com Felipão.

Programação do 24º Festival de Inverno de Garanhuns FIG 2014



Quinta-feira - 17/07
Os Valvulados
Carminho (Portugal)
Alessandra Leão
Vanessa da Mata

Sexta-feira - 18/07
Azulão e Azulinho
Waldonys
Elba Ramalho e Geraldo Azevedo
Homenagem a Dominguinhos - Liv Moraes, Nádia Maia, Mariana Aydar, Sandro, Guadalupe e Elba

Sábado - 19/07
Rogério e os Cabra
Juliano Holanda, Zé Manoel e Isadora Melo
Marcelo Jeneci
Céu
Zé Ramalho

Domingo - 20/07
Banda Flash
Adilson Ramos
Ângela Maria
Renato e seus Blue Caps

Segunda - 21/07
Still Living
BNegão e Seletores da Frequência
Otto
Nação Zumbi

Terça-feira - 22/07
Lux Time 
The Rossi e Vitor Camarote
Sidney Magal
Academia da Berlinda

Quarta-feira - 23/07
Alexandre Revoredo
Irah Caldeira
Josildo Sá
Maciel Melo e Xangay

Quinta-feira - 24/07
Orquestra Jovem, Artur Moreira Lima e Rafael Garcia
Lia Sophia
Nena Queiroga
Alceu Valença

Sexta-feira - 25/07
Kiara Ribeiro
Gustavo Travassos
Fábio Junior
José Augusto

Sábado - 26/07
Neander
Siba e Azougue Vapor
Titãs

(Informação do Blog de Ronaldo cesar)
 
Programação completa:

Dilma lança Minha Casa, Minha Vida 3 com entregas em 11 cidades

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Da Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira, 3, que o programa Minha Casa, Minha Vida é o maior programa habitacional do País. Na antevéspera do início do período eleitoral, quando é proibida a presença de agentes públicos na entrega de obras, Dilma disse que a casa própria é um sonho de toda pessoa.
“Um sonho nem sempre fácil de ser realizado. Para fazer deste sonho realidade, nós criamos o Minha Casa, Minha Vida, que se tornou o maior programa habitacional da história do Brasil”, anunciou ela, no início da solenidade no Paranoá, região administrativa do Distrito Federal, na qual o governo vai entregar as chaves da casa própria para 540 pessoas.
Dilma participa hoje de uma megainauguração do programa Minha Casa, Minha Vida. Ao mesmo tempo em que faz a entrega às famílias no Paranoá, dez ministros de Estado que atuam nos mais diversos setores foram convocados para fazer inaugurações simultâneas em dez cidades de sete Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Ceará e Bahia), além do DF. A solenidade entregará 5.460 casas ou apartamentos para famílias cuja renda é de até R$ 1,6 mil, a menor das três faixas de renda do programa.
Em um ato com forte apelo eleitoral, no qual foi anunciada aos gritos de “1, 2, 3, Dilma outra vez”, a presidente chamou, por conferência, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), para também, com a presença do ministro da Educação, Henrique Paim (PT), entregar unidades na capital paranaense. Em Curitiba, foram entregues 480 unidades, segundo o prefeito.
Além de Curitiba, a presidente vai chamar prefeitos para fazer entrega de unidades habitacionais nas cidades de Duque de Caxias (RJ), Belford Roxo (RJ), Betim (MG), Governador Valadares (MG), Jequié (BA), Joinville (SC), Juazeiro do Norte (CE) e Santo André (SP).
Esta é a 11ª solenidade em que Dilma entrega unidades habitacionais do Minha Casa só neste ano – a presidente já fez o mesmo em Araguaína (TO), Bauru (SP), São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (duas vezes), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Camaçari (BA), Parnaíba (PI), Macapá (AP) em 2014.
A presidente deve aproveitar a solenidade para lançar a etapa 3 do Minha Casa, Minha Vida, com metas para os próximos anos. Recentemente, Dilma anunciou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico 2 (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras 2, em um esforço do Palácio do Planalto de consolidar marcas da sua gestão e repaginá-las.

Paulo Câmara tenta rebater mote da campanha de Armando Monteiro


Foto: Aluísio Moreira/PSB
Foto: Aluísio Moreira/PSB
Ex-secretário da Fazenda, o candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, Paulo Câmara, apresenta nesta quinta-feira (3) as suas propostas para o setor das micro e pequenas empresas; área que é um dos motes da campanha do senador Armando Monteiro Neto (PTB).
Armando, que tem projetos de desoneração do setor tramitando no Congresso, já atacou Câmara, dizendo que o ex-secretário coordenou uma política fiscal cruel para os pequenos empresários pernambucanos.
Em abril, depois que o petebista incorporou a área ao discurso, o governado João Lyra Neto (PSB) anunciou a criação de uma secretaria para micro e pequenas empresas.(Blog de jamildo)

Dirceu sai para primeiro dia de trabalho externo

Brasília 247 - O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu deixou o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), em Brasília, por volta das 7h30 da manhã desta quinta-feira (3) para o seu primeiro dia de trabalho externo, após receber autorização judicial para trabalhar durante o regime semiaberto. Condenado a 7 anos e 11 meses de prisão na Ação Penal 470, o chamado 'mensalão', Dirceu vai atuar como auxiliar de biblioteca no escritório do advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Gerardo Grossi. É a primeira vez que Dirceu deixa a prisão para trabalhar desde que se entregou, no dia 15 de novembro de 2013. A proposta de emprego prevê jornada de 8h às 18h e salário de R$ 2,1 mil.
Segundo Grossi, a função de Dirceu será colocar em ordem o fichário – ainda não digitalizado – do criminalista e fazer uma espécie de inventário do acervo de cerca de 2.000 livros. As tarefas ainda não estão completamente definidas. Dirceu e Grossi, no entanto, terão que respeitar algumas condições acordadas com a Justiça. O local de trabalho será uma sala isolada dos demais advogados e visitantes, sem acesso à internet nem telefonemas.
Nesta semana, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, determinou à Secretaria do Sistema Penitenciário a transferência de Dirceu e dos mensaleiros Delúbio Soares, Bispo Rodrigues e Valdemar Costa Neto de suas celas no Complexo Penitenciário da Papuda para o CPP.
A decisão da VEP ocorre após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido na última semana que detentos do regime semiaberto não precisam cumprir um sexto da pena antes de serem liberados para trabalhar fora do presídio. O argumento de cumprimento prévio de parte da sentença havia sido utilizado pelo antigo relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, para revogar o direito de trabalho externo de alguns condenados. Na última semana, às vésperas do recesso do Judiciário, o plenário do Supremo considerou que a Lei de Execução Penal tem como pilar a ressocialização do preso e, por isso, o trabalho pode ser autorizado assim que a proposta de emprego for aprovada pelas autoridades responsáveis.

Copa injetou R$ 142 bilhões na economia desde 2010

Blog do Planalto - Um dos saldos da Copa do Mundo no Brasil é o valor de R$ 142 bilhões injetados na economia entre 2010 e 2014. E a escolha das 12 cidades-sedes não foi à toa: o objetivo é espalhar a riqueza para todas as regiões, com desenvolvimento para comercio, indústria e serviços.
A Fundação de Estudos e Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à USP, apontou que, dos R$ 9,7 bilhões gerados durante a Copa das Confederações, 51% se difundiram por todo o pais, enquanto 49% ficaram concentrados nas seis cidades que receberam o torneio. Já o Mundial tem potencial de retorno mais de três vezes maior.
Mais de 3,6 milhões de pessoas estão circulando pelo Brasil, o dobro em comparação à Copa do Mundo na África do Sul (2010). Apenas com visitantes, o país terá retorno de, no mínimo, R$ 25 bilhões. Esse valor quita gastos do governo federal em infraestrutura, mobilidade urbana e segurança feitos para receber o evento e que ficarão como legado para população ao término dele.
Na empregabilidade, o setor de Turismo ofereceu, sozinho, mais de 48 mil oportunidades de trabalho. Outras 50 mil vagas foram criadas para execução das obras nos estádios. Esses são exemplos de fatores essenciais para que o Brasil possa seguir mantendo as menores taxas de desemprego de sua história.

Datafolha: Dilma vai a 38%. Aécio tem 20%. Campos, 9%

247 - A nova pesquisa Datafolha finalizada nesta quarta-feira (2) e divulgada pelo site do jornal Folha de S. Paulo no final da noite mostra que as intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff (PT) cresceram de 34% para 38% em um mês. No mesmo intervalo, o candidato do PSDB, Aécio Neves, oscilou de 19% para 20%. Já o candidato do PSB, Eduardo Campos variou de 7% para 9%, deixando assim a posição de empate técnico com o candidato Pastor Everaldo Pereira (PSC), estacionado em 4%.
O Datafolha ouviu 2.857 eleitores em 177 municípios nesta terça (1º) e quarta-feira (2). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95% (significa que em 100 levantamentos com essa mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro do levantamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00194/2014
Os números do Datafolha são semelhantes aos divulgados pelo Ibope há 13 dias, que apontaram Dilma com 39%, Aécio com 21% e Campos com 10% (relembre aqui).

quarta-feira, 2 de julho de 2014

O Globo boicota a inauguração do Arco Rodoviário Metropolitano do Rio de Janeiro

O GLOBO BOICOTA O GOVERNO FEDERAL, BOICOTA A FIGURA DA PRESIDENTE DILMA E NÃO FAZ COBERTURA JORNALÍSTICA À ALTURA DA IMPORTÂNCIA DAS OBRAS QUE FORAM INAUGURADAS NO ESTADO.
Empenhado que está em eleger o candidato de oposição à reeleição da presidente Dilma Rousseff, o jornal O Globo deixa de lado o profissionalismo e compromisso com a informação, BOICOTANDO a inauguração do ARCO RODOVIÁRIO METROPOLITANO, em sua edição de hoje do jornal impresso e também da publicação ONLINE.

No jornal impresso, nenhuma chamada de capa, nenhuma foto da inauguração dessa OBRA que é das mais importantes para o ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 

Os donos de O Globo, e os responsáveis por sua edição e publicação, sabem muito bem que o jornal é lido rapidamente nas laterais das bancas de jornais, onde somente a CAPA fica exposta. Ali, de forma superficial, mas suficiente para gravar a informação, milhões de pessoas que nunca abriram um exemplar do jornal, registram as manchetes e "filmam" as fotos.

Por isso, O Globo cuida de usar sua CAPA só para ATACAR o governo FEDERAL e o PT, omitindo por sua vez ali, qualquer menção aos fatos positivos que um ou outro possam ter produzido. 

O jornal reservou no dia de hoje, um espaço de pouco mais de um quarto da folha 14 no primeiro caderno para noticiar a inauguração da obra.  Mesmo assim, dando destaque, não a inauguração em si, mas aos RADARES MÓVEIS que vão fiscalizar a via. Nenhuma foto da presidente Dilma, do governador Pezão, da cerimônia de inauguração e pouquíssimo do que foi dito e sobre o que essa obra de fato representa.

Por questões políticas/eleitorais, pelo PARTIDARISMO DESAVERGONHADO que pratica, O Globo priva os leitores de uma informação completa  e democrática. QUE VERGONHA !


 
Fonte: Blog do Saraiva

Gastos com cartão de crédito superam expectativas na Copa

No site Chuteiras fora de foco
Segundo relatório de turismo do Cartão Visa as vendas com cartão de crédito no Brasil aumentaram 73% nesta Copa do Mundo, em relação ao mesmo período do ano passado. Os líderes de consumo são os turistas norte-americanos, ingleses e franceses, resultando em um impacto positivo na economia brasielira.
Os dados do relatório de turismo – “Onde você quiser estar” – analisa os gastos dos turistas com todos os produtos da empresa, incluindo crédito, débito e cartões de pagamento pré-pagos durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Durante o período de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, de 12 à 15 de junho de 2014, a Visa reportou que visitantes internacionais movimentaram U$27 milhões com seus cartões, um aumento de 73% em relação ao mesmo período do ano passado e 47% maior se comparado aos primeiros dias da Copa das Confederações da FIFA 2013 (15 à 18 de Junho de 2013), em que visitantes gastaram cerca de $18,5 milhões.
Turistas dos Estados Unidos, seguidos por Reino Unido, França e México foram os que mais consumiram nesses quatro dias. No sábado 14.6 os viajantes gastaram cerca de $10,7 milhões e este foi o maior gasto realizado por turistas realizado no País em 2014.
Viajantes de 10 países representam com 65% do total gasto por turistas no Brasil, com quatro países – Austrália (+675%), México (+204%) e Reino Unido (+101%) – com crescimento de 3 dígitos se comparado aos mesmos 4 dias de 2013.
Ranking dos 10 países que mais usaram seus cartões
1 Estados Unidos $6.6M 55.5%
2 Reino Unido $2.3M 101.3%
3 França $1.7M 36.8%
4 México $1.3M 204.2%
5 Angola $1.2M 78.6%
6 Argentina $1.2M 32%
7 Alemanha $1M 95.6%
8 Austrália $969 mil 675.2%
9 Colômbia $858 mil 418%
10 Espanha $689 mil 7.7%
Fonte: Revista Eventos

Armando vai à reunião dos deputados do PTB levar a posição de parte dos senadores contra Aécio

Foto: reprodução do Facebook de Armando Monteiro
Apesar de decisão nacional, PTB da Câmara apoiará Dilma nas eleições
Na Folha de São Paulo
A bancada do PTB na Câmara e alguns senadores do partido decidiram nesta quarta-feira (2) apoiar a candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. A decisão contraria a posição nacional do partido, que declarou apoio à Aécio Neves, candidato à presidência pelo PSDB, em convenção nacional realizada na última sexta-feira (27).
Na semana passada, os deputados já haviam se reunido para discutir o posicionamento da sigla. O líder da legenda na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), afirmou na época que havia sido pego de surpresa pela decisão mas avaliou que não fazia sentido a bancada mudar de lado depois de ter apoiado o governo na Câmara nos últimos quatro anos. Hoje, o senador Armando Monteiro (PE) compareceu à reunião dos deputados para levar a posição de parte dos senadores petebistas.
Em 21 de junho, o presidente nacional do partido, Benito Gama, afirmou em nota oficial que, devido a conflitos “insustentáveis” entre PTB e PT, a sigla decidiu apoiar a candidatura de Aécio Neves. A decisão pegou o governo de surpresa porque o apoio dos petebistas já era dado como certo. Em maio, Dilma foi à sede do partido, em Brasília, para celebrar a união em um almoço. Em protesto à decisão, os deputados não participaram da convenção partidária da semana passada.
Segundo Arantes, a mudança de postura da cúpula partidária não foi conversada com a bancada. Desde a eclosão do escândalo do mensalão, que teve como delator o ex-deputado Roberto Jefferson, que era do PTB na época, a bancada se afastou da direção do partido.
Na prática, o movimento dos deputados apenas marca posição já que o tempo de propaganda na televisão do partido, de cerca de 1 minuto, será transferido para Aécio. No entanto, Arantes avalia que a bancada pode agregar votos para Dilma. Ele disse que cada deputado irá pedir para os prefeitos de sua região pedirem votos para a presidente.
Arantes afirmou que dos senadores petebistas, apenas Gim Argello (DF) apoia Aécio. Entre os deputados, o único que está ao lado do candidato tucano é o deputado Eros Biondini (MG) por serem do mesmo estado.