sábado, 14 de janeiro de 2017

Aliados de Temer: saída de Geddel evitou nova crise



Folha de S.Paulo - Gustavo Uribe
O fato de o ex-ministro Geddel Vieira Lima ter deixado o comando da Secretaria de Governo antes da operação policial desta sexta-feira (13) deixou aliviado o entorno do presidente Michel Temer.
O diagnóstico é que caso ele ainda estivesse na pasta, o episódio poderia criar uma nova crise e desgastar ainda mais a imagem do governo federal.
Apesar do tom de alívio, há receio entre assessores e auxiliares presidenciais de que o ex-ministro, amigo pessoal de Temer, possa ter se referido ao nome do presidente, em uma citação lateral, em alguma gravação monitorada pela Polícia Federal.
Segundo relatório da Operação Cui Bono?, Geddel discutiu com o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ),preso na Operação Lava Jato, as condições das taxas de juros para um empréstimo do FI-FGTS da Caixa Econômica Federal para a BRVias em 2012.
Geddel foi vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal entre 2011 e 2013. Para a Polícia Federal, Cunha liderou um esquema que envolveu Geddel e outras duas pessoas para angariar propina das empresas que seriam beneficiadas pelo esquema.
O grupo contaria com Fabio Cleto, que ocupava outra vice-presidência na Caixa, e com o doleiro Lúcio Funaro, também preso pela Lava Jato. Cleto é delator do esquema na operação.
O ex-ministro deixou o comando da Secretaria de Governo no final da semana passada, após ser acusado pelo também ex-ministro Marcelo Calero, da Cultura, de ter atuado na esfera pública para viabilizar um empreendimento imobiliário no qual ele havia comprado um apartamento.

Fala que te escutam



Carlos Brickmann
Tem gente que se esquece do avanço das telecomunicações, e fala como se estivesse num rádio de ondas curtas. O deputado Cássio Cunha Lima, por exemplo, tucano da Paraíba. Na entrevista a uma rádio paraibana, Cunha Lima disse que Temer teria dificuldades para chegar ao fim do mandato.

Com aliados desses, tem mesmo. Só no dia seguinte o senador se lembrou do alcance das emissoras de hoje. Ainda está se desculpando com o presidente e aliados - que, por coincidência, são os mesmos que os seus.
O pior, nesses vazamentos de senhas, é o que pode aparecer nas mensagens. Este colunista já ouviu falar (e não vai contar pra ninguém) de um certo cavalheiro com hábitos peculiares, que só contrata profissionais calipígias. Ambos se despem, ficando ela apenas com sapatos de salto alto, fininhos. Ele se deita de barriga para cima, e ela passeia, de salto alto, sobre seu corpo nu. Ele tem fama de pagar bem.
Que dirá em suas mensagens?

Temer posa de São Jorge; "Ele casou com dragão"

Blog do Josias de Souza
Num instante em que Michel Temer celebrava a queda da inflação e a perspectiva de eleger dois aliados para as presidências da Câmara e do Senado, a Lava Jato acomodou na porta do Palácio do Planalto mais um de seus filhotes tóxicos —uma investigação sobre um esquema que ajeitava empréstimos da Caixa Econômica para empresas em troca de propinas. No centro do novo escândalo estão personagens ligadíssimos a Michel Temer. Entre eles Geddel Vieira Lima, ministro até outro dia, e o ex-todo-poderoso Eduardo Cunha.
A nova operação policial chega num instante em que o governo se prepara para enfrentar no Congresso a dura batalha da reforma da Previdência. E ainda está por vir a homologação das delações da Odebrecht, que alcançam o próprio Temer. Limpo, o governo teria dificuldades para emplacar o necessário aperto previdenciário. Sujo, nem se fala. Temer tenta se comportar como um São Jorge que veio salvar a República. Mas a Lava Jato insiste em avisar que São Jorge está casado com o dragão.

Cedo para por economia fora do buraco, como diz o BC

Ivanir José Bortot - Blog Os Divergentes
Ainda é cedo para dizer que a economia saiu do buraco. É o que indicam os dados divulgados hoje, de crescimento de 0,2% em novembro pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) ou os 0,67% da Fundação Getúlio Vargas.
Os principais fatores que dão sustentação ao crescimento da atividade econômica, a renda das famílias e a formação bruta de capital fixo, investimentos que vão gerar outros negócios e empregos, continuam em queda.
Há ainda o fato de que as duas taxas de crescimento foram comparadas de novembro sobre outubro, quando a metodologia indica que está comparação deve ser com novembro de 2015, o que, no caso do IBC-Br, vai resultar em uma queda de 2% do PIB.
A FGV indica que o Produto Interno Bruto (PIB) acumulado em 12 meses tem queda de 4% ao longo de 2016.Os setores da economia que mais encolheram foram de transformação (-6,3%); comércio (-6,9%), Formação Bruta de Capital Fixo ( -11,5%) e a de importação (-12,9%).
Para a economia voltar a crescer de forma consistente em 2017 será preciso investimento no setor produtivo, em infraestrutura e na geração de empregos para aumentar a massa salarial do país. O cenário de redução das taxas de juros pelo Banco Central ajuda muito, mas os empresários só vão voltar a investir no momento que estiverem seguros sobre a recuperação da economia e existência de um poder de compra do consumidor.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Geddel fazia parte de uma verdadeira organização criminosa, diz MPF

Do UOL
Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis de Geddel em Salvador
Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis de Geddel em Salvador

Em seu pedido de busca e apreensão à 10ª Vara Federal de Brasília, o Ministério Público Federal afirma que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) fazia parte "de uma verdadeira organização criminosa".
A PF (Polícia Federal) cumpriu mandados de busca e apreensão em imóveis de Geddel, nesta sexta-feira (13), em Salvador. Agentes estiveram, de manhã, no edifício Pedra do Valle, no Jardim Apipema, e em uma casa, no bairro Interlagos. Eles já deixaram os imóveis.
Geddel, que foi ministro nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Michel Temer, é suspeito de participar de uma esquema de fraude na liberação de recursos da Caixa Econômica Federal para empresas entre 2011 e 2013, período em que foi vice-presidente de Pessoa Jurídica do banco, em troca de "vantagens ilícitas".
"A fundamentação apresentada pela autoridade policial é bastante consistente, sendo os fatos narrados na representação indicativos de que os investigados Geddel Quadro Vieira Lima, Marcos Roberto Vasconcelos, José Henrique Marques da Cruz, e Marcos Antonio Molina dos Santos faziam parte de uma verdadeira organização criminosa", afirma no documento o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes.
Em nota, a Caixa diz "que o banco está em contato permanente com as autoridades, prestando irrestrita colaboração com as investigações, procedimento que continuará sendo adotado pela Caixa".
O UOL ainda não conseguiu contato com os advogados de Geddel. Ele é suspeito dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Evaristo Sá-16.abr.2016/AFP
Celular de Cunha foi apreendido durante operação da PF em dezembro de 2015

Marcos Roberto Vasconcelos foi vice-presidente de Gestão de Ativos e Terceiros da Caixa. José Henrique Marques da Cruz é servidor de carreira da Caixa Econômica Federal. Marcos Antonio Molina dos Santos é fundador e principal executivo da Marfrig Alimentos. A reportagem está em busca de contatos com os investigados para que eles se pronunciem.
"Os elementos de prova colhidos até o presente momento apontam para a existência de uma organização criminosa integrada por empresários brasileiros e agentes públicos que, ocupando altos cargos na Caixa Econômica Federal e no Parlamento brasileiro, desviavam de forma reiterada recursos públicos a fim de beneficiarem a si mesmos, por meio do recebimento de vantagens ilícitas, e a empresas e empresários brasileiros, por meio da liberação de créditos e/ou investimentos autorizados pela Caixa Econômica Federal em favor desses particulares", afirma também o procurador.
As informações que basearam a operação foram encontradas em um celular encontrado na residência do ex-deputado Eduardo Cunha em dezembro de 2015,

Monsenhor Geraldo será enterrado na igreja de São José em Capoeiras

O corpo do  Monsenhor Geraldo Batista de Lima, pároco de Capoeiras que morreu ontem em Recife aos 81 anos, Ele morreu no Hospital Português, no Recife, onde estava internado desde o dia 27/12/2016,  será sepultado hoje na igreja de São José em Capoeiras.

Segue nota da Diocese de Garanhuns:

A Diocese de Garanhuns comunica com pesar o falecimento do Mons. Geraldo Batista de Lima, Pároco de Capoeiras, ocorrido na noite de ontem, na cidade do Recife. Ao mesmo tempo em que convida a todos para a Missa Exequial, que será celebrada hoje, sexta-feira, dia 13, às 18h, seguindo-se o sepultamento na Igreja Matriz de São José, em Capoeiras.

Mons. Geraldo era natural de Brejo da Madre de Deus. Estava com 81 anos de idade. Serviu à Diocese de Garanhuns durante estes 45 anos de seu sacerdócio, sempre como Pároco de Capoeiras.

“Descanso eterno dai-lhe, Senhor e brilhe para ele a vossa luz!”

Cúria Diocesana de Garanhuns, 13 de janeiro de 2017.

Mons. Alexandre de Melo Castanha Neto
Chanceler da Cúria

Monsenhor Geraldo Batista morre aos 81 anos

Do blog Capoeiras
Capoeiras esta de luto e chora a perda do seu pastor espiritual. Nesta quinta-feira, às 21:40h, faleceu aos 81 anos, o Monsenhor Geraldo Batista de Lima. Ele morreu no Hospital Português, no Recife, onde estava internado desde o dia 27/12/2016, depois de ter procurado atendimento medico no Hospital Municipal de Capoeiras, e o medico o encaminhar para o Hospital na capital pernambucana.

Nas semanas seguintes as notícias que chegavam eram de que o Monsenhor Geraldo apresentava melhora no seu quadro de saúde, que suas pernas haviam desinchado e que a pneumonia não havia retornado como temiam os médicos. Varias pessoas o visitaram no Hospital no Recife.

Infelizmente chegou o seu dia, e Deus o chamou. A noticia do falecimento do Monsenhor Geraldo logo se espalhou através das redes sociais, e as 23:30h o Monsenhor José Augusto, através do serviço de som da Matriz de São José comunicou aos paroquianos a triste notícia; ele também convocou os católicos para a 00:00h assistirem a primeira missa celebrada em intenção da alma do padre Geraldo.

Natural de Brejo da Madre de Deus, padre Geraldo como muitos o conhecem chegou a Capoeiras no mês de abril de 1972 onde permaneceu a frente da Paróquia de São José até falecer nesta quinta-feira (12). No último dia 09/01/2017, ele completou 45 anos de sacerdócio.

OIT prevê: 13 milhões desempregados no Brasil em 2017

G1
A taxa mundial de desemprego deverá subir de 5,7% em 2016 para 5,8% em 2017, o que representará um aumento de 3,4 milhões no número de pessoas desempregadas, segundo relatório lançado nesta quinta-feira (12) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ao todo, serão 201,1 milhões de pessoas sem emprego no planeta neste ano.
Segundo o estudo "Perspectivas sociais e do emprego no mundo - Tendências de 2017", de cada 3 novos desempregados no mundo em 2017, um será brasileiro. A OIT estima que o Brasil terá 1,2 milhão de desempregados a mais na comparação com 2016, passando de um total de 12,4 milhões para 13,6 milhões, e chegará a 13,8 milhões em 2018.
Em termos absolutos, o Brasil terá a terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo, superado apenas pela China e Índia. Na China, a OIT prevê que o número subirá de 37,3 milhões para 37,6 milhões em 2016. Já na Índia, de 17,7 milhões para 17,8 milhões.
Continue lendo: OIT prevê que nº de desempregados no Brasil chegará a 13,6 milhões em 2017

Lula na estrada

Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Lula voltou à estrada. Nesta semana, o ex-presidente reapareceu no alto do palanque em Salvador e Brasília. Discursou contra o governo Temer e repetiu que, "se for necessário", será candidato ao Planaltomais uma vez.
"Nós voltaremos a governar este país", prometeu, no comício da capital baiana. A frase parece ecoar o slogan "Ele voltará", lançado pelos seguidores de Getúlio Vargas antes da campanha eleitoral de 1950.
Os getulistas preparavam o retorno de um presidente que havia sido enxotado do poder ao fim do Estado Novo. Os lulistas sonham com a volta de um presidente que saiu por cima, mas perdeu prestígio com a Lava Jato e a crise que derrubou a sucessora.
Lula retomou um papel que sempre dominou: o de líder da oposição. Tem explorado a impopularidade de Temer para atacar os novos donos do poder. Não é uma tarefa difícil. O governo tropeça nas próprias pernas e continua a anunciar medidas amargas para os brasileiros mais pobres.
O ex-presidente lidera todas as simulações de primeiro turno, mas não sabe se poderá ser candidato. Réu em cinco ações penais, corre o risco de ser barrado pela Lei da Ficha Limpa caso venha a ser condenado em segunda instância até 2018.
Seus adversários não deveriam apostar todas as fichas nisso. Sem comparar os dois personagens, vale lembrar que o deputado Paulo Maluf chegou a ter os votos invalidados em 2014, mas recorreu ao TSE e foi autorizado a tomar posse mais uma vez.
Na dúvida, Lula veste o figurino de presidenciável para rodar o país e tentar sair da defensiva. Pode ser o suficiente para reanimar a militância, mas ele não sairá do lugar pregando apenas para convertidos.
Enquanto não provar que abandonou as práticas que o levaram para o buraco, o PT deve continuar sem perspectivas reais de poder. E é difícil acreditar em mudanças quando figuras como Delúbio Soares, condenado no mensalão, circulam à vontade nos comícios do ex-presidente.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Nem metade dos municípios declarou cumprir o piso dos professores em 2016

Do UOL-Menos da metade dos municípios e apenas 17 estados, além do Distrito Federal, declararam conseguir pagar em 2016 ao menos o mínimo estabelecido em lei aos professores de escolas públicas da educação básica de suas respectivas redes de ensino. Os dados são de um levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC). E em 2017, todos os entes terão que arcar com um valor ainda maior.

O novo piso foi anunciado nesta quinta-feira (12), e o salário dos professores passa a ter que ser de pelo menos R$ 2.298,80 para uma jornada de 40 horas semanais, o que representa um reajuste de 7,64% em relação aos R$ 2.135,64 do ano passado.

O levantamento foi feito em novembro com base na declaração dos estados e municípios. Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins declararam cumprir o piso salarial dos professores, determinado em lei desde 2008. Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo não prestaram informações.

Já entre os municípios, 2.533, o equivalente a 44,9%, declararam cumprir o valor do piso.

"Temos que enfrentar um problema concreto, precisamos melhorar o salário dos professores, valorizar os professores e, ao mesmo tempo, não há recursos suficientes para dar um reajuste acima da inflação. O reajuste agora é acima da inflação, cumprindo a lei, mas sabemos e entendemos as dificuldades dos estados e municípios", diz a secretária-executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro.

Reajuste


O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo as regras da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. O valor para 2017 representa um aumento real, acima da inflação de 2016, que fechou em 6,29%. O reajuste começa a valer a partir deste mês.

Não há uma penalidade específica para o não cumprimento da Lei do Piso. Cabe aos Ministérios Públicos Estaduais, poderes legislativos locais e Tribunais de Contas Estaduais a fiscalização. O descumprimento pode resultar em um Termo de Ajuste de Conduta.

Mudanças


Todo os anos, prefeituras e governos estaduais apontam dificuldades no cumprimento do piso. Este ano, com a queda na arrecadação, a situação se intensificou. Tanto estados quanto municípios apontam para a necessidade da regulamentação da Lei do Piso e da mudança na fórmula usada para calcular os reajustes. A lei vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Uma das soluções seria regulamentar os repasses feitos pela União que, pela lei, deveria complementar o piso em locais onde não há caixa para cumprir o pagamento mínimo. "O complemento do piso nunca foi regulamentado, nenhum estado e nenhum município recebe recursos para complemento do piso salarial, para ajudar a garantir o piso", diz o presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Fred Amâncio. O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que não há previsão de repasses extras aos entes, mas que a questão poderá ser discutida no Congresso Nacional.

Neste ano, o governo federal fez alterações nos repasses do Fundeb, que é composto pela arrecadação dos estados e municípios e mais uma complementação da União. Até o ano passado, o repasse da União era feito em 14 parcelas que se estendiam até o ano seguinte. A partir de 2017, os repasses do complemento da União, destinado aos estados com mais dificuldades em garantir o investimento mínimo aos estudantes, serão feitos em 12 parcelas.

Segundo Mendonça Filho essa medida irá ajudar no cumprimento do piso salarial. Amâncio, no entanto, diz que ainda são necessários mais recursos. Uma vez que se trata de recursos que os estados já receberiam, o presidente do Consed diz que a mudança "ajuda do ponto de vista de fluxo de caixa, mas não muda nada do ponto de vista da realidade do pagamento de salários".

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, também defende que é preciso rever a fórmula de cálculo do reajuste, que hoje "leva o gestor a uma situação que impossibilita fazer o pagamento", uma vez que cresce acima do aumento dos repasses do Fundeb, principal fonte para o pagamento dos salários.

Valorização dos professores


Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), as regras atuais devem ser mantidas e a educação deve ser priorizada. "Precisa de muita determinação e muito compromisso com a educação por parte dos gestores públicos para entender que não vai ter educação de qualidade se não tiver professores e funcionários trabalhando com um salário decente. O reajuste deve ocorrer mesmo com toda a crise que possa estar acontecendo", defende o presidente da confederação, Roberto Franklin de Leão.

Em 2009, quando a Lei do Piso entrou em vigor, o pagamento mínimo para professores passou de R$ 950 para R$ 1.024,67, em 2010, e chegou a R$ 1.187,14 em 2011. No ano seguinte, o piso passou a ser R$ 1.451. Em 2013, subiu para R$ 1.567 e, em 2014, foi reajustado para R$ 1.697. Em 2015, o valor era R$ R$ 1.917,78. Na série histórica, o maior reajuste do piso foi registrado em 2012, com 22,22%. No ano passado, o reajuste foi de 11,36%.

Apesar do crescimento, atualmente os professores recebem o equivalente a 54,5% do salário das demais carreiras com escolaridade equivalente. A melhoria da remuneração dos professores faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), lei que prevê metas até 2024. Até 2020, os docentes terão que ter rendimento equiparado ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

O Fórum Permanente para Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial Nacional, criado em 2015 com o objetivo de discutir formas mais sustentáveis de pagar os professores, reuniu-se hoje (12) pela primeira vez em 2017. O grupo, que conta com representantes do MEC, estados, municípios e trabalhadores, deverá, ao longo do ano, discutir mudanças para garantir os pagamentos.

Quem entrega o pré-sal é traidor

Há  um ano, O Globo publicou um editorial mentiroso e entreguista sob o título de “O pré-sal pode ser patrimônio inútil“.
O “patrimônio inútil” fechou 2016 produzindo 56% de todo o petróleo e gás natural extraídos no Brasil, mesmo sendo ainda uma fronteira exploratória ainda muito pouco desenvolvida.
Foram 1,58 milhão de barris de óleo equivalente, somados líquido e gás, dos 2,82 milhões retirados no país.
Entre dezembro de 2015 e dezembro de 2016, a produção total do pré-sal aumentou nada menos que 45%. Em termos de indústria do petróleo, quando se trata de grandes volumes, isto é gigantesco.
O pré-sal, sozinho, seria hoje o 15° maior produtor de petróleo do mundo. Gera, por dia, US$ 83 milhões  em valores brutos, ou US$ 30 bilhões de dólares por ano, isso se não aumentasse em uma gota a quantidade de óleo extraído.
Mas tem capacidade comprovada de dobrar esta quantidade com a entrada em operação dos campos de Libra e de Franco.
Será que é preciso mais para que se veja que a entrega desta riqueza, como está se fazendo, desavergonhadamente, é um crime de traição nacional?

Governo anuncia piso salarial dos professores com reajuste de 7,64%,

O piso salarial dos professores terá aumento de 7,64% em 2017 e passará para R$2.298,00. O reajuste foi anunciado pelo ministro da Educação, nesta quinta-feira, (12). O professor que tem carga horária mínima de 40 horas semanais e formação em nível médio (modalidade curso normal) não pode receber menos do que esse valor”, defendeu o ministro. 
O ministro, anunciou também a nova composição do fórum permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. A Portaria nº 1/2017, da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase) do MEC, com a nova composição do fórum, foi publicada também nesta quinta-feira.
Os estados e municípios que, por dificuldades financeiras, não possam arcar com o piso, devem contar com a complementação orçamentária da União, como determina a Lei 11.738/2008, no art. 4º. Em Dezembro o ministro liberou o pagamento da complementação do Fundeb para municípios,  quatro meses antes.  Essa complementação só seria feita em abril.  Outra iniciativa inovadora é a liberação do pagamento desse complemento do Fundeb de forma parcelada. O que seria pago em dezembro de 2018 vai começar a ser pago em janeiro de 2017.

Ação de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus é realizada na sede do DETRAN-PE e Secretaria das Cidades

Uma operação de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus, foi realizada pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, na sede da Secretaria e da Autarquia, que conta com cerca de 73.700 metros quadrados de extensão. 
 
A ação que aconteceu sob a Coordenação da Diretoria de Gestão, em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife, contou com agentes de combate ao mosquito que aplicaram um novo produto com maior eficácia e fizeram uma varredura nos ambientes, salas de trabalho e atendimento, banheiros, além de toda a área externa do Órgão, pátio de provas práticas e estacionamento. 
 
Segundo o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, um cronograma de combate ao mosquito vem sendo realizado permanentemente.  “Estamos em constante observação para também contribuir com a extinção do mosquito causador dessas doenças. Começamos pela sede na nossa Autarquia e Secretaria, mas estamos levando também a intervenção para a Unidade de Taxis e Coletivos – DUAT, localizada na BR 101, para o Depósito BR 1 e BR 2, que conta com os veículos recolhidos e as demais unidades do DETRAN-PE do Estado” enfatizou.
 
O DETRAN-PE executa mensalmente um calendário de dedetização contra insetos e roedores a fim de garantir sempre a segurança de seus servidores e usuários dos serviços do Órgão.

Didi, Dedé, Muçum, Zacarias

Carlos Brickmann
Preocupado com os massacres nas penitenciárias, achando que é preciso tomar providências urgentes? O governo também. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, discute o assunto em reunião urgentíssima com secretários estaduais da Administração Penitenciária. Dia marcado: 17.

É até bom esperar um pouco. Quem sabe até lá há novas revoltas e massacres e dá para aproveitar a reunião urgentíssima para discutir tudo?

Todo mundo criticou o presidente Temer por ter demorado a falar sobre os pavorosos acidentes nos presídios amazônicos. Pois é: aí ele falou.

A Defensoria Pública da União pediu ao STF que determine ao sistema prisional do Amazonas que garanta aos presos o direito à progressão de pena. Espera-se que a garantia se estenda a todos os sobreviventes.

O secretário nacional da Juventude, Bruno Júlio, foi exonerado pelo presidente Temer depois de defender mais massacres em presídios. Seu cargo (para que servirá?) é disputado pela "ala jovem" (existe!) do PSDB, pelo PSC, que se queixa de ocupar pouco espaço no Governo, e, naturalmente, o PMDB. Considerando-se que no Congresso os parlamentares mais antigos são conhecidos como "cabeças brancas" e os mais novos como
 "cabeças pretas", os secretários nacionais da Juventude (quais as funções do cargo?), se seguirem o exemplo do demitido Bruno Júlio, poderão orgulhar-se de seu novo apelido de "cabeças vazias".

Beira-Mar tramava fugir da cadeia usando helicópero



Radar - Veja - Gabriel Mascarenhas
O saldo da carnificina dos presídios de Manaus e Roraima é inversamente proporcional ao respeito dos bandidos pelo Estado. A constatação é mais velha do que a fome. Basta lembrar que o manda-chuva do PCC, Willians Herbas Camacho, o Marcola, chegou a bolar um plano para fugir da penitenciária de Presidente Vensceslau, em São Paulo, usando um helicóptero, em 2013. A Polícia Civil descobriu a gracinha e evitou a fuga cinematográfica.
Mas Marcola não foi nada original.
 
Até hoje mantido em sigilo, em 2011, o Ministério da Justiça recebeu informações de Inteligência de que o chefe do Comando Vermelho, Fernandinho Beira-Mar, havia traçado um roteiro para ser resgatado por um helicóptero do presídio federal de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná.
À época, Beira-Mar foi transferido para a penitenciária de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O temor das autoridades era tanto que, no dia em que o traficante foi levado para o Nordeste, nem os policiais civis e militares potiguares foram informados sobre o roteiro.
As forças de seguranças envolvidas no translado receavam que os amiguinhos de Beia-Mar partissem para o ataque durante a transferência. Por isso, a Aeronáutica foi acionada e ficou de sobreaviso, até que o bandido desse entrada na cela em Mossoró.

Tucanos atacam elo de Alckmin e seu vice Márcio França



Folha de S.Paulo - Daniela Lima
A proximidade entre o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o PSB de seu vice, Márcio França, acabou inflando um movimento contra o próprio tucano dentro do diretório estadual do PSDB. No pano de fundo do descontentamento estão as especulações sobre sua possível mudança de partido com vistas à eleição de 2018.
Esta semana, dirigentes do PSDB de São Paulo emitiram sinais claros de que uma possível mudança de partido de Alckmin -do PSDB para o PSB- não ocorreria sem fraturas. O movimento também colocou em xeque as estimativas de que, se ele de fato decidir deixar a legenda na qual milita há décadas, o fará levando consigo parte substantiva do tucanato local.
O discurso corrente no PSDB estadual hoje é que Alckmin alijou alguns de seus aliados históricos das discussões sobre seus planos e terceirizou a articulação em sua própria sigla a nomes pouco habilidosos em nome de uma aliança com o PSB.
Pessoas do partido próximas ao governador têm dito que ele erra ao sinalizar para fora, antes de tentar conversar com a própria legenda.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Lula: ‘Deveriam perseguir os que estão querendo vender a Petrobras’

247 - Em discurso no 29º Encontro Nacional do MST, que acontece em Salvador nesta quarta-feira (11), o ex-presidente Lula, sem citar nomes, voltou a criticar a 'perseguição' a ele e ao PT, e sugeriu que "eles devem perseguir os que estão querendo vender a Petrobras", se referindo à Operação Lava Jato.
"Eles querem criminalizar o país. Eles caminham para transformar o PT em um partido ilegal. Eles tentam criminalizar o Gabrielli (ex-presidente da Petrobras), porque houve plataforma de solda que era feita na China, em Cingapura ou na Coreia, que gerava emprego e riqueza lá, que ele trouxe para fazer no Brasil, para formar engenheiros da indústria naval aqui, formar técnicos aqui. Deveriam perseguir estes que agora estão entregando a Petrobras", disse Lula.
O ex-presidente elogiou a conduta de Gabrielli, também presente ao evento.
"Eu quando indiquei um diretor da Petrobras, o cara tinha 30 anos de Petrobras. Nunca a Polícia Federal tinha dito que ele era ladrão, nunca a empresa tinha dito que ele era ladrão. Nunca o Ministério Público tinha dito. Se esses caras cometeram erros, que paguem pelos erros que cometeram. Mas a Petrobras não pode ser vendida por conta disso. A Petrobras é do povo brasileiro. Eles nunca aceitaram quando nos fizemos a lei da partilha, que o petróleo deixou de ser do cara que ia buscar ele lá e passou a ser do povo brasileiro".
Lula insinuou envolvimento dos Estados Unidos no cenário político brasileiro, e pediu investigação de suposto envolvimento dos EUA "junto ao juiz Moro", ao MP e à PF.
Em referência ao atual governo, o ex-presidente afirmou que "eles nunca aceitaram que esse país fosse independente de verdade". "Esse pais é um continente sozinho. Esse país precisa parar de ter complexo de vira-lata".

Por economia, TCE-PR propõe fusão de municípios com menos de 5.000 habitantes

Um estudo realizado pelo TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) propõe fundir os municípios com menos de 5.000 habitantes no Brasil, como "forma de melhorar a prestação dos serviços públicos à população e promover economia de recursos".
Segundo o documento, cidades com população inferior a 5.000 habitantes "tendem a não apresentar condições mínimas para prestar os serviços básicos ao cidadão –como saúde e educação".
O Brasil tem, atualmente, 5.570 municípios. Desses, 1.301 possuem menos de 5.000 moradores. No caso específico do Paraná, 96 das 399 localidades estão nessa linha de corte.
"No mínimo metade dos municípios paranaenses tende a apresentar dificuldades estruturais em relação à sua administração pública", afirma o TCE-PR no estudo.
"A fusão representaria um ganho de escala, com o aumento da população, além da redução de cargos políticos, aumento da poupança dos cofres públicos, maior independência financeira e dinamismo econômico municipal", afirma o estudo do TCE-PR.
Não está claro, porém, de que forma a fusão de municípios seria feita. O documento foi enviado ao Tribunal de Contas de União. 

Baixo IDH

"As evidências indicam que os movimentos emancipatórios, tanto no Brasil quanto no Paraná, não foram equitativamente distribuídos entre as diferentes escalas municipais. Pelo contrário, os movimentos foram concentrados na criação de municípios com baixo contingente populacional", afirma o documento.
O estudo destaca o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), do governo federal, como uma das justificativas para a fusão."Ao privilegiar excessivamente os municípios de pequena população, o FPM pode ter induzido um comportamento estratégico por parte de muitos municípios, que se subdividiram para elevar suas receitas per capita. Infelizmente, a partir dos exames empreendidos neste trabalho, os resultados comparativos entre o IDHM [Índice de Desenvolvimento Humano dos Município] no âmbito dos 10% de municípios mais populosos e 10% menos populosos do Estado do Paraná robustecem a hipótese de que micro e pequenos municípios são geralmente caracterizados por níveis mais baixos de desenvolvimento humano integrado, tanto em termos absolutos como relativos", prossegue o texto.
"Não há como se conceber ideia do surgimento de município que não tenha capacidade de arrecadar seus tributos, isto é, que não possua receita própria. (...) Identifica-se sobre a questão da escala municipal um verdadeiro dilema entre, de um lado, democracia e, de outro, eficiência econômica", argumenta o estudo.
Não está claro, porém, de que forma seria possível fazer a fusão de municípios.
O presidente do TCE-PR, Ivan Bonilha, apresentará detalhes do estudo em entrevista coletiva marcada para esta quarta-feira (11).

UPE divulga listão do SSA 3 amanhã (12/01)

Os nomes dos primeiros lugares classificados no Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) serão anunciados na Reitoria da instituição amanhã (12/01), a partir das 15h. O listão com os 1.730 candidatos classificados será disponibilizado às 15h30 no mesmo local e às 17h na internet e no sistema individual do candidato.
O resultado será divulgado na Reitoria, onde estará afixada a lista e na internet nos seguintes endereços eletrônicos: www.upe.br e www.processodeingresso.upe.pe.gov.br
São 1.370 vagas para o SSA 3 nos 53 cursos de graduação. As provas aconteceram nos dias 13 e 14 de novembro de 2016 e teve 11.491 inscritos.
O desempenho individual no sistema de inscrição e a lista de possíveis remanejáveis será disponibilizado até o dia 18/01/2017. O acesso aos espelhos das redações corrigidas poderá ser feito a partir de 17/03.
Já o desempenho individual no sistema de inscrição do SSA 1 e do 2 será divulgado até o dia 17/03/2017.

Paulo Câmara autoriza construção de 14 quadras cobertas em escolas da Rede Estadual de Ensino


O governador Paulo Câmara assina, nesta quarta-feira (11.01), ordem de serviço para a construção de 14 quadras cobertas em escolas da Rede Estadual localizadas no Recife. O evento marca o início da segunda etapa do Programa Quadra Viva, que envolverá 70 escolas em todo o Estado. Os novos equipamentos receberão um investimento de R$ 5,1 milhões, entre recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC).

As escolas contempladas com esta ordem de serviço são: Escola Técnica Estadual Cícero Dias, Escola de Referência em Ensino Médio Santos Dumont, Escola Professor Marcos de Barros Freire, CEJA Poeta Joaquim Cardoso, Escola Monsenhor Manoel Leonardo de Barros Barreto, Escola de Referência em Ensino Médio Aníbal Falcão, Escola Presidente Humberto Castello Branco, Escola Alberto Torres, Escola Jornalista Trajano Chacon, Escola Professora Helena Pugo, Escola Pedro Celso, Escola Padre Machado, Escola João Barbalho e Escola Aníbal Fernandes.

Governadores pedem volta dos leilões de energia renovável

Os governadores Paulo Câmara (Pernambuco), Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí) se reuniram hoje (10/01/17) com o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, para solicitar que o Governo Federal retome, neste ano de 2017, os leilões de energia eólica e solar, que hoje representa um segmento econômico importante para o Nordeste. Os leilões foram suspensos no final do ano passado.

"O setor de energia renovável é uma cadeia econômica que se consolida no Nordeste, com parques instalados em diversos Estados, inclusive com expressivos investimentos de fabricantes de equipamentos. Além do aspecto ambiental, estamos gerando emprego e renda em regiões carentes do Brasil. O cancelamento dos leilões nos causou preocupação quanto ao futuro", argumentou Paulo Câmara. Os últimos contratos assinados pelos produtores de energia renovável são de 2015.

O ministro Fernando Filho informou que o ministério está trabalhando na revisão do modelo de leilões de energia renovável. O atual trabalhava com um cenário no qual a economia brasileira cresceria à taxa de 4,5% ao ano, mas o País vai, na realidade, para o segundo ano de recessão (2015-2016). Segundo o ministro, essa nova proposta deve estar fechada até março de 2017. Fernando  admitiu a possibilidade de realizar um novo leilão ainda no primeiro semestre deste ano, a depender do resultado dessa reavaliação.

"O ministro foi muito transparente nas suas colocações e demonstrou compromisso com a manutenção desse importante setor da economia nordestina, que ele conhece tão de perto. Estou certo que o Governo vai encontrar uma solução que compatibilize as necessidades do setor energético com os investimentos feitos pelas empresas que atuam na cadeia de energia renovável da nossa região", avaliou o governador de Pernambuco.

O setor de energia renovável do Nordeste chegou a representar 50% do consumo de energia da região. No Brasil, o segmento recebeu investimentos da ordem de R$ 70 bilhões, nos últimos seis anos. Cerca de 82% das turbinas instaladas no País estão localizadas no Nordeste.

Além dos três governadores, os Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte enviaram representantes à reunião no Ministério de Minas e Energia.

Danilo Cabral visita municípios do Agreste Meridional

O primeiro giro pelo interior do deputado federal Danilo Cabral (PSB) em 2017, após comparecer às solenidades de posse, será pelo Agreste Meridional. Ele visitará os municípios de Saloá, Paranatama e Terezinha nesta quinta-feira (12). No primeiro, o parlamentar receberá o título de cidadão durante sessão solene da Câmara dos Vereadores às 19h.

A honraria foi concedida a partir de projeto de lei, aprovado em 2015, pela ex-vereadora Izenilda Brandão e aprovado por todos os legisladores. De acordo com a justificativa do projeto, o título de cidadão será entregue pelo reconhecimento das ações de Danilo Cabral em Saloá. Entre elas, está a construção da EREM Monsenhor João Marques, obras de infraestrutura, como o calçamento das ruas da Vila de Iatecá.

Já em Paranatama e Terezinha, Danilo Cabral fará uma visita aos prefeitos eleitos Valmir do Leite (PSB) e Matheus (PSB), respectivamente. Nestes locais, o deputado também irá se reunir com as lideranças locais para discutir ações para as cidades.

Com anos de atraso Gilmar admite que Lula ‘nunca pediu nada’ a ele

247 - Nota do Diário do Centro do Mundo considera tardia a declaração do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes de que o ex-presidente Lula nunca lhe pediu nenhum favor. 
'No curso do Mensalão Lula foi repetidamente acusado pela mídia — Veja sobretudo — de pedir a Gilmar Mendes que mudasse a data das eleições de 2012. Gilmar nunca desmentiu nada. Agora, numa entrevista ao Blog do Moreno sobre a carona de Temer, ele volta como que sem querer ao assunto Lula — e com anos de atraso o inocenta', diz o DCM.
O ministro admite encontros com Lula, mas pondera que nunca houve troca de favores. "No caso de Lula, jantei inúmeras vezes com ele no Alvorada e as nossas mulheres sempre mantiveram um relacionamento de amizade. Mas nunca acenei com facilidades e Lula nunca me pediu nada (...)", diz Gilmar Mendes.

Mulher de Cunha quebra perna e é internada



Jornal do Brasil
A jornalista Cláudia Cruz, esposa do ex-deputado preso na Lava Jato Eduardo Cunha e também investigada na operação, quebrou uma das pernas ao cair de bicicleta. As informações são da coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
Ela foi internada no Barra D'Or, na Barra da Tijuca, e será operada.
No ano passado, procuradores da Lava Jato concluíram que Cláudia Cruz ocultou dinheiro de propina recebida pelo marido, além de omitir do Banco Central e da Receita Federal uma conta aberta por ela no exterior, que usou para transformar dinheiro público em sapatos e roupas de grife.
Em junho de 2016, o juiz Sergio Moro aceitou a denúncia oferecida pelos procuradores da Lava Jato contra Cláudia Cruz. Segundo o Ministério Público Federal (MPF) na época, a denúncia foi oferecida face aos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas “envolvendo valores provenientes do esquema criminoso instalado na Diretoria Internacional da Petrobras”, dizia a nota do MPF. Com o recebimento da denúncia, Cláudia Cruz passou à condição de ré.

Paulinho da Força: "Governo Temer pior que o de Dilma"

O Estado de S.Paulo - Igor Gadelha
Apoiadores da candidatura de Jovair Arantes (PTB-GO) à presidência da Câmara dos Deputados querem colocar em Rodrigo Maia (DEM-RJ), que vai disputar a reeleição ao comando da Casa, a pecha de candidato do governo Michel Temer. Dessa forma, apostam que poderão conseguir ainda mais apoio ao parlamentar goiano, que explora o discurso de candidatura independente do Palácio do Planalto.
"Já falei para o Jovair que ele tem é que pedir que o governo diga claramente que apoia o Rodrigo. O governo Temer está pior do que o da Dilma", afirmou o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), presidente do Solidariedade, ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado. Apesar da crítica, o parlamentar paulista disse que seu partido vai permanecer no governo Temer, no qual comanda a Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
Em discurso durante o lançamento da candidatura de Jovair na tarde desta terça-feira, 10, Paulinho já tinha discursado nessa linha. "A Câmara tem de ter um pouco de independência. Não podemos ter aqui um candidato do Palácio do Planalto", afirmou Paulinho.

Roubaram até o Mário



Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
O jornalista Mário Filho foi o maior entusiasta da construção do Maracanã. Liderou uma campanha pela obra com energia militante e fervor patriótico. "Acreditar no estádio é acreditar no Brasil", martelava, nas páginas cor de rosa do saudoso "Jornal dos Sports".
Depois de morto, o irmão de Nelson Rodrigues emprestaria o nome ao templo do futebol. O colosso de concreto foi rebatizado de estádio Mário Filho, embora os torcedores continuassem a chamá-lo de Maracanã —ou simplesmente Maraca.
O palco que consagrou os dribles de Garrincha e os gols de Pelé e Zico não existe mais. Depois de sucessivas reformas, foi desfigurado a pretexto de atender aos desejos da Fifa. Uma coalizão de políticos e cartolas rasgou as leis de tombamento, demoliu a marquise histórica e conseguiu encolher até o gramado.
O preço dos ingressos disparou, e o estádio perdeu o título de maior do mundo, a não ser em superfaturamento. O custo da reforma começou em R$ 700 milhões e chegou à incrível cifra de R$ 1,2 bilhão.
As operações Lava Jato e Calicute ajudam a explicar os motivos. De acordo com as investigações, o ex-governador Sérgio Cabral cobrou pedágio de 5% sobre o valor total da obra. O Tribunal de Contas do Estado, que fez vistas grossas, é suspeito de embolsar propina de 1%.
Se a desgraça não era pouca, ficou ainda maior depois da Olimpíada. Quando a festa acabou, o comitê da Rio-2016 entregou o estádio em ruínas, com o campo esburacado, vidros quebrados e um desfalque de 7.000 cadeiras na arquibancada. A Odebrecht quer devolver o elefante branco ao Estado, que não tem dinheiro nem para pagar salários de médicos e professores.
Abandonado e sem luz, o Maracanã agora é alvo de uma onda de saques. A última vítima foi o busto de Mário Filho, roubado nesta segunda (9). Pensando bem, ele não merecia continuar lá para ver o que fizeram com o estádio.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Prefeito Douglas Duarte participa de seminário promovido pelo TCE

O prefeito Douglas Duarte está no dia de hoje  participando de um seminário promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco. O evento que está sendo realizado no Recife e intitulado  de IV Seminário de Novos Gestores Municipais, que será realizado hoje na sede do TCE,
Durante o evento, segundo o presidente Carlos Porto, o tribunal terá a oportunidade de abordar questões de grande importância para as administrações municipais. “Teremos especialistas para tratar de saúde, educação e licitações”, comentou. No seminário, será apresentado aos participantes o Índice de Convergência Contábil dos Municípios (ICCPe).

Trata-se de um estudo feito pelo Tribunal de Contas para verificar até que ponto os órgãos públicos cumprem o que determina a lei em relação ao processo de divulgação de informações contábeis e orçamentárias em suas prestações de contas. O diagnóstico tem como objetivo aferir o nível mínimo dessas informações, que permite garantir fidelidade aos fenômenos orçamentários, financeiros e patrimoniais das transações escrituradas pelos segmentos de contabilidade dos órgãos fiscalizados pelo TCE, tomando como base as prestações de contas de 2015.

Promotoria recomenda homologação de concurso da Prefeitura de São João

Do blog de Carlos Eugênio
A Promotora Ana Cristina Barbosa Taffarel, titular da Promotoria de Justiça de São João, recomendou ao Prefeito daquele Município, Genaldi Zumba (PSD), que proceda a homologação do Concurso Público realizado no ano passado pela Prefeitura de São João.

No documento datado do último dia 5 de janeiro, a representante do Ministério Público pontua que após as correções recomendadas, a Administração Municipal deverá homologar e consequentemente convocar os aprovados, conforme prevê o Edital do Certame, organizado pela empresa Advise Consultoria & Planejamento.

De acordo com a Assessoria Jurídica do Governo de São João, a Prefeitura deverá acatar a recomendação da Promotora e homologar o Certame nos próximos dias. Já as convocações e nomeações devem acontecer no próximo mês de fevereiro.
 Com salários que vão de R$ 937 a 6.000, o Concurso da Prefeitura de São João ofertou 298 vagas distribuídas nos níveis Básico (fundamental incompleto), Fundamental, Médio e Superior. Das vagas, 16 são destinadas para Pessoas com Deficiência.

Após ataque, pastor Valdemiro pede R$ 8 milhões a fiéis

Depois de ter sofrido um ataque a facas de um jovem de 20 anos durante um culto no último domingo 7, o pastor Valdemiro Santigo, líder da igreja Mundial, pede R$ 8 milhões aos seus fiéis.
O objetivo, diz ele, em um depoimento gravado ao lado de sua mulher, a bispa Franciléia, é bancar os custos de um mês de seu canal na TV por assinatura, a Rede Mundial. "Eu preciso de ajuda para pagar este canal, esta obra", diz ele.
O pastor pede que 8 mil fiéis façam doações de R$ 1.000. As informações são do colunista Ricardo Feltrin.

Camisa ensanguentada de Valdemiro é usada para ‘curar’ fiéis

VEJA.com
Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, recebe alta do hospital e repousa em casa
A câmera de televisão dá um zoom no pescoço do pastor Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus. Ele arregaça a gola e mostra o curativo da facada que levou no pescoço no culto de domingo de manhã. “Imagina um facão com toda a força batendo sobre a sua jugular”, diz. Sentado numa bancada ao lado da esposa, a bispa Francileia Santiago, o religioso afirma em seu canal de TV que a camisa usada na hora do ataque já serviu até para “curar” fiéis. Nas imagens, um membro da igreja aparece esfregando-a em um manto.
“Passaram até a camisa ensanguentada no manto. Quando ela [a fiel] tocou no manto, ela aplumou. Foi curada. O demônio fez o serviço dele, mas acabou dando o contrário. No acerto de contas com o diabo, foi assim: ‘E aí, como é que foi com o Valdemiro? O saldo foi negativo. Porque teve até gente que saiu curada'”, diz o pastor, que se autointitula apóstolo. “A unção está na nossa roupa, no nosso copo, no nosso relógio, na nossa aliança, no nosso chapéu, no nosso sangue”, explica Santiago, fazendo o adendo de que o poder vem de Deus e não dele.
No domingo, enquanto ele distribuía bênçãos aos fiéis na chamada “imposição de mãos”, o ajudante-geral Jonathan Gomes Higino, de 20 anos, aproximou-se dele e o golpeou com um facão no pescoço. Jonathan foi detido em flagrante e teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. O pastor foi levado ao Hospital Sírio Libanês, onde levou 25 pontos, e recebeu alta após passar menos de seis horas internado.

Na TV Bandeirantes, Santiago chegou até a fazer brincadeira com o ataque, dizendo que vai instituir agora a “fila do açougue”. Para ele, ontem foi definitivamente um “dia de azar”. Despencou até da maca quando era encaminhado ao hospital. “Eles me deixaram cair da ambulância com a cabeça no chão. Eu estava com um azar aquele dia”, completou. 
Em entrevista a VEJA, o pastor Jorge Pinheiro, que assumiu temporariamente o comando da Poder de Deus, disse que a camisa ensanguentada de Santiago não seria utilizada para “fins simbólicos”, mas que foi guardada “pela importância do que aconteceu”.
Fiéis durante culto na Igreja Mundial do Poder de Deus, um dia depois do pastor Valdemiro Santiago ser atacado com um faca (Cláudio Rabin/VEJA.com)
“FOI A MÃO DE DEUS QUE SALVOU”
Um dia depois do ataque, os membros da congregação se mostravam espantados com a agressão e mais seguros na fé depositada em seu líder religioso.
Na tarde desta segunda-feira, VEJA conversou com integrantes da igreja no templo que fica bairro Brás, no centro da capital paulista, onde o crime aconteceu. Sentado em uma cadeira na recepção, assistindo à entrevista de Santiago dada ao apresentador José Luiz Datena, o funcionário da igreja Marivaldo Lima de Assis não tinha dúvida sobre como o líder religioso sobreviveu aos golpes de facão que levou: “Foi a mão de Deus que o salvou”.
Dentro do templo, que comporta até 40 mil pessoas, rezando sozinho, o soldado Willian Costa Mendes, 22 anos, contou que estava na fila à espera de benção do bispo quando tudo aconteceu. Mendes considera que o atentado reforçou sua fé em Deus. “O apóstolo é um grande exemplo. A pessoa fez maldade com ele e ele o mesmo o perdoou”, disse. O jovem disse ter chorado depois do ataque.
Raimundo Simião, 61, também estava presente no domingo. Ele ajudava na organização das filas das bençãos na hora do ataque. Sua admiração por Santiago também cresceu depois do ataque: “Deus mostrou para o mundo inteiro que está presente no apóstolo”.
Vinda de Aragarças, em Goiás, Cristine de Oliveira, 66, era uma das 15 mil pessoas presentes naquela manhã de domingo. Ela ficou indignada por ver uma pessoa do “quilate do apóstolo” ser atacada em seu próprio templo. “Eu vi o sangue no chão e na hora já comecei a orar. Tenho mais fé nele agora, que provou mais do que nunca que é um ungido de Deus”. Oliveira se disse preocupada, com medo de que o apóstolo abandonasse os fiéis depois do ataque.
Já na sala de recepção da igreja, o clima era de normalidade. O bispo Jorge Pinheiro, que estava no altar no momento da agressão disse não ter visto o ataque. “Só percebi a gravidade quando ele passou por mim e disse ‘tentaram cortar minha carótida’”. Pinheiro conta que ouviu relatos de pastores afirmando que o movimento nos cultos à tarde e à noite no domingo havia aumentado. “Muitas pessoas foram orar pelo apóstolo.”
Sobre o agressor, o pastor disse que foi preso pelos seguranças e ficou trancado em uma sala na igreja até que a polícia chegasse. Conforme o bispo o esquema de segurança nos dias de cultos não será alterado.