terça-feira, 18 de maio de 2021

Mais 255.100 vacinas da Astrazeneca chegam a PE


Pernambuco recebeu, na madrugada de hoje, mais 255.100 doses da vacina contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz. Esse quantitativo será voltado para a primeira dose da população com comorbidades e das pessoas com deficiência cadastradas no BPC, além da segunda dose de idosos entre 60 e 69 anos.

As vacinas chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre à 01h50, seguindo para checagem e armazenamento no Programa Estadual de Imunização. Os imunizantes começam a ser entregues às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) já nesta manhã, para que os municípios possam fazer a retirada dos seus respectivos quantitativos.

“A chegada dessas 255.100 doses é um reforço significativo para o nosso programa de imunização. Por isso, temos a preocupação de garantir agilidade para que as doses cheguem com agilidade e segurança às Gerencias Regionais de Saúde até o final do dia, permitindo a ampliação da vacinação para uma parcela expressiva da população”, disse o governador Paulo Câmara.

"Continuamos empenhados em distribuir as vacinas no menor tempo possível para que os gestores municipais possam planejar suas atividades e imunizar sua população. Reforço para que as secretarias municipais fiquem atentas às pautas de distribuição, que informam qual a dose e qual o público contemplado naquela remessa. É importante seguir essas recomendações para não haver inconformidades ao longo da campanha", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Até agora, o Estado soma 3.706.930 vacinas contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.959.160 da Coronavac/Butantan, 1.683.420 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Disputa acirrada

Do blog de Magno Martins

Apesar do tempo ainda distante das eleições, a pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com blog de Magno Martins, apontando o primeiro cenário para governador de Pernambuco em 22, provocou um impacto. Um marqueteiro de plantão, que pediu para não ser identificado, interpretou os números como uma briga que parece ter caminhos de acirramento entre a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSB), com o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL).

Mostra também, segundo ele, Marília Arraes (PT), que saiu na frente na largada, com 26%, com um percentual quase acima da soma de todos os candidatos juntos – 26,8% a 28,7%. 



 

O fardo Bolsonaro

 

Por Edson Barbosa*

Apesar de ainda estarmos distantes da eleição, a pesquisa publicada hoje pelo blog de Magno Martins reflete dois aspectos que, para mim, são significativos. O primeiro, o recall de Marília no Estado, por conta da pré-campanha pra governadora em 2018 e para prefeita do Recife ano passado.

O segundo, qualquer candidato identificado com Bolsonaro, em Pernambuco, tem chance próxima a zero de ser governador, o que é o caso de Miguel, a preço de hoje.

*Publicitário e jornalista