sábado, 8 de agosto de 2020

Silas Malafaia é condenado por vídeos contra Marcelo Freixo


Dona da Ricardo Eletro pede recuperação judicial

 

UOL 

A Máquina de Vendas, dona da marca Ricardo Eletro, pediu hoje recuperação judicial na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca de São Paulo. Todas as lojas da rede também serão fechadas.

As dívidas somam R$ 4 bilhões e entre os maiores credores estão o Itaú, Bradesco, Santander e a Whirlpool (dona das marcas Brastemp e Consul).

Além da Ricardo Eletro, a empresa também detém as marcas Lojas Salfer, CityLar, Lojas Insinuante e Eletroshopping no segmento de eletrônicos e eletrodomésticos. "A Máquina de Vendas entende que está no caminho certo e vê a recuperação judicial como um momento transitório na jornada de reconstrução do seu negócio", diz a empresa, em nota enviada ao UOL. 

Em vídeo, o presidente da companhia, Pedro Bianchi, informou que todas as lojas foram fechadas e que a varejista irá se concentrar em um novo modelo de negócio, baseado numa rede virtual de parceiros e colaboradores.

Sivaldo Albino confirma pré-candidatura a prefeito de Garanhuns

O deputado estadual Sivaldo Albino realizou uma Live na noite desta quarta-feira (05) em seu Facebook, ao lado dos presidentes dos partidos que fazem a Frente Popular no município, onde declarou oficialmente que é pré-candidato a prefeito de Garanhuns. Foi a primeira vez que Albino assumiu publicamente a postulação. A Live aconteceu sob as regras e cuidados de prevenção da pandemia. 

O deputado iniciou a Live com um momento de oração pelas vítimas da Covid-19, fazendo também um breve relato de sua atuação parlamentar neste período junto ao Governo do Estado, o que possibilitou diversos investimentos no Hospital Regional Dom Moura, Hospital Nsa. Sra. Perpétuo Socorro, UPAE Garanhuns e também no hospital de campanha do município. 

"Estamos aqui ao lado de Dorgival Figueiredo (PSB), Paulo Couto (PDT) e Rafael Peixoto (PSD), e aproveito para agradecer também o apoio do PCdoB, com sua presidente Isabella, para apresentar a Garanhuns nosso nome como pré-candidato a prefeito. Este projeto nasceu da participação de todos, principalmente do meio da sociedade, da população, que assim como nós, também querem a mudança, um novo olhar para Garanhuns, uma nova gestão, mais participativa e eficiente". - Afirmou o pré-candidato a prefeito. 

Albino contou um pouco de sua história, nascido em Garanhuns, começou a trabalhar como garçom e depois foi fiscal em uma empresa de transporte urbano. "Foi onde aprendi a ouvir. Conversava com as pessoas, comecei a buscar formas de atender estas necessidades, e o caminho foi a política. Primeiro vereador, presidente da Câmara, e agora deputado, mas já com o pensamento, a vontade e o projeto de ser prefeito da cidade que nasci, para continuar atendendo às pessoas que precisam da presença do poder público municipal" - revela o deputado. Filho de Severino Albino, ex-vereador, Sivaldo registra ter aprendido muito sobre respeito, honestidade e vontade de trabalhar com seu pai. 

Deputado Estadual, líder do PSB na ALEPE, Sivaldo Albino falou sobre a sintonia com o ex-governador Eduardo Campos, quando ingressou no partido socialista, e depois com Paulo Câmara, tornando-se um dos interlocutores da região junto ao governo, possibilitando investimentos que melhoraram a vida da população. Esta relação tem sido tão próxima que muitos davam por certa a pré-candidatura de Sivaldo Albino a prefeito de Garanhuns, com o apoio da Frente Popular de Pernambuco. E parece que estavam certos, pelo anúncio que vimos esta noite. 

Sem entrar em detalhes, Sivaldo Albino afirmou que estará apresentando um Plano de Governo real, que está sendo elaborado ouvindo importantes setores da sociedade e econômicos. "Garanhuns precisa avançar, priorizar o desenvolvimento econômico aliado ao social. O futuro traz novos desafios, e estaremos prontos para eles, com muita determinação. Saúde, educação, assistência social, turismo, cultura, esporte e lazer, segurança, entre tantos outros assuntos, devem ser debatidos sob um novo olhar, e apresentamos a opção da mudança. Garanhuns precisa de uma nova forma de gestão". - Defendeu. 

Ao final, Sivaldo deu um recado aos seus pré-candidatos a vereador e vereadora, para ganharem as redes sociais, mostrarem a força da mudança, e agradecendo aos internautas, reafirmou sua vontade de ser prefeito de Garanhuns, nosso município. E para chegar lá, O Futuro Começa Agora!

Globo proclama inocência de Lula e lança sua candidatura presidencial para 2022


(Foto: RICARDO STUCKERT)


247 – O jornal O Globo parece ter chegado à conclusão de que apenas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem capacidade para livrar o Brasil do perigo ditatorial representado por Jair Bolsonaro, que é também uma ameaça para a própria continuidade da empresa, uma vez que o bolsonarismo ameaça cassar sua concessão.

No topo de uma de suas páginas neste sábado, o jornalista Ascânio Sêleme, um dos principais colunistas do jornal, estampa a manchete "Lula inocente" e anuncia a candidatura presidencial do ex-presidente em 2022.

"Caberá ao Supremo decidir. Mas o que até outro dia parecia ser apenas um sonho dos petistas de raiz, hoje soa como possibilidade real. Se o Supremo entender que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial no julgamento do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá, Lula terá sua condenação suspensa, seus direitos políticos restabelecidos e poderá disputar a eleição presidencial de 2022", diz Ascânio Sêleme.

Apresentador da CNN enquadra Alexandre Garcia sobre cloroquina: e os 100 mil mortos?



Jornalista Alexandre Garcia comenta na CNN (Foto: Reprodução)

247 – A defesa da cloroquina feita pelo bolsonarista Alexandre Garcia recebeu uma dura resposta do âncora Rafael Colombo, durante programa na CNN, na noite de ontem. Colombo perdeu a paciência depois que Garcia defendeu o uso da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19. "E os 100 mil que morreram? Se realmente funcionasse não seríamos o 3° país com o maior número de mortos no mundo", disparou. "Se a cloroquina funciona, é barata, e serviu como você falou na Amazônia para lúpus, malária e outros tipos de doença, por que o mundo teria deixando tanta gente morrer se tem um remédio barato à disposição? A troco de que tanta gente morreria se a cloroquina funciona?", questionou ainda.

Garcia reagiu com ironia. "Se não funcionar, ela não existe, pois está funcionando", afirmou, totalmente fora da realidade. O Brasil é país que lidera as mortes no mundo.

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O contra-ataque de Moro

FERNANDO BRITO  no Blog Tijolaço

Sérgio Moro, acuado, partiu para o ataque.

Ou alguém acredita que o “vazamento” dos pelo menos 21 cheques de Fabrício Queiroz para a conta bancária da primeira-dama Michelle Bolsonaro, direto para a capa do site que era conhecido antes como O Bolsonarista e, agora, é Omorista, último bastião de defesa do ex-santo da Lava Jato.

Os cheques representam um total de R$ 72 mil entre 2011 e 2018. Não é quantia e frequência que se possa chamar de “eventualidade”, mas que revela um grau de intimidade com o casal que vai além do simples “conhecido”.

O caso, porém, mostra que o ex-juiz de Curitiba manobra para destruir Bolsonaro, sem o que suas chances eleitorais são praticamente nulas.

Portanto, é hora de tocar reunir para o que lhes resta de tropas: na polícia, no Ministério Público e na mídia.

Olavo de Carvalho dispara contra Bolsonaro por elogio às Força Armadas



Do Blog de Esmael

O jornalista Olavo de Carvalho foi ao Twitter, nesta sexta-feira (7), para criticar os elogios feitos pelo presidente da Jair Bolsonaro às Forças Armadas.

Na quinta-feira (6), em discurso durante solenidade de promoção de oficiais-generais do Exército Nacional, Bolsonaro disse que “além da garantia da lei e da ordem”, os militares garantem a liberdade do povo. “Por isso a confiança nessa instituição e minha tranquilidade em conduzir o país ao destino que todos nós queremos”, afirmou Bolsonaro.

Em mensagem no Twitter, nesta manhã, Olavo de Carvalho disparou contra as afirmações do presidente: “Estou gostando de ver, senhor presidente, como as suas malditas Forças Armadas garantem a minha liberdade e a de tantos brasileiros que se safrificaram pelo seu governo”, escreveu.

Olavo de Carvalho e seu grupo estão cada vez mais isolados no interior do governo Bolsonaro. Após a queda de Weintraub do MEC, a facção olavista foi praticamente varrida do ministério. Além disso, Olavo cobra de Bolsonaro uma defesa mais forte do governo a favor dos integrantes do chamado “gabinete do ódio”, acossados pelas ações do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a rede criminosa de fake news – boa parte dela integrada por ex-alunos de Olavo.
.
Para completar a fase de adversidades de Olavo, ele ainda foi excluído da plataforma financeira PayPal nesta semana. Ação que ele atribuiu como resultado de uma “campanha de comunistas” nas redes sociais.

Cada vez mais isolado no governo, Olavo tenta chamar atenção de Bolsonaro para garantir as boquinhas de apoiadores e o fluxo de apoio financeiro para a sua permanência nos Estados Unidos.

Olavo mira em Bolsonaro para acertar nos militares, seu verdadeiro alvo são os generais palacianos que controlam de forma crescente a agenda do governo

Período de depósitos de Queiroz coincide com ascensão imobiliária do clã Bolsonaro


Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz e Jair Bolsonaro (Foto: Ag. Senado | Polícia Civil/Divulgação | PR)


247 - O período de depósitos feitos por Fabrício Queiroz, ex-assessor da família Bolsonaro e preso por envolvimento em um esquema de “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e sua mulher, Márcia Aguiar, na conta de Michelle Bolsonaro, esposa do presidente, Jair Bolsonaro, coincide com o período de expansão imobiliária da família.

Os depósitos ocorreram entre 2011 e 2018. O Ministério Público suspeita, apenas no caso de Flávio Bolsonaro, que o senador tenha lavado mais de R$ 2,3 milhões em imóveis e na compra de uma franquia da Kopenhagen, lembra o site O Antagonista.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Queiroz e Márcia depositaram ao todo R$ 93 mil para primeira-dama, totalizando 28 movimentações.

Em 2012, ano em que Queiroz recebeu em suas contas quase R$ 600 mil, Flávio e sua mulher Fernanda compraram, com cheques, dois imóveis em Copacabana, que foram declarados por valor inferior ao negociado no mercado.


A investigação sobre atividades suspeitas do senador Flávio Bolsonaro quando era deputado estadual no Rio de Janeiro atinge 37 imóveis. São 14 apartamentos e 23 salas comerciais em Copacabana, Botafogo, Barra da Tijuca e Jacarepaguá supostamente ligados a ele, demais membros de sua família e a empresa Bolsontini Chocolates e Café.

Na avaliação do jornalista Fernando Brito, do blog Tijolaço, do Rio de Janeiro, a reportagem sobre os cheques, que veio à tona pela revista Crusoé, do Antagonista, foi uma reação de Moro contra Bolsonaro.

"Ele cuspiu em mim, jogou a nota no chão e disse que eu era lixo", relata entregador vítima de racismo



Jovem entregador de aplicativo e vítima de racismo em Valinhos (Foto: Reprodução)


247 - O jovem negro Mateus Pires, entregador de aplicativo, deu detalhes sobre a cena de racismo que sofreu de um homem branco, identificado como Mateus Abreu Almeida Prado Couto, em Valinhos (SP).

Segundo a jornalista Andreia Sadi, em seu Twitter, Matheus contou que, após a chegada da Polícia, o agressor continuou os ataques racistas contra ele. "O que ele faz é p/se mostrar superior. Teve um momento que ele cuspiu em mim, jogou a nota no chão e disse que eu era lixo. Na frente da polícia, ele continuou com as agressões, me chamou de favelado", disse Mateus, segundo a jornalista.

No vídeo, que causou indignação nas redes sociais, o agressor, Mateus Couto, morador de um bairro de classe média alta, humilha o jovem negro. “Seu lixo, quanto você tira por mês, 2 mil reais? Não deve ter nem onde morar”, afirma.

Segundo o jornalista Tacio Lorran, do site Metrópoles, Mateus Couto é contabilista e tem apenas o ensino médio completo. Um internauta apontou que ele seria seguidor do ex-astrólogo Olavo de Carvalho e resgatou um comentário atribuído ao agressor, de 2017.

Assista:


quinta-feira, 6 de agosto de 2020

No caso Palocci, Fachin fez defesa de Moro que nem a Lava Jato foi capaz de fazer

Ministro Edson Fachin (Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF)


247 – Em reportagem especial publicada no Intercept, o jornalista Rafael Moro Martins demonstra que o ministro Edson Fachin foi mais lavajatista do que a própria Lava Jato, ao defender a legalidade da delação de Antônio Palocci, num voto em que foi derrotado por Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, 


"O episódio está registrado nos arquivos da segunda turma do STF, que deliberava sobre a retirada da delação do ex-ministro Antonio Palocci de um processo da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fachin votou a favor da Lava Jato e contra a exclusão. E foi voto vencido: os ministros optaram por limar a delação de Palocci da acusação contra Lula por 2 votos a 1. Fachin registrou em seu voto que não seria possível provar que houve atuação irregular de Moro ao anexar a delação faltando seis dias para o primeiro turno de 2018. A delação abasteceu capas de jornais, revistas e portais de notícias e movimentou as redes de WhatsApp da extrema direita às vésperas da eleição", aponta a reportagem.

"Quem discorda de Fachin é o próprio Deltan Dallagnol. Ele se debruçou sobre o caso com o procurador Roberson Pozzobon, colega de Lava Jato, e a conclusão de ambos foi de que Moro ultrapassou, sim, os limites", prossegue o jornalista.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Paulo Câmara anuncia investimento de R$ 23 milhões para garantir internet gratuita aos estudantes da rede estadual

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta quarta-feira (05.08), um investimento de R$ 23 milhões para garantir internet gratuita aos estudantes da rede estadual de ensino, neste ano letivo de 2020, diretamente afetado pela pandemia da Covid-19. O programa, denominado "Conecta Aí", vai beneficiar cerca de 500 mil alunos de escolas públicas estaduais, patrocinando pacotes de dados de internet para acesso gratuito ao material da Plataforma Educa-PE, do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Google Classroom. Além disso, 30 mil professores da educação básica e cinco mil estudantes de baixa renda da Universidade de Pernambuco (UPE) também serão favorecidos. A previsão para início do programa é 11 de agosto, em comemoração ao Dia do Estudante. 

“Esse é mais um importante passo para fortalecer a educação em nosso Estado, valor fundamental do nosso governo, e assegurar o acesso à internet neste período tão desafiador para todos. A pandemia da Covid-19 impôs desafios na educação, tanto para a administração pública quanto para as famílias e, sobretudo, para os professores e estudantes. Enquanto tivermos que conviver com as restrições provocadas pelo novo coronavírus, o ensino remoto fará parte do processo de aprendizagem”, afirmou o governador. 

Os professores que atuam na rede pública estadual também serão beneficiados nas transmissões das aulas pela internet, no acesso às ferramentas virtuais de interação com os estudantes e na participação em diversos cursos oferecidos pela Secretaria de Educação e Esportes, por meio da plataforma Educa-PE. Trata-se de um grande programa de formação continuada, com foco no uso de novas tecnologias e desenvolvimento de competências. 

“É importante registrar que o 'Conecta Aí' será muito relevante neste período de suspensão das aulas nas escolas, mas também após a retomada das atividades presenciais. O uso do conteúdo digital será fundamental para a adoção do ensino híbrido, modelo no qual o estudante faz parte das atividades na escola e complementa o aprendizado com atividades não presenciais”, disse o secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio. De acordo com o gestor, o conteúdo poderá ser acessado através de todas as operadoras de telefonia que atuam em Pernambuco, e os dados utilizados serão pagos pelo Governo do Estado. 

CONTEÚDO ONLINE – A Secretaria de Educação e Esportes oferta aulas não presenciais através da plataforma Educa-PE desde 6 de abril, em quatro diferentes canais de TV aberta e na internet, pelo YouTube e Facebook. Em 16 de abril, foi lançado ainda o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço que concentra recursos educacionais digitais alinhados ao Currículo de Pernambuco e integrado ao Educa-PE. 

A iniciativa reúne materiais de apoio pedagógico e videoaulas. A plataforma conta ainda com recursos extras para a preparação das aulas, atividades reflexivas e desafios temáticos. O AVA Educa-PE está disponível no site: http://educape.educacao.pe.gov.br/educape, e para acessá-lo o estudante utiliza a matrícula dele no Sistema de Informações da Educação de Pernambuco (SIEPE). Também estão disponíveis as funcionalidades da ferramenta Google Classroom para todos os estudantes e professores. 

Além disso, o PE no ENEM oferece aulões preparatórios não presenciais todos os sábados pela manhã, em parceria com professores de escolas particulares, com transmissão ao vivo pela internet e por TV aberta. O órgão disponibilizou também, em seu site oficial, orientações de materiais complementares para estudantes e professores desenvolverem atividades e estudarem durante o período de isolamento. O conteúdo é voltado para a Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação do Campo, Educação Inclusiva, Educação Indígena e para o Projeto Travessia.

Flávio Bolsonaro confessa: Queiroz pagava suas despesas

                           Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino | Divulgação)

247 - O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) admitiu pela primeira vez que seu ex-assessor Fabrício Queiroz pagava suas contas pessoais, conforme mostrou o Ministério Público do Rio. Mesmo com investigações apontando envolvimento do parlamentar em um esquema de "rachadinha" quando era deputado estadual e em lavagem de dinheiro, o filho de Jair Bolsonaro apresentou uma versão fantasiosa ao jornal segundo a qual não tinha conhecimento do dinheiro recolhido anos a fio por Queiroz dos salários de funcionários da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). 

"Ele (Queiroz) fez um posicionamento junto ao MP esclarecendo essas questões. Disse que as pessoas que faziam os depósitos na conta dele eram da chamada equipe de rua", afirmou Flávio Bolsonaro em entrevista ao jornal O Globo. "Queiroz afirma que pegava o dinheiro para fazer a subcontratação de outras pessoas para trabalharem em redutos onde ele tinha força. Sempre fui bem votado nesses locais. Talvez tenha sido um pouco relaxado de não olhar isso mais de perto, deixei muito a cargo dele. Mas é obvio que, se soubesse que ele fazia isso, jamais concordaria", acrescentou. 

De acordo com o MP-RJ, 11 assessores vinculados ao parlamentar repassaram ao menos R$ 2 milhões a Queiroz de 2007 a 2018, sendo a maior parte por meio de depósitos em espécie. No mesmo período, o então assessor sacou R$ 2,9 milhões, ou seja, o volume entregue a ele pode ter sido maior. Por consequência, o MP destacou que o esquema pode não ter se limitado aos 11 assessores identificados pelos registros bancários.

"Pode ser que, por ventura eu tenha mandado, sim, o Queiroz pagar uma conta minha. Eu pego dinheiro meu, dou para ele, ele vai ao banco e paga para mim. Querer vincular isso a alguma espécie de esquema que eu tenha com o Queiroz é como criminalizar qualquer secretário que vá pagar a conta de um patrão no banco. Não posso mandar ninguém pagar uma conta para mim no banco?", questionou Flávio Bolsonaro. 

Queiroz foi preso no dia 18 de junho em Atibaia (SP), onde estava escondido em um imóvel que pertence a Frederick Wassef, ex-advogado do atual senador. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, concedeu prisão domiciliar a Queiroz, mas o subprocurador-geral da República, Roberto Luís Oppermann Thomé, pediu a derrubada da decisão.

De acordo com relatório do antigo Conselho de Atividades Financeiras (Coaf), Queiroz movimentou R$ 7 milhões de 2014 a 2017.

O empresário Paulo Marinho, suplente de Flávio, havia dito, em maio, que a Polícia Federal vazou para o senador que o esquema da rachadinha estava sendo investigado e que o parlamentar deveria demitir Queiroz.

O procurador da República Sérgio Pinel havia dito, no semestre passado, ter encontrado "fortes indícios da prática de crime de lavagem de dinheiro" envolvendo Flávio Bolsonaro. Investigações apontaram indícios de que o senador lavou R$ 2,27 milhões com compra de imóveis e em sua loja de chocolates.

Bolsonaro cogitou mandar tropas para fechar STF após consulta sobre apreensão de celular: 'vou intervir'

terça-feira, 4 de agosto de 2020

O falso ‘caos’ argentino: corte de US$ 30 bi na dívida externa

FERNANDO BRITO · no Tijolaço

Lembra da previsão de Jair Bolsonaro de que, com uma vitória da chapa Alberto Fernández-Cristina Kirchner, o pais vizinho ia cair no caos e os argentinos se acumulariam para entrar no Brasil, em busca de segurança?

Pois é, um ano depois, eles não estão muito melhores que nós no combate à pandemia como, também, conquistaram credibilidade internacional – comparada à nossa deterioração aos olhos do mundo – ao ponto de fechar um acordo com os credores da dívida do país em bônus lançados no exterior, que a trocarão por novos títulos, com 46,5% de deságio, numa economia para o país de 3o bilhões de dólares.

Nem o Ministro da Fazenda e o ex-presidente do BC argentinonos tempos de Maurício Macri – Luiz “Toto” Caputo e Guido Sandleris – puderam deixar de elogiar os termos do acordo, uma das promessas de campanha de Fernández.

Enquanto isso, o “amigão” do mercado por aqui, vê nossa dívida pública saltar, para atingir, até o final do ano, 100% do Produto Interno Bruto.

Covid-19: Professores nos Estados Unidos fazem carreatas contra abertura de escolas

FacebookTwitterWhatsAppTelegramMessengerPinterest

Do Blog de Esmael

Professores e funcionários de mais de 35 distritos escolares dos Estados Unidos realizaram protestos na segunda-feira (3) contra os planos de retomada de aulas presenciais enquanto os casos de Covid-19 continuam avançando em todo país. Novas manifestações estão convocadas para esta semana.

Os profissionais da educação, que fizeram carreatas levando cartazes e com mensagens pintadas em seus veículos, exigem que as escolas não retomem as aulas em agosto e setembro, até que dados científicos justifiquem tais medidas.

.

Os professores querem que os distritos esperem até que entrem em vigor protocolos como salas de aulas com menos alunos e a realização de mais testes para a Covid-19.


Eles também pedem que as escolas sejam equipadas com um número adequado de coordenadores e enfermeiras.

Bolívia encerra ano letivo de 2020 e aprova todos alunos automaticamente


FacebookTwitterWhatsAppTelegramMessengerPinterest

Do Blog de Esmael


O governo da Bolívia anunciou que o ano letivo de 2020 está oficialmente encerrado. A decisão acontece por causa da pandemia do novo coronavírus que assola o país. Com a medida, todos os alunos foram aprovados automaticamente.

A decisão foi tomada levando em consideração a situação dos estudantes das zonas rurais do país. É que a maioria deles não conseguia ter acesso aos materiais disponibilizados de maneira virtual pelos professores.

Durante um tempo, o governo boliviano até tentou adiar as aulas ao máximo. Mas com o número crescente de casos e de mortes pela Covid-19 em solo nacional, as autoridades decidiram pelo encerramento definitivo do ano letivo.


O cancelamento era um pedido recorrente de boa parte dos professores do país nas redes sociais. O ano letivo na Bolívia segue uma lógica parecida com a brasileira. Ou seja, em condições normais, ele terminaria no próximo mês de dezembro.

Explosão em Beirute matou pelo menos 50 pessoas e deixou mais de 2.700 feridas, diz governo libanês

Bombeiros trabalham em área atingida por explosão em Beirute 
(Foto: REUTERS/Mohamed Azakir)

247 com Reuters - Uma grande explosão atingiu na tarde desta terça (4) a cidade de Beirute, capital do Líbano, levantando bolas de fogo e colunas de fumaça gigantescas e afetando construções a quilômetros de distância.

O ministro da Saúde, Hamad Hassan, disse à rede de TV Al Jazeera que o incidente deixou ao menos 50 mortos, além de cerca de 2.700 feridos.

Paredes de prédios foram destruídas, janelas quebraram, carros foram virados de cabeça para baixo e destroços bloquearam várias ruas, forçando feridos a caminhar em meio à fumaça até hospitais.

Segundo testemunhas, o estampido da explosão foi ouvido até na cidade costeira de Larnaca, no Chipre, a cerca de 200 km da costa libanesa.

Ainda não se sabe ao certo o que motivou o incidente, que ocorreu na zona portuária da capital, e se outras explosões aconteceram em Beirute.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Queiroz diz que 'deu satisfação' a Flávio Bolsonaro sobre 'rachadinha'

Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz

247 - O Jornal Nacional teve acesso ao depoimento de Fabrício Queiroz na investigação sobre o possível vazamento de informações sobre a realização da Operação Furna da Onça, que investiga corrupção na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. 

No depoimento concedido quando estava preso em Bangu, Queiroz contou ao procurador Eduardo Benones, do Ministério Público Federal do Rio, que deu "satisfação" a Flávio Bolsonaro sobre o caso da rachadinha após a repercussão do esquema na mídia.

"Eu tive um contato com o senador — ele não era senador, era deputado, mas já estava eleito. Eu dei satisfação a ele do que aconteceu. Ele estava muito chateado, revoltado. Ele falou: 'Não acredito que tu tenha feito isso, não acredito'", justificou o ex-assessor.

Queiroz, no entanto, disse que não se recorda de ter entrado em contato, falado ou telefonado para Jair Bolsonaro.

No depoimento, ele afirmou ainda que estava tudo certo para assumir um cargo com a família Bolsonaro em Brasilia após a eleição de 2018, que ele acreditava que Jair Bolsonaro venceria no primeiro turno.

"Com um ou com outro", respondeu Queiroz se referindo que trabalharia com Flávio ou Jair Bolsonaro.


"Em Brasília?", indagou o procurador Benones. "Era o certo, não é? Acho que sim. Só se eles não quisessem”, respondeu o ex-assessor.

O depoimento faz parte da investigação que apura o vazamento da operação Furna da Onça ao clã Bolosonaro, durante as eleições de 2018. 

A operação culminou na prisão de diversos parlamentares do estado do Rio e levou o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a investigar as movimentações dos deputados, o que fez chegar até as movimentações suspeitas de Fabrício Queiroz, suspeito de administrar um esquema de confisco de parte dos salários de servidores, incluindo funcionários fantasmas, no gabinete de Flávio Bolsonaro.


O vazamento da Operação Furna da Onça foi revelado pelo empresário Paulo Marinho, que disse que Flávio Bolsonaro ficou sabendo da operação porque as informações foram vazadas por um delegado da Polícia Federal a três assessores e amigos dele.

Danilo Cabral propõe criação de cotas regionais


As universidades e instituições federais de ensino técnico de nível médio poderão ser obrigadas a destinar, no mínimo, 30% de suas vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas da região geográfica imediata em que será ofertado o curso. Este é o objeto do projeto de lei (PL 4010/2020) apresentado pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB) na Câmara Federal. A ideia, segundo ele, é garantir a interiorização do conhecimento e o desenvolvimento das microrregiões.

“O processo de interiorização do ensino superior público visa garantir que o acesso dos jovens que moram no interior do Brasil às universidades e que esse acesso leve também ao desenvolvimento econômico e a inclusão das pessoas na região onde está instalada a universidade”, explica Danilo Cabral. Segundo o parlamentar, já foi constatado que a abertura dos cursos superiores no interior tem levado pessoas de outras localidades para ocuparem a maioria das vagas que deveriam ser destinadas à população local e, depois de cursarem, essas pessoas não estabelecem sua vida na região.
“Quem nasce na região onde está instalada a universidade tem tendência, pelas relações afetivas, a cursar o ensino superior e permanecer no local, promovendo o desenvolvimento pessoal e também da região”, afirma Danilo Cabral. O deputado diz que, com o advento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o acesso ao ensino superior foi democratizado, mas também proporcionou uma maior elitização dos cursos mais concorridos que, muitos deles, ofertados em cidades do interior, são uma realidade distante da população da região.
Danilo Cabral destaca que algumas instituições de ensino superior já tentaram adotar medidas de estímulo à ocupação de vagas para os moradores das regiões em que são ofertados os cursos. No entanto, parte dessas iniciativas foram questionadas juridicamente. É o caso da UFPE, que tinha estabelecido um bônus de 10% à nota do Enem para os candidatos residentes na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco. Em fevereiro deste ano, o juiz da 2ª Vara Federal de Pernambuco, Francisco Alves dos Santos Júnior, concedeu liminar estabelecendo a exclusão do bônus.
A Universidade Estadual do Amazonas (UEA) também foi questionada na justiça por ter destinado 80% das vagas para alunos sem curso superior e que cursaram o ensino médio em instituições de ensino daquela unidade federativa. Além disso, tinha destinado 60% das vagas dos cursos ministrados no município de Manaus a egressos de escolas públicas amazonenses. A UEA perdeu a ação na primeira instância e recorreu ao Supremo Tribunal Federal. O relator, ministro Marco Aurélio Mello, em seu parecer, considerou constitucional a adoção desse tipo de critério. Mas ainda falta julgar o mérito do recurso.
“As frequentes querelas jurídicas em torno das cotas regionais fragilizam esse tipo de política e causam instabilidade nos processos seletivos promovidos pelas instituições. Dessa forma, precisamos adotar um regramento legal, que dê segurança jurídica às instituições federais e consolide essas ações afirmativas como parâmetro legal”, justificou Danilo Cabral.

Paulo Câmara empossa Lucas Ramos como secretário


Hoje, o governador Paulo Câmara empossou o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos (PSB), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, transmitida on-line, através do YouTube. Sendo a primeira na história do Estado que uma cerimônia foi realizada desta forma. Ainda contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros (PP) e do ex-secretário da pasta, que reassume o mandato na Alepe, Aluísio Lessa (PSB).

O novo secretário destacou a importância do desenvolvimento do setor, ampliando o diálogo com diversas áreas. “Vamos fazer um pacto pelo uso e disseminação consciente da tecnologia como meio de nos aproximar de uma grande rede - setores produtivos, academia, centros de pesquisa e Governo, criando oportunidade para todos aqueles que sonham em transformar nossa sociedade para melhor através da inovação”, afirmou.
Lucas Ramos agradeceu a oportunidade e o convite feito pelo governador. “Nos sentimos honrados em fazer parte dessa equipe de secretários de Estado e confiança do poder executivo em escolher um sertanejo de Petrolina em uma pasta tão estratégica para apoiar o crescimento sustentável de Pernambuco. Seguiremos com grande disposição de fomentar o desenvolvimento do nosso Estado por igual, do Sertão ao cais”, disse.
Ao empossar Lucas Ramos, o governador reforçou o compromisso de continuar impulsionando o desenvolvimento do setor no Estado. "Pernambuco vai continuar avançando, se nós tivermos definições muito claras de onde queremos chegar. Apostar em ciência, tecnologia e inovação é apostar no futuro, nas soluções e no enfrentamento às grandes questões nacionais, e isso nós sempre fizemos", destacou.

Nassif antecipa pacto para enterrar Lava Jato e reconstruir a política no Brasil

Luis Nassif, Sérgio Moro e Deltan Dallagnol (Foto: Brasil 247 | Reuters | ABr)

247 – O jornalista Luis Nassif, editor do GGN, afirma, em sua coluna, que está surgindo um novo pacto nacional para isolar a Lava Jato e reconstruir a política no Brasil. "Assim como no fim da ditadura, esboça-se atualmente um novo pacto de anistia. É relevante por duas coisas: por explicitar a ansiedade dos pactuadores em superar rapidamente o clima irrespirável do momento; mas por se saber claramente, hoje em dia, os resultados de sair dos períodos de exceção sem uma justiça de transição, sem punição – ainda que meramente moral -, uma autocrítica, um pedido público de desculpas pelo mal que causaram, abrindo espaço para a ascensão das bestas do Apocalipse na condução do país", afirma. 

Nassif listou quais seriam os pontos deste pacto:

* Atribuam-se todos os abusos do período à Lava Jato Curitiba, ao brilho inexcedível de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol, que conseguiram ludibriar mídia, Supremo, tribunais superiores.

* Considerem-se todos os escorregões do STF como fruto da ação incomparavelmente maliciosa de Moro explorando a boa fé de Ministros ingênuos (levante alguns casos irrelevantes, em que decisões de Moro foram reformadas, para defender a ação isenta do Supremo no período).

* Atribua a adesão incondicional da mídia à Lava Jato como reflexo legítimo da indignação com a corrupção, mesmo que tenha feito a divisão entre os corruptos do lado de lá e os do lado de cá, e poupado os amigos.

* Esqueça que todos os abusos da Lava Jato foram testemunhados por repórteres setoristas, alocados em tempo integral da operação e que esconderam as torturas infligidas a presos, as retaliações contra delegados que reagiram contra as ilegalidades. Diga que foi a astúcia incomparável de Moro que permitiu levar a mídia no bico e todos se beneficiaram profissionalmente da parceria por idealismo desprendido.

O jornalista também afirma que "foi essa guerra política irresponsável, essa exploração do ódio, do direito penal do inimigo que levou o Brasil ao ponto mais baixo da degradação moral, com a eleição e, mais do que isso, a contemporização com a presidência de Jair Bolsonaro".

Bolsonaro terceiriza presidência e sai em campanha


Helena Chagas no Blog Os Divergentes

Jair Bolsonaro está terceirizando a presidência da República para Paulo Guedes. Já em sua primeira campanha - vai ficando claro que ele está na segunda -, ele mostrou grande dependência do Posto Ipiranga nas questões da economia - que, a rigor, são as principais num país em recessão e crise social. Agora, ao se distanciar cada vez mais de problemas  cruciais, como criar ou não a nova CPMF, ou a quem nomear para comandar o maior banco público - sem contar a crónica postura de quem não tem nada com isso quando se trata de pandemia - ele chega onde queria: mais do que um presidente-candidato, que governa de olho na reeleição, é um candidato-presidente, cuja principal atividade parece ser fazer campanha para 2022, e não presidir o país.  
Neste domingo, Bolsonaro foi de moto a uma padaria no Lago Norte. Lá, confirmou o que muita gente já desconfiava: deixou na mão de Guedes a responsabilidade pela criação do novo tributo sobre pagamentos, que até ontem era objeto de sua ojeriza. Mas, no domingo ensolarado, o presidente da República mostrou não ter nada contra o novo tributo se sua criação for compensada pela redução de outros. Quais? Não tem a menor ideia.
E vai ser bom para o país reduzir a carga tributária de empresários, na folha de pagamentos, ou da classe média, no Imposto de Renda, e aumentar a de toda a população com a nova CPMF? Também parece não ter pensado muito sobre esse assunto, que está com Guedes. Por fim, concluiu: "Se o povo não quiser, então deixa como está...".
De forma parecida, abordou a nomeação do novo presidente do Banco do Brasil, André Brandão, anunciada no fim de semana: "Parece que está fechado sim". Se há alguém que, num regime presidencialista, não precisa usar o verbo parecer relacionado a atos que saem publicados no Diário oficial, esse alguém é o presidente da República.
Esse é o jeito Bolsonaro de (não) governar: terceiriza a economia para Paulo Guedes, a pandemia para o general Pazuello, o desmatamento e as queimadas para a dupla Hamilton Mourão-Ricardo Salles e sai por aí em campanha. Com isso, tenta escapar do desgaste natural de quem governa. Há dois riscos: 1. dar tudo errado e a culpa recair em seus ombros do mesmo jeito, pois afinal ele foi eleito para cuidar disso; 2. dar tudo certo e o pessoal descobrir que não precisa mais de intermediários.

Corrida pela vacina é corrida pelos bilhões



FERNANDO BRITO · no Tijolaço

Tão apavorante quanto a onda de mortes – que está atingindo a inacreditável marca de 700 mil -, o mundo vai assistir, logo, logo, outro espetáculo apavorante e desumano: a contaminação, pelo dinheiro, da (ou das) vacina(s), se vierem a ser bem-sucedidas as experiências que estão rendo realizadas por universidades e laboratórios de vários países.

Será uma guerra financeira, basta fazer a conta com os valores por kit (duas doses) de imunização anunciados pelo laboratório Pfizer no acerto financeiro feito com o governo Donald Trump, garantindo aos EUA os primeiros 1oo milhões de doses pela “bagatela” de US$ 2 bilhões, com opção de mais 500 milhões de doses.

Na Índia, o milionário Adar Poonawalla, executivo-chefe do Serum Institute, antes mesmo da comprovação da eficácia da vacina de Oxford – a mesma a que o Brasil serve de plataforma de testes – a está produzindo em massa e pretende abocanhar grande parte do mercado mundial.

Exceto pela China, que sugeriu, sem formalizar, que as três vacinas em desenvolvimento avançado por seus laboratórios não serão vendidas, mas licenciadas para produção por quem o desejar, o resto dos laboratórios passou a exigir mundos e fundos dos governos interessados em prioridade na vacinação.

A comunidade internacional vai ter de chegar a um acordo para declarar as vacinas que se mostrarem eficazes e seguras terão sua formulação aberta para que seja produzida por quem quiser e, ainda, que haja produção disponível para ser doada a países com condições de produzi-las.

Será muito difícil que isso aconteça, pelo fato de que os Estados Unidos já não integram a Organização Mundial de Saúde, que seria o fórum adequado para planejar e executar uma difícil vacinação em escala mundial e seus problemas logísticos.

Bilhões de vacinas são dezenas ou centenas de bilhões de dólares. Dos quais, ao contrário do que acontece com vidas humanas, pouca gente se dispõe a abrir mão.

Ambição, ao contrário da Covid, é algo contra o qual não há imunização.

José de Abreu: ‘bolsonarista arrependido virou meio de vida’

FacebookTwitterWhatsAppTelegramMessengerPinterest

Do Blog de Esmael

O ator José de Abreu interpretou o arrependimento dos procuradores da Lava Jato, que votaram no presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como um “meio de vida” para evitar a morte.

De acordo com a revista Época, da Globo, os procuradores da Lava Jato em Curitiba se dizem arrependidos do voto em Bolsonaro na eleição de 2018.

“Gente, menos! Acreditem em fadas e duendes, são inofensivos…”, ironizou o ator. “Até os procuradores da Lava Jato já se arrependeram! Ser contra o Bozo virou meio de vida (para evitar a morte)”, completou Abreu.

Os procuradores que integram a força-tarefa afirmar que votaram em Jair Bolsonaro, em 2018, porque acreditavam que o PT desmontaria a engrenagem de combate à corrupção. No entanto, segundo eles, é Bolsonaro quem desmonta a engrenagem anticorrupção.

A Lava Jato diz que se arrepende de voto. Aliás, não foi só voto, eles fizeram campanha aberta pela eleição de Jair Bolsonaro. Um dos integrantes até virou ministro da Justiça, como recompensa.
.
“Será que os ‘crentes’ também vão acreditar no ‘arrependimento’ de Dallagnol et caterva? Só falta”, questionou o ator.

Para José de Abreu, o “arrependimento” sempre vira farsa. Ou uma ignorância ilimitada. “Escolham antes de se ajoelhar no milho”, aconselhou, ao concordar que a Lava Jato nunca combateu a corrupção.

‘Foi um movimento anti-PT, fascistoide, de desprezo às instituições democráticas.’

Ministro Alexandre de Moraes escreveu certo por linhas tortas sobre Facebook

FacebookTwitterWhatsAppTelegramMessengerPinterest

Do Blog de Esmael

Em uma brincadeira de criança, cujo objetivo é encontrar a coisa escondida, falar-se-ia que “está quente” para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito das fake news na corte máxima.

Para fazer valer sua decisão jurisdicional no Território Nacional, Moraes determinou que a rede social Facebook bloqueasse contas de bolsonaristas investigados pelo Supremo. Após titubear, insurgindo-se, a aplicação de internet tirou a visualização em todo o mundo.

O ministro Alexandre de Moraes, um quadro jurídico e político importante, escreveu certo por linhas tortas nessa questão do Facebook. Vamos aos fatos, sem chorumelas.

O Blog do Esmael tem palestrado acerca da necessidade de as aplicações de internet –Facebook, Twitter, Instagram, Telegram, WhatsApp, YouTube, etc.—serem as responsáveis civil e penalmente pelo bloqueio de ‘atividades não humanas’ em suas redes sociais.

O volume de robôs atuando em período eleitoral representa uma fraude na vontade do eleitor brasileiro e isso, sem dúvida alguma, altera o resultado dos eleitos e fere o equilíbrio da República. Já ficou comprovado isso.
.
A atividade ilícita do indivíduo pode ser tipificada nos códigos Civil e Penal, sem a necessidade de inovação, dispensando-se inclusive a Lei de Segurança Nacional (LSN), que faz “hora extra” no Estado Democrático de Direito. Tal dispositivo [LSN] não foi recepcionado pela Constituição de 1988.


Dito isso, “está quente”, ministro Alexandre de Moraes. Porém, ao invés de correr atrás dos perfis, do varejo, Sua Excelência teria de focar nas aplicações de internet. Fulanizar o problema das fake news seria diminuir o papel das notícias falsas no enfraquecimento da democracia brasileira.

Volto a citar o procurador-geral da República, Augusto Aras, acerca das fake news.
.

“As fake news interferem na formação do consenso social, forjam um eleito ou, pior, derrota candidaturas legitimas”, discursou o procurador-geral da República durante o seminário “Repercussões Jurídicas e Sociais da Pandemia” na última quinta-feira (30).


Portanto, ministro Alexandre de Moraes, “está quente”. Está muito quente

PSDB agora vê excessos na Lava Jato e decide não punir nem Alckmin nem Serra, acusados de corrupção

José Serra e Geraldo Alckmin (Foto: Pedro França/Agência Senado | GOVSP)
247 – Depois de discutir a expulsão do deputado Aécio Neves (PSDB-MG), após a revelação de sua participação no esquema JBS, o PSDB mudou sua postura em relação à corrupção e não fará nada em relação a dois ex-governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin e José Serra, que foram denunciados em esquemas de corrupção, caixa dois e lavagem de dinheiro.

"Assistir Geraldo Alckmin ser denunciado por corrupção é um sinal perigoso e de desalento daqueles que querem fazer vida pública. Há um conceito muito consistente da honradez de Geraldo Alckmin na relação com dinheiro público", disse o presidente do partido, Bruno Araújo, em entrevista ao jornalista Pedro Venceslau, publicada no Estado de S. Paulo. "O Serra tem de nós toda a confiança", afirmou ainda Araújo.

Na entrevista, Araújo disse ser contra o impeachment, revela ter votado em Jair Bolsonaro em 2018 e disse não saber o que faria em caso de um novo segundo turno entre bolsonarismo e petismo, em 2022. 


Em investigações recentes, Serra e sua filha Verônica foram denunciados por lavagem internacional de dinheiro. Alckmin, por sua vez, foi indiciado por lavagem, caixa dois e corrupção.

Allan dos Santos é rejeitado por advogados de Jair Bolsonaro

Allan dos Santos (Foto: Reprodução)


247 - Allan dos Santos, investigado no âmbito do inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), enviou um “assessor” à procura de advogados de Jair Bolsonaro para defesa gratuita no processo. Contra as expectativas do blogueiro, a equipe jurídica rejeitou a proposta. A informação é da coluna do jornal O Globo.

O emissário relatou ao jornal que Allan dos Santos considera uma questão de dignidade o apoio da equipe de Jair Bolsonaro, uma vez que ele atua nas redes exclusivamente em defesa do governo e suas respectivas bandeiras. O pedido foi feito antes de o blogueiro aparecer em live dizendo que deixou o Brasil e que sua vida corre risco, acrescenta a reportagem.

Sargento preso com 39 kg de droga segue na FAB


UOL

Preso na Espanha há um ano e um mês e condenado por tráfico de 39 kg de cocaína, o segundo sargento da FAB (Força Aérea Brasileira) Manoel Silva Rodrigues segue na ativa da instituição recebendo salário em dia. No Brasil, ele é réu por tráfico de drogas com valor estimado em R$ 6,3 milhões segundo o Ministério Público Militar.
Segundo informações levantadas pelo UOL junto ao Portal da Transparência, apesar de estar detido e sem trabalhar desde junho de 2019, o militar recebe brutos R$ 8,1 mil mensais, incluindo verbas indenizatórias. Em novembro, o valor bruto chegou a R$ 14,5 mil, devido à gratificação natalina. Ao longo de todo esse período, seus salários somaram cerca de R$ 97,5 mil.
Segundo informações apuradas junto à Justiça Militar, no processo em que ele é réu, não houve pedido de bloqueio. Os pagamentos dizem respeito à questão administrativa da FAB.
Segundo a FAB, Rodrigues foi notificado da abertura do processo de exclusão. Mas para ser desligado administrativamente é necessário o trânsito em julgado (quando não cabe recurso) do processo judicial, que embasa o processo interno, segundo informou a FAB.
Além do processo que responde na Espanha, há uma acusação na Justiça Militar. O juiz da 2ª Auditoria da 11ª Circunscrição Judiciária Militar, Frederico Magno de Melo Veras, marcou para dia 20 de agosto uma audiência de instrução.
Nesta fase, o juiz vai ouvir testemunhas de acusação indicadas pelo Ministério Público. Ainda será necessário ouvir a defesa e testemunhas do sargento antes de o magistrado decidir sobre o caso. O juíz Veras solicitou à Justiça espanhola, via Ministério da Justiça, autorização para que Rodrigues participe da audiência por vídeo conferência.
A prisão de Rodrigues aconteceu em junho de 2019, durante viagem de Jair Bolsonaro (sem partido) à cúpula do G20. A cocaína estava na bagagem do sargento que voou em uma aeronave de apoio da comitiva presidencial. Ele não estava no mesmo voo do presidente.

O sargento integrava uma equipe de 21 militares que prestava apoio à comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na reunião do G-20, no Japão. A droga foi encontrada pela Guarda Civil da Espanha ao vistoriar a bagagem dele no aeroporto de Sevilha (Espanha).