sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Alexandre de Moraes, do STF, manda prender jornalista bolsonarista

Do Blog de Esmael


O ministro Alexandre de Moraes, Supremo Tribunal Federal (STF), mandou nesta sexta-feira (18) o jornalista bolsonarista Oswaldo Eustáquio de volta à prisão.

Moraes determinou que o bolsonarista cumpra a prisão preventiva, pois, segundo o ministro do STF, Eustáquio vem desobedecendo s medidas alternativas à prisão impostas anteriormente.

O jornalista bolsonarista estava em prisão domiciliar, mas, de acordo com o ministro, Oswaldo Eustáquio descumpriu as restrições impostas pelo STF ao se deslocar até o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.


O magistrado soube da violação das restrições porque o jornalista, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, usa tornozeleira eletrônica, que acusou a movimentação vetada.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no Supremo, decretou a prisão de Eustáquio pela primeira vez em 26 de junho. Em 5 de julho, Moraes liberou o blogueiro, mas impôs uma série de restrições.


Na ordem de soltura de Eustáquio, Moraes impôs restrições como proibição de frequentar redes sociais e de se encontrar com a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), o jornalista Allan dos Santos, e outros militantes bolsonaristas também investigados pelo STF.


A proibição também é de locomoção, pois o jornalista bolsonarista não poderia deixar o Distrito Federal sem autorização judicial muito menos participar de manifestações ofensivas às instituições ou às autoridades.

Alexandre de Moraes havia estabelecido ainda distância mínima de 1 km da praça dos Três Poderes e das casas dos ministros do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

Bolsonaro incita polícia contra a imprensa após novas revelações do uso da Abin na defesa de seu filho Flávio



Jair Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)


247 - Jair Bolsonaro voltou a criticar a imprensa nesta sexta-feira (18) ao afirmar que a mídia sempre estará “contra” os policiais militares, “a verdade, a honra e a lei”. A afirmação foi feita durante cerimônia de formatura novos policiais militares no Rio de Janeiro. 


"Simule as operações que podem aparecer pela frente. Por que em uma fração de segundo estará em risco a sua vida, a de um cidadão de bem ou a de um canalha defendido pela imprensa brasileira. Não se esqueçam disso. Essa imprensa jamais estará do lado da verdade, da honra e da lei. Sempre estará contra vocês", disse Bolsonaro segundo reportagem do UOL.

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), também participaram da cerimônia. 

A declaração foi feita no mesmo dia em que a revista Época publicou uma entrevista com a advogada Luciana Pires, que atua na defesa do senador no escândalo das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). 

Na entrevista, ela relata que o diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, elaborou uma série de recomendações para anular o inquérito envolvendo om parlamentar.

"Bolsonaro mente e fala igual a extremistas", diz Maia


O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, hoje, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) mente e tem discurso igual ao de "extremistas bolsominions". Em discurso, o parlamentar se defendeu da acusação feita ontem pelo presidente, que o responsabilizou pelo não pagamento do 13º salário aos beneficiários do Bolsa Família.

"Mentiu em relação à minha pessoa. Aliás, muita coincidência a narrativa que ele usou ontem com a narrativa que os bolsominions usam há um ano comigo, em relação às medidas provisórias que perdem a validade nesta casa", declarou Maia da tribuna da Câmara.

O presidente da Casa prosseguiu: "É a mesma narrativa. A narrativa que eu deixei caducar a MP do décimo terceiro [do Bolsa Família] não vem de hoje. Peguem as redes sociais dos extremistas bolsominions que você vai ver: 'Rodrigo Maia derruba e caduca Medida Provisória do 13º do Bolsa Família'."

*Com informações do UOL.