quarta-feira, 9 de junho de 2021

TCU afasta auditor ligado a nota citada por Bolsonaro

Do Blog de   Magno Martins 

O Tribunal de Contas da União (TCU) afastou, hoje, o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques do grupo de fiscalização de gastos para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Ele é apontado como responsável pela elaboração de um estudo paralelo que questiona o número de mortes por Covid no Brasil. Essa nota foi usada nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro para questionar o número de mortes causadas pela doença, apurado pelos estados.

Na segunda (7), o TCU já havia emitido nota em que desmente Bolsonaro e nega ter produzido estudo ou documento que coloque em dúvida o número de mortes por Covid.

Ao mesmo tempo, o corregedor do TCU, ministro Bruno Dantas, encaminhou para a presidente do tribunal, ministra Ana Arraes, pedido para abertura de processo administrativo disciplinar contra o servidor.

A expectativa é que ela autorize o processo ainda nesta quarta, afaste Alexandre também do cargo de auditor e peça à Polícia Federal para abrir inquérito policial.

Se o pedido do corregedor for acatado, o que é a tendência, o auditor ficará afastado do cargo pelo prazo de 60 dias, impedido de entrar no prédio do tribunal e de usar os sistemas do tribunal.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Conselho de Ética aprova perda de mandato de Flordelis

 Do Blog de Magno Martins

O Conselho de Ética da Câmara decidiu, hoje, por 16 votos a 1, cassar o mandato da deputada Flordelis (PSD-RJ), acusada de ser mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

Os deputados aprovaram o relatório do deputado Alexandre Leite (DEM-SP), apresentado na última semana. O único deputado que votou a favor da Flordelis foi Márcio Labre (PSL-RJ).

O plenário da Casa ainda precisa dar a palavra final na decisão. Para que Flordelis perca o mandato são necessários 257 votos, isto é, a anuência da maioria absoluta dos deputados.

Ainda não há data para a votação e Flordelis poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.