sábado, 19 de setembro de 2015

Santa bate o Ceará e encosta no G4

Do blog de Primeira-Em seu primeiro jogo como mandante na Arena Pernambuco, o Santa Cruz bateu o Ceará por 2×1, hoje (19), pela 27ª rodada da Série B. Com gols marcados por Grafite e Vitor, para o Tricolor, e Ricardinho, a equipe de Marcelo Martellote subir para 5ª colocação com 44 pontos e está a um ponto do G4. Com o derrota, Vozão permaneceu em 17º lugar com 25 pontos.
No primeiro tempo, o Santa Cruz foi melhor, apesar de ter demorado a se acertar em campo. O Tricolor do Arruda teve mais posse de bola, pressionou o Ceará e criou mais jogadas de ataque. O Vozão começou a partida com mais posse de bola, mas logo recuou e buscou os contra-ataques para ameaçar a meta adversária. Porém, pouco criava porque o meio-campo não funcionava.
As duas primeiras chances foram da equipe mandante e saíram dos pés de Nathan. Aos oito, chutou de primeira para defesa de Luis Carlos, após passe de Lelê. Quatro minutos depois, Nathan saiu na cara do arqueiro do Ceará, que salvou com os pés. No rebote, o atacante tricolor finalizou para a meta sem goleiro e Victor Luis cortou em cima da linha.
As duas equipes falhavam na marcação na intermediária e davam espaços para os arremates de média distância. Aos 22, Daniel Costa cobrou falta cheia de veneno e Luis Carlos espalmou. Um minuto depois, o Ceará respondeu. Ricardinho soltou um petardo de longe e Tiago Cardoso espalmou. Aos 35, a defesa Tricolor vacilou na marcação da entrada área. Wescley recebeu lançamento, driblou Vitor e chutou por cima.
A segunda etapa começou com o Tricolor partindo para o campo de ataque e tendo mais posse de bola. O Ceará voltou buscando explorar os contra-ataques. Aos oito minutos, Tiago Cametá derrubou Lelê dentro da área. Na cobrança do pênalti, Grafite abriu o placar.
O Ceará saía nos contra-ataques e aproveitava os chutes de fora da área. Ricardinho era quem ameaçava a meta de Tiago Cardoso. Na primeira finalização, mandou por cima. Mas aos 22 minutos o Vozão empatou. Ricardinho soltou uma bomba de fora, ela desviou em Diego Sacoman e entrou no ângulo esquerdo.
Após o gol, o Vozão pressionou o Santa Cruz em busca do gol da virada, mas não conseguiu efetuar em gol. Mas foi o Tricolor que aproveitou a chance. Aos 44, Vitor se antecipou a marcação e cabeceou para fazer 2×1.
FICHA DO JOGO
SANTA CRUZ 2
Tiago Cardoso; Vitor, Danny Morais, Diego Sacoman e Allan Vieira; Wellington Cézar, João Paulo (Bruno Moraes) e Daniel Costa (Vinicius Reche); Nathan (Diogo Campos), Grafite e Lelê. Técnico: Marcelo Martelotte
CEARÁ 1
Luis Carlos; Tiago Cametá (Júlio César), Sandro, Charles e Victor Luís; Carlão (Baraka), Guilherme Andrade e Ricardinho (Ricardo Conceição); Wesley, Rafael Costa e Mazola. Técnico: Marcelo Cabo
Data: 19 de setembro
Local: Arena Pernambuco
Árbitro: Antonio Neuriclaudio Costa (AC)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC)
Público: 14.588
Renda: R$ 286.940,00
Gols: Grafite (9 do 2º), Ricardinho (22 do 2º) e Vitor (44 do 2º)
Cartões amarelos: Carlão, Tiago Cametá, Baraka, Sandro (Ceará); Vitor (Santa Cruz)

Náutico quebra jejum de cinco jogos e volta a vencer diante do Paysandu

Foi a primeira vitória de Dal Pozzo sob o comando do Náutico (Foto: Flávio Japa/FolhaPE)
Natália Santos/FolhaPE
A missão do Náutico não era fácil. Sob pressão por não saber o que é vencer há cinco jogos, o Timbu foi até o Pará enfrentar o vice-líder Paysandu, em jogo válido pela 27ª rodada da Série B, precisando dos três pontos para continuar na briga pelo grupo de acesso à Série A. Apesar de uma primeira etapa de baixo rendimento, o Timbu conseguiu superar o Papão por 1×0 e arrancou a segunda vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Náutico chegou aos 40 pontos e ocupa a 8ª colocação na tabela, ficando a seis do G4. Derrotado, o Paysandu permaneceu com os mesmos 47 pontos, no segundo lugar.
O JOGO – O primeiro tempo do jogo foi marcado pela cautela de ambas as equipes. Ainda assim, o Paysandu conseguiu ser superior ao alvirrubro pernambucano na maior parte das jogadas, enquanto o Náutico abusou dos erros de passe. Apesar disso, o momento de maior perigo do Papão só ocorreu aos 32 minutos, em um chute de Betinho, que foi desviado em Rafael Pereira e acabou indo para fora. No Timbu, o jogador que mais se destacou foi o goleiro Júlio César, que fez boas defesas e conseguiu encerrar a primeira etapa sem sofrer nenhum gol. Em contraponto, os alvirrubros não tiveram nenhuma chance real de tento na etapa inicial.
A conversa no intervalo parece ter surtido efeito para os pernambucanos. Logo no primeiro minuto do segundo tempo, o Náutico chegou com perigo pelo pés de Biteco e assustou a equipe paraense. Bruno Alves foi outro que também chegou forte, em um chute defendido pelo goleiro Emerson, que espalmou e mandou para escanteio. O Paysandu respondeu com uma finalização do atacante Betinho em cima do goleiro Júlio César. A partir daí, já era possível enxergar uma partida bem diferente da que foi jogada no primeiro tempo.
Ainda aos 10 minutos, Bruno Alves entrou livre na pequena área, se livrou do zagueiro, mas acabou chutando rente a meta de Emerson. A forte pressão da equipe alvirrubra surtiu efeito dez minutos depois. Após cobrança de escanteio e a bola caprichosamente acertar a trave, Rafael Pereira apareceu livre para mandar para o fundo da rede e deixar o Timbu na vantagem. A partir daí, foi o momento do Náutico ser ainda mais cauteloso para conseguir segurar o resultado. O Timbu seguiu contando com importantes defesas de Júlio César. Nos minutos finais, ainda sobrou tempo para uma bola na trave de Bergson e um gol do Paysandu, anulado pela arbitragem por impedimento. Sendo assim, o Náutico venceu pelo placar mínimo e segue na briga pela parte de cima da tabela.
FICHA DE JOGO
Paysandu 0
Emerson, Yagi Pikachu, Thiago Martins, Gualberto e João Lucas; Gilson, Fahel (Aylon), Jhonnatan (Edinho) e Carlos Alberto(Roni); Betinho e Léo Melo. Técnico: Dado Cavalcanti
Náutico 1
Júlio César, Lucas Farias, Ronaldo Alves, Rafael Pereira e Gastón; Jackson Caucaia, Fillipe Soutto, Marino e Biteco(Bergson); Bruno Alves (Elivelton) e Douglas (Rogerinho). Técnico: Gilmar Gal Pozzo
Local: Estádio do Mangueirão
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison (RS) e Flavio Gomes Barroca (RN)
Gols:Rafael Pereira (aos 21 do 2ºT)
Cartões amarelos: Carlos Alberto (P), Jackson Caucaia (N) e Bruno Alves (N)
Público e renda: Não foram divulgados

STF: proibição é irreversível; já está em vigor



Eduardo Maretti – Rede Brasil Atual
A decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou a inconstitucionalidade da doação de pessoas jurídicas a partidos políticos e campanhas eleitorais é irreversível e já está em vigor. Portanto, será regra nas eleições municipais de 2016.  Mais do que isso, é posição manifesta, após a conclusão do julgamento, por dois ministros do STF, o presidente Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.
O presidente do Supremo foi enfático ao se pronunciar ontem (18), um dia após a conclusão do julgamento, em evento de lançamento do projeto de audiências de custódia no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
“Diria que a grande parte dos princípios aos quais o Supremo Tribunal Federal se referiu, ao tomar esta decisão (de proibir as doações por empresas), se constituem em cláusulas pétreas”, disse. “E já há, inclusive, precedente em que o Supremo considerou inconstitucionais emendas constitucionais quando elas conflitam com as cláusulas pétreas, que são imutáveis, não podem ser alteradas pelos constituintes derivados”, disse Lewandowski.
Segundo definição do Senado, cláusula pétrea é um “dispositivo constitucional que não pode ser alterado nem mesmo por Proposta de Emenda à Constituição”. Entre as cláusulas pétreas estão os direitos e garantias individuais.
"Questão encerrada"
O presidente do STF negou cabalmente a dúvida levantada por Eduardo Cunha sobre a decisão do Supremo vigorar ou não nas eleições do ano que vem. “Entendo que a decisão (do STF) foi extremamente clara e ao proclamar o resultado deixei explícito que as normas valerão já para as próximas eleições”, esclareceu. “Para o Supremo Tribunal Federal, essa questão está encerrada.”  Lewandowski observou ainda que "foi por uma maioria expressiva que se pronunciou contra o financiamento de campanhas por empresas

O ministro Marco Aurélio foi igualmente enfático. “Nós concluímos pela inconstitucionalidade das contribuições de empresas a partir do texto original da Carta de 1988. Vale dizer: se vier algo dispondo em sentido diverso da proclamação feita pelo Supremo hoje (dia 17), será conflitante.”
O ministro acrescentou: “Levou-se em conta um princípio básico: é o povo que deve estar representado, não este ou aquele setor econômico”.

Ex-governador preso por tráfico de influência



O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, determinou a abertura de uma sindicância para apurar a conduta do desembargador Marcos Machado depois que uma emissora de TV do estado divulgou interceptações telefônicas do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) com um número de telefone do tribunal.
A ex-primeira-dama havia sido presa em agosto, numa operação policial, e quem conversa com Barbosa se coloca à disposição para "contribuir com alguma posição". A linha telefônica pertence a Machado.
O desembargador negou qualquer tentativa de tráfico de influência e disse que sequer é relator do pedido de Habeas Corpus da ex-primeira-dama. As informações são do site G1.

Folha critica Alckmim por colocar "CAVIAR NA COXINHA DE DORIA"


247 – Em editorial publicado neste sábado, a Folha afirma que o governador São Paulo, Geraldo Alckmin, decidiu colocar caviar na coxinha de João Doria Jr., empresário que, recentemente, organizou evento em apoio ao tucano em Nova York. Confira:


Coxinha e caviar


Parecem bem menos do que sólidas, na atual conjuntura política, as chances de que o empresário João Doria Jr. venha a disputar, que dirá com sucesso, a eleição para a Prefeitura de São Paulo no ano que vem.
Em seu próprio partido, o PSDB, nomes bem mais identificados com a estrutura do governo estadual ou com lideranças da agremiação já se apresentam como pré-candidatos.
É inquestionável, todavia, o bom trânsito do empresário de comunicações (e ex-secretário de Turismo da metrópole) em setores endinheirados, fundado na realização de concorridos eventos em resorts de luxo e na ativa presença em circuitos como o da alta gastronomia e do consumo mais exigente.
Terá sido em razão, provavelmente, do desejo de ampliar seu prestígio nessa faixa influente, ainda que reduzida, da população paulista que o governo Geraldo Alckmin (PSDB) se dispôs a pagar pela veiculação de peças publicitárias em algumas das revistas editadas pelo grupo de Doria Jr.
Numa delas, intitulada "Caviar Lifestyle" –cuja circulação declarada se limita a 40 mil números–, anúncio de nove páginas custou R$ 501 mil reais aos cofres paulistas, como revelou esta Folha.
Para fins de comparação, registre-se que 18 páginas na revista "IstoÉ", sem dúvida mais conhecida de qualquer pagador de impostos com hábitos não tão requintados, exigiram da administração paulista dispêndio comparativamente menor: R$ 479 mil.
Publicidade de duas páginas na revista "Época", cuja circulação –sem demérito de seus leitores– atinge contingentes que não frequentam as cadeiras de frente dos desfiles de moda, terá custado somente R$ 71 mil.
Ao todo, R$ 1,5 milhão saído dos cofres públicos remunerou o Grupo Doria pelos serviços de esclarecimento das ações do governo Alckmin nessa camada da população.
Por inadvertência da Redação, a notícia foi publicada sem que, no mesmo dia, as explicações da gestão tucana pudessem ser cotejadas pelo leitor. Usaram-se critérios técnicos, não se levando em conta a afinidade partidária
Que Doria Jr. tenha organizado homenagem a Geraldo Alckmin em Nova York, em maio deste ano, pouco contribui para a credibilidade dessa versão.
Os contribuintes paulistas, dentre os quais alguns jocosamente associam o empresário ao universo "coxinha", ficam assim esclarecidos –e não se diga que o governo apenas colocou uma azeitona na empada do grupo empresarial. É de caviar que se trata.








Com decisão do STF, a corrupção foi ferida de morte

247-A decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir o financiamento empresarial de campanhas políticas, por 8 votos a 3, na última quinta-feira, foi a conquista mais importante para o eleitor brasileiro desde o processo de redemocratização. Basta pensar em qualquer escândalo recente – "mensalão", "petrolão", "trensalão" – para constatar que todos eles têm como pano de fundo a mesma raiz: a contaminação da política pelo dinheiro privado.

Pode-se até dizer que a decisão do STF foi diretamente influenciada pela Operação Lava Jato. Nela, ficou praticamente demonstrado que não existe doação de campanha, mas sim investimento das empresas, como afirmou Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. A empresa que "doa", na verdade, apenas planta o que irá colher mais adiante – ou até colheu por antecipação.

Como a decisão do STF já se aplicará às eleições municipais de 2016, como advertiu o ministro Ricardo Lewandowski, presidente da corte, a presidente Dilma Rousseff não terá por que não vetar o arremedo de reforma política aprovado na Câmara dos Deputados, por iniciativa do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Até porque o financiamento privado foi declarado inconstitucional.

O primeiro impacto positivo da mudança será o desaparecimento dos parlamentares que agem não como representantes do povo, mas como despachantes de interesses privados. Muitos até já falam em não se candidatar nas próximas eleições. Além disso, sem o dinheiro privado, o capitalismo brasileiro tende a se tornar mais competitivo. Basta lembrar dos doadores de campanha que formaram cartéis de obras na Petrobras e nos trens no metrô paulista, encarecendo preços e piorando a qualidade dos serviços.

Agora, o próximo passo deve ser reduzir os gastos de campanha e tomar precauções para que a política não seja invadida por candidatos-celebridade, que, por serem já notórios, necessitam de menores investimentos para se tornar conhecidos pelos eleitores.

País rico é outra coisa: gasolina grátis

Blog de Heródoto Barbeiro
Imagine se você tivesse R$6.000,00 para comprar gasolina.
Daria para fazer uma viagem de Brasília ao Japão.
Ou umas 40 viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo.
Essa é a cota para os deputados federais usarem e abusarem.
Aí não está incluído  o custo do motorista, nem da manutenção.
Obviamente quem pagar a conta é o contribuinte.
Para saber o total da conta é só multiplicar seis mil por 513 excelências.
Eles poderiam dar a sua contribuição abrindo mão desse gasto?

A nora de J.Hawilla revoltada




De Isabella Fiorentino Hawilla, em seu Facebook, indignada:

(…) “que esse lixo de governo tome vergonha na cara e pare de Roubar bilhões q deveria (sic) ir pra saúde e educação. Chega gente!”(…)

Além de desconhecer o beabá da concordância, não consta que a modelo e apresentadora de TV tenha se revoltado com o sogro, o empresário José Hawilla, réu confesso e proibido, pelo FBI, de sair de Miami.

A isso se chama cinismo, hipocrisia, indignação seletiva, ou quem ela pensa que engana?
Por Juca Kfouri

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Janio de Freitas: Hoje tem amanhãs

Se não for conduzido pelo atual governo, o 'ajuste' será feito na base do mais puro e duro neoliberalismo

As crises atraem todo o pensamento para elas, e não para o que, nelas, mais importa: o seu amanhã, os desdobramentos que persistem, historicamente, no mau hábito de fugir a todo controle. É o que estamos vendo, no impeachment sim ou não, no "ajuste" sim ou não. Como se as crises institucionais desde a morte de Getúlio, e seus desdobramentos sempre para pior, nada ensinassem para o futuro que são os nossos dias.

Políticos rasos são imediatistas. Logo, os políticos brasileiros só pensam em sua conveniência imediata. Esta é origem da tese de impeachment. A "desconstrução" que Aécio não conseguiu fazer na disputa eleitoral quer, agora, levar a oposição a obtê-la por outro meio. Sem risco, porque um novo fracasso estaria isentado de qualquer consequência funesta. A permissividade vigente na política brasileira garante.

Não se dá o mesmo com os movimentos reivindicatórios, tipo Movimento dos Sem-Terra, o dos Sem-Teto, a CUT, movimentos de professores e universitários, de funcionários públicos, enfim, aquilo tudo que muitos chamam de "a esquerda". Ser contrários ao "ajuste" arrochante é óbvio, para eles. Mas até onde? –eis a dificuldade além do óbvio e do imediato.

O "ajuste" será com Dilma ou será com outro. Será, é ponto pacífico: no mundo político não se vislumbra segmento algum capaz de se elevar para impor correções econômicas não arrochantes. A rejeição prática e absoluta ao "ajuste" de Dilma/Levy confunde-se com o impeachment, ainda que sem tal intenção. Já é assim, e as manifestações programadas tendem a dar a esse embaralhamento evidência e força influentes.

Também por isso, mas não sobretudo por isso, Dilma impôs às duras discussões sobre cortes no Orçamento, contra a quase indiferença na equipe econômica, certa imunidade de vários programas à tesoura. Como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, assim depois destacados, entre outros, pelo próprio Levy.

Se não conduzido pelo atual governo, o "ajuste" será no mais puro e duro neoliberalismo. Caso o governo ficasse com o PMDB, estaria minado por uma falta de quadros próprios que o obrigaria a sujeitar-se às exigências direitistas do PSDB. O PMDB de hoje é numeroso e vazio. Mercantilista e vazio. Amorfo e vazio.

Caso o governo ficasse com o PSDB, por uma eleição precipitada, contaria com serviços bem pagos do PMDB, como foram os do PFL no governo precedente dos peessedebistas. Para o "ajuste" de retorno ao Brasil que começara a deixar-se superar, aos 500 anos de história.

A escolha dos movimentos reivindicatórios é óbvia? Não. É de sua índole e de sua sobrevivência que combatam o "ajuste" de Dilma. Na concepção de comando e tática desses movimentos, está sempre a ideia de que as chamadas lutas sociais e o estrato político-social que comanda o país são entidades à parte. Cada qual sabe de si e cuida de como enfrentar o outro. Fora dessa concepção, os movimentos caem na perplexidade emudecida a que o PT sucumbiu, diante do governo Lula –que em momento algum foi governo do PT.

Em qualquer destinação da crise, é muito provável o recrudescimento dos movimentos reivindicatórios organizados. Menos acirrados e duradouros, em um dos casos, e muito mais nos outros. Com que modos e até que ponto final, o Brasil está muito mudado para que se se tente imaginar. Sobre isso basta lembrar que os militares mostram-se muito mais civilizados do que os civis.

Advogados do Agreste Meridional debatem novo Código do Processo Civil‏‏

Advogados de todo o Agreste Meridional participaram durante dois dias
de um curso sobre as "Liminares no Novo Código do Processo Civil",
ministrado pela professora Fernanda Resende, em uma realização da OAB
Garanhuns, em parceria com a ESA - Escola Superior de Advocacia.
 
O curso aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro (sexta e sábado) e
apresentou as mudanças mais significativas quanto às Medidas Liminares
no novo CPC, aprovado no Congresso Nacional e sancionado no mês de
março pela Presidente Dilma Rousseff, e que entra em vigência em 2016.
 
A procura pelo curso foi acima da expectativa, como atesta o
presidente da OAB Garanhuns Dr. Paulo André Couto Soares. "Estes
cursos têm sido uma constante, gerando uma procura cada vez maior dos
nossos colegas advogados. Como a temática desta vez também sugere uma
necessidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos e
técnicas jurídicas, tivemos o resultado de participação acima da
média. - informa o dirigente.
 
O curso foi realizado no próprio auditório da sede da OAB Garanhuns,
que já tem agendado para os dias 2 e 3 de outubro a continuação, desta
vez debatendo como ficam os "Recursos no Novo CPC", também com a
professora Fernanda Resende. Pré-inscrições e outras informações podem
ser obtidas na sede da OAB Garanhuns, ou através do e-mail:
oabgus@hotmail.com

Estudantes da rede estadual recebem aulões intensivos para o Enem

Cerca de 1000 estudantes da rede estadual terão, a partir do próximo sábado, 19 de setembro, uma excelente oportunidade de aprofundar os conhecimentos e receber as últimas dicas para participar dos exames de seleção necessários ao ingresso no ensino superior. Trata-se do projeto “Intensivo é na Rede Estadual” que, em 2015, contemplará cerca de mil estudantes com aulões aos sábados nos meses de setembro e outubro.

A ação envolve as 43 escolas da região que ofertam o 3º ano do Ensino Médio. Quem ficou responsável por conduzir os momentos de estudo foram professores, da própria rede estadual, especialistas em diferentes componentes curriculares. Eles estão preparando aulas com metodologias inovadoras e atrativas que envolverão os participantes na resolução de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros exames.

Quem for participar precisa ficar atento às datas: em setembro, os aulões acontecem nos dias 19 (Biologia e História) e no dia 26 (Física e Geografia); em outubro, nos dias 3 (Química, Redação/Literatura) e 10 (Matemática e Português).

Os quatro sábados de estudos irão acontecer nos polos Garanhuns – no auditório da Gerência Regional – e Lajedo – na Escola de Referência em Ensino Médio Deolinda Amaral (Avenida Agamenon Magalhães, 309).

O projeto “Intensivo é na Rede Estadual” é uma iniciativa da Secretaria de Educação de Pernambuco executada, na região, pela Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional. Desde 2013, mais de 2.500 estudantes já se beneficiaram com os aulões.

Paulo volta à Mata Sul para autorizar novas obras e entregar intervenções do FEM


RIBEIRÃO - O governador Paulo Câmara retornou à Mata Sul, nesta sexta-feira (18), desta vez para entregar e iniciar novas obras para a população de Ribeirão. Foi a segunda passagem do chefe do Executivo estadual pela região em um intervalo de apenas seis dias - no último sábado, ele esteve em Xexéu para entregar 300 casas erguidas pela Operação Reconstrução.

No ato em Ribeirão, Paulo autorizou a construção de um estádio, que levará o nome do ex-governador Eduardo Campos; e a requalificação da praça 11 de Setembro. Antes, o chefe do Executivo estadual ainda vistoriou e entregou ruas e escadarias viabilizadas pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

Em uma cerimônia no Centro Cultural José Mariano, o governador assegurou R$ 884 mil para readequação da estrutura do estádio. O projeto, que foi apresentado à população no ato, contemplará a construção de um campo de futebol, arquibancadas, vestiários e uma quadra poliesportiva, além de um estacionamento. A iniciativa vai impulsionar a prática de esportes bem como ampliar o espaço para o lazer de toda a região. O equipamento será entregue em março do ano que vem.

De acordo com o governador, apesar dos desafios econômicos, os investimentos vão continuar e todos os compromissos serão cumpridos. "Estamos dando sequência a importantes obras para a região. Esse estádio vai oferecer, por meio do esporte, a condição para que os nossos jovens tenham seus sonhos atendidos. Estamos assinando ainda uma ordem de serviço para requalificar a praça 11 de Setembro. Um equipamento que vai propiciar ao povo um ambiente para lazer e também para momentos de descanso", destacou Paulo.

Localizada no centro, a praça, que também é conhecida como Matriz, vai receber um aporte de R$ 682 mil, dos R$ 1,5 milhão viabilizados pelo FEM 2014. O projeto contemplará a urbanização, iluminação e paisagismo do espaço público, que é um ponto de encontro para a população.

Os recursos do fundo também vão financiar a pavimentação de ruas no município, construção de escadarias, além da criação de um centro administrativo. Antes do ato, o governador vistoriou e entregou 18 ruas e cinco escadarias, nos bairros Vila Rica, Padre Cícero, Canavial e Bandeiras; obras que foram proporcionadas pela edição 2013 do FEM.

Ao ressaltar a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco, Paulo  pontuou as melhorias feitas em Ribeirão. "Entregamos ruas e escadarias neste município. Quem conhece sabe que a cidade é acidentada e as pessoas moram em áreas que precisam de um acesso melhor. Então, isso tudo mostra que os prefeitos, com o conhecimento que têm, sabem o que é importante para ser feito de imediato", argumentou.

0 Humberto considera “histórica” proibição de dinheiro privado em campanhas eleitorais


Plenário do Senado


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), classificou de “histórica” a decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir a doação de recursos por empresas para campanhas eleitorais.
A decisão foi tomada ontem (17) por 8 votos a favor e três contra – dos ministros Gilmar Mendes, Teori Zavascki e Celso de Mello.
Segundo o senador pernambucano, essa decisão está em sintonia com o programa do PT, que sempre defendeu o financiamento público das campanhas eleitorais, embora não tenha conseguido apoio no Congresso para pôr em prática essa decisão.
Foi, em sua opinião, uma das mais importantes judiciais para coibir o abuso do poder econômico e fortalecer a democracia.

Após afastamento do Prefeito, Vice-prefeita assume gestão em Palmeirina




Do Blog do Ronaldo Cesar
Salários atrasados de servidores públicos, contratados, pensionistas e aposentados foram o grande motivo do afastamento pela justiça do prefeito de Palmeirina (PMDB), Renato Sarmento, eleito em 2012. A gota d’água para o afastamento do prefeito da gestão do município, por seis meses, foi uma passeata, no mês agosto, em ação movida pelo Ministério Público.
As finanças do município estão no vermelho, o que levou o juiz Dr. Francisco Jorge de Figueiredo a ordenar o afastamento imediato do prefeito, bloqueio de todas as contas da prefeitura e fundos como FPM e FUNDEB.
Na sua decisão, o magistrado notificou a vice-prefeita Eliane Vicente (PP), filha do ex-prefeito Toinho Vicente, a assumir o cargo com prazo de 30 dias para elaborar e entregar um plano de pagamento de atrasados da Prefeitura.

STF investiga deputado do PSB na Lava Jato



O STF (Supremo Tribunal Federal) abriu inquérito para investigar se há ligação do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) com o esquema de corrupção da Petrobras. A decisão foi tomada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no tribunal. O deputado nega envolvimento com os desvios na empresa e diz encarar a medida com tranquilidade.
Delgado foi citado na delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC, apontado como chefe do cartel de empresas que atuou no esquema de corrupção da Petrobras.
O empreiteiro teria afirmado aos investigadores que o congressista recebeu R$ 150 mil da empresa graças a um acerto ilícito. Delgado teve um encontro, em julho de 2014, em São Paulo, com o empresário.
O deputado afirmou que foi levado pelo então presidente do PSB de Belo Horizonte, João Grossi, à sede da UTC, para pedir doações. Ele disse que recebeu R$ 150 mil por meio da conta do partido, verba que foi distribuída a outros candidatos.
O teor das acusações do empresário contra o deputado, no entanto, está em sigilo no STF. O inquérito foi aberto no início do mês e, desde quarta (16), foi remetido à Polícia Federal para o início da coleta de provas.
Delgado chegou a integrar a CPI da Petrobras, que investiga as irregularidades na empresa, mas pediu para se afastar depois do depoimento de Pessoa. O parlamentar chegou a questionar o empresário sobre as acusações, mas ele ficou em silêncio.  (Da Folha de S.Paulo)

Juiz desarquiva inquérito contra Cunha e leva ao STF



O juiz titular da 14ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, Marcello de Sá Baptista, determinou no último dia 19 o desarquivamento e o envio ao Supremo Tribunal Federal (STF) de um antigo inquérito que investigou a participação do hoje presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em suposta irregularidade na Cehab (Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro).
Cunha comandou a Cehab em 1999 e 2000. As investigações sobre o caso foram iniciadas após envio ao Ministério Público de representação pelo hoje deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), na época deputado estadual.
Em sua decisão, o juiz argumentou que o Ministério Público do Rio de Janeiro não tinha competência para arquivar a investigação que realizou posteriormente, já que Cunha detinha, então, foro privilegiado no STF por ser deputado federal.
De acordo com o relato do juiz, o arquivamento do inquérito no Rio se deu baseado em informação não oficial de que uma investigação do mesmo caso no STF teria também resultado em arquivamento
Após a manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), o caso deve ser enviado pela presidência do STF ao ministro Gilmar Mendes, que já foi relator de um inquérito com fato semelhante.(Da Folha de S.Paulo – Ranier Bragon e Márcio Falcão)

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Los Angeles vive epidemia de moradores de rua




Milly Lacombe

Nos últimos nove anos a população de sem-teto de Los Angeles aumentou em 942 mil pessoas. O número foi divulgado pelo Los Angeles Homeless Service Authority, órgão municipal que monitora esses dados, e em matéria do “LA Weekly”.
O número de quase um milhão de pessoas que, desde 2008, precisou recorrer às ruas como moradia choca e perturba. E também revela que a crise não apenas não acabou como continua a se aprofundar nos Estados Unidos.
O LAHSA tem um site bastante completo e existe nele um texto revelador sobre como uma família se torna moradora de rua. Recomendo o clique aqui para ler a história completa.

Governador e superintendente regional da Codevasf

A segurança hídrica no Sertão do São Francisco foi o tema central de uma conversa entre o governador Paulo Câmara e o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Petrolina, Luciano Fernandes de Albuquerque, nesta terça-feira (15). Realizado no Palácio do Campo das Princesas, o encontro teve a presença do deputado estadual Miguel Coelho.

Outro assunto que entrou na pauta da reunião foi a pactuação de ações conjuntas entre o Estado e o órgão no sentido de fortalecer o abastecimento de água na região, medida que contribuirá para reduzir os efeitos da estiagem prolongada.  



Governador confirma presença na posse do novo presidente do TRF5



O governador Paulo Câmara confirmou presença na solenidade de posse do novo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Rogério Fialho, ao receber desembargador federal, nesta terça-feira (15), no Palácio do Campo das Princesas. A solenidade acontece na próxima segunda-feira (21), às 17h, no Pleno do TRF5, situado no bairro do Recife Antigo. Eleito por unanimidade para o biênio 2015-2017 pelo Pleno da entidade, o desembargador ocupa a vaga em substituição a Marcelo Navarro, nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Usina Cruangi volta a operar gerando

TIMBAÚBA - A retomada das atividades da Usina Cruangi, em Timbaúba, na Mata Norte, significou a recuperação de quatro mil empregos diretos. Fechado desde 2011, o empreendimento recebeu incentivos fiscais do Estado para reabrir, e, agora, funciona em regime de cooperativismo. O governador Paulo Câmara foi ao município, nesta terça-feira (15), para a solenidade que marcou a retomada dos trabalhos. A usina vai moer na primeira safra cerca de 500 mil toneladas de cana-de-açúcar, que virá das cidades de Vivência, Bueno Aires, Nazaré, Aliança, Condado, Goiana, Macaparana, Itambé, Ferreiros e parte de Carpina.

O ato aconteceu 11 dias após o Governo enviar à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que assegura a redução de 50% na carga tributária das operações com Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC), para as usinas que estejam em recuperação judicial, desativadas há mais de um ano e arrendadas à cooperativas.

Para o governador, o mecanismo utilizado pelo Estado vai facilitar a reabertura de outras usinas, impulsionando a economia na região. "A Assembleia aprovou ontem a matéria e nós faremos a sanção da Lei. É um projeto importante, porque garante um benefício ainda maior do que as indústrias do açúcar e do álcool já tinham. Também privilegia as usinas que vão ser administradas por cooperativas e que estejam em recuperação judicial. Essa decisão política oferece mais um atrativo para a reabertura de outros equipamentos a partir desse trabalho, que tem sido muito importante para Pernambuco", explicou Câmara.

Pernambuco é o segundo maior produtor de cana do Nordeste, com uma produção estimada em 22 milhões de toneladas por ano. Garantir a sobrevivência do setor significa manter 30 mil empregos, diretos e indiretos, em 20 municípios das matas Norte e Sul. No auge da produção, o Estado já contabilizou 42 usinas, mas apenas 15 continuam em atividade.

O chefe do Executivo estadual enalteceu o trabalho dos que se esforçaram para a Cruangi voltar a moer. "Hoje tivemos a oportunidade de dar continuidade a esse trabalho, que é o sonho de muita gente; sonho que foi construído junto. E um sonho, quando é construído junto, já dizia Dom Hélder, acontece. Doutor Arraes fez o que vocês já sabem em relação ao homem do campo. Eduardo herdou isso, e eu não posso ser diferente dessa escola que quer o bem de Pernambuco", cravou Paulo. 

Para o fiscal geral de moagem, Francisco de Assis Pereira, a retomada das atividades da usina significou mais uma "porta aberta para ele e sua família". "Esse foi um presente de Deus. Antes de trabalhar aqui eu estava desempregado. Foram três anos sem trabalho. Agora, estou aqui junto com muitos pais de família", celebrou o trabalhador, contando que o seu último emprego foi na Usina Santa Tereza, em Goiana.

Ao destacar a importância do ato para Pernambuco, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, disse que a usina vai impulsionar a economia local, gerando emprego e renda para Pernambuco. "Vamos mostrar ao restante do País como nós estamos aproveitando as oportunidades para vencer os desafios", pontuou.
 
COOPERATIVISMO - A modernização do maquinário ocorreu por meio da Cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (COAF), que assumiu a produção e investiu R$ 3 milhões no empreendimento. De imediato, a Cruangi vai produzir Etanol, mas não está descartada a fabricação de açúcar e outros derivados da cana.

"Esse é um trabalho realizado por muitas mãos. Os fornecedores fizeram uma cooperativa, e, juntos, estão conseguindo viabilizar a reabertura de usinas que estavam fechadas. Uma ação que está gerando emprego e renda. Do ponto de vista econômico, a iniciativa está tendo viabilidade e nós só temos que apoiar", afirmou Paulo Câmara, que, antes de acionar o maquinário que deu "vida" à usina, participou de uma missa realizada na área externa.

Bastante emocionado, o presidente da COAF, Alexandre Andrade Lima, disse que o ato marcou a realização de um sonho. Para ele, a retomada das atividades da Cruangi significa ainda a concretização dos compromissos. "Essa é uma conquista do povo pernambucano", salientou.


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Dilma vai fundir pastas do Trabalho e da Previdência

ManoelDia-CarlosGabas-Fotos-FabioRodriguesPozzebom-23abr2015-e-ValterCampanato-26jun2015-AgenciaBrasil
(da esq. para a dir.) Manoel Dias (PDT), do Trabalho, e Carlos Gabas (Previdência). Um deles sai.
A presidente Dilma Rousseff pretende recriar o Ministério do Trabalho e da Previdência Social. Essa pasta já existiu algumas vezes.
Durante a ditadura militar, houve um Ministério do Trabalho e da Previdência Social até 1974, quando foi divididos em dois –uma pasta para o Trabalho e outra para a Previdência.
Depois de 16 anos, em 1990, foi recriado o ministério unificado pelo então presidente Fernando Collor de Mello. Durou até 1992, quando Itamar Franco, que sucedeu Collor, separou novamente Trabalho e Previdência Social –situação que perdura até este ano de 2015.
Hoje, a Previdência Social é ocupada por Carlos Gabas, ligado ao PT. O Trabalho tem como titular Manoel Dias, do PDT.
A intenção de Dilma é deixar o novo Ministério do Trabalho e da Previdência Social com Carlos Gabas. Ou seja, o PDT perderia a vaga.
A presidente prometeu em agosto que faria uma reforma para reduzir, pelo menos, 10 dos atuais 39 ministérios.
A petista disse a aliados que pretende finalizar as fusões e extinção de pastas antes de viajar para Nova York, no dia 25, quando vai para os Estados Unidos participar da sessão de abertura da 70ª Assembleia Geral da ONU.
REAÇÃO DO PDTO líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz, de Rondônia, disse estar ciente da intenção da presidente Dilma Rousseff a respeito da fusão das pastas do Trabalho e da Previdência Social. Ele afirma que até já fez a mesma sugestão em reuniões a respeito do Orçamento de 2016.
Apesar de pessoalmente favorável à ideia, Gurgacz informa que não houve ainda uma orientação ou discussão dentro do PDT sobre como se daria esse processo, relata o repórter do UOL Mateus Netzel.
“Fica a critério da presidenta se esse novo ministério vai ficar com PT ou com o PDT. Nós vamos respeitar. Não vamos para a oposição. Tem que haver cortes. O que não pode é cortar investimentos”, diz Gurgacz.
O líder do PDT no Senado é relator da receita da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016. Nesta 5ª feira (17.set.2015) ele vai receber os estudos da consultoria de Orçamento sobre possíveis novas fontes de receita.
O líder do PDT na Câmara, o deputado André Figueiredo, do Ceará, afirma que o partido já comunicou à presidente Dilma Rousseff que o Ministério do Trabalho estava a disposição. O partido está rompido com o governo. A petista pediu que o PDT ficasse com a pasta até a reforma ministerial, para não aprofundar a crise política.
O fato é que o PDT já há algum tempo não participa de reuniões relevantes com governo. A bancada pedetista na Câmara (hoje com 19 deputados) já atua de maneira independente do Planalto desde começo de agosto. Não faz, entretanto, oposição ostensiva. Se houver uma votação de impeachment presidencial, o PDT decidiu –pelo menos neste momento– fechar questão contra o afastamento de Dilma.
André Figueiredo se diz pessoalmente favorável à fusão das pastas do Trabalho e da Previdência Social.
“Para nós não interfere muito. Temos validade determinada dentro da estrutura ministerial. Talvez seja o momento adequado de o PDT deixar o governo”, declara o líder pedetista na Câmara.
“O ministério do Trabalho hoje está esvaziado de atribuições e de recursos. Hoje só exerce funções de fiscalização do trabalho e do emprego. As políticas ativas já não estão mais lá”, diz André Figueiredo.
OUTROS MINISTÉRIOS
Não está clara ainda como será a reforma ministerial a ser anunciada por Dilma antes do final de setembro.
O que se sabe, por enquanto:
1) Banco Central e Advocacia-Geral da União: os titulares têm hoje status de ministro e devem continuar, diferentemente do que estava inicialmente nos planos iniciais da reforma;
2) Ministério da Cultura e Ministério do Esporte: Dilma gostaria de incorporar essas pastas à da Educação. Mas há resistências.
No caso da Cultura, muitos protestos começam a chegar ao Planalto por parte de petistas ligados ao setor.
E no caso do Esporte, essa pasta é ocupada pelo pastor licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus George Hilton, ligado ao PRB, um partido de 20 deputados na Câmara e fiel aliado ao Planalto.
3) Secretaria de Assuntos Estratégicos: com a saída ontem (14.set.2015) de Mangabeira Unger, a pasta será extinta.
4) Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e Gabinete de Segurança Institucional (GSI): os ocupantes dessas secretarias devem perder o status de ministro.
5) Secretaria da Aviação Civil e Secretaria de Portos: podem virar um ministério único ou serem incorporadas ao Ministério dos Transportes.
6) Secretaria da Micro e Pequena Empresa: deve ser incorporada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Como o titular dessa secretaria é Guilherme Afif Domingos, há grande resistência do PSD (partido do ministro e de Gilberto Kassab).
7) Ministério do Desenvolvimento Agrário: ocupado pelo petista Patrus Ananias, deve ser fundido com o Ministério do Desenvolvimento Social, comandado por Tereza Campello.
8) Ministério da Pesca e Aquicultura: comandada por Helder Barbalho, filho do senador Jader Barbalho (PMDB-PA), essa pasta pode ser fundida ao Ministério da Agricultura. Mas ainda não se sabe como fazer para acomodar o filho do senador em outro cargo no governo.

Ajuste de Dilma ajuda Lula 2018 ?

247 – Em crítica às medidas de ajuste fiscal do ministro Joaqum Levy, o colunista Jânio de Freitas diz que Dilma Rousseff ajuda Lula em 2018.
Segundo ele, ‘no nono mês de ajustanças, nada melhorou, nada mostrou sequer indício de melhora próxima. Esse "ajuste" vai longe’.
“Vai até 2017 com folga. Ano em que a sucessão presidencial se lançará, precipitada pelas ansiedades do PSDB e, forçado, do PMDB. E então Lula, se disposto a candidatar-se, será ele o candidato da mudança. Com a bandeira de restauração da luta contra as desigualdades, de retomada do crescimento industrial e do emprego, da distribuição de renda e do Bolsa Família atualizado, do Brasil no mundo com a diplomacia ativa –tudo que ele vê como seu legado perdido. Terá ganho estas bandeiras de Dilma e dos seus adversários”, completa (leia mais).

Ministro Mangabeira pede demissão e Dilma aceita



O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, pediu para deixar o cargo nesta segunda-feira (14). Com a sua saída, o ministério deverá ser uma das pastas que serão extintas em função do corte de gastos anunciado pelo governo nesta segunda.
Mangabeira Unger, que é professor da Universidade de Harvard (EUA), assumiu o cargo em fevereiro deste ano, na primeira troca ministerial feita pela presidente Dilma Rousseff após assumir o seu segundo mandato.
Ele já havia assumido a Secretaria de Assuntos Estratégicos, quando esta ainda era denominada Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, em 2007, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele ficou à frente da secretara até 2009.
Abaixo a nota oficial:
A Presidenta da República Dilma Rousseff recebeu o pedido de demissão do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. A Presidenta aceitou o pedido e agradeceu todo trabalho prestado por Unger durante sua gestão no comando da Pasta, esperando que ele possa continuar contribuindo com seus valorosos serviços como consultor do Governo Federal.(Do blog de magno martins)

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Silvio Costa rebate deputado golpista do DEM de PE sobre medidas do Governo



O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Silvio Costa (PSC), enviou, há pouco, a imprensa uma nota rebatendo as críticas que o também deputado federal Mendonça Filho fez ao Governo sobre as medidas de corte e de aumento de arrecadação anunciadas hoje. No documento, Silvio afirma que 90% da oposição não aceita a derrota nas últimas eleições e que esses parlamentares trabalham contra o País. Confira a nota na íntegra:
“Não poderia esperar outro tipo de comportamento da oposição brasileira em relação às medidas anunciadas pela Presidente Dilma. Lamentavelmente, 90% da oposição não assimilou a derrota nas últimas eleições. A cada dia fica mais claro que eles trabalham contra o país.
No mês de agosto votaram a favor de uma pauta bomba que iria dar um prejuízo aos cofres públicos de mais de 40 bilhões. É lamentável que a oposição adote o caminho da fala fácil e da demagogia, mesmo sabendo que as medidas anunciadas são importantes para o presente e, sobretudo para o futuro do país.
O povo brasileiro sabe que quem criou a CPMF foi a oposição. Quem criou o fator previdenciário foi a oposição.
Não conheço nenhum país do mundo, que por algum momento, não tenha passado por uma crise econômica. Eles sabem que a economia mundial tem um movimento ondulatório. A China, por exemplo, que já cresceu 12% ao ano, esse ano a previsão é de apenas 7%.
No primeiro mandato da Presidente Dilma, a Europa e os Estados Unidos passaram por crises profundas e o nosso país, com o objetivo da manutenção do emprego e, consequentemente estimular o consumo, patrocinou desonerações que somaram 100 bilhões de reais. É evidente que isso provocou problemas de fluxo de caixa no orçamento da união.
Além do mais, de forma irresponsável, eles acabaram com a CPMF, onde a união deixou de arrecadar 60 bilhões de reais.
É claro que nenhum brasileiro defende aumento de impostos, pelo contrário, todos querem pagar menos. Mas chega um momento que este caminho lamentavelmente é inevitável, como eles fizeram anteriormente, quando criaram a CPMF.
Esta oposição é tão irresponsável que sabe que não existem motivos jurídicos para o impeachment da Presidente Dilma. Eles sabem que o impeachment só pode acontecer se o Presidente cometer um erro no mandato em exercício. A Presidente Dilma não cometeu e nem cometerá.
Não conheço nenhum país do mundo que um presidente tenha sofrido impeachment por causa de uma crise econômica.
Portanto, basta de demagogia”.(publicado originalmente no blog de Magno Martins)

Paulo prestigia reabertura da Usina Cruangi

Dez dias após encaminhar Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco propondo benefícios fiscais para o setor sucroalcooleiro, o governador Paulo Câmara participa, nesta terça-feira (15), às 9h, da solenidade que marcará a retomada das atividades da Usina Cruangi, em Timbaúba, município da Mata Norte pernambucana. Parada há três safras, em decorrência de um processo de recuperação judicial, a Cruangi retoma suas atividades gerando quatro mil empregos diretos e com expectativa de moer cerca de 500 mil toneladas de cana na sua primeira safra.

Hospital Regional Dom Moura recebe homenagem de Paulo Afonso-BA‏‏

A Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, estado da Bahia, aprovou por
unanimidade, Moção de Aplausos ao Hospital Regional Dom Moura, de
Garanhuns-PE, que faz parte da Rede Pública de Saúde de Pernambuco. Em
ofício datado de 28 de Agosto, o Presidente do Poder Legislativo de
Paulo Afonso-BA, Petrônio José Lima Nogueira, encaminhou ao diretor do
HRDM, Dr. Luiz Ribamar Melo, a decisão dos vereadores, parabenizando
pelo trabalho executado na Casa de Saúde.
 
A iniciativa da Moção de Aplausos partiu do vereador Marconi Daniel
Melo Alencar, acompanhado e subscrito por todos os demais vereadores
da Câmara Municipal, na sessão realizada em 24 de Agosto do corrente ano.
 
No texto da Moção, o Poder Legislativo Pauloafonsino, afirma estar
"interpretando o sentimento da comunidade que representa, e faz
inserir
na Ata de seus trabalhos, Moção de Aplausos ao Hospital Regional Dom
Moura, na cidade de Garanhuns-PE, pela excelência no atendimento
prestado aos Pauloafonsinos, vítimas do trágico acidente ocorrido em
22/08 nas imediações daquela cidade".
 
Na data mencionada no documento, o Hospital Dom Moura atendeu em sua
emergência, as pessoas envolvidas no acidente entre um ônibus e uma
van, que conduzia jovens daquela cidade para um evento esportivo no
município de Brejão. Pela rotina de atendimento de Classificação de
Risco, implantada na Emergência pela atual gestão, os acidentados
receberam prioridade, agilizando atendimento médico, exames e
cirurgias.
 
Segundo o diretor do hospital, Dr. Luiz Melo, o documento da Câmara de
Paulo Afonso, mesmo motivado por um acontecimento trágico, é uma forma
de reconhecimento aos que fazem o cotidiano do hospital, e neste caso
específico, a Emergência de Adultos. "Temos recebido este
reconhecimento também em nossa região, e saber que parlamentares de um
município tão importante como Paulo Afonso, puderam também observar a
dedicação dos nossos profissionais, só demonstra que estamos no
caminho certo." - Finaliza.
 
 

S&P precisa rebaixar Brasil mais 4 vezes para voltar à era FHC

Helder Lima, da RBA - A agência de classificação de risco Standard & Poor's precisa rebaixar a nota do Brasil mais quatro vezes para que se chegue ao nível de classificação da época do governo de Fernando Henrique Cardoso, quando a nota máxima obtida foi 'BB-', em janeiro de 2001, para depois, em julho de 2002, ser rebaixada a 'B+'.
Enquanto a nota de risco cai, a taxa de juros aumenta, como mostra a comparação desses dois períodos sob FHC, quando a Selic era de respectivamente 15,19% e 17,86%.
Segundo a escala da agência (confira abaixo), o desejado 'grau de investimento', que atrai capitais para o país, só foi obtido pelo Brasil em 30 de abril de 2008, portanto, no auge do segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. Desde então, a classificação subiu um degrau em 2011, para voltar agora ao nível de 2008.
O economista e professor da Unicamp Pedro Rossi concorda que a mídia tradicional está dando uma importância exagerada ao rebaixamento da nota para agravar a crise política. “A gente não pode negar que isso tem efeitos reais, porque o setor financeiro e o setor real são coisas coladas, e infelizmente a nossa economia sofre muito os efeitos da especulação inerente ao setor financeiro, e o arbítrio que esse setor confere à economia. A expectativa dos agentes financeiros acaba rebatendo na economia real. Mas o que eu acho que a gente tem de questionar é a importância desse tipo de nota na tomada de decisões políticas”, afirma, suspeitando de sua adoção como critério na condução de políticas econômicas.
A credibilidade da S&P também não é das melhores. A agência foi acusada de fraude em 2008, ao classificar o banco Lehman Brothers com grau 'A', ignorando os títulos podres que levaram o banco a quebrar em 15 de setembro de 2008, detonando a crise mundial. “É extremamente questionável a atuação dessas agências porque elas são privadas, financiadas pelo setor privado, elas são alvos de inquéritos em vários lugares do mundo, elas pagaram multa por manipulação, por fraude, e que ranquearam os ativos pobres norte-americanos como excelente às vésperas da crise nos Estados Unidos, então, seus critérios são extremamente questionáveis”, diz o economista.
E mesmo que houvesse uma atuação ética da agência, ainda assim sua avaliação seria questionável, na opinião do economista. “No fundo eles estão avaliando uma coisa específica que é a saúde do país diante do credor. E o que é bom para o credor não é necessariamente bom para a população ou para a estratégia a ser seguida pelo país”.