sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Perito: exame em Adriano não constata sinais de tortura


Por Agência Brasil

O novo exame do ex-policial militar Adriano da Nóbrega, realizado ontem, no Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro, não apontou sinais evidentes de tortura. A informação foi divulgada pelo médico legista Talvane de Moraes, que acompanhou a necrópsia como convidado de dois legistas contratados pela família de Adriano: Francisco Moraes Silva e Ari Fontana, que vieram do Paraná.
“Não [há sinais de tortura]. Que eu tivesse [visto], não”, disse o perito. Ele destacou, porém, que os resultados finais vão depender de exames complementares. “Eu não observei isto. Eu fiquei fora, não trabalhei com o corpo, fiquei só observando. A perícia do corpo terminou, mas agora vem o resultado do laboratório para complementar”, acrescentou.
O procedimento começou às 16h30 de ontem, e se estendeu até as 21h. O novo exame foi determinado pelo juiz da comarca de Esplanada (BA), Augusto Yuzo Jouti, que atendeu a pedidos do Ministério Público (MP) da Bahia e da defesa do ex-policial, morto no dia 9 de fevereiro durante confronto com policiais baianos. O laudo do novo exame deve ser apresentado à Justiça baiana em 15 dias.
Além dos peritos do IML do Rio e dos convidados, estiveram presentes duas advogadas da família, uma irmã de Adriano e um representante do MP da Bahia. Ao final do procedimento, com exceção do perito, os demais saíram por uma porta lateral, sem falar com a imprensa.

Aumento salarial: pressão dos policiais preocupa Congresso e STF


Por O Globo

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e parlamentares da cúpula do Congresso veem com apreensão a série de levantes de policiais militares, cujo ápice aconteceu nesta quarta-feira, no Ceará, com o senador Cid Gomes baleado. Integrantes do Judiciário e do Legislativo avaliam que é preciso conter essa “escalada autoritária”.
Logo depois do episódio em Sobral, políticos e magistrados passaram a repetir a tese de que governadores podem perder o controle de suas polícias. Para ministros e parlamentares ouvidos pelo GLOBO, o episódio no Ceará ganha ainda mais importância por ter acontecido em meio ao clima de tensão entre governadores e Bolsonaro e depois de novo embate entre o Congresso e o Palácio do Planalto.
A preocupação com o efeito cascata dos motins pelo país também fez com a cúpula do Judiciário incentivar um raio-x da atual situação das polícias de todos estados. A ideia é identificar possíveis focos de conflitos e, eventualmente, uma ligação entre os grevistas.
Na segunda-feira, vinte governadores divulgaram uma carta criticando Bolsonaro por não contribuir para a “evolução da democracia”. No dia seguinte, em um jantar na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ministro Gilmar Mendes (STF) falaram da importância de reações imediatas e enfáticas a qualquer sinal de autoritarismo do presidente e sua equipe.
Com a presença de 12 deputados à mesa, o governador João Doria explanou a intenção de fortalecer o Parlamento para, assim, fortificar a democracia, segundo relato dos presentes. Decidiu-se que os presidentes da Câmara e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sairiam em defesa do Parlamento sempre que identificado algum “ataque” contra a democracia. Davi Alcolumbre não participou do jantar.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Ciro “atira” em Bolsonaro: ‘não permitiremos que milícias controlem o Ceará como os canalhas de sua família no Rio’



O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), pelas redes sociais, “fuzilou” o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).


O filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE), baleado hoje no Ceará, teve uma “atitude insensata” ao tentar invadir um quartel da PM.

Para o “embaixador”, o senador Cid Gomes expôs hoje militares e familiares a um risco desnecessário em um momento já delicado.

“Deputado Eduardo Bolsonaro, será necessário que nos matem mesmo antes de permitirmos que milícias controlem o Estado do Ceará como os canalhas de sua família fizeram com o Rio de Janeiro”, metralhou o ex-presidenciável Ciro Gomes.

O senador Cid Gomes tenta romper uma barreira de policiais encapuzados em greve. Ele dirigia uma retroescavadeira quando levou dois tiros disparados pela “milícia”, segundo o irmão dele –Ciro Gomes.

“Meu irmão Cid Gomes foi vítima de dois tiros de arma de fogo por parte de policiais militares amotinados e mascarados em Sobral, nossa cidade. Até aqui as informações médicas são de que as balas não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo”, informou o ex-ministro.

Antes atentado a seu irmão, pelas redes sociais, Ciro havia dito que este presidente [Bolsonaro] é a maior vergonha de nossa história. “Enojante!”, tuitou, ao se referir à agressão contra a jornalista da Folha, Patrícia Campos Mello.
Compartilhe agora!

PEC e MPs ficam para depois do Carnaval


Do Terra - Por Reuters

Em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a chamada PEC dos Fundos só será analisada depois do Carnaval, assim como duas medidas provisórias polêmicas que tramitam em comissões mistas do Congresso Nacional.
O parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do senador Otto Alencar (PSD-BA) prevê, entre outros pontos, a exclusão de recursos dos fundos a serem extintos do teto de gastos. Mas segundo Alencar, que apresentou uma complementação de voto nesta quarta, o texto determina que essa exceção fica limitada ao exercício financeiro.
Foi concedido um pedido de vista e a PEC deve ser votada na comissão no dia 4 de março.
Ao mesmo tempo, também ficam para depois do Carnaval as polêmicas medidas provisórias do 13º para o Bolsa Família e a do Programa Verde e Amarelo.
No caso da que trata do Bolsa Família, o relator da proposta, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), modificou o texto para garantir o pagamento anual do benefício e estendeu a 13ª parcela ao Benefício e Prestação Continuada (BPC). Também acatou emenda do deputado Marcelo Ramos (PL-AM), para prever a tributação de rendimentos de fundos de investimento fechados.
A proposta já teve seu parecer lido em comissão mista e estava pautada para esta quarta, mas a comissão teve de ser encerrada por falta de quórum enquanto ainda eram votados requerimentos.
Já MP do Programa Verde e Amarelo, que cria um programa de contratação de jovens, avançou na comissão mista em que tramita com a leitura de seu parecer nesta quarta. O texto original da MP previa a cobrança previdenciária dos beneficiários do seguro-desemprego.
O relator da proposta, deputado Christino Aureo (PP-RJ), propôs um sistema facultativo, em que o trabalhador poderá escolher se pagará a contribuição. Após a leitura do relatório foi concedida vista coletiva.
Outra comissão mista em funcionamento nesta quarta aprovou parecer da MP 899, que trata da renegociação de dívidas tributárias. A proposta, de interesse do governo, segue para o plenário da Câmara dos Deputados.

APAC alerta para chuva de modarada a forte em Pernambuco


Do G1 - PE

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, ontem, um alerta para a possibilidade de chuvas com intensidade de moderada a forte, no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. No dia 12 de fevereiro, um alerta semelhante foi divulgado.
O aviso foi emitido às 17h e, de acordo com a Apac, é válido por 24 horas, até a quinta-feira (20). Ainda segundo a agência, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil de cada município.
Na capital pernambucana, há um plantão permanente, que pode ser acionado pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita.
Em caso de necessidade, moradores de locais de risco devem procurar abrigos em locais seguros, de acordo com a Defesa Civil do Recife.
Operação Inverno antecipada
A prefeitura do Recife antecipou, no dia 12 de fevereiro, a Operação Inverno de 2020. Com R$ 99 milhões de orçamento, a prioridade é proteger áreas de encosta e fazer obras em 10 pontos de alagamento na capital pernambucana, além de buscar evitar alagamentos em túneis da cidade.
Especialistas apontam que há uma série de ações que o poder público deveria tomar para, ao menos, reduzir o impacto de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos.
São eventos recorrentes e catastróficos, que custam vidas e trazem transtornos de vários tipos, do trânsito travado à interrupção de serviços públicos essenciais, passando por prejuízos milionários à economia.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Site aponta que todos os alertas de Santo Cruz no governo Bolsonaro tornaram-se realidade

O site “Defesa.Net”, em editorial, aponta que todos os alertas do General Santos Cruz, que fez parte do alto escalão do governo Bolsonaro, tornaram-se realidade, mas que ele “fora derrotado sucessivamente”



General Santos Cruz e Jair Bolsonaro (Foto: ABr | Reuters)


247 - O site “Defesa.Net”, em editorial, aponta que todos os alertas do General Santos Cruz, que fez parte do alto escalão do governo Bolsonaro, tornaram-se realidade. "Fazendo uso de sua experiência única no campo de batalha real e profundamente comprometido com o Governo Bolsonaro, ao qual ocupava o estratégico cargo de Secretário de Governo, ele fora derrotado sucessivamente em suas lutas", diz o editorial, que lista suas previsões: 

– Alertar para um Ministro-Chefe da Casa Civil não-confiável;

– Alertar para intrigas palacianas e golpes como a falsificação de mensagens;

– Alertar para a ideologização que levaria a um impasse estratégico do governo;

– Alertar para influência de diplomatas estrangeiros na Relações Internacionais e na Política Interna do país;

– Alertar para a influência nefasta dos ‘ZEROS’;


– Alertar para o risco de criar uma imprensa militante ‘amiga’;

– Alertar para o alinhamento estratégico ‘incondicional’ do Brasil com outras nações sem que sejam observados também os interesses brasileiros;

– Alertar aos militares dos riscos que o governo e as Forças sofreriam;


– Alertar para a falta de experiência de um jovem que fazia o assessoramento de alto nível do Presidente para assuntos internacionais;

– Alertar para interesses ‘outros’ nas áreas de publicidade e comunicação do governo, e,

– Muitos outros alertas…

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Sem retomada na latinha



Do Tijolaço

Para a turma que não entendeu ainda que o mundo real da economia está devagar, quase parando, recomendo olhar a reportagem de Giselle Ouchana e Thais Sousa, de O Globo, sobre as vendas dos ambulantes em meio aos blocos e carnaval, hoje, no Rio de Janeiro.

Ou melhor, das “não-vendas” porque, mesmo com a manhã de sol, a procura estava escassa, como relatou ao jornal a vendedora ambulante Daiana Pereira, de 34 anos.

— Eu não sei o que está acontecendo. Mas percebo que o público está abaixo do esperado, sem contar que, com o desemprego, muita gente se cadastrou como ambulante. Além disso, vejo grande parte do público trazendo suas bebidas de casa.

Melhor que muitos economistas, ela descreveu o que se passar: cada vez mais “não-desempregados” nos “bicos”; cada vez menos poder de compra para quem tem emprego.

As repórteres descrevem como o pessoal, depois de ir ao supermercado, cruza a cidade carregando o peso da bebida e mais o do gelo, em bolsas térmicas.

Carnaval não é só fantasia, é realidade

Glauber Braga desafia Sérgio Moro: “Duvido que ele abra o seu sigilo telefônico. Eu abro o meu”


Em entrevista ao portal Congresso em Foco, divulgada no último sábado (15), o deputado federal do PSOL Glauber Braga comentou mais uma tentativa de ataque a seu mandato parlamentar após ele ter chamado o ministro e ex-juiz Sérgio Moro de “capanga da milícia”, ao falar da blindagem que Moro faz aos crimes em que a família Bolsonaro está envolvida.

Um deputado da base governista entrou com uma ação no Conselho de Ética da Câmara contra Glauber Braga por suas declarações na sessão com o ministro. Em resposta, Glauber Braga anunciou que irá se defender nas instâncias necessárias e que não retira uma palavra do que disse. “O que disse foi embasado em fatos concretos. Moro tem trabalhado para blindar a família Bolsonaro”, disse Glauber ao Congresso em Foco.

Ainda propôs um desafio ao ministro Sérgio Moro: “Duvido que ele abra o seu sigilo telefônico. Eu abro o meu”, propõe o deputado do PSOL para que o ex-juiz comprove que não teve contato com o delegado responsável por inocentar o senador Flávio Bolsonaro em inquérito que apurava suspeitas sobre transações imobiliárias do filho do presidente.

PSB filia quatro prefeitos do Sertão de Pernambuco


O Partido Socialista Brasileiro de Pernambuco promoveu um ato de filiação no Sertão do São Francisco. A atividade, sediada em Petrolina, contou com a presença do governador Paulo Câmara e do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, na última sexta-feira. Quatro prefeitos sertanejos se filiaram ao partido: Josimara Cavalcanti (Dormentes), Humberto Mendes (Santa Maria da Boa Vista), Cleomatson Coelho (Santa Filomena) e Rafael Cavalcanti (Afrânio), além do vice-prefeito de Lagoa Grande, Ítalo Ferreira. No ato, mais de 100 lideranças assinaram ficha de filiação.

Durante a atividade, o governador Paulo Câmara destacou como as gestões do PSB têm contribuído para as mudanças realizadas em Pernambuco, em áreas importantes como Educação, Segurança e Infraestrutura. Paulo Câmara pontuou aos pré-candidatos que quer continuar com a contribuição deles no próximo ano. “Vamos estar juntos. Quero continuar governador em 2021 com vocês junto com a gente. A unidade é fundamental. O Brasil só vai melhorar se tivermos a capacidade de diálogo. É por isso que temos que trabalhar para minimizar as dificuldades do nosso povo. É isso que vamos continuar a fazer com esse time aqui, que tem o pé no chão e sabe o que tem que ser feito para melhorar a vida do povo mais pobre e é com esse time que vamos continuar em 2021”, afirmou Paulo.
Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes destacou o peso que os prefeitos vão dar à legenda no Sertão do Estado. Outros eventos de filiação já foram realizados no Pajeú e no Araripe no final do ano passado. “Nosso partido saiu da eleição de 2016 sendo a legenda com o maior número de prefeitos em Pernambuco. Elegemos 70 e vamos continuar crescendo, no tamanho e na qualidade. Vocês chegam para somar com o trabalho que realizam nas suas cidades e ajudar o governador Paulo Câmara a continuar esse legado de mais de 12 anos que temos em Pernambuco”, destacou Sileno.
O ato ainda contou com a presença dos deputados Lucas Ramos, Gonzaga Patriota, Fernando Monteiro e Rodrigo Novaes, além de representantes de outros partidos. O ex-prefeito Júlio Lóssio também esteve presente.

Compesa anuncia estratégia de abastecimento

O abastecimento nos focos de carnaval do Estado será reforçado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Um esquema especial para garantir o fornecimento de água nas cidades com tradição carnavalesca da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do interior do Estado, além dos municípios que também recebem um número expressivo de visitantes, entrará em ação durante os festejos de momo. Além do reforço no fornecimento de água, cerca de 200 profissionais estarão de plantão, durante todo o período do carnaval, para atender às solicitações emergenciais e assegurar a regularidade da operação dos sistemas produtores e distribuidores de água.
Em Olinda, onde é grande a concentração de foliões, os bairros do Sítio Histórico terão água diariamente. A distribuição será das 10 às 17h (Amaro Branco, Alto da Sé, Ribeira, Carmo, parte baixa do Monte, Cohab, 7RO, V8, V9, Umuarama, Santa Tereza e ilha do Maruim) e das 17h às 8h da manhã do dia consecutivo (Monte, Bultrins, Guadalupe, Bonsucesso e Varadouro). O regime especial de distribuição de água em Olinda será realizado da segunda-feira (17) até a quarta-feira de cinzas (26).
No Recife, os bairros que estão no percurso do Galo da Madrugada (São José, Santo Antônio, Bairro do Recife e Santo Amaro) terão fornecimento de água mantido 24 horas, como já ocorre. Entretanto, a Compesa disponibilizará carros-pipa para situações pontuais. Os municípios de Gravatá, Bezerros e Limoeiro (Agreste), Salgueiro (Sertão), Nazaré da Mata e Paudalho (Zona da Mata), assim como outras localidades com tradição carnavalesca, obedecerão o calendário normal de abastecimento, com reforço de carros-pipa caso seja necessário. Praias como Pau Amarelo, Maria Farinha, Conceição, Janga, Itamaracá, Pontas de Pedra, Porto de Galinhas e Tamandaré também terão carros-pipa de prontidão.
O trabalho da Compesa para garantir a eficiência dos sistemas operacionais começou bem antes do mês de fevereiro chegar. A estratégia especial começou a ser planejada em dezembro e, durante todo o mês de janeiro, várias ações foram desenvolvidas a fim de garantir um carnaval mais tranquilo possível para milhares de foliões. Entre as medidas foram realizadas vistorias nos principais corredores da folia e a manutenção preventiva dos sistemas que abastecem os focos de folia. 

Bolsonaro é vaiado no jogo Flamengo vs Athletico


Do Blog do Esmael
A partida ocorrida na manhã de ontem reuniu campeões Brasileiro e da Copa do Brasil para disputar a Supercopa do Brasil. O Flamengo venceu por 3 a 0 e levou o troféu para casa.
Mesmo não sendo anunciado nos microfones, a entrada do presidente no estádio foi tumultuada e com gritos de Fora Bolsonaro.
Bolsonaro foi ao campo levando a tiracolo os ministros Sérgio Moro (Justiça) e Damares Alves (Direitos Humanos).
Também compareceram no Mané Garrincha os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Tarcísio Freitas (Infraestrutura) é Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), além de Fabio Wajngarten, secretário de comunicação social, e do deputado federal Helio Negão (PSL-RJ). O vice-presidente Hamilton Mourão igualmente esteve no local.
Além de ouvir gritos da torcida pelo “Fora Bolsonaro”, o presidente da República ainda viu nas arquibancadas foi uma faixa em homenagem à vereadora do Rio Marielle Franco, que combatia as milícias e foi assassinada em 2018.

China registra mais de 70 mil casos e 1.765 mortos por Coronavirus

Do Globo - Por AFP
O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus na China ultrapassou os 70 mil nesta segunda-feira, dia em que especialistas internacionais começaram a se reunir com seus colegas chineses para enfrentar uma epidemia que preocupa em todo o mundo.
"Esperamos que essa colaboração importante e vital contribua para o conhecimento global da epidemia de #COVID19", disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, no Twitter.
A reunião acontece num momento em que a epidemia de pneumonia viral já deixou 1.765 mortos na China, segundo dados oficiais. No domingo, a primeira morte também foi registrada em Taiwan, um motorista de táxi de 61 anos.
Fora da China continental, quase 600 casos de infecção pela epidemia de coronavírus, oficialmente chamada Covid-19, foram confirmados em cerca de trinta países ao redor do mundo.
Há registros de apenas três mortes fora da China continental: uma em Hong Kong, uma em Taiwan, uma no Japão, uma nas Filipinas e uma na França.
Após três dias consecutivos de queda na quantidade de novos casos registrados, o governo chinês celebrou as ações tomadas até agora.
"O efeito das medidas de controle e prevenção da epidemia já pode ser notado", disse o porta-voz da Comissão Nacional Chinesa de Saúde, Mi Feng.
A OMS foi mais cautelosa no sábado, considerando que era "muito cedo" para fazer previsões sobre a evolução da epidemia.
Enquanto isso, na Europa, mais de cem alemães e cerca de vinte pessoas de outras nacionalidades foram libertadas da quarentena a que foram submetidas em uma base militar em Frankfurt desde que foram repatriadas de Wuhan, na província chinesa de Hubei, foco de a epidemia, no início do mês.