sábado, 28 de março de 2015

Para tucano, a culpa é da estrela...vermelha




Na semana passada, as grandes atrizes Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg se beijaram na novela das nove. As duas têm 85 anos e interpretam um casal de senhoras que vivem juntas, como acontece em muitos lares brasileiros.

Um deputado do PSDB, o pastor João Campos, descreveu a cena como um "estupro moral" destinado a "afrontar os cristãos". Líder da Frente Parlamentar Evangélica, ele pediu aos fiéis que boicotem a novela e seus anunciantes. Se for obedecido, milhões de donas de casa terão que mudar de canal e marca de xampu.

Nesta terça, a Comissão de Educação da Câmara fará uma audiência pública para discutir a "doutrinação política e ideológica nas escolas".

Um deputado do PSDB, Izalci Ferreira, marcou a sessão. Por telefone, ele explicou que o governo tem usado professores e livros didáticos para pregar o homossexualismo e "transformar o Brasil na Venezuela". Perguntei que ideologia o preocupava tanto. "Não sei se é comunista, anarquista ou socialista. É uma mistura", ele respondeu, antes de citar a sobrinha de 5 anos como vítima da doutrinação. "Outro dia, ela pegou um livro para colorir e estava cheio de estrelinhas. Quando vi, ela tinha colorido todas de vermelho", contou o tucano, dizendo-se indignado.

No último dia 13, parlamentares discursaram sobre as manifestações marcadas para o domingo seguinte.

Um deputado do PSDB, Delegado Waldir, acusou o governo de censurar um artigo de Arnaldo Jabor. Passou a ler um texto primário, falsamente atribuído ao cineasta. "Tudo fica ridículo diante da ditadura, ditadura mesmo, do lulopetismo, a maior ditadura do mundo", esbravejou, na tribuna. "O Brasil é uma ditadura!", bradou outras quatro vezes.

Uma direita tacanha está sequestrando o partido de Covas, Montoro e FHC. Se Aécio Neves não explicar aos colegas que o Estado é laico e que a Guerra Fria acabou, corre o risco de disputar as próximas eleições em um Tea Party tupiniquim.


Por Bernardo Mello Franco - Na coluna da Folha

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Palmeirina, no Agreste

Dois caixas eletrônicos ficaram totalmente destruídos, de acordo com a PM.

Criminosos teriam tentado acessar o cofre da agência, mas não conseguiram.

Do G1 Caruaru 
Caixas eletrônicos foram explodidos (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Caixas eletrônicos foram explodidos na madrugada deste sábado (28) (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Uma agência do Banco do Brasil foi explodida na madrugada deste sábado (28) em Palmeirina, no Agreste de Pernambuco. O estabelecimento é localizado no Centro da cidade e, segundo as primeiras informações da Polícia Militar, dois caixas eletrônicos ficaram totalmente destruídos.
A PM suspeita que mais de quatro pessoas tenham participado da ação. Elas teriam se aproximado do estabelecimento em um carro. Os criminosos tentaram ainda acessar o cofre da agência, mas não conseguiram. Também de acordo com a polícia, uma pouca quantia de dinheiro foi levada, mas o valor não foi informado.
Os assaltantes também teriam levado duas armas de vigilantes que estavam guardadas na agência. Policiais do Grupo de Apoio Tátito Itinerante (Gati) e da região realizaram buscas, mas até o momento ninguém foi localizado. Nenhuma pessoa ficou ferida. O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado para ir até o local.

Dirceu passa fim de semana em casa, após exames

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu passa o fim de semana em sua casa, em Brasília, após fazer uma nova rodada de exames para averiguar uma possível evolução de um hematoma que teve no cérebro. O mal-estar que teve na segunda-feira está associado, pelo menos por enquanto, a um “pico de pressão”, segundo sua assessoria de imprensa. O ex-ministro, que tem 69 anos, é hipertenso, faz controle com remédios e já é adepto de uma dieta com sal reduzido para conter a doença.
Dirceu teve uma dor de cabeça no fim da última segunda-feira e realizou uma ressonância, na terça, em Brasília. Após uma primeira avaliação de que teria tido uma “ectasia do espaço liquótico bifrontal” – nome técnico para hematoma no cérebro -, a indicação é de que deveria realizar novos exames para acompanhar a evolução do quadro clínico. As avaliações foram feitas na tarde de ontem e o ex-ministro não chegou a ser internado, também de acordo com a assessoria.

Os resultados das análises devem começar a sair a partir da próxima segunda-feira e o intuito é saber se ficou alguma sequela desse episódio e como deve ser tratada, em caso positivo. A assessoria garante, no entanto, que aparentemente não houve qualquer mudança no estado clínico do ministro, que passa bem e está “tranquilo” em sua residência, descansando.(Fonte: Estadão Conteúdo)

Requião: ato anticorrupção no governo Richa


Do blog de Magno Martins 



O senador Roberto Requião (PMDB) comandou neste sábado (28), em périplo pelo Norte do Paraná, as primeiras manifestações públicas em apoio às investigações do Gaeco sobre esquemas de corrupção no governo Beto Richa (PSDB).

O peemedebista se reuniu com correligionários em Apucarana e Londrina, nas respectivas câmaras municipais.
Ontem à noite, o Ministério Público apontou a participação da secretária da Administração, Dinorah Nogara, nas fraudes de licitações para favorecer o lobista Luiz Abi-Babá Antoun, primo do governador tucano. (Do blog de Esmael Moraes).
Na prática, as denúncias de corrupção chegaram ao Palácio Iguaçu. Fontes do Blog do Esmael informam que os palacianos esperam uma semana muito dura para o governo. 

O Gaeco investiga agentes públicos em três frentes: 1) fraude em licitações; 2) propina na Receita Estadual; e 3) rede de pedofilia.

Caso Promotor de Itaíba. Justiça Federal conclui instrução e está próxima de pedir júri popular

Foto: acervo pessoal

Acabou nesta sexta (27), na Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), a audiência de instrução relativa ao caso do Promotor de Justiça de Itaíba, Thiago Farias Soares, assassinado em 14/10/2013, cujo processo criminal nº 0008719-33.2014.4.05.8300 tramita na 36ª Vara Federal.
Ao longo de quatro dias de audiência (de 24 a 27/03) foram ouvidas 34 testemunhas – sendo 16 arroladas pela acusação e 18 pela defesa – mais duas vítimas, a advogada Mysheva Martins Ferrão e Adautivo Elias Martins.
Nesta sexta (27) foram interrogados, nesta ordem, quatro dos cinco réus acusados pelo crime doloso (art.121, do Código Penal), Adeildo Ferreira dos Santos, José Maria Domingos Cavalcante, José Marisvaldo Vitor da Silva e José Maria Pedro Rosendo Barbosa. O quinto acusado, Antônio Cavalcante Filho, não foi interrogado, pois não foi localizado, tendo o processo sido desmenbrado no que se refere a ele.
Na próxima segunda-feira (30), inicia-se o prazo de dois dias para cada parte – Ministério Público Federal (MPF) e Defesa – apresentarem as alegações finais.
Após esse prazo, o Juízo da 36ª Vara deverá, em 10 dias, decidir pela pronúncia ou não dos denunciados. Caso ocorra a pronúncia, eles irão à júri popular.(Do blog de jamildo)

Armando no PDT? Lupi dá como certo


O presidente do PDT, Carlos Lupi, está exultante. Ele dá como certa a filiação ao PDT do ministro Armando Monteiro (Indústria e Comércio).
A informação é de Ilimar Franco, na sua coluna do Globo Online deste sábado.
Segundo o colunista, Armando, filiado ao PTB, planeja deixar a sigla assim que for anunciada sua fusão com o DEM.

O novo partido terá tintura de oposição, e Armando apoia o governo Dilma e quer continuar ministro

Pernambuco: altos e baixos

Do blog de Magno Martins




Observação de Lauro Jardim, na sua coluna da Veja online:
Pernambuco é uma exceção na queda geral de arrecadação dos estados neste início de ano.
A arrecadação de ICMS no primeiro bimestre subiu 8% em valores nominais em comparação com o mesmo período do ano passado.
Mas o estado governado por Paulo Câmara, claro, não escapa do quadro de crise: em 2014, Pernambuco investiu 3 bilhões de reais. Neste ano, investirá 1 bilhão de reais.

Quem é e o que pensa Renato Janine Ribeiro

247 - O filósofo Renato Janine Ribeiro, novo ministro da Educação, evitou falar sobre o que fará à frente de um dos ministérios mais influentes e poderosos da Esplanada. Disse apenas que recebeu o convite da presidente Dilma Rousseff "com satisfação" e que fará uma "imersão" sobre os temas mais importantes da pasta, que assumirá no dia 6 de abril.
"Até lá, eu vou ter que me dedicar muito ao tema. Não vou dar declarações até a data porque se trata de um ministério muito complexo, embora eu conheça a área de educação e já tenha trabalhado no ministério antes", disse ele. Ao ser questionado sobre o lema "Pátria Educadora", lançado pela presidente Dilma Rousseff logo após a vitória eleitoral de 2014, não fez qualquer objeção. "É uma política de governo da presidente que será mantida", afirmou.
Respeitado pela academia, o filósofo que se tornou mestre pela prestigiada Sorbonne aos 23 anos e, depois, doutor pela Universidade de São Paulo, já atuou em áreas ligadas ao MEC. Foi diretor de avaliação da Capes, fundação do Ministério da Educação, entre 2004 e 2008. Além disso, foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq, entre 1993 e 1997, do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1997 a 1999, e secretário da SBPC, de 1999 a 2001. Além disso, publicou 18 livros. Entre eles, "A sociedade contra o social", ganhador do Prêmio Jabuti 2001.
Com essa bagagem, Janine Ribeiro chega ao MEC cercado de grandes expectativas. É um nome respeitado pela academia e que pode reabrir os canais de diálogo entre o governo Dilma e os intelectuais, no momento em que o PT é alvo de uma escalada de ódio político. 
Na educação, suas ideias são consideradas arrojadas e ele defende currículos mais abertos, que estimulem a criatividade dos estudantes. “A educação não termina no último dia do ensino profissional ou do curso superior — nem nunca”, disse ele, num artigo recente publicado no jornal Valor Econômico, destacado pelo blogueiro Josias de Souza (leia aqui).
“Há milhares de profissões”, afirmou. “No limite, cada um cria a sua. Profissão, emprego, orientação sexual, estado civil, crenças políticas e religiosas, tudo isso se combina como um arco-íris felizmente enlouquecido. Ninguém é mais obrigado a se moldar a um pacote. Mas isso não é fácil, exige uma interminável descoberta de si e, por que não dizer, coragem pessoal.”
O novo ministro defende, ainda, um associação cada vez maior entre educação e cultura. “Cada vez mais, a educação deverá se culturalizar: um, deixando de seguir currículos rígidos; dois, tornando-se prazerosa; três, criativa.” 

Paulo prestigia a Paixão de

O governador Paulo Câmara prestigiou, nessa sexta-feira (27), o primeiro dia de apresentações da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Ao lado da primeira-dama do Estado, Ana Luíza Câmara, e das filhas Clara e Helena, o chefe do Executivo pernambucano percorreu os nove cenários onde são retratados, por cerca de três horas, os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, antes da sua morte e ressurreição. O espetáculo é encenado no município de Brejo da Madre de Deus, Agreste pernambucano, distante cerca de 180 quilômetros do Recife.

“É um grande espetáculo, grandioso e bonito; que nos emociona a cada cena. Fico feliz de Pernambuco poder oferecer ao Brasil uma apresentação desse porte”, destacou Paulo Câmara, que também estava acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, de gestores da região, deputados e secretários estaduais.

Escrito por Plínio Pacheco em 1968, o drama Paixão Cristo de Nova Jerusalém é uma tradição da cultura pernambucana há mais de 40 anos. A encenação segue até o próximo dia 4 de abril, com apresentações sempre às 18h. O espetáculo, que deve ser visto por cerca de 70 mil pessoas, conta com aproximadamente 50 atores e mais de 500 figurantes.   




Com FHC, Barusco roubou sozinho !


O FHC vai defender o Marcio Fortes ?




A ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, prestou altivo depoimento na CPI da GloboNews, também chamada de CPI da Petrobras.

Tanto que o PiG não conseguiu desconstrui-la.

E, segundo o Estadão, ela fez singela observação:

“Não consigo imaginar como pode ser verdadeira a fala do Barusco de que ele sozinho recebia propina (no Governo FHC)”.

Segundo delação premiadíssima, Pedro Barusco, porém, “confessou” que, no Governo Lula, a roubalheira era desenfreada e ele distribuiu propina que chegou a US$ 200 milhões !

US$ 200 milhões para o Governo Lula !

E no Governo FHC, nem um mísero tusta !

Ora, ora, D Graça, é que a senhora ainda não se familiarizou com a rotina da Lava Jato do Dr Moro.

Ali, só tucano morto recebia propina …

E o Anastasia, coitado, feito bode expiatório…

Os vivos estão acima de Lei.


Em tempo: como observa amigo navegante, o FHC ainda não deu entrevista nessa sexta-feira (27/03), para defender a Moral e os Bons Costumes na Política !

Em tempo2: o FHC vai defender o Marcio Fortes ? O Cerra parece que vai !


Paulo Henrique Amorim

Israel matou 2,3 mil palestinos em 2014, maior número desde 1967


:

Israel matou mais civis palestinos em 2014 do que em qualquer outro ano desde que a ocupação da Cisjordânia e da Faixa de Gaza começou em 1967, revelou um relatório da ONU nesta sexta (27); o documento atesta que a atuação israelense na Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental resultou na morte de 2.314 palestinos e 17.125 feridos no ano passado; dados contrastam com as 39 mortes e 3.964 feridos palestinos que a agência contabilizou em 2013 

Justiça derruba proibição de ciclovias em SP

Do blog de Magno Martins 



A Prefeitura de São Paulo conseguiu nesta sexta-feira (27) suspender a decisão liminar que impedia a implementação de ciclovias na cidade, com exceção da projetada para a avenida Paulista. A decisão é do próprio presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Renato Nalini.

Em primeira instância, a Justiça havia acolhido parcialmente as alegações da promotora Camila Mansour da Silveira, de que não houve planejamento para a criação das vias para ciclistas.
Nalini argumenta que "falta de prévio estudo de impacto viário não é o bastante". "Isso porque não se pode equiparar a alegação de estudo deficiente, como quer o Ministério Público, à ausência completa de prévia avaliação do impacto", afirma o desembargador.

Ele também afirma que a paralisação das obras "reduz a capacidade do Município de interferir no tráfego urbano, causa pesado impacto na comunicação entre as vias e potencializa o risco de acidentes".

Eu era feliz e não sabia




Antes de começar a audiência pública na Assembleia paulista com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), funcionários da Casa pediam que manifestantes que foram protestar contra o peemedebista saíssem do plenário, que haviam ocupado.

Vendo a cena, o deputado federal Baleia Rossi (PMDB-SP), que trocou a Assembleia pela Câmara dos Deputados neste ano, brincou:
-- Já estou com saudades daqui, viu?

Na semana passada, a Câmara também teve de retirar claque de apoiadores do ex-ministro Cid Gomes.  (Vera Magalhães - Folha de S.Paulo)

sexta-feira, 27 de março de 2015



Liga o Vasco:

- Você viu o que disse o Moro no Valor?

- Não. O que disse o Moro de valor?

- Que uma planilha do Youssef é “perturbadora”.

-  Peturbadora ?

- Sim !

- Mas, por que perturba o Juiz Moro ?

- Porque a roubalheira vai ​muito além da Petrobras !

- Já sei !

- O que, ansioso blogueiro ?

- Vai até Furnas !

- Você está louco ? O Moro tem juizo.

- E verdade. Se for a Furnas, o Merval pode cassar o Premio dele lá no Globo …

- Eu vou pedir o Youssef emprestado ao dr Moro.

- Pra que, Vasco ? 

- Porque com o Youssef eu explico tudo !

- Tudo mesmo, Vasco ?

- Tudo !

Pano rápido.

Paulo Henrique Amorim


Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação


notícias


         

ctv-afy-renatojanineribeiro
  © Fornecido por Estadão ctv-afy-renatojanineribeiro
Brasília - Depois de uma semana de indefinição, a presidente Dilma Rousseff bateu o martelo e escolheu o professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP) Renato Janine Ribeiro para assumir o comando do Ministério da Educação (MEC).
Segundo o Estado apurou, Renato Janine já vem cuidando da transição na pasta com auxiliares do MEC. Janine Ribeiro foi diretor de avaliação da Capes entre 2004 e 2008, é doutor em filosofia pela USP e tem mestrado em filosofia pela Sorbonne.
Janine Ribeiro foi um dos primeiros nomes especulados para assumir o MEC quando se revelou a intenção de a presidente optar por um perfil de um educador, mais técnico, e não por um político para a pasta. Autor de 18 livros, ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria de Ensaios, em 2001.
Sucessão. Renato Janine assume a vaga deixada pelo ex-governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), que pediu demissão do cargo depois de desavenças com o Congresso Nacional. 
Logo depois da queda de Cid Gomes, internautas se mobilizaram em uma campanha para que Renato Janine fosse indicado para a pasta. "A indicação para o titular do MEC corre o risco de ser apenas política. Muito ruim para um país que tanto precisa de educação. Mas Dilma já demonstrou que deseja colocar no MEC um educador independente, vamos ajudá-la", diz um dos textos publicado no Facebook.
A presidente Dilma Rousseff escolheu como lema de seu segundo mandato "Pátria Educadora" e pretende dar mais visibilidade às ações na área pelos próximos quatro anos.

Secretario de Educação do Estado visita Agreste Meridional

Depois de percorrer o Sertão do Estado, o Secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, chegou hoje (26) em Garanhuns para uma agenda de compromissos do Pacto Pela Educação na GRE Agreste Meridional. Em reunião durante a manhã na sede da regional, o secretário conversou com gestores escolares da região e pactuou as metas de 2015 para melhoria da educação.


O gestor da GRE Agreste Meridional, Professor Paulo Lins, e toda equipe da gerência receberam a comitiva da Secretaria de Educação do Estado com apresentações culturais e uma demonstração audiovisual das principais atividades já desenvolvidas este ano acerca do Pacto Pela Educação.


Em suas falas, o Secretário Fred Amâncio, a Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Selva, e o Secretário Executivo de Gestão da Rede, João Charamba, foram convergentes no reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela GRE Agreste Meridional nos últimos anos. Eles destacaram os resultados da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na qual a regional atingiu o 3º e o 4º lugar em Pernambuco, respectivamente, assim como as ações pioneiras que são desenvolvidas aqui e adaptadas para todo o Estado.

Reuniões como esta já foram realizadas nas cidades de Salgueiro, Araripina, Petrolina e Floresta. Os encontros fazem parte da política pública de monitoramento da qualidade das escolas estaduais, e tem como objetivo reforçar a importância do planejamento e do acompanhamento dos indicadores educacionais para o alcance das metas acordadas entre Governo, GREs e escolas.

As metas pactuadas dizem respeito ao desempenho das escolas e alunos com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco (Idepe), que tem medições realizadas anualmente, e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cujas avaliações acontecem a cada dois anos. Em 2015 haverá provas do Idepe e IDEB.

Saiba como prevenir Doenças Renais com Nefrologista da UPAE Garanhuns





 

A doença renal é silenciosa, e muita gente só percebe estar com os rins lesionados quando chegam aos estágios mais avançados. O alerta é do nefrologista Dr. Gustavo Prutchansky, médico especialista que atende na UPAE Garanhuns. “Temos cinco estágios da doença renal, e muitos pacientes somente nos procuram quando estão nos  estágios mais avançados, muitos já precisando de hemodiálise”.
A doença renal é assintomática, ou seja, não aparece, e por isto as pessoas devem se cuidar, buscando a prevenção. Alguns grupos de risco devem atentar para as consultas e exames: Idosos, Hipertensos, Diabéticos, Obesos e pessoas com histórico da doença na família. Dr. Gustavo afirma que a hipertensão e o diabetes são os principais fatores desencadeadores de lesões nos rins. “A ausência de uma dieta equilibrada, a falta de atividade física, o fumo, altos níveis de açúcar no sangue, o baixo consumo de água e o uso de medicamentos sem orientação médica contribuem para o desenvolvimento da doença nos rins”.
O atendimento dos especialistas da UPAE Garanhuns, que além do Dr. Gustavo conta também com a Dra. Karlene Fortaleza, é realizado para os pacientes dos municípios da V Regional de Saúde, encaminhados pelos PSF’s e Secretarias de Saúde dos municípios. As pessoas diagnosticadas no estágio 5 são reguladas pela Secretaria Estadual de Saúde para a hemodiálise, que em Garanhuns é feita pelo Hospital Nsa. Sra. do Perpétuo Socorro.
Segundo Dr. Gustavo, todos deveriam fazer exames anuais de rotina, e obrigatoriamente as pessoas dos grupos de risco. “Exames de sumário de urina, uréia e o de medição do nível de creatinina no sangue são importantes para constatação da doença” – Afirma o especialista, que complementa: “Temos pacientes com outras patologias, como infecções urinárias, inflamações nos rins, cálculos renais, além de outros problemas que envolvem os rins, que embora menos graves, requerem atenções especiais de tratamentos”.
Neste mês de março, várias atividades no mundo todo alertam as pessoas para estes cuidados com a saúde, inclusive há um dia especial, 8 de março, Dia Mundial do Rim.
Para finalizar, o médico aconselha mudanças no estilo de vida que levem para uma alimentação saudável, redução de sal nos alimentos, atividades físicas, controle de pressão e diabetes, ingestão de água e controle de peso, que são medidas simples e fundamentais para uma vida melhor, e evitam problemas no futuro, inclusive renais.

Governo tira oito municípios da Mata


O governador Paulo Câmara inaugura, neste sábado (28), a segunda etapa do Sistema de Abastecimento de Água do Siriji, um distrito de São Vicente Férrer, na Mata Norte - a primeira fase foi entregue em abril de 2014. A intervenção, que recebeu R$ 72 milhões de investimento nas duas etapas, representará o fim do racionamento para cerca de 100 mil pessoas que moram na região. Na sua passagem pelo município, o chefe do Executivo estadual também fará vistorias em ações que receberam recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM)

O Sistema de Abastecimento de Água do Siriji vai ofertar 300 litros de água por segundo, um acréscimo de 100% na produção. Além de São Vicente Férrer, o empreendimento beneficiará Machados, Macaparana, Aliança, Condado, Itaquitinga, Buenos Aires e Vicência, todos na Mata Norte. Essas cidades estavam com o abastecimento comprometido devido ao crescimento populacional e às limitações dos sistemas existentes. A obra tem recursos do Governo do Estado e do Ministério da Integração Nacional.

Antes de entregar o empreendimento no distrito de Siriji, Paulo inspecionará obras de pavimentação no bairro de Limeira, realizadas com R$ 471,2 mil vindos do FEM. A prefeitura também executou outros dois projetos com recursos do Fundo, referentes ao ano de 2013: a construção de uma escadaria no distrito de Siriji (R$ 40 mil) e a construção de um canal de alvenaria de pedras rachão (R$ 333 mil), totalizando R$ 844,2 mil. No FEM 2014, foram disponibilizados R$ 905 mil para o município.

Protesto em SP afeta plano de voo de Eduardo Cunha

Presidente da Câmara realizou hoje o segundo evento da série "Câmara itinerante", que ele pretende transformar em marca de seu mandato, em São Paulo; em outra frente, vem implantando uma política de controle sobre os veículos de comunicação da Câmara e toca ainda um projeto de construção do Anexo V da Casa, para abrigar gabinetes e serviços parlamentares; "Alguns deputados veem nestes movimentos um plano para voos políticos mais elevados que podem incluir a disputa da presidência da República em 2018", avalia Tereza Cruvinel, colunista do 247; nesta sexta-feira, no entanto, um protesto na Assembleia paulista o transformou em alvo das manifestações anti-Dilma marcadas para o dia 12 de abril, como temia a cúpula peemedebista, afetando os planos de voo do deputado; manifestantes o chamaram de "machista" e "corrupto" e pediram sua saída do cargo

Dirceu é internado em Brasília após se sentir mal


O ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu foi internado, hoje, em um hospital de Brasília após sofrer um mal-estar. Segundo o advogado do ex-ministro condenado no caso mensalão, José Luiz de Oliveira Lima, Dirceu teve um pico de pressão alta e passa por exames, mas ainda não há informações sobre o que teria acontecido com Dirceu. Uma das possibilidades seria a de que o ex-ministro teria tido um princípio de AVC (Acidente Vascular Cerebral).
"Ele se sentiu mal. Teve um pico de pressão. Foi levado para um hospital e fez alguns exames. Agora, esses exames estão sendo refeitos, mas ainda não sabemos o que aconteceu. A assessoria deverá lançar uma nota sobre o estado de saúde dele", disse o advogado José Luiz De Oliveira Lima.
O hospital em que o ex-ministro está internado não foi divulgado. Mais cedo, a assessoria de imprensa de Dirceu havia confirmado que o ex-ministro estava passando por exames de rotina, mas não confirmou que ele tivesse passado mal.

            
             

Josinaldo vence eleições na UVP


          

Josinaldo Barbosa, candidato oposicionista  venceu a disputa com para a presidência da UVP. Com 429 votos, uma diferença de 10 votos para o atual presidente e  candidato à reeleição, Biu Farias, que  recebeu  419 votos dos 848 computados.

Trabalhadores rurais protestam no Sertão

Cerca de cinco mil trabalhadores  rurais atingidos pela Barragem de Itaparica, e que foram reassentados nos Projetos Brígida, em Orocó; Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista,  Apolônio Sales, em Petrolândia (todos em Pernambuco); e  Rodelas, Glória, Pedra Branca, Curaçá e Abaré, na Bahia,  estão ocupando, neste momento, as BRs 428, 116 e 316. 
Eles cobram que seja reativada imediatamente a energia cortada dos assentamentos, há 48 horas, pela Celpe (PE) e Coelba (BA).  Esse corte suspendeu o bombeamento de água para consumo humano e produção. Os manifestantes dizem que só irão liberar as rodovias quando houver o religamento da energia e quando for agendada uma reunião com a Casa Civil do Governo Federal.

UVP: resultado da eleição sai até às 14h






A eleição da diretoria da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), que ocorre, neste momento, no município de Triunfo, a 355 quilômetros do Recife, é realizada com urnas eletrônicas. O processo de votação está previsto para ser encerrado às 13h, devendo o novo presidente ser conhecido antes das 14h.
Disputam a eleição o atual presidente da UVP, Biu Farias, do PSB de Surubim e Josinaldo Barbosa (PTB), presidente da Câmara Municipal de Timbaúba. 

Edinho Silva é o novo ministro-chefe da Secom

247 - O ex-deputado estadual Edinho Silva (PT-SP) irá comandar a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O petista foi tesoureiro da campanha presidencial da presidente Dilma Rousseff em 2014.
Ele assumirá o cargo em substituição ao ex-ministro Thomas Traumann, que pediu exoneração do cargo na última quarta-feira 25. O novo ministro tomará posse na próxima terça-feira 31.
Ao Broadcast, serviço do Estadão, ele disse ter recebido o convite "com muita alegria, mas com muita responsabilidade" e prometeu "honrar a confiança da presidente de Dilma para o cargo".
Veja abaixo a íntegra da nota emitida pela Presidência da República sobre o assunto.

Nota Oficial

A presidenta da República Dilma Rousseff convidou nesta sexta-feira, 27, o ex-deputado Edinho Silva para assumir o cargo de ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a posse está marcada para o dia 31 de março, às 11h.

Secretaria de Imprensa
Presidência da República

Dilma arrependida do apoio à reeleição de Renan



Desabafo de um ministro em conversa esta semana no Palácio do Planalto: "Hoje existe arrependimento no governo pela eleição de Renan Calheiros como presidente do Senado. A bancada do PT queria votar em Luís Henrique. Se isso tivesse acontecido, o governo não estaria hoje refém de Renan. A relação com Luís Henrique teria sido dura, mas correta."

O desabafo do ministro foi feito depois que Renan Calheiros e Eduardo Cunha acertaram aprovar lei para regulamentar a aplicação imediata da renegociação da dívida de estados e municípios com a União.

"Há momentos em que é preciso ter responsabilidade com o país", completou o ministro.  (Do blog de Camarotti)

Furiosos com Paes, Dilma e Lula mandam recado


Coluna Esplanada - Leandro Mazzini
A presidente Dilma ficou muito aborrecida e nervosa quando soube que o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), decidira impetrar ação na Justiça contra a manutenção do indexador de cobrança das dívidas do município com a União, que onera em muito o caixa da cidade maravilhosa.
Dilma enviou recados à cúpula do PMDB para lembrar a Paes que ela e o ex-presidente Lula investiram pesado no PAC na cidade, e deram muito dinheiro para a prefeitura realizar obras.

Agora, a guerra será judicial, porque o AGU Luís Adams tem carta branca da chefe para atuar na derrubada da liminar conquistada por Paes.

Oito anos: mensalão tucano parado na Justiça




Da Folha de S.Paulo  - Paulo Peixoto

Processo está pronto para julgamento há um ano, desde que o Supremo devolveu o caso para a primeira instância
Demora aumenta risco de impunidade de crimes associados à fracassada campanha de Azeredo em 1998
Um ano depois de o Supremo Tribunal Federal determinar que o processo do mensalão tucano contra o ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB) deveria ser julgado na primeira instância da Justiça em Minas Gerais, nada foi feito para concluir o caso, que se arrasta há quase uma década.
Além de o julgamento não ter acontecido, desde 7 de janeiro a 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, onde tramita a ação, está sem juiz, porque a titular se aposentou.
O processo de Azeredo chegou a Minas já totalmente instruído pelo Supremo e pronto para ser julgado. Nenhuma audiência mais é necessária, basta o julgamento. Quanto maior a demora, maior é o risco de que os crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República prescrevam e fiquem impunes.
Segundo o Ministério Público, o mensalão tucano foi um esquema de desvio de dinheiro público do governo de Minas para a fracassada campanha do então governador Azeredo à reeleição, em 1998. Azeredo, que depois se elegeu senador e deputado e hoje está sem mandato, sempre negou as denúncias, assim como os demais réus.
O caso começou a ser investigado em 2005, quando foi descoberto em meio ao escândalo do mensalão petista. A Procuradoria apresentou denúncia à Justiça em 2007.


quinta-feira, 26 de março de 2015

Silvio Costa cala oposição ao dizer que rombo em São Paulo tem o mesmo tamanho da Petrobras

O deputado federal Silvio Costa, vice-líder do governo Dilma, bateu duro na oposição no plenário da Câmara dos Deputados e ao fim de um discurso atacou os tucanos afirmando que São Paulo tem bandidos iguais aos da Petrobras, mas que eles estariam sendo tratados de forma diferente. O comentário era uma refrência direta ao escândalo do cartel de trens de São Paulo, objeto de um acordo de leniência e desvios de quase R$ 500 milhões, nos governos de Serra e Alckmion e Covas.
“Tenham vergonha na cara”, ralhou, citando teatro da hipocrisia, de tucanos e democratas. De quebra, ironizou ainda a base do Paraguai, numa referência a deputados da base que votam contra o governo.
“Eles estão acobertando o roubo de São Paulo. São todos coniventes, sem excessão. Não é a base aliada do governo, que está dando resposta à sociedade. Vamos colocar os bandidos da Petrobras na cadeia, enquanto eles da oposição vão levar pão de ló para tomar vinho com os bandidos de São Paulo”.
“Não vão derrubar a presidente Dilma, imorais”.

E se Vaccari ou Delúbio tivessem conta no HSBC?


:

Num novo capítulo do caso Swissleaks, o jornal O Globo revelou que "políticos estão na lista do HSBC", assim, de modo superficial e genérico; o nome mais importante da lista é o do tucano Márcio Fortes, que foi o pai das privatizações, no BNDES, além de tesoureiro de FHC, de José Serra e secretário-geral do PSDB; na lista, ele aparece com US$ 2,5 milhões; se isso não bastasse, Fortes foi também o maior doador individual de campanhas tucanas; o Globo, no entanto, decidiu diluir sua participação no caso, misturando-o com prefeitos e vereadores com contas zeradas; seria esse o comportamento se, de repente, aparecessem contas de tesoureiros petistas, como Delúbio Soares e João Vaccari? 

França: copiloto jogou avião para ser destruido

Do blog de magno martins



O promotor público de Marselha, Brice Robin, afirmou que a teoria mais plausível para o trancamento do piloto do voo da Germanwings fora da cabine foi a ação do copiloto. Segundo Robin, Andreas Lubitz estaria consciente, teria negado o acesso do capitão da aeronave ao cockpit e acionado o mecanismo de descida do avião. As vítimas morreram no momento do impacto, e não no caminho, afirmou. Robin não afirmou abertamente que acredita na teoria de suicídio, mas mostrou certeza de que o avião "foi jogado deliberadamente, para ser destruído". Ele também afirmou que não há indícios de outros envolvidos na suposta ação. Esta tarde, a casa do copilto em Montabaur era revistada, segundo o promotor de Dusseldorf.

— A respiração do copiloto indicava que ele não aparentava ter um ataque cardíaco ou algo do tipo — sugeriu Robin. — Os sons que emitia eram absolutamente normais. O copiloto estava há meses na companhia e era totalmente qualificado para pilotar a aeronave.
Antes de ficar trancado do lado de fora, os pilotos conversavam normalmente. O piloto estava tentando abrir a porta, segundo investigadores do acidente, e tentou arrombá-la após a ausência de uma resposta. Robin apontou que o sistema do avião permitia que uma pessoa consciente na cabine poderia rejeitar um código de emergência para entrar nela.
O avião fez uma breve subida antes de iniciar o processo de rápida descida, ressaltou Robin. Só é possível ouvir gritos no final do voo, logo antes da colisão, ele disse. Os passageiros não teriam reparado na perda de altitude por um bom tempo.



Perguntado sobre questões religiosas ou criminais envolvendo o copiloto, Robin afirmou que não havia menção a ele em qualquer lista de terrorismo. Não haveria quaisquer indícios que apontasse para esta hipótese, ele sustentou.

No RS, governador nomeia irmãos de 4 deputados


Da Folha de S.Paulo – Paula Sperb
Irmãos de quatro deputados estaduais que compõem a base de apoio do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), foram nomeados para cargos comissionados em órgãos e autarquias do governo estadual. Sartori, que elegeu apenas 13 deputados de sua chapa nas eleições de outubro, conquistou a maioria no Legislativo ao distribuir cargos.
Os deputados Adilson Troca (PSDB), Alexandre Postal (PMDB), Edson Brum (PMDB) e Gilberto Capoani (PMDB) dizem que não indicaram os irmãos para as novas funções. Procurados pela reportagem, os quatro ressaltaram a formação e o preparo dos familiares para os respectivos cargos.
O tucano Adinelson Troca, que é irmão do deputado Adilson Troca, assumiu uma direção do Porto de Rio Grande no início de março.
Já o peemedebista Fernando Postal, irmão do deputado Alexandre Postal, foi nomeado diretor de consórcios do Banrisul. Edivilson Brum (PMDB), que assumiu a diretoria da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), é irmão do presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum. Por sua vez, o irmão do deputado Gilberto Capoani (PMDB), Luiz Alcides Capoani, é o novo diretor da Superintendência de Portos e Hidrovias.
Filho do deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM), o veterinário Rodrigo Marques Lorenzoni também ganhou um cargo –uma direção da Metroplan (planejamento metropolitano). Ao jornal "Zero Hora", Onyx disse que a indicação partiu do DEM.


Dilma priorizará ações contra a seca no Estado


Presidente esteve reunida com governadores do Nordeste nesta quarta (25) (Foto: Humberto Pradera/Divulgação)
Durante encontro com os governadores do Nordeste, a presidente Dilma Rousseff (PT) se mostrou favorável com a continuidade de obras e grandes investimentos em Pernambuco e que priorizará ações emergências de combate à seca. A reunião, que contou com a presença do governador Paulo Câmara (PSB) ocorreu nesta quarta-feira (25).
Os governadores levaram cinco pontos para serem discutidos: a abertura de novos financiamentos; continuidade de investimentos federais; medidas para estiagem; financiamento para a saúde; e reforço para a política educacional.
Visita
A presidente Dilma estará no Estado no dia 28 de abril. Ela vai visitar a fábrica da Jeep, em Goiana. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também pode marcar presença.

PSB é condenado a pagar R$ 10 mil mensais a academia por acidente de Campos


A Justiça condenou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) a pagar uma indenização mensal no valor de R$ 10 mil ao professor de educação física Benedito Juarez Câmara, dono da Academia Mahatma que funcionava há mais de dez anos ao lado do terreno onde, em agosto do ano passado, caiu o avião do ex-presidenciável Eduardo Campos. Sete pessoas, incluindo Campos, morreram no acidente no bairro do Boqueirão, em Santos, litoral sul de São Paulo.
Desde a queda da aeronave, em 13 de agosto do ano passado, a academia está fechada porque o prédio, que ficou bastante destruído e não pode mais ser usado, está interditado. O professor perdeu quase todos os alunos e conseguiu uma sala emprestada para trabalhar.
A decisão da juíza Natália Garcia Penteado Soares Monti, da 9ª Vara Cível de Santos, deferiu o pedido de indenização por lucros cessantes. “Entramos com a ação há menos de um mês. Ele (Juarez) é proprietário do imóvel e explorava o local com a academia, da qual é sócio. Com o acidente e a interdição, não havia mais renda. Para que a Prefeitura libere o imóvel é necessário fazer uma reforma, que vai custar R$ 1.850 milhão”, diz Alexandre Ferreira, advogado de Juarez Câmara. Não foi estipulado prazo final para o pagamento da indenização.
Segundo o advogado, a ação foi ajuizada contra o PSB porque o partido fazia uso do avião, diretamente vinculado à campanha presidencial. E contra a AF Andrade porque, nos registros da Agência Nacional de Aviação (Anac), a empresa aparece como proprietária da aeronave. “Fomos procurados por outras duas pessoas que diziam ser donas do avião, mas nenhuma conseguiu comprovar com documentos. Por isso, recusamos as ofertas”, explica Alexandre Ferreira.
A decisão saiu nesta segunda-feira, 24, e estipula prazo de 10 dias para o primeiro pagamento, a contar da data de recebimento da intimação pelos réus. O PSB informou que ainda não foi informado oficialmente sobre a decisão. A reportagem tentou contato com a AF Andrade, mas não houve resposta.
Na próxima semana, o advogado vai ajuizar ação em nome da Academia Mahatma, também contra o PSB e a AF Andrade, para pedir indenização por danos materiais e pela perda dos alunos.
(Fonte: Estadão Conteúdo)


A Justiça condenou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) a pagar uma indenização mensal no valor de R$ 10 mil ao professor de educação física Benedito Juarez Câmara, dono da Academia Mahatma que funcionava há mais de dez anos ao lado do terreno onde, em agosto do ano passado, caiu o avião do ex-presidenciável Eduardo Campos. Sete pessoas, incluindo Campos, morreram no acidente no bairro do Boqueirão, em Santos, litoral sul de São Paulo.
Desde a queda da aeronave, em 13 de agosto do ano passado, a academia está fechada porque o prédio, que ficou bastante destruído e não pode mais ser usado, está interditado. O professor perdeu quase todos os alunos e conseguiu uma sala emprestada para trabalhar.
A decisão da juíza Natália Garcia Penteado Soares Monti, da 9ª Vara Cível de Santos, deferiu o pedido de indenização por lucros cessantes. “Entramos com a ação há menos de um mês. Ele (Juarez) é proprietário do imóvel e explorava o local com a academia, da qual é sócio. Com o acidente e a interdição, não havia mais renda. Para que a Prefeitura libere o imóvel é necessário fazer uma reforma, que vai custar R$ 1.850 milhão”, diz Alexandre Ferreira, advogado de Juarez Câmara. Não foi estipulado prazo final para o pagamento da indenização.
Segundo o advogado, a ação foi ajuizada contra o PSB porque o partido fazia uso do avião, diretamente vinculado à campanha presidencial. E contra a AF Andrade porque, nos registros da Agência Nacional de Aviação (Anac), a empresa aparece como proprietária da aeronave. “Fomos procurados por outras duas pessoas que diziam ser donas do avião, mas nenhuma conseguiu comprovar com documentos. Por isso, recusamos as ofertas”, explica Alexandre Ferreira.
A decisão saiu nesta segunda-feira, 24, e estipula prazo de 10 dias para o primeiro pagamento, a contar da data de recebimento da intimação pelos réus. O PSB informou que ainda não foi informado oficialmente sobre a decisão. A reportagem tentou contato com a AF Andrade, mas não houve resposta.
Na próxima semana, o advogado vai ajuizar ação em nome da Academia Mahatma, também contra o PSB e a AF Andrade, para pedir indenização por danos materiais e pela perda dos alunos.
(Fonte: Estadão Conteúdo)

Governadores do Nordeste rechaçam impeachment a Dilma e recebem promessa de recursos para combate à seca

Do blog de jamildo



Dilma Rousseff se reuniu nesta quarta com governadores do Nordeste. Foto: Humberto Pradera/Divulgação.
Dilma Rousseff se reuniu nesta quarta com governadores do Nordeste. Foto: Humberto Pradera/Divulgação.
Após três meses de espera por uma audiência com a presidente Dilma Rousseff (PT), os nove governadores do Nordeste saíram do encontro desta quarta-feira (25), no Palácio do Planalto, com a promessa de liberação imediata de recursos para o combate à seca nos Estados. A reunião também teve caráter político e os gestores estaduais redigiram uma carta em que se comprometeram a não pactuar com qualquer manifestação que desrespeite o estado político de direito.
O secretário estadual de Comunicação da Paraíba, Luís Torres, explicou que entre as ações previstas de combate à estiagem estão a perfuração de poços artesianos, a liberação de carros-pipas e adutoras de engate rápido. As obras hídricas de maior porte, como a transposição, que está atrasada, também entrou na pauta, contou o secretário.
O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, escalado para falar em nome dos governadores, recebeu a garantia de que não haverá paralisação das grandes obras desenvolvidas na região atualmente. Dilma assegurou que haverá liberação de recursos para execução dos projetos.
NOVO ENCONTRO – Depois da Paraíba, os governadores marcaram o próximo encontro para Natal, capital do Rio Grande do Norte. O encontro acontece no dia 8 de maio, segundo informou o secretário de Comunicação da Paraíba, Luiz Torres.

Ex-tesoureiro de Serra e FHC cai no Swissleaks

247Na lista dos mais de 8 mil correntistas brasileiros no HSBC na Suíça consta o tucano Márcio Fortes, ex-tesoureiro do ex-presidente FHC e de José Serra.
Segundo reportagem do ‘Globo’, o primeiro vice-presidente do PSDB-RJ, o ex-prefeito nunca mencionou nas declarações de bens que enviou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) a existência de suas três contas no país helvético. Em 2006/2007, o saldo era de US$ 2,4 milhões.
Durante a campanha de Serra à Presidência, em 2002, Fortes usou notas frias e o PSDB chegou a ser multado em R$ 7 milhões. O valor das notas, emitidas por uma empresa fantasma e por outra "inidônea", somavam R$ 476 mil, segundo a Delegacia da Receita Federal de Brasília.

De acordo com o jornal ‘Folha de S.Paulo’, a empresa "inidônea", desativada desde 1996, estaria registrada como sendo Marka Serviços de Engenharia e pertenceria ao secretário-geral do PSDB (1999-2003), Márcio Fortes.
Em 2000, o empresário foi a pessoa física que mais doou ao PSDB — o equivalente a 21% do total arrecadado. Fortes já foi presidente do BNDES (1987-1989) e secretário municipal de Obras do Rio (1993-1994).

Outros políticos de cinco partidos também foram citados no caso do Swissleaks, como o ex-prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira (PDT-RJ), seu secretário de Obras à época, José Roberto Mocarzel, e o vereador Marcelo Arar (PT-RJ).
Lirio Parisotto, suplente de senador pelo PMDB-AM, e Daniel Tourinho, presidente nacional do PTC, além das duas irmãs do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), também foram citados pelo caso Swissleaks, que abriu contas secretas do banco entre 2006 e 2007.
Os filhos do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB-MG) possuem igualmente conta na Suíça, mas justificaram por meio de documentos que os valores foram declarados.

Situação diferente é a do tucano Márcio Fortes, que não mencionou na declaração de bens que enviou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) em 1998, a existência de suas contas no país helvético