sábado, 11 de julho de 2020

Angelim e a Covid 19 : Angelim registra 36 casos de cura clinica


O município de Angelim teve hoje mais um caso de cura clinica e agora tem um total 36 casos de de cura clinica.
07 se encontram em insolamento em suas residências com sintomas leves da doença e 02 casos em internamento hospitalar na unidade de Covid 19 municipal e 01 óbito.

O índice de Isolamento Social de Angelim, alcançado foi de 42,0% (77º) 

Sexta feira (10/07) - Lista dos 10 municípios com melhores Índices de Isolamento social do Agreste Meridional - Média estadual - 38,4%

1.Terezinha 49,4% (9º) no Estado

2..Calçado 49,2% (11°)

3.Jupi 47,7% (20º) 

4.Jucati 47,6%(21º)

5 Canhotinho 46,4% (27º)

6.Iati 45,9% (31º)

7.Águas Belas 45,6% (34º)

8.Correntes 44,9% (43º)

9.Palmeirina 43,8% (55º)

10.Saloá 43,8%(57º)

Hélio Doyle desconfia de positivo de Bolsonaro para Covid-19: "ninguém foi contaminado"

Hélio Doyle (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

247 - O jornalista Hélio Doyle foi ao Twitter neste sábado (11) expor sua desconfiança sobre o diagnóstico positivo de Jair Bolsonaro para o novo coronavírus.

Desde que Bolsonaro disse que testou positivo para Covid-19, diversos ministros e pessoas que convivem com ele têm feito testes para a detecção do coronavírus. Nenhum deles foi contaminado, nem mesmo a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

"Ninguém foi contaminado por Bolsonaro, que não usa máscara e fala cuspindo. Nenhum ministro ou assessor, nem mesmo a mulher que presumivelmente dorme com ele. Alguém ainda acredita ele está com a Covid-19? A imprensa vai continuar fingindo? Cadê um médico para se responsabilizar?", questionou Doyle.

Moro espionava PGR para procuradores do Paraná



FERNANDO BRITO · no Tijolaço

A reportagem da Veja que vai amanhã para as bancas agrava um pouco mais a já delicada situação da Força Tarefa da Lava Jato do Paraná, com a suspeita de que os procuradores chefiados por Deltan Dallagnol fizessem escutas clandestinas.

Mas a revista registra algo que vai além de encrencar os procuradores, mas compromete o verdadeiro chefe da Força Tarefa, Sergio Moro, que teria obtido informações dentro da Procuradoria Geral da República e avisado a turma de Deltan que o “chefe” – Augusto Aras – estava (como é seu papel)interessado em saber da “face oculta” da Lava Jato.

Um alerta enviado pelo próprio Moro a integrantes do MP paranaense reforçou a suspeita. “O chefe de vocês está indo pra cima”, alertou o ex-juiz em uma mensagem a um dos procuradores da Lava-Jato.
É evidente que um ministro da Justiça não pode fazer o papel de “araponga” que vigia o Procurador Geral da República e avisa aos procuradores que são objeto de uma investigação funcional.

Moro, entretanto, continuou, como Ministro, a ter a relação de cumplicidade que tinha com a Força Tarefa que teve em seus tempos de juiz, abandonando, por evidente, a sua obrigação de imparcialidade.

A decretação da suspeição de Moro, que o STF deve analisar em setembro, está sólida. Se não acontecer é que, também ao ser julgada, ela leva em conta o interesse político.

Vale-tudo: Lava Jato vaza delação contra Toffoli como represália pela ‘quebra de sigilo’ da operação


Após a decisão do presidente do STF, Antonio Dias Toffoli, que determinou a Lava Jato a compartilhar dados com a PGR, o site Vortex, que opera como ‘assessoria de imprensa’ da Lava Jato, publicou um suposto vazamento de uma delação contra o presidente do STF

FBI e Deltan Dallagnol (Foto: Reuters | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
247 - Deltan Dallagnol e a Lava Jato demonstraram contrariedade com a decisão do STF em determinar o compartilhamento de informações da operação com a PGR e partiram para um vale-tudo digno de filmes de máfia: vazaram uma suposta delação contra o presidente da mais alta corte brasileira.
A reportagem do site DCM destaca que “com um incrível timing, o site publicou uma matéria com o título “OAS bancou reforma na casa de Toffoli, registra planilha da empreiteira” e outra, “Odebrecht fez pagamentos a Toffoli quando ele era advogado-Geral da União, disse Marcelo Odebrecht à PGR”.”

A matéria ainda informa que “em outra matéria, o site cita uma suposta “captura política da PGR”. As matérias foram publicadas poucas horas depois do vazamento da abertura de inquérito contra a irmã do presidente do STF. O site é comandado por Diego Escosteguy, lavajatista que antecipou a condução coercitiva de Lula.”

Acossada pelo bolsonarismo, Globo acena bandeira branca ao PT e diz que "é hora de perdoar" o partido

Lula, William Bonner e Renata Vasconcellos (Foto: Brasil247 | Reprodução)


247 – O jornal O Globo, dos irmãos Marinho, enviou neste sábado uma proposta de paz ao Partido dos Trabalhadores, alvo de uma perseguição midiática e judicial liderada pelo grupo nos últimos anos, que promoveu um golpe de estado em 2016, contra a ex-presidente Dilma Rousseff, e uma eleição presidencial manipulada em 2018, uma vez que os direitos políticos do ex-presidente Lula foram artificialmente subtraídos por um processo de lawfare.

A bandeira branca partiu do jornalista Ascânio Sêleme, que já dirigiu o jornal e hoje é um de seus principais articulistas, na coluna "É hora de perdoar o PT", em que ele argumenta que o partido já foi punido com o impeachment de Dilma e a prisão de seus principais líderes. No artigo, Ascânio argumenta que é preciso reconhecer que 30% dos eleitores brasileiros são de esquerda e que o PT é a principal força político-partidária deste campo.

O aceno de paz, no entanto, não envolve ainda nenhum tipo de autocrítica da Globo por seu papel no golpe de estado de 2016, que abriu espaço para a ascensão do bolsonarismo – fenômeno que hoje ameaça o grupo de comunicação. Desde que chegou ao poder, Jair Bolsonaro tem adotado postura hostil à mídia tradicional e tem estimulado o crescimento de grupos rivais, como a CNN, aparentemente ligada ao empresário Edir Macedo.

Em seu texto, o colunista do Globo também argumenta que não faz sentido isolar o PT, dada a sua expressividade na sociedade brasileira. "Este agrupamento político, talvez o mais forte e sustentável da história partidária brasileira, tem que ser readmitido no debate nacional. Passou da hora de os petistas serem reintegrados", diz ele, que não menciona a devolução dos direitos políticos de Lula. Ascânio também afirma que "o ódio ao PT não faz mais sentido".

Foi este ódio, semeado pela Globo e outros meios de comunicação, que degenerou no bolsonarismo, um fenômeno que envergonha o Brasil aos olhos do mundo e que ameaça a própria Globo.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Angelim e a Covid 19 : Angelim registrou alta significativa no Isolamento Social


O município de Angelim tem agora  um total 46 casos de Covid19 confirmados.

Registrando um total de 35 curados clinicamente e 08 se encontram em insolamento em suas residências com sintomas leves da doença e 02 casos em internamento hospitalar na unidade de Covid 19 municipal.

O índice de Isolamento Social de Angelim, alcançado foi de 46,2% (25º) 


Quinta feira (09/07) - Lista dos 10 municípios com melhores Índices de Isolamento social do Agreste Meridional - Média estadual - 40,6%


1.Terezinha 53,4% (2º) no Estado


2..Correntes 48,8% (14°)


3.Paranatama 47,2% (21º) 


4.Angelim 46,2%(25º)


5 Iati 45,6% (30º)


6.Jucati 45,6% (31º)


7.Canhotinho 45,1% (41º)


8.Jupi 45,0% (43º)


9.Itaíba 44,2% (49º)


10.São Bento do Una 43,2%(65º)

Globo sugere que Bolsonaro irá nomear Noronha para o STF, após prisão domiciliar para Queiroz

FacebookTwitterWhatsAppTelegramMessengerReddit

Do Blog de Esmael

Os veículos de comunicação do Grupo Globo, com sua força total, têm disseminado que o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, será agraciado com uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) após sua decisão que beneficiou o ex-assessor Fabrício de Queiroz.

Queiroz estava preso desde 18 de junho em decorrência de uma operação do Ministério Público do Rio, que investiga as rachadinhas na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), no período que o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) era deputado estadual. Fabrício Queiroz era funcionário do filho do presidente da República.

Segundo a Globo, o ministro do STJ agradou o Palácio do Planalto em decisões como a que mandou para prisão domiciliar Fabrício Queiroz e a mulher dele Márcia Aguiar. A empresa dos Marinho associa a concessão parcial do habeas corpus ao fato de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estar perto de fazer duas indicações ao Supremo até 2022.

“Noronha é visto como um ministro que agrada ao Planalto em diferentes temas, como a decisão que desobrigou Bolsonaro de exibir exames de saúde, em maio, e a decisão de ontem, que mandou para prisão domiciliar Fabrício Queiroz e Marcia Aguiar, casal que, pela proximidade com a família Bolsonaro, preocupa o governo”, escreveu Andréia Sadi, uma das “moscas brancas” na Globo.

Em novembro próximo, Bolsonaro poderá indicar o substituto do ministro Celso de Mello. O decano completará 75 anos e terá aposentadoria compulsória nessa data.

No ano quem será a vez de Marco Aurélio Mello vestir o pijama e ceder o lugar para outro indicado pelo presidente da República.

Pesquisa aponta disputa polarizada entre Covas e Russomano em São Paulo

Bruno Covas e Celso Russomanno (Foto: GOVSP | Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)


247 - Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta que o atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) , está tecnicamente empatado com o deputado federal Celso Russomano (Republicanos) na corrida eleitoral pela prefeitura. Segundo a pesquisa, que ouviu com 1.200 eleitores entre os dias 4 e 8 de julho, Covas registra 22,8% das intenções de voto, contra 20% dos que dizem preferir Russomano. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Covas também lidera na preferência espontânea do eleitorado, com 22,6%, contra 18,3%de Russomano.

Em seguida, aparecem o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (MDB), com 10,4% das intenções de voto, o ex-governador Márcio França (PSB), com 7,7% e a ex-prefeita Marta Suplicy (Solidariedade), com 6,9%. 

Já o líder do MTST, Guilherme Boulos (PSOL), registra 5,7% da preferência do eleitorado, à frente de Andrea Matarazzo (PSD), com 3,6%, e do deputado estadual Arthur do Val (Patriota), com 2,8%. Ainda conforme a pesquisa, Jilmar Tato (PT) tem 1,9% das intenções de voto e Joice Hasselmann (PSL) 1,3%. 


Já Orlando Silva (PCdoB) e Filipe Sabará (Novo) aparecem com 0,6% e 0,5%, Outros 11,5% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos nomes que aparecem na lista e 4,5% disseram que não sabem em que votariam.

Dois membros do MBL são presos em operação contra lavagem de dinheiro em São Paulo

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil | Divulgação Polícia Civil)

247 - Dois integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) foram presos na manhã desta sexta-feira (10) em uma operação realizada pela Polícia Civil, Ministério Público Estadual e Receita Federal. Eles são investigados pelo desvio de mais de R$ 400 milhões de empresas, segundo a polícia. De acordo com o MP, os presos são investigados por lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio.

O MBL foi fundado em 2014 com o objetivo de criar mobilizações para o golpe contra a presidente Dilma Roussef. Assumindo-se como grupo de direita, o MBL tornou-se uma organização política com objetivo de eleger seus principais líderes. O mais conhecido deles, Kim Kataguiri, elegeu-se deputado federal. O grupo apoiou Jair Bolsonaro nas eleições de 2018, mas rompeu com ele no fim de 2019.

São cumpridos seis mandados de buscas e apreensão e dois de prisão na cidade de São Paulo e em Bragança Paulista, no interior do estado. Um dos mandados de busca ocorre na sede do MBL.


A operação chamada de "Juno Moneta" faz referência ao antigo templo romano onde as moedas romanas eram cunhadas.

Cerca de 35 policiais civis do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE) e 16 viaturas participam da operação.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Angelim e a Covid 19 : Angelim registrou hoje o primeiro óbito causado pela doença



O município de Angelim registrou hoje o primeiro óbito causado pelo Covid 19.

A vitima trata-se de uma pessoa do sexo feminino com 77 anos de idade, residente na cidade. que teve problemas respiratórios e foi atendida inicialmente no Hospital municipal e depois transferida para o Dom Moura onde veio a óbito, foi enterrada na cidade de São João.

Com esse óbito confirmado da doença, agora o município tem um total 46 casos de Covid19 confirmados.

Registrando um total de 35 curados clinicamente e 09 se encontram em insolamento em suas residências com sintomas leves da doença e 01 caso em internamento hospitalar na unidade de Covid 19 municipal além de 01 óbito.

Angelim e a Covid 19 : Angelim registrou hoje mais 01 caso da doença



O município de Angelim registrou hoje mais 01 caso da doença, e agora te, um total 45 casos de Covid19 confirmados.
Registrando um total de 35 curados clinicamente e 09 se encontram em insolamento em suas residências com sintomas leves da doença e 01 caso em internamento hospitalar na unidade de Covid 19  municipal.


O índice de Isolamento Social de Angelim, alcançado foi de 40,0% (110º) 

Segunda feira (08/07) - Lista dos 10 municípios com melhores Índices de Isolamento social do Agreste Meridional - Média estadual - 39,1%

1.Terezinha 53,8% (2º) no Estado

2..Calçado 47,8% (11°)

3.Itaíba 47,7% (12º) 

4.Iati 46,6%(18º)

5 Brejão 45,7% (27º)

6.Jucati 44,7% (36º)

7.Correntes 44,6% (37º)

8.Palmeirina 44,0% (46º)

9.Águas Belas 43,6% (51º)

10.Canhotinho 43,5%(52º)

Toffoli determina que Lava Jato compartilhe todos os dados com a PGR


Centrão indica ex-deputado Alex Canziani para o MEC

Do Blog de Esmael
FacebookTwitterWhatsAppTelegramMessengerReddit

O ex-deputado federal Alex Canziani (PTB-PR) é o novo cotado para assumir o Ministério da Educação (MEC). Ele foi indicado ao  presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por parlamentares do Centrão.

Canziani foi deputado federal por cinco mandatos e já presidiu a Frente Parlamentar de Educação na Câmara. Em 2018, ele disputou uma vaga ao Senado, mas não conseguiu se eleger.

Se confirmado, o ex-deputado paranaense será o quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro. O primeiro, Ricardo Vélez Rodríguez, permaneceu pouco mais de três meses no posto; o segundo, Abraham Weintraub, 14 meses; e o terceiro, Carlos Alberto Decotelli, apenas cinco dias.

Além de Canziani, também estão cotados para cargo Anderson Correia (reitor do ITA), Milton Ribeiro (ex-vice-reitor da Universidade Mackenzie) e o deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO).

O MEC está sem ministro desde o dia 18 de junho.

CNJ quer saber de onde juíza Gabriela Hardt tirou R$ 500 milhões oferecidos ao governo para combate ao coronavírus

Gabriela Hardt (Foto: Enéas Gomez/Divulgação)


247 - O corregedor-geral de Justiça, ministro Humberto Martins, deu prazo de 15 dias para a juíza Gabriela Hardt explicar a origem da oferta de R$ 500 milhões oferecidos ao governo em nome da Operação Lava Jato para combate ao coronavírus. A magistrada ficou conhecida pela decisão “copia e cola” contra o ex-presidente Lula ao substituir Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR).

A oferta do dinheiro cumpre uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), assinada pelo presidente do órgão, ministro Dias Toffoli. A decisão prioriza a destinação de recursos de multas ao combate à pandemia do coronavírus. 

Segundo o Jornal Nacional, a resolução apontou que "os tribunais deverão disciplinar a destinação dos recursos provenientes do cumprimento de pena de prestação pecuniária, transação penal e suspensão condicional do processo nas ações criminais, priorizando a aquisição de materiais e equipamentos médicos necessários ao combate da pandemia Covid-19, a serem utilizados pelos profissionais da saúde".

O ministro Humberto Martins quer saber, no entanto, qual a origem dos recursos oferecidos.

Provas do Enem serão em janeiro e fevereiro de 2021


Do G1

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021, anunciou o Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8).
Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o novo cronograma do Enem prevê:
  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março
O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, durante coletiva de imprensa, em Brasília.
A nova data foi definida mais de quatro meses após a suspensão das aulas presenciais e fechamentos das escolas em todo o Brasil por causa da disseminação do coronavírus.
"Entendemos que essa decisão não seja perfeita e maravilhosa para todos", afirmou Vogel. "Mas buscamos uma decisão técnica, que melhor se adequava para todos."
Segundo o MEC, a data não prejudicará o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre de 2021.
"Se a gente deixasse para maio do ano que vem, os ingressos [nas faculdades] seriam somente no segundo semestre do ano que vem", justificou Vogel, afirmando que a definição da data do Enem traz uma "reação em cadeia" em relação a processos e programas como Sisu, Prouni, Fies e as matrículas públilcas e privadas no ensino superior.
O secretário-executivo do MEC também afirmou que um segundo Sistema de Seleção Unificada, Sisu, poderá ser aplicado em 2021.

Compromisso com a Lava Jato dá curto circuito na mídia nacional


Por Ricardo Amaral e José Chrispiniano*

Raros textos são tão reveladores da má consciência da mídia sobre seu papel na farsa jurídica da Lava Jato quanto o artigo de Eliane Cantanhêde (“Nem heróis nem vilões”) no Estadão deste domingo. Em busca de uma imparcialidade tardia, o texto reflete o dilema atual do jornalismo brasileiro: como descartar, sem maior prejuízo de credibilidade, os “heróis” que ela criou ao longo de uma cobertura parcial e politicamente direcionada. E como dar essa guinada sem fazer justiça ao “vilão” Luiz Inácio Lula da Silva.

O artigo concede que José Genoíno foi condenado no mensalão “talvez exageradamente” e admite que haveria “alguns excessos” na sentença do tríplex contra Lula. Mas abordar dois notórios erros judiciais com a naturalidade de um passeio pelo jardim não é exatamente uma correção de rumo. É seguir sancionando a instrumentalização do Judiciário e do Ministério Público como arma de disputa política, como fez nossa imprensa com a Lava Jato do começo ao fim, que agora parece necessário e inexorável.

A cobertura da Lava Jato entrou em curto-circuito junto com a operação em si porque nem uma nem outra se sustentam em fatos e provas, mas na simbiose típica dos julgamentos midiáticos. Nesta semana em que se comprovou a relação indecente e ilegal da força-tarefa com o FBI, Deltan Dallagnol ganhou mais tempo para se defender no Jornal Nacional que os advogados de Lula ao longo de cinco anos. Não custa lembrar: de janeiro a agosto de 2016, o JN somou 13 horas de noticiário negativo contra Lula, preparando a denúncia do powerpoint que hoje se volta contra Dallangnol.

O tratamento editorial abusivamente desequilibrado da Globo ditou a cobertura da mídia e de seus colunistas, que hoje se agarram nas “provas robustas”, jamais exibidas, do caso Atibaia. Da mesma forma que na desmoralizada ação do tríplex, também neste processo Lula foi condenado por “atos indeterminados”. E a prova mais “robusta” dos fatos é um laudo técnico, ignorado por Sergio Moro e censurado pela Globo, mostrando que foi depositada para um executivo da Odebrecht, e não para “obras no sítio”, a tal transferência de R$ 700 mil incluída na sentença.

O reconhecimento da farsa judicial contra Lula não é, portanto, uma questão de “simpatia” pelo ex-presidente ou pelo PT, por parte de um procurador-geral indicado por Jair Bolsonaro, muito menos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, como propõe o artigo. É uma imposição de justiça, diante da qual autores e cúmplices não imaginavam ter de prestar contas tão cedo. Uma questão objetiva, a ser examinada à luz da lei por instituições que, por definição, têm de preservá-la e preservar-se acima de circunstâncias políticas.

É tão fácil quanto fútil afirmar que o PT, Lula ou quem quer que seja “demoniza” a Lava Jato, sem enfrentar objetivamente a suspeição de Moro e a dos procuradores, como sustenta a defesa do ex-presidente em dois pedidos de habeas corpus que tramitam no STF. Ninguém foi mais demonizado neste país do que Lula, seu partido e sua família, por uma imprensa que erigiu falsos heróis e agora se vê na contingência de descartá-los, como fez com Aécio Neves e Eduardo Cunha quando perderam utilidade.

O dilema da mídia – e dos interesses que vocaliza – é lançar fora o veneno da Lava Jato preservando seu principal efeito, que foi a proscrição política de Lula. E, se possível, reconstruir o mito Sergio Moro, o que exige falsificar duas vezes a história. Em primeiro lugar, a Lava Jato não combateu a impunidade: negociou-a no balcão das delações que premiaram 99% dos acusados. E foi com a cobertura da mídia que Sergio Moro “fez a diferença”, demonizou Lula, o PT e a própria política, abrindo o caminho para Jair Bolsonaro, o filho que agora rejeitam.

(*) Ricardo Amaral e José Chrispiniano são jornalistas. Artigo reproduzido da Rede Brasil Atual.

João Paulo ameaça reeleição de Lupércio

Se as eleições para prefeito de Olinda fossem hoje, a disputa se daria num segundo turno entre o prefeito Lupércio (SD) e o ex-prefeito do Recife, deputado estadual João Paulo (PCdoB). É o que aponta a pesquisa do Instituto Potencial feita com exclusividade para este blog. Lupércio aparece na dianteira com 34% das intenções de voto, mas João Paulo vem em segundo com um percentual considerável, de 21%. Antônio Campos (PRTB), que disputou a eleição passada indo ao segundo turno com Lupércio, pontua 2%, mesmo percentual de Pedro Mendes (PSB) e Gustavo Rosas (PROS). Presidente da Câmara, o vereador Jorge Pontual (PSL) tem apenas 1%.

Armando Sérgio, do Avante, Celso Muniz, do MDB, e Júnior Lenine, do Psol, não pontuaram. Brancos e nulos somam 17% e 21% disseram não quiseram responder ou afirmaram não saber responder. Na sondagem espontânea, na qual o entrevistado tem que informar o candidato da sua preferência sem o auxílio da lista com todos os nomes dos candidatos, o prefeito também lidera, mas cai para 25%, enquanto João Paulo vem em segundo com 12%. Antônio Campos, Gustavo Rosas e Pedro Mendes foram citados por 1%. Dos entrevistados, 48% disseram que não sabiam responder ou se recusaram a responder, enquanto 13% disseram que anulariam o voto.
Foram ouvidos por telefone 600 eleitores de Olinda entre os dias 4 e 8 deste mês. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o protocolo de número 04565/2020. A metodologia adotada foi a de pesquisa quantitativa, com entrevistas pessoais telefônicas junto aos eleitores com 16 anos ou mais, conduzidas mediante aplicação de questionário estruturado, elaborado especificamente para este estudo. A amostra foi segmentada por cotas de sexo e faixa etária baseada nas informações do TSE - TRE/PE, de forma representativa do universo em estudo (eleitores de Olinda), num total de 600 entrevistas, distribuídas proporcionalmente pelas Regiões Político-Administrativas definidas oficialmente pela prefeitura.
GESTÕES
O Potencial também sondou por telefone os entrevistados sobre o nível de satisfação das administrações municipal, estadual e federal. Entre os níveis, o Governo Paulo Câmara é o mais aprovado, com 52% de ótimo e bom e 43% de desaprovação. Já a gestão do prefeito Lupércio é aprovada por 46% e rejeitada por iguais 46%, enquanto o Governo Bolsonaro é reprovado por 68% dos entrevistados e aprovado por apenas 30%.

Milícia digital implodida pelo Facebook é chefiada por Carlos Bolsonaro e deve ser investigada pela CPI e pelo STF


Flávio, Jair, Eduardo e Carlos Bolsonaro (Foto: Reuters | Roberto Jayme/Ascom/TSE)

(Reuters) - O Facebook suspendeu nesta quarta-feira uma rede de contas na rede social que a empresa disse ter sido usada para espalhar mensagens políticas de desinformação por assessores do presidente Jair Bolsonaro e de dois de seus filhos.

A empresa afirmou que, apesar dos esforços para disfarçar quem estava por trás da atividade, foram encontrados vínculos com as equipes de dois parlamentares, assim como de assessores do presidente e de seus filhos Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que é deputado federal, e Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), que é senador.


Nathaniel Gleicher, chefe da política de segurança cibernética do Facebook, disse que as contas foram removidas por usarem perfis falsos e outros tipos de “comportamento não-autêntico coordenado”, o que viola as regras da companhia.

Ele disse que não há evidências de que os próprios políticos tenham operado as contas. “O que podemos provar é que os funcionários desses gabinetes estão envolvidos em nossas plataformas nesse tipo de comportamento”, disse ele à Reuters antes do anúncio oficial da empresa.

Procurado pela Reuters, o Palácio do Planalto não respondeu de imediato a pedido de comentários.


Flávio Bolsonaro disse em nota que o governo Bolsonaro foi eleito com forte apoio popular nas ruas e nas redes sociais e, por isso, é possível encontrar milhares de perfis de apoio.

“Até onde se sabe, todos eles são livres e independentes”, disse a nota, acrescentando que, pelo relatório do Facebook, “é impossível avaliar que tipo de perfil foi banido e se a plataforma ultrapassou ou não os limites da censura”.

As alegações do Facebook se somam à atual crise política no Brasil, onde apoiadores de Bolsonaro e filhos do presidente têm sido acusados de realizar campanhas online coordenadas para atacar adversários políticos do presidente.

As acusações estão sendo abordadas em uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito no Congresso, a CPMI das Fake News, e também são alvo de uma investigação separada do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre ataques ao Judiciário, que já resultou em operações policiais de busca e apreensão em casas e escritórios de aliados de Bolsonaro.

O presidente, que também é alvo de críticas pela resposta do governo federal à pandemia de coronavírus, disse que a investigação do STF é inconstitucional e pode resultar em censura no Brasil, ao restringir o que as pessoas podem dizer nas redes sociais.

O Facebook está sob crescente pressão nas últimas semanas para policiar melhor como os grupos políticos usam sua plataforma. Centenas de anunciantes aderiram a um boicote destinado a forçar a empresa a bloquear o discurso de ódio, e vários funcionários saíram no mês passado devido à decisão do CEO, Mark Zuckerberg, de não questionar posts inflamatórios de Trump.

O Facebook também suspendeu outras três redes de desinformação nesta quarta-feira, incluindo uma que atribuiu a Roger Stone, um amigo de longa data e conselheiro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

No caso do Brasil, Gleicher disse que sua equipe identificou e suspendeu mais de 80 contas no Facebook e em seu site de compartilhamento de fotos, o Instagram, como parte da rede de desinformação. As contas acumulavam 1,8 milhão de seguidores, disse ele, e algumas datam de 2018.

Pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Forense Digital do centro de estudos Atlantic Council, que passaram uma semana analisando a atividade identificada pelo Facebook, disseram ter encontrado cinco assessores políticos atuais e do passado que registraram e operaram as contas.

Algumas dessas contas se passavam falsamente por pessoas e veículos de comunicação para espalhar “visões hiperpartidárias” de apoio a Bolsonaro e atacar seus críticos, disse a pesquisadora Luiza Bandeira. Entre os alvos estavam parlamentares da oposição, ex-ministros e membros do STF.

Mais recentemente, as contas também apoiaram as alegações de Bolsonaro de que os riscos da pandemia de coronavírus são exagerados. A doença já matou mais de 66.000 pessoas no Brasil, e o próprio Bolsonaro teve exame positivo nesta semana.

“Sabemos há muito tempo que, quando as pessoas discordam de Bolsonaro, são alvo dessa máquina que usa a desinformação online para ironizá-las e desacreditá-las”, disse Bandeira. “Então, saber agora que parte desses ataques vem de pessoas diretamente relacionadas à família Bolsonaro, isso explica muito.

terça-feira, 7 de julho de 2020

Angelim e a Covid 19 : Angelim registra agora uma estabilidade nos casos da doença


O município de Angelim registra um total 44 casos de Covid19 confirmados.
Registrando um total de 34 curados clinicamente e 10 se encontram em insolamento em suas residências com sintomas leves da doença e nenhum em internamento hospitalar.

O índice de Isolamento Social foi muito baixo, alcançando 38,7% (147º) 

Segunda feira (06/07) - Lista dos 10 municípios com melhores Índices de Isolamento social do Agreste Meridional - Média estadual - 41,1%


1.Terezinha 53,2% (3º) no Estado

2.Itaíba 51,0% (5°)

3.Jucati 49,1%  (9º) 

4.Correntes 48,6%(11º)

5.Calçado 45,9% (28º)

6.Brejão 45,6% (34º)

7.Canhotinho 43,9% (51º)

8.Saloá 43,7% (52º)

9.Iati 43,2% (61º)

10.São Bento do Una 43,0%(64º)

A Desfaçatez de Temer

A ex presidente Dilma Roussef, criticou o seu ex vice presidente Michel Temer, a quem xingou de Cara de pau, por defender a permanecia de Bolsonaro no poder.

Abaixo, leia a íntegra da nota de Dilma Rousseff:

A DESFAÇATEZ DE TEMER

Ao defender a permanência de Bolsonaro, artífice do golpe de 2016 revela cara de pau e despudor

Uma elite oligárquica que não tem limites para realizar seus interesses – de milícias assassinas ao próprio governo Bolsonaro – produz, também, a desfaçatez ou, em termos populares, a cara de pau, a falta de vergonha na cara.

Michel Temer, um dos artífices do golpe, e do impeachment fraudulento, porque sem crime de responsabilidade, com inegável despudor diz que “o impeachment não pode virar moda” e, por isso, Bolsonaro deve ficar.

É o mesmo personagem de seguidos sincericídios nos quais reconheceu que houve golpe em 2016 e, com a mesma desfaçatez de agora, diz que “não queria e não participou”.



Mas a diferença é que, agora, os pedidos de impeachment contra Bolsonaro não têm a marca e o caráter golpistas, já que se lastreiam em crimes de responsabilidade reais.

DILMA ROUSSEFF

Cada vez mais candidato e menos juiz, Moro enterra Lava Jato

Helena Chagas No Blog Os Divergentes
Sergio Moro - Foto Orlando Brito

O ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro entrou de cabeça neste fim de semana, em seguidas entrevistas, na defesa do que resta da Lava Jato. A PGR começou a questionar procedimentos de Curitiba durante a operação, que vão da inclusão de nomes “camuflados” de políticos em denúncias a suspeitas de uma colaboração informal e não autorizada com o FBI, passando por supostas tentativas de investigar autoridades do STF sigilosamente. Moro sabe que, se a Lava Jato for desmoralizada em função de seus métodos, perderá seu principal legado. O que o ex-ministro parece não saber é que, quanto mais entra nesse debate, mais político e menos juiz vai se tornando – o que pode ser muito ruim para ele e para a Lava Jato.


Por mais paradoxal que pareça, se Moro quisesse defender a Lava Jato, deveria, ao contrário, tentar despolitizá-la. Do contrário, ficará tudo resumido a uma briga de facções políticas – como, aliás, já está acontecendo.
Lula perante Moro

O ex-juiz pisou numa casca de banana neste domingo, na Globonews, quando se referiu à audiência de interrogatório do ex-presidente Lula como um “ringue com Lula”. É inadmissível, pelos padrões jurídicos, considerar normal que um juiz se refira a um procedimento que executou junto a um réu como a um “ringue”. Mesmo que o juiz não seja mais juiz, e seja agora um pré-candidato à presidência da República que quer polarizar com aquele que condenou.

STF VAI JULGAR IMPARCIALIDADE DE MORO

Só que as coisas não são tão simples. Moro só chegou onde chegou em função de seu trabalho como juiz da Lava Jato. Quando ele mesmo politiza suas ações naquela época abre um enorme flanco aos questionamentos judiciais à sua imparcialidade. Quando o STF retomar o julgamento de um recurso apresentado pela defesa de Lula alegando parcialidade na condenação do ex-presidente, não terá mais, do outro lado da ação, um juiz. E nem um ministro de Estado. Terá um candidato a candidato a presidente – e será muito difícil passar a ideia de que a Suprema Corte do país acredita em sua parcialidade, ainda que passada.
José Serra – Foto: Orlando Brito

É assim que pensa boa parte dos políticos de Brasília, que assustaram-se na semana passada com aquele que pode ser o suspiro final da Lava Jato contra o establishment, a operação contra o ex-governador e senador José Serra. Foi, na interpretação geral, uma maneira de a Lava Jato tentar mostrar que não morreu, e muita gente voltou a ficar sem dormir na capital, com medo de a campainha tocar de madrugada. Por isso, a estratégia desses políticos é botar lenha na fogueira da politização, que pode beneficiar muita gente mais além de Lula.

Assim devem ser lidas as palavras simpáticas do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a respeito de Moro, na mesma Globonews. Além de elogiar sua atuação no Ministério da Justiça, Maia jogou uma pitada de politização no confronto entre PGR e Lava jato e, sobretudo, salgou Moro, considerando-o um candidato “fortíssimo” em 2022, “com muitas chances de chegar ao segundo turno”. Na hora em que seu personagem maior vira um “candidato fortíssimo”a presidente, a Lava Jato acabou de vez.

Engenheiro bolsonarista que atacou fiscal diz que “sofre ameaças” e “está com medo”

(Foto: Reprodução)

247 - O engenheiro flagrado pela reportagem do Fantástico, da TV Globo, no último domingo (5) questionando a atuação da equipe da Vigilância Sanitária e atacando o superintendente de educação e projetos do órgão, Flávio Graça, em bar da Barra da Tijuca, no Rio, relatou estar sofrendo ameaças e negou ter agredido alguém.


"Estamos hoje com medo da nossa integridade física. Desde o momento em que a reportagem foi ao ar as pessoas na internet começaram a nos ameaçar. Há 24 horas não dormimos, não comemos e só bebemos água. Estamos apavorados com tudo isso", disse ele, que pediu para não ter o nome revelado, ao jornal Extra.

Sua esposa Nívea del Maestro, que aparece no vídeo dando uma carteirada no fiscal, foi demitida da empresa em que trabalha nesta segunda-feira (6). 


Em suas redes sociais que foram apagadas após o episódio, o casal mostra simpatia e apoio a Jair Bolsonaro.

Após dez dias de isolamento rígido, Caruaru e Bezerros retornam para 2ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-1

A partir da próxima segunda-feira (06/07), os municípios de Caruaru e Bezerros, ambos no Agreste, retornam para a 2ª etapa do Plano de Convivência com a Covid-19 de Pernambuco. Depois de dez dias cumprindo isolamento social rígido - por determinação do Governo do Estado, as duas cidades registraram redução no número de casos graves de SRAG. Dessa forma, além do funcionamento dos serviços essenciais, da construção civil (com 50% da capacidade) e do segmento industrial, será permitido o retorno do comércio atacadista.

Nos dez dias de restrições mais rígidas, o Governo de Pernambuco realizou uma reforço nas ações de fiscalização, de apoio social e de estruturação da rede pública de saúde voltado para o enfrentamento à Covid-19. Essas medidas permitiram a ampliação do isolamento social, a sensibilização o cumprimento de etiquetas de higiene e cuidado pessoal e capacidade de atendimento aos pacientes que precisam de tratamento.

Ao longo dos dez dias de isolamento rígido, o Governo de Pernambuco enviou para o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, mais 20 respiradores, que estão possibilitando a abertura de novas vagas de terapia intensiva na unidade. Já para Bezerros, foram encaminhados, após assinatura de termo de cessão, cinco respiradores, cinco monitores multiparamétricos e cinco camas hospitalares, que estão proporcionando a abertura de 10 novos leitos exclusivos para o tratamento de pacientes com Covid-19 na cidade. A IV Gerência Regional de Saúde já conta com 143 leitos dedicados à Covid-19, sendo 78 de UTI e 79 de enfermaria, 

Além de respiradores, o também foram encaminhados, mais de 85 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as secretarias de Saúde dos dois municípios. Entre os itens, foram entregues máscaras cirúrgicas (70 mil); máscaras do tipo N95 (14 mil), que são indicadas para uso de profissionais que estão em contato direto com os pacientes em procedimentos com risco de geração de aerossol; protetores faciais (1.400) e óculos de proteção (210). 

A Operação Quarentena, coordenada pela Secretaria de Defesa Social (SDS), chegou a colocar 593 profissionais nas ruas dos dois municípios. Foram mais de 3,5 mil postos ativados nas duas cidades, entre policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, além de profissionais de órgãos parceiros, como Detran, Procon, IPEM, guardas municipais e agentes municipais de Saúde. 

Esse efetivo abordou mais de 1.400 veículos e orientou cerca de sete mil pessoas, além de terem fiscalizado mais de 3.5 mil estabelecimentos comerciais. Além dos pontos de bloqueio, cerca de 40 ações de choque de ordem são colocadas em práticas, por dia, em parques, feiras, bancos, pontos de ônibus e áreas comerciais.

Também foram distribuídas 12.300 máscaras de pano e aferida temperatura da 13 mil pessoas. As máscaras foram compradas pela Agência de Desenvolvimento AD Diper do polo de confecções do Agreste. Todos servidores e voluntários utilizaram equipamento de proteção individual composto de máscara, protetor facial, avental e luvas. Ainda foi realizado um trabalho de mobilização com o objetivo alertar as pessoas sobre a necessidade do isolamento social e dos cuidados que todos devem ter, em especial, no período de quarentena rígida.

Como resultado dessas restrições, o município de Caruaru conseguiu sair de um índice médio de isolamento social de 35%, chegando a atingir 50.2%. Já Bezerros, que mantinha um distanciamento médio de 32% na pré-quarentena, chegou a atingir 41%. O índice é medido pela empresa de georreferenciamento Inloco.

Com o retorno de Caruaru e Bezerros para a etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, todos os municípios que compõem a Microrregião de Saúde II agora estão no mesmo estágio. A partir desta segunda-feira, entram na etapa 5 todas as cidades da Macrorregião I, incluindo a região de Palmares. Entre alguns dos municípios que avançarão para a 5ª etapa estão Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife; Limoeiro, Goiana, Carpina e Bom Jardim, na Zona da Mata Norte. Já as macrorregiões III e IV seguem na etapa 4.

Deltan Dallagnol desafia Aras e diz que ele não pode ter acesso a dados da Lava Jato, compartilhados com o FBI

Deltan Dallagnol e Augusto Aras (Foto: ABr | Roberto Jayme/ Ascom /TSE)



247 – O procurador Deltan Dallagnol, que chefia a força-tarefa da Lava Jato e vem sendo acossado por diversas investigações no Conselho Nacional do Ministério Público, bem como pela denúncia de que trabalhou em parceria com o FBI, polícia dos Estados Unidos, contra os interesses de empresas brasileiras, decidiu desafiar o procurador-geral da República, Augusto Aras. 

Em entrevista à Folha de S. Paulo, concedida ao jornalista Felipe Bachtold, ele afirmou que não irá compartilhar com Aras dados da Lava Jato. “Quando as informações são sigilosas, há regras para o acesso”, disse Dallagnol, que pediu para falar ao jornal e estabeleceu as regras. A entrevista se deu por email.

"O acesso pela PGR só é legítimo nos termos das leis e decisões judiciais. Foi nesses termos que compartilhamos informações e provas dezenas de vezes nos últimos anos com a PGR e vários órgãos, mas nunca houve um pedido de acesso indiscriminado como agora", afirmou ainda Deltan, que comparou Aras a um banqueiro – o que seria também um gesto de clara insubordinação.


"Do mesmo modo, o chefe da Receita Federal não tem o direito de ver o Imposto de Renda de um certo contribuinte, e o banqueiro não deve acessar os detalhes dos gastos de um correntista, sem justificativa. Quando as informações são sigilosas, há regras para o acesso", declarou.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Bolsonaro está com sintomas de Covid-19

Por Leandro Magalhães, da CNN em Brasília
O presidente Jair Bolsonaro informou, hoje, que está com sintomas de Covid-19.
Bolsonaro disse que está com 38°C de febre e 96% de taxa de oxigenação no sangue, e contou que está tomando hidroxicloroquina. Por causa dos sintomas, a agenda do presidente para o restante da semana está cancelada.
O presidente já fez um teste para Covid-19 no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. O resultado do exame deve sair por volta do meio-dia de amanhã.


Bolsonaro também informou à CNN que fez também uma ressonância magnética dos pulmões. De acordo com o presidente, este exame não identificou problemas.

Moro admite que tratou Lula como adversário num ringue de boxe

(Foto: Brasil247 | Abr)

247 – O ex-juiz Sérgio Moro, que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva numa sentença condenada pelos maiores juristas do Brasil e do mundo, abrindo caminho para a ascensão de Jair Bolsonaro, de quem foi ministro, admitiu que o depoimento de Lula na Lava Jato foi tomado num "ringue" de boxe – o que reforça a suspeita de imparcialidade. A declaração foi concedida em entrevista à Globonews, da Globo, que parece apoiar sua eventual candidatura à presidência da República em 2022. Confira:

A mentira é curta no longa da infâmia

Texto escrito 
Por
 Weiller Diniz no Blog Os Divergêntes

Presidente Jair Bolsonaro - Foto Orlando Brito

A mais tosca série de terror e morte, interpretada por Jair Bolsonaro, foi roteirizada com 9 tomadas para desfocar a democracia: deslegitimar as instituições, encorajar o enfrentamento, polarizar com a esquerda, conspirar contra direitos, terceirizar o fracasso, atacar a imprensa, impulsionar as milícias, sabotar o conhecimento e, como protagonista central, mentir como método. Argumentos nazistas de desconexão da verdade para aderência a realidades virtuais. Na cabeça da medusa, algumas serpentes só foram guilhotinadas depois do pânico com Fabrício Queiroz.

Jair Bolsonaro e Augusto Heleno – Foto Orlando Brito

As locações, agressivas ao feitio do gênero de ação, golpeavam o STF e Congresso, ameaçados com o relançamento do AI-5. Na gravação em frente ao QG do Exército (19/04), o capitão falou em “negociar nada”. Na cena seguinte (3/5) disse ter as forças armadas. Acossado pelo script contra os fãs, bravateou: “acabou, porra” (28/5). Convocou atos, participou e distribuiu vídeo das hienas como ministros do STF. Nos ensaios o general Augusto Heleno, soneca dos 7 anões, obrou uma nota intimidadora (22/5). Não reuniu figurantes para ruptura e reinterpretou a fala.

Os efeitos especiais – explosão de fogos sobre o STF (13/5) – saturaram a turnê golpista. Meia dúzia de extremistas foi trancafiada. Sarah Giromini, orgulhosa no estilo western indigente, personificava o estímulo ao conflito e posava armada. A pistoleira, que coadjuvou sem brilho em outros papéis, reforçou por 10 dias o casting do presídio. Outros anões radicais foram encarcerados sem estrelato. Roberto Jefferson, salteador preso em temporadas passadas, posou com armas, mas errou o tiro: “A toga não é mais forte que o fuzil”.

No enredo do caos, polarizar com o PT e outros atores comunistas é decorado pela claque. O ponto eletrônico dos produtores sopra os argumentos para infestar as redes sociais, já na trilha da Justiça. “Vamos fuzilar a petralhada”. “Esses marginais vermelhos serão banidos da nossa pátria”. Essa é síntese e origem do ódio ainda no teste eleitoral. A espiral belicista, de evoluir da ação para guerra, foi cancelada e cortado o cenário autoritário.

Conspirar contra as liberdades é mantra. A tirania individual torna-se vilã ao tentar sequestrar conceitos da democracia para se sobrepor ao coletivo. Os déspotas – nazistas, fascistas e franquistas – cometeram atrocidades em nome das liberdades. O compartilhamento de dados das telefônicas e da CHN foram cortados na montagem do STF. A Lei de Acesso às Informações, legenda de transparência e controle público, é alvo recorrente do estilo “noir”, opaco. Até aqui está preservada.

Aumento na devastação de florestas – Foto Mayke Toscano/Gcom-MT

Responsabilizar adversários por malogros é a credencial de todas sessões. Vazamento de óleo no Nordeste é a Venezuela; queimadas na Amazônia ONGs ou do astro Leonardo de Capri; aumento do combustível é o ICMS; violências em atos são de infiltrados; mortes da pandemia, governadores; imagem queimada no mundo é a imprensa mundial de esquerda; desemprego é culpa da OMS. Não faz nada errado, mas ainda assim queria a imunidade preventiva na MP 966. Ela saiu cartaz antes do tempo.

A imprensa foi alvo de 116 ataques em 2019. Em 2020 foram 245 agressões até junho. Uma MP pretendia asfixiar financeiramente os jornais, mas caducou. Outra ação excluía a “Folha de São Paulo” de licitações. Na rotina eis o cômico da liberdade de expressão: “cala boca, não perguntei nada”, “’uma canalhice o que vocês fazem, TV Globo”, “essa imprensa lixo chamada Globo”, “você tem uma cara de homossexual terrível”, “ela queria dar o furo”. Foram 3 agressões do fã clube contra jornalistas e bananas atiradas por um bufão em busca de holofote.

O capitão só dá audiência a serial killers. Carniceiros como Brilhante Ustra, Augusto Pinochet e o Major Curió – facínora do Araguaia – têm tapete vermelho. Outra ribalta da morte, desde a estreia, é a milícia, face mais aterradora do crime. Banalizar o acesso às armas e munições – 10 decretos – é o principal item do roteiro para fortalecer a milícia, que ele propôs legalizar, simulando a candura das chanchadas. O vizinho é acusado de matar Marielle Franco. Adriano da Nóbrega, chefe do escritório do crime, foi condecorado na cadeia pelo filho, que também empregou a mãe e a ex-mulher. Fabrício Queiroz dirigiu a película pornô das ‘rachadinhas’ sob o mecenato de Flávio Bolsonaro. Foi campeão de bilheteria na Alerj. A filha tinha cachês dignos de caça fantasmas no camarim do capitão em Brasília. Queiroz ensaia sair do gênero policial para o musical. Ameaça cantar, como testemunha.
Manifestação do Movimento Stop Bolsonaro em frente ao Congresso – Fotos Orlando Brito

A sabotagem ao conhecimento é da baixa idade média. A repulsa à ciência é eloquente: “gripezinha”, “tá indo embora”, ‘brasileiro não pega nada”, e outros disparates. Prescreveu, ilegalmente, o uso de medicação ineficaz e letal. “Quem é de direita toma cloroquina, quem é de esquerda, tubaína”. Crimes contra a saúde pública embasam pedidos de impeachment. Paulo Freire, educador com estatuetas no mundo, é “energúmeno”. Nas universidades todo dia é sexta-feira 13.

No longa metragem da infâmia, a mentira ocupa a cadeira do diretor. São muitos exemplos: “Kit gay”, “país que mais preserva o meio ambiente”, “as mortes na Itália são invenção da mídia”, “não houve nenhuma medida que demonstre qualquer tipo de apreço nosso ao autoritarismo”, entre outros. A mentira é tão estratégica que bateram no STF para censurar uma CPI, afastar seu presidente e o capitão antecipou o veto à lei contra Fake News antes mesmo do teor final.
Ministra Damares Alves – Foto Wilson Dias, Agência Brasil

O ministério de Damares Alves sonega os números da violência policial. A Saúde queria ocultar os números da Covid e foi enquadrada. A mentira profanou o Diário Oficial. Ele fraudou a realidade 2 vezes. A exoneração de Maurício Valeixo da PF foi publicada com assinatura falsa de Sérgio Moro. O ato foi republicado sem a digital dele. A fuga de Abraham Weintraub foi retificada, retroagindo em 1 dia. Ministros fraudaram dados em seus currículos. O último, da Educação, abusou.

O fracasso de bilheteira do enredo nazifascista obrigou o estúdio a um remake. O canastrão e o elenco queimaram o filme em, pelo menos, 70% das salas de exibição. Na refilmagem, o capitão é um eunuco tutelado. Perdeu as falas autoritárias, as instituições não são mais as vilãs da fita, os figurantes são ignorados e as novas estrelas do estúdio são do centrão. Envergam bolorentos figurinos, egressos do faroeste, fonte única dos monólogos dos malfeitores.

A trilha sonora da queda é estridente, amplificada em dolby de última geração. Ela tem mais versões que o desparecimento de Fabrício Queiroz. Gravando em Bangu, Queiroz vive insone pelo fantasma do “morto não fala”. Seus pesadelos evocam a frase síntese do filme “O sexto sentido”: “eu vejo gente morta”. A morte que atormenta Norman Bates, o psicopata de “Psicose”. O democrata Bolsonaro do momento é um dublê, maquiado pela tática da sobrevivência. Tudo que ele agrediu saiu fortalecido. A mentira tem perna curta e está no foco das instituições.

Rede privada de PE quer volta às aulas em 21 de julho


Diario de Pernambuco

O Sindicato de Escolas Particulares de Pernambuco enviou, na última sexta-feira (3), um pedido para que a Secretaria de Educação do Estado permita a antecipação da volta às aulas nas instituições privadas para 21 de julho, em sistema de rodízio.
A medida está sendo estudada pela pasta. Com os colégios fechados desde o dia 18 de março, os alunos ainda não têm confirmação de quando voltarão às salas, já que no Plano de Convivência, que dita os processos de reaberturas no estado apos quarentena rígida, não há data específica para isso.
O sindicato desenhou um calendário para os alunos. A proposta é que na primeira etapa, em 21 de julho, sejam recebidas as turmas da educação infantil, 1º ano do ensino fundamental e 9º ano do ensino fundamental, além das três séries do ensino médio. A segunda etapa, iniciando em 28 de julho, incluiria turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. A terceira, prevista para 4 de agosto, teria turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental.
Para evitar a proliferação do novo coronavírus, o sindicato aponta que essa reabertura deve ser feita com o número de alunos reduzido. Apenas 50% dos estudantes voltariam às salas nesta primeira fase, enquanto o restante continuaria em casa, tendo aulas remotas. As turmas que estão marcadas para o mesmo dia não compartilhariam os mesmos espaços e teriam horários de chegada e saída diferentes.


A Secretaria de Educação do Estado afirma ter recebido o pedido, assim como tem feito com as propostas de várias entidades, e estudará sua viabilidade. O governo também se mostrou disposto a discutir o plano com o sindicato. 

domingo, 5 de julho de 2020

Caso José Serra desaparece da imprensa brasileira

Polícia Federal e José Serra (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado | ABr)

247 – A imprensa brasileira demonstrou mais uma vez, neste domingo, que protege o senador José Serra (PSDB-SP), que ao lado de sua filha Verônica Serra, foi denunciado por lavagem transnacional de dinheiro, relacionada a desvios milionários nas obras do Rodoanel e recebimento de propinas no exterior. O esquema Serra chegou até a ter uma conta com R$ 40 milhões bloqueada, mas a mídia corporativa parece não se interessar mais pelo tema.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta sexta-feira (3), o ex-governador e atual senador José Serra (PSDB/SP) e sua filha, Verônica Allende Serra, pela prática de lavagem de dinheiro transnacional. Segundo a denúncia oferecida pela Força-Tarefa Lava Jato de São Paulo, José Serra, entre 2006 e 2007, valeu-se de seu cargo e de sua influência política para receber, da Odebrecht, pagamentos indevidos em troca de benefícios relacionados às obras do Rodoanel Sul. Milhões de reais foram pagos pela empreiteira por meio de uma sofisticada rede de offshores no exterior, para que o real beneficiário dos valores não fosse detectado pelos órgãos de controle.

As investigações, conduzidas em desdobramento de outras frentes de trabalho da Lava Jato de SP, demonstraram que José Amaro Pinto Ramos e Verônica Serra constituíram empresas no exterior, ocultando seus nomes, e por meio delas, receberam os pagamentos que a Odebrecht destinou ao então governador de São Paulo. Nesse contexto, realizaram numerosas transferências para dissimular a origem dos valores, e os mantiveram em uma conta offshore controlada, de maneira oculta, por Verônica Serra até o fim de 2014, quando foram transferidos para outra conta de titularidade oculta, na Suíça.

Operação Revoada – Paralelamente à denúncia, a força-tarefa também deflagrou, nesta data, a Operação Revoada para aprofundar as investigações a respeito de outros fatos relacionados a esse mesmo esquema de lavagem de dinheiro em benefício de José Serra. Com autorização da Justiça Federal, oito mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em São Paulo (SP) e no Rio de Janeiro (RJ).

Até agora, a força-tarefa já detectou que, no esquema envolvendo Odebrecht e José Serra, podem ter sido lavados dezenas de milhões de reais ao longo dos últimos anos. Com as provas coletadas até o momento, o MPF obteve autorização na Justiça Federal para o bloqueio de cerca de R$ 40 milhões em uma conta na Suíça.

Em um momento de incertezas, a Força-Tarefa Lava Jato de São Paulo reafirma seu compromisso com um trabalho técnico, isento e sereno. As investigações seguem em sigilo.