sábado, 8 de novembro de 2014

Dilma está só ou Veja é que não foi convidada?



247-A primeira semana da presidente Dilma Rousseff após as férias na base naval de Aratu, na Bahia, foi frenética; ela recebeu governadores eleitos, como Fernando Pimentel e Luiz Fernando Pezão, deputados, senadores e políticos empenhados em montar novas frentes de apoio no Congresso, como o governador cearense Cid Gomes e o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; para Veja, no entanto, ela estaria presa em seu labirinto, experimentando agora a "solidão da vitória"; na verdade, quem buscou o isolamento foi a Editora Abril, com seu radicalismo e sua tentativa de golpe contra a democracia

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Em Timbaúba, usina Cruangi pode voltar a funcionar


Os credores da usina Cruangi, localizada em Timbaúba na Zona da Mata pernambucana, fechada desde 2013, aprovaram em assembleia geral, nesta sexta-feira, no Tênis Clube do respectivo município, a permissão de arrendamento da unidade industrial para cooperativas de produtores de cana. A usina está em recuperação judicial, por esta razão, a decisão dos credores, mesmo sendo soberana, aguarda a homologação do juiz da Comarca de Timbaúba, José Gilberto.
 A decisão dos trabalhadores, bancos, empresas e dos canavieiros, que esperam pagamento de dívidas da Cruangi e está em sintonia com o plano de recuperação judicial da usina, visa dar chance à unidade reabrir, visando a quitação dos créditos. Esta semana, outra usina em recuperação judicial (Pumaty, em Joaquim Nabuco) retomou o funcionamento, após posição judicial favorável.   
“A decisão da assembleia geral de credores visa uma única questão que é o recebimento dos passivos da Cruangi” avalia Alexandre Andrade Lima, presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP).
Só a dívida com os agricultores chega ao montante de R$ 5 milhões em cana fornecida para a unidade em safras anteriores. O dirigente explica que a reabertura da usina solucionará o pagamento dos credores. Há um projeto no governo estadual, defendido pela AFCP e pelo Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado, que foi apoiado pelo ex-governador Eduardo Campos este ano, onde o Estado financiaria o arrendamento de Pumaty e de Cruangi por cooperativas de canavieiros.  Lima conta que este mesmo projeto foi apresentado ao então candidato ao governo Paulo Câmara – atual governador eleito em Pernambuco.
PUMATY
A Usina Pumaty, localizada no município de Joaquim Nabuco, na Zona da Mata Sul, fechada desde 2012 e em recuperação judicial, voltou a funcionar ontem. A reabertura da unidade só foi possível por conta da sentença judicial em favor da Cooperativa do Agronegócio de Cana- de-Açúcar, que solicitou há dois meses o seu arrendamento para evitar maiores prejuízos aos canavieiros, já que outras usinas fecharam as portas este ano e eles não teriam a quem oferecer suas canas.  A AFCP estima que haveria um excedente de mais de 800 mil toneladas de cana(Do blog de magno martins)

Fernando se apresenta como interlocutor com Dilma


Do JConline
Ex-ministro da presidente Dilma Rousseff (PT), o senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB) está trabalhando para se colocar como a principal ponte entre o governo estadual e a gestão federal.
Com o perfil político – diferente do governador eleito Paulo Câmara (PSB) - Fernando já deu vários sinais de que será o principal interlocutor do processo.
O socialista, inclusive, tem evitado fazer críticas ao governo de Dilma, diferente do que foi verificado durante a campanha. A postura dele tem o objetivo de quebrar o clima de tensão que se criou entre PT e PSB na disputa presidencial.

O senador, inclusive, se encontrou com dois ministros da gestão de Dilma durante esta semana. Fernando se reuniu com Paulo Sérgio Passos, que comanda a pasta dos Transportes, e Francisco Teixeira, da Integração Nacional, pasta que já foi comandada pelo próprio Bezerra.
O senador ainda se encontrou com o colega de bancada, o senador Humberto Costa (PT), que está no campo oposto em nível estadual. Ele ainda tem encontro marcado com o senador Armando Monteiro Neto (PTB).

Humberto é um dos principais nomes do PT no Estado. Fernando tenta abrir um canal de diálogo com o Partido dos Trabalhadores e não nega que o PSB tem que manter uma relação amistosa com os petistas.
“Não é o fato de Dilma não ser nossa presidenta (apoiada na campanha) que vai nos impedir de ter diálogo com ela. Vamos buscar o diálogo com ela para promover desenvolvimento para o Estado”, disse.
Fernando ainda procurou rechaçar a informação de que o Estado poderá ser retaliado porque não apoiou a candidatura de Dilma. Ele contou que, durante sua gestão como ministro da Integração Nacional, nenhum gestor de partidos da oposição teve tratamento diferenciado.

Folha demite Fernando Rodrigues

A Folha de De São Paulo continuou com o seu processo de demissões e a bola da vês agora foi o jornalista Fernando Rodrigues que prestava serviços ao jornal da família Frias à 27 anos. veja o post do jornalista sobre sua saída do Jornal.

Aviso aos navegantes
Fernando Rodrigues
07/11/2014 10:22
A partir desta sexta-feira (7.nov.2014), estarei aqui no UOL (onde já estava desde o ano 2000) e nos comentários matinais na JP (no ar desde 2006). Depois de 27 anos, encerrei minha colaboração no jornal "Folha de S.Paulo".

247-As demissões de destaques das páginas políticas da Folha, que trabalham há décadas na publicação, indicam crise mais aguda na mídia impressa. Em fase de corte de gastos, a Folha de S. Paulo já demitiu cerca de 25 profissionais nos últimos dias. Corte na redação, segundo o Portal dos Jornalistas, teria começado na terça-feira, com a saída de 15 pessoas, e continuado na quarta. 
Fonte do jornal confirmou as saídas da repórter Flávia Marreiro, ex-correspondente em Caracas; Lívia Scatena, de Gastronomia; Euclides Santos Mendes, editor do Painel do Leitor; Samy Charanek, pauteiro de Cotidiano; Gislaine Gutierre, da Ilustrada; e Thiago Guimarães, coordenador adjunto da Agência Folha. Claudio Augusto, pauteiro de Poder, atende agora ao caderno Cotidiano.
Ontem, Cantanhêde escreveu no Twitter: "Amigos do Twitter, aviso geral: amanhã eu não escrevo mais a coluna na Folha. Foi bom enquanto durou". Sua saída provocou reações bem contrastantes. Alguns comemoraram e até sugeriram que ela procurasse emprego na revista Veja ou, ironicamente, pedisse "recontagem" do tempo de serviço, numa alusão ao pedido do PSDB de auditoria da eleição deste ano. Outros lamentaram que a jornalista tenha deixado a Folha.

Paisagem da oposição


Jânio de Freitas - Folha de S.Paulo
A construção de uma forte barragem opositora, anunciada pelo senador Aécio Neves em seu festivo retorno ao Senado, tem uma dificuldade para efetivar-se: oposição dá trabalho.  Desde a onda do mensalão, com a CPI, os governos Lula e Dilma não precisaram incomodar-se de fato com o PSDB, o DEM (o PFL travestido) e os comerciantes que às vezes lhes fizeram companhia. Mesmo na CPI do mensalão, os representantes desses partidos já recebiam tudo mastigado, cabendo-lhes apenas fazer o espetáculo.
De então para cá, os oposicionistas nem se deram ao trabalho de ser ao menos palavrosos. O PSDB deixou ao senador Álvaro Dias a tarefa de fazer uma declaração a cada ato do governo, mais ou menos a mesma sempre, e o DEM entregou a tarefa ao senador José Agripino Maia. Duas pessoas educadas, portanto impróprias para fazer pela oposição maior disfarce do que umas acusações ligeiras e vazias.
Há tempos as bancadas do PSDB e do DEM foram aqui chamadas de oposição preguiçosa. Não mudaram. Ambas deixaram que os meios de comunicação trabalhassem por elas, considerando suficiente --por comodismo ou incompetência-- dar algum eco ao novo padrão do jornalismo brasileiro, de mínimos rigores e noticiário com feições políticas indisfarçáveis. Mas o futuro desse sistema não levaria a boas paisagens.

Universidade afasta professor por falar racista


Professor reafirma escolha por profissional branco no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Professor reafirma sua preferência por profissional branco no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Do Portal G1
A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) decidiu, nesta quinta-feira (6), afastar o professor Manoel Luiz Malaguti de todas as atividades acadêmicas por um prazo de 30 dias. Ele é acusado por alunos de ter feito declarações preconceituosas e racistas durante uma aula, na segunda-feira (3). De acordo com a universidade, a decisão visa à preservação das integridades intelectual, emocional e física dos estudantes e do professor.
Na tarde desta quinta-feira, o advogado do professor, Jeronymo Zanandréa, disse que o cliente não foi informado de nenhuma acusação formal e que só depois que isso acontecer ele vai tomar as medidas cabíveis. Com relação ao afastamento, Zanandréa disse que esse é um direito da administração da Ufes e que é a medida mais “prudente”, por enquanto. Em uma rede social, o professor teria dito que “detestaria ser atendido por um médico ou advogado negro”.
Acusação
Alunos da Ufes denunciaram o professor por ter dito as frases de caráter racista e preconceituoso durante uma aula, na tarde de segunda-feira (3). Cartazes com a foto do mestre e com o título “Professor Racista” estão espalhadas pelo campus.
Segundo a Ufes, Malaguti é professor de duas turmas na instituição e dá aulas às segundas e terças-feiras. Desde que foi denunciado por alunos, na tarde de segunda-feira (3), Malaguti não esteve mais em classe, e já havia sido afastado da turma onde aconteceu a discussão, mas continuava com outras atividades, como orientação de monografias.

Inflação desacelera

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,42 por cento em outubro, frente à alta de 0,57 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.
Com isso, em 12 meses até setembro, o IPCA acumulou alta de 6,59 por cento, contra 6,75 por cento em setembro, ainda acima do teto da meta do governo de 4,5 por cento, com margem de 2 percentuais para mais ou menos.
Pesquisa da Reuters mostrou que analistas esperavam alta de 0,48 por cento no mês passado, segundo a mediana de 30 projeções que variaram de 0,40 a 0,53 por cento.
Para o acumulado em 12 meses, a expectativa era de avanço de 6,65 por cento na mediana de 27 estimativas que foram de 6,60 a 6,71 por cento.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Humberto Costa rebate acusação de Aécio(raivoso) Neves sobre agressividade na campanha eleitoral

Agência Senado
Em entrevista na tarde desta terça-feira (4), o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), rebateu afirmações do colega Aécio Neves (PSDB-MG) de que a campanha presidencial petista teria sido agressiva em demasia. Aécio retornou ao Senado depois de um breve período de descanso após o segundo turno das eleições presidenciais.
- Agressiva foi a campanha do PSDB. Até porque não foi apenas por parte do PSDB. Foram outros setores que em tese não eram diretamente interessados, mas que usaram os seus espaços para favorecer a candidatura dele - disse Humberto.
Segundo o líder do PT, "o maior escândalo de todos" foi a revista Veja que circulou na sexta-feira anterior ao segundo turno, com capa indicando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff teriam conhecimento da corrupção praticada dentro da Petrobras. A fonte seria o doleiro Alberto Youssef.
- Uma matéria falsa. Uma matéria que não corresponde à realidade e já foi desmentida pelo próprio advogado do doleiro e que buscava interferir no resultado da eleição. Isso sim é escandaloso – afirmou Humberto Costa.

Vereador solicita a construção de casa populares em Miracica

O vereador Claudio Taveira (PROS) protocolou requerimento solicitando
ao Governo Federal a Construção de Casas Populares, por meio do
programa “Minha Casa Minha Vida”, no Distrito de Miracica, em Garanhuns.
 
O Programa Minha Casa Minha Vida – PMCMV – Recursos FAR é um programa
gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela Caixa
Econômica Federal, que financia casas e apartamentos para famílias com
renda até R$ 5 mil por mês.
 
As condições do financiamento variam de acordo com a renda da família.
Para famílias com renda até R$ 1.600, a prestação é 5% da renda. Para
famílias que ganham até R$ 3.275, o Minha Casa Minha Vida dá um
subsídio que pode chegar a R$ 25 mil, dependendo da renda. Para as
famílias com renda entre R$ 3.275 e R$ 5 mil, o programa oferece uma
taxa de juros mais baixa.
 
Muito além de números, o programa Minha Casa, Minha Vida, é um avanço
social sem precedentes porque o público alvo é, principalmente,
famílias de baixa renda que sem o aporte do governo não teriam
condições de conquistar o sonho da casa própria. Além desses
benefícios que podem ser mensurados, também existem aqueles que não há
dinheiro ou números que possam quantificar: É o bem estar dessas
famílias. - Ressaltou o vereador Claudio Taveira

Governo do Estado autoriza instalação de Instituto de Tecnologia da Informação no Recife

O governador João Lyra sancionou a Lei 15.397/2014, autorizando a doação de um terreno no bairro de Santo Amaro, no Recife, para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O imóvel, atualmente desativado, fica na rua Olímpio Bonald, número 165, e funcionava como a antiga sede da Agência do Trabalho. Agora, com a autorização do Governo do Estado, será implantado o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

De acordo com a Lei, já publicada no Diário Oficial do Estado, caberá ao SENAI providenciar a regularização do registro imobiliário, sem ônus para o Estado de Pernambuco. O texto ainda prevê o retorno do terreno para o poder público em caso de não atendimento à implantação do instituto.

Folha demite colunista mais alinhada com o PSDB

247 - A mais recente onda de demissões que atinge a redação do jornal Folha de S. Paulo alcançou uma de suas principais colunistas, a jornalista Eliane Cantanhêde. Ela publicou mensagem no Twitter, na noite desta quinta-feira (6), informando o fato. "Amigos do Twitter, aviso geral: amanhã eu não escrevo mais a coluna na Folha. Foi bom enquanto durou", afirmou ela no seu Twitter.
Cantanhêde era a colunista da Folha mais alinhada ao PSDB, consequentemente sendo assim uma das jornalistas mais antipetistas da grande mídia. Sua má vontade com a presidente Dilma Rousseff era notória.
A Folha já demitiu cerca de 25 jornalistas nesta semana. Entre os demitidos estão os repórteres Flávia Marreiro, ex-correspondente do jornal em Caracas, Eduardo Ohata, de "Esportes"; Ana Krepp, de "Cotidiano"; Lívia Scatena, de "Gastronomia"; Euclides Santos Mendes, Editor do "Painel do Leitor"; Samy Charanek, pauteiro de "Cotidiano"; Gislaine Gutierre, "Ilustrada"; e Thiago Guimarães, coordenador adjunto da Agência Folha.
A Folha alega motivações econômicas. 
No Twitter, a saída de Cantanhêde tem gerado reações bem contrastantes. Há aqueles que comemoram e até sugerem que ela procure emprego na revista Veja ou "recontagem" do tempo de serviço, numa alusão ao pedido do PSDB de auditoria da eleição deste ano. Outros lamentam que a jornalista tenha deixado a Folha. 
O jornalista Ricardo Noblat comentou a notícia: "Por economia, a Folha de S. Paulo demitiu vários jornalistas. Eliane Cantanhede, a colunista mais lida, foi um deles.."
Em sua última publicação no jornal, ela falou sobre as dificuldades enfrentadas pela presidente Dilma. Curiosamente, o texto dela desta quinta foi intitulado "O último bastião". 

Vamos rir: Aécio "raivoso" Neves e seu pedido de auditoria das urnas

Publicado originalmente na Folha de PE

Gasolina tem aumento de preço de 3 %

A Petrobras informou nesta quinta-feira (6) o aumento do preço de venda nas refinarias da gasolina e do diesel. O novo valor começa a vigorar a partir da 0h de sexta-feira (7). A alta da gasolina nas refinarias será de 3% e do diesel, de 5%.

A alta não reflete o impacto do aumento ao consumidor. O valor do combustível nas bombas depende de determinação dos postos.

Mercadante pede nova análise sobre dados relativos à pobreza extrema


Da Agência Brasil 

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, concede entrevista sobre o decreto presidencial que criou a Política Nacional de Participação Popular (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Ministro Aloizio Mercadante quer nova análise do IBGE sobre dados da pobreza extremaFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, informou hoje (6) que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) encaminhou parecer ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pedindo análise mais “cuidadosa” e profunda dos últimos dados sobre aumento do número de brasileiros na extrema pobreza.
Conforme o ministro, os dados, que se tornaram públicos ontem (5), indicando aumento no quantitativo de pessoas que declararam renda zero, podem ter incluído indivíduos que não se encaixam na pobreza extrema. “O que pode ter ocorrido é que são pessoas que não declararam renda e não, necessariamente, tenham renda zero. Queremos que o IBGE analise com mais profundidade a amostra. Todos os outros itens demonstram que a pobreza caiu e que esse indicador de renda zero pode ter algum problema metodológico”, afirmou.
Mercadante explicou que o único dado que aumenta é o do crescimento de pessoas com renda zero. Acrescentou que, quando ele é cruzado com outras informações, nota-se que as mesmas pessoas têm percentual elevado de acesso a saneamento e máquina de lavar, além de constarem do grupo que concluiu ensino superior.
“O que o MDS está apontando hoje é que essa variação está basicamente sustentada por um componente que são pessoas que declararam renda zero. Só que, quando você pega o questionário e olha o patrimônio ou, por exemplo, o nível superior, está muito acima da faixa seguinte que declarou que recebia renda”, detalhou o ministro, que se reuniu na manhã de hoje com a titular do MDS, Tereza Campello.
Aloizio Mercadante reafirmou o que revelou ontem o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Marcelo Neri, a respeito dos números do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. Eles não tratavam de um estudo, mas sim de uma disponibilização de dados no portal

Imagem de Santa Quiteria roubada em Freixeiras foi localizada

Nesta quinta-feira, 06 de novembro de 2014, a Polícia Militar localizou a imagem de Santa Quitéria, roubada por dois assaltantes na última segunda-feira (03), do santuário Freixeiras, em São João, PE. A localização ocorreu após uma senhora de 60 anos informar a polícia que havia achado a Santa no mato, no Sítio Cachoeira dos Carvalhos, em São João. 

A imagem foi encontrada sem as joias que a cobriam, e que haviam sido doadas pelos romeiros; e também sem um dos braços e com a pintura danificada. Pessoas que cuidam do Santuário reconheceram a Santa como a imagem que foi roubada do santuário de Freixeiras.  A senhora que encontrou a imagem foi levada a delegacia para prestar depoimento.  O roubo foi filmado pelo circuito interno de câmeras, mas os assaltantes ainda não foram identificados e localizados.
(Do blog Capoeiras)

Lewandowski da uma bengalada em Gilmar (tucano) Mendes


Saiu na Fel-lha (no ABC do C Af):

Presidente do STF rebate Gilmar Mendes e diz que corte é independente


SEVERINO MOTTA

DE BRASÍLIA


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, rebateu nesta quinta-feira (6) as críticas do ministro Gilmar Mendes que, em entrevista à Folha, alertou para riscos do tribunal se transformar numa “corte bolivariana”, uma vez que o PT, no fim de 2016, terá indicado 10 de seus 11 integrantes.


Segundo Lewandowski, os ministros que compõem a corte têm mostrado independência em relação aos presidentes que os indicam. Além disso, o chefe do Judiciário destacou que a forma de escolha dos ministros é prevista na Constituição.


“Eu acho que é uma regra da Constituição (…) a história do STF não tem mostrado isso, tem mostrado total independência dos ministros. O STF se orgulha muito dessa independência enorme que os ministros têm com relação aos presidentes que os indicaram. Essa é a história do STF”, disse.


Lewandowski ainda destacou que os presidentes, ao indicarem ministros, estão exercendo um dever constitucional. Ele não quis fazer juízo de valor sobre os mecanismos de escolha dos nomes para o STF. Frisou, entretanto, que foram as urnas que colocaram o PT no governo para quatro mandatos seguidos.


“Se o povo brasileiro escolheu determinado partido para que ficasse no poder durante esse tempo, e a Constituição faculta ao presidente da República indicar os membros do STF, enfim, é uma possibilidade de que a Constituição abre ao presidente. Então, é isso, cumprimento da Constituição. Se é bom, se é ruim, isso foi uma escolha das urnas”.

(Do blog conversa afiada)

Deputados pernambucanos vão à PGR contra Diogo Mainardi

luciana_santos_foto_divulgaçao
Os deputados Luciana Santos (PCdoB) e Pedro Eugênio (PT), juntamente com mais quatro colegas da Câmara Federal, protocolaram hoje (6/11) de manhã uma representação na Procuradoria Geral da República, em Brasília, contra o jornalista Diogo Mainardi por incitação ao ódio e à discriminação contra o povo nordestino.
Segundo o texto da representação, o jornalista fez comentários ofensivos aos nordestinos durante um programa da Globo News no domingo (26/10) do segundo turno da eleição presidencial.
Na ocasião, Mainardi afirmou que “o Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL, e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco instruída, que tem uma grande dificuldade de se modernizar, e se modernizar na linguagem”.
Isso porque a presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) venceu o adversário Aécio Neves (PSDB) em todos os estados nordestinos, tendo obtido na região cerca de 70% dos votos válidos.
Ao ser criticado por muitos nordestinos devido ao conteúdo de sua fala, Mainardi valeu-se do mesmo programa (Manhattan Connections) no último domingo para pedir desculpas aos nordestinos.
Disse ele: “Peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos. Não era minha intenção ofender ninguém. Minha intenção era ofender a mixórdia petista que usou e abusou dos programas sociais do governo para rebanhar votos nas regiões mais pobres do País, em especial o Norte e o Nordeste”.
Além de Luciana Santos e Pedro Eugênio, subscreveram a representação os deputados Henrique Fontana (PT-RS), Alice Portugal (PCdoB-BA), Erika Kokay (PT-DF) e Luiz Couto (PT-PB).
Segundo a deputada pernambucana, os nordestinos não devem assistir passivamente a esse tipo de discriminação, pois isso só contribui para a incitação ao ódio.
Na semana passada, o também deputado pernambucano Sílvio Costa (PSC) fez um apelo público a Diogo Mainardi para que pedisse desculpas ao povo nordestino pelas besteiras que afirmou, esquecendo de que no Norte de Minas Gerais, terra do candidato derrotado, Aécio Neves, Dilma também obteve 70% dos votos válidos.

Cena da “crise”: desemprego cai no 2º tri e fica em 6,8%

Agência Brasil 

A taxa de desemprego brasileira ficou em 6,8% no segundo trimestre de 2014, 0,3 ponto percentual a menos que a dos três meses imediatamente anteriores, divulgou hoje (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. No primeiro trimestre, a taxa havia subido 0,8 ponto percentual em relação ao fim de 2013, ficando em 7,1%.
Se comparada ao segundo trimestre do ano passado, a taxa caiu 0,6 ponto percentual, pois o indicador estava em 7,4%. A pesquisa também mostra o nível de ocupação da população, que se refere à porcentagem de pessoas que estavam trabalhando no período. Segundo o IBGE, a taxa estava em 56,9%, contra 56,7% do primeiro trimestre de 2014 e 56,9% do segundo trimestre de 2013.
Segundo o IBGE, no segundo trimestre deste ano, 92,1 milhões de pessoas estavam ocupadas e 6,8 milhões, desocupadas. No primeiro trimestre deste ano, o número total de desocupados era 7 milhões e o de ocupados, 91,2 milhões. Já no segundo trimestre de 2013, essas parcelas da população somavam 7,3 milhões e 90,6 milhões.
A Pnad Contínua referente ao segundo trimestre tinha divulgação prevista para agosto deste ano, mas foi adiada por conta da paralisação parcial de servidores, entre maio e agosto. O resultado do terceiro trimestre será divulgado no final de dezembro.
Desemprego caiu mais entre mulheres e no Nordeste
A taxa de desocupação entre as mulheres brasileiras teve uma queda mais acentuada em relação a dos homens, quando comparado o resultado do segundo trimestre de 2014 com o mesmo período do ano passado e com os primeiros três meses deste ano. Apesar disso, a taxa de desemprego feminina continua acima da masculina, com 8,2% contra 5,8%.
No primeiro trimestre deste ano, a taxa de desemprego entre os homens ficou em 5,9% e recuou 0,1 ponto percentual no segundo trimestre. Entre as mulheres, essa queda foi 0,5 ponto percentual, de 8,7% para 8,2%.
Se comparada ao segundo trimestre do ano passado, a taxa de desocupação entre as mulheres ficou 1,1 ponto percentual atrás dos 9,3% registrados, enquanto, para os homens, a redução foi 0,2 ponto percentual, de 6% para 5,8%.
A maior taxa de desocupação é registrada entre as mulheres da Região Nordeste, onde chega a 10,4%.
Sem levar em consideração o sexo do pesquisado, a região com maior taxa de desocupação é o Nordeste, com 8,8%. Em seguida, aparecem o Norte, com 7,2%, o Sudeste, com 6,9%, o Centro-Oeste, com 5,6%, e o Sul, com 4,1%.
As maiores quedas em relação ao primeiro trimestre ocorreram nas regiões com as taxas mais altas. Norte e Nordeste tiveram redução de 0,5 ponto percentual. O mesmo ocorre na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a 2013, a desocupação caiu 1,1 ponto percentual no Norte e 1,2 ponto percentual no Nordeste.
A pesquisa produz informações contínuas sobre a inserção da população no mercado de trabalho e suas características, tais como idade, sexo e nível de instrução, permitindo, o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país. A cada trimestre, a Pnad Contínua investiga 211.344 domicílios particulares permanentes em aproximadamente 16 mil setores censitários, distribuídos em aproximadamente 3,5 mil municípios.

Como Aécio fez uma campanha da verdade:Haddad e a cobertura milionária


O senador perdedor Aécio diz com todas as letras fizemos a campanha da verdade, vejam essa verdade usada na campanha tucana em São Paulo, segundo Denise Rothenburg em sua coluna do Correio Brasiliense:
 A boataria na campanha política foi tal que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, terminou virando “proprietário” de uma cobertura milionária na cidade. A falsa notícia se espalhou tanto que chegou ao barbeiro André, que perguntou ao prefeito na maior tranquilidade: “E aí, você se muda quando?” Sem entender, o prefeito respondeu: “Pra onde?”. “Pra cobertura, oras!” Haddad ficou indignado: “Você acha que se eu tivesse esse dinheiro todo cortaria o cabelo aqui?!!!”

 

PT: Aécio Neves representa "retrocesso neoliberal"

Partido dos Trabalhadores publicou uma resolução respondendo ao candidato que perdeu a eleição mais junto com parcelas de seus eleitores ainda não reconheceu a derrota e nem desmonta o palanque.Veja a publicação:

SÃO PAULO – A vitória apertada de Dilma Rousseff, do PT, na eleição presidencial parece ter mexido com os ânimos do partido. Na segunda-feira, a sigla divulgou uma resolução partidária, na qual atacou o adversário da petista nas urnas, Aécio Neves, do PSDB.
No documento, disponibilizado no site oficial da legenda, além de afirmar que Aécio representa o “retrocesso neoliberal”, o PT atribuiu ao senador a prática das piores práticas políticas, entre elas, o machismo, o racismo, o preconceito, o ódio, a intolerância e a nostalgia da ditadura militar.
O partido ironizou o pedido de auditoria das eleições feito pelo PSDB e afirmou que a legenda opositora tenta chantagear o governo para que Dilma adote o programa de governo da oposição. “Inconformada com a derrota, a oposição cai no ridículo ao questionar o resultado eleitoral no TSE. Ainda ressentida, insiste na divisão do País e investe contra a normalidade institucional”.
O PT justificou que a resolução partidária tem como objetivo “afastar as manobras golpistas” e realizar um balanço das iniciativas de curto, médio e longo prazo.
Em discurso no Senado feito nesta quarta-feira, o senador se defendeu sobre a resolução política do PT, ao dizer que, com as declarações de que a oposição defende o machismo, o racismo, o preconceito, o ódio e a nostalgia da ditadura militar, eles jogam sobre 51 milhões de brasileiros estas características. 
"A nossa campanha defendeu limites da ética: nós somos brasileiros de diversas matrizes ideológicas que se juntaram no mesmo projeto porque esse era o melhor projeto melhor para o País".

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Canavieiros de Pernambuco conquistam salário de R$ 784


Após sete rodadas de negociações da 35ª Campanha Salarial dos Canavieiros e Canavieiras de Pernambuco, a categoria conquistou, ontem, um salário de R$784; um piso de garantia de R$ 14, e um valor de cesta básica de R$ 30. Além disso, foram assegurados direitos sociais fundamentais alcançados em convenções anteriores.
O diretor de Política Salarial da Fetape, Gilvan José Antunis, avaliou as negociações como positivas, especialmente se levada em conta a atual conjuntura do setor sucroalcooleiro. “Tivemos resultados muito importantes para os assalariados e assalariadas. Entre outras questões, conseguimos um reajuste do salário de 8%, acima da inflação”.
O diretor destacou, ainda, que os Sindicatos, a Fetape e a Contag tomaram a decisão certa, quando houve um impasse na negociação com a classe patronal, na ultima quinta-feira. “Tivemos a maturidade de parar o diálogo com os empresários e voltar as nossas bases, para escutar os trabalhadores e as trabalhadoras. Depois de ouvi-los, voltamos mais fortes para lutar pelas reivindicações que estavam na nossa pauta. Outro elemento importante foi a mediação do Ministério do Trabalho”, analisou Antunis.
O processo de negociação dos 90 itens constantes na pauta de reivindicações da categoria contou com a participação da Fetape, Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da Zona da Mata, secretaria de Assalariados da Contag e classe patronal, com o apoio do Dieese. A data-base da categoria, que é em 1º de outubro, foi mantida desde a primeira reunião

BNB abre oito novas agências no Estado até o fim do ano

Até dezembro deste ano, o Banco do Nordeste promoverá uma maratona de inaugurações de agências em Pernambuco. Serão oito novas unidades abertas ao público nas próximas semanas, totalizando 37 agências em funcionamento no Estado.
O cronograma de eventos começa na próxima segunda-feira (10), às 16h, com a inauguração da quarta agência do Banco do Nordeste no Recife, dessa vez no bairro de Casa Forte (Rua Nestor Silva, 144).
A unidade é voltada para o atendimento de micro e pequenas empresas (MPEs) e está sob a gerência de Ademário Alves de Jesus. “O foco dessa agência em MPE está diretamente vinculado ao papel que o Banco do Nordeste desempenha na socialização do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), gerando mais emprego e renda”, acrescenta o superintendente do BNB em Pernambuco, João Nilton Castro Martins.
Na sequência, serão lançadas as agências de Escada (11/11), Petrolina – Tobias Barreto (14/11), Belo Jardim (17/11), São Bento do Una (18/11), Bom Conselho (19/11), Limoeiro (25/11) e Cabo de Santo Agostinho (04/12), contemplando todas as regiões do Estado.
Iniciado em 2012, o projeto de expansão das agências do BNB instalou nove unidades em Pernambuco neste ano e ainda tem prevista a inauguração de outras cinco, nos municípios de Moreno, Paudalho, Abreu e Lima, Ipojuca e Caruaru

Dilma manda recado ao PSDB: “há de saber perder”

247 – A presidente Dilma Rousseff fez nesta quarta-feira 5 o primeiro comentário sobre o pedido do PSDB de Aécio Neves, derrotado nas urnas no segundo turno, para que a Justiça Eleitoral criasse uma auditoria do sistema de votos no País. Em discurso a lideranças do PSD de Gilberto Kassab, a petista mandou um recado aos tucanos: "O ato de poder ou não ganhar faz parte do jogo democrático. Há de saber ganhar, há de saber perder. Isso significa ter consciência do que a democracia é".
A presidente reeleita prosseguiu: "A atitude do ganhador não pode ser de soberba, nem pretensão de ser o último grito em matéria de visão política". Segundo ela, "saber perder é saber em que ponto você está e não significa que vamos construir um muro no Brasil". Poucos dias depois de uma manifestação em São Paulo que pediu a volta do regime militar, Dilma declarou: "Nós saímos de um processo ditatorial e estamos numa eleição que, de fato, cada vez mais aprofunda a democracia no Brasil".
Em seguida, ela lembrou o resultado das urnas do domingo 26, quando foi reeleita com uma diferença de quase 3,5 milhões de votos sobre o tucano Aécio Neves: "Os eleitores são os brasileiros e nós temos que dar conta do que eles querem". Dilma voltou a defender a importância de se fazer uma reforma política e afirmou contar com o apoio do PSD para isso. "Nós falharíamos se não fizéssemos uma reforma política", disse.
Sobre a aliança com o PSD, Dilma disse ser "muito significativo" que sua primeira reunião seja com a legenda e agradeceu àqueles que não votaram nela, mas agora a apoiam. "Minha primeira palavra é de reconhecimento e agradecimento", afirmou. "O PSD é um integrante do meu governo, faz parte da minha base aliada, portanto é protagonista. Tenho muito clareza da importância que o PSD ocupa no cenário político brasileiro", ressaltou

Ladrões roubam a imagem de Santa Quitéria das Freixeiras

Dois homens roubaram a imagem de Santa Quitéria das Freixeiras, no município de São João, Pernambuco. O roubo ocorreu na manhã desta terça-feira, 04 de setembro de 2014, quando dois rapazes teriam chegado ao santuário, pedido a um funcionário para que abrissem  o local pois queriam pagar uma promessa; assim que o funcionário abriu a porta do santuário, foi rendido com uma arma por um dos homens. Um membro da família que toma conta do Santuário chegou no momento do assalto e também foi rendido. O caso foi noticiado pelo jornalista e blogueiro garanhuense Carlos Eugênio

Os dois rapazes (jovens) fugiram do povoado Freixeiras em um veiculo modelo Fiat Uno, cor cinza grafite, levando a imagem de Santa Quitéria que estava coberta de joias.

O membro da família que cuida do santuário informou que o local é monitorado por um circuito de câmeras, e que as imagens já foram repassadas para a polícia. E que também a Polícia Federal foi acionada, pois, a imagem da Santa é “patrimônio histórico da Humanidade”. 

A imagem de Santa Quitéria esta no povoado desde 1695, tendo sido trazida de Portugal por uma família que veio tomar posse das terras.
Do blog  Capoeira

Campanha em PE: Armando gastou mais do que Câmara

Do Diario de Pernambuco
O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), gastou R$ 19 milhões na campanha, segundo prestação de contas divulgada pelo TSE. Ele arrecadou R$ 17,9 milhões. Já Armando Monteiro (PTB) gastou R$ 24,5 milhões e arrecadou R$ 19,7 milhões – ele foi seu principal doador: R$ 7,4 milhões.
Já na Assembleia Legislativa, depois de ter a votação adiada duas vezes por falta de quórum, foi aprovado ontem o projeto do governo que modifica o estatuto dos policiais militares. Algumas reivindicações da categoria foram atendidas.

Campanha de Marina não inclui avião em prestação

247 – Derrotada no 1° turno das eleições à Presidência, Marina Silva (PSB) arrecadou R$ 62 milhões durante a campanha e terminou a disputa sem dívidas.
O balanço foi divulgado nesta terça (4) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e inclui também o período em que o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em agosto, era o candidato do PSB.
No entanto, a prestação não cita o pagamento do jato que caiu em Santos (SP), matando Campos e mais seis pessoas da coligação. O uso do avião é alvo de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público.

TSE nega pedido do PSDB para auditar eleição

Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou hoje (4) pedido do PSDB para a criação de uma comissão a fim de auditar o resultado das eleições presidenciais. O tribunal, no entanto, autorizou o partido a ter acesso aos arquivos eletrônicos e demais documentos referentes à totalização dos votos. O plenário seguiu o voto do presidente do TSE, Dias Toffoli. Ele ressaltou que todos os procedimentos deferidos constam em resoluções da corte que tratam da transparência do processo eleitoral e estavam disponíveis antes da eleição.
Em seu voto, Toffoli disse que o partido não apresentou indícios de fraude e limitou-se a relatar a descrença de algumas pessoas no resultado da votação. Apesar de autorizar os procedimentos, o presidente garantiu a transparência das eleições e ressaltou que o desenvolvimento dos programas usados na apuração das urnas esteve a disposição, desde abril, de todos os partidos políticos, do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), desde o momento em que começaram a ser elaborados. Sobre a criação de uma comissão para auditar os resultados, o presidente rejeitou o pedido, formulado por um delegado do partido, pessoa sem legitimidade perante o TSE.
Apesar da unanimidade formada no plenário, o ministro Gilmar Mendes defendeu que a Justiça Eleitoral acabe com suspeitas de fraude no resultado nas eleições, mesmo que sejam descabidas e levantadas por meio das redes sociais. Segundo o ministro, o pedido do PSDB contribui para a pacificação do assunto.

Tucanos insistem pelo 'impeachment' de Dilma, não sabem perder!


 Ilimar Franco, O Globo
Passeata pedindo o afastamento de Dilma Rousseff (Foto: Arquivo Google)
Passeata pedindo o afastamento de Dilma Rousseff
 
A sede do PSDB de Brasília foi palco de reunião, ontem à noite, pelo impeachment da presidente Dilma, convocada pelo deputado distrital Raimundo Ribeiro. “As provas do Petrolão virão. E aí, para conseguir o impeachment, temos de estar nas ruas”, bradou um tucano.
A direção do PSDB tem negado apoio, mas a base está na rua. No sábado, participou de atos pró-impeachment com cartazes “SOS Forças Armadas”

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Câmara avança com aumento de repasse a municípios


 Num acordo costurado com o Palácio do Planalto, a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta terça-feira (4) o aumento na transferência de recursos do governo federal para os caixas dos municípios.  A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que garante a medida recebeu 367 votos favoráveis. Para ser promulgada pelo Congresso e virar lei, precisará passar por uma segunda votação no plenário da Câmara.
O texto prevê que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios), formado por recursos do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), seja ampliado em um ponto percentual, passando dos atuais 23,5% para 24,5%.
O reajuste será escalonado em dois anos, com 0,5 ponto percentual em cada ano. Segundo cálculos de governistas, a expectativa é de que o realinhamento deve garantir um reforço de cerca de R$ 3,8 bilhões nos cofres das cidades em dois anos.
A votação da matéria é uma reivindicação antiga dos prefeitos. A análise da proposta foi acertada pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) no fim da semana passada, após o governo sofrer a derrota na Câmara com a rejeição de um decreto que sistematizava a criação de conselhos populares.
Na votação do FPM, a equipe palaciana conseguiu evitar o movimento de parte dos congressistas para ampliar o reajuste em dois pontos percentuais. O governo agiu depois se ver crescer a ameaça de rebelião em sua base insatisfeita com o tratamento do PT e do Planalto nas eleições estaduais, inflada por movimentos de pressão e pela oposição prometendo "enfrentamento". (Da Folha de S.Paulo - Márcio Falcão)

Dilma e Lula têm primeiro encontro pós-eleição

247 -A presidente Dilma Rousseff chamou nesta terça-feira (4) o ex-presidente Lula para a primeira reunião de trabalho sobre o futuro governo da petista. A reunião, que começou no meio da tarde na Granja do Torto, contou com a participação do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) e sinaliza que Lula terá maior participação nos rumos do segundo mandato de Dilma.
De acordo com a Folha, Dilma e Lula analisaram ações para acalmar a base aliada no Congresso e iniciativas para reverter o quadro negativo da economia, inclusive a escolha do futuro ministro da Fazenda. Interlocutores de Dilma e de Lula disseram que uma das prioridades do início do segundo governo da petista é montar uma base aliada confiável, já que a presidente terá de aprovar medidas importantes no Congresso para conter o rombo das contas públicas.
O ex-presidente Lula está preocupado também com a definição do substituto de Guido Mantega na Fazenda. Em sua avaliação, Dilma deveria definir o nome o mais rápido possível para sinalizar ao mercado mudanças de rota na política econômica. Um interlocutor de Lula disse à reportagem que ele não vai indicar um nome para Dilma, mas fará sugestões à presidente. A escolha é dela, tem dito o ex-presidente, que não esconde sua preferência pelo ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles.
Além de Meirelles, contam com a simpatia e apoio de Lula o ex-secretário-executivo do Ministério da Fazenda Nelson Barbosa, que trabalhou no governo Dilma, e o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco. Ele, porém, já disse a amigos que não pretende deixar o banco.
Na política, Dilma e Lula consideram vital unir o PMDB em torno do governo para garantir número suficiente no Congresso para aprovar as medidas do Palácio do Planalto. Para isso, Lula se reuniu um dia antes, na segunda-feira (3), com o vice-presidente Michel Temer.
Uma das missões de Dilma, na avaliação de Lula, é tentar evitar a eleição do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para a presidência da Câmara no próximo ano. Para isso, precisa primeiro acertar o papel e o espaço do PMDB em seu segundo mandato.

PSB deve adotar posição de independência

O PSB começa a retomar sua posição de partido de centro esquerda e que o erro cometido no segundo turno da eleição foi apenas circunstancial, tanto que a sua bancada  no Senado deve adotar uma posição de independência em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT). “O PSB vai continuar sendo um partido independente, principalmente no que se refere às votações, já que sempre votamos no que é positivo e propositivo para o País”, disse o deputado e ex-jogador de futebol Romário, que foi eleito senador pelo Rio.
O PSB terá no Senado na próxima legislatura seis senadores. Já a bancada que o partido elegeu na Câmara, de 34 deputados, se reúne à tarde para discutir o mesmo assunto. A decisão final sobre o posicionamento que a sigla irá adotar no Congresso será tomada pela Executiva Nacional até o final do mês.
Segundo o presidente do PSB, Carlos Siqueira, a ideia central é não fazer uma oposição “conservadora” ao governo. “Nós seremos sempre um partido que primará pela sua visão programática e sua visão socialista, se diferenciando de uma oposição de centro-direita”, afirma

Rede volta a coletar assinaturas

Foto: José Cruz/ABr
Foto: José Cruz/ABr
A Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva tentou criar para concorrer às eleições deste ano antes de se filiar ao PSB, traçou uma estratégia para completar o número de assinaturas necessárias para criação do partido até janeiro ou fevereiro de 2015. A meta anunciada é conseguir 100 mil assinaturas até o final do ano. A ideia é apresentar a lista de apoiadores para criação da legenda em março do próximo ano ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A expectativa da Rede é que o TSE demore cerca de dois meses para analisar as assinaturas e o partido seja registrado entre abril e maio. Para que os integrantes da Rede possam disputar as eleições de 2016, o partido precisa ser criado até outubro de 2015

Roberto Amaral não pensa em deixar o PSB




Um dos fundadores do PSB, Roberto Amaral não conseguiu se manter na presidência do partido após a morte de Eduardo Campos e acabou afastado da Executiva Nacional da legenda. Em entrevista ao Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, ele disse que nunca pensou e nem pensa sair da legenda. "Isso seria entregar a história do partido. Meu compromisso não é com os atuais dirigentes, mas com os fundadores", disse Amaral ao lembrar os nomes de Jamil Haddad e Miguel Arraes.
Amaral diz que pensa em lutar pelo partido. "Vou tentar até o último momento conservar meu partido - e encho a boca no 'meu' - no campo da esquerda." O ex-presidente do PSB admitiu ser hoje parte de uma força minoritária no partido, mas defendeu sua representatividade.
Ele argumentou que a defesa da "ideologia esquerdista" está nos diretórios do Rio de Janeiro, da Bahia, da Paraíba, de Alagoas e do Amapá, além de ser defendida pela maior parte da bancada no Senado, pela juventude e pelo movimento sindical da legenda. "Vou conversar com as bases do partido, vamos fazer um trabalho de baixo para cima, na contramão do que eles fazem", afirmou. "Sou o único fundador do partido vivo, estou aqui porque tenho história, enquanto tem gente que chegou agora e está correndo para pegar o bonde."(Do blog de magno martins)

Produção de petróleo cresce 12,6% em setembro

Agência Brasil 
A produção de petróleo no país em setembro deste ano cresceu 12,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com dados divulgados hoje (4) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), foram produzidos 2,36 milhões de barris de óleo por dia em setembro, volume também superior (1,4%) a agosto deste ano.
A média diária da produção da camada pré-sal ficou em 533,3 mil barris de petróleo. O óleo foi produzido a partir de 35 poços nos campos de Lula, Jubarte, Sapinhoá, Baleia Azul, Baleia Franca e Barracuda, entre outros.
Já a produção média diária de gás natural no país chegou a 88,9 milhões de metros cúbicos, dos quais 18,3 milhões vieram da camada pré-sal. Houve um aumento de 13,8% em relação a setembro de 2013 e uma queda de 2,2% na comparação com agosto. O aproveitamento do gás extraído ficou em 95,6%, o que significa que 4 milhões de metros cúbicos foram queimados e lançados na atmosfera sem transformar-se em energia.
O campeão de produção de petróleo foi o campo de Roncador, na Bacia de Campos, com uma média diária de 299 mil barris por dia. Já o campo de Lula, na Bacia de Santos, foi o maior produtor de gás natural: 8 milhões de metros cúbicos diários. A Petrobras respondeu por 91,5% da produção nacional de petróleo e gás. 

Câmara de São João elege a sua nova mesa diretora

Foi realizada na noite desta segunda-feira (04) a eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal do município de São João, e provavelmente, para surpresa de muitos, a eleição transcorreu sem problemas e a chapa única foi eleita por unanimidade, ou seja, contou com os onze votos da casa, ficando assim composta:

Presidente: Pierre Santiago - PP
Vice: Jose Elias sobral Zumba (Ratinho) - PTB 
1° Secretario: Josias Agostinho - PSB
2° Secretario: Rosineide Moura - PTB

Como podemos ver, os dois lados entraram em acordo e compuseram sem problemas, elegendo Pierre Santiago, Bacharel em Direito, casado, e em seu primeiro mandato como vereador, o presidente que vai suceder Jamesson Guilherme à frente da Casa Legislativa.
A oposição ao prefeito Genaldi tem maioria na Câmara, e Pierre tem agora a responsabilidade de manter este clima de respeito entre as partes, já que mostrou que tem respaldo entre seus pares.(Do blog de Ronaldo cesar)

Partido da Mulher Brasileira recolhe assinaturas para criação da sigla


Mulheres são maioria nas urnas. Foto: reprodução Facebook.
Mulheres são maioria nas urnas. Foto: reprodução Facebook.
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) iniciou suas atividades em Pernambuco neste mês de novembro. A nova sigla, que tem como pauta principal a luta pelos direitos das mulheres, busca assinaturas para conseguir o registro junto ao TSE e poder concorrer nas eleições de 2016.
Segundo um dos trechos do texto de apresentação do novo partido, “o PMB surgiu da força de vida radicado na experiência de mulheres progressistas; de mulheres e homens que manifestaram sempre a sua solidariedade com as mulheres privadas de liberdades políticas, vítimas de opressão, da exclusão e das terríveis condições de vida”.
Umas das articuladoras do processo de busca por assinaturas, Josélia Maria esclarece que apesar de a mulher ser  principal foco, o PMB não se trata de um partido feminista e está aberto para receber homens e mulheres na composição de seus quadros.
“O partido nasceu da necessidade de inserir a mulher nas questões da vida pública. As mulheres não têm participado da política brasileira tanto quanto deveria”, afirma Josélia, que é responsável pela atuação do PMB em Petrolina e no Sertão de Pernambuco.
A missão de Josélia é recolher na região, no mínimo, 500 assinaturas com o pedido de registro do partido.
O presidente do PMB em Pernambuco, Jamerson Dias, explica que o objetivo da nova sigla é incentivar as políticas públicas voltadas para as mulheres. Segundo Dias, os partidos enxergam as mulheres apenas como números e não criam projetos específicos voltados para o segmento. “Eles não priorizam a criação de creches ou a realização de diagnósticos simples, como o câncer de mama”, explica.(Do blog do jamildo)

Vem chumbo grosso por aí


Carlos Chagas
 Dois números começam a circular em Brasília, levantando a curiosidade de muitos e o desespero de poucos. São 28 e 11. No caso, 28 deputados e 11 senadores que fizeram  parte da delação premiada de Paulo Roberto Costa e Alexandre  Youssef, acusados de participação na lambança da Petrobras. Seus nomes estão há alguns dias na posse do ministro Teori Zavaski, do Supremo Tribunal Federal. Quando se iniciar o processo contra eles, a partir de denúncia do Procurador Geral da República, não haverá como evitar sua divulgação.
Claro que vão negar, argumentando perseguições políticas, mas pesará na equação o fator obvio de que os dois bandidos presos pela Polícia Federal jamais correriam o risco de mentir em seus depoimentos destinados a reduzir-lhes as penas. Podem ser tudo, menos bobos. Junto com os parlamentares implicados na roubalheira estão funcionários públicos, altos e baixos, além de uma tantas empreiteiras já conhecidas, cujos proprietários e executivos responderão pelos crimes praticados.
Em suma, um julgamento para ninguém botar defeito, caso não surjam na  mais alta corte nacional de justiça empecilhos processuais e jurídicos daqueles que frustrariam  a opinião pública e transformariam  as instituições em frangalhos. Continue lendo aqui o artigo na íntegra.

Gilmar "o ministro tucano", afronta independência dos poderes

247 – O ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) também condenou as declarações do ministro Gilmar Mendes sobre riscos do STF (Supremo Tribunal Federal) se tornar uma corte bolivariana com nomeações de gestões petistas.
"São declarações impróprias para um magistrado da suprema corte, por fazer presunções a respeito de colegas do STF, atuais ou futuros, afrontando a prerrogativa de independência dos poderes, que cada ministro carrega como missão institucional", disse.
Ao comentar o fato de que, no fim de 2016, apenas ele não terá sido indicado pelo PT na Corte, o magistrado disse em entrevista na “Folha de S. Paulo” que o STF corre o risco de perder seu papel de contrapeso institucional ao "cumprir e chancelar" vontades do Executivo (leia aqui).