sábado, 21 de maio de 2016

Petrobras sem indicação política é falácia

247 - Ex-presidente da Petrobras, o baiano José Sérgio Gabrielli diz que é "falácia" a declaração do novo presidente da estatal, Pedro Parente, de que as diretorias não serão mais ocupadas por indicações políticas.
"Isso não tem a menor realidade. A própria indicação dele é política. Ele é técnico-político. Isso é uma falácia", disse Gabrielli.
Enquanto "coordenador do apagão", diz o ex-presidente da Petrobras, Parente impôs contratos "muito danosos" à estatal.
"Ele tem uns problemas no passado dele com a Petrobras. Quando era coordenador do apagão, ele obrigou a Petrobras a fazer contratos muito nocivos para para construir termelétricas. Depois, quando entrei, tive de resolver isso", lembrou Sérgio Gabrielli.
Ele avalia ainda que a Petrobras precisa de uma pessoa que lidere a empresa e que resolva problemas a curto prazo.

Suíça reafirma que dinheiro bloqueado é de Cunha

O Globo
Um dia depois de o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negar publicamente que possui contas no exterior nem qualquer patrimônio que esteja "sob sua propriedade", o Ministério Público da Suíça reafirmou que elas pertencem ao peemedebista. Segundo o MP, as contas encontram-se bloqueadas à espera de uma condenação definitiva das autoridades brasileiras para devolver o dinheiro sequestrado ao país. 
— Podemos informar que o Brasil solicitou a assistência jurídica mútua, a fim de bloquear as contas de Eduardo Cunha. Esse pedido foi aceito e os ativos também foram apreendidos por meio dessa assistência. Agora, é aguardada uma decisão das autoridades brasileiras ou sua liberação por um tribunal brasileiro para que haja a repatriação dos ativos em definitivo - informou nesta sexta-feira a procuradoria suíça, por meio de sua assessoria.
Em outubro do ano passado, o ministro Teori Zavascki, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), chegou a determinar a transferência do dinheiro depositado em nome de Cunha na Suíça. Segundo o Ministério Público Federal, são aproximadamente 2,5 milhões de francos suíços, equivalentes a cerca de R$ 9,6 milhões. O dinheiro está bloqueado na Suíça até o julgamento definitivo do deputado afastado.
Segundo as investigações realizadas pelas autoridades suíças, Cunha era titular de três contas na Suíça, e a mulher dele, Cláudia Cruz, era titular de outra. Duas das contas de Cunha foram encerradas antes que as autoridades suíças conseguissem bloquear o valor. As outras duas contas tinham saldo de 2,39 milhões de francos suíços e de 176 mil francos suíços. O dinheiro teria sido proveniente de pagamento propina referente a contratos da Petrobras.
No inquérito aberto no STF, também são investigadas a mulher de Cunha e uma das filhas dele, Danielle Dytz da Cunha Dotorovitch. A suspeita é de que os três tenham cometidos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. O deputado também é suspeito de corrupção.

Fiocruz acusa: ministro não prioriza direitos sociais

Em carta aberta, fundação diz que governo promove desmonte
O Globo - Evandro Éboli e André de Souza
O Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicou uma carta aberta nesta sexta-feira onde faz uma defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz críticas ao ministro da Saúde, Ricardo Barros. Na nota, a Fiocruz acusa Barros de não priorizar os direitos sociais e desejar rever preceitos que garantem o direito universal à saúde.
"A ideia de que o país não tem condições para arcar com o tamanho do SUS revela, na prática, um projeto de país e de nação onde os direitos sociais não têm prioridade e estão subordinados aos interesses econômicos", diz a carta da Fiocruz.
A fundação afirma ainda que ações do governo federal e do Legislativo têm o propósito de "promover o desmonte da saúde pública brasileira, agravando o subfinanciamento crônico do SUS". O texto cita apoio do governo e do Congresso a projetos, como a emenda à Constituição que amplia a desvinculação do orçamento da União, estados e municípios e a que prevê a obrigatoriedade de contratação de planos de saúde pelas empresas.
Continue lendo: Fiocruz acusa ministro da Saúde de não priorizar os direitos sociais

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Dilma tira sarro de Temer: recorde de desmentidos


247-Na abertura do 5º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, que acontece em Belo Horizonte (MG), nesta sexta (20), a presidente Dilma Rousseff afirmou que é "importantíssimo" que as pessoas tenham em mente que o governo de Michel Temer é provisório e golpista; "O caráter provisório é importantíssimo. O processo é um golpe. É provisório, porque é ilegítimo, porque não é produto da eleição direta, não é produto do desejo popular. O povo que votou em mim não queria este programa de governo que está sendo implantado. É um retrocesso", afirmou; ao falar dos desmentidos do governo Temer, a presidente citou as mudanças de opinião sobre o SUS e o Bolsa Família; ela ainda criticou as mudanças na política externa e a deposição do presidente da EBC; Dilma também chamou a atenção para "um grande personagem que indica ministros, indica líder de governo e os principais advogados do governo interino", numa clara referência ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha; a presidente ainda disse que vai lutar "em todos os níveis e dimensões"; "Vou continuar lutando no Senado. Vou lutar no Judiciário. Não vou ficar presa dentro do Alvorada. Tem muita gente que gostaria que eu ficasse lá parada, quieta, silenciosa", afirmou

Temer agora quer CENSURAR Encontro de Blogueiros de esquerda

Do Blog da Cidadania
instituto millenium
Após o tsunami de declarações assustadoramente reacionárias e até criminosas por parte de seus ministros, e do show de preconceito na montagem do próprio ministério (misógino e racista), esse usurpador que tomou o Palácio do Planalto montado em uma das maiores farsas da história da humanidade acaba de se superar.
Durante a última quinta-feira (19/5), o governo de facto de Michel Temer comunicou à mídia que a Caixa Econômica Federal descumpriria acordo de patrocínio que firmou com o Movimento de Blogueiros e Ativistas Digitais, que, em 2016, realiza seu 5º Encontro Nacional.
O evento ocorrerá em Belo Horizonte.
Blogueiros de esquerda organizam encontros nacionais e regionais desde 2010. Naquele ano, em uma das reuniões que os blogueiros Conceição Lemes, Conceição Oliveira, Paulo Henrique Amorim, Renato Rovai, Luiz Carlos Azenha, Altamiro Borges, Rodrigo Vianna, Luiz Nassif e este que escreve faziam no Bar Sujinho, surgiu a ideia de um Encontro Nacional baseado em experiência de blogueiros norte-americanos durante a primeira eleição de Barack Obama.
A organização que sempre pilotou esses encontros nacionais de blogueiros tem sido o Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, presidido pelo jornalista Altamiro Borges. A cada edição do Encontro Nacional de Blogueiros, a entidade trata de buscar patrocínios de empresas privadas, sindicatos, movimentos sociais e também de empresas estatais como a Caixa.
Na última quinta-feira, porém, o governo de facto de Michel Temer ameaçou suspender patrocínio da Caixa Econômica Federal ao evento de blogueiros. O patrocínio da empresa estatal fora autorizado pelo governo Dilma em março e totalizou R$ 100 mil, segundo publicação no “Diário Oficial da União”.
Inicialmente, o governo golpista havia mandado suspender o aporte de recursos. No início da noite, contudo, Temer foi informado de que a Caixa poderá ser processada por descumprir contrato firmado com o movimento de blogueiros e, com isso, a gestão peemedebista recuou da suspensão imediata dos recursos, mas ameaçou não desembolsar o dinheiro caso o evento seja “politizado”, o que, segundo o governo de facto, contraria as regras de patrocínio da empresa estatal.
Conversa mole. Temer está usando o governo federal para fazer perseguições políticas. Os fascistas que querem tirar direitos civis dos adversários políticos aplaudirão a medida ilegal de Temer, mas não sabem quanto ela tem de antidemocrática e ditatorial mesmo.
No alto da página, o leitor vê imagem de reunião eleitoral feita pelo Instituto Millenium em 2010 com o então candidato tucano a presidente, José Serra, e o candidato a vice Índio da Costa. Ao lado deles, Judith Brito, que presidia não só esse instituto como, também, a Associação Nacional de Jornais, que engloba veículos como Folha de São Paulo, Estadão, Globo etc.
Surpreendam-se: o instituto em questão apoiou e organizou incontáveis eventos financiados com dinheiro repassado pelo governo petista. Eventos cuja finalidade sempre foi acusar os governos do PT de tudo e mais um pouco.
Sim, leitor, os governos Lula e Dilma financiaram muito evento golpista, muito evento de adversários políticos e até hoje empresas estatais federais continuam financiando eventos com viés político inverso ao do Encontro de Blogueiros Progressistas.
A ameaça de Temer de não repassar o financiamento já contratado com a Caixa (mal) amparado em questões meramente políticas constitui outro dos crimes que os golpistas vêm perpetrando.
Os golpistas prometem analisar o que será dito nesse Evento para determinarem se cumprirão ou não um dos contratos de patrocínio que empresas estatais firmam desde sempre com entidades com viés político, sejam de esquerda ou de direita.
Será que Temer vai suspender financiamentos ao Instituto Millenium, entidade em que sua ex-presidente Judith Brito conclamou a dita “grande imprensa” a fazer oposição aos governos do PT? Se for cumprida a nova política de vetar patrocínios a eventos que tenham viés político, estabelecer-se-á uma nova forma de censura no Brasil.
E que atingirá tanto a direita quanto a esquerda.
Seja como for, com ou sem patrocínio da Caixa o evento ocorrerá e será um estouro. Contará com as presenças do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, da ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.
O 5º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais #5BlogProg ocorrerá entre os dias 20 e 22 de maio de 2016 em Belo Horizonte, capital das Minas Gerais, e reunirá mais de mil pessoas, com o intuito de debater a Democracia, a liberdade de expressão e a democratização da mídia.
A presidenta Dilma Rousseff (PT) fará a abertura do evento no dia 20 (sexta-feira), pela noite. No sábado, dia 21, pela manhã ocorrerá uma mesa sobre a democracia na América Latina com os ex-presidentes Pepe Mujica (Uruguai), Cristina Kirchner (Argentina) e Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil).
À tarde ocorrerão rodas de conversas com todos os participantes para trocas de experiências, com a participação de Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Luis Nassif, Rodrigo Vianna, Paulo Moreira Leite, Cynara Menezes, Hildegard Angel, Renato Rovai, Eduardo Guimarães,  Paulo Nogueira, Conceição Oliveira, Maria Ines Nassif, Fernando Brito, Miguel do Rosário, Leandro Fortes, Tereza Cruvinel, Marcos Weissemer, Elaine Tavares, Tarso Cabral Violin, entre outros blogueiros e ativistas digitais do Paraná, do Brasil e do mundo.
As mesas figuram divididas da seguinte forma:
Roda 01
Renato Rovai (SP)
Cynara Menezes ( RJ)
Miguel do Rosário (RJ)
Tarso Cabral (PR)
Roda 02
Paulo Moreira Leite ( Brasília )
Eduardo Guimarães ( SP)
Daniel Pearl Bezerra ( CE)
Elaine Tavares ( SC)
Hildegard Angel (RJ)
Roda 03
Laura Capriglione (SP)
Fernando Brito (RJ)
Diógenes Brandão (PA)
Najla Passos ( Brasília )
Douglas Belchior ( SP)
Roda 04
Conceição Oliveira ( SP)
Rodrigo Vianna (SP)
Lola (CE)
Tereza Cruvinel ( Brasília )
Marco Weisshmer ( RS )
Como em todas as edições anteriores do Encontro Nacional de Blogueiros, estarei presente(Eduardo Guimarães). Embarco para Belo Horizonte nesta sexta-feira discutindo, sim, política, porque é meu direito, bem como o de todos que lá estiverem.
Para quem já cometeu tantas ilegalidades como Temer, mais uma não fará diferença, de modo que ele pode pegar os cem mil reais que a Caixa nos daria e enfiá-los onde melhor lhe aprouver. Nada mudará para os que lutam pela democracia. Com ou sem dinheiro continuaremos lutando.

Paulo destaca avanços de PE em palestra para empresários e executivos que integram o Conselho do World Trade Center São Paulo (WTC SP),

O governador Paulo Câmara destacou o avanço que o Estado de Pernambuco obteve nos últimos anos, com a expansão de polos econômicos já existentes, como o de bebidas, turístico e de alimentação, além da criação de novos polos: automotivo do Grupo Fiat-Chrysler (FCA), farmoquímico e de biotecnologia, em Goiana, petroquímico e naval, no Complexo Industrial e Portuário de Suape.

“Mas também estamos trabalhando a agenda da economia do conhecimento, com, por exemplo, o Porto Digital e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo FCA. Precisamos multiplicar essa agenda da inovação, em parceria com as empresas e a academia”, disse Paulo. Outro diferencial destacado por ele foi os avanços obtidos com o Ensino Médio de Pernambuco.

“Conseguimos construir a maior rede de ensino em tempo integral. Maior do que as redes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais juntas. Temos o quarto. melhor ensino público do País, segundo o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a menor taxa de abandono”, elencou o governador pernambucano, que contou com as companhias dos secretários estaduais Márcio Stefanni (Fazenda), José Neto (Assessoria Especial) e Thiago Norões (Desenvolvimento Econômico).

Em visita a Garanhuns, Secretário de Educação de Pernambuco pactua metas para 2016


O Secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Fred Amâncio, esteve em Garanhuns hoje, 20, na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dom João da Mata Amaral, em Garanhuns, realizando reunião de Pactuação de Metas para 2016 com gestores escolares da rede estadual. A visita do secretário faz parte do calendário de atividades do Pacto pela Educação (PPE), que atende às 16 Gerências Regionais de Educação (GRE) de Pernambuco durante o primeiro semestre do ano.

As reuniões integram a política pública de monitoramento da qualidade das escolas estaduais, e tem como objetivo reforçar a importância do planejamento e do acompanhamento dos indicadores educacionais para o alcance das metas acordadas entre Governo, GREs e escolas.

Após a acolhida com apresentação cultural da EREM de Garanhuns, a reunião foi aberta pela gestora da GRE, Adelma Elias, que destacou as principais intervenções de gestão realizadas no Agreste Meridional com foco em resultados. Dentre as ações apresentadas, o planejamento do fluxo de trabalho, a integração das equipes, o fortalecimento das gestões escolares e a valorização dos servidores ganharam destaque.

Junto com o secretário, a comitiva das Secretarias de Educação e de Planejamento e Gestão (Seplag/PE) apresentaram a política de gestão por resultados, explicaram os critérios sobre as metas de crescimento estabelecidas para cada unidade escolar e abriram espaço para o diálogo com os gestores.

Ao final, os gestores escolares assinaram um termo de compromisso formalizando a responsabilidade com o cumprimento das metas estabelecidas para o ano. Estas dizem respeito ao desempenho das escolas e alunos com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco (Idepe), que tem medições realizadas anualmente, e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cujas avaliações acontecem a cada dois anos.


Confirmação de casos da Sigatoka Negra na Bahia faz a Adagro intensificar ações de fiscalização do trânsito de banana


Após identificação de focos da Sigatoka negra, doença causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis Morelet, no Estado da Bahia a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO irá intensificar as fiscalizações do trânsito de banana e helicônias por meio de barreira fixa no município de Xexéu e implementará barreiras móveis em Petrolina, Palmares e Barreiros, principais rotas de entrada desse produto no Estado.
Durante as fiscalizações somente será liberada a entrada de banana proveniente do Estado da Bahia acompanhada da Permissão de Trânsito de Vegetais - PTV com a seguinte declaração adicional: A partida é originaria de Unidade de Produção onde foi implantado o Sistema de Mitigação de Risco para Sigatoka Negra
Pernambuco é considerado livre da sigatoka negra desde agosto de 2006 e hoje tem mais de 38.000 hectares de banana plantada, produzindo aproximadamente 400 mil  toneladas (IBGE, 2014). A entrada dessa doença no Estado de Pernambuco colocaria em risco os 150.000 empregos diretos e indiretos proporcionados pela cultura da banana que é de grande importância social e econômica para o Estado.
Os municípios da Bahia com ocorrência da praga são: Região do Recôncavo Baiano (Feira de Santana, Conceição da Feira, Cachoeira, Santo Amaro, Maragojipe e Cruz das Almas) e a Região do Extremo Sul (Mucuri, Itanhaém, Itabela e Itamaraju).

STF quebra sigilos de Jucá, que fica insustentável no governo Temer

247 - O Ministério Público Federal conseguiu no Supremo Tribunal Federal a quebra do sigilo bancário e fiscal do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que é o ministro do Planejamento do governo interino de Michel Temer.
A autorização foi dada pelo ministro Marco Aurélio Mello.
Jucá é investigado, neste caso, por condutas referentes à liberação de emendas parlamentares para obras que depois teriam sido superfaturadas.
O procedimento não está ligado às investigações sobre Jucá na Lava Jato e na Operação Zelotes.
Em nota, a assessoria do ministros diz que ele "colocou à disposição da Justiça todas as informações pertinentes ao processo".
Belo Monte
Mais cedo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a inclusão de Jucá e de outros políticos (o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Jader Barbalho (PMDB-PA)) em um inquérito já aberto na Corte que investiga o suposto pagamento de propina na construção da usina Belo Monte. O ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA) já é investigado.
O pedido de extensão da investigação foi baseado na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. O inquérito tramita em segredo de Justiça no STF e tem como relator o ministro Edson Fachin.

‘Falar em herança maldita é falta de vergonha na cara’

247 – A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) rebateu nesta sexta-feira 20, em discurso no plenário do Senado, a tese de que o PMDB recebeu uma "herança maldita" ao assumir o governo da presidente afastada Dilma Rousseff. "Falar em herança maldita é falta de vergonha na cara", bradou a senadora, que lembrou que foi o próprio PMDB quem contribuiu para a atual situação.
"Fizeram tudo para inviabilizar o governo da presidenta Dilma. Pautas-bombas, atraso na votação de medidas enviadas ao Congresso, articulação na mídia. Agora, que querem aumentar o déficit orçamentário, uma das causas alegadas para o impeachment, dizem que têm uma herança maldita. Tenham vergonha na cara, isso é falta de caráter. Herança maldita são vocês, golpistas!", afirmou Gleisi.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou uma sessão conjunta da Câmara e do Senado para a próxima terça-feira 24 a fim de votar projeto que propõe a alteração da meta fiscal. O presidente interino, Michel Temer, pretende fazer um pronunciamento a fim de "contar" à população sobre a real situação que teria recebido o governo das mãos de Dilma.
Com o discurso da "herança maldita", na avaliação de Gleisi, Michel Temer "tenta justificar que ele não vai dar conta do recado ou que não vai conseguir implementar aquilo que ele prometeu e que os golpistas que o apoiaram prometeram quando fizeram o impeachment da presidenta". Assista seu discurso:

As verdades de Cunha



Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Com o broche de deputado na lapela, apesar de estar com o mandato suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal, Eduardo Cunhavoltou nesta quinta (19) à Câmara para falar ao Conselho de Ética.
Em quase sete horas de depoimento, ele negou ter mentido aos colegas, negou ter recebido propina, negou ter contas no exterior e negou que esteja dando as cartas no governo Michel Temer. A sessão terminou antes que negasse o próprio nome.
"Eu não tenho conta no exterior", iniciou Cunha, ignorando tudo o que já foi revelado por procuradores do Brasil e da Suíça. O relator perguntou por que o nome da mãe dele era a senha registrada em formulários do banco Julius Baer. "Não é minha autoria. Não é minha letra", respondeu, sem mover um músculo da face.
E por que o lobista João Henriques, preso na Lava Jato, disse ter transferido US$ 1 milhão para sua conta na Suíça?, questionou um deputado. "Isso não faz parte da representação", desconversou Cunha.
O peemedebista insistiu na versão de que os milhões na Suíça não são dele, e sim de um trust. "O trust não tem dono, não é conta, não é investimento, não é patrimônio. O trust é uma benção!", ironizou o deputado Sandro Alex, do PSD. "Não existe bênção", respondeu Cunha, dono de uma empresa chamada Jesus.com.
"Se o dinheiro dessa conta compra um vinho de US$ 1.000, eu pergunto: Quem bebe o vinho, o senhor ou o trust?", perguntou Júlio Delgado, do PSB. O depoente fingiu não ouvir.
Em meio a tantas negativas, Cunha também ajudou a deixar algumas coisas mais explícitas. Depois de emplacar uma série de aliados no governo Temer, ele disse não ser responsável por nenhuma nomeação.
"Não tem um alfinete indicado neste governo por Eduardo Cunha", afirmou, falando de si mesmo na terceira pessoa. "Eu não indiquei nem indico ninguém. Mas se eu o tivesse feito, eu teria legitimidade, porque é o meu partido que está no poder", disse. Será que agora ficou claro?

Empresa de amigo prosperou com Temer nos anos 80


Folha de S.Paulo – Cátia Seabra e Reynaldo Turollo JR
Uma empresa que tem como sócio o dono de uma fazenda frequentada por Michel Temer no interior de São Paulo ganhou forte impulso como fornecedora da Polícia Militar do Estado na época em que o hoje presidente interino comandava a Secretaria da Segurança Pública paulista, nos anos 1980 e 1990.
A Argeplan Arquitetura e Engenharia tem como um dos donos o coronel aposentado da PM João Baptista Lima Filho, amigo de Temer e seu ex-assessor na secretaria.
Lima e Argeplan são proprietários da fazenda Esmeralda, em Duartina (SP), que serviu de refúgio para Temer em diversas ocasiões e foi invadida pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no último dia 9, como retaliação à chegada do peemedebista à Presidência. A área foidesocupada no dia 16.
A Argeplan é uma empresa que assinou contratos de consultoria com a Segurança Pública quando Temer era o titular, função que exerceu três vezes entre 1984 e 1993. Em 1993, por exemplo, houve ao menos dois contratos de R$ 500 mil (em valor corrigido).
Da União, a Argeplan passou a receber pagamentos por obras a partir de 2011, ano em que Temer assumiu a vice-presidência. De 2011 a 2016, a empresa levou R$ 1,1 milhão por serviços em uma ferrovia e em uma rodovia. Também obteve nesse período contratos na Aviação Civil e na usina de Angra 3, sob investigação na Lava Jato.
Em 1991 e 1992, quando era chefe do Centro de Suprimentos e Manutenção de Obras da PM, o próprio Lima contratou a Argeplan para projetos da PM. Um contrato de 1992 teve aditivos e chegou a R$ 2,2 milhões (R$ 8,6 milhões, em valor corrigido) em 1995. Lima nega conflito de interesses.
Lima aposentou-se da PM em 1993, com cerca de R$ 15 mil mensais. Em 2000, o coronel adquiriu um dúplex de 446 metros quadrados com seis vagas na garagem na região do Morumbi. O valor venal é de R$ 3,3 milhões –no mercado, estima-se que supere R$ 5 milhões.

Janot quer pegar Jucá e Renan: propina em Belo Monte



















Folha de S.Paulo - Márcio Falcão
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a abertura de inquérito contra integrantes da cúpula do PMDB para apurar o suposto pagamento de propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. São alvos da Procuradoria: o ministro Romero Jucá(Planejamento), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Jader Barbalho (PMDB-PA).
Janot solicitou que eles passem a figurar como investigados em inquérito no Supremo que já apura a suposta participação do senador Edison Lobão (PMDB-MA), ex-ministro de Minas e Energia, com o esquema na usina.
A linha de investigação tem como base delações premiadas, como a do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) e de Luiz Carlos Martins, ligado a construtora Camargo Corrêa.
Aos investigadores, Delcídio afirmou que ex-ministros operaram um esquema de desvio de dinheiro das obras da usina de Belo Monte. Os recursos teriam ido para campanhas do PT e do PMDB.
Delcídio afirmou que os ex-ministros Erenice Guerra e Silas Rondeau, do governo Lula, e Antônio Palocci, dos governos Lula e Dilma, movimentaram cerca de R$ 25 bilhões e desviaram pelo menos R$ 45 milhões dos cofres públicos diretamente para as campanhas do PT e do PMDB em 2010 e 2014.
O ex-senador disse que o "time" formado pelos senadores Renan Calheiros, Edison Lobão, Jader Barbalho, Romero Jucá e Valdir Raupp, exerceu um arco de influência amplo no governo, como no Ministério de Minas e Energia, Eletrosul, Eletronorte, diretorias de abastecimento e internacional da Petrobras, além das usinas de Jirau e Belo Monte.
Segundo Delcídio, houve o pagamento, à época, de ao menos R$ 30 milhões a título de propina pela construção de Belo Monte ao PT e ao PMDB, sendo que Palocci coordenou esses pagamentos no âmbito do PT, destinando-os à campanha eleitoral da presidente afastada Dilma Rousseff e ao próprio partido, para redistribuição em beneficio de diversas outras campanhas eleitorais.
Ele afirmou ainda que, pelo PMDB, Rondeau destinou propina para o grupo do ex-senador José Sarney (AP), do qual fazem parte Lobão, Renan, Romero Jucá, Raupp e Jader.
CORRUPÇÃO
De acordo com delatores, a propina em Belo Monte chegaria a R$ 20 milhões –sendo que a obra, prevista para ser concluída em janeiro de 2019, tem um investimento estimado em R$ 28,9 bilhões.
No pedido, Janot afirmou que as informações dos delatores podem configurar crime de corrupção passiva.
Os peemedebistas já estão investigados na Lava Jato. Jucá e Renan também são alvos de inquéritos ligados à Operação Zelotes, que apura suposto esquema de compra de medidas provisórias.

"Vi tudo ruir", diz Lula sobre dia da saída de Dilma


O ex-presidente Lula, durante entrevista a um jornalista estrangeiro
Do UOL
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (19), em entrevista a jornalistas estrangeiros, que o dia do afastamento da presidente Dilma Rousseff da Presidência da República foi "o dia da indignação" para ele, marcado também por um sentimento de derrota e frustração.  "Eu vi aquilo ruir, desmoronar."
"Eu não queria estar naquele ato, eu não queria estar naquela foto, porque penso que foi uma sangria, e foi quase que um estupro feito na democracia brasileira que permitiu que a presidenta Dilma deixasse a Presidência antes de terminar o seu mandato", afirmou Lula.
O ex-presidente disse que não se sentiu "confortável".
"Foi um dia muito triste para mim porque não era apenas uma presidenta que estava deixando a Presidência de forma abrupta, era um projeto, um projeto de sonho, um projeto de inclusão social, um projeto que mostrou ao mundo que fica muito fácil governar um país e resolver os problemas do povo pobre quando você inclui os pobres no orçamento do país, quando você deixa de tratá-los apenas como uma estatística ou problema social", explicou. 
O ex-presidente disse que fez questão de acompanhar Dilma naquele momento por "solidariedade" e "para mostrar aos adversários que tem muita coisa para acontecer nesse país, tem muita luta e ainda falta muita conquista para o povo brasileiro".

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Quem quebrou a Eletrobras foi o Moro

obama lava jato
Elvis Rocha no FB do C Af
A CVM americana, a Securities and Exchange Commission, que regula a Bolsa americana (ao contrário da CVM daqui, que não regula nada… muito menos o Banco Opportunity), a SEC “deslistou” a Eletrobras das empresas que podem ser negociadas na Bolsa.

Foi barrada na Bolsa de NY: do not cross!

Porque a Eletrobras não conseguiu enviar os balanços auditados de 2014 e 2015.

O PiG teve orgasmos e, como o Francischini, correu, correu para acusar a Dilma de incompetência.

Lamentavelmente, a culpa não é da Dilma.

É do Moro!

Esse que aplicou a pena mais alta ao Dirceu, porque o Dirceu não delatou e o desmoralizou na oitiva.

A culpa é do Moro, que ainda não fechou a Petrobrax.

Mas, está fechando a Odebrecht, a Camargo, a Andrade e todas as empresas brasileiras de engenharia pesada, para que o Cerra, em acordos bilaterais (quá, quá, quá!) entregue tudo à Bechtel, à Haliburton…

Como diz o sábio Saturnino: melhor entregar logo tudo, como fez a Costa Rica.

Por que o Moro quebrou a Eletrobras?

Porque, segundo o Estadão, em comatoso estado, “desde junho de 2010, o escritório independente Hogan Lovells investiga possíveis irregularidades em sociedades e obras tocadas pela Eletrobras, por conta de denúncias da Polícia Federal (aquela que grampeia mictório de preso… - PHA). Como o escritório se depara a cada momento com algo suspeito, pede novas informações , o que demanda novas analises”.

A PF “investiga”, o Moro vaza e a Eletrobras quebra!

Elementar!

O Golpe começou e acabou em Washington!

Pernambuco sedia debate sobre gás natural


O governador Paulo Câmara participa, às 9h desta quinta-feira (19.05), da abertura do 4º Encontro de Distribuidoras de Gás Natural do Nordeste. O evento, promovido pelo Governo de Pernambuco, vai debater o futuro do produto combustível e as perspectivas para a região. Entre os temas que entram em pauta, estratégias para manter a competitividade do setor no cenário econômico regional e também as experiências e as boas práticas das distribuidoras.


O encontro, que acontece no Hotel Sheraton, vai reunir presidentes e diretores de todas as concessionárias nordestinas, além da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), da Companhia Distribuidora de Gás do Rio Janeiro (Ceg), da Associação Brasileiras das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Gaspetro e Mitsui Gás e Energia do Brasil.

PMDB emite nota ofical condenando invasão de sua sede

NOTA OFICIAL
Nós, que fazemos o PMDB de Pernambuco, manifestamos nossa indignação e nosso repúdio contra a atitude de um grupo de vândalos que, de maneira criminosa, invadiu nosso partido, para depredar seu patrimônio, na tarde de hoje (18).
Acharam pouco aparelhar, corromper e quebrar o Estado brasileiro, unicamente por um projeto de poder, e agora não aceitam o processo constitucional e legítimo do impeachment, levado adiante pela vontade do povo brasileiro, expressa nas ruas do nosso país.
Informamos, ainda, que estamos tomando todas as providências cabíveis para punir criminalmente esses vândalos, porta-vozes da intolerância, do fascismo e da incapacidade da convivência democrática.
Nós temos uma longa história de lutas democráticas e continuaremos, sem medo das intimidações, a defender nossas bandeiras que são as da liberdade, da retomada do desenvolvimento, da justiça social e da esperança no futuro do Brasil.
Raul Henry

Cunha cobra a fatura



Ilimar Franco - O Globo
Afastado pelo STF da presidência da Câmara, Eduardo Cunha faz intensa pressão sobre o Planalto. Ele quer que o presidente interino, Michel Temer, garanta as nomeações que negociou para que fosse aprovado o impeachment na Câmara. Esses cargos foram prometidos aos parlamentares do chamado Centrão (PP, PR, PSD, PTB, PRB, PSC e PTN), que também sofreram o assédio de Lula.
O presidente interino Michel Temer escolheu um deputado que representa a maioria para a liderança do governo na Câmara. Ex-líder do PSC André Moura conta com o apoio daqueles partidos que são chamados de Centrão. Eles formam uma bancada de cerca de 270 parlamentares.
Essas legendas foram decisivas na aprovação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. E também foram fundamentais para eleger o deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB) para a presidência da Câmara. Cunha recebeu 267 votos naquela eleição. O Centrão é formado pelo PP, PR, PSD, PTB, PSC, SD, PRB, PTN, PROS, PHS, PTdoB, PSL, PMB, PRP e PEN. A estes se soma a maioria da bancada do PMDB.

O amigo oculto do presidente



Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Num discurso famoso, a presidente afastada disse que atrás de toda criança existe uma figura oculta, que é o cachorro. Nos últimos dias, os brasileiros estão percebendo que atrás do presidente interino existe outra figura, nem tão oculta. É o Eduardo Cunha.
Mesmo afastado da Câmara por decisão do Supremo, o correntista suíço está dando as cartas no governo de Michel Temer, seu velho aliado. Emplacou oadvogado na Casa Civil. Emplacou um assessor na Secretaria de Governo. Emplacou um aliado como ministro dos Transportes.
Ajudou a emplacar outro advogado como ministro da Justiça. O escolhido vai comandar a Polícia Federal, que investiga políticos suspeitos de corrupção. Alguém pensou em conflito de interesses?
Agora Cunha deu a demonstração definitiva da ascendência sobre Temer. Emplacou André Moura, o mais fiel de seus escudeiros, como líder do governo na Câmara. Ele terá carta branca para negociar e dar entrevistas em nome do presidente.
Investigado na Lava Jato, Moura tem um prontuário de dar inveja ao padrinho. É réu em três ações penais no Supremo, sob acusação de desviar verba. Responde a mais três inquéritos, um deles por tentativa de homicídio. Foi condenado por improbidade após torrar dinheiro público para promover um churrasco.
Filiado ao nanico PSC, o deputado gosta de ser chamado de André Cunha, tamanha a intimidade com o chefe. O petista Paulo Teixeira o batizou com outro apelido: "lambe-botas". As botas de Cunha, é claro.
A escolha indignou até deputados que apoiaram o impeachment. Jarbas Vasconcelos, do PMDB, definiu a nomeação como "um escárnio".
Ao promover o pau-mandado, Temer se apresenta ao país como um refém de Cunha. Se ele pretende terceirizar o governo ao correntista suíço, deveria entregar logo as chaves do palácio. Questionado sobre os processos, Moura disse não ter "nada a temer". É verdade. Nós é que temos.

Temer não passa de “títere” de Eduardo Cunha, diz Humberto Costa


André Moura - foto Agência Brasil


O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou duramente nesta quarta-feira (18) o presidente interino Michel Temer por ter escolhido o deputado André Moura (PSC-SE) para ser o líder do governo na Câmara Federal.
Segundo o senador, Moura é politicamente vinculado ao presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha, de quem Temer não passaria de um “títere”.
Ele disse que o governo de Michel Temer está funcionando “aos trancos e barrancos, num barata-voa absoluto e, não bastando a completa desorientação, cedendo às mais baixas chantagens de Eduardo Cunha, que tem mandado e desmandado no Palácio do Planalto”.
Disse que Temer nomeou o advogado de Cunha para a subchefia de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e, agora, um preposto dele (André Moura) para a liderança do governo na Câmara Federal.
De acordo com o senador, Moura é réu no STF em pelo menos três inquéritos, “cujos crimes vão de apropriação indébita de dinheiro público a envolvimento em uma tentativa de homicídio”.
“Por isso eu volto a dar parabéns aos que foram às ruas com o argumento de que era preciso tirar Dilma para acabar com a corrupção no Brasil, de que era preciso golpear e interromper um governo que deu todas as condições para que as instituições funcionassem plenamente, no combate aos malfeitos, com a finalidade de substituí-lo por outro melhor. Está aí o que vocês colocaram de melhor no comando do país: Eduardo Cunha de ventríloquo e Michel Temer de marionete. Que bela troca, caros golpistas! Está aí o governo que merecem. Limpo como a consciência de vocês”, afirmou.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

SESI/PE oferece 30 mil vagas gratuitas em cursos a Distância

Com 1,5 milhão de vagas de emprego a menos no país, as pessoas que tentam se recolocar no mercado de trabalho ou se inserir nele pela primeira vez enfrentam o desafio de vencer uma concorrência cada vez mais qualificada, experiente e acirrada. Segundo especialistas, uma das melhores formas para superar esse obstáculo é investir na capacitação profissional. Pensando nisso, o Serviço Social da Indústria em Pernambuco (SESI/PE) oferece, a partir deste mês, 30 mil novas vagas gratuitas em seu programa de Educação a Distância (EAD) para facilitar o acesso já que pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que 40% das pessoas que não se atualizam para o mercado de trabalho alegam falta de tempo.
Até julho, trabalhadores da indústria, seus dependentes e a comunidade em geral poderão se inscrever nos 67 cursos do programa. “Os cursos abordam questões atuais relacionadas às demandas do mercado de trabalho e procuram desenvolver o conhecimento, as habilidades e competências necessárias ao profissional do terceiro milênio”, afirma a coordenadora do programa, Claudinéia Costa. Além do conhecimento técnico, orientações sobre comportamento no ambiente corporativo e situações pessoais que possam influenciar no desempenho do colaborador também fazem parte do portfólio da EAD do SESI/PE.
O portfólio é composto por cursos voltados tanto para a parte estratégica, quanto tática e operacional das empresas, especialmente das indústrias. Entre eles, planejamento tributário, educação financeira, gestão, liderança, pesquisa de mercado, comunicação e marketing, Segurança e Saúde no Trabalho (SST), ética profissional, segmentos industriais, entre outros.
Para participar, basta escolher o curso desejado e se inscrever no site www.pe.sesi.org.br. O aluno pode escolher o horário e local mais conveniente para estudar e se concluir o treinamento em até 30 dias e acertar 70% das questões, a entidade emite o certificado. Mais informações pelo telefone (81) 3722-9520 (Caruaru) e (81) 3726.1166 (Belo Jardim) ou pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br​​​.

Daniela Mercury recusa convite para ser secretária nacional de Cultura

O Presidente Interino Michel Temer levou mais um não de outra artista para ser Secretaria de Cultura de seu governo.
A Senadora Marta Suplicy fez contato com a cantora baiana Daniella Mercury e recebeu da mesma um não.Já são quatro mulheres do meio artístico que se negam a fazer parte do governo do PMDB.

De recuo em recuo

Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Antes de assumir, Michel Temer anunciou que diminuiria o número de ministérios. Pressionado pelos partidos que apoiaram o impeachment, voltou atrás. Criticado pela imprensa, recuou do recuo.
Produziu um factoide e um problema. Deixou de poupar dinheiro público, porque a economia com os cortes foi irrelevante, e comprou uma guerra com a classe artística, ao reduzir o Ministério da Cultura a um guichê da pasta da Educação.
O peemedebista também informou que montaria uma equipe de notáveis. Vazou convites a figuras de prestígio, mas sucumbiu outra vez ao apetite dos políticos.
Acabou por repetir o modelo de loteamento das gestões petistas, carimbando indicações partidárias sem examinar o currículo dos escolhidos. De quebra, garantiu proteção a citados na Lava Jato.
O vaivém da montagem do governo tem se repetido nos primeiros dias de interinidade. Temer e seus ministros batem cabeça, e propostas anunciadas à imprensa são abandonadas em menos de 24 horas.
Na segunda-feira (16), o novo ministro da Justiça defendeu mudanças no processo de escolha do procurador-geral da República. A ideia foi interpretada como uma ameaça à independência do Ministério Público. O presidente desautorizou o auxiliar, que foi obrigado a voltar atrás.
Nesta terça (17) o ministro da Saúde mexeu em outro vespeiro ao propor a "revisão" do tamanho do SUS. Diante da repercussão negativa, precisourecuar. Entre a ida e a vinda, soube-se que Temer entregou a saúde pública a um deputado que teve a campanha financiada por planos privados.
Aliados do peemedebista alegam que a sucessão de tropeços era inevitável, já que ele precisou montar o governo às pressas. A explicação não resiste a um exame do calendário. Desde que Temer declarou que o país precisava de alguém para "reunificá-lo", insinuando-se para a cadeira presidencial, passaram-se mais de nove meses. É o tempo de uma gestação

DEM passa recibo e admite que Cunha manda na Câmara de casa

247 - A escolha do deputado André Moura (PSC-SE) para líder do governo na Câmara foi o primeiro racha na base de Temer.
O nome foi sugerido pelo centrão, formado por partidos como PP, PR e PSD. Moura é um dos principais agentes do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha, que tentam barrar sua cassação no Conselho de Ética.
O grupo de partidos que fazia oposição ao governo Dilma — PSDB, DEM e PPS, que quer o afastamento definitivo de Cunha da presidência, trabalhava a indicação de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para líder do governo.
O líder do DEM, Pauderney Avelino (AM), criticou a interferência do peemedebista no processo e admitiu que Cunha age nos bastidores como articulador de Temer: “Cunha quer comandar a Câmara da sua casa, e isso não podemos aceitar”.

Escolha de líder mostra Temer refém de Cunha

247 – O presidente interino, Michel Temer, decidiu nomear o deputado André Moura (PSC-SE) como líder de seu governo na Câmara, na noite desta terça-feira (17). Moura é um dos principais agentes do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que tentam barrar sua cassação no Conselho de Ética e chegou a ser chamado de "lambe botas" do peemedebista pelo petista Paulo Teixeira (SP).
Isso significa que todas as votações importantes no Congresso na prática passarão por Cunha, que já indicou vários nomes para a equipe de Temer. Tanto o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, como Gustavo do Vale Rocha, subchefe da Casa Civil, já foram advogados de Cunha. Responsável pelo impeachment sem crime de responsabilidade, Cunha se mostra credor de Temer e exerce seu poder.
No último dia 2, André Moura teve uma condenação confirmada em segunda instância por uso de dinheiro da prefeitura de Pirambu, em Sergipe, para pagar despesas suas e da família. Eles são suspeitos de consumir refeições e bebidas em restaurantes com despesas bancadas pela prefeitura.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Cerimônia marca início dos Jogos Escolares Regionais do Agreste Meridional

Estudantes atletas e profissionais da educação de 65 escolas das redes federal, estadual, municipais e particular do Agreste Meridional lotaram ontem, 16, o ginásio do Sesc Garanhuns durante a abertura dos 48º Jogos Escolares Regionais (JER). A cerimônia, promovida pela Gerência Regional de Educação (GRE) do Agreste Meridional, contou com a presença de prefeitos, secretários municipais de educação e representantes de instituições militares e civis da região.

O tradicional desfile das delegações escolares iniciou a programação do evento. Cada uma das unidades inscritas nos jogos foi representada por um grupo de alunos, que levou para a quadra bandeiras e brasões das escolas. Este momento contou com a participação ativa de ex-intercambistas do Programa Ganhe o Mundo. Eles foram os responsáveis por conduzir as delegações durante o desfile, revelando o protagonismo juvenil trabalhado nas escolas da rede estadual.

Os estudantes Carlos Magno, da Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra; Pedro Henrique, do Colégio Diocesano de Garanhuns; e Camila Alexandre Alves, da Escola Municipal José Brasileiro; todas de Garanhuns, formaram a comissão de honra que conduziu o Pavilhão Nacional, junto com as bandeiras de Pernambuco e Garanhuns, para a execução do Hino Nacional. Em seguida, simbolizando a luz, esperança e dedicação de todos os atletas envolvidos, a tocha olímpica foi conduzida pelos alunos Vitória Rebeca, da EREM Dom João da Mata Amaral; Fernando Brandão, do Colégio Santa Sofia, e Hudson Mateus Araújo, da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias; também de Garanhuns.

Após o juramento da atleta Viviane Ferreira da Silva (EREM Frei Caetano de Messina, município de Bom Conselho), a gestora da GRE do Agreste Meridional, professora Adelma Elias, declarou aberta a 48ª edição dos Jogos Escolares Regionais. Ao final, o talento dos estudantes beneficiados pelos programas Mais Cultura e Mais Educação entrou em quadra para encerrar a cerimônia. Apresentaram-se grupos de dança e teatro da EREM Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Capoeiras) e das escolas de Garanhuns Senador Aderbal Jurema, Dom Juvêncio de Britto e Governador Miguel Arraes de Alencar.

Os Jogos Escolares Regionais do Agreste Meridional mobilizam, a partir de hoje (17) até o próximo dia 25, cerca de 2.500 atletas em 230 competições nas modalidades Voleibol, Futsal, Basquete, Handebol e Futebol de Campo, nas quadras dos Colégios Diocesano, Santa Sofia, CMA, além do ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do estádio do clube Sete de Setembro. As modalidades individuais Judô, Xadrez, Atletismo, Tênis de Mesa e Badminton serão disputadas entre os dias 02 e 04 de junho, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), 71 BIMTZ e Colégios Diocesano e Santa Sofia. A tabela com todos os jogos foi divulgada no último dia 10 de maio, e pode ser visualizada aqui .

Pernambuco ganha markerspace para propor soluções para as cidades


Desenvolver soluções novas e criativas para os problemas urbanos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades. Essa é a missão do Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co), inaugurado na manhã desta terça-feira (17.05) pelo governador Paulo Câmara e pelo presidente do Porto Digital, Francisco Saboya. Instalado no Portomídia, na Rua do Apolo, no Bairro do Recife, o laboratório é o primeiro markerspace proposto pelo parque tecnológico. A implantação do espaço contou com investimento de R$ 700 mil, valor repassado pela Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), órgão vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Ao elogiar a abertura do laboratório para alunos da Rede Estadual de Ensino, o chefe do Executivo destacou a importância do engajamento dos jovens. “Tecnologia é uma coisa que muda todo dia. A inovação também está sempre presente. A cada minuto tem gente pensando em novas ações e inovações, e a escola tem que estar muito antenada com isso. A gente quer ter a oportunidade de estar levando tudo de bom para as nossas escolas porque é com jovens preparados, conectados e cientes dessas amplas possibilidades que a gente vai formar uma geração de pernambucanos que vai fazer a diferença para o futuro, com um Estado mais equilibrado, mais desenvolvido e mais justo”, defendeu Paulo. 

L.O.U.Co é um ambiente para experimentação, desenvolvimento e prototipagem e teste de soluções focadas no aumento do bem-estar nas cidades, utilizando também teste de produtos e serviços em Internet das Coisas (IoT). As alternativas serão desenvolvidas através de equipamentos de alta tecnologia, como impressora 3D, impressora de circuitos elétricos, biblioteca de sensores como acelerômetros, infravermelhos, de temperatura e luminosidade.

Com acesso aberto e gratuito, o laboratório vai reunir equipes multidisciplinares compostas por empreendedores, pesquisadores e estudantes, tanto do ramo de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) quanto de engenharia eletrônica, além de profissionais criativos das mais diversas áreas, como design, arquitetura e urbanismo, que vão poder criar, através desse espaço de fabricação digital, protótipos de alta complexidade para melhorem a vida das pessoas na cidade. 

Ao destacar que a agenda do "novo modelo de manufatura" está na pauta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação como eixo estratégico, a secretária Lucia Melo ressaltou o papel do markerspace. “Na prática você pode criar novas oportunidades e atividades econômicas, uma nova cultura empresarial e formar pessoas na nova agenda de manufatura, que é uma manufatura 4.0, que é aquela que integra Internet, robótica, software, ou seja, faz com que a produção seja descentralizada, segundo tendência global. A gente precisa preparar Pernambuco para essa nova agenda", frisou.

O presidente do Porto Digital, Francisco Saboya agradeceu a “contribuição decisiva” da Facepe para implantação do ambiente. “Mais do que qualquer outra instituição aqui do nosso Estado, a Facepe acredita e faz da inovação e dos processos de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação uma profissão de fé. A gente pretende retribuir para a cidade gerando cada vez mais emprego e inovações, elevando o nome da nossa cidade como espaço e ambiente diferenciado no Brasil de promoção da inovação e de negócios inovadores, afirmou”.

EXPERIMENTO – O governador Paulo Câmara também conferiu a apresentação desenvolvida por um grupo de participantes que recebeu a missão de propor soluções para a Praça do Arsenal, situada no Bairro do Recife, como exemplo da futura atuação do L.O.U.Co. As ideias foram desenvolvidas utilizando o espaço físico e os equipamentos que já estão em pelo funcionamento no L.O.U.Co.