sábado, 8 de setembro de 2018

Bolsonaro foi esfaqueado, mas quem morreu foram Alckmin e Marina

Do blog da Cidadania

Não faltou quem dissesse que o ataque que quase matou o extremista de direita Jair Bolsonaro “mudará a eleição”. Essa premissa sobre “mudar” a eleição pode ter mil e um significados, mas o pretendido pelos seus propagadores é o de que Bolsonaro sairia (eleitoralmente) mais forte desse ataque.

A análise não procede cem por cento, mas não dá para acreditar que nada aconteça nas intenções de voto após um episódio como esse. Alguma coisa Bolsonaro irá lucrar.

Mas quem achar que alguém deixará de votar no candidato do PT para votar em Bolsonaro só porque ele foi esfaqueado, não está nem conseguindo raciocinar direito. O eleitorado de Lula – e, por extensão, de seu candidato, caso não possa concorrer – tem crescido consistentemente apesar da maior campanha difamatória já movida contra um brasileiro. Não votará em alguém que prega violência só por esse alguém ter sido alvo daquilo que prega.

O eleitorado de Ciro Gomes, idem. É composto de gente com cérebro.

Mas o que ganha Bolsonaro, então?

Se Bolsonaro extrair algum lucro do raríssimo ato de violência do qual foi vítima – ele costuma ser autor, só que de violências verbais -, certamente será de um eleitorado descerebrado como os de Alckmin e Marina…

Por que os eleitores de Alckmin ou de Marina são descerebrados? Porque apoiam candidatos que poderão prejudicá-lo.

Senão, vejamos:

1 – Alckmin é um Michel Temer com punhos de renda. Liderou a adesão do PSDB ao governo Temer e é responsável por excrescências como a cada vez mais odiada reforma trabalhista, que está empobrecendo legiões de brasileiros trazendo de volta subempregos que na era PT tinha deixado de existir.

2 – Marina Silva quer aderir ao neoliberalismo de Temer e Alckmin, aliou-se a Aécio Neves na última eleição presidencial e nunca criticou malfeitos de Temer como a reforma trabalhista, o teto de gastos, a terceirização indiscriminada, enfim, tudo que está afundando o Brasil.

Os eleitores de Alckmin e Marina estão muito mais sujeitos a votar em um energúmeno como Bolsonaro porque é tão estúpido que não percebe que a política econômica do tucano e da ambientalista aprofundaria o empobrecimento do povo que está em curso no Brasil.

Pode-se dizer, enfim, que Bolsonaro foi esfaqueado, mas quem faleceu foram as candidaturas de Marina e, sobretudo, de Alckmin. Esses já podem pegar o boné e irem para casa. O segundo turno será disputado por Lula/Haddad e Bolsonaro – civilização contra barbárie.

Será emocionante, além de ser assustador que alguém como Bolsonaro chegue tão longe.

“Quem paga o advogado?” é mais um delírio fascista

POR FERNANDO BRITO · no TIJOLAÇO



Durante 24 horas, a Ordem dos Advogados do Brasil, tão afoita em mergulhar no apoio aos arreganhos do golpismo no Brasil, assistiu passivamente a onda monstruosa de suspeição ao sujeito – é bom repetir, aparentemente fanático e desequilibrado – que agrediu a faca o senhor Jair Bolsonaro.

Quem o estaria pagando? A “esquerda”, a “Ursal”?


– Uma pessoa ligada à igreja dos testemunhas de Jeová de Montes Claros me telefonou na quinta pedindo para eu pegar o caso

Ufa! Que alívio: ninguém vai colocar as Testemunhas de Jeová no meio de uma conspiração comunista, o será que vai. Porque se fosse católico, ah, claro que ia entrar na conta dos “padres comunistas” dos quais tanto esta camada de energúmenos vive falando.

No nosso déficit democrático – sobretudo na mídia, que levanta sempre esta suspeita e dá repercussão aos delírios fascistas – o advogado, direito universal de qualquer ser humano, é imediatamente transformado em cúmplice de seu cliente e vira “defensor de bandido”, alguém que deve “ir pro saco” junto com seu constituinte.

A simplificação – monstruosa como sabem ser as simplificações – da ideia de Justiça como os “bons” contra os “maus” cria, nas palavras do professor de Direito Criminal Salah Khaled Jr, “um perigoso nó de forças [que] converge para de forma sistemática aviltar, desprestigiar e aniquilar a própria ideia de defesa, como se ela fosse um obstáculo indesejável para a concretização de uma justiça que é identificada com o poder punitivo”.

Essa monstruosidade, cada vez com mais frequência, é praticada pelo próprio Judiciário e suas cercanias, no MP e na Polícia, porque desqualificar o defensor e sua atividade são abrir caminho para a afirmação de uma pseudojustiça, moldada unilateralmente pelos detentores do poder de Estado.

Sob o inexplicável silêncio e omissão da advocacia e de sua Ordem, que assistiu quase muda as maiores violências, como a praticada na “Lava Jato”, quando se grampeou os telefones do escritório que fazia a defesa de Lula, por ordem de Sérgio Moro e pedido da turma do Dallagnol.

Os advogados, expostos nos jornais à sanha dos fanáticos, estão sujeitos à detratação pública e até às próprias famílias e amigos terão, constrangidamente, de explicar porque atuam na defesa de um “bandido” e, já que delírio não tem limite, de “um “comunista de Jeová”.

Na ditadura da farda, quantos foram bater à porta da OAB, pedir socorro a gente como Modesto da Silveira, Nilo Batista, Délio dos Santos, Raimundo Faoro, Evaristo de Morais Filho e tantos outros. Agora, na ditadura da toga, melhor passarmos a conhecer gente das Testemunhas de Jeová, capazes de fazer a defesa de acusados com mais senso jurídico que a Ordem dos Advogados.

Ou nos prepararmos para a ideia de que direito de defesa é portar uma pistola.

Jornalista Graça Araújo morre aos 62 anos no Recife


Do G1 Pernambuco

Morreu, neste sábado (8), a jornalista pernambucana Graça Araújo. A apresentadora tinha 62 anos e não resistiu a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico sofrido na quinta-feira (6). A informação foi confirmada pelo Hospital Esperança, unidade de saúde em que ela estavainternada.
A morte ocorreu às 12h55, segundo a direção médica do hospital. A pedido da família, com o objetivo de preservar este momento, a equipe médica que acompanhou a paciente durante o período não vai se pronunciar. Ainda não estão definidos os horários de velório e enterro da jornalista.
Internação
Graça Araújo fazia exercícios físicos em uma academia na Zona Sul do Recife, na noite da quinta (6), quando passou mal e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na noite em que foi internada, o estado de saúde dela era considerado grave pelos médicos. Na quinta, o hospital informou que o quadro clínico da paciente passou para gravíssimo.
Neste sábado (8), o hospital informou, pouco depois das 11h, que o quadro clínico da paciente se mantinha inalterado e ela continuava respirando com a ajuda de aparelhos
Perfil
Nascida em Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, Maria Gracilane Araújo da Silva seguiu para São Paulo ainda criança. Começou a trabalhar aos 14 anos e, antes de chegar ao jornalismo, foi auxiliar de embalagem de enxovais de bebê, funcionária de uma indústria e balconista.
Ao trabalhar numa editora de uma revista de construção, desenvolveu interesse pelo ofício de comunicar. Formou-se em jornalismo em 1983, pela Universidade Alcântara Machado de São Paulo, Graça Araújo seguiu para Recife no mesmo ano.
Antes de trabalhar na TV, passou pelas rádios Transamérica e Clube. Na TV Globo, esteve durante um mês na apresentação do programa "TV Mulher". Graça também trabalhou na extinta TV Manchete.
Em 1992 estreou como apresentadora do programa "TV Jornal Meio-Dia", na TV Jornal, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Em entrevista à TV Globo em 2015, ela contou detalhes sobre como iniciou a jornada de 24 anos, até então, à frente do programa.
"Por alguma razão, ele [José Mário Austregésilo] olhou para mim e enxergou que eu servia para um projeto novo de telejornal que ele estava trazendo para o Recife. A partir daí, eu fui para a TV, estudei o modelo e estou fazendo o que ele queria", contou, na época.
Em 1999, recebeu o título de Jornalista Amiga da Criança da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Em 2010, Graça ganhou o título de cidadã do Recife na Câmara dos Vereadores.
Em 13 de agosto de 2018, ela recebeu a medalha de honra ao mérito Desembargador Joaquim Nunes Machado, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. A condecoração é dada às personalidades que tem relevantes serviços prestados no campo jurídico.

Guilherme Boulos reinicia contra-ataque a Bolsonaro

Foto: Brasil247

O Estado de S. Paulo - Da Coluna do Estadão Por Adreza Matais

A trégua dos opositores de Jair Bolsonaro (PSL) na eleição presidencial já acabou. O candidato Guilherme Boulos (PSOL) criticou no Twitter o capitão reformado por voltar a fazer o gesto de uma arma com as mãos após ser vítima de um ato de violência na sexta-feira. Bolsonaro levou uma facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG) e teve que passar por uma cirurgia.
A foto foi postada pelos filhos de Bolsonaro nas redes. Boulos usou a imagem para lamentar que “após ter sido vítima de ato de violência, Bolsonaro siga estimulando mais violência”. Bolsonaro defende a liberação do porte de armas para combater a violência. Medida criticada por seus opositores.
O atentado a Bolsonaro fez com que os demais candidatos dessem um tempo na artilharia contra ele, que é o primeiro colocado nas pesquisas. A Coluna revelou hoje, contudo, que seus oponentes aguardam ele melhorar ou voltar a se posicionar (como hoje) para retomar o debate político, inclusive confrontando o capitão reformado. “É a pele dele ou a nossa”, resumem.

Armando defende parcelamento de débitos de proprietários de motos

Diante de sertanejos atentos e esperançosos, o candidato ao governo do Estado pela coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB), criticou a política de "arrocho e perseguição contra o pequeno", promovida pelo governador Paulo Câmara, propondo, durante a inauguração do comitê da deputada estadual Socorro Pimentel (PTB), em Araripina, uma solução para a apreensão de milhares de motocicletas em todas as regiões. A ideia de Armando é fazer uma renegociação dos IPVAs atrasados e, assim, devolver os veículos aos donos.

"Nós perdoaremos os juros e as multas decorrentes do atraso no pagamento do imposto. E as dívidas serão reparceladas, fazendo com que as pessoas tenham de volta seus veículos", reforçou Armando, ainda salientando que ciclomotores de até 50 cilindradas serão isentos de IPVA.

"Esse governo só sabe cobrar imposto do pequeno. A polícia, em vez de ir atrás dos bandidos, fica apreendendo moto de pais e mães de família que perdem seu meio de locomoção", explicou Armando, já nesta sexta, em entrevista à Rádio Voluntários da Pátria, em Ouricuri.

Durante o ato em Araripina, Armando reforçou os laços com a cidade, onde foi majoritário em 2014. Socorro Pimentel relatou que recebeu "convites" para se juntar à Frente Popular. "Mas nós dissemos não porque nós temos lado e não é o desse governo da mentira e das fake news", disparou, no que foi complementada pelo prefeito Raimundo Pimentel (PTB): "Estamos resgatando a nossa cidade. Com Armando no Palácio das Princesas, vamos ajudar a mudar Pernambuco".

Ainda durante o comício, Armando recebeu o apoio do ex-prefeito de Santa Filomena, Gildevan Melo (PSD) e de dois vereadores da cidade sertaneja: Adelvan do Campo Santo (PSL) e Erin de Cícero Henrique (PSD).

Agenda do candidato à reeleição Paulo Câmara desta sábado (08)

BELÉM DE SÃO FRANCISCO

8h - Visita à Feira Livre com o prefeito Licínio 

Local: Rua Deoclecio Lustosa, Centro. 


FLORESTA

10h30 - Prosa Política com Rodrigo Novaes 

Local: Clube Difusora - Praça Cel. Fausto Ferraz 


11h30 - Prosa Política com o prefeito Ricardo 

Local: Grêmio 5 de julho 


13h - Visita a Rorró e Kaio Maniçoba

Local: Residência de Rorró Maniçoba 


ITACURUBA 
14h30 - Prosa Política com o prefeito Bernardo 

Local: Clube de Juraci - Antiga Casa da Juventude - Rua Gaudêncio Freire Leite 


PETROLÂNDIA 
16h - Prosa Política com a prefeito Jane 
Local: Casa de Show Velho Chico - Avenida Marquês de Olinda - Q. CS


17h - Visita ao candidato João Lopes 
Local: Espaço Mãe Finha - Rua Presidente Juscelino Kubitschek, 85 - Quadra 10

Em visita à Aliança, Paulo Câmara recebe apoio dos três principais grupos políticos da cidade

ALIANÇA - Mais um município pernambucano mostrou que está fechado com o governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) para o Estado continuar avançando. Na noite desta quinta-feira (06), os três principais grupos políticos de Aliança, na Zona da Mata Norte, declararam apoio ao socialista. O prefeito da cidade, Xisto Freitas (PSD), o ex-candidato a prefeito Hilton Lira (PDT) e o ex-prefeito Azoka Gouveia (MDB) receberam Paulo Câmara para firmar o compromisso de continuar no caminho do desenvolvimento. 

Ao visitar a cidade, o governador destacou que vai continuar trabalhando para garantir a melhoria de vida do povo pernambucano com investimentos em áreas importantes como educação, saúde, segurança e assistência social. Nos três encontros, o gestor falou sobre o que foi possível fazer nos últimos três anos e nove meses e o que poderá fazer a partir de 2019. “O gesto que recebemos de Aliança aumenta nossa responsabilidade. Essa unidade que a gente fez aqui neste município é muito importante para o futuro de Pernambuco, porque a gente ainda tem muita coisa para fazer por nosso Estado. Temos hoje uma educação de referência no Brasil, trabalhamos muito para ter água nas cidades, trabalhamos na saúde, para diminuir a violência e isso sem ajuda do Governo Federal. A gente vem aqui para agradecer essa confiança e dizer que vocês podem ter certeza que a gente vai estar junto nos próximos quatro anos para melhorar a vida do povo daqui”, pontuou o líder socialista. 

O primeiro ato foi realizado pelo prefeito Xisto Freitas em praça pública no Centro de Aliança. Na presença dos candidatos ao Senado da Frente Popular, Jarbas Vasconcelos (MDB) e Humberto Costa (PT), o prefeito ressaltou que Paulo Câmara deixou as contas estaduais equilibradas e pôde realizar inúmeras ações em seu governo. O desempenho da educação de Pernambuco e o compromisso com o funcionalismo público também foram pontos destacados pelo pessedista. “Aliança está com Paulo Câmara. A eleição é para governador de Pernambuco e o palanque é de Paulo Câmara. A política agora é do 40. Vamos eleger o 40”, frisou Xisto Freitas. Também participaram do ato o deputado federal André de Paula (PSD) e a candidata a deputada estadual Ana Flávia (PSB). 

Após o Prosa Política, Paulo seguiu para um encontro com o ex-candidato a prefeito Hilton Lira. Na presença do seu grupo político, o pedetista destacou que Paulo Câmara foi o governador responsável pelo maior investimento em segurança pública em Pernambuco e que é o mais preparado para o futuro. “Estamos agora num momento difícil onde a gente tem duas propostas para Pernambuco e nós queremos continuar ao lado do povo e de um governador sério. Todo mundo vê que Paulo consegue manter Pernambuco longe da crise. Sou testemunha do investimento feito na segurança, com maior contratação de pessoal. Nós não podemos deixar a turma de Temer se apropriar do nosso Estado”, destacou. 

A passagem por Aliança se encerrou em um encontro na residência do ex-prefeito Azoka Gouveia, que também fez questão de falar da importância da reeleição de Paulo Câmara. “Você tem feito uma administração de pulso e responsabilidade, apesar de toda crise que o Brasil está passando. Você tem sido atencioso conosco. É importante nesse momento pensar no estado de Pernambuco, que precisa se manter firme e forte. Conte conosco! Vamos trabalhar independente de política local. Vamos trabalhar para lhe reeleger”, cravou o ex-prefeito.

Armando apresenta propostas para o polo gesseiro

“O polo gesseiro do Araripe deve receber um tratamento diferenciado por parte do governo do Estado para que os recursos que gera sejam traduzidos no bem-estar da população". A proposta do candidato a governador pela coligação Pernambuco Vai Mudar, senador Armando Monteiro (PTB), foi apresentada na manhã deste feriado da Independência, em encontro com lideranças políticas da oposição no município de Trindade, no Sertão do Araripe.

Acompanhado dos candidatos ao Senado Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM) e da deputada estadual Socorro Pimentel (PTB), Armando foi recebido pela líder da oposição de Trindade, Helbinha, ex-vereadora e candidata a prefeita em 2016. "O maior problema de Pernambuco é a falta de governo. Essa é a razão pela qual estarmos nessa situação", completou.

Para a revitalização do polo gesseiro, Armando propõe uma série de medidas: redução de impostos, matriz energética sustentável, incentivo à exportação, modernização das plantas e linhas de crédito para o setor. "Temos 95% das jazidas de gipsita do Brasil e o Araripe está abandonado, com estradas acabadas, saúde de péssima qualidade e os criminosos agindo livremente. Isso não pode ocorrer. A população tem que ser beneficiada", explicou.

Sábado da Frente Popular começa com visita à feira-livre de Belém do São Francisco

BELÉM DO SÃO FRANCISCO - Faltando menos de 30 dias para a eleição, a Frente Popular segue em ritmo acelerado, com o governador e candidato à reeleição, Paulo Câmara (PSB), comandando uma intensa agenda pelo Interior do Estado. Ao lado do prefeito Licínio e dos seus colegas de chapa - Luciana Santos (PCdoB), Jarbas Vasconcelos (MDB) e Humberto Costa (PT) - , o socialista iniciou o sábado (08/09) com uma visita à feira-livre deste município. Muito bem recebido pelos comerciantes e frequentadores do espaço, Paulo destacou a importância das feiras para as cidades.

"A gente sempre tem a preocupação de conversar com as pessoas, conhecer suas necessidades, ouvir suas sugestões e as demandas dos municípios. E as feiras públicas são espaços onde podemos fazer isso, sempre recebendo esse carinho. Também temos a oportunidade ver o escoamento da produção da agricultura familiar, que tanto recebeu o nosso apoio para o seu desenvolvimento", frisou Paulo.

O comerciante Antônio Neto, conhecido como "Tonho Venta", ressaltou que a população pernambucana já escolheu quem vai seguir à frente do Estado. "É Paulo! O homem tem um trabalho muito sério, é gente do bem. Vamos votar nele para tudo continuar direitinho. Ele é um arretado", assinalou. "Ele é bem simples, né? Está aqui com a gente, bem no meio do povo. E ainda tem o apoio de Lula", ressaltou a dona Carminha, que foi à feira fazer compras.

O governador pontuou que seguirá firme, andando pelas ruas do Estado, até 7 de outubro, para levar a sua mensagem à população. "Vou gastar muita sola de sapato, junto dos pernambucanos de todo o Estado. A gente precisa renovar o nosso compromisso, olhando nos olhos das pessoas. E vamos renovar, vencer as eleições para fazer cada vez mais por Pernambuco, apontou Paulo Câmara.

Após a visita à feira de Belém de São Francisco, a comitiva da Frente Popular seguiu para o município de Floresta. Na sequência, Paulo e sua chapa vão para Itacuruba e Petrolândia, encerrando o périplo deste sábado.

Agenda Armando Monteiro

Sábado e Domingo, 08 e 09 de Setembro

Sábado


08h30 Afogados da Ingazeira - Visita à Feira e Inauguração do Comitê do vereador Zé Negão


11h São José do Egito - Visita à feira e Inauguração do Comitê Pernambuco Vai Mudar


12h São José do Egito - Encontro com ex-deputado José Marcos de Lima


16h Serra Talhada - Procissão de Nossa Senhora da Penha,


19h Tabira - Inauguração do Comitê Pernambuco Vai Mudar e Comício 





Domingo


09h20 Flores - Encontro com lideranças


10h40 Calumbi - Ato político com a Prefeita Sandrinha da Farmácia

Monitorada reação ao atentado na internet

Danela Lima – Painel – Folha de S.Paulo
A campanha de Jair Bolsonaro (PSL) monitorou a reação da internet ao atentado contra o presidenciável, que foi esfaqueado. Relatórios de buscas no Google e menções no Twitter foram enviados à cúpula do partido. Os documentos indicam que, entre o meio-dia de quinta (6) e a mesma hora de sexta (7), Bolsonaro foi o candidato mais buscado, chegando a, em alguns momentos, concentrar 98% das pesquisas. Na rede social, o nome dele foi mencionado mais de 1,7 milhões de vezes.
Meio a meio Um dado foi destacado no relatório. O documento diz que, no Twitter, a #forçaBolsonaro aparece mais de 200 mil vezes. Já #Bonoro, “muito usada pelos detratores para acusar o ataque de ser mentiroso, comemorar o crime e declarar que o queriam morto, mais de 202 mil.”

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Desequilíbrio é, até agora, melhor pista sobre o esfaqueador

POR FERNANDO BRITO ·no TIJOLAÇO


É preciso trabalhar com fatos e não com acusações de ódio.

O mais provável é que o ataque a Bolsonaro seja obra de um desequilibrado mental.

Ficar especulando algo porque ele curtiu isso ou aquilo, eventualmente, no Facebook é trabalho de “Candinha”, não de jornalista ou “detetive”.

O que há de concreto é que ele assume autoria em declarações a Polícia e que agiu só, por “razões pessoais” e “a mando de Deus”.

Este estado de confusão mental é confirmado por Jussara Ramos, sobrinha de Adélio Bispo dos Santos, ao repórter Severino Motta, do Buzzfeed , relatando que ele é (ou era) missionário de igreja evangélica” e, nos últimos contatos que teve com a família “ficava falando sozinho e estava com ideias muito conturbadas”, alem de agressivo.

O vice de Bolsonaro, General Mourão, deu um exemplo de irresponsabilidade política ao fazer acusações contra o PT, sem qualquer indício, e ainda provocar, dizendo que “os profissionais da violência somos nós”.

Como ele e Bolsonaro são oficiais reformados, não podem nem mesmo se classificar como credenciados a exercer o poder de força estatal.

E ele devia lembrar que sua “tropa”, agora, não tem disciplina, não cumpre ordens e, em muitos casos, é formada por gente tão transtornada quanto o sujeito que esfaqueou Bolsonaro.

Esquerda solidariza-se com Bolsonaro; Direita hostilizou Lula depois dos atentados a sua caravana

247 - Todos os candidatos e os principais líderes e partidos de esquerda no país solidarizaram-se com Jair Bolsonaro depois da facada que levou na tarde desta quinta (6) em Juiz de Fora (MG) e condenaram energicamente a violência. Bem diferente foi a reação do próprio Bolsonaro e de outros líderes de direita quando dos atentados contra Lula e sua caravana no Paraná, no fim de março. Ele sugeriu que os tiros teriam sido disparados por membros da caravana: "Está na cara que alguém deles deu os tiros". No dia seguinte a um dos atentados, o candidato da extrema direita, num palanque em Ponta Grosso, simulou disparar tiros contra a cabeça de um boneco que representava Lula (aqui).

Alckmin justificou os atentados, dizendo sobre Lula e o PT: "Acho que eles estão colhendo o que plantaram" (aqui). Da mesma maneira, a senadora Ana Amélia, agora candidata a vice de Alckmin, afirmara, dias antes, sobre as violências cometidas contra Lula e os integrantes e apoiadores da caravana: "Quero parabenizar Bagé, Santa Maria, Passo Fundo, São Borja. Botaram a correr aquele povo que foi lá levando um condenado se queixando da democracia. Atirar ovo, levantar o relho, mostra onde estão os gaúchos".

Agora, quando Bolsonaro foi o alvo de um atentado, a esquerda imediatamente cerrou fileiras na defesa do candidato fascista e condenou energicamente o atentado, sem qualquer ataque ou insinuação contra Bolsonaro. Leia as declarações dos candidatos de esquerda, dos partidos e de algumas das principais lideranças. Condenação unânime, sem reticências, sem referências críticas de qualquer ordem a Bolsonaro ou mesmo qualquer menção à postura dele, de Alckmin e Ana Amélia quando dos atentados contra Lula e a carana do PT. Leia: 

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou: ""Lamentável. Nenhum ato de violência pode ser admitido. A violência não é justificável. Na política temos que nos ater ao enfrentamento de ideias". A presidente do PT em Minas, Cida de Jesus, divulgou nota assegurando que o partido "preza pelo diálogo, tolerância e paz. Por isso, venho a público repudiar qualquer forma de violência".

Fernando Haddad foi direto: "Repudio totalmente qualquer ato de violência e desejo pronto restabelecimento a Jair Bolsonaro"; da mesma forma, Manoela D'Ávila deplorou: "Lamentável o episódio envolvendo candidato à presidência Jair Bolsonaro hoje. Condenamos ataques a qualquer candidatura. A violência e o ódio não servem para o Brasil e nosso povo". A ex-presidente Dilma Roussef, ela mesma vítima de um golpe de Estado, foi resoluta na defesa de Bolsonaro: "Não podemos incentivar o ódio. Quem fez isso não pode ficar impune. Isso não pode acontecer em um país democrático".

A Executiva Nacional do PSOL divulgou nota repudiando o atentado, exigindo "medidas cabíveis contra seu autor" e considerando a agressão a Bolsonaro "um grave atentado à normalidade democrática e ao processo eleitoral". O candidato do partido à Presidência, Guilherme Boulos, foi incisivo, ao saber do atentado: "Soube agora do que ocorreu com Bolsonaro em Minas. A violência não se justifica, não pode tomar o lugar do debate político".

Ciro Gomes foi no mesmo espírito: "Acabo de ser informado em Caruaru, Pernambuco, onde estou, que o Deputado Jair Bolsonaro sofreu um ferimento a faca. Repudio a violência como linguagem politica, solidarizo-me com meu opositor e exijo que as autoridades identifiquem e punam o ou os responsáveis por esta barbárie.

Dilma lidera em minas diz pesquisa Datafolha

247 - A presidente deposta Dilma Rousseff segue líder absoluta para o Senado, segundo pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (6). 

Segundo o Datafolha, Dilma tem 26%, seguida por Jornalista Carlos Viana (PHS), com 11%; Rodrigo Pacheco, 9%; Coronel Lacerda (PPL), 8%; Dinis Pinheiro (SD), 7%; Professor Túlio Lopes (PCB), 6%; Rodrigo Paiva (Novo), 6%; Jaime Martins (PROS), 5%; Bispo Damasceno (PPL), 5%; Miguel Correa (PT), com 4%; Vanessa Portugal (PSTU), 4%; Ana Paula Alves (PCO), 4%; Kaká Menezes (Rede), 2%; Edson André dos Reis (Avante), 1%; Duda Salabert (PSOL), 1%. 

Votos brancos e nulos para 1ª vaga chegam a 25%, e para 2ª vaga: 36%. Indecisos para a 1ª vaga chegam a 15% e para a 2ª vaga, 25%.

A pesquisa foi encomendada pela 'Folha de S. Paulo' e TV Globo. É o primeiro levantamento do Datafolha depois do início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 1.289 eleitores em 61 cidades, com 16 anos ou mais, entre os dias 4, 5 e 6 de setembro.

Agenda dos candidatos ao Governo de Pernambuco 2018 nesta sexta

Agenda do candidato Julio Lossio (Rede)
9h – Entrevista à Rádio Pajeú FM, Programa Manhã Total, com Nill Júnior

Cidade: Afogados da Ingazeira-PE;

11h – Entrevista à Rádio Triunfo FM, Programa Rádio Notícias;

12h – Almoço com Lideranças;

20h – Live: PAPO 18, em Serra Talhada-PE.

Agenda da candidata Dani Portela (PSol)

Sexta-feira (7)

9h - Grito dos Excluídos
Praça do Derby

12h- Panfletagem com Dani
Mercado da Boa Vista

16h20 - Debate para adesão de uma plataforma antiproibicionista
Comunidade do Bode | Rua Artur Licio, em frente a Livroteca do Pina

Sábado (8)
8h - Caminhada na Feira de São Lourenço com o candidato a Deputado Estadual André Justino
Feira de São Lourenço da Mata

10h - Assembleia da Ocupação Manoel Calixto com o candidato a Deputado Estadual André Justino
Ocupação Manoel Calixto | BR408 - São Lourenço da Mata (Em frente ao Condominio Cidade da Copa)

12h - Almoço e panfletagem no Mercado de Camaragibe com o candidato a Deputado Estadual André Justino
Mercado Municipal de Camaragibe

15h - Reunião com o Movimento Cidadão das Famílias sem Teto (MCFST) com o candidato a Deputado Estadual Áureo Cisneiros
Bairro de Buraco Fundo, Camaragibe

Domingo (10)

8h - Missa do Vaqueiro de Surubim
Parque J. Galdino | R. Sen. Paulo Pessoa Guerra, 1223-1373 - Santo Antônio, Surubim

14h - Atividade com a Comunidade de Sapucarana com o candidato a Deputado Federal Paulo Rubem
Cooperativa de Agricultura Familiar | Sapucarana, Bezerros

18h - Atividade no Sítio dos Macacos com o candidato a Deputado Federal Paulo Rubem
Estrada dos Macacos, Sitio dos Macacos, Dois Irmãos

Agenda Armando Monteiro (PTB)

8h Trindade - Café da manhã com Lideranças

9h30 Ouricuri - Entrevista na Radio Voluntários da Pátria

14h Carnaubeira da Penha - Reunião com lideranças

16h30 Mirandiba - Reunião com Lideranças

18h São José do Belmonte - Encontro com Lideranças

Agenda de Paulo Câmara (PSB)

Recife

15h - Gravação para guia eleitoral
Local: Ladeira de Pedra, Água Fria

Voto em Haddad atinge mesmo potencial de Lula, admite Ibope

POR FERNANDO BRITO ·no TIJOLAÇO



Então, nas entrelinhas, a pesquisa Ibope revela aquilo que, nas manchetes, procuraram esconder de você.

A transferência de votos de Lula para Fernando Haddad vai ser total, ou bem perto disso.

A reportagem Potencial de transferência de votos de Lula para Haddad aumenta, diz Ibope , no Estadão, deixa isso claro com simples operações aritméticas.

Diz-se lá que se pergunta aos eleitores se, com Lula declarando apoio ao ex-prefeito de São Paulo, “eles com certeza votariam, poderiam votar ou não votariam de jeito nenhum em Haddad”.

22% disseram que “com certeza” o fariam, 9% a mais do que na pesquisa anterior, há apenas 13 dias.

Outros 17% aformaram que poderiam fazê-lo, contra 14% no levantamento anterior.

Não é preciso “chamar o Meirelles” para fazer a conta: 22% + 17% somam 39%, resultado compatível com o que as pesquisas anteriores davam ao próprio Lula: 37% no mesmo Ibope de agosto e 39% no Datafolha do mesmo mês.

Portanto, meus caros leitores e leitoras, não entrem na”onda” da mídia de que fulano ou sicrana “levam” o eleitorado de Lula. O mesmo dado “escondidinho” do Ibope informa que 60% dos eleitores que declaram voto em Ciro e metade dos que o fazem a Marina Silva, se informados de que Lula apóia Haddad migrariam para ele.

Se não bastasse, a negativa de voto em Haddad, que era de 60%, baixou para 53% e baixará ainda mais, até perto de 40%.

Ou vocês acham que a verdadeira metralhadora de ações de Amoêdo e Bolsonaro para tirar Lula dos programas de TV do PT e sua coligação e a ação de Geraldo Alckmin contra a inclusão do nome de Haddad no Datafolha devem-se a quê?

Eles contam poder sonegar à população que Lula é Haddad e que, portanto, na eleição, Haddad é Lula.

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Os juízes levaram o Brasil ao paradoxo fascista



POR FERNANDO BRITO ·no TIJOLAÇO


Na Folha, Bruno Bohossian diz que a “ansiedade contamina promotores e juízes sob holofote da eleição” e diz que eles “apressam o passo contra Bolsonaro, Haddad e Alckmin”.

Embora ele próprio duvide que seja mera afoiteza – “É difícil acreditar que promotores e juízes não mantivessem um calendário em seus gabinetes com um grande X no dia 7 de outubro” – a sua análise está, infelizmente, errada.

Primeiro, porque deixa te tocar no ponto maior da judicialização do processo político-eleitoral: a exclusão de Lula, pedra de toque de todo o impasse que vivemos. O que o comprova? Simples: ponha-se Lula no processo eleitoral e a eleição estará resolvida, como comprovam todas as pesquisas do período pré-censura.

Segundo, e mais importante, é que já não se pode ver o embrulho em que meteram o país como uma ação impensada de uma dúzia de promotores, juízes e até ministros das cortes superiores, como se fossem “bolsominions” togados, fundamentalistas megalômanos.

Não, o que temos é o resultado de uma ação corporativa, à qual toda a resistência que poderia existir em seu próprio meio foi aniquilada pela mídia, que acovardou e fez se recolher todo aquele que, dentro do Judiciário, pensou em opor resistência ao avanço fascista.

Avanço fascista, sim, porque é desprezível o fato de pingar, aqui e ali, algum caso contra Jair Bolsonaro e todos ele reforçando o que há de pior em seu perfil: o racismo, a misoginia e a apologia da violência (seria de rir, não fosse trágico, a Sra. Rachel Dodge perguntar “o que ele quer dizer” quando gesticula uma pseudo-metralhadora para dizer que vai “fuzilar os petralhas”).

O Ministério Público, o Judiciário, os ministros do TSE, do STJ e do STF já há muito ultrapassaram, em relação à implantação de um regime fascista no Brasil da figura do dolo eventual – quando se assume o risco de provocar a lesão à democracia

Havia a advertência italiana, onde a “Mãos Limpas” levou as mãos porcas de Sílvio Berlusconi ao poder.

Aqui a coisa foi além, e hoje já pouco se pode duvidar de que seja o caso de dolo direto e produzir a instalação de um energúmeno no Palácio do Planalto, como forma de ampliar e legitimar seu próprio poder.

Nos jornais do mundo, hoje, há o escândalo da misteriosa carta escrita por um homem do primeiro escalão do Governo Trump ao The New York Times – que não a publicaria sem saber sua identidade – dizendo que há um grupo palaciano agindo para mitigar a insensatez e os arroubos de Donald Trump “por dentro”.

Nela, há um trecho que deveria fazer esta gente pensar, se ainda pudesse pensar em lugar de apenas ambicionar.

Diz o autor da carta:

A maior preocupação não é o que o Sr. Trump fez à presidência, mas sim o que nós, como nação, permitimos que ele fizesse a nós. Nós afundamos com ele e permitimos que nosso discurso fosse despojado de civilidade.

Pois os senhores juízes e promotores, os senhores e senhoras da PGR, do TSE, do STJ e do STF estão – e nem mais se pode negar que seja conscientemente – despojando a vida brasileira da civilidade.

Há um monstro à porta e só o que sabem fazer é manietar e amordaçar o único que pode detê-lo.

Agenda do candidato à reeleição Paulo Câmara desta quinta-feira (06)


RECIFE
12h30 - Visita ao CEASA 
Local: BR 101 Sul, Km 70, 550 - Curado


PASSIRA
17h - Prosa Política com a prefeita Rênya 

Local: Rua Alto São José - Centro (em frente à Academia das Cidades)


ALIANÇA 
20h - Prosa Política com o prefeito Xisto 

Local: Rua Belarmino Pessoa (próximo à Praça do Clube)


21h - Visita ao Dr. Hilton
Local: Rua Domingos Braga, 153 (em frente ao posto de gasolina Aliança)

Alckmin sente o golpe e tenta barrar Datafolha

POR FERNANDO BRITO no TIJOLAÇO


Abandonado pelos donos do poder, em razão de seu desempenho pífio, Geraldo Alckmin faz a coisa certa, pelas razões erradas.

Seu pedido tem fundamento apenas porque o TSE criou um quadro de ilegalidade política.

Formalmente, Fernando Haddad é candidato a vice-presidente.

Legalmente, Lula deveria ser candidato a presidente, ainda que com o registro sub-judice, como prevê expressamente a lei.

Mas isso seria o reino da verdade, que está desfeito desde que a Justiça se tornou militante.

Impera, agora, a política.

E a política está evidenciando a Alckmin que forças poderosas o descartaram.

Os videos de Michel Temer são a melhor prova da vingança sobre o derrotado.

O tucano tenta conter a debandada da máquina partidária que era sua derradeira esperança, após o fiasco na televisão.

Há meses se previu aqui que teríamos uma guerra de micróbios 

Mas será interessante ver como os antigos beneficiários dos institutos de pesquisas, agora abandonados por eles pela aventura Bolsonaro, reagem.

O fato de Alckmin esbravejar ma base do “era para fraudarem pra mim” ajuda a evidenciar como es pesquisas se tornaram manipuladoras, usando a decisão do TSE para fazerem um retrato distorcido da vontade eleitoral do povo brasileiro.

A coisa está clara, como já se dizia aqui: Bolsonaro é a aposta única da direita e os demais serão inflados ou esvaziados de acordo com a conveniência de levar um fraco ao segundo turno, seja Marina, Ciro ou o próprio Alckmin, ao que parece já “fora dessa”.

De qualquer forma, a reação é positiva, porque evidencia a manipulação das pesquisas.

Nos próximos 15 dias, esqueçam-nas

Quem opta por não refletir a realidade, só se ajustará a ela na última hora

Bolsonaro vai virando sparring do segundo turno


Josias de Souza

A nova pesquisa do Ibope retrata um duplo favoritismo de Jair Bolsonaro. Com 22% das intenções de voto, o capitão continua com um pé no segundo turno. Mas vai ganhando a aparência de candidato favorito a fazer do seu adversário no segundo turno o próximo presidente do Brasil.
Bolsonaro lidera o ranking da rejeição: 44% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito nenhum. Esse índice faz do capitão o adversário dos sonhos de todos os seus rivais, uma espécie de sparring. Perderia no segundo round para Ciro Gomes (44% a 33%), Geraldo Alckmin (41% a 32%) e Marina Silva (43% a 33%).
Hoje, no seu melhor cenário, Bolsonaro empata tecnicamente com Fernando Haddad: amealha 37%, contra 36% atribuídos ao estepe de Lula, que ainda nem teve a candidatura formalmente lançada pelo PT.
Para desassossego de Bolsonaro, todos os seus adversários têm índices de rejeição bem menores que os dele: Marina (26%), Haddad (23%), Alckmin (22%) e Ciro (20%). E o candidato do PSL exibe na campanha um discurso que favorece a divisão, não a soma. É útil para solidificar o apreço dos convertidos. Revela-se ineficiente, porém, na atração de novos adeptos.

Vai esquentar mais tiroteio entre Alckmin e Bolsonaro


Daniela Lima - Painel - Folha de S.Paulo           

Aliados de Alckmin têm pedido paciência aos que cobram resultados da ofensiva patrocinada pelo tucano na propaganda eleitoral contra o rival Jair Bolsonaro (PSL). Alegam que a audiência está em patamar mais baixo e que é preciso repetir as peças diversas vezes. A equipe de Bolsonaro, por sua vez, prepara contra-ataque ao tucano no terreno que é mais afeito ao capitão reformado: a rede social.
Ele fará forte campanha de divulgação do aplicativo “Voluntários da Pátria”, criado para organizar a disseminação de seu conteúdo nas redes.
Aliados do candidato do PSL esperam contabilizar 100 mil downloads. Por meio da plataforma, apoiadores vão receber, produzir e propagar conteúdos.
O aplicativo já aparece em legenda na propaganda de Bolsonaro no horário eleitoral, mas será alardeado nas redes. Ele prepara um filme para divulgar a plataforma assim que ela for homologada pela Apple.

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Jarbas e Humberto lideram corrida para o Senado

JC Online

Os dois candidatos ao Senado da chapa de Paulo Câmara (PSB) - Jarbas Vasconcelos (MDB) e Humberto Costa (PT) - cresceram na pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com o Jornal do Commercio e a TV Globo, divulgada nesta quarta-feira (5). Jarbas, que já liderava no primeiro levantamento, passou de 26% para 33%. Humberto foi de 25% para 30%.

Os dois candidatos da chapa encabeçada por Armando Monteiro Neto (PTB) caíram dois pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Mendonça Filho (DEM) caiu de 25% a 23%, mas está em terceiro na pesquisa. Bruno Araújo (PSDB) foi de 10% para 8% e está em quinto lugar.

Em quarto lugar, à frente do tucano, está Silvio Costa (Avante), que cresceu dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, passando de 10% para 12%.

Pastor Jairinho caiu de 6% para 5%. Adriana Rocha (Rede) caiu de 4% para 2%. Eugênia Lima (PSOL) e Hélio Cabral (PSTU) caíram de 2% para 1%. Albanise Pires (PSOL), Alex Lima (PCO) e Lídia Brunes (Pros) seguem com 1%.

Brancos e nulos para a primeira vaga caíram de 26% para 22%. Para a segunda vaga, subiram de 34% para 35%. Este ano, há duas vagas para o Senado.

O percentual dos que não sabem ou não responderam caiu de 26% para 24%.
Pesquisa Ibope JC/TV Globo

Esta é a segunda rodada da pesquisa Ibope JC/TV Globo, registrada no TRE com o protocolo 240/2018 e no TSE com o número 01246/2018. Foram entrevistados 1.204 em 56 municípios de Pernambuco, entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Paulo abre vantagem em relação a Armando e lidera disputa

Em pesquisa eleitoral para governador de Pernambuco feita pelo Ibope e divulgada pela Rede Globo Nordeste e JC, os resultados foram os seguintes:

Paulo Câmara (PSB)  33 %

Armando Monteiro (PTB) 24%

Julio Losio (Rede)3 %

Mauricio Rands (Pros)2%

Os Outros candidatos registraram cada um apenas 1%


Além de ter crescido nas intenções de voto, Paulo Câmara teve a rejeição reduzida nesta pesquisa: caiu de 43% na primeira rodada, divulgada no dia 20 de agosto, para 33%. Armando Monteiro também registrou uma queda na rejeição, de 27% para 24%.


A rejeição a Dani Portela aumentou de 18% para 24%. Já Ana Patrícia Alves (PCO) teve um aumento de 17% para 25%. Lóssio registrou aumento de 18% para 23%. Maurício Rands, de 17% para 20%. Simone Fontana, de 17% para 22%.
Pesquisa Ibope JC/TV Globo


Esta é a segunda rodada da pesquisa Ibope JC/TV Globo, registrada no TRE com o protocolo 240/2018 e no TSE com o número 01246/2018. Foram entrevistados 1.204 em 56 municípios de Pernambuco, entre os dias 2 e 4 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%
(JC Online)

Morre aos 92 anos a atriz Beatriz Segall, a Odete Roitman de "Vale Tudo"

Do UOL, em São Paulo

A atriz Beatriz Segall morreu por volta das 12h30 desta quarta-feira (5), aos 92 anos. A causa foram problemas respiratórios. Ela estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde o corpo será velado. A atriz havia sido internada em agosto após passar mal em casa por conta de uma crise respiratória e chegou a ter alta. 

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o velório será realizado a partir das 19 horas e a cerimônia de cremação ocorrerá nesta quinta-feira (6), em Cotia, na Grande São Paulo. 

Beatriz Segall nasceu dia 25 de julho de 1926 no Rio de Janeiro. No início da década de 1950 ganhou uma bolsa para estudar teatro e literatura em Paris e passou a se dedicar à carreira. Foi na capital francesa que conheceu o marido, Maurício Segall, filho do pintor judeu lituano Lasar Segall e da tradutora Jenny Klabin, com quem se casou em 1954 e teve três filhos, Sérgio, Mário e Paulo.

Ela estreou no cinema em 1950 no filme "A Beleza do Diabo", de Romain Lesage, e na TV em 1956, com a novela ?Pollyana?, na TV Tupi. Deste então, não parou mais.

Beatriz interpretou personagens marcantes, como Lourdes Mesquita, de "Água Viva", em 1980, mas foi como Odete Roitman, em "Vale Tudo", de 1988, na Globo, que a atriz imortalizou uma das maiores vilãs da história da televisão brasileira. A novela está sendo reprisada atualmente pela segunda vez no canal pago Viva para comemorar seus 30 anos.

Em 1992, Beatriz Segall viveu Stella na novela "De Corpo e Alma" e emocionou o Brasil com sua homenagem à atriz Daniela Perez, protagonista da novela que foi assassinada naquele ano pelo colega de elenco Guilherme de Pádua e mulher dele na época, Paula Tomáz. Outro papel marcante dela foi a refinada Clotilde Jordão, em "Anjo Mau", mentora da protagonista, a babá Nice, defendida por Glória Pires.

Depois desta novela, a atriz deixou a Globo e preferiu se afastar da TV. Em 2006, ela aceitou o convite da Record para fazer "Bicho do Mato" e viver a antagonista Bárbara, uma avó fria e sem coração que vivia em guerra com sua neta por não viver dentro do padrão da alta sociedade. Beatriz voltou para a Globo em 2011 na série "Lara com Z" e um ano depois atuou em "Lado a Lado".




















"Não tenho medo da morte"

Em entrevista ao UOL em 2014, a atriz, então com 88 anos, disse não ser uma pessoa religiosa e que não temia a morte. "Não tenho medo da morte, mas tenho medo de morrer. Tenho medo que a morte não seja rápida e sem eu perceber."

Beatriz também falou sobre o fato de ter ficado marcada por Odete Roitman, e disse que já não se incomodava de ser reconhecida pela vilã de "Vale Tudo". "Me chamam muito de Odete nas ruas, principalmente, nas lojas. Mas não ligo mais. No Brasil se vê muito mais novela do que se vai ao teatro, se fossem ao teatro teriam muito mais nomes para me chamarem. O que incomoda é que esse que esse papel não é o único, mas ficou muito marcado".

Em 2013, ela tropeçou em uma calçada da Gávea, na zona sul do Rio, e ficou pelo menos 20 dias em casa para se curar de um grande hematoma em seu rosto. "A cidade do Rio de Janeiro está abandonada, muito suja", afirmou ela ao UOL na época. Depois da repercussão, o ex-prefeito Eduardo Paes pediu desculpas à atriz.

Em 2015 ela se machucou com gravidade ao cair no palco durante a apresentação da peça "Nine - Um Musical Felliniano", em São Paulo. Naquela ocasião, a atriz passou por uma cirurgia no braço direito e acabou substituída no espetáculo. O último trabalho de Beatriz Segall na TV foi na série "Os Experientes", em 2015.