sábado, 21 de março de 2020

bolsonaro é alvo de novos protestos e sofre panelaco de aniversario.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a ser alvo de panelaços registrados em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador na noite deste sábado (21).


No Twitter, internautas batizaram a manifestação de "#PanelaçoDeAniversário", termo que chegou ao posto de um dos mais citados pelos usuários brasileiros da rede social e faz referência à data de hoje, na qual Bolsonaro completa 65 anos de idade.

Na capital paulista, os sons das panelas contra o presidente foram ouvidos nas regiões da Consolação, Perdizes, Bela Vista, Pinheiros, Santa Cecília, e em cidades vizinhas, como Santo André e Taboão da Serra. No Rio de Janeiro, os panelaços foram registrados no Flamengo, nas Laranjeiras, e no Botafogo.

Encontrada fábrica clandestina de álcool em gel no Grande Recife


Por G1

Em meio à pandemia do novo coronavírus, uma fábrica clandestina de álcool em gel foi interditada durante uma ação policial, neste sábado (21), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Na ação, seis pessoas foram detidas pela Polícia Militar, que apreendeu mais de mil litros do produto irregular.
O álcool em gel tem sido usado para fazer a limpeza e evitar o avanço do vírus, que provoca a Covid-19. Ao todo, Pernambuco registrou, até sexta (20), 31 casos. O estado também divulgou a primeira cura clínica e decretou calamidade pública.
De acordo com informações da PM, uma equipe do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebeu uma denúncia de fabricação irregular de álcool em gel. Ao chegar ao local, na Rua Tejipió, no bairro do Desterro, encontrou seis adultos, sendo o dono da fábrica, montada em uma residência, e cinco funcionários.
A casa estava equipada com caldeiras para produzir o material. Também foram localizados um caminhão, um carro e uma carroça, usados para fazer a entrega dos produtos.
A polícia localizou, ainda, insumos para a fabricação, bem como álcool em gel já pronto para entrega. O material estava armazenado em vasilhames de cinco litros, cada.
Ao todo, foram apreendidos embalagens plásticas e vasilhames prontos para a entrega. "Eram mais de mil embalagens prontas, além de equipamentos e insumos químicos usados para a confecção desse material", afirmou o tenente-coronel Marcos Ramalho, comandante do 17º Batalhão.
O oficial disse que um dos homens, o responsável pela fábrica clandestina, não informou onde entregaria o produto. "Ele já responde por estupro, estelionato, venda de produto ilícito, o que mostra que ele é reincidente", acrescentou. .
O homem, disse o tenente-coronel, usava alguns livros de química para tentar fazer a fabricação, mas não tem formação acadêmica ou técnica. Ele e os cinco funcionários foram levados para a Delegacia de Plantão do Paulista. A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi acionada para recolher o produto.

Usinas de Pernambuco vão doar 55 mil litros de álcool 70% para auxiliar o Estado no combate ao coronavírus

Doação será feita ao Governo de Pernambuco, que se responsabilizará por envasar, transportar e distribuir a substância

Carolina Fonsêca do Portal NE10
A doação será do álcool 70% em sua forma líquida - FOTO: Foto: 
reprodução de internet


O álcool 70% se tornou item raro desde que o coronavírus tomou proporções de pandemia no mundo. O item é um aliado na higienização, atitude indispensável para a prevenção da proliferação da covid-19. Para reforçar esse combate, as usinas de açúcar e álcool de Pernambuco vão doar 55 mil litros da substância líquida para o Governo do Estado.

A iniciativa partiu do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), que está trabalhando em conjunto com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda desde o dia 16 de março para efetuar a doação. Ao receber o material, o governo de Pernambuco será responsável pelo envasamento, transporte e distribuição do álcool 70%. A expectativa é de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) libere a cessão.

Em Pernambuco, 11 empresas produzem o álcool na concentração recomendada para os melhores graus de desinfecção. “Como ocorreu de forma análoga na época da greve de combustíveis, o setor sucoenergético se coloca apto a atender as demandas diretas e que impactam toda a população. Consideramos assertiva essa sustação da Portaria da Anvisa, voltando a ser como funcionava até antes de Portaria ”, comenta Renato Cunha, presidente do Sindaçúcar-PE.
POR FERNANDO BRITO · no Tijolaço



Do Valor, agora à tarde:

O presidente Jair Bolsonaro tentou falar com o presidente chinês para resolver o imbróglio diplomático mas esbarrou na recusa de Xi Jinping a atendê-lo. A tentativa, confirmada por fontes diplomáticas, foi revelada pela nota da Embaixada da China no Brasil: “A parte chinesa não aceitou a gestão feita pelo embaixador Ernesto Araújo à noite do dia 18”. O governo chinês, como diz a nota, só aceita como ponto final do imbróglio as desculpas do filho do presidente: “O deputado federal Eduardo Bolsonaro tem que pedir desculpa ao povo chinês por sua provocação flagrante”.

É evidente que perdemos toda a prioridade na agenda de ajuda chinesa a países que estão sofrendo com epidemias de coronavírus, porque eles dispõe de equipamentos que ficaram ociosos, quando seus casos em tratamento baixaram de 60 mil para 6 mil e os casos críticos, que precisam de suporte respiratório baixaram nesta proporção.

Há muita gente querendo e gente que não os xinga nem ofende acusando-os de disseminar a pandemia. E eles podem mandar uma quantidade simbólica que sequer poderemos rebarbar.

O ministro da Saúde, Luiz Mandetta, declarou hoje que espera o colapso do sistema, por falta destes equipamentos hospitalares, o final de abril.

Este socorro não virá dos amigos de Eduardo Bananinha, como o deputado-filho foi chamado pelo vice-presidente Mourão. Os Estados Unidos simplesmente não dispõem deles para atender ao número explosivo de casos (volto a isso mais tarde) e está enfrentando a pressão da oposição democrata para invocar a Lei de Guerra, de 1950, para obrigar as fábricas a produzi-los.

O pior é que o pai, hoje, perguntado sobre o ataque do filho à China, escafedeu-se e disse que vai ligar para o presidente chinês assim que tudo isso passar…

Aí, não precisa, Bolsonaro, o senhor pode até mandar o general Heleno, já recuperado do vírus, invadir e tomar posse da China para o Trump, aos berros de Selva!!!!

China não registra transmissão local pelo 3º dia


Por G1

As autoridades chinesas anunciaram neste sábado (21) que, pelo terceiro dia consecutivo, não foram registrados casos de transmissão local da Covid-19, mas confirmaram novas infecções originadas no exterior.
A taxa de contágio diminuiu nas últimas semanas na China, enquanto o resto do mundo está adotando medidas para tentar combater a pandemia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elogiou nesta sexta-feira (20) o sucesso da China no controle do surto na cidade de Wuhan, onde o vírus foi identificado pela primeira vez no final do ano passado.
"Wuhan oferece esperança ao resto do mundo de que mesmo a situação mais grave pode ser alterada", disse o secretário-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma teleconferência em Genebra.
Cerca de 56 milhões de pessoas na província de de Hubei, cuja capital é Wuhan, foram submetidas a uma gigantesca quarentena forçada em janeiro, embora as autoridades locais tenham começado a restringir gradualmente as restrições à medida que os casos diminuíram.

No entanto, a China intensificou os controles para lidar com infecções trazidas de outros países, com outros 41 casos registrados no sábado, o maior número diário até hoje.
No total, 269 casos foram trazidos para a China do exterior.
Pequim e outras regiões obrigam a quem vem de outro país a passar por uma quarentena de 14 dias.
Ao mesmo tempo, o Ministério da Aviação Civil anunciou nesta semana que limitaria o número de passageiros nos voos internacionais.
Mais de 81 mil casos foram registrados na China, embora, de acordo com a Comissão Nacional de Saúde, apenas 6.013 pacientes ainda apresentam sintomas da doença.
O número de mortes também caiu drasticamente, com sete mortes no sábado, todas na província de Hubei.
O número de mortos na China, 3.255, foi superado nesta semana pela Itália, onde mais de 4.000 pessoas já morreram.
A pandemia já infectou mais de 250 mil pessoas em todo o mundo, com mais de 11 mil óbitos.

Profissionais da saúde estão sendo agredidos a caminho de hospitais em São Paulo

Profissionais da área de saúde estão sendo agredidos no caminho para o trabalho. Médicos, enfermeiros, auxiliares técnicos que utilizam o transporte público são hostilizados por pessoas, que jogam objetos e fazem o sinal da cruz
(Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)

247 - Nos últimos dias em São Paulo, com o avanço da pandemia de coronavírus e das desinformações propagadas pelo governo federal sob Bolsonaro, vários profissionais da saúde — como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem — têm estão sendo hostilizados e até agredidos a caminho dos hospitais de São Paulo em que trabalham.

A reportagem do portal Uol destaca que "muitos moram longe do emprego e usam transporte coletivo, o que assusta outros passageiros por causa da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. É o caso da auxiliar Marina, 32, que usa o metrô todos os dias para ir ao trabalho no Hospital AC Camargo, na região central da capital. Ela chegou aos prantos no trabalho ontem."

Uma profissional da área, que não quis se identificar, afirmou: "estava de branco na estação Paraíso esperando o trem quando jogaram uma marmita em mim do andar de cima."

Ela completa: "não tenho certeza se jogaram em mim, eu estava mantendo distância de todo mundo já, mas sinto no meu coração que sim. Ouvi uns xingamentos momentos antes, e a marmita quase pegou na minha perna."

A matéria destaca mais um depoimento: "'uma colega nossa estava de branco no ponto de ônibus para vir até o hospital e tomou um empurrão pela costas anteontem', conta um enfermeiro do Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital."

A descrição do episódio assusta: "'olhou para trás e uma senhora fez o sinal de cruz com cara feia", afirma o profissional. "Teve uma turma de técnicos que saiu do plantão na Beneficência Portuguesa e foi impedida de entrar no vagão na estação Vergueiro do Metrô por um grupo de pessoas. Outro amigo foi xingado na calçada. Está difícil."

Brasil: casos confirmados vão a 904; 11 pessoas morreram


Por Estadão Conteúdo
Brasil: casos confirmados vão a 904; 11 pessoas morreramO número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil chegou a 904 ontem, alta de 283 em relação à véspera, informou o Ministério da Saúde, que contabiliza ainda 11 mortes em decorrência do Covid-19 no País.
Segundo a pasta, o Estado de São Paulo segue com maior número de infecções confirmadas, 396, avanço de 110 na comparação com quinta-feira, enquanto os óbitos no estado somam nove. O governador João Doria (PSDB) assinou decreto que coloca São Paulo em estado de calamidade pública.

Na sequência, o Rio de Janeiro tem 109 casos confirmados, ante 65 na véspera, e duas mortes.
Em todo o país, 24 Estados e o Distrito Federal registraram casos confirmados da doença. Apenas Maranhão e Roraima não têm nenhuma infecção confirmada, segundo dados da pasta.
Pelas previsões do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Brasil deve ter um rápido avanço do número de casos, o que pode fazer com que o sistema de saúde entre em um eventual colapso em abril. Ele espera um "platô" na contagem de infecções em julho, e uma queda brusca em setembro

Panelaços contra Bolsonaro acontecem pelo 4º dia


Por Ùltimo Segundo
O presidente Jair Bolsonaro voltou a ser alvo, ontem, de um protesto em forma de panelaço , no Rio de Janeiro e em São Paulo . Este foi o quarto dia de manifestações contra o governo. Embora em menor número, os protestos fizeram bastante barulho onde ocorreram.
No Rio, foram registrados panelaços no Catete, Humaitá e Andaraí. No Catete, ocorreu durante o aplauso coletivo para os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus e acabou se sobressaindo à homenagem.
Em São Paulo, foram ouvidas manifestações na região central da cidade, além de bairros como Vila Madalena e Paraíso, com muitos gritos que pediam a saída do presidente.
Ontem, durante entrevista coletiva, o presidente voltou a minimizar a pandemia e chamou a Covid-19 de "gripezinha" . No Brasil, pelo menos 904 foram infectadas e onze já morreram. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença já infectou 209 mil pessoas e matou 8,7 mil.
"Depois da facada, não vai ser uma gripezinha que vai me derrubar", afirmou Bolsonaro, referindo-se à facada que recebeu durante a campanha presidencial em 2018.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Desfaçatez de Bolsonaro entrará para a história, aponta editorial do Estadão

Jornal que apoiou o golpe de estado de 2016 e disse ser muito difícil escolher entre o professor Fernando Haddad e Jair Bolsonaro reconhece que o Brasil está desgovernado. "Não temos presidente de verdade", diz o jornal
(Foto: Carolina Antunes - PR)

247 - Em editorial publicado nesta sexta-feira (20), o jornal O Estado de S.Paulo afirma que "foi um espetáculo constrangedor, protagonizado pelo presidente Jair Bolsonaro, a entrevista coletiva realizada na quarta-feira para detalhar as ações do governo no combate ao coronavírus". 

"Ficará para a história a desfaçatez de um presidente que usa um momento tão delicado da vida nacional para se promover e para inventar inimigos, em especial a imprensa, com indisfarçáveis propósitos autoritários", diz o texto. 

De acordo com o jornal, na coletiva de imprensa "em que deveria detalhar seus planos contra a pandemia, Bolsonaro gastou energia para tentar jogar a opinião pública contra jornalistas e mentiu mais de uma vez – ao dizer que estava preocupado com o coronavírus desde fevereiro; e ao negar que tenha convocado manifestações contra o Congresso mesmo diante da recomendação do Ministério da Saúde de que não houvesse aglomerações". 

"De quebra, aproveitou o ensejo para convocar seus apoiadores a fazer um panelaço para se contrapor a mais um protesto contra seu governo, ocorrido anteontem", diz. "A aflição aumenta ainda mais diante da confirmação de que não temos presidente de verdade, e o que temos tudo faz para atrapalhar o próprio governo e, por extensão, o País".

Já são 22 os infectados que viajaram com Bolsonaro


Por Estadão Conteúdo

Chegou a 22 o número de pessoas que participaram da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos na semana passada e agora estão com o coronavírus.
Foram confirmados ontem, os resultados positivos do assessor internacional da Presidência, Filipe Martins; do chefe da ajudância de ordens, Major Cid; do diretor do Departamento de Segurança Presidencial, Coronel Suarez; e do chefe do Cerimonial, Carlos França.
Cid, Suarez e França passam o tempo todo muito próximos do presidente. Martins, por sua vez, viajou ao lado do secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, que foi o primeiro membro da comitiva a ter a confirmação da infecção pelo novo coronavírus. Ambos voltaram ao Brasil na madrugada da quarta-feira, 11, no mesmo avião do presidente.
Os quatro estavam em isolamento por terem tido contato com Wajngarten. O primeiro exame de todos deu negativo. A confirmação veio no segundo teste.
Também na quinta foi confirmado que o presidente da Agência Brasileira de Promoção à Exportação (Apex), Almirante Sérgio Segovia, teve teste positivo para a covid-19. Ele também esteve nos EUA com o presidente, não apresenta sintomas e está em isolamento domiciliar.
Os ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também tiveram resultado positivo após a viagem.
Os dois testes de Jair Bolsonaro deram negativo, mas o Ministério da Saúde recomendou que o exame seja refeito na próxima semana. Enquanto isso, a recomendação é para que Bolsonaro siga em "monitoramento".
No domingo, 15, Bolsonaro quebrou a recomendação de cautela e participou de um ato a favor do governo e com críticas ao Judiciário e ao Legislativo. Ele chegou a apertar a mão de apoiadores em frente ao Palácio do Planalto.

Governo restringe entrada aérea no país mas exclue EUA


Por Reuters

O governo brasileiro editou uma portaria na noite de ontem proibindo a entrada no país por via aérea de estrangeiros vindos de 12 blocos e países, incluindo toda a União Europeia, a China e o Japão, mas deixou de fora os Estados Unidos, que têm hoje o sexto maior número de casos de coronavírus registrados no mundo e a segunda maior velocidade de crescimento da epidemia.
A portaria, publicada em Edição Extra do Diário Oficial, restringe por 30 dias a entrada de estrangeiros vindos da China, de todos os países que compõe a União Européia, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Irlanda do Norte, Austrália, Japão, Malásia e Coreia do Sul.
Questionado sobre as razões da escolha desses países, o Ministério da Justiça alegou maior risco de contágio, mas não soube explicar porque os Estados Unidos não estariam então entre os países com restrição de entrada.
De acordo com o site worldometers.com, que faz acompanhamento em tempo real dos novos caos no mundo, o país ultrapassou 14 mil casos de coronavírus, com mais de 5 mil novos casos registrados apenas nesta quinta, perdendo apenas para a Itália em número de novas infecções.
Ao mesmo tempo, o Japão tem apenas 943 casos e a Austrália, 756. A China, onde a epidemia começou e o número de infectados passa de 80 mil, teve apenas 39 novos doentes nesta quinta, e a Coreia do Sul, considerado um caso de sucesso no controle da epidemia, tem hoje 8,6 mil doentes, mas registrou apenas 239 novos.
Foi nos Estados Unidos que boa parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro foi infectada pelo coronavírus, depois da viagem presidencial a Miami, há 10 dias. Hoje, 15 membros da comitiva já registraram a infecção, entre eles o ministro de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten- primeiro a mostrar sintomas e ter o vírus detectado.
A portaria não restringe a entrada de brasileiros que estejam nesses países, ou estrangeiros com residência fixa no Brasil. Também será autorizada a entrada de pessoas em missão de organismos internacionais e diplomatas acreditados no Brasil, estrangeiro que esteja vindo ao país para se reunir com sua família e pessoas cuja entrada seja do interesse do governo brasileiro.
O transporte de cargas também continua liberado.
Mais cedo, o governo já havia editado portaria fechando as fronteiras terrestres do país com o restante da América do Sul, com exceção do Uruguai, com quem há uma negociação em separado

quinta-feira, 19 de março de 2020

Compesa isenta população de baixa renda de pagamento


FolhaPE
Com as dezenas de casos do novo coronavírus confirmados em Pernambuco e a realização da quarentena pela população, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) decidiu isentar de pagamento os mais de 120 mil usuários enquadrados na categoria de tarifa social, enquanto durar a crise provocada pela Covid-19.
Além disso, a Compesa investirá R$ 9,5 milhões para ampliar a oferta de água na Região Metropolitana do Recife. Serão executadas obras de curto prazo beneficiando 250 mil pessoas. 
Também estão inclusas nas novas medidas o aumento de 16 para 40 no número de carros-pipa atendendo às comunidades e um incremento de captação de água de 20%, no Sistema Tapacurá, passando de 2.500 litros por segundo para 3.000. As ações serão imediatas e beneficiarão cerca de 150 mil pessoas.

Governo de Pernambuco anuncia novas medidas restritivas de combate ao Covid-19

Com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado, que contabiliza atualmente 22 casos confirmados, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (19.03), um novo pacote de medidas restritivas. O novo decreto que entra em vigor a partir deste sábado (21.03) determina o fechamento dos shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia.

“Bares e restaurantes poderão continuar a funcionar, desde que apenas para a realização de entregas. Os parques e praias permanecerão abertos exclusivamente para corrida, caminhada e outras práticas esportivas”, destacou o governador.

Ainda durante o pronunciamento, o governador pediu para que a população ficasse em casa. "A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade", declarou.

REUNIÃO – Antes do anúncio das novas medidas, o governador Paulo Câmara reuniu integrantes do Tribunal de Contas do Estado, para criação de um Grupo de Trabalho que tem como objetivo o acompanhamento de aquisições emergenciais que serão necessárias para o combate e o enfrentamento ao coronavírus em Pernambuco.

Calendário eleitoral não pode ser alterado, diz TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, hoje, por unanimidade, confirmar o dia 4 de abril como data limite para a filiação partidária de quem pretende concorrer às eleições municipais deste ano. O tribunal disse não ter o poder de alterar o calendário previsto pela legislação eleitoral.
O adiamento do prazo havia sido requerido pelo deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), na última sexta-feira, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com o TSE, o calendário das eleições municipais está previsto na Lei das Eleições (9.504/1997) e que a Justiça Eleitoral não tem o poder de alterar as datas, sendo o prazo para filiação partidária “insuscetível de ser afastado” pelo tribunal, disse a presidente da Corte Eleitoral, ministra Rosa Weber.
O prazo de filiação partidária é o marco mais próximo do calendário eleitoral desde o agravamento da crise provocada pelo Covid-19. Com a decisão de hoje, o TSE indica ao Legislativo que qualquer modificação nas datas eleitorais como um todo, em decorrência da pandemia, depende de aprovação no Congresso.

Leonardo Stoppa diz que Silas Malafaia deve ser preso por atentar contra a saúde pública

"Isso aí é um caso para prisão preventiva, o Silas Malafaia tem que ser preso preventivamente, ele e qualquer outra pessoa que esteja agindo contra as orientações do Estado", afirmou o comentarista político

Leonardo Stoppa e Silas Malafaia (Foto: Brasil247 | Reprodução)


247 - Em análise diária na TV 247, o comentarista político Leonardo Stoppa afirmou que o empresário Silas Malafaia tem de ser preso por atentar contra a saúde pública, já quem em vídeo nas redes sociais, desafiou as recomendações do Ministério da Saúde de evitar aglomerações e afirmou que não cancelará cultos.

"Se tem uma portaria nesse sentido, [de evitar algomerações] deve ser preso, claro, e as pessoas que forem também. O Silas Malafaia tinha que ser preso agora porque ele está incentivando, isso é crime de perigo para qualquer pessoa que sabe um pouquinho de tipificação penal. Ele está incentivando a desobediência civil, uma desobediência a uma portaria da saúde, isso é crime contra a saúde.", disse Stoppa.

"Isso aí é um caso para prisão preventiva, o Silas Malafaia tem que ser preso preventivamente, ele e qualquer outra pessoa que esteja agindo contra as orientações do Estado. Do que adianta o governo decretar estado de calamidade para poder ter a liberdade de gastar dinheiro da forma como quiser mas, em contrapartida, deixar as pessoas darem sequência na calamidade?", completou.

Câmara aprova decreto de calamidade pública por conta do coronavírus



Orlando Silva (PCdoB-SP) um dos conselheiros políticos
 do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (18), o pedido de reconhecimento de calamidade pública enviado pelo governo federal diante da pandemia de coronavírus. A proposta, que segue para o Senado Federal, permite que o Executivo gaste mais do que o previsto e desobedeça às metas fiscais para custear ações de combate à pandemia.

O texto aprovado é o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 88/20 , que também cria uma comissão mista composta por seis deputados e seis senadores, com igual número de suplentes, para acompanhar os gastos e as medidas tomadas pelo governo federal no enfrentamento do problema.

A comissão poderá trabalhar por meio virtual, mas terá garantida reuniões mensais com técnicos do Ministério da Economia e uma audiência bimestral com o ministro da pasta, Paulo Guedes, para avaliar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas emergenciais relacionadas ao Covid-19.

Crédito ilimitado
O relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), afirmou que não se trata de um “cheque em branco”, mas de crédito ilimitado para o governo agir. Ele disse ainda que a comissão mista vai garantir a transparência nos gastos.

“Ao reconhecer a calamidade pública, o Congresso permite o descumprimento das metas fiscais, e o governo vai ter condições de fortalecer o Sistema Único de Saúde, que é o principal instrumento de combate ao coronavírus”, comentou. “Também vai garantir medidas econômicas, como renda para a população, e ações para impedir a expansão do vírus.”

Ações
O governo federal anunciou hoje uma série de medidas de enfrentamento à crise, como linhas de crédito, desoneração de produtos médicos, socorro às companhias aéreas e fechamento de fronteiras.

O líder do PDT, deputado Mauro Benevides Filho (PDT-CE), reivindicou a expansão dos gastos com saúde e com o Bolsa Família. Por sua vez, o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP) pediu atenção às empresas, para evitar o encolhimento da economia.

Já o líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), destacou o voto favorável dos partidos contrários ao governo e destacou que os gastos serão exclusivos para combater o coronavírus. Ele acrescentou que os parlamentares vão ficar vigilantes às ações do Executivo.

Calamidade
Nos termos atuais, o estado de calamidade pública é inédito em nível federal. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prevê essa condição temporária, que suspende prazos para ajuste das despesas de pessoal e dos limites do endividamento; para cumprimento das metas fiscais; e para adoção dos limites de empenho (contingenciamento) das despesas.


Segundo o governo, o reconhecimento do estado de calamidade pública, previsto para durar até 31 de dezembro, é necessário “em virtude do monitoramento permanente da pandemia Covid-19, da necessidade de elevação dos gastos públicos para proteger a saúde e os empregos dos brasileiros e da perspectiva de queda de arrecadação”.

Conforme previsto na LRF, o governo deve atualizar na próxima semana os parâmetros econômicos que norteiam as contas públicas. Interlocutores da equipe econômica, como o líder do governo na Comissão Mista de Orçamento, deputado Claudio Cajado (PP-BA), previam o anúncio neste mês de um contingenciamento de R$ 30 bilhões a R$ 40 bilhões.

Neste ano, conforme o Orçamento sancionado sem vetos pelo presidente Bolsonaro, a meta fiscal para o governo central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) é um déficit primário de R$ 124,1 bilhões. Desde 2014, as contas públicas estão no vermelho: descontado o pagamento dos juros da dívida, as despesas superam as receitas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Governo do Estado e Prefeitura do Recife realizam ação conjunta para ampliar vagas de UTIs



O Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife uniram esforços para abrir 400 novas vagas de UTI e 600 vagas de leitos de retaguarda em todo o Estado, com o objetivo de enfrentar a epidemia da Covid-19. O governo irá fazer a requisição administrativa dos hospitais privados Nossa Senhora das Graças, em Boa Viagem, e Unicordis, no Torreão, atualmente desativados. A ampliação da rede também chegará a Caruaru, Serra Talhada, Araripina e Petrolina.

As secretarias de Saúde do Estado e da Capital vão estruturar um serviço de teleatendimento com 150 posições para orientar a população e realizar a triagem de casos e regulação de leitos. As pessoas poderão ligar para um número gratuito e serão orientadas para procurar o serviço médico mais próximo ou permanecer em repouso em casa.

A partir da próxima sexta-feira (20), a realização de cirurgias eletivas será suspensa em todo o Estado. A intenção é liberar o maior número possível de leitos para o tratamento dos pacientes infectados com o coronavírus.

Nas últimas 24 horas, Pernambuco teve três novos casos confirmados da Covid-19. Agora são 22 casos confirmados no Estado. Os três últimos são de transmissão local – quando os infectados tiveram contato com pessoas que vieram do exterior.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico comandou uma reunião na manhã de ontem (17) para assegurar o abastecimento de alimentos e gêneros de primeira necessidade em Pernambuco. Foi criado um comitê de monitoramento, com a participação de representantes da Associação de Atacadistas e Distribuidores de Pernambuco (ASPA), Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Complexo Industrial Portuário de Suape, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Ceasa. O comitê irá monitorar os pontos de venda e assegurar a manutenção dos itens à disposição dos consumidores.

LEITOS DE UTI – A rede estadual de saúde de Pernambuco conta, atualmente, com 1.018 vagas de UTI, entre leitos próprios e contratualizados junto à rede credenciada. De acordo com levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), divulgado no final de 2018, o Estado está entre os 10 do País que atendem às recomendações de proporção de leitos de UTI para a população, ocupando o primeiro lugar no Norte/Nordeste.

De acordo com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira, a proporção ideal é de um a três leitos de UTI na rede pública para cada 10 mil habitantes usuários do SUS. Em Pernambuco, essa proporção é de 1,09, acima de Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal. Vale destacar, ainda, que Pernambuco possui uma das maiores redes públicas próprias do Brasil e do Nordeste.

Maia se desculpa com China por fala de Eduardo


Estadão Conteúdo
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu desculpas à China e ao embaixador do país no Brasil, Yang Wanming, pelo que chamou de “palavras irrefletidas” do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).
O filho do presidente Jair Bolsonaro escreveu no Twitter, ontem, que a “culpa” pela pandemia do novo coronavírus “é da China” e que o regime liderado por Xi Jinping é uma “ditadura”, após comparar o desastre de Chernobyl, ocorrido na então União Soviética, com a atual crise.
“A atitude não condiz com a importância da parceria estratégica Brasil-China e com os ritos da diplomacia”, escreveu Maia no Twitter, no início da madrugada desta quinta-feira, 19. “Em nome de meus colegas, reitero os laços de fraternidade entre nossos dois países. Torço para que, em breve, possamos sair da atual crise ainda mais fortes.”
O pedido de desculpas de Maia veio na esteira de uma sequência de tuítes tanto de Yang como da conta oficial da embaixada chinesa no Brasil em resposta ao filho do presidente. O embaixador disse que as palavras de Eduardo Bolsonaro “vão ferir a relação amistosa” com o Brasil e que o deputado “precisa assumir todas as suas consequências”.
 
Já a conta da representação diplomática afirmou que, “ao voltar de Miami, (Eduardo Bolsonaro) contraiu, infelizmente, vírus mental, que está infectando a amizades entre os nossos povos”.

China não registra nenhum caso de Coronavírus

Por AFP
A China anunciou nesta quinta-feira, 19, que nas últimas 24 horas não registrou qualquer novo caso do novo coronavírus (Covid-19). Esta é a primeira jornada sem casos locais de contaminação desde que as autoridades locais definiram, em janeiro, os critérios de contagem.
Por outro lado, o país verificou 34 casos de infectados que vieram do exterior. Segundo a Comissão Nacional de Saúde, estes 34 casos “importados” constituem o maior aumento diário em duas semanas.
A Comissão também informou oito óbitos nas últimas 24 horas de pacientes do coronavírus, o que elevou o total de vítimas fatais na China continental a 3.245.
Os números revelam que a epidemia parece estar sob controle na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei e onde o Covid-19 foi inicialmente identificado, em dezembro de 2019.
O boletim revela ainda que apenas 7.263 pacientes permanecem internados na China devido ao Covid-19, que infectou mais de 81 mil pessoas no país.

quarta-feira, 18 de março de 2020

Cuba recebe cruzeiro britânico com passageiros infectados com Covid-19

Abril

As autoridades cubanas confirmaram que permitem a atracagem do cruzeiro britânico MS Braemar, onde segue um grupo de pessoas diagnosticadas com Covid-19, após pedido realizado pelo governo europeu.
As autoridades de Cuba afirmam que «são tempos de solidariedade, de entender a saúde como um direito humano, de reforçar a cooperação internacional» Créditos/ @rolandoteleSUR


«Tendo em conta a urgência da situação e o risco para a vida das pessoas doentes, o governo de Cuba decidiu permitir a atracagem desta embarcação», lê-se num comunicado hoje emitido pelo Ministério cubano dos Negócios Estrangeiros e divulgado pelo diário Granma.

Em conjunto com as autoridades britânicas, ficou estabelecido que, uma vez que os viajantes cheguem a território cubano, se proceda ao «regresso seguro e imediato destes viajantes ao Reino Unido em voos charter», explica ainda o texto.

O documento destaca também que, para receber os cidadãos a bordo do navio, as autoridades da Ilha tomarão as medidas sanitárias estabelecidas nos protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Ministério de Saúde Pública de Cuba.

A embarcação, pertencente à companhia Fred Olsen Cruise Lines, viajava pelo Mar das Caraíbas com mais de mil pessoas a bordo, cinco das quais diagnosticadas com o novo coronavírus, referiu a empresa este domingo.

De acordo com a Prensa Latina, o cruzeiro andava à deriva depois de vários portos das Caraíbas lhe terem recusado a autorização para atracar desde o final de Fevereiro.

A Fred Olsen Cruise Lines informou ainda que, além dos doentes confirmados com Covid-19, há 20 passageiros e igual número de tripulantes, incluindo um médico, que estão isolados por terem sintomas de gripe.

O MS Braemar transporta 682 passageiros e 381 tripulantes. No sábado, chegou às Bahamas, mas as autoridades não lhe permitiram a atracagem. «Nenhum porto das Caraíbas quer aceitar o barco porque o tema do coronavirus Covid-19 é muito sensível», disse a empresa, citada pela Prensa Latina.

A autorização de Cuba segue-se a um pedido realizado pelo governo do Reino Unido no dia 13. «São tempos de solidariedade, de entender a saúde como um direito humano, de reforçar a cooperação internacional para fazer frente aos nossos desafios comuns, valores que são inerentes à prática humanista da Revolução e do nosso povo», frisa o texto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba, país submetido a um bloqueio económico e financeiro pelos EUA há 60 anos.

Jair, o ‘malandro-agulha’, quer chamar de seu o panelaço de oposição

POR FERNANDO BRITO · no Tijolaço


No meu tempo de garoto, a gente usava a expressão ‘malandro-agulha’ (o que só “deixa furo”) para designar o cara que queria dar uma de espertalhão com truques evidentes.

O ‘malandro-agulha’ Jair Bolsonaro foi às redes sociais dizer que estão divulgando um ‘panelaço’ contra ele, mas não divulgam o ‘dele’, dos bolsominions, que teria sido convocado para apenas meia hora depois do de protesto.

Acha que como o barulho é igual, vai ficar sendo dele.

Como o haitiano anônimo ontem definiu bem, uma vez que ele não é, na prática, mais presidente, tom a liberdade de dizer: Jair, vá se catar…

É só isso que tem no seu arsenal? Patranhas, mentiras, espertezas? Desconvocar manifestações que dizia não ter convocado e depois aparecer lá, inaugurando o método “Dario” na política: “fiz que ia, não fui, mas acabei fondo“?

Agora quer “pegar carona” no protesto das janelas e panelas para que a pessoas não saibam o que é contra e o que é a favor?

Malandro-agulha, seu Jair, é otário.

General Augusto Heleno está com o coronavírus

Do Blog de Magno Martins

Deu positivo o teste de coronavírus do general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

O resultado ficou confirmado no início da manhã de hoje. Heleno tem 72 anos de idade e seu estado de saúde é bom. Neste momento, ele não apresenta sintomas da doença.
Por precaução, o  ministro será submetido a isolamento domiciliar pelo período de 14 dias, até que a contaminação desapareça.
O general Augusto Heleno é mais um integrante da comitiva do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos que testa positivo para coronavírus. Submetido a novo exame ontem, Bolsonaro testou negativo.

Empresário infectado sai do isolamento e leva coronavírus para a praia em Trancoso

Ele foi denunciado por um funcionário que estava trabalhando na casa e quando foi encontrado por agentes de saúde ainda debochou: “nada que um banho de mar não resolva”
Foto: Reprodução)

247 - O empresário que fugiu do isolamento em São Paulo foi encontrado de sunga, na praia e bebendo com amigos por agentes de saúde do governo da Bahia. Trata-se do presidente do Grupo CVPAR, Cláudio Henrique do Vale Vieira. Ele foi para Trancoso mesmo estando ciente de que havia testado positivo para o novo coronavírus em São Paulo. 

Ele foi denunciado por um funcionário que estava trabalhando na casa e quando foi encontrado por agentes ainda debochou: “nada que um banho de mar não resolva”.

O empresário, que é advogado pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e presidente do Grupo CVPAR, empresa do ramo financeiro, contraiu o Covid-19 após participar de um casamento de luxo em Itacaré. 


De acordo com o Bahia Notícias, o empresário será processado pelo governo do estado por não cumprir a orientação de isolamento. Além dele, dois funcionários foram contaminados com o vírus. 

Sua esposa apresentou sintomas associados ao novo coronavirús, mas o resultado foi negativo. “A mulher estava passando mal pela pressão psicológica”, disse o governador Rui Costa nesta terça-feira (17), quando cobrou responsabilidade do empresário.

Primeira morte e emergência em SP vão desacelerar mais o país



POR FERNANDO BRITO ·no Tijolaço



É visível nas ruas com muito menos movimento, onde já se vê nas calçadas as máscaras disputadas a peso de ouro.

O caminho da recessão econômica está aberto e vai ser percorrido rapidamente, ainda que alguns tolos vão tentar se iludir com alguma alta no consumo derivada da busca por estocar gêneros, irracional, que se desencadeou desde sexta-feira.

O povo está mais preocupado com o supermercados que com o “mercado” financeiro, e tudo vai aumentar à medida em que circule a notícia da primeira morte em São Paulo.

Está reagindo espontaneamente, mais até que as autoridades que, salvo exceções, estão agindo com retardo para conter a disseminação rápida do vírus.

Rápida, porque disseminação ampla haverá e é seu ritmo que determinará se nosso sistema de saúde suportará o atendimento.

Temos um problema, porém, que terá de ser resolvido à medida em que a epidemia avança e produz o inevitável saldo de doença e morte.

É Jair Bolsonaro sua cloaca de estupidez, que de novo atacou hoje as medidas sanitárias, chamando-as de histeria e anunciou “uma festinha” para comemorar o seu aniversário e o da mulher.

Exemplos de irracionalidade como os que vem dando tornaram-no o maior fator de risco epidêmico no país.

É urgente colocá-lo em quarentena.

ACM Neto se diz 'decepcionado' com Bolsonaro: 'não tem postura'

"Infelizmente, e digo isso lamentando, o presidente não está tendo postura de exercer a liderança como deveria", disse ACM Neto, prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas



(Foto: Secom)

247 - Em entrevista à Rádio Metrópole, o prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, criticou Jair Bolsonaro e disse que ele não tem "postura" para exercer a liderança do país.

"Infelizmente, e digo isso lamentando, o presidente não está tendo postura de exercer a liderança como deveria. Como a gente tem visto acontecer em outros países mundo afora, com crise no mundo inteiro, os líderes políticos devem assumir responsabilidade e dar exemplo. Não posso dizer para o cidadão fazer sua parte se não faço a minha", afirmou.

ACM Neto se disse "decepcionado" com Bolsonaro, mas espera que "ele volte a suas funções e seja líder desse processo".

"Agora é momento de dar exemplo e o presidente não está dando bons exemplos nesse tema. Aliás, no domingo, ele teve, na minha opinião, uma postura irresponsável. Eu sempre fui defensor de manifestações, seja de direita, esquerda ou centro, mas não agora. Não é hora de aglomerar gente. Agora é de ter cuidado. O presidente não leva a sério como precisa ser levada", acrescentou.

SP, Rio, BH, DF e Recife no panelaço contram Bolsonaro


Por G1
As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Belo Horizonte e Recife registraram panelaços na noite de ontem contra o presidente Jair Bolsonaro. Além de bater panelas, as pessoas gritavam "fora, Bolsonaro".
Os protestos ocorreram depois de Bolsonaro falar, mais de uma vez, em "histeria" em relação ao novo coronavírus e dizer que ações de governadores sobre isolamento prejudicam a economia. À noite, o governo anunciou que pedirá ao Congresso para reconhecer estado de calamidade pública em razão da pandemia.
No domingo (15), o presidente descumpriu monitoramento por coronavírus, participou de um ato a favor do governo e cumprimentou apoiadores no Distrito Federal. Nesta terça, Bolsonaro disse que o segundo teste para o coronavírus deu negativo.
Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, há 291 casos confirmados de coronavírus, mais de 8 mil suspeitos e uma morte.