sábado, 28 de janeiro de 2017

Janot pede bloqueio da conta usada por Serra e pelo PSDB na Suíça


247- O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, decidiu pedir o bloqueio das contas do empresário Ronaldo Cezar Coelho, tesoureiro e operador do PSDB, na Suíça; foi por meio de Cezar Coelho que o atual chanceler José Serra recebeu R$ 23 milhões que saíram do departamento de propinas da Odebrecht na disputa presidencial de 2010; o pedido de Janot deveria ocorrer num encontro previsto para o dia 20 com Michael Laub, procurador-geral da Suíça, mas foi adiado em razão da morte de Teori Zavascki; desde que a história da propina de R$ 23 milhões da Odebrecht veio à tona, nem José Serra pediu demissão nem Michel Temer fez qualquer movimento para exonerá-lo; ao contrário: o governo federal aprovou um projeto de repatriação que permitiu a Cezar Coelho esquentar o dinheiro ilícito, mas Janot pretende agora estragar o que seria um crime quase perfeito 

Benedito Junior delata encontro de Temer e Odebrecht


 Veja – Radar – On –Line – Mauricio Lima
A delação de Benedito Júnior, da Odebrecht, fala de um novo (e incômodo) encontro para Michel Temer. Em 2010, na casa da presidência da Câmara, jantaram Moreira Franco, Eduardo Cunha, o delator e o atual presidente. Os assuntos discutidos ali: Caixa Econômica e a campanha que se desenrolava. Temer, como se sabe era candidato a vice-presidente, formando chapa com Dilma Rousseff.
Essa será a quarta delação da Odebrecht a citar Michel Temer. Além de Marcelo, Benedito Júnior e Claudio Mello, outro executivo da empreiteira, Márcio Faria, descreve em detalhes um encontro com o presidente. Nesta ocasião, apenas Eduardo Cunha o acompanhava.

“Quando o anormal vira natural, algo está errado"

Ricardo Kotcho
"Se a corrupção no país virou moda, eu vou embora antes que honestidade vire crime" (Nicanor Bessa da Silva, cantor de rap e pensador popular).
***
Como é que o ex-bilionário Eike Batista sai de fininho do Brasil, assobiando no Galeão, às vésperas de ser preso numa operação da Lava Jato batizada de "Eficiência"?
Não há mais controle de passaportes nos aeroportos? Eike já não estava "fichado" na polícia como diz o pessoal da PF? Ou houve mais um "vazamento" na operação e ele aproveitou para "vazar"?
Agora, enquanto o empresário é considerado foragido e procurado pela Interpol, a sua defesa negocia com as autoridades os termos da rendição.
Fica-se sabendo que o juiz federal Marcelo Bretas pediu sua prisão no último dia 13, mas o mandado só chegou à Polícia Federal no dia 25, às vésperas da fuga. Tudo coincidência?
No mesmo dia em que Sergio Cabral é mais uma vez denunciado por receber propinas de Eike Batista, o governador Pezão vai a Brasília para implorar ajuda porque o Rio está quebrado, "não tem mais recursos para nada".
Por que não pede a devolução da arca de dólares, barras de ouro e diamantes que seu padrinho político roubou?
De uns tempos para cá, habituamo-nos a conviver com as maiores barbaridades, como se tudo fosse muito natural, assim como tomar um copo d´água ou puxar a descarga no banheiro.
Nada mais é capaz de chocar a distinta platéia nativa neste teatro do absurdo encenado em Brasília que parece tomada por um exército de ocupação ávido e faminto.
Ministros do Supremo Tribunal Federal, juízes, procuradores, partidos políticos, associações corporativas em geral e até excelências denunciadas na Lava Jato anunciam listas com seus favoritos para a vaga deixada por Teori Zawascki, como se fosse um concurso de miss.
Quando o anormal vira uma coisa natural, algo está errado. Isto não é normal.
Citado 43 vezes por um único delator da Odebrecht, o presidente Michel Temer dá uma carona para o ministro Gilmar Mendes no avião da FAB até Lisboa e, na mesma semana, o recebe para um jantar  de domingo na residência oficial.
Quando se sabe que Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, em breve poderá ser chamado a julgar Temer, a explicação de que são amigos há mais de 30 anos parece uma coisa natural, mas não é normal numa democracia minimamente civilizada.
Quando o delegado Igor de Paula, da força-tarefa da Lava Jato, que fez campanha para Aécio Neves nas redes sociais em 2014, anuncia que a prisão do ex-presidente Lula deve ocorrer entre 30 e 60 dias, ninguém pergunta em que se baseia a sua previsão.
Desde quando existe prisão com prazo pré-estabelecido numa investigação ainda em andamento?
Dá-se de barato que Rodrigo Maia, o "Botafogo" da lista da Odebrecht, continue na presidência da Câmara por mais dois anos, embora a Constituição impeça a reeleição na mesma legislatura.
Se a direção do PT admite apoiar o candidato do governo que chama de golpista, algo realmente está errado. Não é normal.
Em fevereiro, tem carnaval.
Bom fim de semana.
Vida que segue

Odebrecht recebe pedido de propina na Transpetro

Veja – Radar – On –Line – Maurício Lima

É assustador pensar que, mesmo depois do que aconteceu com a Odebrecht e do destino de Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, velhos hábitos continuem a se repetir. Pois ainda se repetem.
Em dezembro, a Odebrecht registrou na ouvidoria da da estatal uma denúncia de tentativa de extorsão. Um fiscal da empresa pediu 300 000 reais para não aplicar uma multa de 2 milhões de reais. Seguindo as novas normas de compliance, a empreiteira não pagou. O caso também está na Justiça. Será que tem gente que ainda não aprendeu a lição?

Lula fala com Temer, FHC e Rodrigo Maia

Jorge Bastos Moreno - O Globo
Nem o forte radicalismo político que assola o país conseguiu destruir uma das coisas mais belas da política: a solidariedade entre adversários na hora da dor.
Lula, um dos que mais cultivou essa virtude, durante sua extensa vida pública, está recebendo neste momento grave da doença da sua mulher, dona Marisa Letícia, o conforto de adversários que não pensava reencontrar tão cedo na vida, como é o caso do presidente Michel Temer, um dos primeiros a lhe telefonar para saber sobre o estado de saúde da dona Marisa.
Na fila dessa corrente de solidariedade ao ex-presidente estava o ex-presidente Fernando Henrique, que fora confortado pessoalmente por Lula na morte da sua mulher, dona Ruth Cardoso.
Depois, foi a vez de outro adversário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Lula contou ao deputado do DEM sobre o procedimento a que estava sendo submetida dona Marisa e disse que estava rezando pela mulher.

Arraes entra para o livro dos Heróis da Pátria


A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou proposta que inscreve o nome do ex-deputado federal e ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes no Livro dos Heróis da Pátria. O projeto (PL 6101/16) é de autoria de 33 parlamentares da bancada do PSB. O deputado Tadeu Alencar (PSB-PE) destacou a importância da aprovação. 
"Considero Miguel Arraes o líder popular mais importante da história recente do Brasil. Conheceu muito cedo as agruras da desigualdade, teve o mandato interrompido pelo golpe militar de 64 e, tendo sido provocado pelos militares a renunciar, disse com muita altivez que o mandato foi conferido pelo povo e que só o povo poderia retirá-lo".
A relatora do projeto, deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) apresentou parecer favorável à proposta.
"Era um homem visionário. Inovou com políticas inclusivas, como foi o caso de garantir aos trabalhadores da cana, o direito ao salário mínimo e aos direitos básicos a todos os trabalhadores". O historiador e presidente do PSB, Carlos Siqueira, também destacou a importância de Arraes na história política brasileira.
"Ele manteve uma coerência muito grande política, programática e ideológica. Foi prefeito de Recife, em que ele despontava como uma figura que poderia ser um candidato a presidência da República".
Homenagem A Câmara está promovendo homenagens aos 100 anos de nascimento de Arraes, e entre elas está uma exposição sobre o político que remete o público à infância do ex-governador de Pernambuco e os efeitos da grande seca de 1915 na formação de sua personalidade. O projeto, que o inscreve na lista de heróis da pátria, ainda será analisado pela CCJ, sem precisar passar pelo Plenário

A falta que faz



Ricardo Boechat - IstoÉ
A volta de doenças típicas de países subdesenvolvidos, como a febre amarela, assassinatos em série nos presídios, desemprego em alta decorrente de uma crise econômica longe do fim, estados falidos e o antagonismo crescente entre classes no Brasil. Em meio a muitas notícias ruins nesse início de 2017, surge algo positivo. Foram consolidados os dados sobre os transplantes no País. No ano passado, alcançamos a marca de 14,6 doadores por milhão de habitantes (pmp), melhor que a observada em 2015: 14,1.
O nosso País se destaca nesse campo no contexto mundial. Para ser preciso, de 2000 a 2016 foram 403 mil 368 cirurgias para implantação de órgãos e tecidos. Os números notáveis falam por si. Em 16 anos foram 156.316 transplantes de córneas, 150.801 de ossos, 71.329 de rim, 20.329 de fígado, 3.534 de coração, 2.688 de pâncreas, 913 de pulmão, 146 de pele (a partir de 2010) e nove de intestino. As informações são da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).
Ainda existe espaço para crescimento e tudo está sendo feito para envolver mais estados na rede, além das crescentes ações para aproximar a população do tema.
Cerca de 95% dos procedimentos são realizados pelo SUS. E aqui reside um ponto importante: apesar da crise vivida pelo País, as autoridades têm que se empenhar ao máximo para não deixar faltar remédios na rede pública. Um transplantado precisará deles a vida inteira. Em alguns casos, como os envolvendo a implantação de um coração, pulmão e fígado, a paralisação significa morte certa em pouco tempo. Se a pessoa que recebeu um rim não tomar medicamentos, em cerca de 15 dias perde o órgão e volta à hemodiálise.
O SUS aplicou muitos recursos nesse quase meio milhão de transplantes. Que os investimentos prossigam, favorecendo quem se beneficiou com as cirurgias ou os milhares ainda inscritos no Registro Brasileiro de Transplantes, aguardando a hora de ir para salas de cirurgia e, depois, experimentarem outra qualidade de vida.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

“A ausência que faz a diferença”

Por Silvio Costa*
Todas as vezes que Danilo Cabral tenta defender o desgoverno do seu pupilo Paulo Câmara, mostra o que o povo pernambucano já sabe: ele não estuda e não se prepara para o debate. Por isso, sempre foge do mérito do debate e procura o caminho da política menor, da política rasteira.
Lembro ao deputado Danilo Cabral que, em 2006, Armando Monteiro foi o deputado federal mais votado de Pernambuco, foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por duas vezes, é um homem que tem dimensão nacional e respeitado em todo o País. Danilo sabe que antes de se eleger senador, em 2010, Armando Monteiro já liderava em Pernambuco um grupo político com deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores.
Danilo não consegue esconder a frustração de nunca ter sido escolhido pelo então governador Eduardo Campos para uma disputa majoritária. Ao dizer que foi Eduardo Campos quem elegeu Armando Monteiro, em 2010, além de um profundo desrespeito aos 3.142.930 de pernambucanas e pernambucanos que votaram no senador, Danilo mostra uma das marcas mais deploráveis do PSB de Pernambuco, que é o culto ao coronelismo, a velha política. Ninguém dá mandato a ninguém. Isso é um profundo desrespeito ao povo de Pernambuco, Estado da liberdade e berço da democracia.
Armando foi convidado por Eduardo Campos, em 2010, porque Eduardo, que era um animal político muito talentoso - diferente de Danilo -, sabia da importância política e eleitoral do senador Armando Monteiro.
Em relação ao Pacto Pela Vida, todo o estado sabe, inclusive dito por um dos principais idealizadores José Luiz Ratton, que este programa, infelizmente, naufragou. Em suma, lamentavelmente, o programa Pacto Pela Vida morreu por omissão do governador Paulo Câmara. A maior prova disso foi o aumento de 44% no número de homicídios em Pernambuco. Eles sempre tentam colocar a culpa na crise nacional, o que não é verdade, porque em estados menores como Alagoas e Ceará, por uma ação competente dos governadores, os índices de violência diminuíram.
Na verdade, Danilo Cabral deve ter sido o autor do polêmico slogan do seu pupilo Paulo Câmara. Aproveito a oportunidade para sugerir um novo slogan para este governo: “A ausência que faz a diferença”.
*Deputado federal pelo PTdoB

PF faz tortura emocional com Lula

Por Fernando Brito, do Tijolaço - Depois do delegado Mauricio Moscardi ter protagonizado, nas páginas amarelas da Veja, um espetáculo de falta de decoro policial,  alguns dias atrás, que o repórter Marcelo Auler demoliu até virar poeira, outro delegado da lava jato, Igor Romário de Paula, sobe ao picadeiro para rugir sua ferocidade.
Moscardi faz uma confissão prática de que prender Lula não era uma questão de lei, mas de timming político-policial, dentro daquela já famosa linha do “não tínhamos provas, mas temos as convicções”.
Já Igor diz que não se perdeu o timming, e que a prisão de Lula pode acontecer em “30 ou 60 dias”.
Como prisão sem julgamento no Brasil só existe em caso de ocultação de provas, tentativas de obstruir investigações por expedientes ilegais ou manifesto risco à sociedade, o delegado Igor mostra – como se ainda fosse preciso – que não se trata de um expediente legal, mas da legalização da obsessão lavajatiana de prender o ex-presidente, por algum e qualquer motivo.
Num país minimamente cioso da isenção de seu sistema policial-judicial, toda esta turma já teria sido afastada, há muito tempo, por transformar o seu poder em perseguição política e na realização de seus desejos pessoais.
Agora, porém, a atitude do delegado, que já é absurda em qualquer tempo, assume ares de um tortura emocional contra alguém que está aos pés de um leito de UTI, com a companheira de décadas entre a vida e a morte, depois de um gravíssimo acidente vascular cerebral.
Um homem que age assim é pior, muito pior, do que as duas ou três sociopatas que foram fazer provocações à porta do Hospital Sírio Libanês. Porque  é o Estado quem lhe confiou uma missão, de agir com isenção e prudência. Em uma palavra, todos nós lhe confiamos um poder, que não pode ser exercido para a crueldade e a morbidez.
Com Lula, ou com qualquer outro dos que investigam (ou que não investigam, como Aécio Neves) isso é  vergonhoso, indigno, desumano e ilegal.
Mas é, sobretudo, revelador da desumanidade, do caráter cruel e insensível de um cidadão que, em lugar de cumprir suas obrigações funcionais, vai à mídia agredir as pessoas em situação de fragilidade.
O Doutor Igor não consegue nem ser um Javert e atirar-se ao Sena, num único gesto de humanidade.
Atira-se à lama, quando se presta ao papel de promover-se no momento de um drama pessoal

Fim da Odebrecht. Família fica com dinheiro, o Brasil sem engenharia

Por Fernando Brito, no Tijolaço
O Valor de hoje confirma o que já se vinha comentando no mercado: o clã Odebrecht vai vender a empresa.
Esta história de IPO e abertura do capital é apenas uma versão edulcorada de uma equação muito simples: fazer o dinheiro da família ficar limpo da mancha da corrupção e limpar a marca da mancha da corrupção, “sob nova direção”.
Os braços da empresa já foram ou estão sendo negociados.
O ramo de tecnologia militar, por exemplo, já foi repassado à israelense Elbit que vem comprando, faz tempo, empresas brasileiras, como a Aeroespacial e Defesa, que acaba de firmar um contrato de US$ 100 milhões com o Ministério da Defesa, para a produção de estações automáticas de armas e a AEL Sistemas, que produz aviônicos e sistemas eletrônicos de combate.
A anunciada abertura de capital servirá para limpar as dívidas dos acordos de leniência e outras punições captando dinheiro no mercado e, em seguida, transferir a direção – via acordo de acionistas – ou a própria propriedade com com menores aportes de capital.
A família vai, assim, se livrando de uma empresa que é dependente como poucas outras de interface com governos – aqui, de todos os níveis – e no mundo.
E o Brasil, como publicou no seu site o Clube de Engenharia, vive a maior crise de sua história no setor, com o desmonte de sua capacidade técnica e humana e de uma das poucas áreas onde tínhamos igualdade tecnológica com o exterior.
Estão interrompidos empreendimentos de porte, alguns já em estágio avançado de execução,como as obras do Comperj, Angra III, nosso submarino a propulsão nuclear, a refinaria Abreu e Lima no Nordeste, a transposição do São Francisco e muitos outros. Os prejuízos já chegam a dezenas de bilhões de reais e o desemprego por milhões de trabalhadores.
Os recursos recuperados com grande alarde, como resultado das corrupções descobertas, são uma fração dos prejuízos causados pela interrupção das obras. Para onde está o Brasil sendo conduzido? Que país vai sobrar ao final desses processos? Assiste-se à destruição de nossas maiores empresas de engenharia. Diante dos desmandos que houve nessas empresas, exigimos que os responsáveis por eles sejam processados, e os culpados condenados, mas não aceitamos a destruição das empresas de engenharia e o fim de empregos de nossos engenheiros e demais trabalhadores.
O Brasil está sendo conduzido para a liquidação como país, é simples assim. Em nome da moralidade, todos eles continuarão ricos, muito ricos e o país, mais pobre ainda.

Lava Jato e Globo venceram, adeus Odebrecht

Por Miguel do Rosário, em O Cafezinho
Quem vai pagar pelos crimes cometidos pelo MPF, Judiciário e Moro? Para levarem adiante o golpe, destruíram as melhores empresas brasileiras. Quando uma companhia como a Odebrecht é destruída, milhares de pequenas e médias empresas, parceiras há décadas da empreiteira, também vão pro buraco.

O amigo bilionário

Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Nos últimos anos, poucos empresários brasileiros foram tão próximos do poder quanto Eike Batista. Sua ascensão meteórica foi impulsionada por uma intensa troca de favores com políticos. O dono do grupo X era o amigo bilionário, sempre disposto a bancar campanhas, emprestar jatinhos e abrir portas no mundo dos negócios.
O empresário procurava agradar a todos, sem distinção partidária. Em 2006, fez doações idênticas de R$ 1 milhão para Lula e Geraldo Alckmin. Em 2010, repetiu a dose com Dilma Rousseff e José Serra. Até Marina Silva, que não tinha chances de vitória, recebeu sua cota de R$ 500 mil.
A lei permitia o financiamento privado, e Eike dizia que seu objetivo era contribuir com a democracia. Suas tacadas dependiam de ações do poder público, como a liberação de licenças ambientais e empréstimos do BNDES, mas ninguém parecia preocupado com o conflito de interesses. Se todos estavam felizes com o patrocínio, quem haveria de reclamar?
Em Brasília, o então bilionário era visto como um parceiro das gestões petistas. No governo Lula, virou campeão de multas por desmatamento, mas foi recebido com festa pelo ministro do Meio Ambiente. No governo Dilma, conseguiu vestir a presidente da República com o macacão laranja de sua petroleira.
No Rio, Eike investiu pesado na relação com Sérgio Cabral. Além de apoiar campanhas, financiou vitrines da gestão do peemedebista, como as unidades de polícia pacificadora e a candidatura para sediar os Jogos Olímpicos. Em 2008, quando a PF levantou as primeiras suspeitas sobre o empresário, o governador abriu o palácio para defendê-lo. Foi um amor eterno enquanto durou.
Nove anos depois, Cabral está preso em Bangu e Eike é procurado pela Interpol, acusado de ocultar dinheiro de propina. O empresário que bancava os poderosos já deixou de ser bilionário. O próximo passo é deixar de ser amigo, quando tiver que escolher entre a cadeia e o acordo de delação

Trump ameaça México de ir “em outra direção”

Horas depois de o presidente do México, Enrique Peña Neto (à direita na foto), cancelar sua visita a Washington, o presidente americano, Donald Trump, disse que, se o México não tratasse os Estados Unidos de maneira justa, "teremos de ir em outra direção".
Trump voltou a insistir, sem dizer como fazê-lo, de que o país vizinho pagará pelo muro que pretende construir na fronteira entre os dois países. Ele também criticou o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e prometeu rever o acordo e suas "transações defeituosas". 
As declarações de Trump foram dadas em um discurso feito para parlamentares republicanos na Filadélfia. Em seu pronunciamento, ele também discorreu sobre planos de campanha, como o fim do Obamacare e o combate ao terrorismo.
Peña Nieto cancelou a viagem que faria a Washington para se reunir com o presidente americano Donald Trump na terça-feira. Peña Nieto reagiu com irritação ao decreto assinado ontem pelo republicano que estabelecia a criação do muro. 
"Informei nesta manhã à Casa Branca que não participarei da reunião de terça-feira com o presidente", disse Peña Nieto em sua conta no Twitter. (Da Agência Estado)

PSDB, PT, PMDB, DEM, PCdoB: pegaram grana de Eike

Entre 2006 e 2012, empresário alvo da PF fez doações no valor de 12,6 milhões de reais a treze partidos; ‘quero que a democracia flua’, disse à Lava Jato
VEJA: Por João Pedroso de Campos
Em 26 de maio de 2016, quando se prontificou a ir voluntariamente até a sede da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, para prestar depoimento, o empresário Eike Batista assim explicou aos procuradores Robson Pozzobon e Júlio Carlos Motta Noronha, do Ministério Público Federal, a razão de fazer generosas doações a campanhas políticas: “Fazia isso constantemente como brasileiro, essa é minha contribuição politica, quero que a democracia flua”.
As investigações da Operação Eficiência mostraram nesta quinta-feira, contudo, que as relações do ex-bilionário com os poderosos, especialmente com o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB), não se baseavam no civismo de Eike, acusado de pagar ao menos 16,5 milhões de dólares em propina ao peemedebista.
No depoimento, o empresário não fez qualquer menção a pagamento de propinas. “Minha cultura é de fazer a coisa certa”, garantiu. Quando voltar do exterior, entregar-se às autoridades brasileiras e for levado à prisão, Eike pode se ver inclinado mudar o discurso e explicar as reais motivações de alguns de seus investimentos políticos.
Além das propinas milionárias pagas no esquema descoberto pelo MPF e a Polícia Federal, Eike doou oficialmente 12,6 milhões de reais a campanhas políticas entre 2006 e 2012, conforme o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A lista de beneficiários do dinheiro do ex-bilionário é estrelada e suprapartidária: envolve 13 partidos, do DEM ao PCdoB, e nomes de ex-presidentes, ex-presidenciáveis, ex-prefeitos, parlamentares e ex-parlamentares.
O ano em que o ex-bilionário debutou no financiamento de campanhas políticas foi 2006, quando ele gastou 4,38 milhões de reais em doações, divididas entre sete candidatos e os comitês financeiros de PMDB, PFL, PSB, PT e PDT. O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu um milhão de reais. André Puccinelli (PMDB) e Delcídio do Amaral (então no PT), os dois principais candidatos ao governo do Mato Grosso do Sul, onde Eike tinha negócios, levaram 400.000 reais a cada um. O PMDB do Rio de Janeiro, reduto de Cabral, foi agraciado com outros 400.000 reais.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O ‘X’ da prisão (que não prendeu) Eike pode estar em Brasília

Por Fernando Brito, do Tijolaço - Quando alguém sai do país, a não ser que seja ilegalmente, isso é registrado pela Polícia Federal.
Não parece que o caso de Eike Batista seja o de ter cruzado alguma fronteira terrestre ou ter partido de alguma pista de pouso no interior.
Supõe-se que o registro da PF seja online e não em velhos livros de papel, que mais tarde seriam reunidos em um cadastro.
Portanto, salvo uma tremenda ineficiência – o contrário do nome da operação desfechada hoje – a PF sabia ou deveria saber que Eike Batista havia viajado para o exterior – Nova York, diz-se.
Se ele era o “peixão” a ser pego – afinal, mandar prender que já está preso, como Sérgio Cabral, não chega a ser notícia – o que justifica fazer uma expedição policial hoje cedo, quando se sabia ou se deveria saber que ele não estava?
Há muito mais nestas coisas que amadorismo ou coincidência.
É preciso manter a chama do espetáculo, the show must go on.
Esta, teve até direito à presença de cãmeras da Globo na madrugada, com a chegada da polícia à mansão Batista.
A trama desta história se desenvolve em outro palco, que estava ficando muito iluminado: Brasília.
É lá que estão as pressões e contra pressões para que demore mais ou menos a escolha do novo relator da Lava Jato, a mãe de todas as bandalhas – a mãe, mas não a avó, a bisavó…
Com a acuidade de sempre, Bernardo de Mello Franco escreve hoje na Folha:
Como não é possível garantir que o novo relator seguirá o ritmo de Teori, as delações correm um risco real de acabar na geladeira. Isso não ocorrerá se a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, homologar os depoimentos até a próxima terça, último dia do recesso do Judiciário.
Se a ministra confirmar o acordo, ninguém mais será capaz de “estancar a sangria”, pelo menos nesta fase das investigações. É por isso que Cármen tem sido aconselhada a homologar logo as delações, numa “homenagem” à memória de Teori.
Não se pode descartar que a operação de hoje funcione como uma “mãozinha”para a ministra legitimar-se para agir, ante a opinião pública.
Afinal, diz Mello Franco:
Enquanto ela não age, as pressões se avolumam. Nesta quarta (25), o ministro Gilmar Mendes foi visitá-la e declarou que aceitaria com “naturalidade” a tarefa de ser o novo relator da Lava Jato. No domingo, ele passou horas fechado com Temer no Palácio do Jaburu. Segundo a assessoria do ministro, tratou-se de um encontro de “amigos há mais de 30 anos”. É melhor Cármen se apressar.

Marisa Letícia continua em coma induzido

Do blog de Magno Martins
A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permanece sedada e com a pressão intracraniana controlada, de acordo com boletim médico divulgado hoje pelo Hospital Sírio-libanês, em São Paulo. Ela está internada desde terça-feira após ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
"A paciente Marisa Letícia Lula da Silva permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva após hemorragia cerebral. Está sedada e com a pressão intracraniana controlada. Segue estável e com o mesmo suporte intensivo", informou o boletim, divulgado por volta das 12h (horário de Brasília).
Não há informações se Lula acompanha a mulher nesta quinta. A assessoria de imprensa do ex-presidente não soube informar quem da família passou a madrugada no hospital acompanhando a ex-primeira-dama.
Até as 12h, nenhum político ou personalidade ligados ao PT passou pela entrada principal da unidade de saúde para visitar Marisa. Logo cedo, o médico que atende a família do ex-presidente, o cardiologista Roberto Kalil Filho, chegou ao hospital, mas não falou com a imprensa.
Ontem, o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) e o vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) foram ao hospital prestar solidariedade à família.
Segundo Cândido, a ex-primeira-dama havia tido "uma pequena melhora". O Lula estava lá junto dos filhos Fábio Luís e Luis Cláudio esperando por notícias de Marisa. "Ele [Lula] está firme, esperançoso", disse.
No encontro com Suplicy--realizado um pouco mais cedo, Lula pediu que todos rezem pela recuperação de sua esposa. "Ele [Lula] estava bastante emocionado, disse: 'vamos torcer, mais do que isso rezar'. Quando você tem um quadro assim no cérebro, às vezes, a pessoa pode ficar bastante tempo sem viver normalmente", disse Suplicy. "Ele está com esperança, mas é necessário rezar."
As equipes que a acompanham, e que assinam o boletim médico, são coordenadas pelos médicos Kalil Filho, Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.

As sociopatas do hospital são só loucas e cruéis?

Por Fernando Brito, do Tijolaço
Desculpem-me os crédulos.
Eu não acredito em tudo.
Não acho que 60 ou 70 alucinados tenham, por acaso, se encontrado na Câmara dos Deputados e, "de repente", resolvido invadir o plenário, subir na mesa e pedir "um general, um general" para impor uma ditadura militar.
Assim como não acredito que as quatro patéticas figuras que se dispõem a agredir verbalmente a mulher de Lula, Marisa, em coma numa UTI, como a Veja fez-lhes questão de dar palco, possam ser apenas loucas macabras "espontâneas".
Sim, eu sei que são os frutos envenenados do fascismo que a mídia inoculou em boa parte da classe média, mas para caírem assim estes frutos, tem alguém sacudindo a árvore.
Existe um núcleo clandestino de comando que se serve destas pessoas indispostas ao convívio social civilizado.
São os "gestores de sociopatas", gente tão bem articulada quanto avessa à democracia.Seu objetivo é envenenar a sociedade e manter acesa a chama da agressão, permanentemente.
Os transeuntes que as mandavam procurar algo de útil o que fazer estavam enganados.
Elas estavam fazendo algo que, embora abjeto, era útil para alguém que não estava ali.

Revista Forbes prevê queda de Temer e nova crise no Brasil

Da Agência Sputinik
A revista "Forbes", que durante anos sempre expressou severas críticas à condução da política econômica nas gestões dos ex-presidentes Lula e Dilma, surpreendeu boa parte de seus leitores na edição da última quarta-feira, 18, com reportagem prevendo a queda do governo Temer e o surgimento de nova crise no Brasil.
A publicação aponta três sinais para essas mudanças. A primeira é a possibilidade crescente de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheça as acusações de improbidade na chapa Dilma-Temer na eleição de 2014. A ação, curiosamente, foi apresentada pelo PSDB, hoje um dos partidos aliados do governo. O segundo motivo, segundo a "Forbes", seria a dissolução de parte da base aliada, preocupada com seu futuro político nas eleições de 2018. O terceiro motivo seria a rejeição de 64% do governo face às reformas propostas na Previdência e no mercado de trabalho, além da lenta recuperação da economia.
O secretário adjunto para Assuntos Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ariovaldo Camargo, concorda em parte com o diagnóstico traçado pela publicação.
"É um pouco natural que aqueles que se posicionaram a favor do golpe, como a grande mídia brasileira, perceberam as dificuldades que o governo Temer vem tendo a partir do momento em que apresenta duas pautas muito contraditórias no cenário brasileiro (a reforma trabalhista e a da Previdência). É muito provável que a própria base parlamentar comece a abandonar um pouco esse projeto", diz o membro da CUT. 
Para Camargo, o enfraquecimento do governo demonstra que os próximos dois anos seriam de muitas dificuldades. 
"O governo, que é fruto de um golpe, não tem moral para apresentar à sociedade determinadas questões como essas que são muito cruciais para a vida de qualquer cidadão brasileiro — a perspectiva de sua aposentadoria e a forma de reger seu contrato de trabalho. Diante desse quadro me parece que o governo caminha mesmo para não continuar seu mandato. Acho que a via que vão buscar é a do Tribunal Superior Eleitoral, na perspectiva de buscar uma eleição indireta no futuro para tentar salvar aquilo que eles querem fazer, porque a sociedade não tem no Temer a confiança que ele julgava ter para fazer medidas tão estruturantes na economia e na vida do povo brasileiro", afirma o secretário.
Camargo também diz que são evidentes os sinais de que o país já começa a viver o pré-calendário de 2018. 
"Não é por motivo qualquer que tem projeto na Câmara dos Deputados, na Comissão de Constituição e Justiça, prevendo que nenhum cidadão brasileiro pode concorrer a três mandatos na presidência da República. Estamos chamando de Projeto Anti-Lula, porque ele é o único que pode ser atingido e Fernando Henrique Cardoso, que certamente não é pré-candidato a mais nada. Isso não vale para governadores, nem para prefeitos, só para presidente da República", ironiza.
Camargo diz que os deputados que pretendem se eleger no próximo ano não querem ter seus nomes vinculados à aprovação dessas propostas. O secretário da CUT garante, porém, que o movimento sindical vai colocar em cada estado a fotografia do deputado que votar a favor da reforma da Previdência.

Marisa: caso é grave e possibilidade de sequela alta

Jornal do Brasil - Felipe Gelani
O acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico sofrido pela ex-primeira-dama Marisa Letícia da Silva, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira (24), tem um alto grau de possibilidade de sequelas, segundo especialistas. Marisa Letícia está em tratamento intensivo no Hospital Sírio-Libanês.
O neurocirurgião e diretor da emergência do Hospital Universitário Antonio Pedro, Aníbal Dragão, confirmou que a possibilidade de sequela em um caso como esse “é muito alta”. Marisa sofreu uma hemorragia cerebral por causa da ruptura de um aneurisma.
“O caso é grave pois é um AVC hemorrágico. Mas temos que saber a extensão do AVC e a área acometida. Dependendo da área atingida pela hemorragia a sequela pode ser diferente.” Segundo Aníbal, após um acidente vascular um paciente pode ter perda de capacidades motoras, problemas de fala e de memória.
“Depende da área afetada pela hemorragia. Se for em certa região do lado esquerdo do cérebro, por exemplo, a fala pode ser mais afetada", complementou.

Nas mãos de Cármen

Bernardo Mello Franco - Folha de S.Paulo
Os políticos ameaçados pela Lava Jato querem que o Supremo Tribunal Federal deixe a delação da Odebrecht para depois. Até a semana passada, a coalizão de investigados tinha pouca esperança de atrasar o acordo da empreiteira com a Justiça. O relator Teori Zavascki estava decidido a homologar os depoimentos em fevereiro. Com isso, o fim do mundo chegaria antes do Carnaval.
A morte do ministro deu um alento a quem sonha em frear a operação. Isso explica o impasse e as disputas em torno da indicação do novo relator dos casos. A escolha será decisiva para o futuro de deputados, senadores, ministros e do presidente Michel Temer, citado 43 vezes por um lobista da construtora.
Como não é possível garantir que o novo relator seguirá o ritmo de Teori, as delações correm um risco real de acabar na geladeira. Isso não ocorrerá se a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, homologar os depoimentos até a próxima terça, último dia do recesso do Judiciário.
Se a ministra confirmar o acordo, ninguém mais será capaz de "estancar a sangria", pelo menos nesta fase das investigações. É por isso que Cármen tem sido aconselhada a homologar logo as delações, numa "homenagem" à memória de Teori.
No início da semana, dois movimentos abriram caminho para essa solução. Numa das frentes, o procurador Rodrigo Janot fez um pedido formal de urgência para o caso. Na outra, a presidente do Supremo autorizou os três juízes que auxiliavam Teori a retomar os trabalhos. Agora a decisão está nas mãos da ministra.
Enquanto ela não age, as pressões se avolumam. Nesta quarta (25), o ministro Gilmar Mendes foi visitá-la e declarou que aceitaria com "naturalidade" a tarefa de ser o novo relator da Lava Jato. No domingo, ele passou horas fechado com Temer no Palácio do Jaburu. Segundo a assessoria do ministro, tratou-se de um encontro de "amigos há mais de 30 anos". É melhor Cármen se apressar.

Presidente mexicano diz que não paga o muro de Trump

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, voltou a dizer que não pagará pelo muro na fronteira dos EUA, como quer Donald Trump, mas não comenta sobre se manterá a visita da próxima terça (31) a Washington.
Peña Nieto foi pressionado durante todo o dia por seus opositores a cancelar o encontro com Trump na Casa Branca, em retaliação ao decreto anunciado nesta quarta-feira (25) por seu colega americano.
À noite, porém, fez um comunicado condenando a decisão de Trump. "Lamento e reprovo a decisão dos EUA de continuar a construção de um muro que deseja há anos que, longe de nos unir, nos divide", disse.
"O México não acredita nos muros. Disse uma e outra vez, o México não vai pagar por nenhum muro. [...] O México oferece e exige respeito, como a nação soberana que somos."
No discurso, disse que orientará a defesa de seus cidadãos no exterior e que sua equipe da Secretaria das Relações Exteriores discutirá com o Senado quais são "os próximos passos a tomar", mas não fez menção à viagem.
A declaração foi feita às 20h30 locais (0h30 de quinta em Brasília), quase 12 horas depois do anúncio de Trump e após receber fortes críticas da oposição a seu partido, o centrista PRI.
(Do blog de magno martins)

Maia e Jovair têm projetos que favorecem doadores

Os dois principais candidatos à presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta a reeleição, e Jovair Arantes (PTB-GO), apresentaram projetos de lei durante seus mandatos relacionados a interesses de doadores de suas campanhas eleitorais. O levantamento feito pelo Estado tem por base as prestações de contas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem dados desde a eleição de 2002.
Ex-funcionário dos bancos BMG e Icatu, Maia, que está no seu quinto mandato, teve as suas campanhas à Câmara financiadas principalmente pelo mercado financeiro. Em 2004, ele apresentou uma proposta para proibir a cobrança da chamada CPMF, o imposto que era cobrado sobre transações financeiras.
Na eleição anterior, de 2002, Maia recebeu doações de sete empresas do setor financeiro, incluindo o Banco Itaú e a Bolsa de Valores de São Paulo. O setor financeiro nunca viu com simpatia a CPMF, extinta em 2007..     (O Estado de S.Paulo - Isadora Peron, Julia Lindner e Isabela Bonfim)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Filiados do PSB são convocados a participar de recadastramento nacional até 20 de março


Desde a última sexta-feira (20), os filiados do PSB em todo o país estão sendo convocados por seus diretórios e comissões municipais a participarem do processo de recadastramento. 
 
Os filiados serão comunicados por email ou correio, no entanto, nos casos em que isso não ocorrer (por não haver o endereço para o contato), o filiado deve procurar sua respectiva seção municipal. O prazo vai até 20 de março.
  
Aqueles que não se recadastrarem até essa data terão suas atividades partidárias suspensas por seis meses. Se o recadastramento ainda não for feito neste prazo adicional, a filiação será cancelada.
 
Os diretórios e as comissões municipais devem atualizar os dados dos filiados pela Plataforma da Democratização de Gestão Partidária do PSB. O acesso à ferramenta é feito pelo site do partido www.psb40.org.br, ou pelo link http://plataforma.psb40.org.br
 
Os presidentes municipais que ainda não receberam logins e senhas para acessar a plataforma devem solicitá-los ao Diretório Nacional pelo e-mail csiqueira@psbnacional.org.br
 
Ferramenta pioneira no país, a Plataforma de Democratização de Gestão Partidária do PSB foi lançada na última sexta-feira (20) em um bate papo online que contou com a participação do  presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira e da equipe técnica responsável pela plataforma. 
 
Além do recadastramento de filiados, a nova ferramenta permitirá ao partido realizar novas filiações, armazenar e administrar informações e consultar com rapidez seus mais de 645 mil integrantes sobre temas relevantes.
 
Durante o bate-papo, o presidente nacional do PSB destacou importância de que sejam fornecidos os dados completos de cada filiado, inclusive e-mail e, se possível, telefone celular, para que permita o uso de todas as funcionalidades de comunicação da plataforma. 
 
“É extremamente importante que tenhamos os endereços eletrônicos de todos os nossos filiados para que possamos dar a dinâmica necessária a todas as funcionalidades da plataforma”, destacou.
 
Depois de recadastrado, o socialista receberá um número de inscrição que constará no Cartão de Identidade Partidária, que será expedido pela direção nacional do partido. A seção municipal será responsável pela entrega do documento ao filiado.
 
 Acesse aqui a Resolução nº 01/2016 sobre o recadastramento nacional de filiados.

Há 33 anos, Globo mostrava comício das ‘diretas’ como se fosse aniversário de SP

Por Esmael Morais, em seu blog - Nunca é demais denunciar a manipulação da Globo nesses tempos de golpe. Como recordar é viver, há 33 anos a emissora mostrava o comício das 'diretas já' como se fosse aniversário de São Paulo.
25 de janeiro de 1984, a Globo conseguiu fazer a "mágica" para esconder 300 mil pessoas na Praça da Sé que pediam o direito de votar para presidente da República e o fim da ditadura militar.
No ano passado, como registrou o Blog do Esmael, a TV Globo voltou a censurar uma manifestação em prol da democracia. Em maio de 2016, a televisão dos Marinhos sumiu com 40 mil belorizontinos que foram às ruas pelo 'Fora Temer' durante uma recepção à presidente eleita Dilma Rousseff.
A propósito: parabéns à cidade de São Paulo, que hoje completa 463 anos!

Lula afirma que quadro clínico de Marisa é delicado

Do Diário de Pernambuco
O vereador de São Paulo Eduardo Suplicy (PT) afirmou, hoje, que esteve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Hospital Sírio-Libanês e que o petista disse que o quadro de saúde de sua mulher, Marisa Letícia, é delicado e demanda atenção.
"A situação da Marisa é delicada e vai ser necessário um cuidado muito grande para que ela venha ter o pronto restabelecimento", disse o vereador, que também conversou com dois médicos do hospital paulistano sobre o quadro clínico da ex-primeira dama.
Suplicy conversou durante 40 minutos com Lula, que, segundo ele, estava emocionado e com os olhos marejados. O vereador ainda disse que Marisa deve ficar em coma induzido na UTI por "diversos dias".
"Lula está preocupado e disse que precisamos torcer e, principalmente, rezar, porque, quando se tem um quadro desse no cérebro, a pessoa pode ficar muito tempo sem viver normalmente. Mas Lula está esperançoso", disse com preocupação Suplicy.
"A Marisa se constituiu nesses 44 anos em um apoio fundamental ao Lula nas situações mais diversas. Nos momentos de dificuldade quando ele era presidente e depois com os problemas que aconteceram com ele próprio e ao PT. Ela é um apoio extraordinário ao presidente Lula. Eu sou testemunha disso", completou Suplicy.
A assessoria do Instituto Lula afirmou que o presidente deixou o local e que ele e o resto da família vão se revezar como acompanhantes no hospital, uma vez que só uma pessoa pode ficar com Marisa.
Na manhã desta quarta-feira, a assessoria de imprensa do Sírio-Libanês informou que a ex-primeira dama foi submetida no início do dia a uma nova avaliação tomográfica de crânio para controle de sangramento cerebral. Após a análise das equipes médicas, também foi realizada a passagem de um cateter ventricular para monitoração da pressão intracraniana. Não há previsão de novo boletim médico, segundo a assessoria do hospital.
Na noite de ontem, o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico da família de Lula, afirmou que a ex-primeira dama tinha o aneurisma há cerca de dez anos, mas que, na época, não havia indicação cirúrgica, mas apenas de acompanhamento clínico. Kalil também disse à imprensa, que Marisa é hipertensa, e que pode ter sido essa a causa do rompimento do aneurisma.
Marisa teve um AVC hemorrágico na tarde de ontem e passou por um procedimento cirúrgico para estancar o sangramento à noite, que, segundo o hospital foi bem-sucedido.

Mentor do Pacto pela Vida atesta morte do programa

O Pacto pela Vida votou à estaca zero. E, diferente do que prega o Governo do Estado, a crise econômica que assola o País não é o principal culpado. A afirmação, do sociólogo José Luiz Ratton, mentor do programa, em entrevista ao jornal Valor Econômico desta quarta-feira (25), põe em xeque o principal argumento do Governo de Pernambuco em relação ao crescimento da violência no Estado, que voltou aos patamares do início do programa de redução da criminalidade.
“Infelizmente, como destaca o professor Ratton, Pernambuco voltou a figurar entre os dez Estados mais violentos do País, de onde tinha saído em 2013. Em 2016, tivemos o pior resultado no número de homicídios desde 2008, registrando mais de 4 mil assassinatos”, destacou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Entre os principais motivos da falência do Pacto, Ratton destaca a ausência do governador das ações do programa como decisivo, seguido pela falta de investimentos em programas de prevenção além da não realização de reformas no sistema de medidas sócio-educativas, como prevista inicialmente. “O próprio governador Paulo Câmara declarou, que só agora passou a participar das reuniões semanais do Pacto e que, até então, só comparecia a um encontro por mês”, lembra o parlamentar.
Silvio destaca que no Nordeste estados como Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte conseguiram reduzir as taxas de homicídios, apesar de enfrentarem os efeitos da mesma crise econômica. “O que falta é o governador puxar para si a responsabilidade e comandar uma ampla reformulação do programa, mas infelizmente, ele optou por terceirizar essa responsabilidade aos secretários da Defesa Social, Angelo Gioia, e do Planejamento, Márcio Stefani”, lamentou o deputado, acrescentando que os parlamentares da Bancada de Oposição estão à disposição do Estado e da sociedade pernambucana para contribuir para a reformulação do Pacto pela Vida.

Marisa Letícia passa por novo procedimento após AVC

247 - Boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês às 10h30 desta quarta-feira, 25, informa que a ex-primeira-dama Marisa Letícia, esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi submetida a novo procedimento após sofrer acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
Segundo a nota do hospital Sírio-Libanês, ela fez uma "passagem de um cateter ventricular para monitoração da pressão intracraniana". Ela está internada na UTI e não tem previsão de alta. A decisão pelo procedimento ocorreu após "avaliação tomográfica de crânio para controle de sangramento cerebral", diz a nota.
O médico Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica que atende a ex-primeira-dama, lembrou que a ex-primeira-dama é hipertensa e disse que uma crise hipertensiva pode ter sido responsável pelo AVC: "O paciente hipertenso tem que se cuidar. No dia a dia a sua pressão varia, mas ela teve um quadro de crise hipertensiva e isso provavelmente rompeu o aneurisma".
Na terça-feira (24) , Dona Marisa passou por um procedimento de emergência que durou cerca de duas horas para conter a hemorragia no cerébro. Tudo saiu dentro do previsto e o quadro de saúde dela é estável.

Humberto Costa critica 3º aumento no preço da gasolina só este ano




O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), criticou nesta terça-feira (24), no Recife, o terceiro reajuste no preço dos combustíveis decretado pelo atual governo só este ano.
Segundo ele, o valor médio do litro da gasolina cobrado em todo o Brasil passou para R$ 3,774, acumulando uma alta de 0,51% só neste ano.
Já o preço médio do óleo diesel saltou de R$ 3,085 para R$ 3,108 (alta de 0,75% na semana) e o do etanol de R$ 2,913 para R$ 2,931 (alta de 0,62%).
De acordo ainda com o senador, a Agência Nacional do Petróleo consultou quase 5,7 mil postos para calcular a média do preço da gasolina, 5,1 mil para o etanol e 3,5 mil para o diesel entre os dias 15 e 21 de janeiro.
“Os golpistas alardeavam país afora que todos os problemas da economia brasileira seriam resolvidos assim que tirassem a presidenta Dilma do poder, pois ela seria o principal motivo da instabilidade do Brasil. Mas sempre que um dado como esse da ANP, divulgado ontem, vem à tona, fica provado o quanto esse argumento era mentiroso”, disse o senador pernambucano.