sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Governo do Estado mantém compromisso com a LATAM apesar da indefinição do local


O Governo de Pernambuco emitiu uma nota a imprensa tratando dos compromissos do Estado para com a LATAN

O
 Governo de Pernambuco compreende as razões que levaram o Grupo Latam a 
adiar a definição do local do futuro Hub Nordeste. A decisão foi 
comunicada antecipadamente ao governador Paulo Câmara pela presidente da
 TAM, Claudia Sender.
Apesar
 disso, o Governo de Pernambuco mantém inalterado o seu compromisso de, 
juntamente com a Infraero, entregar à LATAM todos os elementos de 
decisão devidamente detalhados até o final deste mês de novembro. 
Pernambuco estará com tudo pronto no próximo dia 30, independentemente 
do adiamento.
O nosso trabalho continua e mantemos a convicção de que o Recife é o melhor local para instalação do Hub.
Governo do Estado de Pernambuco

Usinas reativadas geram 12 mil vagas em PE



G1 - Fechada há 2 anos em Timbaúba, Cruangi foi reaberta em setembro e empregou 3 mil pessoas (Foto: Divulgação / COAF)Desativados há pelo menos um ano, os moinhos de três usinas pernambucanas voltaram a moer nesta safra de 2015. Eles foram reativados nos últimos dois meses, justamente no auge da crise econômica que tem derrubado as perspectivas de crescimento e fechado indústrias em todo o país. 
Parecia arriscado, mas o negócio deu mais do que certo. Ao todo, já foram produzidos mais de seis milhões de litros de etanol, 800 toneladas de mel e três de açúcar. A expectativa é que, ao final do ano, cada unidade fature pelo menos R$ 30 milhões. Situadas na Zona da Mata, as usinas já geraram 12 mil empregos diretos e indiretos e foram uma das principais responsáveis pela boa colocação de Pernambuco no último ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged): o estado foi apontado como o maior gerador de vagas do Brasil em setembro. 
Com uma grande produção de açúcar e etanol, os negócios ainda devem ampliar os bons resultados da produção industrial pernambucana, que cresceu acima acima da média nacional. “Estamos quebrando paradigmas, porque dizem que usina que fecha não abre mais e 80 unidades industriais fecharam no Brasil nos últimos cinco anos”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), que reabriu as usinas de Cruangi e Pumati. 
Foi justamente a crise que possibilitou a reabertura. “Enquanto outros estados fecham, nós abrimos. E abrimos na hora certa. Havia um milhão de toneladas de cana sobrando na região e o preço do açúcar reagiu, porque a safra da Índia quebrou. Agora, estamos moendo fila atrás de fila e já estamos exportando até para a Europa”, comemora Gerson Carneiro Leão, sócio da usina Pedroza.
A economista Amanda Aires confirma que o setor canavieiro tem muito a lucrar, mesmo nesta situação de crise. “Este momento é vantajoso porque que as usinas podem exportar mais açúcar e também podem produzir álcool, já que a gasolina está muito cara e o álcool pode substituí-la. É um setor que pode se beneficiar dos dois lados: no câmbio e na venda doméstica”, afirma. 
“As usinas voltaram a ter um cenário positivo por causa do aumento da gasolina, mas Pernambuco também é muito forte no setor de açúcar e de seus derivados. Muito da produção pernambucana vai para outros estados e isso gera bons lucros”, reforça Thobias Silva, economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fiepe).
Em dois meses, usinas já produziram seis milhões de litros de etanol. Com alta da gasolina, produto está valorizado em todo o Brasil e é vendido para vários estados do Nordeste.
Apesar de tantas possibilidades de lucro, não foi isso que fez os pernambucanos reativarem suas usinas. 
Tanto que a Cruangi e a Pumati funcionam em sistema de cooperativa. A Coaf explica que a ideia surgiu quando os canavieiros ficaram sem ter para onde levar a cana colhida na Zona da Mata por causa da desativação de diversas usinas brasileiras. “Eles estavam impossibilitados de continuar no trabalho. 
Muitos já estavam até desistindo da atividade”, explica Alexandre de Andrade Lima. “Mas não podíamos deixar nossos fornecedores quebrarem”, completa Gerson Carneiro Leão, lembrando que quase um milhão de toneladas de cana já estava retido na região.
Para resolver esse problema, a Coaf implantou um modelo de cooperativa nas usinas Cruangi e Pumaty, situadas nos municípios de Timbaúba e Joaquim Nabuco, respectivamente. “Elas fecharam há dois pela impossibilidade de vender álcool, por causa da valorização da gasolina. Mas, agora, foram a salvação dos nossos moedores de cana. Eles levam e recebem pela cana nas suas cooperativas. 
No final do ano, ainda vão receber parte dos lucros das usinas”, conta Alexandre de Andrade Lima. E o faturamento não será pequeno. Em apenas dois meses, cada usina já produziu seis milhões de litros de etanol. Se o ritmo for mantido, cada uma deve faturar cerca de R$ 35 milhões em 2015. O dinheiro será repartido entre 12 mil agricultores, que, na maior parte, planta no quintal da própria casa, com a ajuda da família. "96% deles são fornecedores pequenos, da economia familiar", conta Gerson Carneiro Leão. 
Já a usina Pedroza, da cidade de Cortês, foca na produção de açúcar e pertence à iniciativa privada. Mesmo assim, deve lucrar o mesmo valor “Produzimos de seis a oito mil sacas por dia. Já vendemos para os estados vizinhos e até para o exterior”, vibra Gerson. Antes da reativação das usinas, um milhão de tonelada de cana estava sem saída na Zona da Mata de PE. Agora, material é transformado em açúcar e etanol que vai para fora do estado.

Dilma e Temer evitam Cunha na Presidência

Do blog de Magno Martins


A presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer farão viagens ao exterior na próxima semana, representando o Brasil em dois continentes. Dilma vai à Turquia participar da Cúpula do G-20, e Temer comparecerá às cerimônias de comemoração pelos 40 anos da independência da Angola.
Os dois compromissos serão em dias diferentes. Caso o período de viagem fosse coincidente, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, assumiria a presidência da República. Isso ocorreria no momento em que ele enfrenta um processo no Conselho de Ética da Câmara, e avalia aceitar ou não pedidos de impeachment contra a presidenta.
Temer viaja na segunda-feira para Luanda. Nos dias 10 e 11, participará dos eventos oficiais de celebração pelo aniversário de independência do país africano. Depois será recebido pelo presidente angolano, José Eduardo dos Santos, e pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando de Piedade Dias dos Santos.
A data é particularmente relevante para o Brasil, que foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola. O país também foi colonizado por Portugal e, por isso, além da língua, possui semelhanças culturais com os brasileiros.
O embarque de Dilma para Antalya, na Turquia, está previsto para a sexta-feira. Ela participa nos dias 15 e 16 de novembro da Cúpula de Líderes do G20.
O G20 reúne os 19 países de economias mais desenvolvidas do mundo, além da União Europeia. Criado em 1999, na esteira de várias crises econômicas da década de 1990, o grupo é fórum de cooperação e consulta sobre assuntos financeiros internacionais.
Em setembro, o governo turco anunciou que pretende incluir na agenda da reunião de chefes de Estado a crise de migrantes e refugiados.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Relator de processo contra Cunha será anunciado às 17h

Da Agência Brasil
O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), marcou para as 17h desta quarta-feira (4) o anúncio do relator do caso contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O processo para investigar se houve quebra de decoro do peemedebista foi aberto formalmente ontem (3). Cunha é acusado de receber propina para viabilizar negócios da Petrobras e de manter contas secretas na Suíça.
Na lista de possíveis relatores, sorteados ontem (3) entre os integrantes do colegiado, estão Fausto Pinato (PRB-SP), Vinicius Gurgel (PR-AP) e Zé Geraldo (PT-PA). A função não pode ser assumida por parlamentares do PMDB ou do Rio de Janeiro, partido e estado de Cunha.
O processo pode durar até 90 dias úteis. Com a escolha do nome do relator, começa a contar o prazo de dez dias para apresentação de um parecer preliminar que apontará se a representação deve continuar. Se o relator definir pela admissibilidade e o colegiado aprovar a decisão, Cunha terá outros dez dias para apresentar sua defesa.
A partir daí, o conselho tem mais 40 dias para ouvir testemunhas e colher documentos. Com o fim desse período de oitivas e coleta de provas, o relator terá ainda mais dez dias para concluir o parecer final indicando a perda do mandato para que o conselho delibere sobre o destino de Cunha.

Lucas Ramos destaca trajetória politica de Osvaldo Coelho

foto JC
Em discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco, parlamentar relembra momentos que nortearam a atuação política do eterno deputado petrolinense


Na década de 40 e aos 14 anos de idade, o jovem Osvaldo Coelho embarcava em uma viagem pelo Rio São Francisco, saindo de Petrolina a bordo de um navio-gaiola em direção ao Sudeste. O episódio, que o colocou frente a frente com os problemas sociais que assolavam o Nordeste, foi fundamental para despertar nele o desejo de mudança. Essa passagem foi relembrada pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB), em seu discurso desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

“Osvaldo Coelho não se conformou com o destino traçado para milhões de sertanejos assim como ele e percebeu, ainda na adolescência, que o Governo tinha responsabilidade com a migração do sertanejo, com a mortalidade infantil e com a fome”, destacou Lucas Ramos na sua fala. O vice-líder do Governo também salientou as conquistas alcançadas por Osvaldo Coelho ao longo dos seus 52 anos de vida pública. “Devemos a implantação da Univasf, da Escola Técnica de Petrolina e dos projetos públicos de irrigação a ele, que sempre estava lutando para fortalecer os mais fracos”, disse o parlamentar durante a sessão.

Lucas Ramos aproveitou para relembrar um dos últimos momentos em que esteve ao lado do ícone da política petrolinense. “Foi no dia do aniversário da cidade, 21 de setembro. Sentado em sua poltrona na casa de Dona Josefa Coelho, sua mãe, Doutor Osvaldo me deu uma inspiradora aula de história política. A luta dele pelo desenvolvimento de Petrolina vai continuar, porque também é minha”, assegurou o deputado.

MEMÓRIA – Antes do início da sessão, os deputados fizeram um minuto de silêncio em memória a Osvaldo Coelho. Outros parlamentares se revezaram na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco para prestar uma última homenagem ao eterno deputado sertanejo.

Governador recebe destaques da Olimpíada Brasileira de Robótica

Fotos: Wagner Ramos/SEI

Os estudantes pernambucanos que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foram recebidos pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, nesta terça-feira (3). A conquista dos jovens alunos da rede pública estadual foi classificada pelo chefe do Executivo como uma "inspiração" para os demais estudantes. A competição, encerrada no último domingo, em Uberlândia (MG), reuniu talentos de todo o País.

A equipe NanoBit, da Escola Estadual José Alencar, localizada em Paulista, conquistou o quarto lugar nacional, na categoria Nível Médio. Edyson Keysiano Macário Acioli, Hugo Cesar Silva, Larissa Barbosa e Marcus Vinicius levaram ainda o Prêmio Inovação. O grupo, que ficou em primeiro lugar na etapa regional, já participou da fase internacional da competição, ocorrida em 2013. Na audiência com o governador, eles apresentaram o robô Jurema.

"Eles estão de parabéns. Essa escola de Paulista é a melhor escola pública do Brasil, já que as que obtiveram as três primeiras colocações são da rede privada. Isso mostra, claramente, que temos potencial para estar entre os melhores do País. É essa capacidade de sonhar que queremos que nossos alunos tenham cada vez mais", destacou Paulo Câmara. 

A jovem Larissa Barbosa, de 15 anos, já está de olho na edição 2016 da olimpíada, que acontecerá no Centro de Convenções, em Olinda. Para a estudante, sediar o torneio será uma grande vantagem para os pernambucanos. "Vamos perder pouco tempo com viagens, nos deixando mais livres para aprimorar a nossa técnica. Essa foi uma ótima experiência; espero que, no próximo ano, a gente ganhe", disse.

MOTIVAÇÃO - A equipe Hazer, composta por alunos da Escola Benedita Moraes Guerra, de Macaparana, na Zona da Mata, conquistou o Prêmio Extra Dedicação. Arthur Theodósio Borba, Karoline Vitória Macêdo, Kassio Augusto de Moura e João Gabriel ficaram em 19ª colocação final. Já Adriel da Costa Salgado representou a EREM Senador Paulo Guerra, do Recife, na Mostra Nacional de Robótica.

Arthur Borba, 15, ressaltou que o segredo para bom desempenho foi a dedicação. "Não tínhamos tanto tempo para treinar, mas era um empenho muito grande. Então, nas horas do recreio e do almoço nós treinávamos. Foi tanto que, quando chegamos na fase regional, ficamos em primeiro. Na Estadual, mais difícil, ficamos em terceiro", explicou o jovem.

Para secretário de Educação, Fred Amâncio, o excelente aproveitamento da robótica pelos alunos da rede pública estadual é o diferencial da grade pedagógica. "A gente não tem robótica nas escolas públicas para conquistar prêmio, mas para melhorar o desempenho dos alunos. Agora, eles estarem com bons resultados em competições é consequência desse trabalho", frisou, pontuando que o programa está sendo executado em 324 unidades de ensino da rede.

Mastologista da UPAE tira dúvidas sobre Câncer de Mama‏‏

A UPAE Profº. Antônio Simão dos Santos Figueira, a UPAE - Garanhuns, encerrou a programação de atividades do Outubro Rosa com uma entrevista na Rádio Marano, de Garanhuns, no programa Manhã Total, comandado por Marcos Cardoso. Estiveram presentes a mastologista Dra. Tereza Cristina, e o chefe do setor de exames da unidade, enfermeiro Luiz Cezar. O programa foi levado ao ar na quinta-feira, 29, tirando dúvidas da população, principalmente as mulheres, sobre o câncer de mama. 

Durante todo o mês, a UPAE teve um olhar ainda mais especial em atenção às mulheres, com palestras e outras ações de incentivo ao auto-exame, com infomações relevantes para a prevenção do Câncer de Mama e também do Colo do Útero. Com médicos especialistas em Mastologia e Ginecologia, a UPAE oferece consultas, exames, como mamografia e ultrassons, até a realização de biópsias. Além da Dra. Tereza Cristina, a unidade também conta com o mastologista e ginecologista Dr. Paulo de Tarso. 

Na entrevista, a médica especialista fez questão de alertar que as mulheres acima de 40 anos devem procurar o médico para os exames que possam detectar qualquer anomalia na mama, pois o câncer, quando diagnosticado no início, tem altíssima probabilidade de cura.

Na UPAE Garanhuns, os atendimentos são feitos aos pacientes regulados dos 21 municípios que fazem parte da V Gerencia Regional de Saúde. "Os pacientes, homens ou mulheres, que apresentarem alguma anomalia nos exames, devem ser encaminhados para a nossa unidade de especialidade. Mas pedimos que os médicos nos postos de saúde que somente encaminhem os casos que necessitarem do olhar apurado do mastologista, e que incentivem toda mulher, na faixa etária, a realizar os exames". - Afirmou Dra. Tereza Cristina.

Ministério divulga balanço mostrando impacto de uma provável redução do Bolsa Família em Pernambuco


Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Por Edson Mota do Jornal do Commercio
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, divulgou um estudo para avaliar como ficaria a situação das famílias caso a proposta do deputado federal Ricardo Barros (PP-RR), que é relator do orçamento de 2016, seja aprovada.
A sugestão do parlamentar é de que, no ano que vem, R$ 10 bilhões dos R$ 28,8 bilhões previstos para o Programa Bolsa Família sejam cortados por causa da grave crise financeira que o País atravessa. Em Pernambuco, cerca de 42,5% do total de pessoas incluídas no Programa Bolsa Família iriam perder o benefício.
Segundo a pasta, o impacto da proposta foi medido levando em consideração o fato de que pessoas com renda maior pudessem sair do programa, que paga atualmente, em média, R$ 167 às famílias beneficiárias.
Só no Estado, atualmente 3,5 milhões de pessoas são atendidas. Cerca de 1,5 milhão teriam de sair do programa. Além disso, 248 mil famílias seriam devolvidas à situação de extrema pobreza.
Deste valor, cerca de 303 mil crianças e adolescentes até os 17 anos também seriam afetados, já que eles têm a frequência às aulas acompanhada pelo programa. As famílias com renda de até R$ 154 mensais per capita possuem direito ao benefício. Já os que arrecadam até R$ 77 mensais são consideradas extremamente pobres.
Tanto o ministério como a Presidência da República já declararam repúdio a qualquer tentativa de corte, assim como senadores da base aliada e até da oposição ao governo federal.

Relator no Conselho de Ética não fará o jogo de Eduardo Cunha


Eduardo Cunha - foto Agência Brasil

Qualquer que seja o relator, no Conselho de Ética da Câmara Federal, do processo que pede a cassação do mandato do presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra do decoro parlamentar, vai agir em sintonia com as provas que pesam contra ele.
O relator será conhecido nesta quarta-feira (4), dentre três que foram sorteados ontem pelo presidente José Carlos Araújo (PSD-BA).
Todos se declararam independentes e sem nenhum tipo de subordinação ao presidente da Câmara Federal.
O trio é formado por Zé Geraldo (PT-PA), Vinicius Gurgel (PR-AP) e Fausto Pinato (PRB-SP). Esses dois últimos são ilustres desconhecidos no Congresso Nacional e fora dele.
Pinato era tido hoje de manhã como favorito para relatar o processo de Cunha. Ele é advogado e foi eleito em 2014 com a sobra dos votos do deputado federal Celso Russomano (PRB-SP) (

Lula vai à Justiça contra capa “grotesca” de Veja

247 – O ex-presidente Lula foi à Justiça contra a revista Veja nesta terça-feira 3, após a publicação, no último fim de semana, de uma capa ofensiva que trazia o petista com roupa de presidiário. Em nota, a assessoria de imprensa do Instituto Lula definiu a capa como "uma montagem mentirosa, ofensiva e grotesca" do ex-presidente.
A nota destaca que Lula não é alvo de nenhuma ação penal em curso no País, ao contrário da própria revista, que "sofre inúmeros processos". A ação por danos morais protocolada pelos advogados classifica de "sórdida mentira" a reportagem de capa da publicação, além de "evidente manipulação e falta de critério jornalístico" em seu conteúdo.
A capa que mostrou a perda da compostura de Veja em seu ataque sem pudor a Lula gerou polêmica. Para o cientista social Robson Sávio Reis Souza, a publicação de Veja deixou de ser fascista para virar nazista. No entendimento do jornalista Fernando Brito, do Tijolaço, a revista deveria ser apreendida pela Justiça.
Leia abaixo a íntegra da nota. E acesse aqui a ação apresentada pelos advogados do ex-presidente.

NOTA À IMPRENSA
 
VEJA calunia Lula mais uma vez e ex-presidente vai à Justiça

Advogados de Lula protocolam ação de reparação por danos morais devido a montagem grosseira da capa da revista
São Paulo, 4 de novembro de 2015,
Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolaram, nesta terça-feira (3), primeiro dia útil após o fim-de-semana, ação de reparação por danos morais contra a editora Abril, responsável pela revista Veja, no Foro Regional de Pinheiros. A edição de nº 2450 da publicação, que foi às bancas na última semana, exibe na capa uma montagem mentirosa, ofensiva e grotesca do rosto de Lula sobre corpo vestido com uniforme de presidiário estampado com nomes de envolvidos em investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.
Não há nenhuma ação penal em curso no país contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao contrário do que a capa faz parecer. Já a revista Veja sofre inúmeros processos pelas mentiras publicadas contra diversos pessoas e organizações, não apenas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Recentemente, por exemplo, o senador Romário (PSB-RJ) anunciou processo contra o semanário.
"A imagem que a capa da revista VEJA pretendeu sugerir aos seus leitores e à sociedade em geral, portanto, não possui qualquer lastro na realidade fática ou jurídica. Independentemente das afirmações e críticas contidas no interior da própria revista — sempre com evidente manipulação e falta de critério jornalístico —, não poderia ela estampar em uma capa uma imagem falsa e ofensiva, como se verifica no vertente caso", diz o texto da ação, que classifica de "sórdida mentira" a reportagem de capa da revista.
O texto destaca ainda que a exibição da imagem não se deu apenas nas bancas de revistas, mas também em pontos de publicidade espalhados pelo país, reafirmando a intenção da revista de denegrir a honra e a imagem de Lula.
"Note-se, ainda, que no vertente caso não se está diante de qualquer situação que possa ser enquadrada como direito de crítica ou, ainda, a configurar mero animus narrandi. Simplesmente porque, insista-se, não há qualquer situação jurídica que possa permitir que a Ré [editora Abril] possa difundir à sociedade uma imagem do Autor vestindo trajes peculiares àqueles que foram condenados pela Justiça e estão cumprindo pena privativa de liberdade", conclui a ação.
Os advogados do ex-presidente já entraram com outras duas queixas-crime, uma interpelação criminal e uma ação de indenização contra jornalistas da revista, além de queixa-crime específica contra a apresentadora da TVeja, Joice Hasselman, por conta da prática recorrente da revista de atentar contra a honra do ex-presidente.

Mensalão tucano: a caminho da prescrição

Do blog de Magno Martins

Já faz sete meses que a juíza substituta da 9ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Melissa Pinheiro Costa Lage, está com o processo do chamado mensalão tucano sem dar uma sentença.
A ação saiu do Supremo Tribunal Federal em março de 2014 pronta para ser julgada.
O Ministério Público Federal afirma se tratar de esquema de desvio de R$ 3,5 milhões (cerca de R$ 14 milhões, corrigidos) de empresas públicas mineiras para financiar a campanha derrotada de reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998.
A juíza disse que a decisão só será tomada após a leitura detalhada dos 52 volumes do processo.

Pernambuco 2016 e 2018: bastidores socialistas



De Marisa Gibson, hoje na sua coluna DIARIO POLÍTICO

Em compasso de banho-maria, imposto pela crise, a sucessão municipal entrou naquela fase perigosa de que “quem tem prazo, não tem pressa”. Mas nem sempre quem chega no tempo aprazado tem sucesso. Por exemplo, há muita conversa da oposição em torno da eleição no Recife mas, até agora, não há candidatos que empolguem o eleitorado, deixando a Frente Popular, sob o comando do PSB, sozinha com a candidatura de Geraldo Julio à reeleição em 2016, e com grande visibilidade devido à sua condição de prefeito da cidade.
Quase que diariamente, Geraldo Julio tem agenda de rua, o que é um achado num ano pré-eleitoral. O PSB está tão à vontade no Recife, que alguns integrantes do partido se dão o luxo de começar a pensar na batalha que será a definição dos candidatos da Frente Popular para as duas vagas do Senado em 2018.
Há pelo menos cinco socialistas na relação de candidatos potencias ao Senado, com destaque para duas mulheres: Ana Arraes e Renata Campos. Uma ou outra daria um peso muito especial à chapa majoritária do PSB. Bem, pela oposição, o senador Humberto Costa (PT), há muito se movimenta em função de uma eventual reeleição em 2018.
A dúvida sobre a outra vaga é se o ministro Armando Neto (PTB) permanecerá no governo Dilma até o fim, se vai disputar a reeleição para o Senado ou voltará a concorrer à sucessão estadual. Dependendo da força político-eleitoral, um candidato ao Senado pode assegurar um bom desempenho de uma chapa majoritária, mas a regra é que o candidato ao governo garanta também a vitória dos concorrentes ao Senado.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

BNDES divulga nota desmentindo reportagem da Folha de São Paulo

O BNDES desmentiu matéria publicada pela Folha no final de semana, onde o Jornal tenta incriminar o ex-presidente Lula. Veja a nota


Em relação a reportagem “BNDES suavizou exigências para socorrer amigo de Lula”, o Banco reafirma que não deu qualquer tipo de tratamento privilegiado a empresa São Fernando ou ao empresário José Carlos Bumlai.

O jornal insinua que a concessão do crédito para a São Fernando teria sido efetuada graças ao suposto vínculo entre o ex-presidente Lula e o empresário Bumlai, mas a ilação é claramente uma forma de “esquentar” sua manchete principal. A reportagem não apresenta nada que confirme ligação entre este vinculo e o empréstimo.

Os procedimentos de análise do ‪#‎BNDES‬ são técnicos e impessoais e, neste caso específico, diferentemente do que insinua o texto da “Folha”, não houve violação de norma do Banco para favorecer a empresa. A operação da São Fernando Energia era um financiamento indireto. Desta forma, a análise da operação e o risco de crédito foram assumidos pelos agentes financeiros, tanto público quanto privado.

No caso da São Fernando, o Banco está perseguindo com o rigor usual a recuperação dos recursos emprestados. Prova disso é que foi o BNDES que entrou com o pedido de falência da empresa, após esta não ter cumprido o acordo de recuperação judicial. A estruturação rigorosa de garantias exigida pelo BNDES para realizar a operação torna exequível que o Banco recupere seu crédito.

O rigor aplicado na análise de operações e na estruturação de garantias faz com que o BNDES tenha inadimplência de apenas 0,05%, a menor de todo o Sistema Financeiro Nacional, público ou privado.

Conselho de Ética da Câmara inicia hoje processo contra Cunha



Da Folha de S.Paulo – Débora Alvares e Ranier Bragon
O Conselho de Ética da Câmara instaura nesta terça (3) o processo que vai analisar o pedido de cassação do mandato do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A partir de então, com a escolha do relator, começam a valer os prazos para apresentação de defesa, depoimentos de testemunhas e elaboração do relatório final. O primeiro passo é sortear três nomes entre os 18 membros efetivos do conselho contra os quais não há impedimento para relatar a proposta. O deputado não pode ter presidido o conselho, ser do mesmo partido ou Estado do acusado nem da sigla que entrou com a representação.
Caberá então ao presidente do conselho, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), escolher um dos sorteados. O relator pode fazer um relatório preliminar pela inépcia do caso, o que o faria ser engavetado automaticamente, a não ser que haja recurso ao plenário com assinatura de um décimo dos deputados da Casa – pelo menos 52. O presidente do conselho disse à Folha que será um dos primeiros a assinar um desses recursos se for necessário.
Nos bastidores, fala-se que, antes da escolha, Araújo conversará com os três candidatos e averiguará qual tem mais chances de levar o caso até o fim. O presidente do conselho não quer deixar o processo acabar no início.
Após sua instalação, o Conselho de Ética deve notificar o acusado, que terá dez dias para apresentar defesa. Depois, o relator tem 15 dias – prorrogáveis por mais 15– para ouvir testemunhas e elaborar o relatório final.
Se o resultado do processo for pela cassação, o acusado terá cinco dias úteis para recorrer à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que analisará se o Conselho seguiu o regimento e a constitucionalidade das decisões.
Segundo aliados, Cunha irá usar todo o tempo garantido pelo regimento. Araújo já alegou dificuldades para comunicar ao peemedebista a data de início da análise. Procurado pela Folha, Cunha disse não precisar "evitar notificação" e negou ter sido procurado por Araújo.

Governador lamenta falecimento de Osvaldo Coelho

O Governador Paulo Câmara divulgou uma nota onde lamentou a morte do ex-deputado Osvaldo Coelho:

"Doutor Osvaldo dedicou sua vida ao desenvolvimento do Semiárido nordestino. Estive no último sábado (31/10) com ele, que demonstrou muita preocupação com a ausência de um debate consistente sobre a irrigação. Como homem público sempre viabilizou ações que mudassem a realidade das pessoas que vivem nessa imensa área da nossa região. Sua voz fará falta na atual discussão sobre as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento regional."


Paulo Câmara

Advogados de Garanhuns e região têm mais uma grande conquista

A OAB Garanhuns e a CAAPE - Caixa de Assistência do Advogado de
Pernambuco - fecharam mais uma parceria que beneficia diretamente os
advogados de Garanhuns e região. A partir de agora, os advogados podem
contar com o Escritório Virtual, tratam-se de salas disponíveis para
aluguel por hora, com a infraestrutura necessária para atendimento a
clientes e elaborações de documentos e petições. E o melhor, o
advogado pagará apenas R$ 10,00 por hora. A sala fica a poucos metros
do Forum.

O SC Escritório Virtual, da empresária e bacharela Soraya Cavalcante,
e que já conta com o convênio com a OAB Garanhuns e a CAAPE, que
subsidiarão o aluguel para advogados adimplentes da subseccional, foi
inaugurado na quinta-feira (29). O presidente da Comissão do Novo
Advogado, Dr. Moab Obeid, representou a OAB Garanhuns na solenidade,
que contou com advogados e convidados.

O Escritório Virtual conta com duas salas para atendimentos, dotadas
de computador, impressora e internet wi-fi. Dispõe ainda de uma sala
de reuniões, ampla, climatizada, com TV e possibilidade de
vídeo-conferência. O escritório tem também recepção com secretária,
copa e oferece outros serviços exclusivos.

"Este espaço é mais uma conquista que se soma a outras nos últimos
anos, a exemplo dos cursos de pós-graduação, principalmente para os
novos advogados, aqueles que ainda não estruturaram seus escritórios.
E também aos advogados dos demais municípios da subseccional, que
terão um escritório à disposição em Garanhuns, por um valor simbólico"
- registrou Dr. Moab Obeid.

Vale registrar que a OAB Garanhuns tem também à disposição dos
advogados as salas do Forum de Garanhuns e a da sede, na Av. Euclides
Dourado, Heliópolis.

Para utilizar o Escritório Virtual. o advogado pode agendar ou se
dirigir ao local de segunda a sexta-feira, em horário comercial,
estando sujeito à disponibilidade. As salas estarão acessíveis também
para outros profissionais, mas sem os descontos subsidiados pela OAB
Garanhuns.

SC Escritório Virtual
Av. Rui Barbosa, 419 - D / Galeria Tia Bella - Heliópolis
Garanhuns - PE
Fones: (87) 3762.4449 - 9.9998-8902

Hospital Dom Moura se prepara para implantação dos Leitos Integrais‏‏‏

O Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, tem efetivado uma ação de sensibilização em saúde mental, antecipando a possibilidade de contar com Leitos Integrais em breve. As atividades são coordenadas pelo departamento de psicologia do hospital.

Na última semana aconteceu uma intervenção nas dependências do HRDM com performance teatral, exposição artística e roda de conversa. Com atores e servidores participando do momento, buscou-se, como objetivo, impactar os funcionários, sensibilizando-os, e mostrando aspectos dos cuidados e procedimentos quanto à saúde mental. A encenação teve aceitação das pessoas e causou o impacto desejado. As psicólogas Kátia Goretti e Vaneschka Almeida coordenaram a ação.

O diretor do HRDM, Dr. Luiz Melo, informa que o hospital tem seis leitos integrais na clínica médica em processo de habilitação pelo Ministério da Saúde. "As atividades buscam criar o ambiente para as diversas abordagens em saúde mental, com o acolhimento às pessoas com transtorno mental e dependência química" - define o gestor.

O que são os Leitos de Atenção Integral (Leitos Integrais)?

São todos os recursos de hospitalidade e de acolhimento articulados à rede de atenção à saúde mental: Leitos de Hospitais Gerais, de CAPS III, das emergências gerais, dos Serviços Hospitalares de Referência para Álcool e Drogas. São articulados em rede, mas podem estar associados aos leitos de hospitais psiquiátricos de pequeno porte, quando existirem.

Esses leitos devem ofertar o acolhimento integral ao paciente em crise e devem estar articulados com outros dispositivos de referência para o paciente. Os leitos de atenção integral em saúde mental são um componente essencial da porta de entrada da rede assistencial e um mecanismo efetivo de garantia de acessibilidade.

Começa segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em PE

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa acontece em todo o Estado de 1º a 30 de novembro e todo o rebanho de bovinos e bubalinos deve ser imunizado para manter o status de área livre de febre aftosa com vacinação. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado (Adagro), espera vacinar mais de 90% do rebanho pernambucano, que hoje é de cerca de dois milhões de animais.
Desde 2014, Pernambuco está certificado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE) como área livre de aftosa com vacinação, fato que permite o comércio dos rebanhos pernambucanos com todos os estados da federação e com outros países. Para manter o status os mais de 103 mil produtores devem adquirir as vacinas nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Adagro. A vacina só é eficaz se conservada no gelo e deve aplicada nas horas mais frias do dia, pela manhã ou no fim da tarde, para evitar o estresse dos animais.
Todo o rebanho deve ser imunizado, inclusive os recém-nascidos. "O criador que não vacina e nem declara fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal - GTA e não pode se cadastrar em programas do Governo, além de pagar multa de no mínimo R$ 60,00” declarou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.
A Campanha é realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro, como determina o calendário nacional do Ministério da Agricultura e quase todos os estados da federação realizam vacinação nesse período. Na primeira etapa realizada em maio, 96% do rebanho pernambucano foi vacinado.
A doença - A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que atinge bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. O vírus causa febre, ferimentos na boca, garganta e na pele ao redor dos cascos. Os animais ficam bastante debilitados, produzindo muita saliva, parando de andar e comer. Os países afetados pela doença sofrem severas perdas econômicas por causa da diminuição e pela desvalorização de seus produtos de origem animal, assim como por limitações no mercado internacional.

Governador vai receber os prefeitos para consulta sobre CPMF


Ricardo Berzoini - Ricardo Berzoini

Do blog de 
O governador Paulo Câmara vai receber os prefeitos pernambucanos no próximo dia 9 para uma troca de opiniões sobre a recriação da CPMF.
Semana passada, em Brasília, Câmara recebeu um apelo do ministro Ricardo Berzoini (Governo) para convencer a bancada federal pernambucana a lutar pela volta do imposto.
O governo acena com a possibilidade de compartilhar os recursos arrecadados com estados e municípios.
Naquela data (9/11), os prefeitos pernambucanos estarão na capital para participar de um ato de protesto em frente à Assembleia Legislativa contra a queda do FPM e o subfinanciamento dos programas federais.
O governador ainda não tem posição firmada sobre a volta da CPMF. Ele considera “complicado” elevar ainda mais a carga tributária, mas já disse que se for a “única alternativa” para fazer o ajuste fiscal, poderá dar o seu apoio.

Aumento de 30% a juízes complica orçamento



A determinação de que juízes federais e do trabalho recebessem gratificação extra de 30% quando acumulassem funções, respondendo por duas ou mais varas, levou tribunais de todo o país a um sufoco inesperado. Na prática, quase todos os magistrados queriam ganhar o mesmo percentual de reajuste salarial, alegando excesso de trabalho.
Com o orçamento apertado, presidentes das cortes passaram a fazer as contas e verificaram que não haveria como arcar com o novo e bilionário gasto. Alguns juízes passariam a receber o mesmo que ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Foram tantos os apelos que o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, presidido por Ives Gandra Martins Filho, baixou nova resolução deixando explícito: a gratificação não pode ser entendida como reajuste de salário. O órgão alterou também o número de processos que podem ser acumulados numa vara, sem que se crie uma nova para absorvê-los -de mil para 1.500.  (Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo)