sexta-feira, 8 de junho de 2018

Paulo Câmara lidera Múltipla e abre quase dez pontos sobre adversários


No cenário que envolve os três principais nomes que disputam a preferência do eleitorado para as eleições deste ano, o governador Paulo Câmara tem vantagem, com 26% das intenções de voto, seguido por Marília Arraes (PT) e Armando Monteiro (PTB), empatados tecnicamente com 17% e 16,16%, respectivamente.

É o que indica a nova pesquisa do Instituto Múltipla divulgada nesta quinta-feira (7), contratada pelo próprio e registrada no TRE-PE e no Tribunal Superior Eleitoral, revelando que continua embolada a intenção de voto do eleitorado para as eleições deste ano. Em suma, todos oscilaram dentro da margem de erro, de 4,1%, comparando ao levantamento anterior.

O Instituto realizou 600 entrevistas entre os dias 02 e 06 de junho, em todas as regiões do Estado, seguindo a estratificação do IBGE. A pesquisa foi registrada sob os números PE 02707/2018 e BR 04235/2018.

Na pesquisa anterior, feita entre 27 de abril e 01 de maio, Paulo Câmara tinha 24% contra 21,5% da petista e 17,3% do petebista. A pesquisa é estimulada, ou seja, o entrevistador cita o nome dos candidatos e pergunta ao eleitor em quem ele votaria. Todos tiveram variação dentro da margem de erro.

No cenário 2, envolvendo todos os pré-candidatos, Paulo Câmara (PSB) tem 22,83%, Marília Arraes (PT) 15%, Armando 15%, Coronel Meira tem 3,5%, Júlio Lóssio, 2,16% e Daniele Portela, 1,16%. Brancos e nulos somam 31%. Indecisos, 6,83%. Não sabem ou não opinaram 2,5%.

Lula ainda pesa na disputa: o Múltipla fez mais dois cenários considerando os principais cabos eleitorais e mais uma vez, o ex-presidente Lula tem o maior peso. Quando Paulo Câmara é “colado” a ele, chega a 46% das intenções de voto. Marília Arraes vai a 41,66%.

A amostra foi composta por 600 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no estado de Pernambuco e distribuída da seguinte forma: Capital 18,0%, Região Metropolitana 24,2%, Zona da Mata 14,6%, Agreste 25,2% e Sertão 18,0%. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1%.(Do Blog de Edmar Lyra)

Paulo Câmara entrega Complexo de Polícia Científica e reforça policiamento em Garanhuns




GARANHUNS – Mantendo o compromisso de investir e trabalhar por um Estado mais seguro em todas as regiões, o governador Paulo Câmara entregou, nesta quinta-feira (07.06), a primeira das novas unidades descentralizadas da Polícia Científica, em Garanhuns, no Agreste Meridional. O Complexo fortalecerá a investigação de crimes na região, reunindo todos os serviços de perícia criminal, perícia médico-legal, identificação criminal e produção de retrato falado. Ao todo, serão beneficiados mais de 500 mil habitantes de 22 municípios da região. Na oportunidade, também foram apresentados 20 novos policiais militares para reforçar o policiamento ostensivo do 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco.

“Hoje, estamos inaugurando oficialmente esse Complexo de Polícia Científica, que vai facilitar muito a vida das pessoas. Vai atender 22 municípios, com a questão das investigações, das perícias criminais. Tudo estará pronto aqui para que se possa oferecer o melhor serviço de segurança à cidade. O complexo vai trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, em uma integração dentro do Pacto pela Vida, onde a gente busca acelerar as informações, diminuir homicídios e diminuir qualquer tipo de mal à população”, pontou o governador.

O Complexo irá funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia. “Vamos oferecer os serviços de perícia criminal em local de crime, drogas, balística e identificação veicular, pelo Instituto de Criminalística (IC); perícias médico-legais em vivos (traumatologia e sexologia forense), com o Instituto de Medicina Legal (IML); e identificação criminal e elaboração de retrato falado, com os profissionais do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB)”, detalhou Sandra Santos, chefe da Polícia Científica de Pernambuco.

Atuarão no local 30 novos servidores, aprovados no último concurso público, nas funções de médico legista, perito criminal, auxiliar de legista, auxiliar de perito e papiloscopista. As novas seis unidades descentralizadas da Polícia Científica de Pernambuco foram criadas pela Lei Estadual nº 16.278, de 27 de dezembro de 2017, e chegarão também a Palmares (Mata Sul) e Nazaré da Mata (Mata Sul); Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Ouricuri, no Sertão. Já existiam as unidades do Recife, de Caruaru e de Petrolina – e as duas últimas também estão sendo requalificadas.

Serão atendidos pelo Complexo de Polícia Científica de Garanhuns também os municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Uma, São João e Terezinha. Antes, os moradores dessas cidades eram atendidos pelos servidores da Polícia Científica em Caruaru. Agora, terão acesso aos serviços com mais agilidade.

NOVOS PMS – Os novos 20 policiais militares irão atuar no 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), sediado em Garanhuns, para fortalecer o trabalho de policiamento ostensivo nos municípios do Agreste Setentrional, cobertos pela unidade. Os novos profissionais reforçarão as ações de prevenção, assim como contribuirão decisivamente para o combate à criminalidade, principalmente nas ações de pronta resposta. Também atuarão de forma preventiva nas escolas e comunidades, já que a área tem grande destaque como polo turístico e acadêmico do Estado.

COMPROMISSO – O Governo de Pernambuco, desde 2015, já convocou mais de 5.805 profissionais. Desse total, 4,1 mil foram para a PMPE, 905 para a Polícia Civil e 439 para a Polícia Científica, além dos cerca de 300 que estão concluindo o Curso de Formação para o Corpo de Bombeiros. Além disso, um novo edital para preencher 500 vagas para a PM será divulgado ainda este mês, assim como a convocação de mais 500 agentes para o Curso de Formação da Polícia Civil. “Já haviam sido colocados à disposição 85 novos policiais militares para o 9 BPM e, agora, nesse ano de 2018, vieram mais 20. Ou seja, novos policiais militares aqui pro batalhão de Garanhuns, que chegam para fortalecer o policiamento ostensivo aqui da cidade e da região”, declarou o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

terça-feira, 5 de junho de 2018

Ex-empregada de mulher de Doria cobra indenização

Uma ex-funcionária de Bia Doria, mulher de João Doria, o candidato do PSDB ao governo paulista, tenta receber cerca de R$ 70 mil de um processo que ganhou na Justiça trabalhista. Cleide Jane Arco Iris Veras enviou carta ao político pedindo “encarecidamente” o pagamento do valor devido.

Ganhei o processo em todas as instâncias, ocorre que ele vem se arrastando”, escreveu. Cleide menciona que a Justiça determinou a penhora de um Di Cavalcanti. A mulher de Doria contesta a indenização e a venda do quadro, que diz ser do ex-prefeito. O caso está no Tribunal Superior do Trabalho.
Separação de bens O advogado de Bia Doria, Nelson Wilians, afirmou que João Doria não é parte no processo e que sua cliente “já está em tratativas com a reclamante para a quitação dos valores”.  (Folha - Coluna Painel)

Centrismo, o novo nome do governismo

Bernardo Mello Franco – O Globo

Quem acompanha o noticiário político já esbarrou com o discurso de que é preciso “unir o centro” na disputa presidencial. A conversa ganhará nova roupagem hoje, com o lançamento do manifesto “Por um polo democrático e reformista”.

O documento foi articulado pelo deputado Marcus Pestana, secretário-geral do PSDB. Ele colheu assinaturas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e dos ministros Aloysio Nunes e Raul Jungmann.
“Queremos estimular a reflexão e sensibilizar os pré-candidatos”, diz Pestana. “Se o nosso campo se fragmentar, podemos ficar fora do segundo turno. Aí a Presidência ficaria entre dois extremos, o bolsonarismo e a esquerda”, afirma.
O “nosso campo”, segundo o tucano, inclui sete presidenciáveis: Flávio Rocha, João Amoêdo, Rodrigo Maia, Geraldo Alckmin, Henrique Meirelles, Alvaro Dias e Paulo Rabello de Castro. Ele também admite incluir a ex-petista Marina Silva.
“Todas as candidaturas são legítimas, mas não podemos esperar um segundo turno entre a catástrofe e o desastre. Se o apocalipse se anunciar, quem estiver em piores condições poderia renunciar até 15 dias antes da eleição”, defende Pestana.
Os alvos do manifesto têm algo em comum: todos apoiaram o impeachment que instalou Michel Temer no poder. Nos últimos meses, o bloco se dividiu. Um pedaço continuou agarrado ao governo. Outro saiu de fininho, tentando se descolar da impopularidade presidencial.
À exceção de Marina, todos os políticos do “polo reformista” se enquadram nas definições clássicas de direita ou centro-direita. O problema do grupo não está na nomenclatura. O que preocupa mesmo é a concorrência de Jair Bolsonaro, que cresceu e se consolidou no eleitorado antipetista.
Não é difícil encontrar o DNA do governismo no discurso a favor da “união do centro”. A quem tiver dúvidas, recomenda-se pesquisar declarações recentes do próprio Temer. “Se houver algo que seja útil para o país, e daí a história da união de todos os candidatos de centro, por que não apoiar?”, ele perguntou, em entrevista ao SBT.
O deputado Pestana, que ajudou a coordenar a campanha de Aécio Neves em 2014, nega que o manifesto tenha o carimbo do Planalto. “Nossa tese tem os olhos postos no futuro”, desconversa.

Um caipira em Monte Carlo

POR FERNANDO BRITO no TIJOLAÇO



Uma vez, convidado para participar do programa de entrevistas do empresário Henry Macksoud, Leonel Brizola ganhou uma hospedagem – a gravação terminaria tarde demais para pegar de volta a ponte aérea de São Paulo ao Rio – na suíte presidencial do luxuoso Macksoud Plaza. Quando chegamos, já na escada rolante, o velho gaúcho quase torceu o pescoço olhando os pingentes que desciam pelo vão de vários andares. Depois, ao se instalar no quarto, tirou os sapatos e afundou o pé no espessíssimo tapete, virou para mim e disse:

– Brito, vamos para o Jaraguá…

Jaraguá era o então velhíssimo Hotel Jaraguá, onde funcionou, até os anos 70, a redação do Estadão. Era “querência” antiga, do tempo dos anos 50, mesmo estando decadente e com um leve cheiro de mofo, como em Brasília era o velho Hotel Nacional. Bem satisfeito com a mudança, perguntei o porque deixar de lado a mordomia de um cinco estrelas “grátis” e a resposta veio sem afetação:

– Aquilo é demais, Brito, e gente começa a se entregar pelo macio no pé.

A história vem ao caso quando se lê, no Painel da Folha, a noite de “rei” de Sérgio Moro, num leilão em Mõnaco, onde só o ingresso custava mil euros, com direito a um baile brega-chique e a posar com uma bola de futebol nas mãos.

Moro, claro, pode ter ganho tudo “di grátis”, mas o folguedo é daqueles píncaros que mostram a pequenez de um homem.

Pela enésima vez, o juiz de Curitiba mostra que lhe falta uma das virtudes essenciais, quase obrigatória, a um homem público: a austeridade.

Nem se fale da infinidade de dias de trabalho deixados de lado por sua excelência, que virou arroz de festa de bacanas, mundo afora. Mas é evidente que o interiorano está flutuando na sua condição de “queridinho” dos ricos e poderosos (ou ricos e decorativos, com o Príncipe Alberto II, de Mônaco).

É destas nuvens cintilantes que vêm a “cognição sumária” – como ele gosta de escrever – que já antecipa seus julgamentos, que prescindem de fatos que confirmem aquilo que é sua convicção.

É possível que ache que este tipo de gente sejam os “homens bons”, que compram caro obras de arte (duvidosíssimas, aliás) para destinar uns trocados para as crianças de…Nova York, onde fica a Fundação Butterfly, destinatária da benemerência daquele leilão.

Nada, aliás, perto do dinheiro que se “lavou” e que se lava no Principado, onde o dinheiro vai fugir dos impostos, este “horror comunista” que assola as fortunas, retirando-lhes algumas migalhas.

E não se diga que as elites são só para os bem nascidos e bem herdeiros: Moro é uma exemplo dos que afundaram o pé nos altos tapetes e passam a desprezar seu próprio povo.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Bruno Ribeiro alerta para respeito pelo resultado do dia 10

Blog da Folha
O presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, está se empenhando para que todos os quadros do partido respeitem a decisão que será tomada no próximo dia 10, em torno da possibilidade de uma candidatura própria para governador. Segundo ele, tanto os que defendem a postulação da vereadora Marília Arraes, quanto os que preferem a aliança com o PSB terão que seguir o resultado da votação entre os delegados, sem chance para novas interpretações posteriores ou intervenção da direção nacional da sigla. Caso contrário, na sua visão, a legenda repetirá a prática que culminou na saída da ex-presidente Dilma, em 2016, e poderá ser chamada de golpista.
“Temos feito um diálogo permanente com o conjunto do partido e com a direção nacional. Temos orgulho dos procedimentos democráticos do PT. Se vencer a candidatura de Marília, ela nos unirá e sua candidatura precisa envolver todo o partido. Não haverá vencidos nem vencedores. Se a decisão que predominar for a aliança, o mesmo efeito produzirá. Todos temos que estar unidos na execução daquilo que foi decidido no encontro”, colocou o petista, em entrevista ao programa Folha Política, hoje.
Na opinião de Bruno, “fazer diferente é repetir o que foi feito no impeachment de 2016”. “É desrespeitar a decisão que foi tomada pelo povo brasileiro, como foi na época, quando tiraram uma presidente eleita para botar um impostor. Então no encontro do dia 10 vamos respeitar a decisão da maioria dos delegados e delegadas do partido. Este é o caminho e não há nenhuma outra opção para nenhum dos defensores das duas teses”, disse.
Questionado sobre o trauma gerado após a disputa interna em 2012, quando a direção nacional interviu em Pernambuco para rifar a postulação do então prefeito João da Costa, Bruno Ribeiro fez questão de destacar que “são momentos diferentes”. “Aquela eleição era municipal e essa é de presidente. É nacional. Então, mais do que nunca, a interação entre estados e direção nacional é muito importante neste ano”, destacou.

Angelim comemora 87 anos de emancipação política.

Angelim comemora nesta quarta feira 06 de junho, 87 anos de emancipação política.
A festa de aniversário começa às 8h, com hasteamento das bandeiras, em frente à Prefeitura e prossegue às 9h com missa comemorativa pela data, na Matriz de São José.
O governador Paulo Câmara confirmou junto ao Prefeito Douglas Duarte a sua presença juntamente com o Deputado Estadual Romário Dias.
Na ocasião 0 prefeito juntamente com o governador estarão inaugurando as obras da Beira Rio bem como o prédio da Secretaria Municipal de Educação e Juventude.
A Câmara Municipal de Vereadores realizará  uma sessão solene para entrega de Títulos de Cidadão Angelinense.  No horário da noite, na praça principal da cidade, será realizado shows com Matheus Moraes e Pedrinho Pegação.



Carlesse e Vicentinho disputam 2º turno no Tocantins


Jornal do Brasil
Com 99,41% das urnas apuradas, os candidatos Mauro Carlesse (PHS) e Vicentinho Alves (PR) vão disputar o segundo turno da eleição suplementar para o governo do Tocantins. Os eleitores voltam às urnas no dia 24 de junho para decidir quem será o governador até dia 31 de dezembro.
Em terceiro lugar, o candidato Carlos Amastha (PSB) reconheceu a derrota no Twitter. "Obrigado minha gente. Não deu. Muito longe das expectativas. A velha política ainda domina com muita força o cenário político do nosso estado. Menos de 35% de votos conscientes. Vamos reunir o grupo e refletir."
Sete pessoas foram presas durante a eleição. Os presos são acusados de supostos crimes eleitorais, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado. Cinco das prisões envolvem políticos que ocupam algum cargo, sendo três vice-prefeitos e dois vereadores.
Confira os resultados com 99,73% das urnas apuradas
Mauro Carlesse (PHS) - 30,32%
Vicentinho Alves (PR) - 22,16%
Carlos Amastha (PSB) - 21,46%
Kátia Abreu (PDT) - 15,64%
Márlon Reis (REDE) - 9,93%
Marcos Souza (PRTB) - 0,49%
Mário Lúcio Avelar (PSOL) - 0% *votos não computados
Além da disputa em Tocantins, outros 20 municípios realizam eleições suplementares para prefeito pelo Brasil. São eles: Teresópolis (RJ), Jeremoabo (BA); Pirapora do Bom Jesus, Bariri e Turmalina (SP); Umari, Tianguá, Frecheirinha e Santana do Cariri (CE); Bom Jesus (RS);Niquelândia (GO); Vilhena (RO); Guanhães, Ipatinga e Pocrane (MG); João Câmara, Pedro Avelino, São José do Campestre, Parazinho e Galinhos (RN).
Teresópolis
Em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, Vinicius Claussen (PPS) foi eleito com 23.500 votos válidos. Ele venceu Luiz Ribeiro (MDB) por 22 votos de diferença

Morre jovem mordido por tubarão em Jaboatão


Morre em hospital no Recife jovem mordido por tubarão em Jaboatão. Óbito ocorreu às 4h05 desta segunda (4), no HR. Rapaz de 18 anos chegou a passar por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.
Morre jovem mordido por tubarão em Pernambuco
Do Portal G1 - PE


jovem que foi atacado por um tubarão, no domingo (3), na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, morreu nesta segunda-feira (4), no Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital pernambucana. José Ernestor Ferreira da Silva chegou a passar por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos. 
Com esse caso, deve subir para 65 o número oficial de ataques e para 25 a quantidade de mortes que integram a lista do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), que registra os casos desde 1992, em Pernambuco. O órgão depende do laudo da morte, ainda não divulgado, para fazer a atualização dos dados.
De acordo com o HR, o óbito ocorreu às 4h05. Segundo a assessoria de imprensa da unidade, José Ernestor deixou o bloco cirúrgico por volta das 21h30 do domingo, após amputar a perna esquerda e parte da genitália. O jovem ainda seguiu para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Lição tardia para os saudosos da ditadura


POR FERNANDO BRITO no TIJOLAÇO


Leandro Loyola, na edição de hoje de O Globo, publica mais uma revelação de documentos estrangeiros mostrando corrupção no regime militar.

De novo, nenhum efeito fará, porque para os cínicos e hipócritas a verdade tem pouca serventia.

A leitura é, porém, interessante para que se entenda que, embora alguns espertalhões de farda possam tem tirado gordas vantagens, a instituição militar teve um imenso prejuízo com o papel autoritário a que se prestou e que esta consciência, sob os quepes menos obtusos, prevalece há três décadas.

Porque, afinal, para usar uma frase de Leonel Brizola, os militares “amarraram a vaquinha para outros mamarem”.

Aliás, não existe maior exemplo de quem tenha enriquecido sob a ditadura com concessões e dinheiros públicos que a Globo, a quem o velho gaúcho, justamente por crescer na escuridão, chamava de “cogumelo”…

Outra coisa bem diferente é a “coincidência” de que estes assuntos estejam surgindo, um atrás do outro, depois de três ou quatro décadas de silêncio.

Têm tanto valor, agora, quanto a “autocrítica” da Globo sobre seu apoio à ditadura: nenhum, senão demonstrar sua hipocrisia.

Espera-se que haja, com quepes ou não, cérebros que não sejam obtusos a ponto de não o perceberem.