quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Filiada ao PDT, prefeita de Itambé declara apoio à reeleição de Paulo Câmara

Governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) recebeu mais um importante apoio na tarde desta quinta-feira (27). Filiada ao PDT, a prefeita de Itambé, Graça Carrazone, reuniu seu grupo político no Engenho Monge, na Zona Rural da cidade, para confirmar o voto no 40 no próximo dia 07 de outubro. Ao lado da gestora, estavam o ex-prefeito Fred Carrazone, que já administrou a cidade por seis vezes, e mais oito vereadores do município. O encontro também contou com a presença do candidato ao Senado, Jarbas Vasconcelos (MDB). 

No encontro, a prefeita disse que, até o dia da eleição, continuará trabalhando para garantir a maior votação que um candidato já teve na cidade. “Paulo foi muito bom como governador. Fez investimentos para melhorar nossa Educação e, mesmo diante das dificuldades, com arrocho financeiro e com o presidente (Michel Temer) fechando as portas, fez uma boa gestão. Até a véspera da eleição estaremos trabalhando e fazendo porta a porta para garantir uma boa votação ao nosso governador, para que no próximo mandato, ele possa fazer ainda mais pela nossa cidade”, declarou Graça Carrazone. 

O governador Paulo agradeceu o voto de confiança da prefeita e disse que irá trabalhar cada vez mais para garantir melhorias para o desenvolvimento de Itambé e da Região. “Nos últimos anos vivemos um período de transformações na Zona da Mata Norte de Pernambuco, com a chegada da Fiat, da Hemobrás, o polo vidreiro e tantos outros empreendimentos que ajudaram a impulsionar a economia desses municípios. No nosso próximo mandato, temos o compromisso de continuar garantindo avanços para essa região. E, com o apoio de Graça e desse conjunto político, sei que poderemos fazer muito mais para que possamos continuar avançando em Pernambuco. Quero me comprometer para trabalhar com vocês e vamos estar juntos nos próximos quatro anos”, afirmou Paulo Câmara. 

Estavam presentes no encontro os vereadores Fofão, Raminho do Vídeo, Três Cocos, Marcos de Zuca, Zé Carlos de Guabiraba, Galego de Quebec, Ana Rita e Suely, além de Frederico Carrazone.

Agenda do candidato à reeleição Paulo Câmara desta sexta-feira (28)

RECIFE

18h - Debate da TV Clube
Local: Rua do Veiga, 600 - Santo Amaro

Agenda Armando Monteiro Sexta-feira, 28 de Setembro

9h Reunião com a Coordenação

15h Sabatina no CBN Total/CBN Recife


18h Debate TV Clube/Record.


20h30 Caminhada em Brasília Teimosa

Na ONU: perseguição a Lula desMOROnando




O golpe está desMOROnando. O Brasil está a um passo de eleger presidente um filiado ao partido derrubado do poder há 2 anos, Dilma se elegerá senadora por MG com um pé nas costas, a lei se aproxima de Sergio Moro e prende o primo de sua mulher e, no maior evento da ONU, a perseguição a Lula acaba de ser denunciada a 200 países de uma vez só (!!).

Há uma chuva de pesquisas mostrando que Fernando Haddad já andou, em duas semanas, quase metade do caminho rumo à vitória na sucessão presidencial de 2018; nesse curto período, disparou nas pesquisas, saindo do quinto lugar para empate técnico com o primeiro colocado.



Em meio a essa chuva de estatísticas, o instituto de pesquisas do mais badalado cientista político do país, o sociólogo Alberto Carlos Almeida, o Instituto Brasilis, acaba de publicar uma pesquisa alentadora para os alvos diretos do golpe de 2016, que derrubou Dilma Rousseff, e do golpe de 2018, que encarcerou o ex-presidente Lula.

Pesquisa Ibope para o Senado em Pernambuco: Humberto, 32%; Jarbas, 31%; Mendonça, 22%

G1 PE

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o Senado em Pernambuco:

Humberto Costa (PT): 32%
Jarbas (MDB): 31%
Mendonça Filho (DEM): 22%
Silvio Costa (Avante): 12%
Bruno Araújo (PSDB): 9%
Pastor Jairinho (Rede): 5%
Adriana Rocha (Rede): 3%
Eugênia (PSOL): 2%
Hélio Cabral (PSTU): 2%
Albanise Pires (PSOL): 2%
Lídia Brunes (Pros): 1%
Alex Rola (PCO): 1%
Brancos/nulos – Vaga 1: 20%
Brancos/nulos - Vaga 2: 29%
Não sabe/não respondeu: 30%

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio”. É o quarto levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Pesquisa Ibope para governador em Pernambuco: Paulo, 35%; Armando, 27%

Por G1 PE


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (27) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o governo de Pernambuco:


Brancos/nulos: 23%
Não sabe/não respondeu: 7%


A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo "Jornal do Commercio". É o quarto levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral.

No levantamento anterior, feito entre os dias 14 e 16 de setembro, os percentuais de intenção de votos eram os seguintes:


Paulo Câmara (PSB): 33%
Armando Monteiro (PTB): 25%
Julio Lossio (Rede): 2%
Maurício Rands (PROS): 2%
Ana Patrícia Alves (PCO): 1%
Simone Fontana (PSTU): 1%
Dani Portela (PSOL): 1%
Brancos/nulos: 24%
Não sabe/não respondeu: 10%

Sobre a pesquisa desta quinta-feira, 27

Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 1.512 eleitores
Quando a pesquisa foi feita: de 24 a 26 de setembro
Registro no TRE: PE-07101/2018
Registro no TSE: BR‐06913/2018
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
0% significa que o candidato não atingiu 1%.


Rejeição

O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices no levantamento feito entre 24 e 26 de setembro:

Paulo Câmara (PSB): 32%
Armando Monteiro (PTB): 29%
Julio Lossio (Rede): 25%
Ana Patrícia Alves (PCO): 22%
Dani Portela (PSOL): 22%
Simone Fontana (PSTU): 22%
Maurício Rands (PROS): 21%
Poderia votar em todos: 4%
Não sabe/não respondeu: 15%

Simulação de segundo turno

Paulo Câmara 43% x 34% Armando Monteiro (branco/nulo: 18%; não sabe: 6%)

Vice de Bolsonaro critica 13º salário e adicional de férias. Bolsonaro desmente mudanças

Foto: Pedro Ribas/ANPr/Divulgação

Publicado por jamildo em Notícias
Em palestra no RS na última terça (25), General Mourão defendeu uma ‘implementação séria da reforma trabalhista’ e classificou benefícios como ‘jabuticabas’.

Sobre a ideia de Paulo Guedes, guru econômico de Bolsonaro, de criar um tributo aos moldes da CPMF, Mourão disse: “é um imposto que vai tributando em cascata. Para que ocorra algum tipo de imposto dessa natureza, os outros têm que ser abaixados”.

A fala pode ser apenas uma isca, de modo que Bolsonaro apareça afirmando que não vai mudar direitos.

Veja a nota do PT em defesa dos direitos dos trabalhadores

O PT nasceu para defender os trabalhadores e não pode se calar diante de mais uma ameaça ao nosso povo.

O décimo-terceiro salário é uma conquista histórica da classe trabalhadora, assim como a gratificação de férias, incorporada democraticamente à Constituição de 1988.

É inacreditável que alguém se candidate a governar o país propondo massacrar ainda mais os trabalhadores.

O povo quer o PT de volta ao governo para revogar todas as injustiças que foram feitas nos últimos dois anos, como a terceirização e o retrocesso na legislação trabalhista.

É com mais democracia, e não com menos direitos para os trabalhadores, que vamos tirar o Brasil da crise.

COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PT

Mais uma pesquisa dá empate técnico Bolsonaro/Haddad: 27% a 22%

POR FERNANDO BRITO · no TIJOLAÇO


A pesquisa do Instituto Brasilis, registrada no TSE (BR-00592/2018) e publicada pelo site Infomoney, é mais uma a apontar empate estatístico, dentro da margem de erro de 3,5%, entre o candidato da extrema direita, Jair Bolsonaro, e o da coligação petista, Fernando Haddad.

Mais importante: é mais uma que segue registrando ascensão do candidato petista e outra a mostrar estagnação ou perdas pequenas co ainda líder dos levantamentos.

Com outro dado muito significativo para quem ainda não se convenceu que o 2° turno é favorável a Fernando Haddad: a vantagem chega, nesta pesquisa, a oito pontos, acima mesmo de margem de erro grande, natural num levantamento telefônico com mil eleitores, estratificados por região, sexo e idade.

Vejas o números do 2° turno:

Vitória e derrota

Janio de Freitas, na Folha de São Paulo

A preocupação com a possibilidade de que militares oponham as armas ao voto encobre, mas não enfraquece, outra possibilidade negativa.

O juiz e os procuradores da Lava Jato, o tribunal federal da região Sul (o TRF-4), o Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo já ganharam parte do seu confronto com a maioria do eleitorado, mas as pesquisas comprovam que há dificuldade para ir além. Lula ficou excluído das eleições, no entanto o PT e seu candidato mais do que sobrevivem. Meia vitória é, no mínimo, meia derrota.

Aquelas forças, que já foram chamadas de partido da justiça ou do Judiciário, há semanas mantêm-se como espectadoras. Não é um silêncio confiável, até por não terem experimentado sequer uma derrota nos seus quatro anos, e não se sabe como a receberiam agora. Ou como recebem a perspectiva de tê-la.

Comparados os anos recentes de militares e do sistema judicial, não é na caserna que se encontram motivos maiores de temer pelo estado democrático de direito. Os avanços sobre poderes do Legislativo e do Executivo, os abusos de poder contrários aos direitos civis, ilegalidades variadas contra os direitos humanos —a transgressão da ordem institucional, portanto— estão reconhecidos nas práticas do Judiciário e da Procuradoria da República.

Em tais condições, seria pouco mais do que corriqueiro o surgimento, nos dez dias que nos separam das eleições, de um petardo proveniente de juiz ou procurador para perturbar a disputa eleitoral, na hierarquia a que chegou.

Além disso, as eleições deste ano têm uma peculiaridade: são vistas por muita gente, não como meio de proceder à sucessão democrática de governo, por vitórias e derrotas, mas como oportunidade de fazer o país retroceder ao período pré-Constituinte de 1988 sem, contudo, a caracterização ostensiva de golpe. E nessa corrente não estão só o general Hamilton Mourão e demais apoiadores de Jair Bolsonaro.

Com a hipótese da caserna encobrindo a de varas e tribunais, a formação dos militares voltou à discussão. Reformá-la é velha questão. Tanto que, nos primeiros anos da década de 1960, ainda antes do golpe de 1964, tal discussão já levara o Exército a formar um grupo para estabelecer novo currículo de ensino aos futuros oficiais. Apresentado o plano ao Estado-Maior, porém, teve rejeição sumária.

Entre as novas matérias, estava introdução à sociologia. Sobre a qual o Estado-Maior emitiu sentença definitiva: é marxismo. A reforma não poderia ser apenas na parte de baixo.

Precisaremos de três gerações para sepultar novamente o fascismo no Brasil

Manifestante nos protestos contra Dilma

PUBLICADO NO FACEBOOK DO AUTOR

Acho que mais grave do que um candidato Capitão boquirroto dizer tantas asneiras e defender preconceitos odiosos, bem como incentivar a violência e aceitar expressamente a tortura, é termos de reconhecer que milhões de eleitores brasileiros aplaudem todas estas barbaridades, milhões de brasileiros assimilaram a “cultura do ódio” e apostam na violência como forma de atender às suas intolerâncias.

Desta forma, não temo tanto a “verborragia” do Capitão, até porque ele não tem chance concreta de se eleger presidente de nossa república.
O meu temor é a sequela social que ele está deixando.

Repito: o que mais lamento é a sequela social que ele está deixando. Ele criou danos à nossa sociedade que, somente após umas três gerações. poderão ser ultrapassados e esquecidos pelas novas gerações. São danos de lenta e difícil reparação.

Assim, teremos de conviver com uma parcela de nossa população cultuando os valores do brutal nazismo, que deu causa à morte de mais de 50 milhões de jovens e espalhou ódios raciais por todo o mundo.

Eles podem até não saber, até porque a maioria é desinformada e sem instrução, mas os “seguidores” do Capitão estão cultivando valores próprios de fascismo, cultivando práticas próprias do fascismo.

Enfim, por muitos anos, muitos de nós não terão paz; por muitos anos, as minorias sociais não terão paz; por muitos anos, aqueles que pensam diferente destes brutamontes obscuros não terão paz. Eles vão infernizar a nossa sociedade e conflitos serão inevitáveis.

Solução? só o tempo nos dará … Entretanto, não baixaremos a guarda e estaremos sempre prontos a defender os nossos melhores valores, legitimadores de uma sociedade mais justa, democrática, generosa e solidária. A luta por justiça é perene.

.x.x.x.x.

Afranio Silva Jardim, professor de Direito da Uerj.

Paulo Câmara: “Vamos trabalhar para que as políticas sociais cheguem a todos os pernambucanos”

O governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) recebeu, na tarde desta quarta-feira (26), propostas de sete segmentos sociais que integram o palanque da Frente Popular de Pernambuco. Durante encontro no comitê central, os grupos entregaram as sugestões em cadernos temáticos que abordam as áreas de Negritude, Juventude, Mulheres, Movimento Popular, Sindical, LGBT e pessoas com deficiência. O material foi construído com o apoio dos partidos que compõem a majoritária durante mais de um mês.

Cada segmento pode fazer ponderações ao socialista sobre o que consideram de avanços na gestão e as prioridades para o próximo mandato de Paulo Câmara. Após ouvir cada intervenção, o socialista se comprometeu a continuar promovendo avanços em todos os segmentos da sociedade. “Tenho tido oportunidade de, como governador, andar por todo Estado e buscar contribuições para Pernambuco continuar na frente. Quando a gente vê uma reunião como esta e recebe tantas contribuições de movimentos sociais, a gente tem uma responsabilidade ainda maior. Porque essas políticas não foram inventadas agora. Elas vêm da tradição da Frente Popular de Pernambuco. Começou lá atrás com Pelópidas da Silveira, com Miguel Arraes e que Eduardo Campos teve oportunidade de fazer tanto. E eu tenho oportunidade de continuar esse trabalho. É importante a gente reafirmar os nossos compromissos porque no Brasil e no outro lado, vemos que esse compromisso não existe”, afirmou

Ao falar com a militância, Paulo lembrou que, na gestão do PSB, o Estado ganhou uma pasta exclusiva para as mulheres, que já está completando 12 anos, citou programas como o Mãe Coruja, que hoje está em 105 municípios e que tem ajudado a diminuir a mortalidade infantil, e a ampliação do PE Conduz, que auxilia no transporte de deficientes para realização de tratamentos e lazer, além das políticas para os demais segmentos sociais, como LGBT, Negritude, Sindical e Movimento Popular. “A gente sabe que tem muito o que fazer e a gente vai fazer junto. Nosso lado tem compromisso com o povo de Pernambuco. Eu e Luciana, a primeira mulher a ser vice de Pernambuco, vamos trabalhar para ampliar as políticas sociais para que elas cheguem a todos os pernambucanos que precisem”, enfatizou, reforçando ainda a importância de ter no governo federal o futuro presidente Fernando Haddad, para que a pauta seja fortalecida.

O representante da Negritude, Igor dos Prazeres, destacou que, juntos, os representante da Frente Popular podem conquistar avanços para o seu segmento. “Estamos lutando fortemente contra o extermínio da juventude negra, contra a tomada das terras dos quilombolas e racismo nesse país. É importante que a unidade da Frente avance. Precisamos de unidade para construir pontes, fazer avançar a políticas sociais”, comentou.

Secretário-geral do LGBT Socialista, Rafael Niceas, destacou que uma das principais demandas do segmento é a viabilização de uma casa de acolhimento para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Representando o segmento feminino, Laudjane Domingues falou da importância de Pernambuco também no cenário nacional, defendendo a eleição de Haddad e Manuela D’Ávila (PCdoB), e de Paulo e Luciana Santos no Estado, para garantir o fortalecimento das políticas públicas das mulheres. A pauta também foi defendida por Geogina Reis, do Sindical, que falou da inserção da mulher nas casas legislativas. Já o representante do Movimento Popular, Paulo Maçã, frisou o peso da eleição de Paulo e Haddad e disse que é preciso evitar os retrocessos impostos por Michel Temer e seu grupo político em Pernambuco.

O jovem Flávio Vasconcelos pontuou ações que valorizam a juventude em Pernambuco, como os investimentos em Educação, e defendeu a maior participação do segmento na política. “A gente entende que cada vez mais o jovem precisa ser protagonista”, afirmou. Por último, o representante das pessoas com deficiência, João Maurício Rocha, agradeceu o apoio da gestão às políticas de inclusão, como o PE Conduz, e se colocou à disposição para discutir novas propostas para o público.

Além da candidata à vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), do senador Humberto Costa (PT) e do suplente do candidato Jarbas Vasconcelos (MDB), Adilson Gomes (PSB), o ato também contou com a participação da primeira-dama Ana Luiza Câmara, de Renata Campos e de vários mulheres que disputarão a eleição proporcional.

Agenda dos candidatos a governador de Pernambuco hoje

Agenda do candidato Armando Monteiro (PTB)


6h10 – Entrevista na Rádio Maranata, em Jaboatão

8h - Visita ao comércio de Prazeres 

10h - Visita ao Mercado de São José 

19h20 – Entrevista no Jornal da Clube/TV Clube 

20h - Entrevista ao Portal OP9

21h30 - Caminhada em Moreno


Agenda do candidato Maurício Rands (Pros)


10h Recebimento das propostas do Fórum da Segurança Pública (Boa Vista, Recife)

15h Entrevista CBN Total (Boa Viagem, Recife)

17h Caminhada em Santo Amaro (Santo Amaro, Recife)


Agenda do candidato Julio Lossio (Rede)


9h - Apresentação do Plano de Governo para os membros da Associação de Delegados de Polícia de Pernambuco - ADEPPE
Local: Rua da União, 210, Boa Vista - Recife - PE

12h - Almoço com lideranças em Olinda

14h - Reunião na Associação de Escrivães de Polícia de Pernambuco - Uneppe
Local: Rua da Aurora, 175, Ed. Duarte Coelho, Bloco C, 7° andar, sala 704 - Boa Vista - Recife - PE

20h - Live: Papo 18 na cidade de Barreiros


Agenda do candidato Paulo Câmara (PSB)


RECIFE

14h - Visita ao Projeto Juventude Presente
Local: Centro Social Urbano (Rua Manoel Serafim Couto, s/n, Imbiribeira (próximo à Estação do Metrô)

ITAMBÉ

17h - Visita à prefeita Graça Carrazone 
Local: Engenho Monge (Zona Rural)
GOIANA 

18h30 - Caminhada da Frente Popular 
Local: Concentração na Praça das Crianças

NAZARÉ DA MATA

20h - Caminhada com o prefeito Nino 
Local: Concentração na Rua Coelho Neto S/N (Praça da GRE/Praça dos Lanceiros)
Agenda da candidata Dani Portela (PSol)

07h30 - Debate no Colégio Ideia
Colégio IDEIA | R. Real da Torre, 206, Madalena

10h - Ato de entrega das propostas da 1° Conferência Popular de Segurança Pública de Pernambuco 
R. do Sossego, 432 - Boa Vista

12h30 - Entrevista para a Rádio Naza FM 91.1 

15h30 - Ciclo de Provocações Mulheres na Política 
Vicalli | R. Maria Carolina, 574, Boa Viagem

19h - Reunião de estudo de campanha

20h30 - Caminhada na Comunidade Carolina de Jesus
Comunidade Carolina de Jesus (ao lado da Estação do Barro) 


Eleitorado feminino foi estrela do debate SBT-Folha


Helena Chagas – Blog Os Divergentes

Apesar de momentos de confronto, o debate SBT-Folha-Uol teve um jeito de passeio no parque, uma certa leveza que não se registrou em outros. Ciro Gomes brincou com o gesticular de Henrique Meirelles com as mãos, imitando-o. Marina estava alegrinha, vestida de rosa. Guilherme Boulos chegou a declarar ao Cabo Daciolo, ausente no último debate, que estavam com saudades dele.
Mas o personagem principal do debate foi a eleitora brasileira, aquela que não está votamdo e, Jair Bolsonaro e se mostra inda indecisa em relação à sua escolha. Marina foi a primeira a dirigir-se às mulheres, e falou para elas em todas as suas respostas. Na intervenção final, disse que, numa família, quando há algum problema ou desentendimento, “ninguém chama o Meirelles não; chamam a mãe, a tia, para resolver…”.
Seus adversários também não se descuidaram do eleitorado feminino, e Boulos aproveitou a ocasião para chamar as mulheres para a manifestação anti-bolsonaro deste sábado.
Como sempre, porém, Cabo Daciolo roubou a cena ao perguntar e ser perguntado. Fez uma declaração de amor à própria mãe, prometendo, se eleito, dar valor a todas as mulheres e atribuindo a grande crise nacional ao fato de a mulher não ocupar no país o espaço que merece. No bloco anterior, o cabo deixara perplexa a platéia ao defender “a reciclagem do ser humano”.
Brincadeiras à parte, os piores confrontos foram mesmo pelos que lutam pela vaga para derrotar Bolsonaro no segundo turno – hoje, pelas pesquisas, nas mãos de Fernando Haddad, que teve um embate duro com Ciro Gomes. O candidato do PDT, respondendo a uma pergunta dos jornalistas, disse que não governará com o PT. Haddad, ao falar logo depois, disse ficar surpreso, revelando que, há poucos meses, fora convidado por Ciro para ser vice em sua chapa: “Não é assim que se faz política”.

PT é o partido preferido pela maioria dos brasileiros

O PT é o partido que tem a preferência da maioria dos brasileiros, segundo pesquisa do Ibope/TV Globo. Segundo ela, 27% dos eleitores têm simpatia por esse partido que tem como principal líder o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e como candidato a presidente Fernando Haddad.

Em segundo lugar com apenas 5% das preferências estão PSDB e o PSL, cujos candidatos a presidente são, respectivamente, Geraldo Alckmin e Jair Bolsonaro.

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Ziraldo sofre AVC e é internado em estado grave


O cartunista Ziraldo

JC Online

O cartunista e escritor Ziraldo, um dos maiores nomes das ilustrações e da literatura infantil do Brasil, foi internado nesta quarta (26) após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo o Hospital Pró Cardiaco, no Rio de Janeiro, o estado de Ziraldo é grave. "O paciente encontra-se internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da unidade e seu estado de saúde é grave", diz a nota.

CARREIRA

Ziraldo é um dos grandes nomes dos quadrinhos e da literatura brasileira. É mais conhecido pelo clássico incontornável O Menino Maluquinho (1980), além de outros livros infantis como Flicts. É também o criador da uma das principais histórias em quadrinhos do Brasil, a Turma do Pererê, que marcou época e influenciou gerações.

Na imprensa, foi um dos nomes que comandou o jornal O Pasquim, que contestava a ditadura militar.

V GERES e UPE realizam encontro com líderes quilombolas em Garanhuns

Aconteceu nesta terça-feira (25), no auditório da FUNASA, em Garanhuns, o Encontro de Articulação entre Lideranças Quilombolas, realizado pela V GERES e Universidade de Pernambuco. A reunião foi a terceira de uma série para discutir saúde da população negra, e serve de preparação para a IX Conferência Estadual de Saúde e XVI Conferência Nacional de Saúde. A coordenadora de planejamento e regulação da V GERES, Fátima Godoy, esteve representando a gestora Catarina Tenório.

O encontro, coordenado pelos residentes do Programa de Residência de Saúde no Campo, da V GERES, e que funciona na comunidade do Castainho/Estivas, também levanta propostas para a Conferência Macrorregional de Saúde, que acontece em Garanhuns, nos dias 6 e 7 de novembro, em conjunto com a outra regional, Caruaru. Antes, a V GERES, que coordena este movimento, ainda organiza a pré-conferência, em outubro, sobre a saúde da população negra, que soma mais de 50% da população regional e conta com quase 30 comunidades quilombolas nos municípios inseridos na regional.

A saúde das pessoas negras, e em especial nas Comunidades Quilombolas, foi tema de apresentação da Coordenadora da Atenção à Saúde da População Negra e às Pessoas com Doenças Falciformes da Secretaria Estadual de Saúde, Miranete Arruda, na reunião mensal dos secretários de saúde dos municípios que compõem a V GERES,na quarta-feira (19). A gestora regional de saúde, Catarina Tenório tem solicitado atenção inclusiva para as comunidades nos serviços oferecidos pela Rede SUS.

A reunião desta terça-feira encerrou o período de levantamento de problemas e dificuldades e iniciou a elaboração de propostas, que serão levadas para as conferências.

Paulo Câmara anuncia construção de fábrica de embalagens em Bonito

Serão investidos R$ 15 milhões pela empresa paranaense Rio Bonito Embalagens para a implantação do novo parque fabril, gerando cerca de 1.100 empregos na região.


Após anunciar a vinda da Marilan a Pernambuco, no último dia 12, o governador Paulo Câmara firmou, nesta terça-feira (25.09), mais um convênio para a instalação de uma nova fábrica no Estado. Desta vez, serão investidos R$ 15 milhões pela empresa paranaense Rio Bonito Embalagens Ltda., para a construção de um parque fabril no município de Bonito, no Agreste Central. As obras começam em janeiro de 2019 e o início do seu funcionamento está previsto para fevereiro de 2020. Nas fases de implantação e operação, a unidade irá gerar cerca de 1.100 empregos diretos e indiretos na região. A solenidade de assinatura do protocolo de intenções entre as partes foi realizada nesta tarde, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.


“Quero agradecer a confiança da Rio Bonito de investir em nosso Estado. Todos nós sabemos do momento difícil que passa esse país. Mas Pernambuco vem dando passos mais largos para sair dessa crise, mostrando o porquê tem crescido o dobro do Brasil desde 2017. O Agreste já tem condições de receber um número cada vez maior de empresas. E nosso objetivo é interiorizar esse desenvolvimento, levando novas empresas também para o Sertão do Estado”, frisou Paulo Câmara. “Nós trabalhamos com três pilares que são fundamentais para falar em confiança. O primeiro é a forma profissional com a qual atuamos, junto com a mão de obra de qualidade e os benefícios fiscais, consolidados justamente para atrair empresas. Todo mundo que investe em Pernambuco, do grande ao pequeno, confia e sabe que vale a pena investir aqui”, complementou.


A empresa, que é a quinta maior do país no ramo de embalagens e a terceira maior produtora de embalagem de ovos, atuará na fabricação de invólucros para avicultura e fruticultura, beneficiando diretamente esses setores da economia pernambucana. Atualmente, Pernambuco é o terceiro maior produtor de ovos do Brasil. Para a instalação dessa nova unidade, a Rio Bonito Embalagens contará com concessão do incentivo fiscal do Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (PROIND), que disponibiliza crédito presumido sobre o saldo devedor do ICMS, apurado na ordem de 90%.


Além disso, haverá o deferimento da parcela do ICMS correspondente ao diferencial de alíquota na entrada de máquinas e equipamentos. “Todos esses benefícios, atrelados à localização estratégica e a qualidade da mão de obra oferecida, fazem com que as empresas realmente escolham Pernambuco como a porta de entrada no Nordeste para seus investimentos. E acredito que outras também virão. Estamos trabalhando justamente para aumentar os empregos, o desenvolvimento das regiões, e as empresas são fundamentais nesse aspecto”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Mário. 


Para o sócio-administrador da Rio Bonito, Alex Paganotti Kulicz, o apoio que a empresa está recebendo foi um dos elementos fundamentais na decisão de investir em Pernambuco. “Gostaria de parabenizar o Estado e o município de Bonito pela organização que encontramos. Ter uma agência de desenvolvimento nos apoiando, como a AD Diper, foi e está sendo fantástico. Isso mostra o compromisso com o desenvolvimento que vocês querem para o Estado. É difícil para um empresário vir de tão longe, trazer uma empresa para um lugar até então desconhecido, se não tiver o apoio que estamos tendo. Isso mostra bem que vocês estão fomentando o melhor sistema de distribuição de renda, que é o emprego. Eu digo que é o melhor sistema porque, além de não onerar ninguém, ainda gera desenvolvimento e dignidade para quem merece. E é disso que o país precisa”, enfatizou.


Entusiasmado, o prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo, compartilhou sua satisfação em receber o novo parque fabril e agradeceu a confiança do Governo do Estado e da empresa paranaense. “Eu não posso deixar de ressaltar que a nossa alegria é incalculável. Essa nova fábrica passa a ser um divisor de águas na geração de emprego e renda para o nosso município e região. Pernambuco, hoje, está em um cenário de crescimento diferente do Brasil, e a vinda dessa unidade reforça isso”, destacou o gestor municipal. O terreno, doado pela prefeitura para a instalação do empreendimento, possui uma extensão total oito hectares e está localizado no bairro Alto Bonito.


MAIS INVESTIMENTOS – Outro importante convênio assinado neste mês de setembro foi com a empresa Marilan, no último dia 12, para a instalação de uma fábrica em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A empresa é a segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil. O empreendimento será a primeiro do grupo fora de Marília, em São Paulo, e contará com um investimento estimado em R$ 157,8 milhões.

População de Palmares toma as ruas para mostrar que está fechada com Paulo

PALMARES - A campanha à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) vem colecionando grandes demonstrações populares de que a boa política segue capaz de embalar sonhos e engajar multidões. E a noite desta terça-feira (25/09) foi mais uma prova disso, com milhares de pessoas ocupando com muito entusiasmo as ruas deste município para confirmar que Pernambuco continuará na frente sob a liderança do socialista. Ao lado do prefeito Altair Júnior (MDB), Paulo comandou uma carreata com centenas de veículos e, na sequência, uma caminhada-arrastão pela cidade.

"Estamos muito próximos da eleição. São 12 dias para seguirmos nas ruas com essa energia bonita que vemos aqui hoje. Palmares está dando um recado importante para Pernambuco: o lado do povo vai vencer mais uma vez. E a nossa vitória vai permitir que o nosso Estado siga avançando em parceria com o Brasil, que será governado por Fernando Haddad (PT)", discursou Paulo.

O governador lembrou que, durante a atual corrida eleitoral, está tendo a oportunidade de conversar com os pernambucanos, renovando o seu compromisso com as transformações vivenciadas pelo Estado. "Conquistamos muito, como a melhor Educação do Brasil, a contínua melhora dos serviços públicos e a maior redução da mortalidade infantil, mas ainda temos e vamos avançar muito mais. E vamos fazer isso junto com o povo, que tem nos ensinado muito", frisou.

O prefeito Altair pontuou que a população foi às ruas em apoio a Paulo porque confia na seriedade e na capacidade do governador. "Palmares está mostrando que está fechada com o senhor. Esse povo aqui sabe o que o governador já fez e tem certeza de que muito ainda será feito. E essa confiança não se dá a qualquer um", afirmou.

Candidato à reeleição, o senador Humberto Costa aproveitou a ocasião para destacar os lados opostos da atual eleição. "Temos uma chapa comprometida com os pernambucanos, com os brasileiros. O outro lado todo mundo conhece. Está cheio de gente que apoia o atraso que o Governo Temer está impondo ao Brasil. Vamos devolver o nosso País ao seu lugar e afastar essas pessoas de Pernambuco", conclamou.

Em encontro com mulheres, Armando defende humanização do atendimento nas delegacias


Uma grande corrente feminina abraçou, nesta terça-feira (25), o candidato a governador pela Coligação Pernambuco Vai Mudar, Armando Monteiro (PTB). O Encontro com as Mulheres para Mudar ocorreu no Espaço 14, comitê central da coligação, localizado em Boa Viagem. Armando estava acompanhado da esposa, Mônica Guimarães, e da mãe, Maria Do Carmo.
O evento, que contou com a presença de mulheres de vários setores e regiões do Estado, marca o compromisso de Armando em fazer um governo firme e com ações que protejam a mulher de Pernambuco. “A violência contra a mulher é algo inaceitável. As delegacias normais não estão estruturadas para atender à mulher. Eu sonho com um estado em que toda delegacia possa atender às vítimas da violência, com atendimento feito por pessoas capazes e humanizadas”, afirmou. O petebista disse que irá se empenhar para melhorar o atendimento a mulheres nas delegacias de todo o estado.
Armando reforçou, ainda, o compromisso de ampliar as ações do Mãe Coruja. “Este governo que está aí reduziu os recursos de um programa muito importante para as mulheres. Eu vou fortalecer o Mãe Coruja para que as mulheres tenham assistência e acompanhamento durante a gestação. Nos constrange muito saber que as mulheres não sabem onde vão dar a luz, ficam rodando muitas vezes sem saber aonde fazer o parto”, afirmou.
Durante o encontro, o candidato recebeu um documento escrito por mulheres com as demandas para melhorar a vida das pernambucanas. Estiveram presentes as candidatas ao legislativo Socorro Pimentel, Terezinha Nunes, Priscila Krause e Andréa Mendonça, além da suplente de senador Betinha Nascimento e do candidato a vice-governador Fred Ferreira, que esteve com a esposa Alessandra Ferreira.

Cinco homens morrem em tentativa de assalto a avião que transportava valores em Salgueiro

Diário de Pernambuco

Imagem: Whatsapp/Cortesia

Cinco pessoas foram mortas durante uma tentativa de assalto ao avião de uma empresa de transporte de valores em Salgueiro, no Sertão, na manhã desta quarta-feira (26). A ação criminosa teria sido evitada por policiais federais e militares que trocaram tiros com os suspeitos, quando tentavam abordar a aeronave que taxiava na pista. O piloto do avião se feriu no tiroteio. Não se sabe ainda se algum policial também foi atingido. Até agora, outros quatro integrantes da quadrilha já foi preso.


O grupo estava com armamento de grosso calibre e abordou a aeronave durante a aterrissagem. Eles renderam os vigilantes dos carros-fortes que transportaria o dinheiro. Eles dispararam contra o avião, ferindo o piloto e o obrigando a parar. Os assaltantes andavam em uma caminhote modelo Hilux SW4 da Toyota, também atingida por vários disparos. Outro veículo com assaltantes conseguiu fugir do local. Entre os mortos estaria o ex-sargento da Polícia Militar da Bahia, Galdioso Moura da Silva, 47 anos. Ele havia sido preso em 2016 por participação na explosão do cofre do Banco do Brasil de Jacobina, na Bahia.

A quadrilha estava sendo investigada há três anos. Segundo informações da Polícia, o grupo era acusado de praticar crimes na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, onde dois policias militares foram executados e também de assaltar a agencia do Banco do Brasil na cidade de Jacobina, de roubar o carro forte atrás do Hospital Geral de Urgência em Petrolina, Pernambuco e ainda assaltar quatro carros fortes entre Remanso e Juazeiro (BA).

A operação desta quarta-feira foi coordenada por policiais federais de Juzeiro (BA) e contou ainda com policiais Federais COT e GPi , policiais militares da CIPE Caatinga PMBA, 8° BPM de Salgueiro, 2° BIESP PMPE e CIOSAC. Os policiais apreenderam seis fuzis AK 47, além de uma metralhadora Ponto 50. Buscas continuam sendo realizadas em toda região inclusive na Caatinga. Segundo nota divulgada pela PF de Juazeiro, o piloto baleado foi socorrido e tem situação estável. 

Em nota, a empresa Prosegur, responsável pelo transporte de valores e aeronave, confirmou a tentativa frustrada de assalto ocorrida a uma operação intermodal no Aeroporto de Salgueiro, em Pernambuco. A empresa ainda informou que seus colaboradores estão bem e reforça que está à disposição das autoridades colaborando para o andamento das investigações. Nenhum valor foi roubado pela quadrilha.

Manter a calma, a objetividade e evitar o ódio

POR FERNANDO BRITO · no TIJOLAÇO


Estamos a dez dias da eleição.

É a temporada do desespero.

Os ataques, as baixarias, as denúncias são as armas que restam aos que pressentem a derrota.

As ações finais da campanha fascista, por mais que seus dirigentes tentem evitar, descambarão para formas e palavras cada vez mais agressivas.

Eles uivam diante da perda da ilusão de que iriam crescer e crescer até submeterem a todas as pessoas ao seu fanatismo, à sua insanidade, ao império do ódio.

A direita histórica, esfacelada, agarra-se ao que restou da devastação a que ela própria se condenou com o golpismo.

Devastação a ela e ao país, que está não apenas afundado como no limiar de afundar-se mais.

Os candidatos de si mesmos, estes podem dar golpes bruscos de direção, mudar de rumo de acordo com as conveniências propagandísticas do “marquetismo”.

Candidato do campo popular, ao contrário, tem a tarefa de ser o veículo dos direitos e aspirações de milhões de pessoas.

Têm, portanto, a obrigação de serem serenos e prudentes.

Os debates – sobretudo o da Globo – e os programas de televisão serão momentos cruciais para afirmar esta tranquilidade.

O adversário real, provavelmente, não estará neles e, com isso, se preservará dos ataques mais diretos e brutais.

O alvo essencial será Fernando Haddad e lhe caberá seguir na firmeza tranquila que exibe até agora, mostrando à população que sua missão é um projeto econômico-social e recusando o clima de ódio em que mergulharam o Brasil para, diante de um país distraído, saquearem as riquezas da natureza e do trabalho.

Vimos – já nem temos o direito de dizer que não percebemos – a quem serviu a radicalização e a intolerância que nos dominam há cinco anos.

Roubaram-nos a democracia, a justiça, os serviços públicos, a renda dos mais pobres, o petróleo, os direitos.

Mas não roubaram de nosso povo, ainda que com tudo o que tiveram à mão, a consciência, os sonhos, a lucidez.

Tanto assim que precisam apelar, como estão apelando, ao mais sórdido e baixo.

Repito o que escrevi há quase seis meses, quando Lula, preso, nos dava o exemplo que precisamos ter em mente, todo o tempo:

Pensem, reflitam, não se deixem levar pela justa indignação com o que está se passando. Transformem-na em diálogo com a população, sigam o conselho de Lula no seu discurso: andem por suas pernas, falem por sua boca, partilhem com ele a serenidade com que se arrosta o destino.

Recordo aos amigos a frase de Brizola : vamos em frente, com a tranquilidade de quem tem a verdade, a certeza e a História a seu lado.

Para apagar o incêndio que uma ex-esposa pode atear


Integrantes de campanhas rivais à do candidato do PSL avaliam que a revelação de que uma ex-mulher dele disse ao Itamaraty ter fugido do país após ter sido ameaçada de morte, em 2009, pelo deputado, pode cristalizar a rejeição do capitão reformado entre as mulheres.

A equipe que faz a comunicação de Bolsonaro se esforça para suavizar a resistência de parte das eleitoras ao candidato. Esse trabalho, dizem, deve ser bloqueado pela gravidade da relevação feita nesta terça (24) pela Folha.
O líder das pesquisas já tem um discurso para responder sobre o caso. Aliados do presidenciável dizem que qualquer pai ficaria desorientado caso o filho fosse levado para fora do país e que isso mostra o amor à família.
Os aliados do presidenciável do PSL dizem ainda que a fala de Bolsonaro ganhará suporte na resposta dada pela ex-mulher –que hoje nega a ameaça. A aposta na campanha é a de que o caso não terá força para mudar o patamar da rejeição dele. (Daniela Lima – Folha Painel)

O preço dos acidentes de motos em Pernambuco

O candidato da REDE ex-prefeito de Petrolina Júlio Lossio tem informações de que Pernambuco gastou em 2017 cerca de R$ 1 bilhão apenas com vítimas de acidentes de moto. E que 43% desses acidentes ocorrem nos finais de semana, graças especialmente ao álcool.

Agenda dos candidatos a governador de Pernambuco hoje

Agenda da candidata Dani Portela (PSol)


8h- Caminhada com a população surda
Av. Conde da Boa Vista (em frente a loja Riachuelo) 

14h- Assembleia do Simpere
Teatro Boa Vista | R. Dom Bôsco - Boa Vista

17h - Conversa com a diretoria do Sintape

20h - Conversa com moradores junto com as candidatas a Deputadas Estaduais Juntas na Comunidade do Pocotó 
Rua Ernesto de Paula Santos (Entre a Faculdade Maurício de Nassau e o viaduto da Av. Recife)


Agenda da candidata Simone Fontana (PSTU)


14h - Debate com os candidatos a governo, assembleia dos professores da Rede municipal- SIMPERE, no Teatro da Boa Vista.


Agenda do candidato Maurício Rands (Pros)


7h - Entrevista para a Rádio Ipojucana (Ipojuca)

8h30 - Entrevista para a Gazeta FM (São José do Egito)

10h - Entrevista para a Rádio Marano (Garanhuns)

12h30 - Entrevista para a Naza FM (Nazaré da Mata)

15h - Entrevista para a Amparo FM (Olinda)

19h20 - Entrevista no Jornal da Clube (Recife)

20h - Loja Maçônica Cavaleiros do Capibaribe (Recife)


Agenda do candidato Armando Monteiro (PTB)


6h10 - Entrevista na Rádio Maranata sobre IPVA zero para motos

9h - Visita ao comércio do Arruda

10h30 - Visita ao comércio de Água Fria

18h45 - Caminhada no Ipsep

20h30 - Caminhada em Areias


Agenda do candidato Julio Lossio (Rede)


7h - Entrevista à Rádio Goitacaz FM, Programa Jornal da Manhã, com Alexandre Borges 
Local: Rua Devid Pereira do Rosário, Centro, Glória do Goitá - PE

10h - Caminhada em Garanhuns

12h - Entrevistas para blogs, em Garanhuns

18h - Entrevista à Gravatá FM
Local: Gravatá

20h - Reunião com lideranças em Jaboatão dos Guararapes 


Agenda do candidato Paulo Câmara (PSB)


RECIFE

15h - Entrevista ao CBN Total 
Local: Rádio CBN (Avenida Domingos Ferreira, 467 - Boa Viagem)

17h - Evento com segmentos no Comitê Central 
Local: Av. Desembargador Góis Cavalcante, 420 - Parnamirim 

18h - Caminhada da Vitória Onda 40
Local: Alto Santa Terezinha (concentração em frente ao Compaz) 

PAUDALHO

20h - Caminhada 40

Lula a aliados: explorar #EleNão, não. Não precisa


A avaliação de Lula e de dirigentes do PT é a de que as críticas a Bolsonaro na propaganda eleitoral devem se restringir a questões econômicas. Respostas a declarações polêmicas do rival, avaliam petistas, foram contempladas pela campanha #EleNão e pela ofensiva de Geraldo Alckmin (PSDB). (Folha Painel)

terça-feira, 25 de setembro de 2018

Confira a nova pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco para o Senado


Da Folha de Pernambuco

Os candidatos ao Senado oscilaram, todos, dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais e a corrida segue “embolada”, segundo a última pesquisa de intenções de voto realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em parceria com a Folha de Pernambuco. Jarbas Vasconcelos (MDB) lidera a corrida com 37%, seguido do senador Humberto Costa (PT), com 30%, e Mendonça Filho (DEM), 24%. O detalhamento da pesquisa para o Senado - e também do levantamento para o Governo de Pernambuco - será publicado na edição impressa da Folha de Pernambuco desta quarta-feira (26).



Os deputados federais Silvio Costa (Avante) e Bruno Araújo (PSDB) aparecem empatados na quarta posição, com 10% cada um. Enquanto Silvio manteve seu desempenho, o postulante tucano oscilou dois pontos positivamente. O candidato Pastor Jairinho (Rede) apresentou 4% das intenções de voto, mantendo seu desempenho anterior.

Os candidatos Albanise (Psol), Adriana Rocha (Rede), Helio Cabral (PSTU) e Lidia Brunes (Pros) apresentaram 1% das intenções de voto, cada um. Já Eugênia (Psol) e Alex Lima Rola (PCO) não pontuaram no atual levantamento. A quantidade de votos Brancos e Nulos, para o primeiro voto, é de 23% e, para o segundo voto, de 30%. Os indecisos representam 27% do eleitorado.

Usando uma metodologia face a face, o Ipespe ouviu 800 pessoas abordando critérios de sexo, idade, localidade, renda familiar, instrução e condição do município. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%, o que significa que a pesquisa tem uma probabilidade de 95% de representar a realidade. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-04472/2018.

Pesquisa Ipespe/Folha de Pernambuco para o Governo: Paulo 36 X Armando 26


Folha de Pernambuco

O governador Paulo Câmara (PSB) permanece na liderança das intenções de voto para o Governo do Estado, na terceira pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) em parceria com a Folha de Pernambuco. No levantamento feito entre os dias 22 e 23 desse mês, Paulo aparece com 36%, enquanto o segundo colocado, Armando Monteiro Neto (PTB), tem 26% das menções. Ambos oscilaram apenas um ponto percentual e mantiveram uma diferença de 10 pontos.
O ex-deputado federal Maurício Rands (PROS) e o ex-prefeito de Petrolina Julio Lóssio aparecem empatados, com 2% cada. As candidatas Dani Portela (PSol), Simone Fontana (PSTU) e Ana Patrícia Alves (PCO) também apareceram empatadas, pontuando, cada uma, 1% das intenções de voto. Os votos nulos e brancos representam 22% dos entrevistados e os indecisos figuram em 9%. Em relação à última pesquisa, esses postulantes não tiveram variação do percentual de menções.
Usando uma metodologia face a face, o Ipespe ouviu 800 pessoas abordando critérios de sexo, idade, localidade, renda familiar, instrução e condição do município. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%, o que significa que a pesquisa tem uma probabilidade de 95% de representar a realidade. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PE-04472/2018.

Debate da TV Jornal evidencia Paulo Câmara como candidato mais preparado ao Governo de Pernambuco

O primeiro debate televisivo das eleições 2018, promovido pela TV Jornal na manhã desta terça-feira (25), evidenciou o preparo e a capacidade do governador Paulo Câmara (PSB) para continuar promovendo as transformações iniciadas em Pernambuco há 12 anos. Durante quase duas horas, Paulo apresentou as propostas que farão o Estado continuar na frente e falou do que foi feito nos últimos três anos e nove meses nas principais áreas do governo.

Durante a atividade, Paulo destacou aos adversários que, graças a sua capacidade de gestão, foi possível manter o Estado de pé e garantir melhorias ao povo pernambucano. “São mais de 20 anos de serviço público e isso me ensinou a administrar, a ter liderança e ao mesmo tempo formar times que possam me ajudar a governar. Continuamos a atrair empresas, fizemos a melhor educação pública do Brasil. Fizemos obras de água e 500 mil famílias foram beneficiadas e temos muito mais o que fazer. Nós apostamos muito no futuro de Pernambuco. Nós preparamos Pernambuco para os próximos quatro anos”, enfatizou o líder socialista.

Entre as propostas apresentadas no debate, Paulo falou sobre a criação de programas como o 13º salário para os beneficiários do Bolsa Família, o Prouni Pernambuco, que vai conceder 4 mil bolsas de faculdades particulares para alunos da rede pública, a ampliação da Educação Integrada para 80 municípios e o Crédito Popular para pequenos empreendedores impulsionarem seus negócios com R$ 3 mil. As ações na área de segurança, que já mostram resultados efetivos na redução do número de homicídios por nove meses consecutivos, de infraestrutura hídrica, educação e desenvolvimento econômico também foram apontadas por Paulo durante o debate.

O gestor ainda aproveitou a ocasião para cobrar do seu opositor uma posição em relação aos retrocessos provocados pela reforma trabalhista. O questionamento do socialista, porém, não foi respondido pelo adversário. “Nós fomos contra a Reforma Trabalhista porque nós entendemos que os direitos dos trabalhadores não podiam ser retirados da forma como ocorreu, com esse presidente que fez muito mal ao Brasil e contou com o apoio do seu voto (de Armando) para retirar direitos dos trabalhadores. Sou contra essa reforma absurda, que foi aprovada pelo presidente Temer e toda a sua turma”, pontuou.

Paulo Câmara avaliou o debate como positivo, destacando a oportunidade de, novamente, evidenciar à população quem realmente está ao lado dos que mais precisam. “Mostramos claramente os dois lados que estão disputando esta eleição: nosso lado, do presidente Lula, do Fernando Haddad e do povo, que sempre honra as origens da Frente Popular de Miguel Arraes e Eduardo Campos. E o outro lado: o de Michel Temer, da reforma trabalhista, dos que não têm compromisso com o Brasil e com Pernambuco”, descreveu.

No final da atividade, o governador Paulo Câmara foi ao encontro da animada militância da Frente Popular. O líder socialista agradeceu o apoio e prometeu seguir com o mesmo empenho e determinação à frente do Governo de Pernambuco.