segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Kajuru entrega ao MP investigação de gastos abusivos do governo Bolsona

Em entrevista ao UOL News da noite de hoje, o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) contou que, juntamente com o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), entregou ao MPF (Ministério Público Federal) documentos que comprovam um gasto "abismal e inaceitável" com dois comerciais de 30 segundos sobre a covid-19, em que o governo federal gastou R$ 4 milhões com as produções. "Este governo já autorizou a gastar no ano que vem R$ 420 milhões com publicidade. Ou seja, vale tudo para a reeleição. Mas agora conseguimos provar e entregamos hoje para o Ministério Público Federal .

Efeito Bolsonaro: preço dos combustíveis obriga 62,5% a diminuir uso de carros e motos, diz pesquisa




Do Blog de Esmael Morais

A Paraná Pesquisas afirma que 62,5% dos brasileiros diminuíram a frequência na utilização do seu veículo particular, seja carro ou moto, devido ao aumento dos combustíveis (gasolina, etanol, diesel) –o “Efeito Bolsonaro”.

No levantamento, 37,5% não reduziram o uso de carros e motos devido aos aumentos abusivos nos preços dos combustíveis.

O instituto ouviu 2.300 eleitores de 26 estados e o Distrito Federal entre os dias 12 e 15 de outubro de 2021. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.

A Paraná Pesquisas também questionou os brasileiros sobre falta d’água nas torneiras.

28,7% dos entrevistados, ficou sem água em sua residência nos últimos 30 dias no País, enquanto 71,3% disseram que não tiveram problemas.

Se houvesse um recorde no Paraná, esse índice teria sido maior.

Há meses a Sanepar –Companhia de Saneamento do Paraná– impõe um rigoroso racionamento de água aos consumidores paranaenses.

Vídeo mostra pessoas procurando comida no lixo

Do Blog de Magno Martins

Uma imagem que retrata a situação da fome no Brasil viralizou nas redes sociais hoje, ao mostrar um grupo de nove pessoas procurando alimentos dentro de um caminhão de lixo, no Bairro Cocó, em Fortaleza. O motorista de aplicativo André Queiroz filmou a cena e publicou no aplicativo TikTok, ontem.

Um funcionário de um supermercado próximo ao local onde o vídeo foi feito e que prefere não se identificar afirmou, em entrevista ao G1, que a cena é comum no local, ocorrendo todas as semanas, e que, além disso, crianças também buscam comidas que seriam jogadas fora.

“É isso aí que você vê no vídeo. Faz pena ver essas pessoas nessa situação humilhante. São idosos e até crianças, algumas vezes. As crianças chegam a entrar no caminhão. Os próprios lixeiros ficam sensibilizados. Alguns chegam até ajudar", disse o funcionário.

Ele explicou, ainda, que a cena passou a ser mais corriqueira depois do início da pandemia. Antes, algumas pessoas faziam buscas no local por materiais recicláveis, como papelão, caixas e plásticos.

Danilo Cabral cobra MEC por investimentos em creches


Líder do PSB na Câmara, o deputado federal Danilo Cabral cobrou do Ministério da Educação o cumprimento da meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a ampliação da oferta de vagas na educação infantil em creches. Através de um requerimento de informação, o parlamentar questiona os investimentos do governo federal na construção de creches nos últimos anos. De acordo com o PNE, até 2024, no mínimo, 50% das crianças de até três anos de idade devem estar matriculadas na educação infantil.

“Estamos a três anos do prazo para o cumprimento dessa meta, os indicadores existentes revelam que há estagnação da expansão das matrículas desde a aprovação do PNE e, até mesmo, redução das matrículas de 2019 para 2020”, afirma Danilo Cabral. Ele se refere aos dados divulgados pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), entidade auxiliar dos Tribunais de Contas.

Segundo o estudo, em 2015 havia 30,4% da população de 0 a 3 anos frequentando escola/creche. Em 2020, o percentual atingiu apenas 31%. Considerando que em 2019 havia 32% das crianças dessa faixa etária matriculadas, constata-se que houve redução no número de matrículas. Ainda é necessária a criação de 2,2 milhões de vagas em creches para atender a meta do PNE.

Danilo Cabral ressalta que o PNE, aprovado pelo Congresso Nacional em 2014 por unanimidade e sancionado sem vetos, é um marco importante para a educação brasileira. "É o principal plano estratégico para a educação, mas infelizmente não está sendo tratado pelo governo com a devida prioridade. Acompanhamos uma total frustração no cumprimento de todas as metas aferíveis até o presente momento, como a que se refere às matrículas nas creches", destaca. Ele acrescenta o PNE deve orientar a ação do poder público e ser respeitado pelas instituições, em especial pelo poder executivo.

O requerimento de informação está protocolado sob o número 1.258/2021. O MEC tem o prazo de 30 dias para responder ao requerimento.