sábado, 16 de janeiro de 2021

João Campos testou positivo para Covid-19

 

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), informou em sua conta oficinal no Instagram, há pouco, que está com Covid-19. Sua companheira, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), já havia testado positivo.

"Ao longo de toda a pandemia, realizei exames de forma periódica para Covid-19, sempre com o resultado negativo. Procedimento que repeti por duas vezes nos últimos dois dias. O primeiro teste, na sexta, deu negativo, porém a contraprova, realizada neste sábado, deu positivo. Seguirei cumprindo o isolamento e coordenando as ações da Prefeitura do Recife de forma remota", declarou João.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Caso Ford: a história absolveu o ex-governador petista Olívio Dutra após 20 anos

Do Blog de Esmael



Vinte anos depois, a história finalmente absolveu o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT), na época acusado injustamente de “expulsar” a Ford do estado.

O petista governou o RS entre 1999 e 2002, quando a velha mídia explorou o caso Ford como sendo um confronto entre o “socialismo petista emergente” e o capital estrangeiro (investimento estrangeiro) na economia gaúcha.

Olívio havia sucedido o “governo neoliberal e privatista” de Antonio Britto (1995-1998), portanto um ambiente de confronto ideológico até então jamais visto no País.


“Essa empresa quer incentivos fiscais que as nossas não têm. O dia que achar que o Brasil não serve mais, vai embora e não dá nem tchau”, disse o profético Olívio Dutra há 20 anos.

Contemporâneo do petista, o ex-governador do Paraná, Roberto Requião (MDB), recordou o episódio no Twitter.


“Velho amigo Olívio Dutra, Bahia agora entendeu porque você recusou os benefícios absurdos que a Ford queria para se instalar no Rio Grande do Sul. O tempo é o senhor da razão”, escreveu o emedebista no contexto do fechamento das três fábricas da Ford.


O líder do MST, João Pedro Stédile, disse que lembra dos ataques que Olívio Dutra sofreu quando não aceitou as exigências da Ford para se instalar no RS. “Em Camaçari-BA, ganharam tudo o que pediram”, disse. “Agora, depois de sugar, vão fechar as portas.”

“Essa é a logica do capital internacional”, tuitou o líder dos sem-terra.


O jornalista Igor Nathusch ironizou o desfecho [o fechamento] da Ford no Brasil: “Quer dizer então que o comunista irresponsável Olívio Dutra manjava (e manja) mais de capitalismo que o reformista privatista Antônio Britto e sua torcida organizada? Que coisa, não?”

“Nosso sempre governador Olívio Dutra foi duramente criticado pela Grupo RBS (Globo) de Antônio Britto e Lasier Martins por não aceitar as vergonhosas exigências da FORD para se instalar no RS”, revisitou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

O jornal Zero Hora, da RBS, nesta terça-feira (12), reconheceu que o ex-governador do PT sempre teve razão em relação à Ford. “Profecia de Olívio sobre a Ford se cumpre mais de 20 anos depois”, gritou o título de uma articulista do jornalão gaúcho.

Calcula-se que o estado da Bahia renunciou cerca de R$ 20 bilhões em incentivos fiscais nessas duas décadas, que deixaram de ser investidos na base da economia ou na educação e na saúde. “A Ford chantageou Olívio Dutra e depois foi para os braços de ACM, deixa o Brasil sem os empregos e sem imposto”, protestou a professora de Direito Penal da UFRJ Luciana Boiteux.

Podemos comparar, sem medo de exagerar, que o Caso Ford/Olívio Dutra não deixa a desejar nada ao Caso da Escola Base de São Paulo —que se comprovou uma farsa a partir da cobertura parcial da velha mídia golpista.

Pazuello diz a prefeitos que vacinação contra Covid no Brasil começa no dia 20



Pazuello e ilustração de vacina contra COVID-19 (Foto: Tony Winston/MS | Reuters)


247 - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse nesta quinta-feira (14), durante uma reunião virtual com cerca de 100 integrantes da Frente Nacional de Prefeitos, que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil será iniciada na próxima quarta-feira (20), às 10h. Apesar da afirmação, ele ressaltou que esta data depende da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial das vacinas, o que deve acontecer no domingo. 

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, Pazuello disse que o ministério trabalha com a perspectiva de receber até 8 milhões de doses do imunizante ainda neste mês. A quantidade corresponde ao total de doses importadas pelo Butantan e pela Fiocruz.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Ford anuncia fechamento de fábricas e fim da produção no Brasil



(Foto: REUTERS/Nacho Doce)


247 - A montadora Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos no Brasil em 2021, o que levará mais brasileiros à fila de desemprego. Apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas e sua sede regional, ambos em São Paulo, permanecerão funcionando.

As fábricas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) serão fechadas imediatamente. A planta da Troller, em Horizonte (CE), será desativada no último trimestre de 2021. A empresa alega que trabalhará em colaboração com os sindicatos para "minimizar os impactos do encerramento da produção".

Os veículos da marca vendidos no Brasil de agora em diante serão importados da Argentina, Uruguai, e de outras regiões fora da América do Sul.

Assim que os estoques forem esgotados, não serão mais comercializados a EcoSport, Ka e Troller T4.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável. Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

Irmãos são presos em flagrante por assassinato de policial

 Do Blog de Magno Martins


Dois irmãos foram presos em flagrante, hoje, por suspeita de envolvimento no assassinato do policial rodoviário federal Eduardo Souza de Lima Júnior, de 37 anos. O agente de segurança foi morto na madrugada de ontem, em uma lanchonete no Alto do Mandu, na Zona Norte do Recife. Advogado disse que cliente confessou crime.

Sávio Norberto Holanda de Souza, de 25 anos, e Darlisson Lucas Holanda de Souza, de 19 anos, se apresentaram à Polícia Civil no Complexo Policial de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Na ação, outro homem ferido, também de 37 anos, foi encaminhado a um hospital não divulgado pela PRF. Por isso, não há informações sobre seu estado de saúde.

Os dois homens seguiram para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, Zona Oeste da capital pernambucana. Eles foram autuados por tentativa de homicídio e homicídio qualificado, pelo fato de ter sido praticado contra um agente público de segurança, por motivo fútil e resultando em perigo a quem estava no local.

Eles serão encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Centro do Recife, onde devem passar por exame de corpo de delito. Posteriormente, serão submetidos a uma audiência de custódia para saber se responderão ao crime em liberdade ou se ficarão presos.

O advogado Fernando Coelho, responsável pela defesa dos dois irmãos, disse que Sávio confessou ter atirado no policial rodoviário. O defensor afirmou à TV Globo que o cliente chegou a trabalhar como recepcionista de hospital e agora estava estudando.

Segundo ele, o jovem afirmou que brigou com o servidor público em um bar e que foi ameaçado. Por causa disso, teria ido em casa buscar a arma, que, depois do crime, foi jogada no Açude de Apipucos, na Zona Norte.