sábado, 24 de novembro de 2012

JUSTIÇA CONDENA BÓRIS CAZOY A IDENIZAR GARIS OFENDIDOS



b7eacf90ceb9d5ea5d4605ce0768a77b.jpg
Apresentador  no telejornal TV Band


O jornalista Bóris Casoy e a Rede Bandeirantes de Televisão terão de pagar R$ 21 mil em indenização por danos morais ao gari Francisco Gabriel de Lima, ofendido durante a apresentação do Jornal da Band em 14 de dezembro de 2009. A decisão foi julgada pela 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

"Dois lixeiros desejando felicidades do alto de suas vassouras. Dois lixeiros. O mais baixo da escala de trabalho" foi a declaração feita pelo apresentado durante o telejornal que motivou o processo. Confira o vídeo:

Bóris Casoy justificou ao tribunal que não imaginava que o áudio de seu microfone estava aberto no momento em que proferiu a frase, no programa transmitido ao vivo. No dia seguinte à gafe, o apresentador chegou a fazer um pedido de desculpas no mesmo telejornal:
O TJ considerou que as partes são "civilmente responsáveis pelo ressarcimento de dano, decorrente de publicação pela imprensa, tanto o autor do escrito quanto o proprietário do veículo de divulgação" e que não cabem as explicações dadas pelo jornalista já que "experiente na profissão que exerce há décadas, seguramente conhece os bastidores de um programa apresentado ao vivo e que, muitas vezes, o intervalo é interrompido sem maiores avisos ou o áudio 'vazado'".

Ainda segundo o documento, "houve descuido de sua parte. E, ainda que tenha dito tais falas 'em tom de brincadeira', o fato danoso ocorreu e seguramente poderia ter sido evitado", conclui o relator Salles Rossi.
Fonte: Agência Estado

INGLATERRA INVESTIGA CRIMES DA IMPRENSA

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

O escândalo percorre as páginas de jornais, revistas e sites ligados à velha mídia brasileira: o relator (um deputado petista) da CPI do Cachoeira teve o desplante de pedir indiciamento de jornalistas que teriam ligação com o bicheiro; entre eles, Policarpo Jr, da revista “Veja”.

O país, as liberdades, a democracia estão em risco! Isso é coisa dos “radicais” do PT (e, por acaso, ainda os há?), inimigos da imprensa “independente”.
Sim, sim… É preciso explicar melhor a público tão dileto: colunistas, editorialistas, comentaristas de rádio e TV dizem que se trata de “revanchismo” do PT.

Hoje mesmo, pela manhã, ouvi numa rádio paulistana um veterano jornalista estrebuchando de raiva: “nesses partidos de esquerda há muita gente revanchista”. Ele não quer um colega investigado… Aliás, no mesmo comentário apoplético, berrava também o veterano contra “esse blá-blá-blá” de lembrar a superação do racismo no Brasil, toda vez que se fala em Joaquim Barbosa. Menos mal que tenha sido prontamente apartado por outro comentarista, bem mais jovem: “há racismo, sim, basta olhar em volta, existem quantos negros trabalhando com você?”; e disse, ainda, o jovem comentarista - ”tem muito revanchista de direita também”.

Hum… Onde estão os revanchistas? Aqueles que perderam três eleições presidenciais, perderam a batalha das quotas raciais, e não conseguiram convencer o país que Bolsa-Família era “bolsa esmola”? Esses seriam os revanchistas? Usam a velha mídia e a tribuna do Judiciário para a revanche? É o que lhes resta, diria dona Judith Brito (dirigente da ANJ, Associação Nacional de Jornais), ao lembrar já em 2010 que, dada a fragilidade dos partidos de oposição, a imprensa se transformava oficialmente em oposição (esquecendo-se, ela, do papel que o Judiciário também poderia gostosamente encenar, como vemos agora).

Curiosa guerra de palavras. Não tínhamos ingressado numa “nova fase” do país, depois do julgamento do “Mensalão”? Agora, não haveria mais lugar para proteger poderosos! Agora, as instituições mostravam força para punir “poderosos”! Certo?

Mais ou menos. Jornalistas não podem ser, sequer, investigados. Banqueiros não podem ser algemados (lembram? era “Estado policial”?), e tucano não deve ser investigado de forma muito enfática (seria de mau gosto…). O Procurador-geral que sentou em cima da investigação do caso Cachoeira também não pode ser fustigado. Não! Tudo isso seria ”revanchismo”, bradam os colunistas e comentaristas.

Vamos combinar, então, as regras nesse novo país, refundado após o “Mensalão”:

- investigar e punir petistas, sindicalistas, partidos de esquerda em geral = Combate à impunidade

- investigar e punir tucanos, jornalistas e procuradores/juízes = Revanchismo.

Quanto a empresários e banqueiros, analisemos caso a caso. Dependendo de quem estiver ao lado deles em ações judiciais ou investigações, pode se tratar de “Revanchismo” ou “Combate à impunidade”. Separemos o joio do trigo. Com rigor.

Só assim, conseguiremos fazer do velho Brasil um novo país!

Na caquética Inglaterra (como se sabe, um país dominado por bolivarianos revanchistas), jornalista e imprensa podem – sim!!!! – ser investigados. Mais que isso, na Inglaterra (país dominado por petistas mensaleiros e inimigos da imprensa livre), ninguém acha estranho que a imprensa seja regulamentada. Sim. É o que se discute, lá, depois do escândalo estrelado por Robert Murdoch. Leia aqui, no texto do Portal Imprensa.

O título da matéria: “Após escândalo das escutas, primeiro-ministro terá de decidir destino da imprensa britânica”. Chavez e Cristina Kirchner chegaram a Londres? Não. É apenas o óbvio. A Inglaterra sabe que a mídia é poderosa demais para ser mantida como “poder autônomo” – sem nenhum tipo de regulação.

Aqui no Brasil, nossos Roberts, Marinhos, Mervais e outros que tais acham-se acima da lei. Berram, esperneiam, seguem a agir como velhos patronos da Casa Grande midiática.

O “novo Brasil” pós “Mensalão” cheira a naftalina.

MÉDICO É PRESO POR SUSPEITA DE ESTUPRAR JOVEM DE 19 ANOS


aabb8c76bc0cbf0a169e495470017407.jpg
Foto: divulgação/Acorda Cidade

Mellyna Reis Do NE10/Bahia
A Polícia da Bahia prendeu nesta sexta-feira (23) um médico suspeito de ter violentado sexualmente uma jovem de 19 anos, em Feira de Santana, distante 100 km de Salvador. Em depoimento, a vítima disse que foi dopada com remédios antes do estupro. 
Os investigadores do serviço de inteligência da delegacia aguardaram Humberto Nilo de Araújo Filho, de 34 anos, suspeito sair de casa para efetuar a prisão. Segundo a polícia, o suspeito vestia um jaleco e teria afirmado que iria dar plantão no município de Água Fria, perto de Feira de Santana.
O médico alegou que a jovem passou mal quando estava com ela e a namorada, de 17 anos, em um bar. Depois ele a teria levado para casa com a intenção de prestar socorro. A versão foi a mesma contada pela menor. Os dois negaram o crime.
O fato ocorreu em setembro e, na época, a vítima disse ao delegado que aceitou o convite para ir ao bar na condição de amiga, que depois foi dopada e violentada. O exame de corpo delito confirmou o ato sexual.
Ainda segundo a polícia, o especialista já respondia por outro crime de estupro em outro Estado. O médico foi encaminhado para o Complexo Prisional de Feira de Santana.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ARTIGO DE OPINIÃO: DIGNIDADE



DIGNIDADE

Há um ditado que diz “Todo homem tem seu preço”. Será que essa afirmação é verdadeira? Pode até ser. Mas muitos foram os homens e mulheres, que, desafiando essa lógica, provaram que há algumas coisas na vida que não têm preço, e uma delas é a dignidade. O filósofo Immanuel Kant disse que a dignidade é o valor absoluto da racionalidade humana. Essa definição explicita-se a partir da diferença entre o preço e a dignidade, pois esta é a diferença entre valor de mercado e o valor moral. Segundo Kant, as coisas têm preços e as pessoas têm dignidade. O sentido de valor absoluto representa o que está acima de todo preço e, por conseguinte, o que não admite equivalente, isto é, o que tem uma dignidade.
São centenas de exemplos que a história nos traz de pessoas que suportaram todo tipo de privações, torturas físicas e psicológicas para cederem aos seus ideais e não o fizeram, pela honra de sua dignidade. Podemos começar com Gregório Bezerra, um homem que lutou contra o regime militar e sofreu as mais bárbaras torturas que um ser humano podia sofrer; mesmo assim, não abriu mão de sua dignidade e nunca se curvou aos interesses dos poderosos. Frei Caneca, um dos líderes da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador, acabou sendo morto por fuzilamento, mas deixou exemplo de luta pela independência do Brasil.
Nelson Mandela, líder do movimento contra o Apartheid na África do Sul, passou 30 anos de sua vida na prisão e, de lá, só saiu em 1990, para se tornar presidente de seu país, e é um dos maiores estadistas do mundo. Recebeu o prêmio Nobel da Paz da ONU, por sua luta contra as injustiças e a miséria no mundo, e também em seu país. Miguel Arraes poderia ter cedido aos militares quando o pediram para que renunciasse o cargo de governador. O que, prontamente, recusou para, em suas palavras, "não trair a vontade dos que o elegeram". Em consequência, foi preso na tarde do dia 1º de abril, no entanto manteve-se fiel aos seus ideais.
A atual presidenta Dilma Russef, que mesmo sob tortura, não entregou os seus companheiros para serem mortos, acabou sendo premiada pela vida, quando se tornou presidenta do Brasil. Hoje é chefe das forças armadas que a torturou. Poderíamos citar centenas de homens e mulheres que nunca venderam sua dignidade e se tornaram exemplos a serem seguidos por nós e futuras gerações; entretanto, não só foram esses famosos que demonstraram ter dignidades. Como se esquecer dos anônimos que morreram nos porões da ditadura, dos que morreram de fome nas fazendas dos coronéis, espalhados pelo nosso Brasil? Dos irmãos negros que morreram nas senzalas durante 300 anos de escravidão e que, até hoje, pagam o preço dessa barbaridade, sofrendo o preconceito de uma elite branca reacionária?
Devemos, mais do que nunca, buscar ser dignos, mesmo no mundo onde diz que ser honesto é ser tolo. Nunca devemos nos deixar levar por pressões dos poderosos, mesmo sob ameaça de vida. O homem deve manter-se fiel à sua dignidade, pois ela não tem preço. E, somente, nós podemos proteger nossa dignidade. Como diz Mahatma Gandhi: “A dignidade pessoal e a honra não podem ser protegidas por outros, devem ser zeladas pelo indivíduo em particular”.

Texto escrito pelo colaborador do blog: Professor José Fernando da Silva, Graduado em História pela UPE: Garanhuns-PE.









"MIDIATÍCOS" DA CPI BAJULAM GURGEL E IMPRENSA GOLPISTA COM RELATÓRIO PARALELO

pedro taques - divulgação
Membros da CPI do Cachoeira que não concordaram com o teor do relatório que seria apresentado ontem pelo relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), fizeram um “relatório paralelo” e já o entregaram a Roberto Gurgel, procurador geral da República. O mais exaltado de todos era o senador Pedro Taques (PDT-MT), que, segundo o deputado e também membro da Comissão, Sílvio Costa (PTB-PE), é um “holofote maníaco”.
O senador ficou revoltado porque não teve acesso prévio ao relatório do deputado petista, disse que a CPI não avançou por questões político-partidárias, o que significa dizer, acrescentou, “que perdemos tempo nas reuniões e que o lixo não foi mostrado à sociedade brasileira”.
Segundo Sílvio Costa, Taques já tem idade para saber – porque foi procurador da República durante mais de 10 anos – que as regras que tratam das CPIs não admitem a apresentação de relatórios paralelos.



CIRO GOMES DEFENDE QUE NÃO RAZÃO PARA O PSB LANÇAR CANDIDATO EM 2014



 
Foto: Guga Matos

Da Agência Estado
O ex-ministro Ciro Gomes defendeu nessa quinta-feira (22), em Belo Horizonte, que o PSB abandone a ideia de lançar candidato próprio à presidência da República em 2014 para se manter como aliado do governo da presidente Dilma Rousseff. A declaração de Ciro contraria uma ala do partido que aposta no presidente da legenda, Eduardo Campos, como potencial candidato em 2014.
"Agora nós estamos participando do governo da Dilma, e eu acredito que ela está se esforçando em torno de questões centrais. Então nós vamos contra ela por quê?", afirmou o político em palestra na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital mineira. "Costumo cultivar lealdade, decência. Se nós vamos lançar candidato, como seria a natureza do partido, deveríamos abandonar imediatamente o governo e explicar ao país o porquê", acrescentou.  
Ciro Gomes disse que o partido perdeu a oportunidade de concorrer com candidato próprio em 2011 na sucessão de Lula, quando o PT "não tinha um candidato natural, mas uma aposta que era a presidente Dilma, uma aposta maravilhosa". "Quando tínhamos a condição de fazê-lo nós não fizemos e nós vamos deixar de apoiá-la agora?", questionou.  
Questionado sobre as chances do senador Aécio Neves na disputa presidencial de 2014, ele disse o mineiro deveria ter insistido na eleição passada. "Era a vez dele. Mas na próxima, sem formulação, é zero. E fazendo acordo com Serra e Alckmin, a chance é abaixo de zero", afirmou Ciro Gomes, que não deixou de dizer que Aécio é seu amigo e que Minas "melhorou muito". De acordo com o ex-ministro, a grande proeza dele foi unir o PT e o PSDB no Estado, mas destacou que essa aliança já não existe mais.

RECIFE EMBARCARÁ TURISTAS PELA PRIMEIRA VEZ EM CRUZEIROS MARÍTIMOS

Pela primeira vez nesta temporada de cruzeiros, será realizada operação de check-in de turistas recifenses. Serão 1.083 passageiros que seguirão nesta sexta-feira (23) no navio Empress para Santos, passando por Salvador e Rio de Janeiro. Até agora, só haviam sido realizadas operações de desembarque de turistas em quatro transatlânticos.
O embarque dos passageiros terá início a partir das 11h30 e o navio deverá zarpar às 22h. O check-in será realizado em uma estrutura especialmente montada no armazém 8. Para chegar até lá, os passageiros irão até o Forte do Brumn onde ônibus especias farão o translado até o porto. O transporte é feito pela empresa que cuida da logística de passageiros no Porto, Agemar Transportes.
Nesta temporada de cruzeiros, que começou dia 2 de novembro e vai até 24 de abril de 2013, outras 30 paradas de navios devem acontecer no Porto do Recife de um total de 21 embarcações com 49 mil passageiros.
Fonte: blog do jamildo 

PIANCÓ (PB) AMBULÂNCIA SERVE PARA COLETAR LIXO





Do NE10/ Paraíba

Moradores de Piancó, município paraibano localizado a 391,9 km da capital João Pessoa, estão revoltados com a atual prefeita da cidade, Flávia Galdino. De acordo com o advogado e vereador reeleito, Pádua Leite, a prefeita resolveu transformar uma ambulância da cidade em carro de lixo simplesmente porque não gosta do ex-prefeito Edvaldo Leite de Caldas, que adquiriu o veículo em sua gestão e o transformou em UTI Móvel.

A denúncia foi feita ao Ministério da Saúde, Ministério Público (estadual e federal) e Polícia Federal em agosto, mas até o momento nenhum desses órgãos teria tomado providências, segundo o vereador. Pádua Leite contou que a ambulância funciona como carro de lixo há pelo menos dois meses e, antes disso, era utilizada como transporte coletivo de pacientes do interior para a capital. O advogado afirma ter elaborado um dossiê com mais de 100 páginas de irregularidades praticadas pela gestão da prefeita Flávia Galdino.

Procurada pela reportagem do NE10 para comentar as denúncias, a prefeita Flávia Galdino não foi localizada na Prefeitura. O vereador Pádua Leite denunciou, ainda, que neste período em que o carro da saúde está sendo utilizado carro do lixo, os garis estão sem receber seus salários e o contrato para a limpeza da cidade estaria suspenso. A população está programando, para a próxima semana, um protesto em frente à casa da prefeita.

MANO MENESES É DEMITIDO DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

  • O técnico Mano Menezes foi demitido no comando da seleção brasileira na tarde desta sexta-feira. O UOL Esporte apurou que a decisão sobre a saída do treinador já havia sido comunicada pela cúpula da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), via SMS, a outros integrantes da comissão técnica, como Carlinhos Neves, preparador físico do Atlético-MG. O substituto será divulgado em janeiro de 2013.
A entidade confirmou a informação em nota divulgada às 16h45 e acrescentou que toda a comissão técnica foi dissolvida. Andrés Sanchez, inclusive, afirmou que Rodrigo Paiva, ex-diretor de comunicação, também foi demitido. Paiva, em contato com a reportagem, não confirmou e disse que Marin e Marco Polo Del Nero o garantiram no cargo. A nova comissão chegará junto com o novo treinador no começo do ano que vem.
A decisão foi tomada em reunião realizada na FPF (Federação Paulista de Futebol) com o presidente da entidade, Marco Polo del Nero, e o mandatário da CBF, José Maria Marin. Mano assumiu a seleção brasileira logo após a Copa do Mundo de 2010.
Segundo o Blog do Quesada, o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, foi voto vencido e não conseguiu demover a decisão da dupla Marin-Del Nero. O presidente da entidade e o fiel escudeiro desde o início não esconderam a insatisfação com o treinador e a intenção de mudar o comando da seleção.
O blog informou ainda que pelo menos três nomes agradavam mais que Mano: o pentacampeão Luiz Felipe Scolari, Vanderlei Luxemburgo e Muricy Ramalho.
O ex-técnico do Palmeiras está desempregado desde que deixou o comando da equipe alviverde e teve contribuição importante para o rebaixamento do clube para à Série B do Campeonato Brasileiro.
Já Muricy, cujo contrato com o Santos vai até o fim de 2013, manteve uma cláusula que lhe permite ser liberado para a seleção brasileira sem pagamento de multa rescisória.
Vanderlei Luxemburgo teve boa temporada, mas acaba de renovar seu vínculo com o Grêmio para a próxima temporada.
O UOL Esporte também apurou que Andrés, entusiasta do trabalho de Mano na seleção, deve seguir por enquanto como diretor de seleções, apesar da diferença de pensamento com Del Nero e Marin. Andrés, porém, não se mostrou firme no cargo em coletiva de imprensa após a reunião da demissão. 
Mano disputou 33 partidas a frente da seleção brasileira, e teve 21 vitórias, seis empates e seis derrotas, o que dá um aproveitamento de 69,69% (69 pontos de 99 disputados).

MANO MENEZES NA SELEÇÃO

JOGOS 33
VITÓRIAS 21
EMPATES 6
DERROTAS 6
APROVEITAMENTO 69,69%


















DEBORA SECCO SERÁ JOELMA NO CINEMA


http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20121122174059.jpg
A produtora do filme "Isso é Calypso" anunciou oficialmente nesta quinta-feira (22) que a atriz Debora Secco irá interpretar a cantora Joelma nos cinemas.
Está não é a primeira vez que a atriz participa de uma cinebiografia, tendo interpretado a ex-prostituta e escritora Bruna Surfistinha no filme homônimo de 2011.
Dirigido por Caco Souza ("400 contra 1"), o longa contará como a cantora Joelma e o guitarrista Chimbinha se conheceram e decidiram formar a banda Calypso em 1999, que acabou se tornando um dos grupos de maior sucesso do país.
A produção irá iniciar suas filmagens no primeiro semestre de 2013 e ainda não há previsão de lançamento para o filme.
Fonte: NE 10

COMBATE A SECA: CASA MILITAR ENTREGA 20 MIL CAIXAS D"AGUA A SERTANEJOS

Por: Inaldo Sampaio

coronel_mario_cavalcanti_foto_aluisio_moreira_SEI
Até agora, 20 mil famílias que residem no semiárido pernambucano foram beneficiadas com caixas d’água com capacidade de mil litros.
Nesta sexta-feira, às 10h30, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Mário Cavalcanti, estará no distrito de Veneza, município de Pedra, para acompanhar o final da entrega das 20 mil caixas.
“A água está sendo levada à população por meio de carros-pipa, mas as pessoas não tinham onde guardá-la, o que causava um sofrimento maior. Muitas vezes só dispunham de panelas, baldes ou garrafas para o armazenamento. Com essas caixas de mil litros o sofrimento será um pouco menor”, disse o chefe da Casa Militar.
A distribuição obedeceu a critérios definidos pelo Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido.
Tiveram prioridade as famílias que não possuem cisterna, que tenham crianças de 0 a 6 anos, idosos e mulheres que se comportam como chefes de família.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CACHOEIRA VOLTARÁ À REDAÇÃO DA VEJA ?




Altamiro Borges, Blog do Miro

“Após passar 266 dias na cadeia, o mafioso Carlinhos Cachoeira deixou o presídio da Papuda na madrugada desta quarta-feira (21). A decisão de soltá-lo foi tomada pela juíza Ana Claudia de Oliveira Barreto, do Distrito Federal, que julgou que “não subsiste a necessidade de segregação cautelar”. Ao mesmo tempo, ela condenou o “empresário” – como insiste em chamá-lo a mídia privada – a cinco anos de prisão em regime aberto. Estas decisões devem ter agradado a direção da Veja, que mantém intimas ligações com o mafioso.

PROCURADOR PEGO DE CALÇAS CURTAS PENSA QUE ESTÁ ACIMA DA LEI ?



Na vida pública, ninguém é só pedra, e ninguém está acima do bem e do mal. O Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, está, portanto, tão obrigado a qualquer outra autoridade, de qualquer poder da República, a prestar esclarecimentos e dar satisfação, em última análise, aos cidadãos. 

Dá um péssimo exemplo o Procurador, quando não se submete a uma decisão de CPMI. Não há que se falar em retaliação, há que se falar em esclarecer fatos bastante nebulosos no que diz respeito a sua conduta, naquilo em que provavelmente será pedido que seja investigado. Ele que se explique, quando e onde isso lhe for pedido.

<>

Gurgel classifica de "retaliação" pedido de relator da CPI para investigá-lo.

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, considerou hoje (22) que o pedido de investigação contra ele feito pelo relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, deputado federal Odair Cunha (PT-MG), é uma forma de retaliação por sua atuação no julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão.

GENOINO: QUER DIZER QUE O SENHOR É CORRUPTO

José Genoíno mora na mesma casa que comprou há 28 anos, pelo BNH. É a única propriedade que tem.
José Genoíno mora na mesma casa que comprou há 28 anos, pelo BNH.
É a única propriedade que tem.
E, portanto, não tem como pagar a multa aplicada pelo Supremo Tribunal Federal: R$ 468 mil.
Genoíno foi condenado a 6 anos e 11 meses por crime de “formação de quadrilha” e “corrupção ativa”, sem prova.
Não foi corrupto nem fez parte de quadrilha, ao assinar dois cheques, “atos jurídicos perfeitos”, que assinou quando presidente do PT.
Foi apanhado no “domínio do fato”, que o Supremo tropicalizou como se fosse o turbante da Carmen Miranda.
Logo depois do veredito, ele recebeu  um repórter da revista alemã Der Spiegel. 
Ao fim da entrevista, e depois de observar a modéstia das instalações domésticas, comentou:

Quer dizer, então, que o senhor é corrupto …

Paulo Henrique Amorim


NAVIO ZUMBI DOS PALMARES SERÁ LANÇADO AO MAR AMANHÃ



 
Navio João Cândido, primeiro construído pelo EAS, foi entregue com 20 meses de atraso (Foto: Guga Matos/JC Imagem)

Sem alarde, o navio Zumbi dos Palmares - segundo petroleiro que o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) está construindo para a Transpetro - será levado do dique seco para o cais de acabamento nesta sexta-feira (22). Nesta fase, última antes de ser realizada a prova de mar, a embarcação passa pelos últimos ajustes como pintura e instalação de tubulações.

O evento será reservado para funcionários e contará com a presença do presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Será às 10h. Após atrasos na entrega de diversos navios, a subsidiária da Petrobras decidiu só realizar grandes cerimônias, abertas para a imprensa, para marcar a entrega definitiva dos petroleiros.

O primeiro navio construído pelo EAS, o João Cândido, foi entregue no dia 25 de maio deste ano, com 20 meses de atraso e um orçamento de R$ 500 milhões. A embarcação precisou passar por diversos reparos, como refazer os pontos de solda. A demora rendeu uma multa de R$ 3,6 milhões ao estaleiro pernambucano, além da suspensão do contrato de 12 das 22 embarcações encomendadas.

Fonte: JC 

DICAS DE COZINHA: LARANJA DENTRO DO FEIJÃO

A laranja dentro do feijão.Descrição: http://tbn0.google.com/images?q=tbn:05j0SQBL2yf9vM:http://www.zen.pt:3000/system/0000/1240/zen_Laranja.jpg
Se não cozinha passe a dica para quem o faz, porque só fará bem a saúde de quem come.
Se tiver de fazer uma feijoada siga este conselho:
Coloque uma laranja inteira e não descascada (lavada) na feijoada junto com as carnes.
Realmente funciona, até parece milagre, a gordura fica toda dentro da laranja, basta cortá-la para ter a confirmação.
A laranja não modifica em nada o gosto da feijoada que fica super light.
Experimente com um pedaço de lingüiça. Ferva a água, fure a lingüiça com um garfo, coloque a laranja na panela e depois a lingüiça.
Comprove, em 5 minutos a gordura está toda dentro da laranja.
Depois frite a lingüiça e veja como está deliciosa e a panela sem gordura.
Isso poderá servir para alguém, é por isso que transmito o que aprendi.

SALÁRIO MINÍMO PARA 2013 SERÁ DE R$ 674,95

O valor do salário mínimo previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 2013 será R$ 674,95, um ganho a mais de R$ 4 em relação à expectativa anunciada anteriormente de R$ 670,95. O reajuste se deve à atualização dos parâmetros macroeconômicos enviados nesta quarta-feira (21) pelo Executivo para o Congresso.
Os cálculos do governo elevaram de 5% para 5,63% a previsão de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para 2012, um dos índices usados para o cálculo do reajuste do valor do mínimo.
O novo índice será usado na proposta orçamentária para 2013 em análise na Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Pelos cálculos do Ministério do Planejamento, a elevação de 0,63 ponto percentual do INPC terá impacto de R$ 1,243 bilhão nos gastos com benefícios previdenciários e assistenciais vinculados ao salário mínimo, como aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seguro-desemprego e abono salarial.
A atualização manteve o crescimento real do produto interno bruto (PIB), para 2013, em 4,5%, mas rebaixou de 3% para 2% o crescimento deste ano. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece que o Executivo envie a atualização dos parâmetros da economia. Os números são usados na avaliação da despesa e da receita para o próximo Orçamento.
Fonte: Folhape

CPI DO CACHOEIRA INDICIA GURGEL, DELTA E VEJA



BLOG DE RICARDO KOTSCHO
 Justiça e política estão ficando como o futebol: uma caixinha de surpresas. De uma hora para outra, pode mudar tudo. Ao mesmo tempo em que a Justiça condenava e mandava soltar Carlinhos Cachoeira, na noite de terça-feira era divulgado o explosivo relatório final da CPI que leva o nome do contraventor, pedindo o indiciamento de 45 pessoas por envolvimento no esquema criminoso.
Na lista estão Fernando Cavendish, dono da empreiteira Delta, Policarpo Júnior, diretor da Sucursal de Brasília e redator-chefe da revista "Veja", além dos já esperados nomes de Marconi Perillo, governador tucano de Goiás, e Raul Filho, prefeito de Palmas eleito pelo PT.
A maior surpresa do relatório final da CPI do Cachoeira preparado pelo deputado Odair Cunha (PT-MG) é o pedido ao Conselho Nacional do Ministério Público para que investigue o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, acusado de parar os trabalhos da Polícia Federal na Operação Vegas, que flagraram os contatos do contraventor com políticos.
Ao rebater as declarações de Gurgel, que alegou ter paralisado a Vegas para não prejudicar outra operação da PF, a Monte Carlo, responsável pela prisão de Carlinhos Cachoeira e que revelou as relações dele com Demóstenes Torres, senador cassado do DEM de Goiás, Odair Cunha escreveu:
"Não era possível ao Dr. Roberto Gurgel adivinhar que, mais de um ano depois que recebeu os autos da Operação Vegas, alguns promotores iriam requerer à Polícia Federal uma investigação sobre exploração de jogos de azar nesta municipalidade".
Quando a oposição já ameaçava apresentar um relatório paralelo, na reta final a CPI deu um cavalo de pau e acabou incluindo tanto a Delta de Cavendish, maior empreiteira das obras do PAC até o ano passado, como o jornalista Policarpo Júnior, que nem foi convocado para depor.
O relator acusou Policarpo por formação de quadrilha, a partir de uma série aúdios obtidos pela Polícia Federal durante as investigações. "As investigações sobre esse profissisonal nos permitem divisar que Policarpo Júnior não mantinha com Carlos Cachoeira uma vinculação que se consubstanciava apenas na relação de fonte com jornalista".
Em lugar da pizza anunciada, o relatório final que será lido hoje no plenário da CPI e deve ser votado na próxima semana, prenuncia fortes emoções nos poucos dias que faltam para terminar seus trabalhos.
Como diria Cachoeira, que já está em casa, façam suas apostas. Não me arrisco mais a fazer previsões.

ANIBAL BRUNO ESTÁ NA LISTA DAS PRISÕES TERRIVEIS DO PAÍS




O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo disse e reiterou que prefere morrer a ir em cana no Brasil. Em 2008, Domingos Dutra aprovou o relatório da CPI do Sistema Carcerário com a lista dos presídios mais terríveis do país. Num deles, em Campo Grande, havia até porcos dormindo com detentos. A lembrança parte de Lauro Jardim, na sua coluna política da Veja. Ele sugere mais:
''Se Cardozo quiser poupar os presidiários do que tanto o apavora, abaixo segue uma sugestão de ponto de partida. Basta atualizar as informações e começar a trabalhar:
1º – Presídio Central de Porto Alegre (RS)
2º – Colônia Agrícola de Campo Grande (MS)
3º – Distritos de Contagem (MG) e de Belo Horizonte (MG), Delegacia de Valparaíso (GO), 52ª DP (Nova Iguaçu, RJ) e 53ª DP (Duque de Caxias, RJ)
4º – Presídio Lemos de Brito (Salvador, BA), Presídio Vicente Piragibe (Rio de Janeiro, RJ), Presídio Aníbal Bruno (Recife, PE) e Penitenciária Masculina Dr. José Mário Alves da Silva (Porto Velho, RO)
5º – Centro de Detenção Provisória de Pinheiros (SP)
6º – Instituto Masculino Paulo Sarasate (Fortaleza, CE)
7º – Penitenciária Feminina Bom Pastor (PE)
8º – Penitenciária Feminina de Santa Catarina (SC)
9º – Casa de Custódia Masculina do Piauí (PI)
10° – Casa de Detenção Masculina Sejuc (MA)''

EX-DEPUTADO PRESO POR TRAMAR MORTE DE DESEMBARGADORA

  O ex-deputado estadual Roberto Barros Filho foi preso no final da tarde desta quarta-feira (21), em Rio Branco (AC), sob a acusação de planejar a morte da desembargadora Denise Bonfim e do secretário de Polícia Civil, Emylson Farias.
A prisão foi determinada pela juíza Maha Kouzi Manasfi e Manasf, da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas de Rio Branco, com base em denúncia do escrivão de polícia Gilson Nogueira Barros, irmão do ex-deputado, que detalhou um plano para assassinar a desembargadora e o secretário.(Portal Terra)

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

OPORTUNIDADE DE EMPREGO: COMPESA ABRE CONCURSO


Do blog do jamildo

Será publicado nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Estado, o edital de concurso público da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para preencher 40 vagas de nível superior e nível médio técnico. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (26) e vão até o dia 16 de dezembro.
As oportunidades contemplam os cargos de assistente de saneamento e gestão (nível técnico) com 23 vagas, das quais duas para pessoas com deficiência; analista de gestão (nível superior) com 12 vagas, sendo 3 para pessoas com deficiência; e analista de saneamento (nível superior) com 5 vagas, uma delas para pessoa com deficiência.  
O certame está sendo organizado pela Comissão de Concursos da Universidade de Pernambuco (Conupe) e vai contar com uma única etapa, que consiste em prova objetiva de múltipla escolha (50 questões) com duração de 4 horas. De acordo com o edital, a validade do concurso é de um ano, prorrogável por igual período, após a homologação do resultado final.  
A previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 27 de janeiro de 2013, no Recife e cidades do Grande Recife. Já a divulgação do resultado final está marcada para o dia 19 de fevereiro.  
A inscrição poderá ser feita pelo site www.upenet.com.br. O valor varia entre R$ 50 (assistente de saneamento e gestão), R$ 70 (analista de gestão) e R$ 100 (analista de saneamento). Os pedidos de isenção para candidatos de baixa renda devem ser feitos de acordo com as instruções presentes no edital.

CONFIRA AQUÍ A AGENDA DE ENTREVISTAS PARA OS NOVOS PROFESSORES DAS ESCOLA INTEGRAIS DA REGIONAL GARANHUNS

O Gestor da GRE-AM Paulo Lins comunica a todos os professores inscritos para as EREM,s que a entrevista será realizada dias 22 e 23.11.2012, das 8:00 as 17:00 horas na sede da GRE-Garanhuns.

Clique aqui e confira a agenda.

PERNAMBUCO RECEBE 800 TONELADAS DE MILHO DA CONAB PARA VENDA EM BALCÃO

Do FolhaPE
A Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Pernambuco recebeu, no último final de semana, um total de 19 carretas com cerca de 800 toneladas de milho para o Programa de Vendas em Balcão. O produto foi descarregado na Unidade Armazenadora da Companhia no Recife, e vai beneficiar pequenos pecuaristas da Região Metropolitana, Zona da Mata e do Agreste.
De acordo com o superintendente da Conab no Estado, Roberto Pereira Lins, os postos do interior já estão abertos desde esta quarta-feira (21), e a ordem é normalizar o atendimento e aumentar o número de entregas por dia. Ainda segundo Roberto Lins, a expectativa é receber, com os novos avisos em andamento, uma média de 900 toneladas de milho por semana.
Atualmente, a Conab possui mais de 15 mil pequenos criadores cadastrados no Programa de Vendas em Balcão em Pernambuco.

TCE DETERMINA AOS ATUAIS PREFEITOS QUE SUSPENDAM CONCURSOS PÚBLICOS


Diante do grande número de prefeitos que resolveram realizar concurso público nos dois últimos meses de sua gestão, a presidente do Tribunal de Contas, conselheira Teresa Duere, decidiu enviar ofício-circular a todas as prefeituras de Pernambuco determinando a suspensão de todo e qualquer ato que resulte em despesa com pessoal, até 31 de dezembro deste ano.

A recomendação já havia sido aprovada na sessão do Pleno da última quarta-feira mas o texto do ofício somente foi aprovado na sessão de hoje (21) pela unanimidade do Conselho. O ofício circular tem a seguinte redação:

Recife, 21 de novembro de 2012

Sr (a) Prefeito (a)

Diante da Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe ato que resulte em despesa com pessoal nos últimos 180 dias da gestão, decidiu o Pleno desta Corte, à unanimidade, na sessão ordinária realizada em 14/11/2012 determinar a todos os gestores municipais:

I) A não execução de concurso público;

II) A não contratação ou nomeação de novos servidores;

III) A não realização de qualquer ato que resulte em despesa com pessoal, para os novos gestores, até 31 de dezembro de 2012.

Atenciosamente
Conselheira Maria Teresa Caminha Duere
Presidente do Tribunal de Contas

Fonte: site do TCE

CACHOEIRA É LIBERTADO A TEMPO DE IR A POSSE DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA COMO PRESIDENTE DO STF


Estarei lá.

ACOMPANHE O REPASSE DOS RECURSOS DO FUNDEB ANGELIM

Demonstrativo de Distribuição da Arrecadação  
  21/11/2012    SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil    06:53:44
ANGELIM - PE


 
FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO


 
06.11.2012 COMPLEM. UNIAO 41.983,89 C

ORIGEM IPVA 406,57 C

ORIGEM ICMS EST 34.954,03 C

TOTAL: 77.344,49 C


 
09.11.2012 ORIGEM ITR 59,72 C

ORIGEM IPI-EXP 226,75 C

ORIGEM FPE 46.671,25 C

ORIGEM FPM 35.501,24 C

TOTAL: 82.458,96 C


 
13.11.2012 ORIGEM IPVA 344,08 C

ORIGEM ICMS EST 16.937,70 C

TOTAL: 17.281,78 C


 
20.11.2012 ORIGEM ITR 2,03 C

ORIGEM IPVA 236,65 C

ORIGEM IPI-EXP 77,49 C

ORIGEM ICMS EST 56.110,20 C

ORIGEM FPE 7.731,54 C

ORIGEM FPM 5.881,12 C

TOTAL: 70.039,03 C


 
TOTAIS COMPLEM. UNIAO 41.983,89 C

ORIGEM ITR 61,75 C

ORIGEM IPVA 987,30 C

ORIGEM IPI-EXP 304,24 C

ORIGEM ICMS EST 108.001,93 C

ORIGEM FPE 54.402,79 C

ORIGEM FPM 41.382,36 C


 

DEBITO FUNDO 0,00 D

CREDITO FUNDO 247.124,26 C


 
TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO


 

DEBITO BENEF. 0,00 D

CREDITO BENEF. 247.124,26 C